Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Em busca do equilíbrio

Mesmo com o melhor aproveitamento do país, Mano Menezes é questionado no Cruzeiro. (Foto: Washington Alves / Cruzeiro)

Uma partida ótima contra o São Paulo no Morumbi. Depois, um jogo ruim contra o mesmo tricolor, dessa vez no Mineirão. Uma atuação dominante contra o Atlético/MG no clássico. Na sequência, uma exibição medonha diante da Chapecoense. O Cruzeiro joga uma partida muito boa e cria no torcedor a expectativa que daqui para frente o time só vai fazer exibições de destaque. Mas aí no jogo seguinte a equipe vai mal e os cruzeirenses começam a prever mais um ano difícil para a Raposa. Esse desequilíbrio técnico tem sido a marca do time comandado pelo técnico Mano Menezes e é sobre isso que vamos falar hoje.

Durante o Campeonato Mineiro, dizíamos que era preciso dar tempo para que a equipe celeste evoluísse e aprimorasse o entrosamento. Foram raras as partidas em que o Cruzeiro jogou em alto nível. No entanto, conseguimos sempre o resultado e estamos invictos até hoje no Estadual. Também tivemos alguns jogos da Primeira Liga, da Sul Americana e da Copa do Brasil. E nesses torneios também oscilamos bastante.

Um jogo bom, dois ruins. Um jogo bom, três ruins. Performance problemática, irregular e desequilibrada, mas resultados precisos e que nos garantiram a passagem para a final do Mineiro, para as oitavas da CB e para as quartas da PL. Apesar de não atuar do jeito que o torcedor cruzeirense gosta, o time azul e branco tem o melhor aproveitamento entre os clubes da série A do Brasil.

Mas e aí, torcedor, o que vale mais: os resultados ou as exibições? Pros cruzeirenses, exigentes que são, tem que ter as duas coisas. Deivid tinha resultados, ficou invicto no Mineiro e na sua primeira derrota levou um pé na bunda da diretoria. Pois é, faltavam as boas atuações. O time de 2010, apelidado de Barcelona das Américas, tinha brilho, enchia os olhos da torcida, mas perdeu os principais títulos em noites infelizes. Faltaram os resultados necessários. Não adiantou de nada.

Nessa de conquistar resultados mínimos, de fazer o gol e abdicar de jogar o restante dos jogos e de nem sempre adotar uma postura ofensiva, características que mexem com o ego dos cruzeirenses (que jamais vão se acostumar com esse tipo de futebol praticado), o técnico Mano Menezes já começa a ser questionado, ainda que tenha o melhor desempenho do país.  Tenho medo de que essa exigência se extrapole demais.

Trocar o treinador nem sempre é a solução. Quem temos no mercado agora? Levir Culpi, Marcelo Oliveira e mais quem? E, outra, me parece loucura falar em alteração no comando nesse momento. O que precisamos, de fato, é de equilíbrio. Se estamos nos sentido inseguros é porque a equipe nos passa essa insegurança a cada exibição ruim que ela nos apresenta. Acho que precisamos ajustar isso e seguir em frente. Já está na hora dessa equipe jogar pra frente, com segurança e domínio de jogo, pois elenco qualificado para isso nós temos.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

115 thoughts to “Em busca do equilíbrio”

  1. PH, admiro muito os seus comentários, você tem autenticidade no que fala, também não percebo você desrespeitar outro time e pessoas. Leio todos os comentários e sinto que o Fred e o Eduardo falam muito mal de nosso MAIOR de MINAS e dos torcedores. Outra dúvida, seus blogs demora mais do que o do Eduardo para ser divulgado. Posso até estar equivocado, mas é minha visão. Um abraço!

    1. Vou no Eduardo todos os dias e digo que você tem razão. Acho que ele está no seu papel, elogiar a gente é que ele não vai. Respeito o barbudo, até porque também o sou, entretanto quero mais é que ele e seu time, futebolisticamente falando, se danem. Quanto ao texto de hoje, dou razão ao nosso blogueiro, esse time do Cruzeiro anima e assusta ao mesmo tempo, entretanto essa história de jogar mal e conseguir resultado vale enquanto o resultado vem, se perder ou empatar amanhã esse técnico vai começar a campear.

    2. todos torcedores querem seu time ganhando sempre mas esquecem que existe um time de futebol do outro lado com os mesmo objetivos somente um pode ser campeão gostaria muito que a magica de 2013 voltasse a acontecer um time recém formado que deu liga ja nos primeiros jogos mas magicas não acontecem com frequência.considero o time do cruzeiro com bons jogadores experientes e técnicos mas nota-se que a cereja do bolo o craque que faz a diferença tiago neves esta completamente fora de ritimo conheço o jogador e sei que pode produzir mais lembro-me que rafael sobis quando chegou no ano passado estava sem ritmo tb precisa-se tempo que não existe no futebol hoje sera campeão quem errar mesmo e acerta nos detalhes

  2. Acho mano um enganador
    Tem atletas e e daqueles que joga com medo de perder
    Retranqueiro na sua filosofia
    Estamos mal é assim será enquanto ele estiver lá

  3. PARABENS FALOU TUDO EM POUCAS PALAVRAS , SO NAO VER QUEM NAO QUER ,NAO GOSTO DO TRABALHO DO MANO , MAIOR RETRANQUEIRO QUE JA VIMOS , IGUAL A CELSO ROTH , SO SOFRIMENTO , ELE ESTA NO TIME ERRADO , TOMARA QUE ESTEJA ERRADO , MAS APOSTANDO EM ELBER,LENON , SERA QUE NA BASE NAO TEM LATERAL MELHOR? ESTE LATERAL RIDICULO .CRUZEIRO JOGA PARA FRETE , COMO VOCE FALOU . COM MANO NO CRUZEIRO NAO ACHO QUE IREMOS LEVANTAR A TAÇA AMANHA , MAS VAMOS TORCER . logico

  4. P.H. eu não me sinto inseguro não. Acho que o melhor treinador do Brasil no Momento depois do Tite que está na Seleção é o nosso treinador M.M., com ele até o Leo voltou a praticar um bom futebol, o que nunca acontecia na minha ótica. O treinador é muito bom, tem tática, tem visão para substituição, não aceita peitada de jogador. Ele sabe escalar uma equipe e se não fosse por ele, já estaríamos fora de alguma competição das que você citou. Tem muito Btkleticano infiltrado nos comentários tentando tumultuar a organização da nossa equipe. Confundindo cruzeirenses verdadeiros como nós. Vamos ver até quando eles vão ficar com o Roger. Os caras deram um pé na bunda do M.O. no momento que de forma alguma poderiam, perderam a oportunidade de virar um placar no campo do adversário, o Grêmio, o que nós jamais vamos fazer. Confio eu, que por causa do treinador nosso, temos plenas chances amanhã, seja com qualquer equipe que entrar em campo, nossa camisa brilha mais.

    1. Concordo com você em tudo que disse meu amigo. Mano e um excelente treinador é o time do Cruzeiro mesmo jogando mal e difícil de ser batido. Não vejo por questionar troca de treinador. 2 @ 0 amanhã no Independência. #FechadocomoCruzeiro

  5. Pera aí Pedro Henrique! Que negócio é este de na véspera do segundo clássico, o da decisão do Mineiro, você vir com este papo? Tá parecendo a “imprensa” das frangas. Procurando chifre na cabeça de cavalo nas horas importantes do Cruzeirão? Não é hora deste papo não! Além do mais o time está bom e melhorando. É só lembrar de tantas oportunidades de gol que o Cruzeiro criava mas não fazia e dos gols fáceis que levava de qualquer timinho que nos visitava aqui na nossa casa. É nesta situação que temos focar e agradecer ao Mano pelo trabalho que ele está desenvolvendo aqui no Cruzeirão. Bola pra frente… vamo lá Mano, a maioria dos torcedores do Cruzeiro está com você!

    1. Kleber, este é um tema que tem sido bastante discutido nas redes sociais. Apenas o trouxe para o blog. No mais, se você me acompanha aqui sempre, você sabe as cores que defendo e no que eu acredito. Certo? Um abraço.

      1. Te acompanho sempre e admiro seu trabalho. Entretanto, não podemos esquecer que você, embora ainda novo, já é um formador de opinião. Sua responsabilidade aumenta a medida que você cresce no seu trabalho ou, na sua proposta de trabalho. Então…somente quis dizer que o cruzeirense não pode entrar na onda dos não cruzeirenses, pelo contrário, sempre temos obrigação de apoiar o Cruzeiro na alegria ou na tristeza e que nosso time está numa trajetória boa e que promete. Veja só: Primeiro paramos de levar gols acertando a defesa e meio campo. Agora estamos acertando o entrosamento do meio campo com o ataque. Estamos quase lá! Comparando o time de hoje com os dos anos de 2014, 2015 e 2016 temos que por as mãos para o céu e agradecer a Deus e ao Mano também!

        1. Tudo bem, amigo. Agradeço. Mas o que você entendeu do texto? É que eu trouxe a discussão que os cruzeirenses fazem nas redes. Me posiciono contra a alteração no comando técnico e sempre defendo que não temos que criar crise num momento importante da temporada. Queria entender melhor a crítica…

          1. Principalmente que a hora é inoportuna para levantar a discussão sobre a permanência do nosso ótimo técnico. Em segundo lugar, afirmar minha confiança que nosso time está no caminho correto com o Mano.

          2. Pedro acho que o Kleber tem razão, em véspera de decisão de campeonato, levantar esta bola não foi adequado, embora eu concorde com tudo que você e aplauda pela sua lucidez dos seus comentários. Sua analise está corretíssima, mas o “timing” não foi assertivo .

      2. PH, vou te dar um exemplo : você tem um filho que vai prestar vestibular, você não chega na véspera da prova e diz a ele que durante toda sua preparação estudou errado. É como no jogo contra a cachorrada a torcida começar a vaiar o time logo no começo do jogo. Isso não é inteligente e nem avisa em nada. Agora é contarmos e apoiarmos o que temos, são eles que tem que ter tranquilidade para fazer aquele único novo bom dentre os três ruins. Formador de opinião tem que ter consciência desta responsabilidade de saber o que falar, quando e para quem. Abs. Cruzeiro não é uma escolha, é ser, já nascemos azuis.

  6. Vc sabe o que diz… O Ramon A. Não pode ficar nunca fora deste time. Se tivessem fazendo um caminhão de golss tudo bem. Mas vejam o lado das frangas. Tem os dois 9… Jogam e fazem gols. Agora este babaca do Mano pensa que é quem…?. Só ele acha que está certo???. A partida boa que fizemos contra o São Paulo o Ábila estava dentro. Segurando os zagueiros. Só este babaca que não vê.Abraços pra P.H. Certíssimo vc está.

    1. Ábila no time titular? Voce so pode estar de brincadeira. Esse Abila nao consegue dominar uma bola. É so trombada e mais nada. A única coisa que apoio o Mano Menezes 100% é ele deixar o Abila quietinho no banco, que é o lugar dele.

  7. Respeito muito o blog, pois acho o único canal para os cruzeirenses, mas discordo. Acho o Mano um técnico de alto nível. Além disso sabe montar elenco. Todos os times do futebol brasileiro estão oscilando. Então é melhor oscilar com o Mano do que:Marcelo,Luxemburgo,Deivid e cia….

    1. Fique tranquilo, Alexandre. Neste momento há, realmente, duas visões opostas sobre o momento do Cruzeiro e eu respeito todas elas, pois acho que há argumentos aceitáveis nos dois pontos de vista.

  8. Como disse o poeta, futebol é uma caixinha de surpresas. Então antes do jogo as duas torcidas podem e devem ser felizes. Achar que vai vencer. Por que as frangh6x1as não vão ficar satisfeitas com o título com empate só. Vão querer vencer. Aí eu penso que vamos ganhar o título. No contra ataque, estilo MM. Amanhã já comprei um galo para depenar no almoço. Certeza de título. Vamos Cruzeirão, vamos ser campeão.

    1. O texto é mais do que oportuno e reflete exatamente o que eu penso e vejo no futebol do Cruzeiro atual: muita oscilação e irregularidade. Fiquei assustado com o futebol apresentado no jogo contra a Chape. Esse time precisa de um goleador, de um centroavante nato, mas esse homem nao é o Ramon Ábila, que pra mim nao tem futebol pra jogar no Cruzeiro. Tem muito cruzeirense querendo tapar o sol com peneira aqui. O Cruzeiro tem muito, mas muito mesmo que melhorar. E as pessoas precisam respeitar opiniões diferentes das dela.

      1. Concordo com você Cícero Cruz, as pessoas confundem as coisas e querem atacar quem não concorda com as opiniões expostas e vem com estes ADJETIVOS bobos e ignorantes, acho que o Cruzeiro é muito grande para depender apenas do Robinho, podem rever e veremos que após a saída do Robinho acabou a chegada de trás pegando as defesas de surpresa, o Pedro Henrique está certo, já estamos em maio as portas do brasileirão, e até agora nosso time não tem o equilíbrio desejado, as pessoas confundem quando a gente fala sobre o mal futebol jogado pelo time, e dizem, mas o time esta classificado em todos os campeonatos, e eu digo que poderia sim, estar classificado e jogando um futebol que convencesse, conseguir resultado é uma coisa, o time mostrar futebol que convence é outra , em 2013 o time foi renovado e logo mostrou que que estava evoluindo e que tinha potencial e depois com alguns ajustes como exemplo a saída do Diego Souza e entrada do Goulart o time se acertou de vez, hoje nós vemos quem? Que pode entrar e mudar a postura do time se o Mano joga com os jogadores de qualidades que temos atrás da linha da bola? Temos é que torcer para o Robinho voltar logo e bem, exigir um time compacto e equilibrado, e eu acho, que é o que toda torcida quer, não é torcer contra e nem deixar ser torcedor cruzeirense, temos que ter os pés no chão e analisar a realidade que o time vive no momento e não viver no mundo da fantasia, achando que o primeiro turno do brasileirão é mamão com açúcar e não tratemos de ganhar pontos pra ver se não começa a nadar contra a correnteza, falo isso é porque vejo que nosso time pode e deve render muito mais do que está rendendo, e deixo bem claro preferia ver o meu Cruzeiro certinho taticamente,fisicamente e com variedades de jogadas após praticamente 5 meses e com mais de 20 jogos oficiais, não torço contra só não contento com futebol sem alma como vimos em vários jogos e como exemplo o de quarta feira contra os reservas da Chapecoense..

    1. Se tivessem, torcida e Mano, tido a paciencia com o Ábila que tiveram como Sóbis, com o TN, com o Álisson, com o Cabral, com o Fabrício e o Léo, hoje ninguem estava falando pro Gilvan cintratar um matador. E com o MM, não adianta contratar este tipo de jogador, pois ele gosta é de UFALSO NOVE e estamos conversados.

  9. PH, acho que aquela fase de “Barcelona das Américas” foi no primeiro semestre de 2011, quando fomos campeões mineiros sobre as frangas num 2 x 1 (se não me engano). Na minha opinião, esperam-se realmente melhores e mais constantes atuações do time azul.
    Entretanto, observa-se que quando precisou do resultado o Cruzeiro buscou. É um bom sinal.
    Gosto do trabalho do M.M.. Não é perfeito, mas tende a apresentar ótimos resultados em 2017.
    O primeiro deles, o título do rural sobre as cacarejantes amanhã.
    No mais, boa sorte a todos nós cruzeirenses e boa sorte à equipe neste domingo. Competência não falta. É colocar a bola no chão e por os penados na roda e ensinar ao presepeiro do Robinho deles como se joga bola de verdade. Hehe

  10. Acho o Mano um bom treinador e a melhor opção que temos no mercado, por isso nao passa nem de longe o pensamento de trocar de técnico agora.
    Entretanto não da para nao criticar alguns pontos negativos que vejo no time.
    O esquema tatico montado pelo Mano é muito eficiebte quando enfrentamos equipes que jogam mais abertas, partindo para o ataque, mas se mostrou bastante ineficiente contra times que jogam mais fechados. Não temos a vantagem amanhã porque nao conseguimos vencer 3 jogos do mineiro contra times muito fracos, que só sabiam se defender.
    Outro ponto que precisamos melhorar é a motivação dos jogadores.
    É nitida a falta de vontade em jogos contra times menores, o que nao ocorre nos grandes jogos. E motivar os jogadores é uma das principais funcoes do tecnico.

  11. PH, concordo com alguns que comentaram antes de mim. Acho que o comentário veio no time (tempo – “taime” né Edgar Campos) errado. Acho que hoje deveríamos estar conversando sobre a decisão de amanhã.

  12. Não tem essa de torcer somente nos momentos bons, quem é CRUZEIRO de verdade estará sempre com o time, ganhar e de vez em quando ir mal faz parte do jogo, quem joga sabe que de vez em quando o jogo não encaixa, deixemos de besteiras, somos Cruzeirenses e sempre seremos e vamos jogar onde for preciso e ganharemos pois não temos receio de nada, vamos vamos CRUZEIRO!

  13. Putz, acho que é a primeira vez que a maioria dos comentários que leio aqui é de gente que pensa da mesma forma que eu! Nem tudo está perdido, embora fosse necessário um texto do blogueiro algo inoportuno no momento para que a turma se manifestasse. Bravo, Galera Azul! Já não me sinto mais em tão pouca companhia, que continuemos assim, a calar as vuvuzelas. Abraços Campeões a todos!

  14. PH merece os parabéns por postar textos coerentes e sensatos. Tbm concordo que não é o momento oportuno para criticar MM, pois já nos tirou de duas situações complicadas no Brasileiro e melhorou muito a performance de nossa equipe. Voltando ao nosso blogueiro, o considero educado até quando se dirige aquela carniça lá de Vespasiano. O tal de Eduardo e Fred são prepotentes, arrogantes e não possuem o menor respeito com o Cruzeiro e a nação Celestes, merecendo nosso total desprezo, que continuem morrendo de inveja e raiva, assim sofrem mais. Amanhã vamos depenar as frangas no galinheiro pelo placar de 3 X 1. Saudações Celestes !

  15. Olha gente, o cruzeirense tem de parar de plantar discórdia onde não tem. Dia desses ouvi comentários do pessoal do programa bastidores da Itatiaia e na opinião deles o MM está se perdendo porque briga muita com a arbitragem, na minha opinião não tem nada a ver isso com a qualidade técnica do time. Concordo plenamente com alguns comentários que acham que tem frangas dando palpites e aqueles torcedores celestes que ficam em cima do muro estão caindo no papo. Não é hora nem de pensar em tirar o MM, o cara é depois de Tite, o melhor treinador do Brasil. Quem é Roger, o que ganhou no Gremio, que experiência como técnico ele tem. As vezes o cara por ser muito confiante no seus conhecimentos ele erra, mas a primeira pessoa a confiar em seu trabalho é você, mesmo sabendo que como qualquer ser humano vai errar também, como por exemplo, na minha opinião deveria ter colocado força máxima contra a Chape, pois o mundo inteiro sabe o quanto vale uma copa do Brasil e um campeonato mineiro. Daqui alguns dias ninguém nem se lembra quem foi campeão mineiro. Agora vamos ter que correr atrás do prejuízo no jogo de volta. Imaginem se a chape não se classificar na libertadores e ainda perder o estadual, como vocês acham que virão pra cima da gente. Agora se o MM tem intenção de usaer time alternativo, que então ele treine este time, não deixe pra escolher dentro do vestiário na hora do jogo.

  16. O time do Cruzeiro é melhor que o time do Atlético, os reservas também, são melhores. Está faltando o Thiago Neves entrar em forma para o time do Cruzeiro decolar e se tornar fortlíssimo candidato para ganhar a Libertadores e outros títulos importantes, precisa contratar um lateral direito que transmita confiança ao técnico e a torcida, no mais tudo está em seu lugar. Cruzeiro 3 a 0 na final do mineiro 2017

  17. Meu caro discordo de você. Não vi o Cruzeiro jogando bem com o São Paulo no primeiro jogo e também não vi jogando bem em vários jogos do mineiro em que ganhamos. Ver os jogadores falando que estavam com a cabeça na decisão após o jogo contra Chapecoense foi como uma ofensa a imensa torcida. Acho uma falta de respeito com o torcedor a postura que o time tem apresentado e acredito que os resultados em cima de times fracos estão encobrindo várias falhas táticas e técnicas. Não acho o Mano uma sumidade, acho mediano e média está muito mais próximo da mediocridade do que do excepcional; Que nossos jogadores tenham brio e superem as adversidades que eles mesmo conquistaram.

  18. Não gosto do Mano, mas já dei o meu braço a torcer, no momento é o melhor do Brasil e trocar o comando seria um retrocesso, perderíamos todo o planejamento e foco. Hoje temos plenas condições de brigar por libertadores, trocando o técnico o foco seria não cair. Como bem disse PH o Mano hj merece nosso apoio e torcida para cumprir seu contrato. Como disse no último Post, amanhã o MM vai botar o Roger no bolso e seremos campeões! As Frangas estão com muito medo, no último jogo se borraram e um gol amanhã a torcidinha perde a linha e joga contra. Avante Cruzeiro!!!!

  19. O equilíbrio conduz à virtude e vice e versa. Seu Post no pórtico da decisão do Ruralito ou do Casterlalito procede, porque as oscilações retratadas por vc nos conduz a uma incerteza; jogaremos o suficiente para vencer o adversário?nosso ataque, tem se mostrado incompetente diante das retrancas, porque não temos um definidor na área.E este, quando lhe permitem entrar, dispõe apenas dos minutos finais do segundo tempo para o exercício de sua habilidade, com seus companheiros já cansados e até desmotivados para jogar. E isto não é suposição sua e nem minha. Os fatos repetidos destas situações adversas estão ai a comprovar, tanto o desequilíbrio quanto a ineficiência de nosso ataque que, nos clássicos tem se sustentado na genialidade do Arrascaeta e nas defesas do Rafael.
    Como cruzeirense, penso que o Mano vai pro jogo pensando mais em manter nossa dupla invencibilidade: a do campeonato mineiro e a da escrita contra as frangas. Ai, amigos, se as frangas acharem que precisam nos derrotar e vierem pra cima como fizeram lá na Bolívia, penso que este cenário poderá nos dar o título também. Por estas circunstâncias, mesmo tendo um time desequilibrado igual temos, temos reais chances de sairmos vencedores, tomara!
    Vamos torcer e acreditar, pois cada jogo é um jogo e no futebol as surpresas são uma constante!
    Salutti Celesti a todos.

  20. O time do final do campeonato do ano passado tava arrumadinho e se não me engano fizemos 3×0 no Corinthians no último e derradeiro jogo do
    campeonato……..De lá para cá chegaram: Kunt, Diogo, Dedé, Hudson, LS16, TN”T”, e outros. Onde quero chegar? É que com um plantel deste se este “técnico” não arrumar este time e melhor ele pedir para ir ao banheiro lá no RS que é sua terra. Amanhã temos uma boa chance de sapecarmos umas penas, fato qoue elevaria bem o astral de todos na toca para a sequencia da temporada…..No mais, acredito muito no grupo de jogadores e temos sim, plenas condições de buscarmos o caneco que será muito bem vindo…..Nóis é nóis e boi num lambe……..Avante raposa astuta…….Abçs

  21. Ph, decepcionei com vc… Na véspera de uma decisão vc analisar o trabalho de um grilo e seu tecnico? Péssimo momento… Se discorda , aguarde o final, que falta apenas 1 dia…. Qual a utilidade disso antes da final? Sinceramente, muito mal sua colocação..

  22. PH, muita força aí para vc e seus familiares e que o Divino Espírito Santo alivie um pouco de sofrimento em um momento delicado em que estão passando com a falta do seu tio. O tempo cura tudo e nos ensina a espiritualizarmos mais……Abraços Celeste

  23. Só uma observação:

    O Sassá do Botafogo cairia igual uma luva nesse time do Cruzeiro.
    Alto, ágil, bom finalizador e cabeceador e com muita mobilidade.

  24. Bom noite, essa sempre foi a tônica do trabalho do Mano em outros clubes, time com futebol nada vistoso mas super eficiente e colhedor de resultados e títulos, segue a regra do entre mortos e feridos eu ganhei a guerra.

  25. Perfeita colocação! Foi o que comentei no post passado. Tem sido a tônica do Cruzeiro fazer um jogo bom e depois um, dois ou ate mais ruins. Foi bem no domingo e na quarta foi ruim. Essa é minha preocupação. Será que vem o segundo ruim?

  26. Agora é atacar ou atacar, só nos resta esta alternativa, ainda bem. Confio no grupo de jogadores e vamos com força para esta decisão. Muita luz para o Mano conduzir o jogo com sabedoria e ousadia…Vamos lá com tudo..Abçs

  27. Peraí né moçada! Por mais que o momento possa ter sido inoportuno para temas como esse, naonprecisa desse mimimi todo. Entendo que o texto apenas tocou no assunto relativo ao questionamento que alguns fazem a respeito do trabalho do Mano. Não foi para levantar polêmica ou incitar a possibilidade de troca de treinador. Até porque essa possibilidade nem está sendo ventilada. Tudo bem que poderia ser evitado o assunto no momento, mas não é pra tanto drama. Isso não vai fazer qualquer diferença no jogo de amanhã. Ou será que vc já estão preparando a desculpa para a possível perda do título?

        1. Prezado, em relação a eventuais possíveis derrotas do Maior de Minas não somos eu e a maioria dos demais colegas que aqui comentamos que procuramos desculpas. Tem muita gente aí que tem as justificativas na ponta da língua desde 2015.

  28. Bem,a minha opiniao e que do outro lado tem sempre onze jogadores que jogam a vida,e que merecem respeito.O campo nao esta aberto pro Cruzeiro fazer o que quer.Idiotice pensar que tudo tem que favorecer o Cruzeiro.Nosso time tem qualidade e temos condicao de conseguir grandes triunfos neste ano.Melhor confiar na capacidade dos nossos profissionais do que ir na onda dos cornetas que insistem na terra arrazada.V6s que insistem que o mundo acabou,eu tenho mas noticias:O Cruzeiro vai prevalecer e v6s vao engolir as suas palavras.

  29. E Sada Cruzeiro em gente. Que tal começarmos o dia já sendo campeões pela manhã?! Final duríssima contra o Taubaté do Wallace e Eder. Vai ser um grande jogo. Vamos Cruzeirão vamos ser campeão.

  30. Pedro Henrique…gosto muito do blog…acompanho todas as postagens….quase não comento….mas estou sempre ligado…
    Não concordo…e falo por mim…minha opinião…como cruzeirense….qdo vc fala que o MANO JA COMECA A SER QUESTIONADO…
    Temos que tomar cuidado….nesse momento…de final…de sequencia…decisiva em mineiro….CB…SULAMERICANA….
    Acho sim….que o fato do Abila…não entrar…nos jogos….ou entrar mais cedo….e não depois dos 35 minutos….que não consegue entrar no jogo direito…
    Isso eu questiono o mano…
    Isso eu acho errado…
    Agora questiona-lo a ponto de falar em Levir Culpi e Marcelo Oliveira???
    Achei desnecessário….
    Como disse….é minha opinião.
    Parabéns pelo Blog….

  31. Achei desnecessário esse comentário sobre o mano. Acho que pode gerar uma repercussão contra o técnico que é excelente em comparação com os outros.
    Mas respeito. Parabéns pelo blog.

  32. É EVIDENTE QUE ESTAMOS PRATICANDO UM FUTEBOLZINHO MUITO MEQUETREFE, MUITO AQUÉM DO QUE PODERÍAMOS ESTA JOGANDO. MAS, COM A MEDIOCRIDADE DE NOSSOS TREINADORES, ALGUÉM PODERIA INFORMAR QUAL O TIME BRASILEIRO QUE ESTÁ JOGANDO UM GRANDE FUTEBOL? SIMPLESMENTE NÃO HÁ ESSE TIME. PALMEIRAS, FLAMENGO, GRÊMIO E TODOS OS OUTROS OSCILAM O TEMPO TODO E NÃO APRESENTAM FUTEBOL QUE CONVENÇA SUAS TORCIDAS. ATÉ AQUI, TÁ TODO NO MESMO BARCO, NIVELADO POR BAIXO E NÓS ESTAMOS REMANDO NESSA MESMA MARÉ.

  33. Antes, durante e depois, tudo é questionado com relação a vinda, permanência e demissão de qualquer que seja o treinador….Não tem nada de errado o tema acima abordado. Não iram achar chifre na cabeça de cavalo e. Tempestade em copo d”água. Enquanto ficamos discutindo aqui eles do grupo, estão concentrando para trazer o caneco. Este é o assunto do dia……..Fui

  34. O Brasil é uma grande escola do Voleibol mundial, já passamos por várias gerações de grandes jogadores que se espalharam para as grandes praças.
    O Minas TC, por exemplo teve aquela vitoriosa fase com Pelé e cia, conquistando um tri nacional inédito e merecido com o técnico Coreano Shong…..Teve Bernard com o jornada nas estrelas, Marcelo Negrão, Nalbert, Mantanaro, Geovani, Tandi e o atual técnico da seleção, entre outras feras…..Mas, mas só o Sada-Cruzeiro conseguiu ser campeão mundial…..digo, TRI-CAPEÃO MUNDIAL, fato este que nenhuma outra equipe conseguiu, leia-se Pirelli, Bradesco, Minas e por aí vai..Por falar em Minas TC, somos Hexa-Campeão do Mineiro, é pouco?….Agora faremos daqui a pouco às 10:00 hrs outra finalíssima da Superliga e poderemos conquistar o penta nacional…..Incrível….Tomara que dê certo……Muita força
    Sada Cruzeiro o maior time de Voleibol do MUNDO……Todo mundo tenta, mas só nós poderemos ser penta………..Saudações Celestes

  35. Apesar de Considerá-lo um excelente cronista, achei a crônica de hoje meio inoportuna. O momento é de animar, acreditar e apoiar nossos guerreiros. O Mano está transformando um time que, quase foi para a segunda divisão, num time competitivo. Porém, as mudanças não acontecem de um dia para outro. Nada de demissão de Mano. Ele é o atualmente melhor técnico brasileiro. Vamos com Calma gente. Ademais, hoje é torcer para sermos Campeões! Pra cima deles Cruzeiro! Se não conseguir, é hora de dar continuidade ao trabalho. Há alvos mais significativos a serem almejados. Bora apoiar e acreditar. Nada de pessimismo.

  36. Hoje seria mais justo comentar sobre como o Cruzeiro teria que jogar e ganhar, não ficar de mimimi com o tecnico como sempre este colunista faz .hoje é dia de apoiar com pensamentos positivos.

  37. Marcelo Oliveira nunca mais! Mano Menezes até hoje só ganhou 1 título (CB) em toda a sua carreira, pois de série B e regional não contam. Ainda falam que é o melhor do Brasil, com sua panela de barro, agora deixando Dedé de fora. PH excelente texto, conjunto da obra e o momento é para mexer sim com brio desse técnico retranqueiro e jogadores que acham o mineiro mais importante do que uma Copa do Brasil. Se acharem que tudo está às mil maravilhas, estarão alimentando a apatia e desinteresse do time. Marcar gols: sem isso título não vem e poderíamos já ter liquidado o campeonato no Mineirão, mas a covardia de Mano é grande… raça e vontade, pois o time das frangas não é essas coisas e tremem em decisões diretas contra o maior de Minas: placar não divulgado pela mídia pateticana: Cruzeiro 12 x 7 frangas!!! Há 2 anos sem perder para elas!

  38. PH, estou contigo e nao abro. Voce expressou exatamente meu sentimento no seu texto. Na minha modesta opinião, seu texto foi nais do que oportuno. Todos nós, amantes do Cruzeiro, temos direito a ter uma opinião diferente do momento atual do time. Parece um consenso nos comentários acima, que o time precisa evoluir e alcançar um equilíbrio em campo. Mas volto a repetir: nunca vi um time bom ganhar nada sem um centroavante matador, e eu nem conto com Ábila, que nem consegue dominar uma bola. Um grande abraço e Cruzeiro campeão hoje.T

  39. Acho que ainda não é hora de Mano Menezes cair fora, mas precisa fazer esse time jogar. Pragmático demais pra não falar estrangeiro. Do jeito que o time vem jogando, a cada jogo morre uma meia dúzia de Cruzeirense. É sufoco o tempo todo e haja coração. Vamos enfrentar as frangas hoje, mas… sei não… Tomara que eu esteja redondamente enganado. Já comecei a tomar meu chá de alecrim e que Deus nos ajude… 2

  40. Que papo estranho em véspera de clássico, eu heim! Gerson disse tudo! Mano Menezes é o melhor do Brasil! Não fosse por ele já estaríamos na segundona a muito tempo. Mano tem nosso respeito. Vida longa ao mano no Maior de Minas!

  41. PH , compreendo sua tentativa em manter o jogo de equilíbrio no diálogo deste blog .
    Mas quem disse que é fácil ponderar ” gregos e troianos ” ???
    A meu ver , não existe timing para opinar o que se pensa … existe sim , uma dificuldade enorme desta torcida azul deixar de criar conflito com a verdade de cada um !
    Tenho fé que nosso time vai fazer valer A FORÇA DE UNIÃO AZUL !!!

  42. Pronto! Cruzeiro campeão no vôlei! Agora fico mais tranquilo. Pelo menos o domingo não vai passar em branco. O problema é que vai virar chacota para os atleticanos. Vão dizer que só ganhamos vôlei, mandar comemorar título de vôlei e por aí vai…

    1. Prezado, pergunta, sem estresse: eu já vi torcedor cantar vitória antes do tempo, derrota é a primeira vez. Me desculpe, mas por que toda essa convicção?

  43. ÉÉÉ…….todo mundo tenta mas só nóis e “PENTA”….campeão da superliga. Valeu moçada heroica…..”TITÃS”……..O maior time de voleibol de todos os tempos…….Hexa campeão Mineiro…….”TRI” Campeão Mundial, Sulamericano, Supercopa, copa do Brasil……campeão de tudo…Quase impossível ser superado..Parabéns a todos envolvidos..Saudações Celestes

  44. Agora vamos virar a chave e nos concentrarmos na decisão de Mineiro mais tarde lá no campinho do América, onde temos tudo para conquistarmos este caneco tão importante para nossa galeria de troféus.
    Vamos afiar os cascos e entrar prá dentro com toda garra e determinação é o que espero de nossos guerreiros azuis……….Avante Cruzeirão….Abçs

  45. Uma troca de treinador seria desastroso p cruzeiro, Mano Menezes é um grande treinador, fazemos parte d um seleto grupo d times q possuem um treinador d verdade, gabaritado, experiente (os outros são o santos c Dorival, Fluminense c Abel e agora o Palmeiras c cuca) além d não existir nenhum nome q empolgue disponível no mercado, existem bons nomes no mercado sul americano, no entanto a chegada d um treinador estrangeiro jogaria nossa temporada no lixo!! Mano Menezes ainda não acho um ponto d equilíbrio mais ele tem o grupo nas mãos, tem a confiança d todos dentro do clube, então nação azul, vamos apoiar, mesmo se acontecer d não ganharmos o título em cima do timeco rosa d segunda divisão, temos um ótimo treinador, um grupo d jogadores muito qualificado e um diretoria q vez ou outra da seus vacilos mais q vem fazendo um bom trabalho, creio q nos vamos colher bons frutos nessa temporada se esse trabalho for mantido, a começar por hoje, vamos p dentro dessas frangas arrogantes!!!

  46. Mudando um pouquinho de assunto: PENTA CAMPEÃO! Eu vi, ao vivo! Parabéns, Super Campeões! Parabéns, Galera Azul! Que sirvam de exemplo, lá no poleiro.

  47. Nosotros estamos muy bien ,gracias.El pollo va a calir mucho,mucho miesmo kkkkk! Hasta abajo del abajo kkkkk! El Zorro mucho strong 2×1 El Pollo mucho weak kkkkkk!

  48. Pedro Henrique, boa tarde.
    Nas vésperas de mais uma decisão do Mineiro, sou obrigado a discordar, “in totum” de seu comentário sobre esta pseudo instabilidade do Maior de Minas. Tive oportunidade de jogar no Cruzeiro, não cheguei a profissionalizar mas joguei com Pedro Paulo, Tostão, Dirceu Lopes, Natal e outros craques da época.
    Você tem que entender que cada jogo é um jogo, tem o momento, a motivação, o objetivo, vários fatores que influenciam na atuação da equipe na hora do “vamos ver”. No 2o. jogo contra São Paulo (que sempre engrossou contra nosso time, principalmente no Mineirão) a história foi diferente do 1o jogo, o Cruzeiro já tinha feito o placar da classificação, só precisava manter a vantagem no 2o. jogo.
    No jogo contra o Atlético, fomos prejudicados escandalosamente pela arbitragem comprada pelos atleticanos e a FMF. Deixou de da um pênalte claro em Arrascaeta, deixou de expulsar Carlos e Marcos Rocha por entradas violentas, só porque estavam com segundo Amarelo. Não deu um cartão para Rafael Carioca, que só fazia falta por trás para parar os contra-ataques, e por aí vai.
    Contra a Chapecoense, o time jogou desfalcado, jogadores preocupados (quer você queira ou não) com o 2o jogo da decisão de hoje. É normal o time não render sempre 100% em todas as partidas.
    Eu te garanto que hoje é diferente, existem vários fatores favoráveis: – a motivação pelo título invicto, jogadores que querem ser lembrados pela torcida pelo título conquistado, a escrita de oito (8) jogos sem perder para o time das frangas, os jogos que o Cruzeiro fez no Independência e ganhou todos os três, Rafael pegando até pensamento, Arrascaeta e a escrita de sempre fazer gols em clássicos.
    Jogo é jogado, lambari é pescado. O jogo só acaba quando termina. EU ACREDITO NO CRUZEIRO, VAMOS SER CAMPEÕES DE NOVO NA CASA DO ADVERSÁRIO, COM O TIME DELES COMPLETO, para não vier com desculpas que faltou fulano e siclano. VAMOS LEVANTAR ESTA TAÇA CRUZEIRÃO, ELA É NOSSA, APESAR DA FMF SER CONTRA.V

    1. Meu caro colega, e será que quando eles se preocupam com o próximo jogo e jogam mal, e no tal jogo onde a motivação é maior e eles não conseguem o objetivo, eles pedem para receber menos nos contra cheque? Por que nunca vi ninguém pedir para o torcedor não ir ao campo porque o jogo seguinte é o que importa e motiva mais, jogador é um contratado do clube e tem por obrigação se motivar em todos os jogos, ou então não tem ombridade e fazem o torcedor de trouxa..

  49. Conjugação de verbo: Eu Sóbis, tu Sóbis Rafael Sóbis……na cacunda deles junto com o Carrascaneta e levem o TN”T” para detonar e voar penas para todos os lados……….Vamos lá todos juntos com muita luta e garra…..Avante

  50. George, só um a parte. Não tem a ver com futebol. Estudei em um colégio na Rua Ouro Preto, por volta de 1975 e na minha turma tinha um George que era jogador do juvenil do cruzeiro. Iámos muito ver treinos do cruzeiro no Barro Preto e naquela época as coisa era bem sem burocracia, jogador de futebol não era deus, como é hoje. Será você esse cara?

  51. Cruzeiro mais do que previsível. Com o Mano sinceramente não seremos campeões de nada esse ano. Obrigado Mano por ter nos tirado da eminencia de cair para segunda divisão, mas não saber montar time para ser campeão. Não sabemos fazer gols.

  52. Time horroroso, medroso, treinador covarde, diretoria omissa não merece ser vencedora.
    Fora bando de molezas:
    Sobis
    Tiago bichado Neves
    Henrique preguiça
    Caicedo nanico
    Maike canela de vidro.
    Estou cansado de dizer: acorda CRUZEIRO!!! QUE TIME PÍFIO

  53. Uma dupla de zaga formada por Léo e Caicedo é pra infartar o “miosaco”. Thiago Neves disparado o pior do ano, perde todas as bolas, não acerta um chute a gol, não acerta um cruzamento e o Engano Menezes põe ele pra bater todas. Rafael Descis especialista em armar contra ataque dos adversários e perder bolas fáceis. Mayke não marca nem jogo de Bingo. Por falar em marcar, Thiago Neves e Arrascaeta sem péssimos nesse quesito.

  54. time que tem Leo, Mayke, Henrique como titular não ganha nada, escreve o que estou dizendo, essa derrota pode tb colocar nas costas do MM que não sabe escalar um time.

  55. Primeiro tempo nota zero pela proposta de jogo, primeiro chute a gol aos 36 com Diogo de muito longe. Tinha que entrar para decidir. No segundo tempo volta sem o Hudson. Custamos a arrumar a volãncia e o Mm desarrumou tudo tirando o camarada, abrindo o meio de campo….Dedé KD voce que foi o melhor em campo no meio da semana e nem apareceu. Era uma ótima opção tanto na defesa quanto no ataque para as bolas alçadas na área…..Toda hora os cruzamentos mau feitos iam direto nas mãos do Vitor…difício……Henrique rouba 10 bolas e entrega 20 para os adversários, como erra passes…..Arrascaeta tá pensando na Rússia, Sóbis fica igual barata tonta correndo atras dos adversários pelo sistema armado e furado.
    Na expulsão do Rafinha o adversário acerta uma cotovelada e o juíz expulsa nosso voluntarioso Rafinha que ganhou um vermelho de presente e mais uma cotovelada….é brincadeira…..Esse era um jogo para o Dedé que esta de alto astral e faria até gol para o Cruzeiro….Time inoperante no ataque, valeu mesmo o golaço do Abila e só. Com o Mm podem saber que faremos 38 pontos no brasileirão com 38 empates e muita raiva.Vou pescar

  56. Rafael, Mike, Henrique(segundo tempo), Hudson, Arrascaeta e Ábila o resto, bem não posso digitar o que penso aqui. Sóbis, quatro gols no São Francisco e depois…., Thiago Neves, nem na bola parada foi bem, R$900 mil por mês neste pereba; Rafinha é peladeiro e não faz gol. Mais um ano difícil,mas torcendo sempre.

  57. Há muito tempo tenho notado que esse tal de tiago neves, rafael sobis, é pura enganação, Posso está errado, mas se o cruzeiro não contratar 2 atacantes de verdade o cruzeiro não vai fazer e nem ganhar nada. Só temos o Abila. Esse rafael sobis não joga nada, nem ele nem tiago neves. Prefiro o moleque da base.

  58. PH , discordo de vc !

    Desde o jogo contro Tupi de J uiz de Fora , o Cruzeiro não faz uma grande exibição . Otime começou a cair de rendimento no empate contra o URT e Patos . E outra , no primeiro clássico do domingo passada , as Lurdinhas foram muito melhores que o Cruzeiro , pois cumpriram a risca proposta de jogo delas e teve as melhores chances , enquanto o Cruzeiro embora tivesse posse de bola , não levou perigo ao gol adversario em nenhum momento . A sua coluna falando que massacramos ela e fomos melhor que o rival apenas tapou o sol com a peneira para varias deficiencias nossa : um time sem criatividade , que não sabe propror jogo e nem penetrar em defesas adversarias . Classificamos contrao SP na sorte das bolas paradas , pois foram muito melhores que a gente principalmente no Mineirão. Como vc disse , não é , nunca foi e nem nunca será nosso estilo jogar na defesa , esperando o adversario para dar o bote . O CRUZEIRO conquistou TODOS os seus titulos sem pre proprondo o jogo . Acho que até agora , esse Tiago N. não justificou sua vinda . Se o Mano não mudar seu estilo de jogo , tem q ser demitido . Cruzeiro é time grande e sempre tem q jogar p/ frente .

  59. Esdrúxulo, que baixaria do adversário colocar caixas de som na maior altura em direção a nossa torcida, como eles são mesquinhos. Pelo que eu saiba existe um limite para o barulho..”decibéis”….ninguém olha isto?..Falta
    de respeito com o semelhante e visitante…Que diretoriazinha mesquinha….
    Tchau, vou pescar

  60. Eu nao me decepcionei com o CRUZEIRO , hoje , apesar da derrota…jogou razoavel , teve posse de bola muito maior , etc…. mas 4 desastres nos mataram =
    1 – O ataque toca , toca e NAO CHUTA EM GOL , portanto nao faz ,,,nosso primeiro chute foi aos 37 por defensor ( Diogo)
    3
    2 – A falha barbara do Leo cai-cai,,,,uma tristeza
    3 – Mano acertou , e Abila fez um golaco……podia crescer ali…..mas o tripe’de Sobis-Arrasca-T. Neves NAO produziu lances para gol. Aminha decepcao e’com o T Neves que teve 2 faltas e recuou para o goleiro deles , horrivel !…
    4 – O meio foi pra frente , e deixou buraco….quando o Sobis perdeu ( e nao combateu ) a mina estava aberta ………o jogo acabou ai” …..

    Juiz errou feio , pois o Rafinha foi agredido e no chao , expulso …o agressor continuou…..
    Agora , precisamos contratar dois = atacante que cria gols , tipo Nilmar , e um ZAGUEIRO para o Brasileirao…….Sem crise , e sem stress , gente !!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.