Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Prova de fogo

São Paulo será primeiro teste de fogo da Raposa em decisões nesta temporada. (Foto: Thomas Santos/AGIF)

O São Paulo sempre foi uma pedra no sapato do Cruzeiro. Hoje, as duas equipes se enfrentam na Copa do Brasil em um duelo decisivo de 180 minutos. O primeiro confronto será no Morumbi. Se para a Raposa sempre é muito complicado vencer o time paulista, conquistar um triunfo no estádio do adversário é ainda mais difícil. No histórico, os cruzeirenses costumam se dar mal contra os são-paulinos em competições de pontos corridos. Entretanto, quando o assunto é mata-mata, os mineiros levam ampla vantagem. Estranho, mas isso é o futebol, um esporte que nem sempre tem lógica.

Além de ser um adversário chato, hoje o São Paulo será uma verdadeira prova de fogo para o Cruzeiro. O time comandado pelo técnico Mano Menezes está invicto até agora, mas precisa comprovar sua eficiência diante de clubes grandes, de rivais que propõem o jogo, de jogos francos, de decisões, de atmosferas adversas. Enfrentar o Morumbi lotado, o fantasma do São Paulo, a novidade que é Rogério Ceni como treinador… isso sim é um excelente teste para a equipe celeste.

Para a infelicidade de Mano, o atacante Rafael Sobis está fora do jogo. Assim, Ramón Ábila comandará o ataque. Ganhamos poder de finalização e perdemos velocidade lá na frente. Vamos ter que criar muitas jogadas para que Wanchope faça o que ele mais sabe fazer: gols. Além disso, é necessário estabelecer uma estratégia para brecar a ofensiva tricolor e, ao mesmo tempo, ser impecável em nosso próprio ataque. É mata-mata, amigos. E como o próprio nome diz, os dois times estarão em campo para matar.

A missão do Cruzeiro hoje é fazer gols. Se conquistar uma vitória será melhor ainda. Não temos que pensar no jogo de volta aqui no Mineirão. Temos que fazer nossa parte agora, tentar a vitória, balançar a rede adversária e conseguir uma boa vantagem. É bom lembrar que o time titular foi poupado no final de semana e, então, a gente espera que os jogadores entrem em campo com muita vontade, entrega e aplicação tática. É o mínimo para uma decisão desse nível.

Quanto ao adversário, eu posso dizer que para eles o jogo de hoje também é uma prova de fogo. Apesar dos últimos resultados, o São Paulo tem ainda muitos problemas para resolver. Rogério Ceni é treinador de primeira viagem e já começou a carreira de técnico num clube gigante do futebol brasileiro. Acredito que, diante do Cruzeiro, eles vão encontrar algumas dificuldades que antes eles não tinham. Estudioso que é, Mano Menezes já observou bem o tricolor paulista e, com certeza, vai armar uma estratégia para complicar o time de Ceni.

Que comecem os jogos! É um mês inteiro de decisões. Vamos ver como o Cruzeiro vai se comportar. O melhor momento é agora. Poderemos medir a força do nosso elenco e, assim, buscar formas de nos fortalecer ainda mais. A primeira prova de fogo não é nada fácil. A última vez que vencemos no Morumbi foi naquele 3×0, com show do Luan. Meu Deus, o futebol é um esporte muito estranho. Tabu é pra ser quebrado mesmo. Avante, Cruzeiro!!!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

44 thoughts to “Prova de fogo”

  1. É P.H. hoje é prova de fogo para os dois lados, como você bem frisou. Vai ser um jogaço. Tudo pode acontecer. É hora do Ábila honrar os votos de quem gosta dele. Precisamos de gols. Precisamos jogar sem medo de ser feliz. Se for ver jogador por jogador o Cruzeiro é bem melhor, porém cada jogador tem que acreditar que pode. E podemos ganhar sim deles aqui em São Paulo. Vamos ver hoje qual vai ser a estratégia do MM. Vai ser muito bom vencer. Dá-lhe Raposão. Você consegue!

  2. Realmente Pedro Henrique, hoje é dia de saber como o time do cruzeiro vai se comportar numa situação difícil. Também vamos ver como o Abila vai se sair. Acho que o Mano Menezes deveria entrar com o Rafinha no lugar do Alisson. Vamos cruzeiro!!!! Saudações celestes.

  3. O Mano deve ter estudado muito o SP, acredito que o Rafinha vai ser fundamental nesse jogo, o Hudson tb , pois é sempre bom mostrar valor pra quem o renegou.

  4. Motivação,esta é a palavra da vez. Em jogos desta grandeza é que os jogadores se desdobram e tem a chance de mostrar seus valores. Que os guerreiros azuis mostrem garra e determinação em campo. Bom mesmo é bater em “cachorro grande” e em galinho tbm…….bola prá frente……

  5. Lamentável mesmo foi a falta de planejamento da comissão técnica que conseguiu estourar meio time dos tais ditos titulares, leia-se: Robinho, Henrique, Sóbis entre outros em jogos contra Muricis e Gabirobas da vida.
    Agora é bola prá frente………Muita força Zerão…………..Saudações 5*****s

    1. José,

      respeitando seu comentário, mas discordando um pouco das colocações, é fato que contusões acontecem no futebol. Os três poderiam ter sido poupados a temporada inteira e se machucar num treino ou no início da partida de hoje, por exemplo. Não existe ciência exata para prever isso, por mais avançada que essa parte de prevenção de lesões esteja, existem apenas indícios estatísticos de situações que podem desencadear lesões, mas o acaso de um jogo não tem como ser eliminado.
      Tanto o Robinho (jogador com grande histórico de lesões) quanto o Henrique se machucaram jogando, situação difícil de se prever. E é inegável que o Mano tem rodado o elenco com, dentre outros objetivos, prevenir lesões. Além disso, as substituições têm sido boas, não deixando muito a desejar, conseguindo manter a qualidade do time.

      Lembrando que o Sóbis está sendo poupado, ele não está contundido, justamente para evitar que uma lesão ocorra.

      Durante a temporada o elenco vai ter de se mostrar forte obrigatoriamente se o time desejar títulos. Além das lesões, cartões e convocações desfalcarão o time em alguns jogos. Esse será um grande teste, também neste sentido.

      Avante, Cruzeiro!

  6. Bom dia, espero realmente que queime minha lingua com relação a leo, ariel cabral e alisson, por que entrar em campo com os tres dá até tristeza! Mas se o professor acredita neles, vamos torcer e ver o que dá ne, afinal somos cruzeiro! Agora nao se pode esquecer que temos dois zagueiros melhores que ele na reserva ( caicedo e dedé ), um volante melhor que o cabral na reserva ( lucas silva ) e uma opção melhor que o alisson no ataque ( rafinha e quando voltar, sobis ). Pelo menos abilao vai jogar, só assim mesmo para tirar o protegido e deixar ele entrar em campo…Vamos cruzeiro!

  7. PH apesar do São Paulo estar vindo de vitória porém, seu elenco ainda apresenta grandes problemas de entrosamento. Vale lembrar que Ceni tem tido dificuldades para escalar o time, seu destaque, Cuevas, possivelmente não deve jogar. O SP é um bom time mas, acredito que possamos forçar as jogadas rápidas com Arrascaeta, rafinha ou Alisson dependendo de quem irá jogar, criando jogadas de bolas rasteiras para Ábila finalizar. Devemos tomar cuidado com as bolas aéreas do SP, pois eles vem fazendo gols nesse tipo de jogada.

    1. Aproveitando seu comentário sobre jogadas aéreas, comentei há alguns dias neste blog que a atual dupla de zaga titular do Cruzeiro são jogadores “baixos” (Leo – 1,84m e Manuel – 1,81m)… e isso não me agrada. Vamos ver como a defesa azul vai se comportar neste jogo.

    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
      O Leo foi simplesmente nota 1000 no jogos de hoje.

  8. BOA TARDE PH
    ESSE É MEU TIME PARA MAIS LOGO.
    RAFAEL, EZEQUIEL , MANOEL , CAICEDO, DIOGO BARBOSA , HUDSON, LUCAS SILVA, ARRASCAETA , RAFINHA ALISSON ABILA

  9. Hoje o jogo é para um jogador , HUDSON, ele seria fundamental , ele tem a capacidade de desarme e saída de bola,e além disso joga no ex time( se aquela premissa de jogar tudo com o time estiver certa), ele pode ser decisivo principalmente pra não deixar o meio de campo do SPFC jogar, pena não ter o dedé com ritmo para jogar (ganha todas no alto ) seria uma boa ele no jogo alem de poder mandar o Leo para geladeira, porque com certeza se forçarem para cima dele tomaremos gols..

  10. Vejo o pessoal chorando ausência do Henrique. Não faz a menor falta ao Cruzeiro.
    Vai entrar com Álisson? Jesus…o padrinho desse rapaz deve ser realmente muito forte…
    No mais, aproveitar a fragilidade técnica (Rogério CeniL de técnico é brincadeira, né) do lado de lá e enfiar bucha neles. Pode ter pena não.

  11. Realmente hoje é um jogo que vamos ver mais uma vez a capacidade do time reagir quando encontra um time de bom nível e que provavelmente irá propor o jogo. Realmente a escolha da provável zaga não me agrada nem um pouco. E vou rezar para que o Mano escale o Rafinha e não o Alisson.

  12. Meu caro Anderson, o São Paulo tem sim jogadores de qualidades, porém nós também temos. O SP é time grande porém não pode nos dar medo. É bom jogar contra eles para tirar a diferença que é vantajosa para eles, porém quanto mais jogarmos mais condições de tirar a diferença teremos, e que tal começar hoje a quebrar a hegemonia deles no geral!?

  13. Sinceramente, tô achando até bom essa saída do Sóbis. Não que não goste do jogador, mas há tempos que gostaria de ver o Abila jogando com um meio de campo mais leve para municia-lo.
    Impossível prever um resultado, ambos os times oscilaram muito durante este início de ano, jogando mal em várias oportunidades.

    Como já citaram, meu maior medo é a zaga, de baixa estatura.

    Que bom que começaram os grandes jogos, já tava dando preguiça os jogos contra os pequenos.

  14. Grande PH, boa tarde!
    Saudações celestes ao nobre blogueiros e a todos leitores.
    A respeito do jogo de hoje temos algumas nuances que torna esse jogo imprevisível. A respeito do retrospecto temos contra o saldo geral e a favor o saldo em jogos de mata-mata. Torço para que nesses 180 minutos se mantenha a escrita do saldo de mata-mata e consigamos a classificação para a próxima fase.
    Em termos de elenco a comparação é muito subjetiva e cada qual vê com seu critério as qualidades de jogadores. Sinceramente acho nosso elenco melhor.
    Haverá a mudança no que diz respeito às jogadas, teremos de jogar em prol de um atacante fixo (Wanchope) em razão da saída do Sóbis que se movimentava mais. Como você mesmo analisou, perdemos na movimentação mas ganhamos no poder de finalização. Será interessante ver como o time vai se comportar e o repertório de jogadas a ser oferecido.
    O time de Rogério Ceni sofre da inconstância que tanto nos assolou e virou fantasma em algumas temporadas atrás. Tem grandes vitórias, empates e derrotas contra adversários inesperados. QUe isso seja usado a nosso favor de alguma forma.
    Vejo o Rogério Ceni, hoje em condição análoga a de Deivid no Cruzeiro ano passado. Um técnico novo, que começou em um time de grande expressão no cenário nacional e internacional e, precisa urgentemente de apresentar resultados significativos. Isso também pode ser usado a nossa favor.
    Se fosse necessário arriscar um palpite de placar, chutaria um empate com gols, que seria um ótimo resultador. Mas, como todo torcedor, estou otimista e ansioso por uma vitória que será ainda melhor.
    Enfim, que nossa noite seja feliz com uma vitória do Maior de Minas em cima e encaminhemos a classificação. Pois, o quanto mais pudermos encaminharmos nossa classificação podemos ir mais tranquilos enfrentar o América-MG pela semi-final do Campeonato Mineiro.
    Grande abraço!

  15. Num jogo em que provavelmente o Cruzeiro vai jogar no contra ataque, o Ábila é complicado. Está sempre impedido, não acerta passe de dois metros e mata a bola de canela.

  16. Espero que o time tenha hoje a intensidade que esperamos, disputando cada jogada com a raça que é necessária. Com as saídas de Henrique, Robinho e Sóbis podemos até perder em qualidade de toque de bola (sem discutir especificamente o caso do Henrique), mas com as entradas de Hudson, Rafinha (ou Alison) e Ábila, ganhamos intensidade, vontade de jogar. Se conseguirmos fazer um gol primeiro, o São Paulo vai sentir, time deles ainda não tem estrutura para absorver a pancada.

  17. João,
    Minha indignação não é só com relação a comissão técnica mas tbm contra a CBF em aprovar uma partida de futebol lá em Murici, sendo que a 40Km
    tem um campo dos padrões FIFA. Creio que alguns jogadores mais rodados
    poderiam serem poupados não só lá como tbm em TO pela Mineiro. Nestes tipo de piso forçam muito os jogadores pela irregularidade dos gramados.
    Com relação ao jogo de hoje, considerando que o Cabral marca pouco e não deve ser sacado, um outro volante mais de marcação seria interessante, considerando que o jogo é na casa do adversário, isto sem abrirmos mão do ataque………….TN”T” neles

  18. São Paulo 0 x 2 Cruzeiro.
    Onde estão os agourentos?
    Onde estão aqueles que somente sabem criticar mas não aceitam ser criticados?
    Estarei aqui aguardando.
    Já sei,vão falar que o Cruzeiro até agora não jogou contra ninguém.

  19. Foi……..TN”T” neles. Já é uma vantagem….considerável. Duas jogadas do TN”T”, faltas……Duas cobranças e……Dois gols. Rafael, Hudson,”D”efesa e RA também, pela formação tática armada pelo MM. No geral foi 2×0. Parabéns a todos…..É cobrando que vamos……………Valeu

  20. Todo mundo sabe que com um centroavante “fixo”, muda bastante o esquema tático utilizado nos últimos tempos. Neste caso a presença do Ábila, foi importante no decorrer da partida. Não jogou nada, devido as circunstancia do jogo, em outras situações, pode até dar certo. Acabou abrindo a marcação e resultando em gols……valeu pelo conjunto da obra…..

  21. Para infelicidade do Mano.Kkkkk!SP fregues kkkkk!Levou didoiskkkkk!chora antiskkkkk!v6 me matam de rir kkkkk!Continuem reclamando e eu morro de rir kkkkk!Kkkkk!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  22. TN30 jogou muito. Que felicidade. Parabéns torcida cruzeirense. Agora é manter o foco e não baixar a guarda, que vem ai o Me(le)quinha avacoelhado tentar estragar a nossa festa. E o próximo também contra o Sampa vai demais. Grande jogo. Não podemos baixar a guarda. Que alegria, continuamos invictos. É só alegria.

  23. Chifre na kbça dw kavalo,KKKKK!K kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!SSSSinko jgs dificeis,SSSinco vitorias,kkkkk!Kkkkk!Chora cornetas kkkkk!Vc nao vai deixar este comentario passar kkkkk!

  24. As frangas de Lourdes chutaram um cachorro morto e estão se vangloriando. O grande craque Fred fez 4 gols.
    O America daria pau naquele time em qualquer estádio do planeta kkkkkk.
    Os cacarejantes são muito iludidos mesmo kkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.