Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

A caminho do penta: os detalhes do 1º jogo da final da Copa do Brasil

A caminho do penta: todos os detalhes da primeira partida da decisão da Copa do Brasil 2017. (Foto: @Mineirão)

Cruzeiro e Flamengo farão nesta quinta-feira o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil 2017. São os primeiros 90 minutos de uma partida que coloca dois gigantes do futebol brasileiro frente a frente. Juntas, as duas equipes somam 16 títulos nacionais e 11 conquistas internacionais. É, sem dúvidas, uma grandiosa final. Para tentar amenizar um pouco a ansiedade dos cruzeirenses, o blog faz um apanhado geral de todos os detalhes que antecedem o confronto de amanhã.

Os desfalques

CRUZEIRO – Digão, Messidoro e Sassá (não inscritos); Manoel, Dedé, Ariel Cabral e Judivan (lesionados). Ao todo, são sete desfalques do time celeste.

FLAMENGO – Diego Alves, Rhodolfo, Geuânio e Éverton Ribeiro (não inscritos); Paolo Guerrero (suspenso) e Felipe Vizeu (lesionado). Ao todo, são sete desfalques do rubro-negro carioca.

Os pendurados

CRUZEIRO – Lucas Romero, Hudson, Henrique, Thiago Neves, Alisson e Rafael Sobis.

FLAMENGO – Márcio Araújo.

A arbitragem

Quem vai apitar o primeiro jogo da decisão entre Cruzeiro e Flamengo será o paulista Marcelo Aparecido de Souza. Será a quinta vez que ele apitará uma partida da Raposa nesta temporada, sendo que ele estava presente na vitória contra o Volta Redonda (Copa do Brasil) e Coritiba (Campeonato Brasileiro), no empate com o Palmeiras (Copa do Brasil) e na derrota para o Grêmio (Copa do Brasil). Por outro lado, será a terceira arbitragem de Marcelo Aparecido em jogos do Flamengo neste ano. Apitou a vitória dos cariocas contra o Atlético/PR e a derrota para o Grêmio, ambos pelo Brasileiro.

As dúvidas dos treinadores

CRUZEIRO – As dúvidas do técnico Mano Menezes em relação ao time que vai enfrentar o Flamengo amanhã estão na lateral-direita e no comando do ataque. Lucas Romero ainda será avaliado e não se sabe se ele terá condições de atuar. Ezequiel, devido ao problema crônico no púbis, também não é uma certeza. Por via das dúvidas, Lennon está relacionado, mas seria uma grande surpresa se ele fosse escalado no time titular da Raposa. No comando do ataque, Raniel é o favorito dos torcedores, e Rafael Sobis corre por fora. Resta saber qual é a preferência e o que se passa na cabeça do treinador cruzeirense.

FLAMENGO – Rueda está cheio de problemas para escalar sua equipe. Isso porque jogadores-chave de sua equipe não podem atuar pela Copa do Brasil. Não bastasse isso, ele ainda perdeu Guerrero e Felipe Vizeu. Sendo assim, ele poderá escalar Berrío, Vinícius Júnior ou Lucas Paquetá no ataque. Além disso, o goleiro Muralha foi alvo de pesadas críticas do jornal Extra, do Rio de Janeiro, fato que abalou o clube carioca nos últimos dias. O arqueiro vive péssima fase e, se não for titular amanhã, quem fica com a vaga é Thiago.

A preparação para o jogo de ida

CRUZEIRO – O Cruzeiro fechou os treinamentos da Toca da Raposa 2 durante a semana. Mano Menezes não quer revelar suas escolhas para a lateral e para o ataque. Além disso, a Raposa adotará uma estratégia que foi bastante utilizada em 2009, quando o time celeste era comandado por Adílson Batista: o treinamento no estádio em que vai ocorrer o jogo. É isso mesmo. Na noite de hoje, o Cruzeiro fará um treinamento no Maracanã.

FLAMENGO – Da mesma forma que o técnico cruzeirense, Reinaldo Rueda também fechou as portas do Ninho do Urubu e não revelou o time que o Flamengo mandará a campo nesta quinta-feira. Com muitas dúvidas na escalação, o colombiano Rueda faz mistério, mas garante um Flamengo forte no Maracanã.

O clima fora de campo

Fora das quatros linhas, Cruzeiro e Flamengo vivem um clima de paz e harmonia. Os departamentos de marketing dos mineiros e dos cariocas estão promovendo uma belíssima ação nas redes sociais e fora delas. Os dois clubes firmaram a campanha #FinalDeTimeGrande nas mídias sociais, com resenhas, trocas de gentilezas e promoção da paz entre as duas torcidas. Nesta manhã, o mascote do Flamengo recebeu o Raposão e o Raposinho lá no Rio de Janeiro, com a mensagem “Seja bem-vindo, Maior de Minas”.

Comparação financeira entre os finalistas da Copa do Brasil 2017

Levantamento feito pelo SuperesportesMG

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

25 comentários em “A caminho do penta: os detalhes do 1º jogo da final da Copa do Brasil

  1. Vai ser uma bela festa e espero que a cor da alegria seja azul celeste, óbvio.
    Acho bacana esse clima de cordialidade entre os clubes e torcidas, afinal será (imagina-se) uma disputa sadia entre dois grandes times dos cenários nacional e até mesmo internacional, ou seja, adversários sim inimigos jamais.
    Saudações

  2. Pelo que eu sei, o único desfalque do Cruzeiro é Ariel Cabral, que vinha jogando. Os demais ou estão parados há mais de um ano ou nem escritos foram. Se não estão escritos então não são desfalques. É cada uma…

  3. NAÇÃO AZUL DE BRASÍLIA
    Faremos o maior reduto do Brasil nessa quinta-feira(07) e no dia 27.
    Contamos com sua presença para nos ajudar a empurrar o CRUZEIRÃO CABULOSO ao PENTA!
    VENHA TORCER, CANTAR E VIBRAR !
    Local: SIA TRECHO 2 – LOTE 1515 – RESTAURANTE CHURRASCO NA BRASA
    (ENTRADA FRANCA – gastos apenas na sua consumação e cover do evento(5,00)!
    CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 18:30, SHOW SERTANEJO, 3 TELÕES MAIS TV’S
    #DFZEIROS #EMBAIXADAAZUL #FECHADOCOMOCRUZEIRO

  4. Temos que ter uma vantagem no 1° jogo, o empate ja é vantagem e desses 6 pendurados ai pode ter certeza que pelo menos 3 tomam amarelo, vamos jogar no contra-ataque e os cartões amarelos serão inevitáveis. Mais se Deus quiser seremos PENTA!!! VAMOS CRUZEIROO

  5. Acredito que temos plena condições de conquistar o penta. E acho que este primeiro jogo é fundamental. Torço pra um 2 x 0 para nós. Mas temos que jogar com raça, com vontade.

  6. Oi PH. Quero deixar aqui a minha indignação com o pouco caso que o Cruzeiro está tendo com os seus torcedores. Até agora, 18hs do dia 06 de setembro, ninguém na sede do Cruzeiro sabe informar se teremos ingressos pra comprar amanha no Rio. Uma pena. Esperava mais do meu Cruzeiro. ABC Jesus Oliveira.

  7. Foi noticiado na Fox que não há jogadores pendurados no Cruzeiro. Inclusive, um dos comentaristas disse que depois da entrada das equipes que disputam ou disputavam a Libertadores, os cartões foram zelador pra não haver prejuízo para os que estavam na disputa desde o início. Eu, particularmente, acho que seria o mesmo justo e correto. Vc confirma ou tem conhecimento desse fato, PH?

  8. Estou com muitas expectativas boas para estes jogos das finais. Jogadores como Robinho, Tiago Neves, vulgo TN”T”rinta e Arrascaeta podem fazer a diferença alem das suspresas que o futebol nos proporciona………Eu particularmente estou com a boa impressão de que o Arrascaeta é que fará a diferença a nosso favor………O camarada entrará com sangue nos olhos para conquistar este título tão esperado por este jogador de muita boa técnica e dedicação…….No mais todo este grupo está fechado e muito concentrado para este objetivo comum que é a conquista desta CB…..Tamos juntos nesta torcida e a espectativa é das melhores…………Saudações Celestes

  9. Vai Raposa Astuta. Temos todas as condições para sermos “PENTA” vai ser difícil com certeza, mas torço muito para que a Raposa supere o Urubu; Eles são na verdade um grande time. O melhor do Brasil depois da Raposa Astuta. Se conseguirmos um grande “empate” amanhã já será um grande resultado. Para levarmos a decisão para o Mineirão. Tomara que o nosso time entre antenado. não podemos vacilar. Raça e garra e técnica e inteligência do princípio ao fim. Vai Raposa Astuta. Vamos ser campeões.

  10. Para essa final já li e ouvi de tudo.
    A mídia no geral tem o seu lado mesmo tentando esconder a grande maioria da mídia esta vestindo a camisa do Flamengo.
    Enquanto do lá de lá jogadores e torcedores fazem uma corrente de apoio ao goleiro Muralha pelas bandas de cá não para de chover pessimismo e descrença no técnico e nos jogadores cruzeirenses.
    No banco o Flamengo tem um grande técnico que esta fazendo um trabalho espetacular,a mídia esta dando muito ênfase ao trabalho dele mas tenho certeza que se estivesse treinando outro grande fora do eixo RJ/SP tenho certeza que a mídia estaria cheio de dúvidas quanto a seu trabalho.
    Eu não sei o que vai dar nessa final,amanha as 21:45 horas começa o jogo de 180 minutos.
    É aguardar e tomar bastante calmante.
    Tudo pode acontecer,juiz errar,jogadores cometer erros em jogadas primordiais,jogadores serem expulsos ou lesionarem,time jogar muito mal e sofrer gols,técnicos escalarem maus seus times,jogadores principais serem figuras nulas,é pode acontecer de tudo e lá vai calmante para não sofrer.
    Até amanha galera,CRUZEIRO SEMPRE.

  11. P.H. Parabéns por mais essa bela crônica. A caminho do penta, com as ilustrações da forma que se comportarão. Realmente o MM trabalhou bem para a partida, tomara que os jogadores assimilem bem as jogadas, e tem um detalhe que depois que o velho maracanã se foi e o Maracanã se encontra agora reformado, a Raposa astuta ainda não ganhou nesse novo maracanã. será uma grande oportunidade de quebrar esse tabu. Vai ser um grande espetáculo. Vai Raposa astuta. Vamos ser campeões.

  12. Particularmente, não sei até que ponto é vantagem jogar o primeiro jogo fora. Quem joga a primeira em casa tende a jogar com tudo porque save que precisa fazer o resultado. Por outro lado, a tendência de quem joga a primeira fora é jogar mais acomodado, sabendo que tem o jogo da volta pra decidir. E nessa que a coisa desanda e depois fica difícil reverter, porque o outro time vem pro segundo jogo mais tranquilo, pra segurar resultado. Espero que o Cruzeiro não caia nesse comodismo de primeiro jogo fora. É preciso tentar garantir ao menos um empate.

  13. O Alex já fez gol de letra lá no Rio. O Renato Gaucho fez de barriga. Para o jogo de hoje pode ser de canela, etç e etç que vou comemorar e muito……..Avante raposão e diga para o urubu que ainda não estamos mortos…………Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *