Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Arrascaeta: o Rei dos clássicos

Decisivo em clássicos, Arrascaeta faz gol antológico no Mineirão e dá a vitória ao Cruzeiro contra o América. (Foto: Agência I7)

Se tem uma coisa na vida que combina com clássico essa coisa é o uruguaio De Arrascaeta. O clássico foi feito para ele. E a única certeza que todo cruzeirense tem é que se o jogo é um clássico tem gol do camisa dez da Raposa. Foi assim hoje contra o América. O gol que deu a vitória ao Cruzeiro foi marcado por Arrascaeta. Foi o único gol da partida. Mas não foi apenas um gol. Foi O gol. Aquele gol que vale o ingresso. Aquele gol que faz o narrador arranhar a garganta na hora do grito. Aquele gol que deixa o torcedor maravilhado.

O que foi aquele gol do Arrascaeta, meus amigos? Eu estou pensando nisso até agora. E também naquela turminha que estava doida para fazer a troca do uruguaio com o Alan Kardec, na época que o São Paulo sugeriu a troca. E aquele pessoal que não tinha paciência com o gringo? Diziam que ele não ia vingar. Que golaço, Arrascaeta. Desculpa, Fred, mas quem balançou o coração da gente hoje tem nome, sobrenome e camisa dez. Depois de um cruzamento E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R do Edílson, o gringo deu um voleio maravilhoso e a bola foi exatamente onde a coruja dorme. E antes desse voleio, o Arrasca pegou o terno do Cabral emprestado para aparecer bem na foto, digo, na pintura. Abram alas, meus amigos. Abram alas que o uruguaio está insano!

É disso que o povo gosta. É isso que queremos ver. É isso que faz o futebol ser o futebol. Mas agora tenho que parar de exaltar o golaço do Arrascaeta para falar um pouco sobre o que foi clássico desta tarde. Em um Mineirão lotado, com mais de CINQUENTA MIL torcedores, em uma tarde chuvosa, num jogo de Campeonato Mineiro, o Cruzeiro apresentou um bom futebol, mas encontrou um adversário muito bem treinado, bem postado e com um objetivo bastante claro: jogar no contra-ataque e por uma bola.

Alertei durante a semana que seria um jogo complicado, pois o América tem um projeto que vem sendo muito bem conduzido pelo técnico Enderson Moreira. Não é por acaso que eles se consagraram campeões da série B do ano passado, desbancando até o Internacional. Apesar de o Coelho não ter oferecido muito perigo à retaguarda celeste, eles souberam marcar e se defender muito bem. Por isso, mesmo com o domínio absoluto do Cruzeiro nos dois tempos, foi difícil penetrar na defesa adversária.

O Cruzeiro foi, durante toda a partida, um time que propôs o jogo. Mas faltou mais precisão no último passe e algumas jogadas mais ousadas, que pudessem desmanchar o sistema de marcação do Coelho. Robinho não apareceu muito para o jogo. Arrascaeta também não conseguiu fazer muitas jogadas de efeito. E o Rafinha jogou bem outra vez, mas não fez gol. Sentimos a falta do Thiago Neves ali no meio. Lá na frente, Fred estava muito marcado e não apareceu tanto como nos últimos jogos. Foi mesmo o magnífico gol de Arrascaeta que deu a vitória merecida ao Cruzeiro.

No mais, vimos a estreia do Mancuello. Teve pouco tempo, mas gostei de seus movimentos em campo. Já Bruno Silva teve outra oportunidade e o máximo que ele mostrou foi um chutão no final do jogo. Mas quem mais agradou, na minha opinião, foi o lateral-direito Edílson, que mostrou que chegou para resolver nosso problema no setor. Marca bem, apoia bem, finaliza bem, é opção para bola parada e tem experiência e personalidade. A dupla de volantes também se portou bem com Henrique e Cabral. Do lado do América, o goleiro João Ricardo fez umas duas defesas muito difíceis que evitaram o pior para eles. E foi isso. “Só” isso. Três pontos que valeram o ingresso para cada um dos cinquenta mil cruzeirenses que estiveram no Gigante da Pampulha. Ah, ser Cruzeiro é bom demais! E siga o líder!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

64 thoughts to “Arrascaeta: o Rei dos clássicos”

  1. PH, o que a gente percebe é que o time está no caminho certo e vai subir muito de produção, o que não pode é o time fazer um gol e recuar na espera de contra ataque. Isso aconteceu hoje de novo e eu continuo achando que o Mano não é tecnico pro CRUZEIRO. O America em alguns momentos tocou a bola com facilidade no meio de campo.Após o gol tirou um jogador de frente e colocou mais um volante e chamou o mequinha pra cima ( ainda bem que eles não tem poder de fogo).

    1. Lembre-se que estamos no início de temporada, muitos jogadores não estão 100% fisicamente ainda e temos um jogo importante no final do mês pela libertadores. O Cruzeiro diminuiu o ritmo mas mesmo assim não perdeu o controle do jogo.

      Ano passado no início do ano Mano sofreu essa mesma cobrança e aos poucos o jogo praticado pelo time foi mudando, e deu no que deu, o famoso penta.

      Mano já provou que é treinados sim para o Cruzeiro e quem discorda, atura ou surta.

      1. Analice, acho que estão querendo o Guardiola, Mourinho ou Zidane…kkk
        Se ganhando já tem gente pedindo a cabeça do Mano, imagina quando o Cruzeiro perder.

        Se a diretoria do Cruzeiro fossem seguir essas idéias, teríamos um treinador a cada mês.

    2. Mano não é a cara do futebol do cruzeiro, mas é o cara que precisamos pra ser tri da América, esse futebol burocrático é que vence esses tipos de competições, vide copa do brasil 2017, então é apoiar e pronto.

      1. Tem gente que gosta de assistir futebol bem jogado, tem gente que gosta de títulos, mesmo com futebol pobre. Eu gosto de títulos com futebol bem jogado, o Cruzeiro de 1966, de 2003, de 2013/14, me acostumou a isso. Se falamos só de título, talvez o Mano sirva (ganhou a CB com muita sorte), se falamos de futebol de qualidade, não é ele. Em 2013/14 sentia tesão em assistir os jogos, ano passado tivemos pouquíssimos jogos bons, temporada sofrida como gosta o Mano.

  2. Ser cruzeiro é bom demais, parabéns PH pela sua cronica. Unica coisa ruim da noite foi ver minha querida URT perder para o galinho aqui em minha Patos de Minas, não mereceram os 3 pontos, time fraco q depende de apenas um jogador que passa longe de ser craque

  3. Boa exibição, só deu Cruzeiro! Time tá jogando fácil e criando muito, me preocupa a qualidade dos cruzamentos que estão péssimos e a falta de jogadas pelo meio e jogadas ensaiadas na bola parada.

    Sobre as atuações:

    Rafinha é um bom reserva e só, péssimo quando inicia como titular;
    Ariel lento, errando passes e sendo desarmado com muita facilidade;
    Egidio está muito tímido e errando tudo que tenta, hoje não conseguiu acertar um cruzamento sequer;
    Fred ainda está nitidamente fora de forma e ritmo.

    No mais, gostei da estreia do Mancuello e da parceria Edílson/Robinho, estão fazendo um inferno no lado direito dos adversários.

    1. Bom dia Juan,

      Respeito sua opinião, mas permita-me discordar de alguns pontos que você expôs:

      Ariel mesmo sendo lento é indispensável ao meio de campo do Cruzeiro, primeiro porque ele possui o passe mais qualificado no setor, sendo às vezes o homem da criação, principalmente na falta do TN30. Segundo que não há outro para o lugar dele (Bruno Silva não mostrou a que veio e o Mancuello chegou agora).

      Egídio é o mesmo de sempre. Não muda nunca, inclusive em 2013/14 ele era, na minha opinião, o ponto fraco daquela equipe, então, não há o que se esperar muito dele além disso que vem mostrando.

      Fred, apesar de não fazer gols, está exercendo uma função essencial para os homens que chegam de trás (como o próprio Rafinha) que é o pivô e puxar a marcação a fim de abrir espaços, mas concordo com você quanto ao fato de que ele ainda vai melhorar no decorrer da temporada.

      Edilson e Robinho estão fazendo a diferença realmente, o problema é que eu ainda não confio na parte física do segundo, que pode se lesionar a qualquer momento.

      No mais estou de acordo com você. Nosso Cruzeirão está cabuloso esse ano.

      Saudações Celestes.

      1. Boa tarde Washington, obrigado pela resposta, minhas críticas não foram direcionadas a uma possível mudança do time, somente pontos que precisam ser corrigidos para o decorrer da temporada.

        Ariel é indispensável sim, eu concordo, pórem não está imune a críticas. Todos sabemos da falta de agilidade dele porém ontem jogou muito mais desligado que o normal, precisa de um puxão de orelha.

        Egídio não é um primor mas acertava muitos cruzamentos no time de 2013/2014 e precisa calibrar o pé pra se manter no time, nitidamente o Cruzeiro tem jogado muito fácil e chegado a linha de fundo com facilidade, precisamos de bons cruzamentos pro Fred deslanchar.

        Falando no próprio, Fred tem ido muito bem, só constatei a falta de ritmo e o físico pra justificar a falta de gols.

        Pra finalizar, também não confio na parte física do Robinho, entretanto estamos bem servidos pra posição dele caso se lesione.

    2. Juan, concordo em parte. Rafinha realmente é isso dai. Um bom reserva. Não da pra colocar responsabilidade encima de um jogador normal. Teve um inicio de ano, mas na hora do vamos ver, não segura a onda. Ariel é a espinha dorsal desse meio campo. O cara joga demais (inclusive acho q deveria ter chance na seleção). Tem dias q não da pra jogar tudo q sabe, mas ontem, se reparar, henrique tava andando em campo. E Cabral jogando pra 2 não da pra fazer aqueles lançamentos de cinema que geralmente faz. Ta sobrecarregado. Espero ainda ver Romero jogando ao lado dele. Egidio ontem foi o Egidio. E só. Não precisa falar mais nada. Fred tem jogado bem, mas pode melhorar. TOdos sabemos do que ele é capaz. Edilson é monstro. Valeu cada centavo investido. Ao contrario do Bruno SIlva, que não se explicou. Robinho me preocupa muito tb, mas vamos torcer pra esse ano não se contundir, pois ta jogando o fino da bola. E que falta faz o TN30… Abraço.

  4. Show mesmo, PH.
    Arrascarrasco dos clássicos mandou bem demais.
    O Edilson…joga muito. O cara parece um peixe n’água, na lateral. Tipo, aqui é minha casa.
    Parecem estar resolvidos os problemas das laterais. Ou melhor, o problema da direita. Na esquerda, trocou-se seis por meia dúzia, felizmente bom por bom. Então, está de boa, hehe.
    O Arrasca fez nossos olhos brilharem. Que golaço, meu rei.

  5. Salve, Salve Raposa Astuta rumo aos títulos. Parabéns “De Arrascaeta” Rei de Clássicos. O craque de fazer gols em clássicos e gols bonitos. Maravilhoso jogo contra um “coelho assustado” e que não assustava ninguém. Gostei do total domínio da Raposa. Assim é fácil assistir jogo. O time da gente dominando amplamente as ações. como nos tempos de tostão e Dirceu Lopes; e outro tempo de “Palhinha e Roberto Batata e Joãozinho” e no outro tempo de “Alex, Luizão, Gomes e Deivid”; E agora com: “De Arrascaeta, Cabral, Rafinha e Edilson”. Continue assim Raposa, firme, forte, intransponível. Como é bom ser Cruzeirense. Rumo aos títulos. Abraços cruzeirenses.

    1. Menos caro Gerson!
      Me me desculpe de descorda de você. O time está no caminho certo! Mas longe, de ser comparado ao CRUZEIRO de outras épocas. Principalmente de 2003 e década de 60 e 70.
      Saudações celestes*****!

    2. Rsrs. Gerson empolgou. Ontem na verdade o time dominou o jogo mas jogou mal. Cruzamentos errados, muito erro de passe. Falta treinamento. E o America jogou bem e marcou bem, não foi um coelho assustado como falou. Agora comparar “Palhinha, Batata e Joãozinho” com “Arrascaeta, Cabral e Rafinha” é no minimo uma heresia. Abraço amigo. Simbora Cruzeiro!!

      1. Assim como estes jogadores citados de times anteriores que jogavam partindo para cima em direção ao gol, hoje os esquemas são mais copiados do futebol europeu e a tradição brasileira perdeu seu modo mais agressivo de jogar. Gostaria de ver estes jogadores serem mais incisivos, partindo em direção ao gol ao invés de toques laterais sem muita objetividade. Nos treinamentos deveriam buscar mais os gols que é o objetivo maior do futebol. Esta de ficar imitando o futebol europel acaba quebrando nossas tradições de jogadores mais treinados em direção ao gol. Vou continuar cobrando dos jogadores para serem mais objetivos nas jogadas de triangulações, visando o ataque como prioridade. Saudações Celestes

        1. Perfeito, José Melo, o jogos de hoje estão muito chato, Não mais estamos vendo os lançamentos em profundidades e nem jogadas individuais, como ocorriam num passado não muito distante. Mas acho que contribuiu para isso, foi a redução dos gramados dos estádios Brasileiros. Pois os mesmo viraram campo de futebol sossite. Acho que é assim que se escreve. No Mineirão eles tiraram 3,5 Mts e de cada lado e 5,0 Mts de comprimento.Isso é muio espaço. Com isso não sobra espaço para jogar. Quando um jogador passa por um adversário logo já tem outro no cangote do mesmo. Sem contar que a bola não para dentro de campo, a todo momento a mesma sai para as laterais. Concluindo, as atuais dimensão dos gramados, esta deixando o futebol nivelado e favorecem as equipes que jogam fechadinhas, praticando o anti- jogo. Mas acho que ninguém que vive no mundo da bola , não percebeu isso. Pois eu nunca vi a mídia comentar sobre isso. Na minha opinião isso está matando, a beleza do nosso futebol.
          Desculpem pelo o testamento.
          Saudações celestes*****

          1. É o tal do padrão FIFA que determinaram o tamanho dos campos nos moldes Europeus. Mas voltando as tradições do futebol Sul-Americano, creio que desde as categorias de base nossos fundamentos deveriam serem mantidos para que os pudessemos surpreende-los pois a cada copa fica mais difícil de superalos. Como tudo esta se globalizando, levaremos mais tempo para “igualarmos” nestes sistemas “prancheta” de praticar o futebol…….Cruzeiro sempre. Abçs

  6. Depois do gol o Maior de MIinas teve tudo para “controlar” mais a partida, mesmo que a intenção não fosse ampliar o placar, voltamos a ceder a bola e espaço demais ao adversário à semelhança do ano passado.

    Cruzeiro precisa FICAR MAIS CASCUDO NESSE SENTIDO, ou seja, truncar o jogo, valorizar a posse da bola, catimbar, cavar uma falta, um lateral, um escanteio, reter a bola…. porque futebol É UMA DESGRAÇA e um lance isolado tipo uma bola parada, bola espirrada, uma sobra próximo ao gol… ou pior, um escanteio, penalti ou falta , PODE POR PARA FU…%#@%¨* UMA TEMPORADA INTEIRA!!!

  7. P.H. vamos dar também um “Parabéns” à Maior Torcida de Minas Gerais. Que espetáculos estamos fazendo. Num campeonato Mineiro, onde todos os regionais são deficitários, a nossa torcida lota o estádio “Toca três” com mais de 50.000 no estádio. que maravilha. Parabéns torcida celeste a Maior de Minas. Temos que trazer o clássico contra o “Btlético” para o Mineirão e colocarmos outros 50.000 lá. Parabéns.

    1. Tudo maravilha, só uma coisa não entendi, até agora, o CRUZEIRO, anunciou a semana inteira que
      já havia esgotado o ingresso no total de 53.000 apenas para socios, e onde foram parar estes 12.000
      seria muito bom um esclarecimento. porque o torcedor, que não é socio, poderia ter comprado e
      aumentaria e muito a nossa media.

      1. Prezado, para que os lugares dos sócios cativos sejam vendidos é necessários que eles informem, até 12 horas antes do jogo no portal sócio do futebol, que não irão comparecer. Assim, por causa da chuva, muita gente pode ter desistido de ir de última hora e não liberou seu lugar.

  8. O gol foi uma pintura! Felizmente, Arrascaeta sempre arrebenta nos clássicos. As vezes o acho meio sonolento na partida e se ficasse mais aceso, seria uma pintura atrás da outra. Mas tá ótimo. Se ele continuar metendo gols em clássicos me dou por satisfeito.
    Para início de temporada o Cruzeiro vai muito bem. O único jogador dos que já jogaram que ainda não justificou a contratação é o Bruno Silva. Parece que a camisa azul está pesando pra ele. Tem que ter mais personalidade. Ademais, para mim as oscilações são naturais. Vejo a equipe cada dia mais entrosada. Precisa melhorar o último passe e as finalizações. Vamos que vamos, Cruzeiro!

    1. Acho que o Mano está queimando o B. Silva, colocando no lugar do Arrascaeta, pra mim não é a sua posição, ele é segundo volante, pra mim poderia ter entrado no lugar do Henrique, erra muitos passes, acho que na hora que o Léo tiver com a bola tem que encostar um do meio de campo perto, ele é um perigo com a bola no pé, totalmente sem muito domínio, e não ganha uma de cabeça na área, não é jogador pra ser titular na libertadores.

      1. Não vejo dessa forma. Mano ta procurando o posicionamento correto do Bruno, q foi contratado a peso de ouro e ate hj não se explicou. Lembrando q jogou no lugar do Henrique há umas duas rodadas atras, e como ontem, nada fez. Unica coisa q fez foi ter entrado com o pé mole no gol adversario. Acho q se o jogador é bom o suficiente pra jogar num clube do tamanho do cruzeiro, tem q chegar, pegar a camisa e fazer o q tem q ser feito. Edilson chegou e fez o q fez. Fred, mesmo sem fazer gol, ta jogando muito. Ate o Egidio chegou e não comprometeu. E o Bruno SIlva? Complicado. Problema é q a diretoria não vai aceitar um cara de 5 milhões encostado no banco, ne.

        1. Concordo com você Cleiton, mas que ele estava sem um bom condicionamento bom, acho que tem que dar uma sequência pra ver, e tem que ser no rural, outro também que tem que estar no time é o Romero, não pode deixar o cara esquecido, vamos acabar perdendo o jogador, é muita sacanagem com ele.

  9. SÓ DISCORDO QUANDO VOCÊ DIZ QUE O RAFINHA MAIS UMA VEZ JOGOU BEM , NÃO É VERDADE , O RAFINHA PASSOU A JOGAR DE UMA MANEIRA QUE ELE NÃO SABE , DEIXOU DE SIMPLIFICAR PARA COMPLICAR , ESTA TENTANDO FAZER JOGADAS DIFÍCEIS , TENTANDO DRIBLES QUE ELE NÃO SABE , HOJE FOI MUITO MAL . ME FEZ LEMBRAR DO LUXEMBURGO EM 2003 FALANDO SOBRE O AUGUSTO RECIFE QUANDO PERGUNTADO SE ERA BOM JOGADOR EM : QUANDO FAZ O QUE SABE É UM BOM , MAIS QUANDO QUER INVENTAR , SE COMPLICA TODINHO .

    1. Concordo. Rafinha ficou deslumbrado com o começo de ano q teve, e acabou fazendo mais do que devia. Ontem voltou a ser o Rafinha q todo mundo conhece: jogador normal, bom reserva. Não vejam um Messi no Rafinha, q não vai dar.

  10. Parabéns pela crônica PH,
    Quanto ao Arrascaeta, a placa nestas altura já deve estar pronta! Que pintura de GOL, difícil saber qual o mais bonito: O dele ou do Everton Ribeiro contra o Flamengo. Discordo de um comentário aí pra cima que Mano não é técnico pro Cruzeiro, Mano atualmente de times é o melhor técnico do Brasil, Carismático, inteligente e entende do ofício. Com o plantel que tem, em pouco tempo vai deixar nosso Cruzeiro imbatível, mais animadora com a estréia de Mancuello, gostei muito de seus movimento apesar dos pouquíssimos minutos em campo, no próximo jogo deve ter maior tempo de jogo, ontem era compreensivo os poucos minutos. Bruno Silva mais uma oportunidade e pouco fez, também acho que está sendo usado na posição errada, ele é segundo volante e não meio atacante, nesta posição a camisa azul está pesando, ali só tem feras: Tiago Neves, Arrascaeta, Robinho e mesmo Rafael Sóbis na hora que voltar a jogar seu futebol. Edilson ótimo, lembra muito o futebol do Maurinho em 2003, marca, ataca, para jogadas na hora certa, veio pra resolver, continuo achando Egídio um pouco acima de Diogo Barbosa, tá de bom tamanho. Fábio, Léo, Murilo, Henrique, Cabral, Fred e Rafinha muito bons. Parabéns a Nação Cruzeirense, Maior de Minas e vamos às TAÇAS CruzeiroCabuloso!!!!!

  11. Belo texto PH. Só não entendo uma coisa: Porque todo jogador que marca gol é substituido no segundo tempo? Podem ver o históricos dos jogos anteriores. Prá mim, o que tá faltando é o Fred ser mais ousado e partir pra cima. Afinal, quem ganha um salário astronômico não pode ser bem marcado por jogadores de salários baixos. Tá faltando ousadia nele.

    1. Concordo, e tb acho q o Fred tem q ir com mais sangue no olho. Mas ganhar um salario mais baixo nao significa que o cara é pior. Os dois zagueiros do America, a meu ver, seriam titulares no time do cruzeiro hj facil, ao lado do Murilo. Concorda?

    2. BATISTA
      Se me permite dar pitaco no que vc. falou;
      “PQ. JOGADOR QUE MARCA GOL É SUBSTITUÍDO”
      Vc. precisa entender de vestiario de time, o jogador sempre é vaidoso, tem um ego muito grande, via de regra todos são assim.
      Quando o técnico tira um jogador apos uma grande atuação ou um golaço desses, é para que o mesmo receba o carinho do seu torcedor, todos os aplausos são para ele, embora o futebol seja um jogo coletivo, estas individualidades faz um bem enorme para o ego do cara, e o faz sentir importante, e outra coisa caro amigo, isto nao é novo nao, esta prática vem la dos anos 70, observe para vc. ver.

  12. Um dos mais belos gols já vistos da toca III. Gol com estádio lotado e a maior de Minas fazendo a festa. Atualmente toda imprensa brasileira se rende ao gigante azul. Nos canais de Tvs só elogios. É preciso que o time tenha maturidade e não deixe que isso suba à cabeça de nossos jogadores. Com humildade e trabalho vamos comendo pelas beiradas e quem sabe almejar títulos importantes. Simbora Cruzeiro.

  13. PELO TEMPO DE PREPARAÇÃO E OS POUCOS JOGOS, ATÉ AQUI O O TIME VEM APRESENTANDO UM BOM E CONVINCENTE FUTEBOL. OS ALTOS E BAIXOS VÃO APARECENDO E, COM OS TREINAMENTOS, O TIME VAI SE ACERTANDO. COMO ALTOS LOUVE-SE A ALTERNÂNCIA DE JOGADAS PELA DIREITA MEIO E ESQUERDA QUANDO TIME SOBE AO ATAQUE, ALÉM DAS INDIVIDUALIDADES DE RAFINHA, FRED, T. NEVES EDÍLSON E ARRASCAETA. COMO BAIXOS, A MUDANÇA TÁTICA SÚBITA QUANDO O TIME ABRE O PLACAR, POIS DEIXA DE JOGAR NO ATAQUE E COM POSSE DE BOLA E PASSA A JOGAR MUITO RECUADO, TENTANDO OS CONTRA ATAQUES E DANDO A POSSE DE BOLA AO ADVERSÁRIO, CORRENDO RISCOS DESNECESSÁRIOS. HÁ TEMPO PARA CORRIGIR E CREIO QUE MANO O FARÁ SEM MAIORES ATROPELOS, COMO É DE SEU ESTILO.

  14. PH e colegas,li a matéria a respeito da nova mentalidade dos responsáveis pela base do Cruzeiro,gostei muito e creio que finalmente a base vai ser valorizada da forma que deve e tem que ser.O Cruzeiro está no caminho certo,e nós vamos continuar fazendo nossa parte para colocar nosso querido Gigante no topo do Mundo.Temos que ter a disciplina dos Beatles;ser igual não é o suficiente,temos que ser os melhores.

  15. Bom dia povo Azul!!

    O Mineirão espelhou bem a alcunha criada pelo atleticano Roberto Drumond, A China Azul!!
    Mas porque tanta gente indo ao campo? Fácil explicar, fruto de um bom planejamento e investimento. Quem não quer ver um time desse jogando?
    E outra, quem foi ao Mineirão teve um alto retorno no ingresso pago. Não é todo dia que se vê uma pintura de gol daquele. Mesmo o mais crítico do Arrasca vibrou, com certeza.
    O América ainda valorizou e muito a vitória, embora não tenha ‘ofendido’ em quase nada o nosso time.. Marcou muito bem e não deu espaço pro nosso quarteto de ataque.
    Mas aí, o bom planejamento falou mais alto. O Edilson está valendo cada centavo investido.
    Pra terminar, ainda está bem grande a distância do Sóbis pro Rafinha.

    Que venha o Democrata!!

  16. Algumas ponderações.
    1) A direção do clube esta corretíssima em manter ingressos a preços populares pois na Libertadores e no campeonato brasileiro não vai ter ingresso popular;
    2)Ontem só deu Cruzeiro;
    3)Mesmo com o domínio total do Cruzeiro ficou evidente que o time precisa urgente de um jogador que joga pelas pontas com muita velocidade,para os contra ataques,tinhamos o Alisson.

    1. CRUZEIRENSE APAIXONADO, concordo com você. Precisamos de um jogar rápido para atuar pelas pontas.

      O David foi contratado, mas sabe lá Deus quando terá condições de jogo.

      Segundo o Itair, eles já estão cientes dessa deficiência e estão em busca de um jogador com essas características, para enfim, fechar o elenco.

  17. PARABÉNS! CHINA AZUL lotação do mineirão/toca3, e uma parceria de torcida celeste e os jogadores do cruzeiro e comissão técnica e nova diretoria. tudo Azul em 2018.
    temos que apoiar e sabemos que estamos no rumo certo que em 2018 a estrela do cruzeiro, vai brilhar nos gramados com a força da torcida família azul unidos. espetáculo com estadio lotado e o caminho dos títulos.
    precisamos observar que esta havendo muitos cruzamentos, e certos jogadores precisam levantar a cabeça e observar a posição ou entrada de um parceiro pra receber o passe.
    futebol e coletivo e ultimo passe e essecial pra buscar a vitória e ter mais tranquilidade dentro de campo.
    sobre o Rafinha e o fred, estão sendo mais bem marcado e sem espaço para atuar a vontade dentro de campo. acabou os espaço deixado pelo o adversários ao Rafinha e ao Fred e cia.
    tento o toque e a troca de passe mais rapido e envolvendo. a defesa do adversários, nesse aspecto possa, surgir os espaço dentro de area,e os atacantes mais sorte a finalizar e os volantes possam aparecer chegada rapida sendo elemento surpresa em melhor condições para finalizar.
    olhando o elenco que o cruzeiro, esta atuando em relação ao futebol de 2017 e baseando nas apresentação em 2018, saimos da água para o vinho. FUTEBOL DO CRUZEIRO E excelente qualidade e com mais coletividade e realmente faltam se encaixar, mais calma e obdiencia técnica que esses atletas, possam observar que essencial a marcação e muito importante o ultimo passe ao companheiros.
    torcida celeste, vamos ter mais um pouco de paciência e calma com o elenco e questionar e necessário , e queremos essa parceria sejam estendidas até dezembro/18, lotação do estádio e com o públicos acima de # 40 mil pagantes a cada rodada sejam no mineiro ou copa do brasil ou a libertadora ou brasileirão/ em 2018, ano sera azul na toca, e estamos abraçado com o projeto do cruzeiro rumo as conquista, essa parceira vai ser muito importante pra buscar o título , grito de campeão em 2018 , na garganta de cada cruzeirense.
    querer implantar crise, e jogar agua no molhado antes do tempo. vamos deixar o MANO MENESES, trabalhar o elenco e forte e o técnico saperar lapidar cada atletas para o futebol do cruzeiro, sejam mais vitorioso e que trás o objetivo que será conquista de título.
    apoio e incentivo e lotar o mineirão/toca3. força china azul.

  18. Olá, PH, primeira vez comentando aqui no seu blog e, antes de continuar, gostaria de te parabenizar pelo espaço, pela grande quantidade de comentários e o debate que disto advem, além da sua habilidade com a palavra, textos coesos, bem elaborados, com um bom português que permite uma leitura fluída.

    Feito o elogio, quero compartilhar minha analise do jogo, diferentemente da grande maioria nao vi com tao bons olhos a apresentacao do Cruzeiro neste domingo, ao contrario, me preocupa o começo bastante semelhante ao da temporada passada, o time tem o dominio e a posse de bola, mas o ataque se limita a bolas alçadas na area, sem criatividade pelo meio e construçoes de jogadas com a bola no chao. O discurso de Mano Menezes nos faz acreditar que ele preza por laterais que subam para ser efetivos e não foi o que vimos, muitas bolas aereas, poucos arremates interessantes. Acredito que exista um grande potencial de crescimento do nosso time, pautado muito mais no entrosamento e capacidade de definiçao de jogadores individualmente incontestaveis (caso do nosso glorioso Arrascaeta, assim como tambem de Robinho, Fred, Rafinha e outros tantos). Nao podemos esquecer que o jogo com o America foi um jogo com time de série A, no Brasileirão os jogos exigirão muito mais inventividade no ataque e eficiencia na construcao das jogadas. O jogo com o America foi um emulador do que podemos esperar pela frente, e contar apenas com milhoes de bolas aereas durante todo o jogo nao nos garantirá vitorias contras os grandes. No mais, muito feliz pela vitoria do esquadrao celeste, espero que o time encorpe, ganhe casca, e que logo mais as jogadas de linha de fundo sejam preteridas pela boa habilidade de triangulacao no meio, abrindo espacos na defesa para que possamos ter chances de gol mais claras. Tenho esperanca em uma grande temporada, se o time continuar sua evolucao (quase) natural, só nao poderia deixar de ser critico em relacao ao que eu vi hoje.

    Abraços a todos! Vamos Cruzeiro!

  19. PH, bom dia e boa semana!
    Gostei muito do jogo ontem. Jogo difícil, com campo pesado e contra uma equipe qualificada, que sabe bem se defender e é perigosa no contra ataque.
    Acho que até pela condição do campo, o modo de bater na bola, os cruzamentos demoraram um pouco pra se encaixar. Faltou alguém para achar um espaço, um drible, para abrir os espaços. Este seria o TN. No mais, time bem encaixado, sem sofrer perigo; Fábio pouco foi acionado.
    Em jogos truncados o que decide é a qualidade individual, e foi isto que aconteceu. E pra nossa alegria temos vários jogadores com esta capacidade de decidir.
    Após o gol o América tinha uma só alternativa, partir pra cima. E o Mano conseguiu controlar bem as ações. Torcedor tem que entender que nem sempre as alterações do técnico são por quesito técnico, a parte física – principalmente em início de temporada – também conta muito. E que do outro lado tem outros 11 jogadores que mudam sua postura após tomar um gol.
    Estamos no caminho certo. Time buscando propor mais o jogo, jogadores se entrosando, e outras boas peças que ainda nem estrearam.
    Vamos Cruzeeeiro!! Show da China Azul, como sempre pouco repercutido pela imprensa local.
    Abraços PH e turma!

  20. Arrasca é craque. Todo mundo sabe disso. Decisivo. Não se omite em jogo importante. Acho q precisa ser mais participativo. As vezes parece q ta com preguiça, ou ate mesmo tirando o pé com medo de machucar e ficar fora da copa.
    No mais, o time jogou mal ontem. Jogo ruim e chato. America muito bem montado, mas o cruzeiro errou tudo. Parece q esse time não treina cruzamento, cobrança de falta, jogada ensaiada. Isso é muito ruim, pois numa dessa resolve o jogo. Mancuello entrou bem os poucos minutos q teve em campo, agora o Bruno SIlva… Ta dificil. Não é corneta, pois eu fui um dos q defendeu a permanencia do Hudson e não contratação do Bruno. Não acho q tem “caixa” pra vestir a camisa do Cruzeiro. Foi gasto um valor absurdo nele, q poderia ter sido investido em outro volante, se não queriam manter o Hudson. Continuo achando q foi um tiro no pé ter trazido esse rapaz, e pra piorar, fica tomando espaço do Romero e do Nonoca, q são muito mais jogadores q ele. Tomara q o Mano coloque em pratica essa politica de merecimento q ele tanto prega, e manda o Bruno dar uma treinada em separado por um tempo, pra entrar em forma e acostumar com um time grande, pois nunca jogou em um ate hj ne.

    1. Cleiton, se nosso sucesso em 2018 depender dessa política de merecimento que você se refere, estamos perdidos. Política de merecimento é coisa que o Mano não tem, não sabe o que é e por isto nunca fará. Veja anos passados:2016, 2017, o que ele fez com Willian do Bigode dando totozinhos e totozinhos e mantido, igual Bruno Rodrigues. Léo, é cruzeirense mas, como jogador péssimo: lento, ruim no jogo aéreo, perde todas nas disputas 1×1; Henrique, assiste o jogo dentro de campo; Sóbis x Ábila, uma vergonha! Hudson x Ariel, outra vergonha! Lucas Romero, o jogador mais injustiçado do time; Robinho DM, outro apadrinhado do Mano igual ao Sóbis. Sempre jogam mal ele não os substitui de modo algum. Concorda com estes exemplos de absoluta falta de merecimento?

      Eu não gosto do Mano como técnico. Acho ele muito bom comentarista, pois é ótimo de entrevista. Quem gostaria de ver dirigindo o Cruzeiro era Jair Ventura ou Zé Ricardo. Estes tem política de merecimento, são trabalhadores, inteligentes, estudiosos e gostam de dar oportunidade aos novos, atributos que o Mano não tem.

      Estou feliz com o time e com os resultados. Isto não significar acomodar e dizer amém porque estamos vencendo. Almejo coisas grandiosas para Clube e para tanto o padrão está muito baixo. Assisto o Campeonato Argentino pela FOX e o padrão lá está muito acima. Por isso precisamos crescer e não nos iludir com estas conquistas iniciais. Estão muito aquém de CB, Brasileiro e LA.

      No segundo tempo com a entrada do David o Enderson deu um nó no Mano. Fizemos só um gol porque o Arrascaeta é um talento, é diferenciado igual o Edilson e o Fred. Viu o Bruno Silva: só sabe dar botinada. Péssima contratação. Pedido empenhado do Mano para o Itair. Agora aguenta!

      Nunca torci tanto para estar errado igual vou torcer com relação a essa contratação do Bruno Silva! O Hudson tava aqui, ambientado, custava muito menos, mas não era da panela do Mano!

      O dia que o Marcelo Hermes, outro injustiçado do Mano, entrar, o Egídio vai demorar para voltar!

      Peço desculpas pelas aparentes cornetadas. Não são e sim alertas! Seu comentário me deu este gancho e aproveitei. Vou dizer outra coisa importante: a torcida marcou um gol tão lindo quanto o Arrascaeta. Com tempo ruim igual estava ontem e comparecer como compareceu? É muito amor, é goooool de Placa pra fazer inveja a todo mundo! SOMOS IMBATÍVEIS, NÃO DESISTIMOS NUNCA!

  21. Gostei do jogo: Time se encaixando, subindo de produção, ataques em alta velocidade.

    Sinto que o sistema ofensivo do Cruzeiro trabalha a 100km/h mas o Fred parece estar a 50km/h.

    Creio que ele vá ser útil e fazer gols importantes para o maior de MG. Mas não podemos ficar jogando somente em função do Fred, acho que ele poderia ter sido substituído aos 15min do segundo tempo.

    No mais estamos no caminho certo e dá-lhe Arrascaeta!!!

    1. Daniel, com relação ao Fred, pergunto-lhe: já viu como ele segura 2 lá atrás todo jogo. Com isso o meio campo do adversário recua e dá espaço para o nosso meio campo trabalhar, forçando os laterais contrários vir para o meio. Por esta razão Egídio e Edílson estão tem espaço para jogar e tramar pelas beiradas. Veja como a presença de um jogador de área qualificado como Fred, mesmo não marcando, desorganiza um sistema defensivo. E olha que a defesa do América, com exceção do Edílson, suplanta a nossa e muito. Não entendo como o Norberto, cria da base do Cruzeiro para ser valorizado teve que nos deixar. Sabia disto? Celestti Saluti.

      1. A defesa do América é mesmo muito boa. Gosto muito do futebol do Messias. Concordo em partes com a questão de que o Fred “puxa” a marcação e libera espaços para os outros jogadores. Mas, às vezes, só isso não é o suficiente. Creio que vamos precisar de outras alternativas para o time.

  22. Foi um GOLAÇOOOOOOO
    E a maior dificuldade foi que Arrascaeta não estava parado, ele veio na corrida e acertou o tempo da bola!
    É um jogador acima da média, que tem tudo pra render muita grana ao Clube no meio do ano, caso participe e vá bem na Copa do Mundo!
    Pra aqueles que queriam o ver pelas costas, os numeros vão os silenciando!
    Estrangeiro com maior número de jogos, 2º maior artilheiro estrangeiro, um dos maiores garçons do time, fez o gol na final da Copa Brasil (quando voltou de uma lesão 2 meses antes do esperado)
    Enfim pra hoje o time é Arrascaeta mais 10!

  23. E o tal de Jaeci continua falando asneiras do Cruzeiro naquela coluna dele. Pô PH alguém aqui já pediu e vou falar também. Os responsáveis pelo site têm que olhar melhor isso ai, não é possível que um colunista tão parcial como ele(diga-se “Franga”)continue a meter a lenha no Cruzeiro e babar ovo dos galináceos. Que ele se proclame “Franga” de uma vez por todas e escreva apenas sobre o timinho dele.

      1. Parcialidade gera injustiças e estas doem, queimam mesmo. Também já fiquei revoltado e enojado com a galopress. Mas como sei que eles nunca vão nos valorizar e respeitar, porque morrem de inveja de nós, deixo de prestar atenção neles. Minha sempre nos dizia que quando a caravana passa, os cachorros ladram mesmo! Somos superiores e, o que vem de baixo não nos atinge. Veja nossa galeria de troféus, a beleza e o significado do nosso hino, da nossa camisa, a mais bonita do mundo. Até o Hino nacional nos homenageia! Deixa o Jaeci curtir a dor de cotovelo dele. Eles não merecem a nossa preocupação! Valorize-se, meu caro Luciano! Temos coisas melhores para nos ocupar, certo? Abs.

  24. Golaço de Arrasca, show da nação azul, mas eh preciso usar o Mineiro para corrigir os erros. O gol saiu pq o Edilson (que eh um bom lateral foi a linha de fundo e fez um cruzamento certo encontrando um finalizador brilhante). Não da pra ter tata posse de bola e chutar tao pouco para o gol. Robinho não eh ponta direita e assim como Arrascaeta tem que encostar e jogar mais com o Fred na troca de passes pelo meio ou ate fazendo triangulações. O Fred esta isolado e tbem não consegue demonstrar condições de dar um corte no zagueiro e um chute a gol. Acho que deveria ter uma preparação especial como esta tendo o Thiago Neves. Esse bruno silva eh péssimo e nem pra volante serve pq eh injusto estar a frente de Romero que se sacrificou na lateral e agora não tem chance como volante. Tbem acho que o Cruzeiro ainda precisa do famoso ponta de lança, um jogador de velocidade pra jogar pelo meio, pq Thiago neves não tem reserva e seria outra opção de jogo. Continuo não gostando da permanência de Sassa e Rafael marques. O Corinthians e o Fluminense estao sem centroavante não não pra mandar esse cara pra la não? Tbem acho inaceitável que o Cruzeiri pague 10 milhões para as frangas pelo Fred. Se for de graça td bem mas, por esse valor não vale a pena ate pq ele eh que tem pagar foi ele quem aceitou essa clausula ridícula sendo que estava sendo que disse que estava indo para o Catar.

  25. Meus caros comentaristas “Geraldo e Cleiton” estou deveras empolgado, e olha que ainda não citei os nomes de “Thiago Neves o TN 30 e o Dedé” e faltou ainda comparar com 2013 e 2014 “E.Ribeiro, R.Goulart; Nilton e W Bigode nos bons tempos”; é gostoso se indo empolgando porque é muito gostoso reviver aqueles tempos gloriosos, que agora estamos revivendo com estes grandes craques. E olha que ainda temos um técnico excelente, o M.M(Mano Menezes, que combina com MM. Maior de Minas). Um abraço companheiros e vamos juntos ainda comemorar muitos títulos. Vai P.H., você é fera com esse blog cheio de comentaristas feras também, Vai Raposa astuta rumo aos títulos.

  26. Outros aspectos que precisam ser aprimorado no Cruzeiro são as cobranças de escanteio e os cruzamentos para a área que estão mt pouco eficiente, além de poucos chutes a gol. Rafael sobis tbem não adianta insistir, continua mal.

  27. Olá Prof PH, saudações azuis a você e participantes do blog,
    Jogo contra o América é previsível: adversário recuado atrás da linha da bola, catimba, faltas táticas, reclamação da arbitragem e espera de uma bola em ataque eventual para tentar vitória (escanteio, falta, falha defensiva, chute de longe). JOGAM ASSIM TODO CLÁSSICO, Ainda que se tenha falado que eles não ficariam na defesa não foi isso que se viu, sobretudo no 1º tempo.
    O Cruzeiro não deu chances às pretensões do adversário e praticamente não cometeu erros defensivos, salvo num passe errado de Léo que ia complicando as coisas. No ataque tomou o caminho das laterais (talvez pela ausência de Thiago Neves, que costuma procurar os avanços pelo meio da defesa e as triangulações. Pelo meio houve só uma investida com conclusão fraca de Fred e um chute de Ariel Cabral.
    Rafinha-Egídio criaram pela esquerda; Arrascaeta-Robinho-Edilson pela direita, contudo, os cruzamentos não chegaram para definição de Fred, que esteve muito isolado. João Ricardo salvou os americanos três vezes em duas jogadas: com Rafinha e Arrasceta no mesmo lance no tempo inicial e, depois, com Rafinha, no tempo final.
    Quando o América se aventurou um pouco ofensivamente foi surpreendido em contra ataque com a bela jogada de gol entre Edilson e Arrascaeta. A paciência e a persistência do Cruzeiro foi decisiva; esse comportamento defensivo do América nessa partida tende a ser repetido por vários adversários ao longo do ano no Mineirão. Importante derrotar este tipo de esquema de jogo.

  28. Pedro Henrique,
    Parodiando o Sr. Pitolomeu da Escolinha do Professor Raimundo… rsrsrs, BELO POST, Á ALTURA DA BELEZA DO GOL DO ARRASCAETA ou MENOS, MENOS?

    Para mim todavia, nossa torcida ontem marcou mais um belo GOL DE PLACA. Com o tempo que fez, comparecer como compareceu, isto é de causar inveja a todo mundo! Dou razão às galinhas, frangas e frangotes. Nosso Cruzeiro está demais! Qual o time que nos estaduais deste ano, aqui neste Brasil onde o povo se tornou refém dos maus políticos, de empresários desonestos e dos banqueiros exploradores, já levou aos campos de futebol este número avassalador de torcedores?
    Respondo, NENHUM. Somos os detentores desta láurea, com muito orgulho! Podemos e devemos mantê-la, basta que a Minas Arena tenha a sensibilidade de modificar o Mineirão para receber mais torcedores!

    Um fraternal abraço a você e a todos os companheiros que aqui vieram e virão externar, embora de formas diferentes, seu amor ao Cruzeiro Esporte Clube e o apreço de sempre, ao seu talento de Blogueiro democrático, sensato e vibrante!

  29. Caro Geraldo, tenho a exata mesma opinião que você. A redução imposta pela FIFA das dimensões do gramado “golpeou” a beleza do futebol. Lembro-me perfeitamente da Academia de Tostão, Piazza e Dirceu Lopes, no gramado original do Mineirão : eram frequentes os lançamentos longos do nosso meio-campo, no chamado “ponto futuro”, visando a velocidade do Natal ou do Hilton Oliveira. Apesar da velocidade da bola, ambos tinham o espaço suficiente para alcançar a redonda e fazer o cruzamento perfeito (geralmente de bate-pronto e à meia-altura, para o deleite dos ‘baixinhos’ Tostão, Evaldo e Dirceu Lopes! Bons tempos, que não voltam mais…

    1. É o que sinto, FRANKLIN!
      O futebol acadêmico acabou após a imposição da FIFA . Com isso, nós que não aguentamos ficar sem ver futebol, Vamos ter que suportar e assistir jogos sem emoções e poucos gols. E muitas vezes 0 x 0. E quem fizer o primeiro gol quase sempre ficará com o três Pts.
      Sudações Celestes*****

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.