Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O Cruzeiro tem padrão de jogo?

A oscilação do Cruzeiro revela um time sem padrão de jogo? (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

Decidi transformar em texto uma discussão interessante que tive ontem com meu amigo PC Almeida, um cruzeirense que admiro e respeito muito. Como bons amigos que somos, temos nossas concordâncias e discordâncias, é claro. Ontem ele disse que a parada no Campeonato Brasileiro fará mais bem ao Flamengo que ao Cruzeiro, pois o Rueda terá tempo para treinar e implantar sua filosofia no time carioca. Eu respondi que, se considerarmos esse critério, a Raposa levará ampla vantagem, já que Mano Menezes está há mais de um ano implantando sua filosofia no clube cinco estrelas.

Aí começou o debate, que envolveu até outras pessoas. PC disse que em teoria eu estava certo, mas que o Cruzeiro ainda não tem padrão de jogo e que, portanto, o Mano ainda não conseguiu ajustar a equipe. Discordo dessa afirmação. Penso que o Cruzeiro tem sim um padrão de jogo, se entendermos que padrão é um tipo de jogo conhecido, que se repete e é bem assimilado pelos jogadores.

Hoje o torcedor do Cruzeiro sabe que o esquema tático da equipe é o 4-2-3-1, sem homem fixo na área, com jogadas concentradas no lado esquerdo do campo, principalmente com Diogo Barbosa e Alisson. É um padrão até irritante, pois não foge muito disso aí. PC discorda, pois acredita que se o time tivesse padrão, ele não oscilaria tanto. Disse para ele que há uma mistura entre dois conceitos diferentes (padrão e oscilação). Entendo que ter padrão não é igual a não oscilar. Por outro lado, acho que os clubes que conquistam títulos têm padrão e não oscilam, mas essas duas grandezas não são diretamente proporcionais. Se assim fosse, poderíamos questionar a maioria esmagadora dos treinadores de futebol.

Sei que o Cruzeiro é um time que oscila. Sobre isso eu estou de acordo. No entanto, temos sim um padrão de jogo. Se ele é o ideal e se gostamos dele é outra história. A respeito da oscilação, ela advém de vários fatores. No nosso caso, em 2017, a variável que mais prejudicou a Raposa foi a lesão dos atletas. Pergunto a você, leitor: quem é a dupla de volantes do Cruzeiro? Ficou na dúvida? Pois é. Fazendo uma retrospectiva, veremos mudanças na dupla de zaga, improvisação na lateral, alterações constantes no meio de campo e no ataque. Jogamos com Sobis, depois tentamos Ábila, agora contamos com Sassá e ainda tem o Raniel. Como não oscilar desta maneira? Mal sabemos a escalação titular. Não por culpa do treinador, mas das lesões.

PC discorda. Ele pensa que colocar a culpa nas lesões para justificar a oscilação do Cruzeiro é transferir responsabilidade. Eu não vejo assim, mas também não estou isentando o Mano Menezes. Nosso treinador tem sim sua parcela de culpa. Basta lembrarmos suas alterações que não deram certo (improvisar Henrique na zaga, por exemplo) e sua implicância com o Ábila. A diretoria também tem responsabilidade nisso, se considerarmos algumas carências no elenco (trouxeram o Lennon para a lateral-direita e logo depois anunciaram a descrença no jogador).

Acho que o Cruzeiro, com os jogadores que tem, poderia render muito mais. Quem tem a qualidade de jogadores como Lucas Silva, Robinho, Arrascaeta, Thiago Neves e Sobis deveria apresentar mais recursos táticos. Deveríamos ser uma equipe menos previsível. E isso eu coloco na conta do treinador. Mas, apesar disso, penso que temos sim um padrão. Aquele Cruzeiro de Luxemburgo, em 2015, é que não tinha. Era um verdadeiro amontoado de jogadores. E também é meio complicado pensar que avançamos até a final da Copa do Brasil passando por cima de São Paulo, Palmeiras e Grêmio sem ter padrão de jogo.

A discussão é boa e interessante. Compartilho-a com vocês e deixo o espaço sempre aberto para que outros pontos de vista possíveis sejam partilhados aqui nos comentários. Amanhã falo um pouco sobre a Primeira Liga. O Grêmio vem com time reserva. Até lá!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

53 thoughts to “O Cruzeiro tem padrão de jogo?”

  1. Fala-se em PADRÃO DE JOGO… só que com escolhas erradas não há PADRÃO DE JOGO.
    Os volantes LUCAS SILVA e HUDSON estão entre os 4 melhores do Brasil e são reservas de Ariel e Henrique que não figuram nem entre os 15 melhores.
    Elber e Sobis não deveriam nem entrar em campo.
    Assim, para o Cruzeiro adquirir SEQUÊNCIA POSITIVA é preciso ter os melhores em campo, independentemente do PADRÃO DE JOGO.

  2. Qualquer time que deseja chegar a algum lugar tem que ter sim padrão de jogo.
    Oscilar faz parte principalmente no campeonato de pontos corridos,todos oscilam ainda mais quando sabemos que os nossos clubes não tem um plantel com jogadores do mesmo nível como ocorre com os grandes clubes europeus lá até o terceiro reserva é titular na seleção de seu país.
    Padrão e oscilação,faz parte num campeonato de pontos corridos mas como estamos falando da final da Copa do Brasil nada disso conta,são duas partidas e essas partidas que terão que ser analisadas por ambos os técnicos,não pode ter erros,serão duas partidas bem diferentes das que costumamos ver no brasileirão,serão definidas nos detalhes e quem errar menos levará o caneco,oxalá que seja o meu CRUZEIRO.

  3. Com certeza o time tem um padrão de jogo, só que muito ruim. Ruim porque não apresenta qualquer variação. O time só ataca pelas laterais, 80% das vezes pela esquerda. Já não fosse muito pouco um time não conseguir construir jogadas/infiltrações pelo meio do campo, os jogadores de ambos os lados do campo não não conseguem passar pelos seus marcadores e ir até a linha de fundo e cruzar ( O be-a-bá do ataque pelas pontas). Não arriscam dribles em direção à linha de fundo e também não conseguem vencer seus marcadores através de tabelas. Em 98% das vezes que o Alisson, ou o Diogo recebem a bola na lateral, eles retornam a bola para trás, ou para o meio. É desesperador e medíocre! E incrível, para piorar, esses burocratas das pontas não arriscam entrar em diagonal em direção ao gol, seja para finalizar, seja para infiltrar e receber um passe do meio de campo, ou seja simplesmente para confundir a defesa adversária. Não sabem o feijão com arroz do futebol, coisa que em qualquer várzea se vê!
    E o meio de campo? Não tabela , não infiltra, não dribla e não chuta. Ficam ali, naquele papo de meninos de recado, entregando a bola de uma lateral para a outra. Os volantes simplesmente não contribuem para o ataque. Coisa de esquema tático cagão e sem criatividade!
    E a saída de bola? Meu Deus, será que não dá para treinar um pouquinho que seja o Fábio, vê se ele para de dar aqueles balões para a frente? 30 anos de futebol e o cara não sabe distribuir uma bola!
    O resultado é esse time oscilante que depende do adversário para ganhar, empatar ou perder, pois não tem futebol para se impor. Ganhou do Grêmio na vontade e isso já foi muito. A continuar esse padrão de anti-jogo, vai continuar oscilando eternamente em função da fraqueza do adversário, ou da superação através da vontade. O futebol mesmo é bem pequenininho.

    1. Que isso DIRP, vc ta muito de mal com a vida! kkkk

      Vc quer o lateral / meia indo na linha de fundo pra cruzar pra quem? Cruzeiro não joga com 9 fixo.

      Falar que o Diogo nao entra em diagonal não pode, ele até fez o gol da classificação contra o palmeiras entrando na area.

      Falar que os meias nao infiltram tbm terei de discordar, o Thiago Neves está sempre fazendo gol, sempre dentro da área, o Alisson infiltra….

      Os volantes têm tido seus altos e baixos e a direita – melhor deixar pra lá… se o Ezequiel e o Elber marcarem direitinho já ta bom… hahahaha

      Bora analizar com mais calma galera!

    2. Ta equivocado cara. O Fábio ate grita pedindo alguem para receber a bola que na maioria das vezes ele lança com as mãos. O Alisson sempre parte pra cima dos adversários. Não to falando que o time não tem defeito, muito pelo contrário. Mas metade disso ai que você falou é besteira, babozeira.

  4. Acho que concordo com o PC tb. Justificar esse padrão utilizando apenas a formação tática é muito pouco. Joga-se mais pela esquerda pelas escolhas do treinador acima de tudo. Acho que os jogadores do Cruzeiro pensam como vc PH, sabem a formação tática, mas não são treinados para fazer a mesma funcionar bem. E isso pra mim é 100% responsabilidade do técnico. Em vários jogos somos envolvidos pelos outros times onde parece que jogamos com 9 contra 12. O Cruzeiro vem ultimamente mais na VONTADE superando essas dificuldades.

  5. O futebol é uma área de atuação do ser humano onde se ocorre as maiores falácias. A minha pergunta é a seguinte. Qual outro time no futebol brasileiro tem padrão de jogo? Ter padrão de jogo é bom ou ruim (padrão é bom quando o time está ganhando)? Temos quatro grandes competições; Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil e Sul Americana. O Brasileiro já é do Curintian, dificilmente um brasileiro vencerá a Libertadores, não há time brasileiro disputando a Sul americana e finalmente, o Cruzeiro está na final da Copa do Brasil. Eu não entendo o por que de tanto mi mi mi e reclamação por parte dos torcedores. O porquê de tanta reclamação em cima do MM. Com padrão ou sem padrão estamos aí, estamos numa final e bem credenciados, se não vencermos será destino das surpresas dentro de campo, como as bolas nas traves do Grêmio que nos deram a classificação. O Futebol tá cheio de papo furado, vamos apoiar e acreditar mais!!!

  6. KKKK, DIRP! Gostei muito das suas colocações, todas muito boas! Só acho que exagerou um pouco na dose, mas no fundo, no fundo o caminho é por aí mesmo! Parabéns!

      1. Ô Tostes, aposto que vc não teve a felicidade de ver os grandes times e os grandes craques que o Cruzeiro já teve. Você está se contentando com muito pouco. O Cruzeiro tornou-se respeitado, admirado e invejado por não só ganhar títulos, mas ganhá-los com um futebol bonito, encantador e muito superior aos demais. O futebol arte faz parte de nosso DNA! Ganhar por ganhar, depois de mais de mil anos que o futebol foi inventado, até o Ibis de Minas Gerais já conseguiu se apropriar de uma taça bridgestone libertadores. Daí eu pergunto, além do próprio séquito de sofredores, alguém mais viu graça naquele time?
        Então que ser campeão é bom mas já não basta, pois hoje em dia qualquer um já foi. Nosso nível é outro e com esse esqueminha do MM, estamos nos transformando em um time qualquer que, se vence, é pela bondade do adversário. Ou você acha que esse time do Cruzeiro tem mais futebol que o Grêmio, por exemplo?

  7. O cruzeiro tem padrao sim, JOGAR NA RETRANCA, JOGAR POR UMA BOLA, JOGAR PARA NÃO TOMAR GOL NA CASA DO ADVERSÁRIO, JOGAR SOMENTE NOS CONTRATAQUES. Esse MM deu padrao ao Cruzeiro de time retranqueiro, como todos os clubes que esse fraco treinador trabalha. E ja vou logo avisando, o MM vai montar uma equipe la no rio para não tomar gols, no mínimo 4 volantes….isso é a cara do MM retranqueiro.

  8. Concordo pH. Ainda acrescentaria nossos dois zagueiros q seriam titulares absolutos e, certamente, uma das melhores duplas de zaga do Brasil. Dede e Manoel.
    Acrescentaria ainda o fato de alguns jogadores n terem rendido (ou pelo menos por enquanto) o q todos esperavam e fizeram com q o técnico precisasse mexer mais ainda. Falo do Sobis, principalmente.

    1. DAVID. e vou mais alem.
      Como manter um esquema , se quando precisa mudar alguma peça, não tem banco?
      Ja se imaginou no lugar do MM? olhar pro banco e ver um Rafinha, Elber, Lenon, Bryan,Ezequiel, R.,Marques. Sóbis.?
      Como alterar um plano de jogo com um TAMBORETE destes.?
      Vejam quantos estão no DM e seriam titulares, se estivessem aptos?
      Vivo dizendo, o MM, tira leite de pedra, se não fosse ele o que é, nós não estariamos onde estamos.
      Quando uma turma de apressado, pedem a cabeça do MM, eu respondo, “Isto mesmo, tire o MM e coloca o LISCA DOIDO ou O CHAMUSCA, ou quem sabe ainda, o ROGER, aí caminharemos que nem o Inter o ano passado.
      Para finalizar, jogamos no contra ataque, pq. nao temos material humano, para jogar diferente.

      1. Só para lembrar:
        Dia 18/08: “Ídolo nos dois clubes, Alex vê elenco cruzeirense superior ao do Palmeiras”. O elenco é qualificado, quem diz conhece mais de futebol do que nós. O DM sempre terá alguns, não é novidade.
        ROGER: o Grêmio do Roger (preparou o time por 1,5 ano) foi campeão da Copa do Brasil em 2016 com o Renato no banco de reservas, jogando um belo futebol.
        MM: não ganha nada desde 2009, joga feio e com a sorte, espero que ganhe este ano…
        Enfim, acho que depois de 1 ano e 3 meses não tem ninguém apressado, já deu e ele já mostrou do que é capaz. Pessoalmente acho que o Cruzeiro merece mais, mais qualidade, mais técnica, melhores jogos e resultados. O Cruzeiro me acostumou mal.
        Tem gente por aqui elogiando o MM porque evitou o rebaixamento em 2015 e 2016 e porque estamos em 6o. este ano, sinceramente é se contentar com pouco, com a mediocridade, o Cruzeiro é muito mais que isto.

  9. Eu vi no Twiter essa discussão besta, com o corneta do P.C, que torce mais pro Cruzeiro se dá mal, pra ele está sempre certo. O time tem padrao sim, temos jogadas e o time tem boa consciencia tática. O q atrapalhou esse ano foram as contusões dos grandes jogadores, senao estaríamos mto melhores e mais regulares. Nao se torne um P.C!

  10. O problema do time, na minha visão, é a questão da formação da equipe. O Cruzeiro até esses dias e acho q até hoje não tem os 11 jogadores considerados titulares. Seja por contusões ou mesmo opção do senhor Mano Menezes. Se bem q tem alguns q são intocáveis pelo senhor Mano. Não é preciso nem citá-los. Só mesmo lesão pra tirá-los dentro de campo. O pior q esses jogadores deixam a desejar e muito. Time pra ganhar padrão de jogo, os jogadores devem tá bem entrosados (e isso somente cm os 11 tendo sequência) e bem treinados. E o nosso time não tem nenhum e nem outro. Acho q a oscilação do time é devido a falta de padrão q até hoje o Mano não conseguiu implantar. Uma equipe por mais bem treinada e disciplinada taticamente q seja não consegue ser estável, imagine uma q não tenha isso. Quanto ao Flamengo, é bom o Mano ficar atento. O Rueda é um grande treinador e sabe treinar e montar um time. Além da grande experiência q tem. A nossa vantagem é q ele tá chegando agora e tomara q o tempo nos ajude a ele não conseguir implantar totalmente a sua filosofia de jogo no Flamengo até a finalíssima. Saudações Celestes. Cruzeiro Sempre.

  11. O padrão do Cruzeiro é tocar a bola sem objetividade, para os lados e para trás e atacar pela esquerda, com o Diogo e o Alisson. Com a qualidade individual de alguns jogadores, com vontade e com o apoio da torcida o time vem se superando. É claro que são qualidades importantes e o Mano, como motivador do grupo, tem seus méritos. Vamos Cruzeirão, rumo ao penta!

  12. É difícil apontar uma equipe no Brasil que tem um padrão de jogo e que em nenhum momento foge desse padrão.
    falar que Hudson e Lucas Silva esta entre os 4 melhores volantes do Brasil é muita brincadeira,o Lucas Silva vem mal a muito tempo chegou totalmente desmotivado ao clube,tenho certeza absoluta que esta sendo feito um trabalho psicológico muito grande com esse jogador pois na Europa foi colocado em jogo a sua saúde.
    O Hudson jogou bem somente as partidas do Rural,depois desapareceu seu futebol,esta como o time do Cruzeiro joga uma partida boa e outra ruim,no domingo ele foi de mal a pior.
    O que não se pode é o discurso de ódio gratuito contra aqueles jogadores que não gostamos,eu não gosto do futebol do Rafinha me lembra muito o Zinho a enceradeira mas domingo ele foi primordial,o Lucas Silva fez o passe e mais nada.
    Jogadores são como nós,humanos,eles erram e acertam,tem dias que tudo da certo mas em outros dias seria bom nem sair de casa.
    Eu particularmente apoio todos os jogadores que vestem a camisa gloriosa do meu CRUZEIRO mesmo o trio que mais sofre nas mãos dos torcedores Fábio,Léo e Henrique.

  13. Acho que um assunto interessante no momento seria as vantagens e desvantagens de se ter uma arena , será que o Menor de Minas está partindo na frente ? Até que ponto ter um estádio ajuda no desempenho, entre outras questões.

  14. Com certeza os altos e baIxos irritam qualquer filho de Deus,o Mano tem que perder esse titulo de “REI DO EMPATE”,pelo menos enquanto estiver aqui.Mas todos estamos confiantes tanto na CB quanto no G6,e nao e otimismo nao,temos muitas chances reais de exito nos dois,mesmo que tenhamos que empatar ate o fim da estrada.Brincadeira a parte,eu boto muita fe no Mano,vai fazer historia no Cruzeiro ganhando titulos,ja fez nos salvando do rebaixamento twice.Amanha vai ser divertido assistir os reservas e talvez jogadores da base.Engracado e que o Gremio nao ta dando a minima,mas vai ser uma boa desculpa para beber algumas Salinas e deixar para comentar aqui no dia seguinte, para nao falar besteira kkkkk!

  15. O Rafinha em 37 jogos fez 1 Gol, e ainda tem gente que defende o jogador.
    Como este espaço é democrático, só me falta rir dessa asneira.
    o Rafinha consegue ser pior que o Elber que é pior que o Alano e que já foi embora. Graças a Deus.

  16. Ora, ora, vcs dois estão certos, e não precisam mais discutir: o Cruzeiro tem padrão de jogo, sim; e o seu padrão é oscilar toda semana; aliás, oscilar do nauseante pro medíocre, e vice-versa! De vez em quando, sai do padrão, quando emplaca uma vitória diferente… Mas, logo se cansa de ganhar (mesmo que uma partida), e volta a oscilar do jeito que todo mundo vê. É isso que dá um velho cruzeirense ter-se acostumado com aquelas formações da Taça Brasil, dos campeonatos perdidos em 1974 e 1975, com as vitórias na Libertadores, na Supercopa, no Brasileiro de 2003, do tri e do tetra…

  17. Importante observar que o Cruzeiro não apresenta mais variações táticas com Arrascaeta, porque ele esteve ausente da equipe desde a terceira rodada do campeonato brasileiro, e retornou parcialmente na 22ª. Seu amigo PC crê que as contusões e ausências de vários titulares (além das que ocorrem em rodízios para poupá-los) não alteram em nada o padrão do time. É melhor você começar a discutir futebol com outras pessoas que já tenham praticado futebol, e entendam mais deste esporte.

  18. P.H tô com você. O time tem um padrão, porém as lesões nos prejudicaram sobre maneira. Veja bem, enquanto tínhamos um zaga com Dedé e Manoel nosso time não perdeu. Foi só esses dois machecarem e …; Lembram-se do primeiro tempo contra os verdes na arena palmeiras, três a zero de causar inveja até ao Barcelona. Porém no segundo tempo com a desfamosa zaga “Léo e Caicedo” eles ainda empataram. Então temos uma Raposa astuta que faz história. E esse primeiro tempo contra os verdes vai ficar na história. Temos padrão e estamos felizes de estar na final da Copa do Brasil. Agora estou gostando muito da “segunda liga” para vermos como são os nossos outros craques, se realmente merecem vestir a camisa azul e branca. Amanhã é dia do Rafael, vamos ver se vai nos classificar igual o Fábio fez. Vai Rafael, goleirão. Vai que é sua. Vai Raposa astuta.

  19. Contusões atrapalham, como na final do rural, temos muitos jogadores para entrar, alguns poderiam dar conta do recado, outros não tem condições de jogar num time com a nossa grandeza.
    O time é mal treinado para atacar, sabe se posicionar em campo e só. Toma poucos gols, mas faz a conta do chá… Por exemplo, não marcou contra Avaí, Vitória, reservas do Bota, Chapecoense e Bahia.
    O Cruzeiro raramente é envolvido por um adversário, a posse de bola tem sido meio a meio ou mais nossa, porém, muitas vezes é aquele toca toca de lá pra cá e pros zagueiros… Falta os meias buscarem a bola na intermediária e acionar os pontas de lança e atacantes. Faltam dribles, movimentação, tabelas.
    Sem falar que nossos melhores atacantes são o De Arrascaeta e o Thiago Neves, que jogam mais centralizados e recuados que os limitados Sobis, Alisson, Élber, Sassá, Raniel. Não temos um atacante completo.
    Rueda é bom treinador e esta parada dará tempo para treinar, mas o Cruzeiro também terá tempo.
    Mano tem que estudar o Flamengo e mostrar aos jogadores como vencer no Rio, sem tomar cartão, de preferência, pois estamos com 6 jogadores pendurados.
    Acho que oscilamos tanto por culpa do técnico que escalou mal em 70% dos jogos e priorizou o rural para cansar jogadores no decorrer da temporada.
    Lembro do Marcelo Oliveira em 2013, com medo de jogar contra um time fraco do Flamengo, inventando no 2º tempo, por exemplo, o inútil Leandro Guerreiro para não tomar gol, e Vinícius Araújo para fazer, com Martinuccio, Dagoberto e Júlio Batista ainda no banco. E lembro em 2014, no galinheiro, quando com medo, de novo, entregou o título para as frangas.
    Se o Cruzeiro não se impor lá, como fez contra o Palmeiras no 1º tempo, sairá derrotado.
    Não invente no Maracanã, Mano. Pois esta é sua última chance de ganhar um título pelo Cruzeiro.

  20. Não temos padrão de jogo!!!! Padrão tem o Grêmio que jogue onde jogar ataca, troca passes, tem aproximações, triangulações. Se sai o Diogo e entra o Bryan as jogadas pela esquerda desaparecem. Se Lennon joga na direita é de um jeito, Romero de outro e Ezequiel de outro. Mantendo no exemplo do Grêmio: Leo Moura e Edilson o padrão é o mesmo.

    Galera, um time que tem 46,9% de aproveitamento num campeonato de pontos corridos não tem padrão nenhum!!!!!! Me desculpem tirar a aura da classificação pra final da copa da cabecinha de vcs….

  21. Com td respeito aos argumentos sempre pertinentes do PC, estou em maior parte com vc, PH… o cruzeiro tem padrão e isso eh claro: dar a bola ao adversário, fechar a porta lá atrás e utilizar o lado esquerdo, principalmente, pra sair em contra-ataque qd houver falha do adversário… td jogo eh isso q eu espero do cruzeiro e eh isso que sempre acontece, portanto, no meu conceito, isso eh padrão.
    Contudo, concordo com o PC na parte de falar que lesão não justifica a oscilação, até pq o discurso no início do ano eh sempre o msm… “o time não pode ter 11 titulares, pq há lesões, suspensões e negociações durante uma temporada.” Logo, se a diretoria e comissão técnica fizeram essa essa previsão e por isso, fizeram “contratações pontuais” (expressão bem na moda ultimamente), jogar a culpa em lesões pra justificar oscilações e ocultar o erro de gestão eh dar um tapa descarado na cara do torcedor e falar que não fez nada! Ótima discussão! Abraço!

    1. É isso aí Sérgio, e completo:
      SIM, temos um padrão, que é MUITO distante das tradições do CRUZEIRO.
      NÃO, não gosto deste padrão, mesmo porque temos vários jogadores com qualidade técnica para jogar um melhor futebol, com eficiência, mas aí precisaríamos de outro técnico.
      O padrão está claro, é o SOFRIDO, palavra frequentemente usada pelo treinador atual, MM. Ou tivemos alguma partida tranquila no último ano???
      Não dá para culpar as lesões pelas escolhas ERRADAS do treinador, como o TN centralizado no jogo contra o Grêmio, foi opção dele com tantas outras (o Ábila no banco, por exemplo). Mesmo porque as lesões ocorrem em todas as temporadas e com todos os times.
      Assim, o que você chama de OSCILAÇÕES e chamo de PADRÃO, afinal com o MM o padrão tem sido oscilar.
      #FORAMANOMEDIOCRE

      1. Vcs dois falaram muito bem. Temos sim um padrão: PADRÃO SABE SOFRER. kkkkk (palavras do Mano). O esquema é bem definido, casinha fechada, jogo chato, irrita o adversário e a torcida, mas é competitivo. Um homem que não é centroavante enfiado no meio da zaga e dois pontas tentando criar espaços e jogadas diferentes (o que raramente acontece). Mas o elenco é bom e assimilou algumas coisas boas.

        Pontos positivos:
        -leva poucos gols, é competitivo, previsível, pode virar título;

        Pontos negativos:
        -Faz poucos gols, não empolga, jogo chato, previsível até demais.

        Vamos dessa forma e torcer para vir um título.

      2. Por fim, não concordo nem um pouco com esse papo de lesões. As lesões atrapalham todos os clubes. Ademais, quando as coisas estão dando certo, os cartolas adoram dizer que foi feito um bom planejamento, que tem bom elenco e blá blá blá. Vide 2013 e 2014. Quando as coisas estão mal, volta o papo das lesões.

        Saudações celestes, e estamos sempre com o Zeirão!

  22. Bom dia, nosso padrão é não ter padrão, cada jogo com sua história,cada jogo com sua escalação,no próximo jogo uma incógnita, vamos ser penta campeões na força da camisa na força da torcida, por pior que tenha sido o ano.

  23. Sem dúvida um debate bem interessante, PH.

    Dependendo do ângulo que a gente analisa a questão, vamos concluir que Marcelo Oliveira é o melhor técnico não do planeta Terra, mas de todo o universo, pois chegou juntamente com um batalhão de estrangeiros (no sentido de novas contratações) e no mesmo ano nos trouxe o inédito bi campeonato brasileiro, apresentando um bom futebol praticamente desde o início.

    Já Mano Meneses está procurando acertar o time há mais de um ano.

    Conseguir um padrão passa por uma série de fatores, é uma soma de motivos e não apenas um só. Claro que o perfil do técnico pesa nisso daí e eu penso que um dos elementos que contribuiu negativamente foi a enorme arrogância do Mano, que tem um ego bem maior do que ele próprio. Essa característica impede o treinador de fazer uma boa análise da situação que encontra no clube, inclusive a capacidade e as limitações do elenco de jogadores. Por esse lado me parece que ele abaixou um pouco a bola e, curiosamente, o time subiu de produção, embora continue a apresentar alguns defeitos recorrentes como a qualidade da finalização.

    É como aquela conhecida e desejada química: o ideal é você dar certo com uma mulher na cama desde o início, ou então desde a primeira vez já não rola daquele jeito diferente, que vale mesmo a pena. Esse negócio de ficar procurando padrão durante um ano já é mais complicado.

  24. Apenas corrigindo: no mesmo ano Marcelo Oliveira nos trouxe o primeiro título do bi, pois é claro que não poderia trazer um bi no mesmo ano …

  25. Não entendo vcs. Mano é o técnico mais longevo da série A, tem mais de 60% de aproveitamento, está no G6 e na final da Copa do Brasil, onde eliminou São Paulo, Chapecoense, Palmeiras e Grêmio. Parece que o cara ta na zona de rebaixamanento, fora de todas as disputas e com péssimo aproveitamento. Time perfeito só Real Madrid agora. Baixa a bola aí, pessoal. Que necessidade é essa de criar polêmica e crise onde não existe. Deve ser falta de assunto.

  26. Concordo quando vc diz que o MM escalou mal na maioria dos jogos. Jogador que não vem bem a duas ou três partidas e ele insiste. Nem sempre ele escala os melhores naquele momento.

  27. Não que eu seja um defensor ferrenho do treinador Mano Menezes, com sua filosofia de não levar gols e fazer um ou dois, se possível. Acontece que mesmo sendo assim desta forma, ele já nos salvou dois anos seguidos da degola e atualmente estamos na semi final da CB e disputando o brasileirão sem aqueles sustos dos anos anteriores. Muitos time no Brasil já trocaram de técnicos este ano, alguns até mais de uma vez e bem ou mal lá está o MM, com sua característica. Sei não, mas mesmo com a diretoria nova que está por vir no final do ano, acho que o treinador deveria continuar. Essa é minha opinião. Simbora gigante azul.

    1. Isso mesmo,Mano esta fazendo um bom trabalho,troca de tecnico e tiro no pe garantido.Na Europa e normal manter o treinador mesmo qd o time esta mal,trabalho a longo prazo quase sempre da bons resultados.O que eu quero e meu Cruzeiro ganhando titulos,nao importa cabeca de quem vai rolar,mas eu tb creio no trabalho do Mano.Uma penca de empates aqui,uma vitoria ali e la vamos nos rumo ao penta e a LA.O substituto do Renato Gaucho disse que o jogo hoje,vai ser o jogo do ano para eles.

  28. …E tem mais. Se Mano Menezes sair, os grandes clubes brasileiros farão filas pra contratá-lo. Mesmo assim os cornetas de plantão desaprovam o trabalho do cara. Pra esses aí bom mesmo é Roger Machado, Liscas, o doidão, Joel Santana, quem sabe o Leão? Acorda gente, deixa o cara trabalhar! Depois do Tite, qual treinador no Brasil tem mais cacife pra dirigir um time grande como o nosso?

  29. Venhamos e convenhamos, se não fosem os 06 gols do esforçado Sassá, só Deus sabe onde estaríamos……….Com relação ao “esquema” é o seguinte, não tem esquema não…..Entramos nos jogos para estudar os adversários e vamo que vamo……..Se der para beliscar algum pontinho é mais mió……….Jogamos no erro dos adversário e contamos com a sorte e o que vier é lucro………..Um time que depois de 1 ano não tem variações táticas não tem explicar nada……..O MM conta com o talento de alguns jogadores que de repente vão lá e resolvem……..Só para se ter uma ideia, tem 1 ano que o “técnico” esta esperando pelos gols do Sóbis e até agora a ficha não caiu…………O que nos salva mesmo são lampejos de jogadores ou jogadas de bolas paradas esporádicas……..Jogadas trabalhadas mesmo já estou até esquecendo do que se trata…….O que espero mesmo é que tenhamos as oportunidades nesta final e que o último homen esteja no lugar certo e na hora certa para concluir a jogada, nem que seja de canela….Tá valendo….Abraços
    PS..Difícil é esperar isto do Rafael Sóbis, ou seja, que estaja no lugar certo e na hora certa de escorar para as rêdes………..Pago para ver e estou com as mãos cosando para bater palmas…Saudações, muitas saudações Celestes………..

  30. Tem TÉCNICO por aí que ganhou 02 Brassileirão com os pés nas costas, desputou várias finais de CB e acabou ganhando tbm………É o cara e tiro o chapeu para ele, além de ser simpático o principal é que conhece muito e mais um pouco do riscado alem de ter tido lá dentro das 4 linhas com muita sabedoria…….Gosto é gosto e não se discute…….Tem gosto para tudo, até para o antijogo….Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.