Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Crédito ou débito?

Crédito ou débito, senhor? (Foto extraída do blog NeoGrid)

“Vai passar no crédito ou no débito, senhor?” Com certeza, você já ouviu essa frase em algum lugar. No texto de hoje não vamos falar de compras em supermercados, mas as palavras crédito e débito também são utilizadas no futebol, com um sentido um pouco diferente. O jogador do seu time errou feio em um lance, só que tudo bem, ele tem “crédito”. Aquele outro atleta ali até fez uma boa partida, mas ele terá que mostrar muito mais daqui para frente, pois ele está devendo, ou melhor, está em situação de “débito” com o time e com a torcida.

Rafael Sobis, por exemplo, está devendo e muito. Desde que chegou ao Cruzeiro, o atacante ainda não mostrou aquele futebol que encantou os torcedores do Fluminense e do Tigres-MEX. Atuando pelas beiradas do campo ou como um “falso nove”, Sobis não tem rendido conforme a expectativa do torcedor cruzeirense, que esperava muitos gols e jogadas envolventes por parte desse jogador. Além disso, ele vive uma fase muito ruim e já começou a ser questionado pela torcida.

Por outro lado, Thiago Neves tem crédito. Ele já esteve em situação de débito, mas depois de ter recebido umas vaias e de ter feito uma autocrítica (o que é sempre muito importante no futebol) o rendimento em campo melhorou muito e, hoje, o meia é um dos principais jogadores do time azul. Com 11 gols e 8 assistências, TN é o homem que comanda o meio de campo da Raposa. Por essas e outras, alguns passes errados que ele às vezes dá são perdoados porque ele tem crédito e, no final das contas, Thiago é o jogador mais decisivo do Cruzeiro.

O goleiro Fábio é outro que tem bastante crédito com o Cruzeiro e com o torcedor. O arqueiro entrou para a história do clube. E eu não estou falando isso por causa de suas tantas extraordinárias defesas. Ele é simplesmente o jogador que mais vezes atuou pelo clube cinco estrelas.  Até agora foram 724 jogos disputados com a camisa azul e branca, o que é mais que suficiente para justificar a qualidade do goleiro e também a antipatia daqueles que não gostam muito dele. Não deve ser fácil desgostar de alguém e esse alguém ser simplesmente o cara que mais vestiu a camisa do seu time de coração.

Quem está com o nome negativado na Toca da Raposa é o zagueiro Léo. Apesar de ser o quinto zagueiro que mais atuou pelo Cruzeiro – foram 261 partidas até hoje – o beque ainda não conquistou a confiança de grande parte da torcida. Em todo o tempo em que esteve na Toca da Raposa, Léo sempre foi opção no banco de reservas. Quando figurou no time principal foi por causa de lesão ou suspensão dos titulares. Em oscilação constante, alternando exibições seguras e desastrosas, o defensor celeste tem sido alvo de duras críticas nesta temporada. Isso porque a frequência de erros cometidos por ele está alta demais e, você sabe, o torcedor não perdoa.

Finalmente, há aqueles que estão perdendo crédito. É o caso do volante Lucas Silva, que depois de sua transferência para o Real Madrid nunca mais foi o mesmo jogador que encantou o Brasil com suas belíssimas exibições no bicampeonato de 2013/2014, e do meia Robinho, que está virando um simples curinga devido ao grande número de lesões que ele enfrenta. Em situação contrária, isto é, que está diminuindo o débito com a torcida, está o atacante Elber. Após ganhar sequência de jogos com o técnico Mano Menezes, o alagoano está conseguindo produzir mais que em todo o tempo em que ele já esteve no profissional do Cruzeiro. A gente já percebe que Elber pode ser muito mais que um jogador de segundo tempo. É claro que ainda falta muito para que ele conquiste a confiança da China Azul, pois o débito é grande, mas ele está no caminho certo agora.

Observação: o atacante Rafael Marques não possui saldo suficiente para ser citado nesta matéria. Contamos com a sua compreensão.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

92 comentários em “Crédito ou débito?

    1. Pedro, eventualmente concordo com você. Aqui discordo radicalmente.
      Falar que o Lucas Silva não está jogando o mesmo futebol é BRINCADEIRA.
      Não tem sequência.
      Só entra em fria.
      Não treina com o time principal, MAS
      Mesmo assim é o melhor volante do CRUZEIRO.
      Enquanto os outros só tocam de lado, ele lança, inverte o jogo, chuta a gol, cobre os dois lados e marca muito bem.
      Claro que em função disto tudo, erra mais passes.
      Enquanto isto o Henrique sai de campo, limpinho, cabelo arrumado e RARAMENTE toma cartão.
      Os melhores jogos (palavras do Mano) foram o Lucas Silva no meio.

      1. Roberto Bitar concordo com você, o L. Silva esta sem confiança pra jogar, mas pelo ao menos ele não se omite no jogo como o Henrique , esta sempre tentando jogar, tem errado em algumas jogadas, queria muito ver ele tendo uma sequência e com a torcida dando uma grande força pra ele, acho que ele merece afinal de conta nos ajudou muito no bi campeonato.

  1. Muito boa essa definição, o Thiago Neves melhorou e muito, além do que ele é um jogador que incentiva todos do grupo (vejam o vídeo dos bastidores do Cruzeiro) o cara quer por que quer ganhar todos os jogos. pelo vídeo sinto que os jogadores estão unidos, se continuar assim podemos até ganhar a copa do Brasil somente por essa união.

  2. Concordo, principalmente em relação ao Rafael Sônia, no entanto eu gostaria que perguntasse a ele ou alguém chegado se ele está arrependido de ter vindo para o Clube Como Estrelas ou se joga numa posição que ele não quer jogar. O que mais percebo nele é a falta de vibração, de liderança! O que está acontecendo com ele de fato?

  3. PH, penso que nosso sistema ofensivo está em debito ha meses. Nosso ataque deixa muito a desejar, precisamos de um centro avante top. Podem reparar que os gols que fazemos, geralmente são jogadores de outras posições que nos tem salvado. Já o Fabio, penso que já veria ter saído ha meses, esse cara não sabe sair do gol, já o MM, como sempre, seus esquemas táticos são para fazer poucos gols, muito fora da tradição do cruzeiro.

  4. Outro jogador que me parece não foi citado aqui, que pra mim, juntamente com Tiago Neves, são os alicerces do time, é o Alisson. Esse jogador, apesar de que muitos torcedores não gostam de seu futebol, faz a diferença sim. Uma coisa é jogar com ele caindo pela esquerda como sempre faz, outra coisa é jogar sem ele. O time fica sem poder de fogo lá na frente e isso é notório; só não ver quem não quer ou é do contra. Contudo, acho que estamos numa crescente muito grande e daqui pra frente com a ajuda da china azul, que sempre carregou esse time nas costas, vamos galgar posições dianteiras e quiçá títulos. Simbora gigante azul, o maior de Minas, o incaível.

    1. Pra mim Alisson deveria variar mais seu posicionamento. Deveria se deslocar para o meio e para direita e não ficar preso à esquerda. Renderia mais.

  5. Boa analise Ph …Mais vo expressar minha opniao para 2 jogadores específicos …Leo não é jogador para cruzeiro nunca foi bom ..Jogador que nem proposta teve ao longo dos anos jogou sempre a sombra de um bom zagueiro ..Vide agora que já se enconde atras do garoto murilo .Todos amigos meus e acredito cruzeirense são da mesma opinião acredito que até você !Salve o nosso goleiro excelente caráter ,Bom goleiro já nos salvou mais porém tem deficiência técnica na saída do gol onde se olhar pra traz lembro da saída que custou libertadores 2009 ,Lembro de falhas neste quisitos onde não o levou a seleção ..Porém ph esse falo de já vestiu 750 10000 mil vezes a camisa só me leva a pensar que já velho e realmente a idade chega pra todos ..Então custo beneficio dele realmente venceu ..Isso aumentou depois que vimos o Rafael em ação e todos cruzerense cegos começaram a enchergar que realmente a Idade chega para todos .Esse grande mal do futebol jogar pela história …Olha robinho no galo ,Fred , que tb já estão vencendo …Ex…Já outros jogadores citados concordo com análise …Mais você poderia fazer um post sobre Validade e como descobrir se está vencendo …Pergunta …Vc não acha que o Rafael foi o óculos de grau que os torcedores do cruzeiro precisava para enchegar a deficiência técnicas do Fábio e ver que nosso goleiro está cansado ?Esta perdendo reflexo..Normal hora e natural da vida !E uma dádiva para todos …

    1. Pra mim o Léo já deveria ter sido negociado, é muito fraco em todos os sentidos, não podemos ficar com um jogador que não acrescentam em nada, um jogador que tem mais de 6 anos nunca mostrou muito coisa, então é prejuízo ficar com ele, poderia esta dando chance pra outro garoto da base, tenho certeza que é melhor que ele.

  6. É cada uma te sua opinião:
    – Sóbis – ta devendo mesmo, sem dúvidas;
    – Fábio tem crédito????só se for com vc!!!
    passei 15 anos comemorando ao menos um título por ano, e em 2005 ele me entrega a Copa Brasil na semifinal para o Paulista e o Rural na final para o Ipatinga, ambos em pleno Mineirão!
    E até hoje nunca foi protagonista em conquista nenhuma! Já são 724 jogos, ok! E são 774 gols sofridos, média 1,07 por jogo então em termos de numeros também esta devendo!
    Sinceramente o Fabio pra mim é nível: PC Borges e André!Abaixo de Gomes e muitooo, mas muitooo abaixo de Dida, Raul não vi jogar;
    – Élber – crédito???nossa esse aí tem joga demais pra sair do vermelho, dsd 2011 fazendo raiva, se não me engano já são 123 jogos com 12 gols e 8 assistências, números pra um bom atacante do América_MG, do Cruzeiro não;
    – TN30 – com certeza tem crédito, mas pode ser melhor, ainda abaixo do TN de Flu e Fla;
    – LS16 perdendo crédito???agora que o Mano ta começando a deixa o cara joga, ainda nem jogo 90 minutos no time titular, só pega bomba, como aquele “catado” que o Mano pos em campo contra a Macaca;
    – Robinho, se ele não tivesse problemas o Palmeiras não teria liberado tão fácil, mas daí vc divide a responsabilidade com o DM e com a diretoria que não toma providências em relação ao DM, vc inclusive arrebentou em um post sobre o DM outro dia, citou bons exemplos de DM: Corinthians, Palmeiras e Botafogo;
    – Leo nunca me passou confiança, tava na hora de jogar: Manoel e Murilo;
    – Quanto ao Rafael Marques o cara é fraco tecnicamente, acho q vc foi irônico, pq apesar de fraco ele teve poucas chances até hoje e se vc for ver ele já fez 1 gol, se compara a média de gols por minutos em campo dele com Elber, se vai muda de opinião;
    Obs.: o dia que o Fabio se aposenta ou deixa o Cruzeiro vou dar uma festa, todos cruzeirenses que viram Dida jogar com nossa camisa estarão convidados!rsrsrsrsrsrs

    1. Concordo com tudo. Sempre vejo como um insulto ler “O goleiro Fábio é outro que tem bastante crédito com o Cruzeiro e com o torcedor.”. Essa semana ele quase nos desclassifica de mais um mata mata.

    2. Bom comentário. Campeonato mata-mata não tem como ganhar sem um goleiro decisivo. Por isso fico até sem esperança em disputar mais essa semi-final.
      Tem momentos em que o goleiro tem que aparecer e salvar o time. Eu não me lembro do Fábio ter nos salvado em nenhum campeonato. Se o Victor ganhou a libertadores quase sozinho para o Atlético não podemos falar o mesmo do Fábio. E os erros cada dia aumentam mais. Além disso, ele não tem auto crítica, pelo contrário, ele não aceita críticas e é muito arrogante.
      Nunca protegeu o Cruzeiro abertamente na imprensa, deixou em aberto defender o atlético. Ou seja, ele não faz questão nenhuma do carinho que o fã clube de torcedores do fábio tem por ele.
      Também estou tão ansioso por essa aposentadoria que da vontade de fazer uma festa kkkk

    3. Alissom concordo com tudo que vc falou ..Do Dida realmente acho que vc estava atras do gol do mineirão quando ele fez aquela defesa com pé que logo após veio o gol do Título ..Isso sim e crédito …kkkkk

      1. Quase vc acerta Rodrigo, eu estava atrás do outro gol, onde Elivelton balançou as redes e na antiga geral pra faze a festa!mas vi de longe aquela defesaça do Dida, fora tantas outras que vimos naquela Libertadores!
        Saudações estreladas!

    4. ÔOOOOOOBAAAAAAAAAAA ……..! To dentro ………! Eu vi e muito.
      Foi o melhor goleiro que jogou no cruzeiro .Ainda pesa em prol dele, o fato de não ter aceitado jogar no coisa quando teve proposta.
      Saudações celestes*****1

    5. Comentário perfeito Alisson!
      O Sóbis ta devendo, mas ele é isso mesmo. Nunca foi um jogador super decisivo. Agora, ele esta fora de posição, nunca foi centroavante ou falso 9 como alguns tem gostado de falar. Entretanto acho que ele esta correndo sim. Ele sempre foi este tipo de jogador mais frio, sem muita vibração, mas o considero importante pra equipe, porém tem que entregar um pouco mais mesmo, até pra justificar seu alto salário.
      Quanto ao Fábio e ao Élber é isto mesmo que vc falou.
      TN Este sim sempre é um grande jogador e diferente do Sóbis é decisivo, não se omite. Talvez a idade já esteja pesando um pouco, mas mesmo no começo quando grande parte da torcida estava pegando no pé dele, eu acreditava que iria dar certo, como vem dando. Sem dúvidas ótima contratação e é um cara super de grupo.
      Faltou o Henrique na sua análise. Pra mim outro que não tem crédito algum. Um dos maiores enganadores que já vestiram a camisa do Cruzeiro. É claro que vez ou outra, faz uma partida boa, como na última quarta-feira, mas não mantem uma constância, podem reparar, um jogador de meio campo que quase não se escuta o seu nome durante os jogos. Fraquíssimo. Havia a alguns anos atras o Ricardinho (mosquitinho azul) que jogava muito mais e que a torcida não o endeusava tanto, quanto o improdutivo Henrique.
      Quero ir na sua festa quando o Fábio aposentar e pode deixar que racho a conta. Saudações Celestes.

    6. Concordo com tudo. E acrescento que não é verdade que pq o cara fez 724 jogos seja suficiente para dizer que ele é bom. Esse é o tipo de argumento que serve apenas para complementar uma análise e não pode ser visto como definitivo. Se você considerar outros fatores(número de gols, de defesas, comparação com os outros goleiros, desempenho com times ofensivos e defensivos, com defesas boas e fracas, desempenho em lances do jogo_cobranças de pênalti e faltas, chutes de fora da área, chutes de dentro da área, chutes no canto, saída com os pés, cruzamentos, saída no abafa) e o resultado for bom, você poderá citar também o número de jogos como um complemento. Agora dizer que fez muitas partidas não pode ser suficiente de maneira nenhuma.

  7. Sobis em parece fora de forma, lento e pesado, alem de estar obviamente fora d aposição. Ele não sabe jogar de falso 09, fica completamente perdido e sem utilização. O Sassá me parece o cara ideal para essa posição, infelizmente para a Copa do Brasil ele nao pode jogar e na minha opinião nesse caso teríamos que contar com o Abila (não sei como deixaram o cara ir embora).
    Com relação ao Henrique, leo e Fabio, tirando o ultimo que de fato pode ser considerado idolo, temos o maior respeito e gratidao por terem feito para de um elenco vitorioso e campeao em 2013 e 2014, mas nao podem ser titulares da equipe. Só na posição do Henrique, Hudson, Romero e Lucas Silva sao mto mais eficientes, no caso do leo, aograo com volta do manoel, me parece que deve perder a posição, dado que o Murilo tem sido mto seguro.
    Com relação ao Fabio, sei que a situação é mto mais delicada, o cara está a mto tempo no clube, idolo etc, mas o Rafael está mto melhor.
    Noa acho que o Fabio esteja mal, oscila sim eh verdade (ainda acho que ele falhou no lance do gol, ao socar a bola ao invés de segurar, dado que estava sozinho), mas o o ponto eh o que o reserva imediato dele, foi mto mto bem na ausência dele, e merecia continuidade.
    No mais vamos de Mano até o final do ano, pq tem multa rescisória e poucas opções, mas honestamente gostaria mto de um treinador com uma filosofia mais ofensiva nesse elenco.

  8. Acho que o momento não eh para cobranças e sim para apoio ao time e ao técnico. Foi esse apoio de sua torcida que vem fortalecendo o Maior de Minas apesar dos erros da direção. Sabemos que o cruzeiro se fez forte lutando contra adversários e inimigos e que não eh o queridinho nem da maioria da imprensa nem da arbitragem. Entao, eh Uniao e mt força para o único clube grande, vencedor e incaivel de Minas. Somos todos Cruzeiro!

    1. Concordo com você Martha, principalmente ao dizer que o nosso Cruzeiro não é um dos queridinhos da imprensa, e não é só da imprensa caseira ( 99% do time listrado ) não, é da imprensa nacional, sempre disse isso porque aqui na minha região é predominante principalmente RIO/SP onde no meio de semana chegaram a dizer mais do Palmeiras não ter jogado nada do que dar algum mérito para a nossa classificação e sobre arbitragem nem falo nada mais de tanta raiva destes apitadores tendenciosos. No mais com respeito a mais um ótimo texto do Pedro Henrique, pra mim é o time inteiro que está em débito comigo pois esperava muito mais deste time este ano, e pra mim ainda pode melhorar pois conto com a volta de pelo ao menos o Manoel e quem sabe o Digão jogue pelo ao menos como começou no Flu, pois se a defesa se arrumar e passar confiança para o pessoal da frente pode ser que o time inteiro fique mais solto e confiante, mas até agora pra mim o time ainda está naquela dos últimos dois anos é um jogo ótimo e vários abaixo da média e é por isso que não consegue emplacar nem três vitórias seguidas neste brasileirão, como já muitas coisas acontecer no futebol fico aqui torcendo para que algo mude e muito para melhor neste time que amo.

  9. o sóbis é muito ruim…temos que criticar mesmo, quem sabe ele melhora como o Thiago Neves…embora eu acho que ele não tem jeito, o problema é o Mano que puxa um saco danado do sobis

  10. É difícil essa turma que protege, omite falhas e sempre fala bem do Fábio e, HOJE, e se baseia somente no seu passado e recorde de partidas no clube para manter a idolatria. Não tem mais argumentos e não há justificativa para sua titularidade; crédito por passado? Brincadeira!. Élber nem reserva deveria ser, mais uma invenção de MM, e não tem crédito algum. Henrique outro enganador, mas titular absoluto e que corre e dá sangue em 1 partida a cada 20. Pensando pequeno desse jeito não vamos a grandes conquistas: time totalmente inconstante, covarde em seus domínios, sem técnico vencedor e presidente OMISSO e que quebrou o clube. E Vicintin: esse só dá as caras na BOA, uma VERGONHA!!!

  11. Acho que sua análise sobre o Léo não condiz com a realidade.Qdo formava dupla com o Caicedo,ele jogava sozinho.Agora está bem.Vc não pode esquecer que em 2014 ele foi titular praticamente em todo o campeonato brasileiro. E fez um grande campeonato.

    1. O Léo não é zagueiro pra ser titular, em time nenhum que passou o fora, ele é mais torcedor que jogador de futebol profissional.

  12. Essa classificação do Cruzeiro na copa BR, pra mim e acho que para muitos torcedores, ficou claro uma coisa. O Henrique simplesmente joga quando quer. Vinha numa sequência de sonolência dentro do campo, aí em um determinado jogo se transforma, dar carrinho, disputa todas as bolas e vibra. Vai entender jogador de futebol!

    1. Meu caro dê um tempo,pára com isso.
      Me explique algo que não consigo entender.
      O Henrique jogando bem ou não vai mudar a sua vida?
      Vai prejudicar a sua vida pessoal e profissional?
      Vai mudar o destino de sua vida?
      A sua existência depende do jogador?
      Ele,o jogador,já de alguma forma prejudicou você?
      Ele,o jogador,já foi até a sua casa ou a seu trabalho fazer criticas a você ou ao seu trabalho?
      Pense um pouco,as vezes ficamos muito chatos e implicantes aos olhos dos outros.
      Uma boa noite a você.

  13. Concordo com o Alisson. Não sei de onde tiraram credito pra esse goleiro que há mais de dez anos, nos momentos decisivos, sempre entrega a rapadura. Conseguiu 2 títulos (2013/2014) graças ao exelente time que tinhamos e devido ao fato do campeonato ser por pontos corridos, porque se tivesse mata-mata ele dava um jeito de entregar. Espero que este ano, que mais uma vez rezo para que seja o último dele no Cruzeiro, ele consiga nào atrapalhar e deixar a gente ganhar essa copa do brasil.

  14. Para mim, o cruzeiro está brincando com a sorte.
    O goleiro Fábio desde que retornara ao gol titular, tem falhado todo jogo. Deveras, contra o Avaí o cruzeiro atacou, tivera várias chances de gol não o fez, com o goleiro adversário defendendo todas. O adversário na primeira chance que teve foi lá chutou e o Fábio, mais uma vez ficara olhando a bola entrar. Ele não pula nas bolas(ver gol do Casares no jogo contra as frangas) e ele mais uma vez ficou olhando a bola entrar. Contra o Pauleiras, o Fábio espalma a bola pro centro da área, goleiro de qualidade mediana não faria isto. O Rafael quando era titular tomou muito menos gol que o ex-goleiro em atividade Fábio. Veja o jogo contra o coritiba quando ele se machucou, o Fábio já era.

  15. DESCULPE-ME PH, MAS O ÉLBER APENAS FEZ 1 GOL CONTRA O PALMEIRAS E NADA MAIS. NA SEQUENCIA QUE VEM TENDO, GRAÇAS A FALTA DE OPÇÃO, NÃO CONSEGUE REALIZAR NADA DE PRODUTIVO NO SETOR OFENSIVO. LÉO E ÉLBER NÃO TÊM BOLA PRÁ VESTIR ESSA CAMISA..

      1. Companheiro Robson, sempre critiquei o Élber. Como critico pelo conjunto da atuação, tenho comprovado que o Elber vem subindo de produção. Nesse último jogo ele deu um trabalho intenso ao Egídio e se o Mano soubesse ler o jogo teria entrado com o Arrascaeta no lugar do Sóbis e não do Elber, pois ele esta estava a ponto de marcar o gol da virada ou fazer o Egído tomar o segundo cartão amarelo.
        Há certos jogadores que se motivam com a sequencia de jogos, como o Lucas Silva, o Élber o Alisson, o Sassá, o Ariel, o Romero, etc.
        Vendo um técnico PANELEIRO igual ao Mano, que protege o Fábio quando o Rafael estava em fase esplendorosa; escala o Henrique de quarto zagueiro e deixa o Grande Murilo no banco; insiste com Léo, Henrique e Sóbis joguem eles bem ou mal, isto traz insegurança e desmotiva os discriminados. Por esta razões defendo mais oportunidades para Élber, Lucas Silva, Nonoca e Raniel.
        Vejo aqui um considerável número de torcedores criticando o Fábio e entendo que a razão destas criticas decorre muito mais da injusta barração do Rafael do que ingratidão com a boa folha de serviço que ele prestou ao Cruzeiro e nós por via de consequência. Ele não é um goleiro top do top. Mas a substituição do Rafael foi injusta. Quando o treinador é decente e honesto com grupo, sempre joga quem estiver melhor. Veja o exemplo dado pelo Cuca. Pratz não vinha bem, foi substituído pelo Jailson. No Cruzeiro aconteceu o contrário: Rafael vinha bem e o Fábio se escalou no grito. Dai a critica contundente da maioria dos torcedores. O mesmo ocorre com o Léo, com o Henrique e com Sóbis e, o intocável MANO PANELEIRO MENEZES transmuda-se em autêntico TO NEM AI e A SEMPRE omissa diretoria fala AMÉM!

      2. Se vc não avalia um atacante por gols e assistências, avalia por o que então???
        Dedicação, entrega?pq isso todo bom profissional é obrigado a ter!
        Fiquei curioso, como vc avalia a participação de um atacante em campo???

          1. Contribuição tática é algo subjetivo!
            Sóbis por exemplo corre, vola, “marca”, as vezes aparece em nossa área pra salvar uma bola, mas a verdade é que vai muito mal!
            Não vou perguntar a contribuição tática de Messi, Neymar, Suarez, CR7 pq é sacanagem!
            Mas sinceramente não me lembro de contribuição tática de Renato Gaucho (no Cruzeiro de 1992), de Marcelo Ramos, de Roberto Gaucho, de Alex…
            o que me lembro de todos esses eram: gols, assistências, jogadas que levavam marcadores rivais aos caos e forçavam os goleiros a grandes defesas!
            Vc até se saiu bem pra “futebol moderno”
            Mas o que continua a ganhar jogos e campeonatos são gols e assistências que são essenciais para os gols!
            Não gosto do Levir Culpi, mas como ele bem definiu: “o que mede um jogador são seus numeros” e os de Elber são horríveis!

        1. Alisson avaliar por gols marcado é um dos critérios para se avaliar bem um atacante. Mas não é o único. As assistências, a recomposição e a função tática específica para cada jogo ou determinados adversários também contam.
          Veja você que se fosse só pelo critério gols o Sóbis jamais poderia ser titular como tem sido, pois a rigor só foi artilheiro contra o Inter no ano passado e contra o “poderoso” São Francisco de Alagoas, concorda?
          Com a sequência que o Mano PANELEIRO Menezes tem dado ao Élber, tenho observado que ele vem evoluindo e atuado muito melhor que CONSTESTADO Sóbis.
          Por estas justificativas, opinei como opinei com relação ao Élber neste Post.

  16. Quanto ao Fábio, não tenho nada contra o jogador. Não é simplesmente “antipatia de quem não gosta dele”. Já fui defensor do goleiro e concordo que, por muito tempo, foi um dos melhores do Brasil e merecedor da titularidade incontestável. Mas hoje não vejo mais dessa forma. Acho que não tem mais o desempenho de antes, está mais lento, pesado, sem amplitude de saltos e por isso o vemos tomar muitos gols que muitos goleiros defendem com certa facilidade. Se contar a conhecida deficiência em saída de gol. É apenas uma opinião baseada em análise de desempenho atual. Reconheço a importância na história do clube, que é muito significativa. Mas isso não o torna isento de críticas e nem garante titularidade. Criticar sua condição atual não é desmerecer sua história nem o que ele já fez pelo clube. Não é questão de “ter crédito ou não”.

  17. O problema do Fábio não é técnico. Ele continua sendo um grande goleiro só que Rafael estava melhor que ele no gol do Cruzeiro. Esse é o problema real. Jogador quando fica num time durante tanto tempo começa a mandar e desmandar, derrubar técnico, escalar a si e sua turminha, na marra. Nonato fez isso durante anos. Isso é nocivo ao futebol e clube.

  18. Olha vou falar uma coisa vcs querem um time perfeito , e isso não existe , vou dar minha opinião o Léo foi muito bem no BI campeonato. Não há defesa que aguente com um meio de campo e ataque que não marcam e nem seguram a bola no ataque , a bola bate lá e volta . O Elber agora que está tendo sequência .é está indo muito bem, além do mais é prata da casa , pior esse Rafael sobis que ganha uma fortuna e não está rendendo nada , Fábio é outro , falha muito no lance do gol o desvio foi muito pouco , ele já estava caindo , mesmo se não houvesse desvio ela entraria , faltas perto da área é um perigo , faz golpe de vista , é fica só olhando a bola passar , no mais agora temos de apoiar o time ,

  19. Olá PH. É isso mesmo. Voce está certo, embora tenha citado apenas alguns nomes. Mas temos que falar do Henrique que está em débito também e joga bem quando quer. O Romero é negativo (pior do que débito), sem recursos, omisso, sem personalidade, é de série B e só o Mano acha que ele serve pra vestir a nossa camisa. Dedé é muuuito débito e o Arrascaeta eu acho que tem um creditozinho. conosco, só nao pode vacilar ou acomodar, Ah o Ariel cabral é crédito tambem.
    …Que comentário nós estamos fazendo hein !!! ha uns tempos atraz eram Joaozinho, Dirceu Lopes, Nelinho, Tostão, Piaza, e até mesmo mais recente como Ronaldo, Alex, Marcelo Ramos, Dida, Sorin, enfim… Que tristeza ter que contentar com esta geração de pernas de pau.
    Um abraço.

  20. Fábio tá indo rumo aos 1000 gols sofridos antes de chegar em 1000 jogos. Baita crédito esse goleiro tem.

    Léo não serve pro Cruzeiro, Sóbis tá nitidamente desinteressado, deveria se aposentar já que não gosta do mundo do futebol, Elber talvez daqui a 1000 anos passe a ficar com saldo positivo.

    TN é o único que tem crédito e mostra potencial pra evoluir, é um jogador que eu disse aqui que ainda ia jogar muito com a camisa do Cruzeiro e tá conseguindo ir por esse caminho.

    Faltou ainda falar do Henrique, o jogador que mais engana em campo e também do Alisson, que é oscilante mas vem contribuindo demais.

  21. Tempos modernos, hoje em dia, esperamos por lampejos de jogadas mais bem trabalhadas, tanto na defesa, quanto no ataque. Se observarmos outras equipes vamos ver assim, lampejos………………
    A grande vantagem dos jogos contra equipes de tradição é um jogo mais aberto, proporcionando mais lances de jogadas de ataques.
    Espero que com esta classificação contra o Palmeiras o grupo do Cruzeiro ganhe mais confiãnça o que é fundamental para a seguência das disputas e que venham as vitórias……..Saudações

  22. Fábio, Henrique, Diogo, arrascaeta, Romero, TN, Cabral tem muito crédito. Alisson apesar de bom jogador alterna muito e raramente é protagonista numa partida. Sobis jogador de final de carreira, desinteressado,mal fisicamente,pouca vibração. Esse sim ; joga pelo passado. Péssima aquisição,famoso engana trouxa. Vai encerrar a carreira quando sair daqui ou ser levado pelo mano para mais um time trouxa. Elber , já não passo mais raiva dele pq não espero nada e aí quem sabe cala minha boca buscando no fundo do baú alguma jogada que nos faça vitoriosos contra grêmio. Pra terminar a dupla de zaga; Léo , me causa taquicardia toda vez que a bola vai na área. O garoto ainda está demonstrando uma insegurança danada,mas com muita energia, é torcer para o equilíbrio

  23. Muito boa analise, mas confesso que gostaria de ver aqui um comentário sobre o Diogo. Mesmo que tenha feito o gol da classificação contra o Palmeiras, acho que o Bryan ja deveria ter tido a metade das chances que esse rapaz tem recebido e não esta correspondendo.

  24. No frigir dos ovos o que importa é o saldo, ou seja a diferença entre o débito e o crédito……A equipe que errar menos é a que sairá classificada “campeã”………É um tal de perde-ganha sô…..
    Só não quero são estes árbitros de meia tijelas fazendo média. No jogo contra o Palmeiras um jogador de camisa 9 deu uma entrada maldosa no Romero e uma empurrão, fora do lançe no Arial e nem se quer foi advertido pelo apitador de latinhas…..Não quero que nos ajude, mas que tambem não nos prejudique, simples assim……Cruzeirão Sempre

  25. PH, boa noite!

    Parabéns pelo Blog e pela variedade de assuntos abordados. Muito boa a análise e analogia utilizada. Vou fazer alguns comentários sobre os jogadores citados e algumas ponderações adicionais:

    Rafael Sobis – Realmente existe uma frustração em relação às atuações do jogador. Existia uma expectativa grande da torcida quando ele chegou e infelizmente essa expectativa até hoje não foi atendida. As últimas atuações tem sido ainda piores, e de fato parece estar desmotivado e um pouco fora de forma. Aqui é papel do treinador descobrir o que está acontecendo, pois potencial o Sobis tem, e já demonstrou isso em partidas pontuais.

    Thiago Neves – Como as vaias contra a Chape fizeram efeito nesse jogador. Tem sido peça fundamental na armação e definição das jogadas do Cruzeiro. Gosto da maneira como o jogador se expressa, é sensato e humilde, sabendo reconhecer quando não joga bem ou quando fica devendo. Tem muito a contribuir para o Cruzeiro e esperamos que tenha o nome marcado na nossa história com títulos!!

    Fábio – Concordo que Fábio tem crédito, mas conforme mencionado em alguns comentários dos colegas, creio que já não é mais o mesmo jogador de outrora. Continua sendo um bom goleiro, e merece o respeito da torcida, mas na minha opinião temos um grande goleiro na reserva hoje (Rafael), e apesar da história do Fábio, merece ser titular do Cruzeiro pelo que apresentou durante o tempo em que foi titular.

    Léo – Infelizmente não vejo o jogador com nível para ser titular do Cruzeiro. É um cruzeirense, joga com amor, mas isso somente não basta, falta técnica ao jogador. Uma pena as recorrentes lesões do Dedé, pois é impressionante a diferença que ele faz quando entra na zaga do Cruzeiro, de tal forma, que os zagueiros que atuam ao lado dele costumam se destacar muito, pois ele além de ter um excelente posicionamento, consegue também auxiliar no posicionamento dos demais.

    Lucas Silva – Um jogador não “desaprende” a jogar futebol. Vemos nos jogos em que ele entra atualmente, alguns lampejos da época em que se consagrou com a camisa do Cruzeiro. Ainda é muito novo (24 anos) e creio que todo jogador precisa de sequência para se firmar, mas nesse ponto enfrenta uma forte concorrência no meio de campo e se não se destacar nas chances que tem, dificilmente terá essa sequência.

    Élber – Um jogador emblemático, que quando apareceu a alguns anos o víamos como uma baita promessa, mas infelizmente nos anos seguintes continuou sendo apenas uma promessa. Considero muito importante essa sequência que ele está tendo no time, pois sem dúvidas está em grande débito pelo que apresentou ao longo dos anos, e como patrimônio do clube, torcemos para que todos os jogadores tenham sucesso, que automaticamente se reflete no sucesso do nosso Cruzeiro.

    Henrique – Vocês já pararam para se perguntar porque o Henrique é titular independentemente do treinador da equipe? E olha, foram inúmeros treinadores. Essa é uma análise que vai além das próprias atuações do jogador, que de fato comete falhas, e em determinadas partidas apresenta um futebol sonolento. O Henrique se destaca muito pela questão tática, de posicionamento, e principalmente a influência que ele tem no posicionamento do restante da equipe. Me recordo de um outro jogador do Cruzeiro que era muito questionado, chamado Donizete Oliveira, que nunca apareceu para a torcida, mas era um carregador de piano (função que muito jogador não gosta), e foi titular durante alguns anos e fundamental na conquista da Copa do Brasil de 2000.

    Acabei me delongando um pouco, mas tentei apresentar uma visão o mais neutra possível, apesar disso ser muito difícil, pois sou apaixonado pelo nosso Cruzeiro e apesar de estar em Brasília, não perco um jogo sequer!!

    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo Blog e pela razoabilidade dos seus comentários e crônicas.

  26. PH,
    Você foi muito infeliz com sua escrita:
    Até agora foram 724 jogos disputados com a camisa azul e branca, o que é mais que suficiente para justificar a qualidade do goleiro e também a antipatia daqueles que não gostam muito dele. Não deve ser fácil desgostar de alguém e esse alguém ser simplesmente o cara que mais vestiu a camisa do seu time de coração.
    Quando você critica outro jogador, igual você fez na sua matéria, quer dizer que você tem antipatia por ele?
    Em outro post você chamou os seus leitores de pessoas que perseguem, que tem implicância com esses jogadores, infeliz mais uma vez…
    Como você já disse várias vezes, não precisamos concordar uns com os outros, afinal a diversidade é que soma.
    Você foi muito infeliz na sua exposição.

  27. – Temos que falar também de Mano Menezes; pra mim ele não têm saldo algum este ano, perdeu o mineiro, foi desclassificado na sul americana , tá instável no brasileiro. Na copa do brasil, foi quase desclassificado pela chape e pelo palmeiras. Tomara que à partir de agora o CRUZEIRO jogue bola e triunfe na CB, aí ele terá crédito. Pra mim o jogador que mais está decepcionando é o Rafael Sóbis, ele ainda não mostrou nada de bola. A grande maioria têm oscilado entre razoáveis e boas partidas; apenas Tiago neves e alisson tem se destacado.

  28. Fábio, Léo e Élber – simplesmente horríveis, só jogam no cruzeiro.
    Alissom, subiu de produção e está mais objetivo.
    Sóbis, sabe jogar, mas não está produzindo nadica de nada, já devia estar no banco faz tempo.
    Robinho, bom jogador, com ele o time é outro, mas está bixado.
    Thiago Neves, craque de bola.

  29. P.H. muito boa comparação. Quero enfatizar que o Rafael Marques pode ser devolvido sem avaliação por que o cara é uma Tartaruga em campo, só atrapalha os companheiros. O R. Sóbis precisa mostrar ao que veio, ele tem muito potencial, porém está em débito. Os chutes dele estão tão fraquinhos, que parecem um traque, sem nenhuma força. Mesma coisa é o Robinho, que fica mais no DM do que joga esse está devendo e muito. O Léo, precisa dar uma chance pro Manuel ser testado, pra ver como o Manuel está depois das lesões. Já o Fábio! Ah o Fábio!

  30. Uai… estão de birra com nossos gringos? Gostaria de dizer que com muita humildade e trabalho, sem alarde nenhum (talvez por isso não tenha sido mencionado), Ariel Cabral tomou conta do meio campo do Cruzeiro. Firme na marcação, preciso nos passes e com aquele olhar altivo de meio campista que organiza o jogo. Dá gosto vê-lo em campo.

  31. PH FUI GERENTE DE UM GRANDE BANCO E VOU TE CONTAR UMA HISTORINHA ACONTECIDA EM UMA REUNIÃO COM A DIRETORIA : UM GERENTE FOI CHAMADO ATENÇÃO PELO FATO DE SUA AGÊNCIA ESTAR DANDO PREJUÍZO NO QUE ELE RETRUCOU QUE JÁ HAVIA GANHADO MUITO DINHEIRO PARA O BANCO E OUVIU COMO RESPOSTA DO DIRETOR : AQUELE DINHEIRO QUE VOCÊ GANHOU NÓS JÁ GASTAMOS , PRECISA GANHAR MAIS . ISSO SE REFERE TAMBÉM AO JOGADOR DE FUTEBOL , NÃO EXISTE ESSA DE TER CRÉDITO TEM QUE ESTAR SEMPRE GANHANDO . UM ABRAÇO , SAUDAÇÕES CRUZEIRENSES .

    1. Nunca trabalhei no mercado financeiro mas sei que é o mercado financeiro do Brasil é o mais selvagem do mundo,todos que são contratados para trabalhar nesse ramo quando assinam contrato tem metas mensais e anuais a cumprir,esta lá no contrato.
      Trabalho no ramo de materiais para construção,sou representante da maior cerâmica da America Latina,quando assinei meu contrato lá reza que eu tenho metas mensais a cumprir,resumindo,tanto no mercado financeiro como no mercado de materiais para construção trabalhamos com ativos,com moedas,com produtos totalmente diferente do futebol que trabalha com pessoas,com emoções,em nenhum contrato de atletas seja de qualquer esporte reza que ele,o atleta,tem que ganhar todas as competições ou que tem que ser titular.
      Existe uma diferença muito grande entre mercado financeiro e o esporte,um trabalha com moeda e com ativos o outro com ser humano,com a emoção e com o esforço físico.
      “Não sois maquinas,homens é que sois”, do filme Tempos Modernos.
      Grande Charles Chaplin.

  32. PH Mais uma vez , muito boa a sua cronica e principalmente a discussão provocada. Especialmente sobre zaga(sem citar atletas) concordo com Romulo e Luciano, se a turma da volância e ataque não combaterem podemos colocar qq zaga que não vai aguentar não. Combate e doação em todos os setores do campo é fundamental para se obter bons resultados no futebol de hoje. E a postura do CRUZEIRO mudou neste aspecto, a partir da sequência de jogos nos quais sofremos 3 gols. Continuaremos tendo divergências de opniôes sobre quem deveria ou não ser titular, mas de fato o treinador vai decidir e enquanto vierem os resultados bons , vamos apoiar mesmo. As diferentes opiniões de quem é ou não titular, vem de um elenco bem melhor que o ano passado (lembrem-se ano passado olhava para para o banco e víamos Alano, Pizano….). Por este motivo acredito que temos de apoiar o time e treinador , desde que os resultados venham, aguardar o fim de 2017 , pois diferente disto, dependeremos da nossa diretoria e é fato , sabemos que se depender desta diretoria para ajustar alguma coisa até o final deste mandato, estaremos muito encrencados!!! Vamos CRUZEIRÃO!! Vamos nação Azul , carregar e cuidar do nosso time!!!!

  33. O espaço aquí é nosso e devemos sempre aceitar o contraditório. Vejam minha opinião:
    RAFAEL SÓBIS : Tem personalidade sim. Tem partidas que ele desaparece mesmo, concordo. Mas quando saiu do time, ficou evidente a falta que ele faz
    FÁBIO: É ser cego ou algo pessoal, dizer que ele nunca nos salvou. Não podemos fazer isso com um grande ídolo nosso. Tem deficiencia na saída de sim, mas debaixo das traves já nos salvou muitas vezes. Mais de 700 partidas pelo clube, explica sua história. Não sejamos injustos com nossos ídolos
    LÉO : Falhou muito sim e eu concordo. Mas é um cara de grupo e dá o sangue e tem o sangue azul. E quando está ao lado de outro zagueiro rápido, como Dedé, ele sobe de produção. No último jogo contra o Palmeiras, para mim, foi um dos melhores em campo. è um cara que honra o manto azul.
    ELBER: Fraco. Não vai passar disso
    ALISSON: É o cara
    TN: Sabe tudo e honra a camisa
    ROBINHO: Craque, mas não sai do DM. Infelizmente. E nosso DM é fraquíssimo
    HENRIQUE: Pode às vezes não fazer uma o outra partida boa, mas é um cara que soma muito no grupo. Prá mim tem crédito no grupo sim e , se precisar ficar na reserva, é um grande profissional e aceita sem nenhum problema. Mas o cara soma muito, além de raçudo
    MANO MENEZES: Um grande treinador e ainda vai nos dar alegria. Meio teimoso, mas conhece. Prá mim o melhor do Brasil, depois do Tite.
    ARIEL.: Sem comentário. Espetacular
    Então nação azul, precisamos ser menos críticos e apoiar mais. Vamos abraçar o nosso grupo e cobrar quando for preciso, pois temos o melhor plantel do Brasil no momento. O grupo precisa de nós e nós também, como torcedores apaixonados. Bora caminhar juntos. Nossa torcida tem a mania de sacrificar um jogador eternamente por uma falha cometida e não esquece dos bons momentos. Fábio e Léo, muitas vezes são sacrificados por isso. Os caras honram nossa camisa sim. Temos de respeitar isso e parar dessa perseguição sem limite.
    Saudações celestes!

  34. Vamos a numeros que muitos não revelam da carreira de Fábio:

    1 – Pelo Cruzeiro:
    724 jogos / 774 gols sofridos / média 1,07 por jogo

    2 – Pelo Vasco:
    150 jogos / 181 gols sofridos / média 1,21 por jogo

    Total na carreira
    875 jogos / 955 gols sofridos / 1,1 gol por jogo

    Aqui não ha argumentos pessoais, só fatos!!!!

    1. Meu caro!
      Faz o seguinte,faz um abaixo assinado para a direção do clube exigindo URGENTE a demissão por JUSTA CAUSA do goleiro Fábio.
      Alega no abaixo assinado que você é DONO do clube e não aceita um goleiro como o Fábio para vestir a camisa do time,alega que você como uma das pessoas que coloca mais dinheiro do clube não vai aceitar mais esse individuo no gol do Cruzeiro pois por causa dele a sua vida familiar,social e profissional virou um inferno,alega que sua vida depende da demissão do goleiro.
      Simples assim,melhor do que ficar enumerando isso ou aquilo.
      Um abraço.

    2. A média de gols tomados pelo Rogério Ceni no São Paulo é superior a do Fábio no Cruzeiro.
      O Rogério Ceni é considerado o maior jogador do São Paulo.
      A média de gols tomados pelo Raul no Flamengo e também no Cruzeiro é maior que a do Fábio.
      Como explicar isso?
      Contra fatos não há argumentos.

  35. Concentração, esta é a palavra de ordem……O Cruzeiro só conseguiu a “metade” dos pontos conquistados pelo líder que nem “técnico” tem, deu para intender né? Entonces, temos que manter o foco contra o Vitória, pois estamos a poucos pontos do Z4, isto mesmo……..O tal líder que tanto pedi parece se manifestar na figura do TN”T”rinta…….Gratificante……………Espero que jogadores como Robinho, Manoel, Ezequiel, Hudson, entre outros que estão voltando de contusões sejam utilizados aos poucos, até que peguem rítimo e confiãnça para uma seguência de jogos……Que não fasam como fizeram com o Dede e o Robinho, depois de um longo tempo inativos, jogaram várias partidas inteiras sequêntes, em jogos de pouca importãncia e deu no que deu……..Haja planejamento sô………..Saudações Celestes

  36. Pedro, na minha opinião existe um certo viés quando você comenta sobre o Fábio, o que caracteriza uma questão de gosto, que é natural e aceitável!
    Acredito que ele não tenha tanto crédito assim. Outrossim, acredito ser um crime termos o Rafael na reserva, que tem os reflexos muito mais aguçados. O Fábio precisa ser mais decisivo e seguro nas saídas de encontro à bola e parar com essa mania de espalmar ao invés de agarrar. O último gol poderia ter sido evitado se não fosse essa atitude.
    Lembremos-lhe que o esporte é Futebol e não voleibol.

  37. O Arrascaeta teve constatada uma lesão na tíbia por estresse,ainda bem que não foi uma fratura por estresse,voltaria somente ano que vem,mas meu comentário não é por causa da lesão do atleta.
    Tenho certeza que daqui mais algumas horas os abutres de plantão vão dizer que o DM do clube é um lixo,que os médicos do clubes são piores que os médicos cubanos e não é bem assim.
    Sou um trabalhador como qualquer outro e tive uma fratura por estresse,fiquei afastado por seis meses e nem atleta eu sou.
    Fica ai o recado para nossos abutres de plantão.

  38. Convenhamos, o Fábio, depois das cobranças, melhorou consideravelmente nas saídas do gol nos últimos jogos. Já na reposição de bolas até a última quarta feira ainda não tinha aprendido mas ele é novo e ainda dá tempo para aprender e tem crédito………..Me lembro de uma jogada em que o Dida lançou com as mãos uma bola para o Cleison ainda na intermediárea mas que com poucos passos ultrapassou a linha de meio campo e “foi fono, foi fono” até a linha de fundo para rolar a bola a um dos atacantes, que acompanhavam a jogada só rolar para as rêdes adversárias…..Golaço em apenas 15 minutos…….Saudações Celestes

  39. Concordo com o colega de blog Marcão BH, quando disse que o MM é um grande treinador já que deve medir 1 metro e carquerada de altura………Porem discordo quando disse que o MM é teimoso já que este cidadão é na verdade teimoso e meio………..Fui

  40. PH, fujindo um pouco assunto, queria te pedir para abordar o assunto DEPARTAMENTO MÉDICO. Não tem condição esse DM do Cruzeiro. Todos criticam o mano, mas não me lembro de quando ele teve o time completo para jogar. Enfim, queria que vc abordasse esse assunto por nós.

  41. Mais um para o estaleiro…. Arrascaeta….. Tudo pra esse DM INCOMPETENTE é reação por estresse, Dedé, Judivan, Robinho, agora Arrascaeta ( não vou nem relembrar o passado)…. Só espero que não seja outro Martinuccio, que tbm teve lesão na Tíbia….. Cara, esse DM nosso é um lixo

  42. Fábio um grande pé frio , enquanto ele estiver no gol nunca vamos ganhar mata mata .Não sabe sair jogando com as mãos e com os é ridículo. Quem gosta dele é a imprensa torcedores dos gaylos. Jogador que não soa a camisa e não vibra não serve para nada.

  43. O Cruzeiro esta se superando diante de clubes que fizeram investimentos milionários e tinham uma super badalação da mídia para serem campeões. Alem de tudo o clube esta sofrendo com uma direção ruim uma serie de contusões e jogando com vários desfalques e com jogador improvisado. Mas so vejo criticas. Depois reclamam que a imprensa não valoriza o clube. Mas, o presidente e uma parte da torcida não valoriza. Eh hora de apoiar! Os jogadores e o técnico estão se empenhando totalmente. Esse clube sempre nos deu alegria. Também acho que o Rafael esta melhor mas, não entendo tanta hostilidade contra um ídolo como o Fabio!

  44. Não adianta ter somente bons jogadores de futebol,tecnicamente falando, para obter sucesso nas competições.É fundamental também que sejam atletas na acepção da palavra,que aguentem fisicamente jogar futebol de competição.Infelizmente o Cruzeiro está cheio de bons jogadores tecnicamente,mas que fisicamente deixam a desejar.Tem que analisar para o próximo ano o custo benefício de manter jogadores assim no elenco.

  45. Eu fiquei muito triste com a eliminação do Cruzeiro na Sul Americana pois o nosso caminho até a final seria muito fácil,sem dúvida alguma seria muito mais fácil ganhar a Sul americana do que a Copa do Brasil.
    Teve um culpado pela nossa eliminação:
    O goleiro Rafael.

  46. Ótima visão, concordo com tudo! Belo conteúdo, parabéns! Faltou falar do Ariel Cabral, nosso jogador que é lento mas tem O MELHOR PASSE de todos os atletas do campeonato Brasileiro.

  47. Pedro, aproveitando pra falar sobre débito e crédito, o departamento médico do cruzeiro estar em débito com os torcedores e com os jogadores temos que protestar, Arrascaeta voltou em 2 jogos jogando apenas a metade do segundo tempo. E machucou vai ficar 10 semanas parado! Pelo amor de Deus olha o Maike foi para o palmeiras e não machucou até hoje, o Marcos Vinícius também tá no Botafogo e não machuca. Pedro Henrique temos que averiguar o que estar acontecendo nesse DM do cruzeiro, por favor diga algo sobre esse tema pq a torcida quer uma satisfação. Dm horrível!

    1. Pois é, falando sobre estagiário e nem consegue se fazer entender. Meu Deus! Quanta ignorância. Simples, não leia mais e nem escreva já que você não nos representa!

  48. Eu penso que não existe isso de crédito ou débito, existe jogador ruim e jogador bom. Algumas peças no elenco do Cruzeiro não deveriam nem estar aí. Rafael Marques e Elber são visíveis os mais fracos do elenco. É de dar dó dos demais jogadores quando esses estão em campo. Não contribuem em nada e atrapalham.

  49. Jogo hoje com lanterna vice do Brasileirao foi fraco…Sobis o pior , de novo. TN perdeu 2 gols incríveis , Sassa outro e Sobis idem ( resumo 4 perdas…….). Ariel não foi bem …ATAQUE NÃO FAZ. GOL …
    e aí o time não ganha há várias rodadas !
    Acorda Diretoria !!!!
    Vencer e’ com GOL !!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *