Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O zagueiro que saiu da arquibancada para ajudar o Cruzeiro a conquistar A Quinta Estrela

“Zagueiro-torcedor”, Léo lança hoje seu livro sobre a conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil.

Todo torcedor sempre já se imaginou saindo da arquibancada, vestindo a camisa do seu clube e entrando em campo para ajudar a equipe a conquistar a vitória. Com certeza isso já passou pela cabeça de alguém que acha que pode fazer melhor que algum atleta do time ou mesmo que poderia ser a solução de que o clube precisa para vencer. Para a maioria dos torcedores, isto é só um devaneio bobo, mas para o zagueiro Léo esse sonho virou realidade.

Nós, cruzeirenses, conhecemos a história do nosso camisa três de cor. Ele era um torcedor de arquibancada, assim como eu e você, e ele deixou de ser um mero espectador para ser protagonista dentro das quatro linhas. Léo é um apaixonado pelo Cruzeiro e teve uma oportunidade rara de vestir a camisa cinco estrelas. Mas antes de chegar à Toca da Raposa, o beque foi tentar a sorte lá no Rio Grande do Sul.

Movido pelo sonho de ser um jogador de futebol profissional, Léo deixou a sua querida Belo Horizonte e se mudou para a região Sul do Brasil, onde permaneceu de 2002 a 2006 nas categorias de base do Grêmio. Em 2007, ele subiu para o time profissional e logo chamou a atenção de Dunga, técnico da Seleção Brasileira, que o convocou para um amistoso contra a Suécia. Mesmo não tendo atuado no amistoso, aquela convocação foi muito importante para o “garoto” Léo.

Em 2009, o Grêmio renovou o contrato do zagueiro Léo, mas no final do mesmo ano ele acabou sendo envolvido em uma negociação com o Palmeiras. Ficou no time paulista até a metade de 2010, quando foi contratado pelo Cruzeiro. De volta a Minas Gerais, Léo vestiu a camisa do seu time de coração, só que agora ele é um jogador do melhor clube brasileiro do século XX. Da Toca da Raposa, ele nunca mais saiu, embora tenha recebido diversas propostas de outros clubes brasileiros.

Livro “A Quinta Estrela”, do zagueiro Léo, será lançado nesta noite. (Foto: Agência Número Um)

Já são sete anos de Cruzeiro. Léo nunca foi o titular absoluto. Muitas vezes teve sua capacidade técnica questionada pela torcida. No entanto, quando o clube precisou, Léo sempre esteve lá para ajudar a Raposa nos momentos difíceis. Entretanto, não foi só nas horas ruins que o zagueiro apareceu. Neste ano, ele foi titular e um dos principais jogadores do time que conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil. Com atuações firmes, seguras e com sua liderança natural, Léo conduziu o Cruzeiro ao penta e ainda fez crescer o futebol de Murilo, garoto que foi lançado numa fogueira terrível nesta temporada.

De torcedor à atleta profissional do seu clube de coração, Léo ainda surpreende com sua capacidade de inovar. Hoje à noite ele lançará o livro “A Quinta Estrela”, onde conta os bastidores da conquista do penta da Copa do Brasil. Com a visão de quem participou e foi um dos principais atletas da competição, Léo conta as estórias que o torcedor não tem acesso nem por meio da imprensa.

O lançamento acontecerá nesta noite, às 19h, na loja oficial do Cruzeiro no Barro Preto. O evento é aberto e gratuito, porém limitado a 200 pessoas. O blog Nós Somos Cruzeiro estará lá para cobrir esse grande momento. O livro está bonito demais e esta é uma aquisição que vale a pena e que todos os cruzeirenses de verdade têm de ter em sua estante de livros. Conto com sua presença!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

41 comentários em “O zagueiro que saiu da arquibancada para ajudar o Cruzeiro a conquistar A Quinta Estrela

  1. Muito bacana mesmo,eu sou um dos grandes admiradores do Léo.Imagino o orgulho e emoção que ele sente quando pisa no gramado,realmente um previlégio.Desejo muita sorte e sucesso para nosso zagueirão com seu livro.

  2. Cruzeirenses todos nos somos!
    O Léo pra mim é um zagueiro mediano, que atua com muito profissionalismo, nada mais!
    E pra mim foi Murilo que fez o futebol de Leo crescer, afinal ao lado de Caicedo estava um fiasco!
    Aliás, Leo sempre joga melhor a sombra de alguem: Dedé, Manoel, Bruno Rodrigo (nos bons momentos de 2013/14) e agora – Murilo!
    Fosse acima da média já teria recebido propostas de grandes da Europa!Paulo Bento por exemplo preferiu arriscar queimar (Fabricio Bruno e Bruno Vianna) a ter Leo em campo, por que será???
    Apesar de tudo reconheço que foi um dos melhores em campo nos jogos contra o Flamengo!

  3. zagueiro nao precisa ser craque, se for meljor ainda…mas ele foi zagueiro…e sobrou este ano…coloque a sua quinta estrela no peito e seja feliz Leo, feliz em campo e nas letras…..parabens

  4. ESSE LÉO joga muito, se tivesse ido para o Flamengo ou Corinthians estaria entre os 5 melhores zagueiro da atualidade.
    o maior problemas no CRUZEIRO, tem CRUZEIRENSE que quer que o atletas da BASE, entre no campo e jogam igual ou melhor que ALEX 10, NONATO OU PALHINHA OU FRED 9, OU SEJA OU SURGEM MELHOR RONALDO ANOS 90.
    tem pouca paciência, com os atletas vindo da base. se nós olharmos que o EVERTON RIBEIRO E MUITOS ATLETAS, que sai da base para o PROFISSIONAL. 80% surgem após os 24 anos a 25 anos. e o tempo pra que possam aparecer mais no FUTEBOL. Zé Rafael do Bahia e Lucas Lima ex Sport e Inter RS. e a maioria após os 24 anos a 26 anos.
    esse atacante GONZALO LATORRE, avisam aos mandantes da TOCA I E TOCA II e sere-humano igual a todos e tratamento e respeito e muito importante. procura o atleta e tentam solucionar certos problemas ele ( LATORRE), QUER tratamento iguais e respeito e carinho na TOCA. E exigem uma oportunidade em 20 a 30 jogos ou uma sequência dentro das 4 linhas.
    CONTRATARAM PAGANDO VALOR DE OURO, a culpa não e dele(Latorre ) quem ou dos contratantes amadores que existiram em 2012 a 2017 no CRUZEIRO.
    Emprestam ao AMÉRICA MINEIRO, custo zero por 1 ano. e espera o resultado. se LATORRE, foi artilheiro em todas as divisões de BASE inclusive na seleção URUGUAI. Talvez sejam mais útil que o RAFAEL MARQUES. abre o olho nova diretoria CRUZEIRO de 2018 a 2020. olham a BASE E TRATAM COMO DIAMANTE AZUL.
    LÉO merecedor de respeito de todos os CRUZEIRENSE. e outro se sair da toca o GALO CONTRATARÁ URGENTE, não sei se aceitará ir pra la…

  5. Em primeiro lugar parabéns ao xerife azul por sua intelectualidade. Na minha opinião, apesar de alguns aqui não gostarem do futebol do Léo, foi nosso principal zagueiro na campanha do penta da CB. Enquanto o ”mito” Dedé e Manoel fizeram carreira no DM, lá estava ele, fazendo o possível e o impossível pra salvar o maior de Minas e evitar gols quase certos contra nós. Discreto, quase não aparece nos holofotes e microfones, mas tá sempre presente quando chamado. Eu, particularmente, o aplaudo de pé… Saudações azuis. Cruzeiro sempre…

  6. Léo; importantíssimo na conquista desse Penta! Veste a Quinta Estrela com orgulho ! Todo cruzeirense de verdade reconhece sua luta . Valeu demais !Abraços e Parabéns!

  7. Léo já me deixou nervoso e contrariado muitas vezes. Mas, sempre mereceu meu voto de confiança.
    Nas conquistas de 2013/14 ele participou, mas não teve nenhum grande destaque.
    Já nesta conquista do Penta, sim, será lembrado pelas atuações nos jogos contra o Flamengo, pelo pênalti bem batido (meu coração na boca, jogador muito criticado por parte da torcida, vai bater o segundo pênalti…)
    Não é craque, mas é um dos que mais mostram a raça cruzeirense.

  8. Parabéns, Léo. Exemplo de jogador sério, competente e agora escritor.
    Vista essa camisa com as cinco estrelas como se fosse sua pele!!!
    Aos críticos, saibam reconhecer um apaixonado pelo nosso querido Cruzeiro.

  9. Nós torcedores da Nação Azul, já sabemos do desfecho dessa reunião que acontecerá hoje no Cruzeiro. Com certeza Mano Menezes só vai concordar com contratações, que não mexam com os seus queridinhos; Henrique, Cabral, Fábio,Rafael Sóbis ,sendo assim não se espera contratações pontuais!

  10. O Léo não é nenhum craque é fato, mas é um bom zagueiro. Se passou a atuar melhor ao lado do Murilo, mérito para os dois. A gente tem mania de valorizar só o que vem de fora e exigir de mais de quem é daqui. Afinal, “santo de casa não faz milagre!”, já dizia a minha avó. Parabéns, Léo. Você ainda vai falhar muito nessa zaga mas, com certeza, sempre buscará dar a volta por cima e dar o seu melhor.

  11. Realmente um bom jogador, que demonstra uma dedicação e entrega fora do normal !!! Sempre dando sua contribuição ao Cruzeiro, ajudando na conquista de tantos títulos, merece no mínimo o RESPEITO de todos nos cruzeirenses não apenas pelo atleta que é, mas, pelos serviços prestados. Parabéns a ele, admiro muito !

    Pra não perder o costume, agora essa informação do interesse do Cruzeiro nesse Lautaro, e se for procedente, teremos mais um caso de informações de negociações do clube que vazam na mídia antes de se concretizar ! É impressão minha amigos ou isso acontece mais com o cruzeiro do que qualquer outro clube ?! Hê Diretoria !!!

  12. Se o Léo tivesse um monte de tatuagens, corte de cabelo bizarro ou aparecesse toda hora nos microfones seria mais elogiado por alguns “torcedores”. Mas como ele é um jogador discreto, sem grife e que não foi contratado por cifras milionárias, alguns ainda tentam desmerecê-lo.

  13. Todo jogador ou Tecnico que o Cruzeiro pretende contratar ou ficar com eles o Palmeiras contrata ou tenta.por exemplo.
    Cleiton Xavier, Jean, Mano Menezes. Diogo Barbosa, Rafinha. etc. Alem de ter os ex. jogadores como
    William. Egidio. Edu Dracena. Maye, Fabiano, Dudu.
    Só falta o Palmeiras trocar a camisa verde pela azul e trocar de nome para Cruzeiro.
    Por isto o Cruzeiro tem que manter o maximo sigilo nas contratações, pois senão o Palmeiras passa na frente pois Dinheiro eles tem.

  14. sendo ou não torcedor do Cruzeiro, Léo é muito bom zagueiro. Quem o critica esquece que o Dedé entregou o título da copa do Brasil de 2013 para o Flamengo.

  15. o Léo é o cara! Quem me dera na minha juventude ter sido atleta do meu amado Cruzeiro, quem me dera…

    Parabéns Zaqueirão estrelado, você mereceu ser 5 estrelas!

  16. Boa reportagem sobre o Leo, mas quando a diretoria atual ou a nova vai ficar especulando jogadores, por que se for bom , os concorrentes com maior poder vai lá e contrata, tem que ficar calado e só anunciar depois que fechar.

  17. O Léo, mesmo não sendo um jogador espetacular, sempre honrou a camisa do Cruzeiro. Agora só quero que o ano termine logo, para ver essa diretoria incompetente longe do Clube. Só noticia de péssimos negócios que fizeram nesta gestão.

  18. O Léo é um bom zagueiro, raçudo, mas nenhum craque, mas conhece como poucos o clube e sua história. Se tivéssemos 11 Léos contra as frangas na raça não perderíamos. Parabéns Léo, continue sendo esse profissional sério, íntegro e que não deixa os holofotes te deslumbrarem, como muitos. Quem não pode ser titular na LA é o jovem Murilo… PH vamos ter uma decisão no sub 20 na próxima quinta, vejam o absurdo: Cruzeiro campeão BRASILEIRO da categoria x frangas campeão da CB, para a definição de quem seria o representante do Brasil na LA. Aí que vemos a falta de bastidor no Cruzeiro, qual título é o mais importante? Claro, o brasileiro. O 1º jogo foi 0x0 e com tristeza a falta de raça e vontade dos garotos, sabendo (ACHO!) da importância de um clássico mesmo nas categorias de base. Será que quinta-feira, com nosso mando de campo a postura será diferente? Nosso time privilegiou o brasileiro e perdeu tudo para as frangas este ano e não pode deixar escapar esse título e vaga na LA. Vamos convocar a nação para lotarmos o puleiro das frangas e golearmos as franguinhas. Será que o MANO vai estar lá????????? Sugestão para comentário PH.

  19. Chegou o termino do BRASILEIRÃO/17, começam implantar contratações na TOCA.
    se o CRUZEIRO tem uma dividas consumada junto aos requerentes na FIFA no montante de aproximado em R$ 50 milhões . e como os jornalista e a imprensa ama o CRUZEIRO. cuidados e ler ou que escrevem na mídia. chegam o momento dos Empresários dos atletas, receber ligações de certos jornalistas. ou por interesse dos Empresários dos atletas pagam por matérias ditadas. ou vice -verso.
    exemplo: falam que estão negociando com o CRUZEIRO, o atletas da final da LIBERTA. que possam surgirem os clubes igual o ATLÉTICO MINEIRO ou PALMEIRAS ou SÃO PAULO ou SANTOS ou INTER RS ou VASCO ou FLAMENGO OU que sejam o TIME da SÉRIE A . jogam essas noticias no ventilador, quem sabe colam e e há interessados em comprar seu atletas representado por Empresário.
    vendendo informações do jogador A ou B na vitrine.
    CRUZEIRO a partir de 2018, por os pés no CHÃO, jogam com atletas que ficam,e contratam 3 a 4 em fase de termino de contrato. em 2017. custo zero, sejam bons. e oferecem pagamento salarial em dia.
    loucura nunca mais sobe 10 atletas de potencia da BASE SUB 18 E SUB 20 E SUB 23, APÓS a copa São de Futebol Junior em JANEIRO/18 E quem sabe no FUTURO.
    colhemos bons frutos desses atletas a partir de 2019. SOSSEGAM CRUZEIRENSE., existe a HONESTIDADE e voltar a FAMA DO CRUZEIRO. BOM PAGADOR EM 2018.
    e obrigação novos mandantes na TOCA DA RAPOSA.
    cuidado com Empresário, vendendo ERNESTO FARIA E SAMÚDIO E CIA por preço de OURO.

  20. Fui o primeiro a comentar,agora volto aqui e vejo que todo mundo é grato a este grande profissional que é o Léo.Nós todos sabemos que é difícil ter um craque para cada posição,mesmo onde o dinheiro é abundante como em alguns times da Europa.No final o que vale é a dedicação e vontade,e isso nosso grande zagueiro tem de sobra.

  21. Engraçado alguns dizer que o Léo subiu de produção assim que o Murilo passou a ser a opçao a seu lado, foi exatamente o contrario, pois o Léo é que deu segurança ao garoto e formaram uma dupla de zaga muito boa na CB, pois vejam as atuações do Murilo junto de Manoel ou Digão, foi muito ruim. Tbm critiquei o Léo em vários jogos, mas tenho que admitir que ele cresceu muito e foi um dos melhores na campanha da PENTA, então vamos apoiar o que é do CRUZEIRO e exigir muito mais para o time fazer uma temporada vencedora em 2018.

  22. Leo pode não ser um craque, na acepção da palavra, mas é um jogador que sempre honrou e respeitou o manto celeste. Pode até não titular, mas quando precisou dele sempre correspondeu. Lembro-me que no jogo dos 6×1 sobre o rival, ele jogou de lateral direito. Pode até jogar na sombra de outros mais famosos, mas o seu feijão com arroz foi crucial em momentos decisivos. E sendo ele um jogador que veio da arquibancada por ser torcedoriginal do Maior de Minas, merece todo meu respeito. Nunca fiz críticas a ele, quanto mais aquelas agressivas que alguns torcedores fazem. Sucesso no lançamento do livro!

  23. P.H mudando completamente de assunto …. não sou de Bh , mas por favor use sua reputação e convoque a torcida a exigir esclarecimentos do sr Gilvan que ia vender o Arrascaeta 6 meses antes de uma copa do mundo . Esse Gilvan quer estragar o mandato do Wagner a todo custo , não podemos deixar !!!

  24. P.H. parabéns por homenagear o nosso zagueirão Léo, ele é muito fraco como jogador, porém quem sabe ele está descobrindo a sua verdadeira profissão!? Como zagueiro ele é um grande escritor. Vai em frente Léo, mantenha a sua dedicação nas letras, e se esforce cada vez mais para conseguir zagueirar. A Raposa não está podendo contratar mais ninguém para a sua posição então vai ter que ser você mesmo. Se não tem tu vai tu mesmo.Vai Raposa astuta, rumo às vitórias. Abraços pessoal Cruzeirense.

  25. Impeachment imediato em Gilvan!!! Além de ter quebrado o clube com contratações de 2ª e 3ª divisões, lesivas aos cofres do clube, deixado de honrar compromissos, agora, tenta negociar Arrascaeta e recusa proposta por Murilo. Além disso, passou a divulgar todas as negociações pretendidas pela nova Diretoria, mesmo sabendo que não haverá contratações importantes para 2018, por falta de dinheiro, e será isso mesmo que aí está. É um absurdo o balcão de negociações do Cruzeiro agora passar pela atletiaia, pois todos os prováveis interesses são ampla e largamente divulgados aos quatro cantos. Itair e novo presidente ACORDEM, o Gilvan quer ver terra arrasada (já ESTÁ!), após o seu mandato!!!Fora Gilvan e AUDITORIA NOS 6 ANOS DE GESTÃO!!! Itair: e o jogo com as frangas no Mineiro, vai ACEITAR ESSA ESTRATÉGIA do pateticano Castellar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *