Generosidade é como chocolate. E não engorda!

Desde muito pequeno, sei lá, com uns cinco ou seis anos já era generoso. Me lembro de juntar moedas até encher o cofrinho só para presentear minha mãe e minha avó. Ao longo da minha vida sempre me aproximei de pessoas assim. Meus amigos são generosos, minha esposa é generosa e minha filha também é. Generosidade pega, é contagiante!

Generosidade não é favor, não é obrigação, nem tampouco moeda de troca com Deus. Não pense que pode comprar um lugar no céu ou fugir do caldeirão por ser generoso. No máximo, talvez, consiga muita gente no seu velório. Generosidade tem de brotar, ser espontânea, ser verdadeira. Nada pior que falsa generosidade. Não engana ninguém. E é uma das condutas mais detestáveis que existe. Melhor um sovina egoísta convicto que um falso generoso.

Segunda-feira é o dia mundial da dieta. Todos prometemos — e jamais cumprimos — começar e manter o franguinho com salada eternamente. Neste post de estreia do NOSSO blog resolvi mudar o tom e deixar-lhes um recado: sejam generosos! Aproveitem a segunda-feira e tornem a prática — ser generoso(a) — rotineira. Diferente da dieta impossível, é fácil de seguir e de manter. Até porque, amigos, tal qual chocolate (onde os tais flavonoides inundam nossos cérebros, que passam a secretar substâncias que nos dão prazer), tão logo nos pegamos sendo generosos e ondas de prazer nos percorrem o corpo e a alma. A satisfação é instantânea e o retorno, em forma de um sorriso fácil, é imediato. Apenas acostumem-se com as lágrimas fáceis que lhes correrão com certa frequência: É que generosidade gera generosidade. Uma vez dada, imediatamente é retribuída.

É isto, pessoal! Amanhã retorno ao “modo porrada” e nos divertiremos um pouco. Afinal, nem só de amor vive o mundo.

Vida longa a este blog! Vida longa a todos nós! Boa semana (generosa) a todos vocês!

14 thoughts to “Generosidade é como chocolate. E não engorda!”

  1. Vivi uma experiência engraçada neste sentido. Não sei se é o caso, mas foi essa palavra que usaram. Minha filha trabalha em uma empresa e todos os dias ao chegar fazia questão de cumprimentar a todos, inclusive o ajudante geral. Ao sair da empresa por ter arrumado outro serviço, levou um presente especial para ela e disse: você é muito generosa e por isto, ao ver que alguém me dava atenção, tive forças de lutar por uma vaga melhor e vi que mesmo para alguém de fora tinha alguma importância e não era tão mal quisto como pensava. Obrigado e continue assim, tratando todos igualmente e no prazo de um ano ele já conseguiu ser chefe de um setor e sempre manda mensagens dizendo que deve muito a ela por ter se importado com ele.

  2. Generosidade faz bem para a alma.Quando a gente é generoso compreendemos mais a vida e seus singelos sinais.Bondade é obrigação. Generosidade é uma palavra mais profunda.É doação, e um sorriso, uma palavra simples, um ouvir.E nos traz tanta felicidade que inunda a alma de felicidade.E Gratidão sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *