Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Valeu pelos três pontos

Cruzeiro estreia com vitória no Brasileiro, mas o futebol continua não agradando. (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

É claro que não dá para deixar para trás tudo o que aconteceu nas últimas semanas. A derrota na final do Campeonato Mineiro e a eliminação precoce na Sul Americana foram um duro golpe para os torcedores cruzeirenses e para o elenco celeste. Hoje, na estreia do Campeonato Brasileiro, o baixíssimo público no Mineirão evidenciou a insatisfação dos adeptos azuis. No entanto, era preciso tentar deixar a frustração de lado para iniciar uma nova e importante competição.

Apesar do discurso de mudança proferido pelo treinador e pelos atletas após a eliminação para o Nacional-PAR, não vimos nada de novo no futebol apresentado pelo Cruzeiro nesta tarde. Mudança mesmo foi só na escalação. Fábio retornou e terá nova oportunidade para travar disputa com Rafael. Passado o período de decisões, o camisa 1 da Raposa ganhará sequência e, assim, será possível decidir quem é que vai ser o dono do gol até o final do ano. Na zaga, Dedé ganhou a vaga de Caicedo e formou dupla com Léo. Na lateral-direita houve improvisação. O argentino Lucas Romero ocupou a vaga deixada por Mayke. E, por fim, no meio-campo, Alisson foi o substituto de Thiago Neves.

O primeiro tempo foi bem medíocre. Cruzeiro e São Paulo estavam com medo de jogar. Faltou criatividade, ousadia e atrevimento. Quando um time tinha a posse de bola, o outro se fechava na defensiva e, então, o jogo ficou bem burocrático. Jogadores trocando passes e nada mais. Fábio e Renan Ribeiro nem tiveram muito trabalho. Tinha tudo para ser um 0x0 e uma estreia melancólica da Raposa.

E só não foi melancólico porque na etapa final Alisson entrou bastante motivado e empenhado a fazer a diferença. E fez. Partiu para cima, cruzou rasteiro e o Abilão da salvação empurrou a pelota para a rede. Depois disso, o Cruzeiro se propôs a jogar no contra-ataque e esperou o São Paulo errar. Mais do mesmo do que temos visto. Mano até colocou um terceiro volante para fechar a casinha. 1×0 era goleada. Levando em conta o psicológico abalado da equipe, o adversário que sempre nos complica nos pontos corridos, os seis desfalques e a importância de estrear com o pé direito no Brasileirão, considero que o 1×0 valeu pelos três pontos. Todavia, o torcedor não está nada satisfeito com a postura dos jogadores e com a filosofia de jogo do treinador.

Os destaques do jogo de hoje, na minha visão, vão para o empenho e a raça de Alisson no segundo tempo e a atuação firme do zagueiro Dedé. O retorno de Fábio também foi bom. Seguro como sempre. Lucas Romero na lateral-direita não comprometeu e ele jogou bem por ali enquanto esteve em campo. O que continua não agradando é a postura dos jogadores, a atuação tímida do uruguaio De Arrascaeta e o futebol pouco vistoso. Valeu pela vitória, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Se o time conseguir uma sequência positiva neste início de campeonato e ganhar reforços do Departamento Médico (e contratações), pode ser que lá na frente estejamos falando sobre exibições mais convincentes do nosso clube. A esperança é a última que morre.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

153 thoughts to “Valeu pelos três pontos”

  1. Se todos os jogos forem assim, o time custar a conseguir fazer 1 gol e depois cair na retranca como time pequeno, prevejo muito sofrimento da torcida até o final do campeonato, como dizia Adilson Batista vamos aguardar…

  2. O que me preocupa no cruzeiro é o departamento médico, tem vários jogadores importantes Ezequiel, Manoel, Robinho, Cabral, e agora Rafael Sobis e Tiago Neves. São praticamente 6 titulares e o grande problema é que os caras vão pro DM e demoram demais a voltar. Agora teremos dois jogos fora difíceis Sport e Santos. Vamos ver se o Mano ajeita o time para dar um pouco de segurança. Saudações celestes.

    1. Ewerton Vieira, como você disse, teremos dois jogos fora, aqui dentro da nossa casa o treinador está jogando na retranca, sabe lá meu Deus como será. As substituições equivocadas continuam, tirar Rafinha estava dando o sangue em campo e deixar Henrique sonolento é um absurdo, reveja os seus conceitos técnicos treinador, estamos de olho!

    2. De todos os que estão com lesões Manuel e Ariel Cabral tiveram que passar por cirurgias aqui no Cruzeiro ou em qualquer outro clube do mundo cirurgias requer um tempo de cicatrização,depois vem fisioterapia,depois passa para o departamento físico isso tudo é normal,os outros jogadores todos foram lesões musculares e nenhum jogador gosta de ter lesões musculares,muitos jogadores encerram a carreira prematuramente por causa de lesões musculares,o Rivelino campeão mundial em 1970 é um exemplo disso,nunca pode esquecer que quando um jogador lesiona para ele estar apto para voltar além da liberação médica tem também que ter a liberação da fisiologia,fisioterapia e por último o departamento físico é errado ficarmos aqui malhando o departamento médico do clube,ele não trabalha sozinho.

      1. SERGIO 5 ESTRELAS
        Vamos juntos fazermos uma pesquisa sobre o DM do nosso clube?
        Sem paixão, vc. se lembra de quantos jogadores que por la passaram e nunca mais jogaram., ? vc. se lembra que alguns até se negaram a serem operados pelos médicos do Cruzeiro?
        Vc., se lembra que o PERRELA LADRÃO, um dia perdeu a paciencia com este DM e mandou todos embora incluindo o RONALDO NAZARÉ?
        Nao é perseguição ao DM e aos profissionais de la não amigo Sergio, é incompetencia mesmo, Não vou ficar aqui falando dos jogadores antigos, do tipo Vitorino, do Dracena que arrumou um banzé por não querer ser operado aqui e sim com o Joaquim Grava do Corinthians, vou só te lembrar que para poder estar ontem em campo, apos duas cirurgias aqui mal sucedidas, teve que fazer mais uma no EUA, o Dedé voltou,. mais veja , cadê Judivan?

        Eu poderia ficar aqui a lhe falar de um monte de jogador que por la passa e de lá nao sai. e se sai, volta logo, sinãl que voltou fora do tempo, compare com outros DM e veja a diferença.
        Ja virou piada este DM celeste, não gaste seu vocabulario para defendê-los , eles não merecem.

  3. Ir ao estádio assistir a jogos desse tipo é deprimente. Não é possível que alguém goste do time jogando dessa maneira, ainda que ganhe como hoje. Esse treinador é ridículo, medroso, e sua personalidade se reflete no time. Eu não torço nunca por derrota do cruzeiro, mas quero esse cara fora logo. Será que vão esperar ser eliminado pela chapecoense pra demitir???

    1. Eu acho que não vão demitir.O esquema de jogo do Mano não vai deixar o time no Z4 mas também não dá ficar no G5 a longo prazo.E eu acho que essa diretoria já está pensando agindo tipo fim de mandato ,trouxeram o Rafael Marques numa troca sem gastar nada e vão levar esse time numa posição intermediária no Brasileiro .Vamos ganhar jogos de um a zero e provavelmente perder muitos jogos fora de casa.Mano é um treinador sem imaginação ,teve que escalar o Ábila pq ficou sem jogadores pro seu esquema com falso 9.O time ganhou ,o que sempre é bom mas não vi grande exibição ,achou aquele gol numa falha do Maicon e depois foi pra retranca e segurou o resultado.

    2. Se tivesse nome bom pra substituí-lo podia até ser, mas melhor eliminado e ele ficar o Brasileiro todo pra brigarmos por Libertadores, objetivo mínimo do ano. Contratar um treinador fumo, poderia piorar tudo deixar o time irregular e aí mais um ano de meio de tabela….

      1. Levir Culpi é infinitamente superior ao Mano, e sem essa de “identificação com o rival”, ele saiu de lá chutado e todo mundo tem identificação com dinheiro no bolso, uma boa proposta e eu acho extremamente improvável ele não vir.

          1. Joga um salário de 700 mil na mão deles pra ver se não vem correndo, o Cuca principalmente porque é um mercenário de mão cheia. A identificação com um clube acaba na hora que o dinheiro cai na conta.

    3. Deixa de ser ridiculo meu caro, o Mano tirou o cruzeiro do buraco e agora ta tentanto arrumar o time de novo; relembro aqui que se tivessemos ganhado das galinhas tudo seria diferente e ninguem pode culpar o mano se o Tiago Neves nao quiz virar aquele jogo!

      1. Vc é burro? A questão não é resultado, é a maneira como joga. Esse futebol horroroso não ganha título não. Parece que pra torcida do cruzeiro o importante agr é não correr risco de rebaixamento. pensamento medíocre. Vcs merecem esse mano mesmo. Ficar satisfeito de não perder de goleada. Ficar em 9º tá ótimo né

      2. JOSE – Vou ser advogado de quem vc. chamou de ridiculo., mesmo sem conhece-los.
        MM é isto que vc. falou, treinador para tirar time do buraco da B. só isso, rídiculo amigo, é ter que ir contra as nossas raizes, de jogar na defesa, de lutar com unhas e dentes pelo 1 x 0, isto sim é que é ridiculo.
        Outra coisa amigao inteligente, nós perdemos o titulo não foi contra as galinhas nao, foi jogando um futebol pifio contra Tombense e URT, , contra elas, foi só passar atestado de incompetência.
        Mas ha quem goste e este é seu caso., técnico que vai contra todas as tradiçoes do clube, que joga contra o nosso DNA.
        Pela ordem; os culpados são em primeiro lugar a diretoria. Mas também o que se pode esperar de uma dupla desta? BROA MOFADA e seu escudeiro PORTEIRO DE BUATE o VICINTIM? em segundo lugar este técnico que só é bom para jogar na defesa e se especializar em jogar a B.
        Pergunto? o que este infeliz ganhou até aqui? qual o seu maior feito?
        Prepare amigo para o sofrimento, em casa será sempre assim 1 x 0 e fora vai ser sempre um parto ganhar os jogos.

      3. Jose, o MM não tem culpa de jogadores sem condições físicas não fazer gol, mas tem culpa se os escala e deixa o goleador na reserva por que ele não sabe marcar. Na visão dele Romário, Dadá, Dinamite, dentre outros, seriam banco.

  4. O questionamento sobre Henrique acho injusto pois se fosse outro não cobraria correndo! Mas acho que Raniel pode se torna titular em breve como um meia atacante! Assim talvez teríamos mais ataque nas partidas!

    1. PEDRO FELICIANO – Vc. nao concorda que para ser jogador de um gigante como o Cruzeiro, isto que vc. diz do Henrique é muito pouco não?
      Veja; ele não toma bola de ninguem, e quando a tem, nao sabe o que fazer com ela.Eu ja defendi muito este jogador, mas acho que o tempo dele ja deu.
      O problemas, é que não temos um outro para o seu lugar, o LS, quando jogou não mostrou ser muito melhor nao.
      Pense nisso amigo cruzeirense.

  5. Sem querer criar polêmica, o que o Mano esta fazendo com o Cruzeiro é uma covardia, da tristeza um time da história do Cruzeiro marcar um gol na esperteza e na falha de marcação da zaga do SP se encolher e transformar 10 homens de zagueiros ficando escolhidos na defesa para segurar resultado dentro de casa é muito triste.

  6. Realmente o futebol foi fraco e ter menos posse de bola em casa contra um time fraquíssimo como o São Paulo é de dar dó. Vejo o CRUZEIRO sem motivação para atacar o adversário como sempre o fez, nunca foi time de esperar e sair no contra ataque, o time está mal treinado e mudou seu jeito de jogar, não nos iludamos mais uma vez pq o time paulista é muito fraco. Se não houver falha do adversário ou o jogo termina empatado ou perdemos na maioria dos jogos.

  7. Nunca fui de ficar criticando trabalho de treinador e etc. no começo do ano cheguei a comentar com alguns amigos que o Mano poderia ser uma boa opção e que esse ano seria de vitórias e títulos, porém o Mano não esta colaborando, para mim já deu o que tinha que dar, o trabalho do Mano em aproveitamento, tá parecido com o do Devid no Ano passado, Perdeu 2 jogos que não poderiam perder, porém em fase diferente no Mineiro e em Campeonato diferente (Devid Primeira Liga, Mano Sul Americana), time apresentando Futebol feio, Atacante que não chuta a Gol (Pelo menos os atacantes com o Devid chutavam ao Gol) não querendo falar que o Devid deva voltar a Treinar o Cruzeiro, mais, continuar com o Mano Menezes até o fim da temporada é a mesma coisa que não querer ganhar Títulos.
    Espero pagar lingua, mais não vejo o Cruzeiro sendo Campeão da Copa do Brasil e nem do Campeonato Brasileiro com essa postura Ridícula que o Mano Menezes tem adotado.

  8. P.H. mais uma bela crônica. Realmente um jogo sofrível. Sofrí do princípio ao fim. E é isso mesmo só valeu pelos três pontos. Para o Cruzeiro voltar a ser grande, precisamos tirar o Leo da Zaga. Ele é muito fraco. Qunado ganha alguma jogada ele dá um bicão pra frente e o adversário vem denovo. E o Henrique, hein? É bananeira que já deu cacho, tem que ser substituído imediatamente. Agora vai ser fora de casa, sofrimento em dobro. Abraços pessoal.

  9. Meu Deus !! Parecia jogo de série B!!!!!
    Pelo menos valeu a pena ter Lucas Silva e Dedé no time . O Rafinha pipoca demais e ano conclui bem seus avanços . Já mencionei antes aqui que o elenco é bom só que o time precisa ter identidade . O cruzeiro sempre foi time de jogadores técnicos e não tem como Lucas Silva ficar de fora e esse Diogo Barbosa É espetacular .
    E isso aí PH . Não gostamos do que vimos no geral ainda está claro que o Mano faz um gol e da a chance em seguida de sofrer sem a bola . Tá difícil

  10. É meus amigos temos que ter esperança mesmo , ainda mais com o elenco que temos , e com mais umas 2 contratações acho que talvez as coisas entre nos eixos , agora na minha opinião esse esquema tático do Mano não vai dar certo ,pois estamos quase no meio do ano e o time ainda não deu liga , talvez o principal problema desse esquema tático seja a questão dos atacantes terem tanta obrigação de voltar pra marcar , agora já que não esta dando certo porque estão que o Mano não volta a aquele esquema tático de 2015 com três volantes , naquela época deu muito certo pois os atacantes tinha menos responsabilidade de marcação , vou deixar aqui a minha escalação : fabio , Ezequiel , Manoel , Dedé e Diogo Barbosa , Hudson , Ariel , Lucas Silva e Tiago neves , arrascaeta e abila .

    1. Tomara que não e alguma coisa mude, mas com o Mano mesmo se tivéssemos um ataque com Méssi, Cristiano Ronaldo e Neymar ele ainda jogaria com eles atrás da linha da bola, se até hoje ele não mudou seu conceito sobre futebol, dificilmente ele mudará suas metodologia medrosa de jogar.

  11. Ok PH,otima visao da situacao.Para mim, esta e a primeira competicao importante do Cruzeiro no ano.Fabio ok,Dede otimo.Inicio do jogo de matar,Alisson(allison),estragou seus primeiros 5 passes no ataque,cheguei no momento a concordar com seus criticos.Mas o Henrique(Outro adorado pelos nossos colegas),inteligentemente(para o desespero de muitos),lançou rapidamente o inutil Allison,que lançou outro inutil(Abila),para estufar as redes do SP,e nos garantir inuteis 3 pts.Kkkkk! ….Kkkkk! kkkkk! Sport, your worst nightmare will come true next blessing weekend,kkkkk!

  12. Esse tal Lennon é horrível, mais uma draga que veio para o Cruzeiro.
    Um time que tem os jogadores, que tem um elenco muito bom, não pode dentro do Mineirão se apequenar como o Cruzeiro fez em vários jogos está mais do que provado que o Mano Menezes é um técnico para apagar incêndio tipo de 2015 e 2016, mas quando tem um elenco qualificado na mão não sabe o que fazer.
    O Mano não ganha um título importante desde 2009, o time do Cruzeiro joga um futebol medíocre destoando da sua história de grandes conquistas.
    Ou seja, mais um ano ruim sem nada a comemorar é isso que nos aguarda.
    Queria que Abel Braga estivesse dando sopa, com elenco muito pior que o do Cruzeiro consegui fazer o Fluminense jogar para frente e ganhar.

  13. ALÉM DOS 3 PONTOS, O JOGO VALEU PRÁ MOSTRAR QUE ALISSON PODE VIR A SE TORNAR UM GRANDE JOGADOR SE MOSTRAR SEMPRE A DETERMINAÇÃO E A VONTADE DE GANHAR QUE MOSTROU HOJE. TAMBÉM SERVIU PARA MOSTRAR QUE ROMERO PODE SE TORNAR ABSOLUTO NA LATERAL DIREITA, POIS ALÉM DE TER UMA BOLA MUITO MAIOR DO QUE OS OUTROS, TEM TRAQUEJO PARA ATUAR POR AQUELE SETOR, TANTO DEFENSIVA COMO OFENSIVAMENTE. A LAMENTAR APENAS A COSTUMEIRA FALTA DE ORGANIZAÇÃO TÁTICA DO TIME E A INCRÍVEL RECUSA EM JOGAR NO SEGUNDO TEMPO. NO FRIGIR DOS OVOS, ABRIR O CAMPEONATO GANHANDO DE NOSSO MAIOR CARRASCO JÁ É UM ALÍVIO.

  14. A entrevista do Fábio após o jogo mostra como está o ambiente no Cruzeiro, vir a público e dar declarações que não concorda com as opções do treinador, mostra que não há comando nenhum na equipe, mas cá para nós Fábio, você com tanta experiência dando lenha para a impressa galinática colocar crise no Cruzeiro não pode!
    Hoje, o jogo era o esperado com tantas baixas, hoje era na raça e coração no bico da chuteira, pois na técnica esse time já mostrou na quarta que não tem!

    1. Flávio, pensei o mesmo, e sugiro que o PH faça um poste sobre o assunto.
      Na minha visão, a declaração do Fábio foi muito estranha, principalmente com sua escalação “repentina”. Além de criticar abertamente o MM, ele colocou como se tivesse direito a titularidade de forma indiscutível, direito adquirido, sendo que há muito tempo ele vem falhando em alguns jogos, mostrando carências, apresentando até mesmo indícios de estar fora de forma.
      Será que a volta do nosso camisa 1 não foi uma tentativa do MM de melhorar o ambiente interno, porque, com certeza, o Fábio tem muito poder de mobilização nos bastidores.

      Indo além, e essa é a sugestão de post, como fica a situação do Rafael? Jogando em alto nível como ele está, com 28 anos e dada a escassez de grandes goleiros em várias equipes, no Brasil e no mundo, acho que é questão de tempo para ele receber uma proposta melhor e sair do Cruzeiro, pior, talvez até para reforçar algum time no Brasil.
      É a hora do Cruzeiro se planejar estrategicamente, tenho o Fábio como um dos meus ídolos, mas o que é melhor: termos o Fábio por mais uns 2, 3 anos ou o Rafael por uns 10?
      Quando um ídolo começa a se achar maior que a instituição, as coisas param de funcionar.
      Avante Cruzeiro!

  15. Valeu coisa nenhuma!!Se não fosse a burrice dos defensores do tricolor na cobrança do lateral que originou o gol, o gol não teria saído mesmo e teríamos que amargar um fraquíssimo jogo do começo ao fim, o jogo só melhorou um tiquinho só por conta desse gol, e olhe lá!!!Houveram passes errados, entregadas de bola na cara dura durante toda a partida e isso é lamentável para equipes que almejam no mínimo 1 vaguinha na libertadores do ano que vem. Alisson é muito fraco, com a vinda de Rafael marques, ele será reserva, Arrascaeta pouquíssimo fez, enfim, sei lá, eu não vislumbro coisa muito boa esse ano não, desse jeito que está, não vislumbro mesmo!!!.

  16. O duro é o blogueiro ressaltar o empenho e a raça do Alisson… O que ele fez foi o mínimo que podia se esperar em uma jogada desenhada pela burrice do zagueiro do São Paulo e um raro senso de lucidez do Henrique. Estamos perdidos se formos acreditar que o Alisson um dia vai resolver alguma coisa. É um péssimo jogador, sem personalidade, que cisca prá lá e prá cá e não sai nada. Não faz gol, não vai pra cima do zagueiro em direção ao gol (cai pro lado), não sabe cruzar e quando tem a chance de finalizar, ainda dá um traque que até minha avó defende, isso quando acerta o gol. Se tivéssimos Diretoria, já tinha vazado há muito tempo, junto com os Fabrícios, Élbers e outros come e dorme que somos obrigados a aturar.

      1. Como pode alguém com o mínimo de lucidez, defender este pseudo-jogador, Alisson, 5 anos no profissional do Cruzeiro, média inferior a 0,10 gols por partida, Horroroso, só esta no Cruzeiro porque o Dono dos Supermercados BH , tem 60% do seu passe, Ontem foi eleito o melhor jogador pela Radio Itatiaia. Daqui um ano, terá o mesmo destino Do Bruno Ramires (Girafão) ,Vinicius Araujo, Foquinha,, Fabrício……..o ostracismo !!!

      2. Parabéns Renato por seu comentário. Até que enfim alguém concorda que esse Alisson não resolve e não vai resolver nada. Pode ir embora, não vai fazer falta nenhuma.

      3. PH por aí vc vê o nível do nosso futebol.E a imprensa joga pra torcida dando prêmio de melhor em campo pra jogadores limitados como o Allison só pela jogada de gol que ele fez. É muito pouco.

  17. ” Depois disso, o Cruzeiro se propôs a jogar no contra-ataque e esperou o São Paulo errar. Mais do mesmo do que temos visto.” Este é o estilo de jogo do MM. O problema é que o Cruzeiro não tem acertado nada no contra-ataque; sai sem aquela velocidade e abusa dos passes errados. Resultado disso é sufoco em todo jogo.

  18. Nosso time sentiu muito a saída do Robinho junto do Cabral.( Quando tinha saído só o Robinho ainda não havíamos sentido tanto, mas quando o Cabral também saiu dificultou muito.) Os 2 eram os jogadores que articulavam, giravam, pensavam no nosso meio campo. O Arrascaeta é um jogador liso e ensaboado que recebia os lançamentos em profundidade dos 2 citados anteriormente, e levava a bola até ao gol ou fazia um cruzamento rápido para alguém finalizar. Mas pensador o Arrascaeta nunca foi nem NUNCA será. Talvez a saída dos 2 atrapalhou muito seu futebol, pois a bola agora só chega para o o uruguaio com ele de costas para a marcação. Ele só rende vindo de frente com ela dominada.
    Tanto o Hudson quanto Henrique fazem bem a função de volante desarmador, porém o time com os 2 juntos toma a bola do adversário, mas não sabe o que fazer com ela. Acho bons jogadores, mas que não formam uma boa dupla, pois não se completam. ( Prefiro o Hudson ao Henrique).
    Com estas colocaçoes podemos concluir algumas coisas:
    * O time não desaprendeu a jogar repentinamente. O time sentiu a falta destes 2 jogadores. E se sentiu a falta destes 2 jogadores é pq o elenco como um todo não é tão bom, pois nossos reservas não respondem.

    * O Mano tá armando o time com o que sobrou. Arrascaeta é jogador de contra ataque, Alisson idem, Rafinha tbm. Todos são rápidos e pouco pensantes. Nossos 2 volantes são pegadores, e o Lucas Silva ( na minha opinião) tem um problema crônico no desarme, e isso é a mesma coisa que um zagueiro que não sabe cabecear. Por isso é reserva. Talvez por isso o Mano hoje joga com um time que não propõe jogo e espera o adversário. ( É a aptidão deste elenco atualmente).

    * O Thiago Neves, na minha opinião não respondeu como cérebro deste time. Não conseguiu fazer o jogo que o Robinho fazia. Nem pelos lados, nem por dentro.

    * Ficou provado que o Sobis fica perdido em campo ( o treinador tem muita culpa nisso tbm), e que não fará falta nenhuma nestes 2 meses que ficará ausente. Talvez sua maior defeciencia seja ser pouco agudo. Acho que nunca vi ele partindo pra cima de um zagueiro ou indo à linha de fundo cruzar uma bola.

    * O Mano Menezes deu certo com o time nos 2 anos anteriores, pois montou um time que dava a bola para o adversário e esperava seu erro para contra-atacar. Acredito que este não seja o DNA Cruzeirense, mas que infelizmente seja o DNA deste elenco. Talvez isso justifica o fracasso de técnicos que tentavam fazer esse time jogar com a bola ( Vanderlei, Deivid e Paulo Bento).

    Não consigo imaginar um time fechado contra o Cruzeiro e o Cruzeiro furar a retranca com o Arrascaeta fazendo um lançamento milimétrico, invertendo uma bola, tabelando … Não vejo nele esse jogador. Os bons técnicos fazem times bons com o que têm na mão. Não tem como imaginar um time com o Alex Talento jogando no contra ataque. Tem que ficar com a bola no pé, pois é um estilo de jogo diferente. É craque. O time tem que se render ao estilo dele.

    Propunhamos jogo quando tínhamos Alex que era maestro, quando o ER e o Goulart eram perigosíssimos com a bola no pé.

    O Mano vai fazer esse time continuar jogando no contra ataque, e sabemos que para pontos corridos é insuficiente para ser campeão, mas mais que nescessário para não cair. Acredito que ele fará com este elenco sua média em pontos corridos. Entre quinto e oitavo. Mas também tenho minhas dúvidas se este elenco tem capacidade para algo mais que isso.

    Se este elenco tem jogadores do meio de campo e linha de frente com aptidão para contra ataque, vcs poderiam me dizer por favor quem entra se mandar o Mano embora. Infelizmente somos reféns do elenco que montamos nos últimos 3 anos.

    PS: O Mano olhou para o banco hoje e tinha o Raniel, o Alex ( que só tem nome de craque), o Lennon, o Caicedo. Está tendo dificuldade tbm gente.

    Me diz aí Pedro Henrique, o que vc acha??
    Te critiquei no início, mas me rendo às suas otimas postagens de um bom tempo pra cá. Me importo com sua opinião sobre o meu pensar.

    1. FELIPE ANDRADE.
      Onde assino?
      Posso alterar apenas em um aspecto? Vc. me permite?
      Veja, o time carece de um velocista, precisa encontrar saída para os poucos contra ataques que irá conseguir durante uma partida.
      pois a forma de jogar, será sempre atras da linha da bola, concorda ? isto não é por acaso, isto é pensado pelo treinador, Bem, se ele pensa neste esquema, porque não fez valer a sua autoridade de treinador, e pediu um ou mais de um velocista, aí o seu esquema seria perfeito. concorda?
      E nao me venha dizer que ele estabeleceu este planejamento de jogo, confiando em ELBER o doente ou ALISSOM o Medonho?
      Para este esquema dele dar certo, nós precisaríamos ter um escape, e não
      temos
      A ressalva que faço ao seu belo comentario é este.ele ajudou a montar o elenco e não foi no mínimo previdente. concorda ou não.?
      Vamos debater.?

      1. Concordo com o que disse Hélio. Mas acho que os nomes de Alisson e Élber como velocistas foram forçados pela diretoria. ( Mas precisamente pelo Vicintin, que idolatra a base que foi sua geração).
        Acho o Sóbis, desde que chegou, sem espaço no clube. Ele não é centroavante, não é falso 9, não joga pelos lados, pois é muito pesado. Não é a cara do clube, nem jogador com as caracteristicas do esquema do Mano. É fraco em bolas aérea pois é baixo.

        Enfim… Acho que o Rafael Sóbis ausente fará muito bem ao Cruzeiro.

        1. FELIPE ANDRADE
          É acho que mais uma vez vc. tem razão.
          ELBER o Doente e ALISSOM o Medonho, tem mesmo a cara de ter sido alçados a titulares pelo Patrono da Base o Sr.Vicintim.ele se acha.E pensar amigo Felipe, que se a reportagem da revista Epoca for verdade, nós teremos imensas dificuldades em sair dessa encrenca criada pelo pavoroso Gilvan, vc. viu a reportagem? o que achou?
          Voltando ao assunto velocista , se não tivermos um, todo jogo nosso será um parto, pois sem saída de bola, como faremo gols.?
          No mais, vamos debatendo o dia a dia do nosso amado clube e torcer para que melhores dias possam vir né?
          Abraçao amigo.

    2. Felipe,
      muito boas suas colocações.

      Te dou um exemplo de zagueiro que não sabe cabecear: Leo!

      TN: teve um comentário aqui dizendo que ele funciona bem como segundo ou terceiro atacante. Como ele não vem rendendo muito como meia, acho que é plausível testa-lo com mais liberdade, pois é um jogador que procura o gol e tem potencial para render mais.

      Elenco: um grande exemplo que nosso elenco não é tão forte assim, foi o banco no jogo de ontem.

      Sóbis: está provado que ele não rende como falso 9, a solução é testa-lo como segundo atacante ou pelos lados (naturalmente, mesmo estando de centroavante, é por onde ele cai com frequência).

      Formação: acho que a melhor formação para o time é um: 4-3-3 ou 3-5-2, a depender do adversário. Assim os homens da frente teriam mais liberdade, tendo de recompor menos.

      Resumindo: é a hora do MM pensar fora da caixinha, adequando o que ele quer fazer com o que ele tem disponível, não ao contrário.

      Avante Cruzeiro.

  19. A vitória foi muito importante , pois a confiança retorna e afasta a crise , que estava rondando . Gostaria que nossa imprensa desse mais informações , sobre á volta dos contundidos ; Manuel , Robinho , Ariel e está contusão misteriosa de Ezequiel.

  20. PH, na minha opinião o Cruzeiro tem jogadores demais sendo escalados pra mais de uma função, e acabam não fazendo bem nenhuma…
    Rafinha, não é horrível, tem até raça, mas nem ataca nem defende bem…. arrascaeta, tenta marcar, mas claramente falta físico, aí não tem força nem pra chutar…
    acho que faltam jogadores de ligação… colocaria o Lucas Silva no lugar do rafinha, mesmo ele não estando bem, mas para dar uma transição melhor, e quando Robinho voltar, entraria no lugar do Alison…

  21. Beleza, agora teremos uma semana para lavar a roupa suja que são muitas e o DM tem muito trabalho com mais de meio time titular contundido. Isto sem falar que jogadores como Diogo, Rafinha e Arrascaeta estão nitidamente saturados da sobrecarga de jogos contra os Muricis e Gabirabos, tamanho o planejamento desta comissão técnica sem juízo……
    Impressionante como o Dede tem domínio de seu território, jogador voluntarioso e que impõe respeito, tanto na defesa quanto no ataque. Dede fez muitíssima falta nestes 3 últimos jogos, pela liderança e competência dentro de campo. Gostei também da volta do Fábio devido a
    sua experiência para orientação da defesa. Para mim os melhores em campo hoje foram o Dedé, Alisson (2º tempo) Hudson e o Ábila pelo gol….Já
    fora de campo, sem dúvida que o GANDULA foi o melhor armando um contra ataque fulminante que resultou no gol do Ábila. …Valeu gandula, melhor que tá tendo………….Saudações Celestes

  22. Fala PH, muito boa resenha. Só acho que a entrada do Lucas Silva não significou “fechar a casinha”somente. O Ceni tinha colocado um jogador a mais no meio e estávamos em desvantagem númerica, a entrada Lucas foi muito correta para preencher a linha de 4, mas deveria ter saído Arrascaeta, peso quase morto.

    Concordo nos pontos bons que ressaltou e nos ruins o como disse, Arrascaeta foi o mais forte. Completamente apático, passes mais fracos que de criança, achei MUITO ruim, pior atuação dela no ano. E com Hudson e Henrique de volantes, o time NÃO VAI RENDER OFENSIVAMENTE, não adianta, eles sobem muito pouco na transição ofensiva e fazem pouquíssimas jogadas verticais. Sério se por o Lucas, ou o Cabral voltar, vai MUDAR MUITO

    1. Acho que o problema é que o Lucas Silva ainda não está rendendo o que ele pode, não sei se por falta de sequência ou por outro motivo.

      Até que o Cabral volte e pegue ritmo de jogo e o Lucas Silva idem, eu entraria com o Lucas Romero como terceiro volante. Ele não tem a mesma qualidade dos dois volantes mencionados por você em termos ofensivos, mas sabe sair jogando e daria liberdade para um dos meias (TN ou Rafinha) jogar mais ofensivamente. Deslocaria o Hudson para esquerda.

      Essa formação daria mais sustentação ao time.

    2. vitor, ontem me lembrei do seu último comentário (elogiado pelo nosso líder PH), sobre a entrada de mais um volante, compondo um triangulo na volância, liberando os alas e tirando o meia centralizado, numa especie de 4-3-3. Acho que o mano ta testando essa formação, principalmente de forma defensiva… Mas não me agradou muito não… difícil realmente contornar a distancia entre meio e ataque.
      Aproveito pra declarar que tem uma galera chata aí nos comentários, viu? parece que assistem os jogos pra criticar os jogadores. Nem quando Alisson joga não perdoam o cara… Olha, São Paulo é triste, o juiz sempre favorecendo times paulistas. Cruzeiro teve um bom inicio de segundo tempo, e, diante das claras limitações na criação do cruzeirão desfalcado como está, Mano fez o certo: fechou a área e garantiu a vitória. Mano vai nos levar à libertas 2018.
      Gostei também da troca do mayke pelo R Marques. Mayke muda de ares e o rafael que é grande jogador mas nao vive grande faze, pode brilhar aqui, e quem sabe mesmo ameaçar o acomodado De Arrascaeta.
      Abraços!

  23. Danilo,
    Em qual planeta você vive!?
    O jogadores que estão à disposição do cruzeiro hoje em dia,não rendem muito mais do que isso.
    Nem o guardiola faz milagre com esse time.
    MM é estrategista e está fazendo o possível e impossível com esses jogadores. Agora temos que rezar para os contundidos volte logo,porque se dependemos de contratações o cruzeiro não o fará.

  24. A retranca ta brava. Ficar vendo o São Paulo ficar propondo o jogo o tempo todo foi difícil. Fizemos um gol porque deram bobeira, pq se não iria ser 0 a 0. O Arrascaeta não joga, errou tudo que tentou e tem sido assim nos últimos jogos, não da para entender como continua titular, bom jogador mas no momento não merece ser. Vai ser difícil ver o MANO ficar com esse esquema, ter que aguentar ate o final vai ser duido.

  25. Como vc bem disse PH, valeu pela vitória e os 3 pontos. Mais do mesmo. O futebol é a estratégia de jogo continuam pífios, infelizmente. Minha esperança de melhora com o Mano já acabou, infelizmente tb…

    Saudações Celestes!

  26. A diretoria do cruzeiro ta precisando ser ousada, esta muito bem financeiramente porem até onde isso vale a pena? no lado menor de minas vemos o time criando muitas dividas porem em questão mercadológica cresceu, podemos concluir que deve existir um equilíbrio nesse quesito!
    Falta uma contratação de peso, pra bancar o idolo, a oportunidade esta ai, se chama everton ribeiro… Nao é aposta, é uma certeza, ja tem identificação com a torcida, ja esta adaptado a cidade e se encaixaria bem no elenco do cruzeiro. Tudo bem que é um jogador caro, mas n custa nada abrir os cofres, juntar com algum investidor que pague pelo menos 20% do salario pegar um dinheiro emprestado e vende alguém que n esta sendo usado.
    A diretoria tem que entender que futebol é uma soma de boa administração com investimento, se ficarmos pra sempre na zona de conforto vamos ver outros times no brasil ganhando campeonatos e tudo mais, ganhando patrocínios melhores e assim pagando suas contas…
    Nem lembro a ultima vez q cruzeiro contratou alguem pra ser idolo, alguma certeza

  27. Valeu pela vitória e pelos 3 pontos, o que, sendo pessimista, já nos deixa a 43 de não cair. O Cruzeiro tem apresentado deficiências básicas. Jogadores não conseguem trocar passes de 4 ou 5 metros. O nosso atacante é muito limitado. Dá pena de ver. O Ábila salvou a pátria hoje, mas, a verdade é que se mandá-lo driblar um poste, terá dificuldades. O melhor foi ver o quanto Dedé é melhor que os outros zagueiros e que o Mano é teimoso demais. E para terminar, quando ele fez um a zero e colocou o Lucas Silva, passou a declaração que não pode ser técnico de time grande. Adora segurar resultado mínimo. Sofrimento total. Haja analgésico e relaxante muscular para aguentar até dezembro.

  28. PH, a atuação do Arrascaeta não foi tímida, foi péssima! Totalmente desplicente e sem vontade. Cruzeiro precisa recuperar os machucados até a próxima rodada senão vai sofrer demais hoje mesmo n tinha banco. Quem deveria sair era o uruguaio e tirou o esforçado Rafinha, mexeu mal!

  29. Concordo com a colocação de que o time pode a vim jogar com três volantes e ter um futebol mais vistoso e equilibrado. O Mano tem assistido muitos jogos do Barcelona, com essa ideia de implantar um falso 9. Creio que o Cruzeiro pode vim a disputar o título, mas para isso deverá ter apresentações consistente e que atraia o torcedor, algo que está longe de acontecer. Se o Mano mantiver essa postura creio que uma ótima opção seria o Levir Culpi. Tem o estilo de jogo que agrada e identifica com as raízes do futebol do cruzeiro que é para frente. Minha escalação teria o Rafael ou o Fábio, Ezequiel, Dedé, Manoel, Diogo Barbosa, Hudson, Lucas Silva, Lucas Romero e Robinho, Allison e Abila. O Arrascaeta precisa mostrar mais interesse e disposição pra jogar. Hoje o Rafinha ficou chateado por ter saído enquanto o Arrascaeta estava andando em campo e jogando mal. Desta forma o técnico perde o comando do time. Acorda Mano!

  30. O engraçado foi ver o Rogério Ceni falando que o gandula devolveu a bola muito rápido no lance do lateral que resultou no gol. Onde ele leu que gandula não pode devolver a bola rápido? Existe tempo padrão para se devolver a bola? Se demoram a devolver o adversário reclama, se devolvem rápido reclamam… É cada uma!

    1. A recomendação da CBF é para que o gandula coloque a bola no chão e não na mão do jogador, mas os técnicos fazem isso em todos os jogos, então deveriam proibir eles de tocarem na bola , mas jogando em casa tem é que fazer isso mesmo, quando jogamos fora e estamos perdendo os gandulas somem principalmente em Campinas, sempre arrumam alguma coisa para falarem quando é a favor do Cruzeiro, quando um jogador nosso faz um gol com um bico de chuteira na frente falam que foi irregular, o próprio São Paulo já fez gol com seu jogador a dois metros em impedimento e o narigudo e arrogante do Rogério não disse nada.

  31. Sabem que dia um time deste vai almejar ser campeão de alguma coisa? Dia de são nunca. Esta parecendo estes times pequenos, que ficam na retranca esperando chegar a 45 pontos.

  32. Primeiro temos de pensar em fazer 46 pontos já fizemos 3 .

    O FOFÃO VOLTOU PRO GOL E POR ISSO NÃO PODEMOS CONFIAR QUE FAREMOS BOA CAMPANHA , EU SÓ CONFIO NO FOFÃO QUANDO ELE VENCER UMA LIBERTADORES E UM MUNDIAL FORA ISSO , ELE JÁ ERA PRA TER IDO EMBORA . NÃO DUVIDO QUE DEVA TER PRESSIONADO O MANO PARA VOLTAR A SER TITULAR .

    SERÁ QUE NÃO TEM NINGUÉM COM MORAL PRA FALAR PRO MANO QUE NO MINEIRÃO O CRUZEIRO NUNCA PODE JOGAR NO CONTRATAQUE , NOSSO DNA É OFENSIVO. VER O CRUZEIRO NO MINEIRÃO NA RETRANCA É UMA VERGONHA.

    O MANO É BURRO E TEIMOSO ELE É MELHOR QUE MILTON MENDES , ZE RICARDO , ROGER , JAIR VENTURA , RENATO GAÚCHO , ROGÉRIO CENI , CARILE , DORIVAL JÚNIOR , NEY FRANCO , GILSON KLEINA . SÓ NÃO TEM CURRÍCULO MELHOR QUE CUCA E ABEL BRAGA

    SE ELE JOGAR COM CORAGEM , NO ATAQUE TEMOS MUITA CHANCE NÃO EXISTE ELENCOS MELHORES QUE O NOSSO SÓ VEJP DO MESMO NÍVEL

    O MANO TEM UM TIME QUE TEM TRADIÇÃO EM CONQUISTAR TÍTULOS E UM ELENCO QUALIFICADO PORÉM É TEIMOSO , NÃO É HUMILDE E CABEÇA DURA .

    AINDA PODEMOS VENCER 3 TÍTULOS EM 2017 .

    ACORDA MANO

  33. E duro ver o Henrique com a faixa de capitão não dá pra aguentar , henrique nem no banco da pra ficar e outra o Lucas Romero joga muito e tem muito mais raça.

  34. Como assim?? Reforços??? Pra que serviu um técnico ficar desde o ano passado! Fazer toda uma preparação inicial. E agora vem falar de reforços? O CUCA chegou a poucos dias no palmeiras e o time não precisa nem de comentario. MANO é fraco, medroso… Não sei o que sera este ano… Na Verdade estou com medo… PH – adoro seus comentários. Deus abençoe sua vida e de todos por aqui….

  35. Henrique foi o grande arquiteto do gol, o responsável direto por diminuirmos o saldo negativo contra o São Paulo no Brasileirão. Ligado, percebeu o vacilo do Maicon, viu que ele estava fora de campo e por isso a zaga estava desguarnecida, correu em direção ao gandula e fez com que ele devolvesse a bola correndo, pediu a bola e a recebeu nas mãos, daí batendo o lateral rapidamente para o Alisson fazer o cruzamento para o Ábila definir o placar.

    Falando em Henrique, aos 15 minutos do primeiro tempo teve um lance bem típico dele. Discreto como sempre, e isso faz com que alguns menos observadores confundam com preguiça, fez uma falta no jogador do São Paulo que estava saindo para o contra ataque que ia complicar a nossa vida, e foi na cara do juiz. Lance para amarelo, mas o jeito de fazer a falta faz a diferença.

    Romero entrou bem na lateral direita.

    A zaga com Dedé é outra coisa, tanto pela qualidade técnica como pelos recursos físicos. Voltamos a ganhar bolas pelo alto. Vê se não machuca, Dedé!

    Lucas Silva teve dificuldades para achar o seu espaço e a sua função.

    Aos 11 minutos do segundo um tempo aconteceu um lance que mostra muito bem o que falo do Rafinha. Embora seja (ou deveria ser) um meia armador, tem como principal função marcar o adversário. Tomou uma bola no nosso ataque, pela direita, demonstrando qualidade de marcação. Na hora de dar o passe para o Ábila e correr para cruzar, pegando a defesa em posição desconfortável, errou o passe, como sempre faz. Não produz nada, absolutamente nada além do arroz com feijão, além de errar quase sempre o penúltimo passe perto do gol.

    Alisson deveria jogar sempre com a vontade e determinação que demonstrou no segundo tempo. Falta aprender a chutar e a dar bons passes.

    Como ex goleiro que sou, vi Fábio inseguro. Ia tomar um peru histórico em fraco arremate do atacante do São Paulo. Não conseguiu pegar a bola com as mãos e ela passou por debaixo das suas pernas, a sorte é que estava na posição tradicional e a bola bateu na sua perna que estava cruzada por trás. Duas saídas de gol em que não conseguiu rebater a bola muito bem. Uma boa defesa, que não foi difícil, no canto, e outras duas porque estava bem colocado e a bola foi em cima dele. Acho injusto com o Rafael. Acho que não tem essa de disputa de posição, está me parecendo que o Mano já se decidiu pelo Fábio, para falar a verdade acho que nunca teve dúvida em dar a camisa de titular para ele.

    Ábila é isso: não sabe fazer pivô, não sabe dar passes, não joga nada fora da área e não tem intimidade alguma com a bola. Sem dúvida é o pior centroavante entre os mais conhecidos (por exemplo, Jô, Fred, Pratto e Guerrero), mas é um cara que tem estrela, que acaba decidindo. Quase 1 gol a cada 2 jogos é uma média e tanto.

    Joguinho ruim esse. Jogo dos eliminados que estão em crise existencial. Mas, como disse o PH, valeu pelos 3 pontos e valeu pela vitória sobre o São Paulo em Brasileirão. Recuamos demais. Esse é o estilo Mano Menezes. A garantia é que assim não vamos cair e, quem sabe, de 1×0 em 1×0 a gente vai se ver no topo da tabela na última rodada, o que vai ser um lucro exorbitante em se tratando de Cruzeiro da interminável fase pós bi-campeonato brasileiro.

  36. Bom comentário Fabricio. Ontem eu teria tirado o Arrascaeta no 2 tempo. O cara errou tudo o que pode. Totalmente desligado, sem vontade e errando passe de 2 metros. Esse rapaz tem que acordar, senão vai acabar em time pequeno. Acho que o Cruzeiro precisa de um cérebro pensante p/ armar as jogadas e não se acovardar tanto na defensiva. Porém, só de não escalar o ridículo caicedo e o fabricio, já foi uma grande melhora. Avante Cruzeiro!!!

  37. Já na primeira rodada, a tabela de classificação é a cara do Cruzeiro de Mano Menezes: último colocado entre os que venceram porque, para ele, 1×0 é goleada.

    Então o nosso negócio vai ser, ao longo do campeonato, conseguir muitos 1×0 porque assim não vamos depender de critérios de desempate lá na frente, se chegarmos a disputar vaga para a Libertadores ou , quem sabe, dependendo da regularidade de todos, até mesmo o título.

    O problema é que assim vai ser difícil trazer a torcida para jogar junto com o time. Boa parte não vai ao estádio e os que vão não torcem com entusiasmo porque o futebol apresentado não entusiasma.

  38. Realmente tá triste de ver este time jogar, estamos quase na metade do ano e não vejo padrão de jogo algum do Cruzeiro, aguentar Lenon de lateral é ver que vamos sofrer até o fim da temporada, fraco demais. Valeu mesmo foi pelos três pontos. Para finalizar depois do jogo o nosso futuro dono do Cruzeiro ¨Fábio¨falar aquelas asneiras, que infelizmente as pessoas não conhecem a história dele, na verdade cada um tem sua história, e quem é ele para achar que manda na instituição Cruzeiro, por mim poderia pegar o boné e sumir do clube, pois é um cara que joga uns contra os outros e etc…!!!! Na verdade ele é um câncer para o time, enquanto este estiver no gol do Cruzeiro não irei ao campo. Saudações celeste.

  39. Estou vendo aqui, inclusive de você Ph colocando o tal alisson a esperança do clube… Acho que vimos jogos diferentes.Esse mesmo craque que vocês insistem em iludir errou 90 % dos passes, realmente correu.. mas tem que correr mesmo, pelo menos isso. Acertou o cruzamento , depois de 15 jogos um penalty errado por ruindade ….aleluia.. depois de passar o primeiro tempo fazendo cara de abobado… Alguns cruzeirenses, isso já vem de muitos anos adotam um cara como esperança e teimam… esse alisson ´e a bola da vez apesar de estar ai tem uns 5 anos, nunca poderá ser titular do cruzeiro , não tem futebol e é displicente. Quanto ao time ganhou mas da c mostras que vai ser um time que vai marcar poucos gols( não chuta ao gol) que no segundo tempo vai recuar todo e se precisar coloca todo mundo dentro da area, que o dede já deveria estar jogando ate com a perna engessada, que o leo é grosso pesado e com certeza é o pior da defesa.. Ganhou, mas ficar enchendo de elogios jogadores mediocres é coisa dos pateticos que qualquer um serve…O time tem bons jogadores pode evoluir sim, mas algusn que jogaram ontem .. somente para moeda de troca .. ainda bem que o mayke foi senão tava ai … o time ganhar alivia mas não convenceu. Vai com calma vamos aguardar…jogar contra o Sport sem chutar no gol vai ser uma amostra do que o mano vai ser capaz..

  40. Fui ao mineirao ontem e o jogo foi muito truncado e marcado….Nao vi esse horrores ditos acima nao…vi o arrascaeta como a cara mais lucido do time, vi o romero ser melhor que todos os laterais que o cruzeiro possui..vi um diogo barbosa timido, e isso é raro, vi um dedé nivel de seleção e vi um cara que faz gol….a historia do cruzeiro nao é essa, mas pensem, enquanto o mano tiver aqui, vai ser assim,…1 x0 … 2x 1….vai jogar fechado contra sport e santos…e nao vai me admirar se ganhar de 1 x 0 dos dois nao…tá ruiom? tá sim…pq léo é sofrivel, lennon ta gordo…alisson até que enfim jogou uma partida boa o ano…mas os maiores reforços foram tiago neves e sobis machucados, que tiram a velocidade do time…to errado ?

  41. PH, boa análise (se é que tem como fazer análise de um jogo tímido igual o de ontem).
    Tá chato de ver os jogos do Cruzeiro, e isso é o que eu já dizia desde o início: vai ser assim pro resto do ano se o Mano ficar, futebol feijão com arroz, 1×0 e retranca. Se esse estilo fizer o Cruzeiro ganhar algum título, lucro pra nós, mas o que não podemos esperar pra 2017 é jogo bonito, futebol vistoso e placares dilatados.
    Pra ser sincero eu não assisti o jogo com atenção, de modo que eu não posso opinar sobre o esquema tático adotado, mas eu gosto da formação. Tomara que ela continue quando as peças boas voltarem.
    Agora é esperar pra ver quando é que voltam as peças do DM que a gente tanto precisa e a chegada do Rafael Marques pra ver se ele vai dar certo no nosso time, o que torço muito pra que aconteça!

  42. PH não leve a mal , você escreve bem, é cruzeirense, mas percebo que as vezes você insiste em defender alguns crias da casa!! (Tipo foguete molhado, não estoura nunca) Alisson, Elber , Mayke. Tudo bem que você ache eles… Da Base , que para você ainda são esperanças, que vão estourar um dia( so se for de preguiça e de comer). Talvez se você prestar mais atenção nos jogos, no que estes Da Base produzem , assim vai pelo menos tentar entender as criticas as estes… Já deveriam ter saído do clube a tempos, estão ai a mais de 5 anos, deram mais prejuízo que lucro, e o pior ocupam espaço de outros por serem mimados por parte da imprensa e de torcedores movidos por paixão cega.. Posso estar enganado mas nunca apostaria minhas fichas nesse trio para jogar no meu time . de jeito nenhum. O que o alisson fez ontem no 2º tempo que foi correr e acertar um cruzamento( ele estava sozinho. Antes no 1º tempo cara de abobado para o juiz e bronca do mano ,o passe pelo menos paga uma parte do tempo que ficou parado. O elber já esta parado , graças a Deus! Respeito sua opinião mas to longe ..muito longe de concordar nesse item.. Vamos ver quantos gols o tal promisso craque vai fazer no campeonato. Se me enganar venho aqui novamente e te falo.

    1. Eu acho que vocês deveriam parar de achar que um elogio significa defender jogador. Eu repito: vou elogiar quando achar que devo e vou criticar quando achar que devo. E isso não significa que eu gosto ou que eu odeio um jogador. Já cansei de criticar o Alisson aqui por suas atuações abaixo da média, mas ontem ele deu raça e uma assistência importante que deve sim ser mencionada. Agora, é claro que você pode discordar de mim, mas dizer que eu fico defendendo jogador só porque você discorda da análise é complicado. Um abraço e obrigado pelo comentário.

  43. PH parabéns pela evolução! Depois daquele post da final do campeonato mineiro cujo título foi “Atuação Gigante” em uma partida que o Cruzeiro praticamente não deu um chute a gol, parece que você está mais realista. Parabéns.

    1. Concordo.Demorou pra ver que o time não estava jogando nada.Precisou levar 2 cacetadas,Rural e Sul americana pra enxergar o que mutos já diziam e tempo mas eram escurraçados por muito aqui por falar a verdade.

  44. Hoje concordo com o título, e basicamente isso aí. O gol do Cruzeiro vai pro Henrique, que continua o mesmo, que foi inteligente e cobrou certo o lateral pro Alisson que APENAS correu e jogou a bola para o lado. SÓ. Na jogada seguinte deu uma sorte imensa ao passar pelos marcadores errando o drible. Vejo o pessoal reclamando do Arrascaeta e espero que seja por esperarmos muito dele, pois ele não está decidindo, mas jogar mal como alguns falam ele não joga mesmo. Dede foi o Dedé que todo mundo conhece. E principalmente o MM foi o Mano. 1×0 é goleada e pronto. E não poderia faltar a inexplicável volta do Fábio ao gol. Quem estava lá pode ver o show de horrores que foi ele tentando socar uma bola pra fora da área. Nesse ritmo do MM prevejo que não chegaremos a lugar nenhum. Ainda rezo por uma mudança de pensamento do treinador.

  45. Discordo de seu comentário. O adversario, o São Paulo, é um dos grandes do Pais, não pode ser menosprezado desta forma. O time apresentou uma melhora visivel no item “combatividade’ que andava faltando. Sobre a forma de atuar mudou houve melhora clara. e muito. Voltou a atuar no “arroz com feijão” tradicional (4.3.3) e teve melhora clara. Não esquecer que estavam faltando 6 jogadores do time considerado titular até semana passada.

  46. Uma vitória que não mascara as falhas do time pra torcida (pra diretoria com certeza a história é outra). O time do Mano é sofrível, o “estrategista” (como dizem alguns) não consegue enxergar que esse elenco não serve pra esse esquema que ele está adotando, já estourou vários jogadores por exigir demais, não consegue propor o jogo (lembram que ele PROMETEU fazer o Cruzeiro jogar pra frente?) com isso não cria jogadas e não faz gols.

    Qualquer outro técnico que joga pra frente (como o Abel, Levir, Jair Ventura e etc) conseguiria extrair muito mais de Thiago Neves, Sóbis, Arrascaeta e Ábila.

  47. Infelizmente estamos vivendo tempos que incomportante é não cair ou passar um grande vexame , o atretico viveu muito isto , todos os times grandes passam por momentos como este , p mim , o Mano é um treinador que ajuda nestes momentos , assim como o péssimo treinador celso Roth ajudou a não cairmos , não adianta tricar treinandor agora , vamos esperar mudar a diretoria e novos ventos soprarem na toca , até lá o importante é não cair ! Sofrer vamos sofrer c qualquer treinanador ! Veja o exemplo do Flamengo , sofreu muitos anos até a diretoria atual acertar o time , não só o time , mas a instituição Flamengo

  48. Fábio voltou com a segurança de sempre, qualquer um que jogar estaremos bem servidos. Romero não fez uma grande partida, mas suficiente pra colocar o Mayke no bolso. Dedé não é o mito à toa, não pode sair do time, joga demais. Agora, se não fosse o Henrique, não teríamos contabilizado 3 pts nesta estreia. Os corneteiros do H8 piram. O problema, que já foi discutido no blog, é que os nossos jogadores de velocidade estão se destacando mais pelas ações defensivas e quanto tem que atacar não tem “perna” pra chegar. Outra coisa, o mano precisa olhar com atenção o lado esquerdo, pois com o Barbosa se destacando os times estão sempre dobrando no setor direito pra poder anular a chegada do nosso lateral. Quem viu o jogo reparou que o time só conseguia chegar pelo lado direito. Ele é um dos melhores do time em 2017 e não podemos perder a chance de usar suas características.

  49. Os grandes treinadores conseguem adaptar o modelo e o esquema tático ao elenco que possuem e não o contrário, tentando mudar as características do jogador para adequá-lo a um esquema tático.
    Existem exceções é claro.
    Mano pisou na bola com o Rafael Sóbis e com o Cruzeiro.
    Sóbis não é atacante de área e aos 31 anos não tem capacidade física de um garoto para ficar marcando com intensidade.
    Jogando com Rafinha, De Arrascaeta, TN e Sóbis, que não jogadores altos e força física os volantes ficam sobrecarregados e não podem avançar com segurança.
    No esquema do Mano, parece que vivemos por uma bola parada ou por um contra-ataque quando o adversário erra.

  50. Eu cheguei a conclusão que o nível de futebol que cobramos dos jogadores não existe mais. Se qualquer jogador do Cruzeiro ou outros clubes apresentarem o futebol da forma que queremos ou sonhamos…eles não duram 6 meses no clube. Cobramos algo que, se acontecer, logo logo ele irá embora. O futebol do jogo de ontem é o que o Brasil tem pra oferecer. Nunca mais teremos grandes jogadores nos times brasileiros, não só do Cruzeiro. É nos contentarmos com isso que está aí e que sempre o menos pior vencerá os jogos e campeonatos pelo Brasil.

    1. Concordo plenamente com a opinião do Vander, ou seja para torcedores como nós que tivemos o grande privilégio de ver grandes times brasileiros, o que vemos hoje é um arremedo do futebol arte, talvez alguns times com alguns bons jogadores em final de carreira de vez em quando nos proporcionem boas partidas, no geral é um futebol sofrível, as vezes mais físico,nada mais, porque quando aparece algum jogador acima da média será sem dúvida vendido prematuramente, é a realidade dos dias de hoje, quanto aos nossos técnicos sabedores disto, preferem se especializar em retranca, para não correr o risco de levarem uma goleada e perderem seus empregos mais depressa, apesar de tudo, sempre zerooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

  51. “MELHOR MOMENTO do jogo foi o gol perdido pelo Ábila.

    Ele roubou bola, entrou na área e chutou. Renan Oliveira foi perfeito na saída de gol e defendeu.

    Pensei: venceremos! Venceremos porque temos um nove de verdade. Do tipo que perde, mas faz gols, pois está sempre nas bocadas.

    Os burros ao meu lado no setor roxo zurraram. Eu aplaudi.

    E elevei meus pensamentos aos agradecendo ao Grande Arquiteto do Universo por ter sacado Sobis do time.

    O gaúcho não perde gols, não porque sempre os marque, mas porque nunca aprece pra tentá-los.

    Centroavante de verdade escreve certo por linhas tortas, ao estilo d’Ele, que o escalou…”

  52. Sobre Rafael Marques. Fonte: Redação /Superesportes
    postado em 14/05/2017 07:25 / atualizado em 14/05/2017 17:24.
    Engana-se quem pensa que Rafael Marques, de 33 anos, chega ao Cruzeiro com a pretensão de brigar por um lugar no ataque, por exemplo, com o argentino Ramón Ábila.
    Nos últimos anos, o jogador chegou à conclusão que rende melhor partindo de trás do que fixo na grande área. E embora leve fama de artilheiro, ele gosta mesmo é de jogar na armação.
    Rafael Marques se sente confortável centralizado ou nos extremos do campo. Em 2015, ano em que foi vice-artilheiro do Palmeiras com 15 gols em 56 jogos, ele deixou bem claro o seu desejo de jogar mais recuado.
    “A minha preferência seria jogar nessa linha de três, na esquerda, no meio ou na direita. Apesar de também conseguir atuar como centroavante. Não gosto, não é minha característica, mas posso atuar. Só porque eu sou grande, acham que sou um centroavante. Mas nunca fui, posso até fazer a função, mas prefiro atuar com mais liberdade de movimentação na frente”, declarou à época Rafael Marques, de 1,90m de altura.

    ”Prefiro atuar como meia-atacante. Gosto de ajudar a equipe e se estou parado e a bola não vem fico louco para correr atrás dela. No decorrer dos anos, fui vendo que (como centroavante) era uma posição em que não me sentia bem”, agregou, também em 2015.

    1. Rafael Marques é um centroavante que gosta de inventar de jogar fora da área, não tem habilidade, não tem velocidade, não consegue participar de uma troca de passes.

      Se o Ábila faz raiva em alguns torcedores por ser caneludo, pode esperar que o Rafael Marques vai fazer essa gente passar mais raiva ainda.

  53. Novamente estou vendo nego meter o pau no arrascaeta… meus caros não tem ninguém para
    Jogar com o cara… ele praticamente está no meio campo sozinho…no jogo ontem o próprio Bob faria falava isso… não da para esperar que ele
    Jogue com Henrique e hudson que são defensivos e com rafinha e alisson que são no máximo esforçados… o time precisa urgente da volta do Robinho e do lucas Silva como titular aí sim o futebol dele tende a melhorar…mas o Mano nao ajuda … esse ano será meio de tabela esqueçam.. com esse esquema tático e filosofia de jogo de retranca não tira o que tem de melhor que são os jogadores ofensivos que temos no elenco …Mano sempre foi assim meus caros talvez por isso seja um técnico de apagar incêndio como foi nos últimos 02 anos e não de título…pois tem no currículo 02 séries B é uma copa do brasil de 2009 seu último título

  54. Infelizmente mais uma partida ridícula de um time covarde, sem inspiração, sem vontade e principalmente sem técnica alguma.
    Já sabemos que o meio de campo não cria nada porque não tem capacidade para tal, não temos esquema de jogo e nem atacantes pelos lados do campo. E difícil entender porque os laterais tem jogado tão “presos” na marcação”, já que não temos um meio criativo, o apoio deles e essencial para as jogadas surgirem. Precisamos de mudanças urgentes principalmente no meio de campo, tá difícil ver o Henrique e outros mais “jogando”.

  55. Pessoal vocês tem que entender que o time do cruzeiro está sem 06 jogadores considerado titulares, vamos esperar os cara voltarem, pra saber se devemos pedir ou nao a cabeça do mano.

  56. PH mais uma vez parabéns pelo comentário.

    Fico lendo aqui no seu posto, que 90% dos comentários são de raiva pelo cruzeiro ter ganho o jogo.
    Parecem que os caras torcem pra outro time.

    Tbem não gostei do jogo, mas cabe ressaltar que estávamod sem cinco
    titulares.
    Qual time no mundo que perde 5 titulares e mantém o mesmo padrão de jogo?

    Ficam uns imbecis a pedir Lucas Silva, que entrou e não acrescenta nada, pesado, gordo, sem mobilidade.
    Criticam o Henrique como criticavam o Ariel Cabral, são uma cambada de caras que torcem pelo rádio e tv …

    Qual meio campo que joga, com um cara como Ábila que não consegue segurar uma bola no ataque até os meias chegarem…

    Criticam um cara como o Fábio, que se não fosse ele teríamos sido rebaixados a muito tempo..
    Se vc ele que tivesse tomado aquele gol do Elias, no qual Rafael ajoelhou antes do chute da franga, tava crucificado..

    É melhor ganhar de 1×0 do que fazer igual jogo do ano passado contra o Santa Cruz, dominar o jogo e tomar 4 gols de contra ataque..

    Vamos cobrar na hora que o nosso péssimo DM liberar todo mundo e aí sim o Mano Menezes vai ter que se explicar.

    No mais cruzeiro sempre

    E pra estes caras que só sabem criticar, por favor vão cornetar na casa do c….
    Fui

  57. Excelente Vitória (principalmente contra o São Paulo) ,que diferença do Alisson para o TN,esta evoluindo muito nessa temporada,falta melhorar a finalização e ser menos previsível (alternar lado do campo,mudar os dribles, cortar para o meio etc.) Já o TN precisa melhorar o condicionamento física e a postura em campo. A zaga tbm esteve muito bem com o Dedé e Leo (pode ser uma boa opção, apesar de preferir o Manoel) ,agora quem está sofrendo com a má fase do time e a falta de um companheiro de habilidade no meio é o Arrascaeta, ele caiu muito de rendimento por esses motivos (acho q a volta do Robinho e Ariel vão resolver isso) ,agora os volantes ontem estavam horríveis, tanto que Henrique foi o melhor na volancia kkkk no segundo tempo perdemos o meio campo de forma assustadora e o time encolheu tanto que dava p fazer uma linha no gol junto com o Fábio kkkkk. Valeu muito pelo começo e ainda há esperança de títulos, afinal somos Cruzeiro e Cruzeiro tem q ser respeitado se começar a embalar ninguém segura (olha 2003,13 e 14) paulistas e cariocas é q sofrem kkkk. Abçs.

  58. O grande time do Cruzeiro de 2013 e 2014 não fez frente para o São Paulo dentro do Mineirão isso é fato,sobre a partida de ontem era evidente que ambos os times iam jogar para não perder,o São Paulo jogou todo atrás,melhor para o Cruzeiro que numa bobeira da zaga foi lá e marcou o gol,não é desculpa mas o time estava sem 6 jogadores que são considerados titulares,isso faz uma diferença grande em qualquer time do Brasil,o campeonato esta apenas começando,todos vão ganhar e todos vão perder,acho que não é o momento de ficarmos fazendo críticas a esse ou aquele jogador e o técnico.

  59. Gente, o Arrascaeta, Rafinha e o Diogo, são sobreviventes deste esquema do barata tonta, que desperdiça jogadores importantes para correrem atrás de laterais. Sóbis, TN”T”, Robinho, Cabral, se tornaram enceradeiras e se…..Os sobreviventes é que são mais novos e estão segurando a onda, so não sei até quando. God save the three survivors…..Êta planejamento oreia.
    Caro xara José, O mano é como um rebocador de navios, só serve para tirar navios presos em bancos de areia, mais nada…….Transatlântico é outro departamento. Precisamos de um técnico de verdade que leve nosso time para disputas do outro lado do Atlântico e o maninho não tem capacidade para tal, pensa pequeno e com 1×0 é muito arriscado para fazermos apostas…….Eu não ponho 1 “I”real…..Quisera estar equivocado…Abraços

    1. Há muitos José (s )por aqui … sua abordagem não foi dirigida a mim , mas eu percebi sua mensagem e concordo , com mentes pequenas e medrosas … não dá mesmo para apostar . Também eu queria estar enganado .

  60. A turma em geral só fala que estamos desfalcados de 6 jogadores etc e etc.
    Mesmo com o “time” completo não evoluímos em termos táticos e muito menos em variações de esquemas…Só quando tivermos um “técnico” poderemos almejar sonhos mais altos…….Saudações Celestes…..

    1. DESDE QUE PERDEMOS MANOEL, ESEQUIEL E ROBINHO O TIME DESANDOU, MAS O MANO ME AJUDA TAMBÉM CONTRATOU O LENON PRA QUE PRA FAZER IMPROVISO. AI NAO DA NE.

  61. BOA TARDE PH .
    SE O MANO CONTINUAR INSISTINDO COM ESSA FORMA DE O CRUZEIRO JOGAR RECUADO COMO TIME PEQUENO ESTAMOS FARTADO A DISPUTAR DO MEIO DA TABELA PARA BAIXO. NUNCA VI UM TÉCNICO TEIMOSO COMO ESSE MANO. ATÉ QUANDO TEREMOS QUE AGUENTAR ESSE TÉCNICO RETRANQUEIRO. DO JOGO PARA MIM SALVOU SO DEDÉ , ÁBILA ALISSON SEGUNDO TEMPO E ROMERO . DIRETORIA TOME UMA PROVIDÊNCIA COM ESSE MANO POIS DEPOIS QUE O BARCO AFUNDAR SERÁ TARDE.

  62. galera respeito a opinião de todos de quem joga quem não joga, mas vamos lá o time do mano, o da cabeça dele, estava certinho e jogando bem.Porém ele perdeu dois titulares na defesa e dois no meio, arrebenta qualquer esquema esse
    papo de termos ótimo elenco não cola temos elenco mediano.Por isso não acho correto jogarmos tudo nas costa do
    treinador.

  63. Claro que valeu pelos 3pts!principalmente por ser diante de um algoz dos pontos corridos!ano passado por exemplo perdemos os 6pts!nos títulos, em 2013 vencemos uma e perdemos em casa e em 2014 empatamos em casa e perdemos fora!
    Então valeu sim!
    Ainda temos pra reforçar o time: Manoel(titular), Ariel Cabral (briga pela vaga), Robinho (titular), TN30 (titular), Sóbis (briga pela vaga) e agora Rafael Marques (briga pela vaga)
    Agora o grande problema é o ambiente, tem algo de errado, e vou contar o que ouvi do filho de alguem que trabalha lá dentro do Cruzeiro!

  64. Pois bem a história é a seguinte:
    Fábio vinha cobrando a titularidade desde o inicio de março e o ambiente já não vinha muito bom, mas a comissão técnica segurou a onda!
    após seu retorno diante o Democrata o mesmo deu uma declaração polêmica, que foi muito mal vista pelo grupo de jogadores!
    Ele (Fábio) já queria ser titular nos jogos contra o SP pela Copa Brasil, mas MM manteve Rafael e avisou que o mesmo ficaria como titular no mínimo até o fim do Campeonato Mineiro!
    Pois é, perdido o Rural pro time de Vespasiano, Fábio cobrou sua titularidade novamente, MM não deu resposta e veio a viagem a Assunção_Paraguai.
    No Paraguai, Fábio colocou o treinador de goleiros -Robertinho bem como MM contra a parede, então MM reuniu os jogadores e avisou que Rafael jogaria seu ultimo jogo como titular diante o Nacional_PAR e Fábio retornaria do domingo, grande parte dos jogadores não gostou e o grupo rachou!Rafael, chateado, teria colocado a titularidade a disposição já pro jogo da Sulamericana, mas MM não aceitou!
    Grupo rachado, partida horrorosa, pouca comemoração no gol de TN, falhas bizarras (mayke e caicedo) que resultaram na virada dos paraguaios!
    Os penaltys:
    1 – Rafael pulou todas pro mesmo canto, e chegou a sair antes msm das cobranças, o q ele nunca fez, quem dirá Diego Souza;
    2- Cobranças bizarras de Alisson (amigo pessoal e formado na base c Rafael) e Arrascaeta ( o andar do meio-campo pra cobrança já indicava algo errado)
    E o pior após o jogo, Hudson deu a seguinte declaração;
    “temos que nos reunir e resolver os problemas internos!”
    Podem olhar tbém que nos sorteio pra decidir quem batia 1º os penaltys, Henrique ganhou o sorteio, consultou a Rafael se queria pegar primeiro?o msm “deu” com ombros, como se disesse: “tanto faz” entretanto, Dedé apontou pro goleiro e teria dito: “vc defende 1º” e “vc vai pega, vc vai pega” as imagens de TV mostraram algo assim mesmo!
    Pois é, achei que isso tudo era asneira, mas outros fatos de ontem foram bem estranhos!
    Vms a eles:

  65. 1º) após o jogo MM disse que já estava decidido que Fábio seria titular, então pq na sexta-feira ao ser indagado quem seria o goleiro titular, MM se esquivou e não respondeu?
    2º) Fábio voltou a dar declarações polêmicas, dizendo que as pessoas não respeitam a história e etc e tal;
    3º) após o jogo Dedé deu uma entrevista e finalizou assim:
    “muito feliz por voltar a jogar com o Léo após 2 anos e meio, ele é um grande jogador, um grande profissional, um grande amigo!Entrei no luga r do Caicedo e ele tbém foi profissional, respeitou a decisão do treinador, não ficou de cara feia, de birrinha, não ficou de conversa fiada pelos cantos” o msm Dedé ainda finalizou dizendo que o grupo está muito unido, e sabemos que quando buscam reforçar essa situação de união, é pq algo está errado!
    Outra coisa, pq Fábio retornou ao time titular, mas não teve de volta a faixa de capitão???
    Em breve, ou em anos, a verdade virá a tona, assim como a briga antes da decisão da Libertadores de 2009!
    Por mais que eu ache o grupo bom, por mais que não queira acreditar,
    acho 2017 já era!!!

      1. Também não duvido. Não sou muito adepto de teorias conspiratórias, mas diria que algumas questões são no mínimo estranhas. O Rafael que já demonstrou grande habilidade para pegar pênaltis, foi irreconhecível naquela disputa. Displicente, saltando sempre para o mesmo lado… coincidência ou não, foi no mínimo estranho.

  66. BOA TARDE PH.
    ACHEI UMA FALTA DE RESPEITO DO MANO COM RAFAEL ELE TINHA QUE CONTINUAR COM A TITULARIDADE DO GOL,NA MINHA OPINIÃO E TAMBÉM SE O FÁBIO COBROU SUA TITULARIDADE ACHEI ATITUDE DELE MUITO BAIXA ISSO PARA MIM NÃO É PAPEL DE HOMEM . PARA MM O GRUPO ESTÁ RACHADO E MANO JÁ PERDEU O COMANDO E COMO SEMPRE ESSA DIRETORIA OMISSA DEIXANDO O BARCO CORRER . DEPOIS NÃO ADIANTA RECLAMAR QUE O TIME ESTA RUIM . TOME ATITUDE DIRETORIA OMISSA.

  67. Jogo morno que se não tem a esperteza na cobrança rápida do lateral terminaria 0 x 0. Ainda temos muitas deficiências ofensivas e na marcação do meio campo. Vitória com a cara do Senhor Mano Menezes.

    abraços!!!!

      1. Li a matéria e também coloquei o link ,um absurdo o que essa gestão do Cruzeiro fez com as finanças do clube em menos de 6 anos,todos deveriam estar respondendo a processos criminais,Gilvan de Pinho Tavares e o tão badalado Alexandre Mattos ferraram o Cruzeiro,onde foi gasto todo essa grana?

  68. Exatamente PH. Valeu pelos 3 pontos, porque o futebol apresentado continua sendo pífio. De qualquer forma, sou contra a demissão do Mano. Contratar um novo técnico agora, a não ser que seja um Pep Guardiola da vida, só iria piorar ainda mais.
    O ano ainda não está perdido, ainda temos campeonatos a disputar. Se antes a desculpa era pelo excesso de jogos, com a saída precoce da Sulamericana essa desculpa já não cola mais. Terão mais semanas cheias para trabalhar o grupo e quem sabe, parar de jogar tanto na retranca e propor mais o jogo, que é e sempre foi o estilo de jogo tradicional do Cruzeiro.
    CRUZEIRO SEMPRE!!!

    1. Com um grupo rachado desse jeito,um técnico retranqueiro e que parece ter perdido o comando do time,com essa diretoria omissa que já devia ter negociado o Fábio quando ele vinha mal em 2016 antes da contusão e devia intervir agora e acabar com o racha no grupo fica difícil acreditar em título.Até pq o esquema do Mano tem mais chance de funcionar em competições tipo Copa do Brasil que dão pra ganhar de 1×0 ,retrancar e ir progredindo até a final.Já em torneio de pontos corridos é muito difícil ganhar com esse esquema .Acho que nossa última chance de título está na Copa do Brasil ,Brasileirão pode esquecer título ou vaga na Libertadores mesmo com a volta dos 6 contundidos e principalmente com Fábio no gol.
      A grande maioria dos que escrevem nesse blog não está satisfeita com a produção do time em 2016.Será que todos são cornetas?

  69. Esse Fábio Bolachudo é uma praga de merda. Cara picareta que não respeita os colegas, tenta dar carteirada e divide o grupo. Mano Meneses tem de mostrar a esse Zé Ruela quem manda no time. Meta o sujeito na reserva e se ele está querendo fazer com o técnico o que o Rogério Ceni fez com o então técnico do SP (aquele que treinou o Ipatinga e a base do Cruzeiro e me fugiu o nome agora), que seja entregue à diretoria e que nem no banco de reservas fique. Cristão que pratica realmente é cheio de humildade, o que falta muito a esse moço. Outra coisa, se história jogasse bola ele ia comer reservado do Dida e o time teria Dirceu Lopes, Joãozinho, Ronaldo e mais um bocado. Tchau Fábio, vá viver da sua história e dos seus milhões e pare de sacanear o meu Cruzeiro, bolachão mercenário. Se o que o Álisson Matheus disse for verdade a diretoria tem que dar um cartão vermelho pra esse segundo Edmundo.

  70. Lembrei, Ney Franco era o técnico do São Paulo que foi boicotado pelo Rogério Ceni. Abram os olhos diretoria, observem as atitudes deste moço…

  71. Olá PH, realmente valeu pelos pontos conquistados. Assusta quando se vê o Cruzeiro tomando pressão de um time ruim como o São Paulo e jogando como a maioria dos atletas atrás da linha da bola. Por mais boa vontade que tenhamos como torcedor fica difícil imaginar como este time, com tantas dificuldades na armação, vai municiar o ataque e propor jogo contra times qualificados; qualquer retranca de time mediano tende a deixar o Cruzeiro na prova no Mineirão. A volta de Robinho pode ajudar em algumas partidas; de Rafael Sobis e Thiago Neves pouco espero (espero que não repitam o fracasso de Edmundo, Rincon, Rivaldo, Tinga, Júlio Batista).
    GOSTEI NESTA PARTIDA
    RAÇA DO DEDÉ: Ganhou praticamente todas as jogadas pelo alto e no chão; deu chutão quando precisou. É um zagueiro muito diferente dos lerdos Léo e Caicedo.
    SAÍDA DO MAIKE: Qualquer um que entrar na direita no lugar desse jogador, como Romero, fará melhor papel na marcação e deixará o time menos vulnerável.
    MOVIMENTAÇÃO DO HUDSON: Vai se firmando como titular absoluto e procurar jogar mais rumo ao gol do adversário quando tem a bola, enquanto os outros do setor preferem passes para os lados.
    ÁBILA: O argentino divide todas as jogadas com os adversários, já que o Cruzeiro faz muita ligação direta pelo alto na tentativa de ganhar o rebote na disputa; com Rafael Sóbis, cuja contratação vai se confirmando com o fiasco (ele não tem rendimento compatível com o status que possui), o time fica muito estático e a marcação é facilitada.
    ACHEI INCOERENTE: A saída do Rafael do gol neste momento. Temo que ele peça para sair do clube, como aconteceu com Gabriel, e percamos um ótimo goleiro. Fábio no banco não é nenhum absurdo e é inaceitável esse negócio de “história” ou de que tenha “esperado o momento de voltar” (na verdade ele reclamou de critério na mídia e essa volta, com Rafael tão bem, foi feita na marra). Inaceitável falar em ingratidão da torcida com o Fábio: o torcedor sempre suportou os maus momentos dele, as falhas em momentos decisivos e ele se firmou como um dos maiores; desconheço alguém que tenha recebido do Cruzeiro tantas homenagens e reconhecimento, além de retorno financeiro compatível com seu valor. Se há falta de reconhecimento no momento quem pode reclamar disso é Rafael.
    NÃO GOSTEI
    LÉO: Continua o moleirão de sempre; quase sofremos gol em jogada em que ele foi facilmente fintado. Não inspira confiança.
    DIOGO BARBOSA TRAVADO: Era para o time ter jogado muito com ele naquele setor, já que Romero vinha improvisado e desceria menos ao apoio, contudo, acabou pouco acionado e seu futebol ofensivo foi prejudicado pela forma recuada de jogar de Mano Menezes elegeu neste jogo.
    HENRIQUE: É quem mais abusa do toques de bola para os lados; fez o estilo “volantão” de time retranqueiro.
    RAFINHA, DE ARRASCAETA E ALISON: Recuados em demasia e sem inspiração na armação e municiamento do ataque. Alison até que tentou algumas jogadas individuais, driblando adversários no tempo inicial, contudo, fez cruzamentos medonhos. Rafinha é o esforçado de sempre e De Arrascaeta parece que não convive bem com a pressão de jogar num time como o Cruzeiro (desaparece em campo quanto a equipe mais precisa).
    RETRANCA: Uma “teta” jogar no ataque contra Maicon e Rodrigo Caio; são lentos e formam uma dupla de zaga das piores que o São Paulo já mostrou nos últimos 10 anos. Ábila venceu quase todas as disputas com eles e houvesse em campo um garoto juvenil atrevido partiria contra eles e humilharia a defesa tricolor. Pareceu-me equivocado o Mano em recolher o time daquela forma, inviabilizando inclusive a opção de contra-ataque e chamando a pressão adversária a todo momento. Contra adversários mais qualificados é bem provável que o Cruzeiro não volte a fazer um gol como fez no São Paulo.

  72. Beleza. Antes ganhar do que empatar em casa. MAS…. vencer o São Paulo era obrigação. Não é tanto mérito ou algo espetacular. Um time desestabilizado, com um técnico muito verde e em situação de fragilidade. Portanto, meus amigos, não vamos nos iludir com esses 3 pontos. É preciso muito mais para estar em condição de enfrentar este ano. Mano é conhecido por ascender até um ponto e dali não sair mais. É pela zona de conforto que, dizem, foi sacrificado na seleção. Enfim, melhor assim. SE tivesse perdido para o São Paulo, cabeças iam rolar…

  73. Mais uma coisa. Diretoria, acorde! Resolva a situação do Fábio logo. Quanto mais o tempo passar, mais condições para um crise interna vão se acumulando. Não se pode jogar um atleta na latrina desse jeito. O Fábio tem história. Resolvam logo, criem um time B e o escalem, ainda que por algum tempo, mas não deixem que mágoas e frustrações venham se acumulando pois é assim que crises se iniciam. Não repitam o passado…

  74. Anderson Souza, muito boa a matéria da revista Época sobre a qual você colocou o link lá em cima. Mostra para algumas pessoas que ficam defendendo a administração Gilvan que as coisas não são tão bentas quanta parecem.

    Alisson, conta aí a tal briga antes da final da Libertadores de 2009. Realmente não me lembro. Foi por causa de premiação?

    Muito interessante as suas informações sobre o Fábio. Não sei a sua fonte, mas tem lá a sua lógica.

    Ainda sobre o Fábio, fez duas declarações públicas absolutamente infelizes. Vou confessar que fiquei muito decepcionado com a pessoa, pois embora tenha falado que Deus lhe ensinou a colocar a arrogância lá embaixo demonstrou que não prática não conseguiu aprender a lição que Ele teria lhe ensinou. Ficou mais do que claro, nas duas entrevistas, que é arrogante e não aceita a reserva. Chegou a dizer que o Rafael está “acostumado com a situação”.

    Fábio não tem que vir a público dizer que discorda do técnico, já pensou se todos jogadores fizerem isso ?

    Outra coisa: somente agora o Fábio descobriu que futebol é o dia atual e não a história ? Se for folha de serviços prestados, vamos pedir para o Gilvan contratar de volta Natal, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Piazza, Raul, Tostão, Alex, Sorin, Ademir, Douglas, Ronaldo Nazário e alguns outros. Nessa daí o Fábio foi ridículo. Realmente é a hora de saber se tem alguém lá dentro que chegou junto dele depois dessa sua segunda declaração inoportuna.

    PH, fica a sugestão para você abordar esse tema do Fábio, dar a sua opinião em um texto específico. Antes eu achava teoria da conspiração, mas o próprio Fábio se encarregou de demonstrar que forçou a sua volta.

    1. Você tem razão, pois não é a primeira vez que o Fábio faz isto. Está errado! E uma coisa que não concordo e dizerem que ele saiu apenas porque machucou. Isto não é verdade. Ele vinha falhando muito no gol e inclusive no jogo em que machucou ele poderia ter saído e não saiu e tomou mais gol. Respeito o tempo de no Cruzeiro ainda mais porque tem conquistas, mas isto não significa que pode, todas as vezes, falar o que quiser, sempre criando constrangimento no grupo.

    2. Final da Libertadores 2009
      Perrela vende Ramires na véspera da decisão, a arrecadação do jogo bateria e bateu recorde de um jogo no Brasil até então!
      Um grupo de jogadores liderados por Kleber Gladiador ( seria mais Wágner Pipoca, Gérson Magrão e Athirson) exigiu que Perrela aumenta-se o “bicho” prêmio pelo título!
      Entretanto havia um valor combinado por Perrela com o grupo desde o inicio da competição, e o dirigente se negou a negociar!
      O grupo rachou, teria havido briga no jantar antes da saída pro Mineirão e no próprio vestiário do estádio, basta ver que o Cruzeiro fez uma partida ridícula, errando passes de 1 metro!
      Recentemente em uma entrevista (no quadro por onde anda), Marquinhos Paraná meio que confirmou a história, sem dar nome aos “bois” é claro!
      Bastidores do futebol são podres!!!

  75. Lembrei de outra coisa falada no “desabafo” do Fábio que me chamou a atenção: se o cara espontaneamente diz que teria possibilidade de jogar em outros clubes, que houve sondagens, e disse isso com o contrato em curso e o salário em dia, a explicação que a minha inteligência me dá é uma só: tá forçando a barra mesmo, tipo “se não for titular vou embora”, esquecendo que é empregado do clube e no contrato de trabalho regido pela CLT não está assinado que tem que ser o titular.

    1. Fábio nunca teve proposta pra jogar em lugar nenhum, esse cara é um câncer no Cruzeiro!Teria tido da Inter/ITA em 2009 (algo assim) até viajou pra fazer exames médicos, mas os italianos teriam desistido do negócio pela baixa estatura dele!
      Qual clube no Brasil vai querer pagar 780mil/mês a um goleiro em final de carreira que até hoje não aprendeu a sair do gol em bolas aéreas e que leva inúmeros gols de falta???Só o Cruzeiro mesmo, por isso está atolado em dívidas!
      Nada contra a religião de ninguem, respeito a de todos, e mesmo aqueles que não tem. Mas reparou que até outro dia todos os gols do Cruzeiro eram comemorados com os jogadores se ajoelhando e apontando pro céu???pois é, seria exigência do goleirão!penso que cada um tem o direito de comemorar do jeito que quiser!outro detalhe daria conta que imagens Santas ligadas a Igreja Católica desapareceram da Toca II e do vestiário do Cruzeiro no Mineirão, tudo por exigência do goleiro!
      Quero nem acreditar nessas histórias, mas dizem que são verídicas!
      Aquela bola do lateral do São Paulo no comecinho do jogo que passou entre suas pernas, não tinha nada que ter batido no calcanhar, tinha que te morrido no fundo das redes, aí eu queria ver a cara dele!!!

    2. O grande problema é que ninguém quer o Fábio, nenhum time no Brasil pagaria o salário que ele tem, essa forçação de barra do Fábio pra jogar e nas renovações de contrato me lembram o caso do Rogério Ceni quando falsificou um contrato com o Arsenal pra se valorizar.

  76. Já havia comentado neste espaço a bastante tempo que era a favor do revesamento de jogadores da mesma posição, para pegarem ritmo de jogo para uma eventual substituição. Vejam no caso da lateral esquerda, se por algum motivo o Diogo sair, Quem será o substituto? e por ai vai
    Com relação ao Gol, penso da mesma forma. Aquele jogo, lá no Paraguai era o ideal para dar ritmo de jogo ao Fábio. Já contra o SP deveríamos voltar com o Rafael, que tem mais ritmo..Ainda bem que o SP não tá lá estas coisas….Grandes equipes da Europa fazem revesamentos em todos as posições, para uma eventual necessidade de troca e o substituto estar mais apto para o jogo..Escalar sempre os estiverem melhores e. Sem essa de panelinha ô cozinheiro de meio tigela….Man”e”

  77. Olá Pedro, bom dia, tudo bom? Eu acompanho seu trabalho desde quando começou aqui e gosto muito das suas análises, parabéns pelo trabalho. Uma vez vi aqui que você pede dicas de texto para fazer e eu estava vendo uma notícia sobre a situação financeira do Cruzeiro e fiquei bem preocupado, o que acha de fazer uma análise sobre isso? Obrigado pela atenção, e estou mandando aqui porque não sei outro meio de te enviar isso.

    1. Uma coisa é certa: O Cruzeiro está devendo e devendo, por isso não vai contratar mais e ainda precisa VENDER jogadores, já que nos 2 últimos anos não vendeu ninguém com valor alto, depois dos campeões de 2014.
      Por isso, galera, a bola da vez é o estimado Rafael, com potencial para atuar até mesmo em seleção.
      Fábio nunca sairá, infelizmente, porque é veterano, mala, e ganha um salário altíssimo.
      Rafael será vendido para SP, Flamengo, ou pra fora logo, logo.
      Fábio fará o mesmo que Rogério Ceni fez no SP (só não dá pra comparar com o que este fez e ganhou pelo time paulista), ficará tomando frangos até a torcida pedir pra que saia, pois será um estorvo dentro de campo.
      E ainda sairá culpando os outros, pois se sente ídolo e inquestionável.

      1. Mas pelo menos para o gol, o Cruzeiro não precisa se preocupar em contratar, ao contrário de alguns que estão desesperados atrás de goleiro titular e do reserva.

  78. Temos que parar de nos implicar com declarações de jogadores,no futebol não tem nenhum santinho,jogadores e técnicos se acham os supra sumos,temos como torcedor exigir que corram,que lutem,que respeitem a camisa do clube e os torcedores,domingo não foi um primor de futebol,longe disso,mas não podemos negar jamais que faltou disposição e raça,declarações de jogadores são o que de menor importância tem,para tudo quanto é lado existe isso,o Neymar brigou com o auxiliar técnico do Barcelona,o Piquet fala abobrinha toda vez que vai enfrentar o Real Madrid,o Benzema disse que estava pegando a mulher de um amigo dele que jogaram juntos na seleção francesa,o John Terry uma lenda do Chelsea nunca declarou que pegava a esposa de um dos jogadores do clube,jogadores dizem que Cristiano Ronaldo é gay etc…aqui no Brasil não foge a regra,temos é que para com essa implicância com declarações de jogadores,nós também pisamos na bola em nosso dia a dia.

  79. Abcoura, o maninho inho não vai mudar nunca por que já é burro vei e ainda usa viseiras e esta correndo risco de “cair” no mata burro, porque não sabe desvencilhar dos buracos que ele mesmo construiu. Ainda agorinha afirmou que não precisamos contratar para a direita. Vai morrer com Ezequiel, Lennon e o sacrificado Romero, ninguém merece. De toda forma, “vamos precisar de todos juntos” e torcermos dobrado..Vou pescar..

    1. Pois é José, eu vi este tal Lennon jogar uma vez só e, para mim, deixou mal impressão. Quase entrega a paçoca e joga como joga o Rafinha: É só “esforçado”. Não mostrou qualidade nenhuma. E o Ezequiel é só “menos pior”. O Mano já passou do tempo de ter mostrado a que veio. Não cola mais este negócio de dizer que está montando o grupo. Todas oportunidades de definir o elenco e dar corpo ao grupo já passou. Só nos resta torcer pra, ao menos, ficarmos na série A, ou a coisa toda mude da “água para o vinho” da noite para o dia.

  80. Pedro Henrique, a sugestão que lhe faço é que enfatize a questão da idolatria no Cruzeiro.
    Vejamos alguns exemplos:
    O Léo afirmou em vários veículos de informação que é Cruzeirense doente, e continua na titularidade que na minha opinião, é muito lento. O Henrique, não sei por qual motivo continua intocável no time e apresentando um futebol pífio, improfícuo e esdrúxulo.
    O Fábio, que alguns consideram ídolo, conseguiu retornar à titularidade sem mérito próprios . ´´E certo que ele não ficou na reserva por problemas técnicos, porém ele não vinha atuando bem. O Rafael provou que é infinitamente superior a ele. A minha análise é que o Léo apresentou o seu marketing pessoal.
    Quanto ao Henrique e o Fábio, é um incógnita, e portanto sugeriria à você Pedro Henrique que investigasse isso, para nos dar uma justificativa convincente e plausível.
    Ps na minha sincera opinião esses caras constituem um verdadeiro entrave na ascensão do time.

  81. Só uma coisa, acho que estamos perdendo tempo num assunto que de nada vai adiantar ficarmos aqui batendo na mesma tecla. Digo isso em relação à titularidade de Rafael ou Fábio. Lógico e evidente que se fizermos uma enquete entre a torcida, a grande maioria inclusive eu, vai preferir o Rafael como titular. Agora, infelizmente não temos força pra forçar escalação desse ou daquele jogador, coisa que um presidente atuante, caso tivéssemos, poderia intervir, embora não seja o ideal. De qualquer forma, sendo Rafael ou Fábio, estamos bem servidos de goleiros. Temos sim que exigir que a diretoria seja mais atuante e qualifique melhor esse elenco, que apesar de muitos acharem que é muito bom, tenho cá minhas ressalvas. Este ano o time não pode repetir o comportamento dos dois anos anteriores. Temos que voltar a brigar por títulos e isso é o mínimo que os jogadores precisam fazer. E tomara que o Mano não atrapalhe né. Simbora Cruzeiro

  82. Caro PH, Por que seu blog só aparece na 1ª página do SE somente no dia que é postado? Ao contrário do seu, os 03 (TRÊS) relativos aos seguidores do CAM estão sempre em destaque? Por que essa diferença? É política da empresa ou é paixão clubística essa discriminação? Já tentou mudar isso? No mais, parabéns pelas suas análises, acompanho sempre.

    1. Nilton, isso já vem de muito tempo, depois dos jogos da primeira rodada, pelos comentarios desses caras que dizem entender de futebol o resultado do btletico foi melhor que o resultado do MAIOR DE MINAS, que falta ao CRUZEIRO é uma diretoria para colocar essa midia, FMF e as frangas onde é o lugar deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.