Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Do sonho pelo Mundial ao rebaixamento à Série B: a gestão de Wagner Pires em 5 parágrafos

Hermínio Lemos, Wagner Pires de Sá e Ronaldo Granata formaram o trio responsável pelo rebaixamento do Cruzeiro. (Foto: Divulgação)

Eleita em outubro de 2017 após uma disputa conturbada pela presidência, a chapa União – formada por Wagner Pires de Sá, Hermínio Lemos e Ronaldo Granata – assumiu o Cruzeiro de forma oficial em janeiro de 2018. Após muita confusão, brigas, armações e desacertos, Wagner chegou ao poder ao lado de Itair Machado, o homem forte do futebol, responsável por todas as decisões dentro do Clube. Visto por muitos como um dirigente problemático pela sua história no Ipatinga, Itair adotou discurso populista e rapidamente empolgou jogadores, torcedores e até alguns jornalistas.

Outra figura polêmica que integrou a nova diretoria do Cruzeiro foi Serginho, ex-comentarista da TV Alterosa. Com cargo indefinido, rapidamente se tornou assessor direto do presidente e, mais tarde, ficou responsável por atrair investidores para o Clube. Chegou a dizer, em entrevista, que o patrocínio com o Banco Digi+ poderia ser superior ao da Crefisa com o Palmeiras. Obviamente, isso jamais aconteceu. No início, a diretoria foi reforçada com nomes que empolgaram a torcida. Um deles foi o de Marco Antônio Lage e Bernardo Pontes. Com o passar do tempo, essas pessoas foram deixando o Cruzeiro e davam a entender que existiam conflitos éticos que inviabilizavam seus trabalhos.

Dentro de campo, o time ia bem. O Cruzeiro conquistou novamente a Copa do Brasil. Foi o primeiro título da nova gestão, que arrecadou o prêmio milionário de 61,9 milhões. Na Libertadores, o desempenho foi bom e a polêmica eliminação se deu contra um clube finalista daquela edição. O bicampeonato ajudou a mascarar as “tenebrosas transações” que ocorriam a portas fechadas na Toca da Raposa. Passada a euforia, foi possível perceber que o time que venceu a CB pela segunda vez consecutiva tinha uma base formada pela administração anterior.

Das contratações realizadas por Itair Machado, poucas vingaram. Egídio por uma temporada conseguiu ajudar o Cruzeiro. Hernán Barcos foi fundamental na Copa do Brasil. E Orejuela é o único que ainda salva. Tirando isso, a Raposa desembolsou milhões por jogadores como Fred, Bruno Silva, Mancuello, David, Dodô, Marquinhos Gabriel e Rodriguinho. Houve também apostas furadas em atletas como Patrick Brey, Marcelo Hermes, Renato Kayzer, Jadson e Ezequiel. O empréstimo do badalado Pedro Rocha empolgou, mas suas últimas atuações foram tão abaixo da crítica que o torcedor o quer longe da Toca da Raposa. Entre contratações, trocas e empréstimos, a diretoria investiu muito dinheiro que não tinha e ainda teve que arcar com salários que fizeram da folha do Cruzeiro uma das mais altas do país.

Em 2019, o time começou voando, mas logo aterrissou. As denúncias apresentadas pela TV Globo sobre vários atos ilícitos praticados por Itair Machado dentro do Cruzeiro acabaram de vez com a paz dentro do Clube. O rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro foi só a consequência de toda a irresponsabilidade de uma diretoria que foi eleita sonhando a conquista do Mundial de Clubes. Hoje, 19 de dezembro de 2019, sob forte pressão, a Chapa “União” renuncia e sai escorraçada, deixando o Cruzeiro no fundo do poço.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

18 thoughts to “Do sonho pelo Mundial ao rebaixamento à Série B: a gestão de Wagner Pires em 5 parágrafos”

  1. É PH, boa noite, Foi a diretoria mais moleque que a Raposa astuta já teve. Como trazer um Fred em final de carreira, que já era um cone no arquival? Só pra gastar dinheiro! Meu Deus, foi muita irresponsabilidade, e quando esse tal de Itair entrou, muitos já comentavam nos blogs, sobre a derrocada anunciada. Que eles vão embora e nunca mais volte, isso se a Raposa astuta, conseguir se reerguer. Seus ladrões, safados. Essa turma tem que ir pra cadeia. Abraços PH e comentaristas.

  2. Não vai adiantar nada se mantiverem no grupo de jogadores o tal FRED! Esse elemento contamina o local. com esse Fred e seu amigos sem vergonha o clube tende a piorar .. Fred não deveria nem por os pés no clube.. Ele deveria se juntar a quadrilha do Batoré e do Itair analfabeto e pedir para sair.. Ja ganhou muito dinheiro com os dois pilantras., ja prejudicou o time e é o primeiro da lista a ser excluído da historia do clube. O Cruzeiro não precisa de nenhum jogador desse grupo . Nenhum.Que deixem o clube e vão fazer suas armações em ouras bandas. Esse KONE puxaria a lista de indesejáveis, Já escutei alguns comentaristas provavelmente amigos dessa turma de pilantras protegendo esse elemento assim como o vagabundo do Serginho Batoré.. Ou estão sendo pagos por essa quadrilha ou então não possuem um pingo de noção para comentar alguma coisa sobre o clube.

  3. O estrago foi grande e irreparável. A questão é, como isso foi possível? Lamento, o cruzeiro não se recupera mais . Com Adilson Batista, os os problemas financeiros, e a base detruida, tenho sérias dúvidas que o cruzeiro volte para a primeira divisão em 2021

  4. Existe a possibilidade de processar eles por decisões e contratos desvantajosos para o clube? Se itair, Serginho e Wagner tomarem um processo de milhões, folgaria as contas e a impunidade cessaria. Itair tá na Disney.

    1. concordo. O cruzeiro será coadjuvante do futebol brasileiro no futuro. Dos times grandes que cairam é o que está em pior situação. Terá extrema dificuldade em se classificar entre os 4 primeiros e quando subir, ficará um bom tempo brigando para não cair novamente.

  5. Qdo o Itair Machado assumiu lembro perfeitamente que vários leitores deste blog alertaram p a falta de ética e o passado tenebroso deste cidadão , isto tudo se confirmou , a torcida não sabe de tudo que se passa nos bastidores de um time ,mas ,neste caso ,era tão escandaloso que vários torcedores já sabiam o que ia acontecer , como os conselheiros deixaram ? Isto prova que a limpa tem que ser muito mais profunda do que foi até agora

  6. Toda esse CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA, vinha sendo postada aqui, ali e acolá, dia a dia que apareciam denúncias, desmandos e cabalachos feitos pelo ANCIÃO CACHACEIRO e sua turma. Porém, não vi em nenhum momento algum blogueiro, desses que se dizem cruzeirenses, botar o dedo na ferida e gritar contra a diretoria vagabunda que vinha defenestrando o clube. Todos, o tempo todo, se mantinham naquela: ESPERO QUE A POLÍCIA APURE OS FATOS E QUE OS CULPADOS SEJAM RESPONSABILIZADOS. Faltou atitude de todo mundo…especialmente do péssimo Conselho Administrativo que o clube tem. Esses vagabundos não fizeram nada pra impedir o que já era claro, o ANCIÃO CACHACEIRO derrubando um gigante de quase 100 anos. E agora pergunto, vai ficar assim? Tiram o VELHO VAGABUNDO e pronto??? Esse desgraçado acaboooou com o clube e merecia um t….na cara!!! BANDIDO!!! SAFADO!!! CRIMINOSO da pior espécie!!! Mas, temos que ter esperança e lutar pra reerguer o clube que está na lama. E claro, tem e vai acontecer…ninguém…ninguém consegue destruir um gigante assim tão facilmente. 9 MILHÕES DE APAIOXADOS não deixaram isso ocorrer. Força meu Cruzeiro querido!

  7. ENTRARAM NO CLUBE , WAGNER , ITAIR E SERGINHO PALHAÇO , COM A ÚNICA INTENÇÃO DE ROUBAREM OS COFRES JÁ SOFRIDOS DO CRUZEIRO , PELA ADMINISTRAÇÃO IRRESPONSÁVEL DO SR. GILVAN , LADRÕES QUE DEVERIAM ESTAR NA CADEIA NESTE MOMENTO , MAIS ESTÃO FESTEJANDO O NATAL COM A GRANA DO CRUZEIRO , UMA PENA . ESPERO QUE PELO MENOS OS QUATROS CITADOS ACIMA SEJAM BANIDOS DO CRUZEIRO .

  8. Olá Pedro Henrique, que bom que você voltou a fazer seus comentários aqui, pena que nosso Cruzeiro vai penar na segundona por falta de seriedade, honestidade destas diretorias que passaram e deixaram o clube nesta situação, eu creio que este gigante voltará muito forte em breve, esperem e vocês vão ver, tenho certeza disso, um abraço a todos cruzeirenses, boas festas e que mesmo nosso time não estando onde deveria vamos ter um bom ano, afinal o futebol na minha visão não é tudo nesta vida.

  9. Olha, se tem uma coisa que estou gostando é do discurso sério e realista (pelo menos até aqui) dos novos gestores! Se eles conseguirem colocar em prática o que estão anunciando, pode acontecer uma revolução na forma de gerir o Clube e a torcida poderá comprar essa ideia!
    Só com uma nova mentalidade o Cruzeiro poderá ser salvo… e tenho botado fé no que esses caras estão dizendo!
    Só discordo com veemência de uma coisa: Começar o planejamento com Adílson e seus “cabrais” no time é perda de tempo! Precisaria haver uma reviravolta nessa ideia de comando técnico também!
    Fora Edílson, Egídio, Cabral, David, Leo e Henrique, nessa ordem! Os mais famosos nem preciso citar! E feliz natal a todos!

  10. Vejam só como é difícil cair para a série B. Apesar de toda a má campanha, bastava ter ganho de Avaí e CSA, jogos em casa, os quais qualquer time com vontade e raça certamente venceriam. Não dá para entender como o Cruzeiro, tendo tal elenco, não conseguiu vencer estes dois jogos. Bastava vencê-los para não cair.

  11. Boa noite a todos !
    Na minha opinião, entre quem quer que seja para a diretoria do clube, mas se não contratarem um profissional isento, graduado em Administração de Empresas, por concurso público e /ou seleção por agência de RH renomada, ou agência de headhunters e que tenha autoridade para dizer o que pode comprar e o que não pode, sempre respeitando Faturar primeiro, Gastar depois, este nosso cabuloso irá demorar muito a se erguer. Se na administração tiver somente elementos querendo aparecer para a galera, para a imprensa e para se candidatarem a algum cargo eletivo em eleições políticas futuras, e o pior, nas transações de saídas e vindas de atletas sempre quiserem levar o “tal por fora”, aí é preparar o caminho para a série C. Penso que o atual Estatuto deveria ser alterado de tal forma a permitir que os Associados das sedes Barro Preto e Campestre possam também votar nas eleições presidenciais do clube, tirando esta exclusividade dos Conselheiros. Se já estamos em pleno século XXI, porque não abrir/ampliar o universo de votantes? Vamos exercer a democracia também em nossos clubes esportivos, diminuindo assim a “politicagem” existente dentro das salas fechadas das nossas sedes.

  12. Alertas não faltaram dos cruzeirenses que minimamente acompanham futebol! O título da CB de 2018 foi ganho com vários jogadores do elenco já fazendo hr extra! E o que os imbecis fazem? Renovam os contratos de ex-jogadores que já tinham contrato em vigor, como TN, Robinho, Cabral, Henrique… uma verdadeira aberração e um crime contra o clube! TN num jogou nada em 2018, fez um gol sem querer na final contra o Curintia e ganhou uma renovação contratual. Alguma dúvida de que o idiota que propôs a renovação pro bonde levou sua “comissão”? E a contratação do cone? 1 milhão ao mês de salário, 10 milhões de luvas e mais 10 milhões pros rosas, além de um contrato de 3 anos pra um jogador CLARAMENTE sem condições físicas de jogar futebol em alto nível! Isso só pra ficar no “futebol”, sem falar das outras dezenas de falcatruas divulgadas! Espero que todos, sem exceção, sejam presos!

  13. Fala PH ! nao havia reparado que vc tinha voltado com sua coluna.acho teu texto excelente e coerente.boa sorte na sua volta ! teremos um ano de 2020 muito dificil.mas os homens que estao a frente do nosso Cruzeiro sao empresarios de muito successo e que tem nomes a zelar.diferente do triunvirato de ladroes e vagabundos wagner.Itair e serginho.

  14. Não podemos esquecer que 50% do Thony Anderson está sendo vendido por 15 milhões pelo Grêmio que só pagou R$ 500 mil por 30% dos direitos do meia-atacante junto ao Cruzeiro. Antes, havia recebido 20% em troca da ida de Edílson para a Raposa) e Rony atacante do Athetico-PR foi praticamente dispensado pelo Cruzeiro. Mario Celso Petraglia do Athético está pedindo € 20 milhões (R$ 89 milhões) para vendê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.