Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Não brinquem com nossos sonhos!

A Libertadores é nosso sonho, nosso desejo mais profundo, nossa obsessão. Por isso, não brinquem com nossos sonhos. (Foto: Getty Images)

Copeiro por natureza, o Cruzeiro segue vivo nas duas competições de mata-mata mais importantes para os clubes brasileiros: a Copa do Brasil e a Taça Libertadores. O cruzeirense não teme a ninguém e isso até o Mano Menezes sabe. Não foi ele quem inventou essa frase. A história do time cinco estrelas comprova isso. Por essas e outras, os estrelados querem as duas Copas. E nós sabemos que é possível, simplesmente pelo fato de sermos Cruzeiro.

Mas se eu tivesse que escolher entre a Copa do Brasil e a Libertadores, eu ficaria com a última. Somos o maior campeão da CB, ao lado do Grêmio, que já foi eliminado neste ano. E a Libertadores é um torneio muito especial para nós. Ficamos bem próximos de conquistar o tri em 2009, mas não tivemos maldade suficiente naqueles dois jogos da final contra o Estudiantes. Faz parte. Mas agora não. Temos um time experiente, cascudo, com jogadores rodados e que sabem o que fazer com a bola. De fora das quatro linhas, um estrategista e especialista em mata-mata: Mano Menezes.

Entraremos em campo amanhã com uma excelente vantagem que foi construída a duras penas no Maracanã. São dois invejáveis gols de diferença. Vencer o Flamengo lá, por 2×0, diante de milhares de flamenguistas nas arquibancadas não é para qualquer um. O Cruzeiro é exceção. Sempre foi. Ora, somos o time que desbancou o Santos de Pelé. E é por isso que sempre que o adversário olha para o uniforme azul e branco e para as cinco estrelas cravadas no peito de nossos atletas e torcedores, eles temem. Temem por respeito, por reconhecimento.

Por mais que alguns tentem desmerecer a vitória gigante que construímos no Rio de Janeiro, dizendo que o Flamengo é que jogou mal, retirando, assim, todo o mérito do Cruzeiro, todos os torcedores e comentaristas sensatos viram que nós jogamos muito futebol no Maracanã. Fomos frios, calculistas e certeiros. Não seria exagero nenhum pensar que a Raposa poderia ter saído de lá com três ou quatro gols de vantagem.

A Libertadores é nosso sonho, nosso desejo mais profundo, nossa obsessão. Por isso, não brinquem com nossos sonhos. Não podemos novamente deixar que o adversário tenha a possibilidade de reverter nossa vantagem e tirar nossa classificação como o Santos quase fez dentro do Mineirão. Ali uma lição foi deixada e esperamos que ela tenha sido aprendida. Quando vocês entrarem em campo amanhã, não serão apenas 50 mil corações pulsando pela vitória. Serão mais de oito milhões. Oito milhões de hemácias geneticamente coloridas de azul e branco correndo pelas veias dos cruzeirenses apaixonados e que sonham com o tri.

Confiamos em vocês, guerreiros!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

51 thoughts to “Não brinquem com nossos sonhos!”

  1. Nossa vantagem para este jogo é de fato invejável. Mas os jogadores já devem saber que esta vantagem vale mais pra Torcida. Porque pra eles mesmos, o negócio tem que ser sangue nos olhos, como se não existisse vantagem nenhuma. O Cruzeiro não estará enfrentando só o Flamengo, mas sim outro caminhão de “Torcedores” que assim como muitos cronistas esportivos, viram na vitória do Cruzeiro no Maracanã, muito mais falhas do Flamengo do que os méritos do Cruzeiro, numa partida impecável. Que são os mesmos que ao longo dos últimos dias, vêm debatendo muito mais sobre o Flamengo e suas possibilidades de alcançar o resultado que lhe interessa.
    Mas que seja assim. Time que quer ser Campeão não se pode abater por essas coisas.
    A caminhada é árdua. Mas com atenção, comprometimento e entrega total, o Cruzeiro tem condições de continuar nos alimentando o sonho do Tri da Libertadores.
    O que não pode existir em hipótese alguma é ôba-ôba e nem clima de “já ganhou”. Vamos continuar torcendo e apoiando ao máximo, mas deixar para extravasar mesmo na hora certa, se assim Deus nos permitir !!

  2. É isso mesmo PH. Espero que nossos atletas entrem em campo totalmente pilhados, respeitando o time adversário, mas se impondo dentro do nosso reduto. Enquanto isso, aquele pessoal, os simpatizantes daquela vaca que subiu na árvore e caiu rapidamente, já estão com os secadores apostos. Coitados!…

  3. Bom dia.

    Espero que o nosso time não sente na vantagem, que o treinador não seja covarde e coloque o time todo só para defender, que fique o exemplo do confronto com o Santos. Temos que jogar com inteligência, deixando o Flamengo desesperado, vamos jogar, não podemos deixar que eles gostem do jogo igual o São Paulo ano passado.

    Corneta na escalação – Romero tem que ser titular no lugar de Henrique, tem mais pegada, é mais rápido, com ele podemos liberar os laterais sem medo da cobertura.

    1. SG,

      Eu iria mais longe um pouco, além de tirar o henrique do time (tarefa impossível dado o nosso treineiro ser um fan incondicional, protetor e tá na panelinha) desse não-jogador, eu não escalaria o TN30 e o Robinho juntos.
      Nenhum dos dois é forte no combate, que nós vamos precisar e muito, O Rafinha é o ideal pra ser o
      secretário do Edilson, isso, se ele não escalar o Romero na lateral !!!!

  4. Pra amanhã o Cruzeiro vai precisar de catimba, isso mesmo catimba!
    Saber ganhar aquele tempinho no lateral
    Saber ganhar aquele tempão no tiro de meta Sr Fábio
    Saber ganhar aquele tempo na falta sofrida
    Matar a jogada do adversário ainda ano campo e ataque pra dar tempo do time recompor
    E sobretudo saber aproveitar os contra-ataques e matar o jogo e saber que mesmo fazendo 1×0 não tá nada decidido, afinal 3×1 dá eles, e no futebol nos ultimos anos vimos viradas incríveis, inclusive da Roma contra o poderoso Barcelona!
    1×0 pra nós só da pra comemorar depois dos 40 do 2º tempo!
    Que o confronto contra o Santos sirva de lição!!!

    1. Bom dia, Gabriel. Fiz um post motivacional para a decisão de amanhã e você só consegue pensar em criticar o Henrique, que nem é tema do post. Então está explicado o porquê de eu não ter publicado seu comentário. Se você quiser fazer uma pré análise do jogo de amanhã e criticar algum jogador, como fez o companheiro SG, aí publicarei. Agora, crítica gratuita em um post que não tem nada a ver eu tô recusando mesmo. Um abraço.

  5. Esse time está muito ciente do que fazer para não deixar essa chance de ouro escapar entre os dedos,assim acredito e ponho os nossos sonhos nas mãos dos nossos admiráveis atletas e comissão técnica.Não é tarefa fácil, mesmo com a gigantesca vantagem do nosso lado.Do outro lado tem um time perigoso e competente,a história nos ensina que nada está garantido, por isso temos que dar muito crédito para a forma como o Cruzeiro está encarando esse desafio.Tenho certeza que dentro de campo,quem estiver nos defendendo vai suar sangue para que esse sonho nao seja interrompido.

  6. PH, também quero a Libertadores!! Que o nosso Cruzeirão entre para ganhar, mas com muita inteligência!!! Bora lá que a ansiedade só aumenta!! Parabéns pelo seu trabalho!!!

  7. Amanhã e dia de sangue nos olhos,o sangue azul q corre nas veias de milhares de cruzeirenses somos o 12° segundo jogador vamos cantar apoiar e empurrar nosso time sabemos q não será fácil mas somos Cruzeiro o maior de Minas contamos com a experiência dos jogadores mais velhos e com a esperteza dos mais novos sem falar na experiência maior do nosso grande e magestoso goleiro Fábio q por se só o melhor do Brasil vamos pra cima e trazer o tri da liberta… “Vamos que vamos #Cruzeiro de tradição libertadores ser campeão…”

  8. Olá, PH!
    Eu não considero tão grande a nossa vantagem, tendo em vista que, o nosso próprio time, quando estava em desvantagem, conseguiu revertê-la. Aqueles 3 X0, em vinte minutos, em cima do Palmeiras, nas quartas de final da Copa do Brasil de 2017 e o posterior empate do time palestrino, deve servir de alerta para os nossos jogadores. A fala do nosso zagueiro Léo, nos bastidores do primeiro jogo contra o Flamengo, deveria ser repetida, em todos os jogos do Cruzeiro: “… quando a gente está passando dificuldade, a gente se junta. Jogo grande assim, muitas vezes a gente vai passar dificuldade, a gente vai ser atacado, vai ser pressionado, mas todo mundo junto, todo mundo dando a mão, todo mundo junto (sic)…”. Se o time se unir e não vacilar, temos totais condições de avançar na LA e brigar pelo nosso sonho, o Tri da Liberta. Time para isso, nós temos. Nossos guerreiros têm de entrar em campo com humildade, como foi no primeiro jogo. Ainda faltam 90 minutos. E o jogo só acabará com o apito final do juiz.

  9. Vamos passar, porém tem que jogar bola, atropelar o menguinho com a imprensa e tudo, depois atropelar o boca junior em busca do tri, vai cruzeiro o maior de Minas em todos quesitos, na verdade não temos rival em minas.

  10. Belo texto e que sirva de alerta para nossos jogadores.
    Falando sobre o jogo lá no Maracanã muitos disseram quem o Flamengo que jogou mal mas o mais incrível disso foi eu ouvir isso de milhares de cruzeirenses inclusive aqui no seu blog.
    Avante cabuloso.

  11. Os jogadores, e comissão técnica sabem muito bem oq tem q fazer, amanhã na toca 3 vai ser um dia de festa, vou cantar os 90 min e levar a classificação para casa, é bom demais ser cruzeiro.
    Agora sobre a escalação, o time que o MM tenho certeza que vai desempenhar um bom papel, são todos jogadores de qualidade, que estão bem orientados e motivados. Vejo muitos torcedores pedindo Romero e Raniel, e acho justo que peçam, mas é papel do treinador escalar os jogadores que melhor se adeguem ao jogo, o Henrique é experiente, sabe conversar com os árbitros e tem melhor jogo aéreo que o Romero, mas em contra-partida o argentino tem muito mais velocidade e poder de marcação, alem de um melhor passe, acho o Romero mais jogador que o Henrique, mas quarta, entraria com o capitão, na lateral direita, se o Edilson tiver 100% ele joga, se não estiver vai o Romero ( na lateral ele não rende tanto, o Edilson é melhor), já no ataque eu entraria com o pirata, que prende mais a bola, faz o pivô muito bem e colocaria o garoto no segundo tempo.
    Saudações Celestes

  12. Passando aqui pra lembrar que você cravou que o mano tinha que sair pro Cruzeiro melhorar. O mano ficou e foi campeão da copa do Brasil. Ninguém atura corneta!

  13. BOA TARDE PH.

    QUE NOSSO CRUZEIRO ENTRE EM CAMPO AMANHÃ COM MUITA RAÇA , SANGUE NOS OLHOS E JOGUE PARA CIMA DO FLAMENGO SEM SE DESCUIDAR CLARO . EU ESCALARIA ESSE TIME PARA AMANHA ; FABIO , EDILSON SE PUDER JOGAR , DEDE , LEO , EGIDIO , ROMERO LUCAS SILVA THIAGO NEVES RAFINHA ARRASCAETA E RANIEL.

  14. Todos nós sabemos que time que entrar pra empatar perde, e time que entra pra perder de 1, perde de mais. O negócio é ter a bola, impor o jogo. O Cruzeiro está com mania de dar a bola pro adversário e ver o que acontece, principalmente no Mineirão. Temos que ter a bola, agredir, ficar esperando o time do Flamengo é muito perigoso.

  15. PH, parabéns por suas análises. Agora uma opinião se possível, já que o Mano não abre mão do Henrique, o que você acha em escalar o Romero no lugar do Robinho e deixar o Lucas mais a vontade?

  16. Muito legal a manifestação da torcida na toca hoje de manhã.É isso aí,o apoio tem que vir de qualquer lugar em qualquer forma.Aqui no blog principalmente,onde nós que participamos podemos ver no dia a dia a choradeira e reclamação sem fim detonando nossos profissionais.Sim,vou dizer igual o Martin Luther King;I HAVE A DREAM!Um sonho de ver essa torcida criticando cirurgicamente para ajudar sempre nosso time de coração.Não igual aquela que vaiou o Marcelo,nosso jovem da base, mas igual aquela que vaiou o time no FINAL do jogo contra o Bahia.Gostei de ler no BOLADAS E BOTINADAS,sobre a defesa do Cruzeiro no jogo contra o Fluminense,enquanto o talentoso garoto Pedro esteve em campo,ele foi anulado.Tenho certeza que vamos ver todo o esquema defensivo funcionado a todo vapor quarta-feira,com nossos finalizadores ligados o tempo todo para causar mais estragos.De novo MLK:I see the promise land in my dreams;no nosso caso o Japão em dezembro.

  17. Não há como negar que a nossa vantagem é muito boa!
    Mas, conhecendo o modus operandi do Morno Menezes e lembrando a maioria das sofridas classificações em que saímos na frente lá fora e quase fomos eliminados, prefiro que finjam que perderam o primeiro jogo! Prefiro que esqueçam a vantagem e joguem no abafa ao invés de cederem o nosso campo para o adversário na busca de um provável contra ataque!
    Tem que partir pra cima, se impondo, calculando riscos e apertando o gogó deles, o jogo inteiro!
    Pra cima deles Cruzeiro!

  18. P.H. belo post! muito bem. Vamos Raposa Astuta rumo aos títulos, quero também a Libertas e mais… Eu gosto muito do futebol do Henrique, não sei porque os caras criticam tanto ele. Amanhã ele vai dar o troco, tenho certeza, e que esses críticos, (frang6x1as) vêm aqui pra desestabilizar nosso grande time antes de uma decisão tão difícil. Vai pra lá frang6x1as, não vêm dar azar aqui não. fiquem fraquinhas ai no seu poleiro. Aqui é Raposa Astuta. Nosso time não ganhou no Maraca por um acaso não, nós temos grandes craques, e penso que vamos ganhar mais uma dos urubús, nosso freguês. Eu estou muito feliz por termos ganhado no Rio por 2×0, e acho mesmo que eles vão vir babando, mas temos um grande técnico e grande capitão e um time capaz de lidar com todas as dificuldades que se apresentar. Somos Cruzeiro, “a Raposa Astuta”. Confiamos em vocês guerreiros cinco estrelas, a camisa mais bonita do Brasil, e Time Forte. Abraços pessoal.

  19. Pedro Henrique, parabéns pelos excelentes Posts. Com eles você tem sustentado a todos nós aficionados cruzeirenses. Chegamos a um estágio importantíssimo da disputa na LA e precisamos avançar e vamos avançar, com certeza!

    Companheiros, as preferências do treineiro nos trazem intranquilidades, discordâncias e queixas. Mas, nesta hora, vamos superar estas desavenças da gente com a gente mesmo e torcer. Torcer, para que cada um de nossos jogadores entre em campo se doando, se multiplicando, igual sempre tem feito o Dedé, o Lucas Romero, o Lucas Silva, o Arrasca e o nosso goleiro sempre eficiente e humilde Fábio!

    Precisamos e vamos vencer novamente e vencer com galhardia e eficiência. Isto não significa fechar os olhos às dificuldades e apreensões que ocorrerão. Tenhamos confiança em nosso time! Que cada um dos atletas escalados se dedique ao máximo para cumprir bem sua missão em campo. A receita do sucesso é aplicação e dedicação. Havendo isto durante toda a partida seremos vencedores!

    Forza Cruzeiro, tão combatido mas jamais vencido! ZEEEEEEERÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!

  20. Confio muito na experências de nossos guerreiros azuis e que o técnico use de sua maturidade para passar tranquilidade para os jogadores. Precisaremos de muita sobriedade para levarmos o jogo no banho-maria. Temos um bom grupo e qualquer um destes guerreiros azuis pode decidir a qualquer momento e que o fator psicogilógico pese para o lado dos urubús. Tamu junto Cruzeirão.

  21. Minha primeira vez comentando…Confio muito em nosso time Azul Estrelado temos que respeitar o adversário mas de cabeça erguida e com orgulho de defendermos nossa linda História… Respeitando mas fazendo ser respeitado e temido nas 4 linhas!

  22. Pelos três jogos dessa terça feira deu para ver que não vai ser nada fácil ainda mais se levarmos em consideração a partida contra o Santos que mesmo jogando bem e dentro da Toca III perdemos a partida e se não fosse o Fábio.

  23. CONVÉM NÃO ESQUECER QUE A VANTAGEM SÓ EXISTE SE MANO SOUBER USA UMA ESTRATÉGIA QUE FAÇA O TIME TIRAR PROVEITO DELA E, CÁ PRÁ NÓS, NISSO O CARA É BOM. PORTANTO PAIXÃO E FÉ É O MAIS RECOMENDADO NESSA HORA.

  24. Assisiti ao segundo tempo do jogo do Grêmio ontem e não tenho vergonha de admitir: QUE INVEJA.
    O Renato começou o jogo com 2 atacantes e terminou com 5, por necessidade e coragem. Que inveja de ter um treinador que não seja covarde e medíocre, e que goste de futebol de qualidade.
    Pros defensores do futebol covarde do MM que dizem que não se ganha jogo com futebol de qualidade, toque de bola e agressivo vale lembrar que o Grêmio foi campeão da CB e da LA nos últimos dois anos. E quanto a elenco, os laterais são Cortês e Léo Moura, e o gol da virada foi do Alisson, então não é só por aí.
    Hoje é Cruzeiro e vamos passar por cima do Urubu. Mas continuo esperando a saída do MM para ver o Cruzeiro voltar a jogar futebol.

    1. kkkkkkkkkkkkk o Renato fez isso no desespero e deu uma sorte que o futebol proporciona. Estudiantes é fraquissimo. Ai pq deu essa cagada é gênio, ah vá!

        1. Vocês tietes do MM nunca vão aceitar o fato de ele ser covarde.
          Você que é tão inteligente me mostre 1 jogo, não precisa mais de um, onde o MM precisando de gols para vencer colocou 3 ou mais atacantes? Simples assim.
          Percebe a diferença, ou ainda não???

  25. Definitivamente não será um jogo fácil. Temo quando o Cruzeiro está em vantagem! Mas se entrar pilhado como no Rio, vamos nos preparar para enfrentar la Bombonera!

    Vamos Cruzeiro querido!

  26. Aterrisamos até que enfim na quarta-feira,tamo junto ou não tamo?Claro que tamo!Tamo otimistas com o pé no chao ou não tamo?O xente! claro que tamo!Diabos que tem pedreira pela frente,mas diabos!Não já passamos por isso antes?Pois é,o caminho está aberto para o Cruzeiro ficar entre os 8 melhores da América do Sul.Nosso comandante tem o apoio total dos 8 (ou 9?) milhões de cruzeirenses nesse mundo afora,temos mais jogadores essencias para o momento do que ele pode escalar,tenho certeza absoluta que o Mano é quem vai desequelibrar para o Cruzeiro nessa caminhada para enfrentar o Real Madrid antes do Natal.Vamos lá guerreiros!!!!!!!!!!!!!

  27. Caro Pedro Henrique, bom dia.

    Há como o CRUZEIRO contratar dois técnicos para o ano que vem? Ficamos com Mano Menezes para o mata-mata e Marcelo Oliveira para os pontos corridos.
    Brincadeiras a parte nosso glorioso time azul tem totais condições de levantar as duas taças. Acho que nem devemos dizer que preferimos uma a outra. Temo que se crie ensejo para a perda de uma delas.
    Saudações azuis e parabéns pelos textos.

  28. P H e companheiros viram como o Alisson fez a diferença no grêmio X estudiantes ontem? E era muito criticado aqui,que teve até que ir embora. Tomara que não faça falta. E viram no sportv no programa redação, o Zé (a) gaylo mandando a sua camisa 13 para os jogadores do urubus? Tomara que dê azar pra eles. Aqui só adoramos um único Deus. Vai Raposa astuta. Rumo ao título.

  29. Não querendo ser o chato da história, mas nós temos que exorcizar os fantasmas da Libertadores.

    Vejo muitos cruzeirenses apreensivos quando o assunto é mata mata de libertadores, mesmo quando fazemos um bom resultado fora como foi no Rio. Vexames como 2009 em casa na final, River Plate (2015) e Once Caldas (2011) deixaram traumas ainda não superados, ainda mais que foi em casa.

    O Cruzeiro precisa urgentemente voltar a conquistar a América, pois nos campeonatos domésticos fomos campeões recentemente (2013,2014 e 2017). Eu estou apreensivo pra esse jogo como a maioria, não podemos deixar escapar essa vaga em hipótese alguma, pois com uma eliminação a pressão no Mano seria gigantesca e ele não merece isso. A partir disso um passo de cada vez.

    VAMOS CRUZEIRO!

  30. Foi sofrido, foi no sufoco, receita à la Mano, mas foi bonito demais. Se o SE adiantasse, se tivéssemos feito os gols inacreditavelmente perdidos pelo Thiago Neves e, especialmente, pelo Pirata, não teríamos passado por mais esse sufoco. São coisas do jogo, vá lá, mas o próprio Mano reconheceu que o número de gols “fáceis” perdidos está exagerado e que nem sempre poderemos segurar a onda para não permitir a virada do adversário. Por outro lado, mais esse sufoco serviu para demonstrar a raça e o comprometimento de todos os jogadores em defesa da jaqueta azul. No todo, foi mais uma atuação segura e consciente do time, que soube controlar o ímpeto natural do Flamengo e trazer a classificação às quartas de final, pelo placar agregado de 2 x 1. Que venha o Boca!

  31. Ufa!!! Avançamos e que venha o próximo (?). Uma equipe que treina se defendendo, desaprende de como fazer gols………….Salve***** Abçs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.