Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Comentário da Semana: as impressões sobre o Cruzeiro que goleou o Uberlândia

Esta arte foi criada pelo amigo Jean Rodrigues (@jeanrodrigss). Minha eterna gratidão!

Fala, China Azul! Hoje na coluna “Comentário da Semana” eu escolhi três comentários sobre o desempenho do Cruzeiro na goleada contra o Uberlândia, na última quarta-feira. Trouxe para vocês o comentário do Tadeu Oliveira, o comentário do Rodrigo Augusto e o do Bruno Melgaço, leitores que estão sempre participando dos nossos debates aqui no blog. Vamos comentando, porque o seu post pode aparecer aqui um dia. 

Tadeu Oliveira “Mano está de parabéns. Tem conduzido a escalação nos jogos com rodízio de jogadores. Os únicos que jogaram todas as três partidas são Fábio, Henrique, Egídio e Fred. Todos os demais rodaram. Ainda falta jogar Judivan, Nonoca, Digão, Marcelo Hermes e Rafael. Raniel acaba de se recuperar e deverá ter sua chance em breve. Mancuello estará apto daqui a alguns dias. Enquanto isso Sassá, David, Ezequiel e Dedé se recuperam para em breve serem testados. Acredito que Lucas Romero terá sua oportunidade de atuar no meio campo. Então, não precisamos desesperar nem ficar criticando. Aos poucos a equipe vai se encaixando e no final todos serão úteis, porque o ano só está começando e serão muitas disputas. Vejo com tranquilidade a oscilação de um ou outro jogador, principalmente dos que chegaram agora. Embora eu já tenha manifestado no ano passado meu descontentamento com Mano Menezes, estou muito confiante no seu trabalho esse ano porque percebe-se claramente que ele tem o grupo nas mãos. Até o primeiro jogo da Libertadores, se tudo correr bem (sem contusões), com certeza o time estará no ponto ideal para enfrentar o que está por vir. Espero que as conquistas venham sem maiores sofrimentos.”

Rodrigo Augusto Pinto Oliveira – “Ano passado, não teve um jogo que eu ficasse empolgado com Cruzeiro. Já esse ano… tá massa, os dois jogos no Mineirão foram massa. O Cruzeiro tá jogando um futebol que diferentemente do ano passado é mais envolvente e animador. Vamos, Cruzeiro! E Rafinha tá voando mesmo, se não for titular vai ser o 12º titular por tudo que tem feito, o cara ta empolgado, aliás, tem Rafael Sóbis também. Ele deu um passe de letra primoroso ontem para o segundo gol de Rafinha (com uma finalização de totozinho debaixo do goleiro Felipe, que por sinal jogou muita bola ontem e evitou o(s) gol(s) de Fred). Quando o time tá bem todo mundo entra bem. Lembro que foi assim em 2003, 2013 e 2014. Com o time alinhado, todo mundo entra bem. Saudações azuis!!!”

Bruno Melgaço – “Ótima partida! Há quanto tempo não via o ataque fazer tantas triangulações e jogadas de efeito com toque de bola! Tá bonito de se ver! E como é bom ter a sombra de Bruno Silva, Lucas Silva e Romero no banco. Capitão Henrique tá voando. Robinho também. Só acho que o Ariel ainda não está merecendo a titularidade. Ontem só achei o Egídio um pouco disperso e errando passes bobos, mas mesmo assim foi firme na marcação. E Arrascaeta tá precisando ter mais aquele sangue no olho típico de jogador uruguaio. Ele tem que perceber que o Rafinha tá dando seta e se não ficar esperto ele vai para o banco.”

Para encerrar, gostaria de divulgar uma enquete que estou fazendo no meu Twitter pessoal sobre a dupla de volantes formada por Henrique e Ariel Cabral. Por enquanto, dos 426 cruzeirenses que votaram, 59% deles acham que a dupla é ótima, pois eles se entendem bem em campo. 35% pensam que a dupla é boa, mas não é a ideal. E apenas 6% acreditam que o meio de campo celeste fica vulnerável com os dois.

Siga o blogueiro no Twitter: @RealPedrin

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

25 comentários em “Comentário da Semana: as impressões sobre o Cruzeiro que goleou o Uberlândia

  1. Saiu hoje no Fox Sports que o CRUZEIRO estaria interessado no Bruno Henrique do Santos, e que estaria disposto a ceder alguns jogadores na troca. Será que é mesmo verdade ou é mais uma invenção da mídia? se vier acho ele melhor do que Arrascaeta e Robinho e faria uma ótima dupla com o Tiago Neves.

      1. Seria um sensacional reforço.
        Talvez seja o David, mas como nunca o vi jogar, o Bruno seria o tipo de jogador que falta em nosso plantel. Tomara que venha!!!

        1. O Bruno Henrique jogou no América. A maioria não lembra dele justamente porque não é tudo isso. É um bom jogador (e está numa boa fase) e cabe no elenco, mas não deveriam pagar muito por ele. Perguntem aos americanos.

  2. Fiquei muito feliz ver meu comentário publicado, acompanho seu blog sempre, parabéns pelo seu trabalho, abraço. Avante Cruzeiro to sentindo que esse ano te mundial pra nós.

  3. PH, sabemos do risco pelo alto investimento que a nova diretoria do Cruzeiro está realizando. Porém, os riscos são necessários. E a nova direção vem mostrando grande competência nas investidas. Pelo menos na teoria, pois alguns nem estrearam ainda, as novas contratações são mais criteriosas, atletas que pelo perfil e alguns pelo passado no futebol, nos deixam com a esperança de agregar muito ao já qualificado elenco. E a notícia do interesse pelo Bruno Henrique, comprova essa visão e gana da direção por atletas com técnica mais apurada, pois este jogou bem no Goiás e no Santos. Vejo como uma das únicas carências do time hoje. Um velocista para os contra ataques, pois no momento temos apenas o Rafinha, sendo que o David chegou contundido. A esperar os próximos passos.

  4. O TIME VAI MOSTRANDO A EVOLUÇÃO QUE SE ESPERAVA COM PERSPECTIVAS DE UM CRESCIMENTO GRANDE E EMPOLGANTE. AGORA, QUEM ESTA DANDO SHOW MESMO É ESSA FANTÁSTICA TORCIDA CELESTE QUE, ALIÁS, SEMPRE MERECEU E AGORA, MAIS DO QUE NUNCA. JÁ ESTA MERECENDO UMA CRÔNICA DESSE BLOG SOBRE AS FAÇANHAS RECENTES. SAUDAÇÕES AO POVO AZUL POR ESSE MUNDO AFORA.

  5. PH, primeiramente muito obrigado por prestigiar meu comentário. Valeu! Quanto às próximas contratações que o Cruzeiro tiver interesse de fazer, acho que a diretoria não deveria divulgar. Hoje, na ESPN, foi comentado que o Palmeiras esteria adotando como estratégia a prioridade de contratação de todo jogador que seja interesse de seus rivais. Comentou-se que, ao emprestar o jogador Alione ao Vitória, o jogador Zé Rafael passa a ter prioridade de negociação antes de qualquer clube interessado. No caso em questão, Zé Rafael conta com o interesse do Corinthians e do São Paulo. Portanto, diante de qualquer proposta o Palmeiras deverá ser consultado pra saber se libera ou não a contratação do jogador. Essa estratégia visa enfraquecer os adversários e já foi adotada por clubes da Europa e aqui no Brasil, a Globo tem essa conduta com determinados segmentos artísticos. Contratam e colocam na geladeira.
    A imprensa do eixo Rio-SP tem colocado o Cruzeiro como o grande adversário do Palmeiras em 2018 e não podemos cair nessa cantilena, assim como a diretoria, se pretende fazer novas contratações, deveria agir com mais discrição.

  6. Concordo com o Tadeu que o Mano está fazendo a coisa certa,criticar agora é colocar a capacidade dele em xeque,afinal está só no começo da temporada.E eu vou mais longe,é falta de respeito com um profissional não aceitar o que ele acha que é o certo,eu não quero meu jogador favorito escalado,eu quero o Cruzeiro no caminho certo.O Rodrigo disse a coisa certa,quando o time está bem todo mundo rende bem,o RS vai nos surpreender este ano com seu futebol roqueiro e elegante,no doubt about it brothers and sisters!Bruno,suas colocações estão ótimas,com o time pegando forma nós vamos ter o prazer de ver nosso DNA em ação todo jogo.O Mano exigiu a manutenção do elenco,e contratações cirúrgicas,então ele tem nas mãos mais de um excelente jogador por posição,por isso a disputa sadia só vem somar pro Trem Azul atingir velocidade máxima,oh trem bão so! PH,sua pesquisa é da hora,é bom que os que juram que o henrique e o Ariel nao prestam tenham um choque de realidade e saibam de uma vez por todas que eles sao a minoria da minoria kkkkk!

  7. Temos aí pouco mais de 1 mes para a estreia da Libertadores e esta filosofia de laboratório é mais que sensata e todos devem ter sua oportunidade. Fábio, Egídio, Henrique e Fred também devem ser substituidos para não se sobrecarregarem. O mais importante agora são os treinamentos com variações táticas, inclussive com o tal falso 9 “Rafinha”, para que possamos surpreender os adversários durante uma partida. Temos ainda bons jogadores entrando em forma que poderam ganhar espaço entre os 11 e isto é relevante. Dede, Mancuello, Bruno Silva, David, Judvan, entre outros poderam acrescentar e muito neste grupo.
    Só não pode é deixarem de dosar o fôlego, pois a caminhada é longa e precisaremos de todos juntos. Cruzeiro sempre. Abçs

      1. Jose Melo,respeito sua opinião,mas também temos que respeitar as decisões da comissão tecnica.Eu tenho uma leve impressão que eles são bem remunerados para isso.Imagina se os torcedores escalarem o time,aí eu ia pra lua pra não ver meu Cruzeiro sofrer,tenho certeza que la nao tem internet apesar de ser um pouco meio complicado de respirar lá.Desculpem me,meu senso de humor está um pouco fora de controle.

        1. Prezado Edgar Campos. Não sou muito de dar nomes aos “bois” a serem escalados, mesmo porque tenho minhas divergências com as insistências do técnico o que é natural. O mais importante nesta fase é que o rodízio esta sendo feito para que tenhamos atletas aptos para estarem entre os 11 já para a estreia da Libertadores. A equipe titular será definida “quase” que naturalmente no decorrer deste intervalo e algumas “peças” deverão ganhar espaço o que ajuda muito em termos de grupo. Outra grande vantagem é este grupo qualificado que se encontra na toca II e logo-logo terão jogadores importantes em forma física e técnica para fortaleçer mais o grupo. Creio que este ano será promissor e que a boa técnica e criatividade prevaleça sempre. Saudações Lunares….. Abçs

  8. PH vc merece honras pela sua criatividade e inteligência. Me sinto lisonjeado em ter sido um dos escolhidos. Não esperava mesmo. Não poderia deixar de agradecer. E quero deixar tb honras aos participantes de blog pelo tão alto nível de torcedores que são, inteligência nos comentários e respeito que a há entre todos por aqui (na sua maioria das vezes). Por isso me animo todos dias (desde quando vc começou a escrever, na verdade desde o cronista anterior) a entrar no blog e conferir as novidades e comentários de meus colegas cruzeirenses. Saudações azul e da-lhe zeeeeeroooo!!!!

  9. PH e Campeões,
    já pontuei em outros comentários e continuo sentindo falta de análises menos imediatistas, mais críticas e conceituais.
    É precipitado, apontar qualquer evolução tática na equipe com base nesses 3 jogos. Da mesma forma, é inadequado criticar as deficiências observadas.
    É preciso reconhecer, que nosso time nunca irá jogar como o time do guardiola, mas nunca será tão desogarnizado como times juniores. Arrascaeta, robinho e tn nunca serão Messi, como também, nunca serão Messidoro! Henrique continuará falhando nos passes e verticalizacoes, mas continuará cobrindo bem os espaços e sendo um grande líder e exemplo de ética. Fred irá encontrar dificuldades de se movimentar quando enfrentar defesas mais sólidas, mas continuará sendo o melhor 9, finalizador do futebol brasileiro. Mano tentará montar um time mais ofensivo e envolvente, mas nas horas decisivas, irá priorizar um esquema mais defensivo.
    No entanto, caros companheiros celestes, uma certeza podemos ter!
    Independente de nossos julgamentos, de nossas críticas e de nossas preferências,
    nossa paciência, nossa torcida e nosso apoio incondicional,
    farão a diferença, a cada instante e no final!

  10. Interessante como futebol é puramente resultado: ninguém mais fala do Hudson. Se o time tivesse mal todos estariam cornetando sobre a saída dele. Sairia TN30 e viria Ricardo Goulart? Acho bom analisarmos esse assunto pois na minha opinião o Goulart é mais jogador porém o TN30 está muito entrosado com o time e é um dos Pilares da equipe. Alguns podem dizer que o camp. Mineiro é fraco e sem desafios, mas nos anos anteriores nem no ruralito o time apresentava futebol. Se o Mano não ficar inventando de colocar o Bruno Silva na ponta direita esse time vai longe…

  11. PH, como todo mundo, acho q o time tá bem, falta agora testes contra times mais fortes…
    A diretoria tem que aproveitar essa empolgação da torcida e lançar uniforme novo, criar novos programas de sócio torcedor para torcedores de fora, como eu (moro em Pernambuco), programas que não foquem nos ingressos, por questões óbvias, mas por conteúdo de mídia exclusivo, quantos de nós não perde horas todos os dias lendo sobre nosso time? Tem q saber explorar isso… criar por exemplo “sorteios” de possibilidade de viajar com o grupo…. já pensou? Vamos pra cima deles Cruzeiro!

  12. Está na hora de bater palmas para a nova direção do Cruzeiro que tem feito contratações pontuais, notadamente , não tenham dúvidas, pela esperteza , agilidade, poder de negociação e muito por falar a língua do jogador , características marcantes do Itair Machado .
    Certamente a permanência do TN30 tem dedo dele que aos poucos vai ganhando a confiança e a simpatia dos mais desconfiados.

  13. Mudou a diretoria do Cruzeiro e “mudou” a diretoria da FMF, mas nada muda quanto ao tratamento dado ao Maior de Minas, pois, vejam só: Observando a tabela do Mineir0/2018, observa-se que das 11 rodadas, em 06 (seis) jogos o Cruzeiro jogará aos SÁBADOS. Somente os jogos contra o América e contra o CAM, o Cruzeiro jogará no Domingo.
    Está certo isso????

  14. Nilton é um absurdo, mas aceitam passivamente, pois o diretor da globominas é pateticano tb. E o clássico com as frangas marcado para a semana da LA? Um acinte e ninguém faz nada…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *