Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

A exibição que estávamos esperando há anos

Com gol de estreantes,
Cruzeiro vence o Democrata e segue líder do Mineiro. (Foto: Leonardo Morais/Light Press/Cruzeiro)

Depois do bicampeonato, o Cruzeiro nunca mais teve um time tão entrosado, unido e que empolgasse seu torcedor com suas exibições. Na primeira passagem de Mano Menezes, o sentimento de empolgação até tomou o coração de muitos torcedores, mas isso durou pouco tempo, já que o treinador decidiu ir para a China. E o time não tinha tanta qualidade técnica assim. Agora, na segunda passagem de Mano, o Cruzeiro recebeu muitas críticas por praticar um futebol que não condiz muito com a filosofia e com o DNA do clube cinco estrelas.

De qualquer forma, o Cruzeiro de Mano Menezes vem a um bom tempo tentando encontrar a sua própria identidade e/ou retomar aquele DNA de time ofensivo, do “rápido e rasteiro”, dos toques rápidos, da bola no chão. Apesar dos exageros da nomenclatura, todo torcedor cruzeirense gostava daquele estilo de futebol que nos fez ganhar o nome de “Barcelona das Américas” há muitos anos. Só que até o ano passado o torcedor estava tendo que se contentar com um Cruzeiro mais contido, menos ousado e mais pragmático ou burocrático, como a torcida gosta de falar.

Mas parece que isso acabou. Em 2018, com uma base de time já formada, com reforços pontuais, com a manutenção do trabalho da comissão técnica, o Cruzeiro já se sente preparado para voltar às suas origens. Mano Menezes já admitiu que agora quer ver a sua equipe propondo o jogo, porque ele entende que o elenco já amadureceu o suficiente com os tropeços do passado e agora pode jogar um futebol mais solto, mais atacante, como é a escola celeste. A prova disso foi a partida de hoje, contra o Democrata, em Governador Valadares.

Nem parecia o time de Mano Menezes. Acredito que muita gente pensou assim. No primeiro tempo, o Cruzeiro foi um time de toques rápidos, triangulações, dribles, jogadas de efeito e uma presença muito forte no ataque. Os jogadores, mesmo aqueles que chegaram agora, pareciam que já se conheciam e jogavam juntos há muito tempo. Os estreantes estavam tão confortáveis que foram os nomes do jogo. O meia Mancuello fez sua primeira partida como titular e fez um golaço. O lateral-esquerdo Marcelo Hermes, em noite de debutante, apresentou-se em ótimo nível e marcou sua estreia com um belíssimo gol. Parece que no Cruzeiro estão proibidos os gols feios. Que felicidade!

Rafinha continua correndo como um menino. E ainda mostra uma ousadia que parecia estar reprimida em outros tempos. Robinho deu cada passe que fez encher os olhos da torcida. Fred passou em branco, mas continuou atraindo a marcação, fazendo o pivô e deixando seus companheiros muito bem servidos. Parece que o imbróglio com o Atlético tem afetado seu lado psicológico. Mancuello foi perfeito e chegou para fomentar a concorrência. Ariel Cabral entrou e foi o maestro de sempre. Léo jogou muito e continua sua boa fase que vem desde a Copa do Brasil. Manoel, ainda sem ritmo, também esteve bem em campo. A bola aérea preocupou um pouco.

Se a defesa falhou em alguns momentos e permitiu uma chegada mais perigosa do adversário, o goleiro Fábio esteve em uma noite muito, mas muito, mas muito inspirada. Ele foi um monstro. Para mim, uma atuação histórica. As defesas que ele fez escancararam o excelente trabalho que o preparador de goleiros Robertinho vem fazendo na Toca da Raposa. M-O-N-S-T-R-O-S! Acho que a única nota lamentável da partida foi mesmo o juiz. Muito fraco. Fraquíssimo.

Líder. Invictos. E apresentando um ótimo futebol. Não tem como estar mais feliz. É possível ver a evolução do Cruzeiro em cada jogo. Quando chegar a Libertadores, espero que o motor esteja aquecido e preparado para fazer a máquina trabalhar. Agora, meus amigos, vou curtir o Carnaval. O blog volta com suas publicações depois do período carnavalesco. A gente merece essa folga e essa festa. Um grande abraço a todos. Saudações celestes! Tudo normal em MG!!!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

33 comentários em “A exibição que estávamos esperando há anos

  1. Olha, se a “exibição que estávamos esperando há anos” inclui 5 defesas difíceis, duas delas milagres, protagonizadas pelo Fábio é sinal que o negócio tá feio mesmo, e às portas da Libertadores. Olha que o Democrata estava desfalcado de 4 titulares.

    Mano Menezes pode e DEVE pagar geral. Inadmissível !!!!

  2. Como você bem disse “Tudo normal em MG”.
    Mais uma vez volto a frisar,o Cruzeiro precisa de um jogador rápido que joga pelas pontas para os contra ataques,não temos esse jogador,o David ainda é uma incógnita,nem sabemos quando vai ter condição de jogo.
    E esse menino PH,o Estevão Willian,você já tinha ouvido algo sobre ele?
    Um bom carnaval a toda CHINA AZUL.

  3. Menos né? um pouco mais de cautela… Antes de analisar nosso time, é preciso analisar os adversários. Aliás, um adversário fraco que deu trabalho ao Fábio. É óbvio que contra times inferiores temos que partir pra cima mesmo. Isso não é evolução, é obrigação… Estamos no caminho certo, mas, um pouco de cautela não faz mal a ninguém….. Vamos realmente analisar o time é contra adversários de peso…. SAUDAÇÕES CELESTES… VAMOS QUE VAMOS… MAS COM CAUTELA

  4. Gente tudo muito bem até agora.
    Não jogamos contra ninguém ainda.
    Se lembram do ano passado?
    Ficamos invicto até a final.
    Prefiro esperar a Libertadores onde vamos ser realmente testados.

  5. Olá PH e colegas leitores.
    Não vi o jogo ontem. Então, não posso opinar sobre o mesmo.
    Mas, o mais engraçado é a diferença de olhares sobre a mesma partida. Enquanto PH é só otimismo, o repórter do site Super Esporte do Estado de Minas pintou um cenário em que o Cruzeiro esteve tão brilhante.
    Como não sou de confiar nessa imprensa tendenciosa, prefiro ficar com sua análise e seu otimismo, PH.
    Agora é esperar pelas atuações de Dedé, David, Sassá, Judvan e Ezequiel pra gente ver como irão se comportar.
    Saudações celestes!

  6. Parabéns pelo belo comentário do jogo contra o Democrata, o Time do Cruzeiro vem subindo de rendimento e entrosamento jogo a jogo, Excelente estréias de Mancuello e Marcelo Hermes, muito bons jogadores, Mancuello ja conhecíamos do Flamengo, felizmente estava sendo usado no lugar errado no time do Urubu e veio num preço muito barato, vai ser muito útil nesta maratona de jogos que teremos, Marcelo Hermes mostrou ser muito bom jogador, agora FÁBIO!!!! que jogo foi este cara, pegou até pardal voando!!!!! Não creio que pela experiência do Fred o Imbróglio do pagamento da multa esteja influindo no seu rendimento, desde a bastante tempo já vinha fora de forma no Atlético, talvez descuidou um pouco la do outro lado da lagoa. Logo a concorrência vai aumentar: É só Raniel, Sassá e Judvan entrarem em forma que a chapa vai esquentar e o pessoal vai suar sangue. Uma coisa preocupante que já vem acontecendo em todas rodadas, o péssimo nível técnico dos árbitros, ontem foi dois pênaltis escandalosos não marcados, eu pergunto e quando estes erros fazerem falta? No mais vamos às Taças. Avante CruzeiroCabuloso.

  7. Realmente, o juiz é muito ruim. Deixou de marcar 3 penalidades, uma para o Democrata e duas para o Cruzeiro, fora as várias faltinhas desnecessárias que picotaram o jogo. Aquele lance de mão na bola do cara do Democrata foi escandaloso, pênalti claro, só o cego do juiz que não viu.

    Achei o Cruzeiro um pouco displicente na marcação, se não fosse o Fábio, com certeza o Democrata teria feito pelo menos 1 gol. Mas dado o gramado ruim, o calorão (uh lugar quente) e a vontade de ir logo curtir o Carnaval…rsrs…tá valendo. Esse jogo não pode ser tirado muito como parâmetro.

    CRUZEIRO SEMPRE!!!

  8. CRUZEIRO, elenco e muito forte e com a união dos altetas e a torcida celeste, o caminho e longo, com a certeza, de brigar por igualdade com nossos adversários, o mestre mano meneses, vai precisar de reajustar as ansiedade dos atletas na hora do ultimo passe, ou jogador em vezes de passar a bola, eventa de dar mais um dribles. ( reajustar pra que o nosso futebol seja mais competivel). pra não super carregar nosso goleiro.
    Mancuello e Ariel Cabral, Henrique e Robinho juntos protegem e ajuda na marcação com mais segurança. fábio ontem nos salvou . deram muito espaço aos atacantes adversários. isto necessitam corrigir e ajustam.
    os forte advesários, não poderá ter essa facilidade, olho nos atacantes de Boca Junior e River plete e Palmeiras e Corinthians e Flamengo e Santos e cia.
    Fabio, Edilson, Dedé, Manoel, Egidio, Henrique, Mancuello, Ariel Cabral, Arrascaeta ou Robinho ,fred e Tiago Neves.
    já imaginou o elenco com esses atletas jogando 100% fisicamente.
    Mancuello e Ariel Cabral tem uma visão de jogo e os lançamentos perfeitos e parece estão jogando com as mãos. deixam os atletas em condições de finalizarem com tantas perfeições, devemos cuidar da marcação, com esses atletas em campo, dificialmente podemos dar espaço nossos adversários.
    Mancuello e Ariel Cabral parece nasceram dentro da TOCA. encaixam dentro estilo do jogo do CRUZEIRO.
    vamos continuar unidos e abraçados com o elenco do cruzeiro .o maior presente e o compromisso da nação azul e lotar o mineirão/toca3 e associar ao cruzeiro. cruzeirense o maior parceiro do cruzeiro. Rumo aos títulos.

  9. Não assisti o jogo,vou ver o vt mais tarde.Muito bom que nossos objetivos estão cada vez mais possíveis,nossos jogadores são realmente ótimos profissionais e respeitam essa camisa fabulosa.O Mano sempre foi pra mim um excelente técnico e profissional super dedicado,eu tinha certeza que mais cedo ou mais tarde ele iria tentar agradar a China Azul,dentro de seus princípios.PH e colegas,desejo a todos um ótimo e seguro carnaval,dê o volante pra quem não bebeu.Enjoy your Mardi Grass, and we will meet right here next week to talk about our beloved Cruzeiro.

    1. Agora já assisti o VT do jogo,como vc disse,esta sendo prazeroso ver nosso qualificado elenco em ação,cada jogador melhor que o outro e incrivelmente produtivos,estou muito feliz em ver nosso fantástico Cruzeiro em boas mãos. Difícil imaginar essa temporada sem títulos.

  10. Sinceramente não a apresentação de ontem boa. Muitas falhas defensivas, muitos espaços, se isso ocorrer com um adversário mais qualificado podemos sofrer muito. Ainda sim estou muito feliz com o desempenho ofensivo do time, criamos demais! Mancuello se continuar assim toma o lugar do Cabral pois é mais rápido, mais participativo no ataque e um pouco melhor na cobertura.

  11. Pedro b dia . Realmente o time está muito bem , a variação tática de ontem no 1º tempo foi boa , mas acho que com o Ariel Cabral o time fica melhor , mais seguro . Achei boa estreia do Mancuello foi boa , já o Marcelo Hermes , em minha opinião é um bom reserva para o Egídio . Mas no geral estamos bem , no caminho certo . Saudações azuis

  12. P.H. e companheiros, a equipe foi bem, mas ontem especificamente contra o fraco “Democrata GV” lanterna do Mineiro, eu esperava mais. Pelo menos uns quatro a zero. Se bem que o árbitro deixou de marcar dois penaltis a nosso favor. Vi também que o Edilson ontem foi mal. e a nossa zaga com o fraco Léo, não convence ninguém. Porisso o Democrata teve muitas oportunidades. Verifiquei também que o Henrique junto com Macuello não deu liga. Quando o Ariel entrou melhorou substancialmente o meio de campo. O Mancuello fez o gol, porém estou sentido falta dos gols do Fred. Parece que ele está com preguiça. Vamos aguardar a volta urgente do Sassá, e do Raniel, juntamente com o Judvan. O Fred já merece um descanço. O Fábio teve que fazer muitas defesas, uma vez que nossa defesa está fraca. Que o Dedé volte logo. Abraços turma.

  13. PEDRO HENRIQUE, o seu e o nosso descanso merecido nestes dias folguedos. Priorizemos o comedimento para sermos bem sucedidos com a Paz, as reflexões e a recarga das energias.

    Quanto ao Post, belo, alegre, entusiasta mesmo. Digno de um jogo onde sofremos mais que nos jogos anteriores. O Democrata, embora com menor posse de bola, fui mais inciso nos ataques porque chutou bem mais. A causa dos perigos sofridos: nossa zaga. Manel e Léo são lentos e péssimos no jogo aéreo. Na Libertadores, se dermos as chances que demos ao Democrata, seremos goleados sem dúvida alguma. Fábio fez 3 defesas que eram gols feitos, por falhas dessa dupla de zaga! O meio campo com Henrique e Macuello fica criativo má vulnerável, por o Henrique não sabe marcar e é lento, participa pouco do jogo, não vibra e isto no será fatal na libertadores, infelizmente o Mano e muitos aqui não acreditam nisto.

    Tá bem, vencemos mas, a defesa não me convenceu!

    Em outro Post, quando ganhamos do América, falei do Marcelo Hermes. Viram que o Egídio agora tem uma boa sombra?

    Critico pq que vejo necessidade de melhorarmos, pois temos elenco para ser testado e não para ficar na mesmice dos Sóbis, dos Henriques, dos Léos e dos Fábios.

  14. Novatos dão vitória ao Cruzeiro. Porém, Fábio, Henrique e Fred, não vou questiná-los, deveriam serem substituidos durante esta fase de laboratório, “pré-temporada”, até para uma eventual nescessidade, já que estamos prestes para a estreia da Libertadores. Ainda temos um tempo para que o time se torne mais coeso. O Mano vem testando e tanto Mancuello, quanto Marcelo Hermes, assim como outros, leia-se Dedé, Sassá, Judvan……Ainda podem surpreenderem a todos. Tá ficando bom e a tendência e esta rumo as vitórias. Vamos aproveitar este tempo para tornar a equipe mais incorpada para evitarmos de sermos surpreendidos. Cruzeiro sempre…

  15. Ainda falta um tanto quanto para a exibição que estou esperando deste grupo. Tenho que admitir que o time vem se encaixando e a tendência é esta coesão. Que o Carnaval se estenda para todo o ano. Saudações Celestes

  16. Boa tarde Pedro Henrique.

    Com relação a essa notícia postada pelo Jaeci Carvalho sobre uma possível negociação do Arrascaeta com o futebol chinês, você sabe se isso procede? Tem alguma informação sobre isso?
    Te pergunto porque acho o Jaeci Carvalho antiético e metido a ser amigo de todo mundo, não confio em nada que ele escreve.

    1. Esse Jaeci é isso que você disse e, também, um flamenguista frustrado que odeia o Cruzeiro e tem simpatia pelas frangas!!! Metido a saber das coisas, mas não sabe de nada!!! Gosta de criticar mas não aceita criticas!!!

  17. Boa tarde amigo Pedro Henrique, fugindo um pouco do assunto, eu sei que houve uma mudança no regulamento do campeonato mineiro, você sabe me informar se a vantagem por dois resultados iguais ainda permanecerá nas semi finais ?
    Abraço!

    1. Bom dia Pedro Belo.

      Não sou o PH, mas sei a resposta…rs. A vantagem de dois resultados iguais permanece nas semi-finais e final , assim como foi ano passado.
      Só na quartas-de final, que é jogo único, que se caso houver igualdade no placar, a partida vai para os pênaltis. Nas quartas-de final, a única vantagem para o time melhor colocado na primeira fase é o fato de poder jogar em casa.

  18. Cruzeiro esta com um ótimo elenco, mas ainda precisa de ajustes e esta com um rendimento abaixo do potencial de seus jogadores. A produtividade e efetividade esta baixa em relação a capacidade do elenco. Poucos chutes a gol e conclusoes ruins, Fred esta sendo uma decepção!

  19. Bom dia, é meu primeiro post aqui. Somos todos Cruzeiro. Só uma ressalva, gostei das estreias no jogo contra o Democrata. Mas achei que o Henrique ficou sobrecarregado com a forma que o Mancuejo atuou. Acho o time mais equilibrado com Ariel no meio, posso estar enganado.

  20. Vocês que vivem reclamando deveriam realizar que o Cruzeiro está bem e em alta,tenham consciência e não torturem outros com o mesmo lenga-lenga de sempre.Eu digo isto porque sei que vocês podem fazer melhor.♫ Tô virado no diabo tô retado com você♫(Raul “santo” Seixas)

  21. Jogamos contra o lanterna, num campo ruim e ainda tomamos certo sufoco. Mas sabia que a vitória era certa. Contra o América o time jogou melhor e, mesmo sem empolgar tanto quanto o gol do Arrascaeta, não sofreu riscos e contra um time melhor.
    Se propuser o jogo e matar o adversário em Avellaneda, aí sim será uma esperança concretizada. E eu estarei lá pra ver de perto.

  22. Agradeço sua solidariedade, Companheiro Dela Filho! Ela demonstra que vc e muitos aqui no Blog reconhecem os acertos mas desejam sempre o melhor, mais eficácia no desempenho em campo de nosso Time!.

    Ir bem no Mineiro não é sinônimo de acerto e correção do time. Para disputar a LA é preciso de muito mais! Nossa zaga com Léo e Manoel é péssima, porque são zagueiros simplesmente rebatedores, estáticos, de baixa impulsão, raciocínio lento, recuam quando tem que combater o atacante nas proximidade da área. Henrique e Robinho são fracos na marcação. O Cabral, mesmo lento é disparado melhor destruidor que Robinho DM e Henrique. Na entrevista do Mano ele disse que colocou o Romero para melhorar nossa defesa. Se falou a verdade, por que não o coloca como titular? Daí este meu posicionamento, pois quem avisa amigo é. Reclamar é coisa muito diferente!

    Em meu comentário passado me esqueci do árbitro. Mas que péssimo! Deixou de 3 pênaltis: 2 a nosso favor e 1 para o Democrata e, todos esses, escandalosos. Além disto inverteu um cem número de faltas. O Itair já pode pedir o veto dele na FMF desde agora, porque no futuro vai nos prejudicar muito mais.

    1. Não tem como tirar leite de pedra……Acredito que em grandes jogos, contra adversários que se expõem, nossa equipe terá mais chanses e o nível pode melhorar…..Por em quanto não vou ficar citando nomes, afinal de contas o time ainda esta em formação e está chegando a hora…….Para quem estava se guardando prá quando o carnaval chegar “TN”T”rinta e cia, esta na hora de por o bloco na rua e saír-mos para o abraço. Vamo-que-vamo……..Saudações Celestes

  23. Na minha opinião o Cruzeiro não está fazendo mais que a obrigação de bater nesses cachorros mortos do mineiro. As frangas estão sofrendo contra timecos e acredito que são candidatas ao bi rebaixamento, time deles é horroroso. Mas voltando ao Cruzeiro, se for pra jogar “fora do DNA” do time e ser cmapeão como foi da Copa do Brasil 2017, prefiro que nao volte a esse tal DNA tão cedo, se for pra jogar na retranca, arrumar gols de bolas paradas, sufocar o adversário em casa na base da raça e do abafa mesmo sem tanta técnica( assim o fez contra Palmeiras e Grêmio) e ser campeão ta ótimo. Prefiro esse time do que do bicampeonato que era frouxo nos mata-matas, era a cara daquele técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *