Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Time alternativo faz o dever de casa e afunda o Corinthians

Com Sidnei Lobo e time alternativo, Cruzeiro faz o dever de casa e vence o Corinthians (Foto: Agência I7)

Reta final de Campeonato Brasileiro. Mesmo sem ter muito o que almejar na competição, o Cruzeiro fez o dever de casa e venceu o desorganizado time do Corinthians no Mineirão. Substituindo o técnico Mano Menezes, que está dando continuidade a um tratamento de pele em São Paulo, o auxiliar Sidnei Lobo conduziu um time alternativo que agradou bastante, principalmente no primeiro tempo. Do outro lado, Jair Ventura parece não ter mais comando algum sobre seus jogadores, que protagonizaram uma das piores atuações que eu já assisti dos corinthianos contra os cruzeirenses.

Com Manoel na zaga, Ezequiel na direita, Lucas Romero e Lucas Silva na volância, Mancuello (depois Patrick Brey) e David no meio e Fred no ataque, o Cruzeiro não deixou a desejar, mesmo com tantas modificações. Sidnei mudou um pouco a forma de jogar. Colocou David na área, ao lado de Fred, formando uma espécie de 4-4-2. Essa estratégia parece ter confundido por demais o adversário. Surpreendeu-me, na etapa inicial, os precisos arremates de longa distância e criação de jogadas por parte da Raposa. Logo de início o Robinho já fez o Cássio trabalhar, com um chute rasteiro e traiçoeiro.

Em sua melhor atuação com a camisa do Cruzeiro, David fez as pazes com as redes e com a torcida. Recebeu assistência de Fred, ficou frente a frente com Cássio e jogou por cima, bem parecido com o que Arrascaeta fez em São Paulo. Esse gol foi muito comemorado entre os jogadores. Por David e por Fred. O irreconhecível Corinthians deu espaços o tempo todo e não soube agredir o Cruzeiro, que se mostrou organizado defensivamente e também teve seus méritos. E, claro, contamos com uma ou duas grandes intervenções do melhor goleiro do Brasil.

À la Arrascaeta: David faz melhor exibição em 2018, faz gol e dá a vitória ao Cruzeiro (Foto: Vinnícius Silva/Cruzeiro).

No mais, o time paulista teve um jogador expulso por ter cometido duas faltas seguidas passíveis de cartão amarelo. Com a vantagem numérica, o Cruzeiro passou o segundo tempo administrando, só na sombra e na água de coco. Incomoda essa falta de ambição do time cruzeirense, mas não foi exatamente isso que vimos nos dois últimos anos? E ganhamos títulos jogando assim. Acho que a torcida já está começando a compreender. Se o que importa é resultado, temos resultado. Conta simples.

Mano Menezes já declarou que será treinador de futebol apenas por mais cinco anos. Depois, Sidnei Lobo “ocupará seu lugar”. Os números do auxiliar técnico de Mano são bons. Quando foi acionado para comandar o time celeste, em 12 oportunidades, ele venceu 7 jogos, empatou 2 e perdeu 3. Um aproveitamento bom. Nas próximas semanas, Lobo segue no comando técnico da equipe. No domingo, a missão é vencer o São Paulo, na casa deles. Eu estou sem expectativas, esperando que façamos apenas o dever de casa e encerremos o ano com dignidade. Na tabela, subimos para a 7ª colocação e estamos a 1 ponto do flanelinha.

Parabéns ao Cruzeiro. Parabéns, David. Parabéns, Fred. Bom tê-los conosco. Creio que 2019 será o ano de vocês. Parabéns Sidnei Lobo pela sua competência e visão estratégica. Considerei correta a ideia de colocar David mais próximo da área ao lado do artilheiro.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

38 comentários em “Time alternativo faz o dever de casa e afunda o Corinthians

  1. COM TODO O RESPEITO QUE TENHO POR SUAS OPINIÕES SENSATAS E PERTINENTES, PH. MAS É PENSAR COMO TORCEDOR DE TIME PEQUENO OU DESACOSTUMADO COM TÍTULOS SE CONTENTAR E QUERER QUE A TORCIDA SE SATISFAÇA COM SOMENTE O TÍTULO DA COPA DO BRASIL E FICARMOS ASSISTINDO O RESTANTE DA TEMPORADA A UM ARREMEDO DE TIME E UMA PROTO EQUIPE DE FUTEBOL EM CAMPO. É MUITO POUCO PARA UM CLUBE DA GRANDEZA DO CRUZEIRO.

      1. Por isso que as vezes eu fico p.da vida com algumas críticas gratuitas,o Cruzeiro ganhou a copa do Brasil e faturou 62 milhões de reais,o Palmeiras virtual campeão brasileiro vai disputar 38 partidas para ganhar 17 milhões,os badalados Flamengo e Grêmio nada ganharam.
        Eu acho que o nosso amigo Robson Salvino da Silva esta precisando de fazer uma autocritica.

        1. ACHO QUE VOCÊ, E PELO JEITO VÁRIOS OUTROS, ENTENDERAM ERRADO O QUE EU DISSE. A INTENÇÃO FOI MOSTRAR QUE EQUIPES DE PONTA NÃO PODEM FICAR EM UMA ZONA DE CONFORTO, SE ACOMODAREM COM 1 TÍTULO, OU DAQUI A POUCO VAMOS ESTAR IGUAL AO POVO DO GALINHEIRO QUE SE CONTENTA EM GANHAR O MINEIRO. O ESPELHO PARA O CLUBE DEVE SER SEMPRE O TIME DE 2003, QUE SE CONTENTASSE COM A COPA DO BRASIL JAMAIS GANHARIA A TRÍPLICE COROA. ESPERO TER ESCLARECIDO. PODEMOS DISCORDAR MEU CARO SÉRGIO, MAS O QUE IMPORTA É A GLÓRIA DO CABULOSO. SAUDAÇÕES CELESTES!

      2. TEMOS DE SABER DE NOSSO POTENCIAL QUE, ALIÁS, NÃO PODE SER AVALIADO MIRANDO O QUE OS OUTROS PODEM OU NÃO FAZER. ALÉM DO MAIS, ESSE CONFORMISMO CRIA UMA ZONA DE CONFORTO QUE É MORTAL PARA TODA EQUIPE.

  2. Ao meu ver, fez muita diferença Romero e Lucas Silva na volância, pois mesmo com a bizarrice de futebol de Ezequiel e Patric Brey (muito fraco pro Cruzeiro), o Cruzeiro “sofreu” menos. Porém com a entrada de Cabral no lugar de Robinho, voltamos a ficar sem saída pro ataque.
    Sugiro para as trocas já anunciadas pela diretoria, nomes como Jonathan e Márcio Azevedo (laterais do Atlético Paranaense), Hudson e, quem sabe, Rodrigo Caio (por Manoel pra ambos tentarem recuperar seu futebol), combo São Paulo. O Flamengo também tá querendo reformular seu elenco, Cuelllar e Everton Ribeiro poderiam vir em uma composição interessante pra eles, desde que o Cruzeiro entendesse que nomes como Henrique, Cabral, Thiago Neves e Sóbis, também podem ser usados como moeda pra vinda de jogadores mais novos, pra oxigenação do time. Raphael Veiga, meia do Palmeiras que está no Atlético Paranaense ou Hyorran que compõe o elenco paulista pode ser incluído em uma possível negociação por Mayke. Marcelo Cirino voltou a jogar em alto nível. Talvez uma troca por Élber, Brey, Judvan e Gabriel Xavier interesse ao Atlético Paranaense!

      1. PH, SERÁ QUE VOCÊ PODERIA ESCLARECER O MOTIVO DA IDA DO CESINHA DO SUB 20, POR EMPRÉSTIMO, AO PALMEIRAS. TEM UMA COISAS NO CRUZEIRO QUE CHEIRAM MUITO MAL E A DIRETORIA FINGE QUE É A COISA MAIS NORMAL DO MUNDO. NINGUÉM VEM A PÚBLICO EXPLICAR NADA. COMO UM APAIXONADO PELO CLUBE, DETESTO ME SENTIR ENGANADO POR ALGUÉM E ESSE EPSÓDIO AI TÁ ENTALADO NA GUELA. VÊ SE FAZ ESSE FAVOR A TODOS NÓS.

        1. Robson, o Cesinha não está pronto. Ele precisa amadurecer. Acho que aqui na Toca ele não conseguiu isto. Quem o acompanha na base sabe que ele tem potencial, mas precisa evoluir pra ser profissional e ter um futuro promissor. Talvez indo para outro clube ele possa aprender com outras pessoas. No mais, o Cruzeiro renovou o contrato dele.

  3. Gostei do jogo ontem. Não achei que depois do gol o Cruzeiro ficou tão preso assim, PH. Se não fosse o Cassio, tínhamos ganhado de mais.
    Outra coisa, temos que ser justos, Manuel fez uma boa partida ontem. Literalmente deu sangue. Inclusive, tava bem engraçado ele jogando com aquele “trem” enfiado no nariz para conter o sangramento. Parabéns ao Sidnei, ao Deivid (que vai crescer, temos que ter paciência) e parabéns Cruzeirão Cabuloso.

  4. Acho que uma parceria de Lobo com Raposa daria bons frutos para o Cruzeiro. São primos e é possível um casamento feliz por serem predadores sagazes… Saudações Celestes.

  5. É isso aí. É sempre importante passar o cerol em times como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Santos, Grêmio, Internacional (que costumam lutar pelos títulos).
    Criamos muitas oportunidades e perdemos muitos gols. Isso deu sobrevida ao fraco adversário na partida, mesmo depois que eles perderam o jogador expulso (deveria ter sido excluído na falta do 1 cartão amarelo, pois deu um carrinho maldoso e acertou a canela de nosso jogador).
    Perdemos vários contra-ataques e nos complicamos na defesa em alguns momentos, quase cedendo o empate. Fábio e Cássio salvaram seus times com grandes defesas.
    Patrick Brey andou conduzindo muito a bola, perdendo a posse por deixar de tocar e jogar com os companheiros.
    Cabral, na 1 posse, saiu jogando cadenciado e perdeu a jogada, sendo salvo por Fábio que defendeu perigosa finalização.
    Gostei da partida de Romero e Lucas Silva; Robinho, enquanto teve gás, foi o articulador.
    Fred estava louco para marcar, contudo, a condição física aínda atrapalha. Chegou a chutar uma, no seu estilo, no tempo final, mas bateu no defensor.
    David apareceu bem no gol, com finalização inteligente (a maioria perde chutando no goleiro); finalizou uma para defesa de Cássio, depois de chegar em velocidade e lutar contra dois marcadores.
    Por este último lance fica a dica para a preparação física do Cruzeiro: nossos atacantes tiveram várias oportunidades na temporada, perto do gol; como deram chutes “mascados”, sobretudo Sobis, Barcos, Fred, Thiago Neves e David. Pela dinâmica da maioria dos lances (o clube monitora este tipo de jogada) percebe-se que o cara se posiciona bem, sabe jogar, mas lhe faltam forças de definição da conclusão, o que precisa ser trabalhado.

    1. Muito boa suas analices. Com relação as conclusões para o gol, acho que atrapalha é o esquema de jogo em que os atacantes correm o campo todo e na hora do vamu ve, já não teem mais gás. No caso do Hernán Barcos isto é nítido, tanto pela sua idade, quanto pela sua própria natureza. Põe o caro para rodar atrás dos adversários e acaba gastando as “pernas”, chegando ao ponto de exaustão. Saudações*****

  6. Com o Ezequiel em campo chego a ter saudades do Edilson. É dureza.E o Patric Brey pode pular na barca com os 2 pés pois não vai fazer nenhuma falta.

  7. Vai Raposa Astuta. P.H. ótimo texto. Gostei do jogo. Ganhar dos gambás mais uma vez, é sempre muito bom. Agora, vamos armar um bom time para ganhar dos bambis no campo deles e mudar a história no brasileiro contra eles. Vamos acreditar, e já vamos passar os flanelinhas na próxima rodada. Isso, ganhar dos bambis no campo deles no brasileiro, esse é nosso campeonato brasileiro esse ano. Vamos torcer muito pra esse tabú cair. Vai Raposa astuta vamos ganhar dos bambis. Abraços.

  8. Com todo respeito PH, parei de ler no “agradou bastante”. Um dos jogos de futebol mais toscos q vi nos últimos tempos… Cruzeiro conseguiu tomar sufoco daquela baba do Curintia com um jogador a menos! Ezequiel jogador de 3° divisão! Manoel beque de fazenda! Brey não pode jogar futebol profissionalmente! Robinho ex-jogador… mais um ano com Robinho e TN no time é loucura!
    Achar q as coisas foram boas ontem é uma análise puramente em cima do resultado!
    De bom o David que mostrou que, em forma e mais leve, pode ser nto útil!

  9. Sidnei Lobo demorou a mexer no time q estava apresentando um futebol lamentável no 2° tempo! Cruzeiro perdeu a chande de dar uma goleada histórica em um dos piores time q o Curica já teve em 110 anos!

    1. É verdade João Paulo, não sei pq o CRUZEIRO quando faz um gol não continua jogando pra cima do adversário, tinha que fazer mais gols e afundar de vez esse curintia, mas time dirigido pelo Mano é assim mesmo.

  10. David fez a melhor partida com a camisa do Cruzeiro. Com uma boa pré-temporada vai nos ajudar muito ano que vem. Pelo que estou lendo, parece que o Bruno Henrique do peixe vem. Possivelmente em uma troca com Sassá. Acho bom negócio. Estamos bem servidos na posição de centroavante. Contratando mais dois laterais e um bom jogar de meio campo estamos prontos para brigar ano que vem. Tem que segurar o Arrascaeta, só sai pela multa de 30 milhões de Euros.

  11. Hudson, Jonathan (lateral direito ex-cruzeiro), um reserva para Egígio e Everton Ribeiro seriam ótimas contratações.

    Acho que temos boas moedas de troca para eventuais bons negócios:

    Mike, Fred, Rafael Sobis, Ariel Cabral (SP queria no começo do ano), Mancuejo, Ezequiel, Rafael (Goleiro / SP precisando).

    Abraço a todos!!

  12. Um clube igual ao Cruzeiro não pode ter um jogador como o Ezequiel, tem que tentar negociar o Manoel ( acho bom jogador, mas salário alto pra reserva ), Hermes, Cabral, Sobis, Rafinha já está na hora de sair pela idade e Barcos, tem que contratar um lat. direito e esquerdo, um segundo volante, um armador centralizado, um meia pela direita, acho que não podemos confiar na titularidade do Léo, é fraco principalmente para libertadores.

    1. Calma filho,muita calma o Itair Machado já disse que vai buscar dois laterais mas antes de terminar a temporada nenhum time faz negociações para não atrapalhar né,sobre um meia centralizado não é só dizer que precisa contratar,primeiro tem que ouvir o treinador,depois tem que ter a grana e o Cruzeiro não tem e terceiro e o mais importante é onde encontrar esse jogador,no Brasil não tem.
      O Léo é o jogador mais regular do time do cruzeiro desde 2014,a quatro anos vem jogando muita bola,nunca vi tanto ódio de um jogador.
      Léo,Fábio e Henrique são perseguidos como se fossem monstros,bandidos,assassinos etc…

  13. David e Fred. Vão dá o q falar em 2019. Desejo muito isso e torço muito pelos dois. Detalhe, se DAvid deslanchar mesmo (Pelo talento que ele tem e na posição que joga) pode ter certeza: jogador de seleção

  14. O empresário ouvido na investigação declarou que entregou propina em caixas de sabão para o assessor de Zezé Perela. A notícia está publicada no G1. Como disse um torcedor em roda de conversa no Mineirão, “é melhor o Cruzeiro esfriar a relação com ele logo, antes que o clube entre na rota da Polícia Federal. seria o fim do clube”.

  15. Robson, entendi o que vc disse. O outro companheiro falou a mesma coisa aqui antes e desceram o pau nele. Vergonha de ler tanta asneira de torcedor fanático e cego neste blog, como de vez em quando tem. Todo mundo que ficou sabendo do plano de metas do Cruzeiro sabe que a Libertadores era a prioridade 1. Não deu. Por isso, entendo sua frustração e concordo. O que estamos vendo nessas últimas semanas é um time entregue. Joga rindo, fazendo graça, como se estivesse em uma pelada de churrasco. Também não estou gostando disso. Nem considero tanto o Mineiro porque cansei de ver torcedores aqui chamando de “rural” quando outros times levavam a taça. O Mineiro para mim não vale nada! Só como aquecimento. É preciso alguém vir aqui acordar a turma dessa sonolência toda, porque a época de comemoração já acabou. Fomos zoados abjetamente pela eliminação na Libertadores. Tivemos de ouvir gente dizer que a Copa do Brasil foi consolo. E ainda aguentar umas figuras que vêm aqui chamar de franga quem pensa diferente. É uma pena que o blog esteja se tornando um espaço ideológico de microcéfalos.

    1. Óbvio que vão descer o pau meu amigo. Só existem 3 campeonatos importantes em disputa. Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Um sendo o nacional por pontos corridos, outro sendo o nacional por mata mata e o último sendo o continental corrupto. Entre mais de 300 clubes disputando os 3 o Cruzeiro é o ÚNICO clube que conquistou um título grande, será o clube que faturou a MAIOR premiação de um campeonato sul-americano da história, então valorize essa conquista caso seja mesmo cruzeirense (coisa que é óbvio que não é).

      Se você espera que um time campeão jogue ligado no máximo em um campeonato onde não possui chances de título você não só desconhece o futebol mundial, mas também desconhece o significado das palavras motivação e propósito, que são conceitos muito importantes para a psique humana.

      Então meu companheiro, reflita um pouco antes de chamar alguém de microcéfalo, pois você não é intelectualmente superior só por acreditar nisso. Sugiro que reflita também sobre o significado da palavra ideologia, pois parece precisar.

  16. Puxa, acho que esse TIME ALTERNATIVO que jogou contra o Corinthians,bastante bom, e bem entrosado e com alguns reforços ainda vai nos dar muitas alegrias.
    Dois laterais, um quarto zagueiro e formaremos um ótimo segundo time: Rafael, ld, Cacá, Zag, le,
    Lucas Silva (que pena, talvez não fique), Lucas Romero, Bruno Silva, Mancuello, Fred e Deivid

  17. Vamos pensar um pouco:
    Todos os trabalhadores (Pedreiro, servente, engenheiro, medico, etc), quando são contratados nas empresas, sabem bem o salário que vão receber, a jornada de trabalho que vão trabalhar, os dias de folga, os direitos e os deveres. E ao que sabemos, tem direito a trinta dias de ferias anuais e um descanso semanal remunerado e trabalham rigorosamente a jornada de trabalho combinada.
    Os jogadores de futebol (também trabalhadores), quando são contratados sabem bem que treinarão durante a semana e jogarão ao menos umas duas vezes por semana e folgam quase sempre na segunda feira, e treinam em horários determinados. Até ai, tudo igual a nós meros mortais e trabalhadores. E os jogadores sabem bem quantas competições vão disputar e que os times jogam para ganhar. Então, se somos todos trabalhadores, quais os motivos para “poupar” jogadores nos jogos da temporada? Se eles recebem fartos salários, devem jogar todos os jogos (desde que reúnam condições físicas) e essa historia de poupa-los do trabalho é uma aberração. Vejam os times brasileiros: Cruzeiro: disputou simultaneamente o brasileiro, a libertadores e a copa do Brasil, privilegiando essa ultima), ganhando o título não em razão de poupar jogadores, mas por obra do acaso. No brasileiro (poupou jogadores) e é um fiasco e na libertadores também poupou jogadores e nada resolveu. O ano na libertadores e brasileiro foi perdido, quando poderiam ganhar. O Grêmio fez a mesma coisa e se deu mal em todas elas; o Palmeiras também, embora possa ganhar o brasileiro. Qual então a razão de poupar os jogadores? Resolve o que? Nada. Penso que deveríamos, nos torcedores, cobrar de nossos dirigentes e treinadores que utilizem os nossos melhores jogadores em todos os jogos de nosso time e em todos os campeonatos, evidentemente, se estiverem em boas condições). Chega de ver um Tiago Neves (poupado várias vezes) e nada jogar; Edilson, a mesma coisa e muitos, outros. Chega de Poupar.
    Vamos iniciar um movimento e mostrar a nós mesmos que os jogadores são trabalhadores como nós e devem trabalhar como nós. Não são deuses. Não são anjos. Não são demônios. São pessoas normais como nós somos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *