Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

A hora de Raniel

Chegou o momento de Raniel assumir a titularidade no Cruzeiro.

Se tem uma coisa que a diretoria anterior acertou foi a contratação do garoto Raniel. E tinha tudo para dar errado. Vindo do Santa Cruz, após ter enfrentado problemas com doping, devido ao uso de drogas ilícitas, o atual camisa 17 do Cruzeiro tinha um histórico de vida muito triste. Órfão de pai aos 6 anos, o menino foi abandonado pela mãe, que o colocou numa caixa de sapato em frente à porta de uma vizinha. É o que conta o primeiro treinador de Raniel, o gaúcho Barão Xavier. Mesmo com três filhos, Dione (a vizinha) decidiu adotá-lo, mas ela veio a falecer dois anos depois.

No futebol, Raniel encontrou abrigo e pessoas que o ajudaram. Destaque no futebol de salão, ele passou a jogar no campo já aos 15 anos, quando passou a integrar as categorias de base do Santa Cruz. Como meia-atacante do clube pernambucano, chamou a atenção, brilhou e passou a ser tratado como uma promessa. Aos 17 anos, disputou sua primeira Copa São Paulo. Continuou deslanchando até chegar ao time profissional. Isso em 2014.

A vida do jovem Raniel parecia estar se ajeitando após uma infância dura e sofrida. Mas em 2015 ele foi pego no antidoping, por uso de substância ilícita (cocaína) com a qual ele teve contato em uma festa com amigos. Suspenso dos gramados por um ano, ele conseguiu jogar por algum tempo sob efeito suspensivo. No Arruda, conquistou dois campeonatos pernambucanos (2015 e 2016) e uma Copa do Nordeste (2016), além de ter ajudado seu time a retornar à elite do Brasileirão em 2015.

Sensação do Santa Cruz, Raniel acertou sua transferência para o Cruzeiro em maio de 2016. O acordo foi um empréstimo para o sub-20 da Raposa. Levando em conta que ele estava no profissional e voltaria a jogar na base, a ida para Minas Gerais significaria um retrocesso na carreira? Que nada. Raniel tornou-se um dos grandes nomes do sub-20 celeste. Foram 8 gols marcados em 16 jogos, sendo que cinco deles foram em cobranças de falta. O sucesso do jogador na Toquinha chamou a atenção do técnico Mano Menezes, que o promoveu ao elenco profissional no ano passado.

Em 2017, Raniel ajudou o Cruzeiro em momentos importantes. Ele marcou o gol da vitória celeste no jogo de ida contra a Chapecoense, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Nas cobranças de pênaltis que deram o título à Raposa na CB do ano passado, ele cobrou com muita personalidade e ajudou o time azul. No Campeonato Mineiro deste ano, foi dele o gol da vitória no clássico contra o Atlético-MG, no Independência, na primeira fase do estadual. Novamente nas oitavas de final da CB, Raniel deu a vitória ao Cruzeiro contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, neste ano. Nas quartas, ele fez o gol da vitória contra o Santos, na Vila Belmiro.

Talismã do Cruzeiro, Raniel já provou que tem personalidade e poder de decisão. Com apenas 22 anos, o atacante cruzeirense vem pedindo espaço há muito tempo. E, se olharmos as opções que o clube cinco estrelas possui, veremos jogadores como Fred, Sassá, Rafael Sobis e Hernán Barcos. Mesmo assim, Raniel aparece como favorito para assumir a posição neste momento. Pelo seu trabalho, pela sua humildade, pela sua eficiência. Chegou a hora dele. Essa camisa azul que já criou fenômeno, talento, príncipe e outras genialidades tem agora a missão de projetar para o mundo mais um craque. Aproveite mais essa oportunidade de vencer que a vida está te dando, garoto. Com as cinco estrelas no peito e com a perseverança de um batalhador, é muito difícil que o destino não te premie com o sucesso.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

27 comentários em “A hora de Raniel

  1. Além da linda história de vida, Raniel mostra um belo futebol e a seu favor números muito favoráveis.

    Defendo a algum tempo que o futebol é um esporte e como tal deve ser exercido por atletas. Salvo, pouquíssimas exceções (Ronaldo fenômeno em seu final de carreira, já gordinho no Corinthians) a titularidade de um time de futebol deve ser dada a ATLETAS e não a EX-JOGADORES EM ATIVIDADES.

    Nesse viés de raciocínio, a titularidade dada ao Pirata não se justifica (apenas 1 gol e ZERO assistências, salvo engano em 10 jogos). Basta fazermos um exercício mental e pensarmos, p. ex., no gol perdido contra o FLA, de baixo das traves, sem goleiro, no início do jogo poderia ter causado nossa desclassificação.

    Os minutos não jogados por Raniel e perdidos com Barcos pode acabar gerando uma sequela, isto pq o primeiro, efetivamente, faz gols, tabelas e incomoda a defesa adversária, enquanto o segundo joga apenas com seu currículo (até agora tbem não justificou sua vinda, e no meu ver mais um erro de contratação da atual diretoria).

    Poderiam me perguntar então: ahh mas ele faz o pivô! Eu responderia, se faz, faz muito mal pois o pivô (basta lembrarmos do pivô do futebol de salão) é aquele que segura a bola, prende a defesa, faz tabela, gira sobre seu adversário e faz o gol. Qual dessas ações Barcos fez até agora? Eu, pelo menos, não vi nenhuma. Nem uma tabelazinha como a que ocorreu entre Robinho e TN30 no gol que ele perdeu contra os rubro-negros.

    O futebol tal qual outro esporte deve privilegiar os atletas e não ex-jogadores em atividade que já por sua idade avançada não possuem velocidade, arrancada, reflexo e força que, em determinado momento (como foi contra o Urubu), acabam e acabarão prejudicando o time.

    Afora isso, a insistência com o Pirata é um ato não inteligente pois, como já dito, além de deixar fora de campo o centroavante mais perigoso (os números mostram isso), poder faltar com isso um gol decisivo da classificação ou da conquista do título. Essa decisão joga contra o patrimônio do Clube, pois deixar no banco um jovem centroavante emergente (posição mais valorizada do futebol) é no final das contas desvalorizar um diamante a ser explorado.

    1. Pois é, talvez essa insistência com o Barcos, que não mostrou nada até agora, tenha nos tirados uma classificação lá na frente, vários pontos acima! Só o Mano Menezes mesmo, com essa teimosia de já não ter colocado o Raniel desde muito mais tempo como titular absoluto! Aí eu fico pensando: quem foi o olheiro que viu o Barcos jogando ultimamente para ter contratado ele? Ninguém desaprende a jogar assim do nada, e aí me vem a diretoria e contrata essa bomba! Tomara que melhor, mas nesses 10-11 jogos, não mostrou nada ainda! Foi insistência insana do Mano com ele pois não rendeu nada! Segundo jogo, não rendeu nada, próximo já era para ter sido reserva! E alguns falam, ah mas ele faz o pivô! Que pivô que ele faz que nem consegue dominar a bola? Que pivô que ele faz que parece que são raríssimos os passes certos dele! Outros comentaram que ele segura zagueiros lá atrás! Ora, é muita insanidade manter um camarada porque segura zagueiros! For para isso pega um do futebol júnior e põe paradão lá que ele vai segurar dois zagueiros e vai fazer melhor, vai correr, vai dominar bola, vai tocar e tal! Já passou da hora do Raniel ser titular! Aliás, analisando friamente, injustificável é a contratação do Barcos! Ninguém joga apenas por nome! Nada contra ele mas não tem demonstrado nada dentro de campo! Tem que render alguma coisa para pensar ser titular do nosso ataque! Espero que o Mano atenda à lógica, à torcida e até mesmo à mídia esportiva que cobra, e já entre com o Raniel!

  2. Acho um excelente jogador e de chutes certeiros e fortes. Só penso que aquela “dancinha” pra comemorar os gols que faz, muito provocativas e de trejeitos pouco amigáveis.

  3. Parabéns para o Raniel, conseguiu superar isso tudo que passou na sua vida, o garoto tem muito futuro pela frente. Queria muito que desse mais chances aos garotos e que a torcida tenha mais paciência com eles, exemplo é o Marcelo que foi vaiado, acho que também um bom jogador, é rápido e abilidoso, não podemos queima-los, os clubes estão aproveitando muito os garotos da base, enquanto aqui nada.

  4. Como de costume, mais uma belo e oportuno Post. Por ele, você revela o Raniel que não vemos em campo, ou seja, o Raniel ser humano, o homem de fé, que acredita em Deus e e quer ter a intimidade com Ele. Dai sua força, sua superação, sua em participação em jogos importantes e decisivos!

    Para ser bom atleta, bom jogador, urge ser também bom ser humano e isto a vida do Raniel aqui demonstrada por vc com rara felicidade, demonstra ser ele um grande vencedor. E isto é sinal de que será um jogador vitorioso, diferenciado pq aprendeu a valorizar a vida e as oportunidades que esta nos dá a todo instante.

    Ele já merece a titularidade? Para mim sim. Acontece que nestes mata-a-mata em que estamos, precisamos ainda de um jogador de renome para impor respeito, de grife, etiqueta, atributos que somente ao final desta temporada virá agalardoar o Raniel. Dessarte, o Mano está certo, pq sabedor do imenso potencial do Raniel, sabe também que a mídia e a torcida podem atrapalhar a consolidação de sua carreira, pelo seu precoce engrandecimento. Dai o cuidado que ele está tendo com o Raniel, sempre colocando-o nos finas das partidas, com dois propósitos muito corretos: a) com o jogo já encaminhado, sua responsabilidade fica menor e b) como entra inteiro fisicamente, torna-se mais efetivo em todos os lances com os adversários, além conter o impeto deles na retaguarda, para não se lançar todo a frente contra nós.

    No mais de pleno acordo com você e outros companheiros, porque Raniel é mesmo uma das gratas revelações destes últimos tempos em nosso Clube.

    1. Comentário lúcido, vale lembrar também que um dos motivos de Raniel não ter iniciado contra o flamengo, pode ter sido o fator físico, uma vez que no jogo contra o fluminense ele não conseguiu atuar o jogo todo, pois vinha de recuperação.
      Outro ponto que se deve destacar, é o profissionalismo de Mano Menezes, pois está corretíssimo no modo como vai lançando o jogador, aos poucos, evitando cobranças exageradas de imprensa e torcida, está certíssimo.

  5. Concordo, as melhores exibições do Raniel foram quando ele entrou no segundo tempo, ainda está se firmando no time, não tem porq ter presa com o garoto; tenho total confiança no pirata, a bola pode não estar entrando, mas empenho e dedicação não faltam, não é momento de ficar pegando no pé de jogador, devemos apoiar todos que que entrarem em campo, quero ver o mineirão pulsando nos jogos das copas.
    Saudações Celestes

  6. PH bela homenagem ao nosso Raniel, já é realidade. Amanhã contra o Inter vai ser sua vez. Quero ver mais um gol do Raniel. Estou torcendo muito pro Raniel. O cara vai ser craque. Sendo bem lapidado pelo Mano e por nós torcedores o Raniel poderá ser um novo fenômeno. Abraços.

  7. A diferença do Raniel para os demais centroavantes foi citada por você. Ele é, de origem, um meia atacante. Ou seja, tem qualidade pra jogar fora da área, velocidade e garra pra recompor e ajudar a defesa. Até porque, no esquema do Mano, o centroavante de fato do Cruzeiro é o TN. Basta observar os jogos pra ver que ele é em 90% do tempo o homem mais adiantado. Fora o fato de que é o artilheiro no ano, fazendo a maioria dos gols na posição de centroavante. Só que pra Fred, Sassá e Barcos essa forma de jogar é sacrificante, pois os tira da área. Haja visto que, em contrapartida aos números de TN, todos os três fizeram pouquíssimos gols esse ano. Claro que isso não isenta o Barcos pelos gols perdidos, mas também deve ser levado em consideração, ao se criticar um jogador que tem se sacrificado pela opção tática da equipe. Há também a má vontade, pois TN também perdeu um gol claro, que se não era tão fácil quanto o do Barcos pela dificuldade, era por ser a segunda chance claríssima de gol, onde a displicência não podia recorrer! E detalhe, em um passe do Barcos…
    P.S. alguém citou acima que no gol perdido por Brcos a tabela foi entre Robinho e Thiago Neves. Na verdade foi entre Robinho e Arrascaeta!

  8. Um belo retrato do garoto Raniel, sem duvida. Vida dificil, passagem por momentos dramaticos,mas ele superou tudo e hoje se destaca no Cruzeiro. Quase todos os jogadores de futebol que se profussioalizaram e hoje teem seu nome incluido no time dos bons, teve uma infancia dificil e eh de origem modesta, pra nao dizer pobre ou sofrida. Bela materia, amigo blogueiro. Erardo Lazaro, jornalisra e radialista aposentado. Belo Horizonte

  9. Muito bacana o texto mas a realidade é que o Raniel SÓ NÃO É TITULAR POR CAUSA DAS SEGUIDAS LESÕES.
    Falem o que quiser do Mano Menezes…mas no caso Raniel ele(Mano) não tem culpa alguma…
    Alias, o Barcos só foi cantratado porque o Raniel não tem condições de jogar jogos em sequencia…
    Todo mundo que conhece um pouco de futebol sabe do potencial do Raniel…
    Mas exigir a titularidade dele é demonstrar falta de conhecimento do que acontece com esse jogador…
    Um trabalho especifico no Raniel deve ser feito…o cara só tem 22 anos mas os problemas fisicos não deixam a carreira dele deslanchar…
    Por isso o Barcos, mesmo perdendo gols incriveis, deve ser prestigiado pela torcida…é o que nós temos no momento.

  10. Qualquer jogo com o Inter é jogo importante e emocionante,claro que não se compara com uma decisão igual a da quarta-feira.Mas com ou sem um pouquinho de ressaca,lá vamos nós de novo apreciar mais uma exibição do Gigante das Américas,nosso wiz kid Raniel, jogando o jogo inteiro ou parte vai deixar sua assinatura pra melhorar nossa posição no BR.E é muito bom ver nossos reservas em campo,todos eles tem seu valor também.Pelo que entendi um bom número de titulares vai estar presente,mas fico totalmente satisfeito com quem nosso magnífico técnico escalar.Muito bom ler aqui no blog os companheiros exaltando a boa contribuição do Barcos nos jogos,realmente ele está jogando bem e os gols é só uma questão de tempo.

  11. PH,
    vc pagou com juros e correção monetária o atraso da resenha pós jogo da Libertadores!😁😁😁😁

    Excelente crônica sobre o Raniel. Não sabia de detalhes da sua história de vida e espero que ele tenha muito sucesso na sua carreira e que tenha vida em abundância.

    Rezo a Deus para que não tenha recaídas e nem se abata nos momentos difíceis que surgirem. Quem passou por atribulações tão novo deve buscar forças para superar qualquer adversidade!

    Raniel nos dará muitas alegrias.

    Saudações Celestes!

  12. Perseverança é tudo que um jovem necessita para alcançar seus objetivos. Concentração, trabalho e metas para serem cumpridas. Todos precisam de oportunidades, estrutura e apoio mas primeiro tem que fazerem a sua parte. Raniel vem cumprindo bem suas etapas, já é da confiança do grupo e tem tudo para crescer cada vez mais. Tamo junto*****

  13. E os outros jogadores saídos da base ? Quando terão oportunidade ? Já que estamos em uma situação confortável no Brasileirão e economizando o time para a Copa do Brasil e Libertadores, porquê não experimentá-los, dar a eles “rodagem”, “minutagem”, seja lá o que for ?

    Até quando o Cruzeiro vai gastar milhões formando jogadores durante 5, 6, 8 anos e depois entregando-os de graça ? E pior, às vezes pagando para trazer de volta, como aconteceu recentemente – não me lembro qual jogador exatamente.

    O momento é perfeito. Põe os meninos e deixe-os jogar. Time misto não vai chegar a lugar nenhum; não se aproveita nada disso. Já sabemos que Ezequiel, Marcelo Hermes, Bruno Silva e outros não servem para permanecer no elenco no ano que vem.
    Já sabemos que Thiago Neves, Rafinha, Fred, Robinho, Henrique e Edílson não aguentam mais o tranco de 70 partidas por ano.

    Tá na hora de mostrar os “garotos”. Certamente um ou mais deles vão surpreender e ganhar a posição. Basta querer; o risco de rebaixamento é muito pequeno.

      1. NOSSA TORCIDA PRECISA ENTENDER QUE A BASE NÃO PRODUZ GÊNIOS TODOS OS DIAS, DAQUELES QUE ARREBENTAM NO PRIMEIRO JOGO ENTRE OS PROFISSIONAIS. VAIAR UM GAROTO DA BASE, COMO VAIARAM O MARCELO, É DE UMA BABAQUICE SEM PAR. NÃO CUSTA LEMBRA QUE NOSSO GRANDE CRAQUE ZÉ CARLOS DOS ANOS 60 E 70 E RIVELINO NÃO CONSEGUIRAM SUBIR PARA O PROFISSIONAL NO VASCO E PALMEIRAS RESPECTIVAMENTE.

  14. Pedro Henrique!
    Vc que vive mais a vida clube, me responda uma coisa por favor! Na base, até no sub15 não tem um lateral esquerdo ! Esse Marcelo Vermes é muito ruim de bola, muito fraco, já que é reserva, sob um da base.

    1. Eu, sinceramente, gostaria de ver o Hermes com sequência de jogo. Isso vai ser difícil nesta temporada, já que o Egídio tem muita saúde (graças a Deus) e é o titular absoluto. Acho que fica difícil analisar jogador que não tem sequência e que entra na maioria das vezes em time reserva/alternativo. Porém, isso não o deixa imune às críticas.

  15. O DIA EM QUE MANO DER UMA SEQUÊNCIA A RANIEL E A TORCIDA E A IMPRENSA TIVEREM A PACIÊNCIA COM O GAROTO QUE ESTÃO TENDO COM BARCOS ELE VAI ARREBENTAR, POIS O GAROTO É UM ATACANTE MUITO BOM EM TODOS OS FUNDAMENTOS: CHUTA COM O 2 PÉS, EXCELENTE COBRADOR DE FALTAS, CABECEIA BEM, ÓTIMO TEMPO DE BOLA E SENSO DE COLOCAÇÃO NA ÁREA, VELOCIDADE E AGILIDADE DE RACIOCÍNIO. SÓ FALTA A SEQUÊNCIA DE JOGOS.

  16. Esses dissabores do Raniel devem ganhar visibilidade, com a sua anuência, para que inspire outros jovens, pois vários estão sendo arregimentados pela criminalidade. Quanto ao profissional, o jogador parece ter problemas físicos, espero que tenho o mesmo sucesso que teve em sua mobilidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *