Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Cruzeiro, o Rei de Copas

A ansiedade tomou conta do nosso corpo desde a semana passada. Os dias custaram a passar. Ontem, o relógio trabalhou devagar. Mas, à medida que a hora do jogo ia se aproximando, o nosso coração pulsava em diferentes ritmos e intensidades. Será que vai ser fácil como em 2003? Ou dramático como em 2000? Seja como for, a gente tem que ser penta. Em 2014, bateu na trave. Pela campanha e por tudo que passamos, nós merecemos essa conquista.

Vai começar. No telão do estádio, contagem regressiva para o início da partida. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira apita o início do jogo. O garoto Raniel, cai no gramado sozinho. Estiramento nas duas pernas. Ele precisa ser substituído. Azar? Não sei. O Flamengo começa com tudo. Eles dominam a posse de bola e pressionam a defesa celeste. A marcação é forte, e o urubu não deixa a Raposa sequer ficar com a redonda. Já são vinte minutos do primeiro tempo, e o Cruzeiro não consegue jogar. No Maracanã foi assim, mas nós que começamos melhor. Será que não vai dar de novo?

O Cruzeiro começa a ter mais domínio da posse de bola, mas o nervosismo toma conta. Passes errados, chutões e jogadas sem sentido. Arrascaeta, Robinho e Thiago Neves, as esperanças de criação do time, não estão muito inspirados. Agora quem está nervoso sou eu. Quero logo que o primeiro tempo acabe para que o técnico Mano Menezes possa ajustar as coisas no intervalo. A cada chute errado e a cada bola alçada na área cruzeirense que não dá em nada, comemoro com vibração.

Fim do primeiro tempo. Nenhum time conseguiu fazer o gol. A decisão vai mesmo ficar para a etapa final. Agora é a hora de o treinador organizar o time e motivar seus jogadores, que estão muito nervosos e errando em demasia. Não foi fácil como em 2003. Parece que vai ser dramático como em 2000. Será que o Thiago Neves vai fazer de falta? Pênaltis, não, pelo amor de Deus. Foi sofrido demais contra o Grêmio. Não quero passar por isso. No segundo tempo, o Cruzeiro vai voltar diferente e vamos fazer o gol. Tem que ser assim.

A bola rola de novo. Os guerreiros dos gramados mudam de postura. É a hora do Flamengo se sentir acuado. O Cruzeiro coloca pressão para cima dos rubro-negros. O urubu está encurralado. Pela esquerda, Alisson chama a responsabilidade. Ele quer a bola. A marcação continua forte. Thiago Neves e Arrascaeta ainda não se encontraram no jogo. Que decepção. Robinho sente alguma coisa e precisa sair. Rafinha entra. Na sequência, Alisson é quem pede pra sair. Elber, quem diria, é acionado. E agora? Será que vai dar? Nem estava lembrando que o Elber existe. Já pensou se ele faz o gol do título?

O tempo vai passando. O Cruzeiro não consegue seu gol, mesmo pressionando. Já estamos nos últimos minutos de jogo. O Flamengo aposta no contra-ataque. Guerrero causa transtornos na zaga celeste. Em um lance rápido, ele passa por Léo e chuta. O corpo está paralisado. Já não há respiração. Fábio faz uma grande defesa. Alívio. É, parece que vamos para os pênaltis. Sorte? Loteria? Competência? Não sei, eu só quero o penta. O Muralha tá mal. Será que ele vai se consagrar agora? Tomara que não. Confio no Fábio. Ele vai fazer a diferença e colocar seu nome na história de vez. Ele merece isso.

Já não tenho unhas para roer. Os olhos não piscam. Estou ofegante. De pé, ando para o lado e para o outro. Assim eu estava quando passamos do Grêmio nos pênaltis. Lá, conversei mentalmente com Deus: “olha, vamos ser justos. Eles ganharam no ano passado. Que eles vençam a Libertadores então, mas deixa a gente ir pra final, por favor”. Tento outro acordo com o Divino: “a gente ganha a Copa do Brasil, e o Flamengo conquista a vaga pelo Brasileiro, ok?”. Eu sempre falo por aí que Deus tem mais o que fazer do que ficar ajudando os clubes, os jogadores ou quem quer que seja no futebol. O negócio é resolvido dentro de campo. Mas não custa tentar, não é mesmo?

Começaram as cobranças. Léo, Henrique, Hudson, Diogo Barbosa e Thiago Neves. Os dois primeiros, pelo tempo de clube e por tudo que já passaram aqui, merecem demais acertar suas cobranças. Léo é cruzeirense e tem sido um monstro. Henrique, pela Libertadores de 2009. E eles acertam o gol com firmeza. Hudson, Diogo e Thiago, peças fundamentais desta Copa do Brasil, merecem muito o título. Os três acertam. Pelo Flamengo, o craque do time, Diego Ribas, corre para a cobrança e o goleiro Fábio defende. Está consagrado. Somos campeões! Somos penta! Somos Cruzeiro!

Corro, vibro, pulo, grito e, por fim, choro. O Cruzeiro é grande demais. Cinco vezes campeão da Copa do Brasil. Quatro vezes campeão Brasileiro. Nove títulos nacionais. Estamos na Libertadores 2018! E, mesmo diante de muitas dificuldades nos últimos anos, conquistamos três títulos nacionais em cinco anos, feito dificílimo de ser alcançado. E, ainda por cima, ofuscamos a ascensão do time do outro lado da lagoa em todas as vezes que eles conquistaram algo. Antes de escrever este texto, pensei em algo com teor provocativo, mas desisti. Além de não ser o meu estilo, acho que a gente precisa mesmo é exaltar nossas conquistas. Não preciso ficar provocando o Atlético-MG aqui no blog. Nossa grandeza já é suficiente. Não há rivalidade em Minas Gerais, há disparidade. E isso fala por si só. No fim, a imagem do Cruzeiro sempre irá resplandecer, porque nós somos o Rei de Copas, o Rei de Minas, o Rei do Mineirão, o Rei do Brasil.

(Em tempo: que honra poder escrever aqui sobre um título do Cruzeiro. Muito obrigado a todos vocês pelo prestígio de sempre e por compartilharem aqui neste espaço a emoção e o amor de torcer para o melhor time do mundo!)

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

85 thoughts to “Cruzeiro, o Rei de Copas”

  1. Fábio, após 12 anos conseguiu se redimir do fiasco de 2005, foi fundamental nesse título e pela primeira vez eu posso dizer que sem ele não seriamos campeões.

    Tivemos a chance de matar o jogo com a bola rolando e não aproveitamos, não se pode perder um gol como aquele que o Arrascaeta ganhou de presente e perdeu. Tinha que arriscar mais de fora da área, colocar aquele frangueiro para trabalhar.

    No fim das contas foi um show da torcida, Mineirão lotado e vibrando o tempo inteiro. Muita competência dos jogadores nas cobranças de pênalti e uma festa linda coroada com um titulo da superação e garra.

    Pra finalizar, tivemos um exemplo nítido de como o boca de bueiro quer atrapalhar o Cruzeiro, cancelar a festa da torcida na Savassi foi ridículo.

    1. Ô PH, essa crônica é prá guardar e reler de ano em ano!!!! Parabens procê!!!!!!
      Ontem foi mais um show do Cruzeiro (time, diretoria e principalmente a CHINA AZUL!!!!)
      Que privilégio estar na TOCA 3 ontem.
      Quem não foi, sinceramente, perdeu um dos maiores espetáculos do FUTEBOL. Não pelo jogo, que foi muito tenso e extremamente nervoso, mas por toda a atmosfera que o envolveu e a presença maciça da cada vez mais ESPETACULAR CHINA AZUL!!!!!!!
      E o Fábio???? …. o melhor goleiro do Brasil DISPARADO!!!!! Se estivesse no Rio ou SP a imprensa já o tinha exigido na seleção há tempos… mas aqui nas alterosas…a mediocridade e a inveja tendem a prevalecer…
      Parabéns mais uma vez, PH, crônica histórica!!!!

      PS.:esse cara aqui de cima ainda tem coragem de maldizer o fábio depois de tudo que ele já fez pelo Cruzeiro? (ou é franga ou muito recalque..)

      1. Concordo inteiramente com você Renato, também tive o privilégio de ver o jogo na Toca 3, a torcida deu um show à parte, incentivou o tempo todo, em nenhum momento desistiu ou deixou de apoiar os guerreiros do gramado.

      1. Paulista de Jundiaí em 2005, aquela partida foi um fiasco do Fábio.

        Acho que vocês são as frangas já que não se lembram nem da história do clube que dizem torcer.

        Não odeio o Fábio, estou feliz demais com o titulo que vai pra conta dele e por ele ter calado a minha boca depois de fracassos em 2005 e 2009.

        1. Meu caro, talvez vc devesse rever os gols deste jogo contra o Paulista para ver que ele falhou sim no primeiro gol de falta. Já no segundo gol, a bola passa no meio da barreira e ainda desvia em um jogador matando qualquer reação do Fábio. O Fábio não é meu ídolo (sou mais o Dida), porém temos que ser justos com o cara. E nesta Copa do Brasil ele foi sim decisivo.

      2. Acredito que ele esteja falando a semi final da copa do brasil de 2005, Cruzeiro vs Paulista de jundiaí. Fabio tomou dois gols de falta no meio do gol. Mas enfim se não fosse ele esse ano não teríamos o titulo. Parabéns a todos do Time do Povo!!!!!

  2. Foi sofrido. muito , mais muito mais sofrido que o do ano 2 mil. contra o SP.
    Mas como é bom ser cruzeirense, aprendi um termo novo, aprender a sofrer, ouvi isto do Muricy Ramalho, quando falava sobre nós hoje nos programas esportivos.

    Me considero um cara sortudo, Vi o meu time ganhar aqui do grande Santos de Pelé, o jogo foi tão mágico, que embora o placar do Mineirão estivesse marcando 5 x 0 , no primeiro tempo, eu não acreditava.
    Depois vi ao vivo o jogo no Chile, quando ganhamos do grande River por 3 x 2, depois de termos perdido no Monumental. nunca passei tanto frio na minha vida.
    Vi de perto as Supercopas, vi todas as copas do Brasil, vi a segunda liberta, vi os 3 Nacionais.
    O que mais quero na vida futebolística.?
    Acho que ainda terei vida , para ver o meu time ser campeao mundial. aí , morro feliz.

    x

    1. S E N S A C I O N A L, Helio !!!!!!
      Já pensou um galináceo (para não falar franga que soa desrespeitoso) pensando sobre suas palavras???
      Ontem também agradeci a Deus a oportunidade de poder estar na Toca 3 com meus filhos…
      É BOM DEMAIS SER CRUZEIRO, MEU PAI!!!!

      1. RENATO TOSTES.
        Sabe o que é mais gratificante ? é que um dia como o de hoje, compensa as frustrações ocorridas também ao longo desta jornada.
        Como a derrota para o grande Inter de Falcão em 75, gol do Figueroa de cabeça, quando terminou o jogo, a torcida colorada bateu palma para o nosso time, isto também não se esquece , e eu estava lá.
        No ano seguinte, ja pela liberta, ganhamos de 2 a 0 (gol de Joaozinho e Jarzinho), novamente fomos muito bem tratado pelo torcedor gaucho. Isto sem contar o 5 a 4 aqui, jogo épico.
        Entao , quando vejo um texto como este do PH. fico a imaginar, quantos grandes jogadores vi, quantos pernas de pau também e você está fazendo como fiz com os meus, levando -os para aprenderem como é gostar de um grande clube.

        Ja sobre o ALT MINEIRO, coitados não sabem o que é ter esta paixão e ser correspondido com títulos e taças.

        Abraçao amigo celeste.

      1. MARCELO LOPES.
        Hoje não é dia de crítica né? mas vc. tem toda razão, jogador como este ROBINHO, nao poderia continuar conosco ano que vem. Para que ter no grupo um jogador assim? vc. nunca sabe se poderá contar come ele.
        Quando o clube o contratou, ja se sabia do historico de lesão muscular que ele carregava desde os tempos do Curitiba, agora lhe pergunto, ; quem tem um DM como o nosso, pode se dar ao luxo de ter jogador assim? como todo este historico?
        Sao esses pecados, que condeno e muito na gestão GILVAN/VICINTIM, não é atoa que o Alexandre Matos, fez de tudo para ficar livre dele no Palmeiras.
        Mas, hoje não é dia de criticar, vamos continuar a festejar, ROBINHO, fica para outra ocasião.

        1. Concordo com você Hélio. Graças à Deus que, podemos dizer, tivemos um 2017 diferente, apesar dos nossos temores no início do ano. As perspectivas eram ruins, mas estamos aqui comemorando um bom momento, comemorando um título, comemorando uma virada na situação!!

  3. Gostei do texto exaltando o nosso glorioso CRUZEIRO, caro pedro Henrique por favor, não delete este acróstico, este não tem besteirol, é sadio rsrs. Um abraço

    ACRÓSTICO DO CRUZEIRO

    ACRÓSTICO DO CRUZEIRO
    NOVE TÍTULO BRASILEIROS

    C**** Com garra, honra e muita luta,
    R**** Rumamos para outra disputa
    U**** Uma batalha pelo nosso penta.
    Z**** Zoeira secante não nos assusta
    E**** É coisa que a gente não escuta,
    I ****Invejoso é quem se atormenta
    R**** Riram tanto pois agora aguenta
    O**** O sucesso com glória absoluta.

    N**** Nosso filho e a nossa esposa
    O**** Orgulhosos bradam com afã
    V**** Viva a nossa querida raposa
    E**** Esta fera feroz é uma campeã

    T**** Temos um currículo de glória
    I **** Imortal do imbatível cruzeiro
    T**** Temos beleza na nossa história
    U**** Um belo e invencível guerreiro
    L**** Lembranças na nossa memória
    O**** Os louros destas belas vitórias
    S**** Suadas nos campos brasileiros.

    B**** Brilhamos neste penta do Brasil
    R**** Retemos os quatro do brasileiro
    A**** A nossa batalha é sempre viril
    S**** Sempre nós chegamos primeiro
    I**** Iluminados já temos mais de mil
    L**** Louro de vitórias no solo mineiro
    E**** É BI na libertadores na luta senil
    I **** Impondo à força ao estrangeiro
    R**** Resta vir para o ano ao nosso covil
    O**** O título, campeão do mundo inteiro

  4. Parabéns!

    Hora de comemorar mais um titulo! Já são nove tiutlos nacionais e outros tantos internacionais (duas libertadores). Precisamos agora focar em nopva libertadores e quem sabe no terceiro mundial a disputar levantar a taça. Esqueçamos deles e deixemos que eles se importem conosco. Vamos atrás de nossos ideais. La Bestia Negra em frente.

  5. BOA TARDE PH

    ESTOU FELIZ DE MAIS POR NOSSO CRUZEIRO TER GANHO A 5 COPA DO BRASIL.
    COMO O NOSSO AMIGO HELIO ANTONIO FALOU EU TAMBÉM TIVE O PRIVILÉGIO DE VER TODAS CONQUISTAS DO CRUZEIRO DE 1976 PARA CÁ SÓ ME FALTA VER AGORA O CRUZEIRO GANHAR UM MUNDIAL AI ASSIM NÃO FALTARÁ MAIS NADA . QUERIA PARABENIZAR A TODOS OS TORCEDORES QUE FORAM AO MINEIRÃO ONTEM PELA LINDA FESTA QUE FIZERAM ESSA TORCIDA É DEMAIS . POR ISSO QUE EU NÃO CANSO DE DIZER SER CRUZEIRENSE É AMOR E PAIXÃO SÓ QUEM É SABE O QUE EU ESTOU DIZENDO . PARABÉNS DIRETORIA , COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES POR MAIS ESSE TÍTULO. ABRAÇO AMIGO PH

  6. O elenco é merecedor desta conquista, nota-se que é um grupo unido e dedicado, além disso, a premiação total é um ótimo reforço no caixa, principalmente em um ano em que começamos desacreditados e até meados de Julho parecia “perdido”.

    Agora é aguardar as eleições e iniciar o planejamento para 2018, teremos tempo para conseguirmos buscar os reforços pontuais no mercado.

  7. Pedro,

    Mais uma vez parabéns pela crônica descrita no sentimento dos cruzeirenses ontem no jogo.
    Pode citar como provocação o verdadeiro 9×2 dito por Bruno Vicintin.

    Parabéns mais uma vez.

  8. Passamos os dois anos anteriores de muita angustia e tristeza por tudo que aconteceu. A nova diretoria do Cruzeiro vai pegar um clube com uma situação mais favorável do que pegou Gilvan, pois apesar de 2013 e 2014 desastrosos, a nova diretoria vai pegar um clube em que o antecessor conquistou dois brasileiros e uma CB. Se aproveitarem o momento agora e fazer trabalho sério, tem eles condições de conquistar a Libertadores. Já são vinte anos da segunda e está na hora de levantar o caneco de novo! E com isso, acesso à disputa do Mundial (e podemos conquistar, porque não?). Só nos falta o Mundial. Não custa sonhar!

  9. Estamos engajados na conquista da CB por um longo tempo,sabendo das dificuldades mas com muita confiança no penta .Foi a partida inteira um sufoco,quando veio os penaltes eu senti que o Fábio iria defender pelo menos um,e assim o troféu está onde deveria estar.Parabéns a todos,incluindo o PH e nos aqui do blog.Estou muito confiante em grandes conquistas ano que vem,Mano ficando ou não,espero que ele fique e ajuste o time ainda mais.Temos um elenco excelente e com algumas adições cirúrgicas,da para pensar principalmente na LA e mundial e nos outros tb.

  10. Excelentes palavras Pedro, o silêncio de um time vencedor é a melhor provocação para times que não tem título. Cruzeiro, minha vida!!! Pentacampeão

  11. Não me interessa se o Cruzeiro jogou bem ou mal, o que importa é o título. Após a euforia e comemoração é preciso focar no Campeonato brasileiro e desde já preparar o time para a Libertadores 2018, aí me ocorre uma pergunta: Com Mano Menezes? quem responde?

    1. José Francisco,claro que sim.O Mano alcança seus objetivos,veja bem:nos livrou da zona duas vezes e agora o danado nos ganha um troféu super importante.Claro que ele é o rei dos empates(brincadeira kkk),mas empatando se chega lá também né?Ele sabe como usar e estimular o elenco,e trabalho a longo prazo funciona.

    1. Pois é Silva, mas isto faz parte também! Eu mesmo também achava que ele deveria sair. E se o título não viesse? Fica uma lição para todo mundo.

  12. P.H. excelente crônica. Gostei demais e principalmente porque assisti a partida bem tranquilo ao lado de meu filho, de nove anos, porque eu tinha tido um sonho na noite anterior que me dava a certeza do título para o M.M. Foi bom demais, foi só observando em que momento saria o grito de “é pentacampeão! A Raposa astuta soube jogar a final, muito bom. Sempre critiquei o Léo e Fábio, e agora venho dar-lhes os Parabéns. Jogaram muito. O Léo conseguiu parar o “guerreiro” deles. Fiquei muito feliz! E o Fábio jogou como nunca! Nos passou muita segurança deste o último jogo contra p Fla no maraca, bem como esse da finalíssima. Nos passou muita segurança, como o Dida nos bons tempos. Parabéns Cruzeiro. Parabéns. A terra é azul.

  13. É PENTAAAAAAAAAAAA ! ATURA OU SURTA ! VÃO TER QUE NUS ATURAR AGORA , MIDIA ATLETICANA , TO ADORANDO VER O BRASIL TODO FALANDO DO CRUZEIRÃO CABULOSOOO !
    Texto perfeito ph , Vc é um cara que nus REPRESENTA nesse bloh ! TU E FOD… !!
    Sei que ainda estamos em estado de êxtase pelo PENTA do Maior de Minas , mais to sentindo que se ganharmos Domingo da pra Chegar em !!!! Vencendo Corinthias , Gremio , Ponte e Coritiba , Vamos a 52 , faltando 9 Rodadas ! Haaa Cruzeirooo , Não me faz Sonhar Não !!!
    #FechadocomCruzeiro #RumoaoPentadoBRASILEIRO #Falta4

  14. Olá Professor PH, penso que o Mano Menezes soube enxergar que, com a limitação física de muitos jogadores, como Ariel, Sóbis, Thiago Neves, Robinho, Álisson, não daria para montar o Cruzeiro que nos acostumamos a ver: que sufocava e esmagava os adversários no Mineirão em busca das vitórias.
    Foi difícil suportar o time com freio puxado em vários jogos em casa, contudo, parece que não havia muito o que pudesse ser feito. Se não foi o melhor no Campeonato Brasileiro deu muito certo na Copa do Brasil. Vencemos essa Copa do Brasil jogando numa proposta muito diferente de nossas tradições histórias.
    Um título com sabor especial por causa de todas as dificuldades enfrentadas. A aposta dos “especialistas, videntes, palpiteiros e inimigos” sempre eliminou o Cruzeiro na véspera dos confrontos contra São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Flamengo. Várias mesas redondas de hoje discutiram mais o derrotado que o vencedor; os babacas e oportunistas de sempre torceram claramente na transmissão aberta de tv e, a cada lance, escrutinaram as imagens à procura de alguma irregularidade em desfavor do Cruzeiro. Gente asquerosa e afastada do profissionalismo: fizeram questão de omitir que a partida só foi aos penais graças ao roubo ocorrido no Maracanã, quando um gol irregular do Flamengo foi validado pelos inúteis que apitam os jogos.
    Alegre demais com mais esta conquista. Cruzeiro Pentacampeão da Copa do Brasil. Um som para embalar a comemoração:
    https://www.youtube.com/watch?v=0Ff0kV44zOE – Jimmy Cliff – I Can See Clearly Now (Live at Montreux Jazz Festival 2007)

    AGORA EU POSSO VER CLARAMENTE
    Johnny Nash

    Posso ver claramente agora que a chuva se foi
    Consigo ver todos os obstáculos em meu caminho
    As nuvens negras que me cegavam foram embora
    Será um brilhante dia de sol
    Brilhante dia de sol
    Será um brilhante dia de sol
    Brilhante dia de sol

    Agora sim… a dor foi embora
    Todos os sentimentos ruins desapareceram
    Aqui está o arco-iris pelo qual tenho rezado
    Será um brilhante dia de sol
    Brilhante dia de sol

    Olhe à sua volta… não há nada além do céu azul [Pentacampeão]
    Olhe em frente, não há nada além do céu azul

    Posso ver claramente agora que a chuva se foi
    Consigo ver todos os obstáculos em meu caminho
    Aqui está o arco-iris pelo qual tenho rezado
    Será um brilhante dia de sol
    Brilhante dia de sol
    Será um brilhante dia de sol
    Brilhante dia de sol

    Real, real, real, real, brilhante, brilhante
    Dia de sol
    SIm, hey será um brilhante, brilhante, brilhante
    Dia de sol

    1. “discutiram mais o derrotado que o vencedor” Eu não quero parecer ter mania de perseguição Alex, mas também percebi esta tendência. A impressão era que o Flamengo é que deveria ter vencido. Eles ficam discutindo os problemas que levaram o Flamengo não ter vencido e parece ser inaceitável. Igualmente em relação ao Corinthians. Discutem porque que tal time está assim. Parece que é um problema que o time não vença, como se não existisse outras equipes. Tem hora que assistir os programas de futebol me dá nojo!

  15. coitada da VOVÓ BARBUDA e RECALCADA que escreve aqui ao lado. Mais um título pro MAIOR DE MINAS. Ganhamos daquele que elas consideram o maior rival delas, o Flamengo, mas não ouvi nenhuma franga comemorando. Convém informar que não vamos dar essa colher de chá de ser rival delas, afinal elas são time pequeno e sem relevância, portanto que procurem um Bahia ou Guarani de Campinas pra essa finalidade. Aqui, não! Aqui é INCAÍVEL! Aqui é MULTICAMPEÃO! As segundinas ressentidas e amargas de MG não aguentam: 9 titulos nacionais contra 2, até que enfim um 9×2 que merece além do credito, algum destaque, pois de fato tem importância.

    PS.: Informamos às FRANGAS REBIAXADAS E MONOTÍTULO que mesmo com o advento do verdadeiro 9×2, mesmo assim o 6×1 é e sempre será ETERNO!!!!!!!

  16. Justiça foi feita e conquistamos este tão merecido título. Aquele gol deles lá Rio foi ridículo, quando todos os sopradores de latinhas vizeram vista grossas e não deram o impedimento de 2 jogadores banheirudos. Parabéns a todos envolvidos………Abraços 5 estrêlas

  17. Pedro Henrique , mais uma vez belas palavras! Quero agradece-lo pelas palavras inspiradoras que vc vem citando no seu blog e que agora , entram para eternidade como registros de mais uma página heroica e imortal do nosso CRUZEIRO!!!
    Agradeço muito também, pois nos momentos ruins que passamos este ano, foi aqui no seu BLOG , que encontramos eco e união das pessoas que realmente torcem e se importam com o CRUZEIRO! Muito obrigado! Atribuo a este espaço uma das fontes de inspiração para que nossa comissão técnica e atletas virassem o jogo.
    Agora quero PARABENIZAR à nossa comissão técnica e atletas pela alegria e orgulho que nos proporcionaram com o PENTA CAMPEONATO DA COPA DO BRASIL!!! PARABÉNS GUERREIROS AZUIS e Muito Obrigado!! Agradecimento especial ao Fábio ele merecia um título destes para coroar a carreira, pelo grande atleta que é e pelo exemplo de cidadão . Fábio Maior Goleiro do Brasil e maior injustiça do futebol brasileiro nos últimos anos. Liga não Fábio , aqui no Maior de Minas , vc sempre será nosso eterno ídolo!!!CRUZEIRO PENTA CAMPEÃO!!!!!!!!!!! VALEU PH!!!!!

  18. Como torcedor é engraçado. Há dois meses atrás o pessoal que acompanha o blog pedia a saída do nosso maior ídolo, FÁBIO. Ele a muitos anos é de longe o melhor goleiro do futebol brasileiro, é melhor q qq outro goleiro q seja brasileiro. Agora, os mesmos torcedores q pediam sua saída, não tem a humildade de reconhecer que ele foi o grande nome do CRUZEIRO nessa Copa. Se não fosse ele, não estaríamos comemorando mais este grande título. Parabéns ao nosso ídolo. Saudações Celestes!!!!

    1. Verdade seja dita,a pegação no pé do Fábio de boa parte da torcida do Cruzeiro foi absurda e injusta.Crítica ninguém está imune,e é até necessária.Mas injustiça nunca é legal.Vai ser difícil surgir outro jogador que ultrapasse o números de jogos do Fábio com a camisa do maior de Minas e sempre jogando em alto nível.Respeitem a fera!

  19. Olá PH, adorei a crônica, muito boa mesmo, p ficar na memória. É a segunda vez que escrevo na sua página, mas acompanho semanalmente. A primeira vez que escrevi foi quando quase demitiram Mano Menezes. Naquele dia, chateado, claro, como todo torcedor cruzeirense, defendi a idéia de segurar o Mano. Primeiro porque não tinha técnico a altura disponível no mercado, segundo porque não existe perfeição, não adianta ficarmos de fora querendo escalar e comandar um time sendo que não sabemos a fundo o que se passa lá dentro. Existem vários trabalhos, planilhas, estudos, profissionais avaliando o desempenho e números dentro do clube. Investimento foi feito pra fazer e usufruir. E a gente aqui fora, por mais que a emoção fala mais alto do que a razão, temos que respeitar, até pra não atrapalhar o trabalho que está sendo feito. Exemplo disso a contusão do Raniel logo no início. Quem esperava? Se tivéssemos perdido o título estaríamos aqui na sua página falando que o Mano foi retranqueiro, que não colocou o time pra jogar ofensivamente. Mas mais uma vez ele provou p todos que não acreditavam nele que valeria a pena a diretoria segurá-lo. Se tivéssemos demitido-o com certeza não estaríamos com esta taça na mão, pois ninguém ia chegar e já fazer milagre. Até o técnico conhecer o elenco, achar o equilíbrio adequado para pensarmos em conquistar algum título a temporada já tinha acabado. Torço pra que tudo isso sirva de lição p toda a nação azul, pra que todos nós amadurecemos e passamos a não pensar sempre em imediatismo. O resultado de um trabalho vem com tempo. E digo mais: ainda acho que o Cruzeiro está muito longe do que pode render com este mesmo time. Tivemos quase um time completo de contusões este ano e principalmente de jogadores chaves que tem papel decisivo nas jogadas, que desequilibram. Acho que se a nova diretoria manter Mano Menezes temos um belo futuro em 2018. Imagina, se hoje o time já conseguiu encontrar este equilíbrio, imagina todos fazendo uma boa pré-temporada juntos com Mano Menezes, já imaginaram entrosamento que vai acontecer? Sei que ele não agrada a todos, mas nem outros também agrada a todos. Nosso time já está bem melhor, mais compacto. Vou terminar como terminei na primeira vez que escrevi. Vamos ser a primeira torcida do Brasil a apostar junto com a diretoria em sempre apostar num trabalho a longo prazo. Estamos com tudo na mão. E agora é comemorar, terminar a temporada com o gosto de que ano que vem estaremos na nossa Libertadores.

    1. Muito obrigado pelas palavras. Pode ter certeza que eu faço o melhor pra vocês. Posso não estar certo às vezes, mas procuro aprender com os comentários de vocês e tento representá-los da melhor maneira possível. Eu passarei, o Cruzeiro ficará e permanecerá GIGANTE! Um abraço, amigo. Deus abençoe.

  20. SAUDAÇÕES CELESTES. ESTIVEMOS FORA DE AÇÃO EM 2014 E 2015, MAS A FRANGAS NÃO CONSEGUIRAM GANHAR NADA PRA MINAS, DEPOIS FICAM CANTANDO POR AI QUE HONRAM O NOME DE MINAS. COMO ASSIM, SEM TÍTULOS? AINDA BEM QUE VOLTAMOS É VIDA NORMAL A QUAL NÓS ESTAMOS ACOSTUMADOS.

  21. Que crônica espetacular PH. Parabéns. Como disse um amigo acima, esse texto é pra guardar na memória.
    Aaaahhhhhhhh ser Cruzeiro é bom demais.
    Que felicidade, que emoção!!! Quase infartei, mas segurei firme. Fiquei quase sem voz de tanto gritar. CRUZEIRÃO CABULOSO.

  22. NOSSAS HISTÓRIAS DE VITÓRIAS DE LIBERTADORES ACONTECEM A CADA 21 ANOS.
    GANHAMOS NOSSA PRIMEIRA LIBERTADORES EM 1976.
    21 ANOS DEPOIS,EM 1997, GANHAMOS O BI CAMPEONATO DA LIBERTADORES.
    AGORA EM 2018 VAI FAZER 21 ANOS DE NOSSO BI CAMPEONATO E SOMOS O PRIMEIRO TIME BRASILEIRO CLASSIFICADO PARA A LIBERTADORES 2018.
    É MUITO PARA O MEU CORAÇÃO AZUL.

    1. Isso mesmo, e com mais um detalhe importante: em 1997 disputamos a Libertadores por termos sido campeões da CB de 1996, também contra tudo e contra todos. Ou seja, vamos com tudo para o tri em 2018!

  23. – Foi um título muito difícil, mas ao meu ver prevaleceu um time mais ajustado e até que enfim o Mano conseguiu ou está conseguindo dar a liga necessária; alguns jogadores melhoraram muito como o Rafinha, é notório que o Cruzeiro melhorou após a sua entrada. Na verdade queríamos um jogo mais fácil (menos sofrimento), mas sabíamos que seria difícil. Foi um jogo muito truncado e com poucas chances e quem errasse defensivamente perderia o jogo, ainda bem que o Cruzeiro foi perfeito na defesa e foi coroado com um grande título que já vinha se desenhando com as belas defesas deste goleiraço. Agora é comemorar muiiiiito e beliscar uma melhor posição no brasileirão.
    CRUZEIRÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!

  24. PH, também estive ontem na Toca III e fiquei muito emocionado com o título, muito pelas circunstâncias difíceis da partida. Saí de alma lavada e gostaria de fazer uma auto-crítica: apesar de desde o ano passado eu ter sido aqui um dos maiores críticos dos arautos do apocalipse que infestavam esse espaço, cheguei, em determinado momento, a cair na conversa mole deles. Graças a Deus e ao fato de ter entendido a forma de trabalho do MM, esse meu desvio durou pouco. E agora fica a pergunta: cadê os cornetas? Ainda bem que sumiram todos. Alguns devem estar até tristes, suas previsões catastróficas não se cumpriram, mas sim seus piores pesadelos: SOMOS CRUZEIRO, SOMOS PENTA!!!!!

    1. Edu Zeiro, pessoas com posições diferentes ajudam em qualquer processo decisório. Não é bom “dar ouvidos” apenas àquelas opiniões iguais às nossas. Abraços, companheiro!

  25. Parabéns Cruzeiro!!!…O sentimento do cruzeirense ao ganhar um título é o mesmo de todos,mas já está diferente.O cruzeirense quer titulos,mas quer acima de tudo atingir metas gigantescas.Temos sim esse orgulho…Penta do brasileiro.Ultrapassar o Grêmio na Copa do Brasil.Inclusive não participamos de todas…A única Tríplice Coroa.Estamos no seleto grupo daqueles,que ganharam dois brasileiros seguidos.Ser TRI na Libertadores.Ganhar o primeiro Mundial,que disputamos duas Finais.Inclusive no Mineirão…Já somos o quarto Clube com mais títulos no BR.O único fora do Eixo Rio-SP…Onde estão as sedes de todas as Mídias,bem como dos grandes investidores.Somos o quarto Clube brasileiro com mais participações na Libertadores.O segundo depois do Santos a ganhá-la.O único,que nunca caiu na fase de Grupos.Nos colocaremos como time brasileiro com maior número de gols na Libertadores(86)…O São Paulo(90)…Nossos rivais mais do que nunca são outros times detentores de títulos pelo Brasil,América do Sul e Mundo.À partir de agora brigamos pelo topo literalmente.Em MG não temos rivais.Temos um mero adversário disputando o “rural”.Um do tamanho de um Elefante;outro de uma Formiga.Não existe História do Futebol Brasileiro sem a participação significativa e de destaque sem o Cruzeiro.Fomos base da Seleção de 1970.E,formamos Ronaldo Fenômeno,para nos dar 2002…Temos estilo de jogo,com pequenas evoluções no tempo,diferenciado e reconhecido.Já em 1974 tínhamos o melhor e mais moderno CT do Brasil,que demorou muito,para outros times imitarem.Hoje,temos dois excelentes…São tantas glórias,que devo ter me esquecido de outras…Em tempo:dentro de no máximo quatro anos o Mineirão,estádio de Copa do Mundo,estará sob comando do Cruzeiro.Na verdade,sempre foi nosso…

  26. Parabéns quintuplicado a todos os companheiros de bom gosto e em especial para o Pedro. Teve a coragem e grandeza de escrever os textos do Tetra carregando o peso de não saber qual seria o desfecho. Seria um contraste às belas histórias anteriores ou a continuidade destas? Situação nem um pouco confortável, só o tempo diria. Deu a cara para bater. Nesta condição não há meio termo, ou você se sente um super vencedor ou acaba se sentindo parte do fracasso, muito mais que os demais anônimos torcedores. E, finalmente, o dia que não chegava nunca, chegou. Fim do mistério, fim da agonia. Grito de Penta que ninguém jamais poderá calar ou negar. Sucesso! Por tudo isso, logicamente, essas últimas postagens, após o sonhado Penta, foram, presumo, as mais fáceis da série. Tanto que já foram duas (que coisa não, até os posts do Penta já são Bi!). Valeu Pedro Penta!!!!

  27. Luciano,estou de comum acordo c vc,que sirva de lição a injustiça e perseguição ao Mano,Fabio,Leo,Henrique,Gilvan e outros.Nosso papel é apoiar,criticar tb, mas entender que la dentro e entre eles é que se resolve,são profissionais e a maioria absoluta honra nossa camisa.

    1. Em relação ao Gilvan, temos que pensar o seguinte: 2015 e 2016 foram horrorosos por causa dele. Está se sagrando campeão como presidente este ano e vai fechar a conta com saldo, creio eu, sobretudo porque ele e a diretoria mantiveram o Mano Menezes. Crédito para ele, mas não há injustiça em creditar ao Gilvan a situação que vivemos em 2015 e 2016. É só minha opinião!

  28. Bom dia, PH!
    Parece superstição ou coincidência? Não , mas não é curioso!
    Em copas do Brasil nossos títulos vieram sempre logo após os do Grêmio. Veja! Todas as conquistas do Grêmio, logo em seguida o Cruzeiro cravava sua marca de campeão. É no mínimo curioso.Na libertadores de 1995 deu grêmio e logo depois o nosso clube GIGANTE estrelado sagrou-se campeão. Eh Cruzeiro vc é mto grande.!

  29. Título pra ser exaltado! Só dar uma olhada no percurso, ver a quantidade de times que disputou e ver os adversários que eliminamos. Título maiúsculo. Sem contar que derrubamos o queridinho da globo, com juízes, repórteres dedo duros e tudo mais… Aqui é Cruzeiro, essa camisa é pesada demais. Mais uma página heroica imortal!

  30. Parabéns a toda a Nação Azul no Brasil e aos nossos jogadores, direção e equipe técnica! Quem estava lá pode sentir como o Cruzeiro é um Gigante, que nos enche de orgulho! Acompanhei no velho Mineirão a 1ª Copa do Brasil em 1993 e custo a acreditar que já somos Penta da mesma competição. Um dos maiores clubes do Brasil e da nossa amada América do Sul, e do mundo enfim! Contra fatos não há contestação!

  31. Não poderia deixar de falar dele.

    Esperamos por longos 13 anos, Fábio. Mas finalmente, hoje podemos atrelar um protagonismo seu a um título do Cruzeiro. Você foi um dos grandes nomes dessa Copa do Brasil. Você finalmente foi o goleiro decisivo que tanto esperávamos. Parabéns.

    Gostaria de dar também uma menção honrosa ao Hudson, que pra mim, foi o nome dessa Copa do Brasil.

    Parabéns, Cruzeiro e Gilvan de Pinho Tavares pelo título e o saldo muito positivo nesses 6 anos de mandato.

    Finalmente acho que recuperamos a nossa áurea copeira que tanto me emocionou na década de 90.

    Vamos a Libertadores!!

  32. Colegas, Bom dia!
    Com o penta, a música somos loucos somos cruzeiro que eu considero como o segundo hino do nosso clube tem novo verso que é assim. EM MINAS TODOS OS TIMES TENTA ; MAS SOMENTE O CRUZEIRO É PENTA, NOS SOMOS LOUCOS LOUCOS PELO OCRUZEIRO.
    II; Com relação o cancelamento do evento na Savasse , ninguém me tira da cabeça que tem dedo do prefeito de BH que muitos idiotas pa5ra não dizer outra coisa de cruzeirenses ajudaram o eleger.
    Mas não foi a primeira vez que fizeram isso, pois em 1984 quando levaram uma tamancada de 4 X 0 do cruzeiro na decisão do rural daquele ano o Kanil velho proibiu o corpo de bombeiro a emprestar o caminhão pra que o jogadores do cruzeiro desfilasse no mesmo pela cidade em comemoração ao título.
    Eles morrem de inveja do CRUZEIRO, tanto é verdade que no hino deles tem uma verso que é o seguinte; SOFRER SOFRER SOFRER DE INVEJA DE VER O CRUZEIRO VENCER.
    E VIVA O CRUZEIRO.
    Saudações celestes*****

  33. Bom dia a todos pentacampeões. Gostaria de fazer uma reflexão, quando vamos jogar uma pelada qualquer na rua ou nos campos por aí, quando se tem um goleiro bom e um mais ou menos sempre o vencedor do par ou ímpar vai no goleiro bom, se você analisar a história dos grandes times e principalmente dos times campeões sempre se verá grandes goleiros. Na história do Cruzeiro não é diferente. Nos nossos primeiros títulos importantes quem estava no gol era o grande Raul Plasmam que depois foi campeão também no Flamengo, depois tivemos um bom goleiro nos títulos da Supercopa que foi o Paulo César aí depois na sequência de títulos tivemos nada mais nada menos do que o grande Dida que depois também ganhou o mundo pelo Milan sempre com títulos e agora o grande Fábio cravando de vez o seu nome na nossa história como um grande goleiro. Espero que dê tempo para o Rafael que é da mesma escola do Fábio continuar com essa sina gloriosa que nosso time sempre teve de ter grandes goleiros porque um time sempre faz gol e se consegue se defender bem com milagres do goleiro este time fatalmente será campeão. Reflitam amigos cruzeirenses e parabéns pelo penta.

  34. Pedro Henrique.

    Parabéns pelo texto e pelo blog.
    Realmente não temos concorrência em Minas, não dá para discutir com outros lados.
    Tem alguns blogs, um específico, que ficam tentando com frases de efeito mostrar que o outro lado é grande, até mesmo superior ao Cruzeiro Maior de Minas Esporte Clube.
    Quando vamos discutir fatos, não se tem argumentos: nunca caímos, estamos na primeira divisão desde que entramos na disputa do brasileirão, o outro lado sabe o que é a segudona é para sempre e mais uma vez briga para não cair.
    Ficam falando de um tal 9×2 que ninguém nunca tinha ouvido falar até que tomaram aquele vergonhoso truco toma 6 pato, quer dizer toma 6 galo e que foi noticiário nacional. Todos viram e está registrado no youtube para quem quiser ver e rir.
    Quanto a títulos, nem vamos discutir, sempre falaram que a Libertadores não valia nada, até que o Clube Atlático Monotítulo ganhou a sua única depois de 62 anos. Aí valeu muito mesmo.
    A Copa do Brasil não valia nada e ganharam a sua única e ela vale mais do que 5 do Maior de Minas.
    Agora comemoram como se fosse um título a construção da Granja Califórnia.
    A conclusão que chego é que devem investir em construção civil mesmo, já que futebol não é a praia deles.
    Saudações 5 estrelas, uma para cada título.

  35. Gente, não podemos esquecer que além da grande defesa do Fábio, devemos agradecer os outros cinco heróis: Diogo Barbosa; Hudson; Léo; Thiago Neves e o capitão Henrique pelo fato de terem convertido suas cobranças.

  36. PH, mais uma crônica inspiradíssima, parabéns!!! Acho que quase todos aqui viveram o roteiro que vc traçou (não me xinguem, mas eu “negociei” com Deus o título da Sulamericana para o Flamengo, rsrs). É muita euforia, momento de comemorar. Só quem esteve na Toca 3 sabe o quanto foi sofrido, mas foi com uma conquista monstruosa, visto o turbilhão que tem sido este ano até agora. Vamos comemorar mais, todos merecemos. Mas não podemos, depois, semana que vem ou mais pra frente, deixar pra lá. Afinal, precisamos falar sobre a dívida que o Gilvan vai deixar, sobre a instabilidade do elenco, sobre peças chave (lateral direita, principalmente) que ainda faltam, sobre nosso Departamento Médico e tantas coisas que o próximo Presidente precisará cuidar. Aliás, por falar em Presidente… acho que todos nós cruzeirenses de coração devemos desculpas ao Gilvan. Foi tanto “velho gagá”, “velho babão”, até o coro no Mineirão “Gilvan, vai tomar no c*”… Injusto demais, né? Brasileirão 2013, Brasileirão 2014, Copa do Brasil 2017. Tu não é fraco não, Gilvan!!! Aliás, precisamos logo calçar as sandálias da humildade e sair nos desculpando: Desculpa Mano, desculpa Fábio, desculpa Ezequiel, desculpa Léo, desculpa Henrique (“cerca lourenço”!!!, KKKKKK), desculpa Robinho, desculpa de Arrascaeta, desculpa Thiago neves, desculpa Alisson, desculpa Sóbis, desculpa até você, Élber!!!! A gente não sabia que vocês todos iriam se redimir e escrever mais esta bela e heroica página imortal!!!!

  37. E eu não me esqueço das Supercopas. Nossas participações vitoriosas naquelas competições foram importantíssimas para resplandecer ainda mais o nome do Cruzeiro!

    1. Sem dúvida a disputa das Supercopas só participavam equipes tradicionais que já tinham sido campeãs da Libertadores. Foram 2 títulos de muita grandeza e reconhecidos em todo o mundo.
      Saudações Celestes

  38. PH, esse texto tinha que ser rememorado todo dia 27 de Setembro a partir de agora. Mandou bem demais, tem que ser muito bom pra escrever bem assim, friamente, e ainda comemorando o penta (e, no meu caso, exalando álcool ainda). Que honra torcer pro Cruzeirão Cabuloso! Realmente, o Rei de Copas está de volta. Demorou, mas o time foi “pegando casca”, “aprendeu a sofrer”, e hoje joga pragmático, vencendo mais que convencendo. Não é o time que fica no imaginário do torcedor pela beleza das jogadas, mas é o tipo de time que chega longe em mata-mata! É esse espírito que vence Libertadores, 1×0 é goleada. Ninguém vai dizer que esses guerreiros já superaram Marcelo Ramos, Alex ou Roberto Gaucho (exceto o Fábio, já está nessa galeria de ídolos). Mas que é mais uma página heroica e imortal, sem dúvidas!

    Sobre a campanha e o elenco em geral, primeiro pela defesa: Que evolução do sistema defensivo do Cruzeiro, a dupla de zaga bem e a dupla de volantes bem também, segura o time, mesmo que as laterais não sejam unanimidades. As laterias não, o lateral direito, porque o Diogo Barbosa vem mantendo um nível na esquerda que não víamos desde Sorin (calma, tá muito longe de comparar com o ídolo, mas está caminhando e bem para isso. Decisivo contra o SP, regular em toda a temporada, ataca bem num time que precisa de válvulas de escape, não compromete atrás). Murilo, mostrou personalidade demais. Tranquilidade. Que sina, desde Gladstone, a base do Cruzeiro revelando zagueiros tranquilos. Temos que dar mais chances à base celeste, grandes goleiros, zagueiros e volantes saíram e ainda saem de lá. Léo, que partida foi essa na final? Seguramente uma das melhores apresentações com a camisa 5 estrelas. Fábio tem um post só pra ele, mas merecia mais um título com certeza. 2009 ainda estava na garganta entalada, dele e do Henrique. Se acusavam o Fábio de não ser decisivo, põe na conta dele esse título, desde as defesas contra o Grêmio até o penalti do Diego, na final. Monstro! Não vale gastar latim pensando se é melhor que Dida e Raul. O Cruzeiro é muito grande para ter só um grande goleiro, temos vários.

    No meio, Henrique e Hudson, monstros demais. Não passa nem wi-fi. Lucas Silva vai passar um ano e meio no Cruzeiro sendo reserva do reserva nessa volta. E sem deméritos, é o cara que encantou o Real Madrid, mas essa volância do Cruzeiro de 2017 é coisa de louco. Tudo bem, o Brasil inteiro já sabe que nós somos loucos mesmo. Menção honrosa pro Cabral, mas mais importante foi a segurança que é passada aos outros jogadores só de ter o Henrique no time (passa ano, sai ano, entra técnico, sai técnico, o cara é titular absoluto), e o Hudson fazendo gols cruciais contra SP e Grêmio. O primeiro, capitão calado e fazendo o feijão com arroz, respeitado pelo elenco e temido por ser marcado pelos adversários. Já o Hudson, a compra tem dele ser realizada, independentemente do resultado do pleito das eleições do dia 02. Até porque, time pra ser campeão precisa de elenco. E elenco o Cruzeiro tem, pense você que, no início do ano, o time titular teria Ábila ou Sóbis na frente (e o Raniel, 3º opção (excluindo o Sassá), chegou e segurou a barra, com gol importante contra a Chape e boas participações na ida da final), e teria como zagueiros titulares Manoel e Dedé (3º e 4º opções, Leo e Murilo já foram elogiados). Falando em terceira opção, Romero trouxe para a lateral direita sua raça que será crucial na Libertadores’18 (Myke ainda estava no elenco, se não me engano, Ezequiel seria 2º opção). Sou da linha de que o time brasileiro tem que ter um “mordedor de calcanhar”, e Romero pode ser esse cara. Fazendo dupla com Hudson, ou até trio com Henrique, a marcação fica segura demais.

    Na frente, Alisson completando a válvula de escape na esquerda, em triangulações e ultrapassagens com o Diogo Barbosa, trocando de posição (vide gol contra o Palmeiras na volta), e revezando com Robinho e TN (vide ida contra o Palmeiras). Robinho, sentiu a saída do Cabral para ter alguém para o toco y me voy no meio, já que joga mais recuado que o TN, mas ainda assim dava a ligação com o ataque sempre, além de gols importantes e participações como um volante que sai mais, ou um meia que também marca, chame como quiser, mas foi acertada a sua compra e importante sua participação, para alguns apagada (não concordo). TN, o que dizer? Decisivo, sem dúvida. Certeiro nas cobranças de penaltis? Também. Mostrou personalidade, cresceu com as críticas e quando precisava voltava até a linha de defesa pra armar, lembrando nesse ponto ER17 de 2013/14. Falando nessa época, como encaixaria bem no time o Ricardo Goulart na frente, forte brigador. Já que o ataque, a 9 mesmo, foi a posição mais difícil de cravar. Sóbis, experiente e artilheiro da CB, por outro lado teve um ano bem fraco no geral, atacante com mais de 15 jogos sem fazer gols compromete né? Talvez foi sacrificado jogando de 7, de lado de campo, e não rendeu igual no México, mas ajudou defensivamente e, eu chutaria, ajudou muito o grupo psicologicamente, tem muitos títulos e está acostumado a ganhar, como está o torcedor do Cruzeiro. Ábila, foi mais importante ano passado, mas tem sua contribuição. Duvido que alguém arrisque dizer que o time melhorou ou piorou sem ele, mas gols é inegável que sabia fazer. Raniel, já é xodó da torcida com menos de 22 anos, entra pra brigar por cada bola, trombar, com qualidade no chute. Vamos trabalhar essa joia da base também, não vamos queimar o cara e deixar ele crescer que vai dar alegrias ao torcedor. Mano, o jeito do seu time jogar, mais pragmático que eu tenho nervos pra aguentar, foi fielmente retratado no escrete celeste deste ano. Tirando os 6×0 na primeira fase, e os inacreditáveis 3×0 no primeiro tempo no Alianz Parque, não deu show de gols não, jogou bem demais, mas bem pro gasto. É aprender a sofrer, torcedor. 2009, 2011, levam o time a outro patamar. Fábio lá estava. Henrique e Léo também. O alento, como eu disse, é que são esses times que ganham Libertadores, time catimba, time raiz, time cascudo, que faz 1×0 e se fecha, que joga confiando em seu melhor goleiro. E o elenco não fica completo sem o torcedor, essa China Azul maravilhosa, empurrando o time quando não vai na perna, apoiando quando parece perdido, cantando alto quando precisa do gol, cantando mais alto quando faz.

    Mano fica? Precisamos de mais um lateral direito? Um atacante de lado de campo ou um 9 matador, pra reserva? Não sei. Só quero comemorar o penta, e ver esse texto de novo quando meus filhos me perguntarem como o time do Cruzeiro conseguiu sua 5ª estrela da Copa do Brasil, vencendo todos os times que havia vencido nas finais das conquistas anteriores, contra a mídia, contra o favoritismo dos outros. Aliás, pouco importa a mídia. Amamos o Cruzeiro, é o que interessa, e nunca se esqueça: Nós somos Loucos, Somos Cruzeiro, e o Penta é Nosso!

  39. Querido PH gostaria que você comentasse a cara de bunda e avulso do Castellar presidente atleticano da FMF ao medalhar nossos jogadores pentacampeoes. Ele agora pode enfim comemorar o verdadeiro 9 x 2. Sao 9 títulos nacionais contra 2 do megalomano time dele. Ele pode armar para o time dele ganhar campeonatos mineiros. Mas o Cruzeiro é maior que isso. Somos nacionais, continentais e até mundiais. A cara dele é muito engracada no palco de premiacoes. O Cruzeiro é muito maior que o Atlético MG. Bota isso na cabeca de uma vez por todas e repeite o Cruzeiro seus invejosos. Nem com estádio próprio, que na minha opiniao vai esse cam para o buraco, serao maior que o Cruzeiro!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.