Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Primeiras ações da nova diretoria agradam, mas faltam explicações

Reforços, dispensas e investimentos no DM agradam ao torcedor cruzeirense no início da gestão de Wagner Pires de Sá.

As primeiras ações da nova diretoria do Cruzeiro estão agradando a maior parte da torcida azul. A desconfiança inicial que os cruzeirenses tinham na figura de Wagner Pires e de Itair Machado está se desmanchando aos poucos. A negociação de jogadores como Elber, Bryan, Douglas Grolli e tantos outros que já deixaram ou ainda vão deixar o clube é, sem dúvida, a iniciativa que mais agradou aos torcedores.

A redução do número de atletas emprestados pelo clube e a reformulação do Departamento Médico, inclusive com a demissão de médicos que estavam há bastante tempo no clube, são as outras medidas que estão rendendo muitos elogios à nova cúpula celeste. As seis contratações anunciadas até agora também foram aprovadas por muitos cruzeirenses.

Essas mudanças são típicas de momentos de transição. O ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares também fez mudanças parecidas em 2013, com dispensas de jogadores que já não tinham mais a simpatia da torcida e com reformas na área médica do clube. Além disso, a aposta em Alexandre Mattos trouxe ao clube muitas contratações e uma mudança gigantesca de patamar, com a conquista do bicampeonato brasileiro e com diversas ações inovadoras no departamento de marketing. Movimentos similares acontecem agora, através de Wagner Pires, Itair Machado e Marco Antônio Lage.

Fato é que a nova direção está fazendo de tudo para melhorar aquela imagem negativa que perdurou após as eleições. Pensando nisso, o vice-presidente de futebol Itair Machado revelou os salários atrasados no clube e culpou a antiga diretoria por isso, mas rapidamente o Cruzeiro tratou de resolver a questão e hoje mesmo efetuou o pagamento aos jogadores. Para quem sabe ler, pingo é letra. Foi uma estratégia simples para promover a atual gestão.

Apesar de prometer transparência, Itair Machado não revela uma questão importantíssima que todo torcedor gostaria de saber: de onde está vindo o dinheiro para o pagamento dos salários dos jogadores, para a compra de equipamentos novos para o DM, para a reforma estrutural do DM, para o pagamento dos 10 milhões relativos à negociação com o atacante Fred, para o pagamento dos 5 milhões na negociação por Bruno Silva e para a aquisição dos direitos econômicos do atacante David? Quem são os empresários e os investidores que estão colocando dinheiro dentro do Cruzeiro? A que preço?  Itair chegou até mesmo a afirmar que caso não seja necessário pagar 10 milhões pelo Fred, o dinheiro seria doado para o Cruzeiro pagar suas dívidas na FIFA. Doado? Fácil assim? Nesse período de crise?

Não há dúvida de que a nova diretoria chegou chegando e que suas ações estão agradando, mas que a transparência não fique apenas no discurso. Feita a auditoria das contas de Gilvan, que sejam apresentados os números para o torcedor. E que a atual gestão seja transparente em suas movimentações e explique a origem do dinheiro que está sendo injetado no clube. É o mínimo que esperamos.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

66 thoughts to “Primeiras ações da nova diretoria agradam, mas faltam explicações”

    1. Acredito que nada é de graça. Daqui a pouco verão nossos garotos da base com passe fatiado entre “investidores”. Quem tem dinheiro faz dinheiro! Quando vendermos alguem o Cruzeiro não terá nem 50% do passe mais.

  1. Boa tarde PH!!! Parabéns pelo blog!!! Confesso que as ações da nova diretoria me surpreendeu positivamente!! Dentre os grandes do Brasil, o nosso time foi o que realizou as melhores contratações, ao meu ver. Cabe a nós torcedores, lotar a Toca 3 rumo a Tri da Libertadores. Grande abraço!!

  2. PH, esta pulga também ficou atrás da minha orelha.
    Depois do que vimos na política e economia principalmente envolvendo a questão da ‘lavagem de dinheiro’ e dilapidação de patrimônio público, penso que os times de futebol (e aqui falo de TODOS) deveriam ter as finanças acompanhadas por um Órgão como a CVM e serem obrigados a divulgar os principais relatórios contábeis (fluxo de caixa, balanço patrimonial e DRE).
    Desde a época dos Perrella é dito que o Campeonato Mineiro é deficitário para Cruzeiro e Atlético.
    Nosso rival mesmo, a mais tempo esteve totalmente ‘quebrado’, depois foi a opulência, agora passa por dificuldades. O Flamengo foi outro que quase fechou, hoje dizem que está ‘bem’. E o Palmeiras? Tá com o burro do dinheiro injetado lá. Tem muito bicho atrás desse mato e não é só coelho não.
    Continue nessa linha crítica meu caro.
    Abraços AZULejados

    1. Sobre o Flamengo, dois erros no seu comentário: 1) Nunca esteve perto de fechar visto que é o único clube que consegue realmente atrair investidores mesmo não ganhando títulos
      2) A diretoria rubro negra de forma responsável passou a cuidar das finanças, equilibrando as contas , inclusive fazendo o que nenhum outro clube fez: um balaço sério das dividas e divulgando na empresa sem esconder nada. Hoje é o único time grande no país em dia com o Profut, enquanto outros terão dificuldades em fechar a conta

        1. Nessa época ( em 2014) a atual diretoria rubro negra estava lidando com problemas de gestões anteriores e fez essa manobra para resolver um problema passageiro de R$ 8 milhõe, tanto que em 2016 o Flamengo já pode ver águas tranquilas, enquanto outros times estavam enrolados. Hoje em dia a gestão dos dirigente do clube carioca,na questão financeira é realmente a melhor do país, outros clubes deveriam seguir o exemplo
          http://epoca.globo.com/esporte/epoca-esporte-clube/noticia/2017/05/financas-do-flamengo-mesmo-minado-pelo-passado-o-milagre-economico-continua.html

  3. Direto no ponto mais uma vez P.H ! O problema é que mesmo que ele venha a público explicar tudo nos mínimos detalhes, mostrar documentos, ainda sim, da forma como as coisas são feitas nesse Brasil (em sua grande maioria os exemplos vem do campo empresarial e político) e a considerar também que o futebol se coloca como uma realidade avessa a da sociedade civil, só o tempo mesmo poderá nos mostrar a real fonte desse caminhão de dinheiro!
    Mas é fundamental nesse momento textos como o seu, como o trabalho da imprensa, pra que esse pessoal se sinta minimamente incomodado!

  4. Pedro, me corrija se eu estiver falando merda, mas sabemos muito bem que o Itaír é cupincha do Zezé Perrela, inclusive este foi o verdadeiro motivo da briga política que rolou no final do ano no clube quando o GPT se revoltou ao saber que ele (Itaír) seria o homem forte do futebol. Agora não duvido nada que quem tá bancando essas dividas é o supra citado ZZP com intuito ou de lavar dinheiro (Mais provável) ou “comprar” as próximas eleições (Leia-se o próximo mandato). Não te pareceu estranho a forma como esse moço conseguiu ser presidente do Conselho, sendo que tinha gente que apoiava outras chapas de oposição e resolveram apoiar a dele?

    Tem treta nisso tudo!

    1. Olá colega, pode até ser que o Perella esteja por trás, mas no fundo, no fundo o homem é bom. E esta voltando com tudo. Apesar de tudo gosto do Perella, ainda mais quando bate de frente com o Kalil, rssss

      1. Não vamos nos esquecer. Perrela foi um senhor presidente pro Cruzeiro. Um dos maiores da historia do clube. Mas seu tempo já passou. Hoje ele será um grande presidente na galeria de quadros da historia do clube. Precisamos acabar com esse vicio no futebol brasileiro de que o cara sai, e retorna depois de um mandato fora. Estas dinastias é que estão acabando com o futebol Brasielrio.

  5. De fato só vamos saber na publicação do balanço no ano que vem.
    Mas pelo o que já li e pelo o que a imprensa já garimpou, as fontes de recursos são diversificadas.
    1) Uma parte o Cruzeiro conta com investidores nos moldes do negócio feito com Diogo Barbosa.
    2) Outra parte conta realmente com a ajuda de um ilustre palestrino, o mesmo que viabilizou a contratação relâmpago do Arrascaeta qdo atravessamos o Internacional !!!
    3) Uma terceira fonte são recursos de competência desta temporada que o Maior de Minas começou a receber esta semana. Não sabemos a origem exata desses recursos, se Conmebol ou direitos sobre os torneios nacionais dos quais participaremos. Pela fase de grupos da Libertadores, o Cruzeiro irá receber 600 mil dólares por partida no Mineirão ( não sei se estes valores podem ser antecipados). Pela Copa do Brasil também é certo a entrada de R$ 2 milhões referente a cota das oitavas de finais ( também não sei se podem ser antecipadas ). E ainda há valores do campeonato Mineiro e do Brasileirão que não sei especificar os montantes.

    Uma outra possibilidade é a antecipação do dinheiro da TV. Como acompanho o Cruzeiro por vário meios : Superesportes, Uol, Globo Esporte e SuperFC O Tempo, e Hoje em Dia, li em algum lugar desses que a diretoria passada optou por não antecipar para 2017 os valores da TV referentes a 2018, então essa é uma possibilidade também.

    1. 4) Complementando, Lembrei de outras fontes possíveis: os patrocínios (acabamos de renovar com a Caixa) e o programa de sócio-torcedor . Também pode haver um ou outro direito referente a atletas cedidos por empréstimo ou vendidos. O Élber por exemplo irá nos render 500 mil reais. O lateral esquerdo Mena irá p o Bahia e notícias dão conta que a dívida do Cruzeiro com o atleta será assumida pelo Tricolor da boa terra, que também será responsável por uma fatia maior do seu salário do que o Sport pagava antes. O volante Willians tbm é um alto salário e que se encerra agora neste mês. Cruzeiro tem um monte de atleta com situação indefinida e que podem render algum $$$ !

      Juntando aqui e ali pingam uns trocados .
      Confira comigo no “replay” a relação/situação dos atletas do Maior de Minas reunida pelo Pedrinho ….
      http://blogs.uai.com.br/nossomoscruzeiro/2017/12/19/confira-o-tempo-de-duracao-do-contrato-dos-atletas-do-cruzeiro/

  6. Acho que os empresários que haviam abandonados o Cruzeiro, devido as lambanças da péssima diretoria passada, voltaram. É questão de credibilidade. Assim são os negócios.

    1. Os empresarios podem sim voltar e estarem dispostos a ajudar o Cruzeiro, MAS NA MEDIDA DO POSSÍVEL. É muito estranho que surjam empresários do nada (Como se tivessem saido de uma viagem extradimensional no tempo/espaço e já chegam despejando esse mundarel de dinheiro no Cruzeiro para ele pagar tudo que deve assim a toque de caixa).

      Tá mal contado isso daí.

  7. Boa tarde,

    Não concordo com o comentário com relação a “todo torcedor quer saber de onde vem o dinheiro”, queremos títulos e não saber de dividas. Bom e barato só no sacolão ou na Vila Vintem (Olímpica)

    1. Concordo Levindo. Se fosse o contrário, iria torcer para o BRADESCO. E se o Itair Machado é ou não santo, não me interessa. Competente ele é, e provou isto ao criar o Ipatinga e o levar até a primeira divisão. Zezé Perrela é outro. Ganhamos tudo com ele, que ainda alfinetava a imprensa marron o rival de Vespasiano. Como não os quero para genro………

  8. AS GRANDES EMPRESAS SE NÃO HAJA RECURSOS, NECESSITAM DE MECANISMO FINANCEIRO DE PARCERIAS. ou PARCEIROS.,
    CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, SE BATASSE NAS PORTAS DE QUALQUER BANCO, TEMOS QUE ALAVANCAR RECURSOS. PORQUE NESSA ALTURA DO CAMPEONATO SE DEIXASSE VENCESSE O MÊS DE JANEIRO/18 JUNTOS COM OS 3 MESES E 13º , alguns atletas poderiam exigirem recisão de contratos, conforme a LEI PELÉ.

    temos motivos na vida. possamos perder a unha, não podemos e perder o dedo.
    existem contratos a serem renovados caso do CAIXA , E outros parceiros, deixamos de pagar o GRÊMIO OS 4 A 5 MILHÕES , X envolveram o Alisson , caso negociação do Edison.
    SUPERMERCADO BH E CIA, conselheiros ativo na TOCA, deve ter levantado recusos para o RETORNO, do FRED.
    temos o SÓCIO- TORCEDOR, buscará aumentar em 2018 ultrapassamos a 100 mil associados. Sócio do CRUZEIRO.
    OS CONTRATOS DA GLOBO com o campeonato MINEIRO,e COPA DO BRASIL, e O BRASILEIRÃO E A LIBERTADORA,.
    RECURSOS E FÁCIL PRA UMA GRANDE EMPRESA; CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.
    importante e A competência para GERIR esse GIGANTE CRUZEIRO ESPORTE CLUBE. SEJAM a 5 ESTRELAS EM BOAS MÃOS ( Wagner Pires de Sá ), administração e o bons relacionamento no Ramo Esportivo do SR ITAIR Machado econtratação para a Administrador /financeiro ,o ex presidente de /carreira do Banco BMG. eo nosso MARKETING sendo gerido pelo profissional de carreira. ex FIAT.
    retornou alta CONFIANÇA DOS INVESTIDORES.
    NÃO CONTRATAM FALAM E SE CONTRATAM RECLAMAM . NESSE CASO FORAM BUSAREM OS RECURSOS PRA EVITAR O PIOR.
    A DERROTA NA LEI PELÉ SE MANTIVESSE ATRASOS COM 4 MESES E ENTÃO PODEM CHORAR .
    ÚNICA PREOCUPAÇÃO AOS ATLETAS DO CRUZEIRO EM 2018 E ESCREVAM A HISTÓRIA. DEIXAM OS SEUS NOMES E NOS CONSQUISTANDO OS TÍTULOS . SERÃO LEMBRADO PRA SEMPRE NA MEMÓRIAS DOS CRUZEIRENSE,.
    PROMESSAS DOS NOVOS MANDATES E A TRANSPARÊNCIA! A FINANCEIRAS E A CORAGEM DE MOSTRAR A REALIDADEDO CLUBE ( CRUZEIRO), O CAMINHO DO SUCESSO E O GRITO! SOMOS LOUCOS ! SOMOS CRUZEIRO O CAMPEÃO EM 2018. SEJAM LIBERTADORA OU COPA DO BRASIL, OU BRASILEIRÃO OU MUNDIAL. TEMOS ATÉ 2020 PRA AVALIAR O TRABALHO DO WAGNER PIRES DE SÁ E CIA.

  9. Pedro não entendi sua crônica, a nova direção do Cruzeiro está se movimentando para colocar o time no lugar que merece depois do desastre de gestão…digo gestão… que foi a era Gilvan e seus incompetentes, a era Gilvan foi marcada por péssimas contratações, endividamentos e acima de tudo a manutenção de uma era de incompetentes no DM do Cruzeiro coisa que nenhuma imprensa esportiva tocava de forma direta na ferida, ( olha o trocadilho ). E mais quando o SÔ Gilvan pegou o cruzeiro ele não estava essa draga financeira…assim amigo, pega leve.

      1. Mas desde quando torcedor tem que saber disso, me fala um clube no pais que faz isso? Me aponta um grande clube no Brasil que sai falando aos 4 ventos que conseguiu grana dessa e daquela forma, a frase que se ouve de todos é…Um investidor…bancou…Um investidor pagou…vamos fazer o seguinte…comprar o sócio torcedor e gritar a plenos pulmões no mineirão…Da-lhe Zerôôôôôõ.

        1. Mas é claro que eles devem prestar contas, até para passar confiança ao seu torcedor que já é sócio e àquele que pretende ser !

          Clubes arrecadam e movimentam milhões graças aos torcedores – é muita grana entrando e saindo. E ainda que nenhum clube no país tomasse atitude de transparência, o que é mentira vide o exemplo do Flamengo, isso não seria impeditivo de o Maior de Minas se portar com clareza para o seu torcedor !

          Num dia a direção declara cifras grandes de endividamento, mas logo em seguida anuncia contratações milionárias ? Oras, como essa conta vai fechar ?

        2. Saudações Celestes caro Santos Lopes.
          Sou sócio torcedor desde 2012.
          Nós, milhares de outros sócios torcedores merecemos ser informados para onde está indo o nosso dinheiro.
          A diretoria nova tem que mostrar se já recebeu as premiações pela conquista da CB e pelo 5° lugar no brasileiro e como está gastando esta grana. São mais de 17 milhões.
          Temos que criticar o Gilvan, mas não podemos esquecer que esta grana foi conquistada na gestão dele.

        3. Concordo plenamente meu amigo. Títulos que são importantes, além do mais valorizam jogadores, dão visibilidade e consequentemente grana.

  10. Um outro ponto, quando o Anão de Minas, o Time de Vespasiano, conseguiu sanar todas as suas dividas e só Deus sabe como…Alias você e eu sabemos também, ninguém pouco se lixou de que forma ou foi ou como foi, agora, pra que eu tenho que saber como o Itair está levantando fundos para reparar a tragedia que o Gilvan fez ? O que vejo é uma diretoria se estruturando e pondo gente competente para trabalhar e jogando fora aquele bando de amador que estava acabando com o maior clube de Minas e uma das maiores glorias do futebol da Ámerica do Sul.

  11. Boa tarde, a todos.

    Parabéns P.H. Acredito que o torcedor precisa de informações das receitas do seu clube. Apenas falar de transparência é simples e fácil. Este Papai noel 2017 que apareceu no CRUZEIRO deve-se saber a sua origem. Dinheiro não dar em arvore. De onde está vindo esta dinheirama toda, e a que preço. Estou certo que vocês da mídia, precisam cobrar informações todos os dias até ficar devidamente explicado.
    Tenho dito em meus comentários, que receita e despesas devem serem equilibradas.
    O ideal de uma direção é fazer o clube se pagar. Não estou sentindo isto na nova diretoria. Estão vendendo conquistar títulos a qualquer preço. Não sabemos que ganharemos algum campeonato, e independente disto, esta conta vai chegar depois e muito alta.
    Por gentileza, continue fazendo este trabalho de informações quanto as receitas e despesas do nosso CRUZEIRO. O CRUZEIRO É NOSSO.

    Abraços – Florêncio – Cuiabá MT.

  12. Boa tarde!! É nítida a surpresa de todos com o bom desempenho do Cruzeiro no mercado da Bola. Confesso que estava apreensivo para saber se o Itair conseguiria cumprir os compromissos assumidos para este mês (pagar o botafogo e o Deivid) mas me surpreendi ainda mais ao saber que além de faze-los ainda organizou um pouco as questões salários.
    Fato é que temos um grande e qualificado elenco. Que o Sr Mano menezes consiga dar Liga nessa equipe e 2018 será o ano do Cruzeirão Cabiuloso.

  13. PARA QUEM MORA NO INTERIOR COMO EU, CARANGOLA, NA ZONA DA MATA, ESSA ESTRATÉGIA É POR DEMAIS CONHECIDA: O PREFEITO QUE ENTRA TEM O MESMO DISCURSO DE TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE. PARA TIRAR O FOCO DE SI, ACUSA O ANTECESSOR DE TODO TIPO DE FALCATRUA, O QUE NA MAIORIA DAS VEZES FOI COMETIDA. ATO CONTÍNUO, PRODUZ ALGUM ATO QUE POSSA SER DESTAQUE E GANHA APOIO DE QUASE TODOS. PORÉM, COM O PASSAR DOS MESES COMEÇAM A APARECER AS FALCATRUAS DO NOVO PREFEITO E ASSIM TEM SIDO AO LONGO DE DÉCADAS. ESPERO QUE NÃO VÁ ACONTECER O MESMO COM O CRUZEIRO E ESSA ADMINISTRAÇÃO APURE O QUE FOI FEITO DE ERRADO, MAS MOSTRE O QUE ESTA FAZENDO, COMO E COM QUEM ESTA FAZENDO. ATÉ AGORA FORAM BOAS AS AÇÕES, MAS TEM DE SEREM PASSADAS A LIMPO PARA NÃO VIRAREM TENEBROSAS TRANSAÇÕES.

  14. Realmente, está muito obscuro.
    Nenhum empresário entra para perder, doar, quantias tão altas quanto estas???
    Será que o BMG ESTÁ VOLTANDO A COMANDAR O CRUZEIRO, como antes? OU Energyl C, com transaçoes como a do Fábio Júnior?
    Tem algo de estranho e escondido. NÃO HÁ TRASNPARÊNCIA ALGUMA!!!!!

  15. Transparência nunca foi praticada por Zezé Perrella e Itair Machado.
    Na época do Perrella só sabíamos no momento da venda que percentuais de jogadores da base tinham sido “repassados” aos chamados “parceiros” do Clube.
    Nestas horas é que o Conselho deveria ter um papel de fiscalizar e zelar pelo patrimônio do Clube, já que eles tem acesso a todas as informações dos direitos econômicos dos atletas.
    https://futebolpensadoblog.wordpress.com/2017/06/24/conselheiros-do-cruzeiro-poderao-consultar-percentuais-de-atletas-da-base-na-toca-i/

  16. Política,política e mais política.Vou falar igual os empresários do “nadando com tubarões”:TÔ FORA! Estou na expectativa de ver um tremendo apoio da China Azul neste ano,todos estão satisfeitos e confiantes no time,como disse o Itair; dinheiro traz dinheiro,e os torcedores vão querer ajudar o clube a se reerguer financeiramente.Creio que dia 17 o Rural vai ter uma torcida recorde em estreia na toca 3.Afinal quem não vai querer testemunhar o primeiro jogo deste time que promete muito.A torcida celeste sabe como agir na hora certa,muito que a diretoria está fazendo é justamente o que a China Azul quer,então temos que fazer nossa parte,e como sempre fazer bem feito e correr para o abraço.

  17. PH, como sempre muito bom seu comentário.
    Só uma ressalva. No terceiro paragrafo você cita BICAMPEONATO brasileiro.
    O Gilvan conquistou o TRI e o TETRA (66 – campeão, 2003 Bi, 2013 tri, 2014 tetra).

  18. Vi este Itair dando uma coletiva e me assustei. Lembrei-me do Joesley Batista da JBS. Como fala mal, errado, bem caipira mesmo. Tomara que a vergonha fique so aí quando ele abre a boca e faça um bom trabalho e honesto e que não faça entrevista coletiva nacional. Mas será que poderiam colocar um porta voz pra ele?

  19. Êta trem danado. Pelos comentários alguns prefeririam que não contratasse ninguém, deixassem os salários atrasados e tentaria manter a base do ano passado. Não sou situação nem oposição, sou Cruzeiro. Estão tentando colocar o Clube nos trilhos e não tenho dúvidas que estão no caminho correto. Acho que temos que ter cuidado ao expor situações que não tem como ser comprovadas, tipo lavagem de dinheiro dentre outras coisas, isto é muito perigoso, tem que ter provas e aí sim coloca a boca no trombone. Temos que manter a calma, investigar e cobrar mas acusar somente com provas. Algumas colocações podem tumultuar um ambiente que está voltando a ter paz. Prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

    1. Prezado, infelizmente o futebol é das maiores lavanderias do mundo, não só aqui. Ou você acredita em jogador que vale 1 bilhão de reais? Ou acha normal um moleque de 18 anos ter seus direitos econômicos adquiridos por 45 milhões de euros, assim sem mais nem menos, igual o tal do Vinícius Jr.? Haja potencial! De vez em quando pegam um ou outro, mais par disfarçar, porque do esquema participam gente muito poderosa e instituições financeiras enormes, cujos interesses são difíceis de serem contrariados.

  20. Boa tarde PH. Parabéns pela excelente crítica! Nítido e notório o empenho da nova diretoria em montar um time competitivo para a corrente temporada, mas precisamos conhecer quem são estes nossos “mecenas”. Uma outra questão preocupante e pouco comentada recentemente diz respeito à dívida com a Minas Arena. Você tem novas informações em relação ao andamento da ação e os recursos de renda dos jogos que foram bloqueados pela justiça?

  21. Parabéns, PH!!! É isso aí. Não pode dar mole para a diretoria.

    O fato de estarem fazendo um bom trabalho nesse início de gestão não quer dizer que não podemos cobrar. Ninguém no Cruzeiro deve ser tratado como um santo ou dono da verdade, quem gosta de fazer isso é o pessoal do outro lado da lagoa.
    Devemos apoiar o time, mas não podemos ficar cegos as atitudes dos dirigentes.

    Saudações Celestes

  22. Preocupado eu estaria se o imbecil do Gilvan e seus asseclas frouxos ainda estivessem no comando azul.

    Quem tem que se preocupar em cavar dindin é o setor de finanças do clube e outra: Que grande empresa escancara seus números e estratégias de fato?

    Um grande clube como o nosso deve ser ousado mesmo e assim sempre foi. Se não tivéssemos essa sina astuta, seríamos um clube de velhinhos jogadores de bocha.

    Que tragam o Goulart também.

  23. Passei 2 anos criticando as demonstrações financeiras totalmente deterioradas, as finanças em péssima situação e aumento crescente das dividas e prejuízos recorrentes do clube na gestão TEMERÁRIA de Gilvan. Nenhum comentário foi feito nem pelo blogueiro anterior e/ou atual (a não ser na saída do IRRESPONSÁVEL Gilvan). A nova Diretoria, que assumiu nos primeiros dias de jan/18, tenta arrumar o caos instalado pelo nefasto Gilvan, pagar salários, dívidas irresponsáveis e os caras cobrando explicações sobre a origem do dinheiro, questionando como fizemos grandes contratações, querendo novamente tumultuar o ambiente e voltar o caos. Temos sim que cobrar auditoria pesada na gestão Gilvan e certamente também iremos cobrar dessa nova gestão, mas é muita hipocrisia exigir isso agora, 3 dias após os caras assumirem. Cobrem as explicações das frangas, financiados não se sabe como por Banco e Construtora há anos e nunca a imprensa pateticana fez qualquer comentário a respeito. Temos sim é que exigir o resultado da auditoria, os que saíram do sócio torcedor voltarem e enchermos o Mineirão, para tirar o clube do buraco deixado pelo irresponsável Gilvan.

  24. Essa diretoria está colocando a casa em ordem e o Cruzeiro está sendo respeitado como nos velhos tempos. Onde está vindo essa grana toda, visto que o time não vendeu nenhum jogador de peso, é o grande mistério. Espero que o time corresponda dentro de campo, para o preço não ser tão alto no final.

  25. Apartir do momento que um clube se classifica para a Libertadores os investidores crescem os olhos para esta “vitrine”. São diversas as fontes para agariar recursos para se formar um grande plantel. Com as devidas proporções, vejam o caso do América ao se classificar para a séria A. A marca Cruzeiro Esporte Clube é de grande visibilidade em toda a América e sua classificação repercutiu em todo o Continente. As consequências são de muitas receitas vindas de várias fontes…..Cotas, direito de imagem, bilheteria, sócio torcedor, patrocinadores……….A nova cúpula esta agindo certo em investir em contratações “cascudas” para a Libertadores porém ainda é preciso enxugar o plantel, pois temos ainda muitos jogadores que não seram aproveitados e que devem ser repassados. Não cabe a mim citar nomes, mas que são muitos são. Agora é armar uma equipe forte com jogadores comprometidos e com objetivos comuns. os títulos. Cruzeiro sempre

  26. Simples. Tds sabem que quem investiu no David foi o0 BMG. E quanto aos 5.000.000 do Bruno Silva vieram da renovação do patrocínio com a caixa. E quanto ao Fred, ja foi falado varias vzs que o jurídico do cruzeiro está analisando a situação. E torcedor tem q se preocupar em adquirir o sócio torcedor e torcer pelo seu time e mesmo pq nao vejo clube nenhum do Brasil informando a torcedores onde saiu dinheiro pra manutenção do time. Simples assim. Ah e sem contar que tem dinheiro da detentora dos direitos de transmissão. Bora cruzeirão.

  27. Se não contrata é incompetente.Isso e aquilo.Se falar,que o time está cheio de dinheiro.Está falando demais.
    Se contrata com inteligência como fizeram.É “lavagem de dinheiro”.
    Um clube gigante como o Cruzeiro,que tem premiação de Copa do Brasil,colocação no Campeonato Brasileiro,renovação com a Caixa,Sócio-torcedor,outros patrocínios,que são adiantados,várias fontes de arrecadação,etc…etc…
    Mas,tem gente falando,que é “coisa” dos Perrelas.
    Foram inteligentes em espalhar,que o Cruzeiro não tem dinheiro.
    No entanto,nas contratações,que queriam mesmo…Chegaram com dinheiro “cash”…
    A nova diretoria do Cruzeiro é bastante competente.Itair Machado é um dos “melhores” dirigentes do Brasil.E existe uma sincronia inteligente com a Comissão Técnica.
    Criam Teorias da Conspiração,quando há muito tempo não se via ações tão inteligentes de uma diretoria do Cruzeiro.
    Até o rombo da era Gilvan fica esquecida diante de ilações de torcedores,que não entendem a força do Cruzeiro na indústria do Entretenimento “Futebol”.
    Estão tentando consertar vários erros da administração passada.
    Mas,tem sempre aquelas vozes traiçoeiras por detrás das paredes…

  28. O Flamengo é produto da Globo, dos anos 80! O Flamengo, antes de 80, não era nada, era um timeco, mas foi escolhido pela Globo e de lá para cá, tem sido grande por causa da visibilidade, por causa da mídia que tem, nesse caso Globo! De 80 para trás, praticamente ninguém em Minas torcia para times do Rio ou SP, apenas cidades fronteiriças, devido à influência local, pela proximidade e tal! Lembro que quando passava um jogo fora de Cruzeiro ou Atlético na TV, no interior de Minas, era até estranho, achávamos monótono, lento, o negócio era apenas o futebol de Minas, Tupi, Uberaba, Uberlândia, América, Caldense, URT, etc! Eram esses os times que víamos e conhecíamos! Com a massificação de jogos do dos times do Rio Brasil afora, principalmente Norte e Nordeste, a quase totalidade dos torcedores desses estados torcem para times do Rio, em maior número para o Flamengo, devido justamente à Globo! Atualmente acredito que quase metade dos mineiros torcem para times do Rio ou SP, devido á influência da Globo que manda jogos desses estados para Minas! Isso não acontece com o RS pois lá eles são tradicionalistas e torcem apenas para os times gaúchos! Infelizmente a tendência é, em uns 15-20 anos, nossos times Cruzeiro e Atlético correrem o risco de se transformarem em timecos que do tamanho do Botafogo, esquecido pela mídia! Digo isso porque, mídia no Brasil, infelizmente é a Globo, e ela deixa um time gigante se ela quiser, ela coloca alguém na seleção, se ela quiser, ela pode tudo, em se falando de futebol, e outros assuntos também! No geral é uma péssima intromissão e influência dessa emissora, em todos os setores! Quem faz um time grande não são títulos, é o tamanho da sua torcida! Basta lembrar que o Corinthians passou 25 anos sem ganhar nada, nem campeonato paulista, e ele continuou grande! Porque isso? Porque tem muita torcida, tem mídia! Por isso fico puto quando vejo a Globo mandando jogos dos times do RJ e SP para Minas! Cada vez que isso acontece, perdemos torcedores do amanhã, perdemos parte da grandeza futura dos nossos times! Muitos dizem, ah mas tem TV fechada, paga! Jogos de tv fechada, canais pagos, só os assistem quem já torce para determinado time, quem ainda não tem time, ele assiste pela Globo, canal aberto e daí tira suas opiniões e time para quem vai torcer!

    1. Paulo,muito bom comentário,Eu lembro o Cruzeiro disputando uma final da libertadores e a Globo estava passando jogo do Flamengo para o Brasil,creio que era pelo carioca contra time pequeno.Não lembro de detalhes agora,mas é um caso de polícia!

      1. Paulo e Edgar, a Globo sempre discriminou Minas e o Cruzeiro pois, a maioria dos funcionários da Globo Minas são pateticanos e estes não perdem viagem para nos prejudicar.

        Porque não não temos estação de TV, visto que a política nacional de telecomunicações foi feita no sentido de beneficiar a Globo, ela se tornou a DONA DO BRASIL, cujos efeitos maléficos estão ai a toda prova: jornalismo nem sempre ético e por isso tendencioso; novelas que mais deseducam que informam; TV aberta de péssima qualidade, etc, etc.

        Infelizmente nossa sociedade está enferma: a cada dia se nutre de ódio e de vinganças; perda do senso crítico; acovardamento diante das relevantes questões nacionais, como as quase diárias altas dos combustíveis, onerando as camadas mais pobres de nossa desassistida população; políticos corruptos e incompetentes, cujas ações são sempre efetivadas para beneficiar os já ricos e poderosos, a custa do sacrífico cada vez maior do povo; sistema educacional que privilegia as elites em detrimento do povo; perversa distribuição de renda; péssimo uso do voto, etc. etc.

        1. Esta tal de Globalização é na verdade uma lavagem cerebral. Nossa cultura, tradições e reízes são os elementos vitais para se formar uma personalidade. Se o Luiz Gonzaga tivesse vergonha de usar o “famoso” chapeu de coco, não seria o Lua que projetou nossa música para todo o mundo. O poeta Manoel de Barros disse: Meu quintal é maior do que o mundo. Lamento profundamente esta mídia imediatísta que esquece nossas tradições e tentam infiar glula abaixo toda esta indústria pré-fabricada que nos afastas de nossas raízes e de nosso bom futebol. Jogador Mineiro quando vai para a seleção é por que é 10 vêzes melhor do que seus concorrentes de posição. Mineiro que é Mineiro gosta mesmo é de Frango com quiabo e angu. Uai!……Abçs

    2. Você está completamente enganado.Tirando as cidades que fazem fronteira com Rio/SP a imensa maioria dos mineiros torcem para principalmente o Cruzeiro e atletico.No interior,como disse exceto nas dividas de SP/RJ, a maior parte torce para o Cruzeiro e o que ocorre de uns anos para cá é o contrário do que vc disse,ou seja,cada vez mais mineiros torcem para time mineiros.

  29. O clube pode até estar com um grupo forte, mas muito envelhecido. Isto significa que teremos poucas opções de fazer dinheiro no futuro.

  30. Bom o assunto PH!
    Gosto de fazer uma análise sempre sem emoção e ser sensato. Sempre dando crédito ainda ao ser humano.
    Nesse sentido, faço uma divisão entre o que acredito ser fato oficial e especulação.

    FATOS OFICIAIS
    Zezé: afirma ter deixado o Clube com uma dívida de 90 milhões;
    Gilvan: afirma ter deixado o Clube com uma dívida de 150 milhões, equacionáveis mensalmente em 600 mil reais. Ou seja, o Cruzeiro paga a dívida de 150 milhões em parcelas mensais de 600 mil reais;
    Pq acredito serem essas informações oficiais e verdadeiras? Pq os respectivos Presidentes tinham dados em mãos para comprovarem suas afirmações.

    ESPECULAÇÕES
    Itair: em uma 1ª afirmação diz que a dívida do Clube é de 500 milhões. Em uma 2ª afirmação diz que a dívida do Clube é de 200 milhões;
    Zezé: antes da festa de posse da atual diretoria, afirma ser a dívida do Clube de 290 milhões.
    Pq acredito serem essas informações especulações? Pq quem as fez não tinha acesso aos balanços financeiros do Clube e foram feitas no calor da campanha política.
    Se em momento futuro for provado o contrário, com base em números oficiais, passo a acreditar.
    A certeza apenas que meu Cruzeiro é gigante, a atual diretoria está indo bem e esse ano vai ganhar a Libertadores!

  31. Excelente análise. Como cruzeirense fanático que sou, esta também é minha preocupação. As coisas mudaram muito rápido. O discurso vai na contra mão das ações. Somente com a tão falada transparência conseguiremos tirar essas desconfianças que pairam sobre a toca.

  32. Olá Pedro Henrique e colegas, na minha opinião esta nova diretoria não iria entrar na disputa da eleição sem ter os seus próprios patrocinadores e investidores e os mesmos de comum acordo com a chapa vencedora não iria investir no clube para pagar dívidas passadas de imediato e sim a medida que der a não ser as necessárias como no caso dos salários, então estes investidores com certeza já de comum acordo iriam investir na montagem de um time para a temporada e isso já fizeram queiram ou não alguns torcedores as contratações foram num nível bem melhores do que nos inícios dos últimos 3 anos, vejo que agora a nossa posição é encher Toca III e empurrar o time, pois vejo que o time com as contratações vai ser um time bem mais competitivo do que o ano passado, vamos torcer meus colegas e mostrar a força da China azul.

  33. Pedro Henrique, outro Post acertadíssimo!

    Nossa Constituição assegura a nós cidadãos, o direito à informação, à publicidade e à TRANSPARÊNCIA! Os clubes de futebol, pela sua natureza e constituição, assemelham-se aos órgãos públicos, tanto pela importância sócio-cultural quanto pela movimentação financeira, daí o acerto deste Post em reivindicar TRANSPARÊNCIA desde já, nas acertadíssimas ações da nova diretoria. Ocorre que, muito dos nossos companheiros aqui desvirtuaram o objetivo do Post, partindo para cobranças infundadas e críticas imerecidas à nova direção.

    Por estas considerações iniciais, entendo importante apontar nesta minha participação que, o futebol hoje é GRANDE NEGÓCIO pois movimenta cifras altíssimas, daí a presença de mega empresas, empresários, bancos e investidores. Nesse ambiente, CREDIBILIDADE DE GESTÃO desponta-se como mercadoria de relevância. Assim posta a questão, a nova direção com Wagner Sá, Itair, Lages, novo DM e continuidade do Mano, irradiam atratividades que em muito reforçam a Marca Cruzeiro, cuja consequência imediata é a geração de NEGÓCIOS. Saber pois, como esses estão sendo conduzidos, constituí direito legítimo do torcedor, até porque este também participa através de suas contribuições. Logo, a diretoria mesmo acertando, como tem totalmente acertado, nestas suas pujantes ações iniciais, nos deve informações de como estas se realizaram pois, com elas, seus realizadores terão suas atuações valorizadas e engrandecidas por nós torcedores.

    Por que, nesses poucos dias de eficiente e acertadíssimas ações, ainda não se dispuseram a explicitar como conseguiram: 1) pagar os salários e 13º em atrasos: 2) realizar tantas e qualificadas contratações; 3) reerguer o nome e a credibilidade da Marca CRUZEIRO; 4) voltar a ocupar o lugar de destaque e respeito no cenário nacional e internacional, jamais justificam o surgimento de desconfianças e acusações como as MUITAS que aqui acabo de ler, desafortunadamente!

    Tais comportamento de alguns companheiro que aqui democraticamente assim se manifestaram, não podem e nem devem permanecer neste posicionamento, porque, além de injusto, denotam-lhes atestados eloquentes de imaturidade e desamor ao nosso gloriosos time!

    Vamos colaborar, incentivar, torcer e dar nossa mais efetiva contribuição financeira para chegarmos aos 100.000 sócios-torcedores, pois assim agindo daremos a resposta que a nova direção espera de nós, na almejado volta à disputa do título de campeão mundial que tanto queremos em nossa imensa galeria de conquistas. A hora é de união e de esforços conjuntos. Zeirooooooooooooooooo!

  34. Vejo aqui alguns torcedores nem aí com a questão da origem dos recursos financeiros do clube. Se por ventura mais adiante o clube for empurrado para um abismo devido a irresponsabilidade de dirigentes e isso empurrar o time pra segundona, não chorem o leite derramado.
    Assim como jogadores, dirigentes passam e o clube fica.
    Estou contigo, PH. Temos sim que nos preocupar com a transparência financeira do clube. Continue cobrando transparência.

  35. Acho mais logico que a gestão anterior explique como conseguiu fazer uma divida imensa mesmo vendendo tantos jogadores co lucro. A direção atual tem parceiro e ponto. Quando as frangas montaram times milionários mesmo tendo dividas ninguém questionou isso. O Cruzeiro tem que investir para ganhar títulos e voltar a arrecadar mais e fortalecer sua marca. Pensar grande!

  36. PH, como diz o ditado, não existe almoço grátis. Ou seja, quem investe em um clube de futebol quer algum tipo de retorno, seja financeiro, seja de imagem, seja de patrimônio, seja de atividades ilícitas. Esperemos, então, que a turma que se dispôs o pôr seu dinheiro no Maior de Minas neste momento esteja interessada apenas nas duas primeiras opções, sem prejuízo ao clube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.