Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O curioso caso de Ramón Ábila

Artilheiro do time na temporada, Ábila ainda não tem a preferência do treinador. (Foto: Reprodução/Twitter)

Ele chegou com status de artilheiro. Comprovou isso assim que estreou pelo Cruzeiro, no ano passado. Foi um dos principais goleadores do time, marcando gols decisivos e importantes com a camisa cinco estrelas. Na temporada passada, o argentino balançou as redes em 12 oportunidades: 5 pela Copa do Brasil e 7 pelo Campeonato Brasileiro. Neste ano, o atacante cruzeirense já fez 11 gols em 21 jogos, sendo que na maioria das vezes ele saiu do banco de reservas para ajudar o Cruzeiro a fazer gols.

Diante desses números impressionantes de Ramón Ábila, o torcedor fica se perguntando o porquê de esse jogador não ter a preferência do técnico Mano Menezes. Por exemplo, no último jogo, contra o Santos, o argentino foi sacado do time titular e deu lugar pro Rafael Marques, que chegou há pouquíssimo tempo na Toca da Raposa. Isso gerou até um certo desconforto entre os próprios torcedores.

Mano já explicou que a presença de Ábila exige que o time jogue em função dele. Mas quando Ábila joga, os gols saem. Isso quer dizer que essa estratégia funciona. Há algumas partidas em que a bola simplesmente não chega na área do Cruzeiro e isso não é culpa do argentino. A função dele é ficar ali para receber a pelota e mandá-la para o gol. Essa é a função do centroavante. Não adianta também ter só jogadores de velocidade no setor se quando a bola chegar na área não tiver ninguém para fazer o arremate. E é isso que muitas vezes a gente vê acontecer.

O curioso é que as circunstâncias sempre acabam favorecendo o Ábila. Mesmo quando ele sai do banco de reservas, ele consegue fazer gols. Se não fosse por isso, talvez ele estaria completamente descartado no elenco do Cruzeiro. Por essas e outras é que Wanchope merecia mais oportunidades no time titular, mais respeito e uma maior consideração por parte do técnico Mano Menezes. Os números não mentem. Mesmo preterido, o argentino é o principal marcador do Cruzeiro.

Contra o Santos, ele saiu do banco e decidiu o jogo. Por ironia do destino, não foi ele quem fez o gol da vitória, mas foi dele o passe que deu a Thiago Neves a oportunidade de marcar. E foi uma jogada de inteligência e de habilidade que muita gente duvidava que Ábila seria capaz de fazer. Desse jeito fica até difícil explicar a ausência do argentino no time titular do Cruzeiro. Não tem como deixá-lo de fora. Ele decide mesmo e já provou isso. Marcou o gol da vitória contra o São Paulo. Deu assistência contra o Santos. Já fez diversos gols importantes em menos de um ano de clube. O que mais ele precisa fazer para conquistar de vez o treinador?

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

82 thoughts to “O curioso caso de Ramón Ábila”

  1. Abila de fato é um centro avante nato , mas peca em dribles simples que poderiam favorecer na hora de finalizar . Na area e se o meio funcionar com jogadas que o deixem a ponto de finalizar com certeza é um dos atacantes mais perigosos do brasil . O time esta se encaixando e aos poucos se soltando . A alguns jogos os laterais nein conseguiam cruzar uma bola , ai fica dificil qualquer atacante finalizar . O meio tambem nao conseguia fazer a ligaçao e os atacantes viravam meros torcedores , so assistiam o jogo . A habilidade passou longe do Abila , porem se chegar bola de qualidade ele se torna perigoso .

  2. Bom dia Pedro, concordo plenamente com voce quando diz que o Abila e decisivo e acho que sobre isso ninguem tem duvidas nem mesmo o Mano Menezes, mais há de se itender tambem a opcao do nosso treinador que gosta de um time em que todos consigam recompor e onde todos exercem varias funcoes e se alteram bastante no ataque confundido a defesa adversaria e nesse quesito mesmo gostando muito do Abila e achando ele um dos se nao o melhor (finalizador) do futebol brasileiro acho que ele nao se encaixa muito bem nesse estilo de jogo e nitido nas partidas que quando ele precisa da continuacao e prosseguir com as jogadas ele peca muito, nao o acho um caneleiro tambem como muitos dizem a jogada contra o santos e o gol contra o nacional no mineirao mostram que ele tambem possui muita tecnica, mais há de se itender o Manos Menezes (as vezes) quando ele escolhe por um jogador que se movimente mais e participe mais do jogo em algumas partidas caso do Rafael Marques na ultima partida. Mais o Mano Menezes em momento algum pode esquecer do argentino porque temos hoje no nosso elenco um dos melhores centroavantes da historia recente do Cruzeiro e isso nao pode ser esquecido.
    Otimo blog, que continue assim
    #Fechado_com_o_Cruzeiro

  3. Eu estou achando que o Ábila será vendido, na minha cabeça só tem essa condição que explique a ausência e as mexidas do Cruzeiro no mercado de contratação.
    Contratamos o Rafael Marques e estamos flertando a contratação do Sassá, acho que todo reforço é bem vindo, mas em meu modo de ver, essa posição em específico não é a mais carente do time, ou melhor, temos jogadores que talvez não estejam rendendo o esperado, mas temos jogadores de bom nível (A disputa era entre Rafael Sóbis e Ábila), agora temos eles, mais o Rafael Marques + Sassá (Se der certo), então não sei se junta o fato da dívida com o Hurácan, mas só isso que me faz acreditar nesse certo desinteresse do Mano pelo jogador, senão for isso, o Mano que é enjoado mesmo e não quer que ele jogue.
    Engraçado é que eu acho que se o Ábila sair para qualquer time, ele continuará dando certo, principalmente se for para um time europeu, fará muitos gols, eu acho que seria coerente ele jogar como titular mais vezes, até por questão de grupo.

  4. O Mano vai acabar morrendo abraçado com esse esquema de falso 9.
    Não sou contra esse esquema, mas desde que encaixe com os jogadores que temos. De quê adianta ter atacantes móveis, marcando, correndo para todo lado, se quando é para fazer gols, que é a obrigação de um atacante, eles não conseguem, não porque são jogadores ruins, longe disso, mas porque não é a característica deles.
    O Mano não está aproveitando bem os atletas que tem, não só o Ábila, mas também o Sóbis, Arrascaeta e até o Rafael Marques, que chegou agora, mas disse que não gosta de jogar de atacante mais avançado, que foi justamente a posição que o Mano o colocou.

  5. Caro PH discordo de vc, não acho que devemos medir o Ramon Abila por um simples( e talvez unico) lance de habilidade e dominio de bola , e sim pelo conjunto, ha uma mania na torcida do cruzeiro(nem todos) de sempre questionar trabalho de treinador, acho q deveriamos olhar mais para os jogadores e sua falta de vontade e de garra na maioria das vzs; não podemos nos deixar influenciar por esta midia bairrista e nem um pouco imparcial, temos que ao assistir um programa de tv, transmissão de futebol e ate mesmos ao lermos uma materia, extrair dela algo produtivo e não as mesmas picuinhas de sempre!

    1. Fabricia, depois pega para ver os gols do Ábila, muitos são em jogadas de habilidade, chutes de primeira com bola vindo do alto, tirando do zagueiro… O Ábila não é aquele jogador que vai sair dando pedaladas para mostras que é habilidoso, ele procura jogar o simples e sempre com toques de primeira, uma vez que ele tem consciência que não é muito veloz. Sou fã do futebol do Ábila, e acho que a torcida pega no pé dele de forma injusta.

  6. Perfeito o seu comentário PH, não importa o esquema de jogo ou estratégia adotada para uma competição ou adversário diferente, no futebol é preciso marcar gols, isso não pode deixar de ser prioridade ,senão teremos sempre o domínio do jogo mas nem sempre teremos a vantagem no placar e consequentemente a vitória, se Ábila não é o sonho do nosso técnico, isso é um problema dele, ele é pago para encontrar o esquema ideal usando os recursos humanos que ele tem em mãos, e como vc bem disse os números não mentem ,Ábila é o nosso mais eficiente jogador para fazer gols, portanto enquanto ele estiver bem fisicamente e não tendo um reserva à altura o Mano que engulo seu orgulho e coloque em campo o melhor para o time.

    1. Além disso, é nítido o esforço que ele vem fazendo para melhorar o passe e assistências, ainda tem muito que evoluir(principalmente a condução de bola e jogo aéreo)mas definitivamente não pode ficar no banco sem motivo ainda mais com um time que produz tão pouco ofensivamente e joga com as linhas de marcação muito recuadas (Grande motivo para a dificuldade em se chegar a área adversária)

  7. Em futebol não deveria existir isso, mas com certeza a superstição impera. Quem sabe esta possibilidade está na cabeça do Mano. Se o cara toda vez que entra resolve, quem sabe pra ele manter assim resolve? Agora mudando para o jogo contra a Chape amanhã, vamos pegar osso duríssimo, no meu entendimento por erro do Mano, pois quando deveríamos ter jogado com um time mais encorpado aqui no mineirão pra termos oportunidades de fazermos mais gols e jogar tranquilo em SC, mas optamos em preservar o time para disputar o título do mineiro e deu naquilo, um apagão no time e agora, estamos torcendo muito, mas conscientes da pedreira que enfrentaremos.

    1. Pois é… comentei depois do jogo que 1×0 foi pouco. Da mesma forma que falei quando fez apenas 2×1 contra o nacional. Prevejo chororô aqui na sexta…

  8. Eu acho que o àbila deve ser titular absoluto desse time, independente se é caneleiro ou nao, o cara tem habilidade, faz gols, no treino só golaços e jogadas de efeito…a unica explicação é que o mano menezes é teimoso igual a uma mula…sem essa de quer time mais leve, e coisa e tal…colca os outros 9 para correr, faz a bola chegar nele que ele faz o gol..simples assim..por que o fred ta cheio de gols? pq tem gente que coloca a bola só nele…e ele faz…simples! resumindo, pura birra desse ultrapassado tecnico, que insiste em manter leo, henrique, elber, alex no time e no elenco…

  9. Wanchope… Tem que ir embora. Este Babaca do Merda.Merda. (M.M). Ganhou O que…???. Este estilo do sul. Olha onde se encontra o Inter. O Grêmio… Nas mãos do Renato G. Destoa do estilo. M.M. E este tontos da diretoria. Conseguem provar que 2+2. Nunca foi 4. Números não se Discute. R. Ábila é o Melhor. Fato.

  10. Ábila só terá mais valor e reconhecimento dos cruzeirenses quando sair daqui. Como vc bem colocou no texto, várias vezes a bola passa na área e ninguém tá lá pra colocar ela pra dentro. Duvido muito que sairia aquela movimentação pro passe do Ariel no lance do gol na Vila se fosse outro jogador ali.

    1. Bem colocado. Quando ele sair no fim do ano, pois dificilmente a diretoria vai arrumar dinheiro para pagar os outros 50% do passe dele, uma vez quem não consegue pagar nem os primeiros 50%, a torcida que pega no pé vai ficar chorando. Se for para o Btlético então, já que as frangas tentam ser o Cruzeiro, vai ser uma choradeira geral dos corneteiros.

  11. Ábila é um jogador que tem recursos técnicos sim. Basta observar alguns gols dele, cito como exemplo os que ele fez esse ano contra a chape e contra o mineiro, e o que ele fez ano passado contra o Atlético Nacional. Quando eu ver um Vinícius Araújo da vida fazer gols desse tipo eu passarei a acreditar que jogadores pobres tecnicamente conseguem fazer jogadas desse tipo, até lá não.

    Quanto a ele ser reserva, isso tem a ver com o estilo de jogo do treinador, que até quando esteve na seleção brasileira tentou montar uma equipe sem centro avante fixo. Se o cruzeiro estivesse jogando bem, ninguém iria reclamar do Ábila na reserva, mas como todos sabem, não é isso que vinha acontecendo. Mano tem que deixar de ser cabeça dura e dar uma sequencia de jogos para o argentino, que há tempo já merece a titularidade.

  12. Sou fã do Abilão, então sou suspeito para falar. Infelizmente, a mesma insistência que o Mano têm com alguns jogadores, não tem com o Wanchope. Se der oportunidade, ele trará bons resultados. A média de gols não deixa enganar.

  13. Todo jogador precisa de sequência para ganhar ritmo de jogo, não é com 20 minutos, 30 minutos por partida que se consegue, haja visto o próprio Thiago Neves que até hoje disse estar fora do ritmo brasileiro, e olha que ele foi titular desde que chegou. No caso do Abila que não é um primor técnico fica difícil mesmo, a bola vai queimar. JOGO É JOGO e TREINO É TREINO. Ele precisa de sequência e caso não corresponda, seria justo ficar no banco de reservas. Sempre que precisamos ele está lá, os números comprovam isto. Cabe ao Mano e a comissão técnica trabalhar alguns fundamentos com ele, como por exemplo passe e FICAR ATRÁS DA LINHA DE IMPEDIMENTO, isso que dá raiva nele. No mais, é um Matador, é uma ameaça para o adversário, os zagueiros ficam presos. #ABILATITULAR

  14. A questão é bem simples. Jogando como o MM quer, com falso 9 e recomposição, o time não está bem: goleia por 1 a zero ou empata, afora 2 eliminações chinfrim. Esta verdade é incontestável! Se temos um matador no elenco, pq não mudar o esquema, para o máximo de aproveitamento do Ábila, matador? Elementar meu caro Watson! Vaidade, incompetência, perseguição, desvalorização do patrimônio do clube, omissão da diretoria que assiste a isto tudo, como de costume, PASSIVAMENTE. Vejam a covardia contra o Arrascaeta sem a menor providência até agora.
    É por estas e por outra que Lulú Bergantin não atravessou o Rubicon! Lembram do livro?

  15. A única explicação é a teimosia do treinador. Não tem essa de que com o Ábila o ataque perde em movimentação. Eu quero ver é gols, e com o Ábila eles acontecem. Se o time tiver que jogar em função do Ábila para fazer gols, e se isso dá certo, que assim seja.

    1. O problema está aí. Isso não dá certo e já ficou comprovado. Muitos defendem a titularidade do Abila, que ele é matador, faz gols e isso que importa… Mas toda vez que entrou como titular teve desempenho baixíssimo, praticamente passando em Branco. Motivo? O time não tem característica de jogar pra servir atacante matador. E o Cruzeiro historicamente nunca teve esse estilo. Não podemos analisar um jogador isoladamente. É preciso ver se ele se encaixa no conjunto. É nem da pra pegar um jogador como ideal e querer fazer o time jogar em função dele se essa não for a característica do conjunto. Abila é grosso? Sim, fato! É matador? Até que sim. Mas da certo nesse conjunto e com o estilo de jogo? Ficou comprovado até agora que não. Até faz um gol ou outro, mas quando entrou como titular não demonstrou essa eficiência toda, passando praticamente em Branco no jogo. Não por culpa dele apenas, mas da característica de jogo do time e sua peças. Simples assim.

  16. Esse assunto é chover no molhado! O jogador não cabe no estilo de jogo que o treinador propõe.ponto. Não adianta ficar discutindo esse assunto que já tá ficando chato. Não tô falando que ele está certo, mas existe pessoas que morrem abraçadas com seus ideais e não vai ser torcida que vai mudar isso! Meu ponto de vista! Abraços

  17. O Ábila, o Lucas Romero e também o Lucas Silva, na minha opinião tem sido injustiçados no Cruzeiro. Quando ele entra de cara, no jogo seguinte é substituido ou pelo Sobis, pelo recém chegado Rafael Marques, ou pelo junior Raniel. Nunca teve uma chance concreta de participar de vários jogos. Só pra lembrar, o gol que o Thiago Neves perdeu, foi o Abila QUE O COLOCOU DENTRO DO GOL. ele não é tão ruim assim …
    Enquanto isso, nosso meio de campo compossto só de “cerc a lourenços” tem todas as oportunidades do mundo. Durma-se com um barulho desses.

  18. Boa tarde PH & turma!
    Na sua matéria de 17/05/2017 quando você escreveu sobre o tema: É O ESQUEMA QUE ESTÁ MATANDO NOSSO JEITO DE JOGAR?, eu participei fazendo um comentário, que também é pertinente para matéria de hoje. Veja a seguir:
    Bom dia a todos!
    Um dia desse escrevi um comentário e este não foi publicado. Não sei qual foi o motivo.
    Mas nele comentei a lambança e a falta de seriedade que as pessoas tem com o futebol. Isso foi escrito principalmente fazendo referência a falta de critério do nosso treinador para escalar o time que vai pro jogo. Vocês acham que quando jogadores percebem que o treinador tem suas preferências (seja lá por qual motivo, pelo menos via caminho natural da lógica, da razão não dá prá entender), não é coerente (apesar de dizer) nas suas escolhas, etc… Isso afeta o clima entre o grupo? Mesmo que o fato não ocorra com determinado jogador, mas se este percebe, pode sim minar o grupo. É isso que está acontecendo no cruzeiro. Não estou falando aqui da competência técnica do nosso técnico, estou falando aqui de outras coisas que o envolve no futebol. E que nós ficamos aqui tentando entender, e jamais conseguiremos. E quando isso passa ocorrer nos clubes a gente começa a perceber não o fato em si, mas desdobramentos dele. Quais? jogadores desmotivados, jogadores que não conseguem ou não querem dar o seu meu melhor em uma partida. Perder um penalty? faz parte do jogo! Errar um lançamento, um chute a gol que qualquer um de nós faria, isso é encarado de forma muito natural por eles. Isso é os desdobramentos de um clima que não está bem, motivado por jogadores insatisfeitos devido comportamentos difíceis de ser explicados do nosso técnico. Posso estar errado PH, mais acho que o problema do nosso time está fora das quatro linhas. É ISSO QUE ESTÁ MATANDO O NOSSO CRUZEIRO!
    E hoje você chamou “O CURIOSO CASO DE RAMÓN ÁBILA”.

  19. Muitos criticam o Ábila e outros o acham matador, estou com aqueles que não o descartam por saber que é um jogador decisivo.
    Falar só sobre técnica ou habilidade é outra conversa, ele tem talento para marcar gols.
    Tem um cara que ficou famoso, como Ricardinho, exímio habilidoso nas embaixadinhas, bateu recorde e tudo, nunca conseguiu jogar bola de verdade.
    Dadá Maravilha é um dos Ábilas do passado, era bom mesmo pra fazer gol de cabeça e perna de pau com a bola nos pés. Marcou mais de 500 gols, ganhou 2 brasileiros (mais do que as frangas, inclusive o de 71) e outros tantos títulos regionais. Está na história de muitos clubes.
    Abaixo, relação de gols de Ábila por minutos jogados em competições pelo Cruzeiro. (Fonte: site O Gol):

    2016
    Minutos jogados/gol (1755/12 = 1 gol a cada 146,25 minutos). Aproximadamente 1 gol a cada jogo e meio, se jogasse 90 minutos.

    Brasileiro – 7 gols ( 5 vitórias/2 empates) = 17 pontos.
    Copa do Brasil – 5 gols (3 vitórias) = 15 pontos.

    32 pontos/12 gols = cada gol ajudou a conquistar 2,6 pontos (lembrando que em alguns jogos outros jogadores fizeram gols).

    2017
    Minutos jogados (1025/11 = 1 gol a cada 93,18 minutos). Praticamente 1 gol por jogo, se jogasse 90 minutos.

    Sula – 1 gol (vitória) = 03 pontos.
    Brasileiro – 1 gol (vitória) = 03 pontos.
    Copa do Brasil – 1 gol (vitória) = 03 pontos.
    Mineiro – 6 gols (3 vitórias/2 empates) = 11 pontos.
    1ª Liga – 2 gols (vitória) = 03 pontos.

    23 pontos/11 gols = cada gol ajudou a conquistar 2,09 pontos por jogo (lembrando que em alguns jogos outros jogadores fizeram gols).

    Definitivamente, o time pode jogar pra ele, já que é o melhor atacante que temos. E é óbvio que com ele na área, outros conseguirão espaços para marcar gols.

    1. É isso aí Wendell, atacante/centroavante tem que marcar gols. E agora querem contratar mais um atacante (além do Rafael Marques) menos eficiente para que o Mano continue boicotando o Ábila.
      Até ontem era o Sassá, 6 gols em 16 jogos neste ano, fora os problemas disciplinares, ou seja medíocre.
      Hoje estão falando do Luciano, ex-Corinthias. A reportagem do EM diz: “teve seu melhor ano em 2014, quando marcou 13 gols em 47 jogos”. E marcou 4 gols em 27 jogos na última temporada. Tão de brincadeira né?

      1. Pois é, Vini, é por esse motivo que acredito na saída do Ábila, se vierem esses outros atacantes.
        O Mano parece não gostar dele e ainda tem esse imbróglio da 2ª parcela devida ao Huracán.
        Concordo que seria bom ter mais atacantes no grupo, principalmente de velocidade, mas o Ábila, hoje, é imprescindível.

  20. Perfeito PH, ótimo texto parabéns. Uma vez que o treinador tem dado claras demonstrações de sua preferência, sugiro aqui que a torcida aumente os incentivos ao Ábila, uma demonstração da nossa confiança ao futebol dele deixando claro que a torcida tá com ele independente da titularidade.

  21. Não compreendo porque outro jogadores mesmo não fazendo gols, exemplo do Willian do bigode quando esteve aqui matava o torcedor de raiva e continuava titular. Agora temos o Thiago Neves que erra uns 5 gols, cara a cara e faz um sendo que a assistência tem que ser dada encima da linha do gol do adversário. Que sabem, ou este Mano pega o boné e some, ou o nosso Ábila procura outro clube, pois o Mano já está demostrando que Rafael Marques será seu novo preterido. Sendo que Rafael Marques e outro vai provocar a ira dos celestes. Precisamos jogar nosso futebol 5 estrela, Sempre Cruzeiro.

  22. PARABÉNS PH! EXCELENTE POST! Estava na hora de falar sobre Äbila! Matador, e quando não faz gol, dá assistência para que outros façam. Então não justifica aquele papinho do Mano que o time precisa estar preparado pra ele! ÁBILA É TITULAR! Contra o Santos deu o passe do gol em jogada muito inteligente em que viu o buraco e foi milimétrico! Antes disso deu outro passe para Thiago Neves e este perdeu….Comprovado que ele esta cada vez melhor e TITULAR ABSOLUTO!

      1. Simples meu caro. Ele prende a bola e já deu outras assistências. Com o Cabral e Alisson jogando bem tudo se encaixa. Veja o histórico publicado acima e VERA que os números não mentem. Agora se vc prefere falso 9 .. azar do cruzeiro. Se ele tivesse entrado no início seriam 10 assistências e gola dele. Tudo é proporcional ao tempo de jogo. Basta ter a chance. Mas o Mano é retranqueiro. .. ABILA TITULAR ABSOLUTO ou 0 títulos!!!!!

      2. Paulo, únicos 2 passes, pode ser. Mas reveja todos os 23 gols do Ábila, atrilheiro do time, e verá que são, na maioria, definições de qualidade. Não vi nenhum comentário falando que ele é craque, mas muitos falando que ele faz gols e coincidentemente é o que precisamos, ou não?

  23. O problema do Ábila é muito mais sério do que podemos imaginar. Passa pela dívida que o clube tem com o Huracan. Vocês já imaginaram se o Ábila estivesse jogando todas as partidas, desde o início? Quantos gols ele já teria marcado. Só que se isso acontecer, o nome dele ficar em destaque como no ano passado, no dia seguinte vai ter uma comitiva de uns cem argentinos cobrando a fatura. Como ele praticamente está na reserva, está todo mundo caladinho. Quando ele chegou o ano passado, foi um auê na imprensa, na torcida, nos rivais rosados….É claro que se estivesse jogando, seu passe já estaria nas alturas e o Cruzeiro sem meios para até pensar em pagar.

    1. SEBASTIAO
      Nao havia pensado nesta hipotese, mas a acho pertinente, e isto não é novidade no mundo da bola.
      Nao sei se vc. se lembra, mas quando o jogador Pato surgiu no Internacional, ele não queria assinar contrato de profissional, e o Inter não o colocava em campo, até que ele assinasse, Isto feito , o colocou em um jogo contra o Palmeiras no Parque Antartica e ele acabou com o jogo, sendo posteriormente vendido por um monte de dólares para a Europa. Entao lembrei deste fato e a semelhança com o que vc. falou.Faz sentido, se ele (o Abila) vira artilheiro, como se prometeu quando aqui chegou, como iriamos segurá-lo?
      É talvez vc. tenha razão.

    2. Faz sentido. Até o Cruzeiro acabar de pagar a dívida e ser detentor do passe, não querem colocá-lo sob os holofotes…
      Mas isso não pode prejudicar o cruzeiro…
      Acertar essa dívida tinha que ser prioridade, em vez de procurar trazer mais atacantes…

  24. Conta fatos não há argumentos. Ábila não é um primor de técnica, às vezes tropeça na redonda, mas é artilheiro nato e isso é que conta. É problema do Mano Menezes, que ganha muito, treinar o time de forma que a bola chegue no centro avante, em condições dele mandar pras redes. O esquema a ser adotado ele deve saber, ou melhor tem que saber. Particularmente, acho o Mano muito bom treinador, dos melhores atualmente no futebol brasileiro, mas é teimoso demais. O Cara custa a tomar decisões e nunca ouve a torcida. Será que não tá na hora do presidente… presidente? Temos?, ou diretor de futebol, ou até mesmo o Tinga chegarem juntos e cobrar uma postura mais convincente do treinador? Resolvido essa situação, acho que o time irá render muito mais e com certeza, a torcida voltará a abraçar o time e comparecer em maior número nos estádios. Simbora gigante azul…

  25. Pedro Henrique, não querendo ser um defensor ferrenho do Ábila, sempre dou meu pitaco aqui a seu favor, já disse aqui algumas vezes que antes dele vir pra cá vi muitos jogos dele tanto na Libertadores,como no campeonato argentino e via como ele fazia seus gols por lá, é claro que ele não é um primor de habilidade mas tem o que um centro avante precisa que é o faro para fazer o gol, aqui ele se não me engano ainda não fez nenhum gol com a cabeça mas por lá ele chegou a fazer, então acho que ele precisaria de uma sequência de jogos para que se pudesse fazer uma avaliação mais justa sobre este jogador, creio que ele até surpreende alguns pelos gols marcados, porque procuram avaliar ele pela habilidade e não pelos gols marcados, Nunes, César Maluco, Flávio, Dario e muitos outros não tinham tanta intimidade com a bola mas é só buscar e ver suas histórias no futebol como artilheiros, se o Mano não gosta de jogar com um jogador fixo, que ele possa fazer com que o Ábila se sinta que é importante no grupo, com o Ábila lá na frente tenho certeza que ele segura pelo ao menos dois na sua marcação, então como ficamos sempre com 10 jogadores atrás da linha da bola, com ele lá na frente nós levaríamos vantagem em ” números” sobre o adversário, mas a opção é do Mano fazer o que né.

  26. Deveria ser titular mesmo, pra ver se metia mais uns 5 gols, pro CRUZEIRO CABULOSO vender ele rápido por pelo menos 5 milhões de trumps.

  27. De fato essa questão incomoda no Cruzeirão Cabuloso, o Mano fica defendendo essa de “esquema x, esquema y”… é nítido a deficiência do time em fazer gols, relembrem o campeonato mineiro, jogos sofridos, placar apertado, não fez o dever de casa contra os “penosos” no “Cruzeirão=Mineirão” e sucumbiram lá na bitaquinha do América, tudo por falta de gols… na Sulamericana idem… Com o esquema X, o time tem boa movimentação, posse de bola, mas quando consegue uma vitória é apertada, com placar minúsculo… e se esse golzinho sai no início do jogo é pressão do adversário o tempo todo… Já no esquema Y, os gols ficam mais evidentes, mas o time perde em posse de bola, em domínio, a marcação da mais espaços… Porque então um técnico experiente como o Mano não cria então o esquema XY? Mesclando o melhor das duas situações e com isso monte um esquema tático, mesmo que não seja perfeito, mas que permita bom passe, recomposição e o que é mais importante no futebol, “GOOOOOOOLLLLLLLLLLSSSSSSSSSSSSSS”… e isso o Abilão sabe fazer… Hoje está super fácil marcar o time estrelado, aliás, tecnicamente eles estão “marcando a si próprio”, só deixar os camaradas ficarem com a “posse de bola”, ficam tocando de um lado pro outro, para a defesa, até no ataque podem dar espaço, não finalizam bem, parece que o time está com medo de fazer gols, então está fácil, só cercar que o time se marca sozinho. O problema como Ábila é estes esquemas, no esquema X o time tem posse, tem volume, tem intensidade, mas não tem o centroavante matador, no esquema Y o time destoa do esquema anterior, porém tem o matador na área, conclusão, falha nos dois esquemas, já passou da hora de criar o esquema em que possa dar melhor rendimento ao time.

  28. PH,
    as escalações do Ábila, acredito, vão ser dentro do quesito: qual proposta de jogo o MM vai querer para a partida e de quais jogadores estarão disponíveis.
    Temos de lembrar que a proposta do falso 9 faz muito sentido quando a defesa adversária conta com 2 zagueiros, pois torna mais difícil a marcação do homem mais avançado, principalmente quando a movimentação deste ultimo é feita corretamente: a defesa adversária fica sempre confusa.
    Porém essa proposta exige que o time tenha em campo meias (jogando pelos lados ou centralizados), que sejam bons finalizadores, pois os espaços abertos pela movimentação do falso 9 devem ser preenchidos e as oportunidades de gol aproveitadas.
    E aí mora nosso problema: não estamos aproveitando essas oportunidades, quer seja pela falta de bons finalizadores (Alisson é um grande exemplo), quer seja pelo fato dos escolhidos para a função de falso 9 não terem se adaptado na plenitude a mesma.
    Infelizmente os jogadores escolhidos pelo MM para essa função não possuem tantos cacoetes do falso 9, muito menos de avante, pois, no geral, tanto Rafael Sóbis, quanto Marques e o Arrascaeta não são finalizadores natos, tão pouco são bons no jogo de corpo e, quase sempre, abandonam o papel de falso 9, atuando como meias ou segundo atacantes, posição original de todos eles.
    Talvez, valeria a pena o MM insistir no Ábila, tentado que ele execute mais movimentos como fez contra o Santos. Porém, pela menor capacidade de movimentação, ele será preterido em muitos jogos onde a proposta de jogo seja o contra ataque.
    Outro ponto é o fato de que ter o Ábila em campo, fatalmente passará pela necessidade de jogadores para municia-lo no ataque, quer seja com enfiadas de bola (meias de criação) ou nos cruzamentos para a área (jogadas de linha de fundo). E, até a volta do Cabral, não tínhamos tal jogador.
    Com a volta do Cabral e do Robinho e com o TN e Alisson (Rafael Marques e Rafinha) jogando um futebol melhor, a presença do Ábila ganhará sentido. No jogo contra o Santos, cruzamos algumas bolas para a área, todas desperdiçadas pelos atacantes. O que é curioso, pois quando o Ábila entrou, praticamente não executamos tais jogadas, teoricamente o forte desse ultimo.
    Como é o elenco que ganha campeonatos, desde que o Ábila se mantenha motivado, não vejo grandes problemas em contar com ele como suplente em algumas partidas, sendo acionado nos momentos certos.
    Se o que aconteceu contra o Santos não tiver sido um ponto fora da curva, poderemos ter no equilíbrio de nosso elenco nosso principal trunfo para ter um meio/fim de temporada melhor.
    Avante Cruzeiro!

    1. Partindo da sua primeira frase o Ábila vai continuar no banco, porque a proposta de jogo do MM é marcar poucos gols (vide tática e resultados), assim, para que ele vai querer um goleador… triste, mas são os fatos até agora.

  29. Difícil falar dessa situação, o cara já provou que merece mais chances e quando pensamos que essa tão sonhada oportunidade chegou o cara é sacado novamente por outro jogador que acabou de chegar e tem muito ainda o que mostrar, mas, deixa pra lá… Fato é que, na minha humilde opinião, se o Ábila tivesse em outro time ou mesmo no Cruzeiro com um esquema de jogo que favorecesse ele muito provavelmente estaria super valorizado e com status de craque.

  30. De curioso não tem nada. Deveria o ABSURDO caso de Abila. Para quem ainda quer defender o MM, me fala a diferença grande que o RMarques fez no jogo contra o Santos. Não vi ele marcando mais ou menos que o Abila e ofensivamente eu vi ele sendo imensamente menos efetivo. Se o Mano não sabe se adaptar ao momento é incompetência dele e pronto. Não adianta buscar explicação. Já comentei antes, parece que hoje em dia ele tem é sorte pois os machucados vão melhorando o time pra ele. Na volta do Robinho o Henrique poderia pegar uma dengue e jogamos com um meio com Hudson Cabra e Robinho, aí vai ser excelente.

  31. Só descordo em um detalhe. Os número nesse caso mentem sim. Não há como negar q ele marca gols e da passes importantes, mas ao contrário da regra geral com sequência de jogos ele rende menos q entrando ao decorrer dos jogos. Sem contar um fato Ábila erra lances simples e gols feitos oque não dá pra aceitar vindo de um centroavante. “Ah mas ele perde um e marca depois” o problema desta frase eh q nem sempre há uma segunda chance num jogo como foi o caso de TN30 jogo passado. Resumindo é uma peça importante no elenco mas não é um grande jogador ele só faz a diferença no time se deixar um tento ao nosso favor ao contrário do Allison por exemplo que faz a marcação e sai para buscar jogo, sendo importante mesmo sem deixar um gol.

    1. Anderson, quantos gols perde o CR7? Centroavante que não erra não existe. E se ele acertasse todas, com o nível de eficiência que você quer (e que na minha opinião não existe), ele já estaria na Europa, não no Cruzeiro.
      Os números não mentem, CR7 erra 4-5 e marca 1. Se o nível de eficiência fosse tão alto, todos os jogos terminariam com 5 , 7, 9 gols pra cada lado.
      Em resumo, a eficiência dele é a melhor entre os atacantes do Brasil, gostem ou não.

    2. O comentário do Anderson Augusto foi de um torcedor nutella, que só assiste os jogos pela TV a cabo tomando nescau e só jogou bola pq era o dono da bola. Centroavante não pode errar gol? Tá de brincadeira né.

  32. P.H., muito bem escolhido esse tema. Acredito que o Ábila é esse jogador de entrar com a partida em andamento, com o outro time mais cansado. E tenho pra mim que o MM tá cuidando dele, por que quando ele entra desde o inicio ele é muito fácil de ser marcado, assim, penso que o MM tem razão mas ele é um grande jogador para compor o grupo, jogar todos os jogos, porém entrando nas necessidades. vai Raposa. Gol neles Abilão.

  33. NO JOGO CONTRA O SANTOS , COM O FAMIGERADO 3 VOLANTES , DA MANEIRA QUE O CRUZEIRO JOGOU , MAIS NO CAMPO DO ADVERSÁRIO FICOU CLARO QUE O ÁBILA PODE E DEVE SER O TITULAR DA EQUIPE , PRECISA TALVEZ DE UNS TREINAMENTOS DE PIVÔ , E TAMBÉM FICA AQUI UMA IDEIA QUE VAI BENEFICIA-LO E MUITO , QUE TAL UM PEQUENO REGIME E A PERDA DE UNS 10 KG , SE MOVIMENTARIA MUITO MELHOR , VEJAM O LUCAS PRATO ESTA JOGANDO MUITO MAIS COM CERTAMENTE UNS 12 KG A MENOS , FICA A DICA .

  34. O Curioso Caso de Ramon Ábila está muito explicado aqui no Blog: implicância despudorada do Mano, desonestidade profissional do Mano, porque desvaloriza o jogador que é patrimônio do clube; antipatia gratuita do Mano ao jogador, pois valoriza quem não marca gols em detrimento dele; discrimina-o em face de qualquer um, como ocorreu domingo com o Rafael Marque, que nem bem chegou e já recebeu a titularidade.
    Como todos estes desvirtuamentos do MM (m…menezes) foram aqui muito bem realçados, a conclusão é: INJUSTIÇA, DISCRIMINAÇÃO, OMISSÃO DA DIRETORIA QUE ACEITA DE BRAÇOS CRUZADOS A DESTRUIÇÃO DE ATLETAS COMO ROMERO, LUCAS SILVA E ÁBILA POR UM TREINEIRO INCOMPETENTE E ULTRAPASSADO!!!

  35. Gosto muito do futebol do Ábila, simples e objetivo como todo centroavante deveria ser!
    Só o burro do Mano Menezes, não enxerga a falta que faz um centroavante como ele na área…

  36. É PH, você tocou num ponto importantíssimo: Se temos 7 pontos no BR, 6 pontos podemos colocar na conta do Abilão, contra SP e Santos o cara decidiu. E olha que contra o Sport o Mano o tirou o Ábila aos 30 do segundo tempo pra colocar Alex, isso mesmo, ALEX! Acho que o Ábila e o Rafa Marques podem jogar juntos tranquilamente PH, o próprio Rafael disse que prefere jogar mais aberto, e ganharíamos muito em força física e presença de área, ainda mais agora com os três volantes e a necessidade da subida pelas laterais do campo. Gostaria que você falasse um pouco sobre o Ábila e o Rafael atuarem juntos PH, abraço!

  37. Ocorre que parte da torcidinha nutella do Cruzeiro entende como habilidade os lances de efeito produzidos por outras épocas de, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e hoje Neymar. Mas na concepção está além
    O que é Habilidade:

    Habilidade é o substantivo feminino que indica a qualidade de uma pessoa hábil, que revela capacidade para fazer alguma coisa.

    O conceito de habilidade está intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza.

    Alguns sinônimos de habilidade podem ser: capacidade, talento, inteligência, engenho, destreza, agilidade.

    Por vezes esta palavra é usada no plural, ou seja, habilidades, servindo para descrever um conjunto de características que ajudam o indivíduo a alcançar algum objetivo. Ex: O policial usou todas as suas habilidades para destruir a rede de crime organizado. Site significado.com.br

  38. Interessante, ao que parece, a maioria acha que o Marcelo Moreno era um primor tecnicamene falando, quando o cara era ótimo na área, seja nas bolas que sobravam, nas cabeçadas, ou na frente do goleiro. Era “só “isso. Vou me corrigir, só isso uma pinóia, o cara além de artilheiro, abria espaços para o Ricardo Goulart, para o Everton Ribeiro, para o Nilton, para o Lucas Silva

  39. Que eu não gosto do futebol do henrique, eu não escondo de ninguém. No Mineirão ou na tv, eu passo boa parte do jogos do Cruzeiro xingando esse cara, que veio de volta do Santos num negócio nebuloso, até hoje não explicado por ninguém. Quando eu vejo em algum post uma leitor qualquer elogiando a figura, dizendo que é o capitão, titular absoluto, sem ele o meio de campo do Cruzeiro morre, eu me lembro de vários jogadores que formaram dupla, como Piazza e Zé Carlos e aí eu vejo o henrique “não jogando”, eu pego meu boné e para de assistir os jogos do Cruzeiro ou ainda vou ter um enfarto …

  40. Curioso é esse técnico Mano Menezes está fazendo com o Cruzeiro, está seguindo os mesmos passos do Luxemburgo, contratando e escalando jogadores do seu interesse ($$$) Porque ele está indicando o atacante Luciano que jogou com ele em 2014, se ele não gosta de atacante, isso é curioso, Nação Azul vamos ficar de olho!!!

  41. Novamente não tive tempo de ler todos os comentários apenas o post do ph.
    Quando ao Ábila já comentei muitas vezes que ele depende do time.
    Ou seja o time tem que jogar em função dele.
    Não adianta escala-lo de costas para o gol que ele não sabe fazer. Te frente ele se transforma e demonstra ter ABILAidade (trocadilho péssimo).
    Mas o que eu queria comentar mesmo é: o Mano está sempre sacaneando o Ábila e o Avião salvando o Mano.
    Até quando?

  42. Polêmicas a parte, as opiniões são variadas. Mas só sei de uma coisa… Se ele entrar hoje e fizer valer a fama de matador ta valendo. O jogo hoje vai ser complicado e com esse ataque inoperante, que custa conseguir fazer um gol… sei não! Se fizer um la ja vai ser de grande ajuda!

  43. O Ábila é o unico jogador de área que temos ( o Raniel ainda é muito novo), então o MM deve entrar com ele e que os homens de meio campo se virem pra armar jogadas pra ele, para que o TN foi contratado e ganha um otimo salário. Se o Ábila não receber bolas pra finalizar aí ele não vai render. Outra coisa, assisitio Resenha na ESPN no Domingo e ele tava lá junto com Alex, Sorin e Rafinha do Bayern, e como pessoa deu pra perceber que é uma cara gente boa demais e engraçado.

  44. PH, seu comentário bate com uma frase do Dr. Alexis Carrel , premio Nobel de Medicina , em seu livro “O Homem, este desconhecido”: “Nem tudo que é lógico, funciona. Mas tudo que funciona, tem lógica” Titularidade para o Wanchope !

  45. PH,
    O caso Ábila visto do lado financeiro, mostra que ele está no Maior de Minas, devido a uma péssima negociação da nossa diretoria, tentam joga-la nas costas do Scuro, mas foi com a aprovação do Gilvan e sua gang.
    As condições financeiras desta negociação são absurdas e lesivas ao Maior de Minas, mais uma amostra da incopentência e negligência dos nossos dirigentes.
    O Ábila não vale nem metade do preço estipulado, e o melhor que o Maior de Minas pode fazer, é enrrolar o máximo possível para devolvê-lo (o que vai acontecer e vamos perder o dinheiro investido), porque pode aparecer uma proposta da “china”, e sobrar algum para os nossos cofres.
    Analisando o caso do lado técnico, o Ábila é grosso mesmo, teria que fazer um treinamento específico para melhorar a condução da bola, jogo aéreo, passe e assistências, hoje ele é um ótimo finalizador e tem muita força dentro da área, ou seja é o “matador”.
    Se tivessemos um CAMISA 10, aquele meia que sabe enfiar bolas, o Ábila iria ser artilheiro de todos os torneios, pois o negócio dele é finalizar, ele não perdôa (Deus sim).
    Infelizmente o maior de minas não tem ninguém com habilidade de enfiar as bolas para o Wanchope, e MM não gosta de jogar com um matador na frente, o esquema dele sempre foi e sempre será jogar com um falso 9, assim ele nunca vai pedir um meia CAMISA 10, para a diretoria.
    O esquema do MM é defender, e todos os seus jogadores devem recompor rapidamente a marcação, matando todos os atacantes de cansaço, e quando eles precisam de força em um contra-ataque já estão sem pernas.
    É importante lembrar que o MM não tem inteligência nem capacidade para utilizar o melhor dos jogadores que temos no elenco, isto toda a china azul já sabe, logo quando temos situações que não dá pra jogar com um falso 9, ele coloca o Ábila lá frente e reza pra sobrar uma bola pra ele fazer o gol.
    Ele deveria era ter treinado jogadas para o Wanchope, para pelo menos ter uma variação de jogo, isto significa treinos de cruzamentos e enfiadas de bola.
    Acho que o MM além de paneleiro, retranqueiro, e burro é muito preguiçoso, pois só faz o mesmo todo dia, o máximo que o cara mudou no esquema de jogo foi entrar com 3 volantes, e olha que já está a um ano no Maior de Minas.
    Hoje : Cruzeiro 2 (Ábila, TN) X 1 CHAPE (Penalt feito pelo Leo).
    #CruzeiroSempre
    #ForaMM

  46. Alguém que fala que o Ábila é habilidoso já jogou bola alguma vez?Ele é um jogador de área ,não é bom cabeceador, até é um bom definidor e só,quando vc joga bola sabe que É IMPORTANTISSÍMO A BOLA PARAR NO ATAQUE para que seu time não sofra com contra-golpes quando está saindo da defesa para o ataque e para isso é ESSENCIAL QUE O CENTRO AVANTE TENHA UM BOM DOMÍNIO E BOA VISÃO DE JOGO coisa que o ABILA NÃO TEM, parece uma parede a bola bate e volta varias vezes sem ele conseguir dar sequencia ,vejam bem gosto do faro de gol do Abila mas vai ser muito difícil ganhar jogo sem ter uma boa construção e aproximação do centro avante com os meias,acho que que o jogo já estabelecido no segundo tempo é a hora de utilizar esse recurso mas para inicio vai fazer o adversário tomar conta do jogo e depois fica complicado para retomar,SAUDAÇÕES CELESTES!!!!!

  47. Muitos se empolgando com esse inicio do campeonato brasileiro. O time parece time de pelada. Sem esquema nenhum. O Jogo de hoje foi a coisa mais feia que ja vi. Foi pior que o jogo contra o Atlético.

  48. PH, que sufoco nossa classificação! De novo, uma preguiça danada do time. Agora, essa chapecoense ficou muito mimada, torcida e equipe. Não sabem mais perder. Não houve nenhum lance duvidoso, juiz foi rígido na disciplina, do que é que esses bostas reclamam? Agora é golear aqui e assumir a liderança isolada.

  49. Aq caso abila no ano passado o cruzeiro ia numa peça mais situnção de jogos principalmente no campeonato brasileiro aí sim chegou o salvador da patria ramom abila que na maioria das vezes entra e marcava seu gol para alegria do seu torcedor então tem que ter respeito com esse cara aí porque ele é o cara mesmo não importa se ele é Grosso o importante é o gol qualquer time que ter uma cara sim o que o mano tem que fazer e si virar pra fazer que seus armadores treinamento pra quem a bola chega até a área coisa que num tá acontecendo ramom abila e matador esse é o cara saudação nação azul abila pra cima deles ???????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.