Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Maldito imediatismo

Derrota após sequência extraordinária no mês de maio mudou o clima da torcida. (Foto: Vinnícius Silva/Cruzeiro)

O futebol é uma montanha russa. É um esporte marcado pelo imprevisto. Os resultados são imprevisíveis. E é essa a sua graça, a sua magia, a sua razão de ser. É isso que atrai o torcedor ao estádio, que mobiliza milhões de pessoas a acompanhar um clube e a torcer por ele durante uma vida inteira. Nesses altos e baixos que caracterizam a atividade futebolística, eis que nos encontramos num desses momentos de descenso.

A vaca que tinha caído da árvore agora voltou ao topo. Para quem perdeu a piada, estou me referindo ao nosso rival. E nós, que estávamos crentes que disputaríamos a liderança com o Flamengo, caímos vertiginosamente após dois resultados ruins: um empate com o Vasco e uma derrota para a Chapecoense. Querendo ou não a situação do rival no campeonato acaba influenciando a própria insatisfação do cruzeirense com sua equipe. E acho que só isso justifica a enxurrada de críticas recente. Afinal, acabamos de ter um mês de maio perfeito, com um aproveitamento extraordinário. Só que depois da derrota de sábado, tudo desabou.

Voltaram argumentos que estavam adormecidos até anteontem como: “o time é velho”, “o volante é ruim”, “aquele lá não presta” e por aí vai. Sim, o time é velho. Mas quando estávamos vencendo todas onde estavam as pessoas que hoje espalham novamente esse fato? O comportamento do torcedor é curioso. Mas não te parece estranho que um empate e UMA única derrota após uma sequência espetacular de triunfos seja motivo para tanto descontentamento? Não, não. Não estou falando de desempenho, mas de resultado. Futebol não é resultado? Não ganha quem vence mais jogos? Não foi assim que o Cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil no ano passado? Não foi assim que comemoramos como nunca o penta?

Sim, sim. Sim! Te entendo. Há problemas com a equipe. Os dois últimos resultados colocaram em evidência as péssimas atuações de Robinho e Thiago Neves. Mostraram um Edílson ainda sem o condicionamento físico ideal. E com a ausência de Arrascaeta e após uma sequência desgastante de jogos no mês de maio (fatores que não devem ser desconsiderados nas análises), o Cruzeiro voltou a ser aquela equipe de poucos gols marcados. O pior ataque do Brasileirão. É um fato, não há como negar. Eis a crítica justa. Sim, sim. Você pode e deve criticar. Em momento algum eu disse o contrário.

O cruzeirense é exigente. Muitas vezes extrapola, vai além da conta. É irracional, porque paixão de torcedor é mesmo algo que ultrapassa a razão. Podemos recordar que Marcelo Oliveira não ganhava clássico e era “ruim de mata-mata”, de acordo com alguns torcedores – ainda que a trajetória dele nos torneios de tiro curto diga o contrário. Mas o ex-treinador cruzeirense nos trouxe dois títulos do Campeonato Brasileiro que, sem dúvidas, foram muito importantes para a nossa história e para fazer com que o Cruzeiro voltasse ao caminho dos títulos. Em sua passagem pela Toca da Raposa até agora, Mano Menezes já conquistou um Campeonato Mineiro – irrelevante para alguns, mas vale dizer que o treinador quebrou um jejum que incomodava bastante – e uma Copa do Brasil. Nesta temporada, seguimos vivos e fortes em todas as competições. Os percalços são os mesmos que todos os clubes passam: oscilação, contusões, calendário apertado, etc. Mas até o final do ano quem é capaz de dizer que não poderemos conquistar outro grande título de expressão sob o comando de Mano? Apenas os arautos do apocalipse podem, pois os cruzeirenses de verdade, aqueles com C maiúsculo, sabem que pela tradição da nossa camisa e pela qualidade da nossa equipe nós temos todas as condições de brigar pelos títulos que disputamos.

Compreendo que enquanto Mano Menezes for treinador do Cruzeiro, sempre haverá esses momentos de amor e ódio por parte da torcida. Isso porque parte dos cruzeirenses ainda não compreendeu e/ou não aceitou o estilo de jogo do Mano. Não é errado querer algo diferente, até porque estamos acostumados a outra tradição. Mas a filosofia que abraçamos foi essa. Quando se contrata um treinador, a filosofia dele vem junto. E se a filosofia do clube não é a mesma do treinador, a ‘culpa’ é da diretoria que o trouxe e não do técnico. E quem já entendeu que o futebol com Mano Menezes vai ser de poucos gols, em busca de resultados – que é o que mantém treinador no cargo no Brasil – passa menos raiva, sobretudo porque Mano tem justificado seu trabalho com títulos (quando não foi assim, ele nos livrou do rebaixamento, pois foi nesta situação que ele encontrou o clube, na 1ª passagem e no seu retorno à Toca).

E se um dia eu disse que “Já deu, Mano” é porque eu estava sendo imediatista. Isso foi no ano passado. E se em outra ocasião eu argumentei que estávamos “cansados desse futebol medíocre” é porque eu tinha críticas a fazer e porque eu acreditava que a equipe podia fazer mais que estava fazendo. Temos, ainda, críticas. Já falei sobre Edílson, Robinho, Thiago Neves, a falta de gols da equipe, etc. Espero que o nosso treinador possa considera-las como fez da última vez para que voltemos ao caminho das vitórias. Não nos deixemos enganar pelo imediatismo outra vez. Olhando para frente, só posso vislumbrar coisas positivas: a parada para a Copa, o retorno de David e de Fred, contratações na janela do meio do ano e muitos jogos importantes na segunda metade do ano. No final, vai dar Cruzeiro! Só pode falar isso quem está vivo e forte em todas as competições.

Por fim, gostaria de parabenizar o técnico Mano Menezes que está completando hoje 62 anos de idade. Feliz aniversário, Mano! Que você seja muito mais feliz no comando do nosso amado Cruzeiro. Que conquiste mais títulos com a Raposa!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

92 thoughts to “Maldito imediatismo”

  1. PH, concordo com sua argumentação, porém, vamos ser justos pelo menos com o pessoal que opina aqui no blog. Mesmo com o mês perfeito, o pessoal que não gosta do Mano e seu estilo, malhou pra caramba.
    Isto PH, por um motivo que já citei antes, na nossa memória estão times que mesmo quando não eram excepcionais, mostravam luta e muita raça.
    Quanto a questão do treinador, não lembro de nenhuma unanimidade. Adilson, Levir, Autuori, Marcelo Oliveira, Carlos Alberto Silva, Mancini e outros sempre foram questionados. Alguns com muita injustiça na minha opinião como o Marcelo Oliveira e o Levir.
    Agora, concordo que enquanto a vaca tiver asas vamos ficar mais sensíveis, pra não dizer tresloucados.

    Bora meu time!!!

    1. Compreendo demais sua colocação, Flávio. E não sei o pessoal melhorou pra caramba. Quando vencemos, o número de comentários é inferior. Quando tropeçamos, aparece gente que só vem na derrota. Um fenômeno curioso.

      1. Concordo com vc PH sobre os três jogadores citados . Mas pra mim o que mais fez diferença foi a volta do Henrique no time, gosto muito do Henrique! Mas quando o time jogou sem ele, acho que dois jogos com LUCAS Romero e LUCAS Silva o time jogou 60% melhor! Outra coisa que vou lhe dizer sou Cruzeiro desde que nasci já vi muitas contratações ruins mas igual esse Bruno Silva nunca! O cara é grosso , não sabe nem tocar a pelota, também me enganei pois achava uma boa pensando num cara alto e forte no meio-campo e iria ajudar muito nas jogadas aéreas tanto pra defender como atacar! Amigo o problema é que jogar no Cruzeiro não é pra qualquer perna de pau ! Mas estamos juntos sempre Cruzeiro em primeiro lugar!

        1. Certo Washington, concordo plenamente, como contratar um jogador tão ruim como este Bruno Silva, pior do que ele somente o pior jogador profissional do Brasil entre os 40 times da A e B, o nosso lateral esquerdo EZEQUIEL, esta joia que não consegue desarmar ninguém sem fazer falta, estes dois são ruins demais para vestir esta consagrada camisa.
          Ainda bem que temos o Dede, e o Raniel, que bem assessorado e com mais um pouco de garra, vai fazer (seria muita pretensão minha) sombra ao R. Fenômeno.

      2. Ops, ele disse malhou pra caramba, não melhorou.
        Pessoalmente não comento estas vitórias magras e sofridas, pois continuo achando o futebol jogado ruim, apenas respeito o momento de euforia dos demais e evito criticar nestas vitórias.

    2. Flávio, Airton Moreira foi unanimidade. Também com um time de feras daquele. Mais tarde, tivemos o Ênio Andrade: tirava “leite de pedra”, com jogadores medianos. O mais chato que já passou por aqui, com certeza, foi o Felipão: quando a torcida o questionava, fazia beicinho e cara feia e dizia que a diretoria o mandasse embora (de olho na multa rescisória, como fez na Inglaterra). Foi chamado para a Seleção e ficamos livre dele, kkkkk.

  2. Na minha opinião o Cruzeiro perde mais com MM do que ganha. Poderíamos ter um time muito melhor e mais vencedor com um treinador de idéias mais modernas e menos retranqueiro. Mano não inova e, convenhamos, teve muito tempo para montar um time e elenco mais competitivo, mais jovem e mais ousado. É apenas minha opinião!

    1. Idéias modernas? Retranqueiro? O problema da zaga sobressair sobre o ataque é porque temos uma das melhores zagas de todos os tempos, o que não exatamente acontece como ataque e meio de campo. Tostão, Piazza, Alex, Ronaldo Fenômeno. Esses são outros tempos… Lembra do time de 2008? Atque poderoso, com Marcinho, Alecsandro, mas não ganhou nada! Mano Meneses trouxe para o Brasil idéias copiadas por todos os times depois, como a do falso nove. um dos técnicos mais antenados do Brasil. Demiti-lo é reforçar Palmeiras e Flamengo.

  3. PH , isto de só aparecer na derrota é uma forma de extravasar , particularmente uso este espaço algumas vezes p isto , querer uma análise criteriosa e real do torcedor é algo impossível , não vivemos o ambiente do Cruzeiro , não sabemos o que se passa lá , e a mesma coisa de se exigir um acerto na consulta de um médico c o paciente a distância.

  4. Olá Padro Henrique. Acompanho todas as suas publicações. E gosto bastante. Considero aqui que Mano não tem culpa pelo empate e derrota dos dois últimos jogos. Acho que o Cruzeiro está muito bem. Mas, tem um problema que todos já detectaram e creio que a diretoria deveria estar atenta a esta deficiência. Precisamos de um velocista pela direita. Talvez, este seja um dos motivos pela falta de gols. Não sei. Torço para estar errado, Mas, acho que a contratação do David foi um equívoco. Este Jogador já estava contundido lá no Vitória. Já estamos no meio do ano e nada do cara jogar. E torçamos para não perdermos o Arrascaeta agora, a não ser que seja por uma grana que dê ao clube a possibilidade e trazer um outro cara diferenciado e que faça a diferença. Arrascaeta vai fazer falta. Na verdade, já vem fazendo. Correto?

  5. PH, tudo bem! Mas o que não é admissível é um time entrar sonolento, apático, desinteressado para disputar uma partida, jogadores fazendo firulas. E este tem sido o Cruzeiro dos últimos jogos. Ficam neste bla-bla-bla de mes de maio maravilhoso. Futebol, é sim de resultados, mas com títulos. Não adianta nada massacrar Vascos, Universidades, etc e não passar pelo Flamengo.Não adianta ganhar do Palmeiras e jogar sonolento e preguiçoso contra Ceará, Vasco e Chapecoense. Então é por isto que criticamos, e devemos criticar sim.

    1. O time está mal treinado. Os jogadores quase morrem pra ganhar de 1 a 0. É ver a Btletico subindo é pra piorar as coisas ainda mais. acordem torcedores!

  6. Acho que a performance do Robinho, Bruno Silva e Edilson sobrecarregam o TN30. Quando Arrascaeta e Lucas Silva estão no time e também o Rafinha fica mais leve para ele.
    Fica claro que falta um David, um Fred e mais um Lucas Silva.
    Esperemos que a Diretoria se movimente e traga ao menos um Atacante matador.

  7. Sua análise é perfeita; o atual momento de oscilação de descenso não pode ser imputado ao técnico e sim à má fase de alguns jogadores e à falta de peças de reposição. Arrascaeta não tem substituto à altura e não se tem outro jogador de velocidade para substituir Rafinha. A falta de gools explica-se por terem sido colocadas todas as fichas ($$) no Fred; o jeito é esperar. Por falar em Fred, não tem como não lamentar o sucesso do Ricardo Oliveira ao custo talvez de 1/3 do que foi investido em Fred; mas, é fácil ser engenheiro de obra pronta. Para fechar: Mano ainda é e por muito mais tempo imprescindível para o sucesso do Cruzeiro; penso que comparável a ele só mesmo o Tite que também superou fases de oscilações de descenso no Corinthians. Abraço e Valeu!

  8. PH, moro no estado do Rio e convivo com amigos que na maioria torcem para os times do Rio e respeitam demais a camisa do Cabuloso, infinitamente mais aliais porém o comentário deles é sempre o mesmo, time velho e lento, ganhando ou perdendo e aí concordo com a maioria, esses são os times do Mano, particularmente não gosto porém respeito mais o fato que mais incomoda no Mano a dificuldade em mudar o time, TN30 é craque mais não tá bem, o Robinho se fosse metade do jogador que ele pensa estaria feliz e o Henrique ficou lento pro futebol moderno apesar de ter seu nome escrito na história celeste. Porque não lançar jogadores mais novos e com menos vícios da base, Ronaldo e Fábio Jr por exemplo quase não jogaram na base. Só lembrando Ney ar, Rodrygo, kaka e Vinicius Jr

  9. Sempre acompanho seu Blog e acho muito corretas suas colocações. Leio todos os comentáriose tbm concordo com a maioria deles, sejam criticas ou elogios. Futebol é momento. Se me permite, acho que o motivo principal da queda de rendimento do Time nesse momento foi a saída de Romero e a volta de Henrique. Com Romero o meio fica muito mais combativo e rápido, e a defesa mais protegida. Sei que Henrique tem história no Maior de Minas, mas como eu disse futebol é momento e o momento agora é de Romero… Abraço a todos…

  10. fala PH ! penso que naõ é somente a questão de imediatismo por parte do torcedor.o que causa estranheza e decepcão.é o futebol modorrento e pouco agressivo em algumas ocasiões,a panelinha do técnico,que mesmo que o titular sem suas melhores condições físicas ou técnicas entra como titular ou permanece na equipe mesmo que o reserva esteja em um momento melhor.a não utilização da base.vc saberia disser qual o jogador da base revelado pelo MANO?futebol não é somente resultado, tem que se jogar com qualidade,beleza e que dê prazer ao torcedor em assistir.
    o título da COPA DO BRASIL foi ganho com um futebol ruim no MINEIRO quase perdemos o título para as FRANGAS.na LIBERTADORES mesmo em um grupo com duas equipes fraquissimas (LAU E VASCO) patinamos.torcedor não é bobo,pela grandeza do investimento,com jogadores experientes e caros .tem que se jogar com qualidade!

  11. PH,
    na minha opinião, fomos enganados com alguns resultados e alguns jogos, o time não está bem há muito tempo.
    Hoje estamos enfrentando vários problemas, e o maior deles é o nosso plantel reduzido do meio para frente, todo mundo, inclusive o MM sabe que o TN está baleado e que não tem condições físicas de jogar em alto nível, mas quem ele pode colocar? estamos sem 4 atacantes (Arrascaeta na copa, Fred, David e Rafinha no DM), quem ele pode colocar? não tem ninguém.
    Inclusive a volta do Rafinha ou do David não vai ajudar em nada, são jogadores que não decidem nada, são apenas bons reservas e olha lá.
    Então se a Diretoria pensa realmente em disputar um título este ano, vai ter que investir e trazer pelo menos um meia e um atacante de lado de campo rápido e de primeira linha, senão já era.
    Além da Diretoria trabalhar, o MM também tem que ajudar, a dupla de volantes LR e LS, já mostraram que são os caras, então o Henrique tem que ir para o banco e ponto. Chega a ser irracional deixar um jogador como o Lucas Romero no banco, parece birra do MM, porque o cara é muito dinâmico na saída de bola e ainda marca mais que qualquer outro jogador (o Dedé não vale é um ET).
    Outra coisa insistir com o Robinho, também já passou dos limites, este além de não jogar nada, desrespeita os colegas dentro de campo, pois é um preguiçoso sangue-suga, é muito amor o que o MM tem por este cara, nem Freud explica esta relação.
    O mais correto seria tentar com o Vitinho, Rafinha, David, Bruno Silva, ou qualquer outro jogador, na posição do Robinho.
    Se o MM fizer o simples, colocar os melhores em campo, sem protecionismo não tem erro :
    Fabio, Edilson, Dedé, Leo, Egídio (tem que ser + responsável, senão banco), L&L de volantes, no ataque um armador de alto nível, um atacante de alto nível, e mais dois dos que sobraram e pronto temos um time para realmente competir. Não considero o Arrascaeta mais jogador do Cruzeiro, sem nenhuma dúvida ele vai ser vendido depois da copa.
    Não estamos esta draga que todo mundo está, pensando, mas com um pouco de boa vontade da Diretoria e do MM, temos tudo para ter um segundo semestre, muito legal.
    Roger

  12. Se você buscar meus comentários aqui, verá sim uma coerência de raciocínios nas vitórias e derrotas. Não sou melhor que ninguém! Mas não sou fanático irracional! Já pontuei erros na formação do elenco, erros de escalação do time e falta de postura e comprometimento de jogadores. Até estatística que apontava o mal desemdesempenho contra os grandes. A recente melhora teve motivos. Não foi ao acaso. E ficou mais evidente ainda nesses dois últimos tropeços, 1uando algumas situações retrocederam! Disse aqui, as substituições contra o Vasco foram desastrosas, pois o gol logo em seguida à saída de Lucas Silva massacrou a falta que este, e depois Sóbis fizeram ao nosso setor ofensivo. Até então encurralávamos o Vasco e jogávamos até bem, só pecávamos nas finalizações. Depois do empate e das saídas deles, avisamos do chuveirinho e não dominamos mais o meio de campo. Chegando ao absurdo de copiar o Botafogo e colocar nosso zagueiraço de centroavante. Sábado foi tragédia anunciada. A escalação já desanimada. Certo que por questões médicas, mas ecancarou-se as faltas que Arrascaeta, Rafinha e, principalmente os Lucas fazem ao time. E entra também a falta de visão de jogo do Mano, pra mudar uma situação (alguém lembra algum exemplo contrário?). Ele ia colocar o Brey pra segurar o 0. Aí tomou o gol e colocou o Marcelo na fogueira de novo. Não há base que resista a essas queimas! Porque não deu cancha a ele e outros no Mineiro? Porque liberou Nonoca e Judvan? Tá liberando o Victor Luís. E o Hudson? E o Tony Anderson pra suprir a ausência ou ineficiência do Thiago Neves? Ou o Renato Kayser que foi contratado e emprestado? E o brasileiro sub 23? Não podia utilizar esses caras? Dar ritmo pra utilizá-los quando necessário? Quanto ao desgaste, só vale pro Cruzeiro? Flamengo também está nas três. E o Grêmio. E o Palmeiras.
    Porque não rodou mais no Mineiro? A vantagem quase foi pro saco na final! Até porque perdemos peças pra esses jogos também. A primeira contucontusão de Fred por exemplo. Então não há terra arrasada. Mas o técnico identificou os erros e acertos até agora? Já disse também, sua proposta de jogo pode ser bem jogada também, mas não está sendo o caso.

    1. Excelente comentário Andre Luiz Brasil, concordo com você, o Mano definitivamente não gosta de jogar com jovens, exemplo o Romero, mas ele prefere um jogador lento, com um péssimo passe, fraco na marcação que é o Henrique, o Sobis pode ter melhorado, mas render muito pouco para o time, jogador lento e de pouca habilidade para driblar. O Mano teve várias oportunidades para colocar alguns garotos pra jogarem, mas não é o seu forte fazer isso. Tem sim que contratar principalmente um meia pela direita e um armador centralizado, mas tem que ser jogadores mais novos.

    2. Parabéns Andre Luiz Brasil, excelente comentário, concordo com você, o Mano teve várias chances pra colocar alguns garotos do sub20, como o Vitinho, mas hoje vejo que o treinador não gosta de jogar com jovens, exemplo é o Romero, jogador de muita garra e além disso de um bom passe, com a saída do Arrascaeta vai ficar complicado, o Sobis é fraco, sem velocidade e não tem muita habilidade pra driblar e abrir uma defesa, o próprio Brey já poderia ter colocado pra jogar, tem que contratar urgente um meia e um armador, mas tem que ser novos. Todos nos estamos vendo que o Henrique não pode ser titular e ainda capitão do time.

  13. PH,
    Admiro muito o seu blog e seus comentários, embora discorde em alguns momentos. Gosto de pessoas como você, sensatas, sem radicalismo. Pela primeira vez venho me manifestar nesse espaço. Na minha opinião, o Cruzeiro não merece um técnico como o Mano Menezes. Acho até que ele tem seus méritos, mas é por causa de técnicos como ele, Murici Ramalho, Felipão e outros tantos que priorizam o futebol de resultado, que o futebol brasileiro piora a cada ano que passa. Eu, que adoro o futebol, estou perdendo a vontade de assistir os jogos do Cruzeiro. Nos primeiros 15 minutos de jogo a gente já imagina o que vai acontecer. Só não desligo a tv porque a paixão pelo Cruzeiro é muito grande. A gente fica sempre com a esperança que o Mano mude um pouco a sua maneira de ver o futebol. Mas já cheguei à conclusão que ele não vai mudar os seus conceitos. Podemos até ganhar a Libertadores ou a Copa do Brasil, mas quem entende mesmo de futebol como você, sabe que nossas chances de título são pequenas. Tomara que eu queime a minha língua. Veja o caso do Henrique, uma pessoa excepcional, muito educado, bom de grupo, mas, assim como o Márcio Araujo que foi titular por muito tempo no Flamengo, não deixam o jogo fluir. Para mim, os meio-campistas tem que ser jogadores dinâmicos, que atacam e defendem com desenvoltura, por exemplo o Lucas Silva. Como o Cruzeiro melhorou quando ele entrou no time, depois de quase a vaca ter ido pro brejo na Libertadores e depois de muitos pedidos da torcida e da imprensa. Já perdi também a esperança de ver o Lucas Romero jogando ao lado do Lucas Silva. Quando criticamos o futebol do Henrique, é porque sabemos que o time poderia ser mais forte no meio-campo e o ataque também melhoraria. Outra crítica que faço ao Mano é em relação ao aproveitamento de jogadores jovens. O Murilo, embora tenha jogado mal em alguns jogos, deveria formar a zaga com Dedé. Com certeza o futebol dele iria melhorar, assim como melhorou o futebol do Léo, mas o Léo é lento e embora alto quase não sai do chão para cabecear. O Vitinho dificilmente será aproveitado. Ouvi falar no garoto Popó do juvenil (acho que é esse o nome dele). Dizem que é um goleador nato. Se jogasse no Santos, já estaria no time profissional. Aqui no Cruzeiro parece que é proibido jogar antes dos 20, 22 anos. Outra coisa que não poderia esquecer de dizer: o Cruzeiro deixa o adversário jogar à vontade. O jogo contra o Racing no Mineirão me fez lembrar o jogo contra o Estudiantes na decisão da Libertadores. Assim como naquele jogo, quando o Veron passeou como se estivesse numa avenida, no jogo contra o Racing o Lizandro Lopes parecia estar em casa, tamanha a facilidade com que dominava a bola, tocava, recebia, partia pra cima da nossa defesa. Confesso que naquele dia achei que o Cruzeiro iria perder o jogo depois de ter feito 2 a 0 em poucos minutos de jogo. Às vezes tenho saudades do Marcelo Oliveira, eu que tanto o criticava por deixar o time muito solto. O time tomava muitos gols, mas jogava sempre em busca da vitória.

  14. Caro PH,
    Quem falou e ainda fala que o time é velho sempre esteve aqui! O Cruzeiro melhorou porque o Dedé voltou e porque Cabral e Robinho sentaram a bunda no banco! Com aquela escalação de sábado o Cruzeiro não chega a lugar algum… Robinho é literalmente um ex-jogador em atividade… Tiago Neves engana em 90% dos jogos… é muita gente na fase descendente da carreira junta… é assustador ver cruzeirenses não enxergando isso…

  15. Esse texto é para os cruzeirenses que estão satisfeitos com o pior ataque do campeonato, com um volante péssimo como o Henrique que não acerta um passe, não marca, e quando marca, toma cartão amarelo. Enquanto o Romero fica no banco. Acho que alguns torcedores, MM e a diretoria, que estão satisfeitos com esse time, assistem jogos diferentes da maioria dos cruzeirenses insatisfeitos.

  16. Eu nunca gostei e nunca vou gostar do treinador Mano Menezes, a pessoa nem conheço, seu estilo de jogo não combina com nosso Cruzeiro. E olha que teve um tal de Alex Talento que falou a mesma coisa, mas esse cara não jogou nada e nem entende nada de futebol também!
    Os times do Mano jogam por uma bola, sacrificam demais os atacantes, e se essa bola não vem com esse gol, a gente acaba tomando um e perdendo de 1×0, ou vcs acham que Fabio, Dede e Leo serão 100% em todos os jogos???
    Por favor, o Cruzeiro tem 7 gols no campeonato. O Btlético tem 22 gols (o triplo), um de seus atacantes tem 8 gols (mais que nosso time) o outro tem 6 gols (se continuar assim jajá nos passa) e olha que jogador por jogador nosso elenco é muito melhor!
    Mano até hoje não cravou Arrascaeta como titular (o deixou no banco, inexplicavelmente em várias oportunidades) passou um ano com Romero e LS16 com reservas de Henrique (e nem sei se os 2 são titulares)
    Na boa, um treinador que ganha 500 mil/mês tem que ser cobrado e muito, quanto será que ganha esse menino que treina o Btlético??? duvido que ganhe mais de 100 mil/mês
    O Corinthians ano passado foi campeão brasileiro com um treinador em inicio de carreira, o Flamengo hoje lidera com um jovem treinador, o Larghi com um elenco mais fraco que o nosso está a nossa frente na tabela (se bem que essa tabela deles, 4 jogos seguidos em casa e contra equipes de baixo) mas, nos temos que aturar esse futebol medíocre????
    Desculpem-me mas eu não consigo aturar
    Não to falando que o Mano deva cair, mas a diretoria tem que apertar não só ele como os jogadores também, esses caras parece que jogam quando querem!

  17. Parabéns Andre Luiz Brasil, excelente comentário, concordo com você, o Mano teve várias chances pra colocar alguns garotos do sub20, como o Vitinho, mas hoje vejo que o treinador não gosta de jogar com jovens, exemplo é o Romero, jogador de muita garra e além disso de um bom passe, com a saída do Arrascaeta vai ficar complicado, o Sobis é fraco, sem velocidade e não tem muita habilidade pra driblar e abrir uma defesa, o próprio Brey já poderia ter colocado pra jogar, tem que contratar urgente um meia e um armador, mas tem que ser novos. Todos nos estamos vendo que o Henrique não pode ser titular e ainda capitão do time.

  18. O time é velho mesmo com o maio perfeito. O time teve um maio perfeito porque não tomou gol como aconteceu com Vasco e Chape. Esse esquema de ganhar de um a zero como se fosse goleada funciona até tomar um gol e precisar fazer dois para ganhar. O Mano é medroso e continuará jogando para o gasto, ainda que arrisque perder de um a zero ou empatar. Não inspira confiança.

  19. “Mas até o final do ano quem é capaz de dizer que não poderemos conquistar outro grande título de expressão sob o comando de Mano? ”

    A Carreira de Mano é capaz de dizer q só campeonaremos este ano se a sorte nos ajudar, como ajudou na CdB18. Vejam: Pelo segundo ano consecutivo, dois estreantes campeonam no Brasileiro: Carille e Barbieri\. Mas o Cruzeiro tem o melhor técnico. Nosso treinador, em quase vinte anos de estrada, nunca ganhou um Brasileiro, mas é especialista em pleiofes. Se juntarmos os títulos, nacionais e internacionais, em pleiofes que ele ganhou, com escorregão de Neves e tudo, somam míseros dois. Espero que, antes que o Cruzeiro vá à falência, nossos diretores percebam a única especialidade de Mano: FUGIR da SERIE B.

  20. Pedro Henrique, só vou discordar de você num ponto, conforme você já sabe sou até repetitivo em dizer a quanto tempo eu torço pelo Cruzeiro, mas sempre falei aqui, não é a derrota que me incomoda, pois nenhum time é imbatível e sim a maneira que ela ocorre, e na maneira que ela é tratada, sempre tem uma desculpa e nunca ninguém diz perdemos porque não jogamos o suficiente para vencer e temos que melhorar e muito, sempre vem as mesmas palavras, o time vem jogar aqui e se fecha todos lá trás, é o juiz que não marcou isso ou aquilo,é a luz que apagou e do mal futebol jogado ninguém fala, lembro que em 66 no jogo no Pacaembu o Santos já tinha até marcado a festa junto da CDB na época e fomos lá e encaçapamos eles e deixamos eles com “cara de tacho”, agora, eu queria entender é porque colocar em campo o Tiago, Robinho e o Edilson sem totais condições de jogo se foi pra ganhar ritmo, não consigo entender se vamos ter a parada pra copa e o pior, eles mais atrapalharam o time do que ajudaram, o MM falou em auto e bom som e aos quatro cantos que o planejamento era estar entre os quatros primeiros e se não ganharmos do Paraná que está subindo de produção e perdeu pro Flamengo mas deu um trabalho danado sendo que o primeiro gol foi desviada na barreira e tinha pouca chance de entrar e o segundo gol foi sair no final do jogo, o lider está a 9 pontos e se bobearmos vamos ficar no meio da tabela e remar contra a maré, não sou pessimista, nem agoureiro e nem torço contra, mas temos que olhar a realidade nosso time vence mas não convence, talvez depois da copa nos jogos cascudos quem sabe o time não jogue tão relaxado a ponto de dar sono na gente, e se compra o que os jogadores já tem gravado na ponta da língua ” temos que levantar a cabeça e bola pra frente” só que no próximo jogo está acontecendo a mesma coisa e talvez até pior como as famosas displicências que tem nos custado pontos preciosos, as vezes nas vitórias muitos não aparecem tanto porque vitórias tem que fazer parte porque nosso time é um vitorioso, agora perder sem lutar pode até agradar alguns e não a maioria, jogamos e perdemos pra Chape e podemos contar em uma mão se muito os chutes a gol e só lembro de uma defesa difícil no segundo tempo num desvio do Raniel e não lembro de outra e isso é muito pouco para quem queria ficar entre os quatros primeiros, se esta diretoria não abrir os olhos e contratar pelo ao menos uns 3 jogadores vamos sofrer até o fim de ano e não me importo que me queimem a língua, porque tudo o que eu disse é o que sinto e o que vejo e não sou o dono da verdade e nunca serei.

  21. Digo mais PH, ganhar é muito difícil. Ganhar títulos de expressão então nem se fala! A torcida tem que entender isto, por mais que esteja mal acostumada com um céu estrelado de glórias.
    Só nos últimos 6 anos ganhamos 3 Títulos Nacionais (Tetra Campeões Brasileiro e Penta da CB), fomos vice campeões da CB e ano passado fomos eleitos o 1º Clube do ranking junto com o Palmeiras no ano de 2017. Passamos à prateleira de cima dos pouquíssimos times brasileiros que possuem 9 títulos nacionais. Essa performance é pra poucos! Pensem bem leitores do blog, apenas nesses míseros 6 anos, conquistamos muito mais títulos expressivos que as centenárias frangas. Como Cruzeirense, tenho só que agradecer aos Masci, aos Perrelas, ao Gilvan e ao Felício, Presidentes que abarrotaram nossas estantes de troféus com “T” maiúsculo e não com um título folclórico de campeão de gelo.
    Torço para que Wagner e Itair aproveitem o bom plantel deixado e mantenham a competência e o pedigree dos Grandes Presidentes celestes, campeoníssimos em suas passagens, e nos deem mais glórias nacionais e internacionais. Afinal, foi nos prometido a Libertadores e o Mundial!
    Todavia, reafirmo o que disse no início do comentário, ganhar é muito difícil! E nos últimos anos ganhamos demaaaais! Mas nem sempre será assim, vide o intervalo de 9 anos (2004 a 2012) que vivemos um jejum de conquistas. Por isso, sempre exaltarei os jogadores e dirigentes que escreveram páginas heróicas e imortais e me fizeram ser mais um dos milhões de Cruzeirenses felizes; mas sempre com o pé no chão, ciente que ganhar um título nacional ou internacional é muuuito difícil. Times do eixo Rio-SP, com muito mais verba financeira que nós tbem se preparam para ser campeões. Sensatez, bom senso e compreensão do esporte nos faz entender que somos Gigantes, o Maior de Minas, mas não ganharemos sempre. Devemos ter, sempre, agradecimento àqueles que nos fizeram Grandes.
    #Fé,CruzeiroNoCoração,Sensatez,FechadoComoCruzeiro

  22. Essa desculpa de cansaço não cola. Grêmio e Flamengo também estão na mesma maratona. A meu ver o time é velho e parece mal fisicamente. Fora o esquema extremamente cauteloso( medroso). Time que joga defensivamente tem que ter dois atacantes velocistas e habilidosos, que não é o nosso caso. Robinho é meia e lento . Sobis nem se fala!!!

  23. Sinceramente acreditar que de uma hora para outra Mano vai mudar é achar que somos pouco inteligentes. O maio para mim foi perfeito, pois Henrique saiu do time, mas, mesmo diante da melhora inquestionável, outros protegidos continuaram a andar em campo e errar tudo, mas são intocáveis: TN, Robinho, Sassa…. alguns falaram muito bem aqui: em 20 anos de carreira Mano conseguiu apenas duas CB. Por outro lado, time para ser campeão tem que fazer gols e não se acovardar e esperar que após conseguir 1 gol, na bacia das almas, que os santos irão sempre operar seus milagres e que iremos segurar a vitória. Continue acreditando em Mano e sempre proteja o “Grande” cerca Lourenço, este sim, sempre incólume em relação às críticas…. É inaceitável esse futebol pobre, técnico medroso, a falta de gols e, principal, a falta de vontade de vários atletas, que devem estar rezando pelas férias do padrinho e amigão Mano…..crítica sim nas vitórias e derrotas e vou continuar assim, quem se acomoda fica para trás e não atinge seus objetivos: melhorar sempre, essa é a nossa filosofia azul e não a pateticana do acredito…

  24. Excelente texto, parabéns!
    Todos os torcedores são importantes, assim como sua paixão. É igual família, a gente não escolhe… aceita e abraça por mais estranhos que possam nos parecer.

  25. PH, concordo com você em relação ao Mano Menezes. É um dos melhores Técnicos do Brasil e nos livrou de dois rebaixamentos e ainda nos trouxe um Mineiro e uma Copa do Brasil. Existe no elenco alguns atletas que não estão em boa fase ou estão contundidos e isso não é culpa do mano. Vida longa ao Mano! Que Deus abençoe a ele e a toda família. Grande Abraço ao Mano!

  26. Um meio campo com Henrique, B.Silva,Robinho e T.Neves, ninguém merece. Henrique já está muito velho p/ correr atrás dos garotos. B.Silva já mostrou que é um jogador normal e que não sabe nem dominar uma bola, marca mal, só chega atrasado. Robinho é preguiçoso, mas ganha muito bem. Thiago Neves, não sei o que está acontecendo, pois só se vê quando sai substituido. Time p/ vencer, tem que ter meio campo “pegador”e que saia da defesa p/ o ataque c/ velocidade, o que NÃO é o caso dos 4 citados acima. Acho que a diretoria poderia envolver em uma troca, o Robinho, B.Silva, Henrique e Cabral. Se trocassem esses 4 por apenas 1 que jogue c/ Raça, já estaria de bom tamanho. Por fim, futebol tem que ser jogado p/ frente, c/ Raça e velocidade. Chega de toquinhos de lado ou p/ trás. O Cruzeiro da tríplice Coroa jogava p/ frente e c/ vontade. E é esse o DNA do Cruzeiro. Defender bem e atacar Sempre!!!

  27. Meus amigos do blog , faco um ALERTA : o time tem de
    acordar , Correr muito , tocar
    a bola rapido, fazer a transicao defesa/ataque com eficiência, pois senão corre o
    Risco de perder p/ Paraná em Curitiba….o Micale acertou o time agora , vem crescendo , e obrigou o Fla a jogar em alta velocidade.
    Quem avisa , amigo é !!!
    Fica veiaco CRUZEIRO

  28. João Paulo, concordo e vendo o tecnico insistindo com esses jogadores e não aproveitou os da base e emprestou Nonoca, Judivan e Tony Anderson pra ficar com ex jogadores em atividade.
    não adianta o MM não vai mudar vai ficar sempre essa gangorra ganha dois jogos perde tres e vai ser assim até o fim do ano.

  29. Bom dia Pedro,

    Quero focar em mais um coisa aqui que parece incrível mas não é. Quando o Henrique tem um pereba do lado dele, ele não joga absolutamente nada, é só colocar um volante de qualidade ao lado que ele rende.

    Me preocupa a falta de opções ofensivas pra mudar a história da partida. Sem Arrascaeta (principalmente) , Rafinha e David estamos fritos. Também precisamos do Lucas no meio, não me espanto o Cruzeiro perder para o Paraná na próxima rodada, pois com Robinho e Sóbis na frente não incomodamos ninguém.

    Essa parada tem que recuperar os bichados, fazerem um pré temporada pra não ficarem com desculpinha depois. TN é craque na minha opinião, mas se não ta bem e de fato não está jogando absolutamente nada, então nem entra em campo. Coloca três volantes, Robinho de armador e Sobis e Raniel la na frente e ve no que dá. Nos falta opções ofensivas e a defesa tem que segurar o rojão todo jogo, uma hora não dá ne?

  30. Faltou planejamento. É óbvio que o TN30 não aguenta jogar duas vezes por semana.
    Tinha de ser revezado com o Robinho. Quarta um, domingo outro…

  31. Eu sou um dos que critica o Mano (treinador. como pessoa, um cara espetacular). Não gosto do jeito de jogar dele, principalmente dessa insistência com sua “panela”. Mas futebol é resultado, e enquanto tiver ganhando títulos, vou torcer. Se escutasse mais a torcida, esse “amor e ódio” acabaria. Exemplo do Dedé, que ele demorou demais a colocar, e a torcida pedindo pelo amor de Deus. Saída do Cabral, manutenção do Romero no time, titularidade de Arrascaeta. Todos pedidos da torcida, que ele insistia em não colocar pra insistir com jogadores sem condição como Cabral e Robinho. Acho que a próxima medida é tirar o Robinho do time, pois qdo ele está em campo o TN fica sobrecarregado e não rende, e dar mais oportunidades pra Bruno Silva na sua posição (qdo jogou na posição do Robinho, jogou bem. Ele não é volante). O time é bom, mas é mal escalado. Essa é a realidade. Mas se o Mano sair, quem viria? Temos esse problema tb. Vamos torcer, apoiar, ganhar pelo menos mais um titulo esse ano. Mas se não houvesse essa insistência do Mano, poderíamos ganhar tudo. Abç.

  32. A filosofia do Mano é jogar somente quando precisa. Isto é para não estressar e não cansar os jogadores. Nesta estrategia, ele, com certeza, deve pedir a seus jogadores tirarem o pé, correr menos, não entrar em divididas a toa, e etc. Mano é especialista em dirigir times que precisam desesperadamente de ganhar. As vezes pode até ganhar algum titulo, principalmente mata mata, não é caracteristica dele ganhar titulos com frequencia. Tem até uma lógica matemática neste raciocínio, mas ele se esquece que futebol é jogado por humanos e para humanos. Entra aí muita emoção e o psicológico tanto do jogador quanto do torcedor. A torcida não pode ir no embalo de estrategias cerebrais (de longo prazo) de um técnico. Não é assim que funciona, infelizmente ou felizmente, não sei. A cada boa vitoria do time, a torcida embala e enche mais os estádios. O torcedor grita mais, canta mais e isto reverte aos jogadores em campo. É uma simbiose torcida-time. Os próprios jogadores perdem a química natural do bom futebol, quando jogam como se estivessem em uma guerra onde as movimentações e trocas de tropas seguem rigorosamente estratégias desenhadas no papel. Talvez se fossem robôs ou soldados, funcionasse muito bem assim, mas…Mas o Mano ainda tem o time na mão e ainda tem elenco de qualidade, mas segurar o bom time do Flamengo embalado em pontos corridos não vai ser fácil.

  33. Sr. PH, eu vejo capacidade no elenco do Cruzeiro e também no sub-20, a INcapacidade do Sr. Mano de fazer o time jogar ofensivo, jogar bonito é que INCOMODA principalmente quando perde. A determinação existe, o que nos deixa aborrecidos é a escalação de jogadores mal fisicamente ou os de preferência do Sr. Mano.

  34. Amanhã, se vencermos o fraco time do Paraná, noventa por cento dos torcedores mudarão de opinião. A torcida azul é bipolar demais e eu me incluo nessa característica. Também concordo com a maioria em achar que o time não tá jogando p..ra nenhuma e muito disso pela insistência do treinador com alguns jogadores que ultimamente nada estão agregando e além do mais os desfalques. Tiago Neves e Robinho, Edilson, inoperantes, Henrique, uma piada esse jogador ser titular e intocável, Arrascaeta, Rafinha (pode?), esse Deivid que pra mim é um mero desconhecido e nunca sai do DM, não deveriam ter deixado o Alisson ir embora, Fred (uma incognita) e por aí vai. Tomara que essa parada venha ser bastante benéfica pra nosso lado e que a diretoria já tenha alguma negociação planejada pra suprir as muitas necessidades do elenco. O segundo semestre será pesadaço e quem não se preparar ficará no meio do caminho. Apesar de tudo ainda confio muito no treinador Mano Menezes e acho que algum título importante ainda virá esse ano. Confiemos. Simbora Cruzeiro…

  35. Bom dia PH!!! Para mim o que esta muito claro é que não temos plantel tão bom quanto dizem por aí, basta ver que não temos substitutos para os principais jogadores como TN30 e Arrascaeta , não temos jogadores de velocidade pelas pontas e tampouco reserva para a lateral direita. Em minha opinião, as contratações foram mal feitas apesar de escolhidas a “dedo”. O que dizer do futebol apresentado até agora pelo Bruno Silva e pelo Mancuello que custaram muito dinheiro e não mostraram nada. O David ainda não jogou, vamos aguardar pra ver. Me desculpem todos que escrevem aqui no seu “pedaço” mas, Henrique, Rafael Sóbis, Ariel Cabral (ainda bem não está jogando) e os citados acima estão abaixo da crítica na minha opinião. O Robinho e o TN30 estão muito mal e acho que em boa parte porque estão sendo escalados fora da posição real deles, sem contar com o preparo físico que aparentemente está péssimo. Sou Cruzeirense desde que nasci ali no Barro preto e infelizmente tenho que admitir que não estou conseguindo assistir aos últimos jogos do meu time, alguma coisa precisa mudar urgente. O GIGANTE, MAIOR DE MINAS, tem de acordar!! Vamo que vamo!!!

  36. Ruim, muito ruim : “Apenas os arautos do apocalipse podem, pois os cruzeirenses de verdade, aqueles com C maiúsculo..” Não bastasse ter escutado do Fábio uma besteira desse tipo, agora temos que nos deparar com o insulto, com o absurdo de ler o blogueiro – e outros transeuntes desse espaço – arrogar para si o título e o direito de se dizerem legítimos cruzeirenses, insinuando que quem não pensa, ou concorda com a sua opinião seja menos cruzeirense. É de lascar o cano! Escutar desaforos assim de quem não foi ao mineirão – não era nem nascido – ver os times que fizeram o Cruzeiro alcançar uma dimensão e um respeito maior que os próprios títulos que ele conquistou, e lhe deu a identidade de um time de futebol arte, futebol bonito, jogado pra frente e com classe, bom, é de perder as esperanças.
    Essa moçadinha adepta ao futebol de resultados, ao Mineirão Gourmet e ao tropeiro sem torresmo ainda vai conseguir enterrar uma tradição e uma identidade construída com talento e paixão por ídolos como Zé Carlos, Raul, Dirceu Lopes, Tostão, Piazza, Joãozinho, Perfumo, Nelinho, Sorín, Alex, Evaldo, Natal, Ninão, Niginho e mais um bocado de gente boa. Essa gente, devagar e subrepticiamente, está dando munição para essa incomensurável mediocridade que vêm se apropriando do Clube e lhe roubando a sua personalidade. Do jeito que vai, em nome de uma taça – ou tão somente, de uma vitória – ainda vão concordar em mudar a cor do clube.
    Esse torcedor aceita qualquer medíocre e mediocridade em troca de um resultado. Não tem orgulho algum, e nem respeito próprio. Faz qualquer negócio em troca da sua estreiteza espiritual. Ganhar por ganhar. Bom a vida é muito mais que isso, e o Cruzeiro que milhares de torcedores ajudou a construir é mais que vencer,vencer,vencer! É arte, é ofensividade, é classe, e é alcançar a glória com méritos!
    E vejam só, cruzeirense de verdade, com C maiúsculo, agora perde tempo em ficar olhando a grama do vizinho: “querendo ou não a situação do rival no campeonato acaba influenciando a própria insatisfação do cruzeirense com sua equipe…” Parece que o espírito amedrontado do Medíocre Menezes está contaminado e conquistando corações. Que futuro horrível!
    Fora Mano! Banco para TN 30, Robinho, Henrique e outros operários da bola! Tragam de volta o verdadeiro futebol do Cruzeiro. E tragam de volta , também, o respeito pelo Cruzeirense que não submete a sua paixão, a tradição e a história do seu clube, à mediocridade desse futebol de resultados que impera nas mentes dos torcedores de resultados. Mais humildade e respeito, por favor!

  37. Como sempre estou alinhado com alguns pensamentos aqui como o do “alisson mateus machado”. PH, é certo chamar de imediatismo se a crítica em relação ao MM é a mesma tem quase um ano? Já tem muito tempo que ele está aí e insistindo com atitudes que fazem muito torcedor Cruzeirense com C de qualquer tamanho ficar com preguiça de assistir o próprio time jogar. Hoje nem vou falar muita coisa, muitos já fizeram isso aqui. Sobre a teimosia, aproveitamento de jovens e etc. E aguardo amanhã ter que engolir novamente o melhor volante marcador do meu time jogando como um fraco LD porque ele não vai escalar um jogador da posição pra deixar o Henrique no meio. Dá preguiça até de pensar.

  38. PH, sabe porque essa alternância de sentimentos por parte da torcida? Porque mtos torcedores (me incluo dentre eles) vendo os resultados de 1 a 0 e 3 pontos no mês passado preferiu ficar quieto e não comentar no blog que o futebol apresentado pelo Cruzeiro, apesar das vitórias, não era convincente, assim como aconteceu na primeira faze do cruzeiro no mineiro, porque se esses torcedores que vêem dessa forma (repito, me incluo dentre eles), se manifestassem aqui no blog por ex. criticando o futebol medíocre (no sentido real da palavra), seria taxado como corneteiros, negativos etc. E por isso que quando vieram os resultados ruins, que viriam mesmo, se manifestam, então, de tal forma. Eu mesmo não disse nada enquanto cruzeiro pontuava por causa disso mas eu sabia que nesse futebol mediano o Cruzeiro não manteria resultados e cairia de produção. Eu já vinha dizendo mês passado (aos meus Amigos, não aqui) que “Manobol” tinha voltado. o Mano Menezes nunca me convenceu, nem depois dos 7 a 0 em cima do LAu pq, como todos diziam, aquele não era o “Manobol” e sim o Cruzeiro que sempre conhecemos e nos acostumamos. E pq talvez vc não se lembre do cruzeiro dos anos 90, o Cruzeiro 2003 etc. Morou em uma cidade a qual a população em sua maioria torce pra times do Rio, principalmente Flamengo. Mesmo nós ganhando CB 2017 sobre o flamengo, a torcida flamenguista não respeita o Cruzeiro daqueles 2 jogos da final e consideram que o Cruzeiro ganhou na sorte e num futebol de time pequeno medroso. Em parte eles tem razão (e digo em parte porque o Cruzeiro tradicionalmente é mto mais time em copas do que O. FLA e o FLA é freguês), mas por outro lado eles tem razão porquê foi o título mais feiamente ganhado pelo Cruzeiro que já vi. Comemorei muito mas fica essa imagem, porquê? Manobol, filosofia do técnico. É verdade que Neves tá morto em campo, Robinho nem se fala e Edilson ainda não mostrou tudo que realmente pode fazer. Mas tenho pra mim que o motivo é a filósofia de jogo de Mano Menezes. Repito, nunca gostei de Mano Menezes, continuo não gostando, porque sei que O Cruzeiro pode muito mais com estrutura e o elenco que tem mesmo com os problemas de DM, etc. Tenho pra mim que Mano sobe a 381 sentindo Joao Monlevade a BH em um Monza 2.0 como se estivesse em um palio 1.0 com ar ligado, passando horas atrás de uma carreta com medo de não conseguir ultrapassar.

    É minha forma de ver MEU Cruzeiro dos últimos anos.

    Mas da-lê Cruzeiro, continuo torcendo, me alegrando e aborrecendo, moderadamente, pois minha vida não é o Cruzeiro e sim Deus e minha Família.

    Saudações azul.

    1. Parabéns Rodrigo Oliveira, você expôs o verdadeiro sentimento da nossa torcida com a realidade do time do Cruzeiro “treinado” pelo Retranqueiro Sr.Mano Menezes. Sensato e de bom senso, parabéns novamente!

  39. Pessoal, vejam se concordam comigo, inclusive você, PH. O que mais mata os torcedores azuis de raiva, talvez nem seja a ruindade de jogadores como TN, ROBINHO, EDSILSON E VARIOS OUTROS, porque, com ruidande, mas com vontade e raca e determinação, às vezes conseguimos resultados. O que mais nos incomoda, É A FALTA DE VONTADE, DESINTERESSE, desses jogadores em determinados jogos. TN, é um sortudo pois em alguns jogos decisivos faz gols. Porem, o custo beneficio de seu salario é muito baixo. EDILSON realmente não deu química no cruzeiro, Na verdade, é nítido que quando não se tem jogadores de velocidade, o cruzeiro se acaba. O próprio Rafinha faz muito falta. Temos que ter jogadores de velocidade, pois e isso que fura, que quebra as defesas do adversário. Nosso time sem esses jogadores de velocidade, é um caos, dá preguica de ver os jogos, toca de lado que volta pro zagueiro, que toca de lado novamente, sem objetivade, pois não tem ninguém que faca a diferença. abraços azuis

  40. Cruzeiro não tem ataque:

    Sassá é horroroso, pior que o Ábila; Já teve várias oportunidades e não mostrou nada. Não serve nem para o banco.

    Raniel é meia boca

    Sóbis é mais marcador. Atacar, driblar não é a dele. Seria um bom lateral

    Dedé é nosso melhor atacante.

    Robinho já era.

    Bruno Silva já teve suas oportunidades e mostrou que não passa de um bom reserva.

    Mancuello é muito ruim.

    Henrique, nunca recebeu proposta alguma e continua titular absoluto, sem substituição, sem sujar o uniforme, assistindo o jogo dentro do campo.

  41. Que exagero meu caro, que exagero!

    Prefere Paulo Bento’s e Deivid’s da vida não é? Prefere “jogar bonito e diferente” igual ao péssimo Fernando Diniz e lutar pra não cair não é? Você que critica o blogueiro por achar ser mais cruzeirense por ter opinião diferente, está fazendo a mesma coisa. Hipocrisia neste país é nítida em qual seguimento.

  42. Para mim é indiferente a colocação do rival na tabela. Palmas para o time B da cidade que mesmo com um técnico interino e um elenco reduzido e questionável, vem fazendo uma boa campanha. Inadimissível e um técnico “renomado” com um elenco de primeira, cotado nas pesquisas, categorias de base campeãs e um número de contratações pontuais em relação ao plantel que conquistou a CB/2017, não conseguir montar um grupo de 16/18 jogadores áptos para entrarem e resolverem. Temos problemas na zaga, nas laterais, no meio de campo e no ataque e principalmente no comando técnico. Com um planejamento bem elaborado deste o começo do ano e com este plantel de jogadores renomados mais a garotada promissora, poderíamos montar um grupo capáz de competir em todas as frentes em qualquer campeonato. Vários jogadores ficaram no meio do caminho pelo imediatísmo do treinador. Muitos foram para o estaleiro e os jovens não tiveram suas oportunidades nos momentos certos e não adquiriram uma certa maturidade e entrosamento com os mais rodados. Uma pena que nem sempre podemos contar com um Fred, TN”trinta”, Robinho, Cabral, Rafinha, LS16, Edilson, Manoel…..por excesso de preciosismo e imediatismo do treinador que ainda precisa de auto afirmação para com sigo mesmo. É um pré-potente em magnitude e cresceu apenas para os lados e o pouco de miolo esta entorpecido com o tal do uísque chinês. O Ceara pela 4ª rodada foi lá em Sampa e arrancou um empate com o “Curintia” e isto é “normal” pela descontração do adversário em jogos desta “grandeza”. Só não admito é a forma covarde como o time se posta em campo, além de uma escalação e substituições questináveis para todas as criticas. Se fossem dosadas as performance dos mais maduros do grupo, junto com a mescla dos mais jóvens, teríamos sempre times mais competitivos para um melhor aproveitamento da fragilidade dos adversários como Vasco/Chape e os Paranás da vida. Todos os resultados são posssíveis mas o difícil é aceitar a forma como são entregues pontos de bandeija e tudo mais, digo menos. Saudações Celestes. Abçs

  43. Gostaria de lembrar aqui do falecimento de um grande jogador de meio campo do Cruzeiro, o Zé Carlos que jogava com elegancia e eficiencia e será que o CRUZEIRO deu alguma assistencai a ele? pois pelo que li em algumas materias ele estava em dificuldades. Hoje o jogador tem alto salario e tudo de bom e melhor e não jogam nada como muitos no nosso elenco. p

  44. P.H. sábias palavras. Parabéns Mano. Você é o cara. Muitos anos de vida e títulos para a nossa Raposa Astuta com Mano no comando. P.H. enquanto muitos treinadores levaram as suas equipes à segundona, o Mano tirou as equipes da segundona. E não deixou outras cairem lá, como o foi o nosso caso por duas vezes. Parabéns Mano, você é o cara. Ganhamos o Mineiro e também uma C.Brasil. E estamos na batalha nas três frentes: Copa Libertadores, Brasil e Brasileiro. Como é bom competir em todas as frentes e principalmente quando as frang6x1as só tem o Brasileiro. Como é gostoso ser Cruzeiro. P.H. muitos que frequentam o seu Blog com críticas exacerbadas, ou são frang6x1as despeitadas ou são cruzeirenses ingênuos. Vai Raposa astuta, rumo a mais um título. Um dos três. Abraços pessoal.

  45. De que adianta suar sangue diante do Palmeiras para, pouco depois, entregar literalmente o jogo para a Chape? Não são os mesmos 3 pontos?
    Pra mim, o principal problema é falta de motivação, já que nosso treinador não conhece essa palavra… e quando ela surge é porque partiu dos jogadores.
    Morno Menezes coloca os atacantes para defenderem (Sóbis o principal, que joga de secretário de lateral), isolando o 9 lá na frente, e, quando descobre que precisa de algum gol pra vencer, libera Dedé para o ataque. Qual a coerência disso?
    Tiago Neves realmente está mal, mas jogar num meio de campo com Henrique e Robinho, é osso! Pra mim, TN e Arrascaeta são os únicos jogadores decisivos deste time, mas eles dependem dos demais… e jogam muito melhor quando o time entra pilhado, em jogos mais importantes!
    Falta muita coisa neste time (reforços, haja vista o fiasco das contratações do Itair), mas o que tem feito a diferença é a motivação, ou a falta dela!
    Por último: o maio “perfeito” foi muito bom, mas isso não quer dizer que devamos ficar satisfeitos com um junho desastroso!

    1. Sr, Cláudio, voce usou uma palavra chave em todas as “frentes”, MOTIVAÇÃSO….O Luxemburgo entre outros vencedores como técnicos no futebol, sabia muito bem motivar seus comandados diante de quaiquer adversários. Era quase que obrigatório ganhar dos adversários menos qualificados. Obvio que deveremos sempre respeitar qualquer que seja o oponente mas partindo deste princípio é que é obrigatório uma postura de respeito primeiramente com a instituição pela qual esta trabalhando. Quando uma equipe esta bem treinada não precisa que o treineiro fique esbravejando na beirada do campo o que acaba desorientando os jogadores que são feitos de bananas pelo chefinho banana.
      Minhas condolências aos familiares, amigos e a toda nação 5***** pela perda do gigante da bola, Zé Carlos e mais uma estrela resplandece………Salve salve***** Abraços

      1. Caro Edgar Campos, Que te pasa muchacho? O “caminhoneiro” não entregou a gasolina para abastecer o posto. Saudações Celestes***** Abçs

  46. A grande verdade é que ainda não conseguimos uma sintonia para a equipe. Naquela semifinal do Rural Cup, tivemos uma imensa dificuldade contra o Tupi. Veio a primeira final,mais dificuldade e levando três gols, ganhado o titulo que com sinceridade era obrigação.

    Depois de péssimos resultados na LA e levando quatro gols em uma partida, veio a recuperação em um ambiente favorável, crise no Vasco, Universidade de Chile sem inspiração. No jogo contra o Racing, mais dificuldades. Há que ressaltarmos que a volta do Dedé deu novos ares a equipe.

    Inicio péssimo de brasileirão, derrota em casa para o Grêmio, derrota para Flujunior com um jogador a mais. Iniciou uma reação ganhando do Botafogo, Sport, A. Paranaense, e novamente uma derrota para o maior rival (jogo sem inspiração com 10 jogadores atrás da linha da bola, para não levar gol). Nova reação contra Santos, Palmeiras, Ceará. Contra o Vasco só chuveirada na área, nenhuma jogada envolvente com toque de bola refinado. Por ultimo a péssima atuação em Chapecó, e não adianta ripar arbitragem.

    Então o que não vimos no Cruzeiro foi estabilidade no semestre. A equipe apesar de estar bem nas competições, ainda não inspirou total confiança nos torcedores. Quem joga para não perder, certamente estara bem próximo da derrota. Equipes que não fazem gols, estão mais perto da derrota. Sem alarde, o empate com o Vasco em casa foi um balde de agua fria em nossas pretensões. Uma equipe aos farrapos, sem treinador, em crise total, pasmem.

    Concordo com alguns pontos de vista do blogueiro, mas jamais poderá discordar das criticas dos torcedores, pois como foi dito, “o futebol é pura magia”. A oscilação constante do torcedor faz parte do espetáculo.

    O que o torcedor quer é uma equipe aguerrida, que não tenha bola perdida, que busque o resultado com determinação e principalmente “atitude”; Pois isso temos que exigir da treinador, da equipe. Já que ele não gosta do futebol bonito, que a sua equipe suje a camisa em campo, pois em vários jogos não vimos isso.

  47. É CLARO QUE NO FUTEBOL SEMPRE HAVERÁ A IRRACIONALIDADE POR SE TRATAR, ACIMA DE TUDO, DE PAIXÃO. ALGUNS TORCEDORES EXTRAPOLAM E MUITO, MAS,PARA MIM E CREIO QUE PARA A GRANDE MAIORIA, O QUE IRRITA MESMO É VER O TIME TER OSCILAÇÕES TÃO GRANDES, TANTO NO DESEMPENHO QUANTO NA FORMA DE JOGAR. O QUE IRRITA É VER UM TIME JOGAR O QUE JOGOU CONTRA O PALMEIRAS E, MENOS DE 15 DIAS DEPOIS, TER UMA ATUAÇÃO TÃO BISONHA DIANTE DA CHAPE. É COMO O PRÍNCIPE QUE VIROU SAPO. E A DESCULPA É SEMPRE DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DOS ATLETAS. O CRUZEIRO É, DISPARADO, O TIME QUE MAIS RECLAMA DE DESGASTE FÍSICO. ORA, O CALENDÁRIO É IGUAL PARA BOA PARTE DOS CLUBES DA SÉRIE A E A GENTE NÃO VÊ TANTA DESCULPA PELO DESGASTE. VAMOS SOFRER ATÉ O FINAL NESTA TEMPORADA, POIS NÃO TEMOS REPOSIÇÃO A ALTURA E QUEM ACHOU QUE TÍNHAMOS UM SUPER ELENCO SE ENGANOU TOTALMENTE. O QUE NÃO IMPEDE QUE CONTINUEMOS TORCENDO COM VIGOR E PAIXÃO SEMPRE.

  48. Olá Prof Pedro Henrique,

    Hoje passo por este espaço para deixar minha homenagem ao Zé Carlos, 2º jogador que mais vezes defendeu o time do Cruzeiro e que faleceu nesta data, depois de longa enfermidade decorrente de um AVC.
    Jogador talentoso e dedicado fez parte, como uma das peças centrais, do maior time que o Cruzeiro teve em suas história, que ganhou vários títulos estaduais em sequência, a Copa Libertadores de 1976, e que foi vice-campeã do Mundo jogando diante do Bayern de Munique, além de vice-campeã brasileira em 1974 e 1975.
    Zé Carlos marcou, ao lado de outros jogadores como Tostão, Piazza, Raul, Procópio, Neco, Natal, Dirceu Lopes, Tostão, Evaldo, Hilton Oliveira, Pedro Paulo, Fontana, Brito, Willian, Neco, Rodrigues, Mário Tito, Perfumo, Vanderlei, Nelinho, Palhinha, Joãozinho, Jairzinho, Roberto Batata, Eduardo, Morais, Osires, Darci Menezes… a história de sucesso do Cruzeiro.
    A formação da “China Azul” aconteceu, em grande parte, pelo futebol de alto nível que Zé Carlos e seus companheiros mostraram defendendo a camisa azul-estrelada. “Rápido e rasteiro, como a linha do Cruzeiro” virou um bordão nacional justamente por causa do valor desses jogadores, em particular de Zé Carlos. Deus conforte os familiares.

  49. Não fico preocupado com o time por conta desses 2 últimos resultados.
    Minha maior preocupação é que o dito “Um dos 4 melhores elencos do Brasil” é totalmente equivocado. Não acho que as criticas sejam imediatismo do torcedor, nos enxergamos nossos méritos, como na defesa, como nas boas jogadas de arrascaeta e também os defeitos, temos os “lampejos” de craque do tn30, mais na verdade nunca acrescentou tanto assim ao time na minha opinião. Cria pouco, não tem habilidade pra driblar, erra muitos passes e principalmente passes que acabam virando contra ataques perigosos, isso quando ta bem. Do contrario é -1 em campo. E faço exatamente o mesmo comentário pro futebol do Robinho.
    Eu não gosto do estilo de jogo o MM, mais não o culpo e nem gostaria de sua saída agora. Se temos chance de conquistar algo ou ao menos chegar longe é por causa dele.
    Pra mim o elenco do cruzeiro é fraco e desbalanceado, temos excelentes goleiros e zagueiros, já as laterais são no máximo razoáveis, os volantes são lentos (Uma vez que Romero não é nem terceira opção pra volante. Pra mim uma das únicas falhas do MM). Agora do meio pra frente tirando o Arrasca é da dó. Tn30 lento, erra muito e não tem reserva, robinho idem, Sobis é voluntarioso mais sabemos que sua principal função no elenco é servir de exemplo com a experiencia q tem, Rafinha embora rapido é bastante limitado (pra mim não é diferente de Alisson ou Elber), Raniel é bom e pode ter futuro, mais sem ngm criativo pra lançar ou tabelar com ele não consegue fazer muito, Sassa sabe fazer gol mais precisa receber de frente e não fazendo pivô ou voltando pra buscar.
    Reparem uma coisa, tente lembrar quantas vezes nossos meias deixaram qualquer atacante cara a cara com o goleiro. Aqueles clássicos lances de enfiada de bola nas costas da defesa, o dito “passe pra gol”, onde o atacante tem tempo pra olhar e deslocar o goleiro. Se parar pra pensar nisso fica fácil ver que não temos armadores e que tn30 é uma total enganação.

  50. Nós somos loucos. Somos Cruzeiro. Seremos campeões é o que interessa. Vai Raposa astuta, rumo aos títulos. Temos elenco. As frang6x1as estão desesperadas porque vão passar mais um ano sem ganhar nada e duvido que vá ficar entre os da libertadores para o ano. PH tem cara que vem aqui só quando a Raposa perde por que são frang6x1as enrustidas, por que já perceberam que não vão ganhar nada nesse ano. Nós temos time pra ganhar. Vai Raposa astuta.

  51. Pedro Henrique, boa noite!

    Imediatismo da maioria de nós torcedores do Cruzeiro, existe sim. Mas MALDITO ele não é. Sabe por que? Porque os erros são os mesmos do início do ano! Desrespeito flagrante com a torcida, expressado na instituição da PANELA DE PROTEGIDOS do técnico! Já está mais que sabido e consabido que Henrique não dá, é passado! Que Robinho este ano se tiver feito uma partida boa não chegou a duas! Que Tiago Neves começou o ano mal, com problemas na panturrilha, ai não fez completa inter-temporada. Por isto não rende o que dele se espera e vem sendo escalado temerariamente! Edílson não jogou a metade das partidas disputadas, porque ora no DM e quando vem a campo, sempre arranja uma expulsão ou suspensão pelo terceiro cartão! Egídio, esforçado e sempre titular, mas deficiente na marcação. Ezequiel discriminado, para improvisar Romero na lateral e assim justificar a manutenção do inútil Henrique em campo, prejudicando o andamento do jogo! Patrick Brey, muito mais lateral que Egídio, nem no banco fica!

    Então, caro PH, você não acha que a constante repetição destas situações não tenham que emergir, voltar em sena, quando o time tropeça nelas mesmas e passa a jogar péssimamente, como ocorrido desde o jogo com o Ceará, empate aqui com Vasco e derrota para Chape? Respondo: se estes maus resultados tivessem ocorridos com o MM tentando novas formações, um ou outro estaria aqui COBRANDO, o que é muito diferente de cornetar, concorda?

    Quando há reincidência de fatos ou comportamentos, como tem ocorrido sistematicamente com as injustificadas re-escalações de Robinho, TN, Henrique, Egídio e Léo, entendo que não cabe rotular este descontentamento nosso como IMEDIATISMO e muito menos como MALDITO, em razão da reincidência das situações comprovadamente ineficientes como as que a maioria de nossa torcida vem apontando desde o início desta temporada!

    Além desta discordância conceitual quanto ao título e conteúdo do Post, vou discordar do VERTIGINOSAMENTE, utilizado por você para qualificar nossa queda na Tabela. Ela foi VERGONHOSA, tanto pela displicência dos atletas em campo envergonhando a esdruxula camisa utilizada, quanto pelas duas TENDENCIOSAS arbitragens. Este somatório, de jogar com 9 contra adversário com 11 e arbitro segurando o jogo, o resultando não poderia ser diferente do que foi: em 6 pontos disputados, perdemos 5 ! Culpa de quem? Da diretoria que não tem representatividade na CBF onde hoje atua o Franga Castellar, e do endeusado Mano Menezes, que exige a contratação de reforços pontuais e não os utiliza!

    Discordando, com o devido respeito e admiração ao nobre Blogueiro.

  52. Vendo aqui que a diretoria vai vender o Vitinho por uma “bagatela” de 10 milhões de reais, “bagatela” claro pra um Clube do tamanho do Cruzeiro, muito dinheiro pra nós simples mortais!
    Mas é brincadeira né. vamos continuar aturando o péssimo Ezequiel, o improdutivo, cansado, fora de forma, cachaceiro e com salário de 450 mil – Edilson e as improvisações de Romero (que o impedem de ter sequência no meio) e ver o garoto sair sem ao menos jogar nos profissionais!
    Aí tem dedo do Mano, o garoto é lateral ofensivo, muito ofensivo e o Mano não gosta disso!
    Porque não vender:
    Joel – que foi bem e tem mercado em Portugal;
    Murilo – que ainda lembram do seu futebol da Copa BR e que hoje é reserva;
    Marcelo – o novo Elber, ou Allano, ou a mistura dos dois;
    E todos os outros que andam emprestados!

  53. Não posso deixar passar desapercebido! Nenê, 36 anos, vem jogando quarta e domingo, comendo a bola! Sendo o diferencial do SP. Thiago Neves, 33 anos, ainda não fez sequer 1 jogo, no nível do Nenê, desde que chegou ao Cruzeiro! Aí vem a enxurrada de críticas… “Ganhou a Copa do Brasil e o Mineiro”, “foi e é o maestro do time”… Será? Vocês viram ou ouviram? Porque eu já entendi, que o jogo que eu vejo é diferente do jogo que eu escuto, mesmo sendo na mesma emissora de TV! A Copa do Brasil, além dos deuses do futebol, que afastaram Henrique e depois Cabral, pra que Hudson brilhasse, teve participações fundamentais de Arrascaeta e FÁBIO! Porque quem ganha pênaltis é o goleiro! Cobrar bem é obrigação de jogadores de linha, que dirá os medalhões! Mas o que Thiago Neves fez contra Grêmio e Flamengo? Bateu o escanteio do gol do Hudson e só! Em 360 minutos, só! E em 2018? “Ah, ele já fez gols e deu assistências”, “fez o gol do título Mineiro”… Meus caros, de novo Arrascaeta nos salvou! Dois dos três gols! O que nos pôs de volta às finais no primeiro jogo e o relâmpago do segundo jogo, que desesperou a frangaiada! Rafinha também fez caminhão de gols no início do ano! E apesar de a minha opinião ser de que não foi ao acaso, foi porque Rafinha foi quem melhor tirou proveito dos pivôs e da marcação cerrada do Fred, ninguém usou o mesmo argumento usado pra TN30! E aí entra a incoerência do Mano, de novo. Comentei acima, neste mesmo post, as substituições erradas contra o Vasco. Aí Mano vem dizer agora que Thiago Neves está jogando no sacrifício. Pombas!!! Então porque não foi ele, que só passeou em campo, o substituído naquele dia? E dos 33 jogos do Cruzeiro no ano, quantos ele jogou? Por alto, digo que nem a metade! Então, pombas de novo!!! O que esse cara tá arrumando? Será a gandaia já insinuada por alguns? Encerrando meu comentário, gostaria que a torcida puxasse na memória nossos melhores jogos esse ano (nenhum excepcional). Observem a participação do Sóbis nesses jogos! Principalmente quando o Lucas Silva também jogou. Afirmo com convicção que fez muito mais que TN30 e Robinho juntos. Não só pela vontade mas também pela qualidade! Os dois citados há muito não dão uma assistência como a de Sóbis pro gol contra o Vasco. Se é que já o fizeram com a camisa do Cruzeiro!

  54. Totalmente de acordo colega DIRP. Eu também sou dos antigões e já vi muitas insinuações que para ser torcedor do Cruzeiro tem que ser sócio, ir no Mineirão em todos os jogos etc,,, só que vão para vaiar um menino que entrou na fogueira e ainda mais com time perdendo o jogo, mas deixa pra lá, hoje mesmo tava comentando com alguns colegas sobre os tais volantes de hoje em dia que pra mim são uns brucutus em comparação com o já saudoso ídolo Zé Carlos, que saudade dos velhos tempos, Piazza, Zé Carlos e Dirceu Lopes hê trem bão sô, quantos jogos vi o Zé Carlos jogar no Mineirão com aquela classe e toda elegância sem dar um único chutão na bola, hoje em dia se contentam com pouco basta ganhar o mineiro que salva o ano, o jogar pelo tal resultado só é bom quando se empata e/ou ganha de um a zero quero ver é tomar uns três a zero e reverter pois o time é treinado para fazer um e garantir o resultado e os tais ” torcedores ” de verdade do Cruzeiro aplaudem de pé.

  55. Tenho comigo que o Cruzeiro necessita urgente de um atacante e um meia,onde vai buscar não sei,são duas posições que esta faltando jogadores de qualidade.
    Por incrível que pareça o Abíla esta fazendo muita falta.
    Como disse o Aguirre treinador do São Paulo “o campeonato brasileiro é o mais difícil do mundo”,concordo com ele,nas duas últimas partidas o Cruzeiro não foi bem,resultado das inúmeras partidas de maio,mas convenhamos que fomos prejudicados nessas partidas.

  56. Vá em paz grande Zelão! Você foi um dos maiores e melhores meias que já vestiram essa camisa gloriosa. A nação celeste te agradece muito. Foi por você e mais algumas dezenas de talentos que por aqui passaram que hoje somos o maior de Minas, um dos maiores do Brasil e da América do Sul e reconhecido mundialmente. Que Deus conforte a família. Zeeeeeeeeeerooooooooooooooooooooo.

  57. Caro Antonio, não me lembro de quando foi que o time do Mano reverteu um placar numa mesma partida. Desculpem minha memória é que com este clima as coisas ficam mais difíceis de serem lembradas. Sinto falta de escrever matérias mais otimistas com relação as perspectivas de um time vitorioso. Porém quem apanha nunca esquece e aquele empate com o Palmeiras, depois de estar ganhando de 3×0 e ceder o empate foi de doer e por pouco éramos desclassificados naquela fase da CB/2017. Agora já em 2018 com todos estes reforços escolhidos a dedo pela “cúpula” dos manda-chuvas e a garotada que nunca tem oportunidades o time joga um futebol manjado pelos adversários e se torna pouco entusiasta para os torcedores. Salvo algumas jogadas geniais como aquele lançamento do Dedé para o Raniel que se desvencilhou da marcação e marcou um golaço aqui na toca III, poucas são as chances de guardar a bola lá na cazinha que é o objetivo maior do futebol. Tá ficando nonótono escrever deste time sem variações táticas o que torna as partidas ruíns de se assistirem. O Mano pensa que mudando jogadores de posições resolverá tudo e não é bem por aí. Na entrevista do Vitinho, disse que o Mano quer que ele aprenda a fazer a linhas dos quatro, sendo que sua característica e sair para o jogo. Já o ví jogando e realmente é muito incisivo no ataque com jogadas geniais. Jogadores como Sóbis e Robinho, deveriam assistirem jogos da jogadora Marta ‘seleção’ para aprenderem um pouco mais da objetividade do futebol. Dizem as más línguas que alguns medalhões do grupo estão caindo no “crime” e abusando de forma irresponsável a grana que acumularam e deixando o trabalho para segundo plano, daí que na hora do vamu ver, abrem o bico e teem um rendimento pífio.
    Neste país o que não falta são os inconsequêntes e pilantras de plantão, leia-se presidentes, ex presidentes, senadores, deputados, prefeitos, vereadores, padres, pastores, dirigentes, técnicos e jogadores. Falta ética, honestidade, hombridade e respeito para com o próximo. Dignidade já!!!!
    Salve salve***** Abçs

  58. Boa tarde azul a todos,

    Parabéns Mano. Os mesmos 62 que tenho, mas um jeito muito diferente de ver o futebol.
    Descanse em paz, guerreiro José Carlos, e que seu futebol sirva de inspiração para o aniversariante de hoje e para o volante de logo mais à noite.
    Aliás as duas últimas participações foram sofríveis e explicam ou ajudam a explicar a queda de nosso time na tabella.

    Abraço

  59. Eu vejo qe nos ultimos jogos PH o MM ta sofrendo mt com desfalques e nós torcedores deveríamos enxergar qe dps qe o Arrasca foi pra seleção e Rafinha machucou o time caiu. No caso 2 jogadores de velicidade, e sem eles o time esta mt lento, sem alternativas de contra ataque. David qe seria uma solução nao sai do dm. Vamos parar de criticar pq quando todos estavam disponiveis dps das criticas do mineiro o time melhorou, começou a propor jogo e desde que o MM chegou não tinha visto. Depois da copa tudo será diferente com todos a disposição.

  60. Grande José Carlos Bernardes, nosso Zé Carlos, “Zelão”, multi campeão e que contribuiu muito para a conquista de vários títulos, divulgação da marca e reconhecimento como maior clube de futebol de Minas Gerais e um dos maiores do mundo. Teve um gol legítimo mal anulado contra o Vasco da Gama, que nos daria o bicampeonato brasileiro em 1974, mas à época fomos garfados por Armando Marques e CBD. Grande pessoa, simples, humilde e um craque não só dentro de campo mas também fora dele!!! Caro PH ele merecia uma homenagem, infelizmente, póstuma!!

  61. Gostaria de parabenizar o blogueiro Gustavo Nolasco pela exelente matéria publicada hoje sobre nosso eterno mestre da bola Zé Carlos………….Abçs*****

    1. Concordo com vc André. O cruzeiro vem mau desde o início de ano porque pra mim aqueles jogos do mineiro na maioria são enganadores. Ganhou o título das frangas graça a burrice do Otero e o talento do arrascaeta. Do contrário seria difícil reverter a diferença. Na libertadores fez só onze pra num grupo fraco. No Brasileirão só jogo sofrível. Péssimo ataque e defesa ainda deixa a desejar. Olha hoje empate com Paraná. Ridículo. Time covarde com treinador covarde, previsível. Qualquer time que quiser suar a camisa ganha do cruzeiro. O nosso é amarrado, pesado, e sem criatividade. Vitórias de 1 a 0 no Brasileirão ilustram que o time é frágil. Os jogadores sofrem porque o esquema tático é ridículo típico de treinador covarde. A torcida tem que pressionar todos principalmente diretoria e treinador. Enquanto isto o Galo sobe e cruzeiro despenca. Que vergonha.

  62. Claro que toda regra tem exceção. É como disse o Nelson Rodrigues: Toda unanimidade é burra.
    Por falar em burriçe, o Mano sacou o Raniel do jogo lá no Paraná, prejudicando o ataque do CEC que acabou cedendo o empate para o time da casa. Novidade nenhuma em se tratando do Mmequetrefe. Disputando apenas o brasileião durante estes 3 últimos jogos contra o Vasco/Chape e Paraná consegue a façanha dos 2 pontinhos em 9 disputados. Este carinha é SODA. Salve, salve, salve, salve, salve*****

  63. Túlio, concordo plenamente. O esquema adotado pelo ridículo MM é irritante até mesmo quando vence pois é um sofrimento só. Estou com vergonha dos Btleticanos. A nossa torcida não pode deixar que isto continue. Tem que reagir rápido.

  64. Mais uma vez o MMerda treinador de quinta do glorioso cruzeiro mostrou que é covarde mesmo. Não se importa com a história do clube. Deve estar pulando de alegria por não sair derrotado do Paraná. O futebol do cruzeiro com MM é muito irritante. Pelo amor de Deus gente vamos fazer alguma coisa. Nós não merecemos isto. A nossa história é muito grande para termos que aturar um treinador ridículo destes. Sem falar também dos fraquissimos Ezequiel, Robinho, Henrique, Cabral, mancuello entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.