Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

NEVOU EM BH!!!

Thiago Neves marca duas vezes, coloca o Cruzeiro na final e faz nevar em BH. (Foto: Agência I7)

O dia 25 de março é sempre uma data muito importante em Belo Horizonte. Como todo mundo sabe essa data marca o nascimento de um ser especial, acostumado a grandes conquistas e que tem muita tradição na capital mineira. Estamos falando de mim, é claro. Há 24 anos, nascia um cruzeirense genuíno, apaixonado pelas cinco estrelas. E como presente de aniversário, nada melhor que uma vitória do Cruzeirão cabuloso e a confirmação da vaga na final do Campeonato Mineiro.

O início do jogo foi muito parecido com a partida de ida, em Juiz de Fora, na quarta-feira passada. O Tupi fez pressão, ofereceu perigo ao gol defendido por Rafael e fez a defesa celeste passar por apuros. Isso não deveria mesmo ter acontecido aqui no Mineirão. Estranhei muito a postura do Cruzeiro. Na coletiva, o técnico Mano Menezes assumiu a responsabilidade. Ele deu a entender que errou na escalação. E assumiu isso numa reunião com os jogadores após o jogo.

Realmente, houve um problema bastante nítido no meio de campo. Bruno Silva foi escolhido para entrar no lugar de Ariel Cabral. Só que o Henrique foi deslocado para a esquerda, enquanto Bruno ficou na direita. O ex-botafoguense fez mais uma partida daquelas de se esquecer. Perdido, desligado, entregou uma bola no início do jogo que quase fez cair a casa da Raposa e esteve perto de cometer um pênalti infantil nos primeiros minutos. É oficial: sinto falta do Hudson. Trocar o certo pelo duvidoso foi uma jogada arriscada da nova diretoria. Talvez o seu maior erro até agora. E digo “talvez” por que não sabemos se o Bruno Silva pode, de repente, começar a jogar muita bola. A esperança é a última que morre.

Mais de 48 mil cruzeirenses foram ao estádio na manhã deste domingo. (Foto: Agência I7)

Quem teve uma atuação ruim também foi a arbitragem. O juiz e seus assistentes (todos vieram de fora) não foram melhores que os árbitros mineiros. O auxiliar número 2, por exemplo, marcou três impedimentos inexistentes em lances de ataque do Cruzeiro. Anularam um golaço legítimo do Thiago Neves. Não fosse isso, o TN30 pediria música no Fantástico nesta noite. Foi um atentado o que o bandeirinha fez. Mas, ainda assim, acho que na final a arbitragem tem que vir de fora, pois a pressão é menor.

Independentemente disso, teve neve em BH hoje. Thiago Neves foi quem, de fato, balançou o coração da gente. Fez os dois gols da vitória. Um meio que de panturrilha e outro de cabeça. Teve uma atuação de destaque. E, sem dúvidas, foi muito importante para o crescimento dele. A notícia triste é que o Fred (aquele que deveria balançar o coração da gente) se lesionou feio no primeiro lance efetivo dele no jogo e provavelmente não jogará mais em 2018. Que zica, artilheiro. Não é brincadeira: procure uma benzedeira imediatamente.

No mais, não foi um jogo daqueles que a gente sai do estádio muito satisfeito com o que vimos. Achei que foi uma partida muito picotada. A arbitragem parou o jogo o tempo todo. Os nossos volantes não se encontraram. Os atacantes até que foram bem, mas faltou mais precisão. Às vezes há excesso de solidariedade. É preciso finalizar mais. Todos ali sabem fazer isso. Nessa de tentar servir o companheiro, perde-se a oportunidade de fazer o gol. Mas o que importa é que estamos na final. Se tenho um adversário preferido? Acho que não. Tanto América como o Atlético vão causar dificuldades. É sempre assim. Agora é comemorar a vitória e buscar o título. Esse ano ele tem que ser nosso.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

90 comentários em “NEVOU EM BH!!!

  1. Que fatalidade o caso do Fred!…Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas essa nova contusão do Fred dá o que pensar. Por formação sou uma pessoa pragmática, de pensamento sempre que possível lógico e objetivo. Porém, a sabedoria popular também diz que “há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia”…Vai que as frangas, recalcadas, despeitadas, frustradas, não encomendaram um pai-de-santo para o Fred?!…No mais, grande vitória e que venha o garoto Raniel!…

  2. Muito triste a arbitragem.
    Três impedimentos com chance de gol.
    Falta contra o Cruzeiro, num lance prá cartão vermelho, lance com Henrique.
    Penalti claro no Raniel.
    Uma vergonha.
    Não adianta arbitragens de Fora.
    Todos são ruins
    Já vem coniventes com a Federação.
    Enquanto existir FMF, existirá a vergonha.

  3. PH, boa tarde, o jogo em si, não foi lá essas maravilhas como você mesmo diz, eu fico triste também com a lesão do Fred, mas Deus ajude que logo ele retorna e bem melhor, fazendo um gol atrás do outro. PH, será porque o Mano não arma o time com três ou dois atacantes lá na frente, eu acho que o Cruzeiro é bem melhor num 4-3-3, o Mano é um dos melhores técnicos do país, isso sem dúvida, mas as vezes o time joga meio recuado; o que você pode mim dizer sobre isso; Abraço e um excelente domingo!!!

  4. Me desculpe todos que me acharem chato, mas vi um jogo terrivel do CRUZEIRO, um time de investimento não sei lá quantas vezes mais que o adversário, tomar calor do tupi no mineirão. O CRUZEIRO não tem um meio que dê combate ao adversário, o unico que temos que faça isso fica mais no banco ( ROMERO), O TIago Neves fez dois gols e só, o Rafinha meu Deus não pode ser titular desse time. Já disse varias vezes aqui e torno a dizer, com esse tecnico não vamos conseguir ganhar titulo grande. Mero campo com Henrique, Robinho, Rafinha e Ariel ou Bruno Silva (horrivel) não dá. Por fim, não vejo nada de bom até o fim do ano.

    1. Você não é chato. É sincero.. gosto disso… concordo plenamente com você.. Outra coisa: Fred machucar duas vezes na véspera de enfrentar o galo é algo assustador…

  5. TRÉS JOGADORES QUE NO MOMENTO NÃO PODEM SER TITULARES DO CRUZEIRO: LEO – HENRIQUE E BRUNO SILVA – SÃO JOGADORES DE GRUPO, CRUZEIRENSES MAS, NA EQUIPE TEMOS SUBSTITUTOS MELHORES. VESTIR CAMISA, AMAR O CRUZEIRO, NÃO BASTA ! SE ISTO BASTASSE O PESSOA DA MAFIA AZUL SERIA TITULAR DO CRUZEIRO.

    1. Uai João Braga,quem disse a você que o Bruno Silva é titular?
      Quem você colocaria no lugar do Henrique?
      Queira você ou não o Léo até prove em contrário é titular absoluto desse time desde 2014.
      Uma coisa é querermos impor a nossa vontade,outra totalmente diferente é que o treinador convive com o grupo 24 horas por dia e ele tem as convicções dele se fosse como você quer nem precisaria de treinador,basta colocar você para treinar o time.
      Simples assim.

        1. Concordo com você… o Leo é o péssimo dos péssimos, só é titular porque a imprensa mineira, em sua maioria atleticana, diz que ele tem que ser o titular, assim como acontece com o Henrique… o Dedé tem demonstrado um futebol acima da média, se não fossem as lesões, hoje estaria com certeza na seleção, e mais certeza ainda, longe do Cruzeiro, jogando em algum clube europeu… mas o que está me incomodando mesmo é a tal coerência do Mano Menezes… no futebol joga quem é melhor, quem estiver melhor, então o Leo é, no máximo, banco… domingo contra o Tupi, o time que foi a campo demonstrou que a zaga é fraca, mas que o meio se depender só do Henrique, é uma verdadeira avenida!!!

    2. Na boa, o Henrique sempre foi um dos jogadores mais eficientes no meio de campo do Cruzeiro! É um jogador que joga simples, sem invencionices, sem apaixonites bestas por faltas, tipo brigar, tipo fingir, etc! Se ele leva falta, levanta, sacode a poeira e não reclama! Não gosto de jogadores catimbeiros,e esse é um dos pontos positivos do Henrique, não catimba! Não é aquele craque nível seleção, mas sempre está lá fazendo um papel importantíssimo no elenco do Cruzeiro! É um dos jogadores mais constantes do nosso time!

      1. Discordo de você, com todo respeito é claro!!! Se o Henrique fosse bom teria sido titular no Santos… creio que até chegou a ser titular em dois jogos e sumiu… voltou para o Cruzeiro… não serve para disputar uma Libertadores, pois jogador que pede licença para tomar a bola do adversário não se cria diante dos times argentinos, uruguaios e paraguaios… repara bem, o Henrique só joga bem se tiver alguém combatendo no meio campo do Cruzeiro, na maioria das vezes ele fica com a sobra… o Romero, que o Mano tenta queimar colocando ele para jogar de lateral está pedindo passagem… mas o Mano é coerente… joga quem ele quer!!!

  6. Parabéns pra vc! Parabéns para o Cruzeiro, esse gigante que vence tudo1 So eh grande pq não se intimida com as armações para favorecer o minúsculo de Vespasiano. Mas, a conclusão a ser tirada da atuação da arbitragem de hoje não eh essa conveniente e medíocre que estão divulgando de que todos os árbitros eram. Mas, sim, de que todos so erram pra o mesmo lado. Também eh preciso exigir arbitragem qualificada e sem suspeição para entrar no sorteio. No mais, vamos Cruzeirao!

  7. PH, Parabéns pelo aniversário, felicidades!

    Arbitragem despreparada mais uma vez atrapalhou o nosso Cruzeirão. Vencemos o jogo quando aceleramos um pouquinho.

    Quanto ao Fred, desejo que consiga reverter o quadro o mais breve possível e que possa retornar e fazer muitos gols ainda pelo Cruzeiro.

  8. Fiquei animado com o segundo tempo depois que o Romero foi para o meio. Time controlou o jogo sem sofrer sustos. Não consigo entender as escolhas do Mano. Lucas Silva e Mancuello vivendo um momento absurdamente melhor do que o Bruno Silva, e este é escalado como titular. Tá parecendo o Adilson Batista nos tempos áureos de sua criatividade.

    1. O Lucas Silva e o Nonoca são melhores também que o Henrique, se o Lucas Silva tivesse tido uma sequência de jogos te garanto que estaria muito bem no time, hoje tinha que ter escalado o Romero, Lucas Silva e o Mancuello no meio.

      1. Concordo com vc. Apenas acho que o Mano nunca vai escalar esse trio com Ariel e Henrique disponíveis. Ele consegue deixar o Arrascaeta, atual camisa 10 da seleção uruguaia, de fora para insistir com o Rafinha, jogador que conseguiu ficar 50 jogos sem gol ano passado. Fez uns gols nesse início de ano, pois os demais estavam fora de ritmo. E já vamos para um mês sem o Rafinha marcar novamente. E não faltaram chances claras. Só ontem foram duas. Contra o Racing mais uma e outras tantas nesse um mês sem gol. Fora os inúmeros passes errados que matam os ataques. Ele ajuda na marcação e só. Mas se vc tem um lateral como o Edilson e volantes que marcam, e não apenas cercam, o Rafinha é dispensável. Segundo tempo e olhe lá.

  9. Boa noite PH
    Foi difícil eliminar um time da série C.
    Mesmo com 2 vitórias, eu, assim como vc, sofri assistindo o jogo.
    Talvez tenhamos mais sorte contra o GAYLO, LA e o Brasileirão, apesar de termos adversários mais qualificados.
    Acho que o MM deveria buscar no dicionário, o que representa a palavra, ” coerência “

  10. Boa noite PH, parabéns pelos comentários. Bruno Silva já confirmou e carimbou pelas inúmeras oportunidades que teve o que eu sempre falei: Péssimo negócio, erro grande desta diretoria, mil vezes Hudson. Hoje acho que Mano desistiu de Bruno Silva, veremos. Também acho que Fred está sofrendo forças do além, precisa de uma benzedeira. Pelo Jeito arbitragem no Brasil está ruim no geral, hoje foram horríveis, Três erros graves do mesmo bandeira marcando impedimentos com o jogador em posição legal, anular o gol de Thiago Neves é covardia, o jogador no lançamento estava dentro do circulo e o defensor claramente fora do circulo em seu campo de defesa, mais ainda, o bandeira estava bem posicionado, no mesma linha de Thiago Neves. Com todos os erros ainda sou favorável para a final ser arbitragem de fora do Estado, os de minas são todos FAF (Federação Atleticana de Futebol) é melhor correr o risco com Arbitragens de fora. E vamos às Taças, que venha o rival, saudações CruzeiroCabuloso.

  11. PH feliz aniversário, que Deus te abençoe e ilumine seus caminhos! Em relação ao time acho que o Bruno Silva será uma decepção, pois seu problema até agora nem é físico, é técnico mesmo. Mas mesmo assim acredito no grupo que nós temos e podemos ter sucesso na temporada.

  12. Estamos em mais uma final. Torço muito para não acontecer a mesma coisa em outras finais cm a turma de Lourdes. Chegar badalados e depois dá vexame. Não gosto muito de jogador q fica falando o q não deve e depois quebra a cara. Mais humildade e trabalho, gente. Só assim q se conquista às vitórias. P.H, o caso de Fred é complicado. Acho q a nossa nova diretoria fez duas contratações equivocadas: Fred e Bruno Silva. Investiu demais nestes jogadores já cm o peso da idade nas costas. Era bem melhor ter investido no Hudson q é um excelente meio campista e q já tava adaptado no clube e no esquema tático do Mano. Acho q a diretoria agiu mais pra torcida do q para o próprio clube em contratá-los e isso, às vezes, não dá certo. Toda contratação deve ser muito bem analisada. E essa contratação do Fred vai render muitos capítulos ainda. Saudações Celestes. Cruzeiro Sempre.

  13. Sinceramente,acredito que o contratação do Fred não foi uma boa não.Além de não estar bem a muito tempo é um jogador caro e que onera a folha salarial principalmente agora com essa lesão.Ligamento pelo que os tratados de fisiologia mostram,são estruturas de difícil regeneração e quando ocorrem,ocasionam perda de parte da força do local onde ocorreu a lesão.Fred já tem seus 34 anos já não é mais um garoto e ate se recuperar estrá com mais de 35.Acredito que não tenha mais uma alta performance enquanto atleta profissional.Não sei o que pensa o Mano mas apesar de Raniel ser um bom atacante essa oportunidade pode ser a chance que o Sassá tem de se firmar.Se lembrarmos dos jogos feitos por ele ano passado antes da sua lesão ele atuou muito bem em todos que jogou.Inclusive fazendo gols contra times grandes como Flamengo,Vasco e São Paulo.Um jogador atrevido como Sassá(desde que bem orientado psicologicamente)pode ser um diferencial numa libertadores.Jogador marrento e que parte pra cima dos adversários.

  14. Lamentável de verdade a contusão de Fred. Já tem gente da imprensa falando que pode se aposentar etc. Imprensa paulista etc. #forcafred.

    Quanto ao jogo. Romero na esquerda não foi bem hj nem defensiva e nem ofensivamente. Precisamos dele na volancia e nosso titular de volta na direita.

    Tupi tá de parabéns pelo futebol que apresentou e, não tem jeito, Mano Menezes é um medroso. Time jogando do meio pra trás no primeiro tempo. Típico de Mano Menezes.

    Outra, Dede titular urgente. Nada contra Léo, mas Dedé realmente e melhor. O cara tá voando. Leo ótimo Banco. Dedé e Murilo titular.

  15. O GRANDE LANCE DE TORCER PELO CRUZEIRO ATUALMENTE É QUE A ALEGRIA E FELICIDADE VEM DE UM JEITO OU DE OUTRO. QUANDO O TIME VENCE SEM CONVENCER, COMO FOI HOJE, A TORCIDA DÁ UM SHOW FANTÁSTICO DESSES DE ARREPIAR QUALQUER TORCEDOR SANGUE AZUL. ZÊÊÊÊÊRÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. MAIS UMA INVENÇÃO DO MM , O JOGADOR DE MEIO CAMPO QUE DEVERIA SER TITULAR NA BOA , LUCAS SILVA E ELE INVENTA O BRUNO SILVA NO MEIO CAMPO CRUZEIRO CONTRATOU O BRUNO PARA JOGAR NA DIREITA DISPUTAR A POSIÇÃO COM O ROBINHO , MAIS O MM NÃO GOSTA DO LUCAS SILVA JÁ DISSE QUANDO ELE FOI CONTRATADO QUE NÃO PEDIU A CONTRATAÇÃO OU SEJA NÃO IMPORTA SE JOGA BEM EU NÃO PEDI ENTÃO NÃO VAI JOGAR . MAIS UMA VEZ O RAFINHA ERROU TUDO QUE TENTOU , RAFINHA TRIATLETA : CORRE , PEDALA E NADA .UMA VERGONHA MM , TOMAR SUFOCO NO MINEIRÃO CONTRA O FRAQUÍSSIMO TUPI , O SALÁRIO DE UMA ESTRELA DO CRUZEIRO PAGA SEIS MESES DE FOLHA DO TUPI .

  17. todo mundo enchendo a bola do cruzeiro( mídia), devemos sim curtir a vitoria e projetar a conquista do mineiro, mas devemos ser realistas… apesar de não ter no momento, nenhum time muito acima da media em 2018 não vejo essa bola toda do nosso time… transição lenta,time burocrático e preguiçoso; como apaixonado pelo maior de Minas quero e ver o time jogando bem sempre e tenho medo de que quando for exigido de verdade, esse time não corresponda as nossas expectativas.

  18. Boa noite pessoal.

    Em primeiro lugar, muitas felicidades, paz e saúde PH.
    Juiz de fora (não a cidade…rs) ruim não adianta.
    Que azar isso do Fred, hein?!
    O Neves esteve bem hoje, mas o Bruno continua devendo, e muito.
    Que venha o 6a1o, mas não sejamos arrogantes. Já vi o melhor perder. Dos dois lados.

  19. ♫Happy birthday to you,happy birthday to you,happy birthday dear PH,happy birthday to you♫.Tá vendo PH?Desta vez acertei no idioma kkkkk!Que esta data se repita muito e muitos anos mesmo,nosso querido intelectual e Wiz kid PH.É isso aí,nosso Cruzeiro na final como esperado,verdade que não foi o melhor jogo que vimos,mas diabos! Nem precisa né?Alguns jogadores foram melhores que outros como manda o figurino,mas no final é Gigante na cabeça como sempre,que venha o 6a1o!Semana passada kkkkk! KKKKK!!!! Teve um MALA aqui que disse kkkkk KKKKK! que o TN30 kkkkk KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! não é jogador de futebol!!!!!!! kkkkk KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Engula suas proprias palavras! kkkkkkkk KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Mano Menezes é um treinador muito coerente!
    Quarta-feira o “pau quebrando”, jogo apertado, Tupi querendo encarar, 1×0…Ariel Cabral vai expulso!
    Mano olha pro banco e chama LS16 que entra na fogueira mas dá conta do recado, mesmo com 1 jogador a menos o time segura o 1×0 sem levar pressão do adversário, após o jogo o próprio técnico afirma que LS16 entrou bem no jogo!
    Chega domingo, jogo em casa, Mineirão lotado e quem o coerente treinador escolhe pra substituir Ariel Cabral…quem???
    Bruno Silva, ele mesmo!mais uma vez mais perdido que “cego em tiroteio” em campo e pior sua entrada ainda deslocou Henrique pro lado esquerdo, resultado: um 1º tempo horroroso e ser obrigado a queimar uma substituição no intervalo!
    É definitivamente, Mano não gosta de LS16, não deixa o jogador ter um sequência.
    Porque será??
    1 – medo dele barrar um de seus protegidos?
    Quanto ao Bruno Silva já falei foi dinheiro jogado na fogueira, jajá será emprestado a Chapecoense, Avaí, Vitória, etc com os salários pagos pelo Cruzeiro!
    Se era pra gastar 5 milhões pq não gastou com o Hudson que pelo menos se entregava em campo!

  21. Parabéns PH, pra mim Léo e Henrique são banco, o Ezequiel nem reserva, jogador muito fraco, pode subir um garoto do sub20, tem certeza que é melhor, o time pra mim Fábio, Edilson, Dedé, Murilo, Egídio, Romero, Cabral ( Lucas Silva), Mancuello, T. Neves, Raniel, Rafinha, o Arrascaeta esta na seleção, e falta pouco pra ter uma ótima opção pela esquerda, que é o David.

  22. Jogo péssimo.Tupi colocar pressão no Cruzeiro como fez no primeiro tempo é absurdo.Quando achei que o Tupi iria abrir o placar o zagueiro deles deu um gol de presente.Não me convenceu ainda esse time,o fraco rural só serve de parâmetro pra mostrar que mesmo contra times fracos não convenceu.

  23. Parabéns, PH!

    Sou apenas leitor do blog, portanto este é meu primeiro post por aqui. Sei lá o porquê, mas resolvi ser mais participativo aqui no espaço.

    E já chego com polêmica e pedindo a sua opinião sobre um tema bastante controverso acerca do nosso treinador: a tal da “coerência”. Começo a achar que essa é apenas uma palavra que nosso ilustre técnico ouviu por aí e resolveu incorporá-la ao seu vocabulário sem compreender seu real significado.

    Veja bem: foi o próprio Mano quem pediu a contratação do Mancuello, pois ano passado, com a lesão do Ariel Cabral, ele não possuía um jogador com características semelhantes no elenco, o que implicou em “mexer na estrutura” do time.

    1) O Tempo, 18/01/2018
    Necessidade de Mano Menezes fazer improvisações na vaga do argentino em 2017 foi determinante para buscar (sic) do ex-atleta do Flamengo.

    “Vejo tão importante a função (do Ariel Cabral) que realmente solicitamos a contratação do Mancuello por isso, por rodar a equipe e para que não tenhamos que mexer na estrutura e na ideia de jogar futebol. Quando o Ariel saiu, forçadamente tivemos que fazer alterações que modificaram essa estrutura”, recorda Mano Menezes.

    2) Superesportes, 10/01/2018
    Canhoto, o argentino cumprirá função semelhante ao do compatriota de Ariel Cabral no elenco celeste.

    3) Superesportes, 08/02/2018
    Na ótica do técnico Mano Menezes, o camisa 21, que é canhoto, cumpre papel semelhante ao de Ariel Cabral na equipe.

    Bom, o que se espera então de qualquer treinador que se diz coerente ao se deparar com a situação de não poder contar com Ariel Cabral numa dada partida por motivo de suspensão? Qualquer pessoa racional concluiria o óbvio ululante: ele escalará Mancuello. Afinal de contas, ele é o substituto natural e foi contratado para isto, não?

    Eis que, por razões que transcendem a compreensão humana, o mais coerente dos técnicos da história do Cruzeiro Esporte Clube, escala quem? Bruno Silva! Inexplicável…

    Enfim, deixo aqui uma (longa) ponderação e, ao final, como presente de aniversário, um questionamento para vc, PH.

    Eu acho que esse papo de “coerência” pregado pelo nosso treinador é puramente história pra boi dormir. O MM tem sua filosofia de futebol e se apega a ela.

    Difícil entender por que, por exemplo, ele pretere jogadores que estão pedindo passagem como Mancuello, Lucas Romero, Raniel e até o Dedé, mas sequer cogita tirar do time jogadores como Ariel Cabral, Henrique, Rafinha, Fred e Léo.

    No fundo eu acho é que ele não tem “colhões” para tirar do time os medalhões e os jogadores que estão no clube há mais tempo e já tem nome por aqui ou, simplesmente, aqueles que vêm atuando com mais regularidade no time considerado titular.

    Deixo como exemplo o caso do Palmeiras do Roger Machado. Faço esta comparação porque o time verde, assim como o nosso, possui um plantel recheado de bons nomes, o que exige do treinador saber aproveitar o melhor momento de cada um e, principalmente, conseguir lidar com os egos dos atletas.

    A começar pelo goleiro, o treinador alviverde, não teve dúvidas quanto a quem vive melhor momento e merece a posição: bancou Jaílson e deixou os renomados Fernando Prass e Wéverton no banco.

    Na zaga, jogadores como Luan e a promessa Emerson Santos, ex-Botafogo, esquentam banco para os surpreendentes Antônio Carlos e Thiago Martins. O bom rendimento da dupla faz com que que Dracena, que acaba de retornar de lesão, e até então titular absoluto ao lado de Mina, hoje no Barcelona, tenha que lutar para alcançar seu lugar no time.
    Faço apenas uma ressalva para o caso do Dracena, pois vejo semelhanças com a situação do Dedé. São possivelmente os zagueiros mais técnicos em seus respectivos clubes, mas retornam de lesão e têm de lutar por posição. O que eu quero ver é como se comportarão os comandantes em relação a esses jogadores ao longo da temporada.

    No meio-campo, quando tinha à disposição Gustavo Scarpa, soube mostrar comando e fazê-lo entender que a posição era do Lucas Lima. Do mesmo modo, merecidamente, deixa o colombiano Guerra no banco. Retirou Tchê Tchê tão logo caiu de rendimento e preteriu o ídolo da torcida Moisés para dar vaga ao pouco badalado Bruno Henrique, que vinha comendo a bola.

    E, por fim, no ataque, não tem pudor em trocar durante o jogo, ou mesmo quem inicia como titular, os atacantes Willian e Keno. Quando um cai de rendimento, o treinador logo o saca do time.

    E vc, PH, o que pensa disto?!

    De repente vale até um post pra debater o assunto, haja vista que este tópico é recorrente nos comentários, onde são vistos incontáveis pedidos dos torcedores por alguns dessas alterações no time titular.

    Um abraço, e parabéns!

      1. Obrigado, WCS!

        Com relação ao Léo, eu também o acho bom zagueiro. Certamente merece estar no elenco e disputa uma vaga no time titular. E o melhor de tudo: é cruzeirense! Veste a camisa com amor.

        Fiz questão de fazer uma ressalva no meu comentário sobre o Dedé justamente por isto. Não é que o Léo esteja jogando mal, mas e se o Dedé estiver melhor? Será que o Mano vai ter peito para barrar um dos zagueiros, seja Léo ou Murilo, para dar lugar ao Mito? Sabemos que, em plenas condições físicas, o Dedé é inquestionavelmente superior tecnicamente a todos os zagueiros do elenco. A conclusão neste caso é óbvia: ele deveria figurar entre os 11 iniciais. Não é razoável que o Dedé ganhe chances no time titular apenas quando um dos zagueiros titulares estiver suspenso ou lesionado. Tem que jogar quem é melhor, ora!

        Citei o Léo na lista apenas porque me parece que ele é um dos intocáveis do MM e eu sou da opinião de que nenhum jogador pode ter esse status, pois é natural que se acomode. É extremamente importante que o treinador deixe claro que a competição está continuamente aberta e que, a qualquer sinal de queda de rendimento, o jogador pode perder a sua vaga no time titular, pois o importante é o coletivo, a equipe. Isso também é fundamental para manter os reservas motivados, pois se houver jogadores intocáveis, não há por que aqueles que estão no banco se esforçarem no treinamento, certo? Mesmo Fábio e TN30, por mais ídolos que sejam, não podem ter lugar cativo. Eles têm que se sentir pressionados a darem o seu melhor diariamente. Esta competição é saudável e benéfica para o time.

    1. O seu comentário é muito bom,eu apoio totalmente o Mano porque é ele que convive com os jogadores todos os dias.Sei que ele tem seus defeitos e comete decisões erradas,espero que ele aprenda com elas porque o importante é a luta por troféus.Está indo bem até agora desde sua volta e as chances de sucesso estão claras para todo mundo ver.

      1. Excelente comentário Eduardo, concordo com você, acho que o time não esta bem treinado, o Mano é um treinador muito burocrático, todos os clubes que passou ele teve esta postura.

      2. Obrigado, Edgar!

        Também apoio o Mano. Avaliando o todo, acho que ele vem realizando um bom trabalho.

        Quando vc disse que “é ele que convive com os jogadores todos os dias”, isto me fez lembrar uma entrevista coletiva recente dele. O Mano alegou que o jogo pode até esconder algumas situações, mas o dia a dia (treinamentos) não esconde. Eu sou obrigado a concordar com ele nisto. Ele convive com os atletas e os observa diariamente, nós não. Inclusive, na sequência, ele usou este argumento para explicar a saída do Ábila: relembrou que tinha um monte de gente que ficava no ouvido dele todo dia pedindo pelo Ábila, mas que não sabiam do potencial do Raniel que ele supostamente já percebia nos treinamentos. Mas, se assim fosse, por que ele preteria o garoto para dar lugar ao Sóbis? Lembre-se que o Raniel só ganhou chances quando o Sóbis estava lesionado ou suspenso ou quando o MM optava por um time misto/alternativo, como no jogo de ida da Copa do Brasil contra a Chapecoense, no Mineirão, em que ganhamos por 1×0, com aquele chutaço de fora da área do Raniel.

        É esse o meu questionamento em relação ao trabalho do Mano! A tal da coerência que ele prega, aparentemente, não faz o menor sentido! Se o Raniel estava comendo a bola nos treinamentos, por que o Sóbis é que estava jogando e não ele? Será que o Bruno Silva está treinando melhor que Lucas Silva e Mancuello e merecia ter substituído o Ariel Cabral no jogo contra o Tupi?

        Enfim, como disse no começo, apoio o trabalho do Mano, mas me incomoda que um técnico que diz prezar pela coerência faça escolhas que aparentemente refletem exatamente o oposto. Engulo até o jogo defensivo que ele praticava ano passado, mas essa história de coerência confesso que tá difícil!

        1. É isso mesmo Eduardo,nosso Cruzeiro está acima de todos e todos tem que evoluir sempre.Claro que o Mano não pode dizer tudo que acontece no dia a dia,e o que o faz escolher esse ou aquele,seria anti-profissional.Mas concordo plenamente que tem que ter competição séria entre os atletas e o Mano deve premiar e colocar em campo quem estiver no melhor momento, para o benefício do Cruzeiro.Quanto ao Dedé, como vc disse,desparado o melhor zagueiro do elenco.Nós cruzeirenses vamos ter que ter paciência com as escolhas do técnico,penso assim porque ele tem crédito pelo que ele conseguiu de positivo desde seu retorno.Estou me referindo não só ao título da CB,mas a quase classificação para a LA em 2016,mesmo estando correndo perigo até sua chegada,evitou a queda duas vezes e o quinto lugar no BR ano passado,um belo feito.

  24. PH parabéns pelo seu dia. Sinceramente com Mano paneleiro não vamos a lugar algum. O cara recebeu reforços importantes e não sabe utilizar e dosar o elenco: Henrique intocável, péssimo e ainda o muda de posição para colocar Bruno Silva, que literalmente com esse técnico desprendeu a jogar futebol (podem me chamar de viúvo do Hudson, mas o Mano errou feio ao deixá-lo ir embora, pois se ficasse não haveria espaço para seus protegidos: Henrique e Cabral). Não satisfeito, coloca Ezequiel em campo: como um cara desse joga na série A??? Sem explicação alguma, tira o Dedé, nosso melhor zagueiro e que deveria pegar ritmo e compor a zaga com Léo ou Digão, pois Murilo se acha um craque, que não é. Mantém Rafinha absoluto no time: alguns alegam que é um operário, brincadeira de mau gosto deixar Mancuello e LS no banco. Time sem alma, apático, dominado por Tupi, time de 3a divisão e dentro de casa, espelho de um técnico medroso e que ano passado já deu o primeiro título da carreira de seu conterrâneo Roger Machado e agora quer ajudar o interino pateticana a subir na carreira. Fora Mano, vergonha!

    1. É isso mesmo, também acho o Mano paneleiro, não intendo o porque ele não ter colocado o Lucas Silva ontem, o Ezequiel é o fim da picada, deveria ter colocado o Nonoca ontem na lateral e o Romero no meio juntamente com o Lucas Silva e o Mancuello, o Nonoca tem treinado na lateral, tenho certeza que é melhor que o horrível do Ezequiel.

  25. Azar é uma coisa, precipitação outra. Alguns torcedores já haviam falado que colocar o Fred no Campeonato Mineiro não era “uma boa” que deveria ser poupado. Ontem ficou provado a precipitação tanto do Fred, do Departamento e do Técnico. A vantagem é que Raniel e Sassá terão mais chances e darão conta do recado. Fred tem apenas um gol. Fraco desempenho. Infelizmente a idade pesa para todos e devemos saber a hora de parar. Prejuízo para o Cruzeiro. 1 milhão por mês jogado no lixo por precipitação e falta de planejamento.

    1. Luiz Carlos, respeitosamente, discordo. Fred ainda dá muito caldo. Há certos jogadores que impõem respeito pelo mero fato de estarem em campo. E quando a bola chega redonda, ele não desperdiça. Fred é matador. Ele merece se aposentar no Cruzeiro daqui a uns anos e coroar sua carreira. A idade pesa um pouco, no fator recuperação, arranque, etc, mas a experiência era fundamental na Libertadores. Eu estava muito confiante no próximo jogo com Fred, mas agora nem sei. Raniel e Sassá dão conta, mas isso é pouco em uma competição pesada como a Libertadores. Os Argentinos provocam e xingam os jogadores em campo o tempo todo. Tenho um primo que mora na Argentina e diz o que acontece nos jogos. Os argentinos jogam sujo. Eles sabem que o ponto fraco dos brasileiros é o emocional. Os brasileiros ficam desconcertados com as provocações e apelam. Eles chegam no ouvido do adversário e dizem “transei com sua irmã ontem”, “sua mãe deu mole pro meu pai”, “macaco, quer chupar banana?, sua mãe gosta”, “sua irmã é bem novinha” e coisas piores. Todo time tem um cara para levantar a vida dos jogadores, ler os jornais e saber sobre a família. Nessas horas um cara de sangue frio, como Fred, que já tem experiência nisso, é fundamental. Sei não, se Sassá suportaria isso por muito tempo.

    2. Precipitação, foi o que esta comissão técnica fez nestes primeiros meses com relação a vários….jogadores nesta fase. Faltou uma harmonia entre a Fisiologia e o “técnico”. Jogadores como o Edilson, Fred, Robinho, Fábio, Henrique se desgastaram em jogos que pouco acrescentavam em termos de projeto. O Maninho é um banana”bananinha” e ontem mesmo isto ficou provado naquela improvisação do Henrique pelo lado esquerdo e a efetivação do Bruno Silva. Vejam vocês que só agora o “oreia” começa com estas experiências. Lucas Silva, Mancuello, Romero, fica fácil demais armar este meio de campo, porem, mais porem é um caso dirente……Só não estou vendo o tal do carnaval e deve ser por causa do uísque chinês que nem bêbo esta mer$%$&$¨$#. Simples assim.

  26. Justiça seja feita à diretoria atual no caso do Hudson. Quando assumiram, o Gilvan já tinha devolvido o referido atleta para o SP e a contratação do B. Silva foi para preencher a vaga.
    Agora, com esses comentários negativistas aqui postados, parece até que o Cruzeiro classificou-se para as finais na bacia das almas e com ajuda de juízes como aconteceu do lado de lá.
    O torcedor cruzeirense tem que entender que não adianta dar goleadas acachapantes no Mineiro e depois nas outras competições o time já estará com seus jogadores estourados (caso do Fred por exemplo), ou seja, não teria sido melhor ter deixado ele apenas treinando para o jogo da Libertadores?

  27. Bom dia PH,
    Em tempo, Parabéns, felicidades, muita saúde e realizações.
    Realmente uma pena o Fred se machucar novamente. Nem pelo lado financeiro, mas ele seria muito importante pra nós na Libertadores. Apesar do Ranigol vir muito bem, ainda acredito que o Sassá será nosso grande homem gol este ano. E torcida, não caiam nestes valores absurdos que a Aldeia ta lançando como custos do Fred.
    Mano acertou em voltar com o Léo. Dedé no banco não foi pelo futebol, mas porque precisamos preservar o Mito e ele não aguenta ainda uma sequência de muitos jogos. Precisaremos dele nas finais do Mineiro e jogos decisivos da LA.
    Quanto ao Bruno Silva realmente ta devendo, abaixo demais da expectativa. Apesar do Mancuello no primeiro teste como segundo volante não ter se saído bem (senão me engano lá em Gov. Valadares) o Mano deveria ter testado ele ontem ao lado do Henrique. E que venha logo o David, pois estamos precisando muito de profundidade e velocidade pelas beiras.
    Saudações celestes e uma ótima semana a todos!

  28. Pedro Henrique, parabéns para você e que DEUS te abençoe sempre e que todos os seus sonhos se realizem. Quanto ao nosso time continuo esperando uma atuação que me convença, por que até agora ainda conseguimos passar e levar sufoco contra times fracos, aquela vitória magrinha contra o atlético me deixou bastante apreensivo com o time, por tudo o que aconteceu naquele jogo, onde o adversário a cada minuto ameaçava empatar e nos deixou em uma situação incômoda em boa parte do jogo, então ainda vejo que falta algo em nosso time que para mim ainda não me dá uma convicção de segurança, de agora em diante vai começar verdadeiramente as disputas que realmente conta, espero ver nosso time se encorporar mais e jogar com mais seriedade, competitividade e mostrar a que realmente veio, espero estar errado e no mais é torcer.

  29. O Cruzeiro possui um dos melhores elencos do país e tem potencial para brigar por títulos nas competições que disputar. Porém, devido aos erros e teimosias do Mano, estou receoso de que o time não tenha condições de encarar os principais rivais. O Cruzeiro está marcando mal e dando espaço para os adversários construirem as jogadas. Contra equipes que possuem jogadores de qualidade, isso pode ser fatal. Não entendo a implicância do Mano com o Lucas Silva, ele tem mais qualidade que os volantes titulares e só precisa de sequência para deslanchar. Na minha opinião, deveria ser titular juntamente com Romero. A dupla Henrique e Cabral não tem poder de marcação para enfrentar os times grandes. Já Bruno Silva mais uma vez foi péssimo e parece que foi dinheiro jogado fora.
    No meio, também é necessário mexer nos meias. Rafinha é importante taticamente, mas não tem qualidade para ser titular e intocável como tem sido. É um absurdo ele deixar jogadores como Arrascaeta (mesmo quando está à disposição) e Mancuello no banco. Já na zaga, Dedé tem que ser titular nos jogos mais importantes.
    Fiz minhas considerações, mas sei que iremos pro clássico com os preferidos do Mano no time titular. Espero que o Cruzeiro se prepare bem durante a semana e faça um grande jogo contra as frangas no domingo. Temos um time melhor e devemos jogar para vencer! O título estadual é obrigação!

    1. Vamos lembrar que esse negócio de “melhor elenco” quase afundou as frangas de novo no ano passado. Isso significa NADA em termos de real futebol. Veja a Seleção passada e a da Espanha, que era a favorita. Significa NADA. Nauvamos nos fiar nisso. Perdemos Fred e o respeito que os adversários tem por ele. Agora é tentar adaptar.

  30. Só de ser uma decisão já é motivo de sobra para uma motivação maior. É aí que aposto minhas fichas nesta decisão e os jogadores darão conta do recado. Só espero que o técnico, assim como no jogo de ontem, não se equivoque na escalação e arme uma equipe coesa e firme nos seus objetivos. Cruzeiro sempre. Abçs

  31. Falando nisso, não sou tão otimista assim. Sou realista. Tomamos gols do Tupi. Onde está a nossa invencibilidade absoluta? Quem não quer ver a realidade? Só jogamos até agora contra times fracos. Incluindo as frangas. É pra comemorar? Ora, venhamos e convenhamos. Qual a vantagem disso? Confiança, dizem alguns. Que confiança, meus amigos? Já tem de sobra. Estamos há muito tempo com o mesmo técnico, elenco entrosado, vencemos a CB. A bem da verdade, existe confiança até demais. Não estão achando não? Não gostei dos jogos contra o Tupi. Raniel é bom, tem futuro, mas está longe, em muitos anos, de ser um Fred. Fred impõe respeito, todos sabemos disso, e com Arrascaeta em campo, melhor ainda, porque atua de falso 9 e abre espaço para Arrascaeta marcar. Sei não…

    1. Concordo com você Alfredo, nosso time a partir de domingo terá que mostrar muito mais bola do que muitos estão achando, apesar que eu acho o time de Vespasiano fraco, levamos sufoco no Horto e sem essa que jogamos sem um jogador a maior parte do jogo, pois pelo que alguns dizem era para nós atropelar eles já no primeiro tempo, conforme já disse em outros comentários o time ainda tem que jogar mostrar muito futebol para me convencer, pois levamos sufoco de Tupi, Tombense… e contra o Racing levamos um vareio.

  32. Realmente ontem fizemos um jogo ruim exclusivamente pelas atitudes do nosso técnico. O Mano infelizmente se apoia em uma coerência que é apenas dele dentro do grupo de jogadores. Mas que para um observador externo não faz sentido algum. A não escalação do LSilva ontem foi uma prova disso. Mudou o time pra colocar um jogador QUE ELE GOSTA MAIS e não necessariamente a melhor opção. Depois colocou o Ezequiel e deslocou o romero, que ontem estava mal no jogo, e não deu chance ao LSilva. Coerência é mato. Se o BSilva foi contratado porque jogou muito na posição do Robinho, deixa ele disputar posição ali. Assim como ontem o Mancuello poderia ter entrado no lugar do Rafinha que realmente não foi bem. Ainda acredito que temos capacidade de brigar por todos os títulos no ano, mas o mano precisa ser um pouco menos “coerente”.

    1. ABCOURA,Não só o Jogo de domingo, pois este ano ainda não vi o CRUZEIRO,jogar bem ,Quando pegou um adversário,mais qualificado que foi o Rásing tomou uma goleada.
      Saudações Celestes*****!

  33. PH vai ficar facil ganhar dessa frangas borradeiras, tomara que elas mandem o jogo para o mineirão, mas eu acho que elas não iram cometer este erro, agora o time completinho, fica facil, as frangas é conhecida com time volt, pq 110, para ser 220 tem que ser bi volt, e isso elas não tem.

  34. Que bom que o Fred machucou. Pois foi bom para a diretoria pensar antes das besteiras que eles fizeram. Com valores altos com Fred, Bruno e por ai vai…
    Agora a galera da base que fica no banco terão oportunidade.

  35. Não tem jeito não, o complexo de pequenóide falou mais alto e já escolheram o puxadim para perder de novo para nós.O Alfredo lá em cima citou as provocações dos Argentinos,o Cruzeiro tem que levar isto em consideração,para eles é normal chegar no ouvido dos Brasileiros e falar algo extremamente ofensivo.Acho também que a perda do Fred foi gigantesca,ele com certeza ia ser muito importante de agora para frente.Mas temos elenco e não vamos sofrer,todo time tem suas deficiencias e assim como eles vão explorar as nossas,nós vamos devolver na mesma moeda.O Vasco não está lá grandes coisas,mas vai ser parada dura,está tudo a nosso favor para conseguirmos a primeira vitória na LA.Raniel a cada oportunidade mostra suas qualidades,Sassá vai aproveitar na primeira oportunidade e quando o David estiver pronto coisas boas vão acontecer.

  36. Cara de pau do presidente das frangas dizer que “devagarzinho o patinho feio vai chagando”. Que é PATO todo mundo sabe e feio é nas circunstâncias que chegaram com os 9 pontos contra o América, Uberlândia e Tombense. O Uberlândia que tanto investiu para a disputa, acabou sendo rebaixado no lugar do “patim fei”. Que a diretoria abra os olhos pois o circo esta armado desde o começo do certame e os palhaços estão de prontidão para o “espetáculo” que não vejo nenhuma graça nestes protagonistas de po$#%&$¨%a nenhuma……TN”T”rinta neles. Cruzeiro sempre. Abçs

  37. o presidente do cruzeiro sr Wagner juntamente com o sr Itair teria que ter feito um curso de gestao empresarial antes de tomar posse como presidente e vice do cruzeiro, ,desde o momento que eles contrataram o FRED, pagando um salario de 800 mil reais por mes eu temia pela administraçao desta dupla, eles teriam que conhecer o historico do Fred no atletico.

  38. É, lá vai o Fred para o nosso famoso D.M. vai ficar lá de um ano a dois e vai fazer muita falta. Que pena justo agora que ele iria detonar as frang6x1as. Que pena! Vai Raposa astuta.

  39. Não vou dar uma de profeta do acontecido, mas eu odiei quando fiquei sabendo que o Cruzeiro havia contratado o mercenário e traíra Fred, o mesmo que, por várias vezes, já havia rejeitado o Cruzeiro para jogar no Fluminense e no rival Gaylo. Já imaginava que havia sido, tecnicamente falando, uma péssima contratação. Mas foi muito pior que isso: Prejuízo enorme para o Maior de Minas! Ficará conhecido como o “cone” mais caro da história!!

    1. O cara que adota a linha pateticana de dor de corno, tremedeira por cláusula de contrato (esperteza) e, ainda, vem a público criticar um jogador de seu time, com grave contusão, maior artilheiro da era pontos corridos e 4o da história do brasileirão, só pode ser pateticano infiltrado. Quando estava jogando nas frangas nunca o criticaram com a agora alcunha pateticana: cone. Respeite o ser humano e o jogador de seu time….

  40. Fala nação azul, observando os jogos o time tem muito o que melhorar e não está isso tudo que estão dizendo, apresenta algumas deficiências, vou falar posição por posição: Goleiro: Fábio, ok. LD, Edílson, de razoável para bom, a zaga boa, mas LE o Egídio é fraco, principalmente na defesa, volantes apenas razoáveis e não fazem gol gols e nem chegam como elemento surpresa ao ataque deixando este sobrecarregado, robinho marca mal mas tem jogado bem o ideal era ter um meia direita melhor que ele, tiago neves bom, rafinha marca bem, corre para caramba, combativo mas faz erra muito nas finalizações e faz poucos gols, raniel ou Sassá ainda não são uma grande realidade, o Cruzeiro depende muito do TN30 e do atacante para fazer gols os outros tem pouco poder de finalização, o Arrascaeta não pode ser reserva do Rafinha, apesar deste ser mais marcador e combativo e o Arrasca é muito mais decisivo e divide a responsabilidade dos gols com o TN30 e o eventual atacante. Quanto ao Ariel precisamos de um substituto urgentem talves o mancuello e até o lucas silva que tem melhorado. O time para a Liberta tem melhorar muito.

  41. Pessoal deixo aqui uma pergunta. Para que o MM colocou o Fred para jogar um jogo que podíamos até perder com diferença de um gol, que classificaríamos. Poderia ter colocado o Sassá o Rafael Marques e outros. Deu no que deu! Ficamos sem o nosso atacante de referência para o restante do ano.
    E não parou purai ! Cometeu outras burrices. Durante o jogo colocou o Raniel e o Mancuello pendurados com dois cartões . Pura falta de visão. Vai entender!
    Saudações Celestes*****!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *