Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O momento do Cruzeiro requer atenção

De bem com a vida, Cruzeiro volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. 

Antes do confronto decisivo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, o técnico Mano Menezes surpreendeu ao escalar muitos titulares contra o Sport Recife, no Mineirão. No Sul, o Grêmio de Renato Gaúcho optou por utilizar os reservas no Campeonato Brasileiro. Obviamente, se a Raposa não tivesse conquistado a classificação para a final da CB, alguns questionamentos surgiriam em relação à escolha de Mano.

Utilizar os titulares contra o Sport foi uma estratégia já revelada pelo treinador do Cruzeiro. Era preciso vencer aquele jogo para que a torcida cruzeirense confiasse no time e lotasse o Mineirão na quarta-feira. Como todos sabem, a estratégia deu certo: vencemos os pernambucanos, a torcida abraçou ainda mais o time, batemos recorde de público e ajudamos nossos guerreiros a conquistar a classificação.

Agora confirmado na final da Copa do Brasil, o Cruzeiro volta suas atenções para o Brasileiro. O jogo é contra o Santos, na nossa casa. É preciso ter cuidado com essa euforia pós-classificação. Não podemos deixar o campeonato nacional de lado. Precisamos continuar firmes na meta de ficar na parte de cima da tabela, onde situam os clubes que têm garantido o acesso para a Libertadores. Ainda não vencemos a CB e, por isso, não podemos parar de brigar por uma vaga no G-6 ou no G-4.

E será excelente se vencermos o Santos, no domingo. Depois dessa partida haverá uma boa parada para as Eliminatórias da Copa do Mundo. Só haverá jogo pelo Brasileirão no dia 10 de setembro. O Cruzeiro terá tempo para descansar, recuperar os atletas, ganhar reforços vindos do DM, treinar a equipe e regressar forte para a final da Copa do Brasil e para a sequência do Campeonato Brasileiro.

O clima é muito bom. Muita gente está querendo aderir ao programa de sócio-torcedor por causa da final da Copa do Brasil. A torcida fez as pazes com o time. Só que não podemos nos iludir e perder o foco. Há poucos dias, estávamos lamentando a nossa instabilidade e as perdas dos últimos anos. Ainda temos muito a melhorar. O ataque, por exemplo. Classificamos com gol de bola parada. Não fosse isso, talvez não teríamos conseguido. Pés no chão e foco nos objetivos. Não há absolutamente nada ganho em 2017. Ainda.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

54 thoughts to “O momento do Cruzeiro requer atenção”

    1. PH, mais uma ótima crônica… Vc está se superando… passou muita motivação antes do jogo(acho até que chegou aos jogadores seu brilhante texto) e pés no chão após a classificação…
      Tem eleição no cruzeiro em breve… Pode ser candidato… Abs

      1. Flávio … vi muitos vídeos e reportagens por estes dias de diferentes canais, e depermita-me discordar, penso não é bem assim … veja o que escrevi lá no meu comentário … vou colar uma parte aqui para você:

        ” … a imprensa de um modo geral está apontando o Cruzeiro como favorito e o Flamengo e a sua torcida estão pegando isto como fator para os motivar … tipo ‘toda a imprensa diz que o Cruzeiro já ganhou, mas é sempre nessa hora que o Flamengo cresce’. É uma coisa presente em vários vídeos e blogs que assisti hoje na internet” .

        Temos que ficar muito atentos, jogar com humildade e muita força, como foi com o Grêmio lá e aqui nos segundo tempos.

  1. To contigo PH, a luta continua… Só estou achando muito oportuna a limitação de ingressos, forçando a barra para a adesão do programa sócio. Não achei legal a postura da diretoria se fazer valer dessa esperteza.

  2. PH, lembremos do Santos que brigou alguns ano atrás pela Liberta, tanto no Brasileirão, quanto pela Copa do Brasil e não conseguiu nenhuma. Temos time para conquistar o penta da CB e para chegar entre os 6 do Brasileirão. Mas para Libertadores, temos que melhorar em algumas peças. Definir principalmente alguns jogadores como titular, peça para reposição, etc.

  3. PH, boa tarde.
    Só complementando, serão 10 dias entre o último jogo (Santos dia 27/08 no Mineirão) e o jogo de ida da final da Copa do Brasil (Flamengo 07/09 no Rio). São, pelo menos, 7 dias para descansar (contando com a reapresentação na segunda dia 04/09).
    Vamos para cima do Santos com força máxima.

      1. Bem lembrado Bruno. Acho que esse jogo da Primeira Liga será importante para dar uma rodada no time, colocar jogadores que não vem tendo muitas oportunidades e já testar o Messidoro e o Digão.

        1. Se não me engano o próprio Mano já falou que vai com time reserva pra esse jogo contra o grêmio. Já meio que deixou claro que essa competição tá em segundo plano.

  4. Só fazer as coisas certinho, o treinador não inventar a roda…. fazer o simples…. com essa torcida e a raça dos jogadores o título é nosso. Favor não atrapalhar Mano. Raniel desde o início.

  5. Uma semana atrás eu escrevi: “vamos empatar com o Sport e empatar com o Grêmio e o final do ano vai ser a melancólica despedida do Gilvan e sua turma…”.
    Eu estava errado, felizmente.
    Vencemos as duas e estamos com a moral alta.
    Mas esses dois jogos não foram garantia de nada, absolutamente nada.
    Podemos ainda ter um final de ano melancólico se perdermos o foco do Brasileirão.
    Uma vitória nos garante no G6 e vai dar tranquilidade para a parada no calendário.
    Espero que o DM libere (libere mesmo!) Arrascaeta e Manoel que irão fortalecer muito o grupo´(já que pelo jeito Cabral e Dedé só ano que vem…).
    Não podemos desgarrar do G6!

    1. Concordo, Bruno.
      Será um ótimo teste para os reservas (mas os reservas dos reservas mesmo) e alguns que ainda não jogaram, como o Messidoro. Não acho que vale a pena arriscar alguns reservas, digamos, imediatos, como: Elber, Lucas Silva e Raniel. Vai que algum machuca. Ainda por cima por ser um campeonato que não vale nada. Só serve pra teste mesmo.

  6. Espero que a “ressaca” da classificação não atinja o time… Mano terá que trabalhar bem o psicológico dos jogadores.

    Sobre a final do Copa do Brasil 2017, temos que manter o time focado e lutando dentro de campo.

  7. Muito oportuno este texto. O canto da sereia é traiçoeiro. Muitos e muitos poderosos já cairam nesta cilada. Time vai jogar em casa na ultima e decisiva partida, passou pelo maior bicho papão do Brasil, no momento, tem um timaço e em crescimento, ganhou mais vezes esta copa do Brasil, um técnico que conhece os atalhos destes mata mata, torcida maravilhosa e que enche mesmo o estádio. O Flamengo, de técnico novo, time em formação mais recente ainda do que o Cruzeiro, vai jogar a ultima partida fora de casa, Guerreiro fora do primeiro jogo, Diego ainda entrando em forma. Tudo conspira a favor do Cruzeiro. Mas vamos fazer de conta que é exatamente ao contrário?

  8. O Cruzeiro joga muito mais do que jogou com o Gremio no segundo tempo(tem ais potencial), pelos jogadores que tem.Tem que ir pra cima do Flamengo mesmo.Pes no chão tivemos o ano inteiro.È hora de ir pra cima e realizar nossopotencial.Bora zerooo!!!!

  9. BOA TARDE PH.
    VC FALOU TUDO , NÃO PODEMOS PERDER O FOCO DO BRASILEIRO SÓ POR CAUSA QUE
    CONSEGUIMOS CLASSIFICAÇÃO PARA A FINAL COPA BRASIL, TEMOS QUE FICAR ENTRE OS 6 PARA CLASSIFICARMOS PARA LIBERTADORES . POIS NA COPA BRASIL NÃO GANHAMOS NADA AINDA.

  10. Creio que o Cruzeiro teve nesses últimos jogos, uma ascensão enorme quanto a parte tática, e física, porém temos que melhorar em muito o aproveitamento dos centroavantes. Temos grandes homens de frente para servir como centroavantes, como Tiago Neves, Rafael Sobis, Alisson, Elber, Robinho, De Arrascaeta, Raniel, etc. ( para a copa do Brasil). Não podemos ficar dependendo somente de bolas paradas.

  11. Concordo com vc PH, não podemos levar o Brasileiro aos trancos e barrancos, temos time para brigar entre os 4. Quanto a necessidade de melhoria do ataque, referente aos gols, vejo que isso se deva a capacidade individual. Quando se tem jogadores criativos e competentes os gols acontecem, sabe por quê? Por um acaso vc já reparou que mais de 90% dos gols acontecem por acaso, ou seja, não derivam de jogadas ensaiadas ou táticas. Os gols saem de pênaltis, cruzamentos na sorte, rebotes, gols contra, gols de falta. Isso explica o porque dos times darem preferência a defesa, pois aí sim, isso se treina, os gols vão depender mais do talento individual. Um time com Messi, Neymar e Soares precisa treinar jogadas? Alguém ensinava o Pelé e Maradona a fazer gols? O que falta são os nosso jogadores treinarem a chutar o dia inteiro, como o Alisson, que é bom jogador, mas não aprendeu a chutar com precisão até hoje. Vergonha para um profissional. O Cristiano Ronaldo tem Obsessão por treino, por isso a precisão nos chutes e no arremate.

  12. Excelentes observações PH. Realista.

    Agora é foco nesse jogo contra o Santos e depois muito treinamento para a final da Copa do Brasil, precisamos ser mais efetivos no ataque.

  13. Cm certeza, P.H. É preciso não esquecer do Brasileirão. Ainda não ganhamos nada. Se tivéssemos um time como o de 2003, a confiança seria maior em relação a conquista da Copa do Brasil, e assim, poderíamos só cumprirmos a meta dos 45 pontos no Brasileiro. Mas, infelizmente, esse time ainda não nos passa confiança, mesmo que tenha chegado na final. Por isso não devemos cochilar na competição nacional. A gente já fica escaldado em final. Depois das grandes decepções em 2009(Libertadores) e 2014(Copa do Brasil), a gente fica preocupado pq o filme vêm em nosso pensamento. Perder final faz parte, mas dessas duas ninguém esperava mesmo. Por isso pés no chão e muito trabalho, humildade e inteligência por parte da nossa comissão técnica. Saudações Celestes. Cruzeiro Sempre.

  14. Parabéns pelo comentário PH.
    Assino em baixo. Nada de jogar contra o Santos com time reserva.
    Teremos uma longa folga.
    Time completo contra o Santos e time reserva na primeira liga.
    Eu fui um dos que não acreditavam no jogo contra o Grêmio.
    Felizmente eu estava errado.

  15. Não devemos nos esquecer que o sonho da CBF é o Coríntias campeão brasileiro e flamengo campeão da copa do Brasil.Para a CBF Um gaúcho como vice brasileiro e um mineiro como vice da copa do Brasil seria o ideal.Portanto coloquemos nossas barbas de molho e escalemos os titulares para essa partida.

  16. Espero um time lutador contra o Santos.o BR nao pode ser deixado de lado.Temos boa chance de ganhar a CB,mas o Flamengo, tb. Mas confio mais no Cruzeiro.Agora estamos com dois otimos centro avantes,seria boa ideia escalar os dois juntos?Acho que sim principalmente porque o Raniel joga muito bem fora da area.Gosto como o Raniel luta pela bola,fisico avantajado,tecnica e nao tem bola perdida.Acho que o Cruzeiro, vai embalar agora e nada melhor que comecar esfolando a baleinha.

  17. Estarei na Toca 3 domingão para prestigiar o time e firmar o pé na Libertadores 2018.

    1ª Liga dia 31 contra o Grêmio, por favor, reservas e reservas e juniores… o Grêmio é freguês, rs.

    Agora falando sério: outra preocupação é o número de pendurados para a final, Mano e os jogadores têm que entender que não podem tomar cartão besta e cuidado com o juiz da Globo.
    Romero, Henrique e Hudson, Thiago Neves, Sóbis e Álisson, por favor, prestem atenção.
    Em 2003 jogamos sem zaga titular, mas tínhamos uma seleção.

  18. O blogueiro tem razão! Alguém tem que dar um toque no Mano Menezes porque a imprensa de um modo geral está apontando o Cruzeiro como favorito e o Flamengo e a sua torcida estão pegando isto como fator para os motivar … tipo ‘toda a imprensa diz que o Cruzeiro já ganhou, mas é sempre nessa hora que o Flamengo cresce’. É uma coisa presente em vários vídeos e blogs que assisti hoje na internet.

    O Cruzeiro tem que ficar atento, atento, atento e muito atento, porque tem hora que este time nosso dá uns brancos. Não é porque chegamos na final que está tudo mil maravilhas. É um time limitado e que não faz gols. O ataque do Cruzeiro continua inoperante. Quem fez o gol? Hudson. Qual foi a última vez que o ataque do Cruzeiro fez gol sem o Sassá ou senão, qual foi a frequencia disso? Espero que os jogadores não fiquem iludidos, de salto alto, maravilhados consigo mesmo porque tiraram o Grêmio. Temos uma batalha igual ou pior pela frente.

    A mesma imprensa que agora bajula, adula, realça virtudes, se há uma derrota, virá massacrando. Que o Mano Menezes faço um trabalho psicológico com este time. Que os jogadores permaneçam focados, que a torcida não entre num já ganhou para que não aconteça conosco o que aconteceu em 2009 com o Estudientes.

    Mineiro come pelas beiradas, como foi com o Grêmio. Continuemos assim.

    Vamos lá Cruzeiro! Rumo ao penta !!

  19. “Não é o crítico que conta; Não o homem que aponta como o homem forte tropeça, ou onde o fazedor de acções poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está realmente na arena, cuja face está manchada pela poeira e suor e sangue; Que se esforça valentemente; Que erra, que “quase chega lá” repetidamente, porque não há nenhum esforço sem erro ou falha;
    Mas quem realmente se esforça para fazer as obras; Que conhece grande entusiasmo, e grande devoção; Que se consome numa causa digna; Que, no melhor dos casos, conhece no final o triunfo da alta realização e que, no pior dos casos, se falhar, pelo menos falhará tendo ousado muito, de modo a que o seu lugar nunca estará com aquelas almas frias e tímidas que não conhecem a vitória ou a derrota.”

  20. Olá Pessoal,

    PH, parabéns pelo post. O texto não demonstra euforia mas, cautela e foco.
    Há muito tempo não me manifesto aqui mas, hoje, quero fazer duas observações:

    Primeiro, a defesa do Fábio no pênalte batido pelo Luan. Se, não estou enganado, ela é bem parecida com a do goleiro do rival, na Copa Libertadores e, no entanto, tenho notado que o tratamento, pela imprensa, tem sido diferente. Enquanto, alguns consideraram “um milagre” na defesa do goleiro rival, em relação á do Fábio, há opiniões de que o Luan bateu mau. E, o que quero dizer com isto? Cruzeirenses, só nós podemos valorizar o que é nosso. O Fábio fez uma defesa espetacular. Uma não, duas. Lembram-se do início do jogo?
    Segundo, quem critica o Henrique, precisa assistir à entrevista do Mano de ontem (sexta-feira). Ele disse que o Henrique é importante para o time porque, já demonstra um entedimento do que está ocorrendo na partida e o que pode ser corrigido no decorrer do jogo. Acho que isto, explica o porquê da escalação do nosso capitão por todos os técnicos que já trabalharam no Cruzeiro.

    Finalmente, quero salientar que as críticas são válidas e devem ser respeitadas, só que, às vezes, são muito fortes e exageradas.

    Parabéns Cruzeiro e vamos seguir humildes, com os pés no chão e, conscientes que nada foi ganho.

    Parabéns cruzeirenses que compareceram na partida de quarta-feira. Você foram fantásticos.
    Você evidenciaram um lema que o Cruzeiro já utilizou: ” ESSA TORCIDA MOVE O TIME”

    1. Pena que o Henrique não fez essa leitura contra Tombense ou a URT pra marcar em cima no meio de campo e evitar os gols que nos tiraram a vantagem do empate na final do Mineiro. Pena também que não enxergou, no final do jogo da semifinal de 2015, que se em vez de assistir a 1 metro de distância o lançamento do Guilherme pro Pratto, tivesse dado combate ao mesmo, estaríamos na final do Mineiro. E ainda, que se não banca o cerca Lourenço de sempre no 1 jogo contra o Grêmio, talvez nem tivéssemos ido aos pênaltis!!! O problema é que sempre inventam algo que ninguém vê pra justificar a presença desse sujeito! Ele até foi bem na quarta, mas porque foi puxado pelo brio do time, o que geralmente parte do Capitão! Mas não no caso dele, pois nem assumiu a responsabilidade de cobrar pênaltis, deixando pra dois garotos a fogueira na primeira decisão da vida deles! Agora, se o Mano o acha isso tudo porque não o levou pra China? E só pra lembrar, aqui contra o Flamengo no Brasileiro, Everton Ribeiro e Diego não tiveram espaços com Lucas Silva e Cabral/Nonoca. Será que com o cerca Lourenço seria a mesma coisa?

  21. Belo comentário PH! Este é o espírito!!! Foco e mta humildade, pois não tem nada ganho. Não podemos entrar em clima de já ganhou pois corremos o risco de reviver o trágico ano de 2009. Saudações Celestes!!!

  22. P.H. muito bom alerta. Eu quero ganhar sempre e qualquer campeonato, até jogo de bolinha de gude, ou truco, penbolim, Porém temos que agir com sabedoria. Treinar muito pênaltis. Treinar muito o Fábio nas bolas alçadas na área e nos pênaltis. Vamos com tudo. Tanto no Brasileirão, como na 1ª Liga como na Copa Brasil; Eu quero ser Penta campeão. Eu quero. Eu quero. Eu quero. Eu quero. Vai Raposa astuta.

  23. Acredito que o Mano irá poupar alguns jogadores, a ideia de poupar não é pq a final da Copa do Brasil está próxima e sim pelo desgaste que foi o jogo de quarta feira, o que pode gerar uma lesão no domingo! O jogo contra o Santos será muito difícil, uma vitória seria excelente, mas sinceramente eu acho um pouco difícil! Depois do Santos, o Cruzeiro tem chance de ganhar os três próximos jogos do Brasileiro (Chape, Bahia e Atlético-Go) todos antes da final.

    1. Bola parada faz parte do jogo, mas não podemos ficar dependendo disso. O ataque precisa ser mais efetivo e criar jogadas de gol. Gol de bola parada é o famoso “gol achado”, que surge de situação que poderiam nem sequer acontecer.

  24. PH ESPERO QUE A DIRETORIA DO CRUZEIRO FIQUE ESPERTA QUANTO AO ARBITRO QUE VAI APITAR A FINAL DA CB NO RIO , QUE ELA SE LEMBRE DO ARBITRO DE 2013 QUE OPEROU O CRUZEIRO SEM ANESTESIA LÁ NO MARACANÃ , “JAILSON MACEDO DE FREITAS ” O CARA NÃO MARCOU UMA FALTA SEQUER À FAVOR DO CRUZEIRO , O ZAGUEIRO DO FLAMENGO , wALLACE , DEITOU E ROLOU EM CIMA DOS JOGADORES DO CRUZEIRO E ELE MANDAVA SEGUIR O JOGO , NÃO DEIXOU O CRUZEIRO JOGAR , CONTRA ATACAR , ENTÃO QUE FIQUE ESPERTA PORQUE DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR .

  25. Bom dia companheiros! Estamos numa certa lua de mel com o time. Erros cometidos foram esquecidos ou minimizados e agora todos juntos num vamos cruzeiro que vc é gigante. Acho que o time ganhou confiança e penso que a tão sonhada regularidade vai, enfim, acontecer.Como o próprio PH já reiterou aqui diversas vezes; na derrota nem tudo tá errado como na vitória nem tudo são flores.Preocupa-me a fase ruim do Robinho que foi um dos piores contra Grêmio e a posição errada do Tiago neves, de costa para os zagueiros, situação essa que vai perder na maioria das vezes pois não tem físico pra isso. Ele tem que vir de traz , armando, tabelando ou chutando. De costas será presa fácil.O Sobis não me preocupa,esse não tem mais jeito. Saiu do méxico para América sul e deve voltar para América central que é lugar de balneários .Temos que ser justos ou pelo menos reconhecer injustiças,e uma delas é com o Henrique que é imprescindível;lidera, fecha espaços orienta; muito útil. Também erra,mas se assim não o fizesse não estaria no cruzeiro e sim no Real Madrid. O Fábio ,sem comentários. Só destemperados ou lourdinhas ciumentas para critica- lo de maneira depreciativa.Muito,mas muito goleiro! O Mano às vezes me cala ,como ao trocar Lucas Silva por Hudson no jogo do Grêmio. Não que o Lucas seja ruim,mas ele carece de vibração e de sentido em campo(voa),como no gol do grêmio. Não acompanhou como se tivesse na lua e o jogo a mil. Alguém tem que mante-lo ligado; muito dispersivo e talvez seja isso que o estar atrapalhando de ser um grande jogador pq bons fundamentos ele tem. Espero que daqui pra frente essa coluna seja só elogios e alegrias. Estamos precisando. Saudações cruzeirense!

  26. Este negócio de fava-contada é papo furado. Esta de contar com o ovo no……também não dá. O Negócio é pé no chão e bola pra frente, porque atráz vem gente……..Não podemos cochilar na altura do campeonato………..Já chegamos até aqui com muita luta e entrega, agora é concentração total……Este mixtão-quente do Cruzeiro tem muita força e pode surpreender, assim como foi contra o Sport…….Temos um bom plantel e estes jogadores tem um objetivo traçado rumo a uma das vagas para a libertadores…….Seria um grande presente desta diretoria, fechar com chave de ouro e deixar uma vaga carimdaba para o ano que vem e de preferência com a conquista da Copa do Brasil….Estamos juntos e sabemos do que somos capazes……………..Saudações Clestes

  27. Gol do Santos por culpa do R Sobis que tinha a bola no meio , e a entregou para o adversário…..Veio o contra ataque , e aí uma falha feia da zaga – ambos foram na bola , e nenhum foi marcar o atacante que livre , livre e só, cabeceou para o gol aberto

  28. Apesar de não ter ganhado do santos gostei demais do time estrelado.
    Quando o Arrascaeta estiver 100% vai ficar difícil para o Mano escalar o time,tem que preservar ele vai uma das peças de desequilíbrio a favor do Cruzeiro nesses jogos da final da Copa do Brasil.
    Voltando ao jogo de hoje contra o Santos o peixe deu foi muita sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.