Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Uma causa de cruzeirenses, americanos e atleticanos

Cruzeirenses, americanos e atleticanos do interior querem ver o Campeonato Mineiro na TV Integração.

O texto de hoje requer uma atenção muito especial. A causa é nobre e, por isso, envolve cruzeirenses, americanos e atleticanos. Especialmente aqueles que moram no interior de Minas Gerais. Embora os nossos clubes se esqueçam de olhar para as outras regiões do estado, o interior mineiro está abarrotado de torcedores fanáticos pelos três clubes da capital. E como a causa não é só do Cruzeiro, convoco os azuis, os verdes e os alvinegros para brigarem numa dura batalha.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas a Rede Globo possui várias redes afiliadas. A TV Integração é uma delas. Ela faz a transmissão do conteúdo da Globo para a Zona da Mata mineira. E nem sempre tudo que passa lá está relacionado ao estado de Minas Gerais, embora seja uma emissora mineira. Por exemplo, neste momento, eles não estão transmitindo o Campeonato Mineiro para seu público. Quem mora na Zona da Mata está tendo que assistir ao Campeonato Carioca.

Durante o Campeonato Brasileiro, é comum que a TV Globo Minas transmita jogos de Cruzeiro e Atlético para BH, mas para quem mora no interior, a TV Integração passa as partidas de times cariocas ou paulistas. Obviamente, eles têm um motivo para fazer isso. Existe um mapeamento de percentual de torcida nas regiões. E a gente sabe que tem muito flamenguista, corinthiano e são paulino em terras mineiras. No interior principalmente. E é por isso que no Triangulo Mineiro, na Zona da Mata, as transmissões de jogos de futebol são diferentes dos da capital.

E muitos cruzeirenses, americanos e atleticanos estão sofrendo com isso. Ora, somos mineiros, então temos que assistir aos jogos dos nossos clubes e não dos paulistas e cariocas. Há muito tempo o pessoal do interior está incomodado com essa situação. E a lista de cidades que a TV Integração contempla é enorme (veja a foto abaixo). Dito isso, conclamo os torcedores mineiros a fazer barulho. No twitter, a galera já criou a hastag #euquerovercampeonatomineirotvintegração como forma de protesto. Vou além. É necessário ligar, mandar mensagem pra eles, manifestar a indignação. Afinal, eles produzem conteúdo de acordo com a demanda do público.

TV Integração: onde ela atua no estado de Minas Gerais.

Solidarizo-me com os torcedores do interior mineiro. Já morei no interior e sei como é essa questão da TV. É muito difícil mesmo. Não bastasse o desleixo dos clubes da capital para com os interioranos, ainda há essa questão com a Rede Globo. Lutemos juntos por essa nobre causa. Aproveito para saudar os meus leitores do interior mineiro. Saibam que tenho um respeito enorme por vocês. Quando o Cruzeiro sai de BH para jogar em Uberlândia, Juiz de Fora, Poços de Caldas e outras cidades, a China Azul faz uma festa gigantesca. O carinho dos interioranos com a Raposa é diferenciado. O mesmo eu digo para os americanos e atleticanos do interior. Parabéns a vocês. Pela luta diária e pelo amor verdadeiro aos seus clubes. Estamos juntos nessa!

Torcedores fazem protesto no Twitter para que a TV Integração transmita o Campeonato Mineiro.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

67 comentários em “Uma causa de cruzeirenses, americanos e atleticanos

  1. PH, dou a maior força. Há cidades na lista, como Carandaí, onde meu pai nasceu, a pouco mais de 100 km de BH. Mas essa situação, acredito, é reflexo não do desleixo dos times da capital com sua torcida do interior, mas da submissão aos caprichos da toda poderosa rede, já que se ela paga (e os clubes ainda buscam adiantamentos), ela manda. Tem também a questão do pay-per-view, na qual lucram muito as TVs a cabo e um pouquinho os clubes, e perde o torcedor. Mas, para mudar, tem de fazer é isso mesmo: pressionar, se for o caso até boicotar a toda poderosa e seus patrocinadores locais. Se a audiência cair em outros programas, se a venda dos locais cair muito, a rede certamente terá de rever sua ridícula atitude. Parabéns por trazer esta questão!

    1. Onde você viu isso? Prove com números. Em Carandaí certamente não é assim. Em Barbacena também não. São cidades que conheço, nas quais aqueles com quem tenho relacionamento torcem todos para times da capital.

      1. É verdade, de JF pra baixo a maioria esmagadora torce pra times do RJ. Sou de Muriaé e ali na região nós torcedores de times mineiros somos minoria.

        1. Concordo com você, Gabriel. De Juíz de fora para baixo sim. Mas e as demais cidades? Duvido que sejam a maioria os torcedores do RJ.

      2. Moro em Barbacena desde setembro de 2017 e como cruzeirense fanático quero assistir os jogos do meu time e não de flamengo x Volta Redonda. Quarta feira mais de 40mil no Mineirão apresentação dos reforços do cruzeiro tive que assistir campeonato carioca e o Tupi que jogou com o cruzeiro é de Juiz de Fora, pra BH foi transmitido menos a zona da mata e domingo novamente vai ser transmitido o carioca. Sei que essa região existem muitos torcedores dos times paulistas e cariocas mas isso não chega a 50% aqui tem muitos torcedores cruzeirenses, atleticanos e já vi torcedores com camisa do America e do Tupi. Por favor Tv Integração.

    2. Piada é vc ser mineiro e dizer uma coisa dessas… Se você é mineiro de verdade se orgulhe da cultura Mineira jovem. E Se você é daqueles (poucos) mineiros que torcem pra times de SP e RJ, não perco tempo nem discutindo o assunto com você.

    3. Cara, se vc é mineiro e torce para time carioca, vc é vitima da Globo. Se vc torce para carioca por causa do seu pai, mesma coisa. Se ela transmitisse futebol mineiro, desde que vc era criança, vc torceria para nossos times. Sou de Muriaé. Moro em JF. A influencia carioca é forte pq é o que transmitem para a massa. Abra os olhos para o que está perto de você. E que na copa do mundo, vc deveria torcer p Argentina. Ela é tão ao lado do Brasil quanto Minas do RJ.

  2. Deve reagir todos os torcedores… realmente é um desrespeito a não transmissão dos jogos da Campeonato Mineiro nesta região. Estão pensando o quê?

  3. A rede integração cobre também algumas cidades do Centro Oeste Mineiro que não estão nesta lista. Papagaios é uma delas! E é bem como você disse. Só passa Rio e São Paulo! Querem fazer uma ideologia de massa para aumentarem a torcida deste eixo. Um lixo!

    1. Acho que o ph está equivocado, moro atualmente em Araxá e lá passa a TV integração que contempla o triângulo mineiro, centro-oeste e vale do Paranaíba.

  4. Excelente post, PH, como sempre!
    Bonito ver as torcidas unidas, lutando pelo direito de todos! Rivalidade é dentro das quatro linhas. Minas tem futebol, e dos bons. Os times do interior de Minas estão nas séries B, C e D do futebol nacional. A Rede Bobo pode escolher: ou passa conteúdo de MG para os mineiros ou perde audiência. Simples assim!

  5. PH faz tempo que acho que vc , como um formador de opinião , deveria ir mais além do que apenas escrever sobre o Cruzeiro , poderia ajudar mais , acho esta sua campanha importante mas acho tbem que a campanha de angariar sócios mais importante neste momento , o Cruzeiro está apostando numa receita futura p quitar compromissos futuros , acho que vc deveria falar sempre sobre isto , além de incentivar a ida ao campo

    1. Eu faço essas coisas mais pelas minhas redes sociais, principalmente pelo Twitter. Já consegui muita coisa por lá, graças a Deus. Uma delas foi mobilizar uma campanha para que a torcida se inscrevesse no canal oficial do Youtube. Coisa boba, mas já ajuda.

  6. Moro em BH, mas minha família é de Barbacena. São todos cruzeirenses apaixonados, incluo aí irmãos, tios, primos e sobrinhos. Atualmente a presença de cruzeirenses e atleticanos em Barbacena e região é muito grande. Ainda tem torcedores de times do Rio mas, com certeza, reduziu muito, principalmente na faixa etária mais nova. Eles ficam revoltados com a afiliada da Globo em Juiz de Fora, que dá preferência para os times do Rio em detrimento dos times de Minas.

  7. Excelente matéria, eu moro na região da zona da mata e realmente é a pura verdade, e vou além se eles gostam tanto de assistir jogos do campeonato carioca então porque o Tupi de juiz de fora não joga o campeonato carioca? faço aqui um pedido ao time do Tupi saia do campeonato mineiro e vai jogar o carioca.

  8. Nunca vou achar demais te parabenizar meu colega Pedro Henrique, gostei muito deste tema, conforme já falei várias vezes moro aqui na divisa MG/SP e tive que fazer assinatura de TV para ter ver meu Cruzeiro, aqui temos a IPTV Sul de Minas, mas sempre que os times mineiros jogam no mesmo horário ela sua opção e as vezes ficava para eu ouvir no Rádio o jogo do Cruzeiro , mas aqui conforme os comentários de alguns colegas é muito grande as torcidas dos times de SP/RIO, mas se não houver uma mobilização dos torcedores que torcem para os times de Minas isso nunca irá mudar, pois é isso mesmo que a Globo quer que nunca sinta-se abalada no seu suposto PODER, sufocando a todos com o seu monopólio, a hora é esta de todos apoiarem este movimento e lutar pelos nossos direitos, e eu sei que mesmo pagando o Premiere estou dando Ibope para a Globo mas pelo ao menos o meu Ibope vai também para o meu time do coração, fora a insignificãnçia que a imprensa carioca e paulista dão ao Cruzeiro.

  9. PH Mais uma vez, meus parabéns!!! Sou mineiro, nascido e criado em TImóteo (Vale do Aço), la tb temos esse problema mas menos, normalemnte se transmite Cruzeiro e Atlético mesmo pela tv local. Mas hoje moro em VItória ES desde 2004 e digo que é tenso ser cruzeirense e ter que ir no bar assistir um jogo ou comprar payperview, imagina pra quem mora em MG e ter que se submeter a isso. Um absurdo gigante!! Sou mineiro com muito orgulho de ser, adoro a musica mineira, F VEnturine, 14 bis, Beto GUedes, etc. E me orgulho da riqueza da cultura mineira que diferente da cultura capixaba (nem os capixabas se valorizam, haja visto torcem pra times do Rio) a cultura mineira rompe as fronteiras de MG e encantam o mundo, influenciam o Brasil na culinária, no sotaque UAI, na música etc. Falando de futebol, pra você ter ideia, morando aqui em VItoria, tenho mais raiva (muito mais) dos flamenguistas daqui do que dos atleticanos que são poucos (Ja cruzeirense, são muitos por aqui). Pra falar a verdade, naqueles anos em que notoriamente o futebol Mineiro mandou (2013, 2014) achei muito bom e vi como lado muito bom o Atletico ter conquistado a libertadores e a Copa do Brasil, enriqueceu ainda mais a força do futebol mineiro.

    Aqui no ES ate entendo eles transmitirem o futebol carioca (torcedores de times de SP aqui tb passam mal sem transmissao dos seus jogos) porque eles nao tem time aqui, são muito ruins. Mas sao ruins por culpa do próprio capixaba que não apoia seu próprio futebol, isso incluo da torcida no modo geral e também as empresas, mídia etc.

    TV de MInas tem que transmitir Minas e ponto. quem é mineiro e insiste em torcer pra times de outros estados por causa de midia do eixo que pague por isso, eles são a exceção e não nos mineiros torcedores de times mineiro!!!

    Saudações AZul

  10. PH,deixe sua criatividade comandar este blog,somente sua criatividade.Sei que você tem mentalidade forte e nao vai ser influenciado pelas aves agourentas.O que você está fazendo é inovador,o céu é o limite.

  11. P.H. excelente iniciativa. Estou morando atualmente em São Paulo, mas a minha família a maioria mora em Belo Horizonte, e com raízes na Cidade de Ponte Nova. Eu tinha um primo ali atleticano roxo, que era doido pra assistir as partidas do time dele e não conseguia, por que as transmissões no canal aberto era só de São Paulo e Rio, ele ficava bravo e tinha até um segundo time que era o Vasco da Gama, de tanto assistir o campeonato carioca, ai se vê que a influência da TV nesses recantos são sempre prejudicial aos Clube de Belo Horizonte e em favor dos times do eixo Rio/SP., Os próprios times de BH, deveriam exigir as transmissões do Mineiro pra toda a Minas Gerais, até mesmo para angariar o crescimento de suas torcidas nas Cidades interioranas. Já que a imprensa é a grande formadora de opinião pública, quem fica vendo toda hora rio e São Paulo, claro que vai acabar torcendo para os clubes do eixo, principalmente as crianças, que ama o que vê. Quanto mais o futebol mineiro for retransmitido no interior maior será a torcida dos grandes de MG. Parabéns P.H. vamos continuar firmes nessa batalha. O futebol Mineiro merece crescimento e muito respeito.

  12. No sul de Minas , circuito das Águas, o problema é o mesmo… muitos Cruzeirenses de Caxambu , Passa Quatro , São Lourenço , Lambari , Cambuquira ficam
    Obrigados a assistir jogos paulistas , principalmente de Campinas sede da EPTV

  13. Sou de Três Corações e Conheço colegas de outras cidades do sul de minas. Aqui no sul de Minas, a afiliada da Globo é a EPTV. Aqui há a transmissão do campeonato mineiro, porém quando começa o brasileiro, passa-se muitos jogos de paulistas e cariocas. O que me incomoda bastante.
    Converso com um amigo paulista e ele diz: Em SP não há a mesma reciprocidade. Ele mesmo estranha a falta de valorização dos clubes estaduais por parte de muitos mineiros.
    E é fácil entender o porque de existir tantos flamenguistas, corintianos e etc. Se as pessoas só assistem jogos destas equipes, mesmo sendo de outros estados, elas acabarão criando empatia com estas e consequentemente virarão torcedores.
    PS: Por que isso não acontece quando se trata de seleção? Não conheço nenhum brasileiro torcedor do Paraguai.

  14. Enviei um comentário longo respondendo a íntegra do seu texto,mas apesar de dizer que eu estava repetindo a postagem do comentário,ele nunca apareceu,se aparecer me desculpem.Já falei acima da importância do seu ultimo texto e deste.Um total absurdo a Globo estuprar a natureza das coisas,todos os mineiros são orgulhosos de serem mineiros,isto simplesmente não acontece em culturas respeitosas.Isso é desonesto impor o que eles com suas mentes doentes, estão fazendo por décadas.Não existe perfeição entre os humanos,mas como os responsáveis por tamanha disparidade conseguem dormir ou olhar na p…a do espelho?Vamos mesmo fazer barulho,esta situação não é justa,e nós temos a obrigação de lutar até que a coisa certa seja feita.Eu nasci na Zona da Mata,la tem muitos torcedores dos times mineiros,mas são infelizmente minoria , Mudei para o Vale do Aço aos doze anos.Quando visito meus parentes em Coronel Fabriciano,nao posso ver na TV os programas esportivos do futebol mineiro porque a TV é de SP ou RJ,pqp!Se isso não é absurdo,então não sei o que absurdo é.

  15. O primeiro passo foi dado, levantar a ideia aqui. O segundo é cobrar dos times ações visando divulgar suas marcas, pra isto existe o departamento de marketing em cada clube. Fazendo isto , a Tv vai atraz. Ela vive de anúncios , audiência. Limples assim. Com a palavra Cruzeiro e Atlético.

  16. PH e colegas,acabei de sair daqui e já estou de volta depois de ler a matéria a respeito da LA sub20.Não podemos em hipótese alguma ser simplesmente figurantes,temos que entrar para ganhar.Como a nossa diretoria já provou que é competente,então exigimos ação rápida,seja ela qual for.Todos sabemos que com o time da copinha não vamos a lugar nenhum.Vamos fazer barulho em benefício do nosso grandioso Cruzeiro.A LA sub20 é disputada em duas semanas em fevereiro,no Uruguay.

  17. Verdade amigo, mas difícil mesmo é passar na Av Rio Branco e ver um cidadão com uma prancha de surf nas mãos. Fiquei admirado. Minas em primeiro lugar, nossas origens e cultura não podem ser sufocadas por meia dúzia de mimados empresários. Campeonato Mineiro já na Panorama.

  18. Pedro Henrique e demais torcedores DOS TIMES DE MINAS, mineiros comprometidos com o nome e interesses de Minas Gerais. Excelente Tema!

    Oportuno e nobilíssimo. De que adianta os times mineiros investirem, se preparem se seus jogos não serão vistos no território mineiro, como os paulistas e cariocas tem este imenso privilégio? Esta injustiça das TVs Integração que mais desintegram a cultura e o sentimento de Minas precisava e precisa mesmo ser considerada e removida de nossas vidas. Logo, este tema precisa ser amplamente discutido. Precisamos das autoridades constituídas para nos ajudar a divulgar o genuíno esperte de Minas em todas os rincões de nosso estado. Deputados , Secretários, governador, Prefeitos, precisamos dos seus apoios, do seus interesses!. Que lutem ao nosso lado nesta legítima campanha sócio-esportiva e cultural. Chega desta colonização espúria, ilegítima das TVs Integrações da Globo.

    Com os recursos tecnológicos da Globo, ela pode facilmente reverter esta imoral usurpação confiscatória imposta aos mineiros por suas redes das PSEUDAS TV INTEGRAÇÃO. Basta distribuir a programação via satélite para essas suas afiliadas, segundo o espaço territorial destinatário e pronto. Logo o problema não é tecnológico ou operacional e sim comodismo ou falta de respeito para com o torcedor mineiro do vasto interior de Minas.

    Sou do Triangulo Mineiro e aqui a tal de TV DESINTEGRAÇÃO de Uberlândia comete a mesma injustiça que a TV de Juiz de Fora. Nos impinge uma programação paulista e carioca em lugar da de mineira.

    Veja bem, a URT de Patos é bi-campeão do interior de Minas e não tem o espaço merecido na mídia mineira em detrimento de times do Rio e de SPaulo. Na área de influência da TV DESINTEGRAÇÃO de Uberlândia, somente viemos a desfrutar do sinal digital recentemente e os noticiários de Belo Horizonte e do Governo de Minas que esta TV divulga são mínimos, com exceção das críticas ao Governo Estadual. É vergonhoso e por isto lastimável esta discriminação que a Rede Globo nos impõe a todos nós torcedores do interior de Minas Gerais! Daí a oportunidade deste seu legítimo Post em prol da grandeza de Minas e do resgate do direito de nossos torcedores!

    Parabéns, você pensa como um cidadão acima da média, embora ainda jovem, dá demonstrações eloquentes de maturidade, equilíbrio emocional e altíssimo quociente intelectual. Precisamos de você na Câmara Municipal, na Assembléia de Minas e no Parlamento Nacional. A verdadeira política requer participantes do seu escol e com sua de tábua de valores éticos para honrar o voto de nosso povo. Não merecemos, com raríssimas exceções, os políticos atuais, porque verdadeiros estelionatários de um dos mais importantes direitos democráticos; O DO VOTO!

  19. Minas Gerais hoje carece de bons políticos.Se os políticos mineiros prestassem,exigiriam mais respeito com o estado.É querer demais,pois um senador do estado mora em Ipanema,RJ.O menor sempre bajula o maior.FUI.

  20. Como era o mundo na ultima vez que o Atlético conquistou o campeonato Brasileiro:

    A novela da globo era Antônio e Maria

    Presidente do Brasil Emilio Garrastazu Médici

    O Brasil vivia em uma terrível ditadura

    Presidente dos E.U,A. Richard Nixon

    Tancredo Neves ilustre político do Brasil

    Roberto Carlos e os Beatles os melhores do mundo.

    Led Zeppelin maior banda do mundo lançou dua música mais famosa ; Stairway To Heaven.

    Tostão e Pelé os melhores jogadores do mundo

    Dadá ainda jogava bola.

    Opala o melhor carro do Brasil

    Eu ainda era solteiro.

    Lula cortara de propósito o dedo para nunca mais trabalhar.

  21. A TV Integração no setor que contempla a Zona da Mata e Campo das Vertentes, sempre favorece Juiz de Fora em detrimento às outras cidades como Barbacena, São João del Rei, Carandaí e tantas outras que tem em sua maioria torcedores dos times mineiros. Não respeitam nem o Tupi que é de Juiz de Fora.

  22. Já faz algum tempo que há esta insatisfação aqui em Viçosa. De fato é um absurdo. É uma falta de respeito com os cidadãos, que não tem o direito de assistir o futebol do seu estado. Se verificarmos ao longo da programação da emissora, as propagandas, os telejornais, os comerciais são todos voltados para a região ou estado de Minas, apenas o futebol tem que ser diferente. A continuar desta forma, vamos mobilizar a população e acionar as representações políticas, para que a cidade possa fazer a opção pelo sinal da emissora da capital (BH), e assim valer os seus direitos.

    1. Caso façam um boicote… farão um estrago… pois, são muitos torcedores prejudicados… e aparentemente… aí está bem longe da divisa dos estados… Sendo assim, o sinal deveria ser o da emissora da capital (Belo Horizonte).

  23. Se transmitem os jogos do Rio é porque a maior quer ver os jogos do Rio. Não adianta chorar. O pessoal de BH odeia a Zona da Mata. O governo estadual deixa a região esquecida. Por que o povo que mora mais perto do Rio vai querer torcer para Cruzeiro e Atlético?

    1. É porque são imediatistas e não tem bairrismo! Qual governo no Brasil cumpre o seu papel de defender o povo e prestar-nos um bom serviço? Qual ? Sabe porque nossos governantes não
      prestam? Por que a maioria de nosso povo não valoriza um dos atos mais importantes atos da cidadania: V O T A R ! Se você ama tanto assim o futebol do Rio, por que ainda mora em Minas?

    2. “O pessoal de BH odeia a zona da mata”. De onde você tirou isso, meu filho? E, se fosse verdade, o pessoal do Rio dá alguma atenção para vocês? Não sabem nem que vocês existem, principalmente o governo de lá. Eles é que vão lhes ignorar mesmo. Vocês torcem para os times cocorocas porque foram colonizados pela rede e, antes dela, pelas rádios da então capital nacional. Isso ainda era justificável quando as emissoras de BH tinham alcance local, hoje não. Território mineiro, campeonato mineiro. Duvido que sejam transmitidos jogos do nosso campeonato em território fluminense ou paulista. Então, os times daqui têm SIM que fazer valer a o bairrismo local. Já que há bairrismo lá, a recíproca tem de ser verdadeira aqui. E VIVA MINAS!

    3. Mais não deixa de ser de território mineiro, nao deixa de paga imposto para o governo de MG, todos os cantos de MG tem que ser ” nacionalista ” para o estado de MG, e deixa cada a vez mais essas culutura do RJ, ainda bem que só ta em decadência

  24. Caro PH, sou cruzeirense nascido no interior. No sul de Minas a influencia dos cariocas e paulistas é muito grande. É fato que encontramos nessa região, mais e muito mais torcedores de times de outro estado por influência de pais, avós, tios e até conhecidos mais velhos. O motivo é que nas décadas de 50, 60 e 70, nessa região praticamente, “só” entrava a mídia de São Pulo e Rio. Pra se te uma ideia, o canal 100 (os cinemas da época exibiam um noticiário) na parte final mostrava futebol (somente clássicos cariocas).
    Atualmente, moro na região sul, e até hoje nunca conheci um gaúcho que torce para time de outro estado. Claro que tem toda uma questão de geografia e consequentemente, quase zero a influência das mídias paulista e carioca.
    Os clubes de Minas, se não sabem, deviam saber disso, têm que fazer alguma coisa pra tentar reverter essa situação. Sugestão: Ao final de cada temporada o Cruzeiro poderia percorrer a região ou regões do interior com seus principais jogadores ( ex. hoje: Fábio, Fred, Tiago N., Arrascaeta para dar autógrafos e alguns brindes. Claro, que com planejamento da área competente do clube. Seria um trabalho a médio e longo prazo para ampliar a abrangência da marca Cruzeiro e claro conquistar mais torcedores.

    1. Verdade. Os times de BH não estão nem aí para Zona da Mata. Deveriam fazer eventos publicitários em JF, Barbacena, Ubá, .. realizar amistosos na região… Se não fazem por onde, por que exigir que as pessoas daqui gostem dos times de BH? O Botafogo já veio fazer pre temporada em Cataguases-MG (zona da Mata). Os times do Rio já mandaram jogos no Mario Heleno (JF) e os jogadores participam direto de eventos por aqui. E olha que nem tem necessidade disto porque a grande mídia já divulga estes times paro o Brasil todo, ao contrário do que ocorre com Cruzeiro e Atlético.

  25. Somos mineiros e queremos ver jogo de minas em carandai .temos que asistir jogos que passa na parabolica entao. Eu quero minha tv globo bh que ja tive a muitos anos

  26. A MAIOR CULPA DE TUDO ISSO ACONTECER É DOS PRÓPRIOS CLUBES QUE NÃO DÃO A MÍNIMA PARA QUESTÕES COMO ESSA. TODOS OS CLUBES DE MINAS DEVERIAM SE JUNTAR E PAGAR UM MAPEAMENTO DECENTE DE QUANTOS SÃO E ONDE ESTÃO SEUS TORCEDORES. TODOS OS ESTUDOS QUE VI ATÉ HOJE SÃO FEITOS POR TERCEIROS INTERESSADOS EM FATURAR COM OS JOGOS. MORO EM CARANGOLA, NA ZONA DA MATA, E AQUI, ATÉ HÁ CERCA DE 10, 15 ANOS NÃO SE VIA TORCEDOR COM CAMISA DE CRUZEIRO E ATLÉTICO. HOJE, SÃO COMUNS, MUITO EMBORA LONGE DO CLUBES DO RJ. E VER JOGOS DE TIMES MINEIROS SEM SER NO CANAL PAGO É UMA ODISSÉIA.

  27. Graças a Deus moro em Varginha e a EPTV (Afiliada da Globo) transmite o Campeonato Mineiro para todo o Sul de Minas.
    Parabéns a EPTV por valorizar e honrar o que é de Minas.
    É vergonhoso o que acontece na Zona da Mata.

  28. Boa tarde!
    Paulo, mas o clubes tem uma grande parcela de culpa nisso ai viu!
    Atlético e Cruzeiro deveriam jogar mais vezes fora de BH. São times antes de mais nada, representando Minas Gerais e não Beagá!
    Não ajudando em nada a vinda dos torcedores do interior para o jogo na capital. Não estou falando ajuda de custo. A dificuldade de até hoje vc comprar um ingresso para o espetáculo. O calendário já está pronto ano inteiro, porque não vender ingressos avulso desde o 1ª de Janeiro!
    Chega acho que falei demais!

  29. Uma vergonha. Vc ter que assistir a um jogo que você nem conhece os caras que estão jogando. Sou solidário a causa, pois estive uns dias em Pouso Alegre na casa de minha irmã e fui obrigado a assistir jogo de fora do nosso estado, enquanto o galão da massa estava jogando.
    Podemos mudar esta situação sim, basta a união de todos os clubes mineiros.

  30. PH sou atleticano e estou totalmente de acordo com a causa. É um absurdo o que a Globo Minas e suas afiliadas fazem no estado. Já morei em SP e atualmente moro no interior do RJ. Querem um exemplo de como a Globo é hipócrita: No carnaval, as sextas-feiras começam os desfiles. Em SP é o principal grupo. Sabem o que a Globo faz? TRANSMITE A 2ª DIVISÃO DO CARNAVAL CARIOCA!!! É ISSO MESMO, MEUS AMIGOS!!! Pergunto: Ela está errada? Não! Na casa dela, ela valoriza as coisas da terra dela. Então, meus caros, temos que “botar pressão” nos nossos representantes políticos (deputados, senadores, governadores) e exigir a transmissão das coisas de MG. Precisamos parar de valorizar o que é de fora de MG! MG tem muita gente boa por toda a parte (BH, Zona da Mata, Sul, Triângulo, Norte, Leste, Vale do Jequitinhonha). Não devemos aceitar este colonialismo imposto por esta emissora anti-ética, corrupta e destruidora de bons costumes. PH, concordo contigo e #TMJ nessa! Abs!

  31. E tao ridiculo esta tv integracao de Juiz de Fora que a gente tem que ver campeonato carioca .ate o globo esporte diário e o da parabolica tudo nela vem do rio e para saber dobre o meu time de minas ainda bem que ma minhs cidade pega tv alterosa

  32. Estou com vc nessa. Moro no Canço das Vertentes e sei bem como funciona.

    Fiquei impressionado ao ver que o jogo entre Cruzeiro e Tupi não foi transmitido pela Integração. Ao invés disso, eles passaram campeonato carioca. Como pode? O Tupi é de Juiz de Fora…

    É preciso fazer algo! Concordo com o pessoal, realmente nossos time têm culpa nisso.

    Abraços!

  33. na realidade juiz de fora sempre se relacionou com o rj q é bem mais perto q BH,as rádios do RJ alcançavam juiz de fora ,e por ocasião do começo da transmisões de esportivas pela tv só juiz de fora e brasilia, recebiam transmissão do campeonato carioca , em juiz de fora a pedido de certo deputado q era ministro das comunicações, q era da região de ujiz de fora,para agradar o público da area q era torcedor dos times do rj dsde a era do rádio.já no caso de brasilia a pedido dos funcionários públicos vindo do RJ morar em brasilia

  34. Sou belo horizontinho radicado em Uberlândia há muitos anos. Em primeiro lugar, penso que o blogueiro foi muito gentil com o América. A grandeza do clube não está espelhada no tamanho de sua torcida. Estatisticamente o Uberlândia sempre levou mais público aos estádios do que o América, embora tenha menos time. Em Uberlândia só o campeonato mineiro é transmitido pela TV Integração (costumo chamá-la de TV Entegração). Isso se traduz pela maior presença nos estádios da torcida do Uberlândia do que do Tui. Mas quando começa o campeonato brasileiro aqui em Uberlândia só passa jogos de Atlético e Cruzeiro se for contra time carioca e paulista. Sabemos que futebol é um negócio e persegue lucros. Isso exclui naturalmente qualquer possibilidade de transmissão de jogos do América. Em termos financeiro o Coelho não gera lucros para a TV. O mesmo não pode ser dito dos outros times de BH. Embora ambos tenham menos torcida que os grandes times de RJ e SP, seu número não pode ser desprezado. E o aumento do número de transmissões aumentará o numero de simpatizantes dos times mineiros. É só voltar ao exemplo de Juiz de Fora. A torcida do Tupi é pequena, pois nem os juizforanos têm oportunidade de ver o time da cidade em jogos pela TV. Acredito que se nosso desejo de ver jogos dos grandes de BH for encampada pelos clubes, a pressão sobre a TV Integração pode aumentar. Por último, só por gostar muito do futebol mineiro, tornei-me aficionado do Uberlândia Esporte Clube. Mas a resposta dos cruzeirenses aqui residentes é de desprezo pelo Uberlândia, pois é um dos ícones da cidade, assim como a TV Integração. Desprezar o Uberlândia e uma forma de protesto contra essa TV que “entrega” seu horário futebolístico a times do eixo e “desintegra” Minas Gerais. Finalmente, FORA INTEGRAÇÃO!

  35. Excelente Matéria.Realmente a Globo manipula os jogos de acordo com os interesses dela.Por isto os clubes mineiros ficam prejudicados.A melhor forma de protesto é não assistir a Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *