Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Carta aberta a Pedro Lourenço

Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH, deve participar de Conselho Gestor no Cruzeiro. (Foto: Henrique Pimentel / Divulgação)

Caro Pedrinho,

Não nos conhecemos pessoalmente, mas te chamarei de Pedrinho porque é assim que você é conhecido aqui em Belo Horizonte. Não falo em nome de todos os cruzeirenses, pois não tenho essa autorização, mas sei que as palavras que estão nesta carta certamente representarão muitos deles. O que eu sei, nesse momento tão difícil pelo qual o nosso amado Cruzeiro está passando, é que muitos depositam em você a esperança da mudança, do reerguimento do Cabuloso.

Sabemos e temos provas do seu amor por essa instituição pelas tantas vezes que você ajudou financeiramente o Clube sem mesmo receber retorno algum por isso. Nos últimos tempos, então, fomos assaltados por dirigentes que “sumiram” com o dinheiro do sócio-torcedor, com as receitas advindas dos patrocinadores, da televisão e até de transferência de atletas. O Cruzeiro hoje é um clube devedor e quebrado. E é pelo reconhecimento do seu sucesso como empresário, dono da rede Supermercados BH, mas também por enxergarmos sua paixão pelo time cinco estrelas que vemos em você uma “luz no fim do túnel”.

A renúncia de Wagner Pires, Hermínio Lemos e Ronaldo Granata é apenas a primeira exigência da torcida do Cruzeiro. Depois, o Conselho Gestor do qual você fará parte assumirá e terá pela frente uma missão espinhosa, que é “fazer a limpa” no Clube. Você terá o nosso apoio em suas decisões, mas quero dizer que temos, ainda, pautas inegociáveis. Uma delas é a mudança no Estatuto. Cabe aos conselheiros se movimentarem por isso. Nós vamos cobrar deles. O Cruzeiro precisa, urgentemente, ser uma instituição democrática. O sócio-torcedor quer ter direito ao voto. Mais do que isso: queremos que os gestores sejam responsabilizados por atos de má gestão. E queremos transparência em todos os setores.

A mudança que queremos não é apenas de diretoria. A mudança que queremos é sistêmica. Não dá mais para fazer futebol à moda antiga. Queremos gestão profissional. Queremos gente profissional e séria no Clube. Basta de indicações. Basta de conselheiros remunerados. Basta de empresários mandando na Toca da Raposa. Ou a gente muda esse Clube agora ou daqui a alguns anos outros sevandijas ficarão tentados a usurpar o Cruzeiro outra vez. Estamos fechados contigo nesse momento, mas isso não significa que abriremos mão das nossas pautas.

O Cruzeiro é da torcida. E nós sempre estivemos dispostos a ajudar o Clube, mas agora exigimos profissionalismo em todas as áreas e mudanças no Estatuto para podermos fazer uma grande adesão no programa de Sócio-Torcedor. Assim como há grandes empresários querendo ajudar, existem 9 milhões de cruzeirenses dispostos a investir em um clube profissional, cada um à sua maneira. Estamos fechados contigo, Pedrinho, mas queremos mudanças estruturais. E nós vamos cobrar.

De um cruzeirense apaixonado falando por muitos.

Assine a petição “Democracia no Cruzeiro já!”

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

12 comentários em “Carta aberta a Pedro Lourenço

  1. Sou sócio torcedor desde sempre e, agora, não pagarei mais. A única solução é transformar o Cruzeiro em clube empresa. Se isso acontecer, passarei a comprar ações e serei acionista.

  2. Caro Pedro,

    Sou Cruzeirense e já passei das 60 primaveras, mas digo e afirmo, voce como grande parte da torcida jovem do meu ilustre time, são apenas um bando ingênuos. Ainda não entenderam até agora qual é o jogo jogado na parte externa das quatro linhas. Iludiram-se com os títulos e se esqueceram de conferir as estrepulias contábeis para levar a frente um projeto que tinha com toda a certeza a chance de afundar. Foi preciso que jornalistas de Rio e de São Paulo levantarem a “lebre” (a raposa já ficou pelo caminho tempos atrás) das manobras realizadas. O que espero da imprensa esportiva mineira? Nada.. Fazer matérias colunas depois do desastre é facil…

    1. MEU CARO GUI, ESTAMOS FRITOS SE FORMOS ESPERAR A IMPRENSA MINEIRA DE UM MODO GERAL, E A ESPORTIVA EM PARTICULAR, DENUNCIAR ALGUMA FALCATRUA DO GOVERNO OU DO FUTEBOL MINEIRO. A MAIORIA DOS “JORNALISTAS” COME NA MÃO DO GOVERNO, DA FEDERAÇÃO MINEIRA E DOS CLUBES, COMPLEMENTAM OS SALÁRIOS COM O ‘CALA BOCA” QUE RECEBEM.

  3. CARO PEDRINHO QUE DEUS TE ILUMINE NESTA NOVA JORNADA …APOS SUA ENTRADA NO CRUZEIRO… ESTAREI COMPRANDO SOCIO TORCEDOR PARA MEU FILHO MINHA ESPOSA E PARA MIM…NOS TORCEDORES DO GIGANTE… E MAIOR DE MINAS COM MAIS 9 MILHÕES DE CRUZEIRENCES… ESTAREMOS CAMINHANDO AO SEU LADO …VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS E REEGER O CRUZEIRAO CABULOSO …POIS QUEM E SANGUE AZUL… NAO SAI DERROTADO DE UMA BATALHA …ZEROOOO COM MUITO AMOR E ORGULHO …NOS SOMOS LOUCOS SOMOS CRUZEIRO …

  4. Acho que a galera tá meio inocente, esses caras não vão ( e nem devem) colocar dinheiro no cruzeiro, a realidade é simples, o clube foi arrebentado e não voltará a ser o mesmo!!! Sinto muito, culpa do jeito de ser mineiro( mídia silenciosa, compadrio) Itair já tinha feito isso no Ipatinga. Cruzeiro não tem previsão de receita para 2020. Categorias de base?? O novo comandante é um cara que veio do Minas da boca( acho que é isso mesmo), o segundo time mais importante de sete lagoas. O cruzeiro se tornou provinciano, atrasado, ambiente próprio para ser sugado, e sobrou isso, o bagaço!!! Era tudo visível, para ter desilusão é necessário ter ilusão!! Presidente raiz, itair o mito, Serginho, o representante da torcida na alterosa, Waldir Barbosa….uma lista enorme…

  5. ESTAMOS A ESPERA PARA ASSOCIAR. TAMBÉM VOU ENTRAR COM 3 VAMOS LOTAR O PROGRAMA DE SÓCIO PARA AJUDAR ESTE CLUBE QUE FOI EMPURRADO PELA LADEIRA ABAIXO POR ESTE BANDO DE PILANTRAS QUE SE APODEROU DO CLUBE.

  6. Fala PH, é ótimo poder ler seus textos novamente!
    Muito obrigado!

    Meu sócio venceu no final deste ano. Eu e vários amigos estamos aguardando essa restruturação para renovar.

    1. Não podemos cair nessa de sócio torcedor mais uma vez, pois isso significa dinheiro do torcedor a fundo perdido para os conselheiros se esbaldarem e fazerem o que fizeram até agora, ou seja, sugar o clube. Eu quero ser dono do clube, acionista: clube empresa já!!!!!!

  7. Caro Blogueiro! Se vc lembrar quando essa atual diretoria entrou no clube, eu escrevi no seu blog sobre algumas pessoas desta mesma diversas vezes. Itair e o tal Serginho foram os mentores dessa quadrilha. Tudo que estes dois participam da em merda. As contratações , as atitudes, o palavreado tudo nestes dois esta explicito que daria merda, Pessoas como estes dois corrompem pessoas(inclusive imprensa), jogadores tudo. Com estes dois vieram os jogadores de pior caráter possivel para o clube. Principalmente o tal de FRED! Cara sem caráter, sem profissionalismo formador de grupos que contaminou o time. Outros entraram na onda desse marginal e assim começou a derrocada. Mas ganharam títulos, sim ganharam , mas tinham no grupo Arrascaeta, Sobis, Romero, lucas silva entre outros que pediram para sair porque viram o que estava acontecendo..Com aval da facção que mandava no clube, FRED e os companheiros mandavam e desmandavam.
    A imprensa e conselheiros ,muitos amigos e participantes da bolada que Batoré roubava ficaram mudos, claro recebiam e tinha acesso ao lucor da facção calados).
    Agora o pedido é por Pedro… Ele ja demonstrou que não vai se envolver com essa facção, queimar seu nome por tretas e apadrinhar marginais que estão no clube.
    N meu entender no dia da apresentação iria proibir.. PROIBIR a entrada no club de elementos como FRED , TIAGO NEVES, ROBINHO, EDILSON, EGIDIO, DEDÉ , DAVID(ESSE O PIOR ATACANTE DO FUTEBOL MUNDIA), ESSE GRUPO TEM QUE SER PROIBIDO DE PISAR NO CLUBE. Se o contrato esta em vigor treinem separado na toca 1. fizeram grupinhos…que se juntem e treinem sozinhos.. com qualquer um destes no clube a tendencia é piorar ate chegar a 3ª divisão.. Ou limpamos tudo ou estes vermes irão manter os 2 chefes de quadrilha ainda dando as cartas

  8. Boa tarde Pedro.Quando observei as manobras dos últimos 6 anos na politica do Cruzeiro, esperava por esse desfecho. Não obstante a irresponsabilidade de diretores e conselho do clube só podia dá nessa crise sem tamanho e perspectiva de muitos anos para sair dela. Só mesmo uma nova gestão extremamente profissional poderá reerguer novamente esse gigante. Programas de sócio torcedor não valerão de nada, se não houver fiscalização séria dos atos dos futuros gestores, pois corrupção é algo inerente em muitos seres humanos, que gostam de deter poderes, não se importando com a maioria que visa apenas a paixão desmedida pelo Cruzeiro, assim como eu. A forma de pensar tem que ser diferente, tem que ser pautada em uma organização fundamentada apenas nos interesses em comum de toda a nação azul e não em um punhado de aproveitadores sedentos por dominação e poder.Um grito leal à democracia, pois de gente inescrupulosa já estamos cheios.

  9. Olá Prof. Pedro Henrique.
    Sobre o programa de Sócio Torcedor o clube, agora que não tem mais fonte de receita, precisa mudar a forma de tratar quem ajuda a pagar as contas. Por correio eletrônico ou por telefone o sócio torcedor já sabe no que vai dar: nada além de respostas protocolares e evasivas, pedidos de avaliação de atendentes que nada resolvem, transferência de responsabilidades, isso está sendo “olhado” sem data de solução, não sabemos que é o responsável pela solução dessa demanda…
    A Central do programa de Sócio e os canais do site para falar com o clube são verdadeiros canais de embromação; um grande embuste.
    Eu me cansei de pedir ao clube, via canal do sócio torcedor, explicações sobre o cancelamento de pontos acumulados no programa, sobre a farra de ingressos grátis sendo revendidos por organizadas nos dias de jogos do Cruzeiro, a falta de opções para resgate dos prêmios por acumulo de pontos… Não responder ao torcedor é praxe; se houver uma crítica ou cobrança te tratam mal. Escrever à diretoria, ao treinador ou a jogadores é perda de tempo. O clube está cheio de caciques e todos os que está lá dentro só querem mandar e levar algum tipo de vantagem; é por isso que estamos perdendo as batalhas.
    O clube afundou por priorizar os safados e aproveitadores; para que serve esse direção e conselho deliberativo? Para que servem certas torcidas organizadas? Só exploradores. Foi tanta safadeza interna que o clube caiu sob os olhares omissos de quem só pensava em “pinga, farra e foguete”; “vinho, javali e vagabundagem”. Todo dia as hienas farreavam às custas do clube.
    O clube afastou e silenciou a sabedoria e a prudência, exaltou a arrogância dos gananciosos e desejosos de tirar proveito das situações em causa própria e agora que convocar a torcida para pagar as contas sem realizar mudanças no comando e na gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *