Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Os perseguidos

Goleiro do Cruzeiro tem sido alvos de críticas pesadas vindas de parte da torcida. (Foto extraída do site da ESPN)

No futebol, sempre existe aquele jogador que não consegue conquistar a simpatia do torcedor. Seja por causa de suas atitudes fora dos gramados, seja por causa de uma sequência de péssimas atuações, seja por conflito entre o próprio atleta e a torcida, entre outros fatores. Um exemplo recente dessa situação vem de um clube paulista. Na última rodada, o zagueiro Lucão foi execrado pela torcida tricolor. O caso do zagueiro se enquadra naquela sequência de exibições ruins que deixa o torcedor furioso.

No Cruzeiro isso também já aconteceu. O atacante Allano ganhou várias oportunidades com Vanderlei Luxemburgo, Deivid e Paulo Bento. Em nenhuma delas o jovem recém-promovido das categorias de base da Raposa agradou. Aí não demorou muito tempo para que o torcedor manifestasse sua insatisfação que, mais tarde, tornou-se perseguição. Não importava a hora, não importava o momento, não importava sequer se ele estava jogando bem ou mal, sempre que Allano recebia a bola uma vaia ensurdecedora vinha das arquibancadas. Sem clima, o jogador foi emprestado para o Bahia.

Casos assim acontecem com frequência no futebol brasileiro. Mas existem algumas situações desse tipo que são inexplicáveis. No Cruzeiro, dois jogadores são constantemente alvos de duras críticas de parte da torcida: o goleiro Fábio e o volante Henrique. O primeiro é um ídolo do clube. O jogador que mais vezes vestiu a camisa do Cruzeiro. 715 partidas e incontáveis grandes defesas. Já o volante não chega a ser ídolo, porém construiu uma história de respeito, identificação com o clube, gols e partidas importantes. Além disso, ele recentemente foi convocado pelo técnico Tite, que fez muitos elogios ao nosso camisa 8.

Fábio dispensa comentários. Ninguém precisa reconhecer seu status de ídolo. Seus feitos e suas marcas pelo clube já mostram isso. No ano passado, sofreu uma grave lesão que o afastou dos gramados. Rafael assumiu seu lugar e fez um excelente trabalho. Isso porque o Cruzeiro é e sempre foi uma escola de goleiros. Diante dessa situação, tentaram criar uma disputa entre Fábio e Rafael. Por quê? Com qual objetivo? Não seria mais prudente reconhecer que temos dois grandes goleiros?

Já há algum tempo Fábio vem recebendo críticas que deixaram de ser meras críticas e passaram a ser ataques pessoais. Gordo. Fofão. Mão de alface. Mais recentemente, começaram a implicar até com a maneira que Fábio utiliza a gola de sua camisa. Se isso não é implicância, não sei o que é. Ultrapassaram os limites do respeito com o ser humano. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas devemos respeitar a todos. Além disso, nosso camisa 1 tem uma história fantástica. Em 2011, fez uma defesa que garantiu o nosso título do Mineiro. No mesmo ano, carregou o time nas costas junto com o argentino Walter Montillo. Em 2013 e 2014 ajudou a Raposa a conquistar o bicampeonato, também fazendo ótimas exibições. Pela mídia mineira e brasileira, foi diversas vezes reconhecido como o melhor arqueiro do Brasil.

Por tudo isso, o mínimo que um profissional como ele merece é respeito. E foi isso que ele pediu quando foi colocado no banco de reservas neste ano. Pediu respeito pela história construída por ele. Respeito porque deixou o time não por insuficiência técnica, mas por uma grave lesão. Quis uma oportunidade de disputar a posição. E logo que voltou, mostrou que iria brigar por ela. E assim o fez.

Henrique também tem sido alvo de críticas demasiadas da torcida.
(Foto: Pedro Vilela/AGIF)

Quando ficou afastado dos gramados, seu nome era sempre lembrado por parte dos torcedores de uma forma negativa. Sempre. É o que também vem acontecendo com o volante Henrique. Mesmo quando ele não joga, alguém aparece para falar sobre o jogador. Concordo inteiramente com as críticas construtivas. Fábio precisa sair do gol para fazer interceptações. E Henrique já não vem fazendo mais boas atuações como antes. Merece a titularidade o argentino Lucas Romero. Tudo bem, compreendo. Mas e a necessidade de ficar malhando o atleta durante todo o tempo? Isso não é normal.

Por fim, vale a reflexão: Fábio e seus 715 jogos pelo Cruzeiro. Henrique e sua entrega que já rendeu a titularidade com vários técnicos que já passaram pela Toca da Raposa. Alguma coisa isso significa, não é mesmo? E, com certeza, não é algo ruim. Você pode até não gostar e não concordar com a presença deles, mas o respeito é fundamental em qualquer relação humana. Menos ódio, mais respeito e mais amor ao Cruzeiro.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

261 comentários em “Os perseguidos

    1. Relembrando o jogo contra o Atlético em 04/12/2011 (eterno 6 x 1) pelo campeonato brasileiro, o Fábio e o Montillo não jogaram, pois nitidamente, ambos provocaram o terceiro cartão amarelo na rodada anterior, para não participarem do jogo de risco de queda para a série B.
      Atualmente, o Fábio ainda não está em plena forma física. Mas, mesmo no melhor de sua forma, ele tem uma grande deficiência nas bolas alçadas na pequena área, ele fica estático debaixo do travessão. E quando sai, sai mal.

      1. Assino embaixo.
        E acrescento duas coisas, um amigo em comum já havia me dito que ouviu da boca do próprio Fábio que ele não jogaria o último jogo caso o cruzeiro tivesse chance real de queda…. e ele me disse isso uns 20 dias antes da última rodada. Sendo que todos perceberam que no jogo contra o ceara (se não me falhe a memória) ele fez de tudo para levar o cartão, o juiz reclamou da cera várias vezes antes de dar o cartão pra ele.
        E a segunda é que hoje temos um goleiro melhor do que ele no banco de reservas que é o Rafael, caso não tivéssemos um goleiro melhor no banco não via problema nenhum dele ser titular. Mas ele não fez por merecer ter voltado ao gol do cruzeiro e o rafael não merecia ter saído.

      2. “nitidamente, ambos provocaram o terceiro cartão”…é o mesmo que dizer que foram maus profissionais e mau caráter….é isso mesmo, produção??? quanta asneira…..

    2. Bom amigos cruzeirenses, me desculpem mas, chega deste assunto.
      Tem os que gostam do Fábio e do Henrique. Tem outros q não gostam ou acham q eles já não rendem tanto. OK.
      Mas esta discussão já deu. Não vamos chegar a um acordo nunca. Nem é necessário isto.
      A discussão rendeu, foi boa, mas percebe-se que cada um tem sua opinião a respeito. Agora é bola pra frente.
      Penso que hj será um jogo chave. Não teremos Léo, Henrique, Cabral e D. Barbosa. Vamos ver como vai se comportar o sistema defensivo (zaga e cabeça de área) com mais agilidade e dinamismo e com um pouco menos de toque e saída de bola.
      Espero sinceramente que funcione pois gosto mais assim. A conferir.
      ZEEEEEEEEEROOOOOOOOOO !!!!!!!!!

  1. Parabéns PH, nota 10 !!! Você realmente é a voz do torcedor do cruzeiro que eu sou !!! Bacana demais camarada !! Amor pelo Cruzeiro e respeito aos idolos !

  2. Fábio é indiscutível e incontestável. Esses (meia duzia) que o criticam não representam a torcida do Cruzeiro. Continuará brilhando com a camisa do Cruzeiro e não se deixará abater por isso. Quanto a gola da camisa, isso é brincadeira, é inveja .

      1. PH, você deveria falar também como o Fábio (e o Rafael também) demora para reposição de bola. Será que o Mano não posiciona jogadores para receber a bola quando o goleiro defende ou a culpa é do treinador de goleiros ? O time perde muito tempo com o Fábio segurando a bola e depois simplesmente dá um chutão pro meio campo. E isso ocorre há muito tempo e nenhum treinador corrige !!!

      1. Igual vaca holandesa. Dá vinte litros de leite e depois chuta o balde. Ele faz defesas dificílimas durante o jogo depois entrega o gol para o adversário como fez contra o Grêmio. Henrique preenche todos os requisitos do Temer para aposentadoria. Quando ele dá aquela rodopiada em campo me tremo todo porque vai ser gol do adversário. Leo com aquela bunda grande e tropeçando nas próprias pernas deveria jogar a serie C. Quase todos os gols são pela lado dele alem de fazer muitos penaltys pela lentidão. Mano resolveu o problema de 2015 e virou cadeira cativa. Dispensou o único jogador que sabe fazer gol ( Abila) para ficar com esse Sóbis que não quer mais nada com o futebol. Deve estar rico. Time pífio esse nosso Cruzeiro. Não deu um chute a gol contra o Grêmio no primeiro tempo salvo aquele traque do Lucas Silva quando a bola quase não chegou às mãos do goleiro.

  3. Fato: o Fábio dispensa comentários. É nosso ídolo, que jogador deixa o clube para ganhar mais noutro clube. Este cara tem caráter, profissionalismo e é ótimo goleiro. Estes bananas que falam mal, são frangas invejosas.

      1. Concordo que mereça respeito, mas não podemos viver de passado. Fabio já foi inquestionável e hoje não é mais.
        Faz grandes defesas, mas a que precisa pegar ele não defende.
        Se os fanáticos pelo Fabio já esqueceram, eu não esqueço o gol ajoelhado que ele tomou do San Lorenzo, as falhas contra o River Plate e na final contra o Estudiantes parecia que tinha um bigorna nos pés que não conseguia sair do gol.
        Reconheço nele um bom gol, mas o Rafael pede passagem.
        Recentemente fez um penâlti amador contra o Sport, tomou um gol olimpico do Chapecoense, falhou no gol do Bahia e contra o Gremio nem preciso falar.
        Por estas e outras que as torcidas chamam a torcida azul de BH de Marias pois pensam diferente dos que moram no interior.
        Uma torcida que deixa Gilvan acabar com o clube e não reinvidica nada na sede do clube, vamos esperar o que?
        Cruzeiro é maior que Fábio e que Henrique.

        1. Meu amigo, perfeito seu comentário!! Parabéns!!
          Eu já ia postar outro cometário exemplificando uma falha em cada um dos jogos desde quando o Fábio voltou, mas Vc o fez…

          Estou com vc…

        2. A parte que você fala do Gilvan está muito correta!
          Sempre comento aqui que os torcedores precisam cornetar o Gilvan, diretoria e comissão técnica! E não aceitar essa palhaçada!
          O Cruzeiro, hoje, vive o que o São Paulo vive: má administração!!!
          E se não cobrar, não adianta “xilicar”.
          Gilvanzão continua dormindo com o bolso cheio…
          Mas não concordo quanto ao Fábio.
          A culpa seria dele se a zaga fizesse sua parte. Não é o caso!
          Muitas defesas que a torcida cobra, são quase milagres.
          Não dá!

        3. Gostaria de lembrar que o Cruzeiro não “É” Fabio e Henrique. Mas sim, que foi e continua sendo, construído por Fábios, Henriques, Nonatos, Zé Carlos, Ricardinhos, e muitos outros. Respeito pelo profissional é o mínimo que o torcedor deve ter.

          1. kkkkk…
            dá vontade de rir de torcedores que só entraram em campo pra pedir autógrafo e jogou futebol de botão…
            não sabe o que é futebol.
            Tem torcedor que adora museu

      2. Eu entendi bem o seu texto PH. De fato você fala de respeito, que todo jogador ou ser humano deve ter. Todavia, o Henrique, infelizmente não está na sua melhor fase, tem jogadores que podem render mais para o time.

      3. Mas, no futebol, rendimento é tudo.
        O Rafael é mais novo, tem melhores reflexos, está em melhor fase e não toma frangos como este Fábio.
        Fábio e Henrique montaram uma igreja na Toca 2. Mandam e desmandam. Se não são escalados, derrubam o treinador.
        História de Fábio no Cruzeiro: Copa do Brasil de 2005, Paulista de Jundiaí. Libertadores 2009, Estudiantes. Reveja os gols sofridos por nós.
        Neste ano, os últimos 6 gols sofridos pelo Cruzeiro, foram falhas deste goleiro.
        PH, você está a defender o indefensável. Muito suspeito.
        Se respeito fosse critério para a escalação, nosso time começaria com Raul (ou Dida ou Gomes), Nelinho, Procópio…

    1. Qual jogo esse ano comprometeu amigo, último jogo se não fosse ele tínhamos perdido, fez ótimas defesas, pra mim não errou nos gola, no primeiro o zagueiro do grêmio cabeceou sem pular do chão na grande area, muito mais falha da zaga do que do goleiro não é? Contra o Corinthians resuma defesa espetacular a queima roupa de uma cabeceada, concordo o rafel é um excelente goeliro, mais falho no gol que o nacional fez no mineirao, ou aquele gol não foi falha, se não fosse aquele gol tínhamos classificado, lá no Paraguai pulou todos os penaltis pro mesmo lado, não quero crussificar ele tô só te dando exemplos, agora torcida ficar xingando o cara que mais vestiu nossa camisa que teve inúmeras oportunidades pra sair pra ganhar mais é não foi, eu sinceramente acho que não esse torcedor não é torcedor do cruzeiro. Brasileiro tem uma mania muito grande de não gostar e não da valor no que tem, pra mim o Lucas franca e muito mais goleiro que o Rafael….

  4. Vejo muitas pessoas falando em gratidão e respeito, o Fábio ou qualquer jogador que foi vaiado criticado eles jogaram de graça no Cruzeiro. Vamos parar com esse mimi futebol é momento e hoje o Rafael é muito mais goleiro que o Fabio só não enxerga quem é fanático. Jogador no Brasil é muito mimado pela impressa e certos torcedores se tivesse na Europa comendo banco estaria caladinho, foi o primeiro depois de sua volta ir na impressa e jogar indireta mesmo o Rafael estando bem no gol.
    A única coisa que esses caras tem é ego inflamado esse papo de humilde, temente a deus isso é balela experimenta falar para baixar um pouco do salário para ver se vai aceitar é como disse gratidão e respeito ganhando 700 mil por na maior mordomia quem deveria ser grato, era ele por vestir a gloriosa camisa do CRUZEIRO. Para de mimi cala a boca e vai treinar mais não faz mais que sua obrigação.

    1. Comentário oportuno Carlos. Meu tio acorda as 04:30 hs, trabalha mais de 10 horas fazendo cerca de arame e roçando pasto por R$80,00 ao dia e no fim do expediente, está feliz por ter tido mais um dia de trabalho. Um jogador de futebol de time grande ganha por mês o que a maioria de nos não temos em toda uma vida de trabalho e fica aí de biquinho, fazendo-se de vítima. Se existem críticas pode ter certeza de que o jogador está comprometendo com suas atuações. Torcedor em sua maioria sabe o que fala, especialmente nós que vamos ao Mineirão. GOLEIRO BÃO é aquele que é decisivo em torneios mata-mata, que defende tudo e mais um pouco nos 02 jogos e que se for para uma disputa de penaltis e resolve a vida. Isso o DIDA fez. Isso, infelizmente, o goleiro do rival fez. Quantas copas o Fábio ganhou pelo Cruzeiro nesses 12 anos? Oportunidades não faltaram, inclusive em finais e semi-finais. Quanto ao Henrique, jogador BÃO vai e não volta. Tenta repatriar o Ramires, o Ricardo Goulart. O Henrique foi, não deu certo e voltou para não resolver nossa vida. PS: Antes que alguém lembre os 02 Brasileiros do Fábio, eles foram em pontos corridos e com aquele time ganhávamos até com o goleiro do sub-20.

    2. Exatamente falou tudo ..Ídolo sim ..Como Raul ,Como Gomes ,Como Dida ..Aliás pra mim o melhor …Porém ele ganha bem e não trabalha de graça …Tudo tem validade …Tudo …Histórias serão construídas ..Rafael pode construir a sua !O que não pode e sentar no trofeu e achar que tá bom ..Acabou …Ex Alex …Ofereceu caminhão de dinheiro para jogar no cruzeiro ..Bem sábio sabia que não renderia e Iria manchar a história no clube ..Preferiu aposentar e hoje está lá no pedestal celeste como ídolo …Espero que Fabio não fique como o ídolo que ficou acomodado pelo salário …

    3. O amigo disse tudo!!
      Puro mimimi!!!
      O cara ganha 700 mil por mês e não pode ser criticado tadinho, atrasa o salário dele pra vcs verem será o primeiro a ir nos microfones!!!
      #VOLTARAFAEL

    4. Primeiramente não te respeito pois se referiu a Deus em letra minúscula. Segundo, acho que você não sabe ler. PH foi felicíssimo em sua crônica, ele fala de respeito a dois jogadores que vestem a camisa. Fábio e Henrique tem seus defeitos, mas quem não tem? Rafael é um ótimo goleiro. Aí vem você falar em mimimi. Nossos anseios é e sempre foi pelo escudo Cruzeiro Esporte Clube. O treinador é muito bem pago para escalar. Quem convive com os jogadores diuturnamente é ele. Se entra Fábio é porque possui a confiança do treinador. Henrique já deu lugar a Romero. No mais, vamos torcer, ir ao mineirão e apoiar nosso time.

    5. Concordo com você Carlos, ouço muito o Fábio falar em Deus mas humildade da parte dele nenhuma. Porque ele não aceitou a reserva sem questionar o treinador. É um baita goleiro debaixo das traves, mas não sabe antecipar uma bola pingada na pequena área.

    6. Como há gente que nada entende de futebol. Rafael foi bem, mas ainda é um goleiro comum de bom nível. Ainda está levando gols por falta de bom posicionamento, no contra-pé, e mesmo sendo mais novo não tem a elasticidade do Fábio.
      O que está acontecendo é sempre uma meia dúzia de gente que somente vai para a internet criticar tudo e todos. Vejam se essas mesmas pessoas aparecem para elogiar algum jogador que é objeto de matéria jornalística.

    7. Amigo já que o Rafael é mais goleiro que o Fábio! Então porque o Flamengo, o Napoli tão querendo o Fábio! Gosto de mais do Rafael! Mas os gold que o Fábio tomou ou é culpa do Léo ou Caicedo que não jogam nada na bola aérea!

      1. o Napoli?? vc sonhou isso.. moro na Itália e o ninguém nunca falou de Fábio aqui.. o Napoli está adquirindo os direitos desportivos do atleta Alex Meret do time da Udinese

    1. O pior cego é aquele que não quer ver. Só porque enxergamos o óbvio somos taxados como adversários? Eu penso o contrário, tem é frangas apoiando o Fábio e o Henrique, pois esses 02 fincaram raízes na Toca e não foram decisivos. O Henrique até fez uma boa Libertadores em 2009, mas o Fábio, no dia da onça beber água, não saiu nas bolas e tomou 02 gols dentro da pequena área. Nos Brasileiros de 2013 e 2014 o Henrique era banco e seríamos campeões até com um goleiro da base. Não quero humilhar eles, façam um belo jogo de despedida, inaugurem um busto deles na Toca e vamos em frente. O CRUZEIRO é GIGANTE antes deles, é no tempo deles e será após a saída deles.

      1. Vejam a completa PARCIALIDADE. Quando o Cruzeiro joga bem, não toma gols, é campeão, o Fábio e o Henrique não contribuíram. Quando o Cruzeiro joga mal e é quase rebaixado, só eles são responsáveis. Bem, esta visão é no mínimo tendenciosa e sem critério.
        Atualmente eles não estão em seu melhor momento, mas carregaram o Cruzeiro em muitas outras ocasiões. Não sozinhos, pois futebol é sempre coletivo.
        Os números também são uma forma de avaliar, e os críticos poderão constatar que neste quesito o Fábio é um dos goleiros que tem menor média de gols recebidos na última década, e que o Henrique é um dos volantes que mais desarma nos últimos anos. Ou seja cumprem suas principais funções com mérito.Fato.

  5. O grande problema do Cruzeiro hoje, não é o Fábio, o “x” da questão é a zaga que tem um jogador lento, preguiçoso, que não consegue sair do chão, esse sujeito chamado Léo é o grande vilão da história. Basta rever as derrotas que o maior de minas sofreu para concluir que esse pseudo zagueiro é FRAQUÍSSIMO, diria até que pode ser um quase bom reserva, mas titular NUNCA. Portanto vamos deixar a hipocrisia de lado e mencionar a realidade, se o Mano Menezes é apaixonado pelo cara o que podemos fazer? Cobrar uma atitude, pois continuar assistindo os jogos do Cruzeiro e sofrendo com esse zagueiro horrível não dá mais.

  6. Vamos por parte, não vejo nenhuma perseguição e nem ódio contra o nosso ¨Goleiro¨Fábio, pois o mesmo pediu coerência e não vejo está coerência com o Rafael, apesar que pra mim o titular deveria ser o Lucas França, agora pergunto a todos, os salários dele sempre estiveram em dia e não é pouco não, não podemos falar nada contra o mesmo que ele se julga injustiçado, vamos parar com isso, nunca o mesmo se sentiu culpado em alguma coisa, falhou feio várias vezes, só alguns exemplos: Paulista Copa do Brasil, Estudientes final da Libertadores, contra as frangas conseguiu tomar um gol de costa e de novo contra as frangas forçou o terceiro cartão amarelo para naõ jogar contra os mesmo. Apesar que já fez defesas difíceis, mas cá pra nós ele é pago pra que…!!!! Agora somos torcedores e tem os contras e os a favores, então por mim pode sair que não vou sentir falta nenhuma dele, no caso do Henrique não fede e não cheira. Fora Fábio some daqui e obrigado por tudo.

  7. Pedro seu texto é muito pertinente.
    Em relação aos dois, creio que o ciclo de ambos esteja acabando no clube e devemos reconhecer isso. Esse fato, de modo algum, permite a verdadeira execração que se vê.
    Isso é fruto da famigeradas Redes Sociais. Um canal que permite que qualquer um, em qualquer tempo, faça juízo e condenação a quem quer que seja. E isso não é só no futebol.
    Quanto ao Fábio: eu “impliquei” com a gola da camisa. Vejo como máscara. Assim como o Alisson naquela decisão por pênaltis contra o Nacional. Se o Rafael não tivesse ido tão bem, a cobrança hoje seria menor. Fui contra a volta do Fábio, prefiro o Rafael, mas respeito e tenho gratidão por tudo o que fez.
    Quanto ao Henrique, você lembro bem que foi titular com “n” treinadores. Tem sim suas qualidades. Mas seu ciclo está no fim e como no caso do Fábio, tempos outras boas opções disponíveis, o torcedor crucifica.
    É preciso ponderação e respeito.

  8. Gostei muito deste post,sei que a sua intenção não é mudar a cabeça daqueles que criticam gratuitamente e até mesmo tem uma especie de ódio,basta você PH ler alguns comentários que aqui já estão e verá que tem corneta já dizendo “por acaso eles jogam ou jogaram de graça” como se gratidão somente temos que ter a aqueles que desempenham as suas funções profissionais de graça.
    Será que existe algum profissional que exerça a sua profissão e graça?
    A esses críticos de plantão vai aqui uma frase do escritor e filósofo argentino Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche “Não ocupe seu tempo em observar os erros ou defeito dos outros,antes prossiga seu trabalho em eliminar os seus”.
    E ai galera vamos comprar a nova camisa do Cruzeiro,esta linda demais.

    1. Cara. A frase do Argentino aí é inteligente e tudo mas está totalmente fora de contexto. É óbvio que se queremos um time vencedor temos que ver os defeitos dos jogadores e nossos defeitos não vem ao caso já que não somos jogadores do Cruzeiro.

  9. Jogador de futebol tem prazo de validade para a atividade esportiva, são muito bem pagos porque a carreira é curta, depois de certa idade tem que parar mesmo. Se não derem lugar aos mais novos começam a prejudicar suas equipes. No caso do Fábio isso é fato. Toda bola cruzada na área do Cruzeiro é um perigo dobrado, ele não sai na maioria das vezes para socar a bola, coisa que todos os goleiros fazem. Quando pode encaixar uma bola ele apenas intercepta e deixa o rebote no meio da área. Foi um grande goleiro, mas tem que saber a hora de pendurar as chuteiras.

  10. Pedro Henrique. .amigo seu comentário infelizmente não condiz com a realidade do futebol. ..desculpe pela sinceridade mas veja você que o Fábio ele mesmo é o culpado ..e aí vejo que tu mesmo foi omisso quando disse que “uma parte da torcida” é que percebe o goleiro Fábio. ..amigo nada disso condiz com a realidade. Atraves de uma própria enquete a poço tempo realizada pelo próprio jornal Estado de Minas de que uma maioria esmagadora não aceita ele como titular …68% ou seja ele é o próprio culpado da situação porque força a barra mesmo através da mídia para impor sua titularidade no time..Discordo com você quando diz que ele é ou foi importante. .muito pelo contrário nunca foi decisivo e por outro lado falha BISONHAMENTE quando mais o Cruzeiro precisa de um goleiro foi assim em várias decisões. .Depois que ele assumiu nunca mais ganhamos nada no mata-mata e ainda na final da libertadores falhou ridiculamente nos dois gols do esrudiantes. ..amigo veja a realidade esse Fábio ele só faz DEFESAS ÓBVIAS quando a maioria das bolas vão em direção a ele mesmo e ainda FAZ CENA para parecer que foi uma defesa dificultosa etc. É um goleiro em sua essência que no passa tranquilidade para o restante da equipe pois todos sabem quase que certamente a qualquer momento em um lance mais agudo ele vai falhar. .Então o torcedor está de saco cheio do Fábio ainda mais que ele é um atleta de um comportamento considerado por muitos como ARROGANTE pois suas atitudes nada condizem com o discurso que sempre o acompanha característico de se lobby através da mídia etc. O jogador que é realmente bom esse jamais vai para a mídia justificar ou alegar ou reivindicar qualquer situação como sempre faz esse Fábio. .portanto na minha opinião é eu sou cruzerense a pelo menos 50 anos vejo esse atleta como um goleiro mediano cuja conturbação fatal que fez com que muitos não gostassem dele foi quando se obrigou a tomar o terceiro cartão amarelo contra o Ceará para que assim pudesse se ausentar daquele jogo 6×1 contra o rival evitando assim a melancólica descida para a segunda divisão do campeonato nacional. .Poderia citar aqui muito mais episódios bem mais negativos porém agora não tenho muito tempo mas finalmente quero dizer que o Fábio já deu ademais e contestado pela maioria dos torcedores como um goleiro do defesas inúteis que faz pose em defesas fáceis quando o time já está com a partid perdida etc o mais justo é mesmo o Rafael que é nitidamente melhor que ele assumir a titularidade o mais rápido que se puder fazer. Meus cumprimentos de cruzeirense. .abraço a todos.

    1. Parabéns Wilson é de torcedor como vocÊ que o Cruzeiro precisa, que assiste e analisa os fatos com frieza.
      Alguns aqui que defendem Fábio e outros jogadores que não mais entregam nada pra o clube, poderia contratá-los para suas empresas….
      Aliás, nem podem ser empresários senão iam falir pois não olham rendimento olham o passado.

  11. A quem interessa tanto ódio e implicância com determinado jogador? Ao meu ver só alimenta mais a Galopress, doida para destruir o Cruzeiro, como o próprio ex-presidente, também conhecido como Vovó Mafalda, disse certa vez.
    Todo mundo tem o direito de criticar, mas ofender jamais.
    CRUZEIRO SEMPRE!!!

  12. Sinto desapontar o comentário tão bem escrito pelo nosso redator. Fábio não merce a consideração do cruzeirense e aponto alguns motivos abaixo:
    . Briga no vestiário na liberta 2009 o que nos tirou o titulo.
    . Carta a imprensa por 3 dias de salários atrasados , salvo engano 2012.
    . Aceitar jogar no Atlético Mineiro.
    . Não ter decidido nenhum titulo para o Cruzeiro.
    . Forçar cartão para não jogar o inesquecivel 6x 1.
    . Liderar queda de treinadores após treinadores.
    . Manter no gol após falhas e falhas.
    . Não possuir liderança nata.
    . Estar gordo demais.
    . Interferir em assuntos que diz respeito a diretoria.
    . FAZER DE BOM MOCINHO, enganando os alienados.
    E outros.

  13. Parabéns mais uma vez pelo texto. Contra o Corinthians ele de novo nos salvou no início do segundo tempo e tantas outras vezes mais que não conseguimos enem contar. Ontei tentei enviar um texto e não consegui. Vamos lá, infelizmente eu estou do lado do copo meio vazio. Nosso aproveitamento é de 45,83%. Muito baixo para quem vinha pregando que ganharíamos títulos este ano. Contra o Corinthians ficou a falsa impressão por causa do final do jogo onde o Cruzeiro conseguiu melhorar, porém, até os 25 min do segundo tempo não tínhamos chutado nenhuma bola no gol do Cássio. Outra coisa, se os laterais são ruins e a zaga sem comentários como vamos chegar a algum lugar? Fica difícil acreditar apesar de torcermos muito para que as coisas mudem. Grande abraço.

    1. Salvou o que é quem cara??????? O cruzeiro perdeu o jogo por causa da falha de próprio no gol do corinthias em uma jogada simples dentro da pequena área dele que ele por INSUFICIÊNCIA TÉCNICA DELE PRÓPRIO não teve capacidade para evitar o gol. ..esse tipo de gol ele costuma tomar sempre. …e ainda tu vem dizer que ele nos salvou. …desculpe amigo mas você realmente atraves desse seu comentário nada entende de futebol. ..só isso

  14. Achei que o Fábio falhou em dois gols contra o Grêmio e também fez três milagrosas, mas aquele foi um jogo atípico. Porém é graças ao Fábio que nunca fomos para a segundona. Por dois anos seguidos ele nos salvou quando TODO o time foi mal. O Henrique é o típico camisa 8 que fez e ainda fará história no clube como tantos outros( Zé Carlos, Ademir, Boiadeiro, etc…)e é de um profissionalismo ímpar; mas não está numa boa fase reconheço. Porém, uma coisa é certa: esses dois jogadores merecem nosso eterno respeito pelo que já fizeram e ainda fazem para o Cruzeiro. E acredito que o clube já está numa crescente sendo que os dois irão nesse ritmo com certeza.

  15. O tipo de críticas que são feitas ao Fábio é típico de brasileiro , como criticar um goleiro igual a ele ? Quem no brasil é melhor ? Quem critica critica por criticar , não tem noção , ele é o goleiro das defesas impossíveis! Parem de encher o saco dele !

  16. O comportamento desses torcedores até parece que são torcedores do galinheiro . Sem o Manoel e Dedé na zaga e sem o Hudson formando dois volantes pegadores e rápidos, não há goleiro que resiste.

    1. Não tem goleiro que resista, mas se o goleiro ainda tem deficiência em uma quesito básico da posição, que é a saída em bolas cruzadas, fica ainda mais difícil. Vide o gol do Corinthians.

  17. Quanto ao Fábio considero injustas as ofensas e críticas. Creio que ele merece ainda ser o titular do nosso gol, mas seus 715 jogos,por si só, não garantem sua perenidade na cancha.Há que se considerar o momento, principalmente em uma posição fundamental para o sucesso de qualquer equipe. Já no caso do Henrique, nunca vi um jogador enganar a tantos por tão longo tempo. Para mim é o maior armador de contra ataques para os times adversários. De todas as jogadas que se tornam gols contra o Cruzeiro, 80 % tem o nascedouro próximo ou onde está o Henrique, que deveria conte-las. Os períodos de vitórias seguidas sempre terminam com o seu retorno a titularidade. Espero que o Mano tenha visto isso e encerre de vez o tempo dessa cara no glorioso…

  18. Respeito a opinião de todos mas eu não gosto do Fábio e gostaria que minha opinião também fosse respeitada. Uso argumentos muito plausíveis para o Fábio não ser titular e mais para que esse jogador saia do clube. Vamos lá:
    1) Fábio chegou em 2005 e foi responsável DIRETO pela eliminação na CB daquele ano, Cruzeiro voando Fred metendo gol demais e o Cruzeiro favoritaço, eis que o goleiro entregou a paçoca em um dos maiores pontos fracos: Falta. Saímos pra um time pequeno, horrivel que foi campeão sobre o fraquíssimo Fluminense.

    2) Em 2007, protagonizou um verdadeiro vexame ao tomar o gol de costas, foi bizarro nem vou me alongar nisso, mas até ai o Fabio era so um goleiro comum, altamente criticado.

    3) Em 2008 a fase dele melhorou, começou pegar muito bem e foi destaque.

    4) 2009 já era o “cara” pra torcida, pegou muito na final da libertadores lá em La Plata, confesso que uma das maiores atuações que vi de um goleiro, porém aqui falhou BISONHAMENTE no gol do Gaston Fernandez, o de empate ao vejam vcs, NÃO SAIR NA BOLA (fato que ocorre constantemente). Adeus Tricampeonato, culpa so dele? obvio que não mas contribuiu.

    5) 2010 pegou muito, 2011 fez bom campeonato mas ARREGOU SIM SENHOR no ultimo jogo e o que mais me deixou indignado foi que não descartou jogar no nosso rival eterno, isso pra mi foi a gota dagua.

    6) Fez complô contra o recem presidente Gilvan que atrasara salarios por pegar o clube liso.

    7) Após o bicampeonato onde ate minha vó de muletas seria campeã no gol, machuca e eis que chegamos em 2017, reivindicando a titularidade a qualquer preço não pensando no clube e falhando contra Sport (penalti), Bahia, Chapecoense (gol do Grolli), Corinthians (deveria sair na bola, Cássio fez isso em um escanteio nosso), Grêmio rebatendo bolas.

    Diante disso tudo, ver um cidadão que ja tem 37 anos e sempre exigir aumento de salario quando na vdd deveria diminuir pois seu rendimento caiu. As pessoas não aceitam mas o Fábio é um péssimo custo beneficio ao clube.

    Minha opinião com argumentos concretos estão aí. Ele vai aposentar e nosso amado clube continuará ai!

    Abs.

    1. Amigo Fabricio achei perfeito o teu comentário , na minha opiniao uma dessertação dentro de uma razoabilidade democratica sem nenhum apelo partidarista ou mesmo parcialista, precisamos de pessoas com esta clareza de informações , só acrescentaria que esse Fábio é o tipo daquela atleta de “cacoete” infantil demais, para agregar algum valor em uma instituição MONSTRO com é a instiuição clube CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, por exemplo : aquela atitude de TOTAL DESRESPEITO AO TORCEDOR E AO CLUBE AO SIMPLESMENTE IGNORAR UM LANCE CRUSCIAL CONTRA O MAIOR RIVAL FICANDO DE COSTAS E TOMAR AQUELE GOL VERGONHOSO , já naquela situação sendo eu membro de um conselho, ou tendo algum voto ou influencia, alí mesmo ele já teria sido sumariamente demitido do clube, senao vejamos que jamais na historia do futebol profissional e principalmente em um clube monstro que nem o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE , teria outrora acontecido jamais cena tão desrespeitosa e bisonha nao só aos torcedores quanto até mesmo ao desporto em sua essencia, quer dizer, é um goleiro tipo varzeano, porque são atitudes como esta que ele propiciou que só acontece em futebol de várzea, não é exagero é pura realidade, tá ai nos anais do esporte, um lance jamais repetido por qualquer outro profissional no gol de um time de futebol , ainda mais contra o maior rival da equipe do cruzeiro, ou seja, o torcedor tá de saco cheio desse Fábio, essa é que é a realidade, e esperamos que justiça seja feita , quando ele finalmente der lugar a um titular de melhor qualidade que hoje no caso é o excelente goleiro nitidamente superior a ele que é o ótimo Rafael, mas o teu comentário está perfeito , listou bastante fatos verdadeiros , que muitos torcedores “modinha”, não conseguem enxergar ….finalizo agradecendo pelo teu comentário bastante esclarecedor…saudações cruzeirenses

    2. vc tocou na tecla certa.. custo/benefício.. qual é o salário bruto do Fábio? todos sabemos que as contas do Cruzeiro não estão em ordem.. os custos operacionais aumentares exponencialmente (e ninguém entendeu pq…).. o contrato dele vai vencer em 2018, vcs querem renovar e continuar pagando 800.000/900.000 Reais de salário bruto (ou mais pelo que dizem) para um goleiro que não é UNANIMIDADE entre os torcedores?? (ao contrário do que dizem aqui, as pessoas que criticam o nosso arqueiro são mais de 1/2 dúzia.. bem mais)

  19. Realmente o goleiro Fábio tem cometido algumas falhas, mas nenhuma que possa atordoá-lo ou tirá-lo do time. É um extraordinário goleiro, já nos deu grandes vitórias e, claro, vai superar este momento de pequenos deslizes e voltará a brilhar com a camisa do nosso GRANDE CRUZEIRO.

  20. Acho que deveríamos estar falando do time, das falhas coletivas e como o técnico poderia trabalhar para sanar isso.
    Mas hoje a discussão futebolística, principalmente, por redes, virou discussão pessoal sobre fofoquinhas daqui e dali, ao invés de apegarmos ao que ocorre em campo.
    O próprio Fábio vai a internet bater boca com seus “seguidores”, acho isso uma perda de tempo.

    Falando da questão técnica, os dois são bons jogadores, e não se comparam a Allano, que tornou-se o símbolo da ruindade pós bicampeonato) ou Leo, apenas quebra galho, que também está há muito tempo no clube e realmente já entregou o ouro mais do que decidiu a nosso favor.
    Mas ISSO DEVE SER COBRADO DE QUEM CONTRATA E QUEM ESCALA, o problema é que esses caras não ouvem a torcida e, então, sobra para os jogadores que só estão lá porque alguém decidiu colocá-los.

    Qualidades de Fábio: goleiro ágil embaixo das traves e muito regular durante todos os anos de Cruzeiro (seu auge já passou).
    Defeitos de Fábio: ruim em bolas alçadas na área e cobranças de faltas.
    Recorrentemente, assim como outros, mistura religião com futebol e ainda como um dos líderes, capitão por muito tempo, tende a culpar os outros por seus erros.
    Não aceita críticas, precisa rever seus conceitos de religioso.

    Qualidades de Henrique: bom passe e boa leitura de jogo.
    Defeitos de Henrique: volante pouco marcador, marca por zona apenas, e lento.
    Como líder, capitão, não consegue imprimir garra ao resto do time.
    O futebol atual exige muita entrega física, até mesmo Iniesta não é titular absoluto do Barça.

    No momento, a titularidade de Fábio deve ser contestada apenas por seu discurso desrespeitoso àquele que vinha jogando muito bem e é mais jovem, Rafael.
    Não acho que Fábio esteja afundando o time, mas houve bolas defensáveis que passaram. Porém, quem escala é o Mano e ele deve ser cobrado pela “coerência”.

    Henrique merece banco porque vem jogando mal e porque existem 2 outros melhores volantes no elenco, Romero e Hudson.

  21. Caro P.Henrique,
    Em primeiro lugar, acho que a palavra ÓDIO, tem sido constantemente usada indevidamente nesses últimos anos. Talvez , pelo fato das recentes brigas políticas pelo poder, por esse BANDO de políticos ; que por falta de argumentos sólidos, têm usado demais essa RIDÍCULA PALAVRA.
    Quanto aos dois jogadores citados, nunca JAMAIS, houve interesse de clubes europeus pelos mesmos. Também, não vimos grandes clubes brasileiros sondá-los. Portanto, não vejo motivo para perdermos tanto tempo discutindo esse assunto. Acho muito fácil resolvê-lo: Joga quem estiver melhor no momento, e não penso que estejam.
    Para arejar um pouco a memória daqueles que, por pura falta de argumentos, acham que o contraditório é franga. Podemos citar aqui o caso do Lucas Romero, que só passou a jogar depois de MUITA COBRANÇA dos chamados CORNETEIROS, é que o gaúcho teimoso o colocou no time. E, pelo menos até o momento, ele tem mostrado que a cobrança dos “corneteiros” foi válida.
    Por fim, nunca devemos esquecer do saudoso Nelson rodrigues, que disse com toda a sua sabedoria, que “TODA UNANIMIDADE É BURRA”.
    Abraço,
    H.J.Daroz – Serra E.S.

  22. Não consigo identificar os motivos de tantas e infundadas críticas, principalmente em relação ao Fábio. Se ele e o Henrique estivessem numa sequência de falhas, de jogos desastrosos, de manifesta falta de comprometimento, tudo bem, mas não vejo isso. Como o próprio Fábio disse, esses (pseudo) torcedores precisam ter menos ódio, só isso.

  23. Em resumo: Fábio e Henrique realmente têm alguma história no time, mas agora já deu. Obrigado pelos serviços prestados. Com todo respeito.

  24. Gratidão sim !Respeito tb !Estara nós melhores ..Mais futebol tem limite ..Tem fim !Tem validade …Então se fosse assim alex era titular do cruzeiro até hoje ..Então não se enganem que Fabio e Henrique estão vencendo ..Acho sim grandes jogadores exemplo ..Mais tudo tem fim ..Futebol e momento no caso do Gol o Rafael está jovem reflexos apurados e sim no seu momento …Vamos pensar ..Rogério Ceni ficou 5 anos tomando piru e entregando gols não porque é ruim mais sim pq jogava de titular pela história …A vida e assim …Gosto da história do Fabio ..Ok …Troféu tá lá ..Mais se sentar nele e achar que é o melhor e mais lindo não conquistamos mais outros !Simples

  25. O blog do time de Vespasiano,daquele iludido,que escreve um monte de mentiras ufanistas, está na primeira página…E o seu nem aparece…Já não ouço a “rádio atleticana”…Talvez,seja melhor nem abrir esse site de propriedade do time de Vespasiano…

  26. Tem que respeitar e muito o Fábio!!! Mas sabe porque o Fábio nunca foi unanimidade, porque faltou ao Fábio todos esses anos, HUMILDADE!!! Nunca assumiu seus erros, nunca!! E é obvio que quem joga 700 partidas já falhou muito. Claro que ele é um excelente goleiro, mas sempre foi muito antipático, e alem disso, certa vez falou em jogar no rival pois é profissional, isso afasta o torcedor do jogador, não tem como, a torcida não aceita.

    1. Caro Régis, me desculpe, mas sua matemática está totalmente equivocada. Torço para o CRUZEIRO desde o inicio da década de sessenta, e te digo com certeza que a MAIORIA ABSOLUTA dos VERDADEIROS CRUZEIRENSES, já estão saturados com esse EX goleiro em atividade.

  27. Os dois contribuíam muito, mas infelizmente o tempo passa e a idade pesa…é muito natural que surjam nos jogadores postulantes às vagas daqueles que jogaram muito mas não apresentam o mesma bola de antes…
    Há jogadores em melhor fase que Fábio e Henrique para serem titulares..
    O futebol é dinâmico e não dá pra ficar refém de jogadores que estão titulares por terem um nome pelo motivo de já terem sido excelentes jogadores..
    Fábio e Henrique são ótimos jogadores para a reserva no momento..

  28. Respeito a sua posição, Pedrão, quanto à falta de respeito; respeito todo mundo merece. Mas o torcedor tem todo o direito de estar insatisfeito quando os profissionais referidos não mostram boas atuações. Precisamos separar as coisas: não é porque os caras vivem um mau momento que vamos tratá-los como vilões; não é porque são identificados com o clube que vamos deixar de criticá-los. Uma coisa fique clara: os caras são boa gente; mas o torcedor não está em busca de genros para as suas filhas; querem apenas gente competente em campo.

  29. Da mesma forma que discordo sobre ataques pessoais e implicâncias fora da esfera do campo de jogo, preciso discordar de titularidade por história, passado. O momento de Henrique não é pra titularidade, é dos nossos 5 volantes o que menos dá combate ao lado do Lucas Silva, diversas vezes está longe de onde a jogada está sendo disputada, parece disperso, lerdo em campo. Fábio poderia pedir respeito e coerência para disputar a posição, desde que o mesmo acontecesse com Rafael, que simplesmente foi largado de lado no início do brasileiro. Às vezes parece que falar das falhas do Fábio é pecado entre os torcedores do Cruzeiro…

    abraços!!!

  30. Agora,sobre o Fábio…Querem fazer,com a ajuda de atleticanos infiltrados,influenciando cruzeirense sem noção de futebol,o mesmo que fizeram com Raul…Este foi jogar no Flamengo e ganhou tudo,sendo exaltado até hoje pela mídia e torcida…Meu pai,era um crítico de Raul…Depois,que saiu e o Cruzeiro não conseguiu um goleiro à altura e com tamanha identificação com o clube…Teve a humildade de reconhecer…Na Europa,quanto mais o tempo passa…Mais o goleiro é valorizado,principalmente se possui identificação com o clube…A falta de respeito com ídolos é típico de culturas subdesenvolvidas e pessoas ignorantes,devido a falta de memória…São destrutivos por si só…É aquela história…Quanto mais ignorante mais sujeira faz onde vive…Mais brigas…atrocidades…inveja…doenças epidêmicas…e “menos” neurônios…Não sabem sobre Raul,Dino Zoff,Zubizarreta,Gilmar,Leão,Buffon,Sepp Maier,etc..etc…E ainda se dizem “entendidos” de futebol…

    1. Que bobagens você escreve, jogador tem validade. Quanto mais velho melhor serve para bebidas, documentos históricos, selos, moedas e outras coisas. Para jogador, não. Atleta tem que estar fisicamente muito bem. Nosso goleiro não é mais o mesmo.

  31. Mesmo afirmando que quer apenas respeito a parcialidade do texto foi bem evidente. Fábio NUNCA foi meu ídolo, mesmo na época que ele era o melhor goleiro atuando no Brasil. Nunca evoluiu em suas falhas e tem atitudes que deixam a desejar. Henrique é um cara inteligente pra jogar futebol, mas não tem muita qualidade, então é no máximo um bom reserva que vc pode confiar. Hoje tem mais de um jogador mais qualificado que ele na posição. E esse é o ponto, quem defende tanto o Fábio deve receber % do salário dele. Eu defendo o CRUZEIRO, e quero meu time vencendo, então quero os melhores jogadores disponíveis em campo. Ponto final. Não aguento mais tomar gol de cabeça na pequena área ou ver o henrique correndo atrás do meia no replay do gol sofrido.

  32. Faço das palavras do Carlos, a minha também, e com acréscimos, esse pseudo goleiro, jamais foi unanimidade na torcida, diferentemente de Dida. Se faz de vitima quando recebe criticas e fica misturando futebol com religião, goleiro cheio de falhas, falhas essas, que nao consegue arrumar, desde de que chegou ao cruzeiro, parte da mídia e parte dos torcedores, ficam se vangloriando pelos seus mais de 700 jogos pelo cruzeiro, na minha humilde opinião, deveria é evitar esse tipo mérito, ate mesmo porque, se formos comparar, os goleiros em que mais tempo ficou em seus clubes no Brasil, nessas ultimas décadas, o Fábio vai passar é vergonha no quesito conquistas, vamos pegar, por ex, o Marcos e o Rogério Ceni, ai é so comparar a quantidade de titulos que tem cada 1 , na seleção, entra tecnico, sai tecnico, e ele nunca é convocado, será mesmo que são os tecnicos que não estao enxergando esse super goleiro que parte da torcida, acham que ele é? Ainda pegando carona, no comentario do amigo Carlos, fica dizendo toda hora que ele ajudou d+, o cruzeiro, nao acho isso, acho muito pelo ao contrario, hoje ta milionario, graças ao salarios em dia em que o clube sempre te pagou, hoje o que você faz, nao faz mais que a sua obrigação, ele é muito bem pago pra isso. Pra finalizar, Fabio, você não é meu ídolo, não consigo ver onde esses torcedores, falam que você cansou de salvar o cruzeiro, acho muito pelo contrario, vi o cruzeiro perdendo titulos por suas falhas, a final da libertadores de 2009, é uma delas por ex, no mais meu caro, acho que ele deveria pendurar as chuteiras, ao invês de ficar pensando em renovação de contrato ( coisa que ja ta na cabeça dele, nos bastidores), antes que as coisas, piorem mais pra lado dele. No mais, Fábio, aposenta meu filho, deixa o Rafael jogar.

  33. Caro PH, na maioria das vezes concordo com seus posts, mas me permita discordar deste, sei que o tema principal é o respeito aos jogadores, porém não acho que as críticas recebidas pelos mesmos sejam tão desrespeitosas, ora bolas só porque chamaram o Fábio de mão de alface? Fofão? Isto é futebol!!!!
    O cara quando opta por esta profissão tem que saber que estes são os ossos do ofício, por se tornarem pessoas públicas, e no mais, recebem uma verdadeira fortuna para atuar em nosso clube, não fazem isso gratuitamente, o mesmo goleiro que se sente “vítima do ódio” é o mesmo que quando presidente precisou atrasar os salários, foi o primeiro a ir aos microfones e cobrar…E agora que todos estão vendo que anda falhando não quer receber críticas??? Ora bolas, me ajudem né!
    Concordo com o amigo que escreveu acima, se quer que as críticas diminuam ou desapareçam, pare de falhar!!! Vai treinar e melhorar os fundamentos, principalmente o de saber sair do gol em bolas alçadas na área!!!
    Quanto ao Henrique temos jogadores melhor que ele no momento em nosso elenco, simples assim.
    Abraços.

    1. Criticas??? Apelidos pejorativos são criticas, cara eu mesmo não concordo com a titularidade dos dois mas ficar chamando os caras de Fofão e cerca Lourenço isso pra e falta de respeito diga que o Fábio não sai do gol e que o Henrique não ta marcando ninguém mas esses termos não precisam ser usados e sobre isso que o PH escreveu, e muito fácil difamar (essa e a palavra ) por trás de um computador precisa chamar o cara de Fofão (Não estou dizendo que VC faz isso e sim ao que o texto do PH chama atenção)pra falar que ele não esta jogando bem.

  34. Boa tarde PH, excelente matéria, parabéns pela defesa de nossos atletas. Torcedor que só sabe criticar e não sabe avaliar o que estes atletas já fizeram e farão pelo nosso cruzeiro cuidado. Se o Fábio sair, vamos chorar. A sua história deve ser respeitada, assim como a do Henrique. Altos e baixos todos tem, mas o Fabio não esta tal mal assim. No jogo retrasado poderiamos ter tomado uns 4 gols, mas ele cumpriu seu papel. Olha que tem clube grande querendo o melhor goleiro do Brasil. Respeito a esses atletas que lutam e vibram com o cruzeiro. Henrique voltará a ser o nosso volante, como sempre foi, cumprindo com o que lhe é passado pelo treinador.
    Temos grandes atletas, e alguns torcedores querem destruí-los.
    Rafael muito bom, porque sempre aprendeu com o mestre (Fabio). A vez dele chegará. Não penso em ver o Fabio com outra camisa, seria muita covardia para nós. Ele jamais foi ingrato com o clube.
    RESPEITO, APLAUSOS, E REVERÊNCIA A ELES.

  35. Se alguem nao gosta do Fabio ‘e problema dele, mas a posicao de titularidade nao ‘e decidida por historia e sim por quem est’a melhor no momento e, no momento, o Rafael est’a melhor. ‘E simples como isto. Deve -se salienar que o Fabio exerceu press~ao forte para voltar `a titularidade sem que o Rafael mostrasse que deveria perder a posi’c~ao. Deve se lembrar tamb’em que quando se olha hist’oria problemas econ^omicos surgem. Um bom exemplo disso ‘e o caso recente do Rogerio Ceni. Ele ficou tanto tempo como titular que muitos excelentes goleiros foram embora e se tornaram referencias mesmo na Europa. ‘E o cado do Ederson que foi a mais alta negocia’c~ao de um goleiro da hist’oria. O Fabio falhou desde o jogo com o Bahia, n~ao sai do gol em hip’otese nenhuma….. ‘E hoa do Rafael e pronto, n~ao adianta choro.

  36. Concordo plenamente com tudo que o PH disse. Inclusive lembro um caso no passado onde o lateral direito Jonathan era vaiado pela torcida, e ainda sim fez belíssimas atuações com a camisa do Cruzeiro, inclusive sendo escolhido como melhor lateral direito do campeonato brasileiro em 2009 e o time aquele ano ainda chegou a final da Libertadores com ele titular e uma peça importantíssima para o time. E mesmo assim ele ainda era vaiado por diversas vezes pelo torcedor, e era sempre questionado. Vejo o mesmo acontecendo com o Fábio. Seu nome vem sempre sendo comentado pela mídia, como um dos melhores goleiros atuando no futebol Brasileiro, por diversas vezes foi selecionado entre os melhores dos campeonatos em que disputou. E ainda sim, passe o tempo que passar ele sempre é vaiado por uma parte da torcida. A história que ele tem no Cruzeiro é uma das mais bonitas, e todo mundo comete erros, em todo caso, não vejo as atuações dele como tão ruins para ser tão questionados pela torcida, como ele sempre foi questionado na história do Cruzeiro. Mesmo quando estava no auge havia uma parte da torcida que o questionava no clube. Enfim já falei demais…

  37. PH. Eu concordo plenamente com você. É preciso respeito mesmo com os dois jogadores. E não apenas com eles, mas com todos aqueles que representam as cores do nosso clube (quando o fazem com garra e respeito pelo Cruzeiro).
    No momento, acredito que Henrique não deva ser titular do time. Lucas Romero e Ariel Cabral vem muito bem e Robinho é uma peça importante na formação do meio de campo. Isso não quer dizer que Henrique seja ruim, que não sirva para o Cruzeiro. É questão de momento. No momento, os outros estão em melhores condições. Eu acho Henrique um jogador muito bom.
    Em relação ao Fábio, é um jogador importante da história, o que mais fez partidas pelo clube. Já esteve presentes em grandes fases e em campanhas ruins também. Sempre achei que ele, no um contra um, naquelas jogadas que falam “cara a cara” com o goleiro, ele se destacava. Além disso, fazia defesas muito boas e importantes. Ainda assim, ele tem questões a melhorar. Uma delas é cobranças de falta, a qual eu acredito que ele tenha melhorado um pouco com o passar dos anos. A outra é em relação às bolas cruzadas na área. Ele não vai bem em bolas cruzadas, principalmente nas rasteiras. E não é de agora. Há muito tempo vemos esse “defeito” (vide final Libertadores 2009). É algo que, aparentemente, ele não consegue melhorar e, atualmente, tem nos custado alguns pontos. Contra o Bahia, por exemplo, a bola foi cruzada rente à trave e, mesmo assim, ele não conseguiu fazer a defesa. Aquele gol da Chapecoense, em jogada de escanteio, foi tão ridículo que dispensa comentários.
    Acredito que, no momento, Rafael esteja em melhores condições de ser titular. Ele vinha fazendo um bom trabalho neste ano e merecia maior sequencia.
    Outra coisa a se melhorar, mas neste caso com todos os goleiros do Cruzeiro: reposição de bola. Os goleiros do Cruzeiro demoram uma eternidade para cobrar um tiro de meta, independente se o time estiver ganhando ou perdendo. Além disso, muitas reposições são mal feitas e atrapalham o desenvolvimento do ataque.
    Temos grandes goleiros. É fato. Acredito que a cobrança seja válida, desde que feita com respeito ao profissional e, principalmente, ao ser humano.

    Abraços

  38. PH, infelizmente parece q nao podemos criticar mais jogador. Para mim, não é falta de respeito se estivermos criticando o momento atual, desde q nao seja critica q ofenda a pessoa, mas sim sua atuação como jogador. Quem vive de passado é museu. E Henrique, ainda q tenha sido titular com varios técnicos, nao o deixa imune de criticas, assim como o Fábio. Gosto do Fabio, mas que ele retornou á titularidade no grito, foi.

  39. Na minha opinião o que está acontecendo com o Fábio é um desgaste natural depois de tantos anos no clube, o mesmo que aconteceu com o Raul. Acho também que ele não vai querer renovar no fim do contrato. O Rafael é um ótimo goleiro, mas o Fábio merece a titularidade. Quanto ao Henrique, sempre ouve essa divisão entre os torcedores. Titulares ou não temos que ter respeito pela historia dentro do clube.

  40. Respeito sua opinião, mas Henrique nunca chegou ou chegará aos pés do Fábio.

    Ser convocado para aquela junta-junta de pelada amistosa é fácil… quero ver o Tite ter coragem de por ele de titular nas eliminatórias. Seleção é jogo de interesses, mesmo na era Tite.

    Henrique sempre enganou, nem o Santos quis ficar com ele. Henrique deve ter alguém forte da diretoria o bancando. O que falar de um volante que não dá combate? O histórico de cartões já demonstra a falta de participação do mesmo.

    Quanto ao Fábio…
    Quem persegue o Fábio não são os cruzeirenses… quem persegue o Fábio são o antiatleticanos… É aquele torcedor de merda que dá um peso gigantesco ao gol de costas (jogo que já estava 3×0 para as frangas)…

    Se o Cruzeiro não caiu pra Segunda Divisão nessa última década, Fábio é grande responsável por isso, além de ter sido bicampeão brasileiro e ter levado nas costas um time ridículo à final da Libertadores de 2009.

    Nem quando Fábio foi eleito 2 vezes o melhor goleiro do Brasileirão (2010 e 2013) esses imbecis deram uma trégua ao goleiro. Em todos os jogos eles fazem o possível e impossível para achar alguma falha na atuação do Fábio,

  41. O Fábio não é um goleiro perfeito ,as muito bom. o teu artigo faz justiça. Os culpados pelos gols que o Cruzeiro tomou nesse grande jogo contra o Grêmio, foram os nosso defensores. Que volte Manuel e Dede, pois são eles os grandes zagueiros que temos. A melhor dupla atual futebol no Brasil. Muito bem apresentada a defesa, parabéns ao Pedro Henrique.

  42. Fábio ainda é um bom goleiro que já deu uma grande contribuição ao clube, pelo que foi amplamente recompensado, haja vista que é um dos maiores (senão o maior) salário do clube. Suas táticas na hora de renovação de contrato, a pele fina todas as vezes que é criticado, ter dito em uma fase ruim do time que “se não estivessem satisfeito com ele que o negociassem” (discurso incompatível para um capitão) e, recentemente, voltando de lesão, ter reivindicado jogar no momento em que Rafael (que esperou 10 anos por uma oportunidade) estava pegando até pensamento não caíram muito bem. Fábio nem sempre é o bom mocinho que seu marketing pessoal sugere.

  43. NÃO TENHO NENHUMA DÚVIDA DE QUE GRANDE PARTE DESSAS CRÍTICAS SÃO DE ATLETICANOS, POIS TENHO UM AMIGO QUE INFELIZMENTE É UM DELES E VIVE FREQUENTANDO ESSA BLOG COM OPINIÕES QUE SÃO EMITIDAS UNICAMENTE PARA TUMULTUAR E FÁBIO, HENRIQUE E ALISSON SÃO SUAS VÍTIMAS PREFERIDAS. O CRUZEIRENSE QUE TEM PAIXÃO VERDADEIRA NÃO PODE IGNORAR O TRABALAHO QUE ESSES DOIS GRANDES JOGADORES PRESTAM AO NOSSO CLUBE. O RESTO É COROCOCÓ.

  44. Se eu fosse o Fabio ia jogar em outro clube… é um absurdo o que esses caras falam mal de um jogador como ele… criticam e comentam como se fossem experts, mas se esquecem que no Brasil não há goleiro no nível acima do Fabio, talvez alguns no memso nível dele. Acima dele, nenhum!

  45. Fabio vai jogar no Flamengo… vão te receber no aeroporto com festa igual fizeram pro Everton Ribeiro. E vai ganhar salário igual ao daqui.

  46. Concordo com o comentário em gênero, número e grau, sem colocar qualquer reparo, tudo correto! Os comentários contra, são de pessoas que acredito não são cruzeirenses e sim “atreticanos” que tentam derrubar nosso elenco!

  47. BOA TARDE PH
    ÓTIMO SEU POST
    O FÁBIO E HENRIQUE MERECEM NOSSO RESPEITO , MAS E UNS TEMPOS PRA CÁ ELES ESTÃO DEIXANDO A DESEJAR . OS DOIS TEM HISTÓRIA BONITA NO CLUBE JA FIZERAM MUITOPELO CLUBE MAS AGORA TEM QUE DAR CHANCE PAR AROMERO E RAFAEL ESSA É MINHA OPINIÃO POIS PARA MIM OS DOIS ESTÃO MELHORES QUE ELES . MAS COMO SER HUMANO E JOGADOR TAMBÉM TEMOS QUE RESPEITAR OS DOIS . PODEMOS NÃO GOSTAR DAS ATITUDES DELES MAS QUE SOMOS NÓS PARA JULGAR ALGUÉM .

  48. Parabens PH, estava doido para comentar sobre isto. Ja tive oportunidade, de dizer , o quao dificil sempre foi os embates sobre os grandes da nossa historia, quer como torcedor e dirigente. Querem ver:?
    Esta falta de respeito é antiga e não respeita ninguem nem no passado nem no presente, Foi de tanto a torcida e a imprensa chamar o grande Ze carlos de velho, que o Felicio o liberou e ele foi ser campeao no Guarani.
    Idem para D.Lopes, que foi encerrar a carreira no Uberlandia, quem é da década de 80., se lembra que o mesmo aconteceu com o grande Raul, trocado que foi pelo obscuro Junior Brasilia do Flamengo, e o que aconteceu com Raul? foi ser campeao de tudo pelo time da Gavea.
    Nao prestamos homenagens aos grandes da nossa historia, por qual motivo a toca 2 por exemplo não se chama Centro de Treinamento Felicio Brandi, ou Carmine Furletti ou ainda Benito Massi? por falta de gratidao aos grandes da nossa historia .Gratidao e respeito
    Ninguem joga 700 partidas com a mesma camisa , se não tiver talento, acontece amigos, que chega um dia que temos que parar, é a ordem natural das coisas, e nós torcedores, dirigentes e até mesmo jogadores, nao sabemos nunca qual é exatamente este momento. E aí, começa a falta de respeito ao grande da nossa historia. e isto ja passou dos limites.
    Quem viu após a saída do Dida, os perreios que passamos com os goleiros que tivemos, sabe exatamente o que representou a chegada do Fabio, ja mes fez muita raiva, não esqueço do jogo contra o Paulista de Jundiaí, mas ja bati muita palma para ele em várias oportunidades.
    É inadmissível esta falta de respeito, ele ja está no panteao do clube, ja levantou títulos, não merece o tratamento que lhe damos hoje, mas este tratamento sempre foi marca do nosso time infelizmente e não é de hoje vem de longa data , e não sei se vai parar um dia, acho que faz parte da nossa formação de torcedor celeste infelizmente.

  49. PH, quanto ao respeito com o ser humano eu concordo com vc, o ser humano merece respeito, agora quanto ao profissionalismo dele, ja podemos questionar, como diz o nosso colega no comentario acima, Fabio foi o primeiro a ir na imprensa cobrar titularidade, e ele não assume que ele errou, no gol do curintia ele deveria ter saído e nos dois primeiros gols do gremio, ele tmb falhou e nao assume, joguei 15 anos futebol, e sempre ouvi falar que bola na pequena area é do goleiro, mesmo se ele catar borboleta, ele tentou tirar a bola, eu não admito goleiro tomar gol de cabeça na pequena area, ali é dele, é o espaço dele.

  50. OPS. VAMOS SER REALISTAS!!!!!
    Fábio deve muito mais ao CRUZEIRO, do que o cruzeiro a ele. Fabio é PÉSSIMO PARA SAIR DO GOL, colocando nossa zaga em apuros (ex. jogo contra o curitintias). FABIO NÃO TEM HUMILDADE! FABIO FORÇOU A BARRA PARA RENOVAR CONTRATO AMEAÇANDO JOGAR PARA AS FRANGAS; FABIO FAZ GRUPINHOS NO CRUZEIRO POR CONTA DE SUA DOENTIL RELIGIAO, SE NÃO TIVER NA IGREJA DELE, NÃO PRESTA (Sassa está ferrado); Em fim, o tempo de todo mundo passa, DESSE FABIO DE RECORDES DE PARTIDAS….Tchau!!!!! Saudações celestes

  51. Respeito pelas pessoas eu concordo, mas como jogadores estão no time por teimosia do Mano. 1 – Fabio com seus mais de 700 jogos pelo Cruzeiro, ainda não aprendeu a repor a bola em jogo, montar a barreira, e o pior, sair do gol em bolas alçadas na pequena área ! Certamente o Rafael não tomaria os 2 gols da Chape, nem os 2 últimos do Grêmio . 2 – Henrique ( o cerca lourenço ) – não desarma, não arma, não cobre as laterais, muito menos a zaga, é o famoso intera os 11 ! Fez alguma falta quando expulso contra o Bahia, quando foi substituído contra o Corinthians, ou no jogo conta o Grêmio ? Na minha opinião e creio que de 50 % da torcida co Cruzeiro a resposta é NÃO ! Se o Mano que se diz coerente, fosse mesmo, entraria com os melhores, e não os paneleiros de sempre ! Obs tá na hora de sacar o Leo do time também, na base deve ter zagueiro melhor !

  52. Hoje Rafael esta pedindo passagem. Até quando vão ter gratidão pelo Fábio? Ele joga de graça?
    Onde cada um trabalha, parem de produzir e depois quando forem enviados pelo RH vão la dizer que produzia, que tem anos de empresa e que precisam de gratidão com vocês…
    Fico impressionado com o QI de certos torcedores…

  53. Belo texto PH !
    Por mais que que esses jogadores não estejam bem , principalmente o Henrique , uma coisa que tem que haver é RESPEITO . São 2 jogadores com enorme identidade com o clube , com grande numero de jogos pelo clube , e que são sinônimo de Cruzeiro , assim como Tostão , Dirceu Lopes , Palhinha , Joaozinho , Alex , Sorim , Ze Carlos e tantos outros . Sabemos que os criticas vêm de uma pequena minoria que nem sequer vão aoMineirão apoiar , mas infelizmente conseguem atingir uma repercussão enorme através das redes sociais chegando ao ponto de ofender os jogadores . São os torcedores do teclado , que só sabem fazer barulho nas redes sociais mas não devem nunca ter ido ao Mineirão ficar rouco de tanto apoiar o Cruzeiro .
    Muitos falam crucificam o Fabio por causa da final da LIBERTA EM 2009 , mas ninguem se lembra que no jogo de ida contra o Estudiantes , ele fez um milagre atras do outro .
    Me lembro que um que já sofreu com esse tipo de perseguição foi o Marcelo Ramos , que mesmo sendo artilheiro e autor de gol de titulos importantes pelo CRUZEIRAO , cansou de receber vaias no Mineirão.
    A torcida do CRUZEIRO infelizmente é assim , exigente e fria demais e vibrante de menos , só sabe apoiar na hora boa , quando o time tá jogando bem ou quando faz gol , mas é só a coisas irem mal que a torcida fica calada ou começa a vaiar . Já deixamos de ganhar muitos títulos pela falta de apoio dessa torcida , vide a libertadores de 2009 e de 2014 . Sigam o exemplo da torcida do Curintians, que mesmo tomando uma pressão danada no segundo tempo do ultimo jogo contra o CRUZEIRO , não parava de cantar um minuto , apoiando quem estava em campo . Sinceramente , não vejo essa vibração na nossa torcida .
    Deve ser por essas perseguições a jogadores identificados com o Clube é que jogadores quando saem daqui , não demonstram vontade de voltar, como temos visto no 6ay1o , . A coisa mais dificil é um ex jogador falar bem da nossa torcida , demonstrar saudade de calor da nossa torcida cruzeirense . O que se houve falar é que aqui a torcida é muito exigente e se o time não esta jogando bem , a torcida fica impaciente e joga contra . Infelizmente aqui , é dificil um jogador entrar funcionario e sair torcedor ! A torcida não faz por merecer isso , e os que viram torcedores , as torcida mao valorizam : vide Fabio e Henrique .

  54. Mesmo que seu post fale sobre respeito, o torcedor olha é o que o jogador tem feito em prol do clube! O mesmo respeito que você fala, deve ser dado a todo e qualquer cidadão comum! Mas esses caras são pessoa públicas e vão ser sempre criticados pelas atuações medíocres deles! E a pior coisa é que eles não reconhecem que estão atuando abaixo da crítica! Nunca comentei aqui e nem quero censurá-lo! Me desculpe se pareço arrogante e descordar de sua opinião! Mas seria mais compreensível se no seu post você mostrasse as incontáveis falhas desse goleiro que em todo jogo falha em bola cruzada na pequena área, que Henrique é o maior enganador que já apareceu no Cruzeiro e o Léo não serve nem pra banco de time série A! Aliás esse é o famoso trio calafrio que há muitos jogos vem afundando o Cruzeiro e são os queridinhos da galo press! E digo mais se o Cruzeiro fosse administrado por alguém que realmente ama o clube, jamais teria renovado o contrato desses dois perebas (Léo e Henrique) antecipadamente e sequer cogitaria manter um goleiro ultrapassado igual ao Fábio! Respeito e entendo a sua opinião, e como Cruzeirense, também sempre quero o melhor pro Cruzeiro. E no momento a melhor coisa para o nosso clube seria que esses três sumissem da toca da raposa. E tenho certeza que não é uma minoria de cruzeirenses que pensam assim! Eu sou torcedor do Cruzeiro. Não de jogador! Prefiro atletas que não tenham identificação com o Cruzeiro, mas que entra em campo e honre a nossa camisa! Minha opinião!

  55. Duas coisas são fatos:
    1) Fábio foi um dos grandes goleiros da história do Cruzeiro e por anos seguidos, o melhor goleiro do Brasil.
    2) HOJE, Rafael está em condições INFINITAMENTE melhores para ser o dono da posição.
    As falhas do Fábio, principalmente em bolas cruzadas na área, só não vê quem não quer.
    Nada justifica ofensa pessoal e ódio contra o cara. Mas quando o juiz apita, o que importa é quem está em melhores condições. Fábio não pode ser titular devido ao peso da sua história no time. O tempo passa e passou pra ele.

  56. São grandes jogadores, honram a camisa do time e já deram muitas alegrias ao Cruzeiro. No entanto, o Fábio deveria aceitar algumas críticas e rever seu ponto fraco que é sua saída em bolas altas. Ele praticamente não sai em nenhuma. Pode ser uma falha de quem o treina, mas ele deveria se cobrar. Isso, talvez, seja um dos motivos por não ser convocado para a seleção. Agora, tanto Henrique quanto Fábio, não devem levar em conta as duras críticas que recebem, primeiro porque é a minoria dos torcedores que os criticam e segundo, eles estão com os bolsos cheios. Nós torcedores ganhamos muito menos e sofremos muito mais pressão no dia a dia.

  57. PH, é comentado que ele fez defesa que garantiu o titulo de 2011. Fábio não fez mais que obrigação por jogar no maior de Minas.
    Considerado por muitos o melhor do Brasil? passou na seleção Leão, Luxemburgo, Parreira, Mano, Dunga, Tite e não convocaram ele….estão todos errados e o Fábio que esta certo?…ta bom.
    Aí olham de que ele garantiu o título de 2011 e porque não garantiu o empate contra o Estudiantes para garantir o título? ou não garantiu contra o San Lorenzo tomando um gol ridiculo que qualquer goleiro de primeira linha não tomava.
    Ademais para quem defende o Fábio com todas suas forças:
    – unico goleiro a tomar gol de costa
    – goleiro que mais tomou gol de falta no Brasil
    – não sabe jogar com os pés
    – não sabe sair do gol
    Fábio é péssimo? não
    pelo contrário, longe disto, é um bom goleiro mas não pode ser venerado e não há nenhum problema de ficar no banco.
    O maior goleiro de Brasil de todos os tempos, o Taffarel, já ficou no banco.
    portanto ninguém é inquestionável.

  58. PH,
    Perfeito o post de hoje. Quando da última entrevista do Fábio dizendo que falta mais amor e Deus no coração das pessoas, foi a isto que ele se referiu. Falta mais respeito as pessoas. A torcida do Cruzeiro é conhecida por ser muito exigente, e recentemente vem ganhando fama de modinha (aquela torcida que não entende de futebol e só vai na “onda”).
    E é isto que vem acontecendo, os modinhas se surpreenderam com as excelentes atuações do Rafael e com isso apagaram de suas memórias o que o Fábio sempre fez e vem fazendo pelo Clube. Rafael será nosso titular em breve, ótimo goleiro, mas o momento ainda é do Fábio. Responder a uma entrevista dizendo que acharia justo ter oportunidades para mostrar se ainda estava no mesmo nível, não é tomar decisão no grito, como muitos acham. Precisamos respeitar mais as pessoas e ter noção que atitudes como esta impactam diretamente ao nosso clube Cruzeiro.

    Sempre fui muito fã do futebol do Henrique, e ainda acho ele um baita de um volante. Só que concordo que mesmo assim o momento do Romero Cabral e Hudson é superior. Simples, faz parte do futebol. Se o técnico enxergar como a torcida, ele vai pro banco. Se o técnico achar que ele deve jogar, vai jogar e precisa ter o nosso apoio.
    Já viemos de dois anos conturbados, ano complicado por causa da nossa política e eleição para presidente, não precisamos da nossa própria torcida criar mais problemas para o clube.
    Grande abraço PH.

  59. Certas as suas palavras Carlos! O Fábio não respeitou o companheiro de profissão, exigindo a titularidade em uma entrevista, não aceita críticas, adora criticar os outros, como fez com os mais jovens do time no ano passado, se diz perseguido pelos torcedores, dentre outras coisas, tudo isso , recebendo uma baba de salário! O q ele tem q fazer é começar a trabalhar para diminuir suas falhas para fazer juz ao que ganha! Outra coisa, a imprensa não deveria trabalhar defendendo jogador A ou B, pois jogador de time grande é um privilegiado!!! Obrigado PH pelo espaço democrático!

  60. Sou cruzeirense desde 1965.Muitos bons jogadores passaram e deixaram sua marca. Mas no caso de Fábio até na maioria das vezes joga bom, O que lhe falta muito é humildade…E mais tem de jogar e não apelar constantemente a Deus ou por Deus. Futebol não tem nada a ver com a divindade e muito menos se aproveitar dessa atividade para tentar meter a religião em local indevido…

  61. O xingamento serve pra acordar um atleta mas tambem pode abalar seu psicologico . Somos torcedores e temos voz ativa e devemos sim opinar , ate ser contrario ao jogador , mas nunca ofende-lo de forma arbitraria. Sao dois idolos mas nao sao intocaveis e devem comer banco ser estiverem num mal momento , porem sao seres humanos que podem ter o rendimento comprometido por parte da torcida que se esquece que o apoio é importante e que as trocam as vaias por xingamentos pessoais.

  62. Respeito demais a história dos dois pelo clube. Mas futebol é momento e não da para serem titulares. Rafael e Lucas Romero estão jogando muito bem e pedindo passagem. E o Fábio foi bem desleal quando ao voltar de lesão foi a imprensa falar que não teria como ter disputa se ele não jogasse. Rafael sempre foi reserva e nunca foi a imprensa pedir chance, ao contrário do Fábio.

  63. não são torcedores, pois estes só complicam o ambiente do clube. não tem noção de futebol. o Fabio ainda é um dos melhores do Brasil se não for o melhor!

  64. É incontestável que o Fábio, já salvo o Cruzeiro de ser rebaixado, Fábio um dos maiores injustiçados por não ser convocado a seleção brasileira. E respeito é respeito, quer queiram ou não ele é Titular, merecedor da titularidade, não que o Rafael não seja. E quer queiram quer não o nome dele tá Cravada na história do Cruzeiro. Não sou advogado do cara e tão pouco o conheço mas é isso, podemos não concorda mas devemos respeitar. Muro de concreto ruim de derruba!!!!

  65. Impressionante como Fábio e Henrique comandam as coisas na Toca. O incômodo é porque quando jogam todos vêem que o time vira uma peneira. Rafael saiu no grito e isso é inaceitável, pois o ex-capitão, calado, não mereceu o retorno e se tivesse continuado em 2016 teríamos sido rebaixados. Dida ganhou uma Libertadores com defesas espetaculares (a da final….) e Raul, 1966, iniciou naquele timaço, o maior da história do clube, a trajetória de time supercampeão e que desbancou o maior time do mundo à época. Esses sim são ídolos eternos. Qual título que Fábio ganhou para o Cruzeiro? 2013 e 2014, piada, foi mais um em grupo totalmente equilibrado e entregou várias partidas já mencionadas por inúmeros cruzeirenses aqui, mas mesmo assim, fomos campeões. Já que lembraram virtudes (vi poucas listadas aqui!), vamos recordar: 1) Ipatinga – frango e perda de campeonato no Mineirão; 2) eliminação para Paulista; 3) Rogério Ceni virou seu terror e chacota; 4) final da Libertadores 2009 – 2 gols na pequena área; 5) Copa do Brasil para as frangas – gols de cabeça na pequena área; 6) técnicos já descobriram que não sai do gol nem com reza brava: cruzou na pequena área o goleiro sempre joga a responsabilidade para a zaga, quando se esquece que pode utilizar as mãos e saltar; 7) pulinhos antes das faltas e bolas paradas: brincadeira!; 8) levou cartão amarelo na partida anterior à “final” 6×1 contras as frangas, de forma acintosa e para não jogar. Não precisamos dele naquele jogo!; 9) não sabe sair jogando e não tem habilidade e tempo na saída do gol; 10) para coroar o fatídico gol de costas – ali deveria ter sido sumariamente desligado do clube, por desídia completa e falta de interesse e respeito ao clube e torcida em partida final contra o maior rival; 11) carta protesto cobrando salários atrasados em momento difícil do clube (entendo como legítima a cobrança, mas não havia necessidade de criar tumulto no clube e divulgar problemas internos pela imprensa); 12) custo x benefício – maior salário do futebol brasileiro, apesar da idade avançada e estar há anos em má fase. Porque será que nunca foi convocado? Vamos parar com isso, ninguém aqui tem que defender justificando o passado ou número de jogos do jogador. Para mim um goleiro normal e entregou no mínimo 2 gols contra o Grêmio (o 2º é inquestionável e mal colocado em todos os lances e nova mania do golpe de vista!). Quanto ao que recebeu a alcunha de cerca Lourenço, pois só marca com os olhos, passinho de urubu malandro e para errar e melhorar sua estatística só dá passes de meio metro e sempre para trás, nunca foi titular e só foi pela saída de Nilton e comeu banco por 1 ano no Santos e fizeram a idiotice de trazê-lo de volta. Fábio até inventou proposta das frangas para renovar. Nunca vou qualificá-lo como Fofão, Kiko, mão de alface e outros, como reclamado no texto, pois é um profissional que faz parte da história do clube, mas nunca será ÍDOLO INCONTESTÁVEL como a mídia pateticana e alguns cruzeirenses que não enxergam o óbvio: seu tempo já passou e os dois NUNCA receberam sequer UMA proposta para sair do clube…. Acorda Cruzeiro, enquanto Fábio e Henrique forem titulares não vamos ganhar nada…

    1. Amigo cruzeirense Ricardo Santos : você dissertou perfeitamente a trajetoria desse ridiculo goleiro, que SOMENTE ATRAPALHA A EUIPE DO CRUZEIO, desagregador que é , contumás em reclamar e reivindicar posições na mídia, uma atitude jamais percebida e aceitada na historia de atletas de verdade da INSTITUIÇÃO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE , como dissertou perfeitamente, nunca foi decisivo em nada, apenas engana alguns torcedores modinha que vai na enganação que ele profere nas jogadas de bolas obivas que vao em cima dele e ele faz toda aquela cena QUE CHEGA A SER INFANTIL , porem é claro que o torcedor mais ligado acostumado com verdadeiros craques na toca da raposa jamais iriam cair em um engodo de goleiro como esse Fábio. Só nos resta esperar que a coerencia que ele tanto reclamou na midia, seja justa e made ele embora o mais rápido possivel, afim de reparar uma injustiça tremenda que é manter o ótimo Rafael no banco , em detrimento da titularidade dele, aliás o Lucas França é disparado melhor que esse Fábio, vamos aguardar essa injustiça ser finalmente reparada é o que esperamos

  66. O Fábio sempre foi um bom goleiro, não é a toa que é o recordista de jogos com a camisa do Cruzeiro, precisa aprender a sair do gol pq embaixo das traves é um monstro, ele cresce mesmo na frente dos atacantes . Não o considero um ídolo, e para mim , Dida e Gomes foram infinitamente superiores . Já o Henrique , sempre foi fraco , convocado em jogo que não vale nada, é uma espécie de queridinho da imprensa com bom empresário . Fábio ainda tem condições técnicas de ser titular, já Henrique deveria ser dispensado do Cruzeiro .

  67. Critico o Fábio pela conduta que tem tido tanto dentro quanto fora de campo. O cara força renovação de contrato tipo “existem umas propostas aí…”, que lá na roça onde eu nasci dizem que é extorsão, não respeita seus colegas, vide as entrevistas quando estava na reserva, não respeita o técnico pois queria queimar o Mano como o Rogério Ceni fez no SPFC quando o Ney Franco era o técnico do clube, não respeitou o Cruzeiro Esporte Clube quando fez aquela palhaçada no jogo do ano passado contra o Coritiba, ficando em campo contundido, não respeitou os cruzeirenses ao tomar um gol de costas, digno de quem não está nem aí pro jogo, digno de quem não acompanhava o lance. Uma série de atitudes que queimaram seu filme no clube. Você PH, sempre estou por aqui e gosto das suas postagens, foi um verdadeiro advogado do Fábio Mão de Alface, acho que se é o goleiro de sua preferência, ok, RESPEITO sua opinião, mas daí a dizer que o cara é o top do comportamento… Outra coisa, o cara saiu sim por deficiência técnica. O argumento da contusão foi para encobrir o péssimo momento do atleta, estávamos todos querendo aquele álibi. Fábio pode ter sido um grande goleiro, mas o tempo passou, a idade chegou e ele não produz mais como há 5, 7 anos. Muitas coisas o Fábio fez e disse e repito aqui, QUEIMOU SEU FILME, simples assim, mas daí o Mano ter peito de colocá-lo na reserva… Saudações celestes.

  68. Lembro do Denílson que passou por aqui ano passado. Um jogador muito inferior ao Henrique, que em todos os lugares onde jogou nunca fedeu e nem cheirou. Mas a Implicância com o Henrique era tão grande, que vários “jenios” da torcida cismaram que esse cara tinha que ser titular no lugar dele. Eis que na semi final da copa do Brasil o tal do Denílson foi titular no lugar do Henrique. O resultado? Bom, como sempre os “jenios” quebraram a cara…
    Quanto ao Fábio, existem pouquíssimos goleiros na série A melhores que ele. Essa perseguição já vem de longa data, mas atingiu níveis alarmantes depois que ele se recuperou da lesão. Eu já cheguei a ver gente culpando ele pelos gols que o RAFAEL tomava. Depois disso eu larguei mão… Talvez Freud explique o que se passa na cabeça dessas pessoas…

  69. Até que enfim tocou no assunto dos “perseguidos” e se posicionou!bem,lendo o texto vejo que vc escolheu apenas lembrar do Fabio com suas grandes defesas e titulos(alguns vc atribuiu a conquista somente a ele)…enfim vamos lá!vc citou apenas os meritos dele,em momento algum citou tb seus fracassos(frangos humilhantes)que impediram que conquistassemos titulos!ok!ai vc está citando a historia do rapaz…oxi vivemos no presente meu amigo!o jg é quarta,quinta sabado etc essas conquistas dele sao passado e elas nao tem ajudado e nem ajudarão o cruzeiro a nada!o fabio merece sim respeito e reconhecimento pelo que fez(passado) e nao pelo que está fazendo(presente). Na materia anterior foi nitido o descontentamento da torcida em relacao ao fabio,de cada 10 comentarios uns 7 ou 8 se posicionaram contra a titularidade dele!mts cobram respeito ao fabio,mas como foi dito num comentario anterior,o fabio ganhou a vaga no grito,o rafael estava atuando de forma fantastica!quantos anos o rafael ficou no banco pro fabio?uns 4?e nunca veio a publico demonstrar insatisfacao,nunca cobrou oportunidades,trabalhou e esperou sua chance!quanto tempo o fabio ficou no banco?alguns meses e foi a publico exigir a vaga,foi a publico e desrespeito o companheiro,o cruzeiro e a torcida!o cara nao teve o minimo de respeito com quem ficou anos no banco calado sem critica-lo!estamos realmente cansados dessas atuacoes ridiculas,dessas falhas infantis e dessa historia de passado do fabio…vale lembrar,que durante o peperio que o rafael atuou,nao houve sequer um comentario direcionando um gol a falha dele,e quanto ao fabio?desde que ele vem atuando quantos gols foram atribuidos a falhas dele?respeitar e aceitat seu status de idolo e suas conquistas sim,aceitar a forma como ele vem jogando e se comportando NÂO!!!

  70. Realmente, quanto ao Fábio é perseguição. Quanto ao Henrique é excesso de paciência. Nunca foi grande jogador. Titular quase sempre. Quando estava fora, ganhamos 2 Brasileirões. Acho que já deveria ter ido para a Reserv.

  71. PH.
    Concordo com tudo que você disse.
    Sem tirar nem por nada.
    Completamente sensato, com todos os prós e contras apontados e devidamente pesados.

    NOTA MIL….
    Por estas e outras que você é meu idolo.
    Pirralhidolo.
    Nem precisa pedir para você crescer e aparecer.
    Você já é um monstro.

  72. Fábio é excelente debaixo do travessão, mas não sabe sair do gol não sabe sair jogando, não sabe orientar a defesa, não sabe liderar, não está em boa fase, está comprometendo o time e em bolas recuadas sempre da susto no time. Está na hora de deixar outro jogar, futebol tem que jogar quem está melhor e não quem ganha mais.

  73. PH, concordo plenamente com tudo que foi afirmado por vc.
    Acho, entretanto, que Henrique é um jogador que não voltará a render como antes. E é natural.
    Respeito para com os atletas citados na matéria creio que a torcida cruzeirense (nós) devemos e muito, afinal os serviços prestados foram de ótima qualidade.
    E são exemplares também fora de campo, pelo que consta.
    O Fábio merece sim a titularidade. E o Rafael eu nem chamo de reserva. Seria algo como um segundo titular. Manda bem demais. Ou seja, estamos muito bem servidos de goleiros.

  74. Esse Carlos so pode ta no mundo da Lua. Na Europa os caras são respeitados e com salários três vezes mais. Buffon é um ex. Ou vc acha q ganha mal? Fábio é um cara ímpar. Todo jogador gosta de jogar. Pior é um bando q fica aí só ganhando dinheiro e não se importa com titularidade.

  75. Discordo totalmente da sua opinião!!
    Desde 2005 que o Fábio sempre comete os mesmos erros, tomando os mesmos tipos de gols e nunca admite que falhou! É um completo arrogante, que acha que está cima do clube! Quanto ao Henrique, é outro que sempre foi de mediano para ruim, desde a época em que o glorioso Adilson Batista insistia com ele! Henrique nunca fez a diferença a favor do Cruzeiro, nunca foi o diferencial em nenhuma conquista! Quanto ao fofão, idem! Foi campeão brasileiro em 2013/2014 sendo um mero coadjuvante, tomou vários frangos em 2011 e ainda forçou o 3º amarelo para não jogar a última partida contra o Atlético. Além disso, ainda vem querer ganhar a titularidade no grito, fazendo uma sacanagem gigantesca com o Rafael! Ingratidão coisa nenhuma! Se esses caras não estão ajudando o time em nada dentro de campo, eles tem que sair! A torcida apenas está se conscientizando e observando bem quem são as maçãs podres desse time, aqueles que mais atrapalham do que ajudam! Já passou da hora de o Fábio perceber, que ele já não pode ajudar o Cruzeiro! Se ele realmente é dedicado ao clube como diz, deveria reconhecer que o Rafael vive um melhor momento e abrir o caminho para a titularidade do mesmo. A torcida apenas pensa no bem do time, pensa em ver o time evoluindo e buscando conquistar algo nesse, até agora, fatídico 2017. E para o bem do time, Fábio, Leo e Henrique, não podem ser titulares! Pois não são jogadores que ajudarão o time dentro de campo, apenas ocupam lugares que jogadores que podem contribuir mais!
    Gosto dos seus posts, penso que você fala bem, mas nesse de agora, discordo totalmente da sua análise!

  76. O Fábio já era, aliás nunca foi decisivo, um grande goleiro, esta história de injustiçado na seleção é balela, não foi convocado por incompetência mesmo. Aliás, qual título o Fábio nos deu? Nenhum. Aliás nos tirou alguns. Futebol é meritocracia, joga quem é está melhor. Nenhum jogador pode ser maior do que o próprio Cruzeiro. Alguém tem que peito para barrar esse goleiro e colocar outro. Já está nos prejudicando bastante. Quem já viu Dida jogar, não se contenta com Fábio. Aposto que o blogueiro aí nunca viu o Dida jogar.

  77. Falta de respeito é o Mano escalar estes dois jogadores de forma contumaz, mesmo que eles não mereçam a titularidade no momento. É falta de respeito dele para com os dois jogadores e com a torcida do Cruzeiro. Fora a chatice, o Fábio já nos deu muitas alegrias. Agora, o Henrique, é inexplicável!!!! Acima dele estão, pela ordem, Lucas Silva, Romero, Cabral e Hudson. Entendo que a ira da torcida é mais pela teimosia do treinador do que contra os atletas. Mas ninguém aguenta mais, em especial o Henrique como titular. Respeitar o passado é uma coisa, apoiar a incompetência é outra bem diferente. Sds celestes, Cruzeiro sempre!!!!!

  78. Pedro, o Carlos que fez um comentário anteriormente é um exemplo típico da ingratidão das pessoas, mormente quando se trata de FUTEBOL. Jogadores como Fábio e Henrique são raros nos dias atuais e, por isso, a torcida deveria aplaudí-los e gritar os seus nomes em todos os jogos, pois são as referências do nosso time. Parte da torcida está agindo assim porque sabe que temos o Rafael para substituí-lo, porque se não tivéssemos um goleiro como ele, a torcida estaria caladinha e morrendo de medo de perder o grande goleiro que temos e que é cobiçado pela maioria dos clubes brasileiros e, quiçá, de outros países, o nosso grande ídolo e jogador que mais vestiu o manto azul-celeste em todos os tempos, já com 715 partidas, o grande FÁBIO.

  79. Reconheço que são dois grandes jogadores e que merecem todo o respeito pela história no clube. Agora nós, que contestamos a titularidade momentânea dos dois também merecemos respeito, temos o direito de discordar sem sermos taxados de “frangas”, eu por exemplo frequento jogos do Cruzeiro desde antes do mineirão. Afinal eu posso não gostar das não saídas do Fábio nas bolas aéreas, das dificuldades nos chutes de longa distância (principalmente nas faltas) e dos tiros de meta batidos no meio de campo gerando contra ataques.

  80. Se o CRUZEIRO estivesse jogando um futebol envolvente desde o inicio do ano, nada disso estaria sendo discutido. Acontece que são os mal resultados do MAIOR DE MINAS que está gerando tudo isso. Concordo que o MM deveria dar continuidade ao RAFAEL, mas o FABIO representa uma historia grandiosa dentro do clube e a comissão tecnica do CRUZEIRO não é diferente das de outros grandes clubes não. Pode olhar na historia se um grande atleta não volta a titularidade após se recuperar de uma contusão ( ele saiu do time por causa de problema clinico e não tecnico). Veja o Jefferson no botafogo, assim q estiver em condições vai voltar a ser o titular da posição. Sabemos que a nossa torcida não suporta durante muito tempo ver o time sem conquistar um titulo importante, por isso vem a cobrança pra cima do time e consequentemente as críticas em alguns jogadores ( não somos como as frangas que só falam de amor ao time delas), nós queremos é titulos, por isso é compreensivel tudo que vem sendo falado, mas o verdadeiro torcedor do MAIOR DE MINAS não age desta maneira em relação ao FABIO.

  81. Fábio muito obrigado pelos serviços prestados #voltaRafael.Henrique atualmente excelente reserva.PH o Cruzeiro é uma empresa privada e empresas privadas não tem coração e sim CNPJ tem lugar quem rende mais naquele momento independente dos feitos na empresa.Até mesmo porque trabalhar bem é uma obrigação principalmente nos caso deles qu são muito bem pagos e vivem do que rendem em campo.Nós somos clientes(principalmente nós sócios) e queremos rendimento satisfatório sempre.Isso é o que faz uma grande empresa funcionar bem e o Cruzeiro só tem grandes histórias pela alta rotatividade de seus atletas e exigência de seu torcedor.

  82. PH è por causa dessa defesa fraca principalmente a lentidão do Leo que não consegue sair do chão nem dez centímetro é esperar milagre do Fábio, nem dois Fábios consegue evitar gools.

  83. Desde quando o Fábio iniciou no Cruzeiro é essa polêmica. Ele falha, a imprensa passa a mão na cabeça. Ele falha, e tem um senão, um mas, acontece que paciência tem limite. Quando muita gente passa a enxergar a deficiência do atleta, aí jogam a culpa na galera e falam que é perseguição. Então vem a pergunta: se ele estivesse bem haveria essa polêmica?

  84. Fábio é indiscutivelmente um dos maiores goleiros em atividade do Brasil, deficiências todos tem,os ´resultados dos jogos do cruzeiro muito pouco tem a ver com suas atuações, se não sai do gol, e a zaga que na maioria das vezes fica assistindo a bola trançar na pequena aréa, e o que dizer do ataque que quase não faz gols, ouso dizer que nos na maioria dos jogos deste ano não temos um time a altura do goleiro que temos, grandes times passam pelo goleiro, zaga e meio campo, querer jogar a culpa no goleiro, é simplesmente ignorar a mediocridade do restante do time, apesar de tudo eternamente zeroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

  85. Era só o que faltava: o cruzeirense que está vendo os pontos fracos do time (Fábio, Léo e Henrique) ser taxado de HATERS! Parece que não se pode criticar um atleta que é bem remunerado, mas que atualmente tem tido um desempenho pífio! O jogador que quer jogar com nome pode ir lá pras frangas mimineiras, fracassadas e caloteiras! Aqui não aceitamos jogador acomodado não! Ano passado, depois que ele teve aquela contusão ficou evidente que não precisamos mais do Fábio! Até agora já Li 109 comentários sobre este post e a grande maioria está falando é contra o Fabio, Henrique e Léo e com todas as evidência negativas deles! Será que a grande maioria de cruzeirense que questiona as falhas desses três estão errado? Não estou vendo ninguém falando em agressão física ou verbal contra ninguém como ocorreu recentemente nas frangas (vide o caso onde amassaram o carro do Marcos Rocha).Estamos questionando é as falhas comprometedoras desses três, cujo tempo no Cruzeiro já venceu e agora eles vem dar uma de coitadinho,porque a torcida está cobrando?? Pô sumam do Cruzeiro então né!

  86. Amigos esse Fábio nao passa de um goleiro “midiano” , a época dele já venceu a muito e muito tempo , um goleiro de defesas deveras inúteis, faz cena boba , chega a ser até infantil as cenas que ele faz em bolas obvias é faceis, isto muito quando o time já está perdendo, um goleiro que nunca é decisivo , chega a ser irritante a escalação dele como titular quando sabemos que existem pelo 02 GOLEIROS MELHOR QUE ELE NO BANCO E ISTO INJUSTAMENTE , o que este cara quer mais , chegou mais do que a hora dele pedir as contas e ir embora, NUNCA FOI MEU ÍDOLO E JAMAIS SERÁ , como ser humano até respeito, porem uma pessoa de caracter bem duvidoso, chegado a intrigas e desagregador de ambiente que é , contumás em proferir declarações a seu favor na mídia em detrimento de um grupo, esse cara destoa da equipe da instituição CRUZEIRO ESPORTE CLUBE , que é sem dúvida milhoes e zilhoes mais do que ele, já devia estar fora do baralho a muito tempo, espero que na toca haja pessoas de responsabilidade para reparar logo esse erro e fazer justiça colocando quem de direito por merecer ser titular que é o ótimo goleiro Rafael, só isso galera…

  87. Excelente, PH.
    Rafael é um goleiraço. Vive uma fase fantástica. E será titular em breve.
    Com um reserva à altura: Lucas França.
    Mas o Fábio é um baita jogador. E pessoa de caráter.
    Sempre honrou a camisa do Cruzeiro. Sempre honrou o torcedor. E sempre foi injustiçado. Nacionalmente!
    Não concordo com as críticas. Tem muito exagero aí. E falta de respeito!
    Apesar do Rafael estar melhor, não concordo que o Fábio esteja comprometendo o time.
    Enquanto essa zaga continuar assim, vamos tomar gols de sacolada!
    Quanto ao Henrique, discordo em partes.
    Acho que tem que respeitar.
    Mas chegou a hora dele sair do time. É um jogador caro pelo que está apresentando. Não dá mais para ter privilégios.
    No mais, desejo boa sorte ao time.
    Depois do que vi segunda, acho que é um time com potencial de sobra para fazer história. Basta querer e manter a vontade!

  88. Não podemos deixar que torcedores travestidos de cruzeirenses manchem a torcida do Cruzeiro.Fábio merece respeito.Ninguém chega a ser o jogador que mais vestiu a camisa de um Clube do tamanho do Cruzeiro sem mérito.Fábio faz e fez história no Cruzeiro,e em nenhum time do mundo qualquer jogador que vestisse a camisa de um clube tantas vezes teria tal tratamento que vem ocorrendo ultimamente.Mas essa minoria não representa a torcida do Cruzeiro.

    1. Seu argumento não é verdadeiro amigo , sou torcedor fervente do cruzeiro esporte clube, não sou travestido como voce generaliza no teu comentário ,voce diz que é uma minoria que está representado a torcida do cruzeiro nos cometário contra esse goleiro mediocre , está enganado totalmente, me impressiona com alguem pode ter coragem de escrever um comentário cheio de imprecisão e inverdades, como o teu proferido ai acima , procure se atualizar companheiro , veja que em pesquisa recente, houvera favoravel a manutenção do goleiro Rafael como titular em uma maioria esmagadora (66 por cento) , ou seja em grupo de 10 torcedores sete sao a favor do Rafael como titular, por nao engolirem mais esse pseudo goleiro que voce defende totalmente sem qualquer argumento racional de critério plausível meritocrático…. paciência, em algum momento você poderá se conectar com ralidade dos fatos e entender melhor todo um contexto de como funciona o rodizio de um atleta merecedor de titularidade em um time de futebol…so isso por enquanto….saudações cruzeirenses para ti …

  89. Peço licença para comentar no blog do Cruzeiro. Sou flamenguista e a única coisa que posso falar, depois do jogo Cruzeiro x Grêmio, é que fiquem com o Mano. Melhor aí do que aqui.

  90. Acho engraçado os caras te chamando de franga por ter uma opinião contraria a deles, quando na verdade quem está perdendo é o Cruzeiro o Fábio não é dono do clube assim como tantos outros jogadores que passaram pelo cruzeiro, e que tem muito mais história do que ele.
    E quem é fiel ao clube somos nos torcedores de verdade.
    Num pais com tamanha desigualdade social um cara ganha 700 pila por mês e não aceita crítica é cumulo do absurdo. Não estou dizendo agressão gratuita contra sua honra e sua família, mas tecnicamente todas críticas são validas.
    E para torcedor iludido e cego que gosta de ver bbb e novela vai o seguinte:
    O Cristiano Ronaldo maior jogador da história do Real Madrid já foi vaiado e criticado diversas vezes e respondia dentro de campo. Porque o Fábio que sempre foi um goleiro regular não pode sofrer críticas.
    Críticas construtivas não é falta de respeito algum.

  91. Aos sem memoria vale lembrar que naquele primeiro jogo da final da libertadores na argentina se não fossem 05 defesas espetaculares do Fábio não teria nem o jogo de volta. Imagina 5 gols na sacola. Cobrem do cleber gladiador aquele gol debaixo das traves sem goleiro. Em 2011 durante o campeonato inteiro o Fábio nos salvou em vários jogos. Neste item vale nossa gratidao. Só que o Fábio como todo goleiro passa e o clube continua. Simples assim. Obrigado Fábio por tudo. Gratidão eterna. Mas Rafael já é realidade.

  92. Todo jogo, independentemente do resultado, Fábio faz no mínimo duas defesas difíceis ou milagrosas. Rafael, excelente goleiro e terá sua chance novamente! Nesses vários anos de Cruzeiro, Fábio atua sempre com a mesma dedicação, em 2011, nosso pior ano, levou o time com grandes defesas. Criticas de alienados que não valorizam as pessoas pelo trabalho. São míopes que conseguem apenas ver os defeitos e nunca as qualidades. Até o time que disse que é nosso rival já tentou contratar nosso arqueiro. Respeitem as pessoas e a nossa instituição chamada Cruzeiro.

  93. Sinceramente Pedro Henrique, não entendo sua postura como comentarista hoje, você também foi um dos críticos de Fábio e Henrique e agora vem falando em falta de respeito com esses jogadores, eles são funcionários do clube e tem que dar resultados/retorno, não sei se você é e/ou já foi empregado, se você não der rendimento para a empresa , você está fora do empreendimento, assim tem que ser também no futebol, e gerenciamento moderno não tem gratidão e bajulação. Por favor não vamos misturar futebol com religião.

    1. Sim. Eu critico Fábio e Henrique quando eles atuam mal. Critico, não ofendo. E sei reconhecer quando eles acertam. Essa é a diferença. Os perseguidores de Fábio e Henrique só consegue enxergar os erros (mesmo quando eles sequer jogam).

  94. Muito bom o blog. Concordo plenamente. Críticas construtivas beneficiam o ser humano e o clube. Desrespeito a pessoa e baixaria e falta de educação!

  95. PH, concordo com tudo o que disse sobre esses dois jogadores e outros que às vezes são alvo de ofensas, inclusive o GPT. Nunca fui fã incondicional do Fabio6, mas acho que ele merece respeito como ser humano. Henrique, eu sempre gostei, mas acho que não atravessa uma boa fase. Há alguns jogadores no Cruzeiro que sofrem perseguições, muitas vezes gratuitas, frutos de pré-conceitos estabelecidos. Criticar qualquer jogador é natural, mas fazê-lo com ofensas descabidas é desumanidade, principalmente quando se ataca a dignidade humana. Isso felizmente, vivemos hoje nas redes sociais um clima de intolerância e ódio que parece contaminar muita gente. Hoje o ter vale mais do que o ser e isso é muito grave. Às vezesuas sinto muito medo do que leio, vejo ou escuto. Tenho alguma expetiencia no futebol amador onde joguei por um curto espaço de tempo, fui repórter de campo e comentarista numa rádio do interior e presidente d3 uma Liga Desportiva, também no interior. O que vi e convivi ao passar por essas experiências, me faz deduzir sobre o que se passa no futebol profissional. Acompanho suas crônicas sempre e o que mais admiro em vc é sua capacidade de mediar conflitos, o respeito pelo contraditório e, principalmente, não ter vergonha de mudar de idéia porque, acredito, não tem medo ou vergonha de pensar. Essa pra mim é sua maior qualidade e não vejo nenhum demérito nisso como alguns aqui crêem. Espero ainda vê-lo brilhar e galgar cada vez mais novos degraus como um brilhante cronista que caminha a passos largos para isso. Um cordial abraço.

  96. PH parabéns mais uma vez.
    Já disse várias vezes que tem umas mariposas raivosas que do sabem criticar.
    Não enxergam nada de positivo, mesmo o time ter feito aquela partida contra o Grêmio…os caras gritam o Fábio..

    Tem um aí que tem um dia que mora na roça acorda 4:30 da manhã e ganha 80 reais. Manda seu tio vir pra cá que arranjo coisa melhor vira ele.

    Ficam enumerando gols do Fábio…

    Esquecem dos gols até Rafael vinha tomando de cobertura, de longe contra são Paulo, contra inter gol do Valdivia sem falar no gol do Elias no final do mineiro que ele ajoelhou antes do chute.
    Se fosse o Fábio Tava crucificado.

    É hora de abraçar o time e parar de ver só defeitos, tem hora que duvido destes caras serem cruzeirenses.

    Bia noite

  97. Bom dia, a pessoa tem de ser respeitada sempre, ataques pessoais com ofensas e desejos agressivos são desnecessários, quanto ao jogador critiquei sua fase gorda,porque estava e foi com um comentarista esportivo que estava abordando o assunto,pelo tempo que joga, graças a DEUS que ganhou 2 Brasileiros porque se não passava em branco, sua trajetória no clube coincide com a seca de títulos internacionais, o motivo que não gosto dele e do Montillo como jogadores o sr antonio carlos macedo explicou de forma espetacular no primeiro post, se é verdade que ganha aos 34 anos 750 mil por mês como comentou outro comentarista esportivo e Cruzeirense, fica explicado porque nosso balanço todo ano é negativo RAFAEL é tão bom quanto ele e ganha bem menos, com essa grana toda e com essa idade eu não sairia nos pés do atacante,eu dava era uma voadora no peito dele.

  98. EU NÃO TENHO ÍDOLO , E NO FUTEBOL DEVE JOGAR QUEM ESTA MELHOR , ATÉ ACREDITO QUE O HENRIQUE É MAL ESCALADO NO CRUZEIRO , ELE NÃO É NEM NUNCA FOI PRIMEIRO VOLANTE E SIM UM TERCEIRO HOMEM DE MAIO CAMPO . AGORA QUANTO A FICAR DEFENDENDO JOGADORES , QUANDO ELES DEIXAM O TIME UMA DAS PRIMEIRAS COISAS QUE ELES FAZEM É IR À JUSTIÇA DO TRABALHO E AI VOCÊ FICA COM A CARA GRANDE . DEVE JOGAR O MELHOR E PRONTO !!

  99. O senso crítico faz parte da vida do ser humano,esta na hora do nosso ex goleiro apurar o seu, até hoje era possível tolerar ele no gol, perdemos oportunidade de reconhecer outros bons goleiros da base tipo Georgemy, porém não dá mais,deixem ele seguir em frente pois aqui já deu. Concordo que em alguns momentos ele esteve bem, porém nunca fez a defesa que nos garantiu o título.pelo contrário sempre tomos o gol que nos tirou o título. A vida seque!!!!!!!

  100. Eu prefiro em matéria de historia e dedicação: DIDA, NONATO, RICARDINHO(MOSQUITO), isto sim e historia e dedicação(mais recente) do CRUZEIRO … tenha dó, este dois jogadores deveriam se mancar e abandonar o futebol, simples assim. Tiveram sua historia, mas com certeza não estão entre as melhores.

  101. Foi só ir pro banco que o Fábio criou problema. Tanto que o Hudson abriu o jogo na imprensa e agora está sendo punido pelo treinador. Se o Henrique for pro banco, vai ser a mesma coisa. E ainda querem que eu respeite esse dois? Eles que devem respeitar nosso Cruzeiro. Se acham maiores que a instituição.

  102. PH, olhando pelo lado do copo cheio e do copo vazio que você muito bem abordou no texto anterior, a questão do Fábio e do Henrique sempre será vista pelos perseguidores e invejosos de plantão como a parte vazia do copo.

    SEMPRE vão falar das falhas e NUNCA vão enxergar os méritos, sejam eles do passado ou do presente.

    Quando não houver falhas, como aconteceu no jogo contra o Grêmio em que o Fábio não falhou e fez boas defesas, como é o normal dele, eles vão deturpar e inventar para dizerem que as falhas existiram. Quem diz que ele poderia ter cortado as bolas dos gols não jogou futebol, fica no conforto do sofá metendo o pau .

    Então parabéns, PH, mais uma vez, pela sua coragem e lucidez.

    Há mesmo uma forte perseguição e ela é claramente dirigida. Não há respeito, eles nem sabem o que é isso. Questionados, pedem respeito ao que dizem ser a opinião deles, mas não é uma opinião e sim um PRÉ- CONCEITO, um conceito já formado mesmo antes da bola rolar. É antipatia pessoal e não opinião sobre o desempenho do jogador dentro das 4 linhas.

    Se fosse opinião diriam “hoje o Fábio pegou tudo, hoje o Henrique decidiu o jogo e garantiu os 3 pontos, como fez contra o São Paulo”. Isso nunca vamos ouvir desses caras.

      1. Pedro Henrique, alguns que participa aqui no blog não tem respeito nem com os colegas, imagina se vão ter com jogadores, comissão técnica, diretoria, os tais de perseguidores de plantão, corneteiros, rival infiltrados todos esses teriam que ter os nomes revelados nos comentários e não citados por adjetivos, todos que comentam tem os seus nomes fantasias ou não, então se não tem os nomes citados todos temos o direito de também se sentir desrespeitado, quanto ao Fábio / Henrique ou qualquer outro quando critico sempre será o jogador/profissional e não o ser humano, e seja quem for este ser humano tem que ter o respeito merecido mesmo que tenha cometido algum erro, ao qual todos somos passivos, por isso que não devemos julgar ninguém afinal não somos Juizes e sim apenas torcedores (eu) de futebol.

  103. Infelizmente, futebol é o momento. E o momento mostra que tanto o Fábio quanto o Henrique não estão bem. E é para isso que o clube paga e bem uma comissão técnica para avaliar quem está melhor e escalar. O respeito ao ser humano tem que existir sempre e precisa ser recíproco. Não devemos ultrapassar o limite do respeito. Criticar o mau momento de um ídolo é salutar porque precisamos fazer com que esse ídolo se mantenha motivado para continuar rendendo e que tenha o bom senso de admitir que seu momento não está sendo bom e buscar treinar mais, se corrigir das falhas. Isso é crescer como ser humano, como profissional e todos nós temos que fazer isso o tempo todo. No nosso trabalho, no dia a dia, se não buscamos nos aperfeiçoar por mais que tenhamos experiência, que saibamos o que estamos fazendo mas, não conseguimos render, outro toma o nosso lugar. Então, entendo que é o momento de Fábio e Henrique aceitarem as críticas construtivas e se empenharem ou terem a humildade de aceitar que o momento não é bom. E comissão técnica ficar atenta a isso. Respeito também se demonstra na preservação daquele profissional que em determinado momento não está bem e, por causa de seu passado de glórias, ser motivado a treinar e buscar manter sua boa forma.

  104. Aos que dizem que o Fábio é um goleiraço só peço uma explicação. Porque seu número de defesas difíceis sempre foi baixo em relação ao número de gols tomados, na melhor das hipóteses mediano. Sei disso porque acompanho muito estatísticas principalmente por causa do Cartola, mas também vejo em outros sites. Vocês tem que achar uma justificativa para todos os anos de 2011 a 2017 pelo menos. Sei que existem ponderações a serem feitas com por exemplo o posicionamento do time em campo e a qualidade da zaga, mas não vejo como justificar tantos números pouco efetivos. Tivemos vários técnicos, esquemas, zagueiros e os números dele nunca foram grandes coisas. Sem falar que olhando por esse lado ainda o beneficiamos pois não falamos da sua saída para cortar cruzamento ou capacidade de jogar com os pés, características em que ele é bastante deficiente. A verdade é que muita gente adora falar de ódio, perseguição, etc e se esquecem que pode ser o contrário. Eles é que na verdade idolatram o cara e se esquecem de ver as coisas de maneira mais objetiva. Será que vocês também não estão sendo injustos com os críticos quando os rotulam desta maneira sem fazer uma análise mais objetiva das coisas?

  105. A ZAGA E AS LATRAIS DO CRUZEIRO ESTÃO EM PESSIMOS MOMENTO, AI FICA DIFICIL PARA O FABIO FAZER MILAGRES NE! ACHO QUE COM LEO E CAICEDO NA ZAGA PODE COLOCAR ATÉ O BUFON LA QUE NAO VAI ADIANTAR. E MESMO ASSIM O FABIO FEZ OTIMAS DEFESAS CONTRA O GREMIO, SE NAO FOSSE ELE TERIAMOS PERDIDO AQUELE JOGO. A INGRAIDAO E TERRIVEL!

  106. Não tem q haver desrespeito, nem pela pessoa nem pelo profissional, é simples não está rendendo coloque no banco a torcida tem direito de cobrar mas que cobre do treinador essa mudança. Não tem porque atacar o atleta que é e sempre foi um exemplar profissional!! Tanto Fábio qto Henrique.

  107. Concordo totalmente com você, PH.
    Fábio tem sido perseguido. Ele é passível de críticas sim, pelos defeitos que todos conhecemos, mas temos que reconhecer suas qualidades também, como um dos melhores goleiros (em certos períodos foi o melhor goleiro) do Brasil.
    Todos temos defeitos como pessoa e ainda mais como atleta, pois ninguém é robô. Não existe um atleta que jogue bem 100%, caso existisse, nem estaria por aqui.
    Com relação a dupla de goleiro, não vejo porque ficar criando rivalidade dentro do time, já que os dois são excelentes e muito competentes. E eu me pergunto: por que não utilizar os dois? Sempre disse que poderíamos muito bem utilizar dois goleiros sem que o rendimento técnico caia, de modo que cada um possa ter seu descanso, sua recuperação e seu destaque. Talvez separando por competição, por local da partida ou pelo nível de jogo.
    Além disso, não utilizar nossos dois grandes goleiros pode dar brecha pra outro time vir e buscar algum deles, pois sabemos da carência de atletas bons e de grandes times que não tem atualmente (Flamengo, São Paulo). Vamos dar mole pro azar?
    Quanto ao Henrique, já teve dias melhores, mas que hoje não tem chance já que outros atletas pedem passagem.
    Enfim, concordo com seu texto, críticas podem e devem existir, desrespeito nunca.

  108. Vou dizer uma coisa que sempre falo aos meus colegas e amigos. Queria ver se o Fábio fosse preto e feio. Se ele não teria já em 2005 o mesmo destino que o Jeferson teve em 2002, com apenas seis meses de Cruzeiro.

    Um texto cheio de passionalidade que eu realmente não consigo entender como o Fábio provoca esse tipo de sentimento nas pessoas.

    Fábio aposentará (espero que não seja no Cruzeiro) e será sempre lembrado por feitos como:

    1 – Quebrar a série de pelo menos um título por ano do Cruzeiro, devido a falhas grotescas contra a filial Ipatinga (perdoado);

    2 – Ter tomado dois gols da mesma forma e contribuindo diretamente para a eliminação em uma semifinal para um time de 2º divisão, na copa do Brasil;

    3 – Como o goleiro que um dia virou as costas para o rival citadino em uma final de campeonato e de quebra, inventou uma contusão;

    4 – Como o goleiro que falhou no jogo mais importante do Cruzeiro no mineirão em 2009, saltando inexplicavelmente para dentro do gol;

    5 – Como o goleiro que nos humilhou em 2011, devolvendo a bola propositalmente ao adversário, aumentando assim o nosso sofrimento e vergonha (Flamengo 5 X 1 Cruzeiro);

    6 – Como o goleiro que forçou o 3º cartão amarelo, fazendo cera para cobrar o tiro de meta, fugindo assim da grande “decisão” na última rodada do Brasileiro de 2011;

    7 – Como o goleiro que se sente ofendido e ameaça torcedores com dedo em riste quando criticado em público, vide episódio no Aeroporto de Confins;

    8 – Como o goleiro que vai a imprensa escrever cartinhas aumentando ainda mais a crise no clube em função de salários atrasados;

    9 – Como o goleiro que saiu sorrindo logo depois de uma eliminação (vergonhosa) na
    Copa do Brasil de 2012, atitude estranha para quem é capitão;

    10 – Como o goleiro que faz declarações arrogantes, após uma falha GROTESCA, se julgando superior aos demais, citando desnecessariamente, mesmo que indiretamente, outros goleiros do país;

    11 – Como o goleiro que não reconhece um erro e ofende suas fãs e desrespeita o clube ao colocar o seu contrato a disposição da diretoria;

    12 – Como o goleiro que sempre mendiga vaga na seleção brasileira;

    13 – Como o goleiro que tem apenas dois títulos importantes, sendo mero coadjuvante.

    14 – Como o goleiro que sempre inventa propostas de outras equipes (inclusive o Atlético Mineiro) para ter seu contrato renovado;

    15 – Como um goleiro que foi incapaz de negar quando perguntado se jogaria no Atlético Mineiro;

    16 – Como o goleiro que possui o recorde de mais gols levados por outro goleiro;

    17 – Como o goleiro que se julga maior que o clube e critica protesto de torcedores, e diz de forma arrogante que só lhe resta orar por eles;

    18 – Como o goleiro que não tem ética, não tem escrúpulo, mistura religião com futebol e se esconde atrás de uma face de bom cristão;

    19 – Como o goleiro que tem média de quase dois gols por partida;

    20 – Como o goleiro que aposentará no Cruzeiro e antes disso acontecer, com certeza levará o gol de número 1000;

    21 – Como um goleiro que não reconhece o bom momento do seu colega de trabalho e vai a imprensa pedir a titularidade;

    22 – Como um goleiro que continua não aceitando críticas mesmo ela sendo construtivas e ainda vai a imprensa questionar essas atitudes chamando os de haters;

    23 – E por fim, que além de ser o menor entre os três goleiros do clube, agora está gordo e sem reflexo.

    1. Amigo cruzeirense Barcelona parabenizo pela tua capacidade simples e elucidativa que ajuda a milhões a compreender e a ter um julgamento sem parcialidade apenas SE ATENTANDO AOS FATOS REAIS SOMENTE ISO A respeito desse goleiro que se acha maior que a INSTITUIÇÃO CLUBE CRUZEIRO ESPORTE CLUBE. .amigo ajudou demais esta tua completa dissertação eu dou os parabéns. .faltou informar a super deficiência técnica desse senhor que se julga atleta quando é o goleiro em atividade no Brasil que detém o recorde negativo de gols de falta tomados. .sem falar na habitual cena e excesso de pose protagonizado quando defende uma simples bola óbvia que foi justamente em direção simples nele mesmo. .chega a ser ridículo. ..um goleiro INFANTIL e que jamais encaixou no quesito dos goleiros de alto nível que já defenderam o Cruzeiro. ..Então acrescentaria mais esta informação que é a realidade deste que defende a meta do cruzeiro. ..amigo por causa destes fatos reais que tu dissertou muito com propriedade é que a torcida em sua maioria conforme pesquisa recente está de saco cheio deste jogador isto mesmo 66 por cento de todos os torcedores não aguenta mais não engole mais este Fábio no gol justamente pelo roll de questões que acabam por inutilizar toda a carreira dele. …no mais obrigado pelo teu comentário elucidador. .saudações cruzeirenses.

  109. E quanto ao Henrique. Medianão, atende quando se tem um time bem acima de sua capacidade, como foi em 2014 e também é o primeiro na linha de sucessão de ídolos por números de jogos.

  110. Incrível como os comentaristas da TV são anti-Cruzeiro: no jogo do Cruzeiro contra o SPORT o Diego Souza “cavou” um pênalte em cima do Fábio, sendo que nosso goleiro até levantou as mãos para mostrar que não tocava no atacante. Já no jogo do mesmo time contra o CAM, o mesmo jogador, cavou outro pênalte a seu favor, mas desta vez, vê-se claramente que o goleiro Vítor o atinge com as pernas. O que diz o comentarista da TV: não foi pênalte, no entanto, quando do lance com o Fábio, eles disseram que tinha sido pênalte claro.

  111. BOM DIA PH
    ACHO ENGRAÇADO SÓ POR CAUSA QUE TORCEDORES DISCORDAM DO FÁBIO E DO HENRIQUE É CHAMADO E TORCEDOR DE REDE SOCIAIS AONDE ESTÁ O RESPEITO TANTO FALADO AQUI SOU CRUZEIRENSE DESDE 1974 VOU VER JOGOS NO MINEIRÃO DESDE 1976 NUNCA VOU FALTAR COM RESPEITO QUEM FICA SÓ NAS REDES SOCIAIS SOMOS LIVRES PARA FAZER QUALQUER COISA ENTÃO RESPEITEM A OPINIÃO DE QUEM NÃO CONCORDA COM OS DOIS JOGADORES.

  112. Pedro, com o mais profundo respeito que o nobre colega merece, e a admiração por seus artigos, mas vamos parar de mimimi com jogador. Não vamos nos esquecer de que o Fabio é empregado do clube, ele É PAGO PELO CLUBE E MUITO BEM PAGO pra jogar pelo clube. Se vai ou não ser escalado, vai depender do treinador e não dele. Fez historia no clube, é ídolo de muitos torcedores e tals, mas saiba de antemão que 80% se não 100, dos leitores do seu blog, não ganham nem 10% do que ele ganha no Cruzeiro. Além do mais, um ídolo de verdade não vem brigar por titularidade em publico ou fazendo uso da mídia pra obter tal benefício, desrespeitando a hierarquia do treinador e faltando com a ética com um jogador que está bem na posição. Eu acho que a mídia tem que parar de ficar fazendo isto e é por conta disto que Gabigol sucumbiu na Europa. Além de Renato Gaúcho, Edmundo, Sócrates, Edinho e Zico também irem pra lá e não darem em nada. Porque eram paparicados e endeusados pela imprensa e quando foram para um mercado sério viram que não são profissionais e sim apenas jogadores mimados por dirigente, torcida e jornalista.

    Não concordo de jeito nenhum com essa perseguição ao Fabio. Acho que até tá demais. Mas ele sabe muito bem que qualquer clube grande é assim. Se nem Jesus Cristo agradou a todo mundo, não vai ser o Fabio que tem que ser unanimidade. E, enquanto ele está SENDO PAGO E MUITO BEM PAGO PELO CLUBE, ele tem mais é que treinar e estar pronto pra jogar seja titular ou reserva sem questionar ou resmungar em publico que ele tem direito a titularidade vitalícia por conta de sua historia no clube.

    Quer ir pro Flamengo? Então vai! Vai ver que basta tomar um gol de costas, como aquele na final do Mineiro de 2007 contra o Atlético, pra cair em desgraça com a torcida lá também.

  113. Nem Fábio nem Henrique são ídolos, aliás hoje em dia não se faz ídolos como outrora, mas têm sim de serem respeitados por tudo que já fizeram e ainda fazem. Acontece que para alguns torcedores talvez até por desconhecimento e experiência de vida, ou até mesmo por maldade, levam a coisa pelo lado pessoal, sem se importar com o sentimento alheio. Acho que antes de malharmos e odiarmos alguém deveríamos em primeiro lugar resolver nossos problemas pessoais e deixarmos de achar que somos os melhores.

  114. P.H. boa crônica, no contexto de que nós podemos expor também as nossas opiniões a respeito. Eu não acho que Fábio e Henrique são perseguidos não. Eles são somente cobrados por aquilo que como jogadores do MM eles se propõem a executar. Estão em falta. Fábio nãom sabe sair do gol. Todo jogo é certeza que vai levar gols. Henrique não dá carrinhos, não suja o uniforme. Se um cabeça de área joga somente com os olhos ele sobrecarrega a defesa. Pense bem!

  115. Se a CBF adotarem o vídeo- arbitragem, com certeza o Atlético vai pela terceira vez ser rebaixado, pois este ano já é real. Ontem os dois gols do Atlético estava em impedimento claríssimo, na certa os árbitros da Tv mostraria as irregularidades. Gostei do Roger Flores, desbancou os comentários dos Alt mineiros Bob Faria e Rogério Corrêa.

  116. Respeito muito a história é o grande goleiro que o Fabio é e tudo que ele representa para o Cruzeiro. O único porém que tenho a fazer foi a postura do jogador em relação ao prêmio da final da libertadores de 2009. Creio que a postura dele e de outros jogadores levaram a perda do título a acho que isso ficou marcado na memória do torcedor.

  117. Fábio ídolo?de quem?
    Só se for seu e deste jovens torcedores carentes de grandes jogadores entre 2005-2012, tivemos um hiato em 2013/14 com: ER17, Goulart, Dedé, Marcelo Moreno!
    Voltando a questão ídolo!
    Desculpem aí, mas vi vestir o Manto Azul Celeste:
    Alex, Dida, Sorin, Marcelo Ramos, Roberto Gaucho, Nonato, Ricardinho, Ademir, Douglas, Boiadeiro, Luiz Fernando Flores, Gomes, Geovanni, Adilson Batista, entre outros…
    Jogadores que se destacavam pela técnica, pela raça, que se destacaram por títulos, por gols históricos etc, muitos em uma época que nem se ganhava muito dinheiro com futebol!
    Os mais antigos (pais e avôs) viram: Tostão, Dirceu Lopes, Natal, Joãozinho, Piazza, Nelinho, Palhinha, Roberto Batata, Raul…sobre esses não vi jogar, mas por tudo que ouvimos nem precisa dizer nada!
    Em 13 anos (715 jogos) Fábio só ganhou campeonato Rural e só foi decisivo em 2006 e 2011, Bi Brasileiro 2013/14 teríamos ganho com Fábio/Rafael/Elissoo/PC Borges/André/Willian Andem talvez até com Rodrigo Posso ou Maizena pq ao final das contas terminamos 10 e 11 pts a frente do vice-campeão!
    Pra resumir a conversa, Fábio que sempre inventa uma proposta quando vai renova o contrato e hoje tem o maior salário do elenco e o maior salário entre os goleiros que jogam aqui no Brasil, deu uma “carteirada” pra volta a condição de titular!
    Então agora meu caro, que Fábio assuma sua responsabilidade, aprenda a sair do gol, a evitar gols de falta e ajude o time a conseguir as vitórias!
    Só a título de conhecimento, o Wanderley goleiro do Santos, que muitos nem sabem quem é, completou ontem 5 jogos sem sofrer gols, fazendo defesas e defesas!
    O grande problema do torcedor é que a maioria nunca esteve dentro de campo bem como só ve o seu time jogar, aí acha que seu jogador é o melhor do mundo!
    Fábio sempre foi um goleiro normal, que viveu boas temporadas entre 2008-2010 e só!
    O momento é do Rafael, e eu torço pelo Clube e não pelo jogador, então se tiver que pegar no pé vou mesmo, e não tem nada haver com a pessoa, nem o conheço!
    No futebol, CRUZEIRO acima de tudo!!!

    1. Pra completar pras pessoas que falam em gratidão, eu pergunto:
      Todos esses anos o Fábio vem jogando de graça?não recebe seus salários?o Cruzeiro deve algum dinheiro a ele?
      Porque se não deve meu amigo, ele só vem fazendo a sua obrigação, nada mais que isso, pq ele é pago e bem pago pra isso!
      Inclusive nesses 8 meses parados recebeu normalmente, se fosse um de nos, simples mortais, após 30 dias, era perícia do INSS!
      É por idolatrias a Fabio/Leo e Henrique entre outras coisas, pq não são os únicos culpados, que estamos a 3 anos sem ganhar nem futebol de botão!

  118. Sobre o Henrique também sempre foi um jogador normal, nada de espetacular, muito aquém de Ademir, Douglas, Fabinho, Ricardinho, Donizete Oliveira, Maldonado…
    Viveu bons momentos, nada demais!
    E hoje ve-lo seguir como titular jogo após jogo, ao passo que Hudson que estava bem foi quase descartado e ao mesmo tempo que Lucas Silva não tem uma chance de iniciar jogando com o time principal, chega a ser uma aberração!
    Pra fecha as chances de vencermos a Macaca hoje são grandes, afinal Leo e Henrique estão fora, tomara que Fábio não comprometa de novo!

  119. E hoje é dia do tripé: Lucas Silva, Hudson e Romero, três volantes continua, vamos ver se o MM vai escalar! Essa é a oportunidade de vermos se eles têm realmente condições de vestirem a camisa azul celeste. na frente Robinho, RafaSóbis e T.Neves; Vai Raposa. Ábila e Álisson ou Élber no 2º tempo.

  120. Graças a Deus comentários de internet não derrubam jogador nem treinador. Todo mundo hoje em dia pensa que futebol é Master Liga de FIFA, Brasfoot e etc. Todo mundo é mais inteligente que treinador e quer escalar o time. Já vi gente pedindo pra improvisar jogador na posição, só porque não gosta de algum jogador específico. Todo mundo acha que a vida real é vídeo game.
    Rafael é muito bom goleiro, concordo, mas a vez dele vai chegar, e todos vocês podem ter certeza que internamente ele sabe disso, deve estar sendo instruído pra isso. Com toda certeza o salário dele já foi aumentado, valor dele de imagem, enquanto isso tem um tanto de imbecil achando que é Master liga e pedindo pro Rafael ser titular por ele ser mais novo.
    Eu vejo o tempo inteiro torcedor pedindo pra subir jogador da base, criticando treinador, pelo fato de ser mais novo, sem nem ter visto este jogador jogar, ou porque viu UM JOGO desse tal jogador na copinha.
    Me disseram uma vez que liberdade de expressão e democracia não existem, existe é a oportunidade de um tanto de imbecil cagar pelos dedos via internet.
    É por isso que valorizo seu trabalho PH, pois você é um formador de opinião, e graças a Deus parece um cara inteligente e sensato. Continue nos representando.
    #FechadocomoCruzeiro

    1. Saulo, se quer chamar alguém de imbecil cita nomes meu caro, não engloba todo mundo que usa este Blog não, não sou imbecil e respeito é bom e o meu respeito vai até onde começa o seu, que coisa virou mania agora ficarem colocando adjetivos e não cita nome de ninguém, eu também respeito e muito o Pedro Henrique e o seu belo trabalho e não preciso de chamar ninguém de imbecil para expressar isso.

  121. Respeito os dois como jogadores e reconheço que ambos marcaram seus nomes na história do Cruzeiro, mas o Cruzeiro é gigante e quando não está no topo está tentando voltar ao topo, sempre com titulos e atuações brilhantes, isso exige muito de seus atletas que nem sempre estão em boa fase ,Fábio e principalmente Henrique não estão fazendo a diferença em campo, muito pelo contrário, é nítido a evolução do meio campo sem Henrique, agora com mais disciplina e posicionamento Romero vem consertando o meio campo do time assim como Hudson estava fazendo, só que com mais qualidade é rapidez, vejo Henrique como segunda opção de banco e Rafael tem uma melhor saída do gol que Fábio e isso tem feito a diferença pois o time é frágil na bola aérea (Dedé quando joga ajuda mas não dá para confiar). Para mim não é uma questão pessoal é o momento que exige jogadores para suprir deficiências que os dois não conseguem resolver, infelizmente parte da torcida leva isso muito para o pessoal.

  122. PH comente sobre a sequencia durissima que o cruzeiro vai ter nos proximos dias. depois da ponte e o do Coxa, vem dois jogos com o atual campeao brasileiro pela copa do Brasil e um clássico pelo Brasileirão. Como fica a estratégia numa sequencia dessas? Força total em todas as partidas? jogo pra frente e agressivo, com os melhroes em campo independente de desgaste?

  123. No momento estou mais preocupado é com o jogo de hoje. A Ponte fazendo gol adoidado e ta fazendo bom campeonato. Sempre foi complicado ganhar deles lá e atualmente mais ainda. Ninguém conseguiu nesse campeonato. E estava vendo a pouco o arremendo de time que vamos levar pra esse jogo… o trem tá feio, com um buraco no meio!

  124. PH, acabei de ver no site do ge q o Ceara esta reincido com o Inter ? Sinceramente nem parei pra pensar melhor a respeito, nao tenho acompanhado o inter ? Mas será q ele não teria lugar nem pra reserva do Ezequiel ?

  125. Bom dia PH,
    Concordo plenamente com o seu texto, uma coisa é preferir este ou aquele jogador, outra coisa é respeitar as pessoas como elas são.
    Se você me permite utilizar este espaço que você comanda com tamanha perfeição, gostaria de colocar no blog para análise geral da nação celeste, a atual posição de goleiro do maior de minas, seria bom termos uma ideia da proporção de cruzeirenses que preferem o Fabio ou o Rafael defendendo o nosso gol.
    É importante lembrar que não é qualquer time, como o nosso, que tem 2 goleiros de alto nível.
    Um goleiro perfeito na minha opinião, deve possuir pelo menos 7 fundamentos, se alguém incluir mais alguns a análise ficará mais precisa.
    1) Posicionamento, colocação. Esta é uma virtude de poucos goleiros, pois exige muito treinamento, e humildade. Geralmente são aqueles que não fazem muitas firulas, e não aparecem muito, e dificilmente tomam muitos gols.
    2) Inteligência tática e atenção em tempo integral. Por ter uma visão privilegiada do jogo principalmente da sua defesa e do ataque do adversário, o goleiro deve antecipar o que vai acontecer nos ataques do adversário, ajudar no posicionamento e tranquilizar a defesa e também armar o contra-ataque, quando recuperar a bola.
    3) Técnica. Adquirida nos treinamentos, tal como espalmar a bola para a linha de fundo, ir de mão trocada na bola para ganhar 5 centímetros de envergadura a mais, fechar o ângulo para abafar o atacante, etc..
    4) Saber jogar com os pés. Isto se faz muito necessário depois que a regra passou a não permitir que o goleiro pegue a bola com a mão quando recuada por um companheiro do time. Existem goleiros que são tão bons com os pés que se transformam em mais um jogador no campo, principalmente para dar rapidez na saída de bola.
    5) Sair do gol e ter uma boa impulsão. Isto é necessário para pegar as bolas alçadas na área, visto que os atacantes hoje em dia são fortes e tem boa impulsão, lembro que bola alçada na área é a jogada de ataque que mais ocorre nos jogos. Tem goleiros que saem tão bem do gol que transformam este fundamento em contra-ataque.
    6) Distribuir bem a bola. Distribuir bem a bola com as mãos ou com os pés é primordial, rifar a bola dando um chutão para o alto, é imperdoável, pois na maioria das vezes a zaga adversária que está de frente para a bola vai intercepta-la armando o contra-ataque.
    7) Reflexo. É um dom natural onde alguns tem muito e outros um pouco menos, mas é importante lembrar que este dom natural tem tudo a ver com a idade, e está diretamente ligado a força dos músculos, pulmões e coração.
    Utilizando estes critérios na minha opinião o Rafael hoje seria o titular do time pois, estaria na frente nos itens 1,3,4,5 e 6, e o Fábio nos itens 2 e 7.
    O ideal seria fundir os 2 e criar um super goleiro, como não é possível, neste momento sugiro o Rafael.
    Abraços,

  126. Fábio é ídolo mas não é incontestável. Acredito que seja o momento do Rafael ser o titular. Gosto muito do futebol do Henrique, mas, também não está em um bom momento. Romero, Cabral e Hudson estão em momento melhor. Agora, quando a reclamação atinge o pessoal e não o lado profissional do jogador ou de qualquer outra pessoa, fica errado que faz a crítica exagerada.

  127. Pois bem PH, discordo de todo seu texto e tem mais. O Fábio para mim nunca foi um ídolo e acho também para muitos outros do Maior de Minas. Quanto ao Henrique eu dispenso comentário, você também já sabe o que eu penso e já chegou a perguntar o que eu tenho contra ele.
    Eu também não acho que os adjetivos citados por você, chega a ser falta de respeito, até mesmo porque é uma forma de expressar a insatisfação com jogador.
    Você não aguentaria assistir ao jogo do Maior de Minas comigo, pois o que eu mais facho é, xingar o Fábio e o Henrique
    Observação: temos que ter a capacidade de separar o jogador do homem Fábio ou Henrique, isto é, quando chamamos de gordo, fofão, cerca lourenço, mão de alface estamos adjetivando o jogador e não o homem Fábio e Henrique.

  128. PH , respeito e uma via de mão dupla . O senhor Fabio desrespeita os milhoes de cruzeirenses quando ameaça jogar no arquirival sempre que seu contrato esta acabando . O senhor Fabio desrespeita seus colegas de time ao cobrar titularidade diante dos microfones . Não cobre respeito da torcida , ela sim merece ser reapeitada ! O Fábio não é e nunca será maior que o Cruzeiro .

  129. Jogo difícil, precisando arrancar na competição… E o Mano me manda time reserva! Difícil! Tá preparando a desculpa pra derrota, só pode!

  130. Raposa x Macaca…O Maninho escalou contra o Murici o Robinho, TN”T” e Sobis e Cia. Hojé pelo brasileirão ele escala um time considerado reserva…..
    Esse cara é meu ídolo de barro e se tivesse uma chanse o quebraria…….

  131. Agora são 20:20 do dia 22 ou seja o jogo contra a ponte não acabou mas resolvi postar toda minha frustração. Entrar com time todo reserva é brincadeira de mau gosto. E a história que todo jogo de pontos corridos são uma final? Não é possível que todos os jogadores titulares estão “desgastados”. E revoltante independente do resultado final da partida. E uma falta de respeito com o torcedor. Desculpe o desabafo mas a partir de agora vou pensar duas vezes em deixar de fazer alguma coisa para assistir lennon, Bryan, rafinha, Elber, Rafael Marques etc. Tomara que eu queime minha língua mas que estou revoltado estou.

  132. Seja qual for as pretensões do cruzeiro esse ano se faltar 3 pontos é culpa total desse técnico. Se quiser trabalho de graça lá que o resultado seria melhor, é só não atrapalhar

  133. Foi de uma irresponsabilidade muito grande a comissão técnica escalar um time praticamente reserva essa noite,o Grêmio jogou contra Fluminense e Cruzeiro e esta jogando contra o Coritiba e nesses três jogos não poupou ninguém foi com força máxima.
    A direção do clube tem que rever isso.

  134. Estou absolutamente revoltado. O Cruzeiro está como uma nau sem rumo. Colocaram o time reserva para quê??? Que estupidez imensa!!! Mais três pontos jogados pelo ralo… Eu penso que, na verdade, os autênticos perseguidos somos nós pobres torcedores. Somos perseguidos por uma diretoria “banana”, fraca, amadora. Somos perseguidos por uma comissão técnica perdida, por jogadores sem raça, sem alma como no jogo de hoje. Além disso, percebam que o Cruzeiro está sendo perseguido também pelas arbitragens. Em quase todos os jogos do brasileirão somos roubados descaradamente. Hoje não foi diferente. Pênalti absolutamente duvidoso, vários impedimentos inexistentes, faltas invertidas, etc. Tenho certeza de que um pênalti desses jamais seria marcado contra um Corinthians, um Flamengo, um Palmeiras…Mas essa perseguição da arbitragem é reflexo também da absoluta e total falta de força política da diretoria amadora do Cruzeiro junto aos órgãos que administram o futebol brasileiro. Essa diretoria da instituição Cruzeiro Esporte Clube está relegando o maior clube esportivo de Minas Gerais ao ostracismo com essa administração incompetente e omissa. Queremos o nosso Cruzeiro vencedor, aguerrido, forte e prestigiado de volta.

  135. Pensando bem, não tem perseguidos e nem perseguidores, temos é um time com alguns jogadores habilidosos e alguns jogadores abaixo da média e um esquema de jogo antigo do tempo em que os times do interior vinha no Mineirão jogar somente para não tomar goleada ou seja “do tempo dos dinossauros” que não combina com esta mistura de jogadores.

  136. Falta de respeito com o semelhante. O pior da índole do ser humano. São inconsequentes como os políticos………….O efeito do uísque chines…..God s
    save the people…………….Sudações Selestes

  137. Fábio é bem experiente; é direito dele, contudo, acho que não deveria ficar em rede social respondendo ofensas e aumentando o mormaço. Enquanto isto o caldeirão vai fervendo; coisa de amadores a exibição do Cruzeiro diante da Ponte Preta.
    O negócio pode ficar tenso para nós: 11 pontos em 27 disputados e jogadores falando que “vamos disputar a ponta da tabela” numa velha repetição do discurso de 2015/2016. Que bagunça. Nesse ritmo de pontuação (metade do 1º turno) chegaremos a apenas 44 pontos. Incrível: três anos com a calculadora do rebaixamento em mãos e num momento que nem o time principal está dando conta do recado vamos para um jogo com time misto.
    Jogador pensa demais em si e vai perdendo o foco enquanto diretoria e comissão técnica dão mostras de que não sabem o que fazer e isto, de tal forma, que permite uma patuscada como a que o time patrocinou diante da Ponte Preta com um futebol e um planejamento medíocres (agora vão falar que pouparam por causa de riscos de lesão).
    Ninguém se engane: se o barco rumar para a 2ª divisão Mano Menezes salta fora e a maioria desses jogadores pede para ser negociado e sai falando mal do clube.
    Não me agrada o rumo que as coisas tomam quando se trata de Fábio; creio que nenhum jogador tenha recebido tantas homenagens e reconhecimento na história do clube. A permanência dele no Cruzeiro foi muito vantajosa para ele em termos financeiros, já que sempre foi muito bem pago (bons salários, boas condições de trabalho, reconhecimento, valorização pessoal e profissional, prêmio por vitórias, prêmios por conquistas). O que mais falta que o clube e a torcida não tenham feito? Unanimidade é difícil.
    Jogador possui a péssima mania de cobrar reverência, contudo, costuma se esquecer que o clube investiu nele esperando alto rendimento. Quando as coisas começam a ir mal alguns se perdem em polêmicas que podem e devem ser evitadas e o clube sofre.
    É espantosa a velocidade com que os aplausos, valorização e reconhecimento são esquecidos; como diz Al Green, na canção Let’s stay together, “Times are good or bad, happy or sad”…
    Fábio precisa deixar o bate-boca, superar as ofensas, aceitar críticas e ponderações, parar de se justificar e trabalhar para defender o Cruzeiro e tirar o time dessa situação. Controlar críticas e críticos é sempre o pior caminho.

  138. PH, boa tarde!
    Excelente matéria.

    PH,

    Algumas coisas nós não podemos confundir:
    1- A implicância e perseguição com as críticas. Geralmente as duas primeiras levam a falta de respeito. E este último às vezes acontece, infelizmente.

    2- O respeito é devido não por causa da história de uma pessoa, mas sim porque é um dos principais pilares para qualquer relacionamento na vida. Senão posso entender que só usarei de respeito se o indivíduo tiver uma história.

    3. Críticas são naturais como os elogios. Merece ….recebe.

    O Fábio já presenteou a torcida com belas defesas? Já, várias vezes.
    Mas é verdade também que o Fábio já deu várias duchas de água fria no time, principalmente nos momentos que o time mais precisava dele? Sim, também é verdade.

    4- É verdade que o Fábio saiu do time por contusão e no momento não vivia um bom desempenho técnico? Verdade.

    É verdade que nesses momentos das suas falhas que ele já cometeu, por incrível que pareça, apesar de todos enxergarem, ainda continua com as mesmas deficiências e consequentemente as falhas ocorrem? É também uma verdade.

    É verdade que o Rafael está em melhor momento que o Fábio? É também uma verdade. Ou será que a enquete realizada recentemente com uma amostra bem representativa da torcida no superesportes, foi manipulada com mais de 12000 votos? E o resultado apurado é de conhecimento de todos (quem deve ser o titular no gol do cruzeiro? 65% favorável ao Rafael e 35% favoravel ao Fábio, quer dizer, a cada 3 votos, 2 é de Rafael). Será que é implicancia, perseguição desses que votaram, ou será que foi a torcida do atlético que mascarou a enquete? Acredito que provavelmente alguns votaram por implicância, perseguição….mas tambem acredito que a maioria votou pelo que está vendo atualmente.

    Agora, achei gozado você não ter citado em seu post outros fatos que caracterizam falta de respeito, inclusive relacionados ao seu post, incluive envolvendo o próprio Fábio, que quando está de frente de um microfone, presta declarações polêmicas em público, inclusive desrespeitando seus colegas de profissão, treinador…etc.

    Aí fico pensando, será que é proibido falar verdade neste espaço?

    Abraços a todos!

  139. Boa tarde, PH
    Talvez meu comentário não seja pertinente ao assunto desta página; A questão a que me refiro é sobre o aproveitamento do cruzeiro com as categorias de base; me deixa indignado pq muitas vezes o clube contrato diversos jogadores medianos de vários setores e que com certeza temos na base. Se vc buscar na memoria verá quase uma duzia de laterais(esquerdo e direito), contratados, será que a base não produz pelo menos um? Será que na base não temos um meia atacante que podemos aproveitar, repito buscamos vários a preço de ouro; Será que não temos um armador da base que possa aproveitar? Por que contar com jogadores caros e sem retorno pro clube NÃO DÁ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *