Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O mês da reviravolta

Cruzeiro venceu seis das sete partidas disputadas no mês de maio até agora. (Foto: Agência I7)

2018 começou com altas expectativas por parte do torcedor cruzeirense. Isso porque a nova diretoria chegou ousando: qualificou ainda mais o elenco com contratações de nomes como Fred, David, Bruno Silva, Egídio e Edílson. Além disso, o Departamento Médico, que vinha recebendo muitas críticas, foi reformulado e passou por reformas, além de ter ganhado alguns investimentos. No marketing, uma revolução.

Dentro de campo, as coisas começaram bem, ainda que o torcedor esperasse atuações mais consistentes e placares mais largos, principalmente no Campeonato Mineiro. O objetivo foi alcançado: veio o título do estadual, após dois jogos difíceis contra o Atlético-MG. Só que depois disso, o Cruzeiro enfrentou sua primeira turbulência na temporada. O mau início na Libertadores e no Campeonato Brasileiro começou a colocar em xeque o trabalho de Mano Menezes.

Isso foi no mês no passado. Apesar das fortes cobranças e do momento de instabilidade, Mano mostrou que tem o grupo na mão e o respaldo da diretoria. Entre a torcida, havia os que acreditavam na recuperação e aqueles que começavam a duvidar do caminho que o Cruzeiro iria trilhar nesta temporada. Me incluo nesses últimos, mas não me arrependo. No momento de crise as pessoas que criticam são tão importantes como os que apoiam. Parece contraditório, mas não é. Foi através de nossos questionamentos que a comissão técnica teve de repensar algumas convicções.

A entrada do zagueiro Dedé e do volante Lucas Silva, além do atacante Rafinha, foram preponderantes para a mudança do jogo celeste. Tanto é que no mês de maio a chave virou. Foi o mês da reviravolta. Até agora o Cruzeiro fez sete jogos e venceu seis partidas. A única derrota foi para o rival, fora de casa, quando utilizamos o time reserva. Mesmo assim, naquela ocasião, um triunfo da Raposa no Horto não seria nenhuma surpresa, pois o alvinegro penou.

Vencer seis partidas em sete disputadas não é para qualquer um. E a maioria dos adversários que enfrentamos foi “pedreira” no contexto em que estávamos inseridos: Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Por isso, deixo aqui meus parabéns para o técnico Mano Menezes. Se outrora ele merecia as nossas críticas, agora ele merece os nossos elogios e o nosso reconhecimento. Nessa recuperação fantástica do Cruzeiro no mês de maio, obtivemos a primeira colocação do grupo da morte da Libertadores, com o melhor ataque e a melhor defesa. No Campeonato Brasileiro, possuímos a melhor defesa, mas é certo e reconhecido que precisamos melhorar o setor ofensivo. Na Copa do Brasil, batemos o Atlético-PR na casa deles, de virada, demonstrando um amadurecimento e uma inteligência de time pentacampeão que sabe muito bem os caminhos da orelhuda.

Para finalizar, mais uma ótima estatística que não pode ser desconsiderada nem pelo cruzeirense mais crítico de nossa torcida: o Cruzeiro em 2018 fez 30 jogos, venceu 20 deles, empatou 5 e perdeu apenas 5. São altos e invejáveis 72,2% de aproveitamento (e esse número pode aumentar, caso o Cruzeiro vença o Palmeiras amanhã). E já estamos caminhando para a metade do ano. Gostar ou não da filosofia de jogo de Mano Menezes é um direito de qualquer torcedor, mas negar que os números são bons e que o trabalho tem perspectiva de render bons frutos nesta temporada é não enxergar o que os fatos escancaram.

O Cruzeiro no mês de maio:

02/05 Vasco 0x4 Cruzeiro (Copa Libertadores)

06/05 Cruzeiro 1×0 Botafogo (Campeonato Brasileiro)

13/05 Cruzeiro 2×0 Sport (Campeonato Brasileiro)

16/05 Atlético-PR 1×2 Cruzeiro (Copa do Brasil)

19/05 Atlético-MG 1×0 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)

22/05 Cruzeiro 2×1 Racing (Copa Libertadores)

27/05 Santos 0x1 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

51 thoughts to “O mês da reviravolta”

  1. Realmente, o mês de maio foi muito positivo para o Cruzeiro! Diria que até certo ponto surpreendente, haja vista o insucesso das caríssimas contratações e as patinadas ocasionadas pelo futebol de “resultado” insistentemente praticado até então.
    Entretanto, se quiser que o Cruzeiro continue bem nas competições após a copa, e arrecade uma boa grana, a diretoria terá que buscar novas contratações, utilizando desta vez, mais inteligência que no começo do ano, principalmente com a iminente perda de dois jogadores importantíssimos: Arrascaeta e Romero. É preciso ir ao mercado com arrojo, sem cometer mais loucuras, buscar jogadores com perfil de decisão e com características de velocidade, mesmo se os dois supracitados não saírem. Precisamos de mais opções para o banco também!
    E que Morno Menezes não resfrie os ânimos durante a copa!

  2. PH, todos os dias olho ansioso para ver se tem algum texto seu, sempre imparciais e
    bem técnicos, parabéns!! Sua página também deve ser reconhecida. Nosso time está indo no caminho certo, só acho que com o TN30 em sua melhor forma física, e o meu xará Giorgian Daniel de Arrascaeta permanecendo no time pós copa do mundo, teremos grandes chances de levantar a taça mais almejada que é a da liberta, pena que são quase zero as chances do Arrascaeta permanecer, é no meu sincero ponto de vista, o único jogador de explosão no nosso cabuloso, pega a bola e vai pra cima, tem uma arrancada violenta e grande velocidade, é uma pena, ficaremos orfãos com a perda dele. No brasil não tem jogador com a técnica que ele tem, infelizmente.
    Sds

  3. Pedrão,

    Mesmo não comentando, leio todos! Isso desde Sempre!
    Passei para fazer 3 comentários:
    1. Tá com moral hein?! Itair retuitou seu texto!
    2. Não deixe de pesar a mão contra quem for do Cruzeiro quando necessário (sei que vc não faria isso! Vc é íntegro por natureza!)
    3. Eu estou no time dos otimista! Achei até um pouco exagerada suas reações as vezes com Mano! Ele já provou ser bom e trouxe resultados. Nao é uma eliminação (que poderá acontecer), que devemos pedir sua cabeça

    1. Fala, Fonsa! Sempre bom ver você por aqui, meu velho. Bom, o Itair acompanha os sites e blogs do Cruzeiro. Fico feliz por isso. Segundo: o meu jeito de conduzir o blog vai ser sempre assim, de criticar no momento de crítica e de elogiar no momento de elogio. Por fim, achei que deveria pegar pesado naquela fase ruim. O time estava mal e precisava de um chacoalhão. Deu certo. Mas não cheguei a pedir a cabeça do Mano, certo?!
      Um grande abraço pra você e volte sempre, meu caro! Saudações celestes!!!

  4. PH, além das suas considerações, atribuo a melhora à entrada do Arrascaeta – e não do Rafinha – e ao fato do Mano ter parado de insistir com o falso 9. O Arrascaeta permaneceu no banco até fazer o gol da primeira final do mineiro. O Rafinha saiu no intervalo e pouco fez nos jogos finais. Tudo bem que o Rafinha ajuda na recomposição, fazendo a função inovadora de segundo lateral. Mas tecnicamente é fraquíssimo, passa mal a bola e finaliza pior ainda. Como o Mano abriu mão das opções com características velozes (Alisson, Thonny Anderson, Elber, Judivan, Bigode) o Rafinha se tornou peça “fundamental”. Eu apostaria minhas fichas no Vitinho em vez do Rafinha, pois. além de ter potencial para fazer caixa, dificilmente ficaria 50 jogos sem fazer um gol como o Rafinha ano passado.

  5. Boa noite PH, Parabéns pelo comentário, penso que o Cláudio Costa quis se referir ao Lucas Silva na eminência de saída do Cruzeiro e não Romero. Tudo bem, parabéns ao Cruzeiro, Comissão Técnica, Diretoria pela grande arrancada no mês de maio, realmente não é pra qualquer um em sete jogos ganhar seis. O que mais preocupa atualmente no time do Cruzeiro é a falta de jogador no banco que possa dar velocidade no jogo, como disse o LucasJP, penso que foi um erro grande ter desfeito dos jogadores Alysson, Thonny Anderson, Judvan, Bigode e Elber. Destes só dois poderão voltar. Temos sim bons reservas para cadenciar e segurar resultados, mas se precisar de maior explosão não temos. Amanhã será um tira tema pra saber quem tem melhor plantel, CruzeiroCabuloso ou Palmeiras, temos que fazer prevalecer o mando de campo, até porque se vencermos deixaremos um sério concorrente ao título pra traz na tabela de classificação. Saudações CruzeiroCabuloso.

  6. A Raposa Astuta segue firme. Isso é muito bom. Vamos ver a próxima. Amanhã teremos mais uma grande pedreira. Temos que ir com todos os titulares. Inclusive com Dede e Henrique que temos noticia não terem treinado hoje. Tem que ir sem treino mesmo. Eles já sabem o que fazer dentro de campo pois são craques. TN 30, Robinho Rafa Sobis e Sassa, ficando Raniel pro segundo tempo. Vai Raposa astuta rumo a mais uma vitória.

  7. Boa Noite Pedro Henrique!
    O que mais preocupa no Cruzeiro não é a possibilidade de alguns jogadores sairem, e peças de reposição para lugares do Thiago Neves lesionado.
    O importante hoje que vejo no Cruzeiro é a insistencia em colocar em campo o Bruno Silva. Ele não marca, não ataca e é irritante seu trotinho dendro do campo. Um cara alto dando aqueles passinhos dentro de campo, chega atrasado na marcação, perde bolas perigosas e não volta para marcar.
    Ele tem que treinara a parte. Está ficando irritante. O Mano quer justificar a sua indicação de compra do Bruno Silva.

  8. JOÃO BOSCO DISCORDO E MUITO DE VOCÊ O BRUNO É UM BOM JOGADOR , ÀS VEZES O TROTINHO É PORQUE A BOLA ESTA DO OUTRO LADO DO CAMPO (DIREITO ) E O JOGADOR PRECISA MARCAR O LATERAL ESQUERDO QUE NÃO AVANÇA , POR ISSO O ” TROTINHO ” .

  9. Acredito que não só as mudanças no time titular, mas também a postura do time mudou… aquela situação que vc mesmo chamou de “manobol”… na fase ruim, desde o início do jogo, jogando em casa ou fora… era nítido o cruzeiro entregar a bola pro time adversário e só jogar no contra-ataque… isso mudou e o jogo contra o santos traduziu mt bem isso… jogo aberto, ofensivo, jogando com inteligência… sendo atacado mas agredindo da msm forma… vejo a postura como uma das mudanças mais importantes…

  10. Engraçado de tudo isso é que tem cara que se diz torcedor, que prefere ver o time jogar bonito e perder, a jogar o simples e objetivo e vencer. Isso pra mim é torcedor de futebol de botão. Na minha opinião, Mano Menezes tem de ser respeitado sim, é muito competente. Tem lá suas preferências, que às vezes não são as mesmas da torcida, mas dá resultado e isso é o que importa. Se sair do Cruzeiro hoje, como uns e outros aí já pediram, no mesmo dia já estará em outro clube. Prá mim Mano Menezes é um dos 3 ou 4 treinadores mais lúcidos que já passaram por aqui e isso a torcida precisa reconhecer. Simbora gigante azul…

    1. Concordo com você, ele que está no dia dia, observando quem está melhor, e tem seu estilo de jogo que alguns chamam de “manobol”, mas é o mesmo estilo de jogo nas vitórias quanto nas derrotas, quando os resultados vem ta tudo certo, mas se perder os cornetas não perdem tempo, peço que vocês reflitam mais quando pedirem a cabeça do mano, o substituto é melhor ?

  11. ASSIM COMO VOCÊ, TAMBÉM SOU UM CRÍTICO DO SISTEMA DE JOGO DE MANO. NO ENTANTO, NÃO HÁ COMO SE OPOR SE OS RESULTADOS ESTÃO VINDO. PREFIRO O JOGO BEM JOGADO, DE TROCAS DE PASSES, TOQUES E JOGADAS BEM ELABORADAS. COM MANO NOSSO FUTEBOL É MEIO TRUNCADO E PERDE MUITO EM BELEZA, MAS SE GANHA EM RESULTADO, VÁ LÁ. NÃO VOU SER UM RANHETA E FICAR ME OPONDO A UM TIME VENCEDOR. SE OS RESULTADOS VOLTAREM A SER RUINS, A GENTE DESCE A BRAÚNA DE NOVO OU SEJA SOU UM TORCEDOR COMO OUTRO QUALQUER. A PROPÓSITO, PH, GOSTARIA QUE VOCÊ COMENTASSE SOBRE AS 3 EXCELENTES E EMOCIONANTES REPORTAGENS FEITAS PELA GLOBO MINAS NO ARENA SPORTV, SOBRE A PASSAGEM DE RONALDO FENÔMENO PELO CRUZEIRO. NUNCA ME CONFORMEI COM O DESCASO QUE O CLUBE DÁ A ESSE JOGADOR. DARIA UM MARKETING FANTÁSTICO PARA O CLUBE, QUE, NO ENTANTO, PARECE FAZER QUESTÃO DE IGNORÁ-LO.

    1. Robson, respeito o seu comentário, mas. discordo a respeito do Ronaldo ao contrário do que você diz, o Ronaldo assim como toda a imprensa do eixo SP/Rio ignora o Cruzeiro, então que o Marketing do clube use o Alex, Sorín, Dirceu Lopes, os dois Palhinhas, Marcelo Ramos isso só para citar alguns nomes, estes sim, onde vão dão bom testemunhos de suas passagens pelo nosso Cruzeiro, o Ronaldo dá mais importância ao Flamengo que não deu nenhum apoio para ele quando passou por lá nas categorias de base do que ao Cruzeiro que o lançou para o mundo do futebol, e hoje se perguntarem para ele sobre o Cruzeiro ou Corinthians ele diz que é Corinthians sem pensar, então que ele fique com sua arrogância e ignorância pra lá, e pra ele nem precisa incluir o Cruzeiro no seu currículo, para nos ignorar basta a maioria da imprensa do Brasil. Mas respeito seu modo de pensar.

      1. Concordo com o Antônio. Ronaldo quase nunca fala do Cruzeiro por vontade própria. Só fala quando tem uma pergunta direta sobre sua passagem pela Toca da Raposa. O Cruzeiro, na minha opinião, tem feito certo ao valorizar jogadores como Sorín e Alex, por exemplo, que sempre falam com carinho do Cruzeiro. Obrigado ao Ronaldo pelos serviços prestados. Projetamos ele para o mundo e ele teve sucesso. Estamos quites.

        1. ENTÃO ESTAMOS LENDO MATÉRIA JORNALÍSTICAS DIFERENTES, POIS ESTOU CANSADO DE VER RONALDO FALANDO DO CRUZEIRO, E MUITO BEM. COMO EXEMPLO RECENTE, SUGIRO VER O “RESENHA” DA ESPN QUANDO ELE LÁ ESTEVE. DOS CLUBES DO BRASIL GASTOU QUASE TODO O TEMPO FALANDO DO CRUZEIRO E NÃO DE FLAMENGO E CORINTHIANS.

      2. TAMBÉM RESPEITO A SUA, MAS TODO MUNDO GOSTA DE SER BEM TRATADO. ENQUANTO O CORINTHIANS O TRATA COMO ÍDOLO E LHE FAZ TODAS AS REVERÊNCIAS, O CRUZEIRO, BURRA E INEXPLICAVELMENTE, O IGNORA. É HORA DE RESGATAR O GRANDE JOGADOR QUE FOI NO CRUZEIRO E NÃO FICAR DE PICUINHAS QUE NÃO LEVAM A NADA.

        1. Meu caro colega Robson, o Ronaldo nem quando foi vendido lá para a Holanda, ele elogiou ou disse algo em agradecimento ao Cruzeiro, é claro que se ele foi convidado a falar sobre o Cruzeiro ele não vai falar de outro clube e nem vai falar mal, porque ele é um cara inteligente, agora eu quero ver é ele falar do Cruzeiro sem alguém lhe perguntar, ou seja ser espontâneo e falar com o coração, e eu falo isso porque acompanho quase todas as suas entrevistas ( é claro que não vejo todas ), talvez em algumas dessas ele diz alguma coisa sobre o Cruzeiro e eu perdi, então respeito sua opinião e fico com a minha, pois vejo que temos muitos jogadores que talvez não foi tanto bajulado pela mídia ,mas fala de coração aberto sobre o meu Cruzeiro e prefiro ficar com estes, ao Ronaldo fica os meus agradecimentos por um dia ele ter vestido esta camisa gloriosa e ficar famoso, não acho que o Cruzeiro precisa bajular alguém que prefere falar de outros, veja o exemplo do Raul Plasmam, jogou aqui e foi jogar no Flamengo e sempre vejo ele elogiar muito o Flamengo, mas do Cruzeiro ele fala com amor e sempre cita que ele deve tudo ao Cruzeiro que o revelou.

          1. ORA,MEU CARO ANTÔNIO,NÃO ESTOU FALANDO EM BAJULAR, ESTOU FALANDO EM VINCULAR A IMAGEM DO CLUBE AO INÍCIO DA CARREIRA DO JOGADOR, MOSTRAR O QUANTO O NOSSO CRUZEIRO FOI IMPORTANTE NESSE PONTO. ISSO JÁ FOI OBJETO DE REPORTAGENS NOS 4 CANTOS DO MUNDO E INÚMEROS ÓRGÃOS DE MÍDIA DE TODO O PLANETA AINDA VÊM À TOCA FAZER MATÉRIAS A ESSE RESPEITO. A PRÓPRIA SÉRIE DA GLOBO MINAS, EXIBIDO DURANTE 3 DIAS EM REDE NACIONAL, É PROVA DE QUE ESSE VÍNCULO EXISTE E É LEVADO EM CONTA PELAS PARTES ENVOLVIDAS. ACHO QUE A TORCIDA DO CRUZEIRO FOI INFLUENCIADA PELA MÍDIA MINEIRA, NOTORIAMENTE PENDENTE PARA O OUTRO LADO, POIS RONALDO TROUXE UM CRESCIMENTO ABSURDO DE NOSSA TORCIDA NO POUCO TEMPO EM QUE AQUI ESTEVE. E ISSO A MÍDIA DE GALINHEIRO NÃO ACEITA. COM UM ABRAÇO.

  12. Prezado Pedro Henrique,
    Realmente ocorreu uma reviravolta que trouxe tranquilidade ao trabalho do técnico Mano Menezes. Mesmo com esse excelente aproveitamento há algumas ressalvas a serem feitas, pois o Cruzeiro ficou como um dos “piores” primeiro lugar na libertadores. E isso pode afetar mais adiante pelo simples fato de ter que decidir uma classificação na casa do adversário que ficou melhor colocado na primeira fase. Muitos vão dizer que time que quer ser campeão tem que ganhar de qualquer adversário em qualquer circunstância, mas o grande diferencial demonstrado pelo time do Mano Menezes foi o grande apoio da China Azul nas decisões em casa que ocorreram no ano passado contra São Paulo, Palmeiras Grêmio e Flamengo. Esse foi o grande diferencial do Penta e poderia ser o também o grande diferencial do Tri da Libertadores. Talvez aqueles 2 pontos que desperdiçamos contra o Vasco em casa seria o que a gente precisava. Fora isso há que se reconhecer a grande recuperação do time!! Em outras oportunidades o Cruzeiro conseguiu se sobrepor fora de casa. Agora espero que se repita e o Tri venha!!!!

  13. Bom dia PH!
    Como minha primeira participação aqui no seu blogue, gostaria de parabenizar vc pela qualidade e sensatez de seus comentários. Mas como o assunto é maior de minas, gostaria de deixar aqui minha humilde opinião. Estão todos falando que precisamos de jogadores velocistas, que Rafinha é só um bom reserva, mas ele vinha fazendo muito bem o papel a ele designado o de atacar e acompanhar sempre as descidas do lateral adversário. No mais, quem vai ser o titular da posição todos nós sabemos que será o Deivid, que pra mim joga muita bola! No mais, é torcemos hoje pra mais uma vitória do nosso cruzeirão cabuloso, rumo ao penta do Brasileirão e do todos campeonatos que estamos disputando.
    Abraços……

  14. Não falo pelo Mano, mas acho que ele não quer agora nem seus elogios, nem suas críticas – apenas sua confiança.
    E confiança não se quebra se um mês foi ruim ou o time eliminado de algum torneio. Ora, somente 1 (UM) time ganha cada torneio e na maioria das vezes não é o nosso.

    Acho que o Mano espera que você não faça as avaliações como no passado recente, onde criticava por RESULTADOS ruins da semana, sem conseguir enxergar (ou pelo menos sem considerar) todo o arcabouço construído.

    E acho que ele espera também que você se lembre deste mês de maio e das palavras de hoje, caso um dos próximos meses não seja tão bom.

    Pregamos “estabilidade”, “projeto”, “um novo futebol”, endeusamos os times e técnicos europeus que permanecem por anos e assim constroem trabalhos consistentes no todo, mas quando o nosso time perde 3 ou sai da Sulamericana (!), pedimos a cabeça de um dos melhores técnicos DO MUNDO…

    Todo mundo quer ir pro céu, mas ninguém quer morrer, né?.

    1. Olá, Marcelo. Bom dia.
      Primeiramente: não criticava resultados, criticava atuações, desempenho, rendimento em campo.
      Em segundo lugar, se nos próximos meses o desempenho cair, ele vai receber minha crítica de novo, assim como receberá meus elogios se o desempenho melhorar. É assim que eu conduzo a coisa por aqui.
      E todos defendem estabilidade, por isso não pedi a demissão dele por aqui neste ano.
      E sobre Mano ser o melhor técnico do mundo é apenas sua opinião, porque se houver um ranking ele não deve aparecer nem entre os 10 primeiros.
      Obrigado pelo comentário.

    2. Brasileiro tem memória curta mesmo. A vaca estava com o pescoço afundado no brejo e o Mano insistindo com suas convicções. E quais convicções? Sem falar do Manobol (resumidamente chutão para dar a bola ao adversário), insistir com o Ariel de titular, deixar no banco o Dedé, o Arrascaeta e o Sassá ou, ainda, queimar o Thiago Neves e o Arrascaeta de falso 9. A não ser que pra vc é normal ficar na lanterna da libertadores, tomar sufoco do Vasco em casa, perder para as Frangas de 3 podendo ter sido de 4 ou 5, para o Grêmio e Fluminense com um jogador a mais na maior parte do tempo. Só pra frisar, até o jogo contra LaU no Chile, éramos lanternas na liberta e zona de rebaixamento no Br. A torcida cobrou, a diretoria se reuniu com o Mano para explicar como as coisas deveriam acontecer, o Thiago Neves deu entrevista falando que não gostava de jogar de falso 9, ou seja, foi uma verdadeira via crucis para chegarmos até aqui. O Mano não teve escolha: ou mudava suas convicções ou seria demitido. A melhora se deu muito mais pelas cobranças do que por iniciativa do Mano. O Mano é pirracento e sempre foi assim. Entende de futebol? Sem dúvidas. Mas é extremamente passional nas escolhas. Vide, dentre outras tantas, a decisão de deixar o Casemiro de fora da seleção quando era técnico.

      1. Temos que enaltecer o grupo de jogadores que formam este plantel *****. Pena não contarmos com a garotada para dar um gás nesta equipe e ainda desistimular sonhos maiores dos aspirantes. Tudo isto sem falar nos $$$$$$$$$$ que desvalorizam com esta falta de vitrine. Desde o começo deste ano nada, NADA foi planejado com relação a garotada, pois só mesmo uma convocação para que possam incentivalos a respirarem novos ares. Um bom planejamento se faz a medio e longo prazo e dentro de uma mesma temporada estes frutos já podem serem colhidos, desde que sejam plantados e regados. Imediatísmo não leva a nada e bater na mesma “tecla” não dá samba. Só mesmo um Tom Jobim para tal proeza. Volta a repetir, temos um exelente plantel dentro do cenário nacional e se forem escalados em suas posições que é onde rendem mais, podemos aspirar grandes conquistas……..Agora se tivéssemos uns 3 ou 4 jogadores da base sempre entrando no decorrer das partidas desde o começo deste ano, creio que sairíamos CAMPEÕES em alguns destes campeonatos disputados. Cruzeiro sempre. Abçs*****

    3. Concordo com quase tudo que você escreveu, iria fazer uma postagem com os mesmo comentários mas como você já o vez …, fico muito incomodado quando criticam um técnico após uma derrota, o time pode ter jogado melhor, ter tido 10x mais chances de gol mas se não ganhar vão criticar o técnico, jornalistas com intenção de tumultuar o clube inflamam a torcida e levam muitas vezes à sua demição, temos que ter mais inteligencia quando formos criticar o trabalho de um técnico, treinar time brasileiro é muuuuito difícil, pode causar estranheza quando o Marcelo cita o MM como um dos melhores técnicos do mundo, temos um calendário caótico ( os times brasileiros são os que mais jogam no mundo ), nosso mercado é muito frágil, tiram nossos jogadores com muita facilidade, e temos uma mídia e dirigentes extremamente impaciente, um técnico pode ser demitido em menos de 3 meses de trabalho, por isso a grande maioria dos técnico preferem priorizar a defesa, pois se o RESULTADO não vier nos primeiros meses certamente o treinador será demitido, Alex Fergunson demorou 4 anos para conquistar um título no Manchester, já nequela época um grande time, se fosse aqui no Brasil um dos maiores técnico de todos os tempos seria demitido, vejo muitos “torcedores” pedirem um cruzeiro mais ofensivo, que proponha o jogo, mas se o resultado não vier, esse mesmo “torcedor” pede que o técnico seja demitido, não faz o menor sentido isso, EU ACREDITO NO TRABALHO, quanto mais tempo um técnico ficar no clube mais chances esse clube tem de ganhar títulos, pois ele pode contratar jogadores que melhor se adequem a tática do time e muitos outros aspectos positivos, são várias competições e só UM TIME SERÁ CAMPEÃO, não dá pra ganhar todos os campeonatos, temos que ser realistas, temos de 3 a 4x menos receita que times como Palmeiras, Corinthias e Flamengo, mas mesmo assim alguns torcedores exigem que sejamos campeões de todos os título, ISSO NÃO VAI ACONTECER, seria lindo, mas é extremamente improvável, e quando as derrotas vierem não podemos nos deixar influenciar pela galopress, temos UM GRANDE TREINADOR, coisas que eles não tem, e devemos ter paciência, peço paciência com o MM, ele vai nos dar muitas felicidades.
      PH, vou te sugerir um tema para um futuro texto, vejo muitos torcedores dizendo que o MM não tem o dna do cruzeiro que “historicamente joga para cima, com toques rápidos”, um técnico de ser refém desse estilo de jogo ? como tudo na vida as coisas evoluem …
      Desabafei
      Saudações celestes

  15. Conforme havia dito anteriormente, a filosofia do Mano Menezes (reativa) pode dar resultado!É competitiva, nestas bandas de futebol muito pobre. Ele já conquistou a CB no ano anterior. Isto não significa bom futebol na minha opinião! É certo que a filosofia dele ganha muito com um defensor como Dedé (excepcional) e um meio campista como Lucas Silva (ninguém desaprende a jogar futebol – existem fases). Também fica mais fácil se o atacante começa a puxar lances como o do Raniel contra o Santos. Neste contexto, creio que o time tenha condições de disputar os títulos. Todavia, toda vez que encontrar times um pouco mais qualificados técnica e taticamente, as partidas podem ser bem sofridas por incapacidade de atacar (marcar gols) e reter a bola. Ainda dependemos demais de poucos jogadores! O Henrique continua errando uma barbaridade e o Egídio é café com leite. Na hora do “vamo vê”, entorna! Voltando ao nosso contexto nacional e continental, é possível fazer boas participações e quem sabe beliscar um título. Eu continuo não gostando da filosofia de jogo do MM, mas isto é apenas um detalhe no mercado das competições futebolísticas!!

    1. Concordo plenamente que o Dedé e LS16, estão salvando a lavoura. O próprio Arrascaeta que joga com o Suarez e o Cavani….na Celeste era reserva até “antonte”. Claro que o grupo todo contribui e tem seu valor. Jogadores como Fábio, Edilson, Egídio, Leo, TN”T”rinta, Rafinha, Sóbis, om Henrique…..veem contribuido com todo este crescimento “recente” da equipe. Agora se contássemos desde o começo do ano com a garotada da base, ganhando canja e indo entrando nos momentos certos e nos lugares certos, estaríamos com um grupo capáz de bater de frente em todas as competições e os cofres recheados de $$$$$$$$. Faltou planejamento e a diretoria tem grande parcela de culpa nesta gestão. Nóis é nóis e o Cruzeiro sempre*****. Abçs

  16. Gostei bastante do comentário. Acho que faltou apenas fazer o aproveitamento do time sem considerar o mineiro pois é a maneira mais correta de medir rendimento de time grande. No mais o Mano recebeu todas as críticas que recebeu. A saída do Robinho para entrada do Rafinha e mudança na volância era algo gritante muito tempo antes do Mano realizar a alteração. E se ele não fez pra proteger jogador, isso faz dele um técnico ruim, se fez por não detectar o problema, isso tb faz dele um técnico ruim. Saber mudar é muito importante para alguém na posição dele. É necessário respeitar o momento e valorizar quem está melhor, sem esperar os resultados e pressão externa fazer ser necessário a mudança. Pensa na política como exemplo, eu acredito que político deveria ter vergonha dos benefícios que tem e abrir mão de alguns, mas eles só vão fazer isso com muita pressão. Mesma coisa com o Mano, ele não deveria ter que ser pressionado para fazer uma alteração que já salta aos olhos de todos.

  17. Concordo com tudo que você disse PH, mas acho que a entrada que fez a diferença sem dúvidas foi a do Sassá. Primeiramente, o time sentiu e muito a ausência do Fred, que puxava dois defensores sempre, abrindo espaços para os meias chegarem com qualidade, visto que o Rafinha disparou como artilheiro do mineiro no começo do ano. Porém, assim que o Fred se lesionou, Raniel se mostrou preparado mas também se machucou, e como Sassá voltava de lesão o Mano voltou ao mesmo erro de 2017, falso 9 que não dá certo de jeito nenhum. Só foi o Sassá entrar mais ou menos na forma ideal que o ataque começou a deslanchar, e concordo muito que a entrada do LS deu uma leveza bacana pro meio campo, sem perder a qualidade no passe que o Ariel tem. Dedé é monstruoso, titular em quase todos os times do mundo, sem dúvida alguma. Bons ventos nos aguardam no segundo semestre!

  18. PH. Temos de elogiar em primeiro lugar à torcida cruzeirense, em especial aos seus seguidores: acompanho sempre e vi várias críticas ao Mano (inclusive eu). Acredito que o Mano fez as alterações certas, mais a pedido da torcida do que méritos dele próprio, (pois ele é pirracento). Às vezes as criticas dos torcedores valem mais que os elogios (quando feita de forma correta) . Criticamos o Mano sim e ele nos ouviu e fez as mudanças necessárias para a melhoria do time. Parabéns Mano por ter ouvido as criticas e (exigências) da torcida que pedia mudanças na escalação…

  19. Estava agorinha vendo a escalação e o Henrique não apareceu nem entre os reservas. Alguém tem alguma notícia? Romero ira jogar, segundo a escalação. No mais o time é o mesmo que jogou contra o peixe e isto é muito bom. Gostei de ver o nome do Marcelo entre os relacionados e isto é gratificante. Que a garotada tenham suas oportunidades nos momentos e lugares certos. Antes tarde do que nunca. Vamu que vamu Cruzeiro*****. Abçs

  20. A grande vantagem de um bom grupo é que se um, não tá lá no dia, vem o outro e…..Que o Mano se vanglorie com o grupo que tem e saiba usufruir o de melhor para continuar na subida que é bem difícil né! Parabéns a todos envolvidos e ao Sóbis pela entrega e ao goooollll do Mió que tá teno.
    Salve salve*****. Abçs

  21. Meu colega Robson, este assunto do Ronaldo da pra falar até o final do ano e não vamos chegar em um acordo, mesmo respeitando seu ponto de vista e opinião, pra mim o Ronaldo não vai acrescentar nada a mais ao nosso Cruzeiro, e não fui, e nunca serei iludido pela mídia tanto a Mineira e muito menos pela do eixo a qual sou crítico ferrenho, quanto ao crescimento da torcida se deu sim com a passagem do Ronaldo, mas muito mais após os títulos que o nosso Cruzeiro ganhou com a vinda dos jogadores do São Paulo e formamos um time que ganhou quase tudo durante a década de 90, e se você for analisar certinho na época o Cruzeiro não fez uso do nome Ronaldo justamente pela sua FALTA de vontade em dizer algo do clube que o lançou para o mundo e não acho que depois de quase 30 anos possa mudar algo, pois nosso Cruzeiro foi, é, e será maior do que o Ronaldo, vamos deixar ele quietinho com seus amores, e que o Cruzeiro siga crescendo sem a sombra dele e conquistando os títulos que todos nós queremos e assim mantemos a nossa posição de gigante que sempre fomos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.