Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Sobre ser sócio do futebol: tá valendo a pena!

Sócio do futebol pode fazer uma tour nas dependências do clube. (Foto: Divulgação/Cruzeiro)

Pelo título desta crônica, você pode até pensar que o texto é uma propaganda para incentivar o torcedor a aderir ao programa de sócio do futebol. Mas eu juro que não é isso. Ninguém me pediu pra fazer um texto sobre esse tema. Aliás, ninguém do Cruzeiro nunca me pediu pra escrever nada que possa favorecê-los, ainda que muitos não acreditem nisso. Mas, paciência, eu só posso vos dar a minha palavra e espero que vocês acreditem nela. E não tenho muitos motivos para escrever coisas assim, pois de fato nós, blogueiros, não recebemos um centavo. Fazemos por amor mesmo.

Hoje eu acordei, abri meu Instagram e vi o stories do Cruzeiro. As imagens mostravam um grupo de sócios fazendo uma tour pelas dependências do clube. Eles visitaram o Departamento de Marketing, na Sede Administrativa do Barro Preto, a sala de coletiva na Toca II, a Toca da Raposa I e outros lugares. Conversaram com o ídolo Raul Plasmman, conheceram o presidente Wagner Pires de Sá e tomaram um café com ele, tocaram e tiraram fotos com as nossas duas Taças Libertadores e com o Raposão. Enfim, tiveram uma experiência muito prazerosa dentro do Cruzeiro.

Recentemente, eu e alguns colegas da chamada “mídia independente” fomos convidados pelo clube para conhecer o departamento de marketing e para conversar com alguns ídolos. O objetivo era ouvir as novidades que o clube estava apresentando para a torcida. Fiz até um texto sobre isso. E nesse texto eu disse que queria muito que todos os torcedores tivessem a oportunidade que eu tive. E, veja só, hoje de manhã eu acordei, vi no Instagram que um grupo de sócios passou pela mesma experiência que eu (e até melhor, inclusive) e, nossa, eu fiquei muito feliz. O meu sábado já vai ser muito melhor por isso.

Ver que o clube está empenhado em se aproximar do seu torcedor e abrir as portas da Toca para eles é um desejo realizado. Demorou muito, mas enfim o Cruzeiro compreendeu que valorizar a torcida é o melhor caminho. Além disso, o programa de sócio-torcedor está passando por algumas reformulações justamente para valorizar ainda mais os seus associados. A intenção da diretoria é desatrelar o resultado desportivo do sócio. O associado tem que ser associado não pelo resultado do time em campo, mas pelas vantagens, pelos benefícios de ser sócio no dia a dia. Isso é bom principalmente para o cruzeirense que mora no interior e não tem condições de ir ao estádio com frequência. Ele passará a ter, em breve, descontos em faculdades, supermercados e em outras instituições e produtos. E ainda ganhará “cruzeiros” para poder resgatar produtos e participar de ações como essa “tour pelo Cruzeiro”.

O Superesportes publicou hoje uma entrevista muito boa com o Leandro Freitas, novo gerente do Sócio do Futebol e responsável pela Área de Relacionamento com o torcedor. Vale também dar uma conferida na notícia que fala a respeito da criação da diretoria de gestão de arena. E outra que vale a leitura é sobre a criação do Cruzeiro Imperadores, nova parceria para o futebol americano. É tanta novidade que nem parece que a nova diretoria está no clube há pouco mais de dois meses. Tá valendo muito a pena ser sócio do futebol, porque está cada vez mais claro que o clube está mesmo decidido a passar para um outro patamar.

E já que eu falei muito de sócio, vou deixar aqui o link para quem quiser fazer a adesão.

Um ótimo Sábado Azul a todos e nos reencontramos amanhã, no pós-jogo de Patrocinense x Cruzeiro. Saudações celestes!!!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

34 thoughts to “Sobre ser sócio do futebol: tá valendo a pena!”

  1. Fantástico, Pedro!
    Caminhemos juntos rumo aos 100.000 sócios adimplentes, que convenhamos ser totalmente factível pra quase 9 milhões de torcedores azuis.

    Tamo together!

    Bora, CRUZEIRÃO CABULOSO E ARROMBADOR DE CLOACAS!!!

  2. PH, penso que falta pouco para o time decolar de vez. Trabalhemos com os fatos. Em quais partidas deste ano o time demonstrou mais consistência tanto defensiva quanto ofensivamente? Contra o Boa 3×0 e contra a URT 3×0. Vitórias com boa margem e sem sustos. Quem eram os titulares? O time era alternativo. Romero, Dedé, Mancuello e Arrascaeta foram titulares. Os titulares quando realmente testados não foram tão bem assim. Perderam para o Racing e tiveram dificuldades para ganhar do fraco time de Vespasiano (Fábio fez milagre no chute do Eric e Leonardo Silva cabeceou no travessão). Sem esquecer dos jogos do mineiro em que Fábio foi o melhor em campo. Apesar do momento do time, o nível do campeonato mineiro está abaixo da crítica. O time titular tem grave deficiência em jogadas aéreas sem contar que Ariel e Henrique jogando juntos deixa a parte defensiva vulnerável e sobrecarrega os atacantes. Pode ser a idade deles, não sei. Penso que o Mano poderia aproveitar os jogos do mineiro para treinar um time misto com a entrada dos quatro jogadores acima com os demais titulares, e não trocar todo o time como anda fazendo. O segundo jogo da liberta está aí.

    1. Concordo com suas explanações, Lucas jp! O protecionismo descarado a Henrique e Ariel vem injustiçando o melhor de todos os volantes: Lucas Romero, que agora corre o risco de virar reserva do Ezequiel (fim da picada)! Além disso, vem configurando um verdadeiro banco de luxo de R$ 10.000.000,00, já que os contratados Mancuello (já mostrou ser bom) e Bruno Silva são meros reservas da dupla do coração do técnico. Desta forma, o time todo vem sendo prejudicado!
      E quando acabar o Mineiro, os empresários de alguns bons jogadores tentarão tirá-los do Cruzerio, uma vez que estes não terão mais o time alternativo pra jogar.

  3. Acho que seria legal se no interior tivesse pontos estruturados com total apoio aos sócios torcedores que não tem condições de ir a BH ,se reunirem e assistirem aos jogos juntos .Eu me associaria.

  4. Essa questão do torcedor que mora no interior ( como eu) deve ser levado em consideração mesmo viu PH. O Cruzeiro tem milhões de torcedores no interior e acho que deveria sim haver uma categoria pra esse tipo de sócio pois as que existem hoje não são atrativas pra gente que mora longe de BH. Abraço.

  5. PH, como informação é muito importante de sabermos o quanto anda o nosso “sócio-torcedor” é importante saber que a nossa torcida está sendo valorizada, não só dentro do campo, como vemos, como também fora do campo, como você tem mostrado. Você como tantos outros blogueiros, são o elo que nos coloca mais próximo do clube. Assim a torcida cresce e o clube também cresce junto. Vamos junto, ser campeões mais uma vez. Vai Raposa Astuta! Abraços.

  6. Muito legal. Gostaria de dizer que tive ideias semelhantes que estão sendo aplicadas agora. Moro no interior e tenho muita, mas mtas novas ideias que gostaria de dispor humildemente p/ a diretoria do cruzeirão. Gostaria de ter endereço completo, nome do responsável, enfim, gostaria de poder enviar por email, por carta. Só gostaria de ser ouvido me levado a sério. Abçis

  7. Bola dentro: O MM vai dar uma chance entre os titulares de amanhã, ao jovem JUDIVAN, muito bom, antes de emprestar o rapaz tem que dar chances a ele no MM, E amanhã vai ser um jogo muito difícil, contra a patrocinence que precisa ganhar de qualquer jeito, e nós não precisamos, assim, quem jogar bem amanhã vai ser muito valorizado. Vai lá Judivan mostra o seu valor pro MM.

  8. Sou sócio mesmo morando há 600 Km de BH e acho sim possível chegar a 100 mil sócios!
    Mas, o Cruzeiro não tem 9 milhões de torcedores, assim como o Flamengo freguesão não tem 35 milhões e nem as frangas tem os seus 4 ou 5 (metade do Cruzeiro). As pesquisas sobre tamanho de torcidas trabalham com amostragens e extrapolam como se 100% da população gostasse e consumisse futebol o que está longe de ser verdade! A maioria das pessoas não acompanham futebol como nós que escrevemos nesse ilustre blog! SC!

  9. Cruzeiro é gigante, tem tradição, títulos, história, é o maior clube de minas disparado, não adianta a imprensa Galista tentar igualar o time do outro lado como rival, pois este time não chega perto do nosso cruzeiro cabuloso nunca.

    1. Com relação ao time que ira jogar contra o Patrocinense pela última rodade do Rural, só agora a garotada da base teram suas oportunidades. No começo do campeonato, jogadores como Fred e outros medalhões foram “sacrificados” pelo imediatísmo do treineiro e na hora do vão-ver a musculatura estava sobrecarregada e ………..Vejam vocês que o Judvan, só agora ira jogar, jogador este que foi titular da seleção Brasileira Sub-20 e que não teve suas oportunidades e esta prestes para ser emprestado por aí, sabe lá em que condições. Lucas Silva 16 foi aprovado pela cúpula do Real Madrid, campeão de 13/14 e teve poucas chances até sua provável despedida agora no meio do ano. Se for para apontar aqui as presepadas só neste ano teria outras N “denúncias” para serem feitas mas cada um pensa do seu jeito e há quem bata palmas.
      Alguma coisa esta fora da ordem nesta comissão técnica e provavelmente deve ser o Uísque “Chines”. Cruzeiro sempre. Abraços.
      Texto dedicado ao saudoso companheiro de blog RONALDO ANDRADE. Abçs

  10. PH,eu tenho absoluta certeza que vc é 100% honesto no que vc diz desde o inicio seu aqui no blog,e tenho certeza absoluta que eu não sou o unico.Entendo que vc se preocupa, porque afinal somos apenas humanos,nós temos muito orgulho de ter um representante como vc aki no blog.Pqp PH,essa experiencia dos torcedores que vc citou, não tem preço,conhecer o Raul,nosso querido e amado presidente e ainda poder colocar a mão nas taças do BI da LA simplesmente é um feeling do outro mundo.Fico feliz que vc está realmente engajado no dia a dia do nosso fantástico Cruzeiro,e as pessoas do circulo veem sua importancia,vc é realmente muito importante por suas qualidades,e nos cruzeirenses temos mesmo que te dizer:THANK YOU VERY FUCKING MUCH! AND WE LOVE YOU TO BITS.Desculpa minha boca suja, mas creio que vc já está acostumado com esse seu fã que é tambem um grande fã do Ozzy Osbourne que não nao consegue falar tres palavras sem incluir um palavrão,kkkkk! Pqp,a melhor coisa que o Cruzeiro fez foi se aproximar do torcedor,eu passei a metade da minha vida nos paises colonisados pela fantástica Inglaterra,e vi que quando se pensa coletivo o trem fica bão,pqp.Realmente essas vantagens para o torcedor seja da onde for não tem preço,so mesmo nosso SUPERHEROI Wagner de Sá para realizar tamanha maravilha,eu não me canso de elogiar esse fantástico cruzeirense que vai escrever seu nome na história desse clube, que vai ser para sempre o orgulho dos nossos descendentes.PH,agora lendo o ultimo parágrafo,obrigado por nos direcionar a bons artigos,muito bom sábado para vc e colegas,amanhã é dia de camisa azul no campo.I simply have no words to say how much i love my Cruzeiro.

  11. Essa é a melhor forma de arrecadação do clube junto com as bilheterias. Independe de patrocínio e de cotas televisivas. Depende somente da sua torcida.
    Que está reformulação traga os resultados almejados.
    Vamos cruzeirense; ajude nosso clube.

  12. E tem outra coisa PH,nós cruzeirenses queremos ver pessoas verdadeiras como vc e o Sérgio Rodrigues liderando o Cruzeiro no futuro.então seja um membro da diretoria o quanto mais rápido possivel para vc estar apto a assumir algum cargo importanjte no nosso Cruzeiro.

  13. O caminho é esse, não tem volta, o Cruzeiro é gigante e deve ser gerido conforme sua acunha. E se se manter literalmente ainda mais gigante pela própria natureza. Porém o propósito é contraditório. Analisando friamente as fotos e post dos sócios é fácil e nítido observar que há uma segregação em razão do abismo, disparidade e desigualdade entre aqueles que muito tem e aqueles que muitas das vezes nada podem fazer. Não estou a culpa ninguém, mas friamente o slogan “Time do Povo”, em fotos como essa do post passa longe, não representa.

  14. Olá, boa noite PH e a todos cruzeirenses.
    Acredito que todos já chegaram a um consenso. É preciso ter um carinho enorme com o torcedor do interior. Vejamos: BH tem mais ou menos 3 milhões de habitantes, o estado de MG tem mais de 16 milhões de habitantes. Conclusão: existem 4x mais torcedores no interior do que na capital.
    Vamo… Vamo…. cruzerô.
    100 mil sócios

  15. Realmente, a nova equipe de marketing está inserindo ideias interessantes! Tomara que só tragam sucesso! O investimento em bons jogadores também é um grande atrativo pois gera um ciclo de coisas positivas (maior bilheteria + venda de camisas + conquistas + sócios + dinheiro pro clube…).
    Só não estou gostando da política de envelhecimento do elenco proposta pelo Mano. Estão mantendo o inútil e caríssimo Rafael Marques e dispensando joias como Tony Anderson e Judivan. Sei que experiência é importante, mas é preciso mesclar com juventude. Daqui a uns meses vão dizer que o time está cansado por força do pesado calendário e os jovens vão fazer falta! O time está bom para o Mineiro, mas para o brasileiro vai precisar de muito fôlego e mostrar muito mais futebol!
    Outro assunto: Como é ridícula a FUderação Mineira de Frangobol! Montou uma tabela, com o Alt-MG jogando sempre no “horário nobre” de domingo. O pensamento deles deve ter sido assim: Todo domingo às 17:00 horas, nosso time trucida os times do interior ao vivo para todo o estado, e ainda por cima, nos gols do fantástico, nem vão falar do Cruzeiro (que jogará quase sempre aos sábados). Felizmente, o tiro deles saiu pela culatra, pois o time do coração da fUderação não deu nenhum show até aqui. O Cruzeiro tem que botar pressão nessa turma de pilantras!

  16. “A intenção da diretoria é desatrelar o resultado desportivo do sócio. O associado tem que ser associado não pelo resultado do time em campo, mas pelas vantagens, pelos benefícios de ser sócio no dia a dia.”
    Meu caro, não sei se esse trecho é mais ingênuo ou mais alienado!
    Começo minha crítica pela segunda frase: pagar para ter descontos em faculdades e supermercados? Não né!!! Vou pagar mais aqui para pagar um pouco menos ali. Por favor, me mostre em números se dessa forma vou fazer alguma economia!
    Somente direcionarei uma parte maior para o Cruzeiro.
    Para o Cruzeiro fazer o que com meu dinheiro??
    Investir no futebol, no time profissional, para que este tenha melhor desempenho e melhores resultados. Se vou investir meu dinheiro no clube, quero investir na melhoria da qualidade do espetáculo! E não venham me vender churumelas e abobrinhas!!
    “E ainda ganhará “cruzeiros”…” puta prêmio esse né! vale muito! Quase mais que ouro.
    Só que não!

    1. Como tem torcedor chato viu! Aliás esse aí ou nunca foi torcedor do Cruzeiro ou é franga mesmo. Não quer ajudar o clube se associando meu caro, é problema seu, agora se quer ter lucros em investimentos vc está no lugar errado . Cruzeiro é do povo, é o maior clube de futebol do estado e não instituição financeira.

  17. Ô PH, NÃO PRECISA JUSTIFICAR O TEXTO, MANO VÉIO. VOCÊ É UM BLOGUEIRO QUE, ATÉ ESSE MOMENTO, NÃO DEIXOU UM PINGO DE DÚVIDAS SOBRE A HONESTIDADE DE SUAS LINHAS. VOCÊ GOZA, MERECIDAMENTE, DE GRANDE PRESTÍGIO COM OS SANGUE AZUL DESSE MUNDO AFORA E SABE DISSO. POR ISSO, NÓS, CRUZEIRENSES, SABEMOS DE SUA HONESTIDADE, ÉTICA E PROPÓSITOS QUE SÓ NOS ENGRANDECE. BOM, CHEGA DE BABAÇÃO DE OVO. QUANTO AO SÓCIO TORCEDOR, CONCORDO COM TUDO QUE DISSE, MAS ACHO QUE O CLUBE DEVERIA COMEÇAR A MUDAR DENTRO DE CASA. POR EXEMPLO: NENHUM PRODUTO QUE O TORCEDOR COMPRA NO SITE DO CLUBE OFERECE DESCONTO PARA O SÓCIO TORCEDOR. VOCÊ ACHA ISSO CORRETO?

  18. Gente , a Diretoria ficou maluca ??? Aceitar esse bandeirinha atleticano no jogo nosso ? Aos 14 ‘ já deu impedimento que não foi do nosso ataque…..
    Achei que esse cara séria banido pelas sacanagens explícitas que fez 2 vezes ao América, favorecendo sempre o time dele ( 2 gols….)

  19. Não falei…..roubou a nossa vitória aos 39 do segundo tempo: o Gênesis estava em CLARO impedimento !
    Ele não deu !
    Repete o esquema : sempre contra o Cruzeiro esse franga
    INACEITÁVEL

  20. Que coisa, se não fosem estes 9 pontos roubados para o Btretico em jogos contra o América, Uberlândia e Tombense com aquele penalty mandraque o Galim sem esporas estaria com apenas 9 pontos neste campeonato Rural. A FMFrangas deu sua contribuição, “gesto de caridade” e “classificou” o Btretico na maior cara de pau. Êta povim sem vergonha…….Dignidade já. Abraços

  21. Boa noite PH, como muitos já comentaram, nós torcedores do Cruzeiro não vamos aceitar que a Diretoria do Cruzeiro vá ficar passiva com a Federação Mineira e Comissão de arbitragem daqui pra frente, se for o caso exigir todo quadro de arbitro de outra Federação. Tenham certeza Atlético sem FMF e Comissão de Arbitragem não teria classificado para sequência do Rural. Sobre ser Sócio acho que o torcedor de outro Estado e do Interior e eu sou um deles, Moro em Areado/MG, não tem nenhum tipo de incentivo para se filiar, hoje somos Nove Milhões de torcedores do Cruzeiro em todo universo, apenas 75.000 são sócios, destes apenas 50.000 estão adimplentes, ou seja, pagam a mensalidade em dia. Penso eu, se o Marketing adotasse um incentivo com sorteios para os sócios adimplentes todo mês, não seria difícil de atingirmos a marca de 200 mil sócios, 2,22% do total de sócios. Hoje somos menos de 1%, exatos 0,86% e 0,56 estão adimplentes. É muito pouco. Poderia arrumar cinco patrocinadores e todo mês fazer sorteio de cinco prêmios por exemplo: 1- Carro, 2- Moto, 3- Notebook, 4- TV e 5- Camisa oficial, os 25.000 inadimplente hoje, o Clube deixa de arrecadar mais de Um Milhão de Reais, os cinco prêmios mesmo que se não conseguir patrocinadores fim menos de R$ 50.000,00. Fica aí a sugestão.

  22. O que dizer dos Cruzeiros que serão expirados amanhã. Que absurdo, VERGONHOSO. E pior, hoje nas véspera o programa não tem e nem colocou nenhum resgate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.