Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Os atacantes que não atacam: algo de errado não está certo

Ataque inofensivo? Preocupação com a defesa pode estar limitando ataque celeste. (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

Posição: atacante. Função: defender. Isso parece estranho para você? Para nós que acompanhamos o Cruzeiro, já não sabemos mais qual é a verdadeira função dos nossos homens de frente. Nem sempre eles estão lá na frente como deveriam estar. Às vezes sequer sabemos se eles são mesmo atacantes, volantes ou laterais. O goleiro adversário já nem se preocupa mais, pois ele sabe que a bola raramente vai aparecer na sua área. E sim, nós ainda estamos falando de futebol.

É mesmo difícil de entender. Não se sinta frustrado caso o primeiro parágrafo tenha te deixado um pouco confuso. Nem a gente entende muito bem o que fazem os atacantes do Cruzeiro. São ordens do professor Mano Menezes. Ele fez cursos pela Europa e deve saber o que está fazendo. Nesses cursos eles não devem retomar o óbvio, não devem falar sobre a função de goleiros, zagueiros, laterais, volantes, meias e atacantes. É óbvio. E tem aquela estória sobre o futebol moderno. Às vezes as funções se misturam. Volantes lá na frente, atacantes lá atrás e pode até ser que a gente veja o lateral se aventurando lá no meio de campo.

Calma, não é uma crítica ao futebol moderno. As coisas mudaram. Tudo muda no mundo e a gente precisa acompanhar essas mudanças para não ficarmos para trás. Só que é necessário entender essas mudanças. Sim, os homens de frente precisam ajudar na recomposição, na marcação, etc. Ajudar. Eles não precisam se dedicar exclusivamente a essa função. Quem precisa se concentrar na defesa são os zagueiros e os volantes de marcação. Será que o Mano entendeu essa parte?

O Rafinha foi muito elogiado por Rogério Ceni após a vitória do Cruzeiro no Morumbi, pela Copa do Brasil. O meia-atacante cruzeirense fez uma belíssima exibição. E o seu destaque foi a marcação, o auxílio na recomposição da equipe. No primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro, Rafinha também se destacou nesse aspecto. O atacante que se destaca na defesa. Algo de errado não está certo. O torcedor reconhece a prestação defensiva do Rafinha, mas cobra dele a eficiência que deve ter no ataque. Ora, pois, se ele é atacante, precisa atacar mais que defender.

Alisson, De Arrascaeta, Rafael Sobis e Thiago Neves. Não estão rendendo o que podem render. Será que estão sofrendo do mesmo mal que Rafinha sofre? Esqueceram a função do atacante por estarem se concentrando demais na defesa? Será que isso é que explica a inofensividade do ataque celeste? Vejam bem. O Ábila, que de defender não entende nada, quando entra nos jogos deixa seus gols (isso quando a bola chega até ele). Deve ser por isso que ele é o artilheiro da equipe.

Talvez esse seja um dos principais problemas do Cruzeiro. Nossos atacantes não atacam. Mano Menezes ainda não conseguiu armar uma equipe eficiente na defesa e no ataque. Dá para ser eficiente na defesa e no ataque ao mesmo tempo. O Cruzeiro bicampeão brasileiro tinha atacantes que atacavam muito bem e também sabiam a hora certa de recompor a defesa. Esse é um dos aspectos a ser alterado. É olhar com humildade e corrigir. Ouviu, Mano?

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

164 comentários em “Os atacantes que não atacam: algo de errado não está certo

  1. Eu acho que o Mano deveria testar uma formação com 3 volantes para dar mais liberdade aos atacantes. Com a formação que o Mano vem utilizando os atacantes tem que recompor para fazer a primeira marcação nos lados do campo e isso compromete bastante a força de atacar. Talvez se tivessemos 3 volantes os atacantes teriam mais liberdade para exercer sua função. O Mano deveria testar o Romero como primeiro homen da marcação e colocar o TN no meio junto com o Hudson. No ataque Arrascaeta, Sobis (ou rafinha) e Abila.

      1. Concordo, em parte. “Meus homens” do meio de campo seriam: Lucas Romero, Lucas Silva e Hudson. O quarto homem do meio seria o Tiago Neves ou o Robinho. Na frente, Arrascaeta e o Ábila.
        Em tempo, o Dedé no lugar do Léo, urgentemente

    1. Sem dúvida! Acho que atacante deve se preocupar mais em fazer gols do que ter que ficar pensando em defender. Ajudar sim, mas parece defender é a função mais importante que está sendo passada para os atacantes.

  2. Bem falado PH . Realmente os homens de frente do cruzeiro estao sendo preparados pra defender . Penso sobre o assunto e vendo os jogos do cruzeiro pensei : cara o mano tem que fazer um treinamento com 3 zagueiros e 2 laterais na defesa , colocar Arrascaeta , Thiago Neves ,Abila, Rafael Sobis e da a ordem : Criem jogadas , furem essa defesa , tabelem , façam o um/dois , chutem a gol , façam gol !!! Temos que ter atacantes com faro de gol , porem estou vendo um time com 11 jogadores de defesa e nao é possivel que o Mano nao viu isso !!!

  3. Meio campo deveria ser formado com Hudson , Romero e Lucas Silva, na frente Arrascaeta, T. Neves e Ábila, é a minha opinião, mas como não vale nada, vamos ter q aguentar o esquema do MM e ver o que acontece no resto do ano, ou seja, se não cair tá muito bom. Tõ puto com certos jogadores que não rendem nada e continuam no time, e ainda vêem fazer reunião como lider. Pelo amor de Deus, assim não dá.

  4. Bom texto pedro!!
    Na minha humilde opinião, nossos homens de frente estão realmente perdidos, por não ter uma definição clara de uma função no caso me refiro a TH30 e Arrascaeta. Sobis e Rafinha mas marcam que jogam tendo em vista que temos dois volantes marcadores dois zagueiros e dois laterais.
    Creio que Ábila deve ser titular e ao meu ver hoje quem sairia do time é o TH30 pelo simples fato de ser a bola morta do time, bola chega nele e é contra-ataque na certa, o que pesa a favor dele é o poder de decisão que cá pra nós deu uma caída após jogo contra SPFC.
    Uma breve sobre a final.
    Ao meu ver o Roger ganhou o título porque colocou um homen a mais no meio campo e com isso ele matou o nosso volume nesse setor. Com a rotação do ataque azul os jogadores vem de trás com a bola dominada e em constante movimentação ele colocando o adilson ele ganhou o meio e ainda os dois zagueiros tiveram muita vida boa.
    Por isso penso que ábila tem jogar e com todos a disposição a na minha opinião a trinca de meias é Robinho na direita, Arrasca no meio e Sobis na esquerda.
    Abraço parabéns pelo blog

    1. Isso mesmo, mano precisa treinar e botar os caras para atacar o gol do adversário com força, ganhando bolas no alto e no chão para que a torcida se anime e volta ao Mineirão. O cruzeiro é grande e precisa levar pelos menos 30mil torcedores a cada jogo. Pra isso precisa parar de se enrolarem com bola pelas laterais/pontas, jogadas lentas e já manjadas pelos adversário. Jogo se arma pelo meio campo, com escapes rápidos pelas pontas. Assim é vem os gols. Vamos Cruzeiro!!!!

  5. Com todo o respeito ao Henrique, mas a situação dele também é interessante. Hoje ele é um volante que não defende e também não apoia. Alguém viu o Henrique no último domingo? Não seria ele quem deveria dar cobertura aos laterais? Ele fica ali pela intermediária numa zona de conforto, sem se comprometer, só dá passe pro lateral ou zagueiro mais próximo. Tiago Neves errou tudo no jogo passado e nem venham dizer que ele está preocupado em ajudar na marcação. Perdeu um gol feito e desperdiçou outra grande chance e atrasou pro Vitor todas as faltas que cobrou. A minha impressão é que o time estava achando um caminho mas a saída do Robinho e chegada do TN piorou muito. E o Cruzeiro precisa de jogador que saiba fazer gols. O Ábila pode ser útil mas não pode ser a única opção.

      1. Henrique é o pior meio campista que já jogou no Cruzeiro. Se ele foi o melhor em campo?? É piada. Inclusive o primeiro gol do Atlético, nasceu de um passe errado dele. síntese do Henrique: não marca, não dá assistência, só dá passes pros lados ou pra traz. Histórico recentes todos os jogadores que jogam ao lado dele têm de fazer trabalho dobrado, inclusive, recebendo sempre cartão amarelo. Foi assim com o Nilton, com Willians, com o Romero e até mesmo com o Ariel… Agora é o Hudson quem sofre.

        1. Concordo inteiramente com você amigo. O henrique é o maior enganador do futebol brasileiro, é jogador para compor grupo em times da terceira divisão do Mineiro, e olhe lá. A maioria de nós já percebeu o mal que ele faz ao Cruzeiro mas ao que parece, o técnico vai morrer na praia, abraçado com ele e com o Léo.

      2. ROBERT
        Vc. é um gozador
        De que jogo vc. está falando? com certeza não é do clássico.
        Ah. vc. deve estar se referindo àquele jogo na Liberta que nem sei mais o ano, que o Henrique fez um gol no SP. de fora da area? só pode.
        Porque falar que ele foi o melhor no ultimo jogo amigo, vc. está fazendo pouco da nossa inteligência, ele não foi o pior, sabe porque?
        Primeiro tinha um técnico burro, pior que o Henrique
        Segundo; Sobis e TN30, foram ainda piores que o dito cujo capitao.
        No mais amigo, torcemos para o mesmo time, sempre torci pelo Henrique, mas ele ha muito deixou de ser o jogador que precisamos e isto tem trazido problemas na equipe.

      3. Eu também parei de ler seu comentário ao perceber sua adoração pelo maior enganador do
        futebol brasileiro). Achei que tinha visto um jogo do Flamengo no Maracanã e não o do Cruzeiro on velho Independência . hahahahahahahahahahah

    1. Realmente, o Thiago Neves não encaixou no time.
      Só consegue correr um tempo.
      No futebol de hoje não dá pra ter este luxo de meio jogador.

  6. Começamos o ano jogando um bom futebol. Ataque estava rápido e funcionando. Justamente quando o Thiago Neves entrou no time começamos a ter queda no futebol e no rendimento, será coincidência? A meu ver, este jogador foi super valorizado, assim como aconteceu com o Júlio Batista. Jogador que não marca, erra muitos passes. Futebol do RS caiu por ter de voltar a ajudar na marcação, o que não estava ocorrendo antes da chegada do TN.

  7. Daria tudo para ver a reunião do Henrique. O errado começa aí. Não sabe dar passe de 5 metros e é capitão. O capitão tem que ser o Dedé. Vamos parar de brincar ou seja, voltando com veteranos que nunca brilharam no time. Estou falando de Henrique e Leo.

    1. Concordo que o capitão deva ser o Dedé ou Manoel, se jogar.
      Ficaremos mais 10 anos sem títulos para o Henrique erguer um troféu como foi com o Fábio?
      Henrique não foi protagonista em nenhum dos títulos que ganhou pelo Cruzeiro, aliás, foi reserva em 2013 e não jogou tanto em 2014.
      É bom jogador, mas no momento existem outros melhores no setor. Com 2 volantes sofremos bastante com ele em campo.

  8. Acho que devemos ter calma nessa hora…o time precisa melhorar MAS tem uma base boa sim…tem padrão de jogo.

    Se fosse possivel colocar nesse time o Everton Ribeiro no lugar do Thiago Neves…o Goulart no lugar do Arrascaeta e o M.Moreno no lugar do Sobis…eu não tenho duvidas…esse time seria melhor e mais confiavel(em mata-mata) que o time de 2013/14…

    Resumo: Precisamos de atacantes.
    O Sobis é razoavel mas não é matador e não é veloz.
    O Arrascaeta NUNCA me convenceu…aqueles gols contra as Frangas fazem parecer que o cara é bom…NÃO!…dorme em campo.
    O TN30 eu vou dar um desconto por ainda estar entrando em forma…sim, esse cara ficou 3 anos jogando futebol amador…
    O Abila, na minha modesta opinião. é RIDICULO!!!…muito ruim de bola mesmo..mal sabe dar uma passe…se ele fosse brasileiro o Cruzeiro ja teria emprestado esse cara para o Boa…

    Abraços.

    1. Que ridículo seu comentário, todo mundo está vendo e comentando que Ábila deve ser titular, que é o único que vem fazendo gols e você fala uma bobagem dessa.
      E se colocar Everton Ribeiro, Goulart e Marcelo Moreno, qualquer time ficaria muito melhor.
      E ainda por cima, Thiago Neves não vem jogando nada, depois que ele entrou no time, o rendimento do time caiu muito e você vem dar desconto pra ele.
      Você não deve entender nada de futebol.

    2. Meu caro colega Angelo, se você rever os jogos do Ábila no Huracan , você verá que que ele não é um jogador ridículo como você diz, ou você acha que os jogadores que jogavam com ele lá são melhores do que os que jogam com ele aqui? Lá o time jogava em função dêle, ou seja jogava para ele finalizar, quem tem que ter habilidade são os meias e o armador para construir as jogadas e dar os passes certos para ele concluir, mas nossos meias são guarda costa de laterais e o nosso melhor criador de jogadas que é o Robinho é o gerente do DM em substituição ao Dedé , centro avante tem que saber é fazer gol e isso o Ábila sabe fazer e os números estão ai para nós comprovar isso, não acho ele habilidoso e nem sou o seu procurador, só acho que não é justo culpá-lo e criticá-lo por não ser habilidoso, e sim, por não fazer gol e nisso nós não temos razão.

    3. Ãngelo, desculpe a franqueza! Seu comentário é totalmente irreal e injusto. Pense nos fatos, seja coerente com a situação do Cruzeiro e do futebol brasileiro para dizer o que disse. Rafael Sóbis, Tiago Neves só jogam bem contra timecos da serie C e o paneleiro do Money Menezes ainda não viu isto e uma série de outras coisas que o Roger viu e puxou o Ruralito para eles. O voleio do Ábila, humilhou o título deles. Será que você não se apercebeu disto ainda?

  9. O Cruzeiro perdeu o equilíbrio entre defesa e ataque no momento que perdeu o Robinho por contusão. Ele conseguia se posicionar muito bem junto aos volantes para compor o meio, ao mesmo tempo que tinha uma visão privilegiada da movimentação do ataque ao vir com a bola de trás. O time até conseguiu se manter ofensivo sem o Robinho porque tinha o Cabral, que apesar da deficiência na marcação (por falta de velocidade), tem também uma excelente visão de jogo e bom passe.

    Ao sair o Cabral, o Hudson entrou muito, mas muito bem. Só que ele é o volante “raiz”, como o pessoal fala. É destruidor de jogadas, mas não consegue fazer a transição tão bem. Este papel ficou com o Henrique, que tem deixado a desejar nos passes, pois erra além da conta e entrega bolas bobas. Portanto, no lugar onde tínhamos Cabral, Henrique e Robinho preenchendo espaço, agora temos somente Henrique e Hudson. Sobra para um dos meias ou atacantes ajudar na recomposição. E aí o time fica perdido, porque parece que não há orientação do treinador sobre quem vai voltar para marcar e quando voltar para marcar. Vê-se jogadas onde estão Thiago Neves, Rafinha e Sobis junto à linha de volantes. Ué, quem ficou lá na frente? O Arrascaeta, que tem agido como o Forest Gump: corre muito, mas tem deficiência de raciocínio.

    O meio do Cruzeiro tinha que ser composto em um losango, com Romero de primeiro volante, ficando Hudson e Lucas Silva (ou Henrique) mais à frente, fazendo a transição na saída de bola, e a composição na hora de defender. Abertos Arrascaeta e Sóbis, com Ábila no comando. Somente o Sóbis precisaria voltar para marcar, se fosse o caso. Mas se o time mantiver a posse de bola, ganhando o meio e errando poucos passes, não tem porque ficar todo mundo recuado. O time joga melhor distribuído e abafa o adversário.

    E outra: pelo amor de Deus, Mano! O Dedé cabe nesta zaga, seja no lugar do Léo ou, principalmente, do Caicedo. A zaga titular, na realidade, tem que ser Dedé e Manoel.

    Abraços, e desculpem a cornetada….

    1. Concordo com você Bruno, nosso time joga atrás da linha da bola e quando a recupera não consegue fazer a “tal” transição com rapidez e por não ninguém rápido lá na frente e o pior é não ter ninguém lá na frente ai tem que sair tocando bola e quando erra o passe o adversário pega nosso time saindo e se não for corrigido esta postura vamos sofrer demais no brasileirão.

  10. Concordo com o Daniel, seria melhor que o Cruzeiro jogasse com 3 volantes, até a Seleção que tem muito mais qualidade joga dessa forma (Casemiro, Paulinho e Renato Augusto), o Roger ganhou o título povoando o meio, o Cruzeiro tem dois volantes e um monte de meia-atacante para marcar e acabam deixando de atacar, isso não faz sentido nenhum. O Arrascaeta joga um jogo e fica 5 sumido, Rafinha corre, corre e nada, Sóbis não pode ser falso 9 de jeito nenhum, várias vezes ele está na defesa e o Cruzeiro arma um contra-ataque, quem vai fazer gol se ele está lá atrás? Thiago Neves está fora de forma e parece mal posicionado. Eu já tinha falado isso no blog antes, o Cruzeiro fica só pelo lado esquerdo, quando é marcado acabou. E o que poucos falam e eu não entendo é esse Alisson, o que esse cara fez para ser considerado craque? porque ele entra todo jogo principalmente quando o Cruzeiro precisa reagir? Alguém lembra do último gol que ele fez ou da última assistência que ele deu? Quando vejo que a opção do MM para mudar o jogo é o Alisson eu tenho certeza que “algo de errado não está certo”!

  11. Parece que a maioria ainda não conseguiu perceber que o zagueiro Léo é a chave da questão. Ele é muito lento, sobe mal e ainda não consegue acompanhar um atacante. Vejam o que o gol que o vovô Robinho fez, ele não conseguiu acompanhar o lance. Lamentável o fato de boa parte da torcida querer crucificar o Rafael Sobis, ele não é centrovante, temos o Shrek chamado Abila que muitos acham ser o cara, mas não é. Ele é outro perna de pau, mas quando faz com contra as frangas todos pensam que é ele é o cara. O Mano tem que rever esse esquema e principalmente tirar esse Léo bunda de tanajura da zaga e colocar o Dedé.

      1. Exato, o Henrique perde a bola ridiculamente e o Leo não consegue acompanhar o Lento do Ruizinho. Não corta aquela bola é um absurdo. 2 já é coletivo? hehehe

      2. Pedro Henrique os constantes erros em jogos decisivos compromete todo o trabalho de um planejamento conforme a modalidade da competição, por isto jogadores como Henrique e Leo são fracos e olha que esses erros não esporádicos. Será que nem vendo o vídeo do lance do primeiro gol você não vai parar de proteger o Henrique esse cerca Lourenço.

  12. Como a mesma ladainha dos outros jogos, vamos mudar a postura, “E franga de granja para fica mudando de postura”, pois no campo vejo os mesmos erros de sempre. Desamino quando perde a bola, sem combater o adversário para recuperar o passe perdido.
    Estes jogadores pensam que torcedores do Cruzeiro são bobôs.

  13. Mais uma vez o Pedro nos brilha com a sua visão de futebol e com a clareza do seu texto. Realmente, quem enxerga futebol não pode gostar do Rafael Sóbis marcando, muito menos do Tiago Neves perdendo gol de cabeça, sem marcação, dentro da pequena área. O Mano inventou demais e, como dizia Muricy, “meu, a bola pune”. Arrascaeta, Sóbis e Neves no mesmo time não dá. Alisson sempre foi o terror do time do Galo. Essa estória de que o Ábila não presta tá por fora. Ele é o artilheiro do time, gente!!! Futebol é simples, bola na rede. Agora, a bola tem que chegar, não basta botar cinco atacantes para falar que o time é produtivo. Mano Menezes tem de parar de ser arrogante e fazer o simples. Lucas Silva no banco jamais. Abrações e saudações celestes, de quem gosta de futebol e detesta briga.

    1. Concordo plenamente. Arrascaeta,Thiago Neves e Sóbis juntos já deram provas que jogando juntos não dá.É muito jogador sonolento juntos.Thiago Neves até agora não mostrou a que veio,Arrascaeta nunca foi isso tudo e Sóbis tá mais ou menos.Ábila é o que temos de melhor como definidor e tem que ser titular absoluto.Se fosse o Thiago Neves,Arrascaeta ou Sóbis que tivessem feito aquele gol contra as frangas estaria sendo endeusado,não dá pra entender.

  14. LÓGICO que é coletivo, a questão não é essa, caso contrário estariamos falando sobre tênis. O fato é que a muio tempo o Léo tem demonstrado ser um zagueiro lento e que se pociona muito mal. O que acho injusto é pegar no pé de quem demonstra força de vontade e muito talento como o Rafel Sobis, e olhar que mesmo não sendo o camisa 9 que precisamos ele ainda faz uns golzinhos de vez em quando. Mas a zaga é fraca, muito fraca, esse Léo pode ser um bom reserva mas como titular ele não serve. Seria interessante ver o Manoel e o Dedé juntos.

  15. Bom tocar nesse assunto P.H, fico muito preocupado principalmente com o Rafael Sobis pois o mesmo não sabe se é meia ou atacante… se for atacante, que fique no ataque, mas se for meia, para de inventar pois ta ficando feio pra ele.
    Abraços PH.

  16. Serio que tem gente pedindo 3 volantes ai??…só pq as Frangas jogaram com 3 e QUASE levaram a virada em 5 minutos?…pessoal, ate concordo que precisamos de um outro volante…mas é pra colocar do Henrique…..Hudson + Ariel ou Lucas Silva…melhor formação ali na volancia….precisamos de um atacante rapido na frente e um cara BOM matador…Abila é piada de mal gosto. Abraços…

    1. Angelo, de que adianta o time ser escalado com 2 volantes no papel? Olha o posicionamento do time em campo e verá que na prática temos mais volantes que o time do Celso Roth. Conta aí, só no jogo de domingo: Henrique, Hudson, Sóbis, Rafinha e Neves. Volantes, sim, porque esses caras não atacaram. O Elias atacou mais que os “atacantes” do Cruzeiro. Uma coisa é o cara compor marcação, outra é se posicionar SEMPRE atrás da linha da bola, imediatamente à frente da zaga.

      Não adianta ter 4 atacantes escalados, ou 5 como no final do jogo de domingo. O time não tem equilíbrio. O Cruzeiro de 2003 jogava com 3 volantes na maioria das vezes: Maldonado, Recife e Felipe Melo. O time finalista da Libertadores em 2009 tinha Fabrício, Henrique e Paraná.

      Na minha humilde opinião, o trio ali no meio é Hudson, Cabral e Robinho. Com os jogadores que estão à disposição tem que ser Romero, Hudson e Lucas Silva. Henrique só entraria no caso de um Armagedon.

  17. Atitude, garra, entrega ao time, vontade, honra, defender a camisa, culhão, determinação, sangue nos olhos, faca nos dentes coração na ponta da chuteira, postura. Precisamos de quem realmente queria jogar pelo Cruzeiro o resto é blá blá blá.

  18. Acho que todos tem razão, mas porque não Rafael, Léo, Dedé, Caicedo, Maike, Diogo Barbosa, Hudson, Lucas Silva, Tiago Neves, Sobis, Ábila, ou Rafael, Dedé, Caicedo, Maike, Diogo Barbosa, Hudson, Lucas Romero, Lucas Silva, Tiago Neves, Sobis, Ábila. Tem que esquecer o mineiro, que para os grandes não acrescentam em nada e focar na copa do brasil, sul americana e brasileiro. A FMF tem que acabar com isto de o time de melhor campanha levar vantagem na final, como foi em São Paulo e Rio Grande do Sul, com isto dando chances para os pequenos, e em meu ponto de vista pelas dimensões que tem nosso estado, porque não passar de 12 times para 20 times. Valeu PH e abraços a todos.

    1. ANA – N a boa, seria tão bom se ele continuasse lá.
      Aí até esta reuniao seria desnecessária.
      Só que ele (MM) deveria ficar acompanhado de mais alguns destes que pra la foram, e se ainda nao foi, chamasse para ficar lá o VICINTIM E O GILVAN, Aí o Cruzeiro tomaria rumo.

  19. O pessoal pega no pé do Leo…o zagueiro mais regular do time, sim, ele é o mais regular…ele não é o melhor zagueiro MAS tambem não é o problema….jogadores questionaveis, na minha opinião: Arrascaeta Sonso e Sonolento….Henrique Cerca Lourenço.

  20. PH. Infelizmente, é uma coisa que não vemos no Mano Menezes: humildade. Isso ele não demonstra. E o Cruzeiro tem se prejudicado com isso. E muito!!

  21. Boa tarde Nação Azul!!!
    Penso que o ideal é colocar um atacante estilo matador. Apesar de nem todos gostarem do futebol do Ávila (eu prefiro ele como titular do que os que estão jogando), acho ele um jogador muito mais aguerrido e gera com isso certa preocupação para as defesas adversárias. Não é a toa que é o artilheiro da equipe no ano. Reparem nestes últimos 3 jogos (Franga 1, Chapecoense e Franga 2) quantos chutes realmente perigosos foram dados ao gol adversário…. muito POUCOS MESMO!!!!
    Acho que o ideal é colocar mais marcadores em campo (Romero e Hudson) se realmente a preocupação for marcação e colocar os “jogadores de frente” (Robinho, TN30, Arrascaeta) com a incumbência de finalizaram mais e proporcionarem jogadas com mais perigo de gol. O que vejo hoje é um tanto de jogador correndo pra lá e pra cá sem ao menos levarem perigo ao gol adversário.
    O Léo na zaga tb já era… muito devagar!!! O que tá me matando de raiva também é o tal do lateral tocar a bola pro zagueiro, e vice-versa quase que num intervalo de tempo eterno. É necessário os volantes se aproximarem da zaga pra fazer essa função.

  22. Concordo com que o Pedro falou. O time tem que jogar com os três volantes. Lucas Silva, Romero e Udson. Quem não enxerga isso não sabe nada de tàtica e de futebol. Zaga Dedé e Manoel, Meias Arrascaeta e Robinho e o Ábila na frente.

  23. Olá PH. Legal a sua escrita. O fato é que não temos administração ou devem estar em guerra interna, porque a contratação que seria top (Thiago Neves) está sendo um fiasco, o cara está até hoje abobado em campo, nao tem ritmo, o Sobis tambem não faz nada, e ainda mais alguns como rafinha, alisson, pode devolver todos e dar oportunidade aos garotos, acho que seria muito melhor. Até o Henrique tambem está uma baba, parece que está jogando futebol americano que só tromba, nao marca, nao ataca, foge dos lances pra não se comprometer.
    Assim nosso time está sendo um timeco e vamos passar muita vergonha no brasileirão.
    Um abraço

  24. Pegando a deixa no postanterior do PH e procurando aprender (ou mostrar) os nossos erros até então:
    .
    .
    1) Nosso time, e não é de hoje, é manco. Só joga pela esquerda. Ou o Mano equilibra o time com os jogadores que tem ou a diretoria contrata um lateral direito à altura.
    Acho também que carece de um apoio melhor aos laterais ou alas direitos. Falta um meio campista que jogue bem por aquele lado e um zagueiro que seja rápido e eficiente na cobertura (leia-se Dedé – falo mais sobre ele mais na frente)
    .
    2) Discussão Abila x Sóbis.
    2a) Me desculpem os críticos do Sóbis, mas ele é um dos jogadores mais importantes do time.
    O que vocês não enxergam é que ele ficou marcado como o NOSSO FALSO 9. Mas não é isso que tem acontecido nos jogos. Com a entrada do Tiago Neves (ainda fora de forma) e a incapacidade do Arrascaeta de marcar (não estou desmerecendo o Arrasca – isso é só um fato e também não acho que ele deve ser desperdiçado marcando), o Sobis está jogando pelo lado ajudando na recomposição. Quase como nos tempos do Paulo Bento.
    Tiago Neves e Arrascaeta é que tem feito esta função avançada.
    Tanto que a maior critica ao Sobis no jogo passado foi não acompanhar o Marcos Rocha no contra-ataque que gerou o segundo gol. Ou seja, ele estava pelo lado.
    .
    2b) Quanto ao Abila, volto a bater na mesma tecla.
    Ninguém deve esperar dele uma tabela, um passe magistral ou dominar a bola tocada para ele.
    O que ele sabe fazer é GOL mas para isso ele depende do time.
    O Atlético joga assim. Vejam quantos gols o Fred marcou somente empurrando a bola para dentro.
    Acho que o Mano deve continuar com as convicções dele quanto o falso 9 mas deve trabalhar o time para a segunda opção ou seja com o Abila enfiado na área (o verdadeiro 9).
    .
    .
    3) Quanto ao Dedé, já é hora de colocar o cara para jogar pois é disparado o nosso melhor zagueiro.
    Não sei qual é a real condição física dele, mas o condicionamento só é adquirido com jogos.
    Um aparte quanto ao Dedé. O cara é foda mesmo, as suas entrevistas recentes com todos os repórteres forçando a barra para a sua entrada ou forçando uma resposta infeliz como a de Fábio e o cara saiu superbem.
    Respeitou os companheiros, o treinador e a comissão. Nota 10.
    .
    .
    4) Quanto ao elenco como um todo creio que seja muito bom.
    Dois goleiros que já provaram sua capacidade sem falar de mais duas promessas.
    .
    Na zaga temos 4 jogadores de nivel. Dedé nivel de seleção. Manuel e Caicedo um pouco abaixo e Léo que acho um bom zagueiro e que sempre quebra os galhos com a vaca está indo para o brejo. Para mim em Dedé e Manuel titulares.
    .
    Nas laterais, Diogo hoje é incontestável e tem dois reservas meia boca.
    Na direita Ezequiel, nota 7 sempre e Maike que pode chegar à nota 10 mas ainda esta na bica de ser reprovado.
    .
    Na volancia temos para todo gosto.
    Hudson acho que hoje é unanimidade apesar de receber alguns amarelos desnecessários.
    Henrique para mim ainda é melhor que os demais porém temos o Cabral, Romero e Lucas Silva.
    Como disse temos para todo gosto.
    .
    Meias ofensivos temos Robinho (até recentemente nosso melhor jogador nesta posição), Arrascaeta e Tiago Neves (que carece de mais ritmo).
    Além de Rafinha (muito esforçado), Alison (quase passando do ponto) e Marcos Vinicius (para mim o melhor dos três).
    Ainda temos Alex e Elber que não me convencem mais.
    Sem esquecer que o Sobis pode atuar pela esquerda.

    No ataque Sobis, Abila e Raniel. Como disse, os dois primeiros dependem da estrutura tática a ser definida pelo Mano e o Raniel outra esperança que me surpreendeu positivamente nas chances que teve.
    .
    .
    Acho que o Mano já teve tempo de reavaliar o elenco e creio que passado esta fase da Sulamericana e Copa do Brasil, haverá algumas dispensas e contratações (poucas).
    .
    .
    Putz, mais uma bíblia, mas creio que falei tudo que pensava.

  25. É amigo blogueiro, vc declarou guerra ao Mano Menezes mesmo hein!!!
    Cuidado: deivid, paulo bento, luxemburgo, adilson batista, marcelo oliveira estão todos aí a disposição no mercado!
    por falar nisso o time do Paulo Bento só atacava, criava 30 chances de gol e perdia, lembra daquele fatídico jogo contra o Sport no Mineirão, ano passado???
    a questão é a falta de qualidade técnica, já cansei de falar (alisson, elber, abila, rafinha, marcus vinicius) não são jogadores do nível da Nossa Camisa, da nossa história, no máximo são reservas pra joga quando não tiverem outros, nunca aqueles reservas que entram pra mudar a história do jogo!
    Rafael Sóbis está sobrecarregado demais, e também nunca foi essa “coca-cola” toda!O único atacante que temos do nível de nosso Clube é o Arrascaeta, e aí a torcida querer que ele decida toda clássico sozinho, é fod…
    Thiago Neves meia, passou 3 temporadas na “Arábia” lá o nível é outro, os caras treinam 2 horinhas por dia e a noite e quando treinam, vai demora um tempinho pra ele deslanchar, mas já fez gols e assistências decisivas sim!
    agora concordo com quem disse aí acima que leo e henrique já eram e já eram mesmo!chega, são jogadores medianos, o camarada quando é bão de bola não fica 2, 3, 4, 5 anos em um grande time do Brasil sem receber uma proposta da Europa, não fica mesmo!
    Mano tem que escalar o Dedé logo, se ele tiver que machucar, machuca dentro de casa não tem jeito, é da profissão!e qto ao Henrique, prefiro ver Romero (meio perdido e chutando até a avó dele) ou LS16 (tentando se acertar) do que aguentar mais o Henrique, chega! Ademir, Douglas, Fabinho jogavam muito mais e quando deixaram de render foram na rota!na rota!tchau!
    Já tivemos a sorte da lesão do Fábio abrir espaço pro rRafael (que sai nas bolas aereas, pega penalty, não toma gol de falta tão fácil), será que vms ter que torcer por lesões de Leo e Henrique????Pq será que o Paulo Bento escala os inexperientes Bruno Vianna e Fabricio Bruno e não escalava o Léo???
    Vms cobrar a saída de jogadores totalmente inúteis: Fabricio, Elber e Marcus Vinicius são totalmente inúteis!

      1. mas é so ver seus 3 ultimos posts, vc anda chibateando o Mano Menezes
        tbém acho que o trabalho dele não é ótimo, é apenas bom
        mas se o Mano sair e receber sua alta multa rescisória
        vms contratar quem?????
        Tite, Cuca e Muricy não virão jamais e o resto é resto!!!

    1. Cara , cai na real … afinal , você é que parece ter declarado guerra aos jogadores … e não apresentou alternativas concretas de substituições dos mesmos … parece até que eles estão aí fácil no mercado …

  26. Concordo com você Pedro Henrique, agora vamos ver se Mano terá a humildade de reconhecer a deficiência do ataque, mudar seu esquema de jogo e alguns jogadores que não estão rendendo o suficiente para serem titulares.

  27. Veja bem pessoal, por quye temos que tolerar esse Leo de zagueiro, o cara não serve nem pra time chinês. Lá na china ele seria reserva, e vai ser titular no Cruzeiro? Ora me poupe. Enquanto estiver esse Leo na Zaga vamos tomar ferro. E não adianta chorar. Ele fala que é cruzeirense, mas parece que não é. Por que senão ele pediria pra sair e colocar o Dedé no seu lugar. Tem que mudar Mano.

  28. P.H. Porque que os nossos atacantes t|êm que voltar pra marcar? Resposta: Por que a nossa Zaga é fraca. Com Leo na Zaga os atacantes têm que voltar sim, senão vamos tomar de goleada. É melhor perder de 2×1 do que tomar goleadas, igual nós já aplicamos nas frang6x1as. Já que ele não quer tirar o Leo, então os atacantes vão ter que voltar sim. Não quero tomar goleadas não, e no final de semana vem os Bambis de novo. Os atacantes vão ter que ajudar a defesa nossa que é fraca. Futebol é coletivo, mas pro coletivo ser bom tem que ter boas peças no grupo. OLeo é ruim de bola e o Caicedo tá com cara de cai cedo mesmo.

  29. Hj a melhor formação pro Cruzeiro é com 3 volantes!!!!!!!! Não entendo o pq tem gente que pensa que 3 volantes ou 3 zagueiros remetem a time defensivo. Com 3 volantes dá pro Sóbis ficar mais perto do gol, ao mesmo tempo Arrascaeta pode cair pelas pontas e usar sua velocidade, dá pra se ter um volante que chegue como elemento surpresa ou com bom chute de fora da área, tudo depende da execução do sistema tático. Pra mim hj o ideal seria um 4 3 2 1 com Arrascaeta e Sóbis municiando o Ábila e invertendo suas posições pra confundir o adversário, sem se preocuparem tanto com a marcação e ficando mais próximos do centroavante. Com todos à disposição os 3 volantes poderiam ser Hudson, Ariel ou Romero e Robinho….e ai achariam ruim????

  30. A verdade é que quando perdemos o Robinho, perdemos a ligação de volantes com atacantes, dessa forma os caras voltam mais pra poder não só marcar, mas também buscar essa bola, ajudar na saída e quando chegam a frente estão todos vindos, não tem ninguém no ataque, a bola volta pro meio, pra zaga, até no Rafael e aí começa de novo. O Robinho faz muita falta, a queda de rendimento depois sua saída é clara, cabe ao nosso treinador achar alguém dentro do grupo pra exercer a função. Não sei se reparam nos últimos jogos o TN tem cada vez mais aproximado dos volantes, isso sem dúvida tem afetado diretamente em seu rendimento. O Robinho conseguia pegar a bola e buscar o melhor posicionamento da equipe a frente pra fazer aqueles passes que quebram a defesa adversária. Outro que não marca, ao meu modo de ver, mas tem bom passe e boa visão de jogo é o Ariel, perdemos muito na nossa saída de bola. A gente tem time, a galera tá um pouco no desespero, não é por perder um clássico na casa do adversário que está tudo errado, todo mundo tem que ir embora. Mudanças claro, tem algumas a serem feitas, mas esse ano ainda vai ter muita coisa boa pra gente, confio no trabalho.

  31. Uai? será que o blogueiro caiu na real? Esta vendo que o time não esta jogando nada. Percebeu a baboseira que postou depois do jogo contra o são paulo e depois do 1º clássico (atuação gigante sem um chute no gol).
    Agora sim, somos torcida exigente, não nos contentamos em classificar jogando mal (pq assim não ganha titulo).

    VAMOS JOGAR PRA FRENTE CRUZEIRO!!!!

    1. Teve um rapaz,pena que não me lembro o seu nome,que disse a mesma coisa.Lembro das palavras deles dizendo que o time estava muito mal,que o aproveitamento do time era ilusão,que a torcida tinha que pensar mais adiante e que provavelmente não ganharíamos nem o rural a não ser com muita sorte.O cara foi xingado de franga disfarçada etc.Taí o resultado:Agora dizem tudo o que o cara disse desde o primeiro jogo contra o América.O último comentário dele se não me engano foi depois daquele péssimo resultado no primeiro jogo contra o atletico,do tal atuação “gigante” pra alguns.O cara sempre esteve certo.PS: Quem lembrar cita o nome do rapaz aí que não me lembro.

      1. Esqueci de dizer,que após a derrota para o São Paulo ele fez uma critíca ao péssimo futebol do Cruzeiro pois era para o time ter perdido a classificação já no primeiro tempo e o autor do blog mandou ele comemorar a “vitória” aquela dia (2 x 1) para o São Paulo)

  32. A zaga TEM que ser Dedé e Manoel! O Robinho TEM que jogar! PRECISAMOS de um lateral direito! Agora, o que me assusta na torcida do Cruzeiro é os caras estarem reclamando de um camarada que só entra na fria, quando o time está ferrado, faltando dez minutos pra acabar e, ainda assim, faz a p… do gol toda vez!!! É demais!! O cara tem uma média de gols/tempo em campo EXCEPCIONAL!!! Também concordo que ele é grosso, não tem habilidade. Mas DEFINE! Esperem só pra ver: se o Ábila continuar no banco logo logo ele sai do Cruzeiro e se cair num Corinthians ou Flamengo da vida vai fazer gol igual água!!! O técnico deveria se virar e armar um esquema que favoreça o cara que põe a bola lá dentro!!! Nunca vi isso: torcida que mete o pau no único cara que faz gol do time!!!! Afff
    Ah, parabéns pelo texto PH!! Realmente o Cruzeiro precisa ter mais liberdade para atacar…

  33. pedro,parabens pelo seus cometarios,eu que sou atleticano reconheco que vc e muito parcial e correto .acho que o esporte principamente o futebol tem que fazer amigos nao inimigos.meus sinceros parabens.vc representa bem seu time

  34. Muito bem P.H., você é bastante humilde para aceitar críticas, Parabéns. Agora vamos ver se Mano vai ter essa sua himildade e aceitar as críticas e mudar o time. O momento do time com o Mano não é nada bom. Ele tem que escalar o time também de acordo com o momento. Muda Mano.

  35. Não tenho bola de cristal mas é óbvio que o maninho vai lá no Paraguai buscar um empate, alguém duvida? Sorte a nossa, ao que parece o Ábila vai jogar, já é uma luz no fim do “túnel” escuro este que o maninho construiu. Se for para por o Sóbis para correr atrás de laterais, assim como o próprio Rafinha,TN30, Arrascaeta e Cia, nos abdicando do ataque é melhor escalar os especialistas….Cinco beques e cinco volantes e pronto……
    Este Maninho é um gênio aos avessos…PQP…………Ainda bem que o Ábila9 deve jogar e tem a possibilidade de empurrar umas bolas para dentro, além de abrir espaços para seus companheiros…Já é um trunfo…Avante Raposa…

  36. P.H. Uma contatação triste, em todas as últimas decisões que o Cruzeiro participou – LIBERTADORES: STUDIENTES – SÃO LOURENÇO – BOCA – ETC. o Leu e o Henrique estavem em campo e nós perdemos – Eles são perdedores natos, na decisão eles amarelam e bambeiam as pernas.
    QUANDO TEREMOSO DEDÉ COMO TITULAR, E O GILVAN POR ONDE ANDA ???

  37. Comentários neste blog de ETs, para mim, serão sempre suspeitos pois não são de nosso planeta AZUL…..Se liga não aceitando “conselhos” dos que teem o rapo entre as pernas……Suspeitos, voltem para seu planeta do lado escuro da lagoa e continuem bebendo água na descarga do vertedouro, porque nosso CT-1, é na cabeceira da lagoa….água limpa…..

  38. P.H. o Dedé é um jogador caro pra ficar na reserva, tem que colocar pra jogar, ou êle não está curado, porque se for isso o Cruzeiro tem que pensar em contratar outro zagueiro e esquecer o Dedé, porque não adianta ter um jogador com salário alto pra ser eterno reserva, e ver essa zaga com o Léo matando a gente de raiva. Outra coisa PH, vc notou que depois que o Ábila entrou em campo, acabou a tranquilidade dos zagueiros do galo, êle grosso ou não tem que ser titular nesse time. Gostaria de saber sua opinião sobre tudo que falei. Boa noite.

  39. É cada um no seu quadrado. Os jogadores podem e devem recompor, ajudar na marcação mas é dentro de sua área de conforto. Só podem se locomoverem dentro de seu setor no campo, raras exceções. Todo mundo tem seu limite de gás…Simples assim….Cada jogador produz mais na função que ele mais sabe fazer. Esta de tirar leite de pedra é coisa de “oreia”. O melhor mesmo é cada um na sua. Vc toca pandeiro, vc o cavaco e o Zé na flauta….Aí sim, dá música……..O Maninho pensa que é Santos Dumont, só que ele e Gaúcho e sua “aeronave” não decola…….Fui

  40. Falta ao cruzeiro um meia armador, que saiba combater no meio campo, distribuir as bolas e ás vezes lançar, os grandes times celestes sempre tiveram um jogador assim, só que são rarissímos, me lembro de Piazza e Alex, quem mai? um abraço, zerooooooooooooooooooooooooo.

    1. Pessoal, com esse elenco do cruzeiro temos que esquecer , Sulamericana ,CB, e 1ª liga,.Pois domingo começa a caminhada para atingir os 44 Pts no BR e de já começa com três paradas torta seguidas. SP, Sportes e Santos. Não pode vacilar nas primeiras rodadas . Já namoramos e terminamos o namoro com a segundona por duas vezes seguidas , E esse namoro, não pode ser reatado.
      Saudações Celestes*****

  41. PH e demais seguidores desse blog.Vale ressaltar que alguns de nossos atacantes além de não marcarem gols e não marcarem os adversários não estão tendo postura de verdadeiros atletas cruzeirenses.Hoje fiquei puto(Desculpe a expressão) quando recebi um vídeo aqui de um atleticano me zoando.Esse vídeo já viralizou.No mesmo o senhor Rafael Sóbis que foi uma ameba no clássico aparece passando creminho de cabelo em Fabrício,recebendo pozinho na cara,alizando a maozinha de Ezequiel e outras atitudes estranhas para um jogador do Cruzeiro.Já tomei raiva desse cara.Será que ele ta achando que o Cruzeiro é as frangas?Que já contratou alguns jogadores extremamente esquisitos?Onde esse indivíduo que chegar?Não jogar nada já não é aceitável pelo salário que ele tem e ainda me vem com mais essa.Que ele vá expor as esquisitices dele em outro lugar.Tem que respeitar o maior de minas.Devemos cobrar isso.

  42. Olha pessoal, estou mesmo é preocupado com o elenco que achávamos que tínhamos. Cadê nosso banco hoje, repleto de jogadores que não mudam resultado de jogo. O Elber não se pode contar com ele, o Alisson está aí ninguém sabe até que jogo, o Marcos Vinicius machuca sem jogar, o Alex é uma incógnita, o Raniel é uma promessa de quem não podemos cobrar nada, o Brayan é jogador pra compor banco. O que o técnico tem a fazer? O Robinho é craque, mas e aí, adianta ficar por demais machucado? Sei que não é culpa dele, mas com certeza tem algo errado com a qualidade física dele, o Lennon chegou agora, mas a imprensão deixada, não vi nada de exuberante. Então alguém pode me algo a respeito??

  43. Arrascaeta nunca foi craque, idem Rafinha, Robinho, Sobis e T. Neves. Esses caras só jogam bem com alguém acima da média jogando junto. Aí eles crescem. Para agravar….estes caras não tem raça, afinam. E o treinador orelhudo deixa de fora o Abila, o único cara que encara, não afina apesar de não ter habilidade. Mas é raçudo e não foge da porrada. Então temos 3 erros em um só PHUDENDO A NOSSA VIDA DE TORCEDOR: jogadores que afinam, treinador burro e diretoria omissa e covarde QUE PELO JEITO, não vai reforçar este ataque……tirando nossa esperança pois este time como está aí….não é assim MUITO MELHOR do que as ínguas que vestiram o manto azul em 2015 e 2016.

  44. Complementando meu comentário acima, estava esquecendo de outro “craque” Fabrício, como um cara desse conseguiu ser profissional de futebol e o pior o que a diretoria celeste viu de bom neste cidadão.

  45. Pedro , quando o Robinho machucou ficou evidente que o time precisaria de contratar outro jogador que soubesse armar o time , isto ficou muito claro nos jogos seguintes . Acredito , que se queremos ganhar alguma coisa este ano , precisamos contratar jogador que saiba armar o jogo , e mais , um atacante de verdade . Não sei porquê o Fred não foi contratado , deve ser por um problema sério , pois deixamos um dos maiores ídolos nossos virar ídolos das frangas . Mas sem este tipo de atacante , vamos ficar jogando bem umas partidas , o time não vai correr riscos de cair , mas nada de ser campeão .

  46. O problema não é atacar. O problema chama-se eficiência dos caras de meio e ataque quando se tem uma partida de marcação forte e eficiência dessas mesmas peças quando estão em condições de finalizar. Essa é a minha opinião. Acho que o MM não tem tanta culpa como está sendo dito.

    1. Desculpe-me, Orlando, mas o problema é, sim, também, mas, talvez, principalmente, atacar. Já disse aqui nesse blog que atualmente qualquer técnico sabe jogar “fechadinho”; até o Galvão já utiliza a terminologia da “recomposição”, “marcação alta” e “baixa”, “diminuição dos espaços”, “jogo de aproximação” etc. Abundaram provas de que nosso time é limitado taticamente no campeonato mineiro, em que tivemos dificuldades com uns três pequenos justamente porque eles praticaram o futebol antídoto contra o esquema pequeno que nosso técnico aplica. Não canso de dizer que o MM não sabe armar ataque, não sabe fazer o que o Roger fez EXAUSTIVAMENTE na final: bater a carteira do adversário, ABRIR O JOGO para um jogador surpresa que normalmente haveria de estar centralizado, situação em que tudo se clareia, pois surge espaço para se levantar a cabeça e fazer o lançamento certo, no “ponto futuro”, blá-blá…
      Não é engenharia de obra pronta, mas sim o óbvio ululante que nosso bem remunerado comandante deveria saber e aplicar e-ou anular.
      Infelizmente, talvez, esse não seja nosso maior problema…
      Também já comentei na última postagem aqui que nossa questão é de QUALIDADE, de COMPETÊNCIA. Disse que melhorou muito desde o ano passado, em que só tínhamos coadjuvantes… mas ainda falta muito para darmos o salto necessário para chegarmos a ser um time que briga por títulos relevantes. Não estou menosprezando o título mineiro, que vale enquanto comparação com nosso rival para fins de projeção do que enfrentaremos no decorrer da temporada.
      Ou seja, desculpem as letras garrafais, mas reputo necessárias: TEMOS PENSADO PEQUENO, ao contrário de nossos rivais megalomaníacos; o exemplo acabado disso – dentro de campo: Henrique titularíssimo, capitão, volante e distribuidor de bolas… os caras estão de brincadeira??? Enquanto do lado de lá tem pelo menos três comprovadamente protagonistas, aqui só TN… Sóbis foi protagonista onde? E mais!, com Dedé VOANDO, pedindo passagem, nosso comandante prima pela “coerência”…
      Desculpem o desabafo; podem me chamar de corneteiro que não ligo. Está claro que 2013-2014 não se repetirá, infelizmente, se algo de novo não acontecer, em pelo menos 2 pontos : 1) MM conseguir imprimir um jogo de fato dinâmico à equipe, com abertura de jogo, aproximação efetiva entre jogadores e obsessão pelo gol; 2) contratação de pelo menos 2 protagonistas para a equipe.
      Não é terra arrasada: Hudson e Diogo Barbosa foram EXCELENTES contratações, Rafael é um goleiraço, com potencial para ser dos melhores do mundo, Dedé é mito, TN é o cara, Mayke parece que tá a fim de jogar bola, Ábila tem de fato sangue nos olhos etc. Mas ainda não é suficiente para o que exigimos, que é ver nosso Cruzeiro buscando títulos nacionais e internacionais.
      Resumindo: Devemos pensar e agir GIGANTE como é a torcida do time do povo de Minas, não apenas do povo dos arredores da avenida do Contorno. Enfim, deixar o provincianismo de lado.

  47. Amigo, você quer um atacante que faça gols? Ligue para o Dr. Gilvan e diga que o Marcelo Moreno é o cara na atualidade identificado com o Cruzeiro. Quem se lembra do Marcelo Ramos? Goleador, totalmente identificado com o Cruzeiro. Perdemos o Mineiro por falta de ambição da diretoria. São Amadores! Você chega numa final contra o Atlético e não sabe motivar? O Perrela fazia o quê? Vou pagar um ótimo bicho para vocês ganharem deles. Aí não dava outra! 5×0 toda hora. O que aconteceu gente? O Kalil aprendeu e faz o mesmo. Paga bem para os caras ganharem da gente. O Nepomuceno a mesma coisa! Vamos parar com a hipocrisia. Vocês acham que o Fred veio para o Atlético fazer o quê? Veio porque a diretoria do Atlético mudou a forma de enxergar o futebol! Grana alta nos caras. Assim o Cruzeiro não vai ganhar uma do Atlético em finais! É preciso ter ambição para ganhar! É isso! Busque o Marcelo Moreno!

  48. Pessoal, com esse elenco do cruzeiro temos que esquecer , Sulamericana ,CB, e 1ª liga,.Pois domingo começa a caminhada para atingir os 44 Pts no BR e de já começa com três paradas torta seguidas. SP, Sportes e Santos. Não pode vacilar nas primeiras rodadas . Já namoramos e terminamos o namoro com a segundona por duas vezes seguidas , E esse namoro, não pode ser reatado.
    Saudações Celestes*****

  49. Quero completar meu raciocínio. Vejam o tanto de jogadores que jogaram no nosso time e depois foram para o Atlético, por que? Porque nossa filosofia foi comprada pelo outro lado. No futebol, os jogadores são os mesmos, o que muda é a gestão do grupo. O Cruzeiro tem um bom time com todas as ressalvas que vocês muito bem fizeram. Jogador cabeça de bagre não deve ser contratado! Ponto! O problema não é jogar na defesa! O problema é não saber armar o time para jogar em velocidade nos contrataques. O professor Enio Andrade armava time na defesa, mas a saída para o ataque era mortal! Vejam a história! Adilson Batista, defendia muito bem, mas a saída para o ataque era mortal também! Precisa-se estudar o perfil dos jogadores para isto acontecer. O Alisson é muito rápido , porém finaliza mal. Não serve! O cruzeiro tinha no meio de campo um cara chamado ricardinho, rápido e com passes precisos para os atacantes arrematarem, como Renato Gaúcho, Marcelo Ramos, Ronaldo Fenômeno. O time recente do Cruzeiro, com Goulart e Evérton Ribeiro, time veloz, e lá na frente o matador Marcelo Moreno., que faz gols de tudo quanto é jeito. Em pé, de cabeça, deitado, de carrinho, de peixinho, de barriga, faz gol demais! A diretoria não trouxe porque é caro! O clube tinha bilheteria. O Cruzeiro foi campeão de bilheteria em 2013/2014 porque tinha jogador de qualidade. Time ruim, ninguém tem paciência de ver!

  50. Cada um tem seu ponto de vista,tem um monte de times por ai que jogam iguais ao Cruzeiro,acho apenas que desde que Thiago Neves entrou no time o futebol do Arrascaeta caiu demais e no meio de campo isso faz muita diferença,o Robinho também faz muita falta,o Cruzeiro precisa contratar outro meia,o histórico do Robinho com lesões é muito grande.

  51. O cruzeiro perdeu o ponto decisivo no campeonato mineiro naquele campo tipo _curral de égua_ da UTR.
    Quando foi a vez das frangas irem jogar lá, o presidente carijó da FMF, um tal de *Castelar*, decidiu que o campo não tem condições de jogo.
    E oTapetão funcionou…
    Nos 2 jogos das finais o atletico mineiro jogou com o *Castelar* debaixo do braço.
    Tiveram 30% de posse de bola, jogaram fechados como um ferrolho e fizeram os gols nos contra-ataques; ou seja, livres de marcação.
    Então o erro não está no fato de que os atacantes não acatam. Isto é burrice.

    1. Na última partida o adversário jogou melhor, fez gols, poderia ter feito mais, venceu e faturou a parada. Precisamos sim qualificar o trabalho – elenco e esquema tático. No resto concordo contigo.

  52. Parabéns pelo texto… O babaca do Mano…Devia era pedir para o banana do presidente balofo gilvan…Comprar alguns motores de popa. Como diz a minha avó e amarrar nas popas do jogadores para eles darem conta de fazer o que este babaca quer. É inumano o que ele propõe aos atacantes.Retranqueiro da merda. Seu texto é nota 1000. Agora manda este babaca desse mano tomar um chá de Humildade, e rever os conceitos dele.Ta tudo errado.Um cara que não joga quase tempo nenhum..É o artilheiro. Este retranqueiro é o caso clássico… Ele monta em um cavalo virado para a bunda do mesmo e Grita…. Atacar e bate no cavalo…Esta invenção da contusão do sóbis é de doer. Só pra poupar o que é menos culpado.

  53. Leo não é um zagueiro para ser titular do Cruzeiro, como nunca foi anteriormente, mas atribuir a ele toda a culpa é um absurdo. Dedé: ou joga ou contratamos outro zagueiro e não é possível, estamos em maio e o melhor jogador do clube não é titular. Por outro lado, há anos falo que um dos maiores problemas do Cruzeiro chama-se Henrique (sem falar em Gilvan!): sobrecarrega o tempo todo a defesa, pois só cerca, não arma, passes de meio metro para parecer eficiente e sempre correndo daquele jeito: passinho de urubu malandro, totalmente despreocupado com o desfecho final da jogada. Mano tem dado muita sorte: Fábio, Cabral e Henrique (pena já voltou) se machucaram: no caso do 1º se continuasse estaríamos na 2ª divisão; no caso do 2º finalmente Hudson entrou para não sair e o terceiro entregou a rapadura, pois finge que corre. Novamente: enquanto os perdedores Henrique e Cabral forem protagonistas (na visão de Mano), não vamos ganhar nada!!! Gilvan explique a ênfase de continuidade operacional da instituição Cruzeiro, constante no parecer dos auditores, relativo às Demonstrações Financeiras de 2016, destruição do patrimônio do clube, hoje em míseros R$ 1 milhão (recebeu em 2012 com R$ 158 milhões) e prejuízos sucessivos. Fora Gilvan, única solução e responsável pelo caos econômico, financeiro, midiático, falta de prestígio, chacotas constantes e falta de títulos do maior de Minas.

  54. bom dia a todos!!! concordo com a maioria de voces, portanto é inadmissível contratar um jogador para ser “o cara”, como foi o caso de Thiago Neves e chegar em um jogo decisivo e o cara perder dois gols feitos, isso é falta de empenho, de treinamento e ate comprometimento com o tamanho do investimento que todos colocaram nele… e digo mais, não é so ele, Rafael Sobis não chuta mais ao gol, quem chuta raramente acerta a meta. é Preciso treinamento de finalização e mudar essa mentalidade de atacante/zagueiro. atacante é fazer gol e so assim vamos conquistar algo… ACORDA MANO!!!

  55. Ae PH, é isso mesmo. Não podemos nos ater a resultados ao analisar futebol, temos que ver o que o time está apresentando em campo, só assim confiaremos que os resultados vão se manter e títulos possam vir.

    Era por isso que mesmo com as vitórias eu vinha aqui criticar.

    Agora o que nos resta é torcer para que o Mano e a comissão técnica façam o que precisam fazer: entender que tem um elenco de qualidade em mãos e não podem treinar o time apenas para jogar no contra-ataque. É preciso e é possível fazer mais, basta querer, treinar e colocar em prática em campo. Como disse em outro comentário, acho que a permanência do Mano no comando técnico passa por essa mudança.

    No mais, hoje é dia de torcer e ver se essa mudança já vai começar…

    Saudações Celestes!!!

  56. Perfeito seu comentário. O campeonato mineiro deve servir, principalmente, para demonstrar como o time se encontra, e está provado, contra adversários de todos os níveis, que nosso ataque não incomoda ninguém. Somente contra o Tupi é que mostramos um futebol eficiente, de qualidade. Fora isto, ou tomamos pressão (devido as chances dos outros times) ou não incomodamos os goleiros adversários. Posse de bola, mas sem meter medo, esta é a realidade do maior de minas. Mas olha, na minha opinião, o problema não é o Mano, falta qualidade aos nossos atacantes. O Alisson que é habilidoso, não é um definidor, o Ábila, que é definidor, não é habilidoso, o Rafael Sóbis, que é habilidoso, não fica na área, e assim vai, o Elber, é só velocidade, ou seja, na minha opinião, não desequilibram como um craque. Precisamos de jogadores que desequilibrem, que incomodem, que partam pra cima (isto as Lurdinhas têm). Concordo com os comentários de um colega aqui, o Mano é ótimo, chega de Daivid, Paulo Bento, etc. É ele, mas deêm, pelo menos, um bom atacante a ele. Obrigado pelo espaço e parabéns.

  57. Caros não podemos esquecer que esee Thiago Neves é o mesmo jogador que o nosso presidente anunciou durante a missa de aniversário do clube…Ora bolas será que o Presidente ou seu acessores não sabiam da atual fase (péssima) do TN??? O Cruzeiro não possui profissionais para isso? Ridículo esse cara foi anunciado como um grande craque, mas o que vejo é um péssimo jogador pois apesar de estar fora de forma poderia se superar com um pouco de vontade, raça…mas infelizmente é preguiçoso!!! Mais uma para a conta do Gilvan ta osso.

  58. Bom dia PH!

    Concordo com a sua colocação, atacante que se destaca pela recomposição??!!?! tem algo errado, atacante tem que se destacar pelos gols, assistências, recomposição é uma exigência do futebol atual, mas não deveria ser um diferencial.

    Rafael Sóbis e Rafinha atualmente só se destacam pela recomposição, não fazem gols, não dão assistências, o que está totalmente errado.

    Acho que está meio obvio que o Cruzeiro precisa urgentemente de atacantes, de resto acho que temos o suficiente, embora não sejam lá essas coisa. Além dos atacantes precisamos que o Mano pare com as teimosias dele, coloque um centroavante pois o falso 9 não funciona, que ele volte com o Dede na zaga, de preferência no lugar do Leo, o Henrique no meio campo também não dá, talvez testar Lucas Silva ou Romero no lugar do Henrique que na minha opinião não marca tão bem e não sabe sair jogando.

    Uma observação, o Cruzeiro precisando de um atacante e o William Pottker indo para o INTER jogar a série B, o cara que vem sendo artilheiro a um bom tempo e ainda na Ponte preta, acho que ele se encaixaria bem no Cruzeiro.

    SDS celestes.

  59. Bom dia a todos.
    É obvio que não esta sendo levado em conta a maxima que o ataque é a melhor defesa.
    o que estamos vendo é um ‘ataque com muita bola trancada pelas estremas e que nunca chega certo ao centro da área. O jogo pela estrema tem que ser rapido e o cruzamento certeiro para o meio de preferencia pelo chão.
    Vejo sempre que os treinamentos são feitos em toques e mais toques sem levar em conta que o melhor é um coletivo de titulares contra reservas.
    Estou chegando a conclusão que o Mano é um grande retranqueiro e retranqueiri só ganha na “cagada”.

  60. Por isso não culpa tanto o Sóbis e o Thiago Neves por jogarem mal as ultimas partidas, dá pra perceber que estão jogando com má vontade, mas é por isso. Jogador com talento pra atacar, ficar ouvindo o técnico falar durante todo o jogo pro cara marcar e voltar pra defender, deixa ele p… e com razão. Que coloque três volantes ou três zagueiros, mas que deixe ao menos um meia e dois atacantes jogarem como sabem…

  61. Acho que o meio deveria ser com tres volantes, dando mais liberdade aos tres atacantes. Por exemplo, no meio, Hudson, Henrique ou Robinho, e Lucas Silva; na frente, Thiago Neves, Rafinha ou Sobis e Arrascaeta.

  62. Bom comentário, você citou o Rafinha, mas o caso do Sóbis é até pior, pois ele é mais velho e ainda é cobrado para fazer gols, o que fica praticamente impossível.
    Outro ponto de destaque é que o desequilíbrio criado por alguns jogadores de defesa em eterna má fase (Mayke, Leo, etc.) necessita ser compensado pela entrega defensiva dos atacantes, além de colocar a equipe em situações adversas em momento vitais dos jogos.
    Uma falha como a do Leo contra o Atlético-MG e no momento que ela ocorreu na partida é decisiva.

    Acho que já passou da hora do Leo ir para o banco, o Dedé está merecendo mais oportunidades. O Leo é lento, se posiciona mal e tem péssima leitura de jogo. Na decisão do mineiro ele perdeu todas as jogadas aéreas contra o Fred. Contra o SP não conseguir acompanhar o Prato numa corrida, o Pratto tocou de calcanhar e o SP perdeu o gol; depois, no gol de cabeça do próprio Prato, ele falhou na cobertura do lateral. E, durante boa parte da partida, ele deixou a marcação do Prato (alto e perigoso no cabeceio)para o Mayke (que perdeu todas) durante toda a partida. Além disso, mesmo por uma questão de elevar a estatura média da defesa, não podemos prescindir do Dedé, quer seja no lugar do Leo ou do outro zagueiro. E nosso zagueiro Leo ainda causa um desequilíbrio na defesa por ser lento na cobertura, contribuindo para deixar uma avenida na lateral direita, exigindo ainda mais recomposição dos nossos atacantes.
    Mudando de assunto, falando sobre nossa impressa, hoje saiu uma reportagem no Superesporte: “Sob pressão, Cruzeiro encara Nacional…”estão querendo criar crise no Maior de Minas a qualquer custo. E olha que até sábado passado, o questionado era o técnico do A. Mineiro.
    Acredito no Cruzeiro, sempre.

    Avante Cruzeiro.

  63. Ano passado o Sobis não jogou nada ofensivamente porque era praticamente um lateral, em quase todas as jogadas do time adversãrio ele estava lá na defesa ajudando o lateral e os volantes. Depois não tinha fôlego ou tempo pra se posicionar corretamente nas jogadas de ataque, isso matava seu desempenho.

    Esse ano, quando Mano resolveu colocá-lo de centroavante com pouca responsabilidade de marcar, ele melhorou bastante, voltou a fazer gols e preparar jogadas para companheiros.
    Com esse posicionamento do Sobis, o Arrascaeta vindo de trás como um segundo atacante também se destacava, abrindo espaço, fazendo gols e dando assistências.

    No entanto, há uns 5 ou 6 jogos o Mano inverteu o posicionamento do Sobis com o Arrascaeta. Arrascaeta passou a jogar como centroavante (oi?) e apesar de ter feito 2 gols na semifinal contra o América, tem sido nulo nos demais jogos. E Sobis não está jogando apenas como segundo atacante, como estava Arrascaeta, certamente por ordens do Mano ele está muito mais preocupado com marcação, como disse o PH. Jogando quase como um segundo volante. Raras vezes o vemos próximo à área.
    Mas que tipo de atacante quase não é visto próximo à area adversária?
    Mano é um treinador limitadíssimo que não evoluiu nos últimos anos.
    Essa escola gaucha de se preocupar somente com a defesa não combina com a tradição do Cruzeiro.
    Ele precisa urgentemente rever seus conceitos, já que agora é tarde para mudar e as opções do mercado são piores ainda.

    1. Mas ele não fica na área, toda bola lançada na área ele nunca tá lá para tentar finalizar, não adianta Sóbis tem que revesar com o TN eles não dão conta de jogar o jogo inteiro, e lá na frente é Ábila ou Raniel e não tem mais o que falar.

  64. PH , o único setor do time inquestionável é o goleiro . Temos uma zaga mal escalada pelo treinador que consegue deixar o melhor zagueiro do país no banco : Dedé . A lateral é torta para esquerda , pois nossos laterias direitos são mea bocas , reparem quantas vezes o Mayke recua a bola para os zagueiros em um único jogo . Nossos 3 melhores volantes são reservas : Lucas Silva e Romero para 2 cerca lourenços : Henrique e Cabral . Nossos armadores T. Neves e Arrascaeta não armam e nem chamam a responsabilidade para si escondem do jogo , Robinho só vive bixado . Estamos cheios de atacantes que não prestam , Alisson é uma eterna promessa , Sobis o falso 9 que mais defende do que faz gol , Abila é artilheiro mas nao sabe driblar e nem tabelar , até hj não sei a posição do Rafinha e o Elber é um peladeiro que baixa a cabeça e sai conduzindo a bola igual uma barata tonta . Por fim , o técnico é um retranqueiro que não sabe armar o time para o ataque . Esse é o time que essa diretoria nos deu .

  65. Gente o Mano é retranqueiro nada vai mudar o time respira a atmosfera da retranca, igual aquela cabeçada que o TN errou na cara do gol, ali acho que ele estava pensando que estava na defesa e tinha que isolar a bola, só pode, me desculpem mas aconteceu uma coisa que eu não queria que acontece, tomei birra do Mano e agora pra ele me convencer de algo terá que fazer muita coisa, pra mim ele não serve para o cruzeiro, até os times de Adilson Batista eram mais ofensivos que esse, e olha que o time era Welington Paulista, Gerson Magrão, Jonathan etc, o time joga com o freio de mão puxado neeeemmmm ta dando preguiça de ver.

  66. A diferença entre o Mano e o Marcelo é que o Mano nos evitou do rebaixamento por duas vezes e com Marcelo conquistamos dois “canecaços” com um plantel, diga-se de passagem, considerado inferior no começo de 2013, mas o Marcelo soube tanto lapidar quanto usar as peças nos lugares certos, daí a harmonia de um time CAMPEÃO com sobra.

  67. Bom dia, alguém mais entendido poderia me explicar melhor o que siguinifica a frase no final do Balanço que foi publicado na semana passada: ” Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar o Clube a não mais se manter em continuidade operacional.” Essa última frase aí me preocupa. Alguém sabe explicar?

  68. PH , gostaria de sugerir a você que fizesse uma coluna sobre a falta de identificação dos jogadores com o CRUZEIRO . A coisa mais rara que existe é ver um jogador elogiando a nossa torcida , criando amor e identificação com o nosso clube, tanto que vc não vê ninguem lutando em campo , jogando com raça e vestindo nossa pele azul com amor . Nossa torcida é tão apática que não consegue despertar nenhuma sentimento nos jogadores que aqui atuam . Parecem que só vem para o Cruzeiro porque o clube é organizado e paga em dia , fora isso nada mais desperta interesse em nenhum jogador em vestir a camisa do Cruzeiro . O mesmo percebo em jogadores da base , jogam sem raça , perdem e parece que está tudo normal , lá ninguem deve saber cantar o hino do clube . Tenho reparado isso não é de agora , cito exemplos de Kleber Gladiador q veio pra cá se tornou ídolo mas vivia flalando do Palmeiras , tempos atras vi uma entrevista do Wagner elogiando as Lurdinhas e agora vi uma entrevista do Maicosuel , que também jogou aqui , enchendo a bola das Lurdinhas . Quem é idolo aqui como o Marcelo Moreno , abriu mão d evoltar para permanecer na China com um papo furado de fazer historia por lá . Os últimos jogadore que acho que tinham uma identidificação com o Cruzeiro foi o Goulart e o Niltão , no mais , todos passaram aqui e ninguem mostra vontade de voltar , elogia nossa torcida na imprensa . Penso que essa identificação é criada nos jogadores a partir dos espetáculos que a torcida faz dentro e fora do estadio e isso nossa torcida tem deixado muito a desejar , quando enche o estádio , não é a China Azul que empurra o time , mas sim de acordo com o volume e intensidade de jogo do time é que a torcida se anima , quando na verdade , penso que a torcida é que tem que contagiar os jogadores em campo . Não é a toa que nos ultimos anos perdemos jogos decisivos na libertadores e Copa do Brasil em pleno Mineirão .Falta mais vibração e empolgação a torcida do Cruzeiro para que contagie os jogadores em campo , temos que ser exigentes sim , mas também vibrantes . Veja o exempolo da torcida dos gambás , lá os caras cantam o jogo inteiro perdendo ou ganhando , mas também cobram pra caramba . A pressão que a torcida faz ajuda a ganhar jogo sim e cria identificação nos jogadores pelo Clube .

    1. Meu caro Rafael Sangue Azul. Discordo completamente de você! Aliás vc é Cruzeirense mesmo? Só pra te lembrar, já ganhamos vários campeonatos graças à força da china azul. Lembra da última Libertadores que faturamos em cima do Sport Cristal, com 100 mil pessoas vibrando na toca III? E do da Copa do Brasil em 2000 contra os bambis? Vc estava lá? Nos dois últimos títulos do Brasileirão, apesar de um time muito forte e bem treinado, na minha opinião ganhamos na força da torcida que em todos os jogos lotava o estádio, dava espetáculo, e fomos alvos de elogios de todos os órgãos de imprensa do eixo Rio/SP. Não fosse a força e a vibração da torcida nos dois últimos jogos, cantando o tempo todo e incentivando os jogadores, onde vc acha que estaríamos hoje? Série B, meu caro. Respeito sua opinião, aliás todo torcedor tem amplo direito em se expressar da forma que quer, mas vc tá totalmente equivocado em relação a essa torcida. E outra coisa, já temos inimigos demais nessa mídia pra nos meter o cacete e o que menos precisamos é de torcedor que se diz Cruzeirense difamar a própria torcida.

    2. Rafael,vc tá de brincadeira não é,não pode ser cruzeirense.Não tem como criticar a torcida do Cruzeiro que sempre apoia e foi responsável pela não queda ano passado.Quanta a identificação com a torcida até concordo,acho que nenhum desses jogadores tem, Ábila pode até ter se virar titular,o restante pode ir pra qualquer time que só pensam grana,em qualquer time que forem serão assim.É questão de escolher perfil certo de jogador e não esses come e dormem milionários..

  69. Eu não vejo problemas dos jogadores de frente jogarem recuados, ajudando na marcação, com exceção do finalizador, que no caso seria o Ábila (é o único que temos no momento). O problema que vejo, é que ao fazer isso, o time não sabe armar o contra-ataque. Revejam lances do Cruzeirão 2013/2014, como o ER, RG, Dagol e Willian ajudavam na marcação também, mas quando o time roubava a bola, era um “Deus nos acuda” pra defesa adversária, pois a jogada já estava armada, a possibilidade de gol era enorme (um ótimo exemplo é o GOLAÇO de chapéu do ER contra o flamengo). Além disso, os laterais da época ajudavam na criação dessas jogadas (oh! que coincidência, o lateral direito daquela época é o mesmo de hoje! quê se passa???) E nisso, o Marcelo Moreno já estava na área esperando para finalizar (2014).
    Hoje o que acontece: Se há roubada de bola, o time não sabe o que faz, não tem criatividade e a bola acaba voltando pro Rafael ou é perdida novamente.

  70. Dentre outros, gostei dos comentários do Caio e do Reinaldo. Quando um jogador tem que virar enceradeira ele fica desorientado, ainda mais com os berros do Maninho nas orelhas. Nenhum ser humano gosta de gritaria, quanto mais insensatas e isto desorienta qualquer um. Acabam perdendo o que eles tem de melhor…É cada um na sua função agindo dentro do setor…..
    Aja fôlego……..Abraços Celestes

  71. Ufa!!!! Depois de vários jogos, perceberam que a função do atacante é atacar.

    Depois ainda chamam os torcedores que são conscientes de corneta.

  72. Estas observações do Bruno são coerentes. O “probrema” é que as “oreias” do Maninho são muito grandes, daí cabem muito cisco e acabam as entupindo e ele fica aquele boi sonso na beira do campo e acaba desorientando todo o grupo…….Areião do pé duro.

  73. Desculpem-me se estou sendo sincero, mas acreditem-me, esta é a pura expressão racional do meu sentimento:
    Uma das poucas coisas boas que aconteceu no cruzeiro ultimamente foi a saída do Fábio.
    Já é notório que jogadores outrora bons, com idade relativamente alta para os padrões brasileiros e encostados em times fora
    do Brasil, não são efetivos. Thiago neves é um exemplo típico.
    O cruzeiro está em decadência a partir da saída do RicardoGgoulart e Everton Ribeiro.
    A agremiação Cruzeiro não contrata e não introduz jogadores de expressão desde então.
    O pior de tudo isso é a saúde financeira que vem decaindo . Como se explica isso? Times brasileiros não são empresas.
    Estou profundamente frustrado com esse cenário . Há algum tempo, já não me sinto mais aquele torcedor fervoroso. Adorar um time no Brasil em demasia é pura ilusão.
    Ps quando será que vão perceber que o Henrique já deveria estar na reserva?

  74. “Todos” (menos eu e mais uma “meia dúzia”) achavam que quando o Fábio saísse do gol o time ia despencar, cair pra 2ª divisão e etc.
    Ele saiu, e nos saímos da vice lanterna, saímos do Z4, chegamos a semi da Copa BR, começamos 2017 bem, principalmente no quesito gols sofridos!”quase” ninguem, só as “fabioletes” querem ele de volta ao time titular!
    será que uma saída de Leo e Henrique de vez do time titular, não cairia bem???
    Na zaga temos Dedé, o cara tem que jogar!se tive que machuca, machuca treinando, estamos cansados de ver isso!então poe pra jogar!
    Volantes temos Romero e LS16, não é possível que um dos dois se tiver sequência vai jogar menos que o Henrique, não tem condição!
    Até os garotos Murilo e Nonoca eu queria ver no lugar destes jogadores “meia-boca”, chega!

  75. É, o que se vê é um time de defensores, que defendem muito mal, pois perdem os jogos, não atacam nada e ainda tomam gols. Quando ouço a frase “precisa ajudar na marcação”, me dá uma vontade irresistível de vomitar.

  76. Bom dia a todos os cruzeirenses, infelizmente o Mano não conseguiu fazer funcionar o seu esquema usando TN ,Arrascaeta ,RS e Rafinha formando o quarteto ofensivo,principalmente os 3 primeiros qdo jogam juntos se prejudicam, todos tem afinidade na msm função (segundo atacante) e são mais efetivos para o time se tiverem um centroavante para fazer i pivô ,segurar os zagueiros e receber as suas assistências, simples assim, se tivéssemos jogado com Rafinha e Alisson como alas e escolhido um dos 3 como segundo atacante e Ábila como verdadeiro 9 a história poderia ter sido diferente, mas o “se” não vale nada e o que vale é acordar p não deixar a coisa desandar de vez, fica a dica p o Mano, mas acho que ele aprendeu essa lição, melhor ter boas opções no Banco e usar somente aqueles q estão na melhor forma física do que colocar todos os “habilidosos” p jogar e mandar eles voltarem p marcar? ? Não faz sentido msm. Abçs a todos

  77. É incrível como temos bons volantes no elenco (na teoria pelo menos) e não conseguimos montar um meio campo equilibrado, enquanto o Hudson resolveu nosso problema de marcação “frouxa” e fez boa dupla com Cabral (que resolve o problema da saída de jogo,principalmente pela esquerda) Henrique não consegue ser eficiente e nenhum dos dois requisitos e tenho q concordar com alguns colegas acima ,ainda sobrecarrega os companheiros do meio . Meu meio de campo ideal teria Hudson de primeiro volante, Ariel de meia esquerda e Robinho de meia direita, mais dois alas e um centroavante, mas aí como fica se alguém lesiona ou toma cartão? Tenso hein,enquanto LS e LR não recuperarem a forma e o futebol a coisa fica difícil. .. Abçs.

  78. Deixe-me ver se encontro adjetivos pra definir nosso presidente….ANCIÃO, FROUXO, TROUXA, B…MOLE, FRACO, VELHOTE, BÔBO DA CORTE, MUDO, GAGO, ROCEIRO, VELHACO…não…não realmente ele não tem adjetivos. Não me venham seus defensores e dizer: ELE GANHOU 2 BRASILEIROS. Ganhou nada!!! Quem ganhou foi a Alexandre Mattos e sua competência. Eu amo meu Cruzeiro…apesar de você seu m…..!!!!

  79. Rafael disse em entrevista, assim como o Mano, que o time ficaria mais “cascudo” após essa derrota.
    Para o Rafael, ok, goleiro do 6×1, pois foi sua primeira derrota em clássicos e não participou dos vexames pós-2014, mas para o resto do time, Fábio, Henrique e outros “líderes” que estavam em 2015 e 2016, perder não é novidade, será que vai funcionar esta estratégia?

    Outra questão, nosso time horroroso de 2015, caindo pelas tabelas, conseguia vencer e até golear adversários tendo como titulares Willian, Willians e Marquinhos, por que este não consegue, se o técnico é o mesmo?

  80. Boa noite,
    Estou assistindo o jogo contra o Nacional e não entendo o que se passa na cabeça do Mano, colocou o Abila mas a bola não chega nele fica na frente conrrendo de um lado para o outro e fazendo número, não sei o que o Mano está esperando pra colocar o Dédé na defesa por está ruim de mais, na realidade só remos o Rafael e o Diogo barbosa porque o resto e principalmente esse bonde chamado Mayke estão enterrando o time e ele já deveria ter sido vendido ou emprestado, o Dédé sozinho joga mais que os tres, já estou preocupado com o Brasileiro, porque os jogadores que vão pro departamento médico não voltam mais, esse departamento há muito tempo se mostra imcompetente e ninguém toma uma providencia, jogador ficar quase um mês fora por causa de desgaste muscular como o Ezequiel é no minimo uma grande incompetencia ou estão mentindo pra nós torcedores e escondendo a real contusão do jogador, tá dificil ver o jogo o time está com marcação fraca, ataque inoperante e desse jeito, vamos passar aperto o ano inteiro de novo!

  81. Pelo amor de Deus , que coisa horrível !
    A sequência está acontecendo :
    Perdeu p atretico
    Eliminado sul americana
    Vai perder p o SP
    Vai ser eliminado pela chapecoense
    Vai demitir o técnico
    Vai trazer um técnico meia boca
    Vai passar sufoco no brasileirão

    Que coisa horrível , outro ano perdido
    Este mano é muito burro ! O que ele fez hoje não tem justificativa nenhuma !

  82. Parabéns a todos que pediram a volta desse retranqueiro. Ano passado o cruzeiro fez um final de campeonato pífio, fazendo o mínimo pra não ser rebaixado e perdeu uma copa do Brasil. Esse ano o treinador prometeu propor jogo, dominar os adversários e o time está jogando feito time de várzea. Ridículo. Esse cara nunca ganhou nada. Tem uma copa do Brasil roubada com o curintia. Fora mano Menezes, já!!!

  83. Vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa técnico sem vergonha!
    Absurdo esse técnico ganhar quase 1 milhão e colocar esse zaga peneira pra jogar e colocar esse foguete molhado do Alysson e esse merda desse Fabrício. Pra mim deu pra entender que os próprios jogadores não queriam seguir nessa competição, imaginem só Brsileirão começando, viagens pra lá, viagens pra, coitados eles iriam cançar muito, excetuando alguns claro mais a maioria são uns verdadeiros mercenários, como eu disse Vergonha total! indignado!

  84. É o Mano falou que o time iria ficar mais cascudo? Tá é todo mundo tirando uma casquinha no time do Mano. E ainda bem que o Leo foi expulso, porque senão nem pênaltis iria ter.

  85. Pessoal , este time do Cruzeiro é uma porcaria e ainda fica pior sob a direção do Mano, não possível que não enxergue que Dedé tem que ser titular, que precisamos de um lateral direito (pelo amor de Deus mande este Lenon direto pro Beatles), não temos meia de criação não temos atacante, não temos Presidente……e vem mais sofrimento.

  86. Eu acho que já chega de MM, o elenco é bom, mas o cara só acha que o elenco é de 11 jogadores, se entrasse com os reservas teriamos ganho o jogo, o cara é cagão e o Romero indo para o palmeiras…

  87. E agora suas viúvas de Henrique e Mano criticado de corneteiro Menezes, estão satisfeitas, quando aqui comentei, fui crucificado de corneteiro. se a torcida da China Azul não tiver atitudes, vamos sofrer pior que 20116

  88. O Mano não conseguiu ensinar o time do Cruzeiro a atacar! Parece que o dedo ” Mano Menezes ” engessa o time. A prova disso é que nos primeiros jogos do ano o time tava mais solto… Ao longo dos jogos, e do seu treinamento o time foi ficando preso e os atacantes marcando mais que volantes.
    Caramba. Ver jogo do Cruzeiro tá uma bos..

    O Sobis é lento e volta até a área do Cruzeiro. O Rafinha faz tudo menos chegar na área adversária. O Arrascaeta oscila mais que pêndulo. O problema do Cruzeiro é crônico. O time não ataca.

    1. Sinceramente tiraria o Alisson dessa panela e colocaria o Mayke e o Caicedo. Estes dois entregaram os dois gols de ontem. Alisson não vale muita coisa tb não, mas não o acho culpado.

  89. Pessoal o Mano tem que pegar o boné dele e ir embora, por que eu tenho a certeza que ele vai manter a panela dele. O cara não tem amor pelo time não, além dessa zaga fraquinha, ele ainda vem com Fabrício. O Henrique realmente está mal viu P.H., ele é bananeira que já deu cacho, Não podemos esperar mais uma humilhação diante dos bambis domingo, e muitos mais resultados ruins que com certeza virão. Vamos devolver o Mano pra China. E que ele leve a sua panela.

  90. HOJE VOU FALAR PARA VOCES TORCEDORES DO UNICO TIME QUE NUNCA CAIU PARA SERIE B ….EU FICO CHATEADO QUANDO VEJO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES …FALAR SOBRE PATROCÍNIO DO DONO DOS SUPERMERCADOS BH …QUE E GRANDE PARCEIRO DO CRUZEIRO …E GRANDE TORCEDOR DO CRUZEIRO ETC … E NADA SE FOSSE TORCEDOR NAO BANCAVA JOGADOR E PATROCÍNIO PARA AS FRANGAS …A MRV PAGA TUDO PARA AQUELES SEGUNDEIROS BMG COMPRA JOGADOR PARA AS FRANGAS TODA HORA E PARA CRUZEIRO ELES NAO FAZEM NADA …MRV DETESTA CRUZEIRO ….ESTA NA HORA DE FECHARMOS AS PORTAS PARA ESTES QUE DIZEM SER TORCEDORES DO CRUZEIRO …E BANCAM O TIME DAS FRANGAS FORA SUPERMERCADO BH ….MRV …BMG …. PRECISAMOS DE PARCEIROS QUE TORCEM SOMENTE PELO CRUZEIRO ….E FATO FUI .

  91. Olá , esta realmente uma confusão generalizada!!!!
    Cabeça de treinador confunde ande jogador enrole acaba não fazendo o básico . Com esse elenco acredito que se cada um fazer o bastante na sua função estaríamos em bem melhor situação pois o elenco não é ruim . PH , e realmente o que vc vê .
    Está muito claro !
    Abraco

  92. Henrique não quer se comprometer. Não marca, dá passes errados ( vejam como entrega gol para o adversário). Há tempos venho reparando o enrolam que é. TIME: RAFAEL, DEDÉ, MANOEL, EZEQUIEL, DIOGO BARBOSA, LUCAS SILVA ( SORBIS), HUDSON, ROBINHO, ARRASCAETA, THIAGO NEVES E ABILA

  93. O Brasileirão esta chegando e a “regularidade” é a tônica da disputa. Não temos time com este perfil para disputarmos a competição. Oxalá se fizermos 38 pontos.
    ….Hudson disse que temos problemas internos para resolvermos e acho que são muitos a começar pelo “técnico”. Esta sofrível derrota no Paraguai já era esperada, considerando o esquema defensivo armado para empatar o jogo e consequentemente veio a derrota. Este time não foi aprovado nem na disputa durante a fase de classificação do mineiro. Sinceramente o maninho conseguiu piorar o time neste ano de 2017 ainda contando com as contratações do Diogo, Kunt, Hudson, LS16, TN38 e a meninada a disposição, mas que não foram aproveitados….É lamentável a involução que o maninho conseguiu com este plantel….Este cara tá bêbado com os Uísques Chineses….Êta porre.

  94. Para mim tá cheirando a boicote..isto mesmo..Ninguém em sã consciência
    consegue trabalhar com um carinha gordo e bochechudo enchendo o saco e gritando na beira do gramado asneiras sem fundamento. A ciência é a união do grupo e isto o MO sabe muito bem fazer com humildade e respeito e isto é para poucos…….Uísque made in China….que merda em….

  95. Aqui tá bom, só falta voce, já contamos com o Tinga no plantel, já meio caminho andado. Em 2013/14, esta parceria do MO/Tinga deu certíssimo e ganhamos dois brasileirão com o pé nas costas….Ganharemos em tudo com esta parceria, inclusive com o sócio torcedor que retornara com força.
    Revelaremos novos jogadores e este plantel vai funcionar com harmonia e trabalho….A bola voltara a ser redonda……Podem crer…Saudações Celestes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *