Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Apenas dois jogadores do time de Mano Menezes têm menos de 30 anos

Com média de idade alta, time titular de Mano Menezes tem apenas dois jogadores com idade abaixo de 30 anos. (Foto: Eduardo Valente/AGIF)

Você provavelmente já ouviu por aí que uma receita de sucesso no futebol inclui a formação de uma equipe que mescla experiência e juventude. E, com certeza, você já viu exemplos que comprovam tal afirmação. O próprio Cruzeiro bicampeão brasileiro com Marcelo Oliveira é prova disso. Em 2013 e 2014, a Raposa contava com a experiência de jogadores como Fábio, Bruno Rodrigo, Ceará, Dagoberto, Borges, Júlio Baptista, Tinga e Marcelo Moreno. E, por outro lado, tinha a juventude de Mayke, Egídio, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Alisson, Marquinhos e Ricardo Goulart. O “segredo do sucesso” está em utilizar a experiência dos mais velhos e a fome de sucesso dos mais jovens, que ainda sonham em ganhar títulos e ir para a Europa.

A mescla entre juventude e experiência não faz parte da atual realidade do Cruzeiro. Dos onze titulares de Mano Menezes, apenas um deles não possui trinta anos de idade: o uruguaio De Arrascaeta. Dedé está com 29, mas daqui a dois meses entrará para o grupo dos trintões da Toca da Raposa. Fazendo uma comparação entre os jogadores que atuaram na partida do último domingo entre Grêmio e Cruzeiro, não houve muita discrepância em relação à idade dos atletas, mas é certo que os gaúchos possuem mais jovens jogadores que o time mineiro. Veja:

Enquanto o Grêmio tem o brilhantismo de Arthur no meio de campo – como o Cruzeiro tinha Lucas Silva em 2014 – e a juventude de Ramiro e de Everton no ataque, a Raposa conta com dois volantes com idade “avançada” e três atacantes mais velhos que não aguentam recompor com qualidade, sobrecarregando os volantes.

E qual é o problema de se ter a maioria de jogadores mais experientes no time titular? Bem, não se trata de preconceito. Aliás, muitos gostariam de contar com Thiago Neves, Sobis, Robinho e companhia em suas equipes, levando em conta o histórico desses jogadores. Mas é certo que uma filosofia de jogo que aposta na velocidade, na recomposição e no contra-ataque deixa muito a desejar quando o time não suporta toda a intensidade que esse plano de jogo exige. E isso fica bastante nítido quando vemos Robinho cansado no segundo tempo, quando o Thiago Neves perde a bola e coloca as mãos na cintura, etc. E, no banco de reservas, quem está entrando no decorrer dos jogos também já passou dos trinta: Rafinha, Rafael Marques…

Se Mano Menezes ouvisse mais o torcedor e analisasse melhor sua equipe, esse problema poderia ser resolvido com algumas mudanças pontuais. A entrada de Lucas Romero no meio de campo, por exemplo. E oportunidades para Marcelo Hermes, na lateral-esquerda, uma vez que Egídio está deixando a desejar há muito tempo. Raniel no comando do ataque, quando ele estiver recuperado. David, em condições, pela ponta esquerda. Ou, ainda, como sugerem alguns leitores, um esquema com três volantes, que deu certo na primeira passagem de Mano. Há alternativas. Elas só precisam ser colocadas em prática.

Fora isso, também deveríamos estar olhando mais para a base. Não poderíamos dar uma oportunidade para o Vitinho na ponta direita? Com tantos jogadores mais velhos, como faremos caixa a não ser com títulos? Porque, do jeito que está, poderemos não conquista-los, e aí como que fica? Vale lembrar que teremos jogos quarta e domingo e um calendário cheio em 2018. Coragem, Mano Menezes. Coragem, Cruzeiro. O nosso elenco é, de fato, muito qualificado, mas chegou a hora de sair da zona de (des)conforto.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

157 thoughts to “Apenas dois jogadores do time de Mano Menezes têm menos de 30 anos”

  1. #voltaAdilsonBatista
    O time pode ser qualificado, mas não tem capacidade de superação, brio, raça…Ou seja, é a cara desse treinador medroso que temos, que foi fabricado pela mídia. O professor pardal era, por vezes teimoso, amalucado, mas o CEC/09 sempre se entregou em campo.

    1. Adilson Batista já era, acabou, deu sorte de ter um Ramires voando, um Jonathan comendo a bola na lateral, um Leonardo Silva jogando demais na zaga e só, após isso o time dele acabou.

      Pedir pra ele voltar é assinar o rebaixamento.

        1. Apresente argumentos então, qual o titulo que o Adilson Batista conquistou depois que deixou o Cruzeiro? Qual foi o trabalho consistente que ele teve?

          Adilson nunca foi um bom técnico, a torcida só se lembra dele porque goleou o fraco time rival de 2008/2009, nada além disso, fora isso conseguiu perder uma LA praticamente ganha, conseguiu ser eleito o pior treinador do Atlético de Goiás, conseguiu fracassar com o Corinthias em 2010 que contava com o Ronaldo (e brigou pelo título conosco depois de sua saída), conseguiu fracassar com um Santos de Neymar e companhia.

          Adilson não é solução pra nada e nunca foi, é um grande Cruzeirense e talvez poderia ocupar um cargo mais próximo dos jogadores para motivá-los ou algo nesse sentido, mas sob hipótese nenhuma deveria voltar a treinar o Cruzeiro.

          1. Concordo com vc
            E digo mais e já algum tempo ele não treina ninguém.
            O problema do.nosso treinador é pq ele é medroso,.sempre foi
            Não o vejo graça nele e não estou dizendo que ele horrível,não é isso, ele é simplesmente medroso joga o primeiro tempo segurando um 0a0 aí sim no segundo tempo solta o time um pouco mais pra tentar fazer 1 a 0 e se fechar pra segurar o resultado, estilo Muricy Ramalho.. e nos cruzeirenses, pelo menos eu odeio ver o meu clube jogar deste jeito,não é nunca será a cara do Cruzeiro jogar este tipo de futebol que já vem uns 3 anos.. nós se for caso aplaudi o time mesmo jogando pra frente e perder, do que aplaudir o time jogando fechado por uma bola, isso nunca esteve no DNA de um cruzeirense sempre tivemos times na nossa história de jogar pra.frente..

      1. Juan,

        Você tem todo direito de não simpatizar com o Adilson Batista, mas esta sua argumentação não tem a menor procedência. Ele como eu, você e todos os seres humanos, temos defeitos e qualidades. Acontece que como treinador do Cruzeiro ele apresentou, com um elenco inferior ao atual, partidas muito melhores das que vimos apresentando sob a direção do MM.

        Quando falamos em Adilson Batista, estamos reavimentando as imagens de time lutador que se entregava e procurava a todo instante a vitória. Que não se acomodava em campo, que tinha postura e atitude e estes atributos são FUNDAMENTAIS para o sucesso de qualquer equipe que se candidate a conquistar título, o que com o MM, não temos tido.

        Quem sugere Adilson Batista, como é o meu caso também, não significa que somente ele serve ou é o insubstituível. Pode muito bem ser o Técnico do Tupí que pegou o time no ultimo lugar do Mineiro-2018 e foi Campeão do Interior, com excelente recuperação, como pode ser qualquer outro, pois o com o MM não vamos ser campões de mais nada este ano e isto será PÉSSIMO para as finanças do clube e muito chato para nós torcedores.

        Por tais razões não tenho vergonha de ser taxado de VIÚVA DO ADILSON. O que mais quero é mudança. Mudanças radicais para recolocar nosso time no caminho certo onde, quem entra em campo se disponha a lutar por conquistas e honrar nossa camisa, COMO ACONTECIA NO TEMPO DO ADILSON BATISTA, do Mancini, do Roth, do Luxa e até do franga Levirce. Entendeu meu posicionamento?

        1. Entendo que você quer mudança meu amigo, mas o que está sugerindo é um retrocesso, o time de 2009 se acabou, o Adilson parou no tempo.

          É muito simples viver na nostalgia de um tempo que foi bom (ou razoavelmente bom na minha opinião pois não ganhamos absolutamente nada com o Adilson) e se esquecer que o futebol evoluiu de 2009 pra cá. Se for aplicar essa linha argumentativa eu posso pedir o Luxa novamente, posso pedir o Paulo Autuori que também montou um time de muita raça, porém, se eu fizer esses pedidos serei taxado de louco, não acha?

          Eu apoio e concordo com o pedido de mudança, mas tem que ser uma mudança para algo positivo, não para o fracasso anunciado.

          1. Companheiro Juan,

            Mas o que me diz então do Mano que tem mais tempo de atividade que o Adilson, esteve na Seleção, treinou por mais tempo vários times grandes e ganhou pouquíssimos títulos. Seu primeiro CB foi agora no Cruzeiro e com ele todo atualizado e desde 2015 aqui, ganhou somente um Ruralito?

            Embora discorde de vc quanto a desatualização do Adilson, pq sempre foi um estudioso do futebol, entendo seu ponto de vista, embora o tenha como subjetivo. Isto em face do pouco tempo de atividade AB em comparação com os técnicos citados por vc, em termos de performance dos times onde teve tempo de trabalhar. Nisto ele foi muito melhor que o do “Professoral Mano Menezes” e outros como Luxa e Paulo Autuori.

            Para mim, retrocesso é continuar jogando como o Cruzeiro vem jogando desde o ano passado sob o comando do MM. Leia os comentários aqui no Blog e se convencerá que a maioria de nossos companheiros condena o modo antiquado e retrógrado com que nosso time está jogando. Mesmo ganhando a CB e o Ruralito este ano, o time não convence, não se impõe. São conquistas fortuitas, com ajuda do acaso. Para mim, isto tem um nome RETROCESSO! E com qualquer outro técnico, até mesmo com o contestado Adilson Batista, o Cruzeiro não jogaria como vem jogando e isto é quase unanimidade aqui no Blog, pode conferir. Repare bem, não estou falando em quase unanimidade com relação a volta do Adilson Batista e sim quanto a maneira retrograda, desatualizada e covarde com nosso time vem jogando?

            Agradeço-lhe pela atenção em debater comigo esta situação, pois demonstra o seu comprometimento com o esclarecer da verdade. Esta sua postura é cristã, respeitosa e elevada. Meus respeitos!

          2. Ronaldo de Andrade,

            Como não posso responder diretamente o seu comentário serei obrigado a responder ao meu.

            O Mano também é um treinador ultrapassado, não se engane, quando eu digo que o Adilson parou no tempo (e demonstrou isso nos seus últimos trabalhos, nunca saindo do seu 4-4-2 com 3 volantes e meio disposto como um losango), o mesmo vale para o Mano Menezes, que tem uma proposta de jogar no contra ataque mas não tem a capacidade de armar um time que faça isso com competência, tanto que fracassou nesses diversos lugares.

            Ainda mantenho o meu ponto de vista que, trocar o Mano é preciso, mas trocá-lo por Adilson Batista e treinadores como ele (Andrade, Ricardo Gomes, Ney Franco, Marcelo Oliveira e etc) são um retrocesso e nada farão de diferente, se tratando ao longo prazo, em relação ao Mano Menezes.

            É preciso mudar sim, mas mudar por mudar é prejudicial ao time (que, se não está em condições de disputar algo para vencer, também não está em condições de disputar para não ser rebaixado).

            Se for para mudar, que seja por alguém que realmente irá balançar a estrutura do clube, acabar com a linha hierárquica que todos sabemos que existe nesse elenco, que implante ideias diferentes de trabalho e que seja respaldado pela diretoria quando a insatisfação dos jogadores (que acontecerá inevitavelmente) aparecer. Não vejo muitos técnicos com essa capacidade no Brasil e os poucos estrangeiros que teriam essa capacidade nunca seriam aceitos por aqui.

          3. Perfeito Juan, nos temos primeiro que fazer chegar ao nosso clube que o desejo do torcedor é uma equipe de coragem e com jogo envolvente, com isso mostrar ao MM, que não é ruim, preferimos uma derrota suada do que uma vitoria covarde, apesar de muitos apontar a idade como um fator, esta equipe tem qualidade, o treinador é que no seu plano de jogo não permite que sejamos agressivos, trocar Arrascaeta por Rafinha, porque ajuda o Egidio, entao quem ajudará o Fred? Dito isto, nao podemos retroceder e ao pensar em treinador, temos que ser grandes, como sempre e não voltar a hum passado de poucos resultados, ate mesmo Marcelo Oliveira acho pequeno para o Cruzeiro.

      2. Juan.
        Esqueça o Adilson Batista ele serve apenas para dirigir os jogos contra o Atlético. Perdemos o tri campeonato da Libertadores por causa dele. Afastou o André zagueiro que foi bem no primeiro jogo contra o Estudiantes e Colocou o Tiago Heleno que ele considerava como o melhor zagueiro do Brasil. Com isto o Tiago falhou nos 02 gols do Estudiantes deixou o Sorim na reserva para improvisar o Gerson Magrão. E ainda por cima deixou o Veron Livre. O Adilson junto com os Perrela foram os principais responsávels pela perda do tituilo.
        Além do mais trabalhou em várias equipes do futebol brasileiro e não fez nada. Tanto que faz tempo que está desempregado.

        1. Pedro Henrique e colegas boa Tarde, na minha opinião nosso time está é mal treinado, e quando isso acontece não adianta ter elenco ou esquema tático, todo time bem treinado vem junto o bom entrosamento com os jogadores sabendo o que tem que fazer durante o jogo, e no jogo contra o Vasco e contra o Grêmio em muitos momento nosso time se viu perdido em campo, então não vejo que o ideal seria mudar o técnico e sim o MM mudar o jeito de treinar, já vinha tendo boa expectativa desde o ano passado e até agora nada do que estou vendo vem me convencendo, ganhamos a CB mas pra mim o time não mostrou um grande futebol e sim camisa de um time acostumado com conquistas, espero que a partir do jogo de amanhã 19/05 as coisas mudem e espero ver o meu time jogando e vencendo como o Cruzeiro que acostumei a ver e este que tem medo de vencer e acaba decepcionando os torcedores que como eu cresceu vendo um time organizado e vencedor e não este time que jogou com o Grêmio e não viu a cor da bola e isso me deixou muito triste e como o ano passado começa o brasileirão e nosso time todo estrambelhado em campo e o pior sem raça e sem vontade de vencer.

      1. Bom dia Valdir, por mim esse “Fora Mano” teria acontecido no final de 2017. O time do Mano sempre joga sem alegria, sem brilho é pura retranca e que só serve pra evitar rebaixamento. O futebol do Cruzeiro não é o do Mano, “Fora Mano”, bem vindo “Marcelo Oliveira”.

  2. Não aguento mais ver o Cruzeiro jogando nesta covardia. Me acostumei vendo o toque de bola, o jogo bonito e pra cima dos adversários. Os times do Mano, praticam sempre o mesmo futebol, tendo em mãos elencos fracos ou verdadeiras máquinas. Que saudades do meu cruzeiro de toques refinados, e que jogava futebol, e não isso, que mais se parece com um jogo de xadrez, de tanta estratégia.
    E pelo amor de Deus, não é possível que não vêem que o Egídio é horroroso.

    1. O time precisa falar menos e jogar mais, Mano precisa colocar atitude na equipe e deixar de ser covarde como foi contra o Gremio. Alem do Egidio que nao acerta passes o Ariel Cabral que não marca ninguem, até o Henrique cai de rendimento, precisa resolver sozinho a marcação do meio campo.

      1. Jota Chaves, esse é um pedido que deveria chegar à diretoria e ser cobrado dos jogadores.
        Os jogadores andam falando demais. Certo que as provocações no clássico (de ambas as partes, mas de forma mais negativa do Alt-mg) acabaram por nos dar o título, mas isso não vai funcionar com os times da Libertadores e tampouco com os do Campeonato Brasileiro.
        Focar mais no jogo e menos no blablablá ajudaria muito…

  3. PH, no início da temporada, o Edmundo na Fox fez exatamente essa análise do Cruzeiro, dizendo que não apostava no Cruzeiro porque segundo um levantamento lá, não lembro ao certo os números exatos, mas que grande parte dos campeões, tinham em seu time titular, um maior numero de jovens que o cruzeiro tem.

    1. Bom dia, Guilherme Neto, o Mano não sabe trabalhar com jovem e a prova foi emprestar Nonoca, Kelvin (guarani sp), e outros. O Murilo e o Raniel só estão no grupo e jogando porque os mais velhos estavam machucados. Fora Mano

  4. No jogo de sábado essa diferença de idade ficou nítida. Henrique e Cabral ficaram completamente perdidos em meio às triangulações do Grêmio, não viram a bola. Robinho e Thiago Neves não conseguiram trocar dois passes, pois os volantes descompactaram o meio de campo deixando um buraco enorme. Seria um jogo ideal para Lucas Romero e Lucas Silva ou o próprio Mancuello desde o começo, pois num jogo contra o Grêmio deve-se sempre priorizar a velocidade aliada a forte marcação. Essas análises que estão me deixando desanimado com o treinador. Em todas as derrotas enxergamos o óbvio e as soluções estão ali, ao lado dele no banco. Mas uma espécie de “birra” com o torcedor não permite a ele mudar o time.

    1. Bom dia, Luiz Barsosa, não é só a idade, falta treino técnico e o píor é o esquema Tático Retranqueiro e Covarde que o Mana faz o time jogar.

  5. PH, da mais chance para base no Cruzeiro não rola. A torcida do Cruzeiro não tem paciência com os moleques da base não. São dois no máximo três jogos e o que vemos é uma avalanche de críticas. Vou pontuar aqui e vão dizer que sou viúva, mas veja. Tínhamos o Alisson, que se não é um excelente finalizador, era no Cruzeiro o mais insinuante, o Mano dispensou. Dispensou o Nonoca. recentemente contratou o lateral do Tupi e dispensou um cria da base. Vão dizer mas o Murilo, esse foi um achado em um momento em que só tínhamos como opção ele, sem grana, sem credito na praça, isso não desmerece o futebol dele, de forma alguma. Ah e o tal Thony Anderson, ninguém aqui no Cruzeiro ouviu falar. O Mano deveria ser mais humilde, reconhecer que tem treinado mal e escalado pior ainda. Tem prejudicado o desempenho de seus atletas com suas propostas de jogo e coerências. Mas não é só o Mano o culpado, a torcida deveria ter mais paciência e a base deveria ser melhor gerida pois só um setor lá funciona o gol.

    1. Concordo plenamente. Já tem muitos torcedores criticando o MURILO. a zaga poderia ser testada com Murilo e Dedé. A torcida não tem paciência com a base.

    2. Bom dia, Renan, parabéns você disse tudo. O Mano não vai mudar, pois é assim que ele foi, é e será. A diretoria tem que trazer o Marcelo Oliveira, com ele havia jogadas ensaiadas de falta e escanteio e o melhor, o time jogava futebol alegre, pra frente como o Cruzeiro sempre jogou. Tem um detalhe negativo, ele não ganhava do 6a1o. Mas ele é bom. Obrigado.

  6. Pedro Henrique, em primeiro lugar, parabéns pelo excelente blog azul e branco. Não sou muito de fazer comentários, mas acompanho semanalmente seu trabalho desde que substituiu o PC Almeida… Respeitando claramente suas reflexões e colocações sobre o Cruzeiro penso que o que está acontecendo é um efeito natural de qualquer torcedor exigente como nós Cruzeirenses: quando o time vai bem, exaltamos suas qualidades, como a boa recomposição do Sóbis, os passes precisos de TN, a discrição e objetividade na volancia do Henrique ou até mesmo a genialidade nas substituições precisas do “professor”. Mas quando isso não acontece, conjecturamos defeitos, como a idade dos caras, o esquema tático e até mesmo peças que nos provaram ao longo dos últimos anos, que são sim, jogadores que merecem vestir o manto Azul Celeste, como Léo e Henrique. Claro que como apaixonados, nunca iremos aplaudir o fracasso, nem muito menos ver a Nau afundar achando lindo (DNA autêntico do rival). Apoiar sempre, mas sejamos astutos como nosso mascote . Forte abraço!

  7. Eu já disse e volto a repetir, o Cruzeiro desse ano é o rival do ano passado, cheio de jogadores velhos no time titular. O pior é que temos boas opções mais jovens no banco mas o treineiro nunca irá abrir mão de um meio com Henrique + Cabral, nunca vai colocar o Robinho no banco e bancar o Mancuello, não vai ter a coragem de tirar lançar os meninos da base como o Vitinho por exemplo.

      1. Quantas partidas o Vitinho fez no profissional? Verdade, não fez NENHUMA!

        Não taxe os garotos da base antes de vê-los no time principal, vários e vários excelente jogadores foram taxados como fracassos e refugos depois da base pra depois despontarem em outros clubes.

          1. Ronaldo não serviu pra base de nenhum clube até cair aqui de paraquedas, só vou citar esse exemplo.

            Futebol não é essa ciência exata de que “quem joga, joga em qualquer lugar” se fosse assim todo jogador bom jogaria bem em qualquer clube, ou vai me dizer que o Rivaldo era um jogador ruim porque não deu certo aqui? Que o Edmundo era horrível porque não durou no Cruzeiro?

        1. Divaldo , é justamente torcedores como você que o clube nao precisa . Se notar há diversos comentários falabdo da falta de tempo dos juniores no profissional . A torcida do Cruzeiro praticamente exige que o cara dê resultado em 3 ou 4 jogos . Seu caso é ainda pior , o cara nem jogou no profissional e já não serve pra equipe .

          1. Meu caro, Apenas dei minha opinião sobre o Vitinho…acredito que o blog é democrático, ou estou enganado..? O tempo dirá se estou certo ou errado..se eu estiver errado, irei ao estádio aplaudi-lo..na verdade, espero estar errado..

            João P…sou sócio torcedor da modalidade mais cara, será que o clube não precisa de mim mesmo? Pelo contrário, precisa de muitos torcedores como eu…Uma opinião minha não intitula o torcedor que sou, posso ser melhor torcedor do que Vc ou qualquer outro.

  8. Concordo. O trabalho de gestão e montagem do elenco do Cruzeiro (comissao tecnica + diretoria) tem sido mto mal executada. Apostaram em jogadores experientes e deixaram jovens jogadores de lado. Na minha visão um grande erro, sendo o principal deles, não apostar em jogadores de velocidade e dribladores. (na base temos Marcelo e Vitinho só pra citar alguns).

    1. Bom dia, Rafael, você vê a realidade do nosso Cruzeiro. Me lembro que o Presidente e o vice é quem contratava jogadores, mas hoje é preciso ter um auxiliar técnico fixo e com identidade com o Cruzeiro, assim evita indicações dos preferidos dos técnicos e jogam aqueles que estão melhores no momento. Técnico indicando a Panelinha funciona direto.

  9. Comentei isso com uns amigos…
    Tem que rejuvenescer a equipe, temos boas moedas de trocas.
    O time não consegue sair no contra ataque e digo mais, estou até com saudade do Alisson.
    Temos o Sassá, R(uim)aniel, Marcelo Hermes, Romero, Lucas Silva.
    Está na hr de darmos algumas oportunidades para alguns ai viu.

  10. Sou corneteiro, torcedor de premiere. trocar MM por quem? esse povo já deveria estar pensando na substituição do henrique há pelo menos 3 anos. e agora? cruzeiro é toque de bola & domínio de meio campo. culpar egídio? o treinador tá vendo o time treinar, sabe quem é quem, mas… poderia estar estudando uma dupla com romero, por exemplo. se falta esse jogador, que contratem! exigimos futebol competitivo. é inconcebível perder pontos no mineirão desse jeito.

    1. Companheiro Caio,

      Treino é treino e jogo é jogo já dizia o craque Didi, bi-campeão mundial pelo Brasil, ex-treinador do Cruzeiro.

      O Mano convive diariamente com os jogadores todos . Ai vem o jogo e neste, seus protegidos: Robinho, Henrique, Ariel, Sóbis, Egídio se negam a jogar e ele em nome dessa experiencia diária perpetua esta indecência no time em toda partida. Ai lhe pergunto: o que é mais importante e valioso, a produção do atleta no jogo ou nos treinos? Treinar bem não dá vitória com 3 pontos e nem gera conquista de títulos! !! Veja só a coerência dele com a irresponsabilidade do Itair e do Dr. Wagenr. Dispensaram o Hudson e contrataram o Bruno Silva pq este era o bam-bam. Por que o Bruno Silva não joga? Respondo, porque o Robinho é o protegidinho do Mano ou então porque o Henrique ou Ariel não podem sair do time. Isto é certo? Se o Itair atuasse isto já não estava acontecendo há tempos. Afinal pagar 6 milhões de Reais para o Bruno Silva ser reserva do Henrique Lesma, do Cabral Moleza e do Robinho Chinelinho, é correto, é decente, é coerente?

      Me poupem dessa conversa de que o “treinador” por conviver com o elenco sabe o que é melhor para o time!

      isto é verdade quando o Treinador é sujeito decente, justo tipo Roger que sacou o Borja e o Lucas Lima, jogadores caros pq não atuavam bem, mostrando-lhes que nome em campo não ganha jogo!. Isto sim é atitude de Treinador com T maiúsculo, coisa que não existe na Toca, infelizmente!

  11. Boa tarde, a todos.
    PH, muito bom o seu comentário. Como também os comentários dos colegas.

    Concordo que este time tem idade pra la de avançada, o que fica claro a nossa dificuldade de ver o CRUZEIRO competitivo.
    Concordo também, que o nosso maior rival estava na mesma situação no ano 2017 e não chegou a lugar nenhum.
    Além de problemas com este tal de MM, não podemos esquecer desta diretoria inexperiente, em gestão num todo, principalmente financeira.
    O ano de 2018, será terrível e a conta vai chegar logo logo.
    Não ganharemos mais nada com este time, e lutaremos para não cair no BRASILEIRÃO.
    Fora MM. Fora Robinho, Henrique, Ariel Cabral, Sobis e outros.
    Florencio – Cuiabá MT.

  12. A questão não se limita a idade (avançada) dos jogadores, mas vai além. Para isso existo a preparação física, alimentação etc., tanto que jogadores mais velhos (Xavi, na época do Barça, Iniesta, são excelentes jogadores e referência. Ah tem também o Zé Roberto (40), sem contar o Paulo Baier (213 ANOS). O cruzeiro hoje já joga com 3 volantes (henrique, ariel e robinho), sim, o robinho é volante. O problema do time é a velocidade, já que Henrique não tem o mesmo pique de 2009 quando chegou ao cruzeiro. Isso faz falta lá na frente, é uma opção a menos. Pra se ter uma idéia, o gremio chega com todos os volantes (maicon, artur e ramiro), em todas as oportunidades, basta rever o jogo. O cruzeiro precisa rever, mas isso é dificil para o mano, ele é um pouco arrogante. Tem que abrir mão de 1 volante mais pesado (henrique por romero por exemplo) e dar mais força pro ataque.

    1. Sim Luiz Gustavo, Xavi, Iniesta, Zé Roberto, Paulo Baier são bons exemplos. Mas NENHUM deles jogou num time recheado de veteranos, eles eram a exceção.
      O Cruzeiro pode aproveitar os BONS jogadores acima de 30 anos, como parte do plantel para toda a temporada, mas não colocá-los todos ao mesmo tempo no time e esperar ter uma pegada forte em todos os jogos.
      Não há outro time no Brasil, série A ou série B, com a média de idade do Cruzeiro no time titular. Como está na moda dizer: não dá para manter a INTENSIDADE.
      Concordo que tem que resolver a parte tática também, mas com a limitação física restam poucas opções táticas.

    2. Luiz Gustavo, concordo com vc, o problema não é a idade, é a velocidade, um jogador que se cuida consegue correr e ser efetivo com 30, 32 ou até 40 anos, quem não se lembra do zé roberto dando um pique no fim do jogo e evitando um gol do cruzeiro ? , o problema do cruzeiro não é a idade e sim a velocidade, nem sempre uma coisa está diretamente relacionada a outra. O hudson poderia voltar e outro meia que tenha velocidade e qualidade poderia vir, jogo um jogo que se chama football manager, que conta com mais de 50.000 jogadores no seu banco de dados e poderia indicar 20, 30 nomes aqui, mas não adianta, o mano vai morrer abraçado a henrique cabral e robinho.

  13. Os jogadores são MAL TREINADOS. Não acredito que eles sejam tão ruins assim. Infelizmente eles têm seguir a filosofia do técnico. Quando estes mesmo jogadores assumem o compromisso de jogar, ou seja, desobedecem taticamente o técnico , o Cruzeiro joga bem e ganha. O problema é pseudotécnico, retranqueiro e fraco. FORA MANO! NÃO DÁ MAIS. ACORDA DIRETORIA! Vai esperar a desclassificação da Libertadores para tomar providência.
    (PH vai aí uma idéia. Porque não colocar um contador de comentários no início da página, assim podemos saber de quantos estão acessando e comentando).

    1. Companheiro Luiz Carlos, parabéns pelos seus comentários: lúcidos, limpos, leves e objetivos.

      Se o Itair lesse e desse valor a esse Blog estaria municiado de todos os argumentos para chegar no Mano e chamá-lo à responsabilidade. Era só imprimir, entregar para ele ler e perguntar: tem como atender a torcida? Não, obrigado e vamos acertar. Agir na hora certa com rapidez é melhor que deixar para o tempo nos oferecer a sua solução!

  14. Boa tarde!

    Até que emfim o Pedro Henrique percebeu que com o Henrique e Ariel Cabral (o que joga de terno) não tem time que aguente 90 minutos sem tomar gol. levando em conta que o Robinho também não marca ninguém e TN30 erra quase todos os passes, fica a cargo da defesa recuperar as bolas e chutar para frente, entregando de novo para o adversário. Se todo jogo o MM coloca o Mancuelo, por que não começar com ele? Parece obrigação colocar o Henrique e Ariel Cabral todo jogo. Desde o ano passado que eles não vêm jogando bem. Quem segurou a onda no meio de campo na Copa do Brasil foi o Hudson, que não deveria ter saído este ano. Dedé entrou no time por pressão da torcida, pois o mano iria continuar com o Murilo. Henrique, Ariel e Robinho deveriam ser banco, entrar de vez em quando. Vamos ficar de novo sem padrão de jogo, ganhando jogos sem convencer por teimosia do MM.

  15. PH, este time do Cruzeiro, mal mal num mata-mata, que, normalmente, se decide em 2 jogos. Uma velharada, mesclada com uns pernas-de-pau, como Henrique, Ariel, Leo, Egídio e outros, não vão longe neste Brasileirão. Mas tem me preocupado mesmo é a situação financeira do clube, salários altíssimos pra jogadores ultrapassados. Não vai dar certo.

  16. Ter alguns jogadores com certa idade em funções que não exijam tanta correria, beleza, alguns com um toque diferenciado, aí tranquilo, faz a diferença! Agora, manter um time que não tem gás para disputar pau a pau as partidas é fogo viu! Eu questiono porque não investem em jogadores da base, não tem coragem de colocar os garotos para jogar! Ainda questiono, além dessa idade um pouco avançada do time, como um técnico coloca um Sassá prá jogar? Não teria nenhuma outra opção? Ele não joga nada, apenas tenta catimbar, se joga o tempo todo, tenta cavar falta, só isso!

  17. Idade, não tem problema. A ruindade dos jogadores e a covardia o treinador sim.
    Robinho, Henrique jogando apenas por imposição, pela lábia, pela tempo de casa.

    .
    .

    E a camisa ridícula homenageando quem nos homenageou!
    .
    Fugindo completamente dos nossos padrões.
    .
    Temos a camisa eleita mais bonita do país, e inventam aquela aberração.
    .
    .
    Que seja a única e última partida com aquilo, que não considero manto estrelado.
    .
    Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Hermes;
    Romero, Lucas Silva, Cabral e Thiago Neves;
    Arrascaeta e Rafinha

    Imprensa nunca critica o Henrique sozinho, sempre inclui o Cabral……….sendo que o Cabral não é volante marcador……

    OU SEJA, CRUZEIRO ATUALMENTE JOGA SEM VOLANTES, POIS HENRIQUE = NADA, Cabral é meia.

    não entendem de futebol e não enxergam isso!

    Os adversários deitam e rolam, a culpa cai na zaga e nos laterais e GERAL VAI NA ONDA!

    1. Cabral não é meia! Ele é um segundo volante (o que não torna ele meia e nem retira suas obrigações defensivas) então sim, tem que criticar os dois juntos porque ambos são péssimos em suas funções.

    2. Falou e disse amigo MUFASA.

      A galopress nunca vai criticar o Henrique, pelo contrário sempre o elegiam. Esta é a estratégia dela para prejudicar o Cruzeiro. Por isto também endeusam o Robinho, o Ariel e o próprio MM.

      Ainda bem que vc e outros aqui sabem enxergar a carne debaixo do angu. Já reparou que eles também criticam o Arrascaeta e agora vão pegar no pé do Edilson e muitos de nossos torcedores não vem isto de maneira alguma.
      Salutti Celesti.

  18. Erro geral. Por termos jogadores mais experientes o que está errado é o técnco. Deveria montar um time com volantes mais marcadores e jovens. Lucas Silva (o melhor de todos) e Bruno Silva.

    Isto salva o Egídio, o TN30, Robinho, etc.

  19. Mano so resolve mudar e escutar a torcida qdo a vaca ta indo pro brejo. Tenho falado isso aqui há meses, anos. Não gosto do Mano, tb ja falei aqui varias vezes, e acho q esse time bem treinado ganharia tudo esse ano (Marcelo Oliveira faz falta). Tomara q dessa vez ele não deixe as coisas complicarem mais ainda e mexa no time pra quinta, pq ir jogar la no chile com henrique e cabral no meio, e robinho e tiago neves no meio que não marcam ninguem, pode começar a rezar o terço pq vai ser duro. Sobre o Egidio, prefiro nem comentar. Povo fala do Patric no galo, mas nos temos nosso Patric, q é o Egidio. Hermes precisa jogar.

  20. PH,
    Você tocou num ponto muito importante. Alguns torcedores já haviam inclusive alertado para isto.
    E para piorar, o esquema de jogo é inversamente favorável a jogadores mais velhos. Se é marcar muito pra retomar em contra ataques com velocidade, precisamos de jogadores com explosão e ótimo condicionamento físico. Time se desgasta demais sempre marcando, sempre esperando adversário, e quando rouba a bola não tem forças para jogar.
    Estamos realmente numa situação delicada. Quem de fora vê nosso elenco nos coloca como favoritos, mas nós que acompanhamos e vivenciamos o time sabemos que a situação é muito diferente, e muito pior.
    Que o Mano tenha humildade para reverter esta situação com alterações de peças dentro do próprio elenco, porque novas contratações este ano dificilmente virão.

  21. Um time velho e desmotivado, um treinador ultrapassado, cego é teimoso como uma mula empacadeira. A única solução para evitar um vexame e diminuir a multa rescisória e transferir o MM para treinador da base, talvez ele aprenda algo com a garotada.

  22. PH, se fala muito nessa questão da idade e Cruzeiro está dispensando o Rony, que fez um bom trabalho no Japão. O Corinthians está fechando com ele. Porque ele serve para o time paulista e não serve para o Cruzeiro?

  23. Fábio, Edilson, Léo, Dedé e Hermes. Romero, Lucas Silva, arrascaeta e Neves. David e raniel. Resolvendo s idade experiência e juventude. É isso.

  24. Talvez seja mesmo a hora do Mano sair, seu estilo de jogo não corresponde as peças que tem, se pegarmos por exemplo o Atlético Paranaense, que possui um elenco também desequilibrado e pior que o nosso, ainda consegue jogar melhor e com mais objetividade.

    Se for pra trocar o Mano eu iria atrás do Fernando Diniz, tá na cara que o receio que tinham sobre ele não dar conta de treinar um time de primeira divisão era infundado.

  25. Uma das justificativas do Mano é que time mais experiente sabe sofrer, mas, o time dele não sabe fazer o outro sofrer.
    No elenco atual temos alguns bons valores que são jovens: Vitor Eudes e Lucas França(goleiros), Murilo, Artur e Cacá(zagueiros), Raniel e Deivid(atacantes). O que não entendo é o cruzeiro ter investido tão alto em trintões(Edilson e Bruno Silva). Rafael Marques, Sóbis, Manuel, Digão, já passaram da hora de respirar outros ares.
    E pelo jeito a diretoria já começa a pensar na renovação trazendo Patrick Brey.

  26. INFELIZMENTE A APATIA É A NOSSA PRINCIPAL FONTE DE INSPIRAÇÃO NO ANO.
    PERDEMOS PARA O RACING (4), LURIDINHAS (3), EMPATE COM O FRACO VASCO (EM CASA) E DERROTA PARA O GRÊMIO. RESTOU DE LAMPEJO 2 A ZERO NA FINAL DO MINEIRO, CONTRA UM TIME FRACO E COM UM JOGADOR A MENOS, MESMO ASSIM TIVEMOS DIFICULDADE PARA VENCER A PARTIDA. VERDADE SEJA DITA, NOSSA EQUIPE NÃO SE PREPAROU CORRETAMENTE PARA A TEMPORADA, POIS ESTAMOS SÓ NO FALATÓRIO QUE A EQUIPE TEM QUALIDADE, MAS NÃO FEZ UMA PARTIDA GRANDE QUE NOS CONVENÇA. RURAL CUP É SÓ ENGANAÇÃO. O FUTEBOL QUE O NOSSO TREINADOR QUER IMPOR NÃO EXISTE MAIS. “ENTRO NO JOGO PARA NÃO PERDER, SE ACHAR UM GOL BELEZA. SE NÃO ACHAR, ESTOU SATISFEITO COM O EMPATE”. ACORDA DIRETORIA, AINDA DA TEMPO DE SAIR DO PESADELO. #FORAMANO#

  27. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER, OS SUFOCOS COMEÇARAM CONTRA O FRAQUÍSSIMO TUPY NO RURAL CUP. TEMOS UM BOA EQUIPE NO PAPEL E UMA DECEPÇÃO DENTRO DE CAMPO….

  28. Bem, sou da velha guarda e portanto, mal acostumado, aproveitando o tema ai vai minha contribuição. O único time que mudou o futebol brasileiro, derrotou o Santos de Pelé, implodiu o torneio Rio/São Paulo, criou as bases para um campeonato brasileiro e deu uma carta de alforria aos demais clubes fora do eixo:

    Cruzeiro de 1966

    Goleiro: Raul – 22 anos
    Ala direita : Pedro Paulo – 21 anos
    Zagueiro Central: William – 33 anos
    Quarto zagueiro: Procópio – 27 anos
    Ala esquerda: Neco – 26 anos(?)
    Volante: W. Piazza – 23 anos
    Meia: D. Lopes – 20 anos
    Meia: Tostão – 19 anos
    Ponta direita: Natal – 21 anos
    Centro avante: Evaldo – 21 anos
    Ponta esquerda: Hilton Oliveira – 25 anos

    Como podem notar, meio time sub 23, talento não tem idade.

    1. Machuca não companheiro Gerson Oliveira. Este Time foi uma dádiva de Deus!Nunca mais teremos esta seleção vestindo nosso manto. Quem pôde vê-los atuar podem se considerar privilegiados. Jogavam como poucos e faziam a alegria de muitos. Esta geração de craques construiu o DNA do nosso Cruzeiro e impôs o nosso nome no cenário nacional e internacional, como um time de coragem, que jogava com arte, com alegria e com eficiência em qualquer lugar!

      Como você bem disse, eram jovens e não tinham medo. Encaravam quem tinham que encarar e, diferentemente, do atual e velho time que só nos faze sofrer, esse Cruzeiro fazia somente os adversários sofrerem porque só nos davam alegrias, muitas alegrias!

      Talento não tem idade MESMO: Pelé, com 16/17 anos foi campeão mundial em 1958; Maradona, encantou o mundo com sua arte aos 18 e por ai vai. O Murilo nosso zagueiro foi jogado na fogueira pelo Mano com 18 anos e aguentou o baralhado. Você está certíssimo e obrigado por repetir aqui a escalação do Cruzeiro de todos os tempos, pelo menos para mim, que nunca perdi um jogo deste time inesquecível. Até quando perdia a gente ficava feliz porque eles honravam a camisa e davam show de bola.

    2. Como eu sempre digo, parece que o Cruzeiro não time de base, tem um medo lascado de botar alguém prá jogar! Pô, todos revelam craques, põem prá jogar, vários jogadores da base, e nosso time nunca lança ninguém, quando lança é um ou outro, e num medo FDP! Pô, não tem ninguém com coragem de jogar bola nesse time não? Não sou totalmente contra jogadores acima de 30 mas eles não podem ser totalidade! Alguns beleza, acertam o time e tal, mas o time todo acima de 30, aí não dá conta de jogar com a garotada! o Sassá, não canso de falar nesse perna-de-pau, quem viu que esse camarada joga bola? Só catimba, só tenta cavar falta, ou então faz falta!

    3. Bem lembrado, Gerson. Parabéns! É por isto que não engulo esta história de que determinado jogador foi emprestado “para pegar bagagem”. Balela pura. O que é bom já nasce feito. Ronaldo Fenômeno com 16 anos estourou no Cruzeiro, fazendo 66 gols em 68 jogos, se não falha a memória. Com 17 anos estava com a Seleção na Copa e só não jogou porque era “mineiro” e o Zagalo sempre teve “birra” de Minas. Cortou o Dirceu Lopes da Copa de 70, quando ele estava no auge da carreira. Levou o Tostão, porque não teve jeito, já que o mesmo tinha sido o artilheiro do Brasil nas Eliminatórias de de 1969 e o Brasil inteiro clamava por ele. Voltando aos dias de hoje, o exemplo mais recente é o Elber: está quase encerrando a carreira e e promessa até hoje. Alano e Alex (aquele que afundou o Cruzeiro contra o Londrina), sumiram…..

  29. Realmente o time é mais velho, mas achar que os tais da Base que tinham aqui resolviam algo.Estou vendo gente chorando por Alisson…. Esse alison ficou quase 10 anos no clube fez no max 5 gols e não resolvia nada. uma verdadeira cobra morta. Já foi tarde assim como o outro encosto chamado Elber que tb era outra ameba; O Mano é teimoso.. antes cismava com o willian que era outro encosto.Depois Elber e Alisson. A vez agora é do Rafael Sobis e do magrelo ruim demais Rafael marques(esse deveriam ter dispensado) como ficaram no grupo o mano va teimar em colocar estes dois toda hora. Ou seja torcer para que os dois se machuquem pq senao vai ser até o fim do ano insistindo. o Sobis não tem interesse em jogar mais futebol (já está rico)
    o outro é ruim mesmo sem condiçoes de ser jogador profissional. Agora a tal Base do clube ´melhor nem mexer pq Alissons e Elbers ninguem aguenta mais

  30. Vejo que a opinião da maioria dos colegas que aqui escrevem é praticamente a mesma e eu assino embaixo, aí vem a máxima: o pior cego é aquele que não quer ver e seria o MM.

  31. Acho que estão fazendo mt barulho por pouco. O time acabou de ser campeão. Todo time tem suas quedas e jogos ruins. Tbem acho que seria melhor ter um perfil de jogadores mais jovens e competitivos mas, acho que os dois maiores problemas do Cruzeiro são falta de atacantes decisivos e meio de campo de pouca pegada. O meio pode ser mudado pelo Mano e o time como um todo tem que ter pegada e postura de Libertadores. Ser competitivo. Quanto ao ataque eh mt quantidade e pouca qualidade. Pra piorar David não melhora e Fred se machucou. Sempre contestei a não utilização da base e não entendi a liberação de Tony Anderson mas, eh fato que grande parte da torcida eh impaciente com os garotos. Porem, a saída de Mano so viria a piorar a situação. a questão eh Mano fazer as mudanças para melhorar o folego e a qualidade de ataque do time. Eh o grupo e o treinador se fecharem com a torcida e começarem a assumir o protagonismo que essa camisa exige.

  32. Pedro por isto que falei que a troca do Alisson pelo Edilson foi péssima,o Mano reconheceu
    os erros de sábado tomara que ele seja coerente e mude o time para quinta-feira se não mudar desisto,e volto a falar precisamos de mais um velocista e o Sassá tem que começar jogando !

  33. PH, sou mineiro mas moro em SP e sempre venho acompanhar as notícias e fatos pelo Blog. Os momentos em que a soberba do Mano atingem níveis alarmantes, coincidem com os piores jogos do Cruzeirão! Gostaria de ver o Lucas Romero no meio de campo, o Mano tem que testar ele na posição dele. E o Bruno Silva? Gastamos uma bala para ele esquentar banco? Cadê o futebol dele? Sumiu de 2017 para 2018? Acorda Mano e dá uma sacudida na galera ai! Mineiro já passou e não chega perto em expressão dos títulos que vamos disputar no restante da temporada.

  34. Eu ouvi o Thiago Neves, falando que ganhou o Mineiro, e a Torcida não podia ter vaiado. É a terceira vez que o Mano, fala; “O Time do Cruzeiro não entrou em Campo e faltou vontade´´. Nas duas partidas da Libertadores, a respostas do Mano, para os Jornalistas, foi assim, a primeira partida do jogo da final do Mineiro tbm e agora a primeira do Brasileirão. As jogadas do ataque que não chega a um objetivo nenhum. O Torcedor do Cruzeiro não é Burro não.

  35. Após jogo contra o Grêmio,no último sábado,aconteceu o que eu venho dizendo há tempos,time sem meio campo dificilmente ganho jogo. O Cruzeiro não tem meio campo.O Henrique é o pior jogador do Cruzeiro,não sabe jogar em profundidade,só toca para os lados e para atrás no máximo 1 a 2 metros,tipo de marcação,cerca Lourenço,não consegui tomar bola de ninguém e quando é deslocado para atuar em outra posição,é deus-nos-acuda ,péssimo jogador.Cabral é muito lento,verdadeira tartaruga,Robinho sem preparo físico,não aguenta noventa minutos.Solução temos no banco de reservas. Lucas Romero,Lucas Silva e Bruno Silva é querer mudar o trio ou parte dele e deixar jogar quatro a cinco jogos.

  36. NÃO PRECISA DA BASE NESSE MOMENTO , PRECISAMOS DE UM MEIO CAMPO COM LUCAS SILVA , ROMERO E MANCUELLO SE DESGARRANDO UM POUCO MAIS E CHEGANDO AO ATAQUE , RENOVA O SANGUE DO MEIO E REJUVENESCE A EQUIPE COM UM MEIO CAMPO COM MÉDIA DE IDADE DE 24 ANOS , SÓ ISSO QUE O TIME PRECISA . ARRASCAETA , NEVES E MAIS UM ATACANTE QUE PODE SER RANIEL CASO ESTEJA LIVRE DE CONTUSÕES .

  37. O Cruzeiro este ano não ganhou de absolutamente ninguém de expressão. Quando jogou com um time mais ou menos qualificado perdeu ou empatou. Na semi-final do rural já teve dificuldades. O rural é enganação. O Cruzeiro não ganha, nem tampouco joga bem.
    Ou o Mano mostra de vez que tem condições de fazer este time jogar futebol, seja com jovens, velhos, com 3 volantes ou com qualquer outro esquema tático ou então tem que sair.
    E a prova de fogo são os 2 próximos jogos da LA.
    Eu não sei o diagnóstico do que está acontecendo, mas o Mano que é pago muito bem para isso tem que saber, mas ele prefere achar que está tudo normal.

  38. Ótima postagem Pedro Henrique!
    Acho que pela primeira vez foi feita uma análise sobre o pq do time não estar deslanchando nesta temporada. 1) o elenco está ficando velho; 2) perdemos nossos jogadores de velocidade; 3) desfizemos de nossas pratas da casa e 4) nas contratações realizadas não se atentaram pela média de idade do plantel e muito menos visaram um possível futuro que houvesse retorno financeiro na venda de jogadores jovens.
    Não quer dizer que pelo fato da conquista da Copa do Brasil no ano passado, as ditas contratações “pontuais” poderiam deixar de levar em conta o rejuvenescimento do time. Ao contrário, DEVERIA está análise ser levada em consideração para oxigenar o plantel, mesclando experiência com juventude, o que geraria ao Cruzeiro uma maior potência de energia nas partidas, além de, como já dito, poder criar oportunidades de negócios, como forma de encher o caixa do Clube. A nova diretoria, no afã, de em seu 1º ano, ganhar títulos de envergadura fez quase todas as contratações de jogadores de 30 anos ou mais e um único velocista jovem que ainda não estreou por estar bichado. Fica uma pergunta no ar, seguida de uma preocupação: SE NÃO GANHARMOS UM TÍTULO NACIONAL OU INTERNACIONAL ESSE ANO, COMO FAREMOS PARA REPARAR ECONOMICAMENTE OS GASTOS FEITOS, COM UM PLANTEL RECHEADO DE JOGADORES ACIMA DE 30 ANOS?
    Qto ao nosso treinador, acho melhor mantê-lo no comando, já que não há peças de reposição de qualidade no mercado e ter a diretoria uma conversa franca com ele, sobre a necessidade de renovar o meio-campo.

  39. Nós, cruzeirenses,como a maioria dos torcedores dos outros times ,somos impaciente,imediatistas e exigentes sem fazermos uma análise do futebol brasileiro.Com todo respeito ao Blogueiro, acho que seu artigo enquadra no famoso “FOGO AMIGO “, que grande parte da imprensa mineira,a maioria atleticana, tentou fazer no Cruzeiro, no ano passado , num vâ tentativa de provocar uma crise e desunião entre os dirigentes do Cruzeiro que estavam saindo e que estavam entrando , no seu Processo de Eleição , felizmente não conseguiram e o Nosso presidente,bem como a Diretoria,tem demonstrado até agora, competência, diante da situação financeira encontrada, ao montar uma Diretoria e assessores,competentes e trabalhando num PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO,projetando um Cruzeiro forte e como umas das maiores forças do Futebol Brasileiro. É só analisarmos as decisões que essa DIRETORIA tomou após a sua posse que podemos elencar abaixo: 1-Mudança geral de toda a Diretoria do Cruzeiro,fato que nunca tinha acontecido anteriormente;
    2-Contratação e resistência aos que foram contra de ITAIR MACHADO, dirigente experiente no Mundo do Futebol, no que tange as negociações na venda e compra de Atletas;
    3-Contratação de Marcelo Djan , competente e experiente Nacionalmente e Internacionalmente no Mundode Futebol;
    4-Contratação de Marco Aurélio , executivo experiente que atuou por trinta anos no Mundo de negócios e Marketing da FIAT , na Ameríca Latina, onde negociou diversos contratos de publicidade com Clubes Brasileiros e da Ameríca Latina, que em uma das suas entrevistas ,projetou e projeta varias ações de MARKETING na valorização da marca CRUZEIRO,junto aos seus 9 MILHÕES DE CRUZEIRENSES;
    5-Demissão de todo o Departamento Médico tão contestada e contratação de um nova equipe médica;
    6-Aquisição de vários EQUIPAMENTOS FISIOTERAPEUTCOS E DE FISIOLOGIA de última geração;
    7 Renegociação do PASSIVO DO CRUZEIRO, decorrente de contratação de jogadores, junto a diversos clubes, cujos processos chegaram até na FIFA,que criou uma um imagem negativa do clube , passando a fama de BOM PAGADOR a de MAL PAGADOR;
    8-Manutenção de Mano Menezes, evitando o que muitos clubes brasileiros tem feito , a ROTATIVIDADE DE TREINADORES E COMISSÕES, levando a situações negativas nos seus desempenhos(caso do ATLÉTICO MINEIRO,FLAMENGO, SÃO PAULO)entre outros;
    9-Reforços pontuais , exigência de MANO MENEZES, para sua permanência, diante das demais competições que o clube irá disputar na temporada do ano de 2018(MINEIRO/BRASILEIRO/LIBERTADORES/COPA BRASIL;
    10-Objetivos atingidos pelo Técnico Mano Menezes,na sua segunda vez como técnico, ao evitar o rebaixamento do Brasileiro de 2016, a conquista da COPA BRASIL 2017 e a classificação para a LIBERTADORES no Campeonato Brasileiro/2017 independente da conquista da COPA BRASIL, que lhe dá esse direito,a Conquista do Campeonato Mineiro/2018 com 85% de aproveitamento com apenas uma derrota,Título que não conquistava desde 2014;
    11-Manutenção e constituição através da contratações de reforços , de um elenco experiente e vencedor, sendo que existem nas diversas posições no minímo tres jogadores(Goleiros/zaqueiros/laterais/volantes/meias/atacantes);
    12-A visão atualizada do Técnico Mano Menezes sobre o futebol mundial e brasileiro, onde hoje jogam semelhante ao que é praticado no BASQUETEBOL, onde sejam ATACAM E DEFENDEM COLETIVAMENTE, utilizando no futebol ,normalmente , duas linhas de quatro, com muito preparo físico e forte marcação, exigindo dos atletas profissionas obediência a esquemas táticos de a sua formação na base e inibindo a criatividade;
    13-Essa é a realidadde do Futebol Brasileiro e Mundial,onde não há espaço mais para a prática do futebol arte tão bonita e praticadas por treinadores como TELÊ SANTANA/VANDERLEY LUXEMBURGO/MARCELO OLIVEIRA ENTRE OUTROS, como nós brasileiros e cruzeirenses gostaríamos de ver;
    14-Como me disse um amigo, os jogos de futebol, ficaram tediantes e mais parecendo um terino de dois toques;
    15-Além disso virou um futebol de resultados,ou seja ,passou a valer mais o Tetracampeonato/94 de PARREIRA do que o FUTEBOL ARTE DE TELÊ DE 82 E 86,ou seja não importa se o time/seleção joga mal, retranqueiro, feio, angustiante, tediante de se ver, gerando insegurança e ansiedade ao torcedor,desde que ganhe o jogo,o campeonato(Título);
    16-NÓS cruzeirenses, temos que ter paciência e aceitar essa crua realidade e de que no atual quadro de treinadores no Brasil,não vamos ver muita diferença dos esquemas táticos adotados pelo nosso treinador MANO MENEZES.

    1. Parei de ler em “planejamento estratégico”. O clube está endividado e me contratam o Fred com multa estipulada, com salário alto por 03 anos, David custou cerca de R$10 milhões, Bruno Silva foi comprado por R$5 milhões e Mancuello por R$5,8 milhões. Quero o Cruzeiro sempre forte, mas se essa diretoria tivesse “planejamento estratégico”, pensaria em montar um time jovem e competitivo esse ano, para quando as dividas estiverem pagas, montaria um time forte. Não adianta, independente da diretoria que deixou essa divida… um dia terá que ser paga.

      1. As dívidas nunca estarão pagas, é literalmente impossível um time do Brasil operar sem dívidas, iriamos esperar até o final dos tempos pra montar um time forte e na temporada seguinte se endividar novamente.

      2. Saudações celestes meu caro Cleidson.
        O “planejamento estratégico é outro”.
        Se em outubro o Cruzeiro não estiver na disputa pelos títulos do Brasileirão e da Libertadores o projeto de reeleição do Zezé Perrella terá ido por água abaixo.
        Sem foro, o juiz é o Moro.

  40. Olá, amigos campeões! Qual foi a última vez que vocês sentiram prazer, alegria, entusiasmo ao ver um jogo do Cruzeiro? Eu não me lembro. O que está faltando ao nosso time? Raça, vontade, gana? Acho que não. Na minha opinião, o que falta é um treinador que queira fazer o time jogar pra frente, que não tenha medo de adversários, jogue bonito, sempre em busca de gols. Todos nós ficamos encantados e o Brasil também com o time bicampeão 13/14. Chegávamos no Mineirão com a certeza da vitória, da festa, da alegria. A única dúvida era: quanto será o placar? Então, a solução chama-se Marcelo Oliveira. Por que não ser campeão de novo, jogando bonito e dando show? Os jogadores estão aí. Do time bicampeão, temos o Fábio, o Dedé, Egídio, Lucas Silva, Léo, Manoel… estão na toca hoje. Não temos mais o ataque daquela época, mas dizer que TN30, Arrascaeta, Raniel, Sassá, Robinho são ruins, isso é brincadeira. Então, se os jogadores estão aí, o que falta é um treinador pra por o time pra jogar pra frente. Dizer que o MM não ganhou nada é mentira, mas quem se lembra da campanha da CB do ano passado: 2 empates com o Palmeiras, 1 vitória e 1 derrota pro São Paulo, 1 vitória e 1 derrota pro Grêmio, 2 empates com o Flamengo… e a semi-final e a final foram ganhas nos pênaltis. Em qual jogo poderemos dizer que o Cruzeiro foi superior, foi brilhante…? Não podemos aceitar que tratem o maior de Minas como um time gaúcho, ganha só de 1×0 e já é goleada, joga na retranca em casa e um futebol sem técnica, com mais força física. Se o MM não consegue dar um padrão de jogo, devolver o DNA do futebol bonito, vistoso… do nosso time, que ele pegue o seu boné e dê o fora, pois já estamos cansados de ir ao campo achando que veremos um futebol de primeira e vemos um Cruzeiro totalmente descaracterizado. Estamos no começo do campeonato e ainda temos chance de fazer o nosso time campeão.

    1. Bom dia Assunção, falou tudo que efetivamente esta sendo o nosso Cruzeiro. Lamentavelmente é a realidade do nosso futebol que o Mano impôs. Sem medo de errar diante do que o time tem apresentado, preparem o Fora Mano após quinta e depois do fim de semana, pois serão jogos gota d’água da nossa paciência e de ver o nosso time ser treinado por um treinador de SÉRIE C. Volta Marcelo Oliveira.

  41. PH , geralmente gosto muito dos seus comentários ,mas ,qdo são feitos logo após uma derrota ou uma vitoria , estão sujeitos ao imediatismo é uma análise incorreta , não adianta ficarmos procurando motivos , uma hora e idade , outra tática , outra vez técnica etc . criticamos o mano o tempo todo , mas será que sem ele não seria pior ?o Cruzeiro tem uma limitação técnica de jogadores assim como quase todos os times atuais , exceção p o Gremio e talvez o Palmeiras , vai ser um perde ganha o tempo todo este ano , e acho que não deveríamos trocar o Mano

    1. Meu amigo, o Cruzeiro investiu alto e tem sim um bom elenco. O time está sem padrão tático, saida de bola é treinamento, atacar e defender em bloco como exige o futebol moderno é treinamento e requer preparo fisico dos jogadores. Aí a idade pesa pois são muitos jogos para se manter uma regularidade com a intensidade necessária .

  42. Meus caros amigo, a avenida egidio voltou. Esse jogador não dá. Muito fraco na marcação, cabeceia a bola pra qualquer lado mesmo quando da tempo dele olhar, apoia mal. 3 gols das frangas, 2 em cima dele. E agora este do gremio entra de primeira, assim fica fácil se egidio, para na frente do sujeito e olha o que ele vai fazer amigo. náo da náo muito fraco.

  43. Bela análise PH. O nosso time é velho. Precisa mesclar com juventude. O Murilo precisa voltar pra zaga ao lado do Dede. E colocar outro lateral esquerdo. O Egídio é péssimo e o com a cobertura de Leo o seu lado é muito vulnerável. Com esse time, podemos dizer adeus aos títulos. Ainda bem que já ganhamos o mineiro. Torcer para não cairmos logo na primeira fase da libertas. Abraços.

  44. Passes certos:
    Meio do Grêmio:
    Arthur: 96 / 2 errados
    Maicon: 77 / 2
    Ramiro: 47 / 4

    Meio do Cruzeiro:
    Henrique: 38 / 3 errados
    Cabral: 35 / 4
    Robinho: 25 / 6

    Arthur: 96 / 2 errados x [Henrique+Cabral+Robinho] = 98 / 13 errados

    O Arthur recebe o salário do Henrique+Cabral+Robinho juntos? Não, Henrique, Cabral e Robinho ganham bem. Mas vai receber, em 2019 ou até antes (o Barça tem o opção de compra dos direitos federativos em julho de 2018, a permanência dele até o fim da temporada não está garantida).

    Fosse só o talento, mas ainda tem a idade:
    Arthur: 21 anos x [Henrique+Cabral+Robinho] = 92 anos (30,66… média)
    Talento x Tá lento.

  45. Eu ainda acho muito cedo para ficar atirando pedras tanto nos jogadores como no técnico,sempre serei crítico de cartolas de clubes de futebol são todos horríveis agem como amadores e donos dos clubes visam somente seus egos pessoais,até hoje não entendi a contratação do Bruno Silva,não entendi a troca do Alisson pelo Edilson,não entendi a ida do Thony Anderson para o Grêmio,mas futebol é assim mesmo,sempre digo que a caixa preta de nossos clubes são piores do que dos nossos partidos políticos.A verdade é que o Mano e ninguém contava com a lesão grave do Fred,mais cedo ou mais tarde ele ia começar a fazer os gols e é isso que ele sabe fazer,o time fez toda pré temporada com o Fred no time e o esquema de jogo era para um clube com um atacante de área inclusive o Mano ressaltou isso no início da pré temporada,agora terá que arrumar a casa,não sou de criticar atletas e treinadores,nós torcedores não sabemos o que acontece no grupo,não vivenciamos o dia a dia no CT,o último time que encantou o Brasil foi o Cruzeiro de 2013 e 2014 de lá para cá somente times sofríveis,aliás na América do Sul inteira.
    Sobre demitir treinador vai trazer quem?
    Luxemburgo?Paulo Autuori?Joel Santana?Nelsinho?Paulo Bento?Felipe Scolari?Eduardo Batista?Leão?Marcelo Oliveira?
    Por isso não sou de fazer críticas,geralmente todas as críticas são vazias e gratuitas,quem critica tem a OBRIGAÇÃO de apontar a SOLUÇÃO.

    1. Está certo, o time foi treinado com um atacante de área, no entanto, mesmo com o Fred em campo, pouquíssimas bolas chegavam até ele para o arremate. Quem explica isso?

    1. Mano Menezes e as diretorias anterior e atual do Cruzeiro tem que explicar algumas negociações.
      Dispensa do Jônata( vice artilheiro do campeonato brasileiro sub-20).
      Dispensa do Georgemy, goleiro( ex seleção de base).
      O empréstimo do Nonoca ao Sport e do Tony Anderson( capitão do sub-20) ao Grêmio.
      Venda do Élber por um valor irrisório para o Bahia( ninguém pensou em passar o jogador para o Sport e abater na compra do Hudson quando o São Paulo negociava a compra do Diego Souza?).
      Dizer que irão assumir a dívida do Fred com os galináceos.
      Esclarecer esta questão do Rony que parece estar indo de graça para o Corinthians.
      Estão contratando peças de museu e liberando os jovens.
      Quem estes diretores representam, interesses próprios ou o Cruzeiro?

  46. Se em outubro o Cruzeiro não estiver na disputa pelos títulos do Brasileirão e da Libertadores o projeto de reeleição do Zezé Perrella terá ido por água abaixo.

  47. Tem outra coisa também que eu percebi. Alguém aqui lembra quando foi a ultima vez que marcamos um gol de bola parada? No Cruzeiro de 2014 essa era uma arma mortal. O que está acontecendo? o treinador não sabe posicionar bem o time nas jogadas de bola parada? ou os nossos meias não estão sabendo cruzar? temos o Dedé que é um monstro nesse tipo de jogada e nada de gol. Qual foi a ultima vez que nós fizemos um gol de escanteio? Não consigo me lembrar.

  48. PH, há informações, de que o Rone, jogador do cruzeiro que está no japão está indo para o Corinthians. A pergunta que não quer calar . Se ele serve para o Corinthians não seria útil para o Cruzeiro? Pelos jogos que vi ele jogar pelo Náutico ele joga com uma perna só no ataque do cruzeiro. O Luca do corinthians tem percentual do passe veiculado ao cruzeiro, Na minha opinião o mesmo também tem plena condições de jogar no Cruzeiro. Pois os nossos atacantes vivem lesionados. O que você acha desses dois jogadores que citei?
    Saudações celestes.

  49. Olá pessoal, depois de algum tempo sem postar e só observando os comentários, hoje resolvi dar o ar da graça, como dizem os antigos.
    Após a conquista da CB achei mais que justo dar ao Mano o direito de continuar seu trabalho. Vieram reforços pontuais e ele teve todo o campeonato Mineiro para rodar o time e fazer experiências com quase todos os jogadores, salvo algumas exceções por causa das contusões.
    Pois bem, passado todo esse tempo e apesar da conquista do Mineiro, uma obrigação diante de todas as circunstâncias, o que a gente vê é uma equipe que, quando enfrenta times de um patamar além dos times do interior de Minas, a equipe não se impõe.
    Se a equipe tem média de idade acima dos 30 anos e disputará inúmeras competições, cabe ao treinador rodar e dar condições de jogo a todos. Mas a pirraça e suas inconsequentes escolhas já nos custou a perda do atacante Fred e a dispensa de jogadores que poderiam ser úteis, como é o caso do Nonoca, que já havia dado provas da sua utilidade desde o ano passado.
    Realmente acho o Cabral muito lento e Romero pede passagem há muito tempo. Lucas Silva precisa de ritmo de jogo e Bruno Silva deveria ser testado na posição que se destacou no ano passado pra que a gente possa saber se de fato é uma boa contratação. Tenho percebido que ele joga com o freio de mão puxado e às vezes é muito afoito em algumas jogadas, o que pode por em risco a equipe, numa expulsão. Quanto ao Egídio, desde a sua primeira passagem pelo Cruzeiro, eu já não tive simpatias. Robinho só tem jogado com o nome. Tiago Neves até que se esforça, mas há momentos que a perna pesa e, também, deveria segurar menos a bola e jogar com mais objetividade. Quanto só Arrascaeta, parece que até hoje Mano não definiu a sua posição e seu papel na equipe. E esse negócio de jogar sem centroavante de origem me irrita profundamente.
    Apesar da imprensa colocar o Cruzeiro como favorito no BR, eu só acredito se a postura da equipe mudar de uma vez por todas. Com esse futebol burocrático, vejo a LA escapando pelo ralo já na primeira fase e o que poderá restar é a CB e olhe lá.
    Já estive mais otimista, mas se o Mano não abrir o olho logo, a vaca vai pra brejo e é bem mais cedo do que a gente acha.
    Não sabemos o que se passa de fato lá dentro, mas do lado de cá, ao que parece é que realmente o Mano é um paneleiro, apesar de não gostar dessa expressão.

  50. Torço para que o Mano faça mudanças necessárias e continue firme no comando do Cruzeiro,não tem absolutamente terra arrasada,maus resultado acontecem em qualquer lugar do mundo,pergunte ao Man City e Barcelona.Desde 2015 nosso técnico mais produtivo é o Mano,não vejo motivos para interromper um trabalho que tem dado resultados,vai ficar caro e de repente podemos voltar para a parte de baixo da tabela com outros técnicos,cruz credo.O Cruzeiro não foi o único a tropeçar,e perder para o Gremio não é o fim do mundo.Vamos com todo o gás atrás da recuperação em cima da UCH e do FLU.

    1. O Manchester City perdeu três clássicos em sequência,dois em casa de virada e um fora,levou 8 gols mas lá tem respeito pelo trabalho dos outros,críticas também existem mas ninguém se acha melhor que os jogadores e comissão técnica,diferente do Cruzeiro,perdeu uma e ninguém presta,aliás o que mais tem na torcida do Cruzeiro são torcedores que jogam mais que qualquer jogador do elenco e torcedor que é de longe muito mais treinador que o Mano,isso é FATO.

  51. Mano não privilegia a base, é fato, e o cara, macaco velho, experiente, só mantém o grupo na mão às custas de um excepcional relacionamento com sua eterna panela: Fábio, Henrique, Cabral, Rafinha, TN…, atuais mandatários do Cruzeiro Esporte Clube. Perdendo mais um jogador da base, agora para o Corinthians, Tony Anderson, goleiro de seleção, liberou Hudson, trouxe Lennon, Ezequiel, etc, não libera o Rafael Marques, que já está em negociação, mas Mano o coloca em campo contra o Grêmio…. Fora isso, a acomodação da turma da panela é clara, já ganharam CB / Mineiro e todos com contratos renovados antecipadamente, UM ABSURDO: não doam sangue, pois são milionários, não precisam correr mais, visto que têm cadeira cativa no time e já idade para aposentadoria…. Vergonha. Por outro lado, tem colega aqui que parece se esquecer das raivas e ficam pedido a volta de Marcelo Oliveira e tb Adílson Batista: um antagonista do outro em relação aos enfrentamentos contra os pateticanos: ambos desempregados e sem perspectivas, após saídas do Cruzeiro…. Acorda Cruzeiro, Mano em toda a sua carreira ganhou 2 Copas do Brasil (era monotítulo até 2017, assim como são os pateticanos desde sua fundação, mas pelo menos já tem um BIcampeonato) e nenhum título internacional ou brasileiro. Entendo que a partida de quinta – feira é chave para sua continuidade: ou ganha ou sai!.Muda Mano, ainda há tempo… fora Cabral e Henrique.

    1. Ô Vini, olha eu bem aí acima expressando meu infinito oitimismo nos meus dois idiomas amados kkkkk.Jamais vou sumir deste blog,estou pensando seriamente em juntar minha trouxa e mudar pra cá,mas primeiro tenho que ter certeza que aqui tem geladeira para garantir a cervejinha gelada.Os 100% do Cruzeiro vai continuar naquele estádio bendito, onde nossa história internacional começou heróicamente

  52. O problema é fazer o Mano Menezes entender essas questões. Do jeito que temos visto, o treinador fechou com esses que aí estão e dá o que der. Já passou da hora dele ouvir as ponderações da torcida que a cada jogo vê as falhas e necessidades do time, especialmente quando se fala em volantes e meias. Se quiser ganhar algo de mais importante esse ano é preciso que se faça modificações na escalação e mais treinamentos pra essa turma. No último caso, se continuar o treinador com essa teimosia, é preciso que a direção, mais precisamente Itair Machado e Marcelo Dijian chamem o Mano e cobre dele resultados. Tanto treinador como jogadores estão recebendo vurtuosos salários e apresentando pouco serviço. Acorda gente…

  53. Bom dia PH.
    Se vc tiver guardado em algum lugar os comentários aqui do seu blog, vai ver que no começo do ano eu comentei sobre o time velho que temos. Eu disse que de setembro pra frente nosso time não iria aguentar.
    Parece que eu errei o mês pois já está acontecendo.
    Apesar de tudo, leio TODOS os seus posts, e estou percebendo, pelos comentários aqui, que não sou só eu que não acredita neste time.
    A imprensa ludibriou parte da torcida.
    Nosso time é velho e mal treinado, ou seja, a coisa tá feia.
    Que vergonha no jogo de sábado quando o MM colocou o péssimo Rafael Marques, te e de justificar pra torcida a substituição.
    Ele perdeu o comando do time.

  54. Em 2015 com um elenco limitado, José Mourinho Menezes chegou ao cruzeiro e deu uma cara de time moderno à equipe. 3 volantes, com willians (de muito vigor físico) se aventurando pela ponta direita e ajudando no ataque, 3 jogadores rápidos na frente, de movimentação (willian de CA, Alisson de um lado e arrascaeta/MV/Marinho do outro).

    O time de 2015 marcava muito bem quando recuava nas duas linhas de 4 e tinha um contra ataque muito bom. Quando precisava, marcava pressão (principalmente em casa) e retomava a bola do adversário no campo de ataque.

    Agora comparando com o time atual, que tem qualidade técnica infinitamente superior, temos um time que joga recuado, sem contra ataque, sem força pra fazer uma marcação pressão, sem velocidade, extremamente burocrático, cheio de jogadores velhos que gostam de jogar com a bola no pé.

    Resultado = futebol horrível, sem intensidade. Parece que o cruzeiro do mano cozinha 75 minutos do jogo pra arriscar nos 15 minutos finais. Isso é estratégia de mata-mata, quando ele brilhantemente conseguiu o único resultado possível para eliminarmos o grêmio (1×0) e chegarmos na final da Copa do Brasil, visto que o time dele não poderia sofrer gols naquela partida, já que não consegue fazer 3 gols nem no Íbis.

  55. já que a diretoria não se pronuncia sobre o assunto, melhor é ninguém ir ao estadio.
    O técnico na sua entrevista depois do titulo do mineiro falou que ele sabe o que faz, ele está treinado o time todos os dias e sabe quem pode colocar para jogar.
    Então porque pediu parta contratar jogares caros para ficar no banco? Se já tinha a intenção de colocar os mesmos do ano passado, que não mexeria no time.
    A torcida pede ele fala que não coloca e pronto, como se a torcida não entendesse de nada de futebol, então só deixar de frequentar os jogos no estadio, não estão precisando da gente lá.

  56. PH, num cenário péssimo de derrota na quinta, vc acha que o Mano deveria cair? Se sim, qual técnico pro seu lugar?
    Na minha opinião, o dorival jr merecia outra chance… ele dá oportunidade pro pessoal da base, e tem um perfil mais parecido com a história do clube!

    1. Dorival Jr? O mesmo que acabou com o Santos e foi chutado recentementeo por insuficiência técnica do São Paulo? Não, obrigado!

      Se o Mano cair o Cruzeiro não pode ir atrás dos técnicos desempregados (que estão no Brasil), tem que partir pra cima dos treinadores que estão em atividade e trazer pra cá, buscar o que ninguém mais é a mentalidade que mais dá errado se tratando de treinador.

      1. Opa, opa!!!
        Você pode não gostar do cara ou do estilo dele, mas não pode ignorar os fatos.
        No Santos ele tirou leite de pedra. A diretoria ficou sem contratar quase ninguém bom por 3 anos e ele promoveu jogadores da base e com o pouco que ele tinha levou o Santos ao VICE-CAMPEONATO da CB em 2015 e ao VICE-CAMPEONATO do Brasileirão em 2016, voltando à Libertadores depois de 5 anos. De quebra GANHOU o paulista de 2016. Não foi ele que acabou com o Santos, pelo contrário resgatou o clube. O problema lá foi a diretoria, se informe.
        Só para constar no Santos ele teve 65% de aproveitamento, o MM no Cruzeiro tem 60%.
        No São Paulo ele não teve tempo de fazer o mesmo milagre. Quantos treinadores passaram por lá nos últimos anos? Nenhum deu jeito, porque, de novo, a diretoria está destruindo o clube. E neste caso ele esteve 8 meses no comando, tendo o elenco fraco e ainda constantemente alterado. Para constar: o último título do SP foi em 2012, e a última boa campanha foi com o Muricy em 2014.
        Assim, eu concordo com o Manoel, Dorival Jr. seria uma boa opção e tem um estilo de jogo que é mais parecido com o Cruzeiro. Aguentar o futebol COVARDE do MM e sua inCOERÊNCIA na escalação tá difícil.

    2. Mas está ultrapassado também! Os jogadores de hj são muito diferentes de alguns anos atras. Veja o Roger Guedes, o Scarpa, o Felipe Melo e outros.

      Os únicos técnicos em atividades que sabem lidar com os jogadores de hoje são os novatos: Carille, Renato Gaucho, Zé Ricardo, Jair, Fernando Diniz. A exceção é o Abelão que sabe trabalhar com os jovens.

      Fiquei deverás impressionado com o trabalho do técnico do Tupi. Qdo assumiu estava na lanterna e sem reforço algum foi o 3 colocado. Deu um trabalho danado a todos os grande e marcou a maior goleada do mineiro: 7 x 1 no Democrata GV.

      Na hipótese de perdermos na quinta, tentaria o Fernando Diniz, o Zé Ricardo ou o Carpegiani que fez um excelente trabalho do Bahia no BR-2017.

      Se o MM escalasse os melhores e desse oportunidade aos mais novos, preferia sua continuidade. Mas o busilis é que ele se julga infalível e o Itair mais o Djian não tem colhões para chegar nele e exigir o que a torcida pede.

      A torcida só serve para ir aos jogos e assinar Sócio Torcedor, prá mais nada!. Precisamos sumir dos estádios para eles nos darem valor.

    3. Uma da receitas mais antigas e efecientes para se formar uma boa equipe é a mescla de jogadores mais jóvens com a experiência de alguns mais rodados e cascudos. Vejam que esta receita já fêz muitos e muitos sucessos neste mundo da bola. “Porém, ah porém, há um caso diferente…” que este amontoado de jogadores que o Mano escala para uma partida. Sendo que temos um bom plantel com jogadores mais jóvens no grupo, além de poder recorrer as categorias de base, numa eventual necessidade. O problema maior é a teimosia com a insistência de manter jogadores já, meio que cançados, com esta mesmiçe tática que nunca muda, muito menos, dentro de uma partida. Enquanto isto, outros jogadores aí pedindo passagem e nada muda nesca cabeça dura deste treineiro de po#$%#%#$a nenhuma. Ah! Cruzeiro, sinto saudades de um time que envolve os adversários, acuando-os em seus próprio campo e se rendendo as nossas vitórias. Saudações Celestes. Abraços*****

  57. Tá dificil viu, vá lá que o Lucas Silva não aproveitou as chances que teve, agora desfazer do cara e manter no elenco jogadores mediocres e ainda de titulares não dá pra engolir. Estou vendo que não passaremos da fase de grupos se esse tecnico não mudar seu pensamento. O que estranha muito é ficar ouvindo que o CRUZEIRO reforçou bastante, mas me digam aí, quais reforços estão jogando? Edilson e só. Acho na verdade que o time ficou mais fraco em relação ao ano passado. Pelo menos tinhamos o Diogo Barbosa e o Hudson que jogavam bem.

  58. Com esta dupla de volantes lentos e desmotivados ( famosa inCOERÊNCIA do Mano ), não iremos muito longe este ano, vamos nos contentar com o Rural; a juventude do Sassá parece não ser suficiente, pois ele só joga deitado.

  59. PH e Companheiro.

    Via a pouco que Romero e David estão na delegação. Sabem o que significa isto? Cerca lourença em nós torcedores. Será a repetição do jogo com o Racing, podem crer. Nenhum deles será escalado. Vai jogar o mesmo time que deu vexame contra o Grêmio. Os protegidinhos do Mano de sempre: Egídio Avenida; Henrique Moleza; Cabral, Lesma, Robinho Chenelinho; Sóbis espectador de dentro do campo e TN falastrão.

    Se jogarem os paneleiros do Mano, a possibilidade de sermos eliminados na quinta é muito grande. A La U joga com muita, mas muita intensidade. Deram o maior sufoco no Racing, chegaram inclusive a vence-lo. O numero 10 dele dribla como Arrascaeta e tem a velocidade do Rafinha. Vejam o que nos espera e é Venezuelano tbm!

    Se perdermos e o Vasco tbm, talvez estas duas derrotas possam abrir caminho para a diretoria dispensar o Mano e contratar o Zé Ricardo!

  60. Pedro Henrique,

    Seu Blog é um fantástico repositório de sabedoria e discernimento futebolístico. Tem exageros, pois os torcedores de todos os times são passionais. Mas aqui é diferenciado. Sob este Post li comentários de sabedoria e atualidade excelentes. Pena que os homens da diretoria não levam a sério nossas opiniões, sugestões e cobranças. Eles nos menosprezam, discriminam e desrespeitam-nos. Rotulam-no como passionais, imbecis, ultrapassados e gagás. Por isso a nossa voz só é ouvida quando vamos para frente da Sede Administrativa ou para a Toca II em turma. Ai, por medo de escândalos na mídia, se dignam em nos ouvir por ouvir. Lamento profundamente estar aqui retratando esta infeliz realidade!

    Seu Blog é espetacular, diferenciado. Será que vc não poderia, legitimado pela sua densidade de seguidores, solicitar uma reunião com a diretoria e reivindicar maior participação da torcida nas decisões, mediante a formação de Conselho ou Assembleia de Torcedores informais, para reunir com a diretoria e sermos ouvidos. Dessa Assembleia ou Conselho Informal, além de você e os demais blogueiros se convocaria mais uns 15/20 torcedores de diversos segmentos sociais, desde que Sócios Torcedores, para participarem, alternadamente, dessas reuniões!

    Vê viabilidade nessa sugestão?

    Estou muito apreensivo com este nosso time e com o silêncio de nossa diretoria. Não pressinto boas notícias para nosso time na quinta! Tomara que esteja redondamente engando, mas o auto-engano é de difícil convivência!

  61. Sensacional! O Sada Cruzeiro acaba de bater o Taubaté Funvic lá em SP e empatar em 2 x 2 a série de melhor de 5 jogos. Agora, decidirá aqui, neste quito jogo, uma vaga para a finalíssima contra o Sesi-SP. Nada ainda esta decidido, mas esta vitória lá em Taubaté foi fundamental, depois de perder os 2 primeiros jogos, conseguiu o empate neste 4º jogo com um 3×0 sem exemplo e trouxe a decisão para dentro de casa. Este Volei só nos da alegrias e é o único time Brasileiro a conquistar um Mundial inter-clubes e já foram 3 conquistas Mundiais, 5 Brasileiros, Octacampeão Mineiro, Penta Sul Americanos, Trí da Copa do Brasil, Tri campeão da Supercopas e por aí vai. A maior equipe Brasileira de todos os tempos e Uma das maiores de todo o mundo do Voleibol e que difícilmente será altrapassada pelo tamanho os números incríveis de conquistas. Parabéns a todos envolvidos. Cruzeiro sempre. Abçs

    1. Uma curiosidade – Com esta tamanha repercussão das conquistas do Sada Cruzeiro pelo mundo afora. Porque será que a imprensa mineira não dá muita ênfase a um fenômeno do volei que é bem aqui das Manas Gerais? Cruzeiro sempre. Abraços*****

  62. Concordo plenamente com todo o seu comentário, excelente, acho que um meio de campo com uma media de idade igual ao nosso, e ainda com jogadores que não tem muita garra, realmente fica difícil, o Mano realmente não tem coragem de colocar jogadores novos, o Vitinho já passou da hora de ter tido uma oportunidade, o Romero é sem duvidas o nosso melhor volante, pra mim o Mano não vai dar padrão de jogo nesse time.

  63. PH,seus últimos dois textos foram sirúrgicos e com a única intenção de colaborar para que problemas no Cruzeiro sejam solucionados,claro que sempre vai ter coisas para serem trabalhadas,mesmo quando tudo estiver bem,a vida de um grande clube como o Cruzeiro é muito complexa e a evolução tem que ser contínua.Muitos te entenderam errado e consideraram que está tudo errado e que tem que dispensar vários jogadores e a comissão técnica,tenho absoluta certeza que não foi essa a sua menssagem.O elenco que todos aprovaram,agora já não presta,jogador importante que já provou que é decisivo ,está sendo impiedosamente comparado com nada.Quando o time joga contra adversários difíceis,a qualidade dos mesmos é ignorada e só vêem defeito no nosso time,isso pra mim tá muito próximo da insanidade e doa a quem doer.Gostei da atitude do TN,está confiante num bom resultado e ignora a sinfonia das cornetas.

  64. Sensacional o que disse a respeito do Cruzeiro o Gustavo Nolasco na coluna “Da Arquibancada” hoje.
    Irretocável, disse tudo que penso! Não deixem de ler……

  65. O mano precisa testar está escalação Fabio: Edilson, Dede, Leo, Hermes, Romero, Lucas Silva, Manculeo, Tiago Neves, Arrascaeta e Raniel.

    1. Pois é, eu não entendo como o Sassá tem entrado nesse time! Eu não gosto de time medroso, retranqueiro! Retranca só chama o time adversário para cima! Todo mundo sabe que a melhor defesa é atacar, ser eficaz, defender bem, ser surpresa, atacar sem medo de errar! Alguém sabe porque aquele perna-de-pau do Tulio do Botafogo fazia gols? Pelo simples fato de não ter medo de errar, de ter personalidade para chutar, mesmo sendo ruim de bola como era! Agora vemos um ataque do nosso time medroso, chega na cara do gol e tem medo de chutar, prefere tocar a bola perigosamente para algum companheiro! O Raniel não pode ser reserva, não pode ser banco do Sassá, não tem jeito! O Sassá só sabe tentar cavar falta, fica se jogando o tempo todo, é vergonhoso ver um camarada daquele tamanho fingindo tempo todo! Um dos motivos que nunca gostei do Neymar é justamente porque é catimbeiro demais, finge demais, aumenta as faltas demais! Pode ser o melhor do mundo mas prá mim não gosto, não queria no meu time! Gosto de ver o meu time ganhar honestamente e não enganando!

  66. José Melo, qual jogador da base?Pois os que tinha foram dispensados!
    Tais como Nonoca, Judivan,Tony Ânderson, Rony e que ainda resta no elenco, é o Lucas Silva .Que pelo o visto já está com malas prontas para picar as mula. E segundo dizem, vai para o coisa.
    Assim sendo, o time para o restante da temporada, é o atual.
    Portanto, já podemos pegar a vela e o terço.
    Saudações celestes*****!

    1. Saudações*****. A pré-temporada começa em janeiro e infelizmente não temos um químico para que fossem feitas as experiências neste período de laboratório. Perdemos todo este tempo com as mesmiçes do treineiro e a “moçada” ficou a ver navios. O time joga do mesmo jeito e não se percebe variações téticas dentro de uma partida, muito menos em jogos na casa dos adversários, leia-se Racing e no 1º jogo das finais do rural contra o time B da cidade. Para continuar-mos a saga rumo a classificação nesta LA o Mano terá que rever seus conceitos retrógrados. Armar um meio de campo mais incorpado para tentar surpreender o adversário nos contra ataques e tomara que o David possa estrear e nos salvar com seu futebol rápido e efeciente. Faltou concentração no jogo de abertura do Brasileiro contra o Gremio e para revertermos esta derrota é só ganhar lá no Sul, simples assim, e tudo fica no zero. Que os jogadores se desdobrem em campo e mostre um poder de reação para continuar a saga em busca da classificação. Cruzeiro sempre e *****. Abçs

  67. Boa tarde, Pedro Henrique. Me permita usar seu blog para corrigir um equívoco que vi e li no blog DA ARQUIBANCADA – Honrem a alma de Roberto Batata. Gustavo Nolasco /Estado de Minas/postado em 18/04/2018 08:00 / atualizado em 17/04/2018 19:41. A foto não é do saudoso Roberto batata, mas sim de também habilidoso Eduardo Amorim (rabo de vaca). O cabelo é parecido, só isso. Isso acontece com os fracos narradores de tv que vão pela careca, cabelo longo ou se for negro tudo é japonês para eles, lamentável.

  68. Time que eu colocaria em campo, Fábio-Egidio-Dedo-Leo-Edilson-L.Romero-Bruno Silva-Mancuello-T. Neves Arrascaeta e Rafinha. Time com mais intensidade e que pegada.

  69. Fonte de dentro do Clube me delatou bebedeiras de: Edilson, Bruno Silva, Ariel Cabral e Robinho!
    Bem como que LS16 já é carta fora do baralho e tem proposta inclusive do time de Vespasiano, pois, o Real quer que o mesmo siga no Brasil só não quer mais pagar parte de seu salário e o time do outro lado da lagoa aceita pagar 100% o nosso não!
    E aí PH procede alguma dessas delações????

  70. Manchete do jornal ELDEPORTIVO de Santiago do Chile:”La U llama a no encender bengalas ante Cruzeiro”.Essa língua Espanhola é muito simpática e as vezes muito engraçada,essas BENGALAS aí são fogos de artifício,a La U pode ser punida se a torcida usar los.De qualquer maneira, eles disseram que o “volante” TN disse que quer SUMAR PUNTOS.Nuestros hermanos de Chile vão vender caro até um empate lá,mas estou confiante mesmo é nos 3 pontos.

  71. Primeiro boa noite Pedro Henrique,Boa noite Nação azul, será que foi só eu que fiquei com a sensação de time pequeno e medroso, com um treinador medroso, qual sua sensação Pedro Henrique?
    Olha hoje pode botar na conta do MM esse 1 ponto que agente traz na bagagem, foi medroso, sem coragem, sabe qual a impressão que esse jogo deixou ? A!! Lá no Mineirão agente ganha como se isso fosse uma regra, porra lá na frente falta raça, os atacantes não apertam os zagueiros, os sagueiros dos times adversários tem uma facilidade de sair jogando é incrível, não tô falando que o cruzeiro jogou pelo contrário agente viu que se apertasse a LU agente poderia vim com os 3 pontos, mas não o MM insiste com isso entrar sem centroavante, para não dá esse estilo de jogo não casa com o estilo do Cruzeiro cresci vendo Aristizábal, Deivid, Marcelo Moreno,Fred,,Marcelo Ramos, Oséias e tantos outros, o DNA do cruzeiro sempre foi ter um centroavante, hoje o MM foi covarde muito, agente pode até passar de fase mas jogando com medo assim, qualquer time que agente pegar no mata mata agente sai fora, pq o time tem que ter agressividade, e é nisso que eu venho batendo na tecla a tempo, agredir, sufocar, morder, não deixar o adversário respirar o que vc acha Pedro Henrique ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.