Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Nova diretoria inicia reformulação na base: e agora, para onde vamos?

Antonio Assunção e Eduardo Freeland deixaram seus cargos. Nova diretoria inicia reformulação. (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Agressividade no mercado. Contratação dos destaques da Copinha e de outras competições do juniores. Foi assim que Bruno Vicintin e Klauss Câmara – e depois Antonio Assunção e Eduardo Freeland – iniciaram um novo modelo de gestão nas categorias de base do Cruzeiro na administração de Gilvan de Pinho Tavares. Nos últimos anos, investiu-se cerca de R$ 20 milhões na captação de jovens talentos para a base.

Klauss, que depois foi promovido para a diretoria de futebol do time profissional, afirmava que o Cruzeiro estava criando uma identidade para a sua base. Era uma coisa que nos faltava, segundo ele. Assim, a antiga gestão estava fazendo um esforço para que a Raposa mudasse de patamar e passasse a revelar grandes nomes para que no futuro o Cruzeiro fosse autossuficiente. É claro que esse é um projeto que leva tempo e justamente por isso era necessário colocar a casa em ordem, definir uma filosofia de trabalho e colocar em prática.

Alguns frutos começaram a ser colhidos no ano passado. A equipe sub-20 do Cruzeiro venceu o Campeonato Brasileiro e a Supercopa. Freeland, após grande trabalho na base do Botafogo, assumiu a coordenação da Toquinha. O técnico Emerson Ávila passou a treinar o sub-20. No sub-17, o excelente goleiro Gabriel Brazão ganhou destaque. Foi eleito o melhor goleiro do Mundial da categoria. O trabalho estava começando a andar.

No profissional, começamos a ver alguns nomes como o zagueiro Murilo e o atacante Raniel. Lucão, Artur e Nonoca foram outros que subiram para o time principal e também agradaram. Neste ano, Mano Menezes já promoveu o goleiro Vitor Eudes e o lateral-esquerdo Victor Luiz. E ainda podemos vislumbrar, no futuro, a presença de jogadores como Vitinho e Marcelo no profissional, além de outros nomes que já começam a se destacar nesta Copinha.

No entanto, a nova diretoria começou a fazer mudanças na base. Antonio Assunção saiu para a entrada do conselheiro Guilherme Oliveira Cruz, que está com carta branca para fazer o que bem entender. E ele já começou a dar as suas cartadas. Demitiu, ontem, o diretor Eduardo Freeland, sem mais, nem menos. E quem vai assumir o lugar dele é o preparador físico (isso mesmo) Quintiliano Lemos. Uma movimentação no mínimo estranha, pois esse profissional simplesmente deixou a Toca 2 após uma reformulação na equipe médica e parece que arrumaram esse lugar pra ele agora. Pelo menos essa é a impressão que a gente tem aqui de fora.

E mais mudanças estão por vir. Se a torcida estava gostando muito do trabalho que estava sendo executado na base com Antonio Assunção e Freeland, agora não sabemos como será. Entendo que é normal que a nova diretoria coloque gente de sua confiança para trabalhar, mas é impossível que criemos uma identidade para a nossa base com tantas mudanças assim. Em nome de um projeto de “captação de atletas” e de “maior aproveitamento dos garotos no time profissional”, que nada mais é do que o básico e do que o óbvio, e que era uma coisa que já vinha sendo feita, a nova diretoria começa uma reformulação estranha e desnecessária.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

64 thoughts to “Nova diretoria inicia reformulação na base: e agora, para onde vamos?”

    1. Sem contar que foi na gestão do Perrela, o verdadeiro e atual presidente eleito, que aconteceu o desmanche da diretoria da base campeã mundial interclubes, com a entrada de Dimas Fonseca e a demissão de Enderson Moreira. O resto todo mundo sabe como aconteceu.

  1. O que não gostei ate agora e acho injustificável nessa nova direção foi o empréstimo de Thony Anderson que foi o destaque da base no ano passado. SE vai ter chances la, pq não ter aqui?

    1. Também não gostei, mas o problema é que esses garotos não tem uma chance, principalmente com o Mano, que não gosta de dar oportunidades para os garotos, o Murilo recebeu por falta de opção na época, mesmo assim ainda preferiu colocar o fraco do Henrique, que acabou comprometendo o time, o Nonoca poderia ter tido mais chances no final do brasileiro, mas o treinador prefere colocar o fraco, lento, que era passes fáceis dando sempre contra ataques para os adversários, que é o Henrique, outro jogador que o treinador preferiu que o clube contratasse foi o R. Marques, poderia ter subido o Thonny já na época,

        1. Triste mas é verdade……..O MM é imediatista e nem que seja para “estourar” os medalhões os mais jovens são preteridos. Espero que o ano de 2017 sirva de aprendizado para o técnico rever suas convicções com relação ao aproveitamento da base. Claro que este ano temos compromissos de imediato com a LA mas temos que saber dosar as diferênças entre o “remédio e o veneno”. Temos aí quase 2 meses para armar um time para a estreia da LA e que os mais rodados entrem aos poucos para não acontecer como no ano passado em jogos de pouca expressão. Deixe que os jogadores criem “tesão” para serem escalados para que em 30 minutos mostrem a que vieram. A diferênça entre o remédio e o veneno é a dosagem, então que o Mano Meneses se precavenha para que o “feitiço não vire contra o feiticeiro”. Simples assim
          Cruzeiro sempre……..Abçs

          1. A torcida é imediatista e, portanto, o técnico não pode atuar de forma diferente.
            O problema de não valorizar a base, ao contrário do que pensam os opositores da diretoria atual, é que com uma torcida exigente e sempre competindo com o time e a torcida atleticana, não permite experiências.

  2. PH,voce falou tudo que todos nós cruzeirenses falariam,muito obrigado por sua bela colaboração para abrir horizontes para o benefício do nosso amado Cruzeiro.Veja bem,o Fluminense está tendo lucro vendendo jovens talentos,o Santos nem precisa dizer.Tudo que precisamos é que nossa base seja olhada de forma diferente,e isso não é pedir d+.Nós somos grandes demais para não ter novidades frequentes da base,nós também sabemos que é difícil revelar grandes nomes,mas com dedicação com certeza nós vamos chegar em algum lugar.

      1. Vou fazer outra critica construtiva o Vander tem tudo pra ser um grande jogador mas da muitos passes laterais tem que ser mais agudo , como o Artur do Gremio

        1. Não acho bom emprestar garotos da base pra times como Remo, mandaram o Andrey pra la, o jogador acaba ficando apagado. Concordo com o Adilson, acho que o Vander precisa ser melhor orientado, inclusive acho o treinador do sub20 muito fraco, escala muito mal o time.

  3. Não se mexe em time que esta vencendo…..Conquistamos o Brasileirão Sub-20 e a Supercopa no ano passado o que nos credênciou a representar o Brasil na Libertadores da categoria. Batemos de virada o vice-campeão lá em SP na estreia da copinha que esta em andamento. Espero que estas mudanças sejam para melhor e o mais importante é que continuemos a revelar jogadores para o profissional.
    É de suma importância que os conselheiros fiquem atentos a todas as movimentações nesta fase de transição e que o consenso prevaleça em todas as decisões. Cruzeiro sempre. Abçs

  4. Pedrão primeiramente parabéns pelas suas postagens. Segundo queria deixar meu comentário, eu particularmente acho o trabalho de base do cruzeiro horrível, desde a época dos Perrella’s, revelamos muito poucos jogadores em se comparados com outros clubes, acho o cruzeiro muito grande para revelar pouco. Penso que deveria haver uma reformulação no sentido em que o cruzeiro deveria ter bons olheiros e contratar jogadores destaques mesmo, esses que santos e fluminense costumam vir a minas e a outros estados e buscam essas promessas, creio que ficaria mais barato do que você tirar uma promessa de outro clube, e sem contar que esse jogador já vem com o passe fatiado entre clubes e empresário. Então sinceramente não concordo com os trabalhos até hoje desenvolvido. Ganha-se títulos aqui e ali mas não vemos aquele jogador de grande destaque. O cruzeiro pela sua grandeza tinha que estudar como funciona a base do Bayer, Barcelona, Manchester e trazer pra cá e instaurar no clube de maneira igual e integral para que possamos realmente revelar bons jogadores e o clube passar a lucrar com títulos e vendas dos mesmos. Obrigado.

    1. Perfeito.La na Europa varios clubes estao tentando contratar o Arthur do Grêmio.O Gremio quer + ou – 30 milhões de Euros, vai ser um lucro fabuloso.Espero que o Cruzeiro entre nessa cultura de revelador de talentos,vale a pena pesquisar vários clubes para conseguir o melhor dos melhores

      1. O problema que os garotos da base são emprestados pra times da série c e D, e acabam queimando os garotos, o Vander tinha que estar treinando com o time principal, tendo uma melhor orientação, o Nonoca tem que colocar o garoto pra jogar mais vezes, mais preferem contratar jogadores como R. Marques, e deixar os garotos de fora, não gosto do jeito que o Mano faz com os garotos, poderíamos estar vendendo uns dois ou três jogadores.

  5. Latorre é um caso que deveria causar a demissão de todos, inclusive os que esconderam ele na base. Um desses demitido é amigo de muitos, ai esta explicado.

  6. PH VOCÊ DEVERIA PROCURAR SE INFORMAR SOBRE AS CONDIÇÕES DO
    ” EMPRÉSTIMO ” DO THONNY ANDERSON , ESTOU ACHANDO ESTA NEGOCIAÇÃO MUITO NEBULOSA, A CONVERSA DO ITAIR MANCHADO DE QUE O GRÊMIO É PARCEIRO DO CRUZEIRO E QUE ESTÃO SEMPRE FAZENDO ESSAS NEGOCIAÇÕES , NÃO ME LEMBRO DE NENHUMA , PARECE CONVERSA PARA BOI DORMIR , ENGANAÇÃO , O QUE SE DIZ NO SUL É QUE O THONNY É DO GRÊMIO E QUE ELE FOI ENVOLVIDO SIM NA NEGOCIAÇÃO DO EDILSON , TEM O PREÇO DO PASSE FIXADO POR UMA MIXARIA , TENHO CERTEZA QUE TEM MARACUTAIA NISSO , É SÓ INVESTIGAR , QUE TAL TENTAR UMA ENTREVISTA COM O THONNY ANDERSON PARA SABER OU ATÉ MESMO COM O SR. ITAIR .

  7. Galera vamos deixar a nova diretoria trabalhar, se faz contratação reclama, se manda embora jogador reclama, vamos parar com essa chatice pô.. se eles querem substituir na base que que tem, tá certo que talvez na base não precisava, mais eles querem colocar pessoas de confiança,vamos parar de babaquice, deixa os caras trabalharem tudo reclama, esse será nosso ano, temos ótimo time apesar de alguns não acharem, cruzeirense chatos que só reclamam…
    Esse será nosso ano vamos encher estádio isso sim, é o que falta,com esse time aí dá,invés de ficar caçando chifre em cabeça de cavalo..
    Deixa a nova diretoria trabalhar caramba, se não der certo depois cobramos, parecem que estão com dor de cotovelo…
    Quem tem que estar e do outro lado e não nós..
    Deixa os caras trabalharem
    E vamos apoiar o melhor que temos que fazer.. abrç galera
    Somos Cruzeiro
    Wanderson

      1. E isso Edgar, temos que apoiar se não fica chato, todo mundo só reclama,a diretoria nem começou e já estão caçando chifre em cabeça de cavalo.. o itair tem seus defeitos mais ele conhece demais de futebol,não é aquele lerdo que saiu de fala mansa que chama Vicentin,parece mais Sérgio Reis,kkkkk como eu disse deixa eles trabalharem, se for bom ou ruim, saberemos,por enquanto está tudo as claras os caras estão jogando limpo e vão criar no cruzeiro a transparência quando for fazer algo,vão colocar no site tudo que faz, pelo menos eles estão tentando, e não escondendo como fez a outra gestão, tanto é que na outra ficaram 3 meses de salários atrasados, absurdo pra um time que sempre teve moral com todos, e até pro GRANDE Botafogo que deve todo mundo, ficou com receio de vender um jogador pra nós,até o Botafogo, que vergonha..
        A que ponto, ENTÃO COMO FALEI DEIXA OS CARAS TRABALHAREM,e parar de procurar chifre em cabeça de cavalo..
        Vamos e lotar estádio nos jogos
        Coisa que nossa torcida, estou TB me incluindo só vai na boa, apesar que até mudou um pouco isso..
        Mais precisamos encher mais…
        Abrç Eduardo..
        Saudações cruzeirense
        Esse ano temos tudo pra passar o rodo.. se o MANO ajudar kkkkkk
        Toda vez que nos fazemos times ótimos,passamos o rodo.

        1. Depois que a procissão passar não adianta tirar o chapeu…….Discordo de vcs e concordo com o Pedro Henrique pois as cobranças devem serem feitas é durante e nunca depois. As categorias de base é nosso tesouro a ser lapidado…..O apressado come crú e os investimentos não devem serem a curto prazo e sim para colhermos a médio e longo prazo……Cruzeiro sempre. Abraços

  8. A base do cruzeiro tem senão a melhor pelo menos empata com qualquer clube do Brasil em estrutura e orçamento, ela nao é melhor do que a dos seguintes clubes.
    Vasco
    Grêmio
    Flamengo
    Fluminense
    Palmeiras
    Corinthians
    Bahia
    Vitória

    Qual o grande jogador que foi revelado, e que foi vendido, e que justifique o investimento de um milhão de reais por mês.
    Dizem que tem 90 meninos na base, da 10 mil reais por cabeça.
    Uma boa venda e o Cruzeiro não estava nessa penúria financeira.
    Base, infelizmente, é clube de lazer para filho de conselheiro.

    Agora me diga um jogador que em dez anos do nível deste que foi revelado no Cruzeiro comparadlo aos clubes acima.

    1. Quem Vasco, Flamengo, Bahia e Vitória revelou? Dois dos times que mais revelam grandes jogadores não foram citados por você, que são o São Paulo e o Santos.

    2. Eles sempre Barram os Baixinhos…Escolhem os galalau. Matheusinho do America nem na porta da Toca eles deixariam passar. Adoro o Dudu que hj está no palmeiras.Joga e tem raça. Eles me colocam cada Mandrião que dá dó. esse centravantão que andou entrando com o Mano. é de dar dó. Que deem valor ao talento e não a bestialidade que cometem hj.

  9. Boa noite turma!

    Geralmente quando chega nova direção, e se toda a organização vai bem, não se mexe.
    Mas no futebol e em Brasília mexer no time que está ganhando faz parte.
    Afinal não tem como fazer as lambanças com quem não é do bando.
    Simples assim.

  10. Concordo plenamente com o Túlio Romério a respeito das categorias base do cruzeiro, muito se gasta e pouco produz, infelizmente existe muitos empresários e pessoas ligadas a direção do clube, parabéns pela sua colocação. Acredito que essa diretoria vai fazer um bom trabalho, no geral, em gestão penso que será bem melhor que a passada que foi na minha muito ruim, tenham certeza este ano tem mais títulos, tenham certeza. Abraços

  11. A Raposa Astuta tem tudo para ir bem também na base esse ano. Acho o Tony Anderson muito lento, inclusive quando ele saiu contra o subs das frang6x1as foi que a Raposa conseguiu empatar o clássico e depois ganhar nos pênaltis e ganhar a supercopa e a vaga pra libertas sub 20. Tipo do “Alex bundudo” como citou um dos companheiros acima. O Jogador da base celeste tem que mostrar mais vontade, tem jogo que o time pode abrir uma vantagem maior, não digo nem golear, mas ficam nesse “toca toca para os lados” e nada de infiltrações rumo ao gol. Os garotos tem que ser ensinados que para ser campeões e ganhar fama eles tem que partir pra fazer gols e voltar com rapidez para se defender, e lutar muito para ganhar sempre. Vai Raposa Astuta, queremos ser campeões de novo. Abraços galera.

  12. O Flamengo revelou e já vendeu para o Real Madri o Vinícius Júnior por 45 milhões de Euros ou 166 milhões de reais. Isso são quase 20 anos de investimentos do Cruzeiro em sua base. E ainda pode vender o Viseu e Paquetá, que se valorizaram muito no fim de 2017. O Vasco vai ganhar 15 nilhões de reais na venda do Phillipe Coutinho do Liverpool para o Barcelona como time formador.
    Ganhar campeonatos sub-20 é ótimo, desde que se revelem bons jogadores para o time principal e que no futuro possam render dividendos.
    No entanto, por mais títulos que tenhamos ganho, a verdade é que só revelamos jogadores de medianos para baixo.
    Ou será que Élber, Álison, Mayke, Anselmo Ramón, Vinícius Araújo, Wallace, Bruno Viana, Eliandro, Diego Renan, Bruno Ramires chegaram a encher os olhos de alguém???
    Qual desses é ou foi craque? Qual desses teve uma venda espetacular, que resolvesse, ao menos temporariamente, o lado financeiro do clube?
    Aliás, qual o último grande craque formado nas divisões de base do Cruzeiro Esporte Clube?
    Qual o último jogador a ser vendido para um grande clube europeu?
    É necessário fazer um grande esforço de memória.
    Lucas Silva? Ok. Não jogou nada por lá. Não jogou nada no Olimpique de Marselha. Não jogou nada nem no próprio Cruzeiro.
    O tempo mostrou que era apenas mais um ‘foguete molhado’, mais uma eterna promessa.
    O normal é emprestarmos para timinhos do interior de Portugal e depois ganharmos alguns trocados na venda.
    O fato é que a base do Cruzeiro deveria revelar mais e melhores jogadores. Craques. Já que o investimento é grande.

    1. Na base também tem que melhorar o nível de treinador, esse que esta ai é muito fraco, não sabe orientar bem os garotos além disso escala muito mal.

  13. Toda Mudança vale nada se não aceitar o TALENTO. E não o tamanho físico. Vejo tanta gente debatendo e defendendo isto. Até o Nosso Astro…Albertinho Rodrigues. ” Eles sempre Barram os Baixinhos na toca.” Até o Saudoso Osvaldo Faria…Coragem para dizer a verdade… Reclamava e alertava sobre isto.Que deem valor ao talento e a habilidade nata. Seja quem for.

  14. Impressionante as críticas diárias em relação à nova Diretoria. Mudanças são naturais em novas gestões (ex. Frangas…) e posso até aceitar a parte relativa ao Lemos, mas concordo em gênero, número e grau com seus comentários Wanderson. Nao vimos tantas criticas nem quando o famigerado Gilvan decidiu dar uma oportunidade absurda ao estagiário Deivid (se tivesse sido ídolo seria até aceitável) e ao estrangeiro Paulo Bento, no meio do ano: era uma temeridade e todos sabiam que não daria certo, fora o prejuízo, e deveria devolver a perda aos cofres do clube. Depois falam em perseguição quando afirmo que se Henrique e Cabral forem titulares não vamos a lugar algum….esses “craques” nunca recebem uma proposta, porque será?

      1. Volto a pergunta! Porque nunca o Gilvan foi questionado mesmo diante de tantas evidências de erros na gestão adm/financeira quanto no futebol, colocadas, não só por mim, mas por vários outros colegas? Sao muito estranhos esses questionamentos diários e tão precoces, meu amigo. Calma você e a imprensa pateticana, como os Diários Associados, terão tempo para isso!!! Deixa a Diretoria assumir, colocar as coisas em ordem, para depois fazermos os questionamentos devidos , SE NECESSÁRIOS, E FORTEMENTE!

    1. Discordo de vc. Henrique e Ariel são os mais estáveis no meio de campo. Falta mesmo é concorrência pra esses caras não se acomodarem, e o Hudson fazia sombra muito bem. Aí a diretoria diz que não tem 5 milhões pra comprar o hudson mas tem 7 pra comprar o David do vitória? Estranhas essas negociacoes!

  15. Sinceramente não vejo na base do Cruzeiro isso tudo que se fala. Assisto aos jogos e, com muito esforço, tiro um ou dois jogadores com alguma possibilidade de progredir. Além do mais, tem muito funcionário lá que até hoje não descobri o que faz. Um deles é o Raul. O que ele faz ou fazia lá?
    O Enderson também é muito fraco. Penso que gastam muito e revelam pouco. Não existe um trabalho de transição entre a base e o profissional. Só sobem os jogadores quando não existe outra alternativa. Tem gente boa que estoura a idade, vai para outro clube ou abandona o futebol sem ter sequer uma chance no profissional. Uma lástima. Amadorismo puro!

    1. É isso mesmo Jorge José, eu vi nesse último jogo, o Vitinho ( habilidoso e rápido ), Marcelo, Vander ( precisa ser melhor orientado dentro de campo ) e o Cacá. o Andrey é desses que estourou a idade e emprestaram pra disputar a série C, ele é melhor que muitos que estão ai, joga de meia, começou como centroavante, é muito habilidoso, o Dudu ninguém sabe mais nada dele.

  16. Alguns desses clubes tem muita midia por traz deles…nao que sejam melhores os garotos da base. …falta oportunidade
    …sequencia….cito o caso do geogormy goleiro…dos laterais q nunca sao aproveitados.

  17. É muita Teoria da Conspiração!!!…Foram muitas burrices cometidas pela última diretoria.Uma nova administração tem todo direito de colocar seus aliados de confiança.Alguns,que não possuem conhecimento ou opiniões originais,falam até de “lavagem de dinheiro”. Thonny Anderson só tem estilo…Nunca decidiu nada na base,assim como Alex.Jogam um futebol sem valorização na atualidade.O Marcelo e o Cacá,se bem trabalhados,podem dar frutos.O Vander erra muito.O Lucas Silva na base fez muito mais.Essa deveria ser a referência.A verdade é que tem muito cruzeirense ou franga disfarçada jogando “contra” sem ao menos a nova diretoria começar a trabalhar…E o pior…Tem comentários de gente,que sequer negociou “batata” em sacolão…

  18. Dá ideia la ph…tragam o scarpa e liberem em troca rafael marques, fabricio, digao, nonoca, sobis…vitor eudes….

    tragam o scarpa pois o arrasca será vendido apos a copa do mundo e vai fazer falta na libettadores…..

  19. Foi campeão jogando feio, retrancado, só venceu nos pênaltis. Não vi muita qualidade não pra ser sincero.
    E cá entre nós os jogadores que revelaram só serve pra mercado doméstico. Nos últimos anos o Cruzeiro se destacou em lançar goleiros e zagueiros. Laterais e atacantes que nos falta agora quase não tem. E outra coisa estranha e que o Cruzeiro nunca é dono do passe desses garotos.

    1. Esqueceu dos volantes também. O que sai de volante nessa base do Cruzeiro não é brincadeira. Mas tudo meia boca, que depois emprestam e vendem prá timecos de Portugal, tipo, Vitória de Setúbal, Braga, Belenenses, Vitória de Guimarães. Dizem que o Cruzeiro tem uma parceria com o Monaco da França. Nunca entendi essa “parceria”. Nunca houve nenhuma troca, venda ou empréstimo de jogador nem daqui prá lá e muito menos de lá prá cá.

  20. Um COISA É CERTA! Se for para criar Alissons e elbers que ficaram aqui protegidos por anos , melhor mudar mesmo. Esta na cara que o Mano nao vai escalar jogador de base com os nomes que ele tem atualmente. Ou seja quem esta na base tem que torcer para ser negociado pelos novos comandantes, sendo que estes novos oportunistas é que tem que se tomar muito cuidado, por que deixar o clube não mão de empresários não é legal.

  21. Não é possível que esse pessoal do futebol não saiba o que de ‘tão especial’ que o Santos faz pra revelar tanto jogador e vender tão bem.

  22. Com base na Base, rrsrs, vi ontem Tubarão e Flu pela Copinha. O melhor jogador do confronto foi oISRAEL JR. do Tubarão, SC. Disseram os comentarista que em 2016 ele foi dispensado pela Base do Cruzeiro. Isto tem procedência? Este jovem joga muito, mas muito mesmo! É veloz, driblador, sabe concluir e dar assistência, só não tem tamanho. Teria este sido o motivo de sua dispensa da nossa Base, pois é um talento do mesmo naipe de um Vinicius Jr. Encantou a todos e foi o causador da vitória de seu time.

  23. Engraçado criticarem a base do Cruzeiro por não revelar grandes craques, como se algum time no Brasil revelasse com frequência. Citam o Santos com o Neymar, mas antes disso o último jogador com status de craque que saiu de lá foi o Robinho. Ou seja, achar um craque nas categorias de base é como ganhar na loteria. Surge um a cada 10 anos.

  24. Chamar a base de fraca é elogio. Esse time é muito inferior a muitos times de várzea. Dá desgosto assistir jogos desse time a anos. Como pode um clube com essa estrutura, ter um grupo tão péssimo.

  25. ISSO É APENAS O COMEÇO DO PROJETO, QUE SEMPRE FOI USADO NA ÉPOCA DOS PERRELA, DE REVELAR BONS JOGADORES E,SEM QUE PASSASSEM PELO PROFISSIONAL, VENDÊ-LOS POR ÓTIMAS QUANTIAS, SÓ QUE OS DIREITOS FEDERATIVOS JÁ HAVIAM REPASSADOS A EMPRESÁRIOS E O CLUBE FICAVA COM UM PERCENTUAL MÍNIMO. QUEM ERAM ESSES EMPRESÁRIOS? NINGUÉM SABE E NEM NUNCA VIU.

  26. Na minha opinião acho que tem que mudar urgente ou fechar as portas dessa categoria de base. E um investimento alto e não sai um craque que tenha destaque nacional que assuma a amarelinha da seleção principal é que a mídia respeite. O único que me lembro foi o centroavante careca que foi o mais badalado. O fenómeno já estava sendo comentado quando sai do são Cristóvão. O Murilo vem bem como titular, mas nada de proporções maiores. A grande maioria que são só faz raiva: Tiago Heleno, Luizão, Elber, alinson, Jonathan, Fabinho…e por aí vai. Passamos o ano com Brian é Lennon abaixo de tudo é mesmo assim não apareceu um lateral da base que ocupasse o lugar desses cara. Acho que é muito caro manter uma estrutura como a toca (água, luz, alimentação, manutenção) e não ter retorno

  27. A Base sem dúvida é muito importante . Merece sim investimento
    Só não justifica ir buscar na base dos outros e pagar caro ao invés de garimpar talentos Brasil afora e prepará-los na nossa base .
    Desses tipo ALEX que foram comprados de outros clubes qual deu retorno
    Dinheiro mal gasto
    Maioria não vinga desses comprados e que não foram revelados no Cruzeiro
    Os que são buscados por olheiros competentes no interior por aí são muito mais baratos porque esses sim são formados no clube
    Ao contrário dessas aquisições que maioria não vinga e cujo recurso investido da para formar vários na
    própria base

  28. Pedro Henrique, primeiro você questiona que o Cruzeiro que mesmo com dividas está fazendo um ótimo trabalho de contratação, agora fala da base, não estou entendendo, onde você quer chegar? Vejo que a atual diretoria está no caminho certo, porque você não fez uma matéria falando da atitude corretissima de ter demitido aquele bando de incompetentes do DM que a muito não conseguiam resolver nem unha encravada de jogador? O Cruzeiro investe demais na base e pergunto, revelou o que efetivamente nos últimos 5 anos? E para refrescar sua memória quanto ficou ontem Cruzeiro e Nova Iguaçu????? Vamos fazer o seguinte, vamos apoiar a turma que está ai porque de secadores já basta a turma do eterno 6 x 1.

  29. Cruzeiro não exerceu o direito de compra do passe de Jonata. Acredito que ter participado de dois ou três jogos tenha sido suficiente para observá-lo, uma vez que o Cruzeiro já estava classificado para a Libertadores, não tinha mais aspirações e a maioria dos jogadores já não tinha tanto empenho naqueles jogos. Será muito triste vê-lo jogar em outro clube e aparecer bem, como aconteceu com bruno Henrique (Santos) e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.