Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Rafael Sobis completa 2 anos de Cruzeiro

Rafael Sobis completou na sexta-feira 2 anos no Cruzeiro. (Foto: Thaynara Amaral)

Todo cruzeirense já sonhou com um craque vestindo azul e branco. Na ocasião do bicampeonato brasileiro, com Marcelo Oliveira, nós tivemos a oportunidade de ter em nosso elenco alguns atletas renomados como Borges, Dagoberto e Júlio Baptista. Confesso que ver Dagoberto vestindo a camisa do Cruzeiro foi prazeroso. Outro que eu queria ter visto na Toca da Raposa era aquele Washington, o “coração valente”, que fez sucesso no São Paulo. Aquele cara fez muitos gols no Cruzeiro. Eu só imaginava ele jogando aqui e fazendo a nossa alegria. Mas isso nunca aconteceu.

Na última sexta-feira, Rafael Sobis completou dois anos de Cruzeiro. Assim como Dagoberto, esse é um jogador que muitos cruzeirenses queriam ver defendendo nossas cores. E isso aconteceu em junho de 2016, quando passávamos por um momento muito difícil no Campeonato Brasileiro. Sobis chegou sob muita expectativa da torcida e do grupo de jogadores. Chegava na Toca da Raposa um líder, jogador experiente, rodado, goleador.

Comprado por 17 milhões de reais junto ao Tigres-MEX, Rafael Sobis iniciou sua trajetória com a camisa cinco estrelas atuando pela ponta esquerda. Voluntarioso e comprometido taticamente, o jogador foi logo caindo nas graças do técnico Mano Menezes. Nos seis primeiros meses de Cruzeiro, o atacante balançou as redes 4 vezes. Era período de readaptação ao futebol brasileiro e de superação das dificuldades que aquela equipe de 2016 enfrentava. Naquele momento, Sobis tinha a função de equilibrar o ataque e a defesa, tarefa exigida por Mano em seu retorno ao clube celeste.

No ano seguinte, mais bem adaptado ao Cruzeiro, Sobis melhorou seu desempenho. Em 51 jogos, ele marcou em 16 oportunidades. Foi artilheiro do time que conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil, com 5 gols anotados. Agora alternando entre ponta, meia e falso nove, o experiente Rafael Sobis foi peça fundamental para o esquema de Mano Menezes. A relação entre os dois é tão forte que rendeu críticas entre os torcedores. Mas não foi só por isso: o cruzeirense cobrava melhores atuações do atacante. Aquele Sobis que brilhou no Internacional e no Fluminense não era o mesmo que chegou ao Cruzeiro. O torcedor queria e ainda quer aquele Sobis. Mas é impossível voltar no tempo. A idade não é a mesma, o fôlego não é o mesmo e nem o futebol é igual a outrora. Hoje fazer gol tem sido cada vez mais complicado. O sistema defensivo tem sido trabalhado exaustivamente. Basta assistir aos jogos da Copa do Mundo para confirmar este fato.

Com fama de goleador, Sobis tem no Cruzeiro a sua segunda melhor marca da carreira. 2005 foi o ano em que ele mais balançou as redes: foram 25 gols com a camisa do Internacional. No ano passado, o atacante marcou 16 gols. Então, se olharmos para o histórico do jogador, podemos dizer que ele não está devendo. Na atual temporada, Rafael Sobis tem agradado ao torcedor. Até aqui são cinco gols e quatro assistências. Ele já não é mais titular no time de Mano Menezes, mas quando entra faz a diferença. Sua experiência e sua gana têm merecido destaque. É importante ter jogadores como Sobis no elenco.

A relação entre o torcedor e o atacante é de amor e ódio. Mas, parando para pensar, é assim que o cruzeirense se relaciona com qualquer um que assuma a responsabilidade de defender o nosso manto sagrado. A cobrança é sempre maior, muitas vezes exagerada. Basta lembrar que muita gente não acreditava que Arrascaeta se tornaria realidade. Hoje ele é o 10 da seleção uruguaia. Os exemplos são inúmeros. Mas apesar das exigências, sabemos reconhecer quem honra as cinco estrelas. Pode demorar, mas o reconhecimento sempre vem. E a considerar a contribuição que Sobis tem dado ao Cruzeiro, ele será sim lembrado com carinho por todos nós.

Parabéns pelos dois anos muito intensos de Cruzeiro. Que você nos ajude, com a sua experiência, a conquistar todos os títulos que almejamos nesta temporada. E se depois disso você quiser rodar o mundo com a sua moto, leve a bandeira do Cruzeiro na garupa, pois tenho certeza que as lembranças serão bonitas e infindas. Felicidades, “tio Sobis”!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

25 thoughts to “Rafael Sobis completa 2 anos de Cruzeiro”

  1. O problema é o salário do Sobis, muito alto pra ser um reserva, ele é um jogador sem velocidade e não é aquele jogador driblador, precisamos de um meia rápido e com mais habilidade e que jogue mais pela direita, principalmente se o Arrascaeta for negociado, outra posição é um armador urgente não podemos ficar dependendo do T. Neves, o Robinho é outro jogador de pouca velocidade pra jogar de meia, e tem produzido muito pouco para o time.

  2. ACHO QUE TODO TIME TEM QUE TER JOGADOR COMO O SOBIS NO GRUPO!TÍTULOS SE GANHA COM EXPERIÊNCIA E ALTOS E BAIXOS FAZ PARTE !NENHUM TIME CONSEGUE SE MANTER NO TOPO O TEMPO TODO E LEMBRO BEM QUANFO ARRASCAETA CHEGOU NO CRUZEIRO!ARRASCAETA NÃO DESLANCHAVA E A TORCIDA DO CRUZEIRO FOI MUITO IMPACIENTE!NOSSA TORCIDA É MUITO CHATA!SÁBIAS PALAVRAS PH!AQUI EM MONTES CLAROS É 80 %CRUZEIRENSE!

  3. Não gosto do Sóbis. Produz pouco e atrapalha outro vir a ocupar o seu lugar. Já Dagoberto, sim e lamentei muito sua saída precoce do Cruzeiro, por causa daquela briga com o técnico Marcelo Ramos….

  4. Pedro Henrique, boa tarde!

    Com o coração machucado, venho aqui para dizer-lhe que, desde a criação do Blog, este é o único Post do qual discordo parcial e totalmente. Acho mesmo que você foi extremamente infeliz ao postá-lo. Talvez por caridade ou falta de assunto pelo recesso futebolístico, tenha se escorregado desta maneira: parabenizar um ex-jogador em atividade! O Sóbis jogador e não o ser humano, joga muito pouco pelo alto salário que recebe. Custou excessivamente caro para produzir tão pouco. Ele joga EXCLUSIVAMENTE para o Mano Menezes e não para o Cruzeiro, daí os motivos de minha expressa discordância com este Post. Dedé, pela luta para voltar a jogar e pelo que joga seria o meu homenageado, como Rafael também. Robinho DM, TN-00, Henrique, Cabral, Egídio são apenas regulares jogadores de futebol e jamais mereciam estar vestindo nossa gloriosa camisa. A permanência deles no Clube só se justifica pela incompetência do Itair, do Djian, porque são capachos do MM. Tanto que nenhum clube do Brasil ou exterior se interessam em contratá-los.

    Desculpas antecipadas pela discordância, mas que foi uma péssima decisão esta sua de parabenizar um jogador inútil como o Sóbis tem sido ao Cruzeiro, infelizmente foi!

    A admiração, o respeito e o reconhecimento pelos numerosos acertos seus continuam firmes.

    1. O Cruzeiro Esporte Clube tem uma folha super faturada e assim como o Rafael Sóbis, outros jogadores como: Robinho, Cabral, Manoel, Henrique, R. Marques……..só………o custo-benefício.
      Tem outra, hoje se o Dedé sair vai ser um Deus nos acuda. A entrada do LS16, Arrascaeta e Dedé deram outra vida para este time e as esperanças se renovaram, porém……..Salva*****Abçs

  5. ´boa tarde, Pedro.
    Gostaria de sabe se você têm noticia de qual velocista que cruzeiro esta sondando e quais são os bons nomes livre no mercado que cruzeiro poderia trazer. E outra coisa ser cruzeiro não poderá trazer um armador novo e que sabe finalizar bem também. Eu gostaria muito se o cruzeiro poderá trazer Zé Rafael do Bahia, Carlos Eduardo do Goias. se Bruno Henrique do santos poderá recupera das lesões ia ser uma boa para cruzeiro.

  6. Não concordo PH. Eu julgo o jogador por seu salário.. se ganha muito é preciso jogar muito e isso ele nunca jogou no cruzeiro… Tá devendo sim… e muito…. Outra coisa: dizer que ele precisava se readaptar ao futebol brasileiro???? Cara;;; ele é brasileiro…. Isso é desculpa esfarrapada… Gosto de seus comentários, mas pra mim, hoje você vacilou….

  7. P.H. gostei. Bela análise da presença do craque Rafa Sóbis na nossa equipe. Ele é decisivo. Naqueles 4×2 no Internacional, nas dificuldades de 2016; seu ex-clube, mostrou o seu comprometimento com a nossa camisa azul estrelada, fez dois gols, também ajudou muito na conquista do penta da C.Brasil, Parabéns por essa homenagem bem merecida. O Rafa Sóbis tem tudo para nos ajudar a seguir firmes rumo a mais títulos. Nunca podemos desprezar aqueles que nos ajudam. E o seu futebol é competitivo. Teremos várias decisões na sequência, a começar com as pedreiras com o Btlético Paranaense, e à seguir contra o Flamengo. Temos que ter uma equipe forte para competirmos à altura que esses títulos requer. Temos que nos esforçar sempre e com boa equipe nas competições que temos chances de ganhá-las, porque nâo? O Sóbis é um cara de grupo e merece todo o nosso respeito porque é também um craque de futebol. Abraços pessoal. Vai Raposa Astuta, rumo aos títulos.

  8. Pelo que eu saiba o Sóbis só fez gols importantes contra seu rival lá do RS. Os outros gols foram contra o São Francisco, Muricís e Gabirobas. Realmente vinha numa boa fase antes desta inter-temporada com esta pausa para os jogos do “torneio de verão” lá na Russia. Vamos ver como é que ele valta porque uma coisa é certa o Sóbis é meio vaga-lume. É obvio que quero ve-lo jogando o bom futebol que tanto precisamos, principalmente nesta temporada que se inicia depois da copa. Quero o melhor para o Cruzeirão e assim como o Sóbis que o Rafinha, Edilson……..voltem com tudo porque na temporada precisaremos de todos juntos e em grande fase. Salve salve***** Abçs

  9. Como disse o PH, ninguém é bobo mais no futebol atual. Vemos isso na Copa da Rússia. Os sistemas defensivos são prioritários em quase todas as seleções e fazer gol torna-se cada vez mais difícil. A absurda (a meu ver) decisão de diminuir a área dos campos e torná-los quase campos de futebol society acentuou essa dificuldade, em função do menor espaço que os jogadores de criação têm para preparar ou concluir jogadas. E o jogo tornou-se também muito mais associado ao aspecto do contato físico e da correria. Quem viu, por exemplo, a seleção de 1970, com Gérson, Clodoaldo e Rivellino tendo tempo e espaço para organizar jogadas, sente a enorme diferença que há hoje para um Messi ou Iniesta organizar as mesmas jogadas. Por tudo isso, penso que o Sóbis, nas atuais condições (metafóricas) de temperatura e pressão, ainda é um jogador que poderá nos ajudar, e muito, no restante da temporada. Desfazer-se de Sóbis para trazer quem?! Concordo com o blogueiro.

  10. Que coisa mais sem sentido, se você viaja pra fora do país tem que se readaptar até ao fuso-horário. Imagina só viver anos jogando em outros horários, com outro calendário, com outro ritmo e outra pegada? Ser brasileiro não elimina essas etapas.

  11. Sobis é um jogador que muito pouco aparece pra torcida, mas é muito importante taticamente. Apesar da idade já um pouco avançada, mas tem um bom preparo físico e constantemente a gente o vê auxiliando o setor defensivo. Muito importante no esquema do Mano Menezes e na minha opinião, quando entra no time transmite muita segurança com sua vasta experiência e sua luta. Muito útil ao time sem nenhuma dúvida.

  12. Proposta para Ezequiel

    Proposta para Digão

    Proposta para Vitinho

    Proposta para Arrascaeta

    Proposta para Dedé

    Proposta para Manoel

    Proposta para Mano Menezez

    E para o HENRIQUE, chegou alguma???????
    E para o HENRIQUE, chegou alguma???????
    E para o HENRIQUE, chegou alguma???????

    titular absoluto, insubstituível,, apenas um amarelo, sem histórico de contusões, mais de 400 jogos em um dos maiores clubes do planeta

    Alguma proposta?

  13. fala PH! SÓBIS tem salário astronômico em relação a suas atuações.não decide jogos,faz péssimos
    jogos quando joga com as lurdinhas,a maioria dos gols que faz é em times pequenos e se esconde nos jogos marcando laterais.jogador com esse salário deveria produzir alguma coisa aceitável.este é o típico jogador em fim de carreira que nos clubes joga somente pelo ordenado que ganha.fora SÓBIS. vai enganar em outra freguesia!

  14. Irregular e sacrificado.
    Por um lado Sóbis faz partidas brilhantes e outras sofríveis, o que nos faz questionar sua vontade em campo. Jogadores bons também oscilam, mas o que nos incomoda e sua postura nos dias ruins, como se não estivesse nem aí, apenas aguardando o apito final.
    Por outro lado Sóbis é sacrificado pelo treineiro que gosta de sofrer e fazer sofrer. O Mano põe atancante para marcar e agora tá querendo colocar zagueiro (Dedé) para atacar. Na minha concepção é o contrário, daí ponderar minhas críticas ao camisa 7, pois claramente ele é obrigado a marcar antes de atacar, então, como ser decisivo?
    Olhando para o elenco, ele é dos que devem ficar, ele soma.
    Sóbis, você pode mais. De vez em quando se esqueça do MM e se lance ao ataque, faça as tabelas que sabe, as definições que sabe, os gols que sabe e que nos fazem tanta falta. Nós somos CRUZEIRO, nós gostamos de futebol bem jogado e de gols.

  15. O TORCEDOR GOSTE, COMO É O MEU CASO, OU NÃO DE SÓBIS, UMA COISA NINGUÉM PODE NEGAR: O JOGADOR JAMAIS SE OMITE E SUA SANGUE PELO TIME. NO ATUAL FUTEBOL BRASILEIRO, EM QUE OS JOGADORES CADA VEZ MAIS PARECEM ALHEIOS ÀS PARTIDAS, SÓBIS HONRA A CAMISA DO CLUBE COMO POUCOS, APESAR DE QUASE NUNCA SER ESCALADO EM SUA REAL POSIÇÃO DE ATACANTE PELOS LADOS DO CAMPO.

  16. Assistência pro gol do Raniel contra o Vasco. Gol contra o Palmeiras. Lançamento que deu origem ao gol contra o Ceará. Gol contra o Paraná. Ou seja, 6 pontos com participação direta dele. Sem eles estaríamos aqui rezando pra não entrar na zona. Tirou da cabeça do atacante o gol de empate do Racing. Seríamos segundo no grupo e faríamos jogo de volta em casa, o que é péssimo pro estilo Mano! Concordo que já não é o mesmo dos tempos de Inter, mas também é o atacante que mais se destaca na função defensiva que o treinador pede. Talvez com um Abel Braga rendesse mais. Como o TN 30, o Robinho…

  17. Sobis é o artilheiro dos gols inúteis…

    Não valeu o investimento, mesmo. Julho de 2019 o ciclo dele se encerra no Cruzeiro e ninguém vai nem ao menos sentir um pingo de falta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.