Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Em ação pioneira, Cruzeiro busca aproximação com o torcedor

Torcedores foram convidados para um bate-papo com o gerente de futebol Tinga. (Foto: Diogo Medeiros/CruzeiroSports)

O Cruzeiro deu início na manhã deste sábado a um projeto que tem como intuito a aproximação com o torcedor cruzeirense. O diretor de comunicação Guilherme Mendes explicou que o clube cinco estrelas é o primeiro a colocar em prática esse tipo de projeto. Neste sábado, blogueiros e pessoas ligadas à mídia independente do Cruzeiro foram convidados para um bate-papo informal com o gerente de futebol Paulo César Tinga.

A ação foi proposta pela diretoria de comunicação e teve aprovação imediata do presidente Gilvan e do vice Bruno Vicintin, além de reações positivas de Tinga e do próprio técnico Mano Menezes. Os cruzeirenses que estiveram presentes na Toca da Raposa nesta manhã também aprovaram a ideia e esperam que esse projeto tenha vida longa no Cruzeiro.

A intenção do clube é muito clara: estreitar a relação entre o Cruzeiro e o seu torcedor. Muito se fala sobre gestão moderna no futebol brasileiro e acho que uma ação como essa é uma tendência a ser seguida pelos demais times do Brasil. É importante ter torcedores que acompanhem de perto o que acontece para que não haja espaço para especulações, inverdades e outros males que nos cercam no dia a dia.

Na sala de imprensa da Toca da Raposa II, o diretor de comunicação Guilherme Mendes e o gerente de futebol Tinga conversaram com os torcedores de uma maneira bem informal, como deve ser a tônica das próximas conversas. Hoje, Tinga explicou um pouco da sua função dentro do Cruzeiro. Disse que ele é o responsável por fazer a mediação entre os atletas e a diretoria. É como se fosse um tradutor que passa as demandas da diretoria para os atletas e vice-versa.

Nos próximos encontros, o clube deve promover uma conversa com o fisiologista Eduardo Pimenta e, futuramente, com o técnico Mano Menezes, além de outros profissionais que trabalham no clube. Tudo isso para que a gente possa tirar as dúvidas que o torcedor tem e para que possamos falar com mais propriedade sobre o Departamento Médico, sobre a comissão técnica, sobre os bastidores do clube, etc.

Diante dessa ação pioneira, a tendência é que todos nós que cobrimos o Cruzeiro, ou todos nós que opinamos sobre o que acontece no clube, tenhamos mais oportunidades para ver de perto como as coisas funcionam e trazer isso para o torcedor. Poderemos sanar dúvidas e aproximar ainda mais a torcida do que acontece no clube. Aproveito a oportunidade para parabenizar a diretoria por esse projeto e deixar meus agradecimentos em nome de todos os cruzeirenses que têm esse desejo de estarem mais próximos do seu clube de coração.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

46 thoughts to “Em ação pioneira, Cruzeiro busca aproximação com o torcedor”

  1. Show de bola. É isso aí. Quem é a galera da foto? Consegui reconhecer você, o Valdir Virjão e o Hugão. Ficou faltando o Emerson Araújo do canal 6 a 1, ele manda muito bem nas análises pré e pós jogo.

  2. Boa iniciativa.

    Sem dúvida estão querendo amaciar a galera e diminuir o imenso distanciamento que ocorreu nos últimos anos em decorrência de graves e sucessivos erros, inclusive de postura em relação à torcida.

    Bom sinal, pois a falta de sintonia entre a torcida e o clube é muito ruim.

    Por outro lado, ter informações permite ter melhores condições para que as opiniões tenham mais embasamento. Assim, esses torcedores convocados podem ser mais justos naquilo que escrevem.

    Informação é importante, mas manter a independência de opiniões também. Nunca perder o senso crítico e nem o senso de justiça.

    Não se deixar levar pela galera, pelo entusiasmo das vitórias, da mesma forma que é muito importante ter coragem de segurar a onda quando as coisas não vão bem e aí os perseguidores de plantão, os disseminadores de ódio e da discórdia aparecem detonando tudo, atacando aqueles de quem não gostam e vendo o fim do mundo em cada erro cometido pelos jogadores ou diretoria.

    1. ´Conscientemente ninguém aqui no Blog CORNETOU o Mano., pois cornetar é criticar sem fundamentos as ações de uma pessoa. Aqui a gente tem reclamado das decisões e posturas erradas dele e sempre fundamentadamente. O direito de criticar é sagrada e UNANIMIDADE você só encontra na burrice ululante, com dizia Nelson Rodrigues

      O Mano está aprendendo AGORA a ser coerente com a realidade do plantel, escalando os melhores e, ao que parece, vai deixar o time jogar com liberdade para atacar, o que não fazia anteriormente causando extrema contrariedade em todos nós, torcedores defensores do nosso DNA de time ofensivo e isto NUNCA FOI CORNETAGEM!!! LOGO sua manifestação não é justa e por isto INAPROPRIADA completamente ao tema do Post.
      Se você é contra conetagem deveria dar exemplo não cormetamdp o Pedro Henrique ou Blog pelo legítimo e oportuno espaço cruzeirense criado na mídia GALOPRES.

  3. PH boa tarde.

    Excelente iniciativa no próximo post, vc poderia nos relatar o quê foi conversado e o que seu feliing sentiu de nosso ambiente interno.

    Daqui a pouco vão ter cornetas criticando a iniciativa e gritando fora Gilvan..

    Mariposas secadoras.. segunda aposto que estarão em casa torcendo contra. Secando​ Fábio, TN, Sobis, Rafinha, Alisson, etc.

    Ir ao campo e dar apoio nunca vão!

    Abs

    1. PH boa tarde.

      Excelente iniciativa no próximo post, vc poderia nos relatar o quê foi conversado e o que seu feliing sentiu de nosso ambiente interno.

      Daqui a pouco vão ter cornetas criticando a iniciativa e gritando fora Gilvan..

      Mariposas secadoras.. segunda aposto que estarão em casa torcendo contra. Secando​ Fábio, TN, Sobis, Rafinha, Alisson, etc.

      Ir ao campo e dar apoio nunca vão!

      Obs: tô cansado desta turma.. se não podem apoiar fiquem na sua cambadas se f$& de um p$&$&$

  4. Iniciativa extremamente positiva, pois transparência e extremamente para atingir o apoio incondicional da torcida. Torcedores são acionistas emocionais da instituição e comunicação honesta, e bidirecional e essencial para que o torcedor possa entender a visão estratégica do clube!

  5. Uma duvida que tenho é sobre o nao aproveitamento do volante Lucas Silva, sera que nos treinos ele é tao fraco a ponto de nao receber nem uma chance entre os titulares? Sera que foi sepultado aquele meia que vimos ser bicampeão brasileiro e o melhor em sua posição, a ponto de ser contratado pelo Real Madrid?

    1. Rapaz! Tenho essa mesma curiosidade. Porque o Lucas Silva não é aproveitado? É um jogador que tem ótimo chute de longe, o que pode resolver uma partida, tal como aconteceu com a Chape contra o vasco no meio da semana.

  6. Ia adorar ir em uma mesa redonda dessa…Perguntar ao mano menezes por que ele é tao paneleiro, por que o léo nunca sai do time…por que deixa abila no banco…por que nao arma o time para frente e fica só retrancado…e quando a coisa pega, quando o time está perdendo, coloca o time para frente…Ia adorar saber por que parou de investir na base…

  7. Me engana que eu gosto. Não acredito em nada disso, só serve para camuflar o estado de penúria em que o clube vive, haja vista, dívidas. Esse projeto vai descortinar para a torcida o que a diretoria achar conveniente, e nada mais. Todo mundo sabe que os “porões” da administração de clube de futebol é uma completa caixa de Pandora.

  8. Cruzeiro deveria criar uma nova categoria de sócio torcedor estilo amigo legal “Cruzeiro Fiel” com um valor simbólico R$5,00 mensais no boleto e cartão de crédito. Pois todos somos Cruzeirenses e cada um pode pôde contribuir. Assim aumentaria nossos sócios.

    Uma categoria “Familia Azul” com um valor também simbólico R$ 10,00 onde cada integrante da família ( dependente do titular) recebesse também um cartão e fosse contabilizado ou considerado como sócio nos moldes do “Sócio Time do Povo”

    Sabemos que podemos contribuir e mostrar o Amor que temos por este time, respeitando as condições de cada um.

    Outra situação seria liberar a venda de ingressos com antecedência se possível quando de um jogo o torcedor já poder comprar o ingresso do próximo assim poderia se planejar.

    Att.

  9. Muito boa a iniciativa desta aproximação com o torcedor…Uma atitude democrática e que é muito bem vinda, pois torna as notícias menos transparentes…..Uma atitude que faz o ser humano evoluir é o senso crítico e este discernimento é para poucos…………Abçs

  10. Pedro Henrique , foi ótima esta atitude da diretoria criar esta aproximação com o torcedor, desde que não seja só para o torcedor ouvir e não dar sua opinião. E quanto a estes torcedores que ficam atacando os outros como o Luiz Carlos Santé e Marcelo Viana, eu critico seja quem for ; Jogadores, diretoria, técnico quando acho que devo e aplaudo do mesmo jeito quando acho que devo e quando eu não concordo com os comentários e opiniões dos colegas eu não fico colocando adjetivos com o nome de ninguém, vou dizer mais uma vez, já morei em BH já assisti vários jogos no Barro Preto e Independência e mais de 300 jogos no Mineirão depois que mudei aqui pro interior, hoje pago assinatura de TV para ver os jogos do meu Cruzeiro, compro todos os lançamentos de camisas novas e outros produtos OFICIAIS , então não é só ir ao estádio que seja mais torcedor do que os outros não, então não sou mariposas, nem cambada e nem corneta de plantão, se estão cansados de quem não está satisfeito com o futebol que o time está apresentando que é o que importa pra mim é fácil, peça ao Pedro Henrique para deletar os torcedores “inclusive eu” que não estão satisfeito com o futebol apresentado pelo time e se ele fizer isso eu respeito a sua decisão , mas não venha querer intimidar no grito não ” não sou mais e nem menos torcedor do Cruzeiro do que vocês ” , vou continuar a cornetar quando achar que devo e vou sempre aplaudir se alguém merecer, eu sou apenas torcedor e sou movido pela minha paixão, jogadores, comissão técnica, diretoria ganham para trabalhar direito e se não fizerem isso que deixem seus cargos para quem quer trabalhar e fazer o clube crescer coisa que eles tem que fazer como profissionais e não por obrigação como muitos acham. Que mania de colocarem adjetivos em quem pensa ao contrário .

    1. Compartilho integralmente com este seu justo e oportuno desabafo Companheiro Antônio. Ademais, vimemos numa democracia plena, onde as nefandas praticas da Inquisição e da ditadura militar de 1964 impunham a censura e o patrulhamento ideológico, hoje felizmente abolidos do nosso dia a dia!
      Neste democrático espaço mantido pela determinação e idealismo do Pedro Henrique, impera a liberdade de expressão. Por isso, sempre aqui comparecemos e nos manifestamos, daí seu saboroso tempero de prós e contras, de manifestações sensatas, precisas e oportunas e de outras totalmente diferentes. Como amantes do Cruzeiro e da democracia, cabe-nos recriminar o recriminável, elogiar o elogiável e tolerar o tolerável, pois a verdade está em toda a parte e não pertence exclusivamente a ninguém.
      Quando nossos companheiros extrapolam, como você muito bem disse aqui hoje, a gente acha graça e replica sem rancor mas com firmeza, pois esta postura além de cristã é também ética.
      Elogio seu libelo porque rico de realidade e de amor ao Cruzeiro e por tudo que aqui considerei, concito-lhe a continuar engrandecendo este Blog com suas colocações e comentários. A caravana passa e cães ladram, como diz o adágio popular. Um fraternal abraço.

      1. Obrigado Ronaldo, peço desculpas aos colegas, mas, não há motivos para pessoas desmerecer outras só porque não vão ao estádio, eu por exemplo teria que viajar a noite de sábado para domingo e viajar novamente de domingo para segunda e gastar entre passagens e ingressos e algo para alimentar aproximadamente CR$ 800,00 e se for numa lotação além de ser difícil porque não é qualquer jogo que compensa a ida pois daqui onde moro até BH dá mais de 1000 Km ida e volta e nem sempre você consegue uma lotação,porque muitos trabalham em turnos, não sou a favor de picuinhas mas tem ora que alguns extrapolam sem necessidade. Aprecio muito os seus comentários saudações celestes e um abraço .

  11. Tá bão! Quem mandou o assunto desta matéria, blogueiro? Para quem anda indignado, como nós, é bastante contrastante essa vossa posição de entusiasmo. O que motiva o cruzeirense são TÍTULOS, quem gosta de amor é atleticano!

  12. Isso ta me cheirando um famoso cala boca. Interagir com nossos meios de comunicação, tornar íntimos e depois não falaram mais a verdade sobre o clube. Já dizia o velho ditado: ” Se não pode com os inimigos, junte-se a eles”. De boas intenções o inferno ta cheio. Daqui a pouco até Gilvan vai estar sendo elogiado como o melhor presidente da história do clube.

  13. BELA INICIATIVA, POIS TUDO NO FUTEBOL ACONTECE POR DEBAIXO DOS PANOS. UM FATO REVELADO HOJE, SÓ SABEREMOS A REAL VERDADE SOBRE ELE DAQUI A ANOS. A INICIATIVA DE PODE SER UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE NO SENTIDO DE TRAZER UM MÍNIMO DE RESPEITO AO TORCEDOR,

  14. Lí uma vez um artigo( não sei quando e onde), em que o técnico ouvia ou lia a opinião dos jogadores, para servoir de parâmetro na escalação do seu time. Se não estou enganado, tal atitude rendeu à esse técnico prestígio e êxito. Como seria interessante se o Mano adotasse essa linha de pensamento e não escalasse jogadores como o Henrique e o Léo….

  15. Alguém acha que algo vai ser mudado e que as opiniões divergentes em relação às cabeças de Gilvan, RETRÓGRADO, e Mano, paneleiro e retranqueiro, irão prevalecer ou alterar o estado atual? Estamos há poucos meses da eleição e os caras enxergando a quantidade de m… que fizeram e estão fazendo querem amenizar e criar um clima de abertura, democracia junto à torcida, o qual nunca existiu e nem existirá com Gilvan. O cara quebrou o Cruzeiro e há 3 anos estamos lutando contra o rebaixamento, contratando jogadores de 2ª divisão, aumentando a dívida, prejuízos recorrentes, patrimônio literalmente destruído, nome e imagem arranhados, não honra compromissos e por vaidade deixa o clube ser achincalhado e até sujeito à penalização pela Fifa e, pior, sem títulos! O Cruzeiro retroagiu e involuiu anos na gestão Gilvan e precisamos de gente com espírito vencedor, ambicioso e mudanças radicais na estrutura interna, modernização, gestão, Conselho e futebol. Agora vem a notícia de que Gilvan e Lemos estão articulando e querendo colocar um senhor de 76 anos na presidência…. absolutamente nada contra idosos, pois estou perto de chegar lá, mas o clube precisa de oxigenação e dar férias definitivas aos octogenários que ali estão mamando há anos… ANtONIO parabéns por dizer verdades e sou corneta assumido e frequento o Mineirão há mais de 50 anos e sou sócio torcedor desde que lançaram o programa e nem por isso sou melhor do que ninguém, apenas temos que respeitar opiniões divergentes das nossas!!!Assim que funciona uma democracia e sempre procuro colocar os argumentos para quem quiser contestá-los, mas também com respeito!

    1. Obrigado Ricardo Santos, mas ninguém precisa concordar com nenhuma opinião ou comentário, mas apenas discordo e com respeito e ponto final, não há necessidade de ficar usando adjetivos contra ninguém, é só isso, eu acompanho o Cruzeiro desde 53 e não me considero melhor e nem mais torcedor do que ninguém e sim respeito acima de tudo, e fico por entender creio que a maioria só querem o bem e que o Cruzeiro cresça cada dia mais e no momento a impressão que me passa é que o clube parou no tempo.

  16. Isso me lembra quando os empregados estão bravos com uma empresa e ela chama o sindicato para dar uma acalmada. Minha opinião é que isso é inutilidade pública, eu quero é ir no Mineirão e ver o Cruzeiro ser Cruzeiro dentro de campo. Isso não serve para nada na pratica, o Léo vai continuar entregando, o Fábio não vai aprender a sair do gol e o Caicedo não vai aprender a ser zagueiro, etc… Mais uma bobagem dessa diretoria.

      1. Você realmente acredita que eles fizeram isso como uma forma de aproximar o clube dos torcedores, por isso chamaram vários “formadores de opinião”, alguns nem blogueiro são, para isso? Ok, respeito, mas sugiro que comece a pesquisar se o Cruzeiro irá conseguir cumprir os compromissos salariais e de direitos de jogadores até o final do ano ou se eles precisarão arrumar renda de qualquer jeito para essa finalidade. As maneiras mais rápidas de aumentarem o faturamento são a venda de jogadores ou levar a torcida ao estádio. Venda de jogadores é complicada, pois além de não ter grandes ofertas que resolveriam o problema o Cruzeiro só tem uma parte do passe dos jogadores o que não resolveria o problema financeiro atual, mas como eu disse cada um acredita no que quer. Deixo uma pergunta retórica no final para finalizar. Por que será que SÓ perfis “formadores de opinião”, alguns nem blogueiros são, foram chamados?

        1. Acho que você está confundindo as coisas. Você contrapõe a abertura das portas para o torcedor com os compromissos salariais dos jogadores e outras coisas do tipo. Sinceramente, não compreendi seu ponto.

  17. Ainda bem que toda unanimidade é burra. Pois estamos vendo aqui que já existem posições bem antagônicas em relação a essa iniciativa. Acho legal abrirem um pouco o clube e com certeza eles não vão querer fazer isso pra entregar tudo de podre dentro do clube. Mas abre espaço para pessoas fazerem aquelas perguntas um pouco mais “pesadas” para pessoas do clube. Acho legal. Mas obviamente nunca o clube será esse livro aberto que alguns gostariam.

  18. Pedro Henrique, sem fé é impossível viver. Aprendi isto por doutrinamento religioso e experiência de vida vivenciada ao longo de minha existência. Por este prisma, saúdo esta iniciativa e acrescento: se realmente for posta em prática, será uma grande conquista para nós torcedores e para a própria diretoria do Cruzeiro. Nossa constituição consagra em seu texto a soberania popular como fundamento da legitimidade do estado para nos impor a ordem jurídica.
    Esta abertura proposta pela diretoria aqui retratada por você, poderá ser o portal para legitimar as ações das diretoria, já que os sócios torcedores não tem acesso ao Conselho e às decisões colegiada dai decorrentes.
    Ocorre, todavia, que videira não produz mangas e vice e versa. Logo, esperar de uma diretoria que tem se mostrado pouco transparente e desatenta à realidade do futebol brasileiro, tenho como de pouca eficácia esta abertura no sentido de realmente aproximar a torcida dos centros de decisões de nosso amado clube. Vandré cancionava que quem espera não faz a hora … Como se trata de uma nova experiência, para saber se dará ou não certo, teremos que vive-la, experimentá-la, pois somente assim poderemos julga-la com sabedoria e justiça.
    Caroneando a manifestação, proponho-lhe questionar, quando puder, duas questões: a) por que o Rick Sena está sendo emprestado com passe fixado? Sempre que nossas promessas vão para Portugal neste tipo de operação, jamais voltam e os portugueses sempre levam enorme vantagem quando vendem esses atletas a outros times. Quanto o cruzeiro receberá pelo empréstimo? Quais são os detentores dos direito econômicos e federativos do Rick Sena?
    A outra, questão b), é com relação ao Fabiano. Ele está sendo vendido para o Stuttigart. O Cruzeiro ainda tem alguma parcela de seus direitos? Especula-se que o valor dessa possível transferência seria de 8/10 milhões de Euros.
    Desde ja agradeço pelo seu interesse quanto as questões Rick Sena e Fabiano. Um grande abraço.

  19. Deveria ter uma resposta melhor na mídia em geral ,atitudes como essa de tinga esse cara e muito inteligente e se preparou muito pra isso eu acredito que agora o Cruzeiro vai ser um time competente e vitorioso por que só se alcança objetivos com planejamentos.parabéns a todos do meu time cabuloso! !!!

  20. Mudando de assunto, com a provável ausência do Henrique e a não escalação de outro volante, tipo: LS16, Hudson a nossa volância vai ficar vulnerável com apenas o Romero na marcação, isto a considerar que é o Grêmio que temos pela frente o time que mais parte para cima, com o melhor ataque do campeonato…….Se o maninho achar que já é e com este ataque inoperante sem falar da torcida que anda com os nervos a flor da pele…..Sei não, cada adversário deve ser estudado…….Tomara que dê certo..
    Continuo com o grupo de jogadores, que infelizmente não temos a base para surpreender……….Abraços Azuis

    1. José de Melo, entendo o que você disse, mas, isso não será problema não, tem muitos que dizem que não tem nenhum time apresentando futebol acima do que o Cruzeiro está apresentando, então não devemos nos preocupar não.

  21. Vou cornetar. Se o maninho se empolgar e partir para cima do Grêmio, não sei não…….Não conseguimos ganhar da Chapecoense, time junta-junta,formado neste ano de 2017, nem dos Muricís e Gabirobas……Claro que cada jogo tem uma história, mas contra o melhor ataque do campeonato……..Vamos aguardar………Abçs

  22. Pelo menos parece que estamos com sorte, o Henrique não está treinando pq sofreu com corte na perna, tomara que ele não se recupere a tempo, caso contrario, garanto que ele será escalado.

  23. Decisão muito boa, transparencia só tem a acrescentar, afinal o maior patrimonio do clube é sem dúvida o torcedor, um abraço a todos,zerooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo. zerooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

  24. Quando te chamarem de novo fala pra tirar essa faixa time do povo do meio do campo. Essa campanha não pegou. Nunca foi símbolo pra gente. Sugiro que coloque escrito “a imagem do cruzeiro resplandece”. Seria mais bonito e muito mais legal para divulgar e afirmar nossa marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.