Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Que permaneçam os que desejam fazer parte da Reconstrução

Que permaneçam apenas aqueles que desejam participar da Reconstrução do Cruzeiro. (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

O Cruzeiro caiu, mas já está arregaçando as mangas para poder se reestruturar. As últimas gestões destruíram o Clube com base em mentiras, política do pão e circo e negócios obscuros. Fosse o Cruzeiro um município, certamente já teria decretado estado de calamidade financeira. Não há receitas disponíveis, pois a maioria delas foi adiantada. Só não falimos mesmo porque existe gente disposta a ajudar.

O Conselho Gestor que assumiu o Clube nesse momento delicado começou a cortar os gastos supérfluos. Muitas demissões já aconteceram e outras estão previstas. O teto salarial para atletas foi definido em 150 mil mensais. Acabou a farra. Acabou a mamata. Nem mesmo o ídolo Raul Plasmann, que recebia cerca de 12 mil por mês e um auxílio-moradia de 2 mil/mês por seu trabalho no marketing foi poupado. Em um país onde há milhares de desempregados e gente passando fome, o ex-goleiro foi à imprensa dizer que ganhava pouco em vista do que outros funcionários recebiam. Dou razão à Raul apenas pelo jeito insensível com que foi tratado ao ser demitido. Ele não merece isso. Por outro lado, o Clube não merece e nem tem condições de pagar alto por qualquer funcionário que se ache maior que a instituição.

Este texto é para dizer que devem permanecer no Cruzeiro aqueles que desejam fazer parte da nossa reconstrução. É hora de deixar o ego de lado, é hora de guardar a vaidade, é hora de unir forças para levantar o Gigante. Tem muita gente boa, profissional, qualificada e disposta a ajudar o Clube nesse momento. Esses devem ser chamados a contribuir. Se teve uma lição que marcou o rebaixamento do Cruzeiro foi que a ganância de alguns por dinheiro falou mais alto que a nossa história. Para eles, mais valia o salário na conta que a permanência do Cruzeiro na primeira divisão. Moral da história: amor é lorota, o que manda é “la nota”. Ninguém é maior que o Cruzeiro. Ninguém é insubstituível.

Obrigado a todos os jogadores que escreveram seus nomes na nossa história. Obrigado aos funcionários que se dedicaram e nos ajudaram a conquistar títulos. Mas agora queremos ao nosso lado quem gosta da gente de verdade. Queremos ver em campo gente que honra as cinco estrelas. Que luta. Que vibra. Que joga com vontade. Fora das quatro linhas, queremos gente profissional, competente, ficha limpa e que tem o Cruzeiro não como fonte de renda, mas como sua vida.

A próxima semana será decisiva. Os jogadores se reapresentarão e terão a oportunidade de dizer se ficam ou se vão embora. Alguns funcionários do “alto escalão” devem ser desligados. Talvez serão anunciadas novas pessoas para contribuir. Vamos acompanhando as movimentações na vida do Cruzeiro nos próximos dias.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

24 comentários em “Que permaneçam os que desejam fazer parte da Reconstrução

  1. Quanto ao Raul, ele prestou bons serviços ao Cruzeiro, mas o tempo dele passou. Se a gente for relacionar aqui a quantidade de ídolos que tivemos no nosso clube tal qual o Raul, ficaríamos aqui um dia inteiro mencionando e se quer saber, muito poucos depois de parar de jogar continuaram no clube recebendo salários altos em alguma função. Muito bem vinda as saídas de pessoas que nada agregam à instituição. Fala-se na saída de mais de 300 funcionários, o que é um verdadeiro absurdo, uma vergonha; como tinha gente mamando nas tetas da maior instituição futebolística das Minas Gerais. Temos que exigir além dessas demissões, as saídas de conselheiros comprados pela gestão anterior, bem como alterações drásticas no estatuto do clube. O torcedor precisa ser ouvido em algumas decisões e a transparência tem que existir. Ouvi o presidente do conselho gestor em uma entrevista dizendo que o que passou vamos esquecer e só pensar daqui pra frente. Eu discordo, pois é preciso sim pensar em tudo que as últimas gestões fizeram com o nosso clube, apurar as responsabilidades, os desvios e punir os culpados, aliás como demora as investigações em curso.

    1. Afinco, em entrevista à ESPN, Saulo Fróes admitiu ter muita coisa errada e que estas serão devidamente apuradas e expostas à torcida e imprensa na hora certa. Até porque, acusar sem as devidas provas, além de inconsequente, seria precipitado e daria argumentos e tempo pra corja se organizar em defesa própria

  2. Rapaz , o Pedro voltou !!Mais conteúdo , mais opção para nós leitores , seja bem vindo !!
    Consumo todas as leituras, mas tenho minha preferência, seja bem vindo!!

  3. É PH, foi muito danoso esse rebaixamento, dolorido também, porque vimos jogadores entregar de bandeja as partidas. Não tinha como não ganhar do Havai, nem do CSA, Entregaram a paçoca, que todos os envolvidos sumam da nossa Raposa Astuta, não queremos nem de graça, porque nos enganaram. Desde Fábio, Edilson, Léo, Dedé, Egídio, Henrique, Robinho, Fred, o Cone, Tiago Neves, Marquinhos Gabriel, Pedro Rocha, Ezequiel, sumam. Só queremos aqueles que quiserem fazer parte da Reconstrução que essas traíras destruíram. Abraços P.H. e comentaristas. Queremos a Raposa Astuta de volta.

  4. Concordo com você, é hora de separar os homens dos meninos.
    Raul chorando de barriga cheia, ele é meio flamenguista também, vai chorar na gávea!
    Aqui precisamos de quem produza realmente, ídolos o Cruzeiro tem de sobra, Dirceu não tem cargo remunerado, Sorin, Tostão. Então, é o seguinte, Fábio e CIA, inclusive uns dois ou três que se dizem Cruzeirenses mesmo, se não forem contribuir reduzindo salários e colocando o Cruzeiro no lugar que vocês mesmo contribuíram pra tirá-lo, podem vazar que aqui não terão víuvas de vocês não. Vamos valorizar a base e subir pra primeira divisão mirando ser campeão mundial daqui a pouco, assim como o River (precisamos de um benchmarking pesado com eles, inclusive), Grêmio e alguns outros que estão fazendo a coisa certa de uns anos pra cá.

  5. PH , o bom filho a casa torna , seja bem vindo irmão ,
    PH comece a dar nomes , tipo , este ou aquele jogador fez corpo mole , atrapalhou
    Vamos começar também a saber em quem confiar , e exigir sua saída
    Estes que ficarem podem sim ajudar , reduzindo seus salários , já ficaram ricos com o que ganharam
    Está na hora de reconhecerem e ajudar também
    Quanto ao Raul , obrigado por tudo , continua ídolo , mas o momento é outro agora
    Nós estivemos e estaremos sempre junto ao nosso time
    Já comprei a camisa nova , irei aos jogos
    Posso discordar de muitas coisas erradas que fizeram , mas meu time nada tem haver com isso
    #tamujuntocruzeiro sempre
    Somos muitos , somos grandes , somos mais , muito mais ,
    Abraços nação azul

  6. Para recomeçar tem que dispensar praticamente todos que estavam na curriola do Itair e do picareta do Batoré aproveitador.. começar o ano dispensando jogadores inúteis , todos estes citado são inúteis ao clube. Jogadores que deveriam ter seus nomes apagados do clube para sempre como :FRED kone o mercenário e mau caráter.. Tiago Neves o mau elemento e traíra, Edílson o sem compromisso pinguço, Dedê o hipócrita, David o pior atacante que esteve no clube nos últimos 50 anos, robinho o sem vergonha, Egidio o imprestável , Fabio o mosca morta que poderia ter peitado o grupinho de canalhas mas preferiu se esconder atras de igreja, dentre outros.. somente assim excluindo esse nomes que junto com Itair e Serginho Batoré tomaram o clube de assalto. Nomes como desses citados envergonham e não merecem respeito por nenhum torcedor do Cruzeiro. Começar o ano excluindo estes na TV, Jornal e mídia seria um grande recomeço.

  7. Muito salutar e bem-vinda a sua volta PH.
    Muito me estranhava a ausência de colunas do antigo colunista no momento em que o Cruzeiro desmoronava dentro e fora de campo. Agora todos sabemos a razão…infelizmente.
    Até aqui nesse espaço queremos gente honesta, transparente e comprometida com o Cruzeiro e não com conta bancária ou interesses suspeitos.
    Esperamos de você o mesmo que nós, cruzeirenses de verdade, estamos dispostos a fazer.
    Meu abraço!

  8. No meu ponto de vista, o Cruzeiro não deveria estar emprestando ninguém ainda. Todos com contrato com o clube que estavam emprestados ou estouraram idade no sub 20 deveriam ser testados no Campeonato Mineiro. Vamos lembrar os casos de Roni e Thony Anderson que não tiveram oportunidades aqui e hoje têm alto valor de mercado. Inclusive graças ao trabalho feito pelo Athletico que tem revelado diversos jogadores por usar o Estadual como laboratório para descobrir, amadurecer e revelar.
    Goleiros: Rafael, Lucas França e Vitor Eudes
    Laterais: Weverton, Rafael Santos e Vitor Luís
    Zagueiros: Cacá, Edu, Athur e Gustavo Rise
    Volantes: Ederson, Adriano, Nonoca, Jadsom
    Meias: Michel, Marco Antônio, Renato Kaiser
    Atacantes: Maurício, Wellington, Popó, Marcelo, Caio Rosa, Judvan
    Só aí são 23 jogadores e, com certeza, uma folha bem abaixo dos 4 milhões.
    Baseado nessa relação, trazer jogadores mais experientes (não necessariamente velhos) e úteis.
    Eu, por exemplo, vejo com bons olhos (sei que sou minoria ou exceção) o Kléber Gladiador, por ser um jogador intenso, com sangue nas veias. Se topar o teto seria um bom nome.l
    Fora isso, buscaria negócio com o Palmeiras. Tipo ceder o Dedé em definitivo e o Orejuella por empréstimo (Sem passe fixado), em troca de uns 3 ou 4 jogadores que não são utilizados. Como Mayke, Matheus Fernandes, Hiorran ou Raphael Veiga, Arthur Cabral (ex-Ceará).

  9. PH, muito poder ler seu blog novamente. Moro em Vitória – ES e muito importante termos alguém isento e confiável para nos manter atualizados sobre o nosso querido Cruzeiro. Saudações 5 estrelas! Sérgio Aguiar.

    1. Muito obrigado, Sérgio. Agradeço a confiança e asseguro que nunca estive nem estarei à venda. Não abro mão da postura crítica e por isso sempre posso dormir tranquilo.
      Saudações celestes! Conto com sua audiência nessa retomada.

  10. PH, eu também senti a sua falta. Seus comentários são sempre coerentes e com isenção. Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber sua opinião sobre a permanência do Adilson Batista. Sei que muitos vão discordar de mim, mas acho que ele não deveria ser o treinador para 2020. Ele já passou por dezenas de times e não deu certo. Na minha opinião, o Cruzeiro deveria ter contratado um técnico argentino, por exemplo o Lucas Bernardi.

    1. Obrigado, Alberto. Também senti falta de vocês e de escrever aqui.
      De fato, o currículo do Adílson não passa muita confiança nesse momento de reconstrução. A decisão foi do Pedrinho BH, que gosta muito do treinador.
      É torcer para que o Adilson tenha sucesso aqui outra vez. Concordo com você que haviam currículos melhores para assumir. Mas fechemos com o AB. É o jeito.

  11. E aí meu caro,vc voltou, que bom gosto do seus textos,vou acompanhar de novo ….
    Agora vamos aos fatos: estou com vc é HR de agradecer a alguns e virar a página
    *só quero ver ser o grande ídolo que muitos dizem por aí se vai ficar mesmo*
    Eu aposto que não ( Fábio) que pra mim nunca foi e nunca será mais respeito quem gosta, e é a grande e vez de Rafael se não der,pide também empresta lo,pode ser outro da base…
    Destes aí mais velhos e que muitos não dão valor mais e um jogador que eu acho e que gosta e muito do clube e pra mim acho que vai ficar e o Henrique, dos outros veteranos pra mim só salva ali
    O Léo, Henrique,que tem
    indentificação com o clube de verdade ….. A caminhada e dura vamos penar um pouco este ano e espero que subimos, não ganhando a série b, não quero este título no currículo,mais vai ser difícil. Mais quem sabe teremos surpresas da base em alguns joagdores,quem sabe….
    Vamos aguardar…. E vamos ver qual jogador que realmente gosta do clube não dá boca pra fora, no final veremos… quem realmente respeita..
    ME RESPONDA UMA COISA, ALIAS DUAS:
    1- QUANDO VÃO COBRAR DO EX PRESIDENTE ANTERIOR A ESTE,O PAI
    DESTA OBRA TODA, QUE COMEÇOU COM TUDO ISSO “NO MEU MODO DE VER” E QUE DEIXOU E COLOCOU ESTE QUE ACABOU DE SAIR QUE ARRUINOU O NOSSO CRUZEIRO? SO VI UM REPÓRTER DA RADIO DE MINAS A FALAR, QUE CHAMA JOÃO VICTOR XAVIER ELE FOI UNICO A COMENTAR DESTE CIDADÃO, QUE COMPRAVA E DAVA CALOTE EM TODOS, NÃO PAGANDO E DEIXANDO CRUZEIRO EM DIVIDAS GIGANTESCAS COM TODOS…E QUANDO SAIU SE NAO ME ENGANO DEIXOU UMA DIVIDA DE 500 MILHÕES PARA ESTE ACABAR DE ARRUINAR…. VAMOS ESPERAR

    2- JA QUE É PRA FAZER A LIMPEZA…
    QUANDO VÃO SUMIR COM ESTE TAL DE BENECY? NÃO ACHA QUE JA MAMOU DEMAIS NA TETA

  12. O cargo do Raul, por si só já era um dia.muitos absurdos!! Mas vamos ser realistas, o cruzeiro foi destruído, não vejo vontade por parte desse suposto comitê vontade de punir e exigir ressarcimento de quem fez isso com o clube. Sinceramente, a briga agora é para não ser pequeno, pq médio já virou. Cruzeiro não volta em 21 para série A. Quando voltar vai ser como atlético de Goiás, náutico vitória, sobe e desce. Quem destruiu o clube está usufruindo do dinheiro, e torcedor inocente achando que a paixão vai reconstruir o time, esqueçam , ja era!!!

  13. Como alguns já falaram acima, muito bom ter novamente um representante aqui no Blog. Depois da sua saída Pedro isso aqui virou um deserto, e foi pela qualidade do que foi produzido depois. Concordo sobre tem que ficar quem quer mesmo. Ainda mais que muitos desses jogadores não vão achar ninguém que pague pra eles o que nossos dirigentes pagavam. Acho que a folha deveria ter teto e não jogador. Vc tem 5 milhões pra pagar de salário. Ok, pega isso e vai distribuindo de forma a encaixar. Acho mais inteligente. Veremos como vai ser essa semana. Aguardo muita gente indo embora.

    1. Muito obrigado, abcoura. Vamos retomando esse espaço sempre com aquele objetivo de ser um local onde o cruzeirense possa comentar e se fazer ouvir. Enquanto este blog esteve vivo, os dirigentes do Cruzeiro estavam atentos às nossas publicações.

  14. Escrevi uns dias atras e ainda estou vendo o picareta do Fred vestindo a camisa do time.. cara sem vergonha…deverai ser o primeiro a sair e ainda fica la com aquel pescoço caido fingindo de bobo..Se liga ai FREd VAGABUNDO… vc é persona non grata no clube, na torcida em possivelmente em toda MG.
    Seria ótimo começar a dar nomes aos que 99% da torcida não querem no clube,e não se esconder com receio de desagradar alguns desses vermes que tomaram o clube de assalto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *