Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Humildade para aprender com os erros

Após perder o título do estadual, Cruzeiro precisa recolher os cacos e crescer na temporada. (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

O clássico é, historicamente, um divisor de águas. Quem vence o maior rival pode ganhar confiança e embalar na temporada, mas também pode se iludir com a vitória e se perder no meio do caminho. Quem perde esse tipo de jogo pode sofrer com a pressão que advém da derrota ou levantar a cabeça, ter humildade para aprender com os erros e crescer na temporada.

Em 2013, quando conquistamos o Campeonato Brasileiro de maneira espetacular, nós perdemos a final do estadual para o Atlético, mas nos levantamos, melhoramos e conquistamos o Brasil. Não quero aqui comparar elencos, o diretor de futebol da época, o treinador e outras coisas. Só tenho a intenção de dizer que podemos reagir a essa derrota sem fazer grandes mudanças.

Respeito quem acredita que Mano Menezes deve pegar o seu boné e ir embora. Eu, particularmente, defendo a permanência do treinador, mas desde que ele tenha a humildade de reconhecer seus erros e algumas escolhas equivocadas. Esse é o momento da comissão técnica repensar filosofias, esquema e posicionamento tático, presença de jogadores no time titular e reserva, etc. Mas se tudo permanecer como está, em breve o Mano estará na corda bamba.

A diretoria também precisa olhar para o elenco e ver se estão realmente satisfeitos. Acho que falta um centroavante de ofício, um finalizador. Temos o Ábila, mas é bom ter mais um. Sem essa de falso nove. Também vejo a necessidade de um ponta direita de qualidade. No banco, temos o Élber. Não confio (e aí é pura implicância minha mesmo). Na ala esquerda, sabemos que não há um substituto à altura de Diogo Barbosa. Todavia, temos dois outros jogadores dessa posição no elenco. Se não der para contratar mais um, Mano terá que fazer um grande trabalho com Bryan e Fabrício. Na direita, tenho a esperança de que Ezequiel e Mayke vão dar conta do recado.

Quando jogadores como Ariel Cabral, Ezequiel, Manoel e Robinho estiverem à disposição, o time vai ganhar muita qualidade. E para melhorarmos mais, esse é o momento de refletir sobre a organização tática da equipe, sobre o posicionamento dos jogadores, sobre a ausência de um centroavante nato, sobre o estilo de jogo que agrada apenas ao treinador e outros detalhes.

O tempo para reflexão é pouco. Nesta quarta-feira já tem jogo decisivo para o Cruzeiro. Enfrentaremos o Nacional, lá no Paraguai, pela Copa Sul Americana. Os paraguaios cresceram de rendimento após a derrota para a Raposa no Mineirão. Vai ser uma partida difícil, mas os jogadores cruzeirenses precisam se justificar. Não jogaram nada contra a Chapecoense e deram a desculpa de que a cabeça estava na final do Mineiro. E ontem assistimos a um jogo muito ruim por parte do Cruzeiro. Por fim, quero lembrar que o torcedor teve um papel importantíssimo na ascensão do time em 2013. Vamos jogar juntos. E aos jogadores e à comissão técnica, humildade para aprender com os erros e crescer.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

112 comentários em “Humildade para aprender com os erros

  1. Ótimo texto,ganhar e perder faz parte do jogo,o treinador tem sim que rever o posicionamento tático do time,sou a favor de jogarmos com três volantes de qualidade e temos esses volantes no elenco,Thiago Neves ou Rafael Sóbis,um dos dois tem que sair do time titular.
    No momento o que mais me preocupa no Cruzeiro é a sua situação financeira,não digo para esse ano,a caótica situação financeira do time vai começar a ter resultados negativos de verdade é na próxima temporada,em janeiro de 2018 não teremos os 100 milhões de luvas que a Globo pagou pela renovação do contrato,isso é apenas um detalhe ,de 2011 para cá nossa dívida subiu de 142 milhões para 363 milhões,isso compromete o andamento do clube em todos os setores.
    A incompetência profissional desorganizou o Cruzeiro terrivelmente.

  2. P.H boa tarde. Quero ser um dos primeiros a comentar aqui e elogiar mais uma vez seu texto. Sou além de um torcedor, um cara que entende de futebol. Analiso não só o cruzeiro que é tudo pra mim, mais outros clubes. O problema do cruzeiro hoje se chama MM , não encontrou a formação correta ainda , vamos dar um desconto para as contusões, mais em breve , no max uns 15 dias , vai ter todo mundo a disposiçã , o Manoel tá voltando e deve ser colocado ao lado do Dedé, o Mayke tá reeencontrando o seu futebol. Diogo sem comentários e no meio deveriam jogar , Hudson, Lucas Silva e Ariel, Robinho e Arrascaet e Ábila. Chega dessa de que o time não pode jogar com 3 volantes. Com essa escalação , não tem pra nenhum time do brasil.E o restante , vão suar a camisa pra tentar um lugar no time por merecimento. Avante cruzeiro! Vamos buscar algo e MM ouça quem entende de futebol, seja humilde!

  3. PH, peço-lhe desculpas pois sou movido pelo sentimento chamado Cruzeiro, quando perde seja qualquer a partida fico bolado mesmo, aproveito para parabeniza-los pela perfeita análise pós jogo e pelo post atual que toca em pontos importantes do momento Cruzeiro. Mas alguns pontos estavam claros desde o inicio do ano, porém foi feito vistas grossas por boa parte dos diretores e torcedores. O elenco tem deixado prova de sua limitação. Outra situação que me incomoda na diretoria do Cruzeiro é a ausência de um torcedor no comando. Desde ano passado é notório a apatia do time, falta de vontade. Não digo que que o cara tem que amar o Cruzeiro não, mais tem que respeitar sua grandeza. Muitos que lá estão, estão ligado no foda-se, estão recebendo em dia e pronto. É estranho como muitos passa pelo Cruzeiro e não criam nenhuma elo com o time, esse é o perfil da diretoria atual, fria sem o mínimo de paixão. No clube de futebol antes de presidente o cara tem que ser torcedor, essa segunda-feira está deixando mais claro ainda, ou nós Cruzeirenses respiremos Cruzeiro ou vamos degringolar de vez. Algumas reações deixam claro com os profissionais que estamos lidando, não podemos perde mais uma decisão para o rival e achar que perder faz parte do processo. Com exceção de nós torcedores, não vemos indignações com resultados por parte da cúpula, como se sabe a imprensa é toda preta e branca e como está, tá mil maravilha. Se o Cruzeiro passasse 41 anos sem um título de expressão nossa torcida já teria sido extinta isso é fato. Com a exceção da comemoração do Ábila, nós temos um bando de nutella vestindo a camisa do Cruzeiro. Alias recentemente tive o desprazer de ouvir da boca do Piazza o quão valiosa é a torcida rival, além de tantos outros, como meia wagner hoje no vasco. Dias como os de ontem e hoje me fazer sentir saudades de Adilson Batista, muitos Cruzeirenses a época deitava falação no cara, esse é o Cruzeiro dos Cruzeirenses. #ReaçãoJá #Indignado #CruzeiroSempre.

    1. Bom dia Renan e demais torcedores. Obviamente respeito a sua opinião e como torcedor do nosso Cruzeirão, sempre queremos o melhor para nosso time. Somos caracterizados por nosso elevado padrão de conduta, técnica, administração e conquistas de resultados marcantes. Para isso caro Renan, é preciso razão e não paixão. Permita-me discordar. Mas para administrar qualquer coisa e situação na vida, é necessário razão. A paixão é só o começo, o despertar de sonhos que nos movem a tentar atingí-los quanto maior for essa paixão. Mas na hora de decidir, a razão tem que estar em primeiro lugar. Digo isso, porque tudo que conquistamos foi assim. Estamos na ressaca da derrota e não é justo detonar todo o trabalho feito até agora. Precisamos lembrar de fatos importantes e necessários: 1) o MM nos tirou da segundona em duas ocasiões pegando elenco formado por outros e jogando para fazer gols. 2) Temos um rendimento técnico que é o melhor da série A até o momento, mesmo considerando que alguns ‘testes’ não foram lá grandes coisas. 3)Qual o time brasileiro é mais destaque, é absoluto, unanimidade no Brasil neste momento? Como bem disse o PH, o momento é de humildade e reflexão. O MM já demonstrou ser um cara que entende muito de futebol, e se provavelmente deve estar se perguntando sobre tudo que já foi levantado neste blog. Já demonstrou que tem respeito pelo clube e já deu declarações que vão demonstrando sua ligação e afeição com o clube. Daqui a pouco será um Cruzeirenze de coração mesmo considerando todo o ‘profissionalismo’ que existe nesse meio onde a grana fala em primeiríssimo lugar. Acho que também não temos nenhum técnico à altura ou melhor no mercado disponível. Portanto, torcida azul; sejamos humildes. Reconheçamos que falhamos e tiremos lições importantíssimas para o restante da temporada. Como bem disse PH, vamos somar com o clube e fazendo as críticas construtivas sem paixão. Essa deve ser escancarada na arquibancada. Sempre voltarmos roucos para casa!

  4. É Pedrin, tem gente aqui no blog enaltecendo demais o adversário, que uma semana antes tinha jogador com carro quebrado na porta do CT, e galera pedindo a cabeça do treinador (que agora é o novo Guardiola misturado com Tite). Como você disse muito bem, esses títulos mascaram muitos problemas, vide que os quatro rebaixados no ano passado foram campeões estaduais. Tem muita franga enrustida querendo tumultuar aqui, o time delas jogou melhor o segundo jogo e ponto, nada mais. Muito por conta da covardia do nosso treinador, que bastou pôr o Ábila no jogo pra causar um Deus nos acuda na defesa adversária, fazendo um golaço e criando mais três chances claríssimas num intervalo de 5 minutos. Concordo demais com tudo que você expôs, o Mano tem uma grande chance de baixar a bola e acertar o time, oxigenar o cérebro e escalar quem realmente é eficaz pro time. A mídia estava badalando demais e historicamente isso nunca foi bom pra gente, agora temos a chance de dar a volta por cima comendo pelas beiradas, do jeitinho que nos tornamos ‘’O Maior Clube Brasileiro do Século XX”!

    1. Concordo. MM tem birra contra Ábila e Dedé. Precisa deixar de ser teimoso e ter mais humildade. Também precisa ter inteligência para armar o esquema tático. O time tem que ter esquema de jogo diferente de acordo com o elenco. Por exemplo, com Ábila jogando temos que alçar bolas na área para ele. Já está mais do que claro que TN não tem condições de ser titular, mas parece ser o queridinho de MM. Dedé fez uma ótima partida e continua no banco. Não dá para entender o MM. Lamentável.

  5. Deixa eu fazer um comentário aqui. Tem que pegar esse site(superesportes) e registrar o dia de hoje e depois mostrar numa reunião lá na toca. Você só vê notícia, presidente das frangas provoca cruzeiro, jogador maicosubanco provoca, fred galinha mercenária põe filha pra falar franga, sherra provoca ex- cruzeirense, enfim, parece que eles se prepararam pra uma guerra e agora estão com justiça colhendo os frutos, mas parece que até o site vive em função de provocar cada um de nós cruzeirenses. Sei que estamos acima disso, que não damos a mesma importância pra ganhar deles como eles dão para ganhar de nós, mas sempre queremos ganhar pois somos o cruzeiro. Então, aconselho aqueles que podem ter contato direto com os jogadores a mostrarem este dia no site(superesportes) para os jogadores, que mexam com o brio deles. Temos muita coisa pra competir, todo cruzeirense tem que apoiar agora, em 2013 também perdemos o mineiro mas o final do ano foi maravilhoso, mano perdeu peças que ele confiava no meio campo e todas quase juntas, robinho, cabral, mas devemos respeitar as decisões dele, mas também cobrar o que estamos vendo que está errado, Ábila tem que ser titular, Dedé também, Tiago neves tem que continuar tendo sequência pois ele está voltando do mundo árabe e condicionamento demora, Sóbis tem que jogar como segundo atacante, e henrique nunca pode ser o homem pra armar qualquer coisa que exija qualidade de passe, pois ele é lento e tem o passe ruim. Então vamos apoiar, pois até colocar os twites com palavrões dos torcedores mais exaltados contra os jogadores do cruzeiro que não renderam, eles colocaram no site(superesportes) hoje. Parece um complô contra nós. Estamos chatiados, mas VAMOS CRUZEIRO.

    1. Junior, há muito tempo venho falando isso… Não só o Superesportes mas também a Globominas, a Itatiaia e por ai vai. Sabe o que todos estes veículos de comunicação têm em comum? São gerenciados por editores-chefe atleticanos. Lamentável… Por outro lado, ainda temos dirigentes no Cruzeiro muito passivos. Não fazem nada! Por isso acho que INFELIZMENTE espero que o Perrella volte para acabar com essa “farra do boi” na imprensa mineira.

      1. LEONARDO MONTEIRO
        Sei que vou levar porrada por todo lado, mas se existe uma coisa entre as muitas que nos chateiam nestes tempos de Cruzeiro/Gilvan/Vicintim/MM/ , é esta choradeira sobre o comportamento das mídias sobre o nosso time.
        Gente, quando tinhamos um timaço, como era possivel a impressa falar mal? não tinha jeito, Vcs. acham possivel algum orgão de impressa falar bem do Benecy.Vicintim,Gilvan,Cruzeiro neste momento?
        Falar o que do time do MM:? que ele joga bonito? que faz uma tonelada de gol?
        Menos gente, e olha para os patrulheiro de plantão, sou Cruzeiro até morrer desde dos anos 60, mas ficar aqui falando como se a culpa do péssimo gestor que temos, e em consequencia do pessimo time que temos é culpa destes orgaos, estamos no minimo, absolvendo Gilvan e sua trupe.
        Nao gosto do Galvao Bueno, vou pro SPN, e não fico culpando estes caras pelo pavoroso time que eu tenho. Seria muito simples colocar a culpa na Itatiaia, no Superresportes, acontece gente que eles não compram o RIASCOS, OS GINOS, OS ARIAS etec. isto ´´e obra do Gilvan e sua turma, eles não vendem desesperadamente todos os bons jogadores ao final de cada temporada como faz e fará o ANAO DE JARDIM LADRÃO e futuro presidente do clube
        Entao quando eu vejo nós torcedores colocando a culpa em uma impressa que é sabidamente do ALT, eu lembro que quando tivemos timaços eles não puderam fazer nada. a não ser bater palma para nós.
        Simples assim
        Nós ficamos com raiva, mas estamos direcionando a nossa raiva ao lugar errado. a nossa raiva tem nome e sobre nome ou seja
        BROA MOFADA e seu fiel escoteiro o pavoroso RINTINTIN também chamado de PORTEIRO DE BOATE.

    2. Sei que estamos acima disso, que não damos a mesma importância pra ganhar deles como eles dão para ganhar de nós… Só pode ser piada.

    3. meu caro amigo BRIO eles tem que ter sempre eles jogam no cruzeiro e ganham muitooooo bem pra isso eles tem que estar sempre com vontade, sabemos que a midia e franga mesmo,sempre foi não e!!!??? o problema nossa e o treinador covarde que temos,treinador gaucho ne,sempre com medo de jogar pra frente, esse e nosso problema e fora os outros jogadores que deveriam ser titulares mais estão no banco sabe se la o pq.

  6. Acho eu que a saída do Mano não vai resolver toda esta situação da equipe , o que é necessário é a saída dessa diretoria incompetente, pois é ela e seus patrocinadores (donos de Hipermercados) são os que pressionam o treinador para escalar os seus jogadores. Mano também tem culpa de na prática de não fazer o que prega quanto a sua coerência, escala mal e substitui pior ainda, a “Nação Azul” não pode ficar calada temos que agir enquanto é tempo !

    1. Cara, quem dera se o Pedrinho (dono do BH) escalasse jogadores, o Dedé é o principal atleta com direitos vinculados ao supermercado. Se seu comentário fizesse sentido, ele teria jogado ontem e poderíamos estar agora felizes da vida.

  7. Pedro, muito legal a sua coluna. Antes de mais nada, parabéns pelo seu texto. Não é normal ver uma rapaz da sua idade dominando tão bem o idioma, com muita maturidade. Com relação ao Mano Menezes, também acho que ele não deve ser demitido. Mas tem de ser mais cobrado. Não é possível os jogadores do Cruzeiro caírem de rendimento como caíram, e o treinador muito bem pago por sinal, não aceitar a responsabilidade. O esquema de falso nove já tá mais do que manjado, por isso não dá mais resultado. Lucas Silva no banco não dá. O treinador tem de bolar alternativas e parar de “tomar” nó. É importante que ele observe as alternativas e procure estruturar melhor taticamente o time. Ontem o Cruzeiro escapou de um 3 x 0 ainda no primeiro tempo. Bola nas costas do lateral esquerdo o tempo todo. Não é possível que ele não viu isso. Talvez jogar com menos atacantes e um meio campo mais equilibrado, e com atacantes mais incisivos. Isso sem falar em nomes, estou criticando o sistema de jogo, ou a falta dele. Mais uma vez, parabéns por ter adicionado qualidade ao noticiário esportivo. Sou seu fã e leio o seu blog todos os dias.

    1. Bom dia Senhores! Não concordo com o seguinte…onde caimos de rendimento? Que jogo que fizemos que fomos superiores ao adversario do começo ao fim de forma convicente?

  8. Boa tarde Nação azul cinco estrela, realmente não temos tempo a perder, juntar os cacos e bora, quarta feira tem mata mata. Mano precisa colocar o time mais qualificado em campo. Se o Dede está apto a jogar o mesmo tem que ser titular, não só ele, o Robinho por exemplo, na minha opinião é o melhor jogador do Cruzeiro na atualidade, temos um bom elenco, e temos condições de brigarmos por títulos este ano, mas temos que mudar certas posturas referente a certo jogadores. Bem o Thiago Neves é um excelente jogador, mas precisa mostrar mais serviço. O Rafael na minha opinião não é centroavante nem aqui e e nem na china, temos que escalar o Ábila ou contratar mais um para está posição. Temos que torcer também para o Diego Barbosa não machucar, apesar que ontem ele e Sóbis vacilaram no segundo gol das frangas. É isto espero podermos reagir o mais rápido possível, pois temos uma batalha na quarta e precisamos nós classificarmos, caso isto não aconteça as coisas já começaram a ser questionadas. Saudações Celestes.

  9. Há pouco tempo atrás escrevi que os resultados da temporada amenizavam, mas não iludiam o torcedor, qualquer derrota em jogo mais expressivo traria a tona a cobrança, tanto para o treinador quanto para algumas peças do elenco, e hoje estamos observando tal fato. Era questão de tempo e, ainda bem, que aconteceu no momento certo, perder uma final chateia, para o rival mais ainda, com o futebol apresentado irrita mais um pouco.

    Bem, diante do ocorrido, só nos resta corrigir as falhas deste início de ano, a diretoria precisa ter sabedoria, pois temos algumas moedas de troca que poderiam nos ajudar a suprir as lacunas do elenco.

    O treinador precisa corrigir posicionamentos, rever esquema tático e também escalação, o time vem jogando muito mal, sem agressividade, com enorme dificuldade na criação e na saída de bola, além da ausência de finalizações, temos condições de melhorar com algumas alterações. É muita desculpinha, muita reclamação e pouco futebol. Trabalho não falta, talvez falte humildade, como citado em seu texto.

    Jogadores se entregam, mas alguns estão abaixo das condições ideais, talvez seja o momento de assumir tal situação e tentar corrigi-la, seja com treinamento, recondicionamento ou reposicionamento em campo. A queda de rendimento de alguns é nítida. Aparentemente temos um grupo unido bem alinhado com a diretoria, talvez precisem conversar mais com a comissão técnica.

    Enfim, ajustes precisam ser feitos, responsabilidades assumidas e humildade sempre. Se tínhamos um momento certo para perder, era este.

    1. Penso que não falte “humildade”, mas COMPETÊNCIA, Marco Túlio…
      Vejo duas questões: 1a. MM tem DNA gaúcho de retranqueiro; não sabe montar ataque. Ontem o Cruzeiro teve maior posse de bola (57,3%), acertou mais passes, inclusive para finalizações, fez mais cruzamentos… ou seja, percebe-se o trabalho, mas falta QUALIDADE, e esta é a 2a questão: melhorou bastante da última temporada para a atual, mas tá faltando protagonismo. Não vou cravar como um comentário acima que o elenco seja um bando de nutella, mas esta final serviu para patentear isto: o que temos está posto sobre a mesa.
      Pergunto: será que o MM consegue extrair mais dessa equipe, será que consegue imprimirdar o dinamismo que exigimos, não por tradição, mas porque no momento da decisão é o que fará a diferença a nosso favor? Finalmente, não seria o caso de trazer mais 2 ou 3 reforços pontuais, de jogadores que chamem a responsabilidade para si?
      Tem comentário aí citando situação financeira do Clube, e a solução é simples: time competitivo enche estádio, o que tá mais do que provado. Torcida do Cruzeiro não precisa ser chamada, ela carrega o time, precisa ser mais do que respeitada, precisa ser reverenciada. Qualifiquem definitivamente o time que a torcida paga!

  10. Nós precisamos de 02 zagueiros que tenham estaturas no mínimo de 1,95 mts porque bola alta na defesa do cruzeiro é um Deus nos acuda.um cabeça de área mais cascudo que saibam cobrir as avançadas dos laterais e um centro avante que saiba dominar a bola ter boa impulsão e faro de gol e o resto da pra quebrar o galho

  11. Como velho CRUZEIRENSE e orgulhoso do meu time, acho que, esta conversa de humildade depois que se perde o clássico atrelado a campeonato, sempre foi a chamada “conversa para boi dormir”, Mano e seus asseclas esbanjaram arrogância e excesso de autoconfiança, e por que vc também Pedro Henrique não assume que também foi arrogante?Cansei de ver nos posts aqui publicados o menosprezo com o adversário e o resultado está aí. O problema com esta geração nova é que não compreendem a palavra “Respeito” . Lembro-me das gozações sobre Marcelo Oliveira não ter ganho um clássico durante o período. Puxa, o cara comandou a equipe e venceu dois campeonatos nacionais!!!Eu espero que o resultado de ontem seja mais uma lição para este time é o seu técnico que até agora não mostrou a que veio…

    1. Preto x branco, rico x pobre, esquerda x direita, homo x hetero. Que fase chata nós vivemos! As pessoas só querem procurar motivos para se dividir em grupos e brigar. Agora vem com essa de torcedor novo x torcedor velho. Era só o que faltava.

  12. Banco ou popularmente o NOVENTÃO para o Thiago Neves e Rafael Sobis, deixam eles encherem a BOLSO de dinheiro e depois mandem eles embora. Chega com ladainha e desculpas, estão deste a pré-temporada e não redem NADA!
    Chega de FALSO 9, este Mano e um BURRO e tem birra do Abila.
    Lembra do Adilson Batista, por causa de suas birra, perdemos um Libertadores dentro de Casa insistindo no Thiago Heleno no jogo final, em Gerson Magrão na lateral dispensando Jadilson lateral nato.
    O Time do Cruzeiro tem elenco suficiente para ser campeão Mineiro 2017, a raiva e a preguiça e a falta de vontade de certos jogadores QUE TENHO CERTEZA QUE ESTÃO AQUI POR DINHEIRO pois estão velhos e não almejam nada mais na vida. Porque seleção para este cara esquece!

  13. Campeonato Mineiro já passou deixa quem ganhou aproveitar a grande conquista. Agora é focar nas outras competições e mostrar mais comprometimento, temos um grupo bom e precisamos jogar juntos. Perder campeonato Mineiro para as zebrinhas de Lourdes é coisa pequena.

  14. O pessoal está pegando no pé do Sóbis e ele jogou muito mal mesmo. Mas temos que pensar que o esquema tático está sendo muito prejudicial para ele. O R Sóbis nunca foi centro avante goleador. Também nunca foi falso 9 (já to com birra disso). Ele sempre jogou como segundo atacante, dando bons passes, assistências a gol e fazendo gols de vez em quando. Agora, o Mano cisma que ele tem que ajudar o lateral e ainda subir para chutar a gol, com mais de 30 anos???? Só marcou contra o São Francisco que é a baba do quiabo. Tenho certeza que se o Sóbis for o segundo atacante, dá conta do recado. Calma torcida!

  15. Parabéns PH, seus textos são sempre muito lúcidos. Creio que se o Mano rever os conceitos e usar a criatividade (será que é possível?) o Cruzeiro pode entrar nos trilhos. A comissão técnica também tem que opinar. O Tinga, os outros diretores têm que dar uns pitacos de vez em quando. Agora, ter o T Neves como batedor de falta de luxo, não dá mesmo!!! Banco já.

    1. ANTUNES, ele poderia acordar sabe onde? la no RIO GRANDE DO SUL.
      O que ele ganhou até aqui?
      Deveria dar a ele uma carta de agradecimento pelo serviço de nos tirar da B em duas oportunidades e thau.
      Ou vc. acha que com um técnico que só sabe defender, teremos algum sucesso no Brasileiro?
      Ele toma partido de jogadores em detrimento de outros, que ver:?
      Quando não tem o Abila, as bolas rondam a grande area adversária, aí ele coloca o Argentino, e o que acontece?
      Ele para sacanear o atacante, prende os dois laterais no setor, que é o Diogo e o Mayke, aí estas bolas que chagavam lá quando o Abila não estava, para de chegar e o coitado do Gringo fica feito pinguelo maluco em busca da bola e nós todos a xingar o atacante de grosso. Ele é grosso mesmo, mas sabe fazer gol.
      Ja vi na vida, muitos centroavante como ele, mas que tiveram a sabedoria do treinador em explorar suas qualidades de artilheiro e isto não acontecerá com o MM.
      Vcs. hao de perguntar , tira este retranqueiro e poe quem?
      Nao sei , não é obrigação minha saber, mas talvez Levyr Culpi, que está no mercado, mas com o MM , nao ha futuro para nós nao.

  16. Parabéns pelas colocações.Vejo dessa forma também.Mano tem que mudar sua Tática.Está muito fácil marcar o Cruzeiro. Nosso Técnico não enxerga que tem que montar um esquema com o Ábila na frente, ao lado do Arrascaeta e Rafael Sobis pelos lados.Diretoria tem que trazer mais um bom Atacante e precisamos muito do Dedé recuperado como titular.Podemos evoluir sim , nosso elenco não é inferior aos demais concorrentes do Brasileirão. Humildade na vida é sempre bem vinda Mano Menezes.

  17. Parabéns pelas colocações.Vejo dessa forma também.Mano tem que mudar sua Tática.Está muito fácil marcar o Cruzeiro. Nosso Técnico não enxerga que tem que montar um esquema com o Ábila na frente, ao lado do Arrascaeta e Rafael Sobis pelos lados.Diretoria tem que trazer mais um bom Atacante e precisamos muito do Dedé recuperado como titular.Podemos evoluir sim , nosso elenco não é inferior aos demais concorrentes do Brasileirão. Humildade na vida é sempre bem vinda Mano Menezes.Zeeeeeeeeroooooo.

  18. Concordo que o problema do cruzeiro seja Mano Menezes! O time não “deu liga”, Arrascaeta, Sóbis e Tiago Neves acham que são “os caras” e só jogam para sí, se esquecendo do coletivo! Sóbis não joga no meu time (sou muito mais o perna-de-pau do Ábila, que ao menos briga com a zaga adversária, e ainda faz uns golzinhos)! Mayke é outro que não joga no meu time, assim como o Fabrício! O miolo de zaga é muito bom, seja qual for escalado, tendo à frente Hudson e Henrique. Penso que se o Mano não repensar sua filosofia de jogo, não vamos longe na Sul Americana, Copa do Brasil e nem ficamos entre os dez do Brasileiro! Pessimista eu? O tempo dirá!

  19. Agora não adianta falar, mas eu só queria saber por que não entrou o Ábila saindo o T. Neves (e não o Hudson) e não entrou o Alisson e saiu o Rafinha? Por que não entrou logo de cara com o Dedé? Me ajuda Mano!!!

  20. Na minha opinião, não deveríamos pedir a cabeça do Mano agora. Pra que criar esta instabilidade…? A culpa passa mais pelos jogadores do que pelo técnico. Se o TN tivesse feito aquele gol de cabeça… E tem outra, se o Mano saísse, quem seria melhor que ele e estaria livre no mercado? Ah, parem de mimimi… Todos eram só elogios ao Mano e agora por causa de uma derrota (a segunda no ano) já estão pedindo a cabeça do técnico? Menos… A torcida está muito bipolar.

    1. Leonardo, não é pela derrota e perda do título e sim pela teimosia que em 5 meses armou e escalou o Cruzeiro como se o Clube fosse dele. A torcida viu isto cedo cedo e pensando em colaborar com o paneleiro e birrento treineiro opinou, pediu , reivindicou e ele se julgando acima do bem e do mal, continuou como dantes no quartel de abrantes! Ele e a diretoria são os grandes culpados pela derrota, pela perda do título e pelas humilhações que estamos passando. Nesta hora, estamos cobrando o que apontamos iria acontecer e o porcaria do treineiro ficou por ai se vangloriando em entrevistas como político bom de mesa e ruim de voto. Ai, no dia eleição, as urnas o desmascaram: falou muito, tentou enganar e foi enganado pelo “nó” Roger, kkkkkk!
      Para voltarmos a ser vitoriosos, Dedé, Lucas Silva e Ábila tem que ser titulares. Léo, Henrique, Sóbis, Tiago Neves tem que sair. Como os laterais apoiam muito, sem 3 no meio de campo nunca teremos ataque e defesa forte. Agora lhe pergunto: com este empedernido no comando técnico e essa diretoria omissa, com postura típica de porteiro de boate, você acha que a realidade aqui retratada por mim e por vários outros cruzeirenses, mudará com a permanência desse treineiro ultrapassado e incompetente? Que ele vai mesmo escalar os melhores e mudar taticamente o jeito de jogar do time? Pelos 5 meses perdidos, pela insistência com o Léo poste, com o Henrique Cerca Lourenço, com Sóbis e Tiago Neves reeditando a roubada da contratação do Júlio Batista, com Ariel Cabral assistindo os adversários passando e lhe dando tiau, nós vamos conquistar algum título? Acredita ? Os 5 meses jogados na lata de lixo merecem uma atitude responsável e aguda da Diretoria: Money Menezes, obrigado pelo bem que nos fez no passado, mas ARRIVERDECHI, TCHAU BANBINO!!!
      Quem contratar? Qualquer um que tiver a decência de escalar quem estiver melhor e jogar com intensidade, tanto marcando quanto atacando. Nomes com históricos interessantes existem: Enderson Moreira, Fernando Diniz, Eduardo Batista, Jorginho, Guto, o da URT, todos da nova era, estudiosos e ousados, como o nosso DNA e, por isto, motivados e motivadores. Refletindo melhor, você os demais MMenezistas vão se conscientizar que ele está fazendo com o atual time o mesmo caminho do Deivid: pré-temporada total, contratação dos indicados, insistências com os protegidos, rigidez no sistema tático, substituições equivocadas, time sem alma, etc. Permanecer com ele será pior que dele nos desfazermos. Sóbis e Tiago Neves não podem jogar com Arrascaeta e vice e versa. Juntos, se anulam porque querem jogar para eles e não para o Cruzeiro e o treineiro nesses 5 meses não deu conta de ver isto! Elementar meu Caro Watson! Treinador que não promove ninguém da base, dispensa o Mena e pede o retorno do Fabrício, dá para continuar acreditando nele?

    2. LEONARDO MONTEIRO
      Permita-me discordar, o principal culpado é ;
      Pela ordem; primeiro a diretoria, segundo o técnico e terceiro os jogadores.
      A diretoria pelas escolhas do grupo, que por sinal é desequilibrado.
      O técnico pela opçoes que faz , quando deixa Dedé, insiste com Leo , Henrique, não vê que determinados jogadores de nome, só estão jogando com o nome e nos os retira quando estão ainda piores que outros
      Exemplo o horrivel jogo de Sobis e TN30 no domingo.
      Os jogadores, pela pouca entrega em campo, em outros tempos pelo menos raça era demonstrada, embora sabemos que só raça não ganha jogos.
      Nao éramos só elogios não, vc. está enganado , passamos as 3 ultimas semanas reclamando do modo do MM colocar o time em campo, da sua obsessão pela defesa, a sua costumeira retranca em uma semana que precisavamos de fazer gols.
      Portanto, dizer que estamos de mimimi amigo é no minimo faltar com a verdade. nós gritamos muito durante o mes de março e aqbril

  21. Pedro gostaria de ver um texto a respeito do Balanço do cruzeiro. O que eu vi foi que nesse ano o passivo passou de R$ 469 milhões para R$ 541 milhões. O Patrimônio Líquido está em R$ 1 milhão. E o intangível aumento R$ 45 milhões para fazer frente ao enorme aumento do passivo. Desse jeito o clube vai quebrar.

  22. Foi muito bom ler o seu texto narrando com sabedoria às condições atuais do nosso Cruzeiro. Particularmente, quando trouxeram de novo o MM, eu estava engrossando o coro do traz Adílson Batista, acho que ele vai se um dia voltar ao cruzeiro ganhar títulos. O mano é quase como o portigês que veio aqui se aventurar. Chega como o sabe tudo que sempre foi muito bom em clubes de S. Paulo que só joga com times de craques em todas ás suas posições e o Cruzeiro está a metade do time de craques e a outra metade de bons jogadores, mas ainda deixando a desejar. Sei que o MM é competente e se calçar a sandálias da humildade pode sim fazer deste um grande time. É o nosso Cruzeiro e perdendo ou ganhando não vamos deixar de amá-lo como o clube do coração, e não acho que seja a hora de esfolar o treinador. Um abraço galerinha do bem querer.

  23. Vejo o Cruzeiro hoje como um time de muitas palavras e pouca ação.
    Thiago Neves chegou dizendo que tinha meta disso e daquilo que ia ganhar o Estadual e, apesar
    de ter feito alguns gols em momentos decisivos, suas atuações tem sido muito fracas no geral.
    Quando o time oscila vem sempre uma desculpa: “ah, estamos cansados!”, “ah, estamos pensando na final”.
    A equipe ontem parecia time amador, correndo no desespero, sem objetivo, se lançando ao ataque de forma displicente quando conseguiu o empate.
    Sem falar na clara falta de humildade de muitos jogadores que se encheram com os elogios da imprensa.
    To sentindo falta de um presidente mais atuante.
    O Castelar desautorizou o Vicintin pra todo mundo ver e o Gilvan não se pronunciou.
    (Nota de repudio tá virando vergonha já.)
    Perrela aproveitou a derrota para tumultuar e se promover e a diretoria permaneceu calada.
    A torcida está decepcionada e ninguém veio se pronunciar.
    Quanta apatia!
    Não tem como esperar muito de um time visivelmente sem comando.
    Sinto saudades de quando ganhávamos os clássicos de 5 x 0.

  24. Ótima abordagem, PH.

    Concordo com tudo, menos que Ezequiel será um reforço em termos de qualidade.

    Vejo como você: a saída de Mano é a humildade. Tenho lá as minhas dúvidas porque a principal característica que ele me passa é a arrogância, mas apesar disso eu também o manteria caso eu mandasse alguma coisa no Cruzeiro.

  25. QUERO VER UM PRESIDENTE DE PEITO NO NOSSO CRUZEIRO PRA DEVOLVER TODA ESSA ESCULHAMBAÇÃO QUE ESTÃO FAZENDO COM TODOS NÓS CRUZEIRENSES. PERDEMOS O RESPEITO QUE QUE TINHAM PELA TORCIDA DO CRUZEIRO, ATÉ A IMPRENSA TA TIRANDO UMA CASQUINHA E GROSSA VIU. JOGADORES DO BTLETICO TIRANDO ONDA ATÉ AGORA COM O NOSSO TIME.

  26. O portal superesportes é ridículo, abre a pagina e só tem notícias do tipo; presidente atleticano canta música ironizando o rival, Maicosuel ironiza o rival, filha do fred fala galo, clube ironiza rival, parecem que até esqueceram de fazer matérias enaltecendo o título do rival que realmente jogou melhor, pra ficar falando mal do cruzeiro, pegaram até comentários em rede social de jogadores do Cruzeiro e fizeram matéria, parecem que querem de toda maneira criar algum tipo de atrito ou crise no Cruzeiro, pelo amor de deus, e o pior que isso muitas vezes levam a causar brigas e mortes entre torcidas, deveriam ser mais parciais e postarem notícias sobre futebol. cancelei minha assinatura do uai, e só entro aqui agora porque adimiro seu blog PH. Porque se não nunca mais abriria esse lixo de site!

  27. Acho difícil o Mano mudar a sua filosofia, ele vai preferir continuar com a sua coerência do que reconhecer que o esquema tático do time não funciona , quase todas as mudanças na escalação foram por motivo de contusões, e por incrível que pareça, os reservas entraram e ganharam a posição no time titular . Eu não sou treinador, mas é óbvio que o Dedé tem que assumir a posição na zaga, talvez seria interessante jogar com 3 volantes, para que nossos atacantes possam fazer a principal função que é ATACAR . Esse garoto Raniel deveria ter sido aproveitado melhor durante a primeira fase do Mineiro, porém o Mano lançou o garoto na fogueira , o que é prejudicial na formação do atleta .

  28. Boa tarde, alem de catar cacos, temos de buscar uma identidade, tudo que o Rival caseiro faz hoje, como montagem de time, provocações na midia, provocações de jogadores e chamamento de torcida, o sr Maluf aprendeu no Cruzeiro na era perrella e levou pra lá, nossa diretoria para deixar de se identificar com o Perrella esta deixando isso tudo de lado e estamos tambem desaprendendo a ganhar, de 2015 a 2017 foram milhões investidos e nada ganho e apenas uma decisão de mineiro, podem tampar sol com peneira mas fatos são fatos, não discuto pessoas e sim sua história no futebol e nisso o Perrella deitou e rolou e esta diretoria desaprendeu ou não quer dar o Braço a torcer. o resto do ano depende deste DESPERTAR.

  29. O Mano Menezes acorda, Henrique e Leo nem para reserva eles servem, um é um cerca lourenço e outro tem até boa vontade, mas todos dois não servem nem para ser gandulas nos jogos do MAIOR DE MINAS. NÃO AGUENTA MAIS A VER ESSE HENRIQUE ENTREGANDO O MAIOR DE MINAS. SAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

  30. Não me empolguei nessa decisão. Em nenhum momento nosso time conseguiu ameaçar o rival. Mais do que eles terem ganho, fomos nós que perdemos.

  31. Flamengo – Guerrero – campeão; Corinthians – Jô – campeão; Coritiba – Kléber Gladiador – campeão; Patético – Fred – campeão. Cruzeiro – ninguém – vice. Deu prá entender? Não é coincidência. Essa história de “falso 9” não existe. Todo time que se preze tem que ter um homem de área, para incomodar a zaga, finalizar e abrir espaços para quem vem de trás. O Cruzeiro hoje é um time que toca, toca, toca a bola e não finaliza. O cruzamentos nunca acham ninguém na área. A defesa do outro time não foi incomodada durante 3 dos 4 tempos de jogo nas duas decisões. Só quando o Sr. Mano Menezes resolveu (ufa) colocar o Ábila, é que chances começaram a ser criadas. Mas o Mano gosta só de ‘armandinhos’, que armam para ninguém, a verdade é essa. Outra coisa, o lateral Diogo Barbosa é uma avenida. Todas as chances do Atlético, inclusive os gols, foram nas costas dele. O Mayke não acertou um cruzamento. Léo chega atrasado uma semana em todas as jogadas de velocidade. Caicedo perdeu todas pelo alto e tentou inúmeros chutões para o ataque que não deram em nada. O time deles foi melhor e mereceu. Mas, o Cruzeiro colaborou e muito para esse título, que não era difícil de conquistar. Enfim, águas passadas. Agora é torcer para que dezembro chegue logo e possamos, enfim, nos despedir do atual ocupante da presidência, que não deixará saudade alguma.

  32. Um time com Léo na defesa e Henrique como único volante jogando contra o Atlético que tem um ataque muito bom é querer tomar uma sacolada.. Presta atenção ai ô Mano.. Ao que parece o Dedé já podia estar jogando e evitaria o primeiro gol.. E tirou o volante errado.. Apesar do cartão.. Melhoor um Hudson amarelado do que um Henrique sem cartão.. E arrume um estilo de jogo diferente.. Nunca vi esse esquema com bons olhos.. time que joga pra ganhar de 1×0 na retranca na hora que precisa propor não vai saber mesmo..
    Pra mim foi muito bom perder esse Mineiro Pq a verdade é que ele não vale nada e se ganhamos todos os erros continuam mascarados.. E é preciso mesmo rever o que está errado.. Mudar o que tiver que mudar.. Dar chances a quem não teve.. Treinar esquemas novos.. Outra estratégia.. Dar sequência a quem não tem.. (Dedé.. Lucas Silva .. Romero e Abila) tirar quem não está rendendo (Thiago Neves)
    Thiago tem bola.. Cobra faltas precisas com efeito.. Mas quando entra desligado não adianta.. Tem que tirar o cara e por outro que esteja mais inspirado..
    Ao menos gostei muito da atuação do Mike.. No clássico ele mostrou que pode sim voltar a ser aquele Mike rápido.. Com bom passe .. Desarmes e cruzamentos.. Lateral esquerda oremos pro Diogo aguentar 1 temporada inteira cheia de jogos.. E que o Robinho volte e resolva a criatividade que morreu no meio de campo desde a sua saida..
    Nestas horas acho que precisamos de jogadores com mais raça em campo.. Dedé.. Romero.. Hudson..
    Pra fechar.. que golaço do Abila.. Quando dominou um tijolo daqueles no peito eu já sabia que ia virar um voleio ou bicicleta e ia ser gol.. O Abila é frio e funciona ali mesmo.. E é onde tem que funcionar.. é grosso mas em pouco tempo em campo apronta e já nos treinos estamos sempre acompanhando a facilidade pra balançar a rede.. Um investimento altíssimo da diretoria pra não deixar o cara jogar e ficar com merdinha de falso 9.. Alguém tem que dar um sacode nesse Mano.. Aff
    Roger muito mais técnico..
    Pois o elenco deles é mais limitado que o nosso apesar dessa mídia sem vergonha ficar babando ovo.. E ele soube armar o time de acordo com o que tinha.. E em menos tempo está fazendo um trabalho bem melhor..
    Enfim é que temos e devem ter opções disponíveis e mesmo se tivesse não era a hora de trocar.. Que o Mano reveja alguns conceitos e melhore esse time.. Ousaiba usar melhor as peças que tem..

    1. Abriu e fechou com maestria este Post, companheiro Aquiles. Justificando o nome de inspiração do valoroso guerreiro grego do passado, discorreu aqui com proficiência e exatidão, as causas da perda de mais um Ruralito e da vitória das frangas rosadas de Vespasiano, parabéns! Eu concordo e assino em baixo de ambos os seus comentários!

  33. Gostaria de dizer que o Mano não enxerga o tamanho do cruzeiro para jogar como time pequeno contra as frangas, respeite a camisa, Thiago Neves você precisa ter vontade, Sobis seja mais Humilde não joga nada, fez 4 gols no São Francisco e aí. Por favor acorda enquanto é tempo, senão vamos ser eliminados de uma a uma competição, mata mata é diferente, sempre fomos fortes, agora não ganhamos mais. Por que? Raça, vontade, qualidade o que está faltando.

  34. PH , seja mais crítico cobre em suas colunas ao contrario de ficar escrevendo coluna com titulo de ´´Atuação gigante“ no dia 30/04 no pós primeiro jogo da final em q ficamos 70 % de posse de bola sem criar nenhuma situação clara de perigo ao gol do Vitor . O que me deixou mais triste no jogo de ontem não foi somente perder o clássico , mas também a forma como entrou para finalíssima , com corpo mole , sem raça , assistindo um adversário bem postado em campo e preparado para um batalha de final . Tem muita coisa errada no Maior de Minas , desde o elenco de jogadores , torcida , comissão técnica , preparação física , departamento médico , categorias de base e principalmente diretoria e presidente . Nem a oposição do Cruzeiro presta . Viramos fregueses de final das Lurdinhas . Esse time só tem jogadores Nutella , vide Sobis , T. Neves , Henrique , Mayke , Leo , Alisson , jogadores que jogam como uma moça , não brigam em campo , não encaram o adversário nos olhos , não ganham nenhuma dividida e nehuma bola pelo alto . O que esse Tiago Neves fez ontem no jogo foi um tapa na nossa cara , o cara simplesmente cabeceou para banderinha de escanteio chance clara de gol e recuou 2 faltas perigosas nas mãos do Vitor . Faz tempo que não vejo um Cruzeiro competitivo , com sangue nos olhos , pondo medo nos adversarios , nem os times de 2013 e 2014 eram assim . Prova disso , é que perdemos jogos no final de 2009 e nos jogos mata mata libertadores , todos no Mineirao . Esse Mano Menezes é um retranqueiro enganador que fica se fazendo de vitima , nunca ganhou nada em lugar nenhum e ainda por cima não sabe treinar jogadas ensaiadas e nem escalar o que tem de melhor , deixando o Dedé no banco e escalando a mocinha Henrique como capitao e titularisssimo desse time . Muito melhor ter deixado o Hudson , mesmo amarelado em campo . Nossa base , há muito tempo não revela ninguém que presta , e os que sobem para o elenco profissional não tem vontade raça , sangue nos olhos , vontade de jogar , vide o exemplo do Alex , Alisson , Elber e Mayke , jogadorzinhos almofadinhas que vivem bixados no departamento médico que não trata e nem recupera ninguém . A coisa tá tão feia na base que recentemente fomos desclassificados na copa do Brasil sub 15 pelo poderoso Criciuma . A torcida tem sua parcela de culpa também , pois é uma torcida apática , cheia de almofadinhas socio torcedores , que vão ao Mineirão não pra ficar rouco de tanto cantar , mas sim pra fazer selfie ou assistir o jogo de braços cruzados , não apóiam quando o time mais precisa e não serve nem pra cobrar raça de jogadores . Na vitoriosa década de 90 , quando o time tava apatico em campo , a torcida começava a gritar raca , raça e acordava o time . Pra finalizar , não poderia citar a principal culpada por essa situação de decadência do CRUZEIRO : a diretoria , ancabeçada p pleo covarde Gilvan Tavares ,não entende nada de futebol ruim para contratar , covarde , não tem sequer coragem de encarar e dar uma satisfação a torcida , não deve nem saber cobrar jogadores . Para piorar , cercado de gente imconpetente como o tal do Vicintin , um cara que conseguiu ser humilhado pelo playboy presidente da FMF e demonstrou não ter conhecer nada de bola . Pra piorar , olha quem deve ser o presidente do Cruzeiro no ano que vem : Perrela , dirigente ultrapassado como o Eurico Miranda , Juvenal Juvêncio e Vitorio Pífero , aquele que mais lucrou com o Caixa 2 da venda de jogadores , aquele que vendeu o Ramires as vesperas da final da liberta de 2009 e deixou o time brigar nos vestiaarios e quase nos rebaixou em 2011 , vendendo todo o time no meio do campeonato dono do helicoptero do pó e que está agora mamando com os privilegios do senado . É amigos , nosso Cruzeiro precisa mais da gente do que imaginamos . Pronto , desabafei e falei a verdade e com revolta !

  35. PH me desculpe mas MM permance no erro de escalar quatro meias com as características semelhantes. … Sóbis, Arrascaeta, Tiago Neves e agora Rafinha…este time veio de altos e baixos e piorou muito com a entrada do Rafinha não que este jogador não seja útil ao time mas juntamente com os demais fica fácil excitar uma marcação neste quarteto foi o que ocorreu ontem e com isto perdemos em qualidade de passes no meio. Pelas beiradas do campo apenas o Barbisa ainda mais fácil encaixar uma marcação e sair nas costas dele quando se perde a bola no meio. Vide os gols do outro time…Quando Neves começou a jogar ainda sem seu total vigor físico (Nem tão vigor assim) ele substituiu um ou outro meia Sobis ou Arrascaeta quando ainda era uma novidade e tínhamos o Robinho o time rendia mais mas sem ele a criatividade, passes longos e lançamentos inexistem neste time…saída de bola somente com Hudson não dá já era sabido pelo adversário fadado esta saída por este lado do campo…MM nem percebeu no 1°tempo esta dificuldade do time melhorou com a troca do Hudson pelo Abila sim mas porque recuamos um meia para criar a jogada na saída de bola de frente para o meio campo marcador…os jogadores não perceberam isso quem tem que perceber é o técnico por isso o Robinho faz falta ele faz este papel e quatro meias num jogo que precisaríamos fazer um gol primeiro para pilhar o outro não aconteceu idêntico as outras 3 últimas partidas… concordo temos que aprender com os erros mas MM é orgulhoso e não admitirá que o esquema está completamente errado

  36. Ganhar ou perder faz parte do esporte, o problema é ficar escutando conversa fiada d torcedor d time pequeno, monotitolo e chegado em uma segundona!!! Apesar d achar q Mano Menezes é ótimo treinador ele precisa mostrar q é realmente um grande treinador tendo humildade e repensando algumas coisas q não vem funcionando, a diretoria tem q fazer sua parte e reforçar o elenco, q é bom mais pode melhorar, penso q precisamos d um jogador d velocidade p disputar posição, ninguém aguenta mais Élber e Alisson, Valdivia do inter seria uma ótima opção, precisamos d um atacante alto, Rafael Marques do Palmeiras seria interessante, acho q mais um bom zagueiro seria uma boa tb, na minha visão Caicedo não passa confiança, principalmente na bola aérea, Juninho do Coritiba seria ótima contratação, enfim, se a diretoria for ao mercado e fizer algumas boas contratações e MM tiver humildade e reconhecer q precisa mudar algumas coisas eu creio q temos grandes perspectivas esse ano, o q não podemos é deixar d apoiar!! Outra coisa, foi uma vergonha o q esse time pequeno d plumas rosadas fez c a torcida do cruzeiro, aquelas caixas de som viradas p nossa torcida foi um absurdo, não dá p ter qualquer relação d respeito além do necessário c esse timeco, sua diretoria e torcida, espero q eles tenham o mesmo tratamento por parte da diretoria do cruzeiro quando a partida for disputada no Mineirão, estádio d time grande, o puxadinho do horto tem o tamanho exato dos times q mandam seus jogos alí!!!

  37. Parabéns PH pelos comentários, concordo na íntegra com tudo o que você disse e apenas gostaria de complementar, sobre a irregularidade que o time vem mostrando e a insistência do Mano com alguns jogadores na equipe considerada titular. O Cruzeiro nas duas partidas ficou preso na marcação de um time que na minha opinião, não é superior e portanto isso tornam as coisas mais preocupantes ainda. Dedé está demostrando muita vontade e isso foi o que mais faltou no time no jogo de ontem. O Ábila entrou com esse espírito, mas não conseguiu contagiar os demais jogadores. E todo mundo sabe que garra, vontade e disposição, não pode faltar nesse clássico. Aliás, foi o que o adversário mostrou a mais do que nosso time e consequentemente, ajudou-os a vencer. Também concordo que ainda não é hora de trocar treinador, mas a diretoria deve cobrar mais e ser mais atuante junto ao time. Acredito que vamos avançar na Copa do Brasil e vamos acabar nos encontrando com nosso maior adversário novamente e dessa vez, não se tem mais direito de errar e a torcida não pode mais aceitar outro resultado que não seja a vitória.
    Por último, gostaria de registrar como é impressionante a falta de profissionalismo na imprensa mineira. Nessa hora que temos condições de observar melhor, muitos não conseguem se conter e esquecem que deveriam ser profissionais, mas acabam se confirmando torcedores e demonstram toda a sua parcialidade. Tem comportamentos que devem ser somente para os torcedores.

  38. P.H. realmente falta humildade no nosso treinador. O time nessa altura do campeonato era para estar voando, e o que que nós vemos? Um time fraco. Desdo o momento que o treinador começou a falar inglês depois da vitória em São Paulo, o Cruzeiro não mais jogou bola. Será que ele terá humildade. O Mano gosta de ser campeão é de série “B”.

  39. P.H., tenho para mim que o site Oficial do nosso cruzeirão fez muito bem em não publicar nada sobre a final. Porque as frang6x1as usaram de muitas artimanhas antes da partida e durante a partida para ganhar. Nada de falar sobre a final em nosso site. Parabéns coordenadores do Site da Raposa. Vamos ganhar a C.B e/ou Sul Americana. Vamos ser humilde Mano Menezes, esse time não é só seu não. Vamos lá cruzeirenses valentes. A luta continua.

  40. MEUS AMIGOS TORCEDORES DO UNICO DE MINAS QUE NUNCA CAIU PARA SERIE B …. TEMOS QUE SER MAIS DUROS COM A IMPRENSA DOS SEGUNDEIROS BOICOTAR CERTAS RADIOS E CANAIS DE TV …VOU CITAR NOMES EMANOEL CARNEIRO DA ITATIGALO SR . BOBY FARIA DA REDE GLOBO …SUPERESPORTE ETC… GRACAS A DEUS ESTA COMECANDO BRASILEIRO …AI TEM VARIOS COMENTARISTAS COMPETENTES ….NAO TERA FEDERAÇÃO ATRETICO MINEIRO ..TRIBUNAL ATRETICO MINEIRO …LEMBRANDO URT JOGOU ONDE FRED LEVOU QUANTOS JOGOS ETC …GALERA NOS SOMOS SANGUE AZUL …LUTAMOS ATE A MORTE …ZEZE PERRELLA ESTOU TE ESPERANDO DE BRACOS ABERTOS VAMOS COLOCAR ESTES CARAS NO LUGAR CERTO ….ZEROOOOOO MAIOR DO MUNDO E FATO .

  41. PH, concordo com o seu texto. Porém, infelizmente acho que pouca coisa irá mudar no Cruzeiro. Nas entrevistas depois do jogo, não vi indignação do Mano ou dos jogadores. Perdemos das frangas e parece que tá tudo bem. Fiquei muito irritado com o discurso de que o trabalho tá sendo bem feito. Nós que acompanhamos todos os jogos, estamos vendo que o time não tá jogando nada. Sem o reconhecimento dos erros e mudanças para corrigi-los, fica dificil acreditar em alguma melhora. Além disso, a omissa da diretoria mais uma vez está escondida. Chega de passividade, já passou da hora de reagir. Queremos mudanças já!

  42. A culpa de ontem foi o desgaste fisico rsrsrs vamos poupar os jogadores gente, eles estão extremamente cansados!!!OBS:O sr dono dessa coluna hoje não comentou sobre desgaste físico,porque???

  43. O problema, amigos celestes, é que chegamos num momento da temporada no qual não haverá tantas oportunidades para variações e testes. E o técnico precisa se explicar, como tomou vareios de técnicos bem menos experientes, como Ceni e Róger.
    O momento de testes era o rural e jogos contra adversários ridículos pela CB.
    O MM insistiu em jogar 90% dos jogos com os mesmos caras, inclusive os substitutos. Por isso, estamos com alguns jogadores no estaleiro, e outros já manifestaram a estafa, como Arrascaeta, Sóbis e Thiago Neves, bem fraquinho, por sinal, para um jogo pau a pau.
    Deverá mudar à força, depois dessa derrota, para segurar a vaga na Sula e na CB, difíceis confrontos fora, e começar bem no Brasileiro para embalar, senão será difícil até mesmo Libertadores.
    A tática é passar o rodo nos pequenos e jogar de igual pra igual contra os grandes.
    Como diria meu saudoso avô: “mais ação e menos falação”.
    Sugestão de time, com variações, se é que o cara treinou isso: Rafael, Mayke (Ezequiel), Dedé, Caicedo e Diogo; Hudson, Cabral (Lucas Silva) e Robinho, Arrascaeta, Sóbis e Ábila.
    Com este elenco, ainda teríamos 3 volantes bons no banco, e opções como Thiago Neves, Rafinha e Alisson para o ataque.
    Para terminar, torcida que vai a campo pequeno e ainda precisa de caixas de som pra ser ouvida é chacota.

  44. Pedro Henrique, este espaço esta sendo acrescentado com bons e sensatos comentários de pessoas coerentes e lúcidas em suas colocações…
    Isto é muito bom para seguirmos adiante em nossas colocações…Vida que segue……Continuo com este grupo de jogadores que tem muito potencial e só nos resta coerência, humildade e sermos mais incisivos para seguirmos adiante com toda força….Temos um bom plantel e com mais uma pitada de sal vai dar para fazer o tira gosto. Continuo com a ressaca dos últimos 180 minutos, mas passa em menos de 72 horas e estaremos prontos pra encararmos outras disputas logo já nesta quarta feira com toda força….Cruzeirão sempre e confiante….Sem pequenos detalhes…Avante

  45. Vamos lá:

    Arrascaeta vinha sendo o 2º melhor jogador do Cruzeiro na temporada, mas o 1º melhor era o criticado Cabral. Logo, Cabral machucou e o futebol do Arrascaeta sumiu. Lamentável, vejo muitas críticas a ele em comparação a outras perebas do time. RUIM com o Arrascaeta, PIOR sem ele! No atual elenco ninguém o substitue!

    Tá uma onda de criticas aos jogadores novos, estrangeiros, poupando os velhos de casa, e aos que dizem cruzeirenses, etc…..MÍDIA agindo e manipulando. Não caiam nessa!

    Ábila, foi eu que indiquei a contratação, (já até o critiquei pela técnica). Mas me convenceu de novo e mostrou que precisa ser titular. Matador ele é, e além disso prende a defesa adversária. Centroavante tem fazer gols e isso ele faz, ao contrário o Damião que aqui passou e enganou muita gente.

    Triste, é na posição mais importante do futebol moderno, o Henrique, o cerca lourenço ! Revejam os gols de ontem e foquem nele. Como sempre não marcou ninguém, deu a corridinha de migué e ficou olhando, não se comprometendo. Com ele em campo o Cruzeiro joga com 10. Acorda Mano!!! Acorda torcida!!!! Nunca chegou uma proposta para esse cara. Como ele pode ser titular absoluto e insubstituível ??? Até o tal desconhecido Adílson das frangas somente no jogo de ontem(uma final) foi mais volante que o Henrique em toda sua carreira!

    Alisson, tchau! Não tem mais condições. Muita firula, e correria desnecessária, para justificar suas deficiências. Não engana mais.

    Sóbis, não pode ser titular absoluto e precisa definir a sua posição, assim como o Thiago Neves. Mas não podemos queimá-los.

    Léo, sempre foi fraco. Estava para sair e renovaram com ele. Só por que é do Eldorado (CGE deve ter feito lobby…kkkkk). Até o Bruno Rodrigo era melhor que ele. Dedé, Manoel e Caicedo, com esses três temos boa zaga, porém desguarnecida pela ausência do volante que eu já citei.

    Copa Sulamericana, não gosto, (quero o retorno da SUPERCOPA) pode este ano ficar melhor que a liberta, mas o Cruzeiro tem abrir os olhos contra os paraguaios que não são bobos. O placar aqui foi ruim.

    Por fim, de novo, começar o melhor campeonato do mundo sem perspectivas com o nosso Cruzeiro. Os outros time não parecem mil maravilhas, mas o nosso também deixa muito a desejar. Maio de 2017, e o time ainda não encaixou.

    Precisamos de mais um atacante.

    Promoção de ingressos, 4 compras para os sócios, e sem setorização para todo mundo. Somos todos iguais!!

    Arquibancada superior tá vazia, como nunca ficou no gigante da Pampulha! Tá feio diretoria!
    Tá feio demais!
    Time do povo ????????????

    Thiago Neves

  46. O companheiro Wendell, observou muito bem com relação as nossas pedras que não foram lapidadas durante o Mineiro , CB e Liga para lapidarmos preciosos diamantes nem que fosse para vende-los para os malditos europeus, leia-se “ingleses”. O Maninho tem pouca visão de planejamento. O ano tem 365 dias e temos que medirmos o trigo e o fuba.
    Meus pais me ensinaram que queijo não é para encher a barriga…….O próprio Mano inho forçou com alguns jogadores em jogos de pouca importância e contra times de pouca tradição e acabou estourando jogadores importantes de nosso plantel. Leia-se: Robinho, Cabral até o próprio Ezequiel que estava segurando a onda lá na direita…..Falta de planejamento……Faltou rodar mais o grupo e dar mais chance para a garotada que é nosso maior tesouro e que deve ser lapidado…Saudações Celestes………..

  47. Mandaram o Wilian embora e agora chegaram à conclusão que precisamos dev outro atacante ? Diretoria incompetente. Vão quebrar o mosso time. Time sem raça e falta comprometimento de jogadores : Elber Alisson, R. Sobes Caicedo muito ruim. Diretoria incompetentemente

  48. O que mais dói são as humilhações que estamos sofrendo fora de campo. Não pela torcida adversária, mas a FMF vem nos humilhando mais e mais a cada ano, e o Gilvan é um banana mesmo. E a galopress, esta nos achincalha a toda hora. Eu queria sim ter um Eurico Miranda no meu e time, a globo e a Itatiaia não iam nem entrar na toca.

  49. Espero que Mano tenha para humildade para rever seus conceitos. O time precisa de mais força e presença no ataque. O time tem uma dificuldade enorme de armar jogas de ataque e levar perigo ao adversário e isso não ocorreu somente nos jogos da final, haja vista o jogo contra o reservas da chape.

  50. Se esta terra não dá, vamos plantar em outra terra. Fora Maninho. O brasileirão esta prestes a começar e para os pontos corridos temos que ter um técnico mais ousado e incisivo..Nem contra times “rurais” este time prestou, imaginem contra outros 19 melhores do país…Trocando de técnico
    Marcelo Oliveira, Adilson Batista, sei lá, menos o Maninho. ganharemos em performance, em número de sócios, em revelações, na mídia e até ”CANECOS” e consequentemente nas janelas e por aí vai…O retorno seria óbvio……Chega de sofrência….Sou caipira e não gosto de música breganeja.
    O time do Maninho é sertanojo…Gosto do Clássico com base no regional….

  51. Ola PH, Rafael Sobis e Thiago Neves precisam ser cobrados. Geralmente este tipo de jogador, com status de estrela, custam caro e possuem contratos longos, fazem grandes exigências, não aceitam banco de reservas, fazem grandes exigências e gozam de prerrogativas que o nome e história lhes proporcionaram. A cobrança sobre eles é justa quando não rendem em campo.
    Ultimamente o Cruzeiro tem feito maus negócios para viabilizar este tipo de jogador no elenco e é preciso avaliar com mais critérios.
    SÃO EXEMPLOS POSITIVOS de jogadores consagrados que chegaram e foram bem no Cruzeiro: Jairzinho, Renato Gaúcho, Valdo, Müller, Alex, Sorin.
    SÃO EXEMPLOS NEGATIVOS de jogadores consagrados que chegaram no clube e pouco acrescentaram: Abel Braga, Rivaldo, Edmundo, Rincon, Edilson.
    O problema no Cruzeiro é que as últimas contratações deste naipe drenaram grandes somas financeiras dos cofres do clube sem que os personagens rendessem adequadamente: Ernesto Farias, Tinga, Júlio Batista (reserva num time campeão) e a barca argentina que trouxe ao clube Sanchez Miño e Matias Pisano.
    Rafael Sóbis e Thiago Neves, ao que tudo indica, farão parte dessa turma que causou frustração no torcedor azul; não se percebe neles, principalmente em Rafael Sobis (odeia críticas e cobranças) uma condição física e técnica que pelo menos lembre o que um dias foram nos clubes onde jogaram.
    Em suma: um grande abacaxi. Eles estão cercados de excelentes procuradores e não vão abrir mão do direito ao cumprimento integral do contrato e recebimento e cada centavo, rendendo em campo ou não. O risco é só do clube.
    É preciso mais cautela com esse negócio de convocar torcida para buscar jogador em aeroporto; a turma que chega anda confundindo o clube com porto segura para aposentadoria de jogador em fim de carreira. Isto não pode continuar assim; estrela precisa chegar, jogar, convencer e conquistar. Rafael Sóbis e Thiago Neves devem decidir: ou encaram a parada ou vão vão embora. O Cruzeiro não os trouxe aqui para serem figurantes.

  52. O pior é voltar aqui e vê alguns comentarios só falando mal da imprensa . Putz! Vamos parar de mania de perseguição gente , isso é complexo de inferioridade , a imprensa mineira sempre foi assim e sempre será . Chegamos onde estamos hj sem apoio nenhum dessa imprensinha e essa puxação de saco pro time rosa é justificável , pois maior parte da imprensa mineira é de BH , cidade cujas familias tradicionais são Lurdinhas e são elas que comandam os órgãos que comandam ou patrocinam a Itaiatia , diarios associados e Globo mg .
    A força da torcida do Cruzeiro é no interior e na região metropolitana , em BH infelizmente ainda tem muita lurdinha .
    Vamos nos preocupar com nosso umbigo , e esquecer o lado rosa da lagoa. foi assim que crescemos . Portanto , vamos analisar onde estamos errando e cobrar mudanças já .
    As Lurdinhas começaram a crescer a partir do 6×1, quando começaram a copiar o CRUZEIRO , contratar nossos ex tecnicos , ex jogadores jogadores , nosso ex diretor de futebol e fazer um CT bom como o nosso . Por outro lado , o CRUZEIRO começou cair a partir de burradas da diretoria na era Perrela que a partir de 2003 vendia nossos jogadores bons em horas cruciais – Fred e Ramires são exemplos – a preço de banana com discurso de que precisava manter as contas em dia. Voltamos a crescer a chegada do Alexandre Matos , diretor novo , com visão de grandeza e que graças a ele ganhamos o bi brasileiro de 13/14 . Mas por arrogância do Gilvan , não permaneceu e foi p/ as porcas onde foi campeão da copa do Brasil e do brasileirão .
    Fiz essa retrospectiva para mostrar que os problemas do CRUZEIRAO surgiram dentro da própria instituição , não foi a imprensa q plantou lá dentro , portanto , só o CRUZEIRO , a partir de cobrancas da sua propria torcida é que pode resolver seus proprios problemas , pois estamos em decadencia.
    Esqueçam esse negocio de ficar falando que pior q ser vice do mineiro é cair pra serie B e nunca ter ganhado um bi campeonato . Isso é pensamento de torcedor de time pequeno ou que está com dor de cotovelo .
    Vamos nos preocupar com o agora em resolver nossos problemas que são muitos e esquecer a imprensa e nosso rival .
    A volta do CRUZEIRO CAMPEAO só depende do proprio CRUZEIRO.
    Pela volta e junção dos espiritos da torcida que cobra dos anos 90 e da torcida que apoia o jogo inteiro do segundo semestre de 2015 e que salvou o time do rebaixamento. Ai seria o ideal . Fora almofadinhas !

    1. Ótimo comentário. Só mais uma observação: É natural a imprensa e quem está de fora apoiar as Fran6as!. Se tiver uma final entre América e São Paulo por exemplo, quem não for torcedor do SP apóia o time pequeno… é assim com a Chape entre outros… É meio que natural isso… Olha como o coríntias e Flamengo é odiado por não torcedores! o Cruzeiro incomoda (grandes títulos e recordes jamais batidos). Somos cruzeiros!

  53. Prezados torcedores

    Está nítido que quem escala jogadores tipo Rafinha e obriga Sobis a marcar não tem muita ambição em atacar
    Outra coisa é depositar em Thiago Neves o poder de desequilibrar as ações e por tudo em função dele que infelizmente não funciona
    Acho que tem que mudar isso
    Não dá para armar esquema em função de um jogador fora de ritmo
    Contrataram jogador caro e que dessa forma vai afundar time
    Todos sacrificados para esperar um lampejo de jogador sem ritmo
    Aí está grande erro do time na minha opinião
    Aposta errada do seu MM e então ele tem que ser muito cobrado sim

  54. Deixem as franga e a imprensa comemorar, estão igual pintinho no lixo, tudo é felicidade, ficam loucos pra chegarem ao patamar onde já estamos a muito tempo, mas prá isso terão ainda que viverem + 109 anos. A diferença é enorme, eles terão correr atrás de + 3 campeonatos brasileiros,+ tres copas do Brasil,+1 libertadores e 2 supercopas. É muita coisa prá acreditrarmos que poderemos estará aqui pra vermos. Com relação ao nosso time, é brincadeira a velocidade do Leo. E nosso banco de reserva, que achávamos que tinhámos, onde está? Não sou de criticar o MM, mas o Dedé vai ser colocado em teste no campeonato brasileiro? Acho muita incoerência, pois o campeonato mineiro era oportunidade pra isso. Temos duas pedreiras pela frente. Se tívéssemos colocado força total contra a chape e nacional, poderíamos dormir tranquilos, mas poupo em razão de campeonato mineiro, não dá pra entender critérios adotados.

  55. O Mano esta parecendo mais empresário do Léo, Henrique, Sobis do que treinador. Ter um jogador do nível do Dedé e deixar​ no banco pra colocar o Léo, é um absurdo, se ele não podia jogar então porque foi convocado pro jogo.

  56. Perder mais uma final não pode ser normal. Perdemos uma copa do Brasil que me doeu muito. Cruzeirenses de verdade não podem achar isso normal. E o problema disso tudo não é treinador, é a nossa incompetente diretoria. Não sei se o pior é a diretoria manifestar-se ou ficar calada, pois quando se manifesta só fala bobagens. Infelizmente o Perrela tem que voltar. Nada de jeitinho brasileiro para mudar estatuto para a manutenção dessa diretoria incompetente.

  57. Concordo com todos que disseram da necessidade do MM rever o time titular do Cruzeiro. Porém, algo me preocupa muito no Cruzeiro: categorias de base. O que fizeram com o nosso celeiro de craques? Não conseguimos revelar um atacante, um meia com qualidade. Não podemos ser reféns de jogadores que não têm identidade alguma com o clube.

  58. A raposa deixou de ser raposa desde que o Gilvan banana assumiu a presidência.
    Não temos mais um presidente esperto como foi Felício Brandi, César Masci e Zezé Perrella.
    O bobo da corte supramencionado tem perdido todas as disputas jurídicas, financeiras, políticas e de bastidores diante do patético mineiro. Somos, há um bom tempo, alvo de riso e de chacota.
    Eles controlam o TJD, o STJD e conseguiram colocar pateticanos na FMF, Imprensa, Prefeitura e até na Polícia Militar, e ainda “tomaram” o Horto do ameriquinha.
    O time é mediano (eu avisei), nada mais do que isso!
    Volta, RAPOSA!

  59. Curriculum do Mano Menezes:
    Dois Campeonatos Brasileiros da Série B;
    Um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil com o Coríntians (isso não conta porque o Coríntians joga com doze – onze + o juiz);
    Último título ganho em 2009 .
    Isso é técnico vencedor?

  60. Acompanho o Cruzeiro desde 1987 e digo uma coisa: a imprensa de Minas é alvinegra.
    Itatiaia, Rede Globo e Jornal Estado de Minas estão se deleitando com a derrota azul. Queria ver se fosse dirigente celeste menosprezando o rival iriam falar de falta de respeito, ética e esportividade. Mas como é do lado deles, tudo vale.
    Enquanto isso no reino de Gilvan, não tomamos nenhuma atitude, assitimos passivamente o desfile de ofensas do rival.
    Acho que eles não poderiam usar a sigla CAM e sim, TIM – Time da Imprensa de Minas…

  61. Infelizmente o superesporte ou proprio uai, está deixando de enaltecer o titulo das frangas para ficar mostrando provocações de jogadores e tudo mais, quando enfiamos 6 nessas frangas e quando elas foram eliminadas pelo raja, não vi eles colocando essas provocações, não gosto do zezé perrela, mas infelizmente precisamos de um presidente de sua altura, que provoca, que zoa e que responde, aí vem a imprensa clubista e fala que isso ele não pode fazer, mas os outros presidentes e jogadores do outro time pode, então zezé volte e dá aquelas zoadas que vc sempre falava e que me deixava muito feliz….PH e meus parabens pelo seu blog, apesar de discordar de alguns comentários seus, a nossa causa é a mesma, afinal de contas nem Cristo agradou a todos.
    Acho que vc poderia ser um pouco mais incisivo e veemente, pois vc tem a ferramenta que nós aqui de fora não temos….não escuto mais a itatiaia…alguem sabe como faço para ouvir o arthur moraes e pequetito narrando??? Se puderes ver, eles tiraram gente representava nos cruzeirense com veemencia, ainda não tiraram o vibrante do ar, pelo tempo que ele tem de casa, mesmo assim não escuto….

  62. BOM DIA PH
    ESSE É MEU TIME PARA PEGAR O NACIONAL DO PARAGUAI:
    RAFAEL, MAYKE , DEDÉ , CAICEDO, DIOGO, ROMERO, HUDSON LUCAS SILVA, ARRASCAETA , ALISSON, ÁBILA

  63. Thiago Neves e Sobis – Titulares PH? Bom dia ! A tempos que venho falando que não estamos preparados, empolgamos com resultados sobre times medíocres, Thiago Neves e Sobis pouco vejo sendo questionados inclusive pela imprensa, lamentável também ver o Mano sempre querendo justificar e a apatia em esquema tático nos últimos jogos. Pelo que se foi investido neste elenco esse ano. Não acho que o trabalho está tão bom como vem sido comentado por alguns, e o Cruzeiro ainda não encontrou uma fórmula para o time render jogando com Thiago Neves, Lamentável a deficiência que temos hoje com Myke, os gols perdidos pelo ataque e a sobrecarga sobre o setor esquerdo facilitando a neutralização de nossas jogadas. Parabéns novamente para Diogo Barbosa e Rafael que vejo como os destaques, uma pena a ausência do Robinho. Espero que Mano , comissão técnica e nós torcedores enxerguem que precisamos melhorar e muito, não perdemos o título no último jogo, perdemos por sequencias ruins, contando com sorte e jogando contra times fracos, indicadores neste caso, estatística não podem ser balizadores para indicar real estado do Cruzeiro . Somos maiores que isso mas precisamos sim cobrar e questionar atuação de técnico e jogadores, Thiago Neves ja tinha que estar no banco, pelo baixo rendimento. Bola pra frente e conto com você PH para nos ajudar na cobrança utilizando sua coluna e não se deixando intimidar por cartolas que querem manipular o nosso futebol

  64. A lógica é simples. No futebol praticado hoje não há espaços pra tanto jogador com dificuldade em recompor defensivamente. Ou o senhor Mano entende que Thiago Neves e Sóbis não podem estar juntos nesse momento, ou então é perigoso ele morrer com suas convicções. No esquema atual Thiago Neves deixa o time mais lento e faz com que Arrascaeta afunile entre os zagueiros perdendo uma de suas características maiores que é a velocidade pelas pontas. Sóbis onde tem atuado, faixa esquerda, fica longe do gol, não tem uma referência forte dentro da área pra que ele possa buscar e o pior, não consegue acompanhar/marcar o lateral adversário (vide domingo).

    A escalação ideal pra mim com todos à disposição: Rafael, Ezequiel, Dedé, Manoel, Diogo; Hudson, Ariel, Robinho; Arrascaeta, Sóbis, Ábila.

    Escalação pra amanhã: Rafael, Mayke, Dedé, Caicedo, Diogo; Hudson, Henrique; Rafinha, Arrascaeta, Sóbis; Ábila.

  65. Prezado PH, lamentavel este final de campeonato. embora o resultado já era previsivel. isto por que o MM se julga um semi deus, achando ser o maior tecnico de todos os tempos e ganhar era questão de tempo, não foi isto que vimos. vimos um time mal armado TN e RS jogando nada, só enrolando. Aliás, nesse sentido deveria ser lembrado que esses dois jogadores não aspiram muito coisa em termos de futuro, não devem pensar em seleçao. não projetam irem para Europa, já passaram dos 30 ano, então, o que esperar? Cruzeiro precisa de um novo meio campo, Henrique também já produziu o que tinha para produzir. Vamos pensar enquanto é tempo. Ano passado ficamos fazendo experiencia com Bento e cia e o final todos sabem…Zerooooo

  66. Na verdade precisamos perceber que nosso time ainda não fez uma grande partida neste ano, e penso que precisamos urgente de reforços, principalmente atacantes pelos lados do campo e de pelo 2 meias de qualidade porque acreditar que Henrique e Ariel vão resolver o problema e se iludir mais uma vez, com todo respeito que os dois merecem.
    A imprensa mineira, por sinal muito preta e branco enche a bola do nosso time para iludir a torcida e ate os dirigentes, mas na verdade temos um time muito limitado e sem peças de reposição de qualidade. Espero que o Mano reconsidere alguns conceitos e consiga melhorar o rendimento do time, quem sabe, alterando a forma de alguns jogadores se posicionarem em campo. Vamos Cruzeiro!!!!!

    1. Prezado Gerson, não acho que fizemos um grande jogo, tivemos 2 lances de sorte, jogando na retranca e com futebol medíocre na minha opinião. No jogo de volta, tomamos um chocolate aqui no Mineirão e quase perdemos a vaga contra um time que também não vem apresentando um bom futebol neste ano. Preocupante demais, precisamos de mudanças urgentes tanto no esquema tático como nas peças para termos a melhora que queremos e assim irmos em busca do penta brasileiro e de outros títulos, afinal, somos o maior de Minas.

  67. José Tiago, a Raposa nunca vai deixar de ser Raposa. Você vai ver na próxima contra as frang6x1as nós vamos faturar. Deixamos eles ganhar essa só pra elas ficarem iludidos. Vai Raposa, pra cima dos paraguaios que isso é que importa. E pra cima dos bambis de novo no domingo.

  68. Enquanto o “Medo” Menezes continuar com suas convicções, vamos nos contentar com meio a zero, isso quando não perdemos, como foi no domingo. O treinador se gaba de dizer ” My name is Mano Menezes”, priorizando a defesa e acaba não fazendo gol e toma dois.

  69. O Mano tem que parar com isso de manter jogadores por nome. Ainda mantenho esperança no TN, mas quanto ao Sóbis, tá pior que o Júlio Batista. Sóbis jogou bem contra aquele timeco do São Francisco e mais nada. Já disse aqui neste espaço que não sou fã do futebol do Ábila, mas futebol é bola na rede, e não temos melhor finalizador do que ele. Mano tem que parar com panelinha urgente, não existe essa de coerência, pois, se fosse assim, o Ábila estaria no time e o Sóbis não. Outra coisa, Dedé não pode ser reserva NUNCA!!! Não interessa quem sai, mas é Dedé e mais um. Se o Mano não mudar a postura, corre o grande risco de sair ainda no início do Brasileirão. Acorda Mano!!! Precisamos de um FINALIZADOR!!! Acorda Diretoria!!!!!

  70. Boa tarde PH, já que estamos falando de corrigir erros, que apontar dois problemas que acredito que geraram uma queda de rendimento no cruzeiro. Primeiro e que com as lesões de Robinho e Cabral (o mano não tem culpa nessa), o cruzeiro perde muita qualidade na troca de passes tanto na saída de bola quanto na transição e no ultimo passe. Infelizmente não temos no plantel outros jogadores com as mesmas características. O outro problema (nesse o mano tem toda a responsabilidade), foi a entrada do TN, A principio TN, entrou na vaga do Alisson, porém logo o Robinho se machucou e o Mano deslocou ele para a direita, ficando o Rafinha com a vaga de Alisson. Sobis e Arrascaeta se revezavam no ataque, mas o lateral direito ficava desprotegido pois o TN tem dificuldade de voltar para marcar, foi então que o mano mudou todo mundo de posição, colocou o Sobis na direita (por sua efetividade caiu tanto) , o Arrascaeta virou centroavante com o TN jogando atrás dele. Não funcionou , por que TN e Arrasca não se entenderam tão bem, e perdemos o atacante Sobis, porém o mano gostou pois por sorte ou obra do acaso mesmo o TN jogando mal, ele foi decisivo no clássico e contra o SP, (lembro que ele contou com a sorte no gol contra do Pratto e no frango do goleiro no clássico). Esses acontecimentos disfarçaram as dificuldades do cruzeiro que agora vieram a tona. Penso que deveria tirar o TN do time e voltar os jogadores para as suas posições originais, além de torcer pela volta dos lesionados o quanto antes. Acho que TN e Arrascaeta fazem a mesma função no campo e eu prefiro o Arrasca. Espero ter contribuído.

  71. Um dos nossos maiores problemas, se não o maior deles, é termos uma diretoria e um presidente abstratos, nunca aparecem, a não ser pra falar asneiras. Não temos na era Gilvan, nenhuma representação dentro ou principalmente fora das quatro linhas. Estamos sendo achincalhados pela mídia, pela torcidinha fajuta e minúscula das frangas, por seus diretores, FMF, TJD e até mesmo, pasmem, por aquela que deveria ser parceira de verdade, a Minas Arena, que tá sempre nos desrespeitando e dando moral pra o clube de Vespasiano. E o que acontece? Nada, simplesmente nada! Não aparece nenhum asno da diretoria pra defender nosso clube e a nação azul. Ficam lá no bem bom, gastando a revelia, sem nenhuma responsabilidade e a cada ano que passa, nos metendo num buraco profundo e esta situação provavelmente levará anos e anos pra ser solucionada. Desde o balanço financeiro de 2015, quando tivemos a maior arrecadação dentre os clubes brasileiros, bancando inclusive Corinthians e Flamengo, venho cobrando explicações do presidente e uma justificativa plausível pra mostrar onde enfiou tanto dinheiro, sendo que não tínhamos se quer um bom time. Pelo contrário, ficamos 02 anos disputando pra não cair e se não fosse a força dessa torcida, hoje estaríamos fazendo companhia ao Inter e manchado de vez nossa história. Infelizmente, a gente fica aqui brigando, esperniando, xingando e muitas vezes dando opiniões muitas vezes inteligentes, que poderiam até ser analisadas pela cúpula, mas eles não nos ouvem. Pode-se aqui escrever um dia inteiro que não seria suficiente para enumerar as burrices e irresponsabilidades dessa diretoria, que pra mim é a pior de todos os tempos. Espero que volte o Zezé Perrela e com ele o clube resgate toda a força que perdeu. O Cruzeiro é grande demais pra ficar na mão de gente incompetente e até que prove o contrário, desonesta. É preciso que tenhamos um presidente que, numa hora como esta, meta o pé na barraca, chama treinador e jogadores pra se explicarem e se a coisa não mudar, demita. Eles deveriam se sentir honrados em vestir uma camisa de tamanha envergadura e defender o clube de unhas e dentes. Lamentavelmente isso não se vê nos dias atuais no ainda maior de Minas.

  72. Gente, bom dia. Abri o blog para ler os comentários de todos como sempre faço e deixar o meu. Porém já tem 101 comentários e os três primeiros parecendo uma bíblia (iguais aos meus).
    .
    Como estou muito agarrado no serviço, não terei tempo de ler e peço desculpas se repetir algum comentário já postado anteriormente. “Não é plágio”.
    .
    .
    Poderia estar falando que o resultado seria outro caso o Tiago Neves ou o Arrascaeta tivessem convertido as chances claras que tivemos antes do gol atleticano ou reclamando do arbitro da partida anterior que não amarelou os jogadores atleticanos pendurados com 2 cartões.
    .
    .
    Pegando a deixa no post do PH e procurando aprender (ou mostrar) os nossos erros até então:
    .
    .
    1) No time, e não é de hoje, é manco. Só joga pela esquerda. Ou o Mano equilibra o time com os jogadores que tem ou a diretoria contrata um lateral direito à altura.
    Acho também que carece de um apoio melhor aos laterais ou alas direitos. Falta um meio campista que jogue bem por aquele lado e um zagueiro que seja rápido e eficiente na cobertura (leia-se Dedé – falo mais sobre ele mais na frente)
    .
    2) Discussão Abila x Sóbis.
    2a) Me desculpem os críticos do Sóbis, mas ele é um dos jogadores mais importantes do time.
    O que vocês não enxergam é que ele ficou marcado como o nosso falso 9. Mas não é isso que tem acontecido nos jogos. Com a entrada do Tiago Neves (ainda fora de forma) e a incapacidade do Arrascaeta de marcar (não estou desmerecendo o Arrasca – isso é só um fato e também não acho que ele deve ser desperdiçado marcando), o Sobis está jogando pelo lado ajudando na recomposição. Quase como nos tempos do Paulo Bento.
    Tanto que a maior critica ao Sobis no jogo passado foi não acompanhar o Marcos Rocha no contra-ataque que gerou o segundo gol. Ou seja, ele estava pelo lado.
    .
    2b) Quanto ao Abila, volto a bater na mesma tecla.
    Ninguém deve esperar dele uma tabela, um passe magistral ou dominar a bola tocada para ele.
    O que ele sabe fazer é gol e para isso ele depende do time.
    O Atlético joga assim. Vejam quantos gols o Fred marcou somente empurrando a bola para dentro.
    Acho que o Mano deve continuar com as convicções dele quanto o falso nove mas deve trabalhar o time para a segunda opção ou seja com o Abila enfiado na área (o verdadeiro 9).
    .
    .
    3) Quanto ao Dedé não acho que seja perseguição, mas já é hora de colocar o cara para jogar pois é disparado o nosso melhor zagueiro.
    Não sei qual é a real condição física dele, mas o condicionamento só é adquirido com jogos.
    Um aparte quanto ao Dedé. O cara é foda mesmo, as suas entrevistas recentes com todos os repórteres forçando a barra para a sua entrada ou forçando uma resposta infeliz como a de Fábio e o cara saiu superbem.
    Respeitou os companheiros, o treinador e a comissão. Nota 10.
    .
    .
    4) Quanto ao elenco como um todo creio que seja muito bom.
    Dois goleiros que já provaram sua capacidade sem falar de mais duas promessas.
    Na zaga temos 4 jogadores de nivel. Dedé nivel de seleção. Manuel e Caicedo um pouco abaixo e Léo (que até acho um bom zagueiro) que sempre quebra os galhos com a vaca está indo para o brejo.
    Nas lateriais, Diogo hoje é incontestável e tem dois reservas meia boca.
    Na direita Ezequiel, nota 7 sempre e Maike que pode chegar à nota 10 mas ainda esta na bica de ser reprovado.
    Na volancia temos para todo gosto. Hudson acho que hoje é unanimidade apesar de receber alguns amarelos desnecessários. Henrique para mim ainda é melhor que os demais porém temos o Cabral, Romero e Lucas Silva. Como disse temos para todo gosto.
    Meias ofensivos temos Robinho (até recentemente nosso melhor jogador nesta posição), Arrascaeta e Tiago Neves (que carece de mais ritmo).
    Além de Rafinha (muito esforçado), Alison (quase passando do ponto) e Marcos Vinicius (para mim o melhor dos três). Ainda temos Alex e Elber que não me convencem mais.
    Sem esquecer que o Sobis pode atuar pela esquerda.
    No ataque Sobis, Abila e Raniel. Os dois primeiros dependem da estrutura tática a ser definida pelo Mano e o Raniel outra esperança.
    .
    .
    Acho que o Mano já teve tempo de reavaliar o elenco e creio que passado esta fase da Sulamericana e Copa do Brasil, haverá algumas dispensas e contratações (poucas).
    .
    .
    Putz, mais uma bíblia, mas creio que falei tudo que pensava.

  73. Antes do jogo de domingo fiz um comentário em que não acreditava no título. Um dos colegas aqui perguntou o porque de tanta convicção. A convicção vem de observação e análises de tudo que foi apresentado pelo time até aqui e ser realista. Muita gente se iludiu com uma invencibilidade jogando apenas contra adversários fracos e mesmo assim, tomando sufoco em vários jogos. Mas mesmo assim muitos se empolgaram, que o elenco é forte, que iria ser campeão de tudo… Mas a mim esse tipo nunca empolgou. Pode até ter bom elenco no papel, mas na prática é mediano. Não deu liga até agora. Falta algo mais para brigar por títulos. Desde a metade do campeonato Mineiro venho afirmando que, a não ser que algo mude drasticamente, esse time não ganharia nada esse ano. Nao ganharia Mineiro, nao ganha sulamericana e tão pouco copa do Brasil. Brasileiro é imprevisível, mas acho improvável. E podem se preparar que amanhã tem grande chance de outra decepção. Ainda mais vindo de perda de título. Pode até ser que não caia amanhã, mas lá na frente cai, pode ter certeza. Não é pessimismo, não é cornetagem… é apenas observação e análise de tudo que vem sendo apresentado, sem passionalidade. Sei que os mesmos de sempre vão criticar, mas é fato.

  74. Boa tarde pessoal! Venho com humildade deixar meu comentário para os​ célebres cruzeirenses. Concordo que não à tecnico a altura pra haver substituição na comissão técnica. Mas temos que acreditar que o resultado que aconteceu foi por falta de raça e vontade de ser campeão. Um primeiro tempo pifeo e cheios de erros que levaram o time a derrocada. No segundo tempo melhoramos um pouco com a entrada do Abila, a ponto de termos oportunidade da virada, mais não foi possivel pela ineficiência dos atacantes. Mais acredito que um aprendizado pode se tirar dessa final! Se queremos ser campeão esse ano, é preciso o time não perder as oportunidades que surge no jogo e ser competente para finalizar. Nosso time tem feito poucos gols. Isso preocupa muito. Um abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *