Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

A afirmação de uma promessa: voa, Raniel!

Raniel marca duas vezes, e Cruzeiro passa por cima do Patrocinense no Mineirão. (Foto: Agência I7)

Te cuida, Fred. Te cuida, porque o dono da camisa 17 não tá muito a fim de sair do time não. Te cuida, Fred. Te cuida, porque o passado sempre fica na história, mas o presente a gente tem que construir todos os dias. E é isso que o garoto Raniel vem tentando fazer com as oportunidades que teve até agora. Aos 21 anos, o pernambucano não sente a pressão e já balançou as redes três vezes em 2018 e sempre em jogos decisivos. Já fez gol até em clássico, com dancinha e tudo.

Apesar das ótimas atuações com a camisa celeste, Fred ainda não conseguiu balançar o coração da gente com seus gols. Faltam gols. E o ofício do atacante não deixa dúvidas: é estufar as redes e correr pro abraço. Isso o Raniel sabe fazer. E fez muito bem na tarde de hoje. Duas vezes. Deu a vitória e a classificação para o Cruzeiro diante do Patrocinense. E o moleque já sabe que vai ter que suar muito para ser titular, porque no banco ainda tem o Sassá. E aí, Mano? Vai de predestinado, de dancinha ou de sarrada?

Sem mais delongas, vamos falar do jogo. De novo o Patrocinense, mas agora no mata-mata. A esdrúxula fórmula do Campeonato Mineiro poderia ter sido injusta com o Cruzeiro hoje. Não houve vantagem para a Raposa, apesar da melhor campanha. Jogo único e decisivo. De igual pra igual. E sabendo disso, o time de Mano Menezes partiu pra cima, fez pressão e buscou o ataque durante todo o jogo. O time de Patrocínio veio para se defender e tentar uma disputa de pênaltis. O Fábio hoje não fez uma defesa. Só no suco, hein, goleirão?!

Pois é. Só deu Cruzeiro. No primeiro tempo, apesar da esmagadora presença do time celeste no ataque, o Patrocinense conseguiu se segurar lá atrás. O goleiro Negueti fez boas defesas ao longo da partida e evitou uma goleada. Mas faltou capricho e ousadia pros atacantes cruzeirenses. Estava faltando mesmo o centroavante, o cara que resolve. Thiago Neves estava tentando, de longe, mas não conseguiu. E Raniel, no segundo tempo, resolveu tudo. Aproveitou mais uma chance. Vem se afirmando – e no momento certo. Mostra, aos poucos, que é uma realidade e não só uma promessa.

Dos destaques da partida, acho que TN30 fez um bom jogo. Robinho e Rafinha participaram de boas tramas no ataque. Toques rápidos, envolventes. Gostei de ver. Para furar a retranca do adversário, o Cruzeiro mostrou repertório. Cruzou, arriscou de longe, penetrou na área, driblou, fez um-dois, enfim. É isso que a gente espera desse time. Mas falta mais objetividade, na minha visão. Bom também ver o Dedé tendo sequência e jogando bem. A dupla com Murilo foi ótima. Não entendi Arrascaeta no banco, já que a partida foi marcada pra hoje por causa dele. Jogou pouco o uruguaio.

Nada mais a dizer. Valeu pela apresentação do Raniel e pela postura da equipe como um todo. Agora é aguardar nosso adversário da semifinal. Mineiro é obrigação. Estamos sobrando em campo. Temos mais time que América e Atlético. Não é arrogância, é fato. Eu não sou de falar essas coisas, mas a discrepância neste ano é muito grande e todos conseguem enxergar isso. Parabéns, Raniel! Valeu, Cruzeiro!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

53 comentários em “A afirmação de uma promessa: voa, Raniel!

      1. Concordo, PH. Os cartões dados aos nossos jogadores foram absurdos. À parte o do Sóbis, que pareceu mesmo ter forçado o terceiro, os de Thiago Neves, Ariel e Raniel não têm justificativa. Curioso que, frequentemente, os jogadores frangas afrontam o juiz e nada lhes acontece. Aos do Cruzeiro, nada é relevado. Tentativa clara do soprador-de-apito de sobrecarregar nosso elenco, deixando os principais jogadores pendurados antes do jogo final, provavelmente contra as mesmas frangas. Na Minas Gerais da FMF, campeonato não se ganha apenas dentro de campo. Olho vivo, Itair!…

        1. Issocé fruto de um costume q a torcida do Cruzeiro adquiriu, de seguir la prensa, condenando qq jogador do time q receber cartão, Gladiador expluso aos 3seg de jogo sem tocar a bola ou o adversário, foi fuzilado, maior mas não único exemplo. apitadores aliviam pressão sobre o Cruzeiro, sabendo q não será cobrado nem pela torcida.

  1. Achei que o Henrique comprometeu. Errou muitos passes. A seriedade que o cruzeiro enfrentou neste jogo foi legal, mostra respeito e valorização ao adversário e ao campeonato. Concordo que mineiro é obrigação e nem merece tanta celebração. O negócio é foco no que realmente dá sangue: libertadores e brasileiro.

    1. Marcelo,é isso mesmo,o importante é mesmo a CB,BR e LA.Mas já faz um tempo que não ganhamos o rural,o que o torna muito importante para nós neste ano.Gostaria de pedir a você e outros cruzeirenses para serem justos com o Henrique,ele merece um tratamento melhor,vocês gostariam de ser tratados injustamente assim?

    2. Me permita discorda Marcelo.
      Mas o Henrique ontem realmente errou uns 3 ou 4 passes sendo que somente um poderia armar uma jogada perigosa do adversário. No entanto ele fez três roubadas de bolas se antecipando ao adversário com uma gana e vontade incríveis. Sem fazer falta ou usando de deslealdade.
      Considero o Henrique muitas vezes injustiçado pela torcida do Cruzeiro.
      Entra e sai treinador no clube e ele lá de titular. Será porque? Alguma qualidade tem que haver.
      É profissional, é disciplinado, é camarada de grupo, tem uma regularidade de boa técnica incrível, sabe dar passe, sair com a bola, tabelar e até faz um golzinho ou outro de vez em quando.
      Não é definitivamente um volante brucutu desses que estão aos montes por aí, que só sabem desarmar e nada criam. Pelo contrário, tem talento ainda que limitado.
      Mas a sua regularidade de boa técnica e sua visão de jogo, além de correr o campo todo durante o jogo inteiro, é que o faz ser titular e de confiança com todos os técnicos que trabalha.
      Ele e o Ariel são parecidos em quase tudo.
      Simplicidade, eficiência, discrição e muita gana.
      Vestem a camisa! Coisa rara nesses tempos de contratos milionários.

      1. Por isso os treinadores brasileiros estão com essa “moral toda”. Tirando o Tite o restante são péssimos. O futebol brasileiro está como está por causa deles. É só vc assistir outros campeonatos que me dará razão. Querer ganhar Libertadores com Cabral, Henrique, Egídio, Robinho, Rafinha e Fred, é sonhar mais do que costumam sonhar os atleticanos.

  2. PH uma das melhores coisas que vem acontecendo, na minha opinião, é a sequencia do Dedé. Cada jogo que passa vem mostrando mais vontade e confiança e hoje mereceu ter feito um dos gols que teve a chance. Ganhamos muito na bola aérea com ele.

    1. Só acho que o Dedé deveria ir aos poucos adquirindo sua melhor forma física e técnica cadênciando mais suas apresentações. No caso do Fred, forçaram sua musculatura em jogos ainda em fase de adaptação. Isto aconteceu também com o Edilson que jogou todos os primeiros jogos do ano e esta no estaleiro. Neste jogo de hoje o Robinho que também tem um histórico de respeito, jogou 85 minutos e o Mancuello só entrou nos 10 minutos finais. Vai entender! Tem que medir o trigo e o fubá pois a caminhada é longa e precisaremos de todos juntos. Cruzeiro sempre. Abçs

          1. puxar a orelha do mano, e pouco,vai acabar com o arrascaeta,reserva do rafinha,me poupe mano e os demais, rafinha e muito fraco,nao passa de um reserva regular,simplesmente isso.

      1. Prefiro que o Dedé faça seus gols em momentos mais decisivos. Vejam o caso do Fred, quando mais precisávamos dele, faiô. Assim aconteceu também com o Edilson, forçaram sua “bicicreta”. O Robinho é outro que precisam cadênciar mais seu aproveitamento. Concluindo, este plantel é bem maduro e precisa ser mais bem aproveitado pela comissão técnica mesclando o grupo para um melhor rendimento a médio e longo prazo. Cruzeiro sempre. Abçs

        1. Dentro desta linha de pensamento, este revesamento já deveria estar sendo feito desde o começo do ano. Vejam no caso da volãncia! Se por algum acidente de percurso contundir qualquer um dos “queridinhos” do técnico, o substituto entrara meio que sem entrosamento com os colegas de setor e no gol é a mesma situação. Haja planejamento!
          Cruzeiro sempre. Abçs

  3. Apesar do bom momento do Raniel eu acho pouco provável que o Mano deixe o Fred no banco, até pelo nome e talvez pelo investimento feito (isso se realmente tiver q pagar a multa). Porém muito bom saber que temos substitutos a altura. Quanto ao Arrascaeta no banco, acredito que o Mano já quis tentar uma formação sem ele para os próximos jogos, já que ele vai desfalcar o time em 2 ou 3 jogos não sei. No mais, você está certo em dizer que o mineiro é obrigação, não somente pela disparidade frente aos rivais, mas porque time da grandeza do Cruzeiro não pode chegar a 4 anos sem título estadual. Parabéns pelo trabalho que vem realizando no blog, não perco um texto. Saudações celestes!

  4. O Raniel é sem dúvida um bom atacante e bom finalizador. Como é novo, deve ser trabalhado para jogar mais para o time, pois ainda tem alguns momentos de individualismo e prefere finalizar do que passar a bola para um colega com melhores condições de arremate. Podem ver que isto aconteceu na partida no domingo passado e hoje.

    1. Concordo com você, Geraldo. Também percebi isso no garoto, mas, isso vai melhorando com o tempo e tenho certeza que ele vai crescer no Maior de Minas. Abre o olho Fred. Mas além dessa dor de cabeça (do ataque), o Mano vai ter outra: da zaga. O Dedé ta voando, nem parece que ficou tanto tempo parado. E agora? Fica Dedé ou vai voltar com o Léo? Ah! Aproveitando o comentário, é bom o pessoal da frente parar se errar gols, isso vem acontecendo demais. Não fez falta hoje, mas pode fazer falta em outros jogos. Vamo calibrar a pontaria aí hein. Vamo, vamo Cruzeirão Cabuloso.

  5. PH O RAFINHA ERROU TUDO QUE TENTOU , TUDO , NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE SER TITULAR DO CRUZEIRO , E O ROBINHO CONTINUA PESADÃO NÃO CONSEGUE CHEGAR A TEMPO NA GRANDE ÁREA ADVERSÁRIA , ESTOU DIZENDO ISSO POIS ALÉM DE TER VISTO O JOGO (PELA TV ) NÃO MORO EM BH ASSISTI AGORA À POUCO O TAIPE E O RAFINHA PRINCIPALMENTE ERROU ” TUDO ” QUE TENTOU .

    1. Amigo eu Fui ao jogo. As coisas não deram certo pro Rafinha hoje, mas ele abriu espaço, criou várias jogadas e deu muito trabalho a defesa adversária.
      Outro que destaco é o Ariel. Fez uma partidaco

    2. Também percebi isso. Errou tudo que tentou. E não é de hoje… Não sei como Rafinha é titular e o Arrascaeta reserva. Sinceramente, não entendo. No mais, tudo azul!

  6. Alguém sabe me dizer porque na parte de trás da camisa do Cruzeiro não consta o patrocínio a caixa e sim somente na parte da frente da camisa.

    1. Pedro Henrique

      Tem como você verificar porque o Cruzeiro não tem mais o patrocinio da Caixa nas costas
      da Camisa e somente na parte da Frente.
      Com isto o Cruzeiro está esperando a vinda de um no patrocionador?

  7. Volto a comentar sobre a quantidade de passes errados, alguns de maneira bisonha. Isso dificulta, e muito, na construção de jogadas para gols.

  8. O Raniel e o Dedé foram muito bem , agora o nosso meio de criação não funcionou bem contra um time que veio pra se defender, espero que contra um time que ataca isso mude. Outra coisa é o Mano que cismou que o Rafinha tem de ser titular , ta provado que ele entra bem quando sai do banco e dá pra jogar com Arrascaeta e TN juntos. Pra variar vou cornetar de novo, com Henrique e Cabral não dá.

  9. P.H. grande vitória cruzeirense. Tem que ser assim, contra times pequenos do interior, não deixar os caras nem passar do meio de campo. Hoje foi um grande treino para as próximas partidas. O nosso time está bem entrosado. Agora é encarar o Tupi na próxima fase em dois jogos. Vai Raposa astuta. Abraços.

  10. O time ontem jogou muito,se tivesse jogado apenas com os 10 jogadores de linha a vitória seria nossa da mesma maneira,o Patrocinense foi ao Mineirão apenas para se defender.
    Como tem torcedores aqui ainda criticando alguns jogadores faço a minha crítica a torcida,numa tarde de sábado com céu todo azul pouco mais de 16 mil presentes,ruim demais.

  11. PH,estou comentando depois de ler e me deleitar com cada parágrafo de deu texto,é por isso que não cansamos de elogiar sua adimirável mente criativa e cruzeirense,parabéns.Kkkkk! Isso mesmo,o Raniel é realmente do outro mundo,ontem ele nos fez sentir crianças de novo,eta muleke bão pqp!Ha ha ha,o Mano agora tá com uma batata quente nas mãos,o Fred apesar de estar jogando muito bem,não está fazendo gols,o Sassá nós já sabemos do que ele é capaz,mas o Raniel é uma realidade fora do comum e é o nosso favorito.Mas não podemos esquecer que o importante é o Cruzeiro,que está acima de tudo e de todos.Estou firmemente com a comissão técnica,e apoio 100% suas decisões.Aquele oxo estava realmente incomodando,sabemos que se for pros penaltes só o diabo sabe.foi ótimo ver o simpático Negueti fazer seu nome,ele tava doido pra ir pros panaltes e ser o heroi da rodada,fica pra proxima goleirão kkkkk!PH,é isso mesmo,está muito bom o time ,mas isso não quer dizer que não temos que melhorar,very well said.Não é realmente arrogância,é a realidade nua e crua,Cruzeiro nos dando uma alegria imensa e lavando nossa alma para conviver com a podridão do dia a dia do brasileiro, que merece um país melhor,obrigado por mais um excelente texto PH.

  12. O que não da pra entender, e a insistência com o Sobis.
    Talvez ele seja hj o pior jogador do time, mas todo jogo é escalado. Tanta coerência do MM.

  13. Parabéns pelo comentários PH e João Vitor, Arbitragem simplesmente desonesta, temos que ganhar dos adversários e da Federação Mineira e Comissão de Arbitragem, Cruzeiro e América com os times do interior com menor força até pela estrutura têm que dar um basta nesta FMF e moralizar esta Comissão de Arbitragem, está sendo vergonhoso a tendência para dar o título a este lixo de time do Atlético, até o América com todo respeito está gastando mais para formar um time a altura, outra como os três grandes do Campeonato Mineiro aceitam um regulamento podre deste, do que adianta formar time de alto nível, fazer a melhor campanha, ficar oito ou nove pontos na frente do segundo colocado e a 15 pontos do terceiro e por uma bola sair da disputa. Ontem tanto Cruzeiro e América poderiam ter saído do campeonato contra os dois últimos colocados na classificação, espero que esta idéia seja a última da desastrosa administração dr. Gilvan. Raniel já é realidade, precisa apenas de ser lapidado como jogador e seguir às normas de um profissional e sr. responsável, que Deus ilumine seu caminho. Dedé a cada jogo mostra que o Mito tá de volta com muita vontade, penso que ainda tem que ter alguns cuidados, não forçar muito, precisamos muito dele na Libertadores, Copa Brasil e Campeonato Brasileiro. Quero ver uma sequência de jogos Dedé e Murilo, sempre achei ser a zaga ideal. No mais o time jogou bem, um pouco afobado para decidir logo, mas valeu. Saudações CruzeiroCabuloso e vamos às TAÇAS.

  14. Parabéns pelo texto sempre coerente.
    Permita-me apenas uma observação: afim, nessa condição é separado ok? O Raniel está muito a fim de jogo. Aquele abraço.

  15. O Juizão é uma franga!! Ele era meu vizinho aqui em Formiga e sempre idolatrou e vestiu a camisa rosada das frangas. Estava de mal intenção sim, amarelou jogadores sem necessidade, caso do Daniel!! Vamos ficar de olho.

  16. PH. Cruzeiro tem obrigação de dar uma Sonora goleada nas frangas, a exemplo das finais de 2008 e 2009, we ambos disputarem a final do ano corrente.
    Humilhar aquele timeco, na bola, dentro das quatro linhas.
    Para que eles aprendam quem é o maior de MG.

  17. Se existe uma coisa que não me conformo, é a titularidade do Henrique. Gente, desculpem minha opinião sincera, mas esse jogador é medíocre. Outra coisa que não me conformo é como ele conseguiu ser capitão. O perfil de capitão, na minha opinião, é de um cara mais exigente, e ele chega ser o oposto; pois é retraído.
    Será que estou sendo injusto? Pode ser, porém, gostaria que revessem esse detalhe. Já ví muitos jogadores com qualidades inferiores à dele e que se consagraram, Isso eu sei que é comum no futebol. Só que não me conformo que essa situação se perenize no meu time, pois temos opções mais efetivas e interessantes.
    Vocês que realmente entendem de futebol, passem a observar com mais clareza, para que talvez me entendam.
    Desculpem o meu desabafo. É só uma opinião de mais um fanático e apaixonado, como vocês, por esse time que nos proporciona tanta alegria.

  18. INCOERêNCIAS….

    “E o ofício do atacante não deixa dúvidas: é estufar as redes e correr pro abraço. Isso o Raniel sabe fazer. ”

    Ábila

    “E aí, Mano? Vai de predestinado, de dancinha ou de sarrada?”

    Sobis (foi assim contra o Racing)

    Contra a empolgação, que nos prejudica…

    Lautaro

    INCOERêNCIAS….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *