Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Às vezes é preciso perder

Thiago Neves decide, Cruzeiro vence o Santos na Vila e começa bem o Brasileiro.

O Cruzeiro tem um elenco bom e que possui jogadores com características diferenciadas. É claro que tem algumas deficiências que podem ser corrigidas com um ou outra contratação pontual. Mas o fato é que esse time tem totais condições de brigar por títulos nesta temporada. E é por isso que o torcedor cobra tanto. É porque sabemos que a Raposa pode jogar muito mais do que vem jogando.

Às vezes, amigos, é preciso perder. A derrota na final do Campeonato Mineiro foi difícil, pois precisávamos ganhar. Mas a derrota foi importante para mostrar que apesar do elenco ser bom, as coisas têm que acontecer dentro do campo. Não adianta de nada ter bons nomes no papel se dentro das quatro linhas o time não faz por merecer. E o Cruzeiro não tem jogado em alto nível.

Hoje, contra o Santos, o time foi muito aplicado. Nunca é fácil bater o Santos na Vila. E, em termos de Campeonato Brasileiro, os dois últimos resultados foram melhores do que o esperado. Quatro pontos ganhos em seis pontos disputados. E fora de casa. E a estreia, em casa, diante do São Paulo, foi com vitória. Sem dúvidas, um dos melhores inícios de Brasileiro por parte do Cruzeiro. E isso é para ser comemorado. Por isso é importante “não perder a capacidade de comemorar vitórias”, como já escrevi nesta coluna.

A perda do título do Mineiro serviu para que pudéssemos abrir os nossos olhos. É necessário fazer mudanças. E Mano Menezes começou a fazer algumas alterações. Mudamos o esquema tático. Iniciamos o jogo com três volantes e com o onze inicial um pouco diferente do que vínhamos observando. Deu certo. Povoamos o meio de campo, neutralizamos o adversário e marcamos presença no campo de ataque. Isso na etapa inicial. No segundo tempo, o Santos começou melhor, mas depois a Raposa tomou conta do jogo novamente. Thiago Neves, que tinha perdido gol fácil, redimiu-se e balançou as redes. Apesar de não gostar muito do comentarista, Bob Faria foi certeiro ao dizer que o gol teve assinatura de TN, mas a autoria foi de Ábila. Detalhe: os dois entraram no segundo tempo. Daí a importância de termos um elenco forte.

Vale destacar também a atuação da defesa. Algumas falhas de marcação pelas pontas, mas os beques estiveram sempre atentos e eficientes. Alisson tem feito exibições muito boas desde seu retorno. Foi uma das principais peças do time nesta tarde. E ele, que já não é mais um garoto, mostrou experiência no final do jogo. Menção honrosa para Ariel Cabral. Como faz a diferença a presença do argentino. Que passe pro Ábila. Monstro. O resultado foi gigante, a conquista dos pontos foi magnífica, mas nem tudo são flores. O time continua pecando demais nas finalizações e no último passe. Demoramos demais para abrir o placar e isso poderia ter nos prejudicado. Ao final do primeiro tempo, meu primo me perguntou quem ganharia o jogo. Disse para ele que o Cruzeiro estava merecendo vencer, mas o vencedor seria aquele que fizesse mais gols. É óbvio, mas é assim que funciona o futebol.

Comemoremos a vitória e o bom início de campeonato, mas ainda precisamos melhorar muito. O Cruzeiro pode muito mais. Às vezes é preciso perder justamente para termos a consciência de que não somos perfeitos e que há adversários que dão duro no dia a dia para fazerem o melhor dentro de campo. Também precisamos fazer nossa parte com muita determinação, empenho e humildade. Sigamos juntos. ZEEEEEEEEEEEIROOOOOOOOO!!!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

137 thoughts to “Às vezes é preciso perder”

  1. Cruzeiro jogou bem e teve uma evolução muito considerável em relação aos jogos anteriores, mas essa posse de bola sem finalização no gol é ridículo para um time que quer ser campeão. Agora vai aparecer um monte de torcedor de emoção dizendo que o time está um máximo. Pé no chão, porque o Cruzeiro está longe de ser favorito a títulos.

  2. Também nao gosto do bobo farinha , mas ele acertou também ao notar o péssimo segundo tempo do Diogo Barbosa , tivemos sorte da incompetência ofensiva santista , romero defende bem , mas é inoperante ofensivamente . Gostei do time com 3 volantes , talvez seja possivel escalar o robinho no lugar do hudson pela direita .

    1. Mas o Hudson é hoje um diferencial! Neste esquema, tiraria o Henrique, mas mais pelo momento do Hudson que é quase perfeito nas roubadas de bola e proteção da zaga. Henrique é bom, mas meio disperso em alguns jogos.

  3. No meu modo de ver, o time ganhou muito com a saída do Arrascaeta. Teve um contra ataque no fim do primeiro tempo que o Uruguaio puxou ele em câmera lenta, e deu um passe tão lento, mas tão lento, que o time do Santos voltou todo até a bola chegar no nosso outro jogador, se não me engano Rafael Marques.

  4. Ariel agrega muito valor para esse time. Jogador tranquilo, de boa técnica e que cadencia bem o jogo. Ábila mais uma vez entrou na reta final da partida e mostrou seu valor, gostaria que os “jenios” que dizem que ele é grosso e só sabe chutar se manifestassem…

    1. Joga muito e deveria ser titular. Não sei quem leva o campeonato, mas estamos na briga com chances reais. Fora do eixo vejo Cruzeiro e Grêmio, o 6a1o vai se dar mal na Libertas e irá namorar à segunda.

    2. Carlos Eduardo, eu apoio demais o Ábila no ataque. Sempre desejo que ele entrem, mas você tem que concordar que ele não tem habilidade de pegar a bola, sair driblando e construir jogada. Mas ele é finalizador, é pôr no pé dele que ele põe pra dentro e isso que importa. Mas você há de concordar que esse tipo de jogada depende do time com que se joga, pois tem jogo que a bola não chega na área, ou seja, o Ábila fica inútil lá na frente.
      Reitero, gosto demais do Ábila, mas ele é finalizador, tem jogo que não tem como ter um cara desse tipo na frente. Aqui, cabe ao Mano fazer esse tipo de análise.

    3. Me manifesto! Não tem nada a ver com ser gênio. É apenas opinião e ninguémNão precisa ser gênio pra ter a sua. Continuo achando Abila grosso. Não é o fato de ter acertado um passe que muda isso. No mesmo jogo ele errou uns dois passes fáceis de forma bizonha!

  5. O Cruzeiro não vai exorcizar os dois últimos anos ruins de uma só tacada nessa temporada, time nenhum faz isso.

    Deixem o Mano Menezes trabalhar!!!

    1. Discordo do amigo quanto a nenhum time conseguir exorcizar os últimos anos ruins de uma só tacada. Em 2011 o Maior de Minas quase visitou a série B livramos no último jogo o épico e inesquecível 6×1 sobre as frangas, em 2012 não foi diferente nos livramos da vergonha duas rodadas do final do campeonato. Já em 2013 o Cruzeiro foi absoluto e terminou o campeonato com 10 pontos a frente do vice e em 2014 triunfamos novamente. Não sou de citar o mantra das frangas, mas eu acredito que com uma determinação tática em campo, algumas poucas contratações pontuais e também um pouco de sorte podemos sim sermos campeões novamente. Abraços a todos que amam o Cruzeiro.

  6. PH, respeito muio seus comentários, mas o ataque continua inoperante. O goleiro do Sano foi tocar na bola no lace em o Tiago Neves perdeu aquela ótima chance. Arrascaeta já passou da hora de esquentar um banco.

  7. Gostei P.H., a Raposa foi uma grande raposa hoje na Vila, matreira e astuta. Engolimos o peixe nos contra-ataques. Vale ressaltar que o Mano hoje foi muito bem na substituição colocando o Ábila descansado e com certeza o Ábila tem treinado muito domínio de bola e assistência, por ele hoje não errou nenhum, e deixou de entrar sempre impedido. gostei. E pra maior alegria nós continuamos invictos e as franghas sem ganhar. Maravilha. Vamos Raposa, continuamos fortes.

    1. Pedro Henrique, o regulamento deveria avaliar também em alguns critérios a qualidade dos adversários no caso de empates, pois o Corinthians jogou contra os dois últimos da tabela fora de casa, e o Cruzeiro também fora de casa jogou contra dois adversários um de meio de tabela e um com grande chances de disputar o título, ( brincadeiras a parte) não assisti o primeiro tempo mas achei o mesmo de sempre , não estamos tendo tantos problemas defensivos, e sim ofensivos, para jogar neste esquema quando surge uma oportunidade tem que marcar pois o time chuta pouco a gol e estamos perdendo oportunidades claras dentro da área, e fazendo pouquíssimos gols e isso é preocupantes no brasileirão pois pode fazer falta lá na frente, vão dizer que os dois times que não fazem muitos gols estão na frente e é verdade, mas até quando as vitórias magras vão acontecer, minha esperança por incrível que pareça é a volta do Robinho, acho muito pouco para a grandeza do Cruzeiro ter que jogar com tantos jogadores atrás da linha da bola o jogo todo, isso é bom em mata-mata e no campo do adversário para fazer gol e se possível não tomar.

  8. Grande vitória ,temos que comemorar sim, mas que diferença no time apos a saída do Arrascaeta ,já estava merecendo um banco faz tempo,parecia cansado, desligado ,sem motivação,incrível como ele cai de produção quando o time entra em uma má fase,não é mal jogador como muitos corneteiros adoram falar, mas com certeza não é protagonista nem referencia ,se tiver em um time encaixado e com o adversário mais frouxo na marcação é mortal,resta o técnico ver isso(as vezes acho que o mano não vê a partida, ou é só teimoso msm) . Abila mais uma vez salvou o mano (que parece que odeia o argentino) e Rafael Marques só jogou depois que foi deslocado para sua posição que é pelos corredores do campo e NÃO como centroavante(acorda Mano).Quando Robinho voltar …

    1. Pois é Rodrigo, e o Rafael Marques já falou que não gosta de jogar no ataque, e sim mais recuado. Só porque o cara disse que obedece o que é mandado ele fazer, pois PODE jogar em outras posições, não significa que vai produzir bem em qualquer posição. Tem que aproveitar o potencial do jogador naquilo que mais sabe fazer.

  9. De fato nossa vitória foi mais pela incompetência do ataque do Santos que por nossos méritos. Para mim está claro que Abila é jogador para segundo tempo, que Arrascaeta não vai ser nunca o nosso jogador de desequilibrio, oscila muito, Dedé faz uma falta enorme na zaga. Não concordo que nossa zaga jogou bem. Leo, sempre atrasado. O problema é que com a vitoria as deficiências não são cobradas. Lembram quando questionaram o Mano sobre a queda de produção ofensiva do Cruzeiro no fim do campeonato mineiro? Como na ocasião ele tinha um retrospecto invicto, embora não convincente, ele respondeu desdenhando da pergunta, que quando as coisas estão bem, começam a inventar situações.

  10. A única coisa que me preocupa é que toda vez que o cruzeiro está na frente do placar, mano recua o time chamando o adversário pra cima, hoje mesmo vários escanteios ao final do jogo podia tentar mandar pra área e fazer o segundo gol e matar o jogo, mas fica aquele toque de lado que não dá em nada e perde a bola. 1×0 é goleada para Mano, e não vamos perdoar não, pois o time era pra estar apresentando um melhor futebol, mano teve tempo pra treinar desde o ano passado e participou ativamente das contratações.

  11. Isso ae PH, vamos comemorar a vitória e a boa pontuação que conquistamos até o momento no campeonato. Mas é preciso ter essa consciência mesmo, precisamos e temos condições de melhorar. O futebol apresentado ainda não traz total confiança. Lembrando que essa mudança passa totalmente pelas mãos do nosso treinador.

    Saudações Celestes!

  12. Amigos
    Vcs ainda perdem tempo assistindo Bob faria…se tem opção no SporTV..foi só eu mudar de canal que o Cruzeiro melhorou… ele nos seca demais..

    Qdo falei que o Ariel fazia falta que o Henrique é importante é que com Fábio os adversários não chutariam de longe, pois respeitam… caíram de pedra em cima de mim.

    Belo comentário PH temos que voltar a comemorar vitórias sim, nossa torcida tá com complexo de vira latas.

    Temos que festejar com a consciência que temos muito a melhorar, mas curtir um bom momento é um direto nosso.

    Saudações Celestes

    1. Pois eu não sei quem é pior, se o bobo galinha ou o sujeito que comentou no SporTV, que considerou lance para “cartão amarelo, apenas” a entrada criminosa do boquete, ôps, colete (deve ser influência do açougueiro ex-franga) no Arracasneta.

  13. Sete pontos em nove possíveis com dois jogos fora, é preciso dar crédito e fazer a nossa parte. Temos um bom time e vamos brigar na ponta da tabela.

  14. Senhor Pedro Henrique, já que vc tocou no assunto, perder faz parte do jogo, até aí vai lá. Mas da forma que perdemos para os cacarejantes, vi me desculpar. Entramos no “ringue” e ficamos nas cordas esperando o adversário nos atacar e essas doeu….Aqui no ocidente sou escorpião e no Chinês Cavalo, entonce ainda não aprendi a virar o rosto, se vier para cima vai apanhar porque soutarei os marimbondos…..Deus que nos livre…Mas no futebol é bater ou apanhar e fico com a primeira opção…Abraços Azuis

  15. Como é incrível como este Henrique é ruim e ninguém consegue enxergar isto ou ele tem um padrinho muito forte, pois ele é alvo de todas entrevista que acontece no maior de minas e sempre dando uma de bom moço, eu não sei até quando terei que aguentar tanto este sujeito quanto o Fábio.
    No lance aonde o santos levou maior perigo ao gol do maior de minas com uma excelente defesa do Fábio, foi um tentativa de disputa pelo alto deste sujeito e que o Dedé também falhou, mais o que mais eu fico intrigado, é com a postura deste jogador ( Henrique ), é só prestar atenção no vídeo do lance onde na disputa pelo alto o Henrique não ganha uma e ainda, pois ele não tem competitividade alguma, e o que é pior ele começa correr primeiro que o adversário com quem tinha disputado a bola pelo alto e fica ainda para trás. Ver o vídeo.
    Hoje o maior de minas jogou mais organizado, porque jogou com três no meio de campo, pois este Henrique é menos um menos um, isto é, se fosse outro jogador qualquer, o maior de minas teria mais volume de jogo.

  16. Gostaria imensamente de ver o Henrique na reserva. Sinto que poderiamos evoluir muito, se na posição dele usassem um jogador mais criativo, com um futebol mais profícuo.

    1. Para incrementar a sua crítica usou uma palavra que não é usado no meio futebolístico,isso com o Henrique chega ser uma perseguição.
      Não defendo esse ou aquele jogador,nem técnico e tampouco torcedores mas me responde com toda a sinceridade.
      Que mal o Henrique fez a você para que você tenha esse ódio dele?
      Como é possível uma pessoa que não conhece outra ter tanto nojo assim?
      São respostas fáceis.

      1. “O henrique é bom”. Wesley, o henrique é bom em que ??? Na minha opinião, ele é o maior enganador (disperso ???) do futebol brasileiro”. Esse cara não existe na marcação e muito menos no ataque. Mas, tem gente que gosta, fazer o que ???

      2. SERGIO 5 ESTRELAS. Cara eu nunca vi o henrique nem mais magro nem mais gordo, eu não conheço a pessoa mas o “jogador” não tem nada a acrescentar ao Cruzeiro: não é bom (sequer é mais ou menos) marcador, está sempre atrás da linha da bola, pecado mortal para um primeiro ou segundo volante, não cobre os laterais, no ataque é uma negação completa. Também concordo com aqueles que consideram que o cara tem um padrinho muito forte, só pode …

      3. Não acredito que seja ódio, Henrique simplesmente não rende no ataque mais e também não defende com qualidade, um meio com o Hudson, Cabral um pouco mais recuado e Robinho mais livre renderia muito mais que um meio com Henrique, Cabral e Robinho (que é o que fatalmente vai acontecer).

      4. Uai… e tem palavra certa pra se comentar futebol? Não vi ódio nenhum no comentário do colega. Pelo menos não nesse. Foi uma crítica normal demostrando uma opinião. Já vi outras piores por aqui.

  17. Três pequenas observações: 1) Fábio é mesmo um goleiro acima da média; 2) Ábila não é esse jogador tosco que seus críticos querem fazer crer; 3) Em momento algum a emissora mostrou a tabela de classificação do campeonato. Se o time que estivesse em segundo lugar nesse momento fosse o preferido da aldeia…

  18. O Cruzeiro pode, sim, muito mais, principalmente no ataque. Mas boa vitoria, que veio em um momento em que já esperava um empate. Juizinho confuso, não? Temos ainda que acertar o ataque.

  19. PH, acredito que Arrascaeta teve esta queda de produção devido ao fato de não ter sido negociado. Não gosto de teoria da conspiração, porém existe algo de muito errado com este jogador

  20. Valorizo muito os 3 pontos.
    Mas o futebol do time está muito longe de ser aquele que o torcedor gosta.
    Burocrático, pouco objetivo.
    Mas enquanto estivermos vencendo por 1×0, empatando fora e dentro do G4, está bem. Não adianta ser como o time do Paulo Bento que finalizava muito, dominava o jogo e…perdia.
    Esse é o estilo Mano. Enquanto der certo…

  21. Poiser, o time venceu, mas ainda há muito, mais muito que trabalhar. O Cruzeiro precisa ser mais incisivo no ataque, a defesa melhorou muito, mas ainda acho que precisamos de um lateral direito , um bom lateral, não essas amebas que vem lá não sei de onde. Apesar de achar que deveriam dar uma chance ao recém chegado. Enfim, sou do interior , mas não deixo de acompanhar meu CRUZERÃO, o momento agora é de apoiarmos e abraçarmos o Time. E é claro, lembrar que temos um time bom, só precisa ir ajustando algumas coisas, e como mineiro, vamos comendo pelas beiradas… #OVerdadeiroTimeDoPovoZErôôô

  22. Nem tudo são flores!
    Acho que o time funciona melhor com 3 volantes, e com a volta do Robinho, ficará um esquema ainda melhor…. mas tenho algumas considerações:
    Chega a ser injusto a abila no banco! Falta de coerência! Não dá!
    2) concordo que o arrascaeta não está bem! Talvez um pouco no banco, se alternar com o Tiago neves…
    3) é preciso contratar um lateral direito… improvisação o campeonato inteiro, não dá!

  23. PH, como ja havia dito em um comentario aqui, o maior problema do time nao era postura ou falta de qualidade tecnica e sim o esquema tatico. Hoje o Mano colocou os jogadores nas posiçoes que rendem mais, principalmente o Ariel que conseguiu jogar mais a frente para articular as jogadas. Só espero que esse esquema seja mantido! Ai estaremos no caminho certo!

  24. O time fica mais competitivo com três volantes. Isso porque é um esquema mais conservador e mais fácil de ser treinado. Recorrer a essa formação é atestar a sua limitação enquanto técnico! Recurso utilizado pela grande maioria dos técnicos brasileiros. Quando tentam montar esquemas mais ofensivos, encontram enorme dificuldade e logo desistem, ou por pura incapacidade ou pela necessidade de entregarem resultados imediatos! Acho que muito mais pelo primeiro motivo!.
    E assim, quase nunca é prazeroso assistir a um jogo!

  25. Ao meu ver o Cruzeiro é uma equipe “meio” resolvida; defensivamente considero segura, mas ofensivamente tem muito, mas muito mesmo pra melhorar, poderíamos ter resolvido a partida de hoje no primeiro tempo mas os contra ataques eram muito lentos.Espero que o MM corrija isso o quanto antes, sinto falta de ver o Cruzeiro fazer mais de um gol em uma partida.De qualquer forma, grande resultado conquistado hoje, ganhar do Santos na vila é pra poucos.

  26. Ainda acho que o Léo é fraco pra ser titular, e o Mano já está querendo sacanear com o Hudson, que pra mim tem que ser ele e Cabral, porque o Henrique e o Cabral não dá o meio de campo além de ficar lento, fica também sem pegada, o Arrascaeta tem que jogar pela esquerda e não centralizado, o Alisson é muito esforçado, mas peca muito nos cruzamentos e no último passe, acho que poderia manter os três volantes e deixando o T. Neves mais livre juntamente com o Arrascaeta. Gosto mais do Raniel como centroavante que o R. Marques, acho o garoto mais completo.

  27. Foi um bom jogo. O Santos também teve oportunidades de marcar, mas assim como o Cruzeiro, se mostrou incompetente neste quesito. A saída acidental do Arrascaeta mostrou que ele não é necessariamente um titular absoluto. Dedé foi bem na partida, espero que jogue o próximo jogo. Ábila foi decisivo novamente, TN voltou a marcar, mas o gol que ele perdeu anteriormente foi imperdoável. Cabral mostrou é titular neste time, e esquema com 3 zagueiros deu a impressão que o time rende mais jogando assim. Temos que manter o pé no chão, pois o time ainda tem que evoluir, mas como o PH disse, não podemos deixar de comemorar mais uma vitória!

  28. É momento de curtir essa grande vitória, mas sempre com as barbas de molho. O Cruzeiro tem potencial para melhorar muito mais, basta os atletas acreditarem é o Mano ser menos teimoso. Deixa a euforia para o time do outro lado da lagoa, pois se fosse eles que tivessem começado o Brasileirão como o Cruzeiro, já estariam cacarejando que seriam campeões e a imprensa babando ovo. Aqui no Cruzeiro não nos iludimos e fazemos jus a fama do mineiro de comer quietinho.

  29. Fala PH. Comenta com vitória é muito boa. Começando do começo, Dedé sem dúvida imprescindível na defesa celeste, me agrada muito vê o Romero mesmo que improvisado e mesmo que não seja tão ofensivo com gostaríamos, dá mais tranquilidade para defesa. Os 3 volantes me agrada muito, Hudson e Henrique compensam em força, e Ariel em técnica a criação e o ataque deixando a desejar, alias os papeis se inverteram Ábila servindo a TN, fica provado que se a bola chegar com qualidade saí gol, diferente de vocês tenho uma leve decepção quanto ao futebol do Alisson, já teve dia melhores e com mais técnicas.

  30. UMA COISA NÓS PODEMOS TER CERTEZA , O MM SÓ MUDOU A EQUIPE PELA PRESSÃO DOS TORCEDORES , MESMO ELE NÃO ADMITINDO E AINDA QUERENDO FATURAR EM CIMA DOS 3 VOLANTES , MAIS O CRUZEIRO HOJE TEVE UMA COISA QUE NÃO TINHA TIDO ESSE ANO QUE É POSSE DE BOLA NO CAMPO DO ADVERSÁRIO , PERTO DE SUA GRANDE ÁREA E QUANDO SE ACERTA UMA ENFIADA DE BOLA O GOL FICA MUITO PERTO DE ACONTECER , ALÉM DO MAIS ISSO (POSSE ) FAZ O ADVERSÁRIO CORRER ATRÁS E ISSO CANSA , ENTÃO ESPERO QUE O TEIMOSÃO NÃO MUDE MAIS O ESQUEMA , OU SE MUDAR QUE SEJA NO FIM , COMO FOI HOJE , PARA DAR MAIS OFENSIVIDADE A EQUIPE.

  31. HOJE APÓS O JOGO O MM DISSE EM VÁRIAS ENTREVISTAS QUE O CRUZEIRO TINHA PERDIDO O RAFINHA PARA ESTE JOGO E QUE LOGO LOGO ELE ESTARIA DE VOLTA , ESPERO QUE ELE ESTEJA DE BRINCADEIRA , HOJE FICOU MAIS QUE PROVADO QUE O RAFINHA PODE E DEVE SER UMA BOA PESSOA MAIS QUE NÃO TEM FUTEBOL PARA JOGAR NO CRUZEIRO , E JÁ TENHO ATÉ A EQUIPE ONDE ELE ENCAIXARIA PERFEITAMENTE , O CORITIBA , TENHO CERTEZA QUE LÁ ELE JOGARIA MUITO , JÁ VI JOGOS DO CORITIBA E JUNTO DO KLEBER ELE DARIA CERTO.

  32. Ábila no banco não dá. Ele não passa dois jogos sem fazer gol. Tem problemas de domínio e passe? Tem. Mas ele tem um posicionamento absurdo. Quando ele entra o time cria chances.

    O Cruzeiro não criou chances claras no jogo inteiro… até que ele entrou. E em menos de 10 minutos foram duas (a que TN errou e a que fez).

    Ele erra gol sim, mas com ele em campo várias chances são criadas. E isso se repete a cada jogo. Quando ele sai o time joga bola dentro da área e nada acontece.

    Mas o Mano o odeia. Quando contratou RM eu avisei que Ábila só ficaria no time se marcasse todo jogo. Não deu outra: primeira jogo sem marcar e foi sacado.

  33. Excelente início. De volta ao topo. 7 pontos em 9, sendo 4 em 6 disputados em difíceis casas do adversário.

    Ver Mano dar entrevista no início do jogo dizendo que escalou 3 volantes porque “perdemos” Rafinha não foi fácil, mas ver o comportamento do time em campo com 3 volantes, que jogaram muito bem, encheu os olhos – e isso é o que importa: a atitude. Os pontos são consequência da atitude. Tivemos atitude no 1º tempo e isso é muito louvável quando estamos dentro do campo do adversário e esse campo é a Vila. Faltou apenas verticalização. Se os gols ficassem nas laterais do campo teríamos enfiado uns 10 gols só na etapa inicial. O último lance do 1º tempo ilustra bem isso: Arrascaeta tinha tudo para ir pra cima da zaga, mas ficou esperando aparecer alguém para tabelar.

    Fábio fez excelente defesa em momento importante do jogo.

    Léo me lembra o Cris: salvo engano, até cometer aquela falta ridícula no ataque só tinha perdido um lance. Ganhou todos os outros com ótimas antecipações e desarmes. Caicedo entrou bem, não perdeu uma. Com boa atuação dos volantes e da zaga, anulamos bem o perigoso ataque do Santos.

    Alisson, continue assim que você está arrebentando. Não machuque e nem desligue durante o jogo, ok?

    Thiago Neves tem que entrar em forma logo. Cure esse joelho. Você não pode perder gols como aquele.

    Ábila melhora a cada jogo. Fazer gols é normal para ele, mas tem se aprimorado nos passes. O passe para Thiago Neves no gol perdido foi perfeito. Na jogada do gol, Ábila teve calma, esperou o tempo da bola, o zagueiro ser batido. Preciso. Mortal.

    Ariel Cabral continua jogando o fino da bola. Desarma bem. Lançamento preciso no lance do gol.

    Tô achando o Rafael Marques meio perdido em campo, está me parecendo que ainda não se encontrou.

    1. Ele não se encontrou pq ele já falou que não gosta de jogar de centroavante ele tem um bom passe tem que jogar na linha de meia.

  34. O Mano fez de tudo pra empatar o jogo mas nao conseguiu, porque mesmo sendo reserva nosso melhor jogador, Abila, entrou no final e decidiu a partida…

  35. Talvez com a recuperação do Robinho, MM poderia testar um meio de campo Henrique e Hudson e Ariel Cabral e Robinho. Acho que renderiam ótimos resultados.

  36. Um adendo sobre a partida, que estamos deixando passar despercebidos, o arbitro foi péssimo deixo de marca faltas a favor do Cruzeiro e a não expulsão do jogador copete do santos foi absurda. A fraca diretoria celeste deve torma providências,, pois ninguém tá tocando no assunto e o Arrascaneta pode ter tido uma lesão grave.

  37. Ábila realmente merecia uma sequência no time, é injusto colocar Rafael Moura, que mal chegou, como titular e deixar o cara no banco! Se ele não correspondesse nessa sequência de jogos td bem! Ontem foi muito inteligente na jogada do gol, esperando o jogador do Santos deslizar completamente no carrinho e assim fez o passe no melhor momento para finalização do TN, no limite da linha de fundo, aliás TN chutou torto e se a bola não desvia perderia mais um gol feito diga-se de passagem!
    Cruzeiro ainda está longe de ter time para ser campeão! Tem que melhorar muito ainda!

  38. gosto do Abila como a maioria, mas observem os jogos que ele entrou jogando os 90 minutos, o desempenho dele não é o mesmo, pois ele fica muito fixo e fácil de ser neutralizado, quando ele entra no decorrer dos jogos ele altera a configuração do time e consegue mais espaço entre os adversários. A entrada dele no decorrer dos jogos ainda tem dado mais resultados.

  39. 3 volantes….o gauchão teimoso em 2015 chegou e colocou Willians, Cabral e Henrique e o time ficou 14 partidas sem perder no Brasileiro e saiu do risco de rebaixamento. Voltou em 2017 e desaprendeu. Só agora viu que não tem um ARMADOR de qualidade. Então entra com 3 volantes, fecha a porteira, ganha na marcação, força o erro do adversário e em 2 ou 3 oportunidades, mata o jogo! Custou a ver isso héin burrão?

  40. Ao meu ver vlw pelos três pontos, este time a mim não me passa segurança alguma, mas como a esperança é a última que morrer, vamo que vamo Cruzeiro.

  41. PH, me recordo até hoje que em 2013 perdemos (ainda que lutando bravamente) o campeonato mineiro. Doeu vermos o Ronaldinho acabar com nossa esperança de revertemos no Mineirão, diante da nossa torcida, um resultado ruim no jogo de ida no Independência.
    Sabe o que a torcida fez depois daquilo? Apoiou e acreditou naquele time, que tinha peças boas, mas que ainda estava iniciando seus passos. Lembro que mesmo após a derrota, torcedores correram atrás do ônibus agradecendo a garra daquele time. Resultado: 2013 foi brilhante. Um time campeão no papel, na bola e no entrosamento.
    Não crio esperanças para 2017, apesar de achar que temos um time pra disputar o título, mas confio que o Cruzeiro pode melhorar e muito, é só ter atitude! É jogar pra frente, bem posicionado, utilizando das habilidades que temos de sobra. Precisamos que o Mano seja arrojado no esquema tático, mas que mantenha a segurança que tanto preza. Não podemos continuar com a atitude de fazer um golzinho e segurar, porque podemos pôr tudo a perder num escanteio, na sobra de uma bola, no susto…
    Cabral voltou e demonstrou porque é necessário ao grupo, agora esperemos que o Robinho volte com o mesmo peso.
    Diferente do Corinthians, que está onde está por uma combinação suspeita de jogos fáceis, o Cruzeiro merece ser líder porque venceu seu maior algoz de forma sofrida, deixou escapar um jogo em Recife que estava na mão e venceu o Santos na Vila Belmiro, que é muito difícil.
    Assim, vamos em frente, torcendo para que o Mano tenha sabedoria em ouvir a voz que vem da torcida, torcendo para que os jogadores vejam que em Dezembro eles tem todas as chances de levantar uma taça.
    Vamo que vamo, Cruzeirão Cabuloso!

  42. Como cruzeirenses queremos sempre vencer e ter os melhores jogando, mas ao meu ver apenas Dedé, Diogo Barbosa, Cabral e Hudson podem ser considerados titulares absolutos no Cruzeiro.
    Não vejo demérito em usar a contribuição de jogadores vindo do banco como ocorreu com o Ábila ontem.

  43. Pedro Henrique,
    De um modo geral, foi muito bom seu comentário. Só acho que ainda não abrimos os olhos o suficiente, o Léo continua no time e esse incrível, fantástico e péssimo jogador que é o henrique ainda continua no time e ao que parece, vai continuar por muito tempo, A implicância com os argentinos é impressionante, nenhum dos dois teve chances reais (Romero e Ábila), e cadê o Lucas Silva (???) Deve fazer sombra a essa mistura de Clodoaldo, Gerson e Rivelino (henrique) né ? Os furos nas laterais são culpas do meio de campo que não faz as coberturas com eficiência (só o Hudson é muito pouco). Ainda tem muita coisa para consertar, acho eu …

  44. Deixo para livre análise.
    NÚMEROS GERAIS DE SANTOS 0X1 CRUZEIRO
    – Dados Footstats

    Posse de bola do Santos: 55%
    Posse de bola da Cruzeiro: 45%
    Finalizações certas do Santos: 1
    Finalizações certas da Cruzeiro: 2
    Finalizações erradas do Santos: 7
    Finalizações erradas da Cruzeiro: 13
    Cruzamentos certos do Santos: 8
    Cruzamentos certos da Cruzeiro: 7
    Cruzamentos errados do Santos: 28
    Cruzamentos errados da Cruzeiro: 20
    Passes certos do Santos: 435
    Passes certos da Cruzeiro: 353
    Passes errados do Santos: 29
    Passes errados da Cruzeiro: 25
    Desarmes certos do Santos: 15
    Desarmes certos da Cruzeiro: 20
    Lançamentos certos do Santos: 10
    Lançamentos certos da Cruzeiro: 15
    Lançamentos errados do Santos: 18
    Lançamentos errados da Cruzeiro: 17
    Faltas cometidas pelo Santos: 8
    Faltas cometidas pela Cruzeiro: 13

  45. PH, bom dia! Concordo com vc, vitória importantíssima e de comemorar mesmo, mas sem iludir. Alguns pitacos:
    1- Não dá para ficar improvisando na lateral direita, precisamos de contratação. No primeiro tempo Romero estava todo perdido, haja vista as broncas de Léo e Dedé;
    2- Dedé monstro, tomara que não tenha machucado;
    3- Arrascaeta e TN são da mesma posição, TN apesar de perdido aquele gol (imperdoável), rendeu mais jogando centralizado;
    4- Ábila, não consigo entender a birra do Mano com ele, jogador demonstrou que tem ser titular e o Rafael Marques rende mais jogando Aberto.

    Bora Cruzeiro!! Vamos Melhorar, temos muito mais a render!!!

  46. O esquema funcionou e a estratégia de jogo também. No primeiro tempo o time não correu riscos, mas em compensação foi pouco agressivo. O empate se pintava em cores fortes. Na segunda etapa, Mano tirou um dos volantes e lançou Ábila. Aí sim foi corajoso, diante de um Santos que atacava mais, mas dava mais espaços. A entrada do Thiago Neves melhorou a criatividade no meio, já que o Arrascaeta não vinha bem (e saiu com dores). O gol nasceu num lançamento primoroso do Cabral e da frieza do Ábila, que não pode ser reserva.
    Sendo honesto, não creio muito que vamos disputar o título, mas acho que uma Libertadores podemos beliscar.

  47. Time com três volantes evoluiu bastante. Graças a Deus. Mas venhamos e convenhamos, o time pode ter dois atacantes tranquilamente. O Mano vai queimar o Rafael Marques assim como fez com Bigode, R Sóbis e Ábila. Não dá pra jogar com somente um jogador avante. Coloca logo o Ábila e mais um que o time vai voar. Saudações celestes.

  48. 1. Temos dois jogadores que acrescentarão muito ao time, Robinho e Ezequiel. O primeiro poderia entrar no lugar do Arrascaeta e o segundo ocuparia sua posição de origem.

    2. O Mano tem que parar com essa insistência de utilizar jogador que não é centroavante na posição. Prejudica o time e os jogadores que ali são escalados. Continuando, em pouco tempo veremos críticas ao R. Marques, podem anotar. Além disso, há de se considerar o aproveitamento do Ábila, acima da média.

  49. Calma lá pessoal!
    “Nem oito, nem oitenta”
    Como diria o ditado popular, nosso time (e elenco) não é dos piores, mas também precisa melhorar muito pra chegarmos ao Penta seja da Copa BR ou do Brasileirão!
    No ano passado o Inter liderou ate a 7ª rodada e dps, bom dps tds sabem o que aconteceu!
    Ontem valeu pelo futebol do 1ºtempo e pelos 3 pontos!
    Mas o início do 2ºtempo foi terrível o Santos encurralou nosso time e só não chegou ao gol, pq seus atacantes não estavam com o pé na forma!
    É bem verdade que fomos prejudicados pelo homem do apito:
    1) deixou de dar o penalty no Alisson no 1ºt;
    2 ) deixou de expulsar o Copete pela falta no Arrascaeta;
    Se bem que o Leo também merecia o vermelho pela aquela falta desnecessária no ataque no 2ºt!
    Vamos com calma!mas é muito bom estar de volta a liderança!
    Que venha o Sassa, que achem um lateral-direito, que o DM recupere os lesionados (Robinho, Sóbis, Manoel, Ezequiel – fazem falta sim) que MM de chances a LS16!
    Que venha um dos Penta!

    1. Só para lembrar: o Léo fez a falta no carniceiro (deve ter aprendido observando o açougueiro ex-franga nos treinos), que nem deveria estar em campo.

  50. Concordo plenamente com os que dizem que o futebol do Cruzeiro está sendo burocrático e sem criatividade, mas no Brasil não tem nenhum time que tem jogado um futebol acima da média, e em comparação de elencos temos uns dos melhores e mais equilibrados do país.

  51. Bom dia Cruzeirenses, é impressionante como tem torcedores que não apoiam o time d jeito nenhum. Acho que se fôssemos o Barcelona ainda teria pessoas para reclamar. Como exemplo cito a implicância com Henrique e Leo. Os dois estão jogando MUITO sim, só não enxerga que não quer. Para muitos aqui o Cabral não merecia ser titular, agora estão vendo a falta que ele faz. Fábio, um monstro no gol e tem gente que não vê. Com os pés no chão vamos caminhando. Não somos imbatíveis mas temos um bom time que pode brigar sim por títulos este ano. Só temos que apoiar, ir ao estádio e fazer nosso papel. Como sempre excelente matéria PH. Parabéns!

  52. Vamos com calma, um absurdo deixar Abila no banco,R. Marques chegou tem uma semana e já tomou a vaga, isso pode rachar o grupo na minha humilde opinião, esse esquema o Mano começou no inicio do ano com ele, o Robinho que machucou por isso ele mudou o esquema, quando o Robinho voltar tem que colocar o Hudson na lateral direita pq Romero não tem condições nenhuma jogar na l. direita, o santos pouco que atacou foi sempre pela direita, Romero não consegui marcar nenhuma jogada pelo lado direito,( ele é um bom reserva de volante) vamos precisar dele, a torcida tem que entender que o cruzeiro tem um elenco bom somente bom mesmo nada mais do que isso. gostaria de fazer uma analise de cada jogador e pedir opinião de vcs. Nossos goleiros nota 10, Lateral direita Ezequiel ( bom reserva defensivamente bom mais não sabe apoiar, Lennon (difícil avaliar mais é ofensivo tem que justificar quem pediu a contratação) zagueiros: Léo (bom reserva nada mais do que isso tem uma boa regularidade quando temos confiança ele entrega), Cainunca ( bom reserva tbm péssimo na bola aérea não ganha nenhuma, Mito ele 80% melhor que todos, Manoel ótimo zagueiro, L. esquerda D. Barbosa bom jogador, Bryan reserva do reserva só apoia não marca ninguém, Volantes: todos de qualidade Meias: qualidade boa alguns jogadores não pode ter para um time que quer ser campeão Elber e Alex fracos, Rafinha e Alisson bons reservas, T. Neves ainda não jogou 50% que já jogou na carreira mais tem o ponto positivo que ele faz gol tem estrela, Arrascaeta bom mais não é o jogador que decidi a partida quando precisa, Atacantes: P mim todos do mesmo nível, Time ideal todos a disposição: Fabio, Hudson, Dede,Manoel,D.Barbosa,Henrique, A. Cabral, Robinho, T.Neves Sobis e Abila ! Por isso que acho que o time do cruzeiro é bom mais com a dedicação do time acho que tem chance de brigar para ser campeão o time fechar com o mano como foi feito em 2015/2016, temos bons reservas. fica a minha observação e acho que vale a opinião de todos, abraço e ótima semana para todos!!!!!!!!

  53. Bom dia PH e nação cinco estrelas! Só um detalhe muito importante: temos 7 pontos junto com o curintia. Porém, enfrentamos São Paulo, Santos e Sport. E eles (se não me engano, Chapecoense, Vitória e Atlético-GO)? Já pensaram nisso? Até o presente momento estamos muito bem no campeonato.

  54. O esquema do Mano é com 3 volantes e não adianta tentar jogar de forma diferente. Querer colocar 3 meias e que eles ajudem na marcação é besteira, melhor mesmo deixas 3 volantes marcando e dois meias somente cercando e armando. Outra coisa, joga Alisson ou Arrascaeta, os dois como armadores não dá, eles tem medo de chutar para o gol. O Thiago Neves, mesmo com toda lentidão, ao menos chuta pra gol. E o Abila não pode ficar fora. É o único jogador que temos que sabe jogar dentro da área, não adianta inventar, nem na várzea se joga sem homem de área…

  55. Mais um jogo onde os 3 pontos são o motivo da comemoração. Time continua com os mesmos problemas e dificuldades. Mas como ganhamos já tem gente elogiando até o Leo que não fez nada de extraordinário e cometeu as falhas de sempre. E vou falar mais uma vez para os esquecidos. ARRASCAETA NÂO JOGA PELO MEIO. Aprendam isso. Ele foi destaque do time com gols e assistências jogando pelo lado. Vejo todos, ate o PH elgoiando o Alisson, mas as várias arrancadas pelo lado dele não resultaram em NADA. Aí me fala, quem vc prefere puxando aquelas bolas pelo lado, ele ou o Arrascaeta? Eu prefiro o segundo. 3 volantes pode ser uma boa opção mas com o Henrique no banco e o Hudson na cabeça de área. Ele não tem qualidade pra atacar e nem consciência pra isso. Hudson na frente da zaga com Romero e Cabral teremos 3 volantes que vão fazer a diferença. E alguém aí me explica a diferença que o RMarques fez em relação ao Ábila que não seja não estar no meio da área quando a bola passou? Mano demorou vários jogos pra mudar alguma coisa e o fez em Luz da volta do Cabral e contusão do Rafinha. Parece acertar mais por sorte.

  56. Jogo bom, com o time atacando desde o início, mas o Cruzeiro ainda finaliza pouco e mal.
    Defesa mais segura com este esquema de 3 volantes e Romero na lateral.
    Ariel é inteligente e técnico e não pode ser reserva.
    Ábila é nosso melhor atacante e não pode ser reserva, se estivesse em campo teria feito gol no 1º tempo.
    Rafael Marques não é centroavante, deve ser reserva junto com Rafinha.
    Dedé tem jogado bem, tomara que não tenha se lesionado, pois Leo não é confiável e é lento, vide o lance homem a homem com o Bruno Henrique no qual o Fábio nos salvou com bela defesa.
    Thiago Neves, ainda reserva, pois não está 100%, mas tem estrela o rapaz.
    Caicedo não é mau jogador.

    Não sou iludido e penso que falta muito a melhorar, mas não me esqueço da boa coincidência:
    2003 – 2×1 na Vila – campeão.
    2013 – 1×0 na Vila – campeão.
    2014 – 1×0 na Vila – campeão.
    2017 – 1×0 na Vila…

  57. O esquema com tres volantes deixa o time compacto e a defesa segura, porem é preciso laterais agudos para compensar, vejo Arrascaeta perdido sem o R. Sobis, o uruguaio ate tenta as jogadas, mas não tem com quem tabelar, Alisson fica preso na esquerda, não faz o facão e sempre tenta a mesma jogada cortando pra dentro com a bola dominada, nenhum de nossos volantes tem a infiltração como característica, Cabral otima saida e lançamentos, vide jogada do gol, Henrique pilar central da defesa e passe de segurança, Hudson destruidor de jogadas e passe de segurança, então cabe aos laterais subirem e darem opção ao ataque, mas de um lado o esforçado e raçudo Romero improvisado, do outro o otimo D Barbosa “atrapalhado” pelo posicionamento do Alisson. Nesse desenho seria melhor sacar o Arrascaeta e colocar o Abila, pois definitivamente o falso 9 não encaixa, o verdadeiro 9 entrou e criou oportunidades que ate então não existiam, R. Marques joga melhor na linha de 3, como ele mesmo frisou, fazendo a função do Saudoso R Goolart. Estou contente com os RESULTADOS, mas gostaria de ver meu Cruzeiro jogar com autoridade, a defesa melhorou, mas quero ver gol.. quero ver chances claras serem desenhadas e acima de tudo um futebol que escola Cruzeiro Esporte Clube merece. Salve Nação Azul.

  58. Ganhamos, que bom, mas o Santos finalizou muito mal, não é sempre que isso vai acontecer. A vitoria não vai apagar o fato que Léo é fraco, lento, não seria titular em nenhum time de ponta da série A. Faz tempo que Arrascaeta não está produzindo, é um a menos em campo, entretanto, não vai para o banco, porquê?. Romero não deu certo na lateral direita, ou faz penalti ou deixa uma avenida, porquê continua? Pelo discurso de coerência mantido pelo MM, Rafael Marques deveria entrar aos poucos no time, ficou perdido no jogo, só ganhamos porque Arrascaeta machucou e Tiago Neves e Abila entrou, senão ficaria naquele lenga lenga.

  59. Pqp qebando de torcedores nojentos, so sabem reclamar e mais nada, seus chatos vao para o mineirao cantar e descruzem os bracos, e vamos torcer inves de ficar reclamando bando de bunda moles.

  60. No post logo após o empate com o Sport Recife o nosso jovem bloguista cruzeirense como nós e que tenho certeza absoluta quer ver nosso time sempre no auge criticou veementemente o Mano Menezes por ter o técnico dado folga ao jogadores após a viagem de volta a BH.
    Ontem logo após a derrota do Grêmio para esse mesmo Sport Recife,o Renato Gaúcho foi indagado por um jornalista o porquê dele ter entrado com o time todo reserva ,ele foi enfático na resposta “se eu não desse folga para todo o time titular eu certamente ia perder alguns jogadores para a partida contra o Fluminense que é decisiva.
    Além de dar folga aos titulares foi pedido aos mesmos que nem treinassem tanto o desgaste que o time esta.
    Nós que somos leigos as vezes cometemos injustiças,deveríamos ouvir médicos,fisioterapeutas,preparadores físicos e fisiologistas,infelizmente não fazemos isso.

  61. Mano foi muito bem hoje. Mesmo com 3 volantes marcou em linha alta, não deixou de jogar. Quando substituiu foi ainda mais pra cima. Hora dos cornetas darem a cara a tapa. Henrique jogou muito, só não vê quem tem realmente pecuinha com o atleta. Cabral mostro, realmente. Falta um capricho, e qualidade maior, no penúltimo passe e finalização. Mas foi muito bom o que vimos; vamos comemorar. Dalhe cabulosoooo!
    Abraços PH

  62. Engraçado esse pessoal que se diz torcedor do gigante azul; quando o time perde aparece um milhão de comentários, cada um mais desconexo que o outro; quando o time vence, como ontem, jogando muito bem, na minha opinião, alguns poucos mostram a cara e mesmo assim criticando mais do que elogiando. Não sei não, mas acho que a verdadeira torcida azul, aquela que é exigente sim historicamente, mas que também sempre foi reconhecedora quando o time mostra serviço, acho que tá em extinção. Como em outras épocas, apesar de haver algumas coisas que não nos agradam lá pelos lados da toca II, acho que precisamos apoiar mais. O time é esse aí, o treinador é esse aí e infelizmente ainda temos que aguentar o Gilvan e sua turma até o fim do ano. Se jogarmos juntos com o time, como fizemos em 2013/2014 quando fomos bi brasileiros e 2015/2016 que lutamos contra a degola, teremos amplas chances de ganhar alguma coisa esse ano. N minha opinião, jogador joga, treinador treina e torcedor torce. Simples assim.

  63. O elenco do Cruzeiro é bom sim. Jogar com três volantes já foi uma grata surpresa. Mas alguns conceitos precisam mudar. O Arrascaeta ou o T Neves podem muito bem jogar lá na frente ao lado do Ábila. Tadinho do R Marques, ficou isolado no ataque cabeceando bola pro alto. Quando o T Neves entrou com o Ábila os dois foram pra cima e “surgiu” alguma chance. Vamos Cruzeiro.

  64. Como já havia comentado,este á o esquema do cruzeiro.Mas leo na zaga não dá,viram a dificuldade dele em acompanhar o atacante naquele contra ataque do santos,em partidas decisivas isso faz a diferença.O arrascaeta tá precisando de um choque de 1300 v.

  65. Para os que dizem que Ábila não dá assistência, este jogo veio a comprovar o contrário. Deu duas bolas açucaradas para Thiago Neves. Na primeira o Thiago foi fominha, poderia ter devolvido pro Äbila e acabou perdendo. Na segunda, foi açucarada demais e fez o gol. Äbila mudou o cenário do jogo, com sua entrada tudo mudou. Ele DEVE SER O TITULAR e Rafael Marques ou reserva ou jogando junto. ! O tempo dirá!!!ÁBILA!!!!

    1. Será que o paneleiro do Mano enxerga o que nós torcedores vemos a cada jogo e sugerimos? Veja a (in)coerência dele: o Rafael Marques nem bem treinou já vira titular. Já o Ábila é só banco, mesmo fazendo gols e jogando com garra!
      É duro aguentar uma diretoria preguiçosa, incompetente, omissa igual a esta que usurpou o trabalho do Alexandre Mattos para se vangloriar de um bi de vitórias mas, que comete um tri de desastres, de vexames e de desadministração. Não tem força para vetar juízes desonestos como o de ontem que avalizou com sua parcialidade uma quase inutilização do Arrascaeta e deixou de marcar penal escandaloso em Álisson, que aceita imposições de todo mundo e se acomoda diante de todas as exigências dos negociadores. Vejam o caso Ábila, a negociação com o Sassá, com Rafael Silva no Guarani e Pitbul no Naútico.
      Para os adoradores do MM, um alerta: jogar buscando a regularidade é mediocridade e não ganha título algum. Desde 2015 nada ganhamos e com este paneleiro teimoso na direção do time não chegaremos nem ao G-4. A Chape vem ai para mostrar aos cruzeirenses deslumbrados com o MM que ele já é um técnico ULTRAPASSADO e desmotivador!
      Ganhar, vencer é ótimo, mas com merecimento! Na era Mano isto não tem ocorrido por pura teimosia dele. Estamos no final de MAIO e só agora ele aceitou atender a torcida para mudar o esquema de jogo adotando os 3 volantes! BURRO, BURRO, INCOMPETENTE! Jair, Mancini, Guto e Carilli com elencos inferiores o mesmo tempo de trabalho apresentam trabalho bem melhores ou estou inventando?

  66. Agora o Botafogo não quer o Marcus Vinicius – a verdade é que ele deve ta “bichado” (lesionado pra quem não entende as girias do mundo da bola!
    Enfim eles querem um atacante, olha aí foi empresta o Rafael Silva de graça ao Guarani, será que não dá pra disfazer o negócio???
    Tem também o Halef Pitbul no Santa Cruz, fazendo muitos gols, manda o Marcus Vinicius pra lá, pro Santinha não dá pit, e troca o Pitbull no Sassá!
    Soluções existem, é só querer!

  67. PH,
    Continuo acreditando que o MM é o principal problema do maior de minas, e quando ele sair, vamos ser campeões, isto se a nossa fraca e nada transparente diretoria não fizer outra besteira e contratar um técnico a pedido de algum empresário.
    Quanto ao time contra o santos, a meses que a torcida recomenda jogar com 3 volantes, inclusive você mesmo aqui neste espaço, já falou algumas vezes nesta formação do meio.
    Ontem o MM somente fez o que a torcida pede a muito tempo, continuou errando ao expor o Romero na lateral direita, está claro que ele não sabe jogar ali, se não temos lateral (compramos “não sei porque” o Lenon) para nunca jogar, o ideal seria o Hudson de lateral e o Romero de volante.
    O Arrasca está mal a muitos jogos, e já devia estar no banco, acredito que se tivessemos um diretor de futebol, já deveria tê-lo chamado para uma conversa e entender o que está acontecendo com este jogador, pois ele sabe jogar bola, mas parece com problemas físicos e totalmente sem nenhuma motivação para jogar. O Arrasca deveria ter vergonha de ver seus colegas dando o sangue em campo e ele devagar, devagarinho e parado.
    Assustador como o futebol do Diogo Barbosa caiu, tenho a impressão que ele está esgotado fisicamente, está preso em campo. Este é mais um caso para um diretor de futebol verificar, ele é muito habilidoso e era muito voluntarioso para sumir asssim em campo, tem algo errado.
    Caso Sassá : Qualquer dirigente por mais bôbo que seja, consegue literalmente “passar a perna” ou utilizar a má fé da nossa diretoria para fazer negócios péssimos para o clube. O bostafogo quer passar um jogador mediano para baixo, mal elemento, que não tem a menor ideia de profissionalismo, em fim de contrato, que não vale nada, como se fôsse craque de seleção para o maior de minas, ah! aí já passou dos limites.
    Se MM ouvir a torcida e manter 3 volantes, o Arrasca não jogar, colocar o Hudson de Lateral e o Romero de volante, o RM/TN na posição correta, e o Ábila de centro-avante, com o Rafinha, TN/RM, entrando no segundo tempo, vamos ganhar os próximos dois jogos da Chape.
    #CruzeiroSempre

  68. Belíssima vitória!!!! Santos na Vila é sempre complicado e acredito que nossos melhores anos no Brasileiro de pontos corridos foram com vitórias sobre eles e sobre o São Paulo. Início promissor!!!!!!!

    O esquema com 3 volantes já era pedido pela maioria dos que comentam aqui nesse espaço e se mostrou acertado, conseguimos ter mais a bola, esfriar o ímpeto santista e acertar mais passes, parece que nesse esquema os jogadores estão mais próximos, compactos. Outra coisa que observei, nesse esquema ainda falta o volante que agrida mais o adversário como elemento surpresa e chutes de fora da área, nenhum dos 3 têm essa característica e acredito que Robinho entrará como uma luva no lugar do Henrique, passando Hudson pra primeiro volante.

    Pra não falar apenas sobre coisas boas me assustei com o Léo na corrida com o Bruno Henrique, parecia que nosso zagueiro tinha uns 200kg, meu Deus!!!!!!! Falta mais desses passes que rasgam a defesa no nosso meio campo, Ariel foi excelente no lance do gol, mas precisamos mais disso nos 90 minutos, a impressão que tenho é que a movimentação do Ábila propiciou ao Cabral a busca pelo passe, causa e consequência. Por isso o centroavante argentino é tão essencial, com todo respeito ao Rafael Marques, mas fosse ele ali iria tentar o pivô e não sairia a movimentação. Romero, muito esforçado, se entrega nos jogos, tenta ajudar de todas maneiras, mas é dose num clube gigante como o nosso termos que improvisar. Inadmissível!!!!

    No mais é comemorar essa vitória com os pés sempre no chão. Quero ver mais desse time em casa, em que a retranca será adversária e teremos que buscar o gol!!!!

    abraços!!!

  69. Arrascaeta fora por levar uma tesoura, e ninguém da diretoria, comissão técnica e torcida se indigna. A vitória mascara muita coisa isso é preocupante. Vamos acordar!!!!

  70. Tem hora que precisa perder mas não deveria ser assim. Infelizmente as críticas não são muito aceitas quando o time ganha. Isso é um erro, temos que saber enxergar os defeitos do time também nas vitórias. Ganhar não significa que está tudo bem nem perder quer dizer que está tudo ruim. Quando alguém ve problemas em um time em uma vitória não deveria ser chamado de corneta. O ideal é que os problemas sejam corrigidos antes que as coisas fiquem ruins para que não seja necessário perder para corrigir os problemas. Talvez seja essa uma mentalidade que falta para o time manter sempre em alto nível.

  71. É difícil, mas fazer o que, enquanto irmos somando pontos o sol vai sendo tapado com a peneira, o dia em que ganharmos de 2×0 vou fazer uma comemoração extra com a família, mas ai podem dizer que 1×0 ou 10 x 0 valem os mesmos 3 pontos, e é verdade, só que um gol tomado ou um gol a mais pode dar um título no final do ponto corrido, e já que o Ábila não consegue convencer o mano eu achava que o Sassá pudesse mudar seu pensamento, mas agora é o botafogo que está emperrando o negócio, pois não quer um meia e sim um centro-avante na troca, êta negociação difícil.

  72. Gostei muito do comentário do companheiro de blog Ed, entre outros. Já o Marcelo, acho que assistiu a outro jogo. Acho que com a volta do Robinho o time pode melhorar consideravelmente, além de precisar melhorar a trama para o arremate final. Lamentável a contusão do Arrascaeta, faz parte do futebol, mas não dá forma como foi. A diretoria precisa tomar uma providencia perante ao STJD, isto mesmo, devemos coibir a violência….
    Com as opções que temos no plantel e a volta de jogadores importantes do
    DM a tendência é que o time venha a melhorar, até porque em jogos contra times famosos o jogo fica mais aberto e as oportunidades aparecem. Foi o que aconteceu no jogo de ontem, naqueles dois contra ataques que resultaram em 1, mas que poderia ser até mais gols..Mas valeu pelos 3 pontos………….Saudações Celestes.

  73. Leio todas as suas crônicas sobre o cruzeiro acompanho esse blog desde o ano passado, e gosto muito apesar de ser torcedor tem uma análise bem relevante, pois não pondera para ser torcedor, eu queria sugerir um tema para vc falar e também ter opinião de outros torcedores, jogadores que estão no banco de outros times e que se encaixariam como um reserva imediato no Cruzeiro. Exemplo Cuéllar e Mancuello do Flamengo, Marquinho Gabriel no Corinthians entre outros jogadores, oq reforçaria o time do Cruzeiro para o resto do Campeonato Brasileiro e para o próximo ano uma possível Libertadores contratando apenas jogadores pontuais, quanto a Crônica de hoje temos que saber que jogar bem não ganha jogo o que ganha jogo é bola na rede, queremos ver um time com posse de bola para evitar sufocos já que a nossa zaga sem Dedé não demonstra tanta confiança, mas o time com 3 volantes ganha em questão numérica no meio campo, único problema no esquema que de ontem é que perdemos muito (já não era grande) a força do lado direito, Hudson e Romero não demonstra confiança em lances de alguma jogada individual, vimos que o Arrascaeta jogou mais pelo meio do campo e indo junto com o Alisson e o Diogo Barbosa para triangulações e uma possível bola na área para o Rafael Marques e não deu certo, e vimos ontem que o Abila tem que ser o 12° jogador do time entrar no 2° tempo já que ele não rende o esperado jogando desde o inicio, apesar de termos um elenco bom, com o Arrascaeta de fora temos apenas o Abila para vir do banco agora já que o TN vai ser titular, Elber, Alex, Raniel não são jogadores para mudar resultados de jogos e nem dá uma intensidade diferente

    1. Pára meu caro,você esta assistindo mais jogos de Flamengo e Corinthians que do Cruzeiro,Cuéllar não quis vir para o Cruzeiro,Mancuello e marquinhos Gabriel são tão normais quanto os que aqui temos,sou muito mais ficar com os que aqui temos,ou traz alguém para fazer a diferença ou temos sim que dar força aos garotos que vem da base,você disse tanto do Corinthians que esqueceu que o técnico do time promoveu uma verdadeira revolução no clube,como ele é um técnico oriundo da base,esse ano ele subiu nada mais que 7 jovens valores que ganharam a copinha em janeiro isso jamais tinha acontecido,temos muitos valores bons na base.

  74. ALELUIA! Mano mudou a estratégia e acertou, nada muito difícil pra ele, até porque já tinha utilizado esse esquema antes por aqui.

    A minha percepção dos momentos que o Cruzeiro perdeu o domínio da partida foram muito mais por qualidade do Santos que subiu suas linhas e tirou a bola dos nossos meias, acionando rapidamente os lados do campo. É um time forte apesar da ausência do Lucas Lima. Esse é um fato importante do jogo viu, pois não tinha um controlador de bola no Santos, enquanto tínhamos Cabral mito, fato que ele rende MUITO mais com essa formação, tendo dois volantes para dividir a marcação com ele.

    Agora PH, a respeito do Neves, enxergo um exagero na cobrança dele, claro que está devendo tendo em vista seu salário e status. No entanto, marcou gols muito importantes, nunca se omitiu dentro de campo. Creio que não estava com a parte física 100% e foi colocado por pressão externa. E acho ainda que não tem 100% de condição. Mas, o posicionamento dele foi muito bom nesse último jogo, ele rende DEMAIS atrás do centro-avante, sem responsabilidade de marcar, só recompondo o meio, no estilo do Douglas ano passado no Grêmio. Foi assim que jogou e bem, no Flamengo, creio que junto do Wagner Love. Bom, mais um fator para o mano manter os 3 volantes, a liberdade pra esses meias, Alisson, Arrascaeta, Robinho, Neves e até Sobis.

    Eu repetiria esse time do segundo tempo de ontem lá em Chapecó, sem mistério nenhum, Neves e Ábila teriam muitas chance de contra atacar e são mais objetivos. Deixaria o Rafa Marques pro segundo tempo pra tentar prender mais a bola e pro jogo de domingo.

  75. Nó, já caímos para terceiro colocado, por que a Chape fez 2×0. Que pena. Quinta-Feira vai ser uma pedreira segurar a “chape” lá. Uma pena que já estamos sem dois titulares: Dedé e De Arrascaeta, temos que jogar de novo com três volantes marcadores. E o Diogo Barbosa não vai poder subir muito não

  76. Olho por olho dente por dente , em contusões como a do Arrascaeta o criminoso que cometesse tal barbaridade deveria ficar afastado o mesmo tempo que o contundido ficasse no DM

  77. Depois ficam me criticando da minha implicância com maninho. Observem os comentários coerentes dos companheiros: Ronaldo, Roger, Ed e Antônio, entre outros também de muita lucides…..Vamos continuar torcendo e muito, pois plantel nos temos………PS. Vamos torcer tbm para que o mm para de tomar uísque chines…..Saudações Estreladas.

  78. Mudando de assunto, é incrível como nossa diretoria se mostra fraca. Nem um jogador problemático como o Sassá a diretoria consegue trazer (não que eu ache que ele seja muita coisa). É decepcionante isto!

    1. Diretoria trouxe Ábila, Sobis, Thiago Neves, Lucas Silva. Se isso for fraco, não sei o que é fraqueza. Ah, e eles ainda estão querendo mais reforços.
      Bom, alguém deve estar sentindo falta do Gino, do Pisano, do Miño…

      1. Perfeito PH, a diretoria foi quase perfeita esse ano, só faltou priorizar a lateral direita, e parece q não haverá contratação nessa posição, ao meu ver o único erro importante esse ano nas contratações ,mas vamos torcer para que um dos “improvisados” se tornem “especialista ” na posição.

      2. PH, sou leitor assíduo do seu blog e também um admirador das suas palavras. Mas, cruzeirense apaixonado, como você, não concordo e não defendo essa diretoria omissa. Estou sempre aqui e estarei eternamente amando meu Cruzeiro, mas, essa diretoria é rídicula. Presidente pífio…omisso, frouxo, banana etc etc etc. Não é porque o time venceu um partida que devemos esquecer os fracassos desse péssimo presidente. O Cruzeiro não disputou, na gestão dele uma série b, porque somos maiores muuuuito maiores do que o buraco daqueles que ali entram. Pois se dependesse desse OMISSO, estaríamos lá. Sou Cruzeiro sempre…apesar de você VELHO GAGÁ.

        1. Também não protejo a diretoria, mas também não posso deixar de alertar que eles também fizeram coisas boas. Nesta temporada as coisas estão bem melhores em termos de contratação. Um abraço e obrigado pela confiança de sempre!

      3. Acertou umas vezes sim, mas não quer dizer que é forte. Na minha opinião continua sendo fraca. Não é porque tenho esta opinião que quero ver as burradas que eles fizeram, voltarem para o Cruzeiro. Qual é PH!!

  79. PH”D” esta certo a diretoria vem acertando em muitos quesitos: Categorias de base, Esporte Especializados: Vôlei, bocha e etc…..Não que sejam perfeitos, que nem a nós………….né……….Ainda estou aprendendo. Ah se o maninho seguisse o exemplo……..Pelo menos ele é um b….. com sorte

  80. Não acho que o Alisson está jogando muito. Pelo contrário, acho ele péssimo. A única jogada é pegar a bola na lateral,cortar para dentro e chutar. Não dá um cruzamento e nem um drible objetivo. Quando foi segurar a bola no ataque, após cobrança de escanteio curto, voltou a bola no Fábio em menos de 20 segundos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.