Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Curtinhas Celestes #21

PH comenta as decisões contra o Boca Juniors e contra o Corinthians. (Foto: Glaydston Rodrigues/EM/DA Press)

Elas estavam sumidas, mas elas não morreram. Sei que muitos estavam com saudades delas e até já me cobraram aqui no blog. Mas elas estão de volta. As nossas tradicionais Curtinhas Celestes ganham o espaço nesta tarde para falarmos um pouco sobre alguns temas importantes dessas semanas agitadas que o Cruzeirão cabuloso terá pela frente. Time grande é assim, meus amigos, sempre envolvido em grandes disputas. Vamos nessa.

Cruzeiro enfrentará um Boca Juniors baqueado no Mineirão

O Boca construiu uma excelente vantagem no jogo de ida da Copa Libertadores. O triunfo por 2×0 deixou os argentinos em uma situação bastante confortável para a volta, no Mineirão. No entanto, o time de Ábila vem baqueado. Na semana passada, eles perderam o superclássico contra o River em plana La Bombonera e ontem foram eliminados na Copa da Argentina pelo Gimnasia La Plata. Os maus resultados fizeram a diretoria se reunir após a eliminação e cogitou-se a demissão do técnico Guillermo Barros Schelotto. Não bastasse o mau momento do Boca, o atacante Benedetto deixou o gramado no jogo de ontem com suspeita de lesão e pode ser mais um desfalque para o duelo decisivo contra o Cruzeiro. Lembrando que eles já não terão Jara e Andrada e ainda esperam pela recuperação do centroavante Ábila.

Flamengo demite técnico Maurício Barbieri

Barbieri não resistiu à eliminação do Flamengo na Copa do Brasil. A diretoria anunciou Dorival Júnior como novo técnico. Ao todo, na série A do Campeonato Brasileiro 2018, já foram 22 trocas de treinador em 26 rodadas. É muita coisa. Além disso, os elencos milionários de Flamengo e Palmeiras não renderam o que se esperava deles. Agora, ninguém mais pode citar essas duas equipes como as que estão jogando melhor e vivos nas três competições que disputam. Esse argumento caiu por terra. Mano Menezes, que é o técnico mais longevo do Brasil entre os grandes clubes, está na final da Copa do Brasil pela segunda vez consecutiva e ainda vai buscar uma vaga na semifinal da Libertadores. E jogando por resultados, sem dar show e espetáculo, mas sendo cirúrgico dentro de campo. O Manobol vai tendo êxito outra vez, assim como teve em 2017, mesmo aos trancos e barrancos. E agora, José?

Por falar em elenco caro…

Os palmeirenses perderam a linha no Mineirão. Partiram para a briga. Triste foi ver dois ex-cruzeirenses agredindo nossos jogadores. Mayke, por mim, não pisa na Toca da Raposa nunca mais. Ele deu um tapa na cara do zagueiro Léo, que é um dos profissionais mais tranquilos e éticos do nosso elenco. Ninguém entendeu até agora a atitude do nosso ex-lateral. Ridículo. E o Diogo Barbosa, que é muita mídia e joga pra torcida, está vendo Egídio brilhar e ser candidato novamente ao posto de melhor lateral-esquerdo do país. Eles podem ter dinheiro e os mimos da imprensa do eixo, mas nós temos muito mais que isso. Como é bom ver o Fábio em altíssimo nível depois de 8 meses parado por causa daquela lesão. Dedé na Seleção Brasileira e jogando o fino da bola depois de quase ter encerrado a carreira, também por lesão. Lucas Silva orquestrando o meio outra vez. Egídio sendo melhor que o ex-lateral. Léo monstro na zaga também. Romero espetacular em qualquer posição. Raniel, Sassá… enfim… Ser Cruzeiro é BÃO demais!

Sorteio define segundo jogo da final na Arena Corinthians

Tem muita gente questionando o sorteio realizado ontem na CBF. A moça que ficou responsável por mexer as bolinhas fez aquilo numa má vontade danada. Tudo bem, mas não acredito que houve marmelada. Acho que pouco importa a questão do mando de campo agora que chegamos na final. O nosso time é cascudo e tem todas as condições de fazer uma boa vantagem no Mineirão e segurar o jogo lá em São Paulo. Eu confio no nosso time e no Mano Menezes. Eles já mostraram que merecem nosso voto de confiança. E é bom lembrar que teremos Arrascaeta e Fred para esses jogos. A final promete ser emocionante. E eu, particularmente, preferia pegar o Corinthians mesmo na final.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

38 comentários em “Curtinhas Celestes #21

  1. #cadeabase?

    Faltam de 3 a 7 jogos importantes para o Cruzeiro esse ano. Dois na Copa do Brasil e até 5 (dependendo dos mata-matas) na Libertadores.
    Motivo de sobra para colocar os jovens para jogar no Brasileirão (onde estamos em situação confortável) e conseguir um ponta, um camisa dez e um lateral direito para o ano que vem. Todos jovens. O time desse ano, que é bom tecnicamente, não aguenta mais de um jogo “pegado” por semana. Precisamos de sangue novo.

    Entraram belos vinte milhões essa semana, e se formos campeões entrarão mais vinte. Sapeca logo um bicho “daqueles” para os jogadores que o hexa virá. E com ele a Libertadores 2019, com mais cotas, etc. e tal. É um investimento com retorno garantido.

  2. PH, sei não…. Final no Itaquerão está me cheirando mal. Farão de tudo para nos derrubar! A solução é partir para cima no Mineirão e fazer um grande resultado. Um…, dois a zero será pouco. A pressão será enorme de todos os lados e não conheço nenhum árbitro que a suporte! Façamos a nossa parte aqui ( time e torcida) e lá que os deuses do futebol não nos abandonem, porque até a imprensa mineira preta e branco vai torcer contra. Saudações celestes……

      1. Convenhamos, pegar o Curintia é bem melhor que o Framengo. Ganhamos deles na final do ano passado e tbm os eliminamos da LA neste ano, isto sem falar de 2003 etc e etc. A pressão seria maior e cá prá nóis o Framengo tem mais time o que não significa nada né! Time por time, lógico, sou mais Cruzeiro. Agora é dentro de campo que isto tem que se concretizar.
        Acredito muito neste grupo, quer seja pela experiência, quanto pela forma de jogar. Quanto ao mando de campo a diferênça é que são 180 minutos e tanto aqui quanto lá jogaremos de igual para igual, ou seja, estamos aí e eles iram tremer. Salve*****

  3. Ia me esquecendo: na decisão do Brasileirão de 1998, o Cruzeiro ganhava do Corinthians por 2×0 no Mineirão e sofreu o empate no fim do jogo. Foi para São Paulo e no segundo jogo empatou novamente em 1×1. Depois não teve mais forças e cedeu às pressões, perdendo inapelavelmente por 2×0 no terceiro jogo também em São Paulo. E tínhamos um timaço….. Portanto, tiremos lição disto!

    1. Nosso time, Mad, em 1998 era muito bom. Mas o do Corinthians era melhor. Eles tinham Rincon, Vampeta, Edilson capetinha, Marcelinho carioca, Dinei, etc. Era melhor que o nosso time. Mas agora é diferente. O Cruzeiro é melhor.

    1. amigo Leonardo, tambem achei muito intencionada. Que tipo de sorteio foi aquele? Nao estou reclamando da finalissima ser no itaquerao, mas da moça que mal mexeu as bolinhas. PELO AMOR DE DEUS! façam o sorteio direito da proxima vez. Grande abraço

  4. Vi um comentário a respeito da base , e venho reforçar o coro . A base precisa ser mais utilizada nos jogos pelo brasileiro , precisamos oxigenar esse elenco para a próxima temporada urgentemente . Embora o nosso treinador não tenha esse perfil , será necessário , e torço para que ele o faça e se saia bem .

      1. Este PH é um brincalhão, este cacá , arthur, vitor e eudes, jogou onde???…. HA completou treino, tá bom; os dois jogadores que ele lançou são o piores,(PRA QUE DEPOIS JULGUEM O TREINADOR), o marcelo é um corredor em potencial, favor ir pro atletismo, o Ederson é mais gordo que eu, favor ir pro SUMO. simples assim, … e vem me dizer que o treinador dá chance pra base, TÁ DE BRINCADEIRA! Que dia ele deu chance para o vitinho??? que dia ele deu chance pro tony anderson??? SÓ ESSES DOIS TÁ BOM. um Abraço PH MM.

    1. Now it’s too late! A garotada só entrou na fogueira por falta de opção do….A diretoria precisa se impor e para o ano de 2019 adotar uma política de utilização da base, desde o rural e jogos da CB contra Muricís e Gabirobas. Só os oreias não “enxergam” o quão importante é o aproveitamento tanto para o amadurecimento, quanto para até o retorno financeiro para o clube. Uma coisa que me chateia é a desmotivação que rola na cabeça da meninada. Nunca apaguem os sonhos dos mais jóvens pois eles são nosso futuro. Salve*****

      1. No que escrevinhei em ingrêz me lembrei do caro colega de blog Edgar. K D ocê camarada? Tá com as barba de môi? Tá se guardando prá guando o carnaval chegar? Espero que volte com tudo e com sucesso em todas suas convicções. Tamo junto***** Saudações Celestes.

  5. Quarta feira quando acabou o jogo do CABULOSO eu estava num bar de um amigo e apostei com ele que a segunda partida da final da Copa do Brasil seria em São Paulo e não deu outra,vão de todas as maneiras tentar não deixar o cruzeiro ganhar.

    1. Nóis é nóis e já que o porco “magro” não conseguiu sujar a nossa água, espero que o gavião tenha se engasgado com o urubú. Contra tudo e contra todos!!! Salve*****

  6. Huuum…muito embora a partida decisiva seja na casa do adversário,a mim isso não define que seja uma vantagem substancial numa decisão em que haverá dois jogos.Caso o Cruzeiro consiga sobrepujá-lo aqui no Mineirão com boa margem de gols,ficaria bem difícil para o corínthians tirar a diferença.E outra,quem é pode afirmar que o Cruzeiro não pode vencê-los lá, mesmo que empate ou perca aqui?Quanto ao sorteio,eu não engoli o modo como a donzela mexeu as bolinhas.Para que não suscitasse nenhuma dúvida,ela ou qualquer outra pessoa que fosse proceder ao sorteio,deveria manusear as bolinhas com vigor,mexendo-as todas de maneira uniforme.Sabe-se lá se não foi uma manobra articulada do clube paulista,que têm à frente o tal do Andrés Sanches,com uma eventual anuência da cbf…eu não duvidaria nem um minuto!

  7. É PH, nesse sorteio teve truta, espero que não influencie no resultado final, mas que teve truta, acredito que sim. É caso para a P.F. apurar. É sempre assim, quando o Curinthia tá na final, tudo conspira a favor dos manos. O MM tem que treinar esse time muito bem, porque esse ano de três embates, não ganhamos nenhuma e perdemos duas. Os caras estão tranquilos aqui em Sampa, vamos tomar cuidado. Queremos esse título. Abraços.

  8. Caro Pedro Henrique;

    Me permita discordar fraternalmente de você.
    Murilo já provou seu valor mas não se encontra em boa fase, além do que Dedé voltou com tudo.
    Quanto à Marcelo e Ederson, não teriam sido eles lançados na fogueira ? Jogo no Mineirão, com a torcida exigindo resultados…sei não. Mesmo assim, tiveram uma chance, não deu certo e pronto acabou ?
    Cacá, Arthur, Vitor Eudes – já ouvi esses nomes. Mas jogam de que mesmo ? Tiveram uma mísera oportunidade ?
    Esses atletas precisam ter sequência, preferencialmente fora de casa em um primeiro momento. Senão jamais se firmarão. Esse jogo contra o Palmeiras em São Paulo é uma ótima oportunidade.

  9. PH…Vi entrevistas do MM e percebi muita tranquilidade em relação ao grupo e aos jogos contra o Boca e contra a imprensa ou seja( Corinthians)! E nesta entrevista vi união e que na mente do nosso grupo está o que realmente eles querem e o que fazer! Torcer para um time igual o nosso cruzeiro com peso e tradição e vendo este foco nos jogos é muito importante e pressão do Boca e da imprensa não serão suficientes para tirar isto de nós a Classificação ! Um grupo com este foco faz toda diferença nesta reta rumo ao título !

  10. Comemorem “crise” no Boca da mesma forma que comemoraram a vitória sobre as frangas na final da Copa do Brasil de 2014. Continuem assim e amargaremos mais uma derrota. Notícia importante que está correndo nos bastidores de uma certa rádio de bh. Mano deixará o Cruzeiro em 2019. Agora é tudo ou nada. Não sabemos se teremos ele. Só nos interessa a vitória l

  11. Raul Pereira, eu também penso assim, acho que temos jogadores até habilidosos e inteligentes, mas com a idade avançadas e que este tipo de esquema de jogo implantado pelo Mano os prejudica, veja o caso do Robinho na quarta feira o Sassá criou o contra-ataque mas tocou para o Robinho que ao driblar o zagueiro perdeu o pique e optou pelo passe e estragou a jogada que poderia ter matado o jogo, mas sempre digo que o time não rende o que deveria render por causa do esquema de jogo do Mano e a idade “conta muito sim”, muitos vão contra achando que sou contra o Cruzeiro blá blá blá… ” se eu fosse contar o que já vivi e me deliciei com o Cruzeiro nestes poucos 70 anos e vejo alguns aqui se achando só porque são sócios e porque vão ao estádio, fico é rindo, não me importo de ser corneteiro e vou ficar feliz e comemorar mais um título na CB e quem sabe o da LA e ninguém conseguirá me tirar essa alegria, vou criticar e vou aplaudir sempre que “eu” achar necessário e isso não muda o meu modo de pensar e que não gosto deste modo do time jogar, conforme o Blog anterior sobre o SURTA OU ATURA, vou ter que “aturar” porque o Cruzeiro é muito maior do que todos os nossos pensamentos, opiniões e críticas, nós temos jogadores que poderiam ser melhor explorado e ter seu rendimento em um nível muito melhor, vamos ter um teste importantíssimo na quinta feira onde o time tem que ser intensivo desde o começo e tentar começar fazer o resultado já no primeiro tempo ( isso não quer dizer que o resultado pode acontecer até nos acréscimos ) para o ano que vem já falam novamente no Pedro Rocha, mas penso que devemos dispensar alguns como: Ezequiel, Mancuello, Cabral e acho que até o Manoel, acho que teremos jogos no brasileiro que deviam colocar até o Artur, Kaká para pegar experiência em jogos mais duros como o brasileiro, mas a diretoria tem que ter melhores escolhas nas contratações para o próximo ano.

  12. O Mano falou,que houve lisura.Claro,que ele diria isso.Inteligente.
    Não vai contra o Sistema.Seria derrotado nos argumentos,criticado,ridicularizado.
    E tumultuaria o ambiente criando outro clima de animosidade envolvendo o Cruzeiro.
    Basta assistir em Slow Motion.
    O apresentador ainda a alertou e incentivou a mexer as bolas do sorteio.
    O Cruzeiro foi sorteado nas outras vezes.Basta comparar.
    Uma decisão de Copa do Brasil envolvendo cifras milionárias,no local onde se concentram as sedes da “mídia brasileira”.Além disso,o Corinthians garantido na próxima Libertadores.
    Os “patrocinadores” vão adorar…
    A “teoria da conspiração” é resultado do “aparelhamento quadrilheiro” de todo o Sistema e Instituições,que todos sabem existir na CBF e parceiros.
    Um sorteio envolvendo fortunas,história do futebol e tudo relacionado,não ter um aparelho ou método adequado?Tantas pessoas ganhando muito bem para pensar e fazer,mas não tomaram providências?
    Confesso,nunca vi um sorteio tão suspeito.

  13. Como a Raposa astuta eliminou dois paulistas na sequência : Santos e palmeiras. Os paulistas com a anuência da cbf vão fazer de tudo para dar esse título pro curinthia. Alerta ligado pessoal. Abraços.

  14. Quem diria, a Confederação Brasileira das Falcatruas é tão pobre que precisa usar uma poncheira para efetuar o sorteio de suas competições. Que fossem pelo menos coerentes e dessem uma concha para a moça misturar e retirar as bolinhas. É muito feio e falta de asseio meter a mãozona no ponche.

    Fiquemos, porém, tranquilos. Para quem não viu, o Mano já deu entrevista e disse que, presenciando todo o processo, não há motivo para se preocupar. A moça, antes, fechou e misturou muito bem as bolinhas. Não tinha como ela saber a quem pertencia aquela bola do meio. Para que isso não seja assim precisaríamos mesmo de uma teoria da conspiração, coisas loucas como magnetismo, diferença de peso e por aí vai. É lógico que o modo como ela misturou da razão a todo esse falatório. Foi ridículo. A poncheira é mais funda no centro e a bola que nele é colocada fica sob a condição de eixo, não muda de lugar. Poderia haver mais lisura. O peso das bolas, a exemplo do que se exige que seja feito nos sorteios da loteria da Caixa, deveria ser medido por um funcionário do Inmetro na presença dos representantes dos clubes.

    E quanto ao mimimi de favorecimento da CBF a esse ou aquele clube, vocês sabiam? A eleição do atual presidente da entidade, Rogério Caboclo, candidato único e indicado pelo afastado por corrupção Marco Polo Del Nero, se deu com o apoio de 17 dos 20 clubes da Série A. Os três únicos que não o referendaram foram Corinthians, Flamengo e Atlético-PR.

    Que a composição de arbitragem para os jogos finais seja a melhor possível. E assim sendo, fiquemos tranquilos e nos concentremos naquilo que é preciso. Jogar bola.

  15. PARECE QUE O JOVEM ZAGUEIRO CACÁ VAI ENTRAR JOGANDO HOJE CONTRA O PALMEIRAS. ACOMPANHO ESSE JOGADOR DESDE SEU INÍCIO NA BASE E AFIRMO, SEM FAVOR ALGUM, QUE TRATA-SE DE UM ZAGUEIRO INCRIVELMENTE TÉCNICO, RAÇUDO E INTELIGENTE. SE FOR BEM ORIENTADO E TRABALHADO NO PROFISSIONAL, TEREMOS, EM BREVE, MAIS UM CRACAÇO EM NOSSA ZAGA.

  16. Minha gente, vamos deixar de lado: “as estranhezas” do futebol, pois ficar só preocupado com “o poder do eixo” é coisa pra time pequeno! É aqui em Minas, quem fica chorando que não tem títulos porque sempre foi roubado é o time revelado pelo Ronaldinho! Nossa camisa pesa e muito! Então vamos mais uma vez passar por cima mostrando a nossa força e a nossa superioridade inquestionáveis (mas que nesse esporte não são certeza de vitória). E sejamos justos, se em 2010 fomos prejudicados contra eles, em 1998, na única vez que houve decisão direta, fomos beneficiados com gol irregular no segundo jogo.
    Enfim, como comentei no post pós jogo, jogar bem como nos últimos três mata matas no Mineirão, porém entrando com sede pra fazer os gols nas chances criadas.

  17. Meu caro PH, já alguns dias não recebo em meu email seu blog, tenho que buscar nas páginas do jornal. Gostaria muito de continuar recebendo seus comentários. Obrigado.

  18. Resultado NORMAL nests manha de Domingo SP…..
    Titular do PORCO , contra
    nossos RESERVAS
    …agora , duas coisas
    1- Como o Cruzeiro ACEITA esse Juiz Dewson ????!!???
    Ruim , caseiro , e Anti cruzeiro
    2- Ezequiel NAO existe… melhor Jogar com Dez
    Ariel nao me agrada….
    Raniel tem de ir no Psocologo

  19. Cruzeiro não pode levar gols em falhas tão bisonhas como as de Manoel e Ezequiel.
    Difícil não tomarmos gols quando um deles ou ambos estão em campo; fraquíssimos.
    Todo jogo temos que aceitar uma desculpa há tempos: “fora de ritmo”; “quando perde não é bom individualizar”… É ruindade e pronto. É gente assim que põe tudo a perder; não dá para contar com eles. Fim de papo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *