Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

De volta à final, ao estilo Mano Menezes

Arrascaeta marca duas vezes, decide de novo e coloca o Cruzeiro na final do Mineiro. (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

Em 2015, sob o comando de Marcelo Oliveira, técnico que havia acabado de se tornar bicampeão brasileiro com o Cruzeiro, fomos eliminados na semifinal do Campeonato Mineiro. No ano passado, a diretoria apostou em Deivid, que ficou invicto na primeira fase do estadual, mas foi eliminado pelo América também na semifinal. Dois anos depois, a Raposa volta à finalíssima do Mineiro, agora sob as ordens de Mano Menezes e sua filosofia de jogo que muitos ainda não entenderam. 1×0 é goleada e fecha a casinha. Nada mais que o necessário. E, assim, estamos classificados na Copa do Brasil e na decisão do Rural.

Antes da partida, o torcedor cantava a pedra: “hoje tem Cruzeiro, hoje tem 1×0 e pressão do América no final”. A brincadeira faz parte do processo de internalização da filosofia do Mano. Ninguém é obrigado a gostar e a defendê-la, mas estamos conseguindo resultados. Resultado é o que faz treinador ser demitido e, ao mesmo tempo, é o que faz um time ser campeão. Se vencer todas por 1×0, ganharemos tudo, até o Mundial que ainda não temos. Sempre utilizo o São Paulo de Muricy Ramalho como exemplo. Não dava show, mas ganhava fazendo o resultado simples.

Vamos ao jogo. O América começou melhor, partindo para cima. Na etapa inicial, a avenida Mayke estava totalmente livre e propícia ao tráfego de jogadores. Por ali se iniciou uma jogada que quase terminou em gol. Goleiro bom tem sorte, e Rafael viu a bola bater na trave e passar por ele. Em outros tempos, a pelota teria ido ao encontro das costas do nosso arqueiro e entrado no gol. Passado o susto, numa jogada de eficiência, Diogo Barbosa foi à linha de fundo e brilhantemente cruzou rasteiro para Arrascaeta marcar o primeiro gol. O uruguaio gosta de clássico, hein?

Cruzeiro enfrentará o Atlético/MG na final do estadual. (Foto: Reprodução/Twitter)

Depois do gol, o Cruzeiro esteve mais confiante e ganhou ainda mais apoio das arquibancadas. No segundo tempo, o América buscava o empate e a Raposa tentava fazer o segundo gol. Faltou perna para nossos jogadores em determinados momentos. O jogo de quarta-feira contra o São Paulo foi de muita entrega. Por falar no tricolor paulista, é bom agradecê-los pela troca de Neílton por Hudson. O volante fez mais uma excelente exibição. Mandou bola na trave e executou uma jogada incrível que resultou no segundo gol de Arrascaeta no jogo. Hudson, monstro! 99% do gol foi dele, mas o homem da decisão vem do Uruguai.

Estamos classificados, China Azul. Estamos na final do Campeonato Mineiro. Não é mais que a obrigação, mas foram dois anos sem chegar lá. Alívio. Teremos agora uma semana inteira para pensar o clássico enquanto o rival terá jogo no meio da semana. Precisamos corrigir algumas coisas até o próximo jogo. A primeira delas é na ala direita. Mayke hoje não foi bem. No segundo jogo contra o São Paulo também não. E nesses dois jogos o time começou muito mal. Mano reconhece isso (ainda bem). E tem outra coisa que eu particularmente não gostei: a escalação de Hudson e Henrique jogando juntos. Acho que o time perde criatividade. Eu colocaria o Lucas Silva ao lado do Hudson. O treinador disse que as escolhas estão sendo coerentes, uma vez que o time tem conseguido os resultados. Mesmo assim não me agrada.

Quero deixar o meu abraço para os que aqui disseram que não passaríamos do Coelho. Provavelmente dirão nesta semana que não venceremos o campeonato. A turma do “eu avisei” está sempre pronta para o pior, mas aqui é Cruzeiro. Do jeitinho do Mano, do jeitinho mineiro, de grão em grão, a gente está indo de volta às grandes decisões. O Cruzeiro segue incomodando muita gente. Hasta la vista!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

95 thoughts to “De volta à final, ao estilo Mano Menezes”

  1. Achei que o time no final com três volantes dominou o meio de campo, ficava toda hora com as sobras, e teve melhor distribuição, isso com LS16 e Hudson avançando toda hora. Lembrou o esquema de 2015 que deu certo. Por incrível que pareça teve posse no ataque mais que com 2 volantes!

      1. Venho dizendo isto a um bom tempo às pessoas com quem comento futebol e já postei isso algumas vezes em blogs: o Cruzeiro precisa jogar com 3 volantes para liberar T. Neves, Sobis, Arrascaeta….além do Alisson que entra todo jogo, do Ábila (não é um bom centroavante mas é o que temos)….enfim…..3 volantes fazem o time proteger mais a zaga, e ainda libera os caras de ataque. Vejam o Gremio que ganhou a CB-2016….tinha 3 volantes e o time rendeu muito bem. O problema é o Mano entender isso. Só abriu mão de Henrique e Cabral na volância porque ambos se machucaram….senão…o Hudson estava comendo banco até hoje. Viram o que eu Hudson jogou? Quem viu o S.Paulo na Libertadores-2016, viu o que o Hudson jogou! É isso….Cruzeirão Cabuloso sempre!!!!

      1. Um amigo ortopedista disse que é muito difícil fazer prognóstico sem exames. Dá pra ter um palpite, mas não dá para descartar nada sem exame. Será uma pena se ele não puder participar do primeiro jogo da final, pois o jogo é em casa e é preciso fazer resultado. Ainda mais que eles estarão sem Fred e Rafael Moura.

      2. PH, o problema do Mano não é a retranca e sim não colocar jogadores de velocidade para contra-ataque. Não adianta defender e não conseguir marcar gol. O nosso centroavante joga no meio, os laterais não estão apoiando e o meio de campo é lento. Tem que apostar no Elber ou Alisson no segundo tempo, caso contrário vai ser sofrimento.

        1. DORIVAL – Sério? vc. acha que ELBER e ALISSOM, resolveria a nossa situação?
          Amigo vc. não acha que está sendo muito pouco exigente não?
          Estes dois encostos , ja atem 7 anos de clube e nunca jogaram nada que desse esta esperança.
          Quantas chances ambos tiveram só este ano? e o que fizeram com as oportunidades?
          Eu acho que vc. está certo, precisamos de ter um velocista no ataque para podermos jogar no esquema do MM. mas estas peças não serão estes dois encosto nao? todos dois deveriam era serem esquecidos em algum aeroporto pelo mundo a fora, isto sim, de preferência na Malasia com venda nos olhos para não acharem o caminho de casa.

  2. Esse Hudson não brinca em serviço, nos últimos 3 jogos foi disparado o melhor em campo .No time do Cruzeiro todo titular que machuca, o reserva entra e assume a posição.O Rafinha será o próximo a perder a vaga .

  3. Concordo com você Vinicius. O Tripé pelo meio: Hudson, Henrique e LS 16, deu muita segurança no final do jogo, até sair o 2º gol. E O Rafael, hein? é o cara. filmaram o Fábio na hora da grande defesa do Rafael. Ele vibrou bastante com o companheiro salvando nossa equipe mais uma vez. Temos grandes possibilidades na final, Que venha o Btlético. Vai Raposa.

  4. esses cruzeirenses da nova geração são tensos torcida ta atleticanizando demais! gosto do seu trabalho tu representa bem o cruzeiro ao contrario do adroaldo e do gleysson lages entre outros da alteroza cruzeiro ta carente de bons representantes na midia!mais nao to gostando do proceder do trabalho do mano muito temosia e e peixada no elenco do cruzeiro! mais resultdo é resultado nemais uma hora ele para de vim e o negocio vai azedar pro lado dele bom trabalho amigo

  5. Se a proposta do Mano é o futebol reativo então ele está descumprindo com o a promessa que fez no início do ano que era fazer o Cruzeiro propor o jogo. Ainda tenho fé que ainda vamos chegar nesse nível de propor o jogo, e que o time está jogando de forma tão defensiva devido ao desgaste do excesso de jogos. Jogar no contra-ataque de vez em quando é normal e muitas vezes necessário, mas jogar assim todo jogo não há coração que aguente.

    1. Igor Oliveira falou exatamente o que venho pensando: Lembro das entrevistas do MM na pre temporada que esse ano o Cruzeiro, pelo elenco que estava montando, proporia o jogo etc, etc. Eu acreditei (haja visto realmente o elenco em que se montou, em especial do meio pra frente). Mas vejo exatamente o contrário. Um time retranqueiro contra time de serie B em pleno Mineirao. Realmente foi o que Pedro Henrique falou “está é a proposta de jogo de Mano Meneses”. Nao tem nada a ver com o Cruzeiro que conhecemos de toque de bola e pra frente. Nao gosto de ver o cruzeiro jogando assim e muitos cruzeirenses também não gostam. Talvez seja esse um dos motivos de ainda vermos o Mineirão não tão cheio. Parabens pelas Vitórias e realmente não podemos dizer que não esta dando resultado, porquê está. E espero que seja assim (os resultados) até o fim do ano por que se for levantaremos muitos canecos mesmo sem mostrar futebol vistoso. Lembro que em 2012 Corinthians foi campeão mundial assim em cima do Chelsea. Mas confesso que tenho muitas saudades de um Cruzeiro envolvente com toque de bola e perigoso como sempre fui acostumado a ver, que jogava pelo conjunto. Saudações Azul.

  6. El muchacho De Arrascaeta es muy bueno.Cruzeiro abrindo fronteiras para o sucesso.A montanha russa esta apenas comecando,rapidinho vai vir canecoskkkkk!

  7. Hudson monstro, titular absoluto. Inclusive o Cruzeiro poderia estudar contratá-lo após o fim do emprestimo. Joga muito. Outro que merece destaque: Rafael. O Fabio vai ter trabalho pra ser titular de novo. Vamo que vamo pra cima das frangas. Zeiroooooooo

  8. Igor, não é questão de jogar no contra ataque. Essa pressão é fácil de resolver com o nosso elenco. Basta entrar com o Dedé no lugar do Léo que falha demais, viram hoje ? O quanto o Leo falhou, ai os atacantes tem que voltar muito pra ajudar a zaga. Já com Dedé não vai ser necessário tanta volta de atacante. E para dar mais segurança, jogar com o tripé pelo meio: Hudson, Henrique e LS 16; e o tripé ofensivo não precisa voltar tanto: De arrascaeta, R. Sóbis e T.N. 30. Quer timaço? Taí.

  9. PH, comentávamos em casa algo parecido com o título deste seu mais uma vez feliz post: o Cruzeiro a la Mano Menezes. Sabe, como poucos, jogar com o regulamento, sabe aproveitar chances e convertê-las em vitórias e, principalmente, sabe matar o adversário de raiva. Kkkkkkkkkkk
    Eu e outros colegas já criticamos nosso técnico, mas tenho obrigação de elogiar. O cara é bom. O cara sabe trabalhar com estratégia.
    Tem erros? É um ser humano…
    Mas trabalha sério e aí está o resultado: a primeira disputa (de várias, espero) título do ano.
    As frangas de Lourdes não vão aguentar…vão apelar…o único jogador que presta no time deles está suspenso pelo 3yellow hoje…kkkkkkk

  10. A avenida Mayke como sempre deixando a desejar.Esse Hudson parece ser a força física que faltava a esse meio campo.Não concordo com você PH.Gostei do meio com Hudson e Henrique.O segundo está voltando agora,quando pegar mais ritmo teremos um meio campo mais pegador com mais liberdade para TN30 e Arrascaneta.Acho que Lucas Silva não tem como ser titular nessa equipe não.

  11. E menções honrosas a defesa de Rafael na cabeçada do Hugo.Acredito que a era Fábio(com todo respeito aos serviços prestados)já era.Ainda acho que o arqueiro seria uma boa moeda de troca e isso representaria uma diminuição considerável na folha.Esse Rafael tem grandes chances de seleção viu?Se o Cruzeiro chega numa decisão de algum título de maior expressão e ele faz defesas como essas que vem fazendo ele tem muitas chances.Pois além de relativamente novo para a posição ainda não vejo na seleção do Tite um outro goleiro de confiança além do Alisson que álias é bem mais ou menos.

  12. Hudson monstro, Rafael monstro, Thiago Neves bem abaixo do elenco, não acerta passes e não cria jogadas e precisamos de mais um atacante pq o Sobis marca muito e finaliza pouco e Abila quando a bola chega nele vish, não consegue dar continuidade. No mais o restante está bem! Um abraço nação azul!!!

  13. Fala PH, muito bom seu comentário, tem muitos aí que se dizem cruzeirenses mas, parecem que torcem pro nosso time perder ou torcem contra determinados jogadores, jogando bonito ou não, o que importa é que está dando resultado, o mayke no primeiro tempo foi muito ruim, mais no segundo até jogou bem, gostei muito tbm quando o Cruzeiro jogou com os três volantes, Cruzeiro teve mais posse de bola no ataque, será que não cairia bem mais um volante no lugar do rafinha? Eu acho que melhoraria bastante e Ainda daria mais segurança na ala direita. Grande abraço e saudações celestes!

  14. Bom texto PH, só não concordei com relação a dupla de volantes, fiquei surpreso pois a dupla de volantes Henrique Hudson encaixou direitinho e quanto a criatividade deixar pro tn30, arrascaeta e robinho quando voltar, achei o meio de campo mais combativo hoje é roubada e saída de bola, Para o esquema do mano e uma dupla interessante principalmente quando tiver robinho que é o cérebro do time e terá mais liberdade, agora tenho observado Lucas Silva, tá entrando desligado demais perdendo bolas bobas e no fundamento marcação ele perde para os demais, usando a “coerência”do mano ele entraria como terceira ou quarta opção. Mas o que interessa isso cruzeiro na final e que bom que estamos discutindo qual melhor opção pro jogo dentro de um elenco de qualidade, pois quem lembra do ano passado não deveria criticar nenhum jogador do Cruzeiro de hoje.. #FECHADOCOMCRUZEIRO

  15. Nao creio que me acostumarei com essa proposta de jogo do Mano Meneses. Sempre preferirei futebol envolvente e sei que Cruzeiro tem condições pra que assim seja, nao o é porquê Mano entende que nao deve ser. Ele deve entender ser mais seguro do jeito que é. É a cabeça dele (fazer o que…). Mas acho ja ate, se nao injusto, no mínimo incoerente Lucas Silva estar no banco. Antes ele era reserva imediato de Arias, então Arias machuca e Mano me coloca Henrique. Não conheço bastidores de futebol do Cruzeiro mas certas posições do técnico simplesmente não consigo entender. Nao assisti o jogo apenas acompanhei lendo. Segundo o que li Rafael errou tudo neste jogo. E segundo o que li também quando Lucas Silva entrou e o time passou a jogar com 3 volantes melhorou muito o meio de campo. O Mano Meneses não poderia passa a adotar essa postura com Lucas Silva em campo Pedro Henrique ja que sem Henrique ele não”consegue” ficar? Saudações Azul

  16. E O RAFINHA , HOJE CHEGOU 3 VEZES À LINHA DE FUNDO NO PRIMEIRO TEMPO , EM UMA DELAS O TN SOZINHO NA PEQUENA ÁREA E ELE SIMPLESMENTE NÃO DEU CONTA DE FAZER O CRUZAMENTO , COMO DISSE ANTES NÃO GOSTO DE CRITICAR JOGADORES DO MEU TIME , MAIS O RAFINHA NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE SER TITULAR DO CRUZEIRO . O TIME COM 3 VOLANTES DOMINOU O JOGOU NO FINAL , DEVERIA SER HENRIQUE (PRIMEIRO ) LS (SEGUNDO ) E HUDSON COM LIBERDADE PARA ATACAR , SABE JOGAR E TEM FORÇA E VELOCIDADE COISA QUE O RAFINHA NÃO TEM . NÃO É POSSÍVEL QUE UM TREINADOR COM A EXPERIÊNCIA DO MM VÊ ALGUM FUTEBOL NO RAFINHA EU ME RECUSO A ACREDITAR. E QUANTO A PROPOR O JOGO CONTRA AS FRANGAS NÃO VAI TER A DESCULPA DE CANSAÇO POIS O TIME VAI TER A SEMANA INTEIRA PARA TREINAR E SE RECUPERAR , AÍ VAMOS VER.

  17. Heloísa concordo plenamente com vc.
    Tbem penso que o meio não ficou ruim com Hudson é Henrique não, e este está pegando ritmo, tem gente acha que jogador é máquina, machuca, sara e tem que voltar voando.
    Viu o que o Mano pediu sobre o Mike.
    O menino ficou quase um ano sem jogar e os ” sábios, doutores dá bola” querem o menino voando.
    Ninguém desaprende a jogar bola, Mike fez um bom segundo tempo, vamos dar força ao menino.
    Que tenham a mesma paciência que têm com o jogador de condomínio: Lucas Silva… Que entra mal, não marca, sem velocidade e ninguém cobra dele..
    Pra ficar mais forte tô esperando o Dedé voltar no lugar de Leo.
    O próprio TN ainda tá se adaptando.
    Pra cima Cruzeiro

    1. Pelo menos alguns aqui perceberam que o Lucas Silva tá abaixo dos demais e é essa a coerência do mano sabemos da capacidade do ls bi campeão brasileiro, mas o mano tá utilizando quem tá jogando melhor e isso é o mais importante.

  18. Acredito que muitoscerros que o Cruzeiro tem cometido em campo são mais por falta de tempo pra treinar e corrigir esses erros, o Mano não é cego ele sabe que o time precisa melhorar, e acho que essa semana será fundamental pra corrigir esses erros, alguém se lembra qual foi a última vez que o Cruzeiro teve uma semana cheia pra treinar esse ano?Pois é, faz tempo então, vamos acompanhar os treinamentos dessa semana.

  19. Parece que a escola do Mm já esta adquirindo um monte de adeptos a este tipo de “filosofia”. Hoje foram 3 volantes, amanhã 4 e por aí vai..Êta jogo fei
    Antes pensava que papai noel era só em Dezembro, agora já estou “acreditando” em Janeiros, Fevereiros, Marços e Abrils….Até quando meu pai?……….Parabéns ao Rafael, Hudson, Diogo, Carrasca e cia pela entrega.

      1. Inclusive acredito que o time iria render bem com a trinca de ontem começando o classico.. claro que preferia Romero no lugar de Henrique, mas Mano ganha muito bem pra definir quem esta em melhor condiçao tecnica/fisica, quem sabe assim poderemos ver Sobis, Arrasca em função de Abila.. e quem sabe maike fica mais confiante com essa proteção extrae deslancha de vez.. e ainda aproveitamos a boa fase de Diogo B e Hudson.. sou a favor do futebol bem jogado, mas na ausencia dele vitorias com titulos tbm serve. Salve Nação Azul.

  20. fala PH! com está folha salarial altíssima,a produção do time do cruzeiro tá deixando a desejar.o time tá cansado? a temporada mal começou e os caras
    estão reclamando de cansaço,para mim isto é inexplicável.nos jogos decisivos até agora o time não se explicou.no jogo do são Paulo o rival jogou melhor os dois jogos.no primeiro jogo cruzamos e fizemos os dois
    gols.ganhamos mas fizemos um jogo ruim.no segundo jogo o são Paulo foi melhor e quase fomos desclassificados no final do jogo.contra o ámerica os jogos foram iguais em chances para as duas equipes.discordo completamente do esquema do mano, falta um atacante goleador
    todas as grandes equipes do mundo tem um finalizador nato.exs:
    bayer,real madrid,barcelona.chelsea etc.RAFAEL SOBIS nunca foi um goleador e o ARRASCAETA é um meio campista que chega na frente e as vezes finaliza mas não é um matador.colocaria no ataque a dupla SOBIS-ÁBILA tiraria algém do meio campo.sem um finalizador nato não ganharemos nada este ano.acorda
    MANO deixa de ser teimoso!

    1. Não sei por que alguns insistem nessa teoria de que se o cara ganha alto salário, nao pode cansar. De certo o organismo do sujeito pensa: Opa… o salário desse cara é alto… vou cansar não! Concordar com questão de cansaço ou não é direito de cada um, mas usar esse argumento de salário alto é infundado.

  21. Grandes observadores do futebol coletivo! “A avenida Mayke” existiu hoje graças ao volante queridinho de vocês! Revejam o lance da bola na trave que sofremos! Observem onde está e a postura desse jogador, que não estava na cobertura do lateral e não apareceu na entrada da área pra evitar a finalização do Renan Oliveira que vem de trás! Na imagem por trás do gol o vemos caminhando lentamente observando a jogada, como sócio torcedor categoria Premium, que assiste o jogo dentro de campo! E aí sobra pro Rafinha, que diversas vezes foi quem dobrou a marcação pra ajudar o Mayke, se esgotando fisicamente, pro bonitão sair elogiado e ele execrado! Tem um lance do primeiro tempo que deixa isso claro: o jogador do América conduz a bola pra linha de fundo sob o olhar privilegiado do volante! Aí o Rafinha vem lá da frente e acaba com a graça! E mais, quem iniciou a jogada no meio no primeiro gol? E quem fez a jogada e rolou pro Hudson carimbar a trave? Pra finalizar! Na hora da defesa do Rafael eu e meu amigo como primeira reação olhamos pro banco. Fábio estava sentado e imóvel, não teve comemoração alguma.

  22. Comecei muito bem o dia hoje, por dois motivos.

    Primeiro, eu ia escrever aqui o que me pareceu mais do que óbvio ontem, mas já estava me preparando para ser criticado. Que boa surpresa ver que outros já escreveram que o meio campo tem que ter Henrique, Hudson e Lucas Silva no domingo!

    Se os galináceos vierem para cima, teremos 3 volantes para nos protegermos, roubarem a bola e armarem o contra ataque, com Alisson e Arrascaeta pelas laterais. Fatal, se Alisson mantiver a escrita de jogar bem contra os emplumados cacarejantes.

    Se for nosso o comando do jogo, teremos 3 volantes com boas características ofensivas, com maior garantia para nos defendermos dos contra ataques.

    O segundo motivo: MARIO FILHO, muito obrigado! Pelo menos mais um torcedor enxerga o tanto que o Rafinha é fraco ofensivamente. Limitado demais para a função dele. Como você muito bem observou, foram 3 lances seguidos lá pelos 30 e poucos minutos do primeiro tempo, lances para dar o último passe para decidir o jogo naquele momento. Ele errou os 3 passes. Em seguida, deu um chute ridículo a gol, se a bola não tivesse batido nas pernas do zagueiro acho que nem chegaria ao gol de tão fraco foi o chute. Pelo amor de Deus, para mim essa é a maior falha do MM: não enxergar que um meia tem que produzir um mínimo ofensivamente, não pode ser apenas um bom secretário de defesa.

  23. Vi o cruzeiro jogando bem ontem. No inicio a pressao esperada, o ameeica passou a semana planejando a ofensiva inicial. Mas foi so isso. Depois o Maior segurou a onda do jogo e fez um bom placar. Mayke muito mal defensivamente no primeiro tempo, mas ajudou no segundo. LS ainda promete, mas nao cumpre… tres volantes? O jogo fica preso no meio… acho que o robinho vai resolver a questao quando voltar . Acho que o mano vai tentar uma filosofia diferente no primeiro jogo da final, propondo o jogo. Abracos e estamos na nossa primeira final em tanto tempo!

  24. como eu particularmente esperava passamos pelas decisões de abril,vários jogos duros,sem tempo de recuperação e vários obstáculos duros,com um pouco mais de sofrimento que eu esperava,mas fiquei satisfeito.
    agora é concentrar nas decisões de maio que serão mais duras ainda,mas confio no time e principalmente no mano meneses.
    penso que essa forma de jogar atual,é estratégicamente pensada pelo menos,ou seja nos matas matas jogaremos de acordo com os regulamentos para sermos campeões,penso ainda que no brasileiro por ser outro tipo de campeonato onde a regularidade é necessária para ser campeão,ele mudará tranquilamente nossa forma de jogar,propondo o jogo como sempre fazemos e estamos acostumados,principalmente no mineirão,não tenho a menor dúvidas,portanto vamos dar tempo ao tempo.
    agora é hora da nação lotar o mineirão domingo e apoiar incessantemente os 90 minutos com pelo menos 50 mil lá né nação azul e arrancamos de vez pra nosso primeiro caneco em 2017.
    avante maior de minas!

    1. Lotar? 50 mil? Pelo menos?? Forçou heim amigo! Não vem acompanhando as médias de público? Não vai passar de 40 mil. Isso na melhor das hipóteses.

  25. Chegar a final do Rural é uma obrigação,que as duas partidas finais terminam empatadas e que o time de Vespasiano ganhe mais um título,eles são especialistas em ganhar rurais,quero Copa do Brasil,Sul Americana e Campeonato Brasileiro.

  26. Bem dito por você PH, a turma do “eu avisei” tá quietinha. Boa vitória do Cruzeirão, fez um jogo muito melhor que aquele do 1 a 1. Agora é pensar na cachorrada e enfiar bola na guela deles. Vamos Cruzeiro…

  27. Bom dia!

    Cruzeiro não jogou bem ainda esse ano, o que o time desse ano tem e muito é determinação, raça, gana, obediência tática.

    Acho que para mata-mata podemos levantar o caneco, justamente pelos motivos acima. Agora para o Brasileirão acho difícil.

    Concordo com Mário Filho, o Rafinha é simplesmente HORROROSO, tem vontade e só. Alguém tem que falar com ele que futebol se joga em pé, é uma correria que ele arruma, carrinho toda hora, improdutivo demais.

    MM precisa colocar jogadores que são titulares (na nossa visão), como Lucas Silva, Dedé…

    Mas vamos lá, Cruzeirão cabuloso ta na final pra depenar as frangas!!

    SDS Celestes!

  28. Pedro Henrique, uma brincadeira sobre o seu comentário: “de grão em grão…”. Neste ditado, quem enche o papo é a franga. Portanto, sugiro que use a frase: “a raposa tomando conta do galinheiro”… aí deixa claro quem vai sair melhor!!!

    Eu não poderia deixar de enaltecer as duas grandes contratações do ano no Cruzeiro: Diogo Barbosa e Hudson. Estão jogando bem demais!!!

    Abraço.

  29. Calma, gente! Rafinha não é titular absoluto. Ele está apenas substituindo o Robinho enquanto ele se recupera. Ou os que detratam Alisson e Elber preferem que eles entrem no lugar do Rafinha? O meio campo com Henrique, Lucas Silva e Hudson e ainda tendo o L. Romero e A. Cabral como alternativas pode ser uma boa estratégia em determinados jogos. Precisamos de um centroavante mais qualificado. Tá osso aguentar o Ábila errando passe. O estilo de jogo dele é finalizar de primeira e bom para jogos que exige contra ataques. Sóbis é muito experiente e isso ajuda muito. Agora é armar a estratégia pra arrasar as frangas logo de cara. Que saudade dos dois 5 x 0 consecutivos, lembram?

    1. Acho o Ábila um típico perna-de-pau. Quando ele recebe um passe, eu já me espero ele perder a bola bisonhamente-e é o que acontece em quase todas as vezes!

  30. Mais uma vez jogamos pro gasto, mas como MM gosta espero que contra as frangas continuemos fazer jus a este ano, quem sabe mais duas sapecadas daquelas, seria bom demais hein. Dor de cabeça boa para o Mano, pois o que este Hudson está jogando de bola está acima da média, penso que o Rafinha não tem espaço para este time, apesar que taticamente ele é quase perfeito. Agora por falar em ¨coerência¨, não podemos deixar de elogiar o Rafael, o mesmo está dando conta do recado e sobrando, apesar que na minha visão o goleiro titular seria o Lucas França. Para finalizar ver a cara de bobo que o Fábio ficou foi sensacional. Pra cima das frangas, sempre Cruzeiro – Sempre Cruzeiro.

  31. Não vou cobrar direitos autorais( KKKK) pois eu já tinha comentado aqui que preferia um meio campo formado por Henrique, Hudson e Lucas Silva. Diogo Barbosa e Mayke ou Ezequiel são bons no ataque mas precisam de cobertura.

  32. No PH, até vc fica fazendo questão de lembrar que estavamos 2 anos sem ir a final do Rural, não é mais que obrigação, mas eu penso o seguinte, se chegou a final tem que ganhar, de qualquer maneira!
    Os times do MM sempre foram isso daí, pelo menos está dando certo, eu apostaria em mais liberdade ao Arrascaeta (pra mim o principal jogador do time tem que voltar o menos possível p marcar, p qdo a bola chegar: decidir), sem Robinho eu tbém apostaria em LS16, esse Rafinha não rende nada, e a zaga me causa preocupação, falei aqui q esse Caicedo é fraco na bola aérea, alguem ponderou, viram quem marcava o atacante do Mequinha naquela defesaça do Rafael???
    Por falar naquela defesa, o melhor do jogo, foi ver a cara do Fábio e ve-lo sentado no banco (pançudo e sem vontade nenhuma de jogar, podem olhar q 95% dos goleiros reservas ficam no banco com luvas e ele fica sem, ou é má vontade ou está sem patrocínio)
    Os jogadores mais regulares em 2017 saõ: Rafael, Diogo Barbosa, Hudson e Arrascaeta!
    Amanah sei que TJD/MG vai absolver o Fred, mas ele vai seguir sem nos vencer!
    Vms Cruzeiroooooo

    1. Perai amigo! Não ter simpatia pelo Fábio é compreensível. Eu também acho que ele não pode ser titular. Mas aí ver problema no fato dele não usar luvas no banco de reserva? Isso é opção de cada goleiro. Muitos usam e outros tantos não usam. E não é 95% que usa. Se vc fazer uma boa pesquisa e um bom trabalho de observação, Vera que a maior parte não usa. Eu particularmente acho muito estranho. Sempre que vejo aquele Lucas França de luvas no banco penso: Pra que essa luva no banco? Primeiro que goleiro reserva tem possibilidade remota de entrar. Segundo que luvas levam segundos para colocar e podem ser colocadas na hora que quiser. E terceiro, aquilo faz um calor da peste. Que já jogo de goleiro sabe. Acho que essa questão não apresenta nenhuma polêmica. Vai de opção de cada goleiro.

  33. QUE BOM QUE AS ATUAÇÕES DE HUDSON ESTEJAM GRATAMENTE NOS SURPREENDENDO, CONFESSO QUE NÃO O VIA NO NÍVEL DOS DEMAIS DA MEIÚCA. QUANTO A LUCAS SILVA, PRECISA ENTENDER QUE, APESAR DE SER O QUERIDINHO DA TORCIDA, ISSO NÃO O CREDENCIA PARA SER TITULAR COM MANO, POIS, EM TODAS AS PARTIDAS EM QUE ENTROU ATÉ AGORA, MOSTROU MUITO POUCO DO GRANDE FUTEBOL DE 2013/14. COM A CONTUSÃO DO EXCELENTE ARIEL CBRAL, O MOMENTO É DE ENRIQUE E HUDSON.

  34. Paulo Henrique,
    Acho que o esquema do Mano pode ser aperfeiçoado, reforçando-se o meio de campo de modo a permitir subir um pouco a linha de marcação mais próxima do campo do adversário.Esse esquema de fazer 1×0 , ficar na retranca e tentar sair pro ataque na base dos chutões” , ou afobadamente rifando a bola, não nos vai levar a lugar algum. PRECISAMOS IMPRIMIR UMA MARCAÇÃO MAIS FORTE DO MEIO PRA FRENTE, DE MODO A NOS PERMITIR CONTRA-ATAQUES MAIS VELOZES.Em vários jogos (ontem também), o time sai pro ataque com chutões do Rafael ou zagueiros, fazendo com que a bola quase sempre volte pro adversário, numa espécie de ping-pong. ISSO NÃO É FUTEBOL!

  35. Classificação tranquila. Jogo sem muitos sustos pois o adversário é honestamente incapaz de fazer muito. Mais uma vez o TNeves ainda apresenta muita falta de tempo de bola. Mostra qualidade ainda apenas nas bolas paradas. Continuo na torcida pela melhora do mesmo, pois não quero contar com Alisson como salvador de jeito nenhum. A formação com 3 volantes pode mesmo ser utilizada mais vezes. Dessa forma podemos deixar os 3 jogadores da frente um pouco mais adiantados facilitando o contra ataque tão amado pelo Mano. Que venha a final e o fim da desculpa do desgaste. Quero um time se impondo fisicamente no domingo.

  36. Pra aqueles que acreditavam que o Lucas Silva iniciaria o jogo…se iludiram.
    Sinceramente, o time pode estar ganhando, mas o futebol apresentado deixa muito a desejar. Enfadonho, sem criatividade e falta de show. Não há entretenimento. Em síntese, futebol chato de se ver. Infelizmente eu assisti ao jogo do Barcelona e Real Madrid antes. Que diferença abissal. Me pergunto se os técnicos brasileiros vêem tais jogos.
    Apesar de não torcer por nenhum time do Rio, deve admitir que o Fluminense é o time que vem se destacando, por apresentar um futebol com cara de moderno.

  37. Ontem, no 2o tempo, o time se tornou muito mais ofensivo (curiosamente com a entrada de mais um volante–o LS). Não sei se essa é a solução, mas, repito, falta só um ingrediente para tornar o esquema do Mano mais agudo, mais ofensivo- o que, penso eu, nos tornaria fortíssimos candidatos a títulos.

  38. Não entendo esta histeria pelo Lucas Silva, é um bom jogador mas depois que voltou não jogou nada. No momento não merece ser titular!!! Outro ponto a ser discutido é que como o mano só joga se defendendo, porque não tira o Maike e põe o Romero de lateral, pelo menso ela tem poder de marcação melhor!!!

  39. E ainda tem gente que é defensor ferrenho do Abila! Se bem que ultimamente sumiram… Um cara que é fraco nos fundamentos básicos do futebol e, pra fazer alguma coisa minimamente interessante, precisa que o universo conspire a favor, é complicado!

  40. Nada como uma pausa de silencio entre as marteladas da maratona dos últimos jogos…Semana regenerativa, que beleza, tomara que o Robinho volte logo para compor esta tríade de volancia, ele tbm faz esta função. Aí sim ficaríamos “muito” bem na fita, pelo menos cada um tem sua característica distinta e com isto acho que funcionaria muito bem….Vamos aguardar…………

  41. Realmente o Adilson escalava o próprio Henrique, junto com Marquinhos e Fabrício, que se entrosaram muito bem. No entanto os outros três da frente tem que ser muito “velozes e perigosos” para dar certo. Uma coisa é certa, vou continuar torcendo muito………..Vamo que vamo prá cima del” “s..
    Sóbis eu, Sóbis tu, Rafael Sóbis tbm………..

  42. Robes, eu penso que para definir se o time joga para frente ou na retranca o que importa não é o número de volantes, mas sim quem são esses volantes e o que eles fazem em campo.

    Temos 3 bons volantes: Henrique, Lucas Silva e Hudson, tanto ofensivamente como defensivamente. Sabem sair para o jogo, armar jogadas e arrematar para o gol, inclusive ontem o Henrique esteve a ponto de ampliar o seu bom número de gols com mais um de cabeça. E a jogada espetacular do Hudson? Com eles em campo os alas ficam mais liberados para jogar ofensivamente.

    Além disso, temos um lateral esquerdo ofensivamente espetacular, o Diogo joga demais. O Mayke precisa evoluir defensivamente, mas vai bem ofensivamente. Então mesmo com 3 volantes não vai nos faltar opção de fazer gols, inclusive nas bolas paradas.

  43. O Cruzeiro ainda não pagou ao Huracan e acho que nem vai pagar viu, esse Ábila é muito fraco e não dá para admitir um cara desses no nosso time. Penso que já deveria subir o Tony Anderson pra ele ir se adaptando no profissional, pois não temos um matador que sirva na suplencia. Agora sobre o jogo, os resultados estão saindo mas essa postura do CRUZEIRO que sempre teve o controle do jogo e agora ta na espera do adversário eu não gosto. Mas temos mais time que as frangas e vamos q vamos.

  44. Corrigindo, “Velozes e Furiosos”. Só falta “gasolina” para o Élber, Alison e Rafinha, entre outros do ataque. São tantos erro, mas tem acertos tbm, não só nos meus textos, mas no time do Mano…………Tá melhorando……Boto fé…..

  45. O Maike não vem jogando desde o ano passado. O Caicedo também não entrou passando segurança na defesa. Um cara que jogou muito foi o Diogo Barbosa, dois gols nos últimos jogos de jogadas dele.

  46. Sei que o futebol de hoje em dia “evoluiu”. Nos saudosos anos 60′ a maioria das equipes jogavam apenas com um na volãncia, leia-se, Cruzeirão Exportação………O tripé era formado com W.S.Piazza e e e Tostão + Dirceu, aí ficava fácil. Na frente: Natal, Hilton e Evaldo, mais enfiado, que toda hora ia buscar a bola dentro da meta adversária para fazermos mais gols…Só alegria………..Saudações Celestes

  47. Cuidado com o deslumbramento desse modelo de jogo do Mano. Quem tem medo de ganhar acaba perdendo. Sou de Sao paulo, e o Mano ja perdeu um brasileiro pelo corinthinas por causa dessa retranca. o time do cruzeiro tem qualidade e elenco de sobra, tem que se propor ao jogo, e nao ficar na retranca…retranca é para time com limitações de criatividade (corinthians de hje)
    concordo com o pnto do lucas silva, é o volante mais tecnico que temos, e teria que ser titular…se o mano nao manter essa tatica covarde de esperar o time adversario agredir e montarmos um meio com Hudson, Lucas Silva, Robinho, Thiago neves, Arrascaeta e Sobis, dificilmente nao ganharemos ou a sulamericana, brasileiro ou copa do brasil (campeonato minieiro tanto faz, nao vale nada)

    1. Acho que se tem uma coisa que o cruzeirense não está é deslumbrado com esse modelo de jogo. Muito pelo contrário. Estamos no processo de entendimento, mas cruzeirense se deslumbrar com essa proposta do Mano é difícil. Gostamos de time ofensivo e propondo sempre o jogo, mas não quer dizer que tem que ser assim.

      1. PH,Não acho que o Mano vai jogar só sendo reativo , pelo contrario , o time final de 2015 e 2016 com ele se mostrou mais organizador de jogadas ,acho que tivemos essa impressão de jogo na retranca porque o mano tem adotado este tipo de jogo principalmente pelas faltas de Henrique e Robinho na os últimos jogos e principalmente porque ser jogos de decisão o regulamento exigia mais resultado do que jogo bonito igual estamos acostumados ( acho que perdemos jogos importantes em 2013/2014 em copas por falta de inteligencia e experiencia ) acho que a volta de Henrique no ritmo e Robinho no meio o time com certeza criará mais. Mas ainda sim precisamos mais do TN30 para ser perigoso no ataque.

  48. Mais um ótimo texto ph parabéns pela análise coerente se tem que ser assim 1×0 e ser campeão vamos abraçar o time e soltar o grito. Como vc disse estamos incomodando a todos .. Aguardo uma resposta sua Ph sempre acompanho seu blog o melhor do país tmj??

    1. Não acrescenta nada para os adversários também. Tá todo mundo no mesmo barco. Então é melhor ser o vencedor em algo que não vale nada do que ser perdedor.

  49. Hei de convir, “venhamos e convenhamos” se no primeiro jogo o Endersom foi melhor, já na Toca III o Mano, com uma pitada de sorte com a saída do Cabral, que deixou a meiúca mais compacta, acabou se sobressaindo no esquema pois era o jogo da vida para os pompons…….Presente atrasado da páscoa que foram 2 ”OVOS” para o coelho serelepe……..Valeu moçada

  50. Meu filho!

    A turma do “eu avisei” sempre espera o pior só pra ter razão. Que idiotice! Há um bom tempo aprendi algo que virou máxima em minha vida: “É melhor ser feliz, do que ter razão.” Tornou minha vida muito mais agradável. Vou deixar esse comentário aqui na esperança que alguns deles leiam e decidam ser felizes!

    Grande abraço

  51. Já tem torcedor neste blog querendo o Rafael na seleção. Me ajuda aí sô o Fabio está fora de forma e o Lucas França é de pouca experiência. Tem mais, goleiros não tem valor “$” na praça, leia-se a venda do Gomes Homem borracha…Para com isso sô……Precisamos muito do Rafael…..Mudando de pau pá cavaco, tomara que o Lennon esteja se sobressaindo nos treinos, pois com este esquema de “trozentos” volantes os laterais se tornam alas e podem voarem. As coisas vão se acertando……

  52. Para os emplumados cacarejantes, nem na “purrinha” quero perder. Nesta aí Sr. Sérgio “C” faiô……Depois do advento do Mineirão o Cruzeiro foi a agremiação que mais ganhos os rurais, quero mais é aumentar esta diferença …….Vamos juntos para a frente…….Saudações Celestes

  53. O mineiro não vale nada??? Não é bem assim!!!
    Dentre outras coisas faz também nascer o espírito de vencedor no elenco que ganha e nas novas gerações de torcedores.
    Valoriza a marca do patrocinador e pode aumentar a cota e/ou atrair mais patrocínios.
    “TV Globo e clubes assinaram, no fim do ano passado, o maior contrato de transmissão da história do Campeonato Mineiro. Para a edição de 2017, os 12 times da competição vão dividir uma cota de R$ 36 milhões, valor 26% superior ao de 2016. Atlético e Cruzeiro leva a maior fatia, aproximadamente dois terços da grana. Para este primeiro ano de contrato, cada um vai receber cerca de R$ 12 milhões. O América pega cerca de 8% da grana, ou quase R$ 3 milhões.” Fonte: Reportagem “Mineiro 2017: TV Globo e times de Minas assinam acordo de R$ 36 mi” – Jornal o Tempo( PUBLICADO EM 13/01/17).

  54. PH, discordo de você em um ponto, cara: Acho que Hudson e Henrique podem render coisas boas juntos. Ao menos na minha opinião, temos que lembrar que o Henrique está sem ritmo de jogo depois da sua contusão. Se o Henrique retomar o futebol que levou ele à seleção, antes da contusão, penso que seria um dupla muito boa! Não consigo vislumbrar um lance do Lucas Silva igual ao Hudson que resultou em gol. O Hudson de elemento surpresa, conseguindo desmontar a marcação em jogada individual como contra o América, vai ser o ideal para o esquema de jogo do mano. Quando a marcação adversária pensar só no quarteto ofensivo, o Hudson ganhará espaço para deixar alguém na cara do gol. O que importa pra mim, é o Ariel não voltar para o time titular. hehehe. Abraço e parabéns pelo espaço! Muito bacana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.