Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Quando a paixão afeta a razão

Em seu primeiro jogo no Mineirão, garoto da base recebe vaias de torcedores. (Foto: Vinnícius Silva/Cruzeiro)

Às vezes sinto tristeza ao ver que as pessoas não aprendem ou não querem aprender. É sentimento de professor. A ignorância nunca é um bom caminho. Ela pode causar sérios danos a uma nação inteira, por exemplo. Num clube de futebol, ela pode destruir planejamentos e carreiras. A minha função aqui, mais do que expressar minha opinião, é aprender também. E ensinar quando for possível.

Graças à oportunidade que o Portal Uai me deu de ter este espaço para poder compartilhar com vocês minhas opiniões sobre o Cruzeiro, ganhei algumas chances de aprender. No Mídia Day que a antiga diretoria promoveu no final do ano passado, eu fui um dos convidados a assistir uma série de palestras na Toca da Raposa. Compartilhei quase todos os meus aprendizados aqui. Uma delas foi sobre o processo de formação de atletas, a transição base-profissional, etc.

Antigo diretor de futebol da base e do time profissional do Cruzeiro, Klauss Câmara compartilhou conosco (blogueiros e representantes da mídia independente) muitos conhecimentos acerca do futebol de base. A lição que ficou clara é que era preciso que todos nós criássemos um clima de acolhimento aos nossos atletas da base. Eles precisam de apoio, principalmente no momento da transição.

O que alguns torcedores fizeram com o menino Marcelo na partida contra o Vasco me deixou muito assustado. Houve vaias no Mineirão. Foi o PRIMEIRO jogo dele no Mineirão, diante da torcida. E ele entrou quando o Cruzeiro estava precisando empatar o jogo. O nervosismo dele era nítido. Só que pros grandes entendedores de futebol aquela exibição já foi mais que suficiente para descarta-lo, mesmo após anos de preparação na Toca 1. Aliás, você acompanhou a trajetória dele na base? Sabe quem é o Marcelo ou pra você ele e o Marcelo Hermes são a mesma pessoa?

Pra mim é desapontador ter que escrever sobre isso de novo. Até quando a nossa própria torcida vai queimar jogadores da base? Se reclamam que Mano Menezes não olha para a base, vejam só o que o próprio torcedor faz com ela. Lá no Flamengo a garotada está de vento em popa. Mas aqui é Cruzeiro, alguém vai dizer. Aqui é diferente. Tem que subir pro profissional em alto nível desde o primeiro passo em campo. Infelizmente, o torcedor ainda pensa que casos como o de Neymar acontecem todos os dias. Não, não acontece. É muito difícil um jogador oriundo da base ser um dos melhores do planeta desde seu primeiro jogo no profissional.

O companheiro Welbert Campos lembra que o volante Arthur, do Grêmio, fez seu primeiro jogo como profissional no dia 4/2/15. Seu 2º jogo como profissional foi no dia 11/12/16. Ele quase foi negociado por empréstimo ao Ceará, mas Renato Gaúcho vetou. Um ano depois, o Barcelona pagou 30 milhões de euros pelo jovem volante que tem encantado a todos com suas belas exibições no tricolor gaúcho.

Não sei se o Marcelo vai ser o melhor do mundo. Não sei se o Barcelona vai compra-lo no futuro. Não sei se ele vai deslanchar e fazer sucesso no Cruzeiro. O que eu sei é que ele merece oportunidade, por tudo que fez na base, e respeito. Não se destrói uma carreira por causa de um jogo. Vale pra ele, vale pro Murilo, vale pro Rafael Sobis, vale pro Thiago Neves. Não custa nada pedir mais uma vez: tenham paciência com a base.

A propósito: você sabia que o Allano e o Bruno Viana ainda rendem dinheiro aos cofres do Cruzeiro e fazem sucesso na Europa?

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

93 thoughts to “Quando a paixão afeta a razão”

  1. Oi PH.

    Acompanho o blog desde o tempo do PC Almeida e mesmo com a troca do autor, o nível dos textos e até das discussões neste espaço permaneceu o mesmo, se não tiver aumentado.
    Como o Cruzeiro tem ‘páginas imortais’ e o crescimento da Instituição e Torcida se deram após a década de 60 do século passado, quando o time encantava o Brasil com uma formação de atletas no próprio clube, todos esperam que o próximo jogador a ser lançado seja um Natal, um Tostão, um Dirceu, um Ronaldo e por aí afora.
    Agora, é bom lembrar que os gênios em qualquer segmento não são produzidos em profusão. De cada mil podem aparecer dois ou três.
    Dito isto, vamos ter calma moçada. Moro em Porto Seguro, Bahia e na última vez em que estive no Mineirão vi o Cruzeiro ganhar de 5 a 1 do Figueirense, na estréia do Mano. Dia em que o William calou a minha boca. Próximo ao nosso grupo estava um jogador da base assistindo com seu pai. Depois do último gol do Cruzeiro o pai fez questão de gritar pra todos que estávamos ali que em breve seu filho estaria fazendo o mesmo sucesso e enchendo a torcida de orgulho. Isso demonstra como é importante a vivência desde cedo no Clube. O camarada aprende a amar e querer aparecer. Infelizmente não me lembro o nome do garoto pra saber se a previsão do pai dele se concretizou ou está próxima disso.
    É isso aí PH, vamos acolher e torcer para que os garotos apareçam e se concretizem as promessas que eles mesmos fazem para si.

    Saudações sempre celestes.

  2. Bom dia, pela primeira comentando aqui PH mas smp leio seus comentarios.
    Otimo texto, realmente nossa torcida tem historico de nao ter paciencia com atletas da base, a gente ve o Santos qe a torcida tem paciencia e compoucos jogos o atleta ja joga solto. Vamos ter paciencia Nação Azul !
    E parabens PH voce é fera.

      1. Parabéns Pedro Henrique, concordo plenamente com você, por aqui o torcedor chegou a dizer que ele será o novo Alano da vida no Cruzeiro, eu não concordo vi alguns jogos dele na base e acho que ele tem futuro, mas se a torcida continuar vaiando ele como foi no jogo passado, vão queimá-lo antes dele tomar gosto de jogar no time profissional, depois ainda vem alguns se gabarem de serem sócios e que vão ao Mineirão em todos os jogos.

  3. Só para citar algumas injustiças, em outro time: Kaká e Casemiro eram vaiados no São Paulo…
    Esse comportamento é realmente preocupante, mas como fazer para que a torcida conheça os jogadores da base que estão à disposição do técnico e que podem entrar a qualquer momento?
    De repente entra lá um tal Marcelo para mudar o andamento do jogo e erra tudo que tenta…?
    Qual a porcentagem da torcida que sabia se tratar de um garoto da base?

  4. A questão PH é que tem torcedor que mesmo não se inteirando das coisas do clube que torce, se acha no direito de dar pitacos sem ter nenhum conhecimento de causa. É preciso que nós os torcedores tenhamos sim mais paciência com aqueles que estão subindo para o elenco principal. O cara só irá mostrar seu real valor se tiver oportunidade e sequência e isso não é tão dificil do torcedor lúcido entender. Vejam a bipolaridade de nossa torcida- um dia antes de enfrentarmos o Vasco, nosso time era cascudo, o treinador o melhor do Brasil em atividade, nosso plantel o mais completo, no entanto, bastou um empate injusto, onde a arbitragem meteu a mão grande e segurou o time e a cornetagem começou. Assim fica difícil né? Simbora Cruzeiro…

  5. Já ia escrever sobre isso, esse texto veio no momento ideal. Muitos torcedores e membros da mídia sempre criticam MM por dar pouca chance a garotada da base, quando ele o faz, vaiam o garoto, não dá para intender. Vamos analisar o caso bem detalhadamente, tivemos baixas dos jogadores da posição (Arrascaeta, Rafinha e David ), com Rafael Sóbis cansado, MM coloca o garoto, que treinou pouco tempo com os titulares, ele entra, e em menos de 20 min é vaiado, PELO AMOR DE DEUS, VOCÊS SÃO BURROS ?,eu estava no mineirão, a torcida estava impaciente, o juiz segurando o jogo, o adversário fazendo cera, precisávamos da vitória para encostar no flamengo, mas vaiar qualquer jogador, vai ajudar em que ?, por isso acho a torcida argentina é diferenciada, eles vão ao estádio e apoiam os 90 min, independente do placar, quantas vez já vi a torcida do Boca cantar ainda mais alto depois de sofrer um gol, eles amam o time e querem o bem dele, cantam e apoiam qualquer jogador que estiver vestindo a camisa de seu time, e isso dá confiança ao atleta, facilitando assim ele acertar a jogada, minha consciência está tranquila, pois sempre que vou ao mineirão canto e apoio o máximo que posso, quero ver o cabuloso sempre vencendo, mas sei que isso não acontecerá sempre, quando os jogadores iam saindo do gramado uma boa parte da torcida apoiou o empenho dos jogadores, mas com certeza dava ter sido melhor, o time lutou, se doou, mas a vitória não veio, quando o juiz (ladrão) apitou o fim do jogo erá pra ter tido uma sonora salva de palmas, a elitização do mineirão é culpada em parte disso, um bando de tiuzão que quer ficar sentado, vê um passe errado e xinga o jogador, PQP, fica em casa desgraça, eu quero ver o Cruzeiro levantando taças e mais taças, mas pra isso temos que apoiar, cantar alto, é pro adversário tremer, o mineirão pulsando motiva qualquer jogador, pena que isso acontece só quando o placar é positivo e ainda sim nem sempre, peço encarecidamente que quem for aos jogos do cruzeiro, que representem os 8 milhões de torcedores desse clube, nem todos podem ir ao estádio, mas quem vai tem que cantar, tem que apoiar, e se não tiver energia ou disposição para isso, que fique calado, não vaie, não xingue o jogador depois de um lance ruim, o apoie, o motive, dessa forma as vitórias ficaram mais próximas de nos.
    Saudações celestes

  6. Parabéns PH pelo seu comentário, foi de uma oportunidade ímpar! É de pessoas como você que o Cruzeiro precisa. Com toda certeza a minoria de torcedores que vaiaram Marcelo, nada mais são aqueles torcedores que vão ao jogo com ingresso dados por um amigo sócio torcedor ou então aqueles que não tem nenhum compromisso de contribuição com o Cruzeiro. Vivem pedindo aproveitamento de jovens da base, quando Mano resolve aproveitar, vem estes descompromissados e põe tudo a perder. Santos, Grêmio, Flamengo e outros times já caíram na realidade que a solução financeira e técnica para o clube são jovens jogador da base, haja visto os três times citados vendendo seus jovens com menos de 18 anos ao preço de 45 milhões de Euros, perto de R$ 207.000.000,00, será que estes torcedores que vaiam um jovem da base tem noção de quanto é este valor? Será que estes torcedores têm noção de quanto Vitinho vem valorizado e experiente desta temporada com a seleção Brasileira em seu período de treinamento, ou quando entrar nos jogos pelo Cruzeiro vão vaiá-lo também? Vê se enxergam torcedores, de 23 jogadores da seleção da base só dois ( Vitinho e Brenner) do São Paulo foram escolhidos para compor o grupo da seleção da Copa do Mundo. Portanto seja Cruzeirense, se tem intenção de vaiar jogador do Cruzeiro durante os jogos, pense mais uma vez, é muito triste qualquer um de nós em nosso trabalho ser desprezado! Também não me custa nada pedir mais uma vez, se não quer ajudar, não atrapalhe. Saudações CruzeiroCabuloso.

  7. Eu estava no mineirão, eu acho que no fundo a torcida queria vaiar era o mano ,por ter feito uma substituição tão errada , aquele não era o momento para lançar alguém da base , agora , ele pode até vir a ser um bom jogador , mas não é o que parece.

    1. O time estava empatando a partida e encurralando o Vasco e a única opção no banco para p ataque era o Marcelo e você vem me dizer que a torcida queria era vaiar o Mano por colocar um atacante?
      E se ele colocasse o Ariel Cabral que é um volante?
      Ai iam vaiar quem?
      Eu definitivamente não entendo nada vezes nada de futebol,vou deixar para quem entende,os famosos “entendidos,aqueles que se acham a última bolachinha do pacote ou do saquinho”.

      1. Vou me referir somente a temporada de 2018. “Se” o laboratório tivesse sido feito desde o princípio, vários jogadores já estariam mais “cascudos” e mais preparados psicologicamente. Eu disse vários, inclussive os que foram…….., daí que com o grupo mais incorpado, jogadores que hoje estão mea boca e no estaleiro, conserteza estariam em melhor forma física. TN”T”rinta é um dos exemplos de sobrecarga, entre outros motivos para tal momento. Rafinha, David, LS16, Fred…….poderiam estarem voando baixo, mas………..A falta de planejamento é para os burronildos e suas ereias grandes. Existem momentos mais propícios para que a meninada se projetem e este papo de jogueira é mais velho do que a serra, porém! Esta fase de transição é para poucos os que teem competência para lança-los e está mais que provado que não se trata do treineiro atual que não passa de um cabeça de bagre e inconsequênte. Tanto que gosta do “medalhôes” que estão quase que sempre mea-boca e de porre e……..Se tivéssemos rodado o grupo desde o Rural, hoje estaríamos com um grupo mais incorpado e com jogadores aptos para a “batalha”, mas primeiro precisamos de um bom comandante. “El Cid” para técnico e. Salve salve*****

        1. Com relação a minoria que vaiaram o “garoto” da NOSSA base, sou veementemente CONTRA esta atitude demente deste CRIME contra “qualquer patrimônio”. Acaba sendo uma atitude de VANDALISMO e isto serve para qualquer situação. Vamos respeitar o patrimônio público, pois fomos nós que os construimos. São os PORCOS magros que sujam a água e esta minoria precisa de educação antes tarde do que nunca. Saudações Celestes. PS: Uma vez passando por um deserto, um velhinho disse que precisavam plantar ÁRVORES naquele bioma inóspito. Disseram que levariam 20 anos para que uma muda de ÁRVORE quescessem naquele deserto. Foi aí que o sábio velhinho disse que neste caso, começassem a planta-las IMEDIATAMENTE. Nunca é tarde para aprendermos a ser EDUCADOS, eu José de Melo ainda estou aprendendo a cada dia um pouco que seja. Deu para entender????Saudações*****

  8. Fiquei puto com o Marcelo no jogo contra o Vasco: fazia tudo certo até que chegava a hora de tocar na bola; aí foi um desastre. Mas jamais o vaiaria e foi muito triste escutar a torcida do Cruzeiro vaiando um jovem de nossa base, que muitos pediram para estrear sem nem saber sobre seu futebol, no seu segundo jogo entrando como profissional (sendo que no primeiro não teve tempo pra mostrar muita coisa, mas fez o feijão com arroz a la Rafael Marques – o que não é um elogio tb, convenhamos). Vamos ser mais pacientes, pelo menos ter um pouquinho, um tiquitim de nada de paciência, torcida! Tb não gostei do Mano ter colocado o jogador nessa fogueira.

  9. Caro PH,

    Sou fã seu e estava no Mineirão. Este Marcelo já provou desde a base que não tem qualidade suficiente para ser jogador do CRUZEIRO, fez uma Copa do Brasil e um Brasileiro sub-20 muito ruim; e na Copinha foi abaixo da crítica como todo o time.
    Já tem um bom tempo que sou crítico da base CRUZEIRENSE, não revelamos bons jogadores a muito tempo e não podemos nos iludir com Alissons, Elbers, Allanos e agora, Marcelos.
    Mayke, durante um pouco tempo, e Lucas Silva foram as últimas revelações uteis para nosso time, isto é fato!
    As conquistas da nossa base encobrem a qualidade dos jogadores que lá atuam e algo deveria ser feito para que mudassem isto.
    Minas Gerais é um estado polarizado por 2 equipes e não conseguimos captar e revelar bons valores como equipes do Rio, SP e Rio Grande do Sul, por que? Isto deveria ser pesquisado pois perdemos grandes valores sem sequer sabermos os reais motivos.
    E enquanto isto, pedimos paciência a torcida do Maior de Minas com jogadores que serão subutilizados no profissional e que jamais serão soluções para nosso time.
    Espero, e muito, estar errado sobre o Marcelo, torço para que melhore e evolua para um dia ser um jogador útil para o CRUZEIRO.

    1. Boa tarde a todos. Respeito a opinião de todos, mas acompanho a base do Cruzeiro e pelo que vi desse menino ele não tem cacife pra vestir a camisa do Cruzeiro. Concordo plenamente que ele não deveria ser vaiado pois quem escala é o Mano. Mas temos que entender também que ele era a única opção ofensiva no banco naquele jogo. Como já dizia o saudoso Ênio Andrade: não gosto de ter jogador ruim em meu elenco pq uma hora não tem jeito… tem que usar o cara!
      Acho que a torcida tem que vaiar é quem coordena a base do clube que há muito tempo não revela ninguém. O Marcelo coitado, é um Allano 20x piorado.

      1. Kerlon foi destaque na base, apontado como craque por muitos e não rendeu nada.

        Ramires nunca se destacou nas categorias de base, era desengonçado e se aprimorou a ponto de ser considerado um excelente jogador e até mesmo um craque no Brasil.

        Se base servisse pra mostrar quem tem cacife pra vestir camisa ou não Ronaldo não teria caído de paraquedas aqui depois de fracassar em vários outros lugares.

        1. Kerlon não só jogava com os pés mas também com a cabeça. Melhor que o garrincha que não teve cabeça. Assim como Reinaldo cacarejante, apanhou igual boi ladão e não puderam dar sequência em seus magnífico futebol. O mundo perdeu dois grandes gênios da bola, assim como outros em todos os seguimentos. Salve salve*****

  10. PEDRO HENRIQUE, não o conheço pessoalmente e leio sempre que posso seu blog.

    Essa sua atitude em escrever defendendo o jovem jogador Marcelo, oriundo da base do Cruzeiro, me faz registrar neste espaço, o meu cumprimento a sua dignidade e coerência em defender e pedir paciência aos torcedores mais exaustados e sem o mínimo de compaixão com quem inicia no futebol.
    Continue defendendo e posicionando em favor dos que merecerem nosso respeito e ao contrário de criticas, nosso apoio para o crescimento destes jogadores que com certeza, se entram em campo, tem qualidades técnicas e capacitação para vestir a camisa do nosso Cruzeiro!!

  11. Infelizmente não pude acompanhar o jogo contra o vasco. Então com mta tristeza recebo essa notícia sobre as vaias ao marcelo. Contra o Ceará, achei que pela estreia no profissional ele foi bem, não se escondeu, procurou a bola, algumas jogadas saíram… errou passes mas eh algo mais que normal. Vc mencionou o flamengo, ano passado a torcida deles desceram a lenha no paquetá… pergunta agora se querem que o garoto vá embora?! O cruzeirense reclama do time não revelar jogadores, mas a vdd eh q não sabem esperar o técnico lapidar o garoto. Eu, particularmente, quero ver o marcelo com mais minutos e anseio que o vitinho receba chances tb nesse elenco.

  12. se eu fosse o empresário desse garoto, pediria para sair do Cruzeiro, sou cruzeirense e digo , tem uns torcedores nojentos, tem torcedores imediatistas demais, querem que todos os garotos que sobem para o profissional já seja um Neymar da vida, eles iram acabar com a carreira desse menino, ele não terá paz,

  13. Concordo com sua análise e digo mais, temos que dar tempo a essa garotada acostumar com futebol profissional que é diferente da base. Eu em casa estava xingando meu chara mas eu estava errado. Se ele foi colocado em campo e porque ele tem capacidade de render o esperado. O Raniel por exemplo p mim ele é titular. Vamos Cruzeiro….

  14. Futebol gourmet e torcida vídeo game! Não podia dar em outra coisa: vaia trucidante para quem não corresponda às suas expectativas de um futebol fundado em valores tais como produtividade, eficiência, qualidade total, estatísticas e outras ilusões “corporativas”. Esses torcedores frustrados descarregam a sua ira quando um jogador se comporta como um ser humano e não como uma máquina robotizada. Que tristeza! O Futebol que já foi arte, agora está a mercê da torcida de mercado, desejosa tão somente por ganhar, lucrar, vender, comprar… Não é a tôa que o futebol jogado hoje em dia – sem exceções – é uma coisa enfadonha, desapaixonada, um deserto de criatividade, habilidade e sobretudo, de arte! Falta humanidade e sobra a previsibilidade mecânica de jogadores que deixaram de ser artistas para se converterem em atletas. Ruim demais. E o Marcelo? Não só tentou, mas arriscou. Errou é verdade, mas foi infinitamente mais interessante que o Thiago Neves e o Robinho. Parem de encher o saco, e deixe o rapaz revelar o seu futebol.

  15. A verdade que nao temos jogadores hoje na base nem para compor o elenco principal.
    Nunca tivemos jogadores da base com tao baixo nivel tecnico. Estamos muito longe nao so dos grandes centros, podem ir do outro lado da lagoa que voces vao ver jogadores muito mais preparados e com nivel muito superior aos nossos.
    Sobre o Marcelo … a culpa nao foi dele, e sim do Mano. Mas sabemos que nao é jogador para cruzeiro.

    1. Agenor excelente comentário. O único culpado foi Mano Menezes: jogo que se complicou pelo técnico e erros de finalização e arbitragem e o gênio Mano me coloca Marcelo para decidir. Ora, realmente ele não tem culpa e não deveria ter sido vaiado, mas já acompanhei vários jogos do sub 20 e esse rapaz não chega aos pés do potencial de, por ex., Toni Anderson, Vitinho, etc. Ele está mais para Allano e Joel…

  16. João, sua análise foi perfeita! Não é questão de ser contra os garotos da base não! O Mano, em um jogo duro, precisando de virar o placar, saca do time o Lucas Silva e o Sóbis e coloca o B. Silva e o Marcelo…. Caramba, ele desmontou o time, que estava pressionando o Vasco. Falta de visão absurda…. Qualquer torcedor viu a burrada que ele cometeu. Tem que dar chances aos garotos, mas na medida certa, em jogos certos… Nenhum treinador deve lançar um jogador novo em uma fogueira. O Marcelo não tem culpa nenhuma! Agora, a paixão da torcida, não é receita de bolo não. Não tem que se comportar como carneirinho não. A torcida está querendo vitórias. O Mano, apesar do respeito que tenho por ele, já errou várias vezes este ano. Se não fôssemos nós torcedores, o Dedê e o Arrascaeta estavam comendo banco até hoje. Nós fizemos a mudança para o segundo jogo contra o alt MIneiro… Vamos parar com este mimimi, que enche o saco. Queremos profissionalismo, nada mais do que isto!!!!

    1. Sebastião, além do Dedé, Arrascaeta o LS16 era banco até trezontonte. O problema do MM é o uísque chinês e esta atitude é um péssimo exemplo de um “comandante” banana. Realmente teve jogos este ano que pareciam “novelas da globo” e não vale a pena ver de novo. Paia sô! Saudações Celestes*****

  17. Pedro, educação, é o começo, meio e fim de qualquer pessoa e nação. Paz e harmonia é por ali.
    O Brasil, está nesta situação por causa do desprezo e ignorância em não prioriza-la.
    Continue com seus belos textos. Enxutos, elegantes e sempre procurando não ferir pessoas, jogadores ou times rivais, mas, atendo-se aos fatos. Abraços

  18. Não entendi até agr o pq desse desespero da torcida do cruzeiro pelo time ter empatado com o Vasco, já somos uma torcida q sabe oq é um campeonato d pontos corridos, temos q apoiar esse momento do time, alguns jogadores não estão bem fisicamente, mas creio q essa parada vai ser benéfica para o elenco do cruzeiro, não vms jogar o ano fora com várias é cobranças agr, vms cobrar na hr certa, agr sobre o Marcelo é muito lastimável oq aconteceu, temos q apoiar o kra.
    Abraços!

    1. Pela 4ª rodada o Ceara foi lá em Sampa e arrancou um empate com o Curintia, juízes e tudo mais.
      Mas dava para por o Vasco na roda e faltou bolas na cazinha por salto alto de alguns irresponsáveis.
      Saudações Celestes*****

  19. Vc tocou em um ponto importante… tenho vontade de matar um quando estou no mineirão vendo o jogo em pé, apoiando o time e vem um grito lá de trás: “Senta aí rapaz, vamos ficar sentados”… V.T.N.C, quer ver o jogo sentado, assiste do sofá da sua casa!

  20. Sou a favor de vaiar são os medalhões como TN, Edilson, Robinho etc….(só exemplo) que ganham muito e tem por obrigação jogar bem.. Agora, vaiar jogador da base que ganha pouco e está nervoso por jogar no time principal é coisa de vândalos… Torcedores que passam a mão na cabeça dos medalhões e criticam quem tá começando… E o engraçado é que são os mesmos torcedores que pedem jogadores da base…. Vai entender a cabeça do povo…..

  21. PH, CONCORDO COM VOCÊ SOBRE AS VAIAS. NÃO COSTUMAM RESOLVER NADA. AGORA QUE ESSE MARCELO É RUIM DEMAIS, ISSO É. O FATO DE ESTAR NERVOSO, NÃO SERVE DE JUSTIFICATIVA. FALTA A ELE COISAS BÁSICAS NO FUTEBOL, COMO CONSEGUIR DOMINAR UMA BOLA. FICO PERPLEXO , COMO AS CATEGORIAS DE BASE DO CRUZEIRO NÃO REVELA NINGUÉM, PENSO QUE É DINHEIRO GASTO DE FORMA DESNECESSÁRIA. HÁ MUITO QUE NÃO APARECE NINGUÉM E ESSE MARCELO E
    É EXEMPLO DESSA SITUAÇÃO. CLUBES, COMO VITORIA E SANTOS TÊM MUITO MAIS RESULTADO. TÁ MUITO ERRADO E NÃO É DE HOJE. NÃO TEMOS QUE RECLAMAR DE TREINADOR, É POR QUE NÃO EXISTE JOGADORES NA BASE. UM ABRAÇO.

  22. Só lembrar que o Neymar foi lançado no profissional em 2009 e só despontou em 2010.
    A grande diferença do Santos para as demais equipes do Brasil é a paciência que os torcedores, diretoria e treinador tem ao lançar seus jogadores da base.
    Mas a nossa torcida sempre foi assim, com todas as revelações, coisa que sempre me deixou e deixa revoltado

  23. Mas PH, na sociedade atual é assim. Todos sabem tudo, nasceram assim e não podem ser questionados. Uma boa parte da torcida do Cruzeiro entrou numa onda, que tá complicado. Em jogos de decisão vão para o estadio para fazer self. Vão para as redes sociais e falam mal do próprio time que as vezes não ganhou por mérito também do adversário. Nasceram prontos, são os tais e ficam nesse mimimi todo, indo na onda da imprensa que só nos pejora.
    Tá precisando se reinventar.

  24. Realmente P.H., você tem toda a razão. Temos que cuidar da nossa base. Inclusive esse Rapaz “Marcelo” tem nome de craque: Se não vejamos: Marcelo Ramos; Marcelo Oliveira, Marcelo: Seleção brasileira. E ele é bom de bola. Temos que ter paciência. Como penso também que o nosso zagueiro Murilo merece mais oportunidades ao lado do Dedé: O Mito. Ele é muito mais seguro que o Léo. E outro rapaz que está demorando a subir é o Vander. O Rapaz é bom de bola. Abraços pessoal.

  25. Belo texto como de sempre PH A diferença é que no Cruzeiro quando o jogador da base entra ele é vaiado e no Santos os jogadores da base tem um apoio da torcida sempre por mais que são ruins como Neilton Mas sempre tem um apoio da torcida e no Cruzeiro nem da torcida e nem do treinador nos jogadores da nossa base não tenho apoio

  26. Boa tarde!

    O Marcelo parece que tem potencial, precisa de mais oportunidades, mas esse não era o jogo para ele entrar. Mano sempre erra nas substituições. Ou ele sabe alguma coisa que a gente apenas vendo o jogo não consegue captar. Agora, já li aqui gente criticando o Élber, Alisson, Murilo, Lucas Silva, inclusive pelo Paulo Henrique. Ano passado escreveu que o Mano não dava mais etc. Com a conquista da Copa do Brasil a coisa mudou. Futebol é assim mesmo. Se perde, não vale nada. Ganhando é outra coisa. Falta senso crítico, inclusive em outros assuntos.

  27. Parabéns PH, excelente texto. O Marcelo entrou nitidamente nervoso e errou muitos passes. Mas temos que ter paciência e dar tempo ao garoto, acolhê-lo. Temos que melhorar o percentual de jogadores que “viram” no profissional, mas antes disso temos que educar nossos torcedores e pedir mais paciência.

    Saudações celestes. Zerooooo

  28. É, o Mano está mesmo fazendo muitos estragos no nosso querido Cruzeiro, estamos nos acostumando à mediocridade.
    O jogador joga mal (ou não jogou?) e devemos apoiar. Se o Mano o colocou na fogueira, responsabilidade do treineiro.
    Nossas referências ao final do texto são Allano que está no Estoril e o Bruno Viana que está no Braga, ambos times que disputariam a segunda divisão no Brasil.
    Salvo os integrantes de torcidas organizadas que acreditam ser os únicos que sabem como torcer, como o Felipe Regis acima, os demais vão ao campo para assistir futebol bem jogado, e vão apoiar ou não em função disto. EA torcida NÃO é responsável pelo sucesso dos jogadores da base, a direção do clube e o técnico são. A direção e o técnico é que devem ter PLANEJAMENTO, preparar o jogador e colocá-lo para jogar nos momentos mais adequados. Onde estavam os jogadores da base durante o campeonato rural?
    Se este jogador, que não sei se é bom, espanar, é porque não está preparado. E olhe que no Mineirão a torcida fica longe e pressão nem é tanta como em outros lugares.

  29. Em uma entrevista essa semana para o Cléber Machado, o Mano disse que dirigir o Cruzeiro é uma tarefa difícil, pois para as pessoas o time nunca está bom o suficiente.
    Quando perde tá tudo ruim, quando ganha, reclamam da forma que o time ganhou (como o 1×0 contra o Ceará). Concordo com ele e entendo que neste momento ele se referia à imprensa, mas acho que essa questão também se aplica à uma parcela da torcida.
    Isso ficou muito claro com o comportamento que tiveram na quarta-feira com o Marcelo e com as manifestações de algumas pessoas sobre o jogo contra o Ceará.

  30. Estava no estádio e confesso também que as vaias não me agradaram. Thiago Neves, Henrique e Robinho mereciam as vaias antes do Marcelo. Não irá surgir um Neymar tão cedo no futebol Brasileiro e na base do Cruzeiro, muito menos. Penso também que se deva sim, analisar o jogador nesses dois jogos, mesmo que tenha atuado por pouco tempo.

    Discordo quando dizem que ele entrou em fogueira. Não entrou mesmo. Jogo diante de um semi-rebaixado Ceará e outro diante da pior defesa do Brasil. Não haviam oportunidades melhores do que essa, até então.

    O que o Marcelo mostrou no jogo é algo realmente deplorável e digno de pena a ponto de se fazer muita força pra achar algo de positivo. Logo na primeira vez mostrou aquilo que mais me enoja em um jogador, falta de personalidade. O rapaz simplesmente sentiu o peso da camisa do Cruzeiro e TREMEU. Tremeu diante de um estádio com 23 mil pessoas em um jogo sem apelo e com o time numa situação bem favorável. Difícil de engolir isso.

    Raniel, mesmo não dando assistências ou gol em sua estreia no ano de 2017 diante do Tricordiano, mostrou segurança e tranquilidade e sabemos que hoje é peça fundamental ao Cruzeiro. Já são 10 gols em pouco mais de um ano sem ser titular. Contabiliza no seu currículo um Gol de frieza numa cobrança de pênalti diante do Grêmio em semi final de Copa do Brasil, gol no Atlético Mineiro no Independência e outras coisas que mostram PERSONALIDADE e que a camisa do Cruzeiro lhe cai bem e que tem força e determinação pra suportar o peso.

    O cartão de visita dele foi horrível e posso estar enganado, mas acho que é outro jogador que terá futuro em um Moreirense, Feirense, Estoril, Tondela, Nacional da Ilha da Madeira, times que Allanos e Bruno Viannas fazem “sucesso”.

    P.S – Allano foi rebaixado com o Estoril a série B do Portuguesão.

  31. Foi uma tristeza ouvir as vaias da torcida. Lamentável. Espero que o Mano evite lançar os garotos durante jogos no Mineirão.

    Mas voltando ao jogo de domingo. Quando o Mano vai começar a treinar o ataque? Na última postagem minha eu disse que logo, logo, precisaríamos fazer mais do que um gol. E o jogo contra o Vasco foi um desses dias. Ate o Dedé teve que virar atacante para ajudar um ataque improdutivo. Parabéns ao Raniel por ter lutado como um leão. Vejam as estatísticas dos últimos jogos.

    Parabéns ao Dedé, Raniel e Fábio por colocar o coração na chuteira.

  32. É de se pensar por qual motivo, inúmeros garotos (13 a 16 anos) saem de MG e vão integrar a base de times do Rio/SP e RS principalmente, ignorando os times de BH.
    Talvez a razão seja essa relatada no post de hoje: os empresários ou os próprios pais temem a falta de paciência da torcida com os mais novos no início de suas carreiras como profissionais.

  33. Pra mim, esse Marcelo é igual ao Elber. Sujeito tem que estar preparado para as oportunidades. Não só fisica, mas, emocionalmente. E sem essa de mimimi porque é da base…Se está no grupo, tem que ser qualificado. Nos treinamentos, observa-se e avalia-se o grau de competência. Já deveriam saber que ele fica nervoso ou não diante das adversidades…Tem que vaiar mesmo se estiver fazendo porcaria. Se fizer bonito, merece aplausos. Não precisa ser Pelé ou Messi…nem Neymar…Mas precisa treinar os fundamentos básicos. Se ele é bom, não sei. Se vai ficar, só o tempo dirá. Fraco, já deu pra perceber que é.

          1. O Dario cacarejante disse que era ajudante de obras lá no Rio e que na hora da boia tinha peladinhas e que nunca jogava com os companheiros por não ter intimidade com a pelota. Num certo dia, foi intimado a jogar no racha para tapar buraco e se quer vir a bola. O Chefinho disse para ele, aí Dadá, voce terá que carregar massa de cimento para o resto da vida porque se depender de bola ira passar fome…….Ele SÓ aprendeu a guardar a bola na casinha como poucos.

  34. Boa, PH. Observações deveras pertinentes as suas.
    Muito precipitada a atitude dos que vaiaram o rapaz. Torcedores e torcedoras precisam aprender um pouco mais sobre razão, sobre equilíbrio, sobre tempo certo.
    Se o jogador foi relacionado e entrou em campo é que tem potencial, obviamente. Nervosismo da estréia é absolutamente natural. O tempo dará a ele o equilíbrio necessário para assumir as responsabilidades dentro de campo, sem medo de ser feliz.
    Assim torcemos sempre a favor desta jovem promessa (se tornando realidade, quem sabe) e que seja mais um guerreiro azul a nos dar muitas alegrias.
    Saudações celestes, meu patrão.

  35. Eu avisei ontem que a merda do mequinha ia abrir as pernas, e não é que a vaca está subindo na árvore novamente temos que segurar isto.

  36. Pelo que acompanhei do Marcelo nos campeonatos de base, brasileiro e copa do brasil, vejo como muito improvável seu sucesso no profissional, mas é impossível compreender as vaias. Torço demais pelo garoto, e espero que queime minha língua. Me preocupa também a falta de jogadores de destaque na base do meio pra frente no sub-20. Deveríamos ter opções com qualidade, que correspondam ao investimento realizado.

  37. Pedro Henrique e Companheiros, boa noite.

    Muito oportuno e corretíssimo este seu Post, caro Blogueiro. Além do lado desumano que a vaia ao Marcelo significou, revelou ela uma tremenda injustiça, pois comparando-se o que ele jogou nos poucos minutos que esteve em campo, com o que NÃO JOGARAM Tiago Neves e Robinho, o Marcelo foi infinitamente melhor. Esclareço logo não ter sido ele feliz em sua atuação. Pelo menos vi nele entusiasmo, vibração, interesse e posicionamentos corretos, atributos estes que os veteraníssimos TN-00 e Rob-DM não apresentaram.

    Vaiar um garoto da base é de uma irracionalidade absoluta, por isto plenamente condenável. Ainda bem que temos sua atuação aqui no Blog para ir educando e despertando nossa torcida para um modo diferente de ver o futebol e, consequentemente, de sermos torcedores mais racionais. A emoção é um atributo inseparável do ser humano. Por isso tem que ser bem trabalhada por todos nós indistintamente e em todos os momentos de nosso viver.

    O ir aos estádios torcer para o clube do coração não nos autoriza a sermos IRRACIONAIS, DESMEDIDOS e por isto, faltar com o respeito aos nosso semelhantes!

    O Marcelo não tem culpa alguma da Diretoria, do Mano ou sei lá de quem, ter emprestado o Nonoca, Judivan e o Tony Anderson. A cúpula futebolística erra e o garoto é que paga a conta? Menos companheiros. Vamos prestigiar o Marcelo senão pelo futebol que tem pelo menos pela sua condição de jovem e de filho de Deus também!

  38. Caro Pedro Henrique,

    Moro fora do Brasil há quase 33 anos mas sigo o Cruzeiro ainda que de longe mas com o mesmo ardor que o fazia aos 10 anos de idade quando morava em BH. Seu comentário é o meu em gênero, número e grau … é pura burrice (e voce não usou este adjetivo) não apoiar os meninos da base que estão começando a terem oportunidades no time principal. Estes são os mesmo que depois reclamam (e já o fazem há muitos anos) que o técnico só quer medalhão que custa caro e não usa a prata da casa. O que fizeram com o Marcelo é de uma covardia, falta de bom entendimento de futebol a toda prova. Fica firme meu caro. Vamos encarar nosso time quando vai bem, quando vai mal e também quando começa a formar os garotos que vão subindo!

    Eu não estava no Toca 3, vendo o jogo, mas se a vaia fosse para o Mano, que a turma toda colocasse A BOCA no trombone e chamasse o cara de burro. Mas o que fizeram não dá pra acreditar que este fosse o caso. Posso estar completamente errado.

    Leio suas resenhas, PH, todas as vezes que posso e admiro a sua escrita bem como as suas opiniões quando ao nosso time. Sempre avante!

    Saudações Celestes!

  39. Olha, sinceramente acho que devemos ter uma torcida mais burra que as outras, sei lá! Não entendo como podem vaiar um garoto que acabara de entrar, que ainda tem que jogar mito para pegar confiança e tal! Esse Marcelo vai jogar muita bola, mas pode ser queimado facilmente por uma torcida que não sabe esperar acontecer, ou por um técnico que não dá oportunidade! O Raniel por exemplo, o Sassá nunca vai jogar bola igual o Raniel, mas por birra ou vaias idiotas pode-se queimar um camarada de grande futuro que nem ele! O Sassá é ruim de bola, só sabe fazer falta e tal, faz seus gols lá aos trancos e barrancos, mas não tem futebol nenhum! Tirando o fator corpo, que a maioria das vezes faz é atrapalhar, ele não tem futebol para o Cruzeiro! Nada contra ele, mas digo isso em comparação ao Raniel, garoto com um grande futuro! Para isso acontecer basta entrar sempre jogando, rapidinho vai pegar confiança e arrebentar! No jogo contra o Vasco por exemplo, só deu Raniel, estava em todas, totalmente diferente do Sassá, que quando vai na bola geralmente é para fazer falta! E o Bruno Silva também, ora que pegar ritmo de jogo e confiança, será um grande jogador, tem muito mais a mostrar ainda, devido ao time bem maior que está atualmente! Eu fico é injuriado a técnico como o Mano Menezes que raramente dá chance a jogadores da base, jovens promessas! Muitas vezes temos que insistir com jovens talentos, para eles se despontarem! Sem as chances de jogar, ninguém chega a lugar nenhum!

  40. Caro PH”D”, já gravei e revi vários jogos do Cruzeirão***** nos últimos 30 anos, porém últimamente tá osso que nem novelas da globo e não vale a pena ver de novo. O único de reví este ano umas trozentas vezes foi a finalíssima do Rural 2X0 sobre os cacarejantes. Rsrsrs. Tenho o hábito de reler obras literárias que foram marcantes. Reli : Médico de Homens e de Almas (Taylor Caldwell) a história de São Lucas. O homen que disse não, uma biografia sobre Geraldo Vandré do escritor Jorge Fernando dos Santos e recentemente Jean Christophe do escritor Romain Rolland, nóbel de literatura de 1913. São três volumes que se completam somando umas quase 800 fôlhas descritas com uma naturalidade e eficácia sem par. Vale a pena reler ne novo. Saudações***** Abçs

  41. Sem dúvidas,as vaias foram inapropriadas e descabíveis sob quaisquer circunstâncias,e eu,se lá estivesse,não procederia assim.Contudo,numa breve e superficial avaliação,não gostei do vi,a despeito da inexperiência e nervosismo que normalmente acomete tão jovem jogador.Como alguns aqui gostam recorrentemente de citar a última bolacha do pacote,fazendo clara alusão aos que vêem os fatos diferentemente dos deles,não esquivarei-me em dizer que não vislumbrei qualidades no rapaz.Isso,no entanto,não quer dizer que ele não possa deslanchar na carreira,embora custa-me crer nisso.Essa,como todas, é uma opinião subjetiva,sendo assim,não irei criticar aqueles que divergirem do meu posicionamento até então,sobre o jovem.Para mim,é jogador absolutamente comum,sem as qualidades necessárias para jogar no Cruzeiro.

    1. Eu vi boa movimentação e muita velocidade. Se ele não tivesse tão nervoso e conseguisse dominar aquela bola onde sairia na cara do goleiro (vindo de trás da defesa sem ninguém o notar) poderíamos ter vencido. Outra boa movimentação dele foi no lance do pênalti no Raniel onde ele vem de fora da pequena área em velocidade, deixando todo mundo pra trás e aparecendo livre na área para dar a assistência.

      Simplesmente não temos jogadores assim no time titular e ter essa opção com o Marcelo é muito bom.

  42. Marcelo, em vez de vilão, é vítima, penso! Ao contrário dos q o vaiou, vilanizando sua participaçāo na partida, eu o coloco na condição de vítima. Vitima de Mano Menezes, que, com sua escassez de gols, transformou um jogo facil numa fogueira e jogou o menino da base dentro! Minhas vaias foram para o sujeito que, em jogos como contra a Ponte Preta no ano passado e contra atleticoMG e Vasco este ano, nos tirou da disputa dos BR17/18. Meus apupos foram para o desperdiçador de elenco!Marcelo tem credito!

  43. PH boa noite.
    Parabéns,mais uma vez vc matou a pau na sua análise.
    Tem torcedor que deveria ficar em casa, ao invés de ir ao Mineirão.
    Tem uns caras que são cornetas que são chatos d+.
    A torcida cobra lançamento de garotos da base e já no segundo jogo, vaiam o menino, muita crueldade.
    Se julgam profetas,já estão dizendo que o menino é ruim desde na base, pura mentira,um garoto pra subir pro profissional, passa por um verdadeiro vestibular.
    Vc acha que o MM é tão incapaz ou incompetente de lançar um garoto, se não estivesse vendo o mínimo de qualidade no garoto.
    Do jeito que parte de nossa torcida é chata, aqui nunca surgirá um Neymar, Paquetá, VJr, Rodrygo, Luan, Arthur, etc, pois não tem a mínima paciência.
    Os caras são tão Nutella, que teve imbecil pedindo a entrada de Sassá, nem se tocaram que o cara tava suspenso.
    Na primeira bola do Bruno Silva, já gritavam: ” vai seu bosta”, cambada de burros.
    Sem contar que vaiaram o Egídio o tempo todo após o erro dele esquecendo que nós todos somos passíveis de erro.
    Tô avisando, fico ali no setor c superior amarelo, área 313..
    Se estes cornetas aparecerem lá de novo, não vou aliviar igual fiz quarta feira passada, vou deixar a turma descer o pau neles. Fdps.
    Desculpe o desabafo.
    Saudações Celestes

  44. Parabéns PH pelos comentários, no blog passado fiz vários comentários a respeito disso que aconteceu com o Marcelo, queimando um garoto que possa ser muito útil para o time, é um patrimônio do clube, fizeram com o Raniel também, pediram aqui no blog para sumir com ele, o chamaram de pipoqueiro, enquanto isso outros clubes querendo sua contratação, não poderia nunca vaiar o garoto na sua estreia junto a torcida, o próximo que deverá receber chance qualquer hora é o Vitinho, só quero ver a reação da torcida. Tinham que ter cobrado do T. Neves, Robinho e o Henrique que não vem jogando nada. É PH fizeram também com o Dedé nas redes sociais, dizendo que era um inútil, queimando ele, olha o cara ai jogando hoje.

  45. Marcelo, em vez de vilão, é vítima, penso! Ao contrário dos q o vaiaram, vilanizando sua participaçāo na partida, eu o coloco na condição de vítima. Vitima de Mano Menezes, que, com sua escassez de gol, transformou um jogo fácil numa fogueira e jogou o menino da base dentro. Meus apupos nao foram para o estreante, q tem credito, foram para o desperdiçador de elenco, aquele que, em jogos como contra a Ponte Preta no ano passado e contra atleticoMG e Vasco neste ano, nos tirou da disputa dos BR17/18.

  46. As vaias realmente foram em momento inapropriado!
    Mas posso afirmar: esse Marcelo pode passar de Allano e Elber, mas nunca chegará ao meu xará -Alisson (hoje no GrÊmio) eterna promessa, que vivia no DM, finaliza mal e nunca decidiu jogo grande!
    A base do Cruzeiro, infeizmente, é um lixo!Dominada por empresários!
    Lamentável!

    1. Caro Alisson, não se muito bem como funciona esta tal de “peneirada” nas categorias de base no nosso Cruzeiro Esporte Clube o Maior de Minas. Mas como tudo funciona na base do capilé aí complica. Já tem até preconceitos com relação aos baixinhos, acreditem se quiserem. Seja lá onde for se é o dinheiro que manda já esta errado. Vejam como anda a música em nosso país, uma mer#@#@&$$&&&&%%%% e assim é em todos os seguimentos e deu no que deu. Como voce citou a palavra lixo, então deve ser que nem empregos de cabide nos serviços público em que os “pistolões” arruman “cargos” de chefia para um bando de incompetentes e assim caminha a humanidade. Creio que os coniventes com esta situação merecem todas as VAIAS e que um dia teram que ressarcir de alguma forma o erro que estão cometendo. As vêzes uma pinga “pitú” inspira um Luiz Gonzaga a compor uma Asa Branca, enquanto um uísque 12 anos não faz um destes babacas nem a…….. Salve salve*****

  47. NÃO CONCORDO QUANDO DIZEM QUE O MARCELO É RUIM , ELE PODE TER ERRADO ALGUMAS VEZES CONTRA O VASCO , MAIS ELE TEM UMA VELOCIDADE E UM POSICIONAMENTO EM CAMPO QUE NENHUM JOGADOR DO TIME TITULAR DO CRUZEIRO TEM , SÓ FICAR TRANQUILO E VAI SER UM BAITA JOGADOR , MUITA VELOCIDADE VINDO DE TRÁS , PEGANDO O ADVERSÁRIO DE CALÇAS NA MÃO , ESPEREM UM POUCO E VOCÊS VERÃO .

  48. Muito estranha esta historia do MM dar oportunidade para a base, justo para um dos piorzinhos, porque não deu chance para o tony anderson que foi para o gremio, que é 10 vezes melhor que este marcelo, será que ele vai dar chance para o menino que esta com a seleção(vitinho acho), na hora que voltar, ele joga na lateral direita e o time do cruzeiro NÃO TEM LATERAL DIREITO, SIMPLES ASSIM, eu quero ver, e espero que PH cobre isso quando ele voltar, ESTE MANO MM É UM ENGANADOR, no jogo contra o vasco botou o menino em FRIA. SACANAGEM de treinador incompetente, e depois o elogiou pela partida, É BRINCADEIRA. SAFADO, o menino tava tão nervoso que não conseguia dominar a bola normalmente, que não é culpa dele, coitado.

    1. O Mano jogou no Visconde de Tarará e não foi contratado pelo Vicetime da cidade. Daí que não gosta dos promissores jogadores que podem ter um lugar ao Sol. O clube é que perde em tudo com um idiota desta grandeza. O Mano entende tanto de futebol quanto eu entendo de astrofísica ou seja só um pouquinho. Salve salve*****

  49. Entendo que as vaias tenham sido demais. Porém quero crer que em um esporte tão competitivo e que somente poucos dos poucos seram vencedores e que nesse esporte pessoas com 20 anos ja estão preparados para a competição e quem o pratica sabe que vai conviver com grande pressão,imagino que se ficar frente a frente no momento de decisão acontecerá a todo momento,o jogador de futebol têm que estar pronto e vaias farão parte constante e será preciso superar, então vejo que nossa base precisa estar preparada, e torcida é assim mesmo, não ha como controlar as milhares de opiniões e se o Marcelo não conseguir dominar a bola normalmente, isso tem algo errado, ele deve ir para um esporte que não meche com tanta paixão. Então torcedor vamos para o campo cantar,torcer e quem vestir essa camisa de glória que se prepare que iremos apoiar, cobrar,cantar, amamos o Cruzeiro!!!!

    1. Você já se apresentou em público? Tem noção do que é encarar uma plateia de algumas centenas de pessoas, quem dirá milhares?

      Eu já e mesmo com todo o preparo e treino (ensaios no meu caso), o suor desce frio, a tensão sobe e o nervosismo aumenta, só com muito calejamento é que você se acostuma de estar sob os holofotes.

  50. “Aos 8 anos de idade ganhei uma camisa do Zé Carlos (grande ídolo do Cruzeiro), nunca imaginei que depois eu jogaria em um grande clube como o Cruzeiro e seria campeão. O Cruzeiro reconhece e trata bem seus ex-jogadores. E eu tenho um respeito muito grande pelo clube e pelos torcedores”. (Luisinho, ídolo das frangas).

  51. Parabéns PH por esta crônica fantástica. Espero que ao menos alguns dos imbecis que ensaiaram vaias para o Marcelo tenham lido ou venham a ler esta lição.

  52. Assistindo o jogo , uma vergonha de estádio que não tem iluminacao decente , nos
    apresentamos um péssimo futebol no 1′ tempo. Tem algo errado com T Neves e Robinho……..
    Henrique não cria nada e erra os passes.
    Sofrimento , viu …?
    O juiz também é fraco ! Cartão para quem sofreu falta ?
    Tudo ruim está noite. Vamos rezar p/ o 2′ tempo melhor….

  53. Que pelada de Quinta categories em Chapecó…..
    Desanimador o Cruzeiro
    Futebol HORROROSO
    Que esta’ acontecendo ?
    na C. B. temos de jogar e na
    Libertadores Mais ainda
    Hoje nao jogamos NADA

  54. ACABOU, o maninho tomou de dois 2222, começou a circular o expresso 2222……Um “garoto” de 18 anos pos cinzas na sua……….Já vai tarde covarde…………Inadmissível!!!! Salve salve******

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.