Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O insaciável desejo por vitórias e por títulos

Sada Cruzeiro perde duas partidas, mas se recupera, vence as outras três e está na final da Superliga Masculina. (Foto: Uarlen Valério)

A noite de sexta-feira foi especial para o Sada Cruzeiro. Após perder duas partidas para o Taubaté, nas semifinais da Superliga Masculina de Vôlei, o time cruzeirense conseguiu ganhar os três jogos seguintes e virar o placar. Com o triunfo de ontem, o Sada conseguiu uma classificação histórica para a grande final, contra o Sesi. A classificação não foi histórica pelo fato de termos chegado à final. Nos últimos dez anos, fomos finalistas por diversas vezes e conquistamos vários títulos. A vitória contra o Taubaté foi histórica pelo modo como as partidas foram disputadas.

Quem achou que tudo estava perdido por causa das duas derrotas para o Taubaté se enganou. O Sada Cruzeiro mostrou mais uma vez o porquê de ele ser a equipe mais vitoriosa da história do voleibol brasileiro. Aliás, desde a sua fundação, o Sada revolucionou o vôlei no Brasil. Com uma torcida fanática que abraçou o projeto, os cruzeirenses do Sada mostraram para os brasileiros o que é torcer de verdade. Com altos investimentos aliados a um projeto vencedor, o Sada Cruzeiro dá aulas de gestão e de planejamento.

A partida de ontem teve alguns elementos especiais. A despedida de Dante, do Taubaté, das quadras. E, pelo lado azul, o discurso de despedida do cubano Leal, um verdadeiro monstro. Ele está de malas prontas para o Lube Civitanova, da Itália. Apesar de ainda ter mais dois jogos por disputar com a camisa celeste, Leal quis falar para a torcida no Riachão, onde a Raposa manda a maioria de seus jogos. Além disso, o jogo coletivo, os destaques individuais e a superação dos atletas ficaram evidentes mais uma vez. Impressiona o insaciável desejo por vitórias e por títulos do projeto Sada Cruzeiro.

Nós, que acompanhamos mais o futebol, sentimos cobiça pela forma como o Sada conduz seus projetos. Queríamos que o Cruzeiro, no futebol, tivesse uma gestão profissional, um planejamento vencedor e que todos os nossos dirigentes e todos os nossos jogadores tivessem essa fixação pela vitória e pelos títulos. E com responsabilidade, é claro. O Sada quando perde um jogador sempre repõe à altura. E quando perde uma partida joga duas vezes mais na outra. Até ganhar. Porque para eles o céu não é o limite. Para eles, ser o melhor do Brasil é pouco. Tem que ser o melhor da América. O melhor do planeta.

No comando dessa superequipe, dessa máquina que é o Sada Cruzeiro, está o técnico Marcelo Mendez. Ele que já está próximo de completar uma década à frente da Raposa, parece também não se contentar com as muitas medalhas que já ganhou. Está sempre querendo mais e mais. Insaciável. Meus parabéns, Sada Cruzeiro! Foi mais uma vitória extraordinária para um time fenomenal. Meus parabéns, Marcelo Mendez, pela lealdade e pela competência. Que Leal tenha sucesso na sua nova caminhada. E que no futebol o Cruzeiro se inspire na estrutura e no projeto multicampeão do Sada.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

43 thoughts to “O insaciável desejo por vitórias e por títulos”

  1. Meu caro PH. O Sada Cruzeiro é um time que nos dá muita alegria. E vamos para mais uma final. O problema do Sada é que não tem banco. A diferença é que se sai um atleta. Ou se um titular está mal numa partida quem entra está sempre abaixo do titular que sair. Os titulares não podem nem se cansar. Agora com a saída do Leal vai ser muito difícil a reposição porque Leal é acima da média no mundo. Vai Sada Cruzeiro vamos ser campeões. Abraços pessoal.

  2. PH normalmente acompanho você neste blog por causa do futebol, mas sempre estou acompanhando o vôlei do Sada Cruzeiro também.
    Sim você tem toda a razão quando fala de planejamento.
    No Sada quando sI perdeu Eder no meio e rede trouxemos Simon, quando foi se Wallace oposto trouxemos Evandro (ontem nem tão bem) quando se perde um levantador com a categoria de um William (mago) trouxemos o Uriart que nas duas últimas partidas brilhou em quadra com sua distribuição..
    Para min o melhor jogador en quadra e que refletiu a recuperação do Sada Cruzeiro…
    Ontem Evandro não estava bem então com sua genialidade trabalhou sempre na primeira bola no mrio com Isac e Simon.
    Parabéns pelo post sobre vôlei porque no campo de futebol estamos péssimos
    Abs

  3. Realmente o vôlei do Cruzeiro é diferenciado ,se o futebol fosse assim era outro papo,parabéns pela homenagem.Pedro voltando um pouco para o futebol,alguém sabe me explicar como um jogador que faz uma pré-temporada e agora passado 4 meses não tem condições de jogar 90 min,tipo o Sassa e muitos outros

  4. Eficiente Blogueiro Pedro Henrique e Companheiros cruzeirenses, boa noite.

    O SADA/CRUZEIRO é um exemplo de equipe. Seu técnico é um ser humano diferenciado e os jogadores jogam com alegria, responsabilidade e entrega difíceis de serem vistas nas demais equipes. Atribuo esta entrega dos jogadores ao espírito guerreiro do Técnico Marcelo Mendes. Ele tem demonstrado através do seu trabalho, ser excelente motivador e exigente na preparação de cada fundamento do Vólei. Com ele joga quem está melhor e substitui na hora certa quem se deixa abater por momentâneos desconfortos emocionais, pois conhece a fundo seus jogadores e está sempre dando-lhes suporte para superar as dificuldades do jogo.

    Entendo este seu Post como oportuno e necessário. Oportuno porque o Sada vem escrevendo com cores brilhantes o nome CRUZEIRO no esporte especializado, contribuindo assim de modo inconteste para o bom e saudável marketing do nosso Clube , inclusive no cenário internacional. E este espaço não pode ser desprezado ou abandonado por divergências políticas da atual cúpula cruzeirense com a SADA, eis que percebi, por questões relacionadas com a última eleição na Diretoria e no Conselhe Deliberativo, ter ocorrido fissuras e ressentimentos, as quais tem que ser aparadas imediatamente. Não podemos desprezar este imenso patrimônio imaterial conquistado em campanhas imemoriais pelo nosso espetacular Time de Vólei. Por estas circunstâncias qualifiquei este seu Post como oportuno e assim o felicito por esta acertada iniciativa de destacar aqui no Blog um dos mais extraordinários acontecimentos engrandecedores da marca Cruzeiro no cenário esportivo brasileiro e mundial que é o SADA/CRUZEIRO. Penso que se o Marco Lage ainda estiver em atividade e prestigiado na diretoria do Clube ele não deixará que os desentendimentos políticos havidos venham a nos privar de tamanho patrimônio imaterial.

    Quanto ao aspecto necessário, vejo sua inteligência, sagacidade em esfriar com este belo e justo Post, a pressão sobre o Mano Covarde Menezes cujos respingos em cima do Itair e do Dr. Wagner estão, com justiça, num crescente avassalador, podendo, por isto, prejudicar o time de futebol. Esta sua conduta vem, com expressividade, comprovar seu equilíbrio, consciência profissional, seu caráter de cidadão bem formado e responsável. Parabéns também por esta postura, que a cadia mais abrilhanta e engrandece a cronica esportiva das Minas Gerais!

  5. Realmente a gestão do Voley do SadaCruzeiro eh um modelo e o profissionalismo e dedicação dos atletas eh de se emocionar e orgulhar a Naçao Azul. E assim como na Toca III a torcida do Cruzeiro tem dado show o mesmo vem acontecendo nas arquibancadas do Ginasio Riachao. Mas, temos que levar em consideração que a cultura do voley e de seus atletas sempre foi mais profissional e madura que o meio do futebol. Mas, assim como na final do Mineiro estou esperando pelo desempenho do time de futebol a altura do que a torcida tem feito no estádio nos próximos jogos. Parabéns SadaCruzeiro e especialmente ao nosso guerreiro Filipe!

  6. Seu primeiro texto sobre o Sada Cruzeiro está excelente,eles merecem o destaque.Parecia perdido,mas lá estão eles nas finais de novo.Essa avalanche de títulos é realmente incrível,e como vc disse,a adiministração é 10.

  7. OPEN LETTER TO MANO MENEZES.Dear Mano,don`t let the critics drag you down,i know you are sure of yourself and standind solidly on your feet.We truly cruzeirenses, thank you very much for the great job you did before, and are doing right now,i believe we are going forwards to the next round of LA,and towards to the so desired thophy.I wish you the best of luck,and i know you are leading us the right way to glory,god bless you and shine your path to victory,your admirer Edgar.

      1. O Mano Menezes precisa, não só de bênção, como também de fôlhas, digo galhos de arruda nas orelhas, banho de sal grosso, visita a um pajé, fumar o cachimbo da páz, banho de sol, lua, andar descalço e olhar para as montanhas das Minas, que são Gerais. Cruzeiro sempre. Abçs

  8. ACOMPANHO O FUTEBOL COM PAIXÃO, MAS, HÁ UNS 5 OU 6 ANOS, QUASE NÃO PERCO UM JOGO DESTE QUE É O MAIOR TIME DE VÔLEI DO MUNDO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. ESSA VIRADA EM CIMA DO TAUBATÉ, QUE É UMA EXTRAORDINÁRIA EQUIPE, MOSTRA O QUANTO O SADA/CRUZEIRO É CAPAZ DE SE SUPERAR. FIQUEI AGONIADO COM AS 2 DERROTAS INICIAIS, DEVIDO AO BAIXÍSSIMO NÍVEL DE ATUAÇÃO DO TIME E CHEGUEI A COMENTAR QUE UMA ERA SE ENCERRAVA ALI. PARA MINHA SURPRESA O TIME VOLTA A JOGAR EM ALTÍSSIMO NÍVEL E COM UMA COMPETITIVIDADE DE ENCHER DE ORGULHO. PODERIA E DEVERIA SERVIR DE EXEMPLO AO TIME DE FUTEBOL E MARCELO MENDES SERVIR DE EXEMPLO A MANO, POIS O TREINADOR DO SADA MOSTROU QUE É PRECISO OUSAR PARA VENCER.

  9. Ótimo título para o post, PH. E ótimo post também.

    O insaciável desejo por vitórias e por títulos vem acompanhado de um comportamento e de uma atitude que leva a isso. No futebol, falamos em sangue nos olhos, disputa por um prato de comida a cada lance, aquela vontade a mais da ganhar cada disputa de bola e vencer cada jogo, não se contentar jamais com um empate, não achar nunca que perder pontos para tal adversário sob tais condições é normal.

    Os jogadores do nosso time de futebol deveriam aprender com os jogadores do time de vôlei. E o técnico também.

    Já pensaram Mano Menezes como técnico de vôlei?

  10. Conseguimos reverter um placar adverso contra uma equipe qualificada que é o Taubaté Funvic que conta com nada mais, nada menos com o mito Wallace em sua equipe. Outros jogadores importantes como Willian e Eder, também sairam e agora o Leal esta indo para a Itália. O Marcelo Mendes conheçe muito do mundo do volei, tanto dentro, quanto fora das quadras e até aqui repomos muito bem estes grandes jogadores. A vinda do Uriarte, Simon e Evandro, manteve o mesmo nível e já conseguimos grandes conquistas a nível nacional e internadional até alcansarmos o topo do mundo por três vezes. Temos uma grande escola e até nosso Sub-23 disputou uma série-B e foram campeões. Tem uma parceria com o Juiz de Fora e alguns atletas disputaram a série A para pegar canja. Parabéns aos multicampeões do Sada Cruzeiro. Abraços

  11. Jogadores experientes como Serginho, Felipe e Simon, junto com outros mais jovens do grupo, deram uma química solúvel para o sucesso da equipe. Este exemplo da união de experiência com juventude sempre deu certo e deveria ser empregado em nosso time de futebol. Que o técnico Mano Manezes, assim como Marcelo Mendes, faça uma mescla neste bom plantel e forme uma equipe compactada em sua defesa e incisiva nos contra-ataques. Vamu Cruzeirão rumo as vitórias. Abçs

  12. É realmente um exemplo a ser seguido este do SADA /Cruzeiro, praticamente imbatível no Brasil e fortíssimo mundialmente. Eles fazem sua parte, honrando o nome do Cruzeiro mundo à fora. La Bestia Negra das quadras mostra a cada ano que não tem pra paulistas e cariocas, mesmo com juízes dando uma forcinha e a TV sempre querendo colocar seus protegidos no topo. No vôlei não tem pra ninguém. Gostaria que tivéssemos também um time de basquete.
    Esta saga de vitórias e conquistas, porém, não está diretamente relacionada à nossa diretoria de futebol, pois se estivesse não seria tão vencedora. A diretoria do Cruzeiro há tempos vem trabalhando de forma amadora e dispendiosa, sem muito planejamento, gastando, gastando, não colhendo frutos na base e sem uma filosofia de futebol à altura do clube, vide a raiva dos torcedores pelo estilo pragmático de Mano. Aliás, um dos pilares que mantém o SADA campeoníssimo é o compromisso de revelar jovens jogadores para o futuro, sem gastança.
    A comparação, aliás, não é tão correlata, pois sabemos que voleibol e futebol são mundos distintos, principalmente em relação à grana e pressão por títulos, já que o futebol ocupa 90% dos noticiários esportivos do país, e, mesmo assim, com toda a grana e mídia que tem, fica a anos luz dos europeus, enquanto o vôlei está em um patamar mais próximo, já que temos muitos craques nessa modalidade.
    Mas, seria oportuna uma palestra com a comissão técnica e jogadores deste time vencedor com os nossos futebolistas pra ver se injetam na veia a gana por vitórias dia após dia, e não fiquem na ilusão apequenada de um mero título rural, igualmente seu tão badalado técnico de seleção, que conquistou míseros títulos na carreira, que poderia aprender a mudar e pensar novo, quando as coisas não vão bem.

  13. PH crônica maravilhosa sobre o voleybol porém não se pode comparar com o futebol pois no voleybol não se permite empates, ou é vencer ou perder. Assim a própria idéia de jogo é diferente. O sada cruzeiro é um grande campeão pois tem um time melhor que os outros times. Porém nenhum titular pode ficar longo período em departamento médico pois não temos reservas à altura como no futebol o Fred tá ficando e temos substitutos à altura. Com a saída do Leal não vamos ter substituto pra ele no voleybol. Assim temos que trazer de volta o ponteiro Alan que era nosso e o William levou para o Sesi. Para continuar com a nossa jornada vitoriosa. Abraços.

  14. Vamos com um mixtão recheado em busca de uma vitória lá no maraca para almejarmos uma boa colocação já nestas primeiras rodadas e almejarmos um grande campeonato. Tamu junto. Abçs

  15. Esse time SADA/CRUZEIRO conseguiu aliar técnica, raça e experiência. Sensacional! Realmente o time de futebol podia se espelhar nesse exemplo.
    Agora, me respondam: porque a Globo não transmite os jogos do volei masculino?

  16. Caro PH , estou vendo o jogo contra o Fluminense , e sofro
    de VERGONHA…..somos 11 e eles 10 …. e estamos sendo Dpminados pelo Flu … chances de gol NENHUMA
    ataque de asma……
    Olha , de DESANIMAR !!!!
    Preguiça ou frieza ou sabotagem: tem algo aí ?
    Triste p/ quem ama o CRUZEIRO ver o que estou vendo …….
    pior que com a La U…….PF

  17. Time sem vergonha
    Bando de vagabundo , são
    Sangue-sugas
    Desonram o Cruzeiro
    11 contra 10 dos cariocas ,
    e ainda tomam gol !
    Chega de sofrimento. Vou
    Desligar e vou à missa das 6
    P Q P………..

    1. Meu caro o treinador fez as mudanças,jogou com dois meias,dois atacantes e o time não marcou gol.
      Acha mesmo que a culpa é do técnico?
      Tem que começar a cobrar da direção do clube que contratou apenas medalhões,esse deveria ser a maneira exata de fazer cobranças.

      1. Eu tenho certeza que a culpa é do técnico. Sabe por quê? Ele treinou a retranca. Dá a posse de bola pra jogar no contra ataque. Até hoje, depois de dois anos o Mano não sabe qual o time titular. Está fazendo tudo na pressão. Escalou o Sassá na pressão. Escalou o David na pressão. Está acabando com a carreira do Romero improvisando o garoto todo jogo. Mano é medroso. Não serve para o Cruzeiro. Numa situação de emergência como o ano passado ou o anterior que estávamos caindo, vale. Pode mandar embora enquanto há tempo de se recuperar.

  18. Vergonhoso esse time do Cruzeiro! Não consegue fazer jogadas ou ameaçar o adversário mesmo com 11 contra 10 praticamente o jogo todo! É mais que hora de a diretoria tomar as rédeas e mudar o técnico. Assim, adeus Libertadores na quinta e vexame no Brasileirão!

  19. Mais um vez 11 contra 10. Outra derrota e nada de gols. Só teve uma chance real com o Arracaeta e nada mais. É fácil de recuperar estes pontos. Basta ganhar lá do Gremio e do time completo do Nense. Vem aí a CB e temos que nos reorganizar após cada partida, começando do zero. Até parece que ainda estamos em janeiro em termos de formação de equipe. Saudações Celestes. Abçs

  20. O Volei do Sada Cruzeiro realmente é FANTÁSTICO e pará por ai,são dois esportes de equipe mais totalmente diferente.
    O volei é um esporte jogado com as mãos e sem contato.
    O futebol é um esporte jogado com os pés.
    Quando o Sada Cruzeiro foi bi campeão do mundo em 2015 o presidente Vitório Mediolli disse que gastava anualmente para manter o time 12 milhões de reais.
    O elenco profissional do Sada Cruzeiro tem 13 atletas.
    O elenco profissional do Cruzeiro tem 31 atletas.
    O cruzeiro mais de 5 milhões mensais com a folha de pagamento dos atletas.
    Nem tem como fazer comparações!

  21. 50 cruzamentos pra área , isso é o que está sendo treinado? Fora MM, diretoria mexa se pois o contrário vamos ficar perto da segundona é isso não é Cruzeiro.

  22. Pessoal,O que mais me deixa desanimado com relação ao cruzeiro, é ouvir o MM dizer que é normal o time perder duas seguidas no brasileiro com adversários jogando com um jogador a menos, grande parte dos jogos. Outra coisa, o mesmo , digo o MM e parte da imprensa dizendo que o Cruzeiro caiu de de produção em relação ao que vinha jogando no início do ano. Pergunto,Qual partida cruzeiro jogou bem esse ano?
    Se a diretoria não se mexer, e o time continuar ” jogando ” do jeito que está seguramente, vamos muitas dificuldades para permanecermos na séria A do BR. Portando Acoooooooooooooooooooorda diretoria. Nosso time não cria uma chance real de gol e as que são criadas, são na base do abafa. E isso na maioria das vezes não funciona. KD o elenco que se dizia qualificado?
    Chega de Robinho , Henrique, Rafinha, Egídio. Já basta.
    Ouvindo a entrevista do MM e o mesmo pediu para que os torcedores compareçam no no Mineirão na quinta feira, para incentivar o time. Ir para que? Pra ver o futebol medíocre que o Cruzeiro vem praticando DESDE O INÍCIO DO ANO? Toca pra lá, toca pra cá e não acontece nada. II: Será que os jogadores que ganham uma fortuna para jogar precisam de incentivos?. Na mina juventude, eu e meus colegas jogávamos na várzeas e até mesmo peladinhas, pagávamos para entrar pelo ao menos meio tempo e fazíamos um esforço danado para ganhar quando perdíamos o pau quebrava. Esse karas do Cruzeiro não estão nem ai. Se ganhar bem! Se não ganhar bem tomem. O que importa , para eles é que no final do mês, a conta bancária vai estar $$$$$$heia . E nós aqui lamentando.
    Saudações celestes*****!

  23. Diretoria fica paparicando o Mano e o time de incompetentes descendo a ladeira. É uma vergonha esse time! Mal treinado e uma panela que só irá se desfazer quando a diretoria acordar e mandar embora o treinador que até hoje não apresentou nada. E com ele é preciso que dispense alguns come-quietos que estão assaltando os cofres do clube sem dar retorno algum. A torcida deveria dar uma banana pra essa turma e não comparecer na quinta-feira. Na verdade Libertadores já era e quanto ao brasileirão se não tomarem vergonha na cara vamos lutar é pra não cair. Parece que só a torcida enxerga…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.