Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Sem graça

Cauteloso, Cruzeiro vence o Bahia, se mantém no G-6 e aumenta sequência de invencibilidade. (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Foi justamente contra o Bahia, no primeiro turno, que o Cruzeiro teve uma mudança de comportamento que foi fundamental para que o desempenho da equipe melhorasse no Campeonato Brasileiro. Ontem, no reencontro das duas equipes, o jogo foi totalmente diferente daquele que vimos antes. Uma partida sem grandes emoções e um Cruzeiro visivelmente cauteloso, satisfeito com a vitória mínima e com a cabeça na final da Copa do Brasil.

Eu defino o jogo de ontem como sem graça. Em pleno Mineirão, a Raposa cedeu a posse de bola para o adversário no primeiro tempo e buscou o contra-ataque, uma postura que não agrada o torcedor cruzeirense. Na etapa final, o time buscou mais o jogo e logo aos 4 minutos o árbitro marcou um pênalti a nosso favor. Thiago Neves, que anda muito apagado, cobrou e o goleiro Jean defendeu. O que me conforta é saber que TN é um cara decisivo e em jogos importantes ele costuma desequilibrar as coisas. Como a China Azul também sabe disso, ela deu apoio ao camisa 30, mesmo após ele ter perdido o penal.

Aos 17 minutos, Thiago Neves cobrou escanteio e o zagueiro Léo cabeceou a bola para o fundo do barbante. E foi só. Depois disso, o Cruzeiro controlou o jogo e promoveu algumas alterações estratégicas. Lucas Silva entrou no lugar de Hudson e não ficou em campo por muito tempo. Foi expulso ao fazer uma falta infantil no Zé Rafael (provável reforço da Raposa). Rafael Sobis também entrou e protagonizou o lance que mais chamou atenção durante o jogo. Uma trombada com o árbitro. Mas não se iludam, foi só isso mesmo. Sobis continua devendo. E muito.

E por falar em dívidas, gostaria de comentar um pouco a exibição de Robinho. O torcedor está sentindo falta daquele Robinho criativo, que armava ótimas jogadas e era o “motorzinho” do meio-campo do Cruzeiro. Ô Robinho, nós precisamos de você, rapaz. Não sei onde você perdeu o futebol, mas temos que encontrá-lo com urgência. Contra o Flamengo não dá para fazer mais uma apresentação discreta. Você tem que ser protagonista. A gente conta com isso.

Já os meninos da base estão de bem com a vida. O zagueiro Murilo demonstra a confiança e a tranquilidade de quem já rodou o mundo e conhece bastante o mundo da bola. No comando do ataque, Raniel se movimenta bastante, finaliza dentro e fora da área e está conquistando cada vez mais o seu espaço. Que alegria.

Por fim, quero dizer que o técnico Mano Menezes acertou em escalar o time titular na partida de ontem. Tem que dar ritmo para os nossos jogadores, já que estamos a 9 dias da grande final. Contra o Atlético-GO, no domingo, vamos de misto quente. A sorte está sorrindo para nós. Oito jogos de invencibilidade, presença no G-6 do Brasileiro, clima favorável e possibilidade de título. Ah, ser Cruzeiro é bom demais!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

46 comentários em “Sem graça

  1. Vamos continuar nao jogando um futebol atrativo,mas eficiente. Eficiencia se traduz em titulos e em titulos somos viciados.Missao cumprida,tres pontos no saco e auto estima la na lua.E os criticos do Leo hein?kkkkk! vao ter que aguentar.O Sobis mesmo em baixa se destacou ontem kkkkk!O jogo em Goias,pra onde o Xico Mineiro viajou,vai ser de muita importancia, com o time reserva comendo grama .Os tres pontos que vamos trazer de Goias vai dar outra guinada no auto confianca da cambada.

  2. A fase de TN e Robinho preocupa muito…são jogadores decisivos e estão jogando muito mal, não jogaram nada na primeira partida da final. Não entendi pq TN bateu o penalti, Raniel bateu uns dos melhores dos ultimos tempos contra o Grêmio.

    1. Pelo q eu lembro o Thiago Neves também bateu penalt contra o Gremio, acho q é por isso q estamos na final, certo?
      Vamos apoiar o time! Nao é hora pra cornetar.

    2. A hora é de APOIAR , todos….
      mas , é preciso sim ALERTAR = a Diretoria sobre o juiz do jogão…
      e o técnico sobre performance de alguns , pois Robinho foi e ontem de novo o pior em campo…..
      acorda , cara , pois você é craque !
      T.N. energia ! pra nos dar alegria !
      Vamos CRUZEIRÃO !!!!!!!!!!!

  3. Neste jogo acho que era isto mesmo. Fazer pro gasto. O Bahia embora tivesse mais posse de bola pouco preocupou o Cruzeiro. Agora gostaria de fazer alguns comentários com relação ao Léo. Sabemos que ele não é um primor de técnica. Mas é um cara muito boa praça. É muito educado, mesmo na fase em que foi duramente criticado, com a torcida pedindo sua cabeça, mostrou-se sereno. Não se altera, é um torcedor do Cruzeiro e atualmente tem tido atuações seguras dentro do que se pode esperar dele. Fez, ontem, mais um importante gol que deu a vitória ao nosso time. Parabéns Léo, você merece. Agora, um instinto meu, que espero não se concretize: O Raniel não vai muito longe no futebol.

  4. Os Deuses do futebol, assim como a bola pune, não perdoam. Insistir na mediocridade do Ezequiel, na enganação do Robinho e no horroroso do Rafinha será uma temeridade para a final da CB. Ainda há tempo e peça no plantel para as correções.

  5. A única coisa que concordo com o texto é com o título. Estava lá mais uma vez para ver esse show de horrores que foi o jogo. o TN30 que vinha voando já deve ter um mês que virou o jogador do começo do ano. Pelo menos teve auto crítica. Robinho igualmente ridículo, atrapalhando o time. Engraçado que ontem o Rafinha era o MELHOR do ataque do Cruzeiro, e isso eu reconhecendo o mesmo como sendo limitado, e foi sacado do time. Ninguém valoriza. Igual vc classifica de infantil a falta do LSilva. Se fosse o henrique, teria sido uma falta necessária? Essa atitude de parar até o bom senso por causa da final não faz sentido nenhum. Ridículo.

      1. Apoio o L. Silva tinha que fazer a falta, é um jogador que faz poucas faltas, foi a primeira vez que tomou um cartão vermelho direto, pensou no Clube que defende, poderia ter tomado gol, e já estava no final do jogo.

  6. O Léo é muito limitado, mas muito esforçado, por isso está no Cruzeiro a tanto tempo! Evolui nos últimos jogos e deu a volta por cima, mas tomara que ele seja no máximo reserva no ano que vem! Discordo da avaliação do blogueiro sobre a falta do Lucas Silva, ele matou um contra ataque promissor do Bahia, era o que ele tinha pra fazer naquele lance, já vi lances piores que o juiz não expulsou! Sobre o Robinho, lembro bem da final entre Palmeiras e Santos, o segundo jogo, na minha opinião o Robinho foi o melhor em campo, deu uma raça tremenda! Robinho e Thiago Neves são jogadores que oscilam conforme o foco da partida, por isso acho que dia 27 farão um grande jogo!

  7. O futebol do TN30 e do Robinho preocupa, faz tempo que não tem uma atuação convincente, TN30 mesmo ainda sim consegue ser decisivo, Saiu dos pés dele o gol do Hudson contra o Grêmio e o Gol do Léo ontem contra o Bahia, Robinho faz tempo que não joga, apagado apático, não consegue fazer nenhuma jogada interessante. Raniel não é um primor de técnica mais finaliza bem se movimenta bem, incomoda os adversários é brigador vai ser importante no dia 27. Sobre o LS não o condeno, fez o correto tentou puxar o adversário e parar a jogada, mesmo o assim o Zé Rafael estava conseguindo escapar, não teve outra opção a não ser da um carrinho por trás e muito perigoso, foi o ultimo recurso de para parar a jogada numa area do campo, onde não oferece perigo ao nosso gol. Melhor perder um jogador pro próximo jogo do que perder 2 pontos importantes. Queria ver se fosse ao contrário, se não fizesse a falta e o Zé Rafael tivesse parado dentro do gol, estaríamos fritando o LS aqui por não ter parada a jogada. Não concordo com você que o jogo foi sem graça, tem alguns adversários que impõe uma dificuldade imensa e sabemos lidar com ela. Como foi contra o Vitória no Mineirão, mais hoje o vento está soprando ao nosso favor kkk, se fosse ao contrário aquela bola do Léo tinha pingado e passado por cima do gol. Futebol e assim. #RUMOAOPENTA

  8. Bom dia a todos. Quanto ao jogo de ontem o primeiro tempo foi horrível, merecíamos sair perdendo.
    Não adianta os ditos otimistas ficarem com frases de efeito. O time precisa jogar mais se quiser vencer a Copa do Brasil. E é o que todos nós queremos. Mas temos que ser realistas, temos coisas para ajustar e não vemos ação em cima disso. Por exemplo, no jogo contra a Chapecoense perdemos todas as bolas levantadas na área. O Diogo Barbosa levou um monte de bola nas costas. Thiago Neves e Robinho não estão rendendo. Estamos falando de jogos contra times que estão na parte de baixo da tabela. Que vinham no Mineirão e levavam goleadas. Espero, de coração, que realmente seja só estarem se resguardando. Jogo se ganha dentro de campo. Classificamos porque o Grêmio bateu dois pênaltis na trave, pois o Fábio, que eu admiro muito por sinal, já estava batido . Se não, não teríamos passado. Posso estar sendo muito exigente mas o time ainda não me encheu os olhos. Não é o Cruzeiro que estamos acostumados a ver. Vencendo e convencendo.

  9. PH,

    De onde vem informação de que Ze Rafael é provável reforço do Cruzeiro?

    Ps.: o Robinho deixou o futebol dele guardado junto com o do Rafael Sóbis. Impressionante como estão zero a esquerda no time do Cruzeiro.

    Abraços, parabéns pelos comentários.
    Diogo Pereira.

  10. É impresionante como jogadores manipulam cartões para não jogarem o próximo jogo. Presisaremos de um mixto muito quente para agariar estes 3 pontos tão importantes quanto quaisquer outros. Jogadores como LS16, Robinho, TN e outros faram falta para uma eventual substituição para a partida contra o Btretico/GO mas parece que estes jogadores não quiseram viajar para Gioania. Se me pagarem 10% “bruto” do salário do R.Marques, Sóbis/desce, Robinho, TN para ficar tomando banho de piscina, jogando sinuca e comendo salmão, assino na hora…….São profissionais e precisam serem cobrados como tal………..Saudações Celestes

  11. Minha opinião é o seguinte: O Cruzeiro está jogando estes últimos jogos “pro gasto”, com o objetivo de poupar um pouco os jogadores, antes da grande final. Estou entendendo que o TN e o Robinho estão jogando esse futebol burocrático, para não se exporem a risco de lesão. Coisa que quase aconteceu ontem com o TN, que logo depois de machucar, ficou mais apagado ainda, parecendo com medo de piorar. Bem, espero que seja essa a justificativa para esse futebol, digamos, “morno”.
    E que venha dia 27.

  12. Na partida de “volei” disputada ontem entre o “Curintia X Vascaindo” terminou em 1X0. Bricadeira de mau gosto……. Em 2013/14 ganhamos estes 2 campeonatos porque éramos muito melhores mas que tentaram nos atrapalhar, isto tentaram…..Me lambro do jogo contra o Bota e o próprio Curintia, entre outros nos quais fomos literalmente roubados……Brincadeira de mau gosto……Só neste ano o “Curintia” já “ganhou” de mão beijada uns 15 pontos…..Ridículo esta manipulação………Abraços Azuis

  13. Por que não usam os recursos eletrônicos para decidirem jogadas duvidosas, tanto no Futebol quanto no Voleibol. Que me esclareçam os mais competentes, porque estes carinhas são muito discarados. Saudações Celestes

  14. ALGUÉM PODE EXPLICAR O QUE ACONTECEU COM ROBINHO? DESDE AQUELE JOGO CONTRA O VASCO NO RIO, EM QUE FEZ UM GOLAÇO, O JOGADOR DESAPARECEU DE CAMPO. SÃO ATUAÇÕES ABAIXO DA CRÍTICA E PRÁ SE LAMENTAR. PIOR QUE É UM JOGADOR FUNDAMENTAL DENTRO DO SISTEMA DE CRIAÇÃO DA EQUIPE. MANO PRECISA DAR UMA SACUDIDA NO ROBINHO, POIS VAMOS PRECISAR MUITO DE SEU GRANDE FUTEBOL CONTRA O FLAMENGO.

  15. Eu fui no Mineirão ontem e achei o cruzeiro muito disperso. O Thiago Neves estava muito desinteressado, errou todas as jogadas que tentou, inclusive o penalti. Ainda bem que não fez falta, o principal penalti ele acertou que foi contra o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil. Mas é natural e compreensível porque o time está as vesperas de uma decisão e os jogadores queriam se preservar. Vamos Cruzeirooooooo!!!!!!!!

  16. O problema de nós, torcedores, é q dificilmente não exageremos nas críticas. Acho q a partida de ontem foi o q a gente já esperava. Todos nós sabemos q o time é limitado. O importante foi os três pontos. Aliás não vejo nenhum time no Brasileirão q tá jogando o fino da bola. Os times considerados melhores caíram bastante de rendimento. Só espero q na finalíssima da Copa do Brasil o time jogue cm raça, cm a alma. Não importa se vai dá show ou não. O q queremos é uma vitória simples pra poder ficarmos rouco de tanto gritar: é Pentacampeão. Saudações Celestes. Cruzeiro Sempre.

  17. Eu diria que o time também foi preguiçoso e a melhor personificação disso foi o Thiago Neves. Não o condeno, como também não condeno os demais pela falta de interesse na partida de ontem (tirando Léo, Fábio e Raniel). Não condeno porque não vamos ser campeões brasileiros e nem vamos cair para a 2ª divisão, então tem que tirar o pé mesmo para evitar contusões.

    A próxima partida é a única possibilidade de conquistarmos um título importante nos últimos 3 anos !!!

    Falar o que houve não é cornetar. Ótima crônica, PH.

  18. O Cruzeiro jogou pro gasto e tem que se preservar e preparar para a final da Copa do Brasil. Time reserva la em Goias. E toda força aqui em BH. Vamos Zero, contra tudo e contra todos!

  19. O jogo de ontem valeu muito pela vitória,os jogadores estão visivelmente com medo de lesionar e ficar fora da grande final da Copa do Brasil no dia 27 de setembro.
    Mas o time do Bahia esta muito chato de jogar contra ele,o MM foi nota 10 em dar a posse de bola para o time baiano,ficaram sem saber o que fazer da posse de bola,apenas alguns contra ataques no primeiro tempo,no segundo o jogo foi menos parelho a favor do Cruzeiro.
    Thiago Neves e Robinho estão devendo muito,espero que no dia 27 os dois jogam o fino da bola.
    Haja coração no dia 27.

  20. Li um colega acima dizendo que o Raniel não vai muito longe no futebol, mas deve ser difícil (muito difícil) para o rapaz jogar sem a bola chegar, já que os Srs Thiago Neves e Robinho resolveram tirar uma soneca em campo.

    1. Pra mim é um jogador de grande futuro, sabe se deslocar dentro e fora da área muito bem, além de chutar bem, não tem bola perdida, parte pra cima da zaga adversaria com muita raça, não da pra fazer muita coisa com os 2 armadores não acertando nada.

  21. Acho que o Mano está finalmente deixando algumas de suas convicções de lado e procurando fazer o que a maioria clama, pricipalmente nas questões de escalações do time e no que se refere a poupar jogadores.
    Agiu certo ao escalar os titulares ontem e ao poupar (confirmação dele próprio) contra Atlético GO.
    Precisamos do time nos cascos para a grande final da CB.

  22. Realmente o Cruzeiro ta de freio de mao puxado,mas ao mesmo tempo trabalhando serio no plano B,sem essa de repetir aquele jogo com a Ponte Preta.O Mano esta aperfeicoando o time para jogar com jogadores diferentes,culpa do calendario maluco.Mas como tudo tem seu lado positivo,rodar o time e importante para manter a vontade nos reservas.Agora esta sossegando,mas ano que vem a loucura volta.Tenho certeza que dia 27 vamos ver um Cruzeiro cheio de vida,estrategia para ganhar o trofeu e a China Azul novamente fazendo sua parte bem feita.Agora mais uma semana sem Cruzeiro,pqp.

  23. Caro PH,
    Só não vê quem não quer…..Fábio e Léo são exemplos recentíssimos que o retorno da forma física é fundamental para o sucesso. (10 kg perdidos no mínimo, para os dois).
    TN, Sobis, Lucas Silva e Robinho….vejam também e honrem essa camisa campeã!

    Abraço

  24. Realmente, jogo sem graça. O time não sabe ser agressivo. Quando passa do meio de campo, os jogadores sofrem de falta de lampejo de criatividade. O TN é o cara mais fácil que existe no futebol para se roubar a bola. O Murilo teve uns dois ataque de panico. Em uma delas, levou bronca do Fabio. Mas vai aprendendo. Alguém avisa ao nosso time que cobrar escanteio – e falta- não significa retornar a bola para o goleiro. Será que o Mano assiste o DVR depois, em slow motion?

  25. Me parece que a CBF resolveu usar os recursos eletrônicos já para a próxima rodada do Brasileirão.
    Estes recursos já são usados nos principais campeonatos pelo mundo afora e tem sim de ser implantado aqui no Brasil para pararem com a manipulação de resultados favorecendo c ertos times do eixo Rio/SP…….Torço e muito para que vão a frente com estes recursos tanto no futebol quanto no voleibol……..Dignidade já…….Saudações Celestes

  26. PH, acho que o problema para que de rendimento do TH30 e falta de opção para distribuir as jogadas.
    Ontem como no jogo anterior que estava na ponta esquerda era o Rafinha que é mais usado na parte defencisa que no ataque e até o Alisson de um tempo para cá deixou de ser arisco.
    O lado direito do nosso time é nulo e a marcação em cima dele e cruel.
    MM tem que acertar isso.

  27. Me parece que o campo do “7” esta fadado a se tornar mais um elefante branco. Pode se juntar para a coleção que já contam com a Arena do Sal, Cuiabá, Manaus, Brasília entre tantos prédios desperdiçados neste país.. Existem muitas palavras de ordem no mundo moderno, entre elas PARCERIA, Sustentabilidade, Permacultura, Compostagem, Água, Energia Solar, Eólica e tantas outras que as pessoas fazem questão de fazer vistas grossa, talêz por serem cegos mesmo. Imaginem se o CEC entre nesta onda furada de construir uma casa melhor que a do vizinho. O que seria do Mineirão?…..Por outro lado este contrato entre CEC e a empresa que administra o Mineirão pode ser revisto, uma vêz que eles estariam em nossas mãos como melhor cliente……….Podemos pagar “tanto” e fim de papo, estamos conversados……..Saudações Celestes

  28. Na verdade, com a provável construção da ”arena franga”, o Mineirão vai cair nas nossas mãos. Possibilidades gigantes de melhores negociações contratuais com a administradora. É preciso que a diretoria que irá assumir o maior de Minas faça valer nossos direitos, uma vez que seremos os únicos a jogar lá. Estamos com a faca e o queijo nas mãos. A Minas Arena, apesar de sermos os parceiros dela na relação contratual, nunca teve uma boa relação com nosso clube, portanto é chegada a hora de darmos o troco. Simbora Cruzeiro.

    1. Pode ser… mas veja isso é meio perigoso, o Atlético jogou lá poucas vezes no ano mas já deu alguma renda, só o Cruzeiro os custos operacionais de um estádio como o Mineirão são altíssimos, porque é tudo terceirizado todo mundo ganha sua parte, imagina o prejuízo que ele gera no Mineiro por exemplo com público baixo (ou você vai assistir jogo do Cruzeiro no meio de semana as 22:00h debaixo de chuva contra a Tombense pela fase inicial do Mineiro?), será que apenas o Cruzeiro conseguiria manter ele sozinho? digo isto porque Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco não conseguem pagar para usar o Maracanã e já afirmaram que apenas um clube é impossível mantê-lo, ou seja o Maracanã dá prejuízo mesmo se for dirigido por clubes, tem que pensar bem

  29. Acho que já está merecendo uma coluna falando sobre as vantagens e desvantagens de se possuir uma arena própria , analisar o resultado dos times que possuem uma , Corinthians, Palmeiras , etc. O Cruzeiro ficará sempre dependente de contrato c a Minas Arena ?
    Está construção do time menor de Minas será benéfica ?quais são os riscos e benefício

  30. Eu sei que este meu comentário está fora do contexto mas se eu não estou enganado a MRV não gasta um centavo patrocinando o cruzeiro. Já no atlético MG ele está gastando verdadeiras fortunas, e sabemos que existem muitos cruzeirenses que gastam seu dinheiro comprando apartamentos da MRV. Na minha opinião a MRV deveria gastar um pouco de seus lucros com o maior de Minas. A MRV deveria seguir os passos do supermercado BH, pois sabemos que o dono do supermercados BH é cruzeirense mas gasta parte de seus lucros patrocinando o atlético MG. Acho que a MRV deveria gastar seus lucros também com o cruzeiro também.

  31. Sem graça. Essa é a verdadeira expressão para a partida do domingo, contra o Bahia. Eu estava esperando uma goleada, pra descontar aquela palhaça do jogo do primeiro turno que o Henrique jogou de zagueiro e ainda foi expulso, e ainda só tomamos gol porque o Mano demorou a colocar o Murilo. Agora , o time poderia ter rendido mais, temos que jogar com mais raça, com mais vontade fazer gols, os goleiros adversários não tem sido muito exigidos com o nosso ataque frágil, que fica só trançando a bola e não tem sido incisivo, espero que estejam deixando tudo pra final da Copa, Queremos ser penta. Vai Raposa astuta. Vamos ser campeões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *