Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Mano, eu não vou te pedir pra ficar…

Especulado no Palmeiras, Mano Menezes pode deixar a Toca da Raposa no final da temporada. (Foto: Daniel Teobaldo/Futura Press)

Quando o Zezé Perrela vendeu quase o time inteiro do Cruzeiro em 2011 eu pensei que ali seria o fim. Aquele clássico contra o Atlético-MG na última rodada tinha tudo para ser um dos dias mais tristes e trágicos de nossa história. O domingo começou difícil. Coração apertado. Respiração ofegante. Pensamentos a mil. Quando o juiz apitou, foi um sofrimento inexplicável. Quando o Cruzeiro fez 2×0, as lágrimas desceram. 3, 4, 5… 6×1. Inacreditável. Como o Roger disse, se tivesse só a camisa do Cruzeiro a gente já ganhava aquele jogo. Porque nós somos grandes demais.

Em 2013, na missa de aniversário do Cruzeiro, o presidente Gilvan garantiu para o torcedor que Montillo ficaria no clube. No dia seguinte, ele anunciou a venda do argentino. Me senti ofendido. Presidente mentiroso. Foi um ódio. Pensei que seria o fim das esperanças de um ano melhor, mas na verdade aquilo ali era só o começo das glórias que estavam por vir.

O bicampeonato veio. Só alegria. Parecia meio óbvio que a partir daquele momento o Cruzeiro passaria a outro patamar. Os patrocinadores viriam até a nós, assim como os melhores jogadores, as receitas aumentariam, ganharíamos mais títulos. Mas não foi isso que aconteceu. Alexandre Mattos saiu no final de 2014. Em 2015 foi a vez do técnico Marcelo Oliveira. A perda dessas duas figuras foi catastrófica para a nossa torcida.

Sobrevivemos. Passamos por uns maus bocados, mas ficamos de pé. Reerguemo-nos. Hoje temos Mano Menezes. Temos também o uruguaio De Arrascaeta, o camisa dez da seleção do Uruguai. Temos o melhor goleiro do país. E eles podem deixar o clube. Hoje, amanhã ou depois. E a minha experiência me diz que isso é absolutamente normal e que o Cruzeiro vai continuar gigante.

Se o Mano decidir não ficar, deixemos o nosso muito obrigado. O Cruzeiro não vai acabar. Se o Arrascaeta for negociado, paciência. Se o Fábio aposentar, vida que segue. Virão outros. E eles também vão embora depois. E, nós, torcedores, somos os únicos que permanecem. Nem os dirigentes são eternos. O Cruzeiro, sim, é eterno. E gigante. Um clube extraordinário. Vamos participar da Libertadores 2018. Temos um elenco invejável e que pode melhorar ainda mais. Se o Mano quiser tocar o projeto, excelente, que coisa boa. Se não, existem outros técnicos qualificados. Teve uma época em que o Adílson Batista estava na crista da onda. Depois foi o Marcelo Oliveira. Hoje é o Mano. Assim é o futebol. Os profissionais se valorizam. E têm direito de procurar novos desafios.

Passei da fase de endeusar jogador, dirigente, treinador e o escambau. O mundo não vai acabar. É só mais uma das tantas mudanças que a gente já viu no futebol e no nosso próprio Cruzeiro. É isso que eu queria dizer hoje. Um abraço e vamos comemorar o penta!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

170 comentários em “Mano, eu não vou te pedir pra ficar…

  1. Sou da mesma opinião do nobre blogueiro, quer sair vaza. O Cruzeiro é gigante e continuará sendo com ou sem Mano Menezes. E de preferência saia logo, até porque 2018 tai e temos várias competições importantes ao longo do ano que vem. Deixa o Sidnei Lobo no comando até o fim do ano e já procura outro técnico um nome de peso no caso Abel Braga.
    E outra já deixou o Cruzeiro pelo lado financeiro uma vez e o fará de novo indo para o Palmeiras.

    1. Companheiro este assunto não dá para ser resolvido, como se fosse um assunto de butiquim. Ele fez um bom trabalho, merece ser valorizado. Ai se não quiser, tudo bem é decisão dele. O que não podemos deixar de pensar que a Libertadores é um grande desafio para ele também e se a diretoria tiver condições de adquirir o Hudson, dois laterais cascudos e um matador, com a continuidade dele teremos chances reais de chegarmos ao Tri da LA. Quebrar pois esta sequencia vitoriosa que alcançamos não é uma boa. Defendo a manutenção do Mano e qualificação do elenco.

      O Abelão é realmente um treinador de peso. Deve estar com mais de 120 quilos e muito desatualizado. Cuca e Levice nem pensar! São Frangas assumidas. Técnico estrangeiro, até interagir com o grupo vai tempo e ai as conquista desaparecem. Ao meu sentir, as melhores opções se dirigem a técnicos novos, atualizados e com experiencia em Libertadores: ai as opções se reduzem a 4: Jair Ventura, Renato Gaúcho, Adilson Batista e Zé Ricardo. Todos são ofensivos, detalhistas, estudiosos e criativos. Em saindo o Mano, devemos nos focar nesse quatro e esquecer os demais pelas razões apontadas por mim: desatualização e vinculações com as Frangas.

      1. O quê ? Mas como descartar um treinador com a biografia do Abel Braga com essa justificativa ?!

        O Cruzeiro é laboratório para técnico novato fazer experiência ? Já esqueceram do fiasco Deivid ? “Nomes novos?” Volta para o mar, oferenda!

        Nenhum desses aí citados aguenta o rojão na hora da oscilação ( que é natural como vimos nesta temporada) , quiçá de uma eventual perda de campeonato rural, ou pior, de uma desclassificação de Libertadores… aí já foi embora metade da temporada e ficamos perdidos o resto do ano do mesmo jeito que o 6alinho-MG se encontra no momento!

        Atletas PRECISAM de um técnico de renome que em momentos de crise tenha traquejo e personalidade para chamar a responsabilidade e blindar o grupo. E para isso é necessário ser um treinador respeitado, vencedor, de biografia que inspira e transmita confiança aos atletas principalmente nos momentos de turbulência.

        Foi isso que o Mano fez, fechou o grupo e os jogadores escutavam o que ele falava porque sabem qual é sua vivência no futebol . Atletas obedecem e confiam no comandante que tem história, e essa confiança vem RESPALDADA de sua trajetória ! E isso o Mano Menezes tem de sobra, assim como o Abel Braga, ambos treinadores de 1º linha do futebol brasileiro, eles falam e os caras escutam, confiam !!!

        Repito, vamos disputar UMA LIBERTADORES, e não um torneio qualquer de verão Copa Disneylândia . NÃO É hora de fazer experiências com “novos nomes”!

        1. Concordo com você sobre NÃO CAIR NESTA DE EXPERIÊNCIAS com novos treinadores. Penso que a diretoria deve conversar com o Mano, tentar convencer ele em ficar, mas se o Mano já está apalavrado ou já fechado com o Palmeiras, paciência! Acredito nele também, como acho que Abel é um ótimo nome, mas se ele não quer ficar, o que podemos fazer?

        1. Misericórdia… Meu Deus…. Saravá… Allahu Akbar !!! Vamos ficar presos a Marcelo Oliveira igual ainda tem gente presa ao Luxemburgo, e uns “menos desavisados” presos a ninguém menos que Adilson Batista.

          Olha o nível , olha o nível … Cruzeiro acabou de atingir umA marca importante sendo Penta Campeão e ao invés de procurar melhorar e olhar prá frente vcs ficam olhando para trás ?!

          Apenas aceitem, Marcelo Oliveira acabou, foi expulso do Palmeiras e do 6alinho-mg e está prestes a cair p 2º divisão com o Coritiba ! Marcelo Oliveira NÃO funciona sem o Everton Ribeiro, pois foi ele quem “mascarou” as falhas do esquema do Marcelo ao preencher com muita habilidade e raça os buracos das linhas muito espaçadas do esquema de jogo daquele treinador.

          REPITO, vamos disputar UMA LIBERTADORES, e não um torneio qualquer de verão Copa Disneylândia . NÃO É hora de fazer experiências com “novos nomes”!

          PRECISAMOS DE UM ESPECIALISTA , um sujeito tarimbado e com experiência !!!!

    2. O Mano está em tratamento em SP e pode não ser uma coincidência. Pode está negociando com o SP ou Palmeiras. Creio mesmo que seja mais um que o Alexandre Matos queira tirar do Cruzeiro. Mas Abel, não. Já está precisando reciclar.
      Tudo depende também de qual campeonato o Cruzeiro focará. Mano é bom para as Copas e tem um pouco de dificuldade nos pontos corridos. O inverso do Marcelo Oliveira e do Cuca. Se for para apostar em um novo, par mim seria o Jair do Botafogo.

    3. se o Mano sair tem que trazer um técnico ligado do Cruzeiro. Muitos vão se declarar entusiastas do projeto Tri Libertadores e Mundial, mas só querem nossa grana. A escolha tem que ser a dedo.

  2. Essa historinha de “Vou ouvir a proposta do Cruzeiro” já diz tudo né. Pra bom entendedor um pingo é letra. Se fosse ficar já teria se manifestado de tal forma. Vai com Deus e obrigado pelos serviços prestados. Sou mais Cruzeiro…

    1. Também penso assim companheiro Luciano. Quem quer diz logo, não ensaia discurso. Assim como no passado nos preteriu em favor do Curintiá para disputar a Série B, vai nos largar na certeza.

      Precisamos é resolver isto logo, no máximo a semana que vem e procurar um substituto com experiência em Libertadores dentro desta linhagem de novos comandantes tipo Jair Ventura, Carille, Renato Gaúcho, Adilson, Zé Ricardo. Ouvi muitas vezes de meus avós que café requentado tem gosto ruim. Por isso não Cuca com tudo do seu lado não emplacou no Porco, não emplacará aqui e muito menos o Levice. Além disto, este dois últimos são Frangas o lugar deles é em Vespasiano.

      Posso e até quer estar enganado. Para mim contudo, o Mano já está é no Pauleira. Ficou muito dias em Sampa e já dever ter acertado tudo. Por isso quer barrigando até terminar seu contrato e pronto, Tichau, tichau Cruzeiro!

    2. Sim, também acho desta forma. Veja o Hudson. Disse com todas as letras que quer ficar no time! Acho que a diretoria deve conversar com o Mano, mas ele se fez de difícil! Tudo bem, é seu direito, mas se ele não quer ficar, quer “faturar” mais, que vá para onde quiser!!

  3. O sujeito estava a 8 anos sem ganhar nada….consegue montar um time que ele tem na mão…..e fica fazendo “u” doce…..dando uma de fodão (coisa que não é). O problema é que não conhecemos esta diretoria que entrou agora….e para os caras trazerem um NEY FRANCO da vida para o lugar do Mano….aí phudeu. Vai ser igual iniciar com Deivid, trazer um bobalhão lá de Portugal que nem sabia, nem acompanhava os times brasileiros….aí meu amigo….2018 vai para o SACO! Enquanto a empresinha financeira lá da Titia Leila ficar lavando grana lá nas pepas….vai ser isso…vão ficar rasgando grana e fazendo propostas absurdas. Mais um motivo para esta diretoria do Cruzeiro se fechar…ficar esperta….montar um time COMPETITIVO sem precisar contratar ETIQUETINHA, jogador de nome….temos que montar um time guerreiro, sem craques….mas com jogadores que decidam. 2013 e 2014, além de 2017 foram assim…times sem CRACAÇOS mas com um conjunto fortíssimo, equilibrado em todos os setores.

  4. Acho o Mano excelente técnico, apesar de não gostar do seu estilo de jogo.
    Ganhamos a copa do brasil de forma épica, mas desde o confronto com o sp, sempre no limite. Se a valorização e a saída do Mano forem inevitáveis, eu iria com tudo para cima do Jair Ventura, esse sim faz mágica com o Botafogo.
    Contrato de dois anos e projeto…temos que aprender a dar tempo aos treinadores, minha aposta do momento seria Jair Ventura.

      1. Acho o Mano um bom técnico, nada de excepcional. Muito obrigado e boa sorte no Palmeiras. Cuidado para não ser um Marcelo de Oliveira lá. Jair Ventura e se não der, chama a Adilson Batista. Fez miséria com um elenco razoável, com o elenco atual ano que vem estaremos bem servidos. Adilson Batista é como o zagueiro Leo. Ninguém apoia, mas quando precisamos dele, ele dá conta do recado de sobra.

  5. Infelizmente o aspecto mercenario no futebol mundial é isso aí…. Fica quem quer, quem gosta do time e pode acrescentar…ficar de má vontade ou só pelo dinheiro não dá certo.

    1. Meu caro,sou contra essa usar essa palavra “mercenário” o futebol é um dos maiores negócios do mundo,movimenta mais de 200 bilhões de dólares anualmente,da emprego a milhares de pessoas mundo afora,atrás do futebol milhares e milhares de empresas de todos os ramos ganham muita grana e gera milhões de empregos.
      A mudança de jogadores e técnicos faz parte desse mundo futebolístico.
      Se é assim,legal,não tem nada de mercenário nisso.

      1. Concordo plenamente c/ você. O técnico de futebol é um profissional como outro qualquer. No fim do seu contrato ele tem que analisar qual é a melhor proposta para ele, como qualquer outro profissional faria, nada de hipocrisia. Se o técnico não vai bem os Clubes costumam dispensar o mesmo ainda no vestiário, sem qualquer aviso prévio, como aconteceu recentemente c/ o técnico Micale das frangas. Paixão é para torcedor, contratados/empregados dos Clubes devem ser profissionais. Se a proposta do Palmeiras for melhor profissionalmente p/ o Mano, que ele seja feliz.

    2. se ele nao ganha a copa br todos estavam pedindo a cabeça dele.
      Futebol é negócio. Se ele quer algo novo e vai ganhar mais….tem que ir.
      O boliviano Moreno jurou amor ao cruzeiro, mas para voltar dificultou o que pode.
      Everton Ribeiro preferiu o flamengo.
      Times do interior do Brasil tem que jogar com a inteligencia. Cruzeiro tem um bom time,
      se reforçar um pouco mais fica imbatível. SE o Mano ficar otimo, se quiser sair deixe que va logo.
      Acho que o Adilson Batista é identificado com o time, pelo menos tem raça. Se estiver se atualizando é um excelente nome. Renato Gaúcho é um excelente nome, se não ganhar a libertadores com o Gremio acho que não fica. Roger Machado passou pelo Atlético. Jair Ventura tem feito um excelente trabalho. Se não fosse tão mercenário, o próprio Luxemburgo seria um nome. Tem DNA de campeão, gosta de pegar time pronto, quando pega faz destes times campeões.

  6. PH,vc nos deu detalhes dos ultimos anos, magistralmente como sempre.Isso é o Cruzeiro,mesmo com nossa sala de troféus lotada,não somos imunes a maus momentos.Concordo 1000% a respeito do Mano,será melhor ele ficar ou ir? Não importa,como vc disse,Cruzeiro é gigante e vai ficar enquanto todos vão.Sim,temos que comemorar o penta por muito tempo,esse título significa d+.Outro dia conversando com um amigo cruzeirense eu disse;Poderíamos ter perdido o título num estalar de dedos,no entanto somos pentaaaaaaaaaaaaaaa!

  7. Faço de suas as minhas palavras PH.
    E outra coisa, eu não me esqueci do tanto de raiva que os srs Mano Menezes, Gilvan, Vicintin nos fizeram passar. Agora todos eles são semi deuses ? Claro que não né.

  8. Acho que o MANO deu muita sorte. E não vi ele agradecer ao FÁBIO.
    Cometeu muitos erros ao longo do ano.
    O time se montou mais por contusões que por escolhas dele.
    Murilo, foi reserva do Henrique contra o Bahia.
    O competentíssimo MANO não viu que o menino daria conta?
    Sorte o Ariel ter machucado.
    Só não demos sorte com o Henrique, pois os volantes deveriam ser Lucas Silva e Hudson.
    Também quero o Jair Ventura.
    By MANO.

    1. CORRETÍSSIMA ANALISE COMPANHEIRO BITTAR. Voce retratou a realidade pura, cristalina do Cruzeiro, Mano e Diretoria neste conciso comentário. Parabéns!

  9. Siguinte, se é para sair, já vai tarde e não fique fazendo….doce. Não sou de ficar passando a mão na cabeça de quem não gosto. Agradeço e tchau.
    Precisamos nos planejar para 2018 e uma efetivação da nova comissão técnica é para já.
    Fico imaginando uma “troca” de técnicos entre os Palestras e acredito que levaríamos uma imensa vantagem. Cuca, Cuca, Cuca………… Cruzeiro sempre……Abraços

    1. Companheiro esqueceu que este Cuca deu declarações dizendo que em Minas ele é Franga! Que cois feia esta sua falta de memória e respeito com o nome do nosso Cruzeiro! Ele e Levice são Frangas assumidas! Parem com isso!

      1. O Marcelo Oliveira tbm e nem por isto deixa de ser um grande profissional e carater. O Cerezo, Eder, Luizinho, Reinaldo, Isidoro foram criados no galinheiro e tbm trabalharam no maior de minas. Com relação a respeito, isso já vem de berço e é para poucos. No meu caso venho de uma família Italiana e o respeito é um de nossos príncípios. O Cuca vem encabeçando uma pesquisa para o comando do Cruzeiro e acho que seria uma ótima a troca com o Palmeiras.
        Verifique a data de validade de sua água de coco. Cruzeiro Sempre

  10. PH, Compartilho da mesma opinião, mas só acho que por questão financeira a diretoria não deveria deixar o Mano sair, pois agora na libertadores vamos arrecadar muito mais, e outros fatores…agora se for ele mesmo que queira tudo bem, pois se não fosse ele em 15/16, certamente teríamos caído.

  11. Ph ,PERFEITO ! Estava Muito preocupado com isso , com esse fica e não fica do Mano ! Se ele não quer ficar, que fale Agora , pq e FOD.. ficar esperando resposta de treinador . Quem sabe ate o Cuca sendo o novo Técnico do Cruzeiro , Lembro em 2011 quando o Cruzeiro foi Nomeado “BARCELONA DAS AMÉRICAS ” e por um desliza contra o Once caldas fomos eliminados ! Fizemos uma fase de grupo Perfeita e tinha tudo pra ir muito Longe , Mais é o Futebol neh !
    Mais digo uma coisa , se o Mano dizer Sim , Haaaaaaaaaaaaaaaa Meu amigo , o que de twiter que vou mandar para Fox Sport , Espn , EI . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Tem muito mais auê na imprensa que verdade disso dentro do clube. Desde que o Corínthians se sagrou campeão brasileiro, estão doidos atrás de noticias que vendem.

    2. É caro Jonatham mas esse Barcelonazito do Cuca perdeu feio em Sete Lagoas para um time da Colômbia treinado pelo ex-sãopaulino Osório, sendo eliminada nas quartas daquela Libertadores.
      Café requentado tem gosto ruim amigo. Fora Cuca, porque é Franga já vai pra Vespasiano, felizmente.

  12. Sou Atleticano e comungo com as opiniões, acima e um técnico mediano, deu sorte em ter um grande time na mão e sempre colecionou decepções onde passou. ‘U’ doce mesmo, mercenário.

  13. Sim, é um raciocínio de bom senso.
    Mas que o Cruzeiro tem mais chances com o prosseguimento do trabalho, e o próprio Mano tem mais chances de ganhar a Libertadores aqui, isso é indiscutível.
    O mesmo bom senso é que diz.

  14. Essa supervalorização de técnicos e jogadores é o fim. Tbm penso assim… Até a semifinal o Mano não “prestava” para grande maioria da torcida, e não jogamos um futebol vistoso, com DNA de Cruzeiro…. Verdade seja dita, temos um baita sistema defensivo, mas não atacamos, jogamos somente no erro do adversário (basta ver os últimos jogos), realmente precisamos de reforços (laterais, meias e atacantes que cheguem para jogar). Se o Mano renovar será bom pela manutenção do trabalho (mas que pelo menos o time saiba propor o jogo), caso não renove vida que segue e vamos que vamos, Somos gigantes…. Que venha Adilson Batista (que só não veio antes por birra sob Gilvan)… A.B. Conseguiu levar o Cruzeiro em uma final de libertadores com o time jogando o fino da bola, propondo o jogo, consistente na defesa e olha só o time que ele tinha em mãos (Fortunato, Gérson Magrao, Marquinhos Paraná, Fabinho, Elicarlos, Soares, Wellington Paulista, Wagner, Ze Carlos)… Isso sim foi tirar água de pedra, baita trabalho, Time jogava com raça e o treinador dava a cara a tapa….. Enfim, que o Mano se decida rápido e que ele não está com essa bola toda, já nos largou por dinheiro e não vai ser diferente agora….

  15. Mais uma vez, perfeito o seu comentário PH. Na verdade, é um previlégio e uma grande oportunidade passar pelo Cruzeiro, seja como jogador, treinador e ou diretor. O Clube é uma grande vitrine pra revelar talentos pra o futebol brasileiro. Se quiser ir embora, muito obrigado e seja feliz. Isso vale para qualquer um. Virão novos futuros talentos. Que assim seja! #gigantepelaproprianatureza!

  16. Espero que o Cruzeiro não entre nesta de leilão e que o Maninho vá se exibir em outra praça. Pés no chão e nova contratação. O Cruzeiro tem uma base consolidada e basta poucos ajustes pontuais para formarmos uma grande equipe capaz de competir em todas as frentes….Cruzeiro Sempre

  17. OI PESSOAL, MUITA CALMA E PACIÊNCIA AGORA. PRECISAMOS NOS LEMBRAR DE QUE ESTE TIME DE AGORA, É O EMBRIÃO DO TIME CENTENÁRIO. NÃO FAÇAMOS ONDA. UM ABRAÇO.

  18. MANO MENEZES VAI ENTRAR EM LEILÃO QUEM DER MAIS LEVA , DEPOIS VEM COM AQUELA ESTÓRIA (SEM H MESMO ) DE TER ACEITADO UM PROJETO NOVO E BLÁ BLÁ BLÁ , E AI FICA 3 MESES NO PALMEIRAS , DUVIDO QUE A TORCIDA AGUENTE ELE MAIS QUE 3 MESES , ENTÃO NUMA SEGUNDA FEIRA TANTANTAN ” PROGRAMA BEM AMIGOS ” , VAI COMEÇAR A LADAINHA QUE AS EQUIPES NÃO DEIXAM OS TREINADORES TRABALHAREM , QUE ELAS NÃO TEM PROJETO , O MESMO LERO LERO DE SEMPRE .POR MIM JÁ VAI TARDE , PASSEI MUITA RAIVA COM O MM ESSE ANO E VAMOS CONTINUAR POIS ELE É RETRANQUEIRO MESMO . SE EU PUDESSE ESCOLHERIA O FERNANDO DINIZ , ESTE SIM TREINADOR A LA GUARDIOLA , O TIME TEM QUE PARTIR PRÁ CIMA E CONSEGUE FAZER EQUIPES PEQUENAS CHEIAS DE PEREBAS JOGAREM FUTEBOL E DAR APERTO NOS GRANDES DA CAPITAL PAULISTA . MAIS O JAIR VENTURA , FILHO DO JAIRZINHO , QUE JOGOU MUITO NO CRUZEIRO TAMBÉM SERIA UMA BOA APOSTA .

  19. O que é mais estranho é que o Mano até o fim do ano favorece a ida dele para o palmeiras, pois pode usar o cruzeiro par ajudar o palmeiras a chegar a vaga na libertadores. O matos só vê o cruzeiro, impressionante. Tido que é do cruzeiro ele quer. Cruzeiro tem que parar de ser bonzinho e vender caro as investidas do palmeiras. Quer levar, leva, mais inflaciona o salário dele.

  20. Cruzeiro passou 2 anos de sufoco, agora que o time engrenou a troca pode demorar a dar liga, por isso torço muito pra que Mano continue. Acho que com a continuidade temos grande chances na libertadores .

  21. Concordo com tudo que foi dito. Ótima crônica Pedro. Se o Mano quiser ficar, ótimo, se não quiser, vida que segue. Penso que o Abel Braga seria um bom nome, está fazendo milagres com o péssimo time do Fluminense e é um treinador cascudo, já ganhou a Libertadores no Inter. Outro nome excelente seria o Renato Gaúcho, ele evoluiu muito como técnico e tem uma filosofia de trabalho que coincide com a filosofia do clube. Enfim, como foi dito, muitos aqui estiveram, marcaram época, se foram e o clube continuou gigante. Vamos seguir em frente, o clube e sua torcida são eternos, os outros passam. Fato. Saudações pentacampeãs.

  22. Sinceramente, estou louco para o Sr. Mano dizer que vai para o Palmeiras ou qualquer outro lugar. A verdade é que nosso Cruzeiro ganhou a CB17 jogando feio, jogando mal, e que o Brasileirao esta tao fraco que nosso time tem.sido o menos pior. Mas nao gosto de assistir aos jogos do nosso time. Este time dirigido por Mano nao nos dá segurança. Não se impõem. Parece o time de 97 do Autuori. Aos “trancos e barrancos”. Saudade dos times de 2003, 2013 e 2014. Era certeza de bom futebol. Deixa o Mano ir minha gente…Que volte o Adilson Batista…Marcelo Oliveira…Dorival…ou que venha Abel. Afinal de contas, 2018 promete e temos a Liberta para conquistar.

  23. Como é enriquecedor participar deste Blog. Ótima análise esta sua companheiro Mário Filho. O Fernando Diniz seja talvez o treinador brasileiro mais inovador e estudioso. Não participou porem de nenhuma Libertadores. Dai minha opção pelo Jair Ventura, Adilson Batista. Se o Grêmio na ganhar a LA deste ano, talvez o Renato Gaúcho poderia ser consultado, como o Zé Ricardo também.

    Este salão de encontro da nossa gente se traduz em verdadeira congratulação. Fico impressionado com o descortino das opiniões aqui trazidas, de que é exemplo esta sua.

    Por tudo isso e muito mais devemos parabenizar e enaltecer nosso Blogueiro, que, embora jovem demonstra talento e criatividade na sua manutenção.

  24. O Cruzeiro deveria se antecipar e anunciar a dispensa de Mano no final do ano. Eu já começaria a acredita na diretoria a partir daí! Palhaçada, vai começar com esse joguinho, quando foi pra China ele disse que ficaria, imagina agora em que vai ouvir isso e aquilo. Parabéns pela escrita, blogueiro, é isso aí!

  25. Muito bem colocado. Sou daqueles que pensam que o técnico não faz o time e sim o time que faz o técnico senão, Wanderlei Luxemburgo teria ficado na crista por mais tempo. O mano faz esse “C. ” doce como se fosse o único. Depois da errado e nós torcedores ficamos com a dor. Quer ficar?, seja feliz. Quer sair?,vá o quanto antes e obrigado por tudo o que faz.

  26. Se Mano ficar que faça um trabalho melhor que 2017,que vivemos a maior parte com fase ruim.Não acho que o Cruzeiro deva entrar em leilão com o Palmeiras,quer sair que saia.E digo mais:Se o Flamengo tivesse ganho a copa do Brasil nos pênaltis ninguém iria lamentar uma possível saída do Mano, que perdeu o mineiro para o rival que é saco de pancadas nesse ano no puxadinho do horto.Se o Mano sair Cuca não!!!!!!!!!

  27. Pedro Henrique, mais um belo e consistente Post. Concordo inteiramente com sua esclarecida análise. Penso que você conseguiu com este Post representar as almas de todos nós cruzeirenses, ao expor como expôs com simpatia, justiça e graça todas as nuances da continuidade ou não do Mano Menezes. Felicito-o mais uma vez pela perspicácia e profundidade das análise.

    De um certa forma, nos últimos meses me inclinei pelo entendimento que a manutenção do Mano seria oportuna e eficaz para a disputa da Libertadores. Não todavia, entrar em leilões por ele. Se entender que sua continuidade entre nós é motivo de valorização profissional para ele, ótimo. Senão, muito obrigado pelos livramentos em 2015/2016 e por 2017 e seja muito feliz para onde for. Todo ser humano tem o sagrado direito de procurar o que entende melhor para si e zéfini!

    Um grande abraço do companheiro que aprendeu a admirá-lo principalmente por sua persistência em manter o Blog. Esta sua fidelidade a nós cruzeirenses me espanta, pois muito por muito pouco desertaram!

  28. Só não concordo quando você falou que Marcelo Oliveira fez falta… Que sentiu! O cara perdeu duas libertadores e duas copa do Brasil com o timão que ele tinha!
    Se ele continuasse com os times que tínhamos em 2015 e 2016, estávamos disputando a segunda dúvida sem dúvidas!!!

    Marcelo Oliveira não faz falta!

      1. Entendi no seu comentário que a saída dele fez falta! Acreditou que não foi só eu que entendi isso.
        Reiterando: ele não faz falta. Ainda mais depois de esnobar o Cruzeiro indo para treinar as Frangas

          1. Pedro Henrique, acompanho o seu blog sempre… Acho bacana de mais o que você escreve, e é claro que nem sempre vai estar todo mundo em comum acordo não é mesmo…

            Parabéns pelo Blog!

            Abraço

  29. Meu amigos vo resumir em poucas palavras ..Cruzeiro sempre vai ser grande seja quem for técnico !Se vc recebe uma proposta do dobro que vc ganha vcs não saíram ?Bem somos capitalistas não mercenarios …Deixa o mano ..Se for pó dinheiro tá mais que certo …O elenco e bom ..Jair ,abel ,cuca…Existe bons nomes ….Cruzeirao cabuloso ..Não precisa ser o Mano pra saber onde precisamos de contratação pontual né ..Só pelo que li acho que qualquer um aqui no blog sabe ..

  30. Vejo muitos aqui defendendo o Adilson Batista. Pra mim esse é o pior técnico do Brasil. Um paneleiro que têm os seus protegidos e isso nos custou uma libertadores. Esse cara ganhou o que ?! Adilson Batista não !

    1. Companheiro Fabrício, sem lhe criticar porque se expressou repudiando o Adilson Batista, porque a critica é livre e vivemos numa democracia mas, por que penso diferentemente de você, vou me justificar aqui por que defendo o Adilson, com as palavras do Thiago Honorato, comentário acima:
      “Que venha Adilson Batista (que só não veio antes por birra sob Gilvan)… A.B. Conseguiu levar o Cruzeiro em uma final de libertadores com o time jogando o fino da bola, propondo o jogo, consistente na defesa e olha só o time que ele tinha em mãos (Fortunato, Gérson Magrao, Marquinhos Paraná, Fabinho, Eli Carlos, Soares, Wellington Paulista, Wagner, Ze Carlos)… Isso sim foi tirar água de pedra, baita trabalho, Time jogava com raça e o treinador dava a cara a tapa…..”

      Ele não deus certo nos demais clubes porque não lhe deram condições de trabalho. Qual treinador consegue em 3/4 de meses dar conjunto ou implantar seu estilo de trabalho?

      Não o estou criticando por pensar diferente de mim, apenas justificando por que penso diferente de você, OK?

      E esta minha posição eu a estendo a todos que aqui se manifestaram contra todos que opinaram contra a volta do Adilson!

  31. Boa noite!
    PH fico impressionado como as pessoas acham que o futebol é um mundo à parte, principalmente quando um profissional tem propostas de emprego pra ganhar melhor em outro clube, chamando jogadores e treinadores de mercenários. Qualquer um em sã consciência pelo menos ouviria a proposta de outra empresa, futebol também é uma profissão e também os profissionais querem as melhores possibilidades. O cara quer ir? vai com Deus. obrigado pelos serviços prestados. O CRUZEIRO é GIGANTE, assim como teve a época de Novinho e Bengala, depois Tostão, Dirceu Lopes, Joãozinho, Carlos Alberto Seixas, na década de 1990 Charles, Renato Gaúcho, Roberto Gaúcho, Cleisson, Nonato, Dida, Palhinha e Marcelo Ramos, nos inesquecíveis anos 2000 Com Sorin, Alex e Ari e finalmente Goulart e Everton Ribeiro outros surgirão. Sempre haverá renovação e o clube continuará gigante.

  32. Parabéns ao blogueiro. Que Mano vá com Deus e seja feliz no Palmeiras (menos em cima do Cruzeiro). Mano se vai, outro virá e o Cruzeiro continuará grande.

  33. PH… Vale lembrar que há poucos meses atrás queríamos a cabeça do mano é não acho que o time do cruzeiro esteja jogando tão bem. Ganhamos uma copa do Brasil, mas com muito sofrimento. Acho que temos time pra jogar um futebol melhor e este título não pode encobrir as falhas do time é do nosso, ainda, treinador.

  34. P.H. mas esses dirigentes do verde são uns olhos grandes terríveis. Vamos Relembrar: Primeiro nos tiraram o Alexandre Matos, por causa do bi conquistado com a Raposa. Depois levaram o Marcelo Oliveira, nos tirando ele no meio de um campeonato brasileiro. Depois levaram o Willian do bigode; O lateral direito Maike, o lateral esquerdo; viram como são invejosos. Agora querem levar o Mano? Não pode não. Vai olho grande, olhem lá pra Vespasiano e levem o Oswaldinho, porque as frang6x1as tão de olho no Cuca; Façam uma troca lá, mas deixem o meu Cruzeiro em paz. Vai Raposa astuta, não deixe não. #fica MM. Porque o Maior de Minas vai te consagrar o ano que vem com o título da Libertas e depois do Mundial.

  35. CONCORDO QUE O MANO VAI SER SÓ MAIS UM QUE PASSA AQUI!!!MAS,TIROU O NOSSO CRUZEIRO DO FUNDO DO POÇO! !!LEVANTOU A MORAL DA EQUIPE E DO CENÁRIO DE MINAS GERAIS NOVAMENTE COMO SEMPRE, COM O NOSSO GLORIOSO CRUZEIRO! E MINHA OPINIÃO É QUE ELE FIQUE,QUE CONTINUE O TRABALHO QUE SÓ ESTÁ COMEÇANDO, E QUE SE TIVERMOS UMA AJUSTADA EM ALGUNS SETORES DA EQUIPE,QUE VENHA A LIBERTADORES E MUNDIAL,NÃO VAMOS PASSEAR COMO AS FRANGAS FORAM LÁ NÃO! !!O CRUZEIRO É GIGANTE E COM CERTEZA, VAMOS AJUSTAR ESSAS COISAS QUE ESTÃO DANDO DORES DE CABEÇA POR CAUSA DO NOVO PRESIDENTE QUE JÁ COMEÇA COM POLÊMICAS NO NOSSO CLUBE!!!O VICINTIN E O TINGA , TINHAM O GRUPO FECHADO COM ELES,E AGORA CHEGA ESSE CARA JÁ FAZENDO BAGUNÇA! !TOMARA QUE FAÇA O MELHOR MESMO PARA O CLUBE,OU CABEÇAS VÃO ROLAR NA TOCA! !!!#FECHADOCOMOCRUZEIRO

  36. PH, eu também acho que o Mano não estava fazendo nenhum tratamento e sim discutindo o seu contrato com o Palmeiras. Não tem nada, não. É como você disse no blog anterior: há dois meses TODOS NÓS estávamos doidos para que ESTA TURMA, do Presidente ao roupeiro, pedisse o boné, então agora só porque o Cruzeiro ganhou uma Copa do Brasil, coisa mais que banal para um clube da nossa grandeza, que se fóssemos SEMPRE bem dirigidos já teríamos ganho MAIS DE DEZ, este pessoal passou, da noite para o dia, a ser o SUPRASUMO da cocada. Pois, amigos, para mim, continuam os mesmos incompetentes de sempre. O verdadeiro Campeonato disputado nesta TERRA BRASILIS chama-se Campeonato Brasileiro e o Cruzeiro já está alijado da disputa pelo título desde as primeiras rodadas. Isto não pode acontecer com um Clube como o nosso. O resto é CONVERSA PRÁ BOI DORMIR. A propósito de treinador, existe no futebol brasileiro um treinador, também GAÚCHO, muito superior ao Mano Menezes, ora treinando o E. C. Bahia há menos de uma semana e que se chama PAULO CÉSAR CARPEGIANE, mas que é ignorado pela mídia, embora já tenha sido campeão da Libertadores com o Flamengo e já tenha dirigido a Seleção do Paraguai na melhor campanha daquele país em uma Copa do Mundo, isto em 1998, na França. Saudações estreladas !!!

    1. Aliás
      DALBRADARO, ele o Renato são os dois únicos treineiros gaúchos que não são retranqueiros! muito bem lembrado. A mídia o ignora porque ele não não de mimi com eles. É pessoa séria e estudiosa, dedicada ao trabalho e de pulso forte no comando. O Bahia mudou depois que ele assumiu. Você realmente acompanha as realidades de nosso futebol.

  37. Isso msm , passam dirigentes ,técnicos e jogadores e o Cruzeiro continua gigante e precisa do apoio da torcida .
    Se ficar mto bom , continuidade ao trabalho , se não boa sorte e torcer pra não cair no nosso grupo na liberta nem no mata-mata q vamos passar por cima kkkkk.

  38. Quando Alvimar Perrela mandou Luxemburgo embora saindo em seguida o Rivaldo, fiquei muito p. da vida. Achei que nunca mais ganharíamos nada. Realmente demoramos para ganhar algo de relevância. Porém hoje vejo que o treinador as vezes dá é muita sorte do time de encaixar, vide Marcelo Oliveira, que nunca mais conseguiu engrenar no futebol.
    Seremos gratos a Mano pela CB, porém vida que segue.

  39. Excelente texto blogueiro! É isso mesmo. Quem fica é o time, é a camisa, é o símbolo e o sentimento da torcida. Em 2017 nenhum jogador também tem que ser que nem Tostão, Zico ou Reinaldo: eles tem que ser profissionais e dar o melhor de si. Isso basta. Um time não precisa de um jogador torcedor. Basta que ele seja competente e honesto. Esta coisa de identificação com o clube é passadismo. Um dia todos eles passam e a gente também. Até mesmo porque um jogador pode ter passado anos e anos num time rendendo a este títulos, glórias e tudo mais. Mas se este errar feio numa decisão ou falhar bizonhamente 3 ou 4 vezes seguidas, o mundo desaba e tudo foi nada. Joga bosta na Geni. Mesmo, mesmo, torcida não gosta de jogador no final das contas e eles tem que saber disso. E nem do técnico. Torcedor é cego e apaixanado. Desarrazoado. Em qualquer lugar.

  40. – Eu só gostaria que o Mano ficasse simplesmente pelo fato de o Cruzeiro mostrar ao ex-time da Parmalat que não é só eles quererem que vão tirar um técnico tão fácil assim. Só por birra. No mais…pra mim poderia ir. O Palmeiras é um time quebrado, assim como Cúrinthian, São Paulo e outros e ficam arrotando dinheiro. Vivem sempre dependentes de alguma empresa, vide Parmalat e agora essa Crefisa, que os banca, porque dinheiro próprio, com recursos deles, não tem nada…São quebrados. Tenho nojo desses timecos, com títulos obscuros e que se acham.

  41. Como se diz aqui no interior é muito molho pra pouco peixe. Até parece que temos o Telê de treinador e o Messi no ataque! Volto a dizer que esse time e comissão técnica estava sendo execrado há pouco tempo. Vida que segue… e tudo se renova!

  42. ô Pedroca querido e PENTA ki nem nois aki, resumidamente, o trem tá assim ó:
    Jaeci Carvalho disse que Mano renovará com o Cruzeiro, ou seja, vai pro Palmeiras.
    Neto disse que o Mano vai pro Palmeiras. Ou seja, ele renova.

    “Mano, eu não vou te pedir pra ficar…” E nem adiantaria pedir não, Pedro, tem é que tentar pagar mesmo! E caro. kkkkkk

    Este fim de semana não será fácil. Mas não vamos reclamar, não somos a Ponte que além de ter perdido ficará secando a rodada a apenas 1 pontinho da zona da degola.

    Enquanto isso vamos lendo coisas do tipo: “Plano A. Reforços, dinheiro e respaldo: o que pode seduzir Mano a topar o Palmeiras”, em destaque agora na página do GEspote. Pelo jeito o Mano é a nova namoradinha deles. Parece que o poder de compra os mergulha mais e mais na fase de endeusar jogador, dirigente, treinador e o escambau.
    Já vi gente botando até o Tinga lá! kkkkkk

    E as frangas que fiquem lá no galinheiro fazendo batimento de asinha sincronizado. Nova modalidade de exercício praticado nos treinos fechados. O bando todo em linha batendo asas a fim de fazer um vento suficientemente forte para empurrar a nuvem negra para o lado de cá. Só que não dá certo. Elas ficaram muito inseguras depois que perderam a cinta Liga. A nuvem começa a soltar raios, elas fogem todas desesperadas em busca de abrigo.

  43. E inacreditável como 15% dos manifestantes da enquete do EM preferem Adilson Batista para o lugar de Mano Menezes, caso ele saia. O indivíduo enterrou uns dez times depois que saiu do Cruzeiro, vive um ostracismo plenamente merecido, e alguns aqui ainda julgam este pernóstico um bom técnico. Isto é que é não entender absolutamente nada de futebol!

  44. Mano é um grande treinador , mas se for embora o cruzeiro continuará forte. Acho que ele já prestou um grande serviço ao cruzeiro, pegando o time por duas vezes numa situação de iminente perigo de segunda divisão; situação tão crítica da última vez, que 3 treinadores de segunda linha no futebol brasileiro tiveram medo de assumir.Ele assumiu, salvou o time da degola, e no ano seguinte, depois de derrubar 4 gigantes do futebol brasileiro, ele leva o cruzeiro a mais uma grande conquista. Que a torcida saiba reconhecer o seu trabalho, e também não fique sem desespero, porque o cruzeiro, com Mano ou sem Mano, continuará, com a ajuda de Deus, se os novos dirigentes não trabalharem contra, a sua trajetória de grandes conquistas.

  45. Olha gente, a poucos meses atrás estávamos detonando o MM, agora seria muito cinismo se não o elogiarmos. Concordo plenamente com o PH, mas por outro lado no momento uma perda enorme caso ele saia, então não adianta ficarmos imaginando nada, cabe-nos é torcer para que ele continue, caso contrário será outra história. Diferente de alguns que com certeza não farão falta alguma se saírem, tais como; Robinho, Rafael Marques, o Sóbis acho que tem conserto, outros que não fazem falta; Elber, Lenon,Brayan o Alex devem emprestá-lo, pois aqui por hora não vai chegar a lugar nenhum.

  46. Galera o cruzeiro ganhou a cpb mais jogando muito aquém do que podia, nosso ataque por vezes não existiu.
    E o mano abriu mão do abila
    Se quer sair o problema vai ser dele não creio que vai dar geito no porco tbm.
    Agora treinador pro cruzeiro eu gostaria de ver o Roger Machado ele fes o time do grêmio jogar bola e la nas frangas não deu certo pq os jogadores deles não tinha o estilo dos do grêmio tudo terceira ida sem velocidade

  47. Eu to meio apurrinhado para ler todos os comentarios aqui,chifre na cabeca de cavalo só nos contos de fadas,pqp! Grow up boyz,pqp! PH,me conta qual sua magica pra conseguir ler todos os comentários aqui(incluindo os meus), e conseguir levar uma vida saudável? So nos meus sonhos,minha sanidade vai pro béleléu so de ler alguns.Pqp! Com certeza o indice de infiltrados aqui está no limite.Mas pensando bem,eles nao tem muito o que falar do time deles,então tem que se humilhar fingindo que são torcedores do MM.Eu particularmente prefiro beber cachaca estragada do que fingir ser torcedor do 6a1o e ficar apurrinhando quem tem o talento de torcer pro time certo.Pqp! Mas como diz o maior falador de palavrão do mundo Ozzy Osbourne;Vão se fuder! Sera que é tão dificil entender que aqui o trem funciona?

      1. Egard Campos, concordo em parte com este seu comentário, embora o tenha como discriminatório, também em parte.

        Para não ficar assim tão sofridinho, permito-me sugerir-lhe o seguinte: FAÇA UM BLOG PARA SI e exercite o poder de censura antes de publicar as participações. Com isto você terá a felicidade de não ler o que lhe constrange e entendiar-se com o que aqui o tem entendiado, kkkkk!

        Ia esquecendo-me: nesse seu Blog condicione também a participação dos interessados se expressarem no idioma INGLÊS, pois os Osbournes da vida se sentirão ki nem pinto nu lixu, como nóis aqui nas minasgerais gostamo de fala niquanto nóis tá gostano do assunto sô, rsrsrs.

        1. Amigo Ronaldo,sempre leio os seus comentários e gosto,apesar de vc ser uma peste a respeito do Rei dos empates.Mas neste planetinha diminusculo, quem é perfeito? Eu posso até pensar em ter um blog,mas ai eu vou depender do Pedro Henrique aposentar,creio que ele está muito jovem pra tal ideia insana kkkkk! Agora,hoje é sábado,mas amanha vai ser um diabo de domingo sem Cruzeiro,pqp! Ninguem merece!Nos somos apaixonados sem destino kkkkk! Eu particularmente como um filha da mãe do rock`n`roll,até aprecio o Cruzeiro ceder campo pro son of a gun do Paul McCartney,mas pela pqp,não estraga o gramado não! Eu quero falar pro Macca que a voz dele é da pqp,mas dos Beatles meu favorito é a maior voz do Rock`n`roll:John fucking Lennon kkkkk!

  48. Não acho que as coisa devem ser vistas por esse ângulo. Mano eh profissional e se esta sendo assediado eh pq eh bom. Cabe ao Cruzeiro ter um comportamento a altura de sua grandeza e oferecer salario e condições de trabalho a ele. Quem pensa em Roger e Cuca não deve ser Cruzeirense pq o primeiro não mostrou nada e o segundo teve tudo no Palmeiras e não fez nada! Se Mano não quiser ficar, o bom nome seria Abel que eh competente, experiente e faz um bom ambiente no grupo.

  49. MANO MENEZES VAI FICAR!!!! A proposta que ele quer ouvir não é financeira e sim a GARANTIA que o time não vai ser desmanchado, que os principais joadores não serão negociados, que os reforços serão trazidos, que haverá comprometimento da diretoria para conquista da LIBERTADORES:
    Mano menezes não é burro de sair agora depois de tudo que se passou esse ano. O Palmeiras não está garantido na Libertadores, talvez nem vá. O Mano vai ter que passar lá, tudo de novo para chegar na Libertadores em 2019. Ele é teimoso, mas nao é burro.
    O foco da imprensa e de parte da torcida está errado. A pressão deve ser feita é na nova diretoria e não no Mano, ele quer ficar. Ele quer que a diretoria se comprometa, só isso.
    Isso tudo é onda da Imprensa atleticana para desestabilizar parte da torcida. Prestem atenção ao que leem, veem e escutem.
    Temos que melhorar o que já foi feito até aqui ao invés de começar tudo de novo, como o outro time sem cor está fazendo. Eles estão mais perdidos que cego em tiroteio com medo da nova safra de títulos que o Cruzeiro vai colher e empurrar eles cada vez mais para o limbo. Não se esqueçam da cara do Castelar ao medalhar os jogadores PENTACAMPEOES da CB. Agora é que aconteceu os tão falados 9X2. São 9 títulos nacionais contra 2 do pequeno que brinca de ser grande.
    Valeu moçada?

    1. Ei Clair, que chibatada heim. Ótima análise! Se realmente o Mano estiver nessa linha que você aponta, que é a certa, sensacional! Poderemos chegar ao TRI da LA e que ele realmente venha, para grande desgosto do CastelarFranga, KKKKKK!

  50. Bom dia. Tenho que dar o braço a torcer. Entrei na página para ler o artigo já pensando “ih, já vai começar a corneta!”. Mas após ler só tenho que concordar. O Cruzeiro é maior que tudo! Que jogador, que técnico, que presidência, temos que torcer para o TIME e não para os profissionais. O Ronaldinho Gaucho, com toda a grana do mundo, quando voltou foi jogar nas frangas, se ele tivesse amor de verdade, teria voltado de graça para o Grêmio, o mesmo com o Fred após ter ido também pras frangas (graças a Deus foi pra lá). Torcedor tem que parar com essa história de endeusar jogador e técnico, tem que prestigiar é o clube, a instituição! Ir ao estádio para cantar pelo clube. Mano veio, foi, voltou, quase foi demitido e foi campeão. Quem sabe ele mesmo não está cansado dessa tentativa incessante da imprensa e parte da torcida(os sofázeiros, que só vão ao estádio em um ou dois jogos por ano e quando vão é só pra cornetar) de sempre criticar o trabalho e, principalmente por parte da imprensa cocota, querer sempre instaurar uma crise no clube?? Se ele quiser ir embora, vá, obrigado pelos serviços e vida que segue. A gente não troca de emprego quando as coisas não estão agradando ou quando o futuro a médio ou longo prazo não nos interessa? Pois é, profissionais de futebol tem o mesmo direito. Como foi dito, se quiser ir, muito obrigado pelos serviços prestados. Agora a polêmica, se fosse por mim, se eu fosse dirigente do Cruzeiro, colocaria Adilson de volta e bancava durante muito tempo mesmo se houvesse altos e baixos. Este sim é verdadeiro cruzeirense e acredito que trabalho tem que ter continuidade durante muitos anos para alcançar a excelência. Grande abraço e AVANTE CRUZEIRO!

  51. Olá pessoal,

    O texto é muito claro e, demonstra aquilo que muitos torcedores esquecem. A Instituição é muito maior do que as pessoas. O Cruzeiro é a tradição, a camisa, a torcida e, os dirigentes e jogadores passam pela Instituição mas, jamais serão maiores ou mais importantes.

    Agora, só um comentário sobre o Palmeiras. Tudo que no Cruzeiro dá certo, o Palmeiras quer. Parece aquela criança rica e mimada que quer comprar até o brinquedo mais simples.
    E, outra, como os dirigentes são burros, eles mesmos inflacionam o mercado, supervalorizam os profissionais. Não duvido que o Palmeiras vai oferecer “uma fábula” para o Mano Menezes.

    Só espero que a nova Diretoria não faça besteiras pois, temos boas perspectivas para o ano de 2018.

  52. sair ou não será que faz diferença???o absurdo é a força do dinheiro da porcaiada e a imprensa paulista plantando notícias aquí de venda de jogador, na nossa fuça. mano vai prá lá, em dois messes a mancha verde tá querendo quebrar ele.

  53. Interessante esta análise de permanência ou dispensa de técnico. Muito se fala que os técnicos deveriam ter um tempo mais elástico de permanência no clube para que possam dar corpo e padrão de jogo aos seus comandados e que muitos destes técnicos são demitidos precocemente. Quantas vezes tem acontecido o inverso , o técnico tem esta oportunidade de montar uma equipe e abandona o barco quando deveria, até mesmo por questões éticas , dar o retorno pra quem lhe de um voto de confiança. Se abandonar o barco, não vai ser a primeira vez que o Mano faz isto com o Cruzeiro.
    Acredito que da safra nova o Jair Ventura seja o mais promissor, faz um bom trabalho num time com um plantel modesto como é o do Botafogo. Fico surpreso quando sugerem o retorno do Adilson Batista, muito limitado , protecionista, abreviou o tempo de carreira do Sorin e usava excesso de volantes com um futebol de pouca arte.Tomara que esta idéia não ganhe corpo.

  54. Pedro, nao sei se tem como ou se as pessoas vão opinar, mas coloca aí: quem o pessoal prefere? que fique o mano menezes? ou que venha outro? exemplos…jair ventura ( meu preferido, ganha 80 mil no botafogo, paga 200 q ele vai rir a toa ), adilson batista, cuca, falcao, luxemburgo. cuca, roger…a tres meses atras ninguem queria mano e sua triple, agora ele acha q é deus?! ah vá…
    Abraços…belo post…

  55. falaa irmaos de sangue azul..onde assino esse texto.pra mim sao todos funcionarios..nada mais.. e o estilo de jogo do mano retranqueiro me mata.iso nao e nosso..e vamos com todo pra cima do jair ventura,me parece otimo funcionario.no mais, a nossa paixao a essa camisa, e que fica..o cruzeiro nunca estara sozinho.

  56. Isso ai….Mano ta achamdo o tal porque ganhou a CB com a raca dos jogadores e o apoio da torcida. Seus meritos sao menores. Passamos sufoco com chapecoense e ate o Londrina. Ele esta se dando bem pq é um tecnico defensivo quando a moda do futebol hoje é apostar em contra ataque. Mano nao vai fazer tanta falta…acreditem. poderia ficar? Claro, ja temos uma estrutura consilidada, mas nao é a unica saida e nem tao pouco a melhor opcao do mercado.

  57. Acho que MM não fica, Adilson Prof. Pardal Batista nnnãããooooooo, pois está desatualizado e só enterra times. Analisar Fernando Guardiola Diniz, Furacão Jair Ventura e porque não Roger Machado (ex-grêmio?).

  58. Bom dia pH gosto muito do Cuca pois ele fez um bom trabalho no Cruzeiro em 2010 e 11 Na sua opinião as declarações dele inviabilizam um trabalho no Cruzeiro?

  59. BOM DIA PH,FALA GALERA, BOM DIA,OLHA EU NÃO SOU FÃ DO MANO,ENTÃO ESSA CONVERSA DE QUE VAI OUVIR PROPOSTA,JÁ DEU, A UM TEMPO ATRAS NAQUELA FOX ,ELE FALOU QUE FICARIA TODO TEMPO QUE O CRUZEIRO QUISESSE,ENTÃO SE FOSSE PARA FICAR ELES JÁ TERIAM ACERTADOS, CERTO? ESSE PAPO DE QUE VAI OUVIR PROPOSTA,ELE JÁ FEZ ISSO ANTES,LEMBRAM
    O CRUZEIRO E GIGANTE TANTO QUANTO PALMEIRAS, ENTÃO PRA MIM ELE VAI SAIR,E PRA MIM COMO DISSE QUE NÃO SOU FÃ DELE E NUNCA FUI MESMO, É TREINADOR RETRANQUEIRO E CAUTELOSO E NÃO COMBINA NADA COM HISTORIA DE NOSSO CLUBE. DITO ISSO,AGRADECEMOS O QUE ELE FEZ E SEJA FELIZ LA NO PALMEIRAS, NÃO VEJO IGUAL CERTAS PESSOAS FALANDO,AH O MANO VAI EMBORA AGORA VAI FICAR RUIM, (BESTEIRA)
    QUANTO AO TECNICO

    EU GOSTARIA QUE FOSSE O JAIR
    MAIS…. NESSE MOMENTO ACHO QUE O TREINADOR IDEAL PARA NOSSO TIME
    SERIA O ABEL BRAGA
    DIGO O PQ, ELE TEM A MANHA DE TRABALHAR COM ESSES JOGADORES E TENHO CERTEZA QUE ELE FARIA UM TRABALHO TÃO BOM OU ATE MELHOR QUE O MANO,COM ESSE TIME DO CRUZEIRO E COM REFORÇOS QUE VIRÃO,TENHO CERTEZA QUE ELE DARIA BEM SIM, COM ESSE ELENCO, NÃO E PQ O FLUMINENSE ESTÁ FAZENDO UMA CAMPANHA RUIM QUE O ABEL BRAGA NÃO SEJA O TEC RAZOAVELMENTE BOM..
    COM ESSE TIME DO FLUMINENC E DIFICIL FAZER ALGO
    PRA MIM SERIA ABEL E ESTOU PRA TE FALAR QUE VAI SER ELE CASO O MANO SAIA
    NADA DE CUCA,LEVIR ESSAS PORCARIAS QUE TEM POR AI,CHEGA!!!!!!!! AQUI NÃO E FUTEBOL AMERICANO PRA FICAR ZAGUEIRO DANDO CHUTÃO PRA FRENTE PRA VÊ SE ACHA O JOGADOR PARA CASQUINHAR NA BOLA.
    TEMOS TIME E ELENCO MUITO BOM,NÃO É PRA DAR CHUTÃO E NEM JOGAR POR UM PRIMEIRO TEMPO PRA FICAR ZERO A ZERO E NO SEGUNDO JOGAR PRA FRENTE COMO E O CASO DO MANO MENEZES..
    TIME DO CRUZEIRO SE JOGA PRA FRENTE,RAPÍDO E RASTEIRO COMO ATAQUE DO CRUZEIRO
    CRUZEIRENSE QUE É CRUZEIRENSE GOSTA QUE JOGA PRA FRENTE E TOQUES RAPIDOS

  60. eu jamais contrataria o Adilson Pedro pois um profissional foi demitido por todos os clubes onde passou nãopoderia treinar o nosso Cruzeiroa torcida sente muita saudade que ganhamos várias vezes das frangas com eleMas temos que lembrar que naquela época eles não tinham dois Mecenas despejando dinheiro neles Belo texto Pedro parabéns

  61. Concordo contigo. Os profissionais se valorizam, sejam eles treinadores, jogadores, até mesmo dirigentes como o Alexandre Mattos, em contrapartida, isso só enaltece e contribui para o desenvolvimento da instituição.
    Vejo que se o Mano cumprir seu contrato e deixar o clube ele estará sendo profissional. Torcedor é passional, porque ama o clube, e isso é que faz a instituição perdurar.
    Eu particularmente tenho muitas críticas quanto ao trabalho do Mano, principalmente com os ataques pouco frutíferos de suas equipes (Seleção, Cruzeiro), seu trabalho ruim no Flamengo.
    Acho que ele tem muito a contribuir ao clube e vice-versa, se sair, acho estará arriscando o pescoço, quiçá sua recente valorização. Mas está decisão não é minha, é dele, e a partir disso eu não posso mais opinar.

  62. O que penso sobre isso tem relação dos discursos prontos de todo técnico de futebol e dos integrantes das diversas mídias esportivas do país. Todos, sem excessão pregam que os clubes, apoiados por suas fanaticas torcidas, não dão confiança e muito menos tempo suficiente para os técnicos trabalharem e produzirem frutos no futuro. Ao mero sinal de duas, três derrotas seguidas, ou perda de um título rural já começam a crucificar o técnico até que ele seja demitido. Agora, quando o técnico tem tempo e time praticamente formado, faltando algumas poucas peças para disputar todos os torneios possíveis ele vem falar em novos desafios! Que novos desafios seriam esses? Palmeiras ou São Paulo, conforme dizem por aí, seriam times que ofereceriam esses desafios ao Mano? Penso que não. Portanto, se o Mano Meneses sair agora, é sinal de que não há mesmo necessidade de garantir a nenhum técnico de futebol tempo suficiente para formação de qualquer equipe que seja em qualquer modalidade esportiva, porque não é isso que eles realmente querem. Veja por exemplo, o projeto vitorioso do time de voley do Sada Cruzeiro. O Mendes já está a oito temporadas no clube, entrando na nona e os resultados, se acumulam um a um numa sequência histórica jamais conseguida por nenhuma agremiação no Brasil e quiça no mundo. Isso sim é valorizar um projeto e saber que irá obter rsultados maravilhosos. Portanto, Mano Meneses, se queres um projeto maravilhoso, mire no exemplo do Mendes, treinador do Sada Cruzeiro e do Bernadinho, outro treinador vitorioso no time de voley feminino do Rio de Janeiro. A continuidade passa sim, decisivamente pelas intenções dos técnicos.

  63. Acho que todos os comentários são excelentes. Naturalmente, há divergências de opiniões e é isso que faz com que um blog seja interessante …
    Mas, o comentário do ROBERTO BITTAR foi ao ponto certo: o Mano deu muita sorte com as contusões dos zagueiros (havia um recém promovido dos juniores que prometia), com a contusão do Ariel Cabral (apesar do bom passe e da visão de jogo), entretanto, formava com o henrique um meio de campo lento, lerdo, sem inspiração, péssimos marcadores).
    Concordo tamém que o Mano errou muito. Nas escalações (panelinha com Léo – dou a mão à palmatória – henrique, Ariel Cabral, Sobis principalmente). Nas substituições, talvez pela pouca qualidade dos substitutos.
    Também penso que se o Cruzeiro conseguir contratar os reforços que ele indicar, ele ficará.

  64. Até outro dia, 95% queria a cabeça do Mano
    Bastou ganhar a Copa BR na sorte, isso msm na sorte:
    – penalty não marcado e gol mal anula da Chape;
    – eliminamos o Palmeiras pelo gol “fora”;
    – 2 gremistas acertaram a trave com o Fabio batido;
    – goleirinho do Fla soltou uma bola morta nos pés do Arrascaeta;
    Se isso não for sorte, não sei mais o que é!
    Então bastou ganharmos a Copa BR e Mano Menezes virou um “Deus”, fala sério gente e não tem como entrar em “leilão” com o Palmeiras (pelo patrocinador que eles tem)
    Minha opinião é a seguinte:
    Mano se vc quiser ficar com o msm salário (q já é altíssimo p vc) q fique, do contrário tchau e bença, do seu nível temos no mercado e com salários menores: Abel Braga e Levir Culpi e promissor temos o Jair Ventura!
    Agora o problema é que o Itair Machado é amiguinho do Ney Franco!aí é o problema!

    1. Tô nos 95%, e prefiro que ele saia. O futebol medroso dele ganhou a CB com mérito e uma boa dose de sorte, não acredito que podemos contar tanto com a sorte denovo na LA.
      #FORAMANOMEDIOCRE
      E, desta vez, contratem um técnico que goste de futebol.
      Pode ser o Roger, o Dorival, ou o Zidane.

  65. Sobre Fábio, tecnicamente já falei que acho o Rafael muito mais goleiro, minha opinião!
    E detalhe Fábio já ganha seus 750mil/mes e pra renovar vai pedir 1 milhão/mes tranquilo!
    Ao passo que Rafael ganha seus 150mil/mes
    A diferença??? 850mil da pra paga um otimo centroavante que precisamos muito!
    Então, minha opinião: Fábio se vc quiser renovar pelo msm salário do Rafael ou no máximo 50% a mais que vc fique, do contrário pode aposentar ou jogar onde vc quiser, até nas frangas onde vc já disse que jogaria p renovar um contrato, não vai me doer em nada, pq ou torço é pelo Cruzeiro e não por vc!

  66. Sobre Arrascaeta
    Acho um baita atacante, finaliza bem os os 2 pés, dribla bem, tem velocidade, enfim tem tudo pra ser um dos grandes atacantes do mundo, na minha opinião!
    Mas a verdade é que até hoje nao se firmou, desliga em alguns jogos, é impressionante!
    Até hoje não chegou aos pe´s de Roberto Gaucho, Geovanni, Marcelo Ramos…
    Então se for por uma boa grana e dsd q a mesma seja investida no Clube, que vá e boa sorte!
    Tenho paixão por jogador não, minha paixão é pelo Cruzeiro!!!!

  67. O time do cruzeiro atual não joga bonito como em 2013 e 2014, mas joga bem na marcação, com garra, e quando tem chance sabe fazer o gol, isso tudo chama estilo de time pra ganhar libertadores, toques bonitos, não ganha libertadores, e o estilo atual com mano é a característica de um time pro mata mata, então penso na minha opinião que se o cruzeiro Manter o técnico com os jogadores e fazer algumas contratações pontuais, vamos ganhar o tri da libertadores.

  68. Bom dia e bom final de semana Pedro Henrique e colegas cruzeirenses. W.Peto concordo com você e acho que o Mano já até tem pré contrato com Palmeiras e é óbvio que vai jurar que não tem nada, esse tal de ouvir primeiro o Cruzeiro é conversa fiada é muito fácil o Mano ouvir o nosso presidente e dizer que não foi o que ele queria e que o ” tal projeto ” do Palmeiras é melhor, posso estar redondamente enganado, mas pra mim ele já era e meus técnicos de preferência seria em primeiro lugar o Abel Braga, Jair Ventura e Renato Portaluppi, depois se não conseguir ai pensa em Roger Machado podendo até ser o Cuca mesmo, esta estória que torcem por outros times é bobagem todos sem exceção gostam mais é do quanto vai ser pago por seus trabalhos. A princípio estou gostando deste reboliço na gerência do clube até que me provem o contrário vou confiar, nestes 3 anos estávamos num marasmo danado vendo todo mundo fazendo o que queria com Cruzeiro e penso que isso irá mudar, quanto a reforços, já ventilaram alguns nomes como o Ricardinho, Zé Rafael tenho acompanhado estes jogadores e no momento estão bem , mas acho que são para compor elenco, pois precisamos de jogadores mais acostumados com jogos difíceis como são os da LA, no mais é confiar e continuar aguardando os próximos capítulos, só não gostei desta viajem do Itair Machado, pois com certeza ele já sabia que faria parte e seria o homem forte do futebol, deveria estar aqui junto da equipe para que quanto mais rápida a transição melhor para o planejamento, se é que estão pensando alto mesmo como dizem.

  69. Boa tarde, seja bem vindo ao salutar e libertador mundo azul daqueles que não idolatram ninguém no futebol, que apenas idolatra, defende e venera a CAMISA do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE!

  70. Abandonar outro projeto por mais $? O Palmeiras já tá na Libertadores? Não. Mantém o Tinga e trás o Roger Machado, mais 3 jogadores para compor lateral, zaga e ataque. Obrigado e tchau.

  71. Alguém lembra que Pinheiro foi o treinador da Copa do Brasil em 1993? Que Marco Aurélio foi o treinador da Copa do Brasil em 2000? Não, né? Então, já disse aqui várias vezes, nossa história foi construída pela força da nossa camisa, desde quando garotos talentosos, mas desconhecidos fora das Gerais, humilharam os monstros consagrados mundialmente, que envergavam a também pesadíssima camisa do Santos, em 1966! E esse título de 2017 foi ganho assim, com o peso da nossa camisa. A única contribuição de Mano, foi armar um sistema defensivo sólido. Mas convenhamos que nosso elenco tem capacidade para muito mais! E, por isso, merece alguém com ambição pra ganhar tudo, ao contrário de alguém que pega uma licença médica em meio à reta final do Brasileirão, como se já estivéssemos de férias do futebol! E, se hoje não estamos colados ou à frente do Corinthians, a responsabilidade é só dele, que escalou reservas contra a Ponte, improvisou zagueiro contra o Bahia e quis “administrar” resultados contra Fluminense e Corinthians!

  72. concordo em partes, pque não tem técnico na praça, testar por testar melhor que já aí está. Lembrando o Cuca que saiu do palmeiras campeão e hoje não tem um time com padrão de jogo e não ganha nada, mesmo com dinheiro caindo do céu.

  73. Não caem na onda da imprensa, muito menos da paulistada desvairada!
    Mano Menezes vai ficar !
    Ele Não precisa mais de grana.
    Se sair, não será para as pepas!
    Ninguém para ali naquele tumulto de insatisfeitos!
    Cuca já está apalavrado caso o Mano desista!
    Cuca já falou que gostou muito do Cruzeiro, mas não repete o que disse agora devido ao respeito aquele título do vespasiano em 2013.
    Mas também o Cuca é aquele técnico do jogo contra o Raja.

    Pelo retorno do gramados 110 x 75 já: AS GOLEADAS ACABARAM
    Pela retirada das cadeiras nos dois andares do Mineirão, atrás dos gols
    Pelo retorno do torcedor raiz aos estádios

    Sumir daqui por que este blog é de nutelas, o dono nunca está satisfeito e só fica criando polêmicas para ganhar visualizações. Norma na internet atual.

  74. E a tao falada continuidade de trabalho q os tecnicos tanto pedem.
    Que incoerencia se ele sair, os tecnicos pedem tanto essa continuidade mas na hora de uma proposta melhor nao.pensam 2 x p sair do time sem nem olhar p tras

  75. PENTA…HENRIQUE.;…. é voz corrente no mundo futebolístico o adágio – em time que está ganhando não se mexe – e, ao mesmo tempo, os comentários pesarosos da mídia sobre a dispensa dos técnicos, assim que o time perde três partidas seguidas. No caso Mano, ele chegou de uma maré bem baixa e após +- 18 meses conseguiu dar corpo ao time sem craque. Fez seu nome subir no cenário nacional e, agora, à primeira oferta maior financeira ele dá as costas ao trabalho realizado e à sua pequena bela história no clube indo atrás de mais dinheiro, não se acomodando com a montanha de dólares chineses, após a primeira passagem azul. É uma pena ver esse final assim quando tanto se pede a manutenção dos treinadores por mais tempo. Mas, a história é IMPLACÁVEL e aqui relembro, rápidamente, cinco treinadores que foram felizes no Cruzeiro e abandonaram o barco pela primeira oferta: FELIPÃO para a seleção….. W LUXEMBURGO… vaidade …; ADÍLSON BATISTA… dindin do Corinthians….. MARCELO OLIVEIRA … demitido pelo clube e, por rancor, não retornou… e, agora o Bis in Idem…MANO MENEZES…. – ALERTA ao último da lista….- todos se deram mal após o abandono do barco….. Como você frisou… – os cães ladram e a caravana passa – o Cruzeiro segue em frente !

      1. Pois bem, lembro-me do Adílson dizer, numa entrevista alguns anos após sua demissão do Corinthians, do seu arrependimento de ter abandonado o Cruzeiro após a perda da Libertadores. Ele saiu pelo dindin do Corinthians… ABS

  76. Ola PH! Boa noite! Li hj pela segunda vez na coluna do jaeci carvalho q eh certo q o mano ficara no cruzeirao ano q vem e com um contrato mto bom. Nao q eu goste do jaeci, mas quando o luxa veio, ele foi um dos primeiros a garantir q o gilvan traria o luxa e aconteceu. Vc consegue confirmar essa noticia?
    Abcs!

  77. Ph, parabéns pelo texto!! Fiquei emocionado mais uma vez. VC eh fera. Sobre o Mano Menezes só tenho a agradece-lo por tudo que ele fez pelo nosso Cabuloso. Tomara que o seu trabalho continue, que ele opte por dar prosseguimento a essa grande conquista que foi acertar o time. Ganhamos a Copa do Brasil, e temos tudo para conseguir maravilhosos resultados em 2018. Força Cruzeiro. Que o Mano continue conosco. Anos.

  78. Parabéns pelo trabalho, mestre blogueiro!
    Sempre acompanho seus textos e aqui você representa a voz de todos os 8 milhões de cruzeirenses…
    Gostaria de pedir para você fazer levantamento dos jogadores emprestados pelo Cruzeiro que podem compor o grupo de 2018.
    Por exemplo, Neílton tem jogado muito bem, acho que seria a hora de utilizarem ele no próximo ano ( se é que ainda tem contrato), enfim, de todos os demais
    Muito obrigado, abraços!!

  79. Pessoal, a mídia paulista noticia hoje que a continuidade do Mano aqui não é por salário. Está condicionada aos reforços pontuais que irá pedir a nova direção. Os setores indicados: duas laterais e um atacante. Todos jogadores para chegar e serem titulares. Nada de compor grupo. Se houver este compromisso e ele sentir firmeza na palavra da nova direção ele vai ficar e quer um aumento só de cem mil mensal ao quinhentos que já recebe.

    Se verdadeira esta informação, parabéns e parabéns ao Mano, pois é isto que nós torcedores mais queremos: qualificação do elenco para tentar a conquista de mais uma Libertadores!

    bom domingo a todos, mesmo a despeito deste horário nojento!

    1. Ai eu concordo com o Mano, com essa pressão dele vai forçar na compra de bons jogadores, precisamos urgente pra mim de 1 zagueiro, 1 lat. direito, 1 armador que jogue como um terceiro jogador de meio de campo como Zé Rafael do Bahia, 1 velocista pelo lado direito, dispensar Lennon, Ezequiel ( na base tem melhor ), Bryan, Elber, Alex, R. Marques, emprestaria um dos goleiros. Se o Mano não ficar tentaria o Jair Ventura.

    2. Laterais esta difícil,não tem no Brasil.
      Na lateral esquerda temos o melhor atuando no Brasil.
      Na direita se o Galhardo jogar o que jogou quando apareceu no Flamengo estamos bem servidos.
      Quanto a atacante,sei lá,não tem nenhum se destacando,aposto minhas fichas na volta do Marcelo Moreno.

  80. Ph, bom dia! Permita-me perguntar…fugindo do assumto seste post…se voce ou alguem puder me esclarecer.
    Se o tal jogador Sassa precisa de se submeter a uma cirurgia, porque o mesmo pediu para adiá-la? E porque o Cruzeiro aceitou o pedido? O dois sao os maiores interessados … ou o jogador, ao adiar a cirurgia, e estando de folga neste final de semana, teria prederido ir para a praia no Rio??? Fica a pergunta… obrigado!!
    P.s. Belo o seu trabalho aqui neste espaço Azul… Parabéns!!

  81. Estou até torcendo para o Mano sair. Apesar de ganhar a copa do brasil e ter a melhor campanha do returno do brasileirão, o futebol do cruzeiro na temporada eh sofrível. Com o elenco que tem precisamos de mais, um time que jogue um futebol ofensivo e não essa retranca que vemos. Não vamos nos enganar meus caros, cruzeiro ganhou a copa do brasil ganhando 02 jogos de 08 com os quatro grandes que jogamos (São Paulo, Palmeiras, gremio e flamengo)
    A final foi sofrível, o time tinha tudo pra ir para cima e fazer um gol e o nosso glorioso técnico fez de tudo para levar para os pênaltis (podem me criticar mas isso demonstra a covardia do futebol praticado pelo mano)
    Sou a favor de trazermos um técnico jovem e com certa experiência, no caso o Jair ventura seria o melhor.
    Com o elenco que temos e mais uma ou outra peça temos tudo para brilhar ano que vem com um futebol mais ofensivo dado o
    Que temos no elenco (ainda não consigo entender a birra que o técnico mano tem com Arrascaeta e teve com o abila)

    1. Quem te falou meu caro que o técnico teve birra com o Arrascaeta e o Ábila?
      O Arrascaeta esta voltando de uma lesão muito grave e tem que ser colocado ao poucos,isso é fato meu camarada até o próprio Arrascaeta já falou sobre isso.
      Sobre o Ábila não é porque alguns torcedores amam o cara que o técnico tem que escalar.
      Nenhum jogador quando é contratado tem no contrato que ele tem que ser titular.
      Procura saber quantos gols ele já marcou no campeonato argentino.

  82. PH, eu também compartilho da sua opinião. Houve um momento neste ano que o Mano Menezes fez opções equivocadas, para não dizer outra coisa, que custaram a perda de pontos que na atual conjuntura do campeonato brasileiro nos deixaria ainda na disputa do título. Somente depois de a torcida pressionar foi que ele considerou algumas, lembrando que algumas contusões tbm ajudaram a endireitar a equipe.
    Pela base formada, pela liderança sobre o grupo eu até concordo que ele fique ainda que seja esse futebol pragmático e desde que haja reforços pontuais. Mas se ele quiser ir embora, que vá com Deus e muito obrigado. Nesse caso, que venha um técnico estudioso e menos pragmático.

  83. PH, VC sabe informar se procede a notícia que circula em SP de que Mano pode renovar com o Cruzeiro se houver contratação de dois laterais e um atacante de renome que poderia qualificar o time para 2018? Se isso for.verdade acredito que a nova diretoria vai se virar nos 30 para renovar com o Mano, creio.

  84. Belíssimo texto, Pedro.
    Nos anos 90 nosso time era inferior a outros… e sempre batemos de frentes com eles.

    Camisa, tradição, torcida, Mineirão cheio… isso pesa…independente do profissional a frente do time..

    O elenco atual, com um centro avante (Marcelo Moreno?) e um lateral direito (buscar no mercado sul americano), está pronto…

  85. Em toda a sua carreira apenas dois títulos de Copa do Brasil, sendo a última recheada de empates e jogando futebol covarde em seus domínios. Vimos isso o ano todo, perdemos bisonhamente mais um título para as frangas, eliminação ridícula na sul americana, 1º turno pífio no brasileiro e se Fábio não defende o pênalti Mano já estaria com os dias contados. Paneleiro contumaz: Cabral saiu do time e vejam a mudança. Para a LA precisamos de volantes cascudos (Hudson e Romero, Henrique só para a reserva), além de laterais (principal direita – fora Ezequel, Lennon) e centro avante titular. Estranho esse pedido do Sassá para não operar: já perderam um mês para diagnosticar o problema e agora atendem ao pedido de adiamento da cirurgia feito pelo atleta: brincadeira de mau gosto!!! Mano se desejar vai com Deus, o Cruzeiro é muito maior do que você! Não podemos entrar no leilão e LA se não fizer resultado em casa não ganha e esse não é estilo do retranqueiro…

  86. Vc citou o Montillo muito bem, quem não se lembra como ele se super valorizava, sempre pedia aumento, se achava o bambambam, mas afinal, que títulos ganhamos com ele?
    Ele foi embora em 2013, e em, 2013 e 2014 ganhamos o brasileirão.
    Nenhum profissional é maior que o Cruzeiro, se Mano que ir que vá, só acho que ele deve jogar aberto com o Cruzeiro, se vai treinar outro time que fale logo, mas temos que lembrar que estamos sim, por que não não, não briga do CB de 2017.

  87. Bom dia PH. Redija uma crônica hoje (se possível), dando o seu pitaco sobre possíveis nomes de treinadores para o Cruzeirão Cabuloso! Belo trabalho na crônica acima, Parabéns!!

  88. BOM DIA PH

    GOSTEI DO SEU TEXTO AMIGO.
    EU ACHO QUE SE O MANO QUISER FICAR TUDO BEM SENÃO QUISER VÁ COM DEUS.
    EU SÓ ACHO QUE O CRUZEIRO NÃO PODE FAZER LOUCURAS PARA MANTER ELE POIS PARA MIM
    ELE JÁ GANHA MUITO BEM. SE ELE NÃO FICAR NA MINHA OPINIÃO FICO ENTRE 3 NOMES
    JAIR VENTURA RENATO GAÚCHO, ABEL.

  89. Até que concordo com você PH em parte,mas as coisas não funcionam bem assim.
    O Sérgio Rodrigues que infelizmente perdeu a eleição citou o Tite para explicar como deveria funcionar o trabalho de um técnico de futebol no Brasil.
    O Tite quase caiu com o time de Vespasiano,depois foi para o Corinthians com um time formado pelo Mano,no ano seguinte o Tite caiu numa pré-libertadores contra o Tolima do México e a torcida pediu a todo custo a cabeça dele,a direção do clube manteve ele e no ano seguinte ele foi campeão brasileiro e no ano seguinte campeão da libertadores e do mundo isso em 2012.
    Disse o Sérgio Rodrigues que o Mano é um técnico que segue a mesma linha de trabalho e concordo com ele,Tite e Mano são técnicos que privilegiam o sistema tático,dão preferência ao conjunto e isso leva tempo e muito trabalho,não é fácil montar um grupo vencedor.
    Vejam o Cruzeiro de 2013 e 2014 deu liga rápido mas na libertadores foi um fracasso,nesse torneio futebol bonito e envolvente nem sempre ou quase sempre ganha e o maior exemplo disso é o Boca Junior,sou muito a favor da continuação do Mano,ele montou o Cruzeiro com a cara de um time para vencer torneios como a libertadores,não vamos ganhar o brasileirão por causa do primeiro semestre onde muitas lesões nos atrapalhou.

  90. Sou leitor assíduo do blog, gosto muito das discussões e informações levantadas pelo blogueiro, do debate dos demais leitores. Mas discordo, e muito, dos últimos posts sobre o Cruzeiro. Postei um comentário do porquê discordei do “Era tudo o que a gente queria”. Discordo deste atual também. A história da nossa instituição se fez com muito trabalho; esta história de mística, de camisa jogar sozinha é história da carochinha. Eu acredito é no trabalho, na dedicação, no comprometimento. Também prefiro o futebol vistoso e envolvente. Mas não é esta a proposta do Mano. Mas daí afirmar que nossa temporada é sofrível, como muitos disseram acima, vai uma grande diferença. Ganhamos, com ele, a Copa do Brasil (que não ganhávamos há umas boas temporadas) e parece que vamos terminar o Brasileiro no G4. Tem que respeitar isso. Se a opção dele, ou da nova direção, for por sua saída, que seja com o todo respeito que ele merece, não só por evitar um rebaixamento que parecia iminente quanto por este importante título. E fica aqui minha preocupação com o jovem blogueiro, que parece estar sendo cooptado pela nova direção…

  91. Boa tarde, a todos, é obvio que se o Mano for embora o Cruzeiro vai continuar o seu caminho, pois é maior que qualquer treinador, porém, futebol tem que ter sequência, e o trabalho dele é bom, custou a adequar ao calendário, que nesse ano foi atípico, e depois agiu de maneira correta. Por isso na próxima temporada tem que continuar.

  92. Boa Noite,

    Simples assim…..
    Se quer sair, já vai tarde! O Trabalho foi regiamente pago e c’est fini!
    Não seria a primeira vez que a diretoria estaria tratando com mercenários! Não podemos esperar que isso ocorra a 3a, vez, com a mesma pessoa.

    Saudações AZUIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *