Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

E agora, para quê nos serve o Brasileirão?

Com chance remota de título, final do Brasileirão é dor de cabeça para Mano? Que nada! (Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

A vaga para a Libertadores foi conquistada da maneira mais vantajosa para o Cruzeiro. Além de ter colocado mais um caneco na sua sala de troféus, a Raposa trilhou um caminho mais curto e ainda recebeu um bom dinheiro ao longo da competição. No Campeonato Brasileiro, a possibilidade de alcançar o primeiro colocado está distante e, por essas e outras, ter vencido a Copa do Brasil foi, sem dúvidas, muito importante para a Raposa. Agora “tranquilo” no restante da temporada, o Cruzeiro poderá planejar 2018 em plena reta final do Brasileiro.

O planejamento para o ano de 2018 começa agora. O objetivo do clube cinco estrelas, neste momento, é a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. E a motivação está na possível premiação que pode chegar a 12,5 milhões de reais ao segundo colocado. Uma grana que será muito bem vinda para que no final do ano as contas fechem no azul. Terminando bem a temporada, a expectativa para o ano seguinte aumenta, logo aumentam também os patrocínios.

Independentemente do que seja decidido nas eleições de segunda-feira, o planejamento para a temporada de 2018 já começou nestas últimas rodadas do Brasileirão. O que interessa ao Cruzeiro, agora, é conseguir o máximo de arrecadação possível. E isso passa por muitas vitórias nos treze jogos restantes. Sem outras competições por disputar, a Raposa se concentra totalmente no campeonato nacional, e o técnico Mano Menezes promete um time forte e muito determinado.

O primeiro desafio é contra o líder Corinthians, neste domingo. Uma vitória celeste significará a redução da distância de 14 para 11 pontos do topo da tabela. Na sequência, o adversário é a Ponte Preta, também no Mineirão. Neste momento, o Cruzeiro está a apenas quatro pontos da segunda colocação. A sequência é difícil, porém decisiva para os planos da diretoria cinco estrelas. Por isso mesmo, Mano vai mandar o que tem de melhor à sua disposição nesses jogos.

Mas não é só o dinheiro que faz parte do planejamento. Os próprios jogadores sabem que essa reta final de campeonato vai ser muito importante para a constituição do elenco cruzeirense para a temporada 2018. É o momento de definição. Quem fica? Quem vai embora? A tendência é reduzir o número de atletas e focar na qualidade do grupo. Diminuir a quantidade de jogadores significa arrecadar mais dinheiro e investir em contratações pontuais. Por isso, quem tá devendo vai ter que trabalhar muito nesses últimos jogos.

Sobre as perspectivas internas para a próxima temporada, falarei na segunda-feira. Algumas coisas importantes vão mudar no clube, dependendo de quem assumir a presidência em 2018. Por enquanto, foco no Corinthians.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

45 comentários em “E agora, para quê nos serve o Brasileirão?

  1. Concordo totalmente com sua posição PH, foco Corinthians. Enquanto existir chance matemática de chegar em primeiro lugar o time tem que ter por obrigação de buscá-lo. Principalmente porque tem plenas condições de vencer esses jogos. O Cruzeiro já passou por vários adversários duríssimos esse ano e foi se superando a cada jogo. Isso quer dizer que por enquanto não tem nada decidido… a não ser a primeira vaga da Libertadores de 2018. Essa certeza tem que ser fator positivo para buscar condições mais favoráveis para a definição do elenco para 2018. Com 13 rodadas ainda por jogar não se pode jogar a toalha… porque não pensar em ganhar um segundo título ainda nesse ano?

  2. Estes últimos jogos do Brasileirão vão depender muito de como os jogadores iram se comportar após a conquista da Copa do Brasil 2017. Em 2003 após a festa, partimos com tudo rumo ao título do Brasileiro. As cobranças tem que continuar e a concentração é nosso trunfo. Esta em jogo muito dinheiro, tanto de receitas, quanto de despesas e isto precisa ser demonstrado ao grupo. A liberdade se conquista a cada dia e os jogadores precisam concientizarem que 2018 vai depender muito do que fizerem nesta reta final do Brasileirão. O grupo é forte e tem que saber discernir hora de trabalho, de lazer e descanso. Avante Cruzeirão Cinco Estrêlas…………Abraços

  3. – O Cruzeiro precisa fechar o ano consolidando o bom futebol apresentado nestas últimas semanas; além do fator premiação/arrecadação/venda da marca. Seria bom também ao meu ver dar o troco naqueles que o venceram no 1º turno e mostrar a sua força. Se o trabalho for levado a sério, temos tudo para termos um ano próspero e com muito títulos.

  4. Muito bom texto.
    Se não der para ser campeão,que lutemos pelo vice campeonato e embolsa mais quase 13 milhões.
    Seja lá quem ganhar a eleição eu tenho comigo que não pode mexer no departamento de futebol e nem na comissão técnica,tenho comigo que uma das principais contratações do Cruzeiro foi o Tinga.
    Minha preocupação é com quem vai sair,jogadores como Alisson,De Arrascaeta,Romero,Murilo e até o Raniel são jogadores que com certeza estão sendo observados por clubes europeus.
    Vamos aguardar,enquanto isso vamos com força total no Brasileirão,quem sabe pinta mais um caneco.nada é impossível.

    1. Não acho que a preocupação deva ser com que sai, mas sim com que fica! Por qualquer que seja o motivo, quem deixar o clube já não é mais “nossa” preocupação ou responsabilidade. Digo responsabilidade no sentido de cobrar e apoiar nos momentos certos. É papel do clube e da torcida dar todas as condições de trabalho para o profissional que veste a camisa celeste. Muitas vezes há exagero nas cobranças ou então é dada muita folga e não se cobra o necessário Tudo tem que vir na medida certa para se ter o máximo do resultado possível. Assim deve ser tudo na vida, mas torcedor nem sempre pensa assim, pois é… é mais um torcedor fanático! Não queremos nem aceitamos nada menos que o TOPO! Zeeerrroooooooo!

      1. Entendo seu ponto de vista,mas temos sim que preocupar com quem sai,principalmente se as saídas forem desses jogadores,o time vai perder qualidade e o clube não esta em condições financeira para fazer grandes contratações,o Mano foi claro em dizer isso em algumas de suas entrevistas,o outro fator de minha preocupação é o fato do entrosamento,o Cruzeiro começou a entrosar somente no final do primeiro semestre e a libertadores começa em Fevereiro,se algum desses jogadores que citei sair vai ter uma grande perda de qualidade e de entrosamento e sem capacidade financeira para fazer reposições a altura.
        Sobre condições de trabalho que o clube tem que dar aos atletas isso não se aplica ao Cruzeiro,temos umas das melhores estruturas do país.

  5. Acho que apesar do Corinthians estar mantendo com folga o primeiro lugar, ele se perdeu e está em queda, não digo o nosso cruzeiro, mas as vagas estão ainda em aberto, se ele continuar caindo e se ganharmos dele esta partida, porque não começar a pensar no penta do brasileiro o que seria a glória suprema para todos os que amam o cruzeiro? Eu vou torcer sim, não tenho nada a perder e sim apenas a ganhar. ZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    1. Na minha opinião não é hora de experiências. Da segunda colocação pra baixo está tudo em aberto. Chegar numa segunda colocação é muito interessante.

  6. Olá Professor PH,
    Para nós, torcedores, acredito que seja um tempo para continuar curtindo o prazer de torcer para o Cruzeiro, afinal, sentimos falta dos jogos de nosso time, do grito de incentivo ou de cobrança no estádio, da resenha com amigos, da camisa estreladas, as bandeiras, o batuque, as faixas. Somos a China Azul; como canta Al Green: “Times are good or bad, happy or sad”, então, “let’s stay together”, clube, jogadores e torcedores.
    Para direção e comissão técnica é tempo de avaliação das coisas que não funcionaram bem na temporada, como contusões e oscilações no rendimento físico ou técnico, projetando o ano que vem sem perder de vista que o Corinthians vem caindo de produção, junto com outros concorrentes à nossa frente, podendo o Cruzeiro fazer uma pressão grande se mantiver um alto rendimento até o fim do torneio,
    Amanhá quero estar lá.

  7. O Cruzeiro precisa entrar em campo amanhã com um time descansado pra faturar os 3 pontos, temos que nos manter lá em cima da tabela, pois este time do curintia é uma baba, não é aquele time do primeiro turno mais. Só pra voltar à conquista, a imprensa carioca e todos que apostaram no flamengo ainda não engoliram a perda da CB pela diferença de investimento e patrocinios que é muito grande a fvr dos cariocas.

  8. Pedro Henrique, moro em Vitória-ES e sou leitor assíduo da sua coluna. Gostaria, se possível, que você fizesse um paralelo do texto ¨Já deu, Mano@!¨, publicado em 05/06/17 e o texto de hoje.
    Saudações 5 estrelas!
    Um abraço,
    Sérgio

      1. É veja lá o meu comentário, que já mencionei aqui esta semana. Agora, acredito que minha ideologia possa ser melhor entendida e está sendo defendida aqui e até pelos dois candidatos a presidência (manutenção do técnico e ajustes pontuais do grupo). Importante informar que não uso nome ou email falso. Adoro o Cruzeiro, o blog, o respeito as opiniões diversas, mas, já vivi muito futebol. Caso necessite, meu contato telefônico está a disposição, grande amigo. Saudações celestes!

  9. PARA QUE SERVE O BRASILEIRÃO?
    Serve para técnicos e dirigentes chegarem à conclusão que jogadores do tipo
    1 – Lenon 6 – Sóbis
    2 – Bryan 7 – Digao
    3 – Alex Bundudo 8 – Rafinha
    4 – Rafael Marques 9 – ELBER
    5 – Ezequiel
    Que disputar libertadores com estes jogadores, é fazer o mesmo que a maioria dos nossos clubes fizeram este ano, ou seja, DAR VEXAME.
    Que os novos dirigentes tenham a sensibilidade vencedora, não imite o Gilvan que preferiu à quantidade à qualidade,e é por isso, que temos jogadores no grupo deste naipe.

    1. Tenho certeza que há um ano atrás estariam nessa lista sua Léo, Henrique, Alisson, mano, Fábio deveria ser banco…tô certo ou tô errado? Não cansa de queimar a língua não meu caro?

      1. JORGE ASSIS
        Vc. está parecendo profeta do acontecido.
        Engenheiro de obra pronta.
        Desta sua relação caro profeta, eu sempre falei mal somente do Alissom.
        Aliás´ falo mal dele, desde aquele CRU x CAM, que ele sozinho, podendo passar a bola para o companheiro melhor colocado resolveu se consagrar e perdeu o gol e por conseguinte empatamos um jogo ganho.
        No mais, eu falo sempre mal de jogador do tipo ELBER, ALEX BUNDUDO,RAFAEL MARQUES,BRYAN,LENON.
        Agora tem um problema comigo, eu me acostumei com grandes jogadores ao longo da historia do meu time. diferente de vc. que gosta dos que foram listados, fazer o que né?
        Ha gosto para tudo, até para DIGÃO ,EZEQUIEL,RAFINHA. Tenho que aceitar torcedor do seu tipo, afinal gosto não se discute e vivemos em uma democracia, vc. é livre para até casar com ele, ninguem tem nada com isso. é gosto seu.

    2. Rafael Sobis pode ajudar na Libertadores. Precisa recuperar seu futebol e me parece que, se o Mano ficar, ele vai apostar nisso, dando inicio ao processo agora mesmo na reta final do Brasileiro. Vamos com calma em queimar jogadores, estamos com mais um caneco na mão e vaga garantida na Liberta… precisaremos de jogadores experientes e envolvidos com o projeto

    3. Contudo, sobre o Ezequiel, tenho que concordar.

      Não me lembro em quase 20 anos sem perder nenhum jogo do clube (hoje tenho 33) de ver um atleta tão fraco tecnicamente. Ele parece fazer um esforço sobre-humano pra jogar bola.

    4. Os jogadores Lenon, Bryan, Alex, Rafael Marques Deviam ser vendidos ou emprestados.
      Já o Sobis, Digão, Rafinha Elber e Ezequiel são bons reservas

    5. Você dizia as mesmas coisas sobre Fábio,Léo,Henrique etc…
      Claro,temos todo o direito de não queremos em nosso time aqueles jogadores que não gostamos,seria legal também apontar alguns jogadores para o clube tentar contratar.
      Um exemplo,você detonava o Mayke,o Fabiano e agora detona o Ezequiel e o Lennon.
      Você tem algum nome de lateral direito para o Cruzeiro tentar contratar para o próximo ano?
      Libertadores não é campeonato de pontos corridos,em 2013 e 2014 tínhamos o melhor time do Brasil e estava entre os melhores da America do sul e deu vexame na Libertadores.
      Jogadores dependem de técnicos,somente os foras de series que se adaptam a qualquer estilo e jogo.
      Na maioria das vezes dizemos a nossa verdade e ela representa tão somente a nossa verdade.

      1. CRUZEIRENSE APAIXONADO.
        Vou citar 2 alas excelentes , que poderiam ser tentados pela proxima diretoria.
        Claro que nao sei se os clubes venderiam, mas não custa tentar.

        REINALDO – está jogando na CHAPECOENSE
        Me parece que ele pertence ao SP.

        ZECA – Está jogando no Santos, pertence ao clube praiano, joga dos dois lados do
        campo.

        Evidente que não sao contrataçoes fáceis,mas se queremos um grande time, temos que fazer grandes contrataçoes. Na verdade, nem SP nem o Santos, são clubes vendedores, principalmente para o mercado interno, mas é tentar.

  10. Caro PH.

    Saudações Penta, a concorrência nem tenta.
    O Brasileiro serve antes de mais nada para mandar de volta para a segundona é para sempre o segundo time de Minas, aquele mesmo que grande parte da torcida (80% pelo menos) nunca viu o time ser campeão brasileiro, exceto da própria segundona é para sempre.
    Ouvi nos últimos dias muitas asneiras, tais como, Cruzeirenses estavam estocando foguetes, etc.
    Cruzeirense sempre tem estoque de foguetes, temos que ter, já que a conquista de títulos é uma constante, estamos sempre preparados para isto.
    Agora o outro lado da RMBH deve ter muito estoque já que o CAM (Clube Atlético Monotítulo) não consegue um título brasileiro exatamente 46 anos.
    Estou pensando aqui: em 2021 vamos comemorar 100 anos de glórias, o outro lado 50 anos na fila.

  11. Bando de falsos! Passaram o ano inteiro destruindo o elenco, comissão técnica e diretoria e agora vêm comemorando título? Deviam era ter um mínimo de cara de pau e sumirem do mapa, trocarem de time! A começar pelo blogueiro que pra comemorar gol depende da situação! Todo mundo caladinho! Ano que vem se começar a perder vcs voltam a nos atrapalhar como sempre!! Fábio, Léo, Henrique, alisson, mano e Gilvan mandam um abraço aos cornetas! 3 títulos nacionais em 5 anos pra eles! E pra vcs só a vergonha!

  12. Na minha opinião, não é porque ganhou a CB e conquistou vaga pra libertadores que o ano está resolvido e o brasileirão perdeu o sentido. Brasileiro não é só vaga pra libertadores. Chegar em boa colocação, na segunda se possível é um objetivo muito significativo. Primeiro pela premiação e segundo pela moral que dá. Fará muita diferença para a próxima temporada. Esse resto de brasileiro é parte importante nessa preparação. Além disso, se tem u.a pessoa que tem que dar a maior importância possível para o resto da temporada é o Mano, porque com a eleição o dele tá na reta. Atualmente já não é garantia a permanência se mudar a diretoria e se for mal nessa reta final então… roda bonito.

  13. É quase que natural que os jogadores entrarão mais relaxados no jogo de amanhã, com ressaca de título. Então uma derrota seria um resultado até esperado. Mas se esforçar um.pouco da pra conseguir uma vitoria. Times bem mais fracos conseguiram vencer o Corinthians recentemente. E na casa deles!

  14. Pois é Pedro Henrique. Você que queria a dispensa do Mano, hoje somos penta campeão da Copa Brasil e a quatro pontos do segundo colocado do Brasileirão.

  15. Otimo Texto Ph , Mais Sou daquela frase 1% de Chance , 99% de Fé ! Sei que é muito difícil , quase impossível ganha o nosso Desejado Penta do Brasileirão . A Preocupação Maior e saber de como nossos Guerreiros vão reagir a ” RESSACA ” Do Titulo , Mais vencendo o Corinthians e a Ponta ( que não acho difícil ) ,vamos a 46 pontos e fica a 8 Pontos do Líder em ! E Convenhamos , Motivação Não Falta neh ! kkkk
    É Meu Amigo Ph ,Prepara o Texto que vai vim Mais Titulos por ai em !Já Penso ???? Há Cruzeiro , Não Me faz Sonhar Não !!!!! Zeroooooooooooooooooooo

  16. PH,aguardando ansioso pelo texto sobre o Dr Gilvan,com certeza vai ser outro texto excelente,os quais viraram sua especialidade,manda v garoto.Creio eu que todos vão levar muito a sério as 13 partidas restante.Os profissionais do Cruzeiro estão famintos como nós torcedores,querendo sempre mais,eta vicio danado de bão!Como disse o colega acima,enquanto tiver chance matemática a luta tem que continuar,mas o que acho mais importante é lapidar o time pro ano que vem.Pqp,estou otimista ao extremo pra próxima temporada,principalmente se o Mano ficar.Um recado pro Gavião;amanha nos vamos interromper seu vôo kkkkk,e iniciar o nosso rumo aos 12 milhões ou quem sabe outro penta kkkkk!

  17. Cruzeiro é um clube tradicional no cenário nacional e isso está expresso para além dos títulos. Tão importante quanto a premiação conforme a classificação, são os ranking’s da CBF, de pontuação do campeonato brasileiro, vitórias, gols marcados …. TUDO ISSO constrói nossa história e é muito importante.

  18. Está na hora do Cruzeiro jogar bola e recuperar o respeito perdido nos 2 últimos anos. Precisa provar que o time não é tão ruim quanto muitos pensam.
    Valoriza a marca estar sempre brigando lá na ponta de cima, ajuda até na disputa em futuras contratações porque um jogador disputado por vários clubes não vai se interessar muito em jogar aqui se ele não sentir firmeza de que vai brigar por alguma coisa.
    Também é MUITO importante ganhar mais dinheiro de premiações para poder se reforçar e competir com os clubes que arrecadam mais. Convenhamos, este time não ganha Libertadores sem se reforçar bastante.
    E o Mano tem que tentar aprender a jogar pra frente, fazer o time ter posse de bola. Torcer com o time na retranca é muito ruim, precisamos de jogadores que correspondam mais do que vem correspondendo.

  19. P.H. No Brasileirão temos que jogar com dignidade, no futebol todo time tem que sempre entrar pra ganhar. O Corinthians vai vir para ganhar, e nós também temos que jogar pra ganhar. Somos campeões da Copa do Brasil porisso mais ainda existe uma grande expectativa sobre a continuação ou não do grande futebol apresentado até aqui, e se nossos craques continuarão empenhados a fazer o melhor. Torço para que sim. O grande futebol tem que ser apresentado todos os jogos. Vamos Raposa astuta vamos pra ganhar. Vai ser bom demais ganhar dos primeirões. Maravilha!

  20. Surfando na maré de grandes noticias me faz recordar de uma noite de dezembro de 1966 , quando sentados lado a lado no vestiario do Pacaembú, o Cruzeiro acabava de vencer o Santos por 3×2 e conqistado a 1a. Copa do Brasil, Carmine Furleti e Felicio Brandi, ainda muito emocionados, um falou para o outro : AGORA SOMOS GRANDES !! Não foi uma profecia, era a realidade latente naquele glorioso momento.

  21. PH, a gente tem que ter dignidade para na hora de descer o cacete e na hora de elogiar. Eu também falei várias vezes da minha indignação com o futebol que o cruzeiro estava apresentando, agora é outra história e merece elogios. Opiniões como do cidadão acima que se denomina Jorge Assis é simplesmente de alguém que não entende nada de futebol, pois se aquele futebol que o cruzeiro apresentava estava satisfando ás expectativas dele, realmente se for, deve ser um cruzeirense da boca pra fora e não com a razão e coração.

  22. “E agora, para quê nos serve o Brasileirão?”

    A melhor resposta está aqui: (nas palavras do Mano e, nos últimos parágrafos, os dados estatísticos e histórico do Brasileirão) https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/dindim-no-bolso-e-utopia-do-titulo-quanto-o-brasileirao-ainda-vale-para-o-cruzeiro.ghtml

    O Cuzeiro goza de uma situação que ninguém possui neste momento. Tem que ser inteligente, saber usá-la da melhor maneira possível, preparar o time para a próxima temporada e ao mesmo tempo terminar o ano jogando bem e com confiança. Planejamento, olho no futuro, 2018 será pesado. Nossa histórica semana mágica já acabou.

  23. Buscar o título do brasileiro 2017 ou a vice liderança e a premiação. Segurar com unhas e dentes p 2018: Arrascaeta, T.Neves, Romero, Hudson, Sassa, Raniel, Diogo Barbosa, Alisson. Para o ano q vem uma coisa tem q mudar: DEPARTAMENTO MÉDICO, DE FISIOTERAPIA ETC. Não podemos mais ter tantos jogadores contundidos e colocados como disponíveis quando são indisponíveis. Só nesta final tivemos 3 contundidos, absurdo! E contratações pontuais ( latetarais, mais um zagueiro, Mais um centro avante. Arrascaeta tem q ficar!!’

  24. Ser torcer do Cruzeiro é bom demais.
    O blogueiro quis saber para o que vale o Campeonato Brasileiro agora e veio de tudo.
    Lembranças e cobranças sobre técnico e jogadores,veio aqueles que apoiam o Gilvan e aqueles que não,torcer para o Cruzeiro realmente é bom demais.
    Em meu ponto de vista o Cruzeiro ficou nessa maré horrível(2015 e 2016) por falta de planejamento,quando fomos campeões em 2013,logo após o fim daquele campeonato já deveria ter começado o planejamento,pois perdas a partir de 2014 fatalmente iriam acontecer,saiu quase todo mundo e não chegou quase ninguém ao nível dos que saíram.
    Sobre a gestão do Gilvan de Pinho Tavares eu não mudo a minha opinião,irresponsável e temerária,nada justifica o aumento absurdo de nossa dívida,duvido o que Gilvan age dessa maneira dentro de sua família ou de sua empresa,caso ele tivesse uma.
    A maioria esmagadora de nossos cartolas são todos irresponsáveis e fazem gestões temerárias nos clubes pois sabem que quando deixam a presidência dos clubes nada acontece,não serão cobrados judicialmente,brincam com um dinheiro que não são deles,inviabilizam os clubes e nunca pagam por seu erros,agem como se os clubes pertencem a ele e o Gilvan não fugiu a essa regra.
    Poucos sabem mas dos quase 400 milhões que o Cruzeiro deve hoje mais de 120 milhões vencem agora em dezembro,resumindo,quem tomar posse em janeiro vai começar a descascar um abacaxi ruim demais e futebol profissional sem dinheiro NÃO EXISTE aqui o no resto do mundo.
    Sem dinheiro,sem elenco de qualidade e sem troféus,futebol é assim,um grande negócio,quem pensar diferente disso tem que começar a rever seus conceitos.
    Nós,torcedores não queremos nem saber,queremos títulos,dai os cartolas no afã de atender aos torcedores por medo e até por vaidade própria fazem as loucuras que estamos vendo no país inteiro,clubes,todos eles FALIDOS.
    Como sou da área comercial posso falar um pouquinho com um certo conhecimento,fosse os nossos clubes regidos pelas mesmas leis que são regidas as empresas não existia mais nenhum clube no Brasil,TODOS já teriam fechado a portas como vários clubes desapareceram ao longo dos anos,sou a favor da responsabilidade administrativa,nunca gastar a mais do que tem.
    Nossos clubes são verdadeiras caixas pretas,pior que nossos partidos políticos,por isso serei sempre contra em dizer que esse ou aquele cartola roubou,num clube o presidente não faz nada sozinho,qualquer decisão,dinheiro que entra e que sai,vendas e compras e jogadores e tantas outras coisas tem o aval do conselho deliberativo,todos são responsáveis.
    Simples assim.

  25. Como valeu esse penta! Serviu pra mostrar pra muita gente que torce contra o quanto somos grandes. Tem que respeitar esse clube gigante que apesar das forças contrárias e ocultas está sempre papando títulos ao contrário de outro por aí. Temos que comemorar e seguirmos fortes. Temos ainda neste ano chances boas em alcançar mais sucesso ainda. Simbora gigante azul…

  26. Dede mais uma cirurgia, nao lembro se teve um jogador no Brasil que ficou tanto tempo parado, cruzeiro nao deveria ter renovado o contrato do Dede, afinal um time de futebol tem que agir como uma grande empresa, mais um erro do Gilvan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *