Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Curtinhas Celestes #16

Sérgio Santos Rodrigues e Wagner Pires disputam a presidência do Cruzeiro. (Foto: Reprodução)

Elas voltaram. As tradicionais “Curtinhas Celestes” estão de volta para que os cruzeirenses possam opinar sobre diversos assuntos num mesmo post. Neste sábado sem cor – pelo menos em Belo Horizonte – a gente vai acompanhando o futebol internacional, a série B e, mais tarde, a série A. E, aqui no blog, você segue acompanhando os comentários sobre o maior clube do Brasil.

Ferve o clima político nos bastidores da Raposa

As eleições presidenciais acontecerão daqui a dois meses no Cruzeiro e os candidatos parecem definidos. De um lado, o jovem advogado Sérgio Santos Rodrigues, pela chapa Tríplice Coroa. Do outro, pela chapa União, o empresário Wagner Pires de Sá, que é apoiado pela atual gestão. Ontem, os dois trocaram farpas publicamente e fizeram acusações preocupantes. Em clube de futebol deveria ser diferente, já que todos vestem a mesmíssima camisa e querem defendê-la. No entanto, a ganância pelo poder acaba falando mais alto. Na terça-feira haverá um debate entre os dois candidatos pela TV (canal 6, da NET). O torcedor, que não tem poder nenhum de decisão dentro do clube, quer ouvir propostas. No entanto, a assessoria de Wagner Pires não confirmou a presença do presidenciável do debate.

Terceira melhor defesa do Brasileirão

Apesar das muitas críticas que o setor defensivo do Cruzeiro recebe, o time de Mano Menezes possui a terceira melhor retaguarda do Campeonato Brasileiro, ficando atrás apenas do líder Corinthians e do Santos. A zaga, que sofreu várias modificações ao longo da temporada, fortaleceu-se muito após a entrada do jovem Murilo Cerqueira. Ao seu lado, o criticado Léo tem melhorado suas exibições. A discussão que fica é: Murilo ajudou Léo ou o contrário?

Volantes da base no jogo de amanhã

O Cruzeiro enfrentará amanhã os reservas do Botafogo na rodada que encerra o primeiro turno do Brasileirão. Mano Menezes confirmou Nonoca e Lucas Silva como os volantes do time cinco estrelas. Assim, teremos dois jogadores oriundos das categorias de base. Nonoca chamou a atenção dos cruzeirenses naquela vitória contra o Atlético/PR, na Arena da Baixada. Ele entrou no decorrer da partida e foi logo mostrando seu cartão de visitas, partindo pra cima e enfileirando os marcadores. Uma belíssima jogada. Depois disso, foi tendo algumas chances aqui e acolá. Amanhã será sua primeira oportunidade como titular. Ao seu lado estará Lucas Silva, que fez uma grande partida contra o Vasco, na quinta-feira. Sem dúvidas, foi a melhor exibição de LS após seu retorno. A gente espera que ele continue assim, pois, se jogar o que ele sabe, tem totais condições de ser titular.

DM do Cruzeiro: afinal, quem tem razão?

Ainda me parece contraditório que o chefe do departamento médico do Cruzeiro, o Dr. Sérgio Freire Júnior, tenha convocado uma coletiva para exibir números que mostram que, em termos de lesão, nosso clube está abaixo da média no Brasil. Por outro lado, a comissão técnica tem justificado a baixa produtividade da equipe com o argumento voltado para o fator “departamento médico cheio”. Percebe a incoerência? Futebol é resultado e o torcedor não quer nem saber dessas coisas. Nessa linha de raciocínio, concordo com o apresentador Héverton Guimarães, que falou no programa “Os Donos da Bola”, na sexta-feira, que no ano que vem a torcida precisa compreender que as lesões vão acontecer e temos que parar de reclamar disso. No entanto, devemos cobrar firmemente que o presidente do clube monte um plantel qualificado para que o time não sofra tanto com as ausências durante a temporada.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

26 comentários em “Curtinhas Celestes #16

  1. qualquer um dos candidatos que tenha alguma relacao proxima o distante com o ex que se dedica ao trafico de drogas, nao deve ser apoiado………….

  2. Situação difícil e só os 2 ph?Pq de um lado mais um perfil mais idoso ..Não falando que a pessoa Idosa não possa exercer um bom cargo ..Mais aposentamos para descansar né e não gerir clube ..Ele a favor do que e feito do nosso atual onde nossa principal reclamacao e falta de pulso de estar presente ..Do outro lado um cara apoiado por um ladrao provado ja ..Odeio estas farpas como vc mesmo fala né ph são todos cruzeirenses deveriam ser educados e e debaterem de forma bonita em prol de quem perder ajudar o que ganhar ..Mais não sei que é melhor queria saber a opinião sua Ph que está mais proximo ao clube …Vc conhece melhor o que seria melhor ?Mais um pessoa idosa parecedíssimo com nosso atual ..Ou um jovem revolucionário ..Perfil que torcida pede porém apoiado por uma família de ladrao ..?????

  3. Ph em relação a pergunta do Leo com murilo ..Bem se o leo
    fosse bom ajudaria o Caicedo né ?Kkkkkkk..Porém ele muito fraco ..O grande lelio gustavo fala ..Se o leo pula né ..Mais a
    principal deficiência dele e a velocidade ..Nossa e lento de mais .Nao sei se vcs perceberam que mesmo quando murilo erra ele recupera na velocidade …Ae nossa saga meio que ficou melhor com murilo não em razão do leo ..Outra visão tática o nosso time jogou muito com Robinho e arrascaeta porém toma o contra ataque que com zagueiros e volantes lentos não tem como a equipe jogar bem sem tomar gol .Foi quando tomamos 3 d gremio e depois do palmeiras e das frangas ..Percebes que na frente o time vooo mais atras com lentidão do leo e do volante Ariel o esquema não vingou defensivamente .Pra jogar nessa forma parecida com a do marcelo oliveira tínhamos zagueiro alto dede ..Volantes rápidos …Pelo menos que enchergo nos jogos ..

  4. Máfia no Cruzeiro basta uma só, a torcida Máfia Azul. Por mais que muitos torcedores defendam a volta de Perrela, não gostaria de vê-lo longe do Cruzeiro, com também qualquer candidato que tenha rabo preso com ele. Portanto, ainda que não tenhamos poder de voto é necessário estarmos atentos nas propostas dos candidatos e pressionar via redes sociais ou até mesmo através de manifestações pacíficas e ordeiras.
    Quanto à zaga, ainda que o Murilo tenha se destacado individualmente, creio que o entrosamento de ambos é fundamental para o bom desempenho. Acredito também que o improviso de Romero na lateral e a melhoria do desempenho dos meio campistas tbm são fatores que cooperam com a parte defensiva.
    A incoerência do DM não e6de agora. Espero que este departamento passe por profundas transformações feitas pelo próximo presidente.

  5. ano que vem acontecerão lesões e DEDÉ, JUDIVAN estarão lá de novo. comprovando como o heverton tem razão, e o dm tb tem razão. o único trouxa é o torcedor que paga ingresso e ouve sempre as mesmas desculpas na imprensa e da imprensa. e tem uma diretoria para pirraçar e fazer nada vezes nada.

  6. P.H. parabéns pela crônica. A disputa pela presidência tem que ser salutar e na minha visão temos candidatos que não empolgam a torcida. Tomara que o que ganhar faça um bom trabalho. Para títulos. Já com relação à zaga, tenho pra mim que a entrada do jovem Murilo entrou bem no time. Porém o que melhorou mesmo a zaga foi a saída do Calcedo, que homem ruim de bola. Agora o Leo continua péssimo sem saber se colocar frente ao goleiro que tem deficiência enorme em sair do gol. E vamos ver como se comportará o nonoca! Vai raposa astuta. Abraços pessoal.

  7. Um por todos e todos por um…………A intenção é o que importa…..Os presidenciáveis que querem se elejer para alimentar seu próprio “EGO”, que retirem sua condidatura……O Cruzeiro Esporte Clube precisa de pessoas de boas intenções e que as decisões sejam em concenso com o s conselheiros, que precisam serem mais atuantes. Infelizmente o ser humano quer puxar a sardinha para sua “própria” lata e nunca se aprende o que é mais importante para o Clube, custe o que custar. A inconsequência nos leva a divisões que na maioria das vêzes tem perdas irreparáveis…….O concenso é a melhor das receitas em qualquer situação e nesta não seria diferente…..Quero um Cruzeiro Unido por uma causa justa……Transparência, Vitórias e muitos Títulos….Simples assim……
    Saudações Celestes

  8. Não sei quem será o próximo presidente do Cruzeiro: o jovem ou o mais experiente. Eu espero que o novo comandante cruzeirense seja um presidente de verdade, com pulso para tirar o clube desse marasmo em que está. Não aguentamos mais tanta lambança. O garoto Murilo é realidade, não é promessa. Sobre o DM do clube não sei porque não sou médico. Dois amigos de peladas tiveram sérios problemas nos joelhos, fizeram cirurgias pelo SUS e ficaram um ano e meio afastados, voltaram e jogam normalmente e nunca tiveram problemas.

  9. Pedro Henrique pelo o que tenho lido sobre os candidatos te digo sinceramente até agora nenhum deles me empolgou, penso que já está no momento deles exporem suas idéias com mais convicção ou seja falar abertamente seus planos e não ficarem na moita esperando para ver o que outro vai dizer primeiro e parece que é isso que está acontecendo, quanto ao Murilo sempre vi na base que ele era um zagueiro seguro e técnico mesmo sendo jovem e penso que como ele tem mais alguns que poderia já estar mostrando seu pontencial como o Tony, mas cade as oportunidades e quanto ao nosso DM não me convenceu em nada o que o Dr Sérgio Freire disse e penso que tapou o sol com peneira, os outros times pode ter sim mais jogadores lesionados mas não com a importãncia dos nossos que estão lá, um exemplo que sempre lembro é o do Ronaldo Nazário que bem antes do tempo já estava jogando após sérias lesões, gosto muito dessas Curtinhas Celestes continue pois pra é um sucesso assim como é o seu trabalho, um abraço e que seu sucesso continue a crescer a cada dia.

  10. O QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO DOS TORCEDORES CRUZEIRENSES QUE INFELIZMENTE O TIME NÃO VAI TÃO BEM QUANTO O ESPERADO E OS JOGADORES QUE SE CONTUNDEM SÃO SEMPRE OS MELHORES , QUE O TIME NÃO TEM REPOSIÇÃO À ALTURA , COMO ARRASCAETA , DEDÉ , ROBINHO , MANOEL ENTÃO É ISSO QUE DESESPERA O TORCEDOR E AI COMEÇA O DISSE ME DISSE , NINGUÉM TÁ RECLAMANDO A FALTA DO ARIEL DO EZEQUIEL , É QUE MUITOS TORCEDORES ACREDITAM QUE UM JOGADOR DEFINE O JOGO , MAIS ATUALMENTE NO FUTEBOL MODERNO TEM QUE TER O COLETIVO E ISSO NÃO ESTA EXISTINDO NO TIME MM , PRINCIPALMENTE POR UM TRABALHO FRACO O QUE LEVA OS TORCEDORES AO DESESPERO , ESPERO QUE O MM TENHA ENCONTRADO O TIME DAQUI PARA FRENTE .

  11. O DM precisa ser mudado. Já deu e dá provas de incompetência demais, principalmente os atletas liberados que retornam logo pra “novas lesões “. Qto aos candidatos, um já se desqualificou pelo Perrela. Outro pela péssima gestão do Gilvan .Deveria aparecer um terceiro. Abs.

  12. Bem,o Gilvan veio da turma do Perrela,mas não seguiu a mesma linha.Se tivesse certeza da influencia do antigo presidente, escolheria o outro.Portanto vai o brilhante jovem Sergio.Sendo a terceira melhor defesa, estrelando Fábio,Léo e Henrique,os cornetas tão f……,kkkkk!Nonoca, titular é bão d+,esse mlk vai ser um grande nome no nosso Cruzeiro.Quanto ao DM,eu não critico, mas quero o melhor pro nosso clube, se tiver que rolar cabeças,que role.O simpático Bostafogo(que gosto, e fez história no futebol),vai ter o lombo arranhado hoje pela astuta Raposa:3×1.

  13. Vestimos o mesmo manto sagrado, é um absurdo candidatos trocarem farpas e torcerem contra o Cruzeiro, contra a atual diretoria seja ela qual for.
    Quem deveria escolher qual o futuro presidente deveria ser os torcedores, os sócios torcedores, pois o Cruzeiro é o Time do Povo e não o time de conselheiros.

  14. Sinceramente, quanto aos candidatos, não gosto nem um pouco no que vejo e ouço. Como quem manda e tem interesse, não pode votar, nós torcedores, é só fazer como nas câmaras, congressos, conselhos…, compra-se os representantes e se faz o que quer. Um dos candidatos é apoiado pelos Perrelas (péssimo sinal). Vai ser capacho. O outro, um senhor que não conheço, mas que se pudesse decidir pela cara e pelos procedimentos que tenho visto pela imprensa, diria que me parece amplamente inadequado. Enfim, temo que vamos andar para trás. Esse interesse todo é porque rola muita grana e poder em um clube como o nosso Cruzeiro. Podem sabem que não por amor, como nós torcedores. Mas eu acredito que possa haver um candidato que ame o clube e seja competente.
    Quanto à zaga, o Mano melhorou todo o sistema de marcação e o time sofre menos contra-ataques. Pela direita o Romero marca bem e pela esquerda foi reforçada a marcação. O Leo é baixo, lento e, portanto, fraco como zagueiro. O Murilo melhorou muito. É um zagueiro que antecipa bem, tem bom tempo de bola e recuperação. Vai se tornar um ótimo zagueiro. Pelo alto ainda temos problemas graves. O Fábio não segura uma. Agora sai e dá um tapinha para fora da área. Dá até frio na barriga. A marcação é baixa. O Dedé melhoraria isso, mas o Dedé, vamos rezar…

  15. Sou contra qualquer candidato apoiado pelo pseudo Gilvan. Esse Gilvan vai deixar um legado que precisa no mínimo de 10 anos de desgraça.

  16. É cobrando que vamos vencer……….Este grupo vem nos supreendendo pela superação, todos querem um lugar ao sol e é nisto que venho me apoiando……..Muita força Cruzeirão rumo as vitórias……….Soube agorinha que o F”r”amengo perdeu p o Vitória lá no ninho do Urubú, sendo que o Sporte já havia perdido para o Curintias em SP……Pederemos chegar em quinto lugar nesta derradeira partida do turno e isto é gratificante pelos problemas que passamos neste turno com muitos erros de arbitrágem e contusões……….TN”T”rinta neles, afinal o Bota só tem uma estrela e no Cruzeirão são cinco estanpadas no peito com muitu orgulho e amor…….Avante Cruzeirão 5*****s…..
    Saudações Celestes

  17. Sou daqueles que analiso partida por partida,para mim cada partida é uma história diferente,analise total somente no final da temporada.
    Quando o Cruzeiro empatou com o Vitória no Mineirão,foi um Deus nos acuda,o bloguista e mais de 99% de quem aqui comentou surraram sem dó e sem piedade jogadores,comissão técnica e até os responsáveis pelos os nossos departamentos médico,de fisiologia,fisioterapia e até o educação física.
    Mas e agora?
    Esse mesmo Vitória acabou de dar um chocolate no milionário Flamengo e no campinho do urubu.
    Flamengo de Diego Alves,Rever,Trauco,Diego,Everton Ribeiro,Paolo Guerreiro,Berrio,Vinicius Junior,Geuvânio etc…
    O pior disso tudo,o coitado do técnico Zé Ricardo nessa partida resolveu ouvir o clamor dos torcedores e escalou o time que a torcida esta pedindo,deu no que deu,levou um sacode,um baile em plena manhã ensolarada de domingo,duvido que algum torcedor vai querer encarar uma praia depois desse passeio.
    Vou ser agora sarcástico,a torcida do Flamengo tem que entender que quem entende de futebol é somente a do Cruzeiro que esta sempre detonando jogadores e técnico,a do Flamengo não entende nada,escalar o time é para o Zé Ricardo.

    1. Eu sou Cruzeiro, torço para o Cruzeiro e quero ver o Cruzeiro jogar um futebol que convença o seu torcedor, não sou entendedor de futebol como muitos aqui se gabam, mas só tenho interesse no que ocorre com o Cruzeiro, pra mim não importa se Flamengo , Palmeiras, Atlético Mineiro, Gremio, Barcelona, Real Madri, ou seja lá quem está jogando bem ou mal se tem plantel milionário ou não eles que se danem pra lá, eu quero resultado do Cruzeiro é dentro de campo e fora de campo é ter uma diretoria que tenha compromisso com o clube, e essa diretoria desde 2015 não tem feito isso, nosso time vive brigando contra rebaixamento a dois anos seguidos e agora batem palmas porque o time está em 7, 8 lugar, e depois ainda chamam os colegas de modinhas, cornetas, torcedor de pijama, torcedor que não é sócio, torcedor que não vai ao estádio como se isso faz alguém ser mais torcedor do que o outro, se o torcedor vai ou não no estádio é sócio ou não pode ser por algum motivo, ninguém é mais torcedor do que o outro se um vive a realidade e o outro vive no mundo da fantasia, podemos ser campeão da CB e podemos ainda fazer uma boa campanha no brasileiro mas até o momento o time ainda tem inúmeros defeito que não era para ter a esta altura do ano.

  18. No post passado li um torcedor criticando o blogue iro.
    E agora? Empatar com o time reserva do botafogo e tendo o péssimo Rafinha em campo.
    Meu Deus que time ridículo esse do Cruzeiro.
    A chance que tínhamos de deslanchar.
    Como sofre o Cruzeirense

  19. Caro
    Pedro Henrique,
    Espero que transmita a diretoria celeste e a chapa vencedora da próxima eleição.
    estou decepcionado, ninguém cobra da diretoria do Cruzeiro como deveriam. Um time que não treina, sem jogadas ensaiadas, sem coletivo, sem tesão a cara do treinador que é burro e preguiçoso e que voltou rico da china e agora quer só se divertir aqui no cruzeiro.
    Por favor exija da próxima diretoria ( este ano foi perdido, não ganharemos nada e nem classificaremos para libertadores) que a primeira coisa a fazer é contratar um DIRETOR de futebol que entenda de futebol, ou seja que cobre do treinador jogadas e postura de time com um elenco excelente e que tenha ótimos resultados resultados.
    Como pode um treinador que fica reclamando que não tem tempo para treinar e quando chega a oportunidade( semana toda) só reapresenta o time para treinar na Quarta feira, e ele mesmo ainda não apareceu. O futebol brasileiro não tem profissionalismo nenhum.
    Campanha mediocre ( 7 vitorias e seis derrotas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *