Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Quem é que vai ter a coragem de expor a verdade?

Pivô das irregularidades na gestão de Wagner Pires, Itair Machado deu linha e deixou o Cruzeiro na m*. (Foto: Túlio Santos/EM/D. A Press)

Em primeiro lugar, peço desculpas aos meus leitores que esperam publicações diárias. A vida do Cruzeiro tem sido tão caótica e conturbada que quando eu penso em escrever sobre determinada situação, essa situação sofre diversas reviravoltas. Assim como vocês, tenho acompanhado as notícias com muita dor, com muito sofrimento, com muita tristeza e com muita angústia.

Ontem, Pedro Lourenço anunciou a sua saída do Conselho Gestor. No domingo passado, foi Vittorio Medioli quem deixou o seleto grupo de “notáveis” que assumiu a responsabilidade de tentar (repito: tentar) salvar o Cruzeiro. A cada dia que passa, sinto que a nossa situação é irreversível. Lendo algumas coisas, entendi que a intervenção judicial só serviria para afastar os conselheiros (algo que seria muito bom), mudar o estatuto (o que seria excelente) e continuar fazendo o que o Conselho Gestor já tem feito. A diferença é que seria nomeado um interventor – que poderia, inclusive, ser um atleticano – para fazer o que ele bem entendesse, com amparo legal.

Falam também em recuperação judicial, mas esse é um recurso que só é possível para empresas privadas, o que não é o caso do Cruzeiro. Uma alternativa seria transformar o clube em empresa, a exemplo do que fez o Botafogo recentemente, No entanto, nenhuma dessas medidas livraria o Cruzeiro das dívidas com os credores. Refundar o clube, com a equipe rebaixada para a série D, também não abateria as dívidas. Fico pensando, então, que a saída viável recairia nas costas do torcedor. Adesão ao sócio, compra de produtos oficias licenciados, doações, aliado à venda de patrimônio do Clube, renegociação das dívidas e, em meio a tudo isso, torcer para revelar jogadores e vendê-los a boas cifras.

A urgência que temos é pagar dívidas imediatas, caso contrário todas as futuras receitas serão bloqueadas. Pagar os vencimentos atrasados dos funcionários e dos atletas também é urgente. Mas de onde sairá esse dinheiro? Se nem os milionários que assumiram o Clube conseguiram resolver essas pendências imediatas, quem o fará? O torcedor, passional que é, torce para que alguém chegue com um caminhão de dinheiro na Toca da Raposa, pegue 1 bilhão e doe para o Cruzeiro, em nome do amor pela instituição. Isso é loucura e não vai acontecer.

O que está faltando é alguém que tenha coragem para falar o que está acontecendo de verdade. Alguém que convoque uma coletiva e exponha quem são as pessoas que roubaram, assaltaram o Clube. Uma pessoa que tenha coragem para dar nome aos bois. Falar quem são os conselheiros que estão prejudicando o clube nesse momento de reestruturação. A gente sabe que houve uma série de crimes comprovados na gestão de Wagner Pires e Itair Machado e até agora ninguém foi preso. Por que as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público não deram em nada até agora? Pior ainda: qual interesse que o pessoal da “família União” tem nesse Cruzeiro falido? O que mais eles querem tirar do clube?

No momento, não vejo luz no fim do túnel. Aliás, nem o túnel existe. Gostaria de oferecer a vocês uma palavra de esperança, mas a verdade é que o ego, a vaidade, a ganância, a corrupção e a falta de caráter venceram. Conseguiram destruir o Cruzeiro. Esses, que se dizem cruzeirenses, que brigam para saber quem é mais cruzeirense que o outro, são, na verdade, o câncer que matou a nossa instituição. E a cura é extirpar esse câncer. Doa a quem doer.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

55 comentários em “Quem é que vai ter a coragem de expor a verdade?

  1. Boa tarde ja dei varias sugestoes ao depto Markiting em abris varias contas em diversis Bancos e chamar a torcida contribuir com 30.00 a cada mes durante 12 meses se isto feito entraria milhoes na conta do clube ja teria pago muita gente sem dinheiro o clube nao vai reconstruir precisa ter urgencia em chamar a torcida a contribuir uma vez que os gestores sao pessoas serias

  2. Plenamente de acordo! Enquanto esses canalhas que afundaram o Cruzeiro não pagarem pelo que fizeram e mais, enquanto não forem extirpados da Instituição, o Cruzeiro continuará morrendo. Até para pedir dinheiro ao torcedor tem que ter credibilidade mínima. Enquanto a sombra desses pústulas continuarem a rondar o Clube não haverá condição plena de recuperação. Esses duas diretorias irresponsáveis cometeram um crime de “lesa-pátria” para com a Nação Cruzeirense, e não tenho muita esperança de que alguém será responsabilizado. Apequenaram a Instituição e os torcedores precisam saber quem fez o quê. Infelizmente a recuperação será longa!

    1. Companheiro Marcos, concordo em grande parte com sua manifestação. Os culpados já por demais conhecidos de todos nos: começou com Gilvan e o Conselho e terminou com Itair a e rainhazinha da Inglaterra e Mano Menezes que fomentou a contratação de medalhões e não cuidou da valorizar a base.

      Penso que este Conselho Gestor merece cedibilidade e apoio de toda a torcida, pois o desastre é quase total.

  3. Leo acaba de virar meu ídolo!
    Um santo quer levar o David por uma boa grana!!! Se não liberarem esse encosto logo, aí até eu vou começar a pegar no pé do tal Conselho Gestor!
    Ederson não é essa Brastemp toda, lento e bundudo! Mais um que o tal André Cury quer levar! Outro que pode desaparecer!
    Notícias mais animadoras hoje!!!

  4. Alguns nomes todos sabem… vamos a uma lista Itair machado o lider… Sergio Batoré o oportunista que controla a mídia. O vulgo presidente, verdadeiro inútil somente serviu para deixar a quadrilha entrar. Os conselheiros que lucraram e ainda tem cartas e gente dentro do clube que impossibilita de pessoas serias mexerem em algo. Os jogardes contratos pela quadrilha que com seus empresários totalmente envolvidos com os vagabundos lucraram e com certeza sabiam do grupo criminosos e agiu de acordo com suas ordens.. FRED, TIago Neves, Edilson, DEDE, Egidio, David, entre outros e principalmente jogadores do tal Andre Cury. Estes nomes estão as claras , Todo mundo sabe, você Pedro sabe a maioria da mídia sabe, a policia sabe, mas ninguém pode fazer nada…..A não ser torcer para que estes mesmo larguem o osso o que vai ser difícil de acreditar.

  5. Infelizmente a situação é cada vez mais desastrosa, nos tirando todo a esperança de melhoras. Li sobre essa intervenção judicial e inclusive fizeram no Bahia em 2013, o meu grande medo é de escolherem um interventor atleticano ai sim seria uma tragédia. Tomara que melhore alguma coisa pq esta difícil ter alguma esperança

  6. Sinto a mesma dor que vc e acho que vc já falou quase tudo. So gostaria de acrescentar ou reforçar que o que não se pode aceitar eh a omissão ou a cumplicidade ou passividade, como queiram chamar de quem diz estar querendo resolver os problemas. Pq esta faltando transparência e liderança. Pessoas que se unam e criem empatia com o torcedor. Pq esses conselheiros e essa família uniao metem tanto medo.e tem tanto poder? Sera que existe alguma coisa que não sabemos?Chamem a imprensa e mostrem os culpados e os problemas! Tenham um plano de ação e Convoquem o torcedor para lutarmos juntos. Não sera fácil! Mas, a única saída eh afastar os vermes e pagar as dividas nem que seja virando Empresa e decretando falência. Essa gentalha já consumiu o clube, agora quem tem que pegar o Cruzeiro pela unha e reconstruir somos nos torcedores e as pessoas de caráter. Não há solução magica. Não queremos dinheiro de empresários. Sabemos que tudo tem seu preço! Estamos vendo o preço dos conchavos! Precisamos eh de um sujeito integro e disposto a liderar esse processo. Que tenha coragem e amor ao clube. E jogadores como Ederson. Fabricio Bruno, Thiago Neves e outros que entrem na justiça. Temos que valorizar caras como o Leo. E exigir a recontratação do Robertinho. Qual foi o critério técnico para demiti-lo e manter o Ariel Cabral. E quem decidiu? O Pedro ou o Mediolli que ficaram uma semana? O Pedro comprou o Orejuela como empresário, para ter lucro, mas não ajudou a pagar alguns salários que evitariam ações de atletas contra o Cruzeiro. Pq não ia dar lucro pra ele? Precisamos eh de dirigentes e não de empresários. So vemos briga de egos, interesses por direitos de jogadores e benefícios no clube. Acorda torcedor, estamos rumo a serie C. Os GRANDES Cruzeirenses somos nos!

    1. Você acha que o Pedro vai desembolsar 15 milhões por cada folha atrasada do cruzeiro? São 4 atrasadas, cerca de 60 milhoes. Ele constrói 6 lojas com esse valor. E mais vai dar dinheiro para pagar atrasados de thiago neves , Dedé, fred? E parem com esta história de robertinho, benecy, etc; O cruzeiro se apequenou, vai virar um clube de bocha. parece que até carlinhos sabiá ( um péssimo ponta direita da década de 80 intermediava venda de jogador), Raul era faz nada, o cruzeiro era um cabide de empregos. quanto mais o cruzeiro arrecadava mais se endividava, e o endividamento não era para montar patrimônio e ativos….cadê advogados cruzeirenses? Contadores? auditores? Não adianta, torcida não vai dar dinheiro, só se for bobo

  7. Tb gostaria muito de ver alguém falando verdades sobre o que está acontecendo no clube hoje. Uma vergonha. Torcida tem que pressionar e empurrar esse pessoal pra fora, se a torcida não ajuda não vão ter dinheiro pra roubar aí eventualmente vão embora. Corremos risco de cair até no estadual enquanto isso né. Mas pra ver esse pessoal longe aceito várias idéias. Ta osso essa tristeza diária de acompanhar o Cruzeiro sendo destruído por essas pessoas. Vou em quase todos os jogos aqui em BH, mas garanto que não piso no campo nem vou comprar camisa se esse pessoal não vai embora, não vou sustentar ladrão mais não. Pra mim é torcida 0 em campo até a quadrilha largar o osso.

  8. PH, você é o único cara sensato para criar um movimento de recuperação do Cruzeiro. Crie um canal no youtube sobre o assunto, terá mais alcance e retorno financeiro. Temos que agir. Apenas comentar e deixar nossas opiniões não irá resolver. A sugestão sobre abertura de conta para doação é viável.

    1. A torcida pode até ajudar com adesão em massa ao programa sócio torcedor, compra de produtos licenciados e até mesmo doações, mas isso será factível somente se houver mudança do estatuto e expulsão dos conselheiros “coniventes” com toda a roubalheira que foi feita, junto com um processo aberto pelo clube contra os ex dirigentes culpados por tudo isso.
      Sem essas ações quem é o doido que vai injetar dinheiro no clube? O dinheiro podendo ter o mesmo destino? Dificilmente a torcida o fará.

      1. PASSO 1 – INTERVENÇÃO
        PASSO 2 – NOVO ESTATUTO COM REDUÇÃO DESTES MONTES DE SANGUE SUGAS
        PASSO 3 – CRIAR O CONSELHO 2 COM INTEGRANTES DE TORCEDORES S/REMUNERAÇÃO
        PASSO 4 – AO INTERVENTOR A CADA CONTA QUE ELE APRESENTAR NO REFERIDO CANAL QUE SERÁ CRIADO NOS TORCEDORES PAGAREMOS ATRAVÉS DE DOAÇÃO. A CADA 1 MIL DOADO PELO TORCEDOR ESTE TERÁ DIREITO A ASSISTIR A TRÊS JOGOS SEM PAGAR E NO CAMAROTE.
        PASSO 5 – NENHUM DIRIGENTE RECEBERA REMUNERAÇÃO ACIMA DE 50 MIL. QUE FICAR NO CLUBE SERÁ POR AMOR
        COM ESSAS MEDIDAS SALVAREMOS NOSSO GLORIOSO..

  9. Boa noite ..
    Acho que tem que preencher todos que roubaram o Cruzeiro , e devolver essa grana o mais rápido possível te que haver investigação porque nós torcedores não somos palhaço ver isso no clube .
    Tem que penhorar todos os bens desses dirigentes do clube , espremer a te essa grana voltar , injustiça isso oque está acontecendo
    Temos nos torcedores q ir atrazar mesmo fazer pressão em cima desses caras .

  10. Caro Pedro Henrique, que bom topar com vc de novo aqui, nesta hora tão dramática e cruel porque passa o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube.

    Li com atenção seu Post e concordo com sua ótima e abrangente análise. Nenhuma das opções até agora ventiladas são capazes de retirar nosso querido clube do lamação de podridão em que se encontra, vez que todas elas pontuam mais inconvenientes que soluções. Por isto temos que partir para o seguinte:
    1 – Quem realmente é cruzeirense e ama este clube de verdade somos NÓS OS TORCEDORES. Logo está em nossas mãos a gloriosa missão de reconstruí-lo. Como?

    2 – Assim como os “conselheiros” nomearam um Grupo Gestor, nós também vamos nomear um grupo de torcedores fiscalizadores para participar da administração do Grupo Gestor, auxiliando-o para assim ter sua credibilidade junto a torcida ampliada e também podermos influir nas dispensas, contratações, etc.;

    3 – Feito isto seriam abertas contas nos principais bancos para receber a participação financeira da torcida, mediante contribuições voluntárias e alternadas por no mínimo 3 meses, com o valor fixo para contribuição de R$30,00, para cada parcela mensal:

    4 – Se dentro do universo de nossa torcida não conseguirmos pelo 70.000 contribuintes, ainda que alternada e mensalmente, ai sim o clube deve ser fechado porque dirigentes e conselheiros, com raríssimas honrosas exceções, há muito já não tínhamos e, agora, um clube que não consegue arregimentar a contribuição regular de pelo menos 70.000 torcedores fieis, de seu universo torcedor, não merece mesmo continuar a existir, infelizmente!

    5 – veja, 70.000 x R$30,00 = R$2.500.000,00 por més x 12 meses = R$25.200.000.00. Este volume de recurso não sacrificaria os torcedores, individualmente, em sua expressiva maioria e contribuiria de maneira eficaz para o retirar o clube deste lamação de podridão que os maus diretores e muitos dos conselheiros o colocaram, com raríssimas e honrosas exceções, porque gente decente e abnegada ainda existe em nossa cúpula diretiva.

    6 – entendo que chegou a hora da TORCIDA passar pra dentro da vida orgânica do Cruzeiro, pois ela tem sido fiel e presente nos campos torcendo e contribuindo com os programas de participação.

    7 – Tenho para mim que os componentes deste Grupo Gestor merecem todo o respeito e a admiração de nós torcedores. Não é fácil enfrentar um sujeita ética, moral e administrativa mais o caos financeiro que encontraram. Isto é tarefa para gigantes moral e intelectualmente e nesse universo de vaidades, melindres e disputa por poder, são raras as pessoas com este perfil!

    Com sua volta o Cruzeiro cresce e aparece. Parabéns por mais esta prova de amor ao nosso clube!

    1. Até concordo em ajudar, mais quero as verdades primeiro. Todo mundo sai de fininho, não diz o que aconteceu, foi o Perrela, o Matiolli, o Pedrinho e por último Alexandre Mattos. Gostaria que tivesse o peito e por o ” pau na mesa” dizer o que realmente acontece. O que tem de tão horrível que quando alguém conhecem foge correndo e não dizem nada.

  11. Não vão falar..se calaram durante a construção do desastre. Todos sabem os nomes, CPFs, endereços, profissões. Como pode um cara que quebrou o Ipatinga se tornar o principal executivo do cruzeiro? Isso é impensável em qualquer outro time grande. Serginho Batoré…Um presidente que não sabe nem falar….a lista é enorme. Inda tem gente defendendo Benecy Queiroz…tem gente querendo Perrela de volta. O cruzeiro acabou e não foi realizando as coisas às escondidas, foi diante dos olhos de todos!!! Pedro, você viu, você e toda a mídia de BH sabem os nomes, basta listá los. Torcedor não vai dar dinheiro, ninguém é idiota. O cruzeiro é um clube antiquado, de gente decadente (falo do clube social), qualquer dinheiro que entrar , já se sabe onde vai parar. Vocé pode descrever o nome de todos, e não adianta narrador que se diz apaixonado pelo time fazer de conta que não sabia de nada, jornalista com medo de falar a verdade sobre batoré. Fora de minas o cruzeiro está com imagem arruinada!! Acabou, um itair machado conseguiu

    1. Cruzeiro acabou, não tem credibilidade nenhuma. Sou torcedor e não coloco um centavo. Clube não tem receita para manter uma folha de 5 milhões como previsto para 2020.
      É isso aí Marcelo, é aceitar que um dia foi grande, hoje é uma instituição falida.

  12. Pedro suas palavras são interessantes, mas que irá investir sabendo que o dinheiro fatalmente cairá nas mãos de quem deixou o clube nesta situação, não tenho nem vontade de comprar produtos do clube neste momento.

  13. O PH está corretíssimo em sua análise. Há necessidade de auditoria urgente e prender todos os culpados. Como pode uma dívida de 300 milhões em 96 anos passar pra 800 milhões em mais dois anos? Essa Diretoria (Itair) entrou determinada a fazer negociações inescrupulosas e tirar proveito de tudo. Fizeram conchavos (compraram) com conselheiros e além disso fizeram doações as torcidas organizadas, deram um cala boca, por isso é que não se vê nenhuma manifestação da torcida, pois estão todos com o rabo preso. O que se vê são pequenos protestos, onde na verdade deveríamos parar principalmente BH e exigir urgente uma resposta das autoridades, pois sabemos que não adianta organizar uma forma de arrecadar dinheiro pra salvar o Cruzeiro enquanto existir membros da quadrilha forjando ou ocultando documentos. Fazer um limpa urgente e se livrar de todos que tiraram proveito dessa situação.

  14. Esta faltando transparência até mesmo agora. Se a divida estava em 700 milhões, que parece que pulou da noite pro dia para 800 milhões, cadê o relatório de credores? Quem são estes credores e quanto cada um tem a receber e por qual razão. Não quero defender o Gilvan, mas quando ele entregou a presidencia a 3 anos, a divida era de 380 milhões. Neste periodo cresceu para 800 milhões? Como assim? Não contratou Messi e nem CR7, não construiu estádio, não construiu outro CT, ganhou 2 premiações milionárias de Copas do Brasil, teve a venda de Arrascaeta e ainda teve as antecipações de 2 anos de cotas de TV. Nem Real Madrid, Juventus ou Barcelona gastaram tanto assim em apenas 3 anos. Cadê estes 400 milhões de reais? O Cruzeiro caiu não foi porque foi ousado no futebol ou porque investiu além da conta, como querem fazer crer os inimigos e rivais de plantão, desmerecendo toda nossa história de conquistas. Caiu porque sofreu o maior roubo da história do futebol mundial e isto ninguém fala e ninguém comenta. Acho incrível e muito estranho isto. A Lava a Jato conseguiu recuperar milhões desviados da Petrobrás durante o período PT. Será que precisaríamos de uma ajudinha da força tarefa de Curitiba?

    1. Vc tá certíssimo. É isso mesmo, quem são os credores? Que operação gerou a dívida? É legitima? Quem se beneficiou? O cruzeiro foi roubado!!! Relatório completo, caso contrário impossível alguém ajudar o cruzeiro. Sinto que não há vontade de se aprofundar. Quanto a torcidas organizadas , é hora de um grande campanha contra todas. Torcida organizada não é necessária e se mostraram nefastas, tanto quanto os conselheiros comprados. O cruzeiro é caso se polícia!!

  15. Caro PH. Concordo com as sugestões de doações. Acho que é a forma mais rápida de levantar dinheiro, mas isso não pode ser feito sem antes fazer a limpa entre jogadores e o conselho e também uma mudança no estatuto. Se levantar o dinheiro antes de fazer a limpa, esses caras não saem nunca mais. Esta é a hora de tirar os sangue sugas do CRUZEIRO.
    Um abraço.

  16. Pedro Henrique, esta é a primeira vez que comento aqui embora seja leitor do Blog.
    Concordo com muitas coisas que foram ditas aqui como a obvia necessidade de afastamento definitivo e até prisão das pessoas que arruinaram o Cruzeiro, isto é pré requisito para pensarmos em doação por exemplo, que no caso eu faria com certeza mas conduzido por gente séria. O Grupo Gestor me parece composto por pessoas sérias porém acho que está faltando transparência, as saidas do Mediolli e do Pedro Lourenço não foram bem explicadas e não foram explicitadas quais as ações estão sendo tomadas para colocarmos o nariz acima da linha da água. O que sai na imprenssa todos os dias nos deprime e nos dá a impressão que não há solução. Foi colocado acima que precisamos nos unir para cobrar, participar, fiscalizar, o que concordo plenamente só acho que através de canal no Youtube ou Blog não vai funcionar, acho que precisamos formar um grupo presencial para discutirmos as ações e deliberar representantes, só assim teremos alguma força, na minha opinião. Um abraço a todos.

  17. Devemos deixar claro para esse Conselho Gestor, que na minha opinião tem a melhor das intenções, que a torcida só vai colaborar depois de fazerem a limpa no Conselho. Tem que expulsar todos aqueles que ajudaram a afundar o Cruzeiro. Como fazer isso ? Eu não sei. Que eles achem o jeito. É necessário uma pressão maior da torcida para que isso aconteça. Vejo que há uma movimentação dentro do Clube para uma conciliação, uma “certa unidade” para tentar reerguer o Cruzeiro, e assim jogar toda a sujeira por baixo do tapete. Não creio que seja momento de conciliação. É momento de fazer a limpa, de punir os culpados, somente assím o Cruzeiro voltará aos tempos de glória.

  18. Com muita preocupação e tristeza venho há muito acompanhando esse show de horrores causado pelas quadrilhas que ultimante mandaram no cabuloso. Concordo plenamente que nós os torcedores temos o papel fundamental de ajudar a tirar o clube desse buraco, mas também acho que as ações pra isso estão demorando muito a serem implementadas. Outra coisa, não dá pra entender qual o motivo das tais investigações que já duram mais de 8 meses ainda não apresentarem nenhum resultado. Enquanto esses vagabundos que se apossaram do clube e fizerem essa derrocada toda, levando nosso clube praticamente à falência não forem punidos, acho que o torcedor dificilmente vai abraçar qualquer iniciativa, salvo se os remanescentes do conselho forem expulsos do clube, aí sim o torcedor irá marcar presença sim. Gostaria aqui de sugerir ao José Dalai, Saulo Fróes e todos aqueles do conselho gestor, a pararem de dar entrevistas e colocarem nas mídias sobre o valor das dívidas do clube. Ontem falaram que a dívida já passa de 800 milhões. Isso não vai ajudar em nada e só servirá pra denegrir ainda mais a imagem do clube.

  19. Muitos falaram o que tem de ser explicado: como é que a suposta divida passou de 380 para 800? Claro que ñ tem origem lícita essa dívida. Alguém tem que ressarcir o que foi tirado. Caso ñ o faça, acabou o time…

      1. A divida do cruzeiro aumentou sim senhor. Pare de colocar panos quentes neste clube falido. O cruzeiro acabou. Sua divida passará de 1,2 BI. Essa é a verdade que tem de ser dita e voces não falam. Quando a falencia for decretada e este clube deixar de existir qual será a desculpa?

      2. Caro Pedro,
        Com todo o gigantesco respeito que tenho por você, que é jovem e sabe para caramba das coisas, gostaria, humildemente, de te dar um testemunho de quem tem 51 anos de idade e 30 de serviços prestados à justiça. Uma dívida, mesmo que corrigida monetariamente e por juros de 1% ao mês, não dobra de tamanho em tão pouco tempo. Tem muita falta de transparência nessa seara aí…, podes crer. Agora, como é que o Conselho deixou a antiga administração alterar contabilmente as contas até que se chegasse a esse ponto atual? Não precisa nem publicar o meu comentário, fica só o registro de quem gosta, muito, do seu português e do seu estilo de redação. Forte abraço.

  20. Nós somos Cruzeiro e os verdadeiros cruzeirenses ***** não abandonam o barco e jamais depredam o próprio patrimônio. A hora é de união e trabalho com laços firmes e braços fortes. Quanto as lambanças destes malfeitores, tudo deve ser apurado e que as cartas sejam postas na mesa para que cada um responda pelos seus atos. Que novos projetos sejam elaborados visando a aproximação dos torcedores porque nós somos Cruzeiro. Saudações Celeste.

  21. PH, meu caro, como entrou ladrão para assaltar a nossa Raposa. Depenaram a nossa Raposa, e o ladrão maior está solto, tá na cara que é o “Wagner” , Com a ajuda do Itair Franga Machado, como rouba esse larápio! Aí segue o resto da panela que fritou a nossa Raposa: Sergio Batoré, Gilvan de Pinho, Zezé Perrella, etc… Cadeia neles. Segue-se …”pela ordem” Mano Menezes, Thiago Neves, Fred, Fábio, Egídio, Léo, Robinho, M.Gabriel, David, …e seus agentes. Jogaram a Raposa na segundona e ainda entram na justiça para roerem os ossos. Cadeia neles, em todos eles…

  22. Quem não deve milhões nessa porcaria de futebol brasileiro? Todos os grandes clubes devem até mais que o cabouloso, acontece que essa mídia dos infernos tomou o maior de Minas como boi de piranha e só falam o lado negativo. Quando há algo positivo os abutres omitem. Isso tudo acontece porque além de nos últimos anos termos sido dirigidos por quadrilhas que aniquilaram com as finanças do clube, ainda por cima não temos representação alguma e às vezes só a vontade do torcedor não prevalece.

  23. O cofre do Cruzeiro é uma caixa sem fundo. Comprar camisas é como colocar recursos num vaso sanitário com a válvula em disparada. Levará tudo para as baratas. (MEDIOLI)

  24. Infelizmente,
    Seremos um clube pequeno agora por diante…
    Sem sonhos.
    Se sobrevivermos seremos uma ” Portuguesa ” se arrastando.
    Só um milagre : Algum Gringo Russo ou Árabe comprar a marca e injetar os milhões necessários.
    Brasil = Farra = Roubalheira = Justiça Cega e Comprada = Ao povo roubado e sem vós.
    É acostumarmos ao fim.
    O Cruzeiro acabou não foi por falta de futebol, acabou pela falta de carater de algumas pessoas.
    Algumas pessoas com poder nas mãos já acabaram com países, raças …
    Se repetiu novamente a crueldade e safadeza do ser humano.

  25. Parece cada vez mais difícil a verdade ser exposta no Cruzeiro por um motivo básico: o espaço de fiscalização e discussão dessas coisas era o conselho deliberativo, por ocasião da aprovação dos balanços anuais.
    Quem sempre teve vez e voz para expor as coisas, seja como apoiador ou oposição (processo normal em qualquer clube), se omitiu há anos. A dívida foi aumentando e a situação se deteriorando ano a ano, mas os balanços falavam em clube financeiramente saneado e os compromissos controlados.
    O concluio entre a direção e o conselho deliberativo levou o clube á bancarrota; quem aparecer para falar a verdade vai expor a própria responsabilidade por omissão. Os que decidem os destinos do Cruzeiro sempre souberam do que estava acontecendo e são cúmplices.
    Esse negócio de “terra arrasada”, “esbórnia financeira”, “culpa de todos nós” é papo furado de quem quer socializar o prejuízo e continuar enganando a torcida; o comando do Cruzeiro e a oposição escolheram o caminho da mentira e agora todos estão acuados.
    Essa turma que dirige e fiscaliza a gestão no Cruzeiro vem se omitindo há tempos diante de uma gestão fraca que só aumentava a dívida. Ninguém assumiu nada. O que tem vindo à tona aparece por forma anônima, graças a vazamentos controlados do que interessa.

  26. O Cruzeiro está sucateado igual final de feira. Grandes jogadores estão sendo vendidos a PREÇO DE BANANA, pois senão vão estragar o clube com negociações na justiça. Que dureza héin ??? Para os clubes de fora a hora é agora, pois é final de feira. Só falta anunciar em carro de som !!! Compra, compra é 03 por 10 milhões e aí vai…. Que dureza !!!

  27. Essa caixa preta tem que ser aberta logo! Em post anterior falei sobre o combustível de alta octanagem, que é a campanha contra o clube por parte de rivais e imprensa, para quem, até o roubo de documentação por parte de empresário é imputada culpa ao Cruzeiro! Combustível, ao meu ver suficiente pra mobilizar, sei lá, 1 milhão de sócios, com uma MÉDIA de 50 reais por mês. Mas se a transparência, a austeridade e o compromisso de quem assumir o clube, principalmente afastando quem já foi, por nós torcedores, julgado e condenado como o CÂNCER do clube, esse combustível vai se desperdiçar por evaporação. A falta de coragem em se expor todas as feridas só pode ser interpretada como jogo sujo pelo poder, onde todos têm os rabos presos uns com os outros. E, ainda que pra muitos não fosse tanto sacrifício assim (ao contrário da maioria), ninguém submete seu suado orçamento em uma luta pelo clube do coração entregue a um covil de carniceiros!

  28. Que digam a verdade e que assumam o compromisso de mudança. Veja o posicionamento e comportamento de Pedro Lourenço. Saiu porque não compactuava com uma série de coisas. Que tipo de gestor é este que nos primeiros obstáculos não procura solução, aceita a situação e sai fora. Era o dever dele junto com os outros “notáveis” justamente modificar tudo o que está acontecendo e criar uma nova era, uma nova perspectiva. A minha decepção com ele foi grande, demonstrou uma visão limitada de gestão e falta de vontade de resolver as coisas.

  29. Pedro, não cobro de forma alguma que vc faça textos constantes, mas seria ideal vc tentar agilizar a aprovação de comentários para alimentar a discussão aqui no espaço. Pois a demora pode tirar o estímulo aos leitores do Blog. POis quem quer realmente conversar sobre o time vem aqui sempre. E não só nas derrotas quando vai sempre bater recorde de comentário, hehe.

  30. Sou Cruzeirense moro em SP, mas o que fizeram com o clube sem comentarios, agora a nossa torcida ai de BH, deveria apavorar esses canalhas, duvido que fariam isso num Corinthians, ou Palmeiras,aqui Palmeiras e Corinthians ,tem é que tacar terror nesses caras senão não tem jeito, ai todo mundo assistem e não fazem nada, tem que ameaçar sim esses caras, fazer pressão em frente a casas deles, nas escolas dos filhos, no trabalho.

  31. A primeira coisa a ser feita é uma manifestação da torcida para dissolver todo conselho, caso contrário a “família união” vai reassumir o clube (eles tem maioria no conselho). Com a queda do conselho vamos conseguir eleger um novo presidente e clube vai retomar sua caminhada.

  32. Boa noite.
    Seja muito bem vindo novamente.
    PH se somos 8 milhões.
    Tá na hora de mostrarmos. Primeiro mudar o estatuto e tirar os conselheiros que não merecem estar lá. Depois vender a Toca da raposa 1. Só dá despesas. Parece loucura mas não é. Se um milhão de cruzeirenses doar 10 reais por mês. Teríamos dinheiro para pagar as despesas. O restante a diretoria usaria para parcelar a dívida. É só vender imóveis e usar o dinheiro para ir amortizado a dívida. Voltando para a primeira divisão volta o dinheiro da TV. Com a casa em ordem ficaria mais fácil pagar a dívida. O restante é com a polícia e a justiça agirem contra os corruptos. 10 reais não pesa para ninguém.

  33. Boa noite Pedro Henrique, com certeza o torcedor precisa ajudar sim, mas, desde que haja realmente uma nova mentalidade na gestão do clube ou seja uma mudança profunda e rigorosa no estatuto do clube como por exemplo o comprometimento da diretoria eleita ser responsabilizada por todo excesso de gastos ” sendo exposto um limite aceitável” durante o mandato, E nada como um dia atrás do outro para que a podridão viesse a tona, me cansei de criticar a gestão do Gilvan e sempre houvia xingamentos com até palavras de baixo nível hoje sabemos de onde começou a ser cavado a nossa cova, mas tenho certeza que vamos dar a volta por cima e calar a boca dessa imprensa maldita do trio MG, SP e Rio que estão se deliciando com a nossa situação, um abraço nação vamos sair dessa.

  34. Até concordo em ajudar, mais quero as verdades primeiro. Todo mundo sai de fininho, não diz o que aconteceu, foi o Perrela, o Matiolli, o Pedrinho e por último Alexandre Mattos. Gostaria que tivesse o peito e por o ” pau na mesa” dizer o que realmente acontece. O que tem de tão horrível que quando alguém conhecem foge correndo e não dizem nada.

  35. Olá, Paulo!
    Questionamentos muito oportunos que também têm me incomodado.
    Diversas outras questões saltam aos olhos:

    * quando esse “Conselho de Notáveis” assumiu o clube eu tinha muitas dúvidas sobre a possibilidade de sucesso. Afinal, dentre os componentes, não havia NENHUM com experiência no mundo do futebol profissional. Aparentava ser um grupo de empresários de sucesso, em seus empreendimentos particulares, com interesses diferentes ao assumir o clube. Político, empresário,…

    *ao assumirem, a possibilidade de não obterem sucesso ficava mais clara para mim a cada entrevista ou declaração dos componentes: falaram sobre rompimento de contrato com a Adidas e, ao mesmo tempo, diziam não conhecer totalmente o contrato…
    falaram em estabelecer teto salarial, ILUSÓRIO, para os atuais padrões brasileiros. Depois, voltaram, atrás nas falas…

    *então, começaram a sair do tal Conselho…alegaram motivos que, qualquer um com o mínimo conhecimento em gestão saberia que iria encontrar. Zezé Perrella, ao assumir a frente do clube no final do ano passado, já dizia que receitas haviam sido antecipadas, contratos mal feitos haviam sido celebrados e não existia plano de administração, ou seja, os “Notáveis” desistiram porque teriam se deparado com motivos que eram óbvios antes de assumirem…

    Está tudo muito estranho e assustador…

    E sabe o que é pior? A maioria dessas pessoas e também, grande parte da torcida, não se deu conta da nova realidade: o time vai disputar a série B!! Parece que a ficha não caiu.
    Quando surge algum nome de possível contratação para time, ouvimos muitos gritos de que o jogador é fraco, ou que “não serve” para o Cruzeiro!
    Meus caros, quem irá aceitar jogar pelo Cruzeiro nessa situação em que o time e o Clube se encontram???

  36. NA VERDADE, TUDO O QUE ACONTECEU E ACONTECE COM O NOSSO QUERIDO CLUBE SÓ TEM UM CULPADO: NÓS, OS VERDADEIROS TORCEDORES. AO LONGO DO ANO DE 2018, QUANDO A LAMA PODRE FOI REVELADA PELO FANTÁSTICO,ASSISTIMOS, DE BRAÇOS CRUZADOS, NOSSO CLUBE SER PULVERIZADO POR UMA QUADRILHA QUE DELE SE APOSSOU. FICAMOS PROTESTANDO COMO INDIGNADOS DIGITAIS PELAS REDES SOCIAIS, SEM JAMAIS TIRAR O PIJAMA E IR PARA O CAMPO OU PRAS RUAS GRITAR NOSSA INDIGNAÇÃO E EXIGIR UM BASTA A TUDO. DELEGAMOS NOSSO DIREITO DE IR ÀS RUAS A TORCIDAS CORROMPIDAS, COMO MÁFIA AZUL E PAVILHÃO DENTRE OUTRAS. NOS ACOVARDAMOS QUANDO NOSSO CLUBE MAIS PRECISAVA DE NÓS. DE BRAÇOS CRUZADOS FICAMOS E DE BRAÇOS CRUZADOS ESTAMOS A ESPERA DO FIM.

  37. Caro Pedro, volto a dizer mídia chapa branca mineira, de Belo Hprizonte omitiu-se complementamente. Agora saem matérias em sequencia depois do caldo entornado. Me desculpe mas jornalistas e blogueiros aqui de BH só sabem fazer programas chapa branca ou então de piadinhas e gozações pelo radio, competência para investigar levantar informações, quando o assunto é futebol, esqueça. São engana bobos

    1. Concordo plenamente!
      Inicialmente foi necessário que a Globo do Rio de Janeiro viesse fazer a reportagem aqui.!!!
      Depois, essa mídia não deu destaque ao acontecido e teve diretor de emissora de rádio, líder de audiência em BH, que elogiou aquela entrevista patética do Itair com o Wágner Pires, para “explicar” oque foi denunciado.

  38. Bem colocado: expor de fato o que aconteceu, quem roubou o que, e mais, bloqueio imediato de passaporte e bens dos envolvidos. Sou atleticano e a tradição do Cruzeiro infelizmente foi pro ralo. A dívida é muito grande, e vc observou bem: porque o interesse dessa rapa em um clube falido né mesmo? Estou feliz como torcedor (rivalidade pacífica), mas triste pelo fato de que, a corrupção ainda impera.. e aqui, pertim de nós!! Boa sorte na caminhada.. Vão precisar!!

  39. PASSO 1 – INTERVENÇÃO
    PASSO 2 – NOVO ESTATUTO COM REDUÇÃO DESTES MONTES DE SANGUE SUGAS
    PASSO 3 – CRIAR O CONSELHO 2 COM INTEGRANTES DE TORCEDORES S/REMUNERAÇÃO
    PASSO 4 – AO INTERVENTOR A CADA CONTA QUE ELE APRESENTAR NO REFERIDO CANAL QUE SERÁ CRIADO NOS TORCEDORES PAGAREMOS ATRAVÉS DE DOAÇÃO. A CADA 1 MIL DOADO PELO TORCEDOR ESTE TERÁ DIREITO A ASSISTIR A TRÊS JOGOS SEM PAGAR E NO CAMAROTE.
    PASSO 5 – NENHUM DIRIGENTE RECEBERA REMUNERAÇÃO ACIMA DE 50 MIL. QUE FICAR NO CLUBE SERÁ POR AMOR
    COM ESSAS MEDIDAS SALVAREMOS NOSSO GLORIOSO..

  40. Com relação às 4 linhas, pulga atrás da orelha também. O Cruzeiro conseguiu ficar livre de alguns bondes, como Egídio, Henrique, Thiago Neves, Marquinhos Gabriel, David… Perdeu dois bons potenciais com Ederson e Fabrício Bruno. Porém, o que mais me preocupa é a filosofia e a observação de mercado do Adílson Batista.
    O Cruzeiro emprestou Patrick Brey, Renato Kaiser, Nonoca, Michel e Marcelo. No meu ponto de vista, todos em condições de, pelo menos, terem uma chance durante o Mineiro. Em vez disso, vemos surgirem nomes como Everton Felipe, Ramon (que já está sendo taxado de o novo Marquinhos Paraná, dando até frio na espinha), João Lucas, Foguinho, Trellez… Aí vamos nós de novo gastar dinheiro sem critério! Primeiro tem que se definir se Dedé, Manoel, Rodriguinho e Fred vão ficar ou dar no pé! Em seguida, verificar as reais carências do time pra, em caso de investimento, ser feito apenas nas posições pontuais.
    Por enquanto, ao meu ver
    * Brey e até Marcelo Hermes são melhores que João Lucas
    * Nossos zagueiros e volantes são melhores que Ramon e não podemos correr o risco de ter em uma partida decisiva uma improvisação estapafúrdia em vez de um bom jogador da posição, como em 2009, quando se usou Gerson Magrão em vez de Sorin
    * Nonoca é melhor que Foguinho
    * Renato Kaiser é melhor que Everton Felipe
    * Marcelo DEVE (por lógica), no mínimo, ter melhor custo benefício que Trellez
    Creio que confirmando-se as saídas de Rodriguinho e Fred, o objetivo deve ser trazer jogadores rodados pro meio e pro ataque, não significa velhos, mas jogadores que tenham bom1 histórico de custo benefício e experiência pra dar um suporte pra garotada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *