Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Análise do elenco do Cruzeiro para a temporada 2018

PH analisa o elenco do Cruzeiro para a temporada 2018. (Foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)

Cerca de trinta mil cruzeirenses já estão confirmados para a estreia do Cruzeiro na temporada 2018. Amanhã, às 21h45, mesmo com transmissão da TV Globo, o Mineirão estará lotado para o pontapé inicial do Campeonato Mineiro. O Tupi será o primeiro adversário da Raposa e eles terão o “privilégio” de enfrentar uma das equipes mais badaladas pela mídia esportiva nas últimas semanas, tendo em vista o poderio do elenco e os reforços contratados pela nova diretoria.

Mas antes de a bola começar a rolar, o blog vai fazer uma análise do plantel cruzeirense para que a gente possa confirmar nossas esperanças por um ano cheio de conquistas importantes ou para que possamos refutar essa hipótese (ou pelo menos desconfiar um pouco dela). Vale deixar claro que o que está escrito aqui não é nada mais nada menos que uma opinião pessoal deste blogueiro que vos escreve neste nosso espaço.

Vamos começar pelos goleiros. Serão quatro jogadores nesta posição. O titular é Fábio, que depois de uma grave lesão que o afastou dos gramados por cerca de oito meses voltou mais fino, mais atento, com os reflexos apurados e também atencioso às críticas que recebeu durante o seu período de recuperação. A reserva ainda é de Rafael, que dispensa comentários após ter substituído à altura o goleiro Fábio. Lucas França e o recém-promovido Vitor Eudes correm por fora. São excelentes arqueiros e estão aí prontos para enfrentar o acaso.

Agora vamos falar um pouco sobre as nossas laterais, que até então eram um problema crônico do time do técnico Mano Menezes. O Cruzeiro, que no ano passado foi um time visivelmente torto para a esquerda (por causa da eficiência de Diogo Barbosa e pela ineficiência de Ezequiel e pela improvisação de Lucas Romero pela direita), investiu em reforços para as duas alas. Diogo foi negociado com o Palmeiras, e Egídio veio para o seu lugar. Um velho conhecido da torcida celeste. Já sabemos suas qualidades e seus defeitos. Talvez ele tenha corrigido algumas de suas falhas nesse tempo em que ficou no Palmeiras. Apoia bem e possui ótima bola parada. Deixa a desejar na marcação.

Acho que continuaremos fortes no lado esquerdo do campo, até porque agora teremos um reserva de potencial, que é o recém-chegado Marcelo Hermes. Esse para mim é uma aposta. Fez boas exibições no Grêmio e de maneira fugaz partiu para a Europa, onde fez pouquíssimos jogos. Tem gente colocando muita expectativa nesse garoto, mas é prudente que tenhamos cautela. De qualquer forma, saber que não será o Bryan o substituto imediato da lateral-esquerda já é uma ótima notícia, não é mesmo? Ah, e ainda tem o Victor Luiz, na condição de terceiro reserva. Garoto da base, com muito potencial. Bom na marcação, mas precisa melhorar no apoio. Tá chegando agora, tem muito a evoluir. Mas é bom ter um jovem oriundo da Toquinha como terceiro reserva.

Pela direita, não temos um terceiro reserva. Possuímos apenas dois jogadores de origem na posição. Entretanto, sabemos que o volante Lucas Romero está à disposição se necessário for. E o “el perro” faz muito bem a função. A grande novidade na lateral-direita é Edílson, que saiu do Grêmio para vestir as cores do Cruzeiro. Uma negociação surpreendente, tendo em vista que ele foi o titular do time que venceu a Libertadores no ano passado. Com certeza, chega para assumir de vez a problemática camisa 2. É outro lateral que apoia bem, marca bem, tem excelente bola parada e é um líder dentro de campo. Na reserva, teremos o Ezequiel, que sofreu muito com as lesões no ano passado e por isso não rendeu o que era necessário. Ele possui suas limitações, mas acredito que num time encaixadinho ele pode ser bastante útil.

Mas nem só de ataque vive o homem. Na retaguarda cruzeirense, seis jogadores serão os responsáveis por afastar o perigo da área celeste. São os homens que ficarão à frente de Fábio. Para essa posição, temos ótimas peças. A começar por Dedé, que já mostrou todo seu potencial, mas nos últimos anos ficou de fora por causa de uma grave lesão. A expectativa é que ele retorne 100% nesta temporada, mas sob vigilância constante do novo Departamento Médico. O mito é, sem dúvidas, o diferencial da zaga. Tem personalidade, sabe sair jogando e defende as cores da Raposa como poucos. Quem poderia formar uma bela dupla ao lado dele é Manoel, o xerife azul. Acostumado a ganhar todas pelo alto e por chegar firme por baixo, o defensor é um dos ótimos nomes da zaga cruzeirense.

Ainda há mais quatro zagueiros para serem analisados. Um deles é o Digão, que foi contratado no ano passado. Fez boas partidas até agora, mas ainda não teve a sequência que ele precisa para desenvolver seu futebol aqui no Cruzeiro. Isso porque o jovem Murilo entrou numa fogueira terrível na temporada anterior e mostrou todo o seu valor, com sua tranquilidade, bom posicionamento e desarmes certeiros. Ele fez dupla com Léo nas fases finais da Copa do Brasil. O Léo é aquele cara que sempre era opção no banco, mas acabou assumindo a titularidade em 2017 e terminou muito bem o ano. Por causa disso, o técnico Mano Menezes deve montar a zaga amanhã com Léo e Murilo. Por fim, temos ainda o jovem Arthur, que é um jogador que veio da base. Ainda não dá para falar muito sobre ele, pois precisamos de vê-lo atuar mais vezes. Com tanta gente boa assim, vai ser complicado ver o menino Arthur em campo. Mas isso é um problema do Mano e não nosso…

Que tal agora analisarmos os nossos volantes? O capitão Henrique já tem seus fãs e a turminha que pega no pé. Independentemente disso, analisando friamente, todos os técnicos que passaram por aqui utilizaram o nosso camisa 8 no time titular. Além disso, Tite, técnico da Seleção Brasileira, chegou a convocar o Henrique no ano passado e rasgou elogios a esse atleta. Se os treinadores bancam o Henrique, não sou eu que vou discutir. Falemos agora de dois argentinos muito queridos pela China Azul. O primeiro é o cão de guarda Lucas Romero. Dedicado, mordedor, raçudo. Típico volante que faz o torcedor vibrar nas arquibancadas. O outro é o Ariel Cabral, aquele que joga de terno e gravata. Não marca, mas tem uma visão de jogo diferenciada e seus lançamentos são capazes de destruir muitos esquemas defensivos e de marcação.

Para a volância ainda temos o Lucas Silva, que é um caso para ser analisado. Arrebentou em 2013/2014, foi vendido para o Real Madrid e depois da Europa ele nunca mais foi o mesmo. Em se tratando de Cruzeiro, acredito que o técnico Mano Menezes tenha interferido um pouco na maneira do Lucas atuar. Ele não é mais aquele cara que faz lançamentos de trás e que arrisca muito para o gol. Sentimos falta disso. E ele sabe que precisa resgatar seu bom futebol. Por isso, o dono da camisa 16 fez uma pré-temporada especial e promete brigar por uma vaga no meio de campo celeste. Hoje mesmo já saiu uma notícia de que as pessoas estão impressionadas com ele na Toca da Raposa. Que bom. Outro que veio da base e que chamou a atenção de muita gente no ano passado é o Nonoca. De porte físico avantajado, o volante briga forte pelas jogadas e tem ótimo arranque. Um jogador interessante e que ainda precisa ser mais observado antes de fazermos qualquer avaliação mais profunda. Por fim, vamos falar do novo contratado: o Bruno Silva. Um dos melhores volantes do Brasileirão 2017, Bruno chega para mudar o esquema tático do Cruzeiro. Apesar de ser volante, ele tem atuado mais como terceiro homem do meio-campo. É também um daqueles que gosta de se lançar ao ataque, servir os companheiros e fazer seus golzinhos. Me parece que ele fará aqui no Cruzeiro o que o Willians fez na primeira passagem do técnico Mano Menezes, ainda em 2015.

Ao ataque, companheiros! Agora vêm os setores mais fortes da Raposa. Começaremos pela meiúca. Os dois grandes destaques são Thiago Neves e o uruguaio De Arrascaeta. Preciso mesmo falar sobre esses dois? O TN30 está completando hoje 1 ano de Toca. Foi o destaque do Cruzeiro no penta da Copa do Brasil. Líder em assistências e um dos artilheiros no ano passado. E o Arrasca é a nossa grande joia, que deve sair depois da Copa do Mundo, inevitavelmente. Habilidoso, inteligente e destruidor de rival. No more comments.

Não acabou. No meio ainda temos o Robinho. Jogador de passe diferenciado e de gols bonitos. Sofre com um problema crônico de lesões, por isso a nova diretoria tratou logo de reforçar mais o elenco para não sofrermos da “Robinho dependência” em 2018. Uma das contratações pensadas nesse sentido foi a de Mancuello. É uma nova opção para o técnico Mano Menezes, que pediu o jogador no elenco desde 2016, mas só foi possível trazê-lo agora. Confesso que não sei muito sobre o argentino, mas estou ansioso por saber do que ele é capaz de fazer. Para o meio temos também o Rafinha, que é um “curinga”. Dedicado, incansável e batalhador, Rafinha terminou a temporada 2017 voando e sendo sempre um dos melhores em campo. Para mim, uma ótima opção para a reserva. Finalmente, ainda tem o Messidoro, um jogador que eu duvido muito que vai ter espaço para mostrar seu trabalho (algo que eu já tinha avisado quando anunciaram o empréstimo desse atleta).

Falemos agora sobre os nossos atacantes. Se no ano passado o Cruzeiro sofreu com a falta de bons finalizadores, em 2018 a história será diferente. A nova diretoria trouxe Fred, um dos melhores finalizadores do país. Artilheiro nato. Goleador. Sente o faro do gol. Letal. Era isso que estava faltando. Não falta mais. E se experiência é importante em competições como o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores, esse ingrediente não falta ao Cruzeiro. Não é mesmo, Rafael Sobis? Apesar da temporada ridícula que ele fez no ano passado, Sobis tem tudo para fazer as pazes com as redes, com a torcida, com o universo. Vamos fazer assim: você destrói neste ano e depois pode pegar a sua moto e fazer suas viagens pelo mundo. Mas, antes, seja brilhante com a camisa cinco estrelas neste ano. Até porque se você não for, o Raniel está pedindo passagem e já mostrou todo o seu potencial. O Fred balança o coração da gente, mas gostamos também de uma boa sarrada. Hein, Sassá? Pois é. Se colocar a cabeça no lugar, Sassá pode desbancar muito medalhão por aí. Cê acredita? Eu acredito.

Tá extenso pra caramba esse texto, produção. Mas já tá acabando, eu prometo. Não dá pra não falar do nosso Judivan. Esse menino sofreu demais no DM, mas agora ele está recuperado. E pode ser a nossa grande revelação. Habilidoso e bom finalizador, Judivan é aquela estrela que muitos clubes queriam produzir na base. O azar foi a infelicidade daquela lesão que eu não gosto nem de lembrar. Águas passadas, meu caro. 2018 está aí para você nos encher de alegria com seu bom futebol. Voa, Judi! Calma. Não acabou ainda. Falta o David. Você ainda não o conhece. Nem eu. O pouco que vi foi naquela partida contra o Vitória, no final do ano passado. Foi o cara que atormentou a defesa celeste. O cara que fez o Cruzeiro desembolsar milhões pela sua contratação. Os investidores estão de olho, e a China Azul também.

O atleta Rafael Marques está sendo negociado com o Santos, por isso não entrou na lista. Abaixo, para finalizar este texto, seguem duas imagens. A primeira, do meu time ideal. A segunda, a que eu acho que o Mano Menezes vai utilizar neste mês de janeiro. E vocês façam o favor de deixar nos comentários a escalação ideal de vocês. Fechou? Fechou! Então vamos nessa. Vamos pro Mineirão! Vamos matar a saudade do Cruzeiro! E que seja um ano INCRÍVEL para todos nós!

O time que eu imagino jogando. Calma, por mim eu colocaria outros aí, mas só pode 11…
O time que o técnico Mano Menezes deve testar em Janeiro…

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

64 comentários em “Análise do elenco do Cruzeiro para a temporada 2018

    1. WANDERSON DOUGLAS
      Vc. nao acha que o MANCUELLO (nao sei se escreve assim) , seria melhor no meio que o Cabral não?
      e será que o DAVID (que veio do Vitoria) nao seria mais interessante pelo lado esquerdo no lugar do ARRASCA?
      Amigo, foi só um palpite, no resto, seu time é ótimo. vamos ganhar vários títulos sem dúvida.

  1. DEFESA:
    – FÁBIO
    – EDILSON
    – LÉO
    – MANOEL
    – EGÍDIO

    MEIO E ATAQUE
    – HENRIQUE
    – L. ROMERO (ACHO QUE TEM QUE SER TITULAR)
    – BRUNO SILVA
    – ARRASCAETA
    – TN30
    – FRED
    3 volantes de combate forte, para que o TN30 e o Arrascaeta tenham mais liberdade e não precise se preocupar tanto com a marcação. Dessas contratações acho que a mais eficaz foi a do B. Silva, é um volante diferenciado. Consegue ser muito combativo na defesa e tem um preparo físico impressionante para chegar ao ataque com facilidade. O Hudson honrou o manto celeste e era um cara de grupo e agregou muito dentro e fora de campo. Mais o Cruzeiro necessitava de um volante com as características do B. Silva. queria muito poder ia ao MINEIRÃO nessa quarta-feira, mais infelizmente moro em SP. VAMOOOS ZEROOO!!!

  2. Concordo com você em gênero e número, agora o grau de confiança na presença do Dedé, ainda que no banco de reservas, acho difícil. Em minha opinião, para considerar o Dedé com peça nesse time ele teria que jogar pelo menos umas seis partidas bem, aí, sim, ele levando um eventual um cartão vermelho, eu diria na partida seguinte, o Cruzeiro está desfalcado do Dedé, neste jogo.

  3. Boa Ph. Brilhante texto. Ph nos fale sobre outros jogadores do cruzeiro que ainda não arrumaram clube ?? C.Valdivia, Dudu, Luiz Fernando, Pará e Careca….

  4. Complicado escalar os 11 atletas, deixam a bola rolar e quem sabe final do MINEIRO, possamos ter elenco 98% em campo e que atuam os melhores, conforme desejo e a logica de qualquer técnico.
    sabemos que o SR MANO MENESES, e super experiente e sabera escolher a cada rodada e no treino, os atletas que estejam 100% fisicamente, isto e o mais importante e passamos exigirem dentro e fora de campo a UNIÃO DOS ATLETAS E da TORCIDA CELESTE. APÓS essas conquistas que buscaremos o principal de qualquer DECISÃO! o TÍTULO e o grito de CAMPEÃO! em 2018.
    raça, força e marcação forte e dedicação e que cada atletas tenham objetivo único se existem 33 atletas ou 34 atletas no CLUBE OU NO PLANTEL. união será segredo do sucesso.
    11 atletas no INICIO no final após mes de Agosto sempre poderá ter em campo , 3 a 4 jogadores se sentiam reservas no futuro será peças principal do elenco. quem ganhara e o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.
    no primeiro jogo possamos ter dentro do MINEIRÃO! 35 mil pagantes, será aprovação da nova DIRETORIA , pontapé para o SUCESSO EM 2018., CHINA AZUL ABRAÇANDO O PROJETO E PLANEJAMENTO DO DR SR WALDIR PIRES DE SÁ E ITAIR MACHADO E MARCELO DJIAN E CIA,.
    RUMO ACIMA DE 100 MIL ASSOCIADOS – SÓCIO- TORCEDOR! TERMINO DO MINEIRO/18.
    FORÇA TORCIDA CELESTE. SEJAM BOM FUTEBOL E SORTE! A CADA JOGO E UMA FINAL NO MINEIRÃO E FORA DO MINEIRÃO EM 2018. OBJETIVO DEPENDE DA TORCIDA UNIDAS E ATLETAS UNIDOS. FORA E DENTRO DE CAMPO. JOGAMOS JUNTOS SOMOS LOUCO! SOMOS CRUZEIRO.

  5. Excelente texto e também a sua escalação. Porém ainda acho que o Bruno Silva deveria entrar neste “seu time”. Lógico, muitos irão discordar, afinal, somos todos “técnicos”, sem remuneração, mais apaixonados pelo cruzeirão, com certeza…

        1. Na verdade, temos aí estes 40 dias até a estreia da Liberta. Periodo este para armarmos um time bem coeso e com objetivos afins. O Técnico deve fazer suas experiências não só na mudança de jogadores, como na alteração tática para uma eventual necessídade. A grande vantagem deste elenco são as características diferenciadas dos atletas e isto é de grande valia. É dito que uma grande equipe, vem estruturada em sua coluna vertebral que é o meio de campo. Daí que o Mano faça um rodízio nesta fase para encontrar uma melhor forma, tanto na marcação, quanto na saída de bola para o ataque. O grupo, num geral é muito bom e espero que estes ajustes venham a se encaixar para armarmos um time com seus interesses definidos.
          Que estas primeiras partidas, sirvam de laboratórios, “treinos” para que no quadrangular do Mineiro e na estreia da Libertadores o time esteja na ponta dos cascos para o bote certeiro da Raposa……Saudações Celestes…….Abçs

  6. Fábio (Rafael/Lucas), Egídio (Ezequiel/Romero), Dedé (Léo/Arthur), Murilo (Manoel/Digão), Egídio (Marcelo/Vitinho)); Henrique (Mancuello/Nonoca), Bruno Silva (Ariel/Lucas Silva), Arrascaeta (Robinho/Messidoro), Tiago Neves (Rafael Sóbis/Rafael Marques); David (Rafinha/Raniel), Fred (Sassá/Judivan).

    Três times completos, bons se bem treinados. Ainda assim, faltam jogadores rápidos de flanco. A meu ver o número é um exagero, a folha deve estar próxima de R$ 10 milhões/mês. Por mim, ao invés de 33 bons jogadores, preferiria 20 ótimos, o resto completava do júnior. Precisamos vender alguém para manter as contas em dia. Para finalizar, necessitamos revelar craques, não apenas atletas, o que há muito não fazemos.

  7. Boa tarde!
    Se for para contratar esta quantidade de jogadores e escalar o mesmo time do ano passado não faz sentido. Penso que o time titular deva ser outro e escalo assim:
    Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Marcelo Hermes. Henrique, Bruno Silva, Mancuelo e Thiago Neves. No ataque Arrascaeta e Fred. Ariel, Robinho e Rafael Sóbis não têm mais lugar no time titular.
    Vamos Cruzeirão!

  8. Tudo bem , muito legal , bons comentários…….
    só que R.Sobis e Ezequiel vão ter que superar minha desconfiança e a raiva que passei com êles ano passado……Rezo e espero.
    Vamos lá !
    Importante é o time decolar para podermos superar os 100 mil sócios…
    Foco na Libertadores que quase ganhamos em 2009 .
    Todo apoio ao maior de Minas.
    Pra cima deles , CRUZEIRO

  9. Boa PH fechamos a pre temporada com um ótimo assunto pra resenha na minha modesta opinião:
    Fábio
    Romero, Dede, Murillo e Egídio, Henrique, Cabral, Robinho, Arrascaeta , TN30 e Fred.

    1. Para mim, esse seu time seria o time dos sonhos. Mas com o Mano no comando é provável que a gente nunca veja essa escalação. O Mano nutre um amor indescritível pelo Léo, Rafinha e o Cabral. O Mano gosta excessivamente deles, ainda que os números digam o contrário.

    2. Colocaria o Mancuello no lugar do Robinho e o Manoel no lugar do Dedé (que é improvável que aguente uma temporada completa), fora isso o time é esse mesmo e é uma equipe muito forte.

  10. Boa Tarde!

    Caso seja negociado o Raphael Marques, e com a volta dos que estão no DM, teremos 3 times de boa monta para escalar nos mais variados torneios. O senso de escalar o que condiz o jogo com o de melhor se tem fisicamente já restou provado pelo Mano.

    Faz lembrar 2003. Pois o Luxa fazia muito bem “rodar” o elenco.

    Que tenhamos um feliz 2018.

  11. Boa noite pedro Henrique e colegas, para mim vou confiar na escalação do Mano, mas na minha visão seria para o mineiro: Rafael, Ezequiel, Léo, Digão e Hermes, Henrique, Nonoca , Robinho e Sóbis, Rafinha, Judivan e Sassá ( Marcelo da copinha) e para os outros campeonatos, Fábio, Edilson, Dedé (?), Manoel ou Manoel e Murilo e Egídio, Romero, Lucas Silva, Bruno Silva e Tiago Neves, Fred e Arrascaeta, ( Dedè, Mancuello, Raniel e Sassá ) Não sabemos em que condições vão estar . Ai é só alegria, mas nada contra quem ficou para o mineiro, se quiserem mostrar serviço para ganharem a titularidade que fiquem a vontade.

      1. Obrigado colega José Melo, essa é a minha escalação mas com certeza estarei torcendo e muito para que seja o mais próximo disso, e sabemos que vai prevaler a ideia do Mano, e vamos juntos com o Cruzeirão.

        1. Temos aí uns 40 dias para armar uma equipe com 15/16 “titulares” aptos para serem escalados visando o quadrangular do Mineiro e a estreia da Libertadores. Para isto temos que fazer o rodízio para definir o time principal e este é o momento de testes.
          Que nestes primeiros jogos, sirvam de “treinos” para armar o time com variações táticas para eventuais necessidades e que neste período tenhamos o time na ponta dos cascos para a Raposa dar seu bote na hora do vão-ver. Cruzeiro sempre……Abçs

  12. PH, boa lembrança. Todos queríamos saber da sua opinião sobre o ELENCO 2018, pela credibilidade de suas análises e acesso a informações junto ao Clube.

    Concordo pois inteiramente com as análises de todo o elenco. Com relação à escalação do time para o primeiro jogo e da titularidade ideal tenho discordâncias, como abaixo:

    JOGO TUPI, não é para rodar o elenco? Rafael, Romero, Digão, Léo e Marcelo Hermes; Nonoca, Lucas Silva e Ariel; Rafinha, Sóbis e Arrascaeta. Substituições: TN30, Manoel, Bruno Silva,

    LIBERTADORES/BRASILEIRO: Fábio, Edílson, Dedé, Manoel e Egídio; Romero, Bruno Silva, Ariel; Arracaeta, TN-30 e Fred. Substituições: Robinho, Lucas Silva/Mancuello e David.

    Se fosse técnico jamais escalaria um meio de campo com 2 jogadores lentos e frios como Henrique e Ariel. Este pela visão de jogo e lançamentos ainda me convence. Henrique, contudo, está cansado e desmotivado, pois entra técnico e saí técnico ele continua dono da casa camisa. Assim, prá que lutar, esforçar, se superar, se auto motivar? A posição é minha, tem sido assim, prá quê mudar? Continuar sem continuísmo é altamente salutar. O contrário NÃO!
    ZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! O MAIOR DE MINAS DE VERDADE!!!

    1. PH excelente! Texto longo pros padroes do blog, mas valeu a pena chegar ao fim e continuar aqui nos comentários. Tá difícil essa escalação, justamente porque pra colocar alguém, tem que tirar alguém… o bicho vai pegar, competição forte em todos os setores!

      Mas estou comentando aqui no comentário do respeitável cruzeirense Ronaldo porque não concordo a respeito do Henrique estar desmotivado ou precisar abrir espaço pra outros volantes. Pelo contrário, o que vi ano passado foi uma certa dependência do nosso meio de campo do conhecimento tático desse marcador. Concordo que tem limitação em passes, por isso acaba fazendo passes curtos e seguros. Mas tem uma visão tática da marcação fina, é uma espécie de organizador da marcação. Vi nosso “wapsã’wawe” (raposa na lingua dos xavantes com quem trabalho, significa algo como “cão selvagem”) bastante inseguro ano passado quando Henrique não estava. Seu posicionamento em geral está correto, salvo raros deslizes, e pode-se perceber que está sempre orientando os companheiros, com gestos e comandos. Sou fã do henrique, porque faz um jogo muito simples e humilde, despretensioso, mas seguro e taticamente impecável! Marca com poucas faltas, tem frieza, toma poucos cartões. Espero que mantenha seu comando e seu futebol em 2018, e merecidamente será nosso titular! Pra frente Capitão (e se não der, toca curto pra zaga, pros laterais, que tá bom!)!

      To aqui olhando a hora a cada quinze minutos pela nossa estréia!!!

      Abraços celestes!

      Obrigado PH dialogar com vc e com os camaradas azuis segura a nossa ansiedade!

      1. Rapaz, esse texto ficou gigante mesmo. Até eu estranhei. Mas acho que valeu, né? Ano que vem (se eu ainda estiver por aqui) eu prometo uma análise mais resumida. Estava até pensando nisso ontem, rs. E é o que você falou… ajuda a conter a nossa ansiedade. Chega logo, 21h45! Obrigado pelo prestígio, amigo. E por ter chegado até ao final do texto rs. Abraço!!!

  13. Excelentes avaliações individuais, porém discordo apenas em relação ao meio. Gastamos milhões para trazermos reforços e, no seu time, entraram apenas dois (Fred e Edílson), já que Egídio foi uma reposição à vaga de Diogo. Finalmente você assumiu sua predileção em relação aos protegidos de Mano e da mídia: Henrique e Cabral, mas com esses dois em campo nem Guarapari vamos ganhar… Seu time é muito bom, mas entraria com Léo / Digão, em forma, no lugar do Manoel – falha muito, e no meio Bruno Silva (milhões investidos e melhor do campeonato brasileiro) e Lucas Romero, pois LA tem que ter cara comendo grama e não caras de terno e gravata, que não sujam uniforme. Quanto ao Robinho, torcer para não ficar no DM.
    PS: enviei pelo celular e pelo visto não foi recepcionado. Se duplicar, queiram me desculpar. novamente…

  14. PH,a sua opinião é bem mais que bem vinda.Os goleiros são de altíssima qualidade,estamos bem servidos por duas décadas com os nomes citados por você.Estou muito satisfeito com as laterais,a expectativa está lá em cima,com um estrategista fantástico como é o Mano,podemos ficar tranquilos quanto as subidas mortais do nosso excelente Egidio.Edilson vai arrasar com sua vontade e qualidade,concordo também que o Ezequiel vai render muito e os outros reservas não ficam para trás.Puta merda!O Mano tá fudido pra escolher os titulares da defesa e volância,êta problema danado de bão sô!!!!Sou um admirador da raça e estatísticas positivas do Henrique,mas Cruzeiro sempre em primeiro lugar.TN,profissional ao extremo,jorra qualidade.O mesmo para el muchachito,the finest of the finest! O ataque precisava ser reforçado com foi,brilhante!O Fred que acabou de ser registrado no BID,vai começar uma trajetória inacreditável amanhã.Como na defesa e volância,as opções no ataque são excelentes.Fico com a escalação do Mano, porque acredito que o BS é titular absoluto,mas te confesso;tá difícil de escolher.LADIES AND GENTLEMEN,GET YOURSELVES READY FOR THE GREATEST SHOW ON EARTH TOMORROW AT 9:45 PM SHARP!

  15. Gostei da sua escalação. Só colocaria o Lucas Romeiro no lugar do Henrique ou no lugar do Ariel Cabral. Lucas Romero é raçudo. Tem que ter lugar no time. É o nosso melhor volante. Tem potencial de venda com ótimo retorno. Então, deveria jogar. Outra, Henrique e Ariel Cabral não dá, porque ambos não marcam.

  16. PH! Estamos fechando a pré temporada hoje com muita esperança e confiança que o Cruzeiro tem plantel pra ser campeão em todas competições que participar. Também pela experiência dos jogadores, Mano pode fazer um rodízio frequente em cada jogo e assim não sobrecarregar determinado jogador como aconteceu ano passado de jogador ter que ir a campo no sacrifício. É muito difícil escalar os titulares, tem muita gente boa e só pode ir a campo 11. Vou me arriscar o time de minha preferência: Fábio, Edilson, Dedé ( em forma), Murilo e Egídio. Henrique, Lucas Romero, Bruno Silva e Thiago Neves, Arrascaeta e Fred. Ainda temos : Rafael, Leo e Manoel, Ariel Cabral, Mancuello, Rafael Sóbis( em Forma), David, Sassá, Raniel, Robinho, Rafinha, é muita gente boa!!! Vamos firme CruzeiroCabuloso.

  17. A média de idade do time é alta. Temos 4 ou talvez 5 campeonatos para disputarmos.
    O Mano, desde o inicio, deveria mesclar o time, já que temos muitas opções.
    Pois se não fizer isto, em novembro não teremos pernas pra acompanhar outras equipes mais jovens.
    Poderia já iniciar a mescla, no campeonato rural.

  18. Escalação ideal do cruzeiro na minha opinião:
    -Fabio
    -Edilson
    -Dede
    -Manoel
    -Egidio
    -Lucas Romero
    -Henrique
    -Bruno Silva
    -Thiago Neves
    -Arrascaeta
    -Fred

  19. PH, muito bom seu texto, mostrou-nos com detalhes o que o Mano tem nas mãos para 2018. São tantas possíveis escalações e variações táticas, que será a melhor dor de cabeça que nosso treinador terá. Vamos torcer para que não aconteçam contusões graves e que o nosso Depto Médico seja eficiente para deixar todos os jogadores à disposição. Um grande abraços a China Azul em todo o Brasil. Saudações 5 estrelas!

  20. 1 – Fábio
    2 – Edilson
    3 – Léo revezando com Manoel e também o Mito que só deve jogar contra grandes entrando também o Murilo
    4 – Dedé O MITO Maior zagueiro do Mundo só deve jogar jogo grande
    6 – Egídio com Mancuello revezando algumas partidas na variação tática
    5 – Henrique
    8 – Bruno Silva também mudando de posição como terceiro do meio e entrando o Ariel como segundo
    10 – Thiago Neves
    7 – Robinho revezando com Rafinha e também David
    9 – Fred
    11 – Arrascaeta

  21. O Cabral como segundo volante nunca deu nem dará certo, pois o segundo volante deve chegar junto – e não marcar com os olhos – para possibilitar o desarme. O Cabral como terceiro volante é útil, pois sabe passar bem a bola. O problema é que ele não sabe (ou não quer por preciosismo) chutar a gol de fora da área, o que prejudica muito o time, porque é uma arma a menos. Além do mais, a sua recomposição é bastante lenta. Logo, vejo como baixíssimo o custo benefício de manter o Ariel de titular com Bruno Silva ou Robinho no banco. Como segundo volante, apostaria no Lucas Romero (curinga) ou Nonoca. A titularidade do primeiro volante não se discute: por enquanto é o Henrique por tudo que fez na Copa do Brasil do ano passado.

  22. Henrique NÃOOO, pelo amor de Deus!!
    Lento, lerdo, não aparece no ataque e não marca, só toca de lado ou pra trás (por isso não erra), só anda em campo!!
    Acredito ser um grande profissional e boa pessoa mas é péssimo jogador de futebol!

    Sou fã do Romero, mas no lugar do Henrique escalaria até Lendro Guerreiro.

    *Sobis fez MTA raiva em 2017, mas tentou. Sua carreira lhe condiciona a receber nova chance.

    *Ezequiel sofreu com lesão, tem meu voto de confiança.

    Expectativa alta com este elenco!!

  23. Boa noite turma !
    Percebo que todos nós , com razão, estamos confiantes no sucesso do ” Trem Azul ” em 2018. Acredito que teremos boas viagens com ele ,jogos de muita qualidade técnica e esperanças de ” mão na taça “.
    Achei muito legal e por isto merecedora de elogio, a atitude do PH em dar moral pro Sassá que tem ficado muito à margem da maioria dos comentários relativos ao elenco do Cruzeiro.
    Ficou provado cirurgicamente que o Sassá tinha uma real contusão no joelho e não uma simulação como muitos de nós pensávamos. É muito decisivo , raçudo, tipo de jogador bom para uma Libertadores. Teve um saldo bom de gols entrando, na maioria das vezes,no segundo tempo. Santo ele não é , mas se corresponder dentro de campo, parem de policiar a vida particular dele.
    Parabéns PH !

    1. Concordo a respeito do Sassá,ele é um jogador de muito valor,por isso o Cruzeiro jogou duro para trazer lo do BF.Devemos sim parar de policiar sua vida particular e a midia também.Ele é altamente produtivo em campo,e é tudo que queremos dele.Hoje é dia da cerveja ficar mais saborosa, e uma dose de Salinas fazer o efeito de duas.Bota pra quebrar Cruzeirão! TMJ!

  24. FÁBIO
    EDÍLSON (por falta de opção pois não achei uma boa contratação)
    DEDÉ
    LÉO
    MARCELO HERMES
    ROMERO
    LUCAS SILVA
    BRUNO SILVA
    THIAGO NEVES
    ARRASCAETA
    FRED

    RAFAEL
    EZEQUIEL
    MANOEL
    MURILO
    VICTOR LUÍS
    NONOCA
    CABRAL
    RAFINHA
    MANCUELLO
    RAFAEL SÓBIS
    SASSÁ

    Um time com meio de campo cerca Lourenço nunca ganhará uma Libertadores! Vide 2009!
    (Aliás dias atrás alguém disse que o Ramires que não marcou o Verón! Meu Deus! O Ramires nunca foi primeiro volante! E, diga-se de passagem se ao lado dele estivessem Fabrício, Fabinho e Sorin, em vez de Henrique, Paraná e Magrão!)
    E tem que senpensar na média de idade também! Então, os Lucas no meio de campo resolvem esse problema, melhoram a marcação junto com o Bruno Silva, além da qualidade de jogo, LS com seus lançamentos, viradas de jogo e chutes de fora, Romero com suas chegadas como homem surpresa (vide gols contra Atlético PR e Fluminense) e Bruno Silva como a válvula de escape pela direita. Esse maior poder de marcação, favorece a cobertura dos laterais e diminui a necessidade de marcação pra TN 30 e Arrascaeta, que podem ficar mais soltos pra municiar o Fred.

  25. Tem gente citando aqui o vitinho , parece que não vê televisão (jogos ) o garoto não jogou nada na copinha contra equipes medianas e tem gente que quer o cara no time profissional , nem para treinar tem condições , precisa melhorar e muito .

  26. Muitas peças prontas e algumas promissoras. Dedé é ótimo, mas uma incógnita, por causa da lesão. Sassá de grande potencial, mas…Marcelo Hermes (?)

    Meu time: Fábio, Edilson, Dedé (ou Leo), Murilo, Egídio; Lucas Romero, Bruno Silva, Ariel Cabral (Mancuello talvez), Arrascaeta, Tiago Neves e Fred.

    Henrique, Robinho, David e Judivan correm por fora.

    Bora Zero!

  27. Fala galera! Vejo todo mundo com uma admiração enorme pelo Lucas Romero e concordo! O cara sempre mostrou muita raça e luta o tempo todo! O Mano considera ele como primeiro volante, ou seja, a mesma posição do Henrique, que é um cara que nunca vai deixar de ser titular enquanto o Mano estiver la. Jogar com dois primeiros volantes o MAno não vai. Ele gosta de um Segundo volante igual o Cabral (ou lucas silva). Ou seja, mesmo a torcida mostrando preferencia total pro Lucas ROmero (eu também, apesar de gostar do Henrique), o Mano vai acabar mantendo Henrique no time. Espero pelo menos que o ROmero seja aproveitado nos jogos da Libertadores fora de casa, pra segurar a pressão do outro time! Saudações celestes pra vcs e graças a Deus hoje é dia de Cruzeiro!!!

  28. BOM DIA PH .
    TIME PARA O MINEIRO : RAFAEL , EZEQUIEL, LÉO , MURILO , HERMES , HENRIQUE , NONOCA , ROBINHO SOBIS RAFINHA E SASSA
    AGORA TIME LIBERTADORES : FABIO , EDILSON, DEDE SE PUDER VOLTAR MANOEL , EGIDIO , ROMERO, MANCUELLO, BRUNO SILVA , THIAGO NEVES , ARRASCAETA, FRED

  29. Muito boa a sua analise.
    Temos um elenco de ótima qualidade técnica e muita experiência.
    Mas como o Mano Menezes disse lá no dia da apresentação para iniciar a pré temporada “Ninguém ganha nada antes da bola rolar”.
    Guardei essas palavras dele,mostra o quanto o nosso tão combatido técnico é um profundo conhecedor do futebol.
    Dá-lhe CRUZEIRO.
    O MAIOR DE MINAS SEMPRE.

  30. Pedro Henrique, com todo respeito discordo com você quanto à essa sua escalação, Cabral e Henrique no meio não dá, os mais entendidos de futebol dariam uma nota de 1 a 10, 3 para eles, a nossa sorte em 2017 foi a lesão de Cabral e Henrique e as entradas de Hudson e Romero.Com a Libertadores esse ano nem pensar nessa dupla que não marca e não tem objetividade, enquanto teremos Bruno Silva e Romero e/ou Mancuello.

  31. CRUZEIRENSE, O ELENCO SER CONSIDERADO PROXIMO DO IDEAL. TITULARES EM 2018, NA LIBERTADORA E NA COPA DO BRASIL E O MATA MATA E NECESSÁRIO QUE JOGAM NO MÍNIMO JUNTOS ENTRE 10 A 15 JOGOS PRA GANHAR MAIS DE ENTROSAMENTOS E A OBDIÊNCIA TÁTICA E TECNICA.
    CRUZEIRO PRECISAM DE UM PÚBLICO ACIMA DE 40 MIL PAGANTES EM CADA JOGO DENTRO DO MINEIRÃO/18 COMO MANDANTE E O APOIO FORTISSIMO DA CHINA AZUL. COM CERTEZA O TREM AZUL VAI ANDAR CERTINHO NOS TRILHOS EM 2018. 1ª ) ESTAÇÃO TÍTULO MINEIRO/18, EA 2ª ) ESTAÇÃO E A COPA DO BRASIL E 3ª) ESTAÇÃO E A LIBERTADORA/18 E A 4ª) ESTAÇÃO E O BRASILEIRÃO/18 E QUE VEM 5ª) ESTAÇÃO MUNDIAL./18. elencoE forte e necessitam de entrosamentos e GARRA E VONTADE DE VENCER E SUPERAÇÃO E JOGAM A CADA JOGO IGUAL UMA FINAL COM MUITA SABEDORIA E CALMA E PACIÊNCIA E MARCAÇÃO FORTE E HABILIDADE PRA FAZER O PRINCIPAL O GOL. E A união, TEMOS QUE JOGAR JUNTOS.
    TORCIDA APOIANDO DENTRO DOS GAMADOS E FORA DOS GRAMADOS FINANCEIRAMENTE. ETEMOS ATÉ 2020 PRA REALIZARMOS MUITAS ALEGRIA! SOMOS LOUCOS! SOMOS CRUZEIRO! COM ESSE PÚBLICO HJ NA PRIMEIRA RODADA A IMPRENSA DE SÃO PAULO E DO RIO DE JANEIRO/18. VAI SER MATERIAL EM NACIONAL E INTERNACIONAL NOSSO ESPETACULO E O PUBLICO NO MINEIRÃO/18. E QUE POSSAMOS ALCANÇAR ACIMA DE 100 ASSOCIADOS, JOGAMOS JUNTOS FAMÍLIA CELESTE! UNIDOS.
    A MAIOR FORÇA DO CRUZEIRO SERÁ PARTICIPAÇÃO DE CADA CRUZEIRENSE. SEJAM SÓCIO DO CRUZEIRO.
    ATÉ CENTENÁRIOEM 2021/, POSSAMOS COMPUTAR MAIS 2 A 4 TÍTULOS ( NACIONAIS OU INTERNACIONAL, NA GALERIA DOS TROFÉUS. .TOCA VAI TER ACRESCENTAR SALA DE TROFEUS.
    HISTORIA JÁ É LINDA EM 97 ANOS E COM CERTEZA OS CRUZEIRENSE TERÃO MAIS ORGULHO. ABRAÇAMOS OS PROJETOS E PLANEJAMENTOS DO NOVO MANDATÁRIO. LOTAR ESTÁDIO A CADA RODADA. ACIMA DE 40 MIL PAGANTES E ADERIMOS O SÓCIO-TORCEDOR. ACIMA DE 100 MIL ASSOCIADOS. ITEM MAIS NECESSÁRIO PARA MANTER ELENCO MAIS FORTE A CADA ANO. 2018 A 2021. PROJETA INICIA A PARTIR HOJE DAS 21;45 MN.

  32. Ótima análise P.H., Na partida de hoje, gostaria que o Mano já desse chances a atletas tipo Judvan e Rafael Sóbis juntos no 2º Tempo, acredito que eles terão um bom entrosamento no ataque para ser opção em jogos que estiver difícil pro Fred e TN 30 fazerem os gols. E o meu time titular para esse ano é: Fábio, Edilson, Dedé, Murilo e Egídio. Bruno Silva, Henrique e De Arrascaeta, TN 30, Robinho e Fred. Vai Raposa Astuta, rumo aos títulos.

  33. Para o Mineiro, penso que o time deve ser mesclado, na maioria dos jogos, para os novatos pegarem entrosamento e treinarmos para a Libertadores e o Brasileiro, que começa antes neste ano.
    Precisamos colocar os mais jovens para jogar, pois precisaremos deles na temporada e são aqueles que podem ser vendidos com mais lucros para o clube.
    Exemplo, Rafael e Lucas França, Romero, Murilo, Arthur, Nonoca, Judivan, Sassá, Raniel.
    Com títulos ou sem títulos a conta chega, apenas a torcida não consegue bancar o time, tomara que possamos pagá-la coma as premiações.

  34. TEMOS APOIAR DENTRO DE FORA DE CAMPO O RAFAEL SOBIS. ELE CONHECE ONDE O FRED E TIAGO NEVES GOSTA DE RECEBER O LANCE. TEMOS QUE UNIRMOS E DAR FORÇA AO ELENCO. SUCESSO E A FORÇA E TODOS AJUDAREM COM APOIO E INCENTIVO DENTRO DOS GRAMADOS .90 MINUTOS DE GRITAR E POR ESSA PAIXÃO DENTRO DA TOCA 3. FORÇA CRUZEIRO JOGAMOS JUNTOS.
    PARCERIA QUE NOS LEVARÁ A GLORIA DENTRO DAS 4 LINHAS E APOIO E FORÇA DAS ARQUIBANCADAS;. SOMOS LOUCO SOMOS CRUZEIRO! DEVEMOS PARAR DE CORNETAR A OU B. PORQUE SE VISTIRAM O MANTO AZUL DO CRUZEIRO. MERECE APOIO E O RESPEITO DE TODOS CRUZEIRENSE. FORÇA CHINA AZUL. 2018 DENTRO DOS GRAMADOS INICIA HOJE. A PARTIR DAS 21;45 MN QUARTA/17/01 E AZUL EM MINAS GERAIS,

  35. PH na sua opinião o Mancuello, que teve 60% dos direitos econômicos comprados ao Flamengo por US$ 1,8 milhão (cerca de R$ 5,8 milhões) será reserva ???

  36. Cruzeiro dando um banho no Tupi ….mais de 70 por cento de posse ! O gol do Arrascaeta foi LEGAL , tudo normal no lance e o Porqueira do “bandeira” Pedro anulou ….. horrível esse cara não viu 2 metros atrás do zagueiro.
    ROUBO !!!!!!!

  37. PH,enquanto você está a caminho pra casa do Mineirão,eu já estou em casa digitando meu comentário.PQP! parece que não tem jeito de concentrar no jogo com as pessoas dando opinião o tempo todo,ainda bem que não é proibido beber neste país.Estou totalmente satisfeito com a estreia do Gigante,o Fred foi muito bem assim como os outros .We are going to catch up along the way,i have no f…ing doubt at all.E assim a trajetória do Gigante vai ser de resultados satisfactorios, weather they want it or not! Foi muito animador ver os jogadores dando seu máximo,se não for assim é rua!Kkkkk!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *