Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Em quantos jogos o Cruzeiro de Mano Menezes foi soberano?

Busque na memória: quantas vezes o Cruzeiro de Mano Menezes foi soberano?

Em julho, o técnico Mano Menezes completará 2 anos no comando técnico do Cruzeiro. Quando retornou à Toca da Raposa, na metade de 2016, a missão era tirar a equipe da situação desastrosa na qual se encontrava. No ano seguinte, com uma base definida, com reforços e com pré-temporada, a expectativa era de um ano melhor. E foi. Ganhamos a Copa do Brasil e ficamos na parte de cima da tabela no Campeonato Brasileiro.

Mas você já parou para pensar em quantos jogos o Cruzeiro de Mano Menezes foi soberano nesses quase dois anos de trabalho? Fiz um estudo nesta manhã e obtive alguns números. É óbvio que se trata de uma análise subjetiva, afinal, a definição de soberania dentro de campo pode ser relativa. Mas esclareço que entendo por soberania o domínio de um time em relação ao outro durante o maior tempo do jogo, com número elevado de criação de jogadas e de finalizações perigosas.

O estudo que fiz levou em consideração as 38 rodadas do Brasileirão do ano passado. No Campeonato Brasileiro de 2017, o Cruzeiro venceu o São Paulo, o Santos, o Atlético-GO, o Coritiba, o Palmeiras, o Atlético-PR, o Vasco, o Sport, a Chapecoense, o Bahia, o Grêmio, o Fluminense e a Ponte Preta. Desses confrontos, destaco a vitória por 3×1 contra o Palmeiras, a goleada contra o Vasco, por 3×0, o triunfo contra o Atlético-PR na Arena da Baixada, as vitórias diante o Coritiba e o Sport, no Mineirão, e o 1×0 contra o Grêmio, lá no Sul. Destaco também a derrota que sofremos para o Corinthians, lá em São Paulo. Apesar do resultado negativo, o Cruzeiro jogou muito bem naquela ocasião e teve seus momentos de soberania.

Foram, portanto, seis jogos que considero que fomos soberanos dentro de campo, ainda que o placar, sempre muito magro, não seja dos melhores. As outras vitórias foram simples e sob contextos bastante peculiares. Por exemplo, na estreia, contra o São Paulo, vencemos com um gol de Ábila (depois preterido pelo treinador) aquele time horrível treinado ainda pelo inexperiente Rogério Ceni. Depois vencemos, na Vila Belmiro, o time questionado de Dorival Júnior, que foi demitido dias depois. E com um gol de Thiago Neves, em passe de Ábila, que saiu do banco de reservas. Contra o Atlético-PR, lá na Arena da Baixada, fomos soberanos sim, mas enfrentamos um time desestruturado e comandado pelo interino Kelly. Contra o Fluminense, ganhamos dos meninos de Abel, por 3×1. Por fim, contra o Atlético-GO, lá em Goiás, vencemos por 2×1, com um misto de domínio e vacilos. E vale dizer que Atlético-GO, Ponte Preta e Coritiba foram rebaixados e isso mostra que vencê-los não era mais que a nossa obrigação, embora tenhamos perdido para os paranaenses e para os paulistas na casa deles.

E as derrotas? Bem, perdemos para equipes como Chapecoense, Bahia, Ponte Preta, Avaí e Coritiba. Perdemos o clássico contra o Atlético por 3×1 no turno e no returno. E fomos derrotados também por São Paulo, Flamengo, Vasco e Corinthians. E não conseguimos vencer o Botafogo e o Vitória: empate nos dois turnos. Inclusive, fizemos jogos medonhos contra essas duas equipes em pleno Mineirão. Recordo-me até hoje da frustração da nossa torcida no Gigante da Pampulha.

Mas e a Copa do Brasil? Quem é que vai ter a coragem de dizer que fomos soberanos? Ah, sim, contra o Murici, de Alagoas, e contra os clubes de esquina das primeiras fases. Mas desde as oitavas até a final, foi com muita raça e superação. E com a torcida empurrando no grito. O que fica na lembrança é o título. É ele que vai para a galeria de troféus e para a história do clube. No entanto, tem sido sofrido acompanhar o Cruzeiro nos últimos anos. O cruzeirense teve raros momentos de prazer assistindo a Raposa jogar desde que Mano Menezes assumiu a equipe.

Em 2018, a história ainda não mudou. Mesmo com a manutenção do elenco e com mais reforços, o Cruzeiro continua jogando um futebol desgostoso. Nem no Mineiro tivemos muitos momentos de satisfação. Por pouco não perdemos o título. O Atlético quase aplicou goleada no primeiro jogo e só nos consagramos campeões porque fizemos o mínimo (o 2×0). E depois que fizemos o mínimo, paramos de jogar, mesmo com um jogador a mais. Aliás, quando fica com vantagem numérica em campo, o Cruzeiro ao invés de atacar, chama seu adversário para o jogo ou fica nervoso demais. Foi assim contra o Grêmio, ontem.

Analisando o time de 2018, podemos encontrar motivos para esse futebol que não encanta. Muitos falam sobre a dupla de volantes. De fato, Ariel Cabral e Henrique não vivem o melhor momento. O primeiro peca pela falta de velocidade. O segundo erra muitos passes e já não desarma tanto como antes. Mas eles também estão sobrecarregados, pois lá na frente vemos um Robinho morto, um Thiago Neves que perde a bola e coloca os braços na cintura e um Arrascaeta que nunca foi muito de recompor.

Mas a questão é: Renato Gaúcho, que chegou ao Grêmio em setembro de 2016, arrumou a equipe de refugos em menor tempo, colocou em prática um futebol ofensivo, de trocas de passes e triangulações muito efetivas e até agora já conquistou uma Copa do Brasil e uma Libertadores. Chegou perto do Brasileirão e do Mundial de Clubes. Gaúcho nem vale citar. E jogando um futebol bonito, que dá gosto de assistir. Enquanto isso, Mano Menezes, com sua filosofia de jogo, já ganhou uma Copa do Brasil e tem neste ano a oportunidade de disputar a Libertadores e mais um Brasileiro.

A forma que Mano Menezes arma sua equipe e pensa o jogo não é errada, é apenas uma opção. Uma escolha que não vai agradar aos cruzeirenses, que conhecem bem o DNA do Cruzeiro e a escola cruzeirense de futebol. Mano pode até dar a volta por cima na Libertadores e vencer o torneio, mas vai ser daquele jeito que estamos vendo há muito tempo. Na raça, na superação, no 1×0, no sufoco. Ou ganhar o Brasileiro ao estilo São Paulo de Muricy, com muitos empates e vitórias simples. Mas o que o cruzeirense queria mesmo era ver esse Arrascaeta partindo pra cima, ao lado de um Thiago Neves em alto nível e um Robinho vivo. Com volantes de qualidade, que sabem marcar e que saiam pro jogo. Com laterais de bom apoio e boa marcação. Um time compacto, de toques rápidos, jogadas ensaiadas e com um misto de experiência e ousadia. Como o Grêmio. Ou como o próprio Cruzeiro bicampeão, de Marcelo Oliveira.

Para nós, cruzeirenses, acostumados a um bom futebol, como nos tempos de Adílson, Cuca e Marcelo, ou dos tempos mais antigos (e aí os cruzeirenses da velha guarda podem me ajudar), esse time de Mano Menezes que só empolgou em seis ocasiões no Brasileirão do ano passado vai ser difícil de engolir.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

162 comentários em “Em quantos jogos o Cruzeiro de Mano Menezes foi soberano?

  1. É triste dizer isso mas ontem o Grêmio deu aula pro nosso time e principalmente pro nosso treineiro. Com o Mano Menezes não ganharemos o Brasileirão, time que quer ganhar um campeonato de pontos corridos, joga pra vencer dentro e fora de casa, sem medo. E hoje vimos um Cruzeiro pragmático e sem vontade de vencer, mesmo jogando em seus domínios. Já o outro time, jogava pressionando o nosso time no nosso campo de defesa sempre que podiam. Era exatamente assim que o Cruzeiro de 13/14 jogava… Ah que saudades! Um time sem medo. Buscando os três pontos dentro e fora de casa, diferente do Cruzeiro 17/18 que basicamente joga pra não tomar gol.
    Nosso time é lento… Muito lento. Dupla de volantes é nula.
    Claramente o técnico deles mandou o Ramiro jogar encima do Egídio, e foi premiado com um gol.
    Que decepção… Com um jogador a mais, com desfalques enormes como Geromel e Luan, deixamos eles mandarem na nossa casa.
    Hoje só quem salvou foi o Dedé.
    Temos um retrospecto excelente na libertadores; sendo o único time grande à jamais cair na fase de grupos dessa competição. Mas esse ano estamos em uma situação complicada e em um grupo difícil. O próximo jogo será contra a La U, sempre tivemos um retrospecto mostruoso no que diz respeito aos nossos adversários Chilenos. Eu vi alguns jogos deles no Campeonato Chileno e é um time chato e veloz, erra muitos passes mas mesmo assim não é um adversário fraco.
    Eu estou confiante. Mas se o Mano Menezes botar o time pra jogar que nem jogou ano passado contra o Nacional do Paraguai, naquela desclassificação vexatória, Podemos dizer adeus a libertadores.
    Vamos La Bestia.

    1. Pelo que tenho visto dos adversários da séria A , o Cruzeiro tem os piores volantes, os mais frouxos. O queridinho Henrique é muito fraco, não tem a tal pegada, erra passes simples , joga quase sempre pros lados ou recua a bola . Nosso lateral esquerdo está numa fase terrível.
      O Mano pediu vários reforços à diretoria ,porém só utiliza o Egídio, ontem poderia dar uma oportunidade ao jovem David, mas preferiu o inútil Rafael Marques.

  2. Uma coisa que me deixa muito chateado é o fato de o Cruzeiro atual sempre desperdiçar o primeiro tempo.
    Em qualquer lugar que joga, parece que precisa manter o 0 x 0 no primeiro tempo e só no segundo, tentar alguma coisa.
    Aí, caso aconteça um percalço, já era. Derrota, ou no máximo, empate.
    Que pena…

  3. Ontem foi uma constatação de que o Campeonato Mineiro é pura enganação, no aspecto técnico. Mais uma vez o torcedor cruzeirense foi iludido pelo desempenho do time no Mineiro. Temos bons jogadores no elenco, mas quando técnico escolhe algumas peças, o grupo não fica forte. O Mano insiste com certos jogadores como Henrique e Cabral que não consegue marcar os adversários e erram passes simples. Por que não testar outros volantes como Romero e Bruno Silva. O ataque é improdutivo que se tornou um problema crônico. Mudanças precisam ocorrer urgentemente.

  4. Estava em Ribeirão Preto e fui assistir aos nossos meninos do Cruzeiro contra o São Paulo na Copinha esse ano, onde fomos desclassificados. A diferença física dos “meninos” do SPFC era tremenda e a técnica, muito além do nosso time. Se a atual diretoria não começar a fortalecer a base, ficaremos na mão de medalhões que se importam mais com o salário do que com a história do Cruzeiro. O pior é que os poucos que vem se destacando, acabam indo para outros times sabe-se lá o por quê? O time atual, no papel é excelente, porém falta atitude a começar com o nosso técnico, que sempre insiste na mesmas ideias. Será que ele assiste aos jogos depois para fazer alguma análise? Acorda Cruzeiro!

    1. Moro em RP e tb fui nesse jogo… parecia um jogo de profissionais contra um time sub-15! Um 5×0 pro SP não teria sido nada demais! NENHUM jogador do Cruzeiro a ser aproveitado!

      1. Sempre digo isso: a divisão de base do Cruzeiro só revela jogadores de medianos para baixo. Os exemplos mais recentes são Élber, Álisson, Murilo, Maike, Bruno Ramires. Daria prá citar uns 25 jogadores de baixo nível técnico que tiveram suas chances e não convenceram. Nem me lembro qual o último craque saído da base. Enquanto isso, Santos, Flamengo, Vitória, Grêmio estão anos luz à frente do nosso Cruzeiro, que quando quer se reforçar, obrigatoriamente tem que gastar, e muito.

    2. Já disse isso aqui, o futebol brasileiro só voltará a ser o que era quando as equipes investirem na base… a nova diretoria do Cruzeiro andou mexendo nas comissões técnicas, mas isso ainda é muito pouco… o Cruzeiro tem um ótimo centro de treinamento que é a Toca I… creio que falta um olheiro de verdade, alguém que enxergue o que muitos não conseguem… pessoas assim veem num toque de bola, no trato com a mesma, um futuro craque… não é só porte físico que determina se o garoto será ou não um atleta de ponta… o Cruzeiro só consegue revelar goleiros… e são muitos… então, que a mesma eficiência seja estendida às demais posições!!!

  5. E a opção de colocar o Rafael Marques (que como Lenon foi um pedido/indicação dele)? E o Sóbis jogando de terceiro zagueiro, tirando bolas da nossa área? Pra depois ser massacrado pela torcida, enquanto o quarteto do meio campo, ou sócios torcedores Premium, assistem o jogo em campo! Aí sai o Sóbis e entra o Sassá! Pra mudar o quê? Pois a bola continua apenas nos pés dos tricolores, que põem na roda o mal treinado time do Mano. Quem vai tomar a bola deles? Ou dos outros adversários? Henrique? Cabral? Robinho? Thiago Neves? Lógico que não, pois estão especializando-se em entregá-la, com infinitos passes errados ou mesmo bisonhamente em disputas de bola. Mas não bastasse todo o sofrimento com a inoperância desse CARÍSSIMO meio de campo, tem ainda a avenida Egídio, sempre pronta a descongestionar o trânsito de acesso à nossa área! Mas nada de desespero! Afinal, temos Marcelo Hermes e Patric Brey como opção. O único problema é que, como Romero, Mancuello, Lucas Silva e Nonoca, vão comer banco eternamente, pois temos o treinador mais coerente da história do futebol mundial!

  6. A realidade e que o Mano não irá mudar, pois esse estilo faz parte do DNA dele. Odeio a ideia de sempre desperdiçar o primeiro tempo, e não fazer mudanças por respeito aos jogadores. O treinador tem que ter comando e controle, e aos jogadores só restam acatar as ordens. E inconcebível ver um Dedé no banco para manter consistência nas decisões. O Dedé entrou e dominou como era de se esperar. Temos que entender que as contusões do Fred, o David com esse hematoma novo, o Sasa ainda fora de forma afetam o time, mas não justifica manter um Romero no banco e um Ariel jogando pessimamente e travando o meio de campo por falta de velocidade e de raciocínio rápido. Acho impossível ganharmos algo mais este ano, pois estamos esperando um resultado diferente porém agindo da mesma forma e repetindo os mesmos erros.

  7. Como podemos atribuir ao Mano a culpa pelo mal futebol do time se foi esse mesmo time que ganhou o Mineiro com a melhor campanha e reverteu o resultado no jogo principal? Como dizer que o problema eh o esquema de jogo se reconhecemos que nosso time tem media de idade avançada, Egídio eh fraco (tds os gols são nas costas dele), os dois volantes são lentos e fracos e os meias e atacantes alem de não colaborarem na marcação, não estão criando nada? Não há um cruzamento bem feito ou um escanteio bem cobrado .Cade o talento de Arrascaeta, TN30 e Robinho? Os jogadores individualmente não estão bem. Sassa vive fora do time e quando joga não faz um gol. David não consegue estrear. A direção preferiu gastar 5 milhões em Bruno silva que manter Hudson, que foi decisivo na conquista da Copa do Brasil. Se Mano escalar o meio com 3 volantes para Bruno Silva jogar a torcida vai chama-lo de retranqueiro! O grêmio joga assim e foi com Ramiro que a bola chegou na área para o gol da vitória. O que ganhamos com Adilson Batista? Com Marcelo tínhamos Goulart, Everton Ribeiro, Dagoberto, Moreno mas mesmo assim saímos de todas as Copas tomando gols bisonhos. E qual técnico temos para contratar? Acho que a questão eh haver mais cobrança aos jogadores que estão falando mt e tem que ficar mais concentrados, competitivos e objetivos. Estao se achando mais do que são! Tbem acho que diretor de futebol e presidente tem que participar e cobrar de tecnico oportunidades para jogadores contratados como Mancuello, Marcelo Hermes, Raniel e lucas Romero no meio de campo. Mas, se não contratar um jogador diferenciado, de drible e velocidade e não buscar o Hudson esse time não vai engrenar. Ate quando vao acreditar e insistir com Sassa, Rafael Marques, Ezequiel, Manoel, Cabral . Sera que esses caras não servem como moeda de troca?

    1. A solução apontada por você, 5 Estrela, é magistral: morrer abraçadinho com o Mano e fora da LA! Todas as dificuldades intransponíveis apontadas por vc são espelhadas em erros de um passado que nos deu um Vice-LA e um BI-BR! Sem errar não há acertos! Se aponta os erros que apontou pq deixou de apontar os sucessos de tais campanhas? Comentários deste jaez são parciais, facciosos e por isto não indicam soluções, caminhos! Produzem apenas MEIAS VERDADES!

      Nosso time no papel é uma brastemp mas, em campo, um lixo. Só se salvam, Fábio, Dedé e Mancuello.

      A aula que o Renato deu em campo ontem, demonstra: trabalho, competência e criatividade. Atributos que o grande comentarista Mano Menezes não tem! E esta É a grande causa das derrotas para adversários como Grêmio, Racing e Vasco.

      Um técnico que a cada jogo mantém os péssimos Henrique, Cabral, Egídio e Robinho como titulares intocáveis só tem uma explicação: está forçando sua demissão para embolsar indenização! Não há razão alguma para permanecer com tais escalações a não ser incompetência e burrice!

      A análise do Blogueiro é corretíssima. Releia-a. Com certeza isto ocorrendo vc se reposicionará!

      Se fosse o Itair, colocava o Mano como Assessor de Imprensa para dar entrevistas, atividade no qual é imbatível e por isso esta jogando o Cruzeiro na lata de lixo! Ai ele poderá ir à Rússia como comentarista sem prejudicar o Cruzeiro e não haveria o distrato com a consequente indenização.

      Para permanecermos na LA a diretoria tem que tomar uma atitude radical e esta passa, urgentemente, pela contratação de um técnico novo para acabar com a panela MM e colocar em campo quem realmente quer jogar. É simples e rápido. Se o preconceito dos seguidores da Itatigaylo rejeitarem o Adilson Batista, o Técnico do Tupi mostrou trabalho, competência e criatividade, merece esta oportunidade, ou outro qualquer que funcionou no Mineiro. Com a estrutura do Cruzeiro, qualquer técnico que vier para desmanchar a panela MM será bem vindo e produzirá resultados imediatos.

      Não me queira mal, mas o momento é grave requer de nós torcedores a tomada de uma atitude séria pois com o Mano em Santiago o atacante numero 10 da La U vai humilhar nossa defesa, pois Henrique, Ariel, Egídio e Robinho estarão novamente em campo produzindo o de sempre: NADA!

      1. Ronaldo,seja muito benvindo de volta aqui no blog,sentimos muita falta dos seus belos comentários,creio que o Mano não…kkkkk! Seu ponto de vista realmente tem que ser levado em consideração,mesmo por alguém igual eu que está afogando no mar do otimismo kkkkk!

    2. Concordo plenamente com 5 estrelas. Lógico que o nosso time está (bem) longe do que gostaríamos de ver jogar. Porém, acho injusto atribuir a culpa, ou boa parte dela, à Mano Menezes. Ele tem errado sim em insistir na escalação de alguns jogadores. Mas o nosso é elenco é limitado! Temos que parar de nos iludir e achar que o nosso elenco é o melhor do mundo! Boa parte das contratações não resultaram o efeito que esperávamos. Não adianta exigir que o Mano Menezes faça que o time jogue além da sua capacidade técnica. Não quero dizer que não temos que cobrar e exigir uma postura melhor da equipe. Mas até que isso aconteça, defendo a manutenção do Mano Menezes. Jogando bem ou não, ele conquistou a Copa do Brasil e Mineiro, sendo que esta última conquista não acontecia há mais de 4 anos. Além disso, olhem para o nosso mercado de técnico e me apontem outra alternativa melhor. PH citou Cuca, Adilson, Marcelo…. mas esqueceu o exemplos mais recentes, como Luxemburgo, David, Paulo Bento… Enfim, acho que por enquanto devemos ter um pouco mais de paciência. O Mano não é a solução perfeita para o Cruzeiro, mas infelizmente ou não, é no momento a melhor alternativa.

    1. Sempre vai ter aqueles que são contra o AB,eu não.Mas prefiro continuar com o Mano agora, por causa do trabalho a longo prazo,mesmo que eu tenha que me alimentar de empates no café,almoço e janta kkkkk!

  8. Ontem no jogo contra o Grêmio, tudo o que vimos falando aqui desde o começo do ano ficou escancarado. Como pode ser, nos torcedores que vemos o time apenas pela televisão, entendermos mais as deficiências e soluções para o time do que o próprio treinador? A quanto tempo estamos reclamando da dupla de volantes, que não estão à altura de futebol de série A, e o pior, tendo reservas muito melhores? O time é muito bom, basta acabar com a panelinha e colocar o time pra frente, sem essa teimosia em trancar a defesa até jogando dentro de casa.

  9. Boa tarde PH, seu comentário nada mais confirma o que venho dizendo a muito tempo, este time atual do Cruzeiro é velho, sem nenhuma fome de ganhar, se ganhar tá bom, se não ganhar o meu já tá na conta e Mano Meneses não mais é, um dos poucos da velha guarda, Ultrapassado, não tem esquema de jogo e deixa os treinamentos para seus auxiliares. Cruzeiro tá mau, time de panela, Diretoria omissa. Situação do Cruzeiro hoje é preocupante em todos aspectos. Jogou três jogos contra times grandes, perdeu dois e empatou um, emprestando os jogadores da base para ficar com os velhos da panela, dívidas só aumentando, Marcelo Dgian que era uma esperança, parece ser um pau mandado, sem voz ativa, este Itair que todos conhecemos ser um trapaceiro que afundou o Ipatinga em dívidas, um presidente ausente.

  10. Há muito tempo que não tem como torcer para o time do Cruzeiro nos seus jogos. Nunca parte para cima, fica naquele toque de bola para os lados -É AQUELA MURRINHA EM CAMPO-, o Henrique errando e dando contra-ataques, o Ariel Cabral é um jogador a menos, o Robinho não joga nada a bastante tempo, o Fábio vive falhando (defende muitas bolas difíceis entretanto faz isso depois de alguma falha com o Cruzeiro tomando o gol, ai já é tarde). O Egídio é muito fraco! O Cruzeiro não tem esquema de jogo. Conclusão dificilmente o Cruzeiro vai classificar-se na Libertadores jogando desse jeito e não vai muito longe no Brasileiro. Solução: Trocar de técnico e de alguns jogadores (Citados acima).

  11. PH, falar em bom futebol na era do Adilson, vulgo professor pardal, beira o absurdo!! As “viúvas” de Adilson parecem sofrer de amnésia seletiva…
    Esse time do Cruzeiro não é ruim, é preguiçoso! Só joga quando quer!

      1. Wanderson e Manoel, vou discordar de vocês não pelo desprazer de discordar e sim por questão de justiça !

        Ao se manifestarem como acima, simplesmente repetiram conceitos da Itaigayo, porque o Adilson em 11 jogos contra as frangas depenou-as 9 vezes. Ai já viram né. Ficaram mordidos, rsrsrs e começaram a perseguição e vocês como outros, pelo visto, embarcaram nessa de Professor Pardal e etc!

        O time que os Perrelas lhe deram para a disputa da LA era uma draga e ainda venderam o melhor jogador, Ramiro na véspera da decisão, além da polêmica premiação. Estas atitudes da então diretoria foi uma aposta indecente na ECONOMIA: preferiam perder o troféu a pagar a premiação, porque precisavam desse dinheiro para acertar os desmandos financeiros de então.

        Nos demais clubes que o Adilson treinou, Corinthians e Vasco, todos em grave crise administrativa e financeira, não lhe deram as menores condições de trabalho. Na gestão Gilvan, porque estava no Atlético-GO, por ser sério e responsável, recusou voltar ao Cruzeiro em respeito ao compromisso com o goianiense.

        No tempo dele, com jogadores medianos, o time entrava em campo e honrava a camisa e ele não alisava os representantes da galopress, como fica fazendo o Mano para se sustentar no cargo de nosso treinador, vocês já se atentaram para este detalhe.

        Então, pelas razões aqui expostas, me considero, com muita honra, VIÚVA DO ADILSON, pois até o Carille, também um dos técnicos mais vitoriosos da nova geração, disse ter sido discípulo do Adilson, porque aprendeu com ele lições preciosas as quais incorporou em seu trabalho desde que assumiu o Curintá. E vejam, lá joga quem está melhor e a critica esportiva de São Paulo pega pesado e nunca falaram em panela ali e, os Gambás, sem grandes estrelas joga com garra, determinação e vive ganhando títulos e convencendo!

        Há muito venho aqui neste democrático e valioso espaço com que nos brinda o Pedro Henrique, criticando o Mano e apontando todos estes erros. Ele não trabalha, pois nosso time não tem jogadas ensaiadas em escanteios, cobrança de faltas, triangulações e postura, etc. Deixa isto para os auxiliares e pronto. Ele se preocupa muito é com as entrevistas e não com o treinamento. Péssimo técnico, porque ultrapassado e paneleiro. Não tem entusiasmo, não vibra e não comunica ânimo ao time. Por isto na maioria de nossos jogos é esta morrinha que a nós todos aborrece. Fora Mano e já!!! Qualquer um que a diretoria colocar no lugar dele será muito melhor que esperar a derrota para La U quinta feira!

        1. Ronaldo não se esqueça que Adilson foi quem teve a brilhante ideia de trazer Henrique pra cá. Com o Paraná de brinde! É na final da Libertadores, usou esses dois mais o Gérson Magelão, tendo à disposição Fabinho (campeão mundial em 2000 com o Corinthians), Fabrício (sem comentários) e simplesmente SORIN! Essa conversa de premiação é blá blá blá que sempre aparece no futebol brasileiro pra se justificar as derrotas o explicáveis!

          1. Companheiro André,

            Não falei aqui e em lugar algum que o Adilson Batista é infalível. Sei, como todo ser humano, erra também. Realcei todavia que ele foi crucificado mais pela galopress que por seus próprios erros e, nesta onda, muitos de nossos torcedores embarcaram. Ainda ilustrei esta afirmação com o seguido número das depenações alcançadas! Exagerei ou menti?

            Apontei que o material humano que dispunha era bem inferior ao que hoje temos e que, mesmo assim, chegou a ir às finais da LA em oposição à possibilidade de sermos desclassificados 5ª feira na fase inicial da LA-2018, manchando assim nossa história nessa importante competição!

            Quando trouxe o Henrique e o Marquinhos Paraná de quebra, eles jogavam o fino da bola. Quem dera se o Henrique de hoje jogasse a metade do que jogou quando veio com o Adilson e se o Ariel Cabral tivesse um décimo do vigor do Marquinhos Paraná. Este é também um cliché da Itatigaylo no qual nunca acreditei, porque assisti inúmeros jogos desta dupla nos quais eles honraram a nossa camisa, o que não acontece hoje com Henrique, Cabral e Robinho Chinelinho. O Egídio está mal, mas se doa em campo, atributo que vejo nos acima citados.

            A mesma imprensa que na época noticiou o barramento do Fabinho, Fabrício e Sorim, também falou que eles haviam afrontado ao Adilson nas questões premiação. Como são fatos que não tive acesso fidedigno, me vali do que foi repetidamente anunciado pelos jornais da época: no caso a venda do Ramires e o desacerto quanto a premiação. Ora, numa final de LA a imprensa noticia fatos dessa magnitude e a diretoria se silencia, qual a conclusão que transparece?

            Mesmo sendo inverídica minha conclusão, ela não desfaz a boa campanha do time naquela LA e nem retira o mérito do Adilson como treinador que, na minha avaliação é muito superior ao MM em dedicação e trabalho.

            Não precisava me justificar tanto assim. Mas em respeito aos seu posicionamento me vejo devedor destes esclarecimento adicionais, com oque comprovo não estar agindo por influências de terceiros e sim de convencimento próprio.

    1. Adilson Batista é muito fraco, ruim de trabalho, não conseguiu dar sequencia em sua desastrosa carreira em nenhum outro clube.Ele tem preferencia de parte da torcida pelo fato de ter goleado o fraquíssimo time das galinhas ,coisa que até o horrível bostafogo carioca fazia na época. Isso qualquer treinador conseguiria realizar, vencer as galinhas de goleadas naquela época.
      Portanto, o passado e presente mostram a ruindade desse decadente treinador.

    2. Adilson é tão ‘bom’ que não dirige um time da primeira divisão há 5 anos. Depois que saiu do Cruzeiro fracassou com o Santos, no Corínthians e no São Paulo. Não ficou nem 3 três meses em nenhum desses times. Fracassou no Vasco, fracassou no Atlético Goianiense e foi eleito o pior técnico da história até do ‘poderoso’ Joinville. segundo a imprensa daquela cidade. Depois sumiu. Em todos os clubes mostrou arrogância e dificuldade de relacionamento com jogadores e diretorias. É esse técnico sem títulos e retranqueiro que queremos para o Cruzeiro?

  12. É isso aí! Mano é o técnico que fica aquém do óbvio. É um medíocre com sorte, ainda que pouca. Não é a tôa que teve os melhores jogadores do país na mão e fez disso o pior futebol do escrete canarinho de todos os tempos. Só a dirigência branca celeste não viu. Pena tenho de mim, que tenho que escutar ou ler muitos da imprensa mineira babar elogios para os maltratos que fazem com a bola, lá na nos lados das tocas da Raposa Mineira. Que vergonha desse povo, dizer que o Cruzeiro é um dos favoritos para o Brasileirão! O ÚNICO jogo que valia alguma coisa que essa imitação de time de futebol ganhou, foi contra a turma das frangas cheirabunda, que jogaram uma a menos. É ppuco, quase nada! Esse ano, no Brasileiro, somos favoritos para ficarmos em 8º. E tenho dito!

    1. Se ficar em quinto ou sexto no BR ,está de bom tamanho. Já venho falando já a muito. O ataque do cruzeiro não faz mal a ninguém. O mineiro mascarou as deficiências que não são poucas.
      Sudações celestes*****!

      1. Concordo. Brigar para ficar ali entre quinto e oitavo, graças à extrema mediocridade dos outros times do BR! Meio de campo fraco e ataque inexistente, com avenida na lateral esquerda. Quem sobrevive a uma formação destas!!!!

  13. Pedro belo comentário,primeiro nenhum repórter daqui de Minas já perguntou ao Mano porque o Cabral é insubstituível, bem como o Egidio,comemoramos o mineiro como estivéssemos ganho a copa do mundo,a cachaça rolou solta e ontem estes caras estavam transpirando alccol. A saída do Hudson foi péssima ganhamos a Copa do Brasil porque o Cabral machucou e ele entrou,bem como a troca do Edílson pelo o Alisson e mais o Tony Anderson pior ainda o Edilson poderia ter vindo ,mas dar um jogador velocista de 23 anos por um de 33 não dá,por ultimo se o Mano não mudar este time vamos ficar só no mineiro,sair logo da Libertadores e Brasileiro ficar em quinto ou sexto .

  14. Parabéns pelo texto!! O que irrita Pedro neste time do cruzeiro é a insistência do mano em alguns jogadores e a saída lenta de bola do time. O título da copa do Brasil foi conquistado, porque a torcida jogou junto, pois o time era limitado. Se a atitude não mudar não passaremos da primeira fase da libertadores!!

  15. Pedro mais outro ponto precisamos de mais um jogador velocista, o Deivid ainda não jogou ,
    mais só ele não dá ,este Rafael Marques ganha no Cruzeiro 300 mil por isto não quer sair e não sei não Raniel e Sassá até o Fred voltar não vai dar não .Poderíamos ir no São Paulo oferecer o Manuel pelo Hudson que é reserva lá !

      1. Essa dívida está parecendo o rombo do orçamento inflado pelo Temer. A dívida que era X passou a XXX e mesmo cortando tudo caminha para XXXXX a cada denuncia rejeitada na Câmara. Sei não hein. Muito alto o valor. Esse valor aliado a contratações consideravelmente questionáveis como o David lesionado e o maduro Bruno Silva. Sem falar da doação​ do Thonny Anderson e do Nickson. O Perrela está na área. Abre o olho Cruzeiro.

  16. Até que enfim você acordou e viu o péssimo treinador que é Mano Menezes bem como o péssimo futebol que apresentam: Henrique, Ariel Cabral e Robinho!
    Aí como desculpa de recuperar o “poder de marcação” Mano deverá sacar Arrascaeta do time e voltar com a enceradeira – Rafinha! Não seria mais fácil trocar a dupla de volantes por Romero e LS16!Aliás nessas partidas que vc destacou que fomos superiores no brasileirão 2017, duas sem forçar a memória lembro que LS16 foi titular: Vasco e Furacão!

  17. Sobre o Robinho, um parentese, acompanho o Cruzeiro desde 1990 e não tenho dúvidas em afirmar é o jogador mais preguiçoso que já vi vestir o nosso Manto!
    Aliás diretoria faz um favor pra esse cruzeirense raiz aqui: Cruzeiro é azul e branco, tira essa facha vermelha aí do peito dessa camisa, não tem nada haver com nossa história!

    1. Falou a pura verdade, estamos jogando com dez a muito tempo. Robinho está fingindo que está jogando, sobrecarregando o meio campo e comprometendo os fracos Henrique e Cabral. Romero, Lucas Silva e mancuello

      1. É refugo do Palmeiras, adquirido quando o time não tinha dinheiro! O que exatamente este gênio da bola, para alguns, conseguiu produzir em termos de diferencial para meios de campo em que participou?

  18. PH, você trocaria o comando técnico do Cruzeiro nesse momento? Ou você acredita que o Mano ainda deve continuar? Se a resposta for positiva quanto a troca de técnico, que você contraria nesse momento?

        1. Pedro Henrique, vc opinou dentro da racionalidade. Acontece que o Mano jamais irá rever seus conceitos e preferências. Só o desastre na LA que se prenuncia será capaz de convencer a atual diretoria do grande erro que cometeram ao renovar o contrato com o Mano.

          Contrataram 7/8 atletas e o time joga com os mesmos de 2017, sem o Hudson. Só isto é o suficiente para ilustrar o meu pensamento de que o Mano é teimoso e paneleiro.

        2. JOSÉ DE MELO,a vida no campo e boa demais né? Lambari frito no fubá com cachaça da boa e um violão desafinado é trem do outro mundo,e depois no fim do ano escutar o grilos cantando tri tri tri não tem preço.

      1. PH, no começo do seu texto você cita 2 anos em Julho. MM não mudou até hoje, o que te faz acreditar que vai mudar agora???
        Se o MM não muda que mudem o MM, ou vamos parar de discutir o estilo de jogo COVARDE dele, pois isto não vai mudar. TRISTE verdade.
        Eu TAMBÉM acho que o resultado tem a ver com nosso time SÊNIOR, como venho dizendo. Não vão conseguir jogar dois jogos seguidos em alta intensidade, portanto teremos PEGADA de quando em quando. Mas, ESCALAÇÃO também vai pra conta do MM.
        (*)Só para lembrar: o futebol gostoso de ver do Grêmio foi construído pelo Roger Machado, e mantido pelo Renato. Para mim, teríamos trocado o MM pelo Roger com o 6a1o no começo de 2017, assim treinador e time teriam o mesmo estilo. Agora estamos jogando feio igual as frangas.
        Abçs,

  19. Cara.
    Vc disse tudo.
    Eu tenho falado aqui, mas muitos tem me criticado. Dizem que sou “franga ” e coisas tais. Mas, eu nunca me iludo. Falta Raça.
    Já deu Mano. Já deu Egídio. Ja seu Sassa. Já deu TN30. Já de Sobis. Já deu Rafael Marques.

  20. Esse time do Cruzeiro não treina, não tem jogadas ensaiadas, não tem nada, pior que time de várzea, pois pelo menos os times de várzea têm raça.

    Fora Mano paneleiro, fora Henrique, fora Cabral, fora Rafael Marques….

  21. Me sinto representado em quase todos comentärios que li aqui. Assistir um jogo do Cruzeiro é uma tortura há muito tempo. Cruzeiro é um time preguiçoso, limitado, sem gana, sem raça. Ganhar ou perder parece ser a mesmissima coisa. Parece que passe errado é uma maldiçao que acompanha o Cruzeiro, independente de que jogador entre em campo. Mano Menezes é um time fraco, que nuca vai passar disso. Mesmo qdo ganha, o Cruzeiro nao empolga ninguém. Henrique e principalmente Ariel Cabral tem de sair desse time. Egidio, pelo amor de Deus, qtos jogos mais esse cara vai entregar até ir para o banco ou ter o contrato reincidido? Essa troca de Edilson por Allisson e mais o menino da base, e Edilson ainda vir ganhando um salärio de 500 mil, foi uma das maiores loucuras que já vi no futebol. Cruzeiro ganhou o Mineiro, na sorte, por conta da besteira do Otero, mas nao vai ganhar mais nada. Time fraco, preguiçoso, com soberba, sem gana de vencer, mal treinado, mal escalado…enfim, Cruzeiro sendo o Cruzeiro de sempre. Um grande abraço a todos.

  22. Sobre os volantes: Bruno Silva e Lucas Silva, a princípio, deveriam ser os titulares. Lucas Silva precisa urgente de um psicólogo, é um jogador com um potencial desperdiçado por si mesmo. Falta animus ao jovem jogador, falta aquela imposição de jogador que chamou a atenção do Real Madrid.
    Bruno Silva não pode ficar no banco, se não jogou bem, o problema é do Mano, ele é pago pra isso.
    É assombroso ver a vontade do time do grêmio, as aproximações dos jogadores, toques rápidos, triangulações. Mano, treinador deve treinar!, seu time não apresenta substância. Falta mais opinião crítica quanto a qualidade do futebol de seu time. A uma relutância por parte da imprensa mineira, talvez, porque é um homem que se comporta bem nas entrevistas, todavia falta muito, papel (elenco) não joga, precisamos de mais, porque hoje eu não empolgou com meu time.

  23. Vou repetir aqui o que eu escrevi nesta coluna no dia seguinte ao jogo do Cruzeiro contra o Vasco pela Libertadores: “O time do Cruzeiro entra em campo com o objetivo de; vamos ver como é que está para ver como é que fica, se fazem um mísero é goleada.” O time não tem força ,não se impõe e aceita pacatamente a proposta de jogo do adversário.

  24. Pedro,qual o time ideal para você,concordo com o Alisson este Robinho é enganador, ele mesmo já falou que o ano passado não se cuidou muito e hoje deve estar na turma da cerveja,até o Presidente tem que maneirar,pelo que sei toma todas kkkk.O Cruzeiro tem que ter dois volantes pegadores , um atacante e um velocista no time titular,vale a pena dar uma chance para o Hermes na lateral esquerda.

  25. Se o medroso Mano insistir com Egidio, Henrique, Cabral, Robinho, Sóbis e Marques, já era. Aí temos que pedir a cabeça dele. Henrique, Robinho e Cabral, não conseguem marcar ninguém, principalmente Cabral e Henrique, jogadores velhos e cansados, lentos. É hora de colocar sangue novo nesse meio campo. Meio campo forte, ganha jogo e o Grêmio mostrou isso. Seria hora de emprestar, vender ou doar jogadores sem raça como esse Avenida Egídio, Henrique, Cabral, Sóbis, Marques e talvez Robinho. Portanto, Renovação já Mano!!!

  26. A realidade nua e crua é que o time com o Mano nunca apresentou um futebol que nos faça sentir orgulhosos. Temos ganhado alguns jogos decisivos, mas futebol é show.
    Ser campeão sem dúvida nenhuma é premissa básica, mas a alegria é efêmera.
    A característica do mano faz com que o futebol fique muito desinteressante para assistir.

  27. E olha que o experiente Mano Menezes, me parece, é o técnico que está há mais tempo dirigindo o mesmo time aqui no Brasil. Infelizmente, não estou conseguindo assistir aos jogos do Cruzeiro. Complicado demais.

  28. Boa Noite PH e Galera,

    Não vou me alongar mais no assunto: Há muito venho falando que o Cruzeiro já entra em campo com 7 ou no máximo 8 jogadores. E ainda desperdiça os 45 minutos iniciais.
    O nosso meio de campo está tão ruim que consegue atrapalhar a defesa e o ataque!
    Acorda MM.

    Abraço

  29. Pedro ele nunca revera situacoes nenhuma pq se acha acima de td e de todos.O sistema dele
    com dois volantes fraquissimos em linha e um corredor pro adversario,.Deixaram de pagar 5 milhoes pelo Hudson e traz o Bruno Silva por 6 milhoes, que ele dizia que o Hudson tinha varios la com a mesma caracteristica e o Bruno Silva fazia de area a area, brincadeira ne! Mas parabens pelo texto como sempre otimos mas este foi o melhor, pois sonho ver o MANO fora do nosso Cruzeiro e quem viu Piaza, Ze Carlos, Tostao, Dirceu Lopes nao engole Henrique,Ariel e etc…

  30. Isso mesmo galera!

    Peçam a cabeça do Mano e sofram lutando contra o rebaixamento.

    Se o Mano fosse demitido hoje, pelo menos uns 5 clubes iriam atrás dele, inclusive as frangas!

  31. Fábio,Dedé e Edilson na minha opinião são os únicos titulares absolutos.Isso prova o quanto o Cruzeiro é um time comum.Mano é um treinador ultrapassado que não tenta nada de novo,mesmo com o time arrastando em campo com partidas sofríveis desde o ano passado.

  32. Ariel Cabral, Henrique, Egídio, Robinho, Thiago Neves, Sóbis…. Pode mandar tudo embora urgentemente, ninguém vai sentir falta. Aproveita e demite o Mano também.

  33. Faz tempo n”ao fa~co coment’arios neste iste, isto porque n~ao concordo com a maioria deles. N~ao se chega a lugar nenhum se analizar as contrata’c~oes ffeitas quando o Mano Menezes est’a na dire’c~ao do Cruzeiro. Que assistir ao Cruzeiro jogando ‘e um sofrimento ‘e falar o ‘obvio. Voltando `as conrata’c~oes: Jhony, que n~ao ‘e o Lenon, Sobis, O grand~ao que veio do Palameras, O grand~ao que veio do Botafogo, Dig~ao, …. N~ao tem um que salva. Este Edilson que veio do Gremio…
    O meio de campo n~ao tem criatividade, a bola n~ao chega aos atacantes com qualidade….. Com este tecnico n~ao d’a…….

  34. PH, concordo com suas críticas. Só discordo no comentário da copa do Brasil do ano passado, nos jogos de volta contra o Grêmio e o Palmeiras, o Cruzeiro dominou amplamente e os placares de 1×0 e 1×1 não refletiram a realidade.
    Quanto ao time atual, mais do que qualidade técnica, tem faltado vontade. O Mano realmente precisa rever alguns conceitos e fazer algumas alterações imediatamente.

    1. JW, o Mano rever conceitos? Isto é como procurar chifre na cabeça de cavalo ou carregar água em balaio, ou seja; IMPOSSÍVEL. Ele jamais faria isto. Por isto foi demitido da Seleção, lembra?

      Se ele fosse receptivo não tentaria ressuscitar o futebol morto do Sóbis e do Robinho e nem a ausência do meio-campo que nunca entra em campo e já teria visto que o lateral esquerdo está entra em campo sem a menor condição de jogo. Por fatos incontestáveis e repetitivos assim, esperar revisão de conceitos do mano é o mesmo que fechar o restaurante na hora do almoço! Quem chega na porta volta e volta decepcionado. Um abraço!

  35. – É fato que o Cruzeiro conquistou estes 2 títulos: CB17 e CM18. Nós cruzeirenses sabemos que foi sofrível, mas não precisava ser. Tudo isto é justamente porque o Téc. MM é um treineiro que tem excesso de cautela (medroso), não privilegia aqueles que estão em melhor forma mantendo uma preferência por alguns jogadores que ele julga ser de sua confiança. Time de futebol tem de ser ousado, atrevido e partir pra cima, principalmente quando joga em casa. Eu acho que ao contrário do que ele diz, o Mano Menezes está na verdade é incoerente. Outra coisa que time de futebol deve observar é a média de idade, a do Cruzeiro está alta; outro dia eu vi um jogo do Santos e fiquei impressionado com a correria da molecada, este time vai dar trabalho este ano. O Cruzeiro está precisando urgente de utilizar jogadores mais novos, mas fazendo a mescla de forma gradativa e inteligente e plantel têm pra isso.

  36. Eu comentei aqui em outras oportunidades que o problema do Cruzeiro atual é físico. Dá a impressão que o time precisa sempre se poupar para que alguns jogadores não se machuquem. E quando se machucam, é aquela eternidade para voltarem. Isso é reflexo da constituição física de alguns jogadores e,ou da idade de outros. Reparem: O Cruzeiro depende muito de um acerto quase perfeito de passes durante uma partida para fazer um bom jogo. Uma das saídas para esse problema se chama “mesclagem”. A maioria dos grandes times formados pelo Cruzeiro e por outros clubes tinha essa característica. Augusto Recife e Wendell eram craques? Não. mas liberavam o Alex e os laterais Leandro e Maurinho. Os times de 2013 e 2014 também eram mesclados. E quando caíram fisicamente, já estava no final da temporada. Foi um dos motivos de não ganharem as Copas do Brasil disputadas. Nosso meio de campo, realmente, é lento. Nossos laterais ficam desprotegidos e nosso ataque fica prejudicado. Não conseguimos jogar em média, muito menos em alta rotação. Então, resta aquele joguinho irritante para tentar o 1 a 0 ou o empate. Outra coisa: a entrada de um jogador veloz no ataque pode ajudar, mas não acredito que resolva o problema totalmente: os outros times ficam sabendo e anulam taticamente sua velocidade, não sobrando muito a fazer. Ou seja: O Cruzeiro atual é um time que parece ser equilibrado, mas é um equilíbrio de jogadores descompensados fisicamente, que, a qualquer momento vão nos deixar na mão. Talvez o erro do Mano não esteja no planejamento tático do time, mas na escolha dos jogadores para que a parte tática funcione na maioria dos jogos.

    1. Fábio, Edílson, Dedé, Léo, Egídio (ou Hermes, se ele tiver oportunidades e mostrar que é melhor), Romero, Mancuello, Robinho, Thiago Neves, Arrascaeta e Raniel (ou Fred, quando ele estiver recuperado).

      1. Só não entendi o Robinho “morto” (segundo você, e concordo) no time. Ele é sempre assim, para mim é um bom reserva. Iria de Lucas Silva e Mancuello mais adiantado, com disse o Dela Filho.

  37. Pedro Henrique, estou plenamente de acordo com você!!! Enquanto tivermos um meio de campo composto por Thiago Neves, Arrascaeta, Robinho e Cabral, que não têm força e vontade para marcar, iremos assistir a esses jogos horrorosos do nosso time. Isso pra não dizer, ainda, da deficiência no ataque (nem temos atacantes, né?), da lateral esquerda e do nosso outro volante, o Henrique. Já passou da hora do Mano mudar o time e da diretoria se desfazer de alguns jogadores que nunca produziram e nem vão produzir!!! Saudações!!!

  38. A verdade é que esse time é bem mais fraco do que o do ano passado, perdemos 3 dos pilares da equipe titular (Hudson, Diogo Barbosa e Alisson) e contratamos Fred ( que deveria ser o homem gol mas acabou sofrendo uma lesão), David (que deveria ser a opção de velocidade já veio contundido), e aqueles que poderiam jogar (Mancuello, Bruno Silva, Lucas Silva, Hermes e Romero) não jogam por teimosia do treinador, além disso tudo vemos jogadores como Robinho e T Neves caminharem dentro de campo e depois vem torcedor reclamar do Sobis que por orientação do Mano joga praticamente marcando o lateral adversário.
    Se na quinta feira o Cruzeiro perder no Chile é obrigação da torcida exigir a saída do treinador, para o seu lugar eu tentaria trazer o Cuca, que só não foi campeão brasileiro com a gente porque a arbitragem não deixou.

  39. PH infelizmente Mano paneleiro não vai mudar seus conceitos: futebol que prima a defesa e covarde. Se não mudar o meio, Henrique e Cabral, seremos eliminados na 1a fase da LA. Outra coisa, ele não consegue motivar e exigir gana e vontade aos comandados, que estão totalmente acomodados e só jogam quando querem. Em 2018 foram 4 partidas importantes: 3 derrotas e 1 vitória, uma vergonha!!!! Há muito tempo critico Mano e com o elenco que temos um técnico, mediano para bom, daria muito trabalho em qualquer torneio que disputassemos. Será coincidência, mas vamos novamente jogar contra as frangas e 3 dias depois enfrentaremos o Racing? Iimpressionante coincidência e ninguém atua nos bastidores ou enxerga esses absurdos nas tabelas direcionadas…..

  40. O NÍVEL DE EXIGÊNCIAS DOS TORCEDORES CRUZEIRENSES NÃO CONDIZ COM A REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUITO MENOS O FUTEBOL MUNDIAL.A ÓTICA DE ENXERGAR A PARTE DO COPO VAZIO.MANO MENEZES NESSE PERÍODO COMO TÉCNICO DO CRUZEIRO ELE FOI VITORIOSO,AO EVITAR O REBAIXAMENTO EM 2016, GANHAR UM TÍTULO NACIONAL DE EXPRESSÃO QUE É A COPA BRASIL E TERMINAR O CAMPEONATO BRASILEIRO ENTRE OS CLASSIFICADOS DA COPA LIBERTADORES MESMO JÁ CLASSIFICADO POR TER CONQUISTADO A COPA DO BRASIL.O AUTOR DO ARTIGO DEVERIA TAMBÉM FAZER UMA ANALOGIA DO ELENCO DO CRUZEIRO NESSE PERÍODO COMO OS OUTROS CLUBES BRASILEIROS.OUTRA COISA SE OBSERVARMOS O FUTEBOL NO MUNDO, VAMOS VER QUE A FORMA DE JOGAR HOJE ASSEMELHA AO BASQUETE OU SEJA DEFENDER COLETIVAMENTE E ATACAR COLETIVAMENTE,COM UM FUTEBOL DE RESULTADO,É SÓ ANALISAR O ELENCO, O ESQUEMA TÁTICO E OS TITULOS CONQUISTADOS PELO CORINTHIANS.NÃO EXISTE MAIS NO FUTEBOL MUNDIAL COM RARAS EXCEÇOES, O FUTEBOL ARTE DE TELÊ SANTANA,VANDERLEY LUXEMBURGO,MARCELO OLIVEIRA,ETC.HOJE VEMOS OS JOGOS ONDE IMPERA MUITO PREPARO FÍSICO DOS JOGADORES,MUITA MARCAÇÃO,PROCURANDO OCUPAR OS ESPAÇOS,GERALMENTE UTILIZANDO DUAS LINHAS DE QUATRO.A MAIORIA SÃO JOGOS TEDIANTES PARECENDO UM TREINO DE DOIS TOQUES E OS JOGADORES DESDE A SUA FORMAÇÃO NA BASE SÃO TREINADOS A OBEDECER ESQUEMAS TÁTICOS EIMPEDIDOS PELA MAIORIA DOS TREINADORES NAS SUAS CRIATIVIDADES.VOLTANDO AO CRUZEIRO EM 2018, DIANTE DO EXPOSTO ACIMA COMEÇAMOS BEM, POIS GANHAMOS UM TÍTULO DO MAIOR RIVAL QUE NÃO GANHÁVAMOS DESDE 2014.MANO UM TREINADOR VITORIOSO ATUALIZADO E ESTUDIOSO DO FUTEBOL ESTÁ NO FUTEBOL E A OPÇÃO DA NOVA DIRETORIA FOI ACERTADA.BASTA VER A O QUE ACONTECEU COM OS CLUBES BRASILEIROS QUE PROMOVERAM UMA TROCA INCESSANTE DE TÉCNICOS NAS SUAS TEMPORADAS(ATLÉTICO MINEIRO/SÃO PAULO/SANTOS/FALMENGO ENTRE OUTROS) E OS RESULTADOS OBTIDOS.OBSERVANDO AINDA O QUADRO DE TÉCNICOS ATUANTES NO BRASIL , SE DEMITIRMOS O MANO QUE RECUSOU IR PARA O PALMEIRAS NO ANO PASSADO QUEM DEVERÍAMOS TRAZER?QUAL O GRAU DE TOLERÂNCIA E PACIÊNCIA QUE TERÍAMOS?OBSERVA A SITUAÇÃO DO ATLÉTICO DEPOIS DA SAÍDA DE CUCA, DO FLAMENGO DESDE 2009 E DO SÃO PAULO DESDE 2008 COM A SAÍDA DE MURICY,ETC.ESTOU COM A DIRETORIA, MANO E OS NOSSOS JOGADORES.

    1. Discordo totalmente de você companheiro Cleófas.

      Começo pela renovação do contrato do Mano. Nessa visão que apresenta de futebol total, o melhor trinador em atividade no Brasil é o Jairzinho, hoje no Santos, que na época em que renovaram com o Mano por R$700,000,00/mês, ganhava R$150.000,00 e vinha por R$300.000,00, quanto ganha no Santos. Então primeiro grande erro da Diretoria tanto no aspecto técnico quanto financeiro foi este!

      O Mano foi realmente competente em 2016 e, em 2017 com a vinda do TN deu mais força ao time e as contusões de Henrique e Ariel possibilitaram as entradas de Lucas Silva e Hudson e ai fomos campeões da CB. Com a renúncia do Gremio em disputar o BR e a disparada do Curintiá, o BR perdeu motivação e ai nós pudemos nos posicionar bem. Mas, já nas últimas partidas não fomos bem. A campanha na CB foi horrível. Empates e pênaltis. No final contra as Frangas, revertemos porque o Otero foi expulso e mesmo com 1 a mais, não convencemos.

      As contratações pedidas por Mano foram quase todas equivocadas, a começar pela dispensa do Hudson. Bruno Silva no banco com Robinho Chinelinho jogando a porcaria que joga! Henrique titularíssimo, com Romero no banco; Ariel intocável, com Lucas Silva no banco; Avenida Egídio, com Marcelo Hermes no banco; Sóbis e Rafael Marques sempre escalados com Mancuello e Rafinha no banco. Edílson, tem 33 anos mas foi a que melhor resultado deu. David pode ser uma boa substituição do Álisson. Agora, emprestar Nonoca, Thomas Anderson e outros só tem uma explicação. Desvalorizar a prata da casa e prestigiar ex-atletas em atividade.

      Como na vida pagamos pedágio pelos erros cometidos, diante de tantos desacertos assim, temo pela humilhação da eliminação precoce na LA-2018, cujos reflexos nas combalidas finanças do clube serão deletérias.

      Como vc pode observar, as derrotas para Racing e Grêmio e empate com o Vasco, expuseram as necessidades de grandes mudanças no time e, em todos estas oportunidades, o Mano permaneceu o mesmo: insistindo com os inúteis: Robinho DM, Herinque Lesma, Ariel Cansado, Egídio Avenida e Sóbis espectador. Assim não vamos a lugar nenhuma de destaque!

      Embora em oposição à sua opinião, respeito seu direito de expressão, dai o cuidado de ilustrar minha posição com os exemplos aqui declinados.

  41. Hoje todos criticam o que venho criticando a muito tempo. Cruzeiro time mal treinado, erra excessivamente passes, não sabe aproveitar bola parada e tem grande Fifi uldade para criar jogadas de gol

  42. PH, concordo com seu time ideal com uma mudança, tiraria o Robinho, está fora de forma, claramente sem preparo físico, eu colocaria um meio de campo mais pegador, com Bruno Silva ou Lucas Silva mais técnico já que emprestaram o Nonoca.

  43. O cara conseguiu PIORAR o time do Cruzeiro em relação a 2017. Se o time tinha algum padrão, alguma tática…ela ACABOU em 2018….perdemos bons jogadores como Hudson e Diogo Barbosa….reposições não foram num nível bom….e o sujeito ainda escala o time TODO ERRADO. Cabral, Henrique, Robinho e TNada30 são um fiasco….dois volantes que não marcam nada…dois meias que não armam, não chegam, não assustam ninguém. Estamos FERRADOS e creio que com estes 4 de titulares….não vamos nos classificar na Libertadores…vexame à vista!

    1. Pra mim esse lat. esquerdo que foi contratado tem tudo para se dar bem, jogador muito habilidoso e muita raça, lógico se o Mano deixar o cara jogar, que acho muito difícil. Um time tem que ter um meio de campo forte, e o nosso é muito fraco, principalmente para libertadores.

  44. Prestem bem atenção nosso treinador é isso ai mesmo, burocrático, tanto que prefere continuar com o Henrique e Cabral, não marcam, não ganhão uma dividida, pra piorar o Henrique não acerta um passe, todos os treinadores já perceberam isso, mas o fraco do Mano não muda, temos um jogador como o Romero que joga com raça e sabe tocar bem, e ainda é muito novo, com muito futuro financeiro para o clube, foi contratado o Mancuello que pra mim sabe jogar numa posição que somos carentes que centralizado como terceiro jogador de meio de campo e sabe marcar, joga mais para o time que Robinho. A entrada do R. Marques foi o fim da picada, jogador horrível, além disso é preguiçoso, o Mano não é treinador pro Cruzeiro, vamos passar muita raiva com o Mano.

  45. Até que enfim uma análise completa deste enganador de treinador !! Agora posso comentar pois antes era ilusão de comentaristas e a maioria dos torcedores ! Este Mano nao pode continuar . Anotem aí : no brasileiro nós vamos perder os jogos fora e empatar os 2 aqui até o Clássico . E vamos perder no Mineirão . Aí este treinador horroroso vai cair !!!’

  46. O maior culpado de tudo que tá acontecendo no Cruzeiro hj é o técnico mano Menezes, ele é marrento, teimoso, retranqueiro e covarde. Primeiro que ele tá vendo q a dupla de volantes não tá dando resultado e insiste nas 2 lesmas, segundo que ele poe o time pra defender e não atacar. Contra o Grêmio , o time tava perdendo e ele recuou o time mais ainda. Colocar Rafael Marques num jogo daquele é pedir pra tomar mais gols. Portanto meus amigos , o maior culpado no time do Cruzeiro é esse gaúcho retranqueiro, de um futebol pobre e sem ofensividade. Tá faltando coragem no itair Machado e demitir e tecnico juntamente Henrique , Cabral, Digão, Rafael Marques , sobis , latorre e outros q não jogam mais futebol. Desculpem o meu desabafo , mas realmente eu cansei de ver os jogos do Cruzeiro com este treinador e essa dupla de volantes amadores.

  47. Pedro, a sua cronica expressou a realidade. O Mano e um excelente treinador, mas nao pata a essencia do cruzeiro, mesmo assim acho que ele deve continuar pela simples razao dr conhecer futebo e ter dominio do grupo, o meo nao digo psra os outros caso o substituisse. O Mano necessita reve a escalacao, o time atual e lento e idade avancada. O futebol atual exige uma dinamica maior. Hoje ja li wue pensa em alterar alguns setores, tomara, queria ver um meio campo e ataque mais jovem.

  48. Acho que a imprensa mineira superestima o elenco do Cruzeiro e alguns torcedores tem birra do Mano. Continuo achando que o problema eh qualidade individual e que quando o time se esforça e se aplica taticamente o Mano consegue milagres.Qual o jogador de seleção brasileira o Cruzeiro tem? Pq o Gremio tem 4 nesse nível ( Geromel, Luan, Arthur e Grohe) Quem eh Sassa, que não faz gol. Nenhum atacante ou meia do time faz uma jogada diferenciada ou chama a responsabilidade a não ser Arrascaeta e TN30 as vezes. Rodriguinho no Corinthians eh decisivo. Luan e Everton no Gremio tbem. Jogadores como Edilson, Robinho, Raniel, Dede e Arrascaeta machucam demais. No inicio do ano todo mundo queria ver o Alisson longe e bateu palmas para vinda do Edilson. Agora já estao criticando? Lucas Silva tinha que ir embora agora já eh solução. Querem Bruno Silva mas não aceitariam um meio campo com 3 volantes, que marquem e saiam para o jogo como o meio do Gremio. ate outro dia Cabral jogava de terno. O publico no jogo contra o Campeao da libertadores, num jogo de entrega de faixas com preços baixíssimos foi muito ruim. Tenho certeza que o time precisa de mais pegada no meio e de jogar com mais comprometimento mas, já esta enchendo a paciência essa implicância com o Mano e o não reconhecimento das limitações técnicas e físicas do time. Aonde Marcelo Oliveira e Adilson Batisa deram certo? Mano eh respeitado e cobiçado por todos. Precisamos jogar com o time e não entrar nessa onda de gente que so quer desmerecer o Cruzeiro. Tirando Corinthians e Gremio, quem esta jogando um bolão? Perder ara o campeão da Libetadores eh tao absurdo assim?

  49. PH e colegas, saí muito aborrecido da Toca III ontem, porque vi um time absolutamente sem alma, sem gana, sem raça e, principalmente, sem velocidade. Se é para dar a posse de bola para o adversário, então quando ela for recuperada o time tem de partir para cima, o mais rapidamente possível. Não foi isso o que aconteceu ontem, praticamente o jogo inteiro. Na verdade, na única vez em que tivemos um contra ataque rápido, Arrascaeta conseguiu a expulsão de um dos zagueiros dos gaúchos, o que de nada adiantou, porque a preguiça continuou (em um lance já ao final do jogo, a bola cruzou a área dos tricolores e não teve ninguém para colocá-la para dentro, ao contrário do gol adversário, no qual aquele jogador HORROROSO DE RUIM estava sozinho para concluir – mas aí até eu). De resto, o que vimos foi um adversário tão à vontade que parecia em casa e que, acredito, até se surpreendeu com a facilidade em que tocava a bola e colocava os nossos na roda. Bom, digo isso tudo porque, para mim, o que faltou ao Maior de Minas ontem foi ATITUDE, e não penso que se deva culpar o treinador inteiramente por isso. Mas concordo com a maioria aqui que tem neguinhos jogando só com o nome e/ou com o passado, além de outros em péssima fase, e que deveriam tomar um chazinho de banco ou procurarem outros ares, porque tem gente melhor pedindo passagem. (Somente uma última observação: tenho por mim, também, que o Sóbis é o menos culpado pela fase, pois é posto jogando em uma posição na qual já disse não render seu melhor e também é constantemente visto voltando para a entrada da área para ajudar na marcação, coisa que seus colegas de volância não andam fazendo muito bem. Nesse caso, aí sim a culpa é toda do Mano).

  50. Cara, achei que só eu que pensava que o cruzeiro não é o que a mídia anda falando….Eu ainda não vi esse time apresentar um futebol seguro mesmo campeão da Copa do Brasil e Campeão Mineiro. Elenco tem, falta alguém colocar as caras para jogarem o futebol que esperamos.

  51. Pedro boa noite! Só quero te parabenizar pelo texto que eu gostaria de ter escrito, você foi perfeito na sua análise, o que você disse eu tenho certeza que é a mesma opinião de 99% dos cruzeirenses.Mesmo quando o cruzeiro vence não convence. Tem horas que dá vontade de chutar o balde e desligar do futebol, quando se vê um time totalmente apático como no jogo contra o Grêmio, o clube fica com um jogador a mais aí você vê Rafael Marques entrando em campo, dá vontade de quebrar a televisão e desistir de futebol. Não dá com esse treinador é só sofrimento. Um abraço.

    1. Para mim companheiro, quem foi depenado não foram os jogadores e sim o CAM e é isto que consta da história. Reconheço que o time deles não era grande coisa, mas o nosso também não era lá uma brastemp. Concorda?

      E ganhar deles como ganhamos, honesta e se impondo, para mim valeu muito!

  52. Mano é covarde, logo seu time também é.
    Renato Gaúcho não montou nada no Grêmio. Foi Roger, hoje no Palmeiras, quem fez isso. Ele pegou montado a algumas partidas de ser campeão da Copa do Brasil e foi.

    1. Para né? O Renato trouxe um bando de refugo e os fez jogar no gremio…impressionantemente o Renato está se saindo um ótimo treinador..péssimo é o nosso time, que é espelho do treinador..

  53. PH,
    Acho que o time precisa ser alterado mais radicalmente… Murilo na zaga ao lado do Dedé (pra rejuvenescer o miolo de zaga), Hermes na lateral (Egídio é uma comédia)… meio com Romero de 1° volante (esse não dá mais pra ficar fora); Bruno Silva (como jogava no Botafogo) ou Lucas Silva na direita; Mancuello na esquerda e Tiago Neves; David e Raniel (Arrascaeta qdo o jogo for contra as frangas)!

    1. Murilo e Bruno Silva não esta de brincadeira..kkkk

      Único setor que jogou bem contra botafogo foi o Fabio e dois zagueiros, resto foi um lixo.
      Bruno Silva nunca demostrou minimo aceitável nem pra entrar durante os jogos, que dirá ser titular.

      1. Jogo contra o Botafogo???
        Concordo que não são grandes jogadores, acima de média… mas, não se esqueça que o Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil heroicamente, contra Palmeiras, Grêmio e Flamengo, os três melhores times do país ano passado, com Murilo segurando as pontas na zaga, com 20 anos de idade! Bruno Silva e Lucas Silva merecem uma sequência, assim como as amebas que são os volantes titulares do Mano tiveram! Já que gastaram uma fortuna e os titulares estão uma piada, dxa o Bruno Silva jogar!
        Única coisa que é certa é que NÃO HÁ CONDIÇÕES de se jogar com Cabral + Henrique + Robinho + TN… o futebol atual não permite tanto jogador lento e em fim de carreira juntos!!!

  54. Quando o Cruzeiro sair a frente no placar tem 50% de chance de ganhar.
    Quando sair atrás, 60% ou mais de perder.
    Retranca é isso. Mano é isso.
    A camisa do CEC não merece alguém assim. Tem uma mística ofensiva inegável.

  55. Que não tentem nos colocar a mordaça!Criticamos porque estamos vendo esse Cruzeiro superestimado por muitos,inclui-se no meio a imprensa,quando na verdade ao invés de um cadillac,o que se vê é um calhambeque que entre trancos e solavancos,mal dá conta de engatar uma terceira,que dirá uma sétima!Estamos enxergando inúmeras deficiências,tão claro como o sol ao meio dia num deserto,entretanto insistem em querer nos empurrar goela abaixo,um arremedo de time que expõe claramente deficiências congênitas,mas que muitos cegamente crêem ser uma grande equipe.A torcida do Cruzeiro é sensacional,e o time atual não a representa a altura.É UMA partida razoável,e sete,oito RUINS!E o pior,jogo após jogo,os “intocáveis”,parece até filme,continuam tendo cadeira cativa em pleno campo de jogo,afora uns tantos ruins de doer que ainda entram no decorrer dos jogos,e outros bundudos também!Ahh para!Até quando vamos ser enganados com futebol pífio e com um treinador teimoso tal qual mula?!

  56. Até agora são 85 posts, 40 mil torcedores no Mineirão que estão vendo que não dá para jogar com Henrique, Cabral, Robinho, TN, arrascaeta de sonhos. Há mas ganhou o mineiro assim, aquilo foi um aborto é i Cruzeiro deixou de tomar uma goleada no primeiro jogo. Ou o Mano muda ou o Cruzeiro tira o Mano. Técnico arrogante que acha o dono da verdade, tinha dele não tem ALMA, não tem vontade de ganhar. É simples assim, nem precisa entender de futebol para enxergar isso. É difícil assistir um o jogo do Cruzeiro, o Mano me tirou esse prazer

  57. Ótimo texto, explana perfeitamente o sentimento do cruzeirense raiz, técnicos com muito menos grife que Mano já fizeram mais pelo Cruzeiro, essa camisa, como disse Diogo Barbosa,” é pesada demais”, Marco Aurélio com um time muito inferior a época que o adversário, ganhou um título de forma espetacular da copa do Brasil.

  58. Quando se vê que uma opção para tentar melhorar o time é Rafael Marques, bate mesmo o desânimo. Quando se vê uma dupla estratificada e imutável — Henrique e Cabral — como volantes, dá pra entender porque foi pequeno o público na estreia do Brasileirão. Quando a salvação da lavoura ofensiva é Sassá, o sentimento de impotência aumenta. Mano poderia fazer um time razoavelmente competitivo com o que tem, mas é por demais arraigado nas suas convicções e preferências pessoais, não enxerga ou não quer enxergar as deficiências óbvias que elas acarretam. Há bons jogadores, como Edílson, Dedé, o próprio Murilo, Lucas Silva, Romero, Mancuello, Thiago Neves, De Arrascaeta, David, até o Robinho, se bem orientado. Mano precisa mudar o foco, antes que a Libertadores e o Brasileirão virem pesadelos.

    1. Olá Franklin, compartilho destes mesmos pensamentos seus. Por isto estou muito apreensivo com o jogo de quinta. Se não ganharmos lá, o ano de 2018 em termos de futebol será sofrível para nós cruzeirenses. Dai, nossas abordagens que não podem ser entendidas como “secagem” e sim críticas construtivas, com o objetivo de evitar derrotas e frustrações humilhantes.

  59. ……na raça, na superação,no sufoco e no 1×0,kkkkk! C mato a pau nessa aí PH,kkkkk! Esse texto é pra ficar na história,excelencia pura que vai com certeza mudar os rumos do Cruzeiro para melhor.Essa verdade tinha que ser dita,o Mano tem que rever seus princípios,mesmo com títulos a sofrencia está maior que o sertanejo “universitario”.kkkkk! Sei que tem muita gente que gostaria de ver a cabeça do Mano numa bandeija,as vezes eu tb kkkkk! Mas o diabo são os títulos,nós, filha da mãe de cruzeirenses somos viciados neles e a chance de ganhar mais nesse ano existe,mesmo se o Mano escalar onze zagueiros kkkkk! Creio que nosso destino e sair empatando por essa vida afora enquanto o Mano estiver no comando kkkkk! Agora,se vier títulos tá tudo bem comigo,o mesmo não pode ser dito pelo nosso querido Ronaldo de Andrade kkkkk!

    1. Olá companheiro Edgard, tudo bem com vc e familiares? minas cordiais saudações celestes.

      Sabe, vc acertou em cheio com relação aos meus posicionamentos aqui! Futebol para mim e muitos deminha faixa etária, cruzeirense desde que nasci e hostilizado no colégio pela grande maioria de colegas atreticanos, é divertimento, é espetáculo, é picardia, é arte e não este sofrimento, esta murrinha em que se transformou o Cruzeiro na era MM.

      Sou adepto de duas coisas em termos de futebol: jogo bem jogado e conquistas legitimadas pela competência, pela arte e pela imposição, assim como jogou o Grêmio contra nós no sábado.

      Triunfar sem méritos é como passar cheques sem fundos: estelionato! Isto além de injusto é vergonhoso! Jamais concordei com a vã filosofia de que os meios justificam os fins; que o rouba mas faz; de que o importante é vencer! É por estas e por outras que nosso país vive nesse lamaçal de corrupção, onde o certo e o justo passou ser o desvio de função.

      O que sempre combati aqui com relação ao MM é sua falta de critérios para escalar o time e fazer as absurdas substituições que faz. Ele tem nome na imprensa porque sabe dar entrevistas. Seu rol de conquistas pelos anos de profissão, inclusive na seleção, é pífio.

      Por ser cruzeirense nato e torcedor vibrante, entendo que a atual diretoria deu um tiro no pé ao renovar seu contrato. A melhor opção seria o Jair Ventura, hoje no Santos. Como isto não aconteceu, reclamo dele e da diretoria, apenas uma coisa: que escale os melhores, pois Henrique, Cabral, Egídio, Robinho, Rafael Sóbis e Rafael Marques já provaram e comprovaram serem ex-jogadores em atividade. Reclamo disto porque o principal projeto nosso em 2018, em termos de aporte financeiro e projeção internacional da marca Cruzeiro está indo para o ralo, pela teimosia do Mano em manter estes jogadores como titulares. Como torcedor, me concedo este direito e agradeço ao PH e a você pela oportunidade de assim me manifestar aqui.

  60. PRÁ ENCURTAR A CONVERSA PH, MANO ESTÁ HA QUASE 2 ANOS NO CLUBE E GOSTARIA QUE VOCÊ ME APONTASSE UM ÚNICO E ESCASSO GOL FEITO EM JOGADAS ENSAIADAS NESSE TEMPO. OS 2 DE HUDSON NA CB 2017 CONTRA SÃO PAULO E GRÉMIO NÃO VALEM, POIS O PRÓPRIO JOGADOR DECLAROU QUE AS JOGADAS NÃO FORAM ENSAIADAS. QUALQUER GRANDE TIME BEM TREINADO, SEJA GRÊMIO OU CORINTHIANS OU CITY E LIVERPOOL LÁ FORA, GANHAM UM BOM NÚMERO DE JOGOS COM ESSE TIPO DE JOGADA. E OLHA QUE TEMOS BONS COBRADORES, MAS O QUE SEMPRE OCORRE É QUE A BOLA É ALÇADA NO MEIO DE UM BOLOLÔ DE JOGADORES NA ÁREA PARA VER O QUE ACONTECE. DENTRE OUTROS ERROS E EQUÍVOCOS, ESSE, PRÁ MIM, É UMA PROVA DE QUE ESSE TIME NÃO É TÃO BEM TREINADO ASSIM. O QUE EU SEI É QUE DESSE JEITO NADA HÁ QUE SE ESPERAR DESSE TIME PARA ESTE ANO.

  61. Pedro Henrique e companheiros, bom dia!

    Volto aqui para perguntar e sugerir: tem como você se reunir com o Itair e mostrar a ele este seu oportuno Post com as respectivas manifestações nossas?

    Penso que na viabilidade desta sugestão, você estaria dando oportuna e valiosa colaboração ao Vice-Presidente de Futebol de nosso sofrido Cruzeiro.

  62. Bom dia, PH. Lendo os comentários, pude perceber a insatisfação da maioria com a insistência do Mano em alguns jogadores: Cabral, Henrique, Egidio, etc. Acho que seria legal você fazer um texto acerca deste assunto, pois também é uma forma de cobrar o Mano Menezes para que pare com essa teimosia.

    Ariel Cabral está afundando nosso meio de campo com a sua apatia, estamos desguarnecidos e sem mobilidade. E ainda falam que joga de terno. É o jogador mais superestimado que eu já vi com a camisa celeste.

    O Egídio nem se fala… não sei da onde tiraram que ele era o cara pra assumir a lateral titular numa libertadores. Seu problema de bola nas costas é crônico.

    Saudações Celestes

  63. Deixa de ser covarde e pedir a cabeca do mano… a
    O cara acabou de fazer uma virada historica e vc ja quer gerar crise?? Vc eh mesmo cruzeirense??

  64. BOM DIA PH .
    CONTINUAREI FALANDO ENQUANTO CONTINUARMOS COM MANO OMO TÉCNICO E JOGADORES COMO HENRIQUE ARIEL ROBINHO RAFAEL SÓBIS E RAFAEL MARQUES NAO CHEGAREMOS A LUGAR NENHUM . ESSA TURMA JÁ DEU SUA CONTRIBUIÇÃO AGORA ESTÁ NA HORA DESSA DIRETORIA TOMAR PROVIDÊNCIAS AGORA ENQUANTO A TEMPO AINDA E MANDAR ESSA TURMA EMBORA .
    FORA MANO E PANELAS.

  65. Nem na derrota para o Atlético no primeiro jogo e na derrota para o Racing, senti tanta raiva desse time como no jogo contra o Grêmio. Um time dominado sem vontade e que não consegue tocar dois passes de lado. Desanimei totalmente do time esse ano, vou torcer mas acho que esse ano não vamos ganhar nenhum campeonato, pq o time é muito reativo. Acho que eles vao jogar bem no Chile e vencer, mas pq o time só joga quando esta com a corda no pescoço e joga até tirar a corda, depois para??? Igual no jogo contra o galim, cansei do time vou parar de perder muito tempo com o time acompanhando noticias e tal, esse time pela vontade que demostrou nao merece que perca esse tempo.

  66. Acho engraçado ver os cornetas de plantão reclamar de MANO MENEZES, o cara ganhou uma COPA DO BRASIL, e um CAMP MINEIRO, ambos na raça e no suor da camisa.
    Ficam reclamando de treinador, com barriga cheia, com 2 títulos em menos de 6 meses.
    Me recordo quando o Cruzeiro demitiu injustamente MARCELO OLIVEIRA! Era sofrido ir no Mineirão assistir o Cruzeiro jogar com Wanderley Luxemburgo no banco! E o que falar de DAVID e PAULO BENTO?
    A torcida esqueceu dos jogos pífios e ridículos que assistimos e sofremos?
    MANO Menezes nos trouxe de volta a alegria de comemorar uma COPA DO BRASIL depois de 14 anos. O super time que jogava lindo de 2014 não teve raça suficiente pra ganhar das frangas na FINAL De 2014!!!!!!
    RAÇA no time do MANO MENEZES eu sempre vejo na decisão….. Isso pra mim já basta! Eu vivo de titulos, não vivo de vitórias e jogos….Quem comemora jogo é ATLETICANO!!! Sem MAis.

  67. Olá Prof Pedrinho,

    Torço para que não, contudo, a postura do Cruzeiro indica que conviveremos com mais um ano de oscilação. Parece que será mais um campeonato fazendo jogos muito bons (com amplo controle do jogo, imposição física, brilho no jogo individual ou coletivo, velocidade e construção dos resultados) e jogos muito ruins (marcação frouxa, falta de força para recuperar a posse de bola, falhas individuais, inoperância na armação e finalização).
    No papel é um grande time e boa parte seria muito útil em várias equipes. Juntos no Cruzeiro, que precisa buscar uma formação mais equilibrada, que privilegie a qualidade, a intensidade, a competitividade e a regularidade, o time tem sofrido em face dos evidentes sinais de desgaste físico. Para competição de pontos corridos nossa situação não parece muto boa.
    Time campeão marca muito, domina os jogos, se impõe dentro e fora de seu estádio, leva poucos gols e marca os seus chegando à frente com muitas opções para finalização. Não vejo, por enquanto, esses traços no atual time que estamos mandando a campo.
    Há problemas que precisam ser contornados: Lucas Silva não consegue jogar para ser titular; Bruno Silva (esperava demais desse jogador) não entrou em ritmo de competição; Cabral, Robinho e Thiago Neves se mostram desgastados logo no início do tempo final… Vamos ver. Farei a minha parte torcendo pelo Cruzeiro lá no Mineirão.

  68. Bom dia. Voltamos a programação normal infelizmente. Não que o campeonato mineiro escondeu alguma coisa. Na crônica do título até falei com o PH que achei bom pra comemorar mesmo. Sem falar de nada, pra aproveitar o momento. Mas isso é reservado para nós torcedores. O nosso técnico, não pode agir da mesma forma. O MM realmente nunca escala as melhores opções pois prefere morrer abraçado com o que ele chama de coerência. Todo mundo vê a dupla de volantes lenta e inofensiva com o complemento do lento Robinho na “armação”. Acho que até ele. Mas sua “coerência” faz com que ele prefira tentar consertar o time com as peças que ELE QUER, não necessariamente elas sendo as melhores. O Grêmio deu um show no MM. Foi feio. Time pra buscar algo no ano é com Edilson, Dede, QUALQUER OUTRO, Hermes (Egídio está implorando um banco), Romero, LSilva, Mancuello ( Rafinha, Robinho, Cabral, BSilva ), TNeves ( Rafinha, Robinho ), Arrascaeta ( Rafinha, David ), Fred (Sassá (toma cartão porque pelo menos quer jogar), Raniel, Sobis ). Mas sabe quando veremos esse time em campo? Quando as contusões deixarem, Acho que até o Fábio vai precisar machucar pro LSilva ter chance no time “titular”.

  69. Mano já era. Ganhou a Copa do Brasil na sorte. Na burrice do Rueda que manteve o melhor jogador dele no banco mesmo ganhando de um a zero. Mano é medroso. Um a zero pra ele é balaiada. Só que nem sempre funciona. Ganhar apertado do Tupi é uma coisa. No brasileirão a maioria dos times é melhor que Tupi e URT. Na Libertadores então, pode esquecer. O Mano fará dois anos de Cruzeiro e até hoje não tem um time titular. Improvisa demais. Para mim seria melhor acertar as contas e buscar outro enquanto é tempo. Quarenta e cinco pontos, serão esses nossos objetivos no brasileiro? Na Libertadores, duvido de algum êxito. Só se a sorte sorrir novamente. Vasco e Cruzeiro entraram no torneio como o jacaré no filme do Tarzan. Só de coadjuvante pra tomar a facada e afundar.

  70. Não consigo entender o MM, fez o clube gastar tanto com contratações e vem sempre escalando muitos perebas que não funcionaram ano passado, como pode um técnico ser tão cabeça dura assim. O meio campo sobrecarrega a defesa ao ponto do time recuar de mais, o combate deve ser feito no meio e não na área, aja paciência.

  71. Pessoal, Como já disse em outras ocasiões, não vejo tantas qualidades no elenco do cruzeiro como a imprensa vem dizendo. Para o nível do atual futebol brasileiro, o elenco até que é composto por bons jogadores, mas tem pontos fracos,em todos os setores. A começar pela a lateral esquerda. No ataque não tem um jogador que parte com a bola para cima do adversário. Notam se; que raramente, o cruzeiro tem pênaltis, ou até mesmo, faltas perto área a seu favor.E para piorar, o time vem sendo muito mal escalado, apesar de que o MM não tem muito o que fazer. Pois é o que ele tem pra hoje.
    II: Pessoal ,não sei se vocês tem a mesma opinião, mas o futebol jogado aqui no Brasil está muito fraco e feio.E acho que redução ( Padronização ) dos gramados que foi feito para a copa, contribuiu muito para isso. Pois os campos de jogos, viraram uns caixotes. Os jogadores ficam todos amontoados no campo e com isso jogadores habilidosos não tem vez.Sem contar que a todo momento, a bola sai para a lateral. Não sei sou saudosista, mas os jogos que eram jogados nos gramados de antigamente, Ou sejam, 110 x 75 eram muito mais bonitos.Bom; Essa é minha opinião ! Sei que muitos vão dizer ! A culpa deve ser do vento.
    Saudações celestes*****

    1. Concordo inteiramente com você. A redução das dimensões oficiais do gramado prejudicou tremendamente a fluidez e a dinâmica das partidas. Antigamente, no Mineirão com 110 x 75 m, o jogo era muito mais bonito e entusiasmante. Principalmente com a máquina celeste de Tostão&Cia. Era bom ver os lançamentos do Zé Carlos ou do Tostão para o Natal, no ponto futuro. O Diabo Loiro partia como uma flecha e cruzava de primeira, rasante e à meia-altura, para que os baixinhos Dirceu Lopes, Tostão e Evaldo estufassem a rede.

  72. Os volante do grêmio jogaram de mais, e o “terceiro” volante deles fez a jogada do gol. Nossos volantes são fracos, e nosso “terceiro “volante”, vulgo Robinho, apesar de ser bom de bola, não tem intensidade para jogar no futebol atual.

  73. Já CHEGOUa proposta para o Bruno Silva que jogou apenas 5 jogos com o manto estrelado, AGORA para o MEGA VOLANTE INSUBSTITUÍVEL, INTOCÁVEL, JAMAIS CRITICADO PELA IMPRENSA, TITULAR ABSOLUTO COM TODOS TÉCNICOS BUNDÕES QUE PASSAM PELA TOCA, vestiu o manto 430 vezes e nunca o sujou, nem com suor, cujo nome é HENRIQUE, já recebeu alguma proposta nos últimos 6 anos ??????????????????????????????????????
    .
    .
    FORA MANO.
    .
    .
    quero meu Cruzeiro atacando sempre!

  74. Vou repetir o que disse aqui outro dia. Todo Cruzeirense sabe como jogam os times do Mano. São todos assim. A Seleção Brasileira jogava assim. Seu futebol é burocrático, é retranqueiro, é matemático. É um futebol jogado por um time que parece ter sido treinado pelo Dr. Spock.

    Ele fala muito em propor o jogo, mas seus times fazem exatamente o contrario. Eles jogam é com o regulamento debaixo do braço. Ganhou uma Copa do Brasil ano passado e virou, da noite para o dia, o Tite das Alterosas, o Pepe Guardiola dos trópicos. Mas ele não é nem Pepe e nem Tite. Ele é o famoso “My name is Mano” como ele gosta de se intitular. Este ano vai ser a mesma coisa de 2016 e 2017. Vamos nos arrastar em um campeonato Brasileiro e terminá-lo, possivelmente no G6, mas daquele jeito. Ganha uma aqui, perde duas ali, ganha outra acolá, perde 3 por aí e vida que se segue…

  75. PH. Eu analiso o futebol de uma forma diferente dos demais torcedores: Prá mim, jogadores e treinadores que ganham acima da média precisam fazer jus ao salário…. Se um jogador ganha mais que seu adversário, ele precisa partir pra cima e fim de papo…. Não vejo isso no cruzeiro…. Jogadores como TN, Sóbis, Robinho, Fred… com altos salários não partem pra cima do adversário… Parece que têm medo… fica só no toque de bola… Se o jogador não honra a camisa, que pelo menos honre o salário… Pronto… falei….

  76. As críticas surgem aos montes,e têm gente a dizer que essas vozes se calam após um triunfo no fraquíssimo campeonato mineiro…ora pois,têm muito torcedor que enxerga o óbvio,qual seja:O desempenho,o futebol praticado pela equipe vêm deixando a desejar não é de hoje.As deficiências são incisivamente apontadas por parte da torcida,não são corrigidas,com erros recorrentes na escalação e falta de criatividade,além de não ter quem faça os gols com as raras chances criadas.E querem tapar a boca dos que conseguem enxergar algo além de um time superestimado.Vai entender…

  77. Pedro Henrique, vou guardar este Post em meus arquivos, não pela minha participação nele mas, sobretudo pela sua análise e as ricas e diversas manifestações de todos os companheiros cruzeirenses, por que todos imbuídos dos melhores propósitos.

    Como no momento não terei tempo de assim proceder, peço-lhe para aguardar mais um pouco na sua substituição, a fim de me possibilitar cumprir este propósito. Pode ser?

    Grato desde já.

  78. Bom dia PH, tem como vc fazer um texto sobre a situação atual dos volantes do cruzeiro? De repente chega nas mãos do itair. Mais uma vez parabéns pelas postagens, vc é o cara!! Grande abraço

  79. E a camisa ridícula homenageando quem nos homenageou!
    .
    Fugindo completamente dos nossos padrões.
    .
    Temos a camisa eleita mais bonita do país, e inventam aquela aberração.
    .
    .
    Que seja a única e última partida com aquilo, que não considero manto estrelado.
    .
    Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Hermes;
    Romero, Lucas Silva, Cabral e Thiago Neves;
    Arrascaeta e Rafinha

    Imprensa nunca critica o Henrique sozinho, sempre inclui o Cabral……….sendo que o Cabral não é volante marcador……

    OU SEJA, CRUZEIRO ATUALMENTE JOGA SEM VOLANTES, POIS HENRIQUE = NADA, Cabral é meia.

    não entendem de futebol e não enxergam isso!

    Os adversários deitam e rolam, a culpa cai na zaga e nos laterais e GERAL VAI NA ONDA!

  80. Nunca gostei de MM e nunca escondi isso. Penso q a colocação de PH é de Ronaldo Andrade sao louváveis. Mas por Incrível que pareça VAMOS GANHAR DO LAU LA DENTRO. To com a mesma sensação de que tive quando eu votei na enquete do Superespoetes que cruzeiro ganharia de 2 a 0 do Atlético MG e levaria a taça. Tenho uma leve Sensação que corpo mole que o Cruzeiro fez contra o gremio foi pensando na LA. Não gosto do pragmatismo do MM e nem nunca gostarei , agora, se o Cruzeiro não ganhar do LAU MM tem que ser demitido imediatamente, mesmo que matematicamente o Cruzeiro venha a ter chances de se classificar em 2o (como aconteceu em 1997. Me lembro muito bem porque tive o orgulho de assistir aquela LÁ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *