Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Os planos de Mano Menezes

Mano Menezes planeja o Cruzeiro para a Libertadores. Campeonato Mineiro será utilizado para testar e dar ritmo aos atletas.

Tem muitos cruzeirenses concordando que o Campeonato Mineiro nada mais é que a pré-temporada do Cruzeiro neste ano. Por isso, não dá pra cobrar ainda um time voando já nestes primeiros jogos. E esse pensamento não é exclusivo da Raposa. O Atlético também pensa da mesma maneira. Tanto é que eles estão alternando atuações com o time titular e com os reservas. Já que os grandes da capital não tiveram tempo suficiente para fazer uma pré-temporada digna, o Mineiro também servirá para isso. E que fique claro que ninguém está dizendo que vamos abdicar do título e nem que o estadual não seja importante.

Fato é que os dois primeiros jogos que o Cruzeiro fez até agora nos deram algumas pistas de que o técnico Mano Menezes tem alguns planos em mente para a Raposa. A sua decisão de deixar Fred em campo nos 90 minutos das duas partidas não é simplesmente para dar condicionamento físico e ritmo ao atleta. Vai além disso. Agora que o time celeste tem um homem de área mais fixo e matador, a equipe precisa jogar em função dele. É um comportamento tático diferente daquele Cruzeiro de 2017. Então, não se trata apenas de deixar o Fred em campo por mais tempo, mas sim de treinar a equipe para jogar em função do nove.

O mesmo raciocínio vale para o Bruno Silva. Embora ele não tenha atuado os 90 minutos das duas primeiras partidas oficiais do ano, o volante/meia está sendo testado no esquema tático celeste. Para Bruno, vale muito o condicionamento físico, o ritmo de jogo e o entrosamento. Mas Mano Menezes com certeza quer ver se ele poderá ser aquele jogador que substituirá Robinho à altura. Por enquanto, vimos que não. Mas é preciso dar tempo ao tempo para que Bruno Silva se acerte no Cruzeiro.

Curta a fan page oficial do blog no Facebook!

Há também uma outra possibilidade que com certeza passa na cabeça de Mano. É a formação tática no 4-3-3. Três volantes. Com Bruno Silva sendo o terceiro. Esse esquema tático ainda não foi testado em jogos oficiais, mas é uma possibilidade. O Mineiro é para isso. Para encontrarmos o time ideal, a equipe que vai jogar a Libertadores e brigar pelo tricampeonato.

Ficou claro também que o Cruzeiro vai precisar de atacantes velozes e habilidosos pelas beiradas do campo. Não creio que Rafael Sobis seja esse cara. David sim. Judivan, talvez. Na zaga, a dor de cabeça é boa. Estamos bem servidos. Na volância também. Armar a defesa é a maior especialidade de Mano, mas a questão agora é resolver o ataque. Não está ruim do jeito que está, mas pode melhorar. Contra o Tupi, finalizamos inúmeras vezes. Criamos muito. Foi empolgante. Contra a Caldense, não foi a mesma coisa, devido a alguns motivos que fiz questão de mencionar no pós-jogo que publiquei aqui no blog.

Os planos de Mano Menezes, Enderson Moreira, Oswaldo de Oliveira e dos demais técnicos dos grandes clubes brasileiros é usar o estadual como um laboratório. A hora de fazer experiências é agora. E também de pegar ritmo, já que para nós tá sendo como uma pré-temporada. Ao torcedor é sempre necessário pedir paciência, porque a paixão quase sempre fala mais alto. No dia 27 de fevereiro, na estreia do Cruzeiro na Libertadores, já poderemos cobrar um time entrosado, com ritmo e plano de jogo um pouco mais definido. Mas por enquanto, estamos só no tubo de ensaio.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

64 comentários em “Os planos de Mano Menezes

  1. é Pedro concordo com você que o estadual é um laboratório sendo assim eu gostaria muito de ver o Lucas Soares na lateral e o Messi Doro sendo esse jogador de velocidade pois só assim conseguiremos saber se eles são bons ou não

    1. Até que enfim, concordo plenamente, Lucas Soares já deveria estar jogando, até as condições físicas do Edilson melhorar, o garoto vai acabar sendo queimado jogando no time do sub20 que é muito fraco o pouco que o Messidoro jogou deu pra notar que merece oportunidades, pra mim é melhor que o Sobis, o outro é Nonoca, tinha que estar tendo oportunidades desde do final do brasileiro, garoto de 19 anos, mas com muita personalidade.

  2. PH, em relação a mudança tática do ano de 2017 para 2018. Em 2017 o mano sempre optou por jogadores mais móveis no ataque e dificilmente abria mão disso. Inúmeras vezes deixava Raniel e Sassá como opções e até mesmo o Ábila que sempre que entrava fazia seus gols, Para optar por R. Sóbis, chegou até improvisar o TN30 nessa função na Semi-final contra o Grêmio. E todos nós sabemos desde a época de quando o Mano treinava a Seleção Brasileira da sua preferência por um falso 9. Será mesmo que ele está mudando a forma de pensar? Ou simplesmente o Itair contratou o Fred e exigiu sua titularidade e ponto final? já que envolve a questão financeira e o alto salário do Fred, não tem como ele ganhar o que ganha pra ficar no banco né? Acho que foi tudo planejado antes da sua assinatura do contrato. O que você acha? Diretor tem tanta autonomia assim? Ainda existe isso no Futebol? Muito me estranha o Mano abrir mão de uma preferência que à anos ele pratica em todos os lugares que passou. Ele está pensando um jeito de o Cruzeiro jogar em função do centroavante Fred, como você disse no texto. Deixo claro que prefiro um centroavante matador como o Fred, sempre irá incomodar o adversário e se vacilar ele põe para dentro. Abraço Nação Azul!!! Tamu Junto!!!

  3. Para mim está tudo mais que normal,o que o Mano está fazendo é a coisa certa.Este é o trabalho dele e apesar de alguns não gostarem dele ,ele foi escolhido para liderar o Cruzeiro e vai continuar, então aceita que doi menos kkkkk.Já esta provado por A e B que não tem chifre na cabeça de cavalo,mas alguns vão continuar procurando e prejudicando o Cruzeiro.

    1. Falou e disse! segundo jogo e tem camarada que tem coragem de cornetar!
      eu aposto todas minhas fichas que o Mano vai entrosar esse time e a gente vai encarar qualquer time do Brasil e da America de igual pra igual,se vamos ser campeões é outra coisa!

      1. Nem tanto ao mar e nem tanto a terra. Não acho que jogando 200 minutos em dois jogos ira adaptar o time para jogar com um 9 fixo. Temos que ter variações táticas e isto inclui até em jogar com um falso 9. O Fred não é novo e nem de ferro, estamos no começo de temporada e o próprio Judvan deveria ser testado para uma eventualidade. Assim deve ser em todos os setores do campo. Tem que rodar o time é nesta fase de laboratório para que na estreia da Libertadores e no quandrangular do Rural o time esteja na ponta dos cascos para o bote da Raposa. Cruzeiro sempre. Abçs

  4. Só não entendi a parte em que você escreve “na zaga a dor de cabeça é boa”. Quem é a referência? O Leo sempre questionado por muitos, ou o Murilo, jovem que até meados de 2017 não contava pro Mano? O Manoel, que tem se lesionado com frequência e é lento, ou o Digão, que ainda não mostrou nada de especial?
    Para mim na zaga o cobertor é curto. Claro que tem o Dedé, mas o histórico de lesões desde 2014 (já são 3 anos), me sugere esperar e “ver para crer”.
    No mais, temos jogadores de qualidade, é só encaixar e cuidar do físico. Temos uma média de idade avançada para boleiros, tem que dosar. De nada adiantará ter o esquema com o 9, se o Fred de 34 anos ficar de fora de jogos da Libertadores por lesão devido à sequência de jogos no Rural. Questão de prioridade. Vai a lista dos mais experientes:
    Fred 34
    Rafinha 34
    Rafael Sobis 32
    TN 32
    Henrique 32
    Egídio 31
    Bruno Slva 31
    Cabral 30
    Robinho 30

      1. Bem, não me lembro de muitos comentários positivos sobre a zaga ao longo de 2017, nem referências sobre sua qualidade técnica, pelo contrário. E neste setor nada mudou. Me lembro até que o Henrique jogou na zaga. Espero que não passemos pela mesma situação.

    1. Acho o Léo fraco pra libertadores, jogador afobado e muito lento, nas bolas altas na área chega muito atrasado, e nessa competição é fatal, principalmente pra ser titular. O Digão é muito fraco, o Murilo acho um pouco inexperiente, por isso acho que precisamos sim de zagueiro cascudo.

    2. Vamos sofrer com esse time daqui 2 anos, time ficou velho e lento e eu não tampo o sol com a peneira. Não gostei dos dois jogos praticados pelo cruzeiro, jogadores lentos tanto o Henrique, Cabral ou Lucas Silva todos jogadores lentos que não dá uma saída rápida pra equipe. A zaga também é lenta e o ataque tá muito fixo tem que haver mais movimentação para surpreender os adversários. Só minha opinião mas não gostei até agora.

  5. Acho que a análise está o mais perto possível da realidade sem estar na cabeça do treinador. Ele está avaliando quais opções ele tem para o ano de 2018. E buscando o primeiro gol do Fred o quanto antes para tirar esse “peso” do caminho. Pois até os jogadores do ataque são influenciados por isso na hora de tomar decisões no ataque. A única coisa que espero é no jogo uma semana antes da estreia da libertadores que seja escalado o time e que o mesmo tenha um desempenho a altura da Libertadores. Mineiro todo mundo vai classificar mesmo. Pode empatar com caldense a vontade, se o preço do empate forem os testes da libertadores.

  6. Vai Raposa Astuta. Belo comentário P.H., realmente o Mineiro é a nossa pré-temporada, e tudo indica que vai ser com título. Mas queremos mesmo são os títulos da Libertadores e Brasileiro e Copa do Brasil, outra triplice coroa. Agora, tá na hora do Sr. Fred caprichar um pouco mais, porque ele tem perdido gols fáceis de se marcar, e com certeza o Rafa Sóbis marcaria. Pode ser testado também o Sóbis no lugar do Fred no 2º tempo contra o Uberlândia. Já que nosso meio de campo e defesa estão bem equilibrados, e como você comentou, está faltando agora encontrar o ataque perfeito. É hora dos testes. E também queremos ver o Judvan como falso nove, porque no ano passado ele foi muito bem nas vezes que entrou nos jogos. O Fred é Cruzeirense mas ele não pode ter cadeira cativa não, uma vez que o Sr. Henrique já tem a cadeira cativa se outro jogador também tiver cadeira cativa a equipe num todo vai sair prejudicada. Assim como agora é hora dos testes, vamos testando nesse Mineiro, inclusive com substituições de Henrique e de Fred. Pensem nisso! Vai Raposa Astuta vamos aos títulos.

  7. Pedrinho você não acha que seria mais correto o Mano escalar titultitulares no Mineirão, e reservas fora do Mineirão? E o Cruzeiro precisando de um ou dois velocistas, e traz um apenas e machucado, nao seria brincar com a sorte na Liberta?

  8. A situação não é tão tranquila, como o blogueiro coloca. Na Liberta por exemplo, vamos estrear fora de casa e na argentina, 4 dias após o clássico COM AS FRANGAS, se não tiver padrão de jogo rapidíssimo, 4 de abril (segundo jogo na liberta e em BH), o time vai ser fritado e muito cobrado. Vamos ser realista blogueiro!!!!

  9. Meu amigo PH, não tive mais informações sobre a contratação daquele atacante, que a antiga diretoria adquiriu do Criciúma, o Caio Rangel
    Que fim que deu esse negócio?!
    Abraço, e parabéns pelos textos

  10. Uma notícia agora do globo.com diz que tem uma proposta árabe pelo TN 30, sinceramente se for verdade, mesmo sabendo que o futebol hj é grana o Cruzeiro não pode liberar de jeito nenhum. O TN30 não pode sair agora é nosso líder rumo ao tribunal da América .

      1. Ops… não é o que o empresário dele está dando a entender pela imprensa. Parece que o interesse dele é pelo $$$$. Se for assim, melhor deixar ir, o clube não pode ficar refém de um jogador que a cada nova oferta virá renegociar, não há planejamento que resista a isto.

        1. Concordo com voce VINI, se for pra ficar no cruzeiro ótimo, mas, se quiser priorizar sua vida financeira (o que não é nenhum pecado!) boa sorte e obrigado pelos serviços prestados !!

  11. MINEIRO É PARA ACERTAR O TIME OU DERRUBAR TÉCNICO, SOMENTE ISSO. SINCERAMENTE, CRUZEIRENSE QUE ACHA QUE GANHAR O MINEIRO VALE COMO TÍTULO ESTA TORCENDO PELO TIME ERRADO, É BOM IR SE BANDEANDO LÁ PRO LADO DAS PENOSAS OU DA COELHADA.
    MUITOS COMENTÁRIOS SOBRE MANO NÃO GOSTAR DO 9 FIXO.ORA, TREINADOR QUE SE APEGA APENAS A DETERMINADO ESQUEMA TEM VIDA CURTA. E COM FRED, SASSÁ E RANIEL, MANO TEM 3 ATACANTES DE ALTA PERICULOSIDADE, MAS QUE PERMITE AO TIME JOGAR DE 3 MANEIRAS DIFERENTES. NO FUTEBOL BRASILEIRO, SÓ MANO TEM ESSE PRIVILÉGIO. ESPERO QUE SAIBA APROVEITÁ-LO

  12. Com relação ao placar destes primeiros jogos, pouco me importo. O mais importante é rodar o time na zaga, laterais, meio de campo, ataque e tbm no gol. Claro, sempre mantendo uma base dos 11. Este papo do Fred desencantar é brincadeira. O cara já é pra lá de desmamado e a qualquer momento este gol sairá naturalmente. Temos que preoculpar é com variações táticas, substitutos aptos para uma troca eventual. Para isto tem que jogarem juntos e não insistir com os mesmos jogadores. Vou citar 3 exemplos: Fábio, Egídio e Fred, até o próprio Henrique. Poderemos precisar de substitutos e que estes estejam entrosados no time. O importante nesta fase é rodar o grupo para termos 16/18 jogadores prontos para serem escalados já para a estreia da Libetadores. Creio que esta formação dos 11 se fará nestas próximas semanas mas não podemos forçar nenhuma das “peças” neste começo de temporada. Vamos precisar de todos juntos e para isto é preciso dosar o fôlego, pois a caminhada é longa. Cruzeiro sempre. Abraços

    1. Excelente comentário parceiro! O time voltou de férias e alguns acham que jogador volta voando. Amigos tem muita preparação física. A resposta para o treinamento é mais à frente. E outra, jogador profissional sabe que se der tudo agora o músculo abre rapidamente e compromete o planejamento pessoal e do grupo. Tem que dosar. Campeonato Mineiro amigos é papo de quem não ganha nada! É papo rosa! Abraço Pedrão!

  13. Pois é moçada, já tem árabe querendo levar o nosso artilheiro contra as frang6x1as, nosso TN30, e como o cara não pode ver dinheiro, provavelmente ele vai embora e nos deixar falando sozinhos. Gente, agora pro Léo, pro Fábio, pro Henrique, não chega nenhuma proposta. Que coisa né. Daqui a pouco vão levar também o nosso Uruguaio bom de bola “De Arrascaeta”. E aí vão minando o nosso escrete. Que pena. Mas vai Raposa Astuta, vamos torcer pros nossos craques ficarem. Abraços.

  14. Fala Pedro, sou um atleticano que adora seu modo de escrever e respeita demais a inteligência e opinião de alguns cruzeirenses que comentam nesse espaço o tornando um dos mais democráticos para o debate. Mas alem de torcedor sou desenvolvedor web e a muito me incomoda um pequeno ponto no seu blog, a dificuldade de voltar para os posts antigos que ficam só acessíveis pela nuvem de tag ao final do post ou na coluna mais populares que não muda com frequência. Dá uma olhadinha ae na plataforma usada se tem como entrar com a lista dos ultimos ou clicar e ir para uma pagina com o resumo dos posts. As vezes ficam debates inteligentes para tras devido essa pequena falha na navegabilidade do site,se precisar de ajuda pode falar também. No mais parabéns e não apenas a voce, pois ai é chover no molhado, mas ao seu publico que mantem um debate tão enriquecedor sobre futebol, você e seus leitores são os melhores setoristas do cruzeiro hoje. gostaria que o blog do meu time tivesse essa sobriedade e menos fanatismo. E desculpe aqueles que acham invasão um atleticano comentar mas não é minha intenção ofender ninguem

    1. Olá, Rocha. Boa noite. Nossa, cara, sem palavras. Só agradecer mesmo pelo seu comentário (que é muito importante pra mim) e por ter essa maturidade de saber separar as coisas e ler as coisas de cruzeirenses e atleticanos. Bom, quanto ao seu pedido, tenho que ver com os encarregados pelo site. Mas vou falar com eles sim amanhã pra ver se a gente resolve isso, tá bom? Você tem toda a razão. É uma coisa que me incomoda também. Seja bem-vindo aqui no blog. Rivais sim, inimigos jamais. Um abraço.

  15. De repente podemos sim perder o TN,afinal ele é um profissional e precisa olhar seu lado.Mas vamos ficar sentidos,porque ele provou qualidade,dedicação e respeito ao Cruzeiro.A maioria de nós sabe que na atualidade,com a preparação física diferente do passado os jogadores dedicados jogam em alto estilo depois dos trinta anos de idade,e o TN com certeza é um deles.Mas não considero que o Cruzeiro vai vender se não for um negócio muito bom para todo mundo,afinal ja mostraram o quão sério estão em relação a temporada.CHEGA LOGO QUARTA FEIRA!

  16. NA LIBERTADORA! NECESSITAM DE JOGADORES EXPERIENTE OU CASCUDO. E JOGO A JOGO.
    QUEM DESCIDE DENTRO DE CAMPO E OS ATLETAS QUE ESTEJAM MAIS CONCENTRADO A ENERGIA QUE VEM DAS ARQUIBANCADAS. LOTAÇÃO TOTAL DO MINEIRÃO EM CADA RODADA.CAMPEONATO MINEIRO, E UM GRANDE LABORATÓRIO E O INICIO DO TRABALHO DOS TÉCNICOS PRA ENTRAR COM 95% DO ELENCO PRONTO NA COPA DO BRASIL E NO BRASILEIRÃO E A LIBERTADORA E O SONHO DE TODOS GIGANTES DO BRASIL. E CLARO DA AMERICA DO SUL. SE VESTE O MANTO AZUL VAMOS APOIAR E GRITAR. QUEM VAI MOVER O TREM AZUL E A TORCIDA CELESTE.
    40 MIL PAGANTES DENTRO DE CADA JOGO NO MINEIRÃO E O MINIMO QUE A TORCIDA POSSAM MOVER O TREM AZUL DE MINAS.
    UNIÃO DA TORCIDA CHINA AZUL E DOS ATLETAS DO CRUZEIRO, SERÁ O SEGREDO DAS CONQUISTAS. LOTAM O MINEIRÃO E ASSOCIAL AO CRUZEIRO.
    DEIXAM O MANO MENESES TRABALHAR, PACIÊNCIA E CALMA E VAMOS APOIAR ATÉ FIM DO ANO PRA COLHER BONS FRUTOS. E OS TÍTULOS. DESEJO DOS CRUZEIRENSE E DO ELENCO DO CRUZEIRO.

  17. Olá PH, saudações à China Azul e a você.
    Parece inapropriada a suposta reunião que procurador do Thiago Neves teria solicitado à direção do Cruzeiro para tratar de proposta não oficial de um clube árabe pelo jogador.
    Mais inapropriada ainda a insinuação da matéria de que, para ficar, o cara teria que receber reajuste salarial. Por que? O cara não assinou contrato até 2020? O contrato não prevê formas de reajustamento anual, como fazem todos os jogadores e empresários na assinatura?
    Se isto é verdade só resta reconhecer que o clube é refém desse tipo de chantagem e extorsão.
    Vejo especulação semelhante sobre Raniel e suposta proposta de ida para o Grêmio. A que ponto chegamos: Uma cara que nem tem história sólida no futebol nem no Cruzeiro.
    Essa praga chamada empresário ou procurador precisa de freio. Raça gananciosa. Jogadores estão bem assessorados e os clubes reféns de dirigentes passionais, falastrões e assessorados juridicamente por gente que não ganha uma disputa.
    Essa turma que assessora jogador adora uma cláusula de confidencialidade e o clube precisa usar isto em seu favor, já que empresário e jogador adora um boato quando lhes interessa.
    Se Thiago Neves achar que deve sair que saia logo ou, então, que sua assessoria vale a boca e cumpra o contrato em alto nível.

    1. Na minha opinião, pro cara sair falando assim, marcando reunião, já tem que estar apalavrado com o jogador !!! E se você perceber alguns detalhes da entrevista que o TN30 deu a pouco sobre metas, desconversando falando que queria só títulos (resposta genérica pra mim) e seu semblante, sei não ! Pra mim ontem mesmo já tava com turbante na cabeça e ninguém reparou ! kkkkk
      Ninguem é insubistituível amigos, e acima de tudo isso nosso Cruzeiro !

  18. Nome, futebol, imprensa, cada um influencia no futebol! Veja a questão do Thiago Neves e do Fred, quem rende mais em campo, quem é mais craque? Acho que, indiscutivelmente, é o Thiago Neves, mas o Fred, por ter mais nome, vem de contratos mais vultosos, ganha mais no Cruzeiro! Ora, independente de nome, futebol é momento e tem muitos anos que o Fred não é aquele matador do Cruzeiro da época, e mesmo assim ganha mais que o Thiago Neves e talvez todos os outros jogadores do elenco do Cruzeiro! Nada contra ele, é apenas comentário porque vi matéria sobre sondagem do Thiago Neves ser contratado por outro clube, e aí falou sobre o salário dos dois! Espero que o Fred seja que nem o Ronaldinho Fenômeno na época do Cruzeiro, mas não creio que isso aconteça! Futebol é momento, é cabeça, é conjunto! Basta lembrar o Cruzeiro bicampeão, uns 3 ou 4 ali eram o cérebro e o conjunto do Cruzeiro, e aí todos os jogadores se encaixavam bem! Basta ver o Corinthians do ano passado, elenco fraco mas ganhou com muitos pontos à frente o campeonato brasileiro, enquanto outros times com elencos caros não ganharam nada, nem boa posição no final do campeonato!

  19. Lendo a matéria a respeito do David,pensei comigo que um gigante como o Cruzeiro tinha que ter opções na base,se não tem algo está terrivelmente errado.Claro que o Cruzeiro tem que ficar atento ao mercado e se beneficiar de bons nomes como o David,mas 10 milhões é muito dinheiro,sei que o David vale esse quantia,mas a base tem que produzir opções pro time. Nao sei se as mudanças na base começaram ou a que ponto está, mas a LA sub20 está chegando e não sei se temos chances com o que temos.Nós torcedores temos que ter mais paciência com os jovens,vejo muita crítica desnecessária

    1. Companheiro Edgar, nossa Base começou a morrer quando Vicintin passou por ela. Agora colocaram outro protegido do José Francisco Lemos e de um dos atuais vices. Este novo responsável por nossa Base, parece tido como maior objetivo na vida, fazer cursos e mais cursos no exterior. Com gente assim a Base não funcionará como desejada por todos nós.

      Feita a crítica, passo à sugestão: por que não mobilizar, Tostão, Dirceu, Piazza, Evaldo, Palinha, Alex, Nonato,Ademir, Douglas e outros ex-jogadores para observar e arregimentar possíveis talentos e os encaminhar à Toca I? Por que não entregar os trabalhos da Base a ex-craques, ex-técnicos? Por que não se espelhar nos trabalhos do Internacional, Grêmio, Flamengo, Fluminense e Santos, fazendo comparações e analisando as experiencias positivas e negativas destes clubes?

      Vejo nossa Base muito burocratizada, prestando-se mais a cabide de empregos que determinada a cumprir seus reais objetivos! Contudo sem sonhar, sem ter esperanças não se consegue viver bem, não é mesmo? Quem sabe a nova direção superior do nosso Cruzeirão tenha objetivos novos ou radicais para que a nossa Base volte a ser a Base e assim revelar, a cada temporada, pelo menos um talento ou alguns bons jogadores!

      Sua atuação aqui no Blog tem sido enriquecedora, por análises, esclarecimentos e críticas. Quando o PH entrar de férias, fica-lhe sugerida o exercício da suplência, com menos emprego do idioma do Tio Sam. A língua portuguesa é riquíssima e um dos nossos maiores patrimônios que, a exemplo dos costumes, das florestas, da biodiversidade, do futebol, da ética e da solidariedade, a cada minuto sofre agressões e destruições inaceitáveis. Meu fraternal abraço de cruzeirense.

      1. Obrigado d+ caro Ronaldo,concordo com suas ideias para melhorar nossa super importantíssima base,também acho que grandes nomes da nossa história seriam escolhas cirúrgicas.Quanto a substituir o PH nas ferias, acho que tem muita gente melhor que eu. E eu não quero estar na pele de quem tentar kkkkk!

  20. PH, o elenco do Cruzeiro hoje é muito forte, apesar de estarmos prestes a perder; Thiago Neves ,Arrascaeta e Murilo, vamos forte buscar títulos, mas não com essa teimosia do Mano escalar Cabral e Henrique no meio de campo, aí eu desisto!

  21. Mano tem planos???será mesmo???
    Vai rodar o elenco no Mineiro, será mesmo???
    Pq então ele não escala LS16 e Ariel Cabral diante o Uberlândia e dxa Henrique no banco???
    LS16 foi um dos melhores contra a Caldense, pq não tem mais chances???
    E pq Rafael ainda não teve sua oportunidade no gol!
    Os protegidos são sempre os mesmos!

      1. Não é pra rodar o elenco???
        Pq não testar???
        Ano passado eles foram titulares contra o Flamengo no turno, 1×1 no Mineirão e deram conta do recado!
        LS16 nas categorias de base chegou a jogar de zagueiro!
        O que eu não aguento é os protegidinhos nunca saírem do time!

          1. Concordo que tem que rodar mesmo o time, colocar Judvan, Marcelo Hermes, Lucas Silva, Romero no meio, Nonoca, Rafael, Messidoro, Sóbis de titular, Raniel, Dedé e Sassá, daqui a pouco, etc.
            Não adianta te rum elenco caro, com 30 atletas e só utilizar 18.
            Ano passado o Mano cometeu o mesmo erro mantendo o time base nesse campeonato fraco e quando iniciamos o brasileiro perdemos alguns dos melhores jogadores por contusão. Neste ano classificam-se 8 clubes, dá pra rodar bastante.
            A Libertadores e o Brasileiro duram 10 e 8 meses, respectivamente, paralelos À Copa do Brasil, que dará 50 milhões de premiação, não podemos chegar extenuados no fim do ano,

      2. PH, eu acredito de verdade que o Mano tenha planos para um 2018 vitorioso. Acontece que no planejamento dele não há alternativas para se jogar sem Fábio, Henrique e Cabral. Já reparou nessa fixação dele?

        Sem abrir mão do qualquer sistema tático, pode-se fazer experiencias com 3/4 jogadores a cada duas rodadas. E isto não está sendo feito por ele. Por isto o critico e entendo como merecidas as críticas dos companheiros aqui neste sentido, neste sentido! Veja: a alternância ou rodízio de goleiros. Atrapalha na fixação ou desenvolvimento de um sistema tático qualquer? Claro que não, respondo! Por que então não dar oportunidades a Rafael, Lucas e Eudes? Finalizando, sempre notei grande distorção do discurso com a prática do Mano. Em razão disto, o técnico que gostaria de estar a frente deste nosso bom elenco seria o Jair Ventura Filho, o Jairzinho do Bota. Este sim, é coerente e trabalhador. Limitado nas entrevistas, mas excelente nas quatro linhas e nas SUBSTITUIÇÕES! Lamento discordar de você, faço-a contudo por convicções e não por desrespeito ao seu posicionamento.

  22. Colegas, fazendo o papel de advogado do diabo, até que se TN30 saísse por 10 milhões de dólares e com essa grana trouxéssemos o RG de volta, acredito que o time poderia ser escalado com uma formação bastante parecida com a de 2013/2014, com Arrasca, no papel do ER; Rafinha ou David (se ficar mesmo), no papel do Dagol/Bigode; Goulart; e Fred no papel de Borges/Moreno. Arrasca e Rafinha/David têm, na minha opinião, características bastante semelhantes aos que substituiriam, e Fred para mim é melhor que Borges e Moreno. O que vocês pensam, hein?

    1. Lembrando que o RG foi vendido por 15 milhões de Euros e que o salário dele deve ser pelo menos o dobro do TN, acho que a conta não fecha. Mas se chegarmos a 100 mil sócios, quem sabe o Itair cumpra a promessa.
      Quanto à escalação, o Mano não é o Marcelo Oliveira. O primeiro prioriza a defesa, o segundo o ataque, assim mesmo que os jogadores se equivalham, pode até dar certo, mas não vai funcionar do mesmo jeito.

    2. Edu, será sensacional, mas acho que ele não vem por “tão pouco” ! Agora a pouco vi a novidade que parece que o cruzeiro esta recorrendo a banco para segurar o TN30. Tá meio esquisito essa conduta… se essa moda pega ! Daqui a pouco vem mais proposta ai e la vai o cruzeiro recorrer a banco, humm, tomara mesmo que sejamos campeões de algo importante esse ano, ou que pelo menos possamos vender bem Murilo ou Arrascaeta, por que se não ??

  23. Bem,a quarta feira demorou séculos mas enfim chegou.Hoje é dia de futebol de primeira classe. Também é dia de um aqui, outro ali ficar irritado com o Henrique,autentico bicampeão brasileiro e campeão da CB e dono de estatísticas que não significam nada para uns gatos pingados,mas significa muito para o Cruzeiro,maioria absoluta dos torcedores e para todos os treinadores que trabalharam e trabalham aqui.Se estao tentando derrubar o Henrique e outros no Cruzeiro,falharam miseravelmente.Como dizem os cientistas,se aceitar dói menos.

  24. Bom dia nação.Cruzeirense que critica Henrique e Cabral não entendem nada de futebol.Foi só o Cabral sair que o time parou de produzir. Massacramos o tupi. O cara tem visão como poucos e marca muito bem. Afinal o time tem 11 jogadores. Se depender só dele pra marcar não dá.

  25. Há tempos o Campeonato Mineiro deixou de ser algo interessante para os torcedores cruzeirenses… eu me incluo aí… campeonato, antes de cartas marcadas, hoje, além da falta de atrativos, não tem uma força do interior que possa ser o diferencial da balança… então que sirva pelo menos para testar jogadores, formações, esquemas táticos (no plural), mas vejo o Mano repetir o trabalho do ano passado, sem muito critério na escalação, sem alteração na forma de jogar, mesmo tendo um homem fixo lá na frente… esquema tático??? Era para estar no plural, porém o Sr. Mano Menezes não consegue mudar a forma do time jogar… aí dá saudade do Marcelo Oliveira, o time era um no primeiro tempo e, caso não estivesse bem, no segundo tempo era outra formação, outro esquema, dava gosto de ver… no time de hoje, além de paciência, a torcida precisa ter consciência… paciência com os jogadores e consciência de que nada irá mudar radicalmente com o comando do Mano Menezes!!!

  26. O tempo tem demonstrado para os mais desconfiados, que o Itair Machado,meio bronco não resta dúvida , é ágil , esperto , bom negociador e sabe falar a língua jogador. Certamente a permanência do TN30 é mais uma demonstração desta habilidade.
    Aqui no Vale do Aço , onde moro, ele fez um bom trabalho na direção do Ipatinga que ganhou projeção nacional , conquistou o campeonato mineiro e de carona levou à esta projeção nacional a cidade de Ipatinga.
    Agora é nossa vez de dar um voto de confiança para a nova direção do Cruzeiro e aguardar pela chegada de títulos.

  27. P.H. se vender o TN30 pelo valor que os árabes estão querendo pagar, 11,1 milhões de reais, é desvalorizar o craque que é o TN30, não. Nós temos que aguardar uma proposta melhor. Eles estão pensando o quê!?, que a Raposa Astuta seria uma equipe de 2ª divisão. De jeito nenhum podemos aceitar essa proposta. No Brasil tem time que paga mais. Não, Não e Não. Fica TN30, vamos ganhar a Libertas! Abraços pessoal.

  28. CRUZEIRO ALCANÇAR ACIMA DE 100 MIL ASSOCIADOS. SÓCIO-TORCEDOR E ESTÁDIO COM OS PUBLICOS ACIMA DE 40 MIL PAGANTES EM CADA RODADAS E CADA CRUZEIRENSE, PREOCUPANDO EM COMPRAR PRODUTOS DE MARCA QUE TEM PARCERIA COM O CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.
    5% DA CHINA AZUL DOS 9 MILHÕES DE CRUZEIRENSE, TIVESSE CONDIÇÕES DE SER SÓCIO DO FUTEBOL PARTICIPASSE DE 12,00 A 30,00 REAIS MENSAIS CRUZEIRO PODERIA SER UM CLUBE FINANCEIRAMENTE UM MODELO DE BARÇA OU REAL OU PSG OU BAYER. FAMÍLIA CRUZEIRENSE UNIDOS, FORA E DENTRO DE CAMPO.
    RICARDO GOULART E EVERTON RIBEIRO e LUCAS hj PSG., E TIAGO SILVA ZAGUEIRO E DANIEL ALVES ALA DIREITA E RAMIREZ RAPOSA AZUL, sejam os PENSAMENTOS já deveriam VESTIR O MANTO AZUL. DEPENDE DA FORÇA DA NAÇÃO AZUL. NOVA DIRETORIA TEM UMA VONTADE LOUCA DE TORMAR O CRUZEIRO O MAIOR GIGANTE DA AMERICA DO SUL.
    CRUZEIRENSE PRECISAM TER UMA FORTE UNIÃO E AMAR AO CRUZEIRO, SONHO, TORNA-SE
    REALIAZADOS. COM A FORÇA DA CHINA AZUL FORTALECEREM FINANCEIRAMENTE.

  29. Manoel joga d++, melhor zagueiro disparado do elenco e deveria ser titular absoluto (até capitão). O grande problema dos bons zagueiros do cruzeiro chama-se Lixéo, o márcio araújo da zaga. Esse verme tem pacto e é macumbeiro. Todos machucam, todos são suspenso por amarelo, todos são poupados menos esse verme. Zagueiro horroroso que tá ai há 8 anos pq se diz cruzeirense.

    Em termos de meio campo, não entendo como ninguém questiona a ausência do melhor volante disparado do elenco. Jogador mais dinâmico, que marca e desarma muito além de chegar a frente participando de gols, através de chutes de fora da área, tabelas e passes VERTICAIS. LUCAS ROMERO tem que ser titular absoluto desse time. Cabral e Henrique são dois caras extremamente burocráticos que dão 100 passes laterais por jogo (um até “joga de terno” kkkkk) e são lentos, deixando o time engessado (que já conta com Robinho, TN e Fred). Não que Cabral e Henrique são ruins, mas não podem ser titulares absolutos como são na cabeça doentia do Mano

  30. Quanto ao Fred, segundo o Mano, ele pediu para jogar os 90 minutos nos 5 primeiros jogos para pegar ritmo, depois disso o Mano deve colocar outro que estiver em condições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *