Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Por que estamos criticando um time que está invicto?

Somos cornetas? Por que criticar um time que está invicto? (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

O Cruzeiro ainda não sabe o que é perder em 2017. Até agora, a equipe comandada pelo técnico Mano Menezes já disputou 16 partidas oficiais: venceu 12 jogos e empatou 4. Apesar da invencibilidade e do número expressivo de vitórias, o time cruzeirense tem sido bastante criticado nos últimos tempos. A questão é: por que estamos criticando um time que está invicto?

Primeiramente, é válido dizer que o fato de um time estar invicto não quer dizer que ele esteja jogando bem e que não haja problemas. Em segundo lugar, já passamos pela experiência de uma invencibilidade que por muito tempo acobertou as deficiências da equipe. Foi no ano passado, sob o comando de Deivid. Terminamos a primeira fase do Estadual na liderança, sem perder um jogo sequer. Naquela ocasião, somamos 29 pontos (9 vitórias e 2 empates) e terminamos com 9 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, que era o Atlético/MG. E todo mundo sabia que o time não convencia e não era bom. Na segunda fase do torneio, a Raposa não conseguiu sequer a classificação para a final, o que culminou na demissão de Deivid.

Em 2016, o time do Cruzeiro era infinitamente inferior – em termos técnicos – ao deste ano. E ainda assim a invencibilidade no Mineiro maquiou a fragilidade da equipe. Os adversários que enfrentamos no início da atual temporada não nos testaram de verdade, embora estejamos passando por dificuldades contra alguns clubes do interior. E é por isso que dá para ir levando. E o que mais incomoda nessa história toda é que as exibições do Cruzeiro não empolgam, chegam a dar sono em alguns momentos, e não conseguimos ver evolução no conjunto.

Quem não concorda com as críticas ao time e ao treinador costuma usar o argumento da invencibilidade para dizer que criticar a equipe agora é um exagero. Também dizem que o Campeonato Mineiro não tem importância (mas se não chegarmos à final ou não vencermos, o discurso muda). E ainda há quem queira esperar os verdadeiros testes de Abril para aí sim dar passe livre às críticas. Será que é certo esperar a casa cair para depois criticar?

E tem outro problema nisso tudo. O brasileiro, em geral, não sabe lidar com crítica. Confundem crítica com ofensa pessoal. Confundem crítica com teoria da conspiração. No futebol, crítica está virando sinônimo de corneta, embora sejam coisas distintas. Já me disseram que eu odeio o Mano Menezes por causa dos meus últimos textos (mesmo eu já tendo afirmado e reafirmado que eu admiro o treinador). O pensamento 8 ou 80, ou ama ou odeia, é muito problemático, pois não admite que se critique algo ou alguém que você gosta ou defende e nem admite que se elogie alguém que você não gosta ou não defende.

Amanhã comentaremos sobre o clássico do final de semana. Ou vocês preferem as Curtinhas com comentários sobre assuntos que movimentaram os bastidores ao longo da semana? Vocês que mandam. Escolham e serão atendidos. O espaço é nosso! Um abraço a todos e até breve!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

67 thoughts to “Por que estamos criticando um time que está invicto?”

  1. PH, invicto sim, Tudo bem, más jogamos contra quem???? Com todo respeito aos times do interior mineiro, más ainda não jogamos com ninguém no ponto de vista técnico, sendo mais claro, ao nível do Maio de Minas.
    Outra coisa, quando criticamos ou xingamos os jogadores, não estamos desrespeitando as pessoas (pais de famílias que eles são), afinal, nas empresas que trabalhamos, quando não estamos atendendo somos demitidos e nem por isso somos desrespeitados.
    Enfim, no próximo sábado contra o time de camisas listradas tipo pano de colchão antigo, será a oportunidade do Maior de Minas realmente começar o ano mostrando serviço, caso contrário poderão sim serem demitidos sem serem desrespeitados.

    1. José Sales, concordo que contra os litrados temos que mostrar serviço, mas já o fizemos também este ano.
      E eu pergunto a você e outros cruzeirenses, eles jogaram contra quem este ano?

      1. Eles também não jogaram contra ninguém, mas venceram todos os jogos do Mineiro, coisa que não conseguimos. Fizeram a obrigação deles que é o que se espera de todo time grande quando se joga contra times do interior.

      2. Wendell, verdade, com exceção do jogo contra o Maior de Minas eles não jogaram contra ninguém, é realmente um timinho. Grande abraço celeste

  2. Sobre essa questão de invencibilidade eu nem comento, a eterna briga desempenho x resultado. Prefiro me ater à evolução do time, aspectos táticos, equilíbrio defesa/ataque. Vi os dois últimos jogos da seleção brasileira sob o comando de Tite e tentei trazer para nossa realidade seus conceitos.

    Guardadas as devidas proporções em relação a qualidade dos jogadores, conclui que o Mano podia testar esse esquema 4 1 4 1 baseado no treinador canarinho. Senão vejamos: o time podia ir com Rafael, Ezequiel, Kunty, Manoel, Diogo; Hudson; Arrascaeta, Lucas Silva, Ariel, Sobis; Abila. Acho que seria válido para se ter um meio campo menos exposto, jogadores da frente alternando posições, meias, laterais e atacantes oferecendo jogo apoiado pro homem que tem a bola, movimentação rápida etc etc.

    Ai alguns me questionariam, “cadê o Thiago Neves?? Alisson???” nesse momento, eles não se sustentam mais titulares, não fazem por merecer e seriam opções para um segundo tempo com as equipes mais desgastadas.

    Seria válida a tentativa, sair da mesmice!!!!!!

    abraços!!!

  3. Está difícil decifrar o futebol do cruzeiro. Ótimas atuações no começo, depois caiu de rendimento, o jeito é esperar abril mesmo para saber a verdade, e acho que se formos mal em abril o Mano não corre nenhum risco de perder o cargo.

  4. Porque às vence, mas, não convence. Há jogadores, como Mayke, que não estou demonstrando NADA, nem mesmo “vontade”, garra! Outros, como Alisson, se esforçam, mas, sem qualidade, sem efetividade. Precisamos melhorar muito, ou, será um ano de mero “participante”.

  5. Nossa torcida é e sempre foi exigente. E isso sempre vai gerar situações como a atual. Ano passado era bem diferente pois o time jogava muito, muito, muito mal. Esse ano o time se mostra mais treinado, mas esbarra em erros até bobos do nosso treinador. Mas temos muito espaço para melhora e acredito que iremos melhorar. Mas não precisamos mudar apenas quando alguém machuca.

  6. Primeira vez escrevendo aqui.. curto muito esse espaço.
    Olha, o MM precisa abrir a cabeça em relação ao esquema tático que tem usado, vejam bem, o cruzeiro tem um estilo de jogada que só usa o canto do campo. O negócio é rolar a bola para o Arrascaeta, Alisson ou quem estiver jogando pelos cantos e dar chutão para área, poxa, que tipo de time fica jogando o tempo todo assim que não usa uma jogada de meia para deixar os atacantes na cara do gol? MM vamos utilizar um pouco mais as jogadas pelos meios rolando a bola para os atacantes ok? pois se os “pontas” não estiverem vivendo boas fazes, as finalizações irão diminuir muito e consequentemente os gols.

    1. Wellington, seja bem vindo ao nosso blog, o PH é fantástico em seus comentários. Esse é nosso espaço, é aqui que desabafamos quando não estamos satisfeitos. Outra coisa, embora haja discordância de opinião, aqui todos se respeitam. Abraço

  7. PH… tem dois tipos de críticas – com base e sem base. Eu pessoalmente acho que suas críticas a equipe e ao trabalho do Mano são sem base concreta, baseadas em picuinhas. Sinceramente, não acho que você tem desrespeitado aos atletas – se o achasse nem leria seu blog – da mesma forma que porque elogio o trabalho do Mano ele seja meu favoritinho – esses são Paulo Bento e AB – mas penso que sua crítica está baseado em pormenores – Basta olhar as equipes grandes ao redor (SPFC, Corinthians, Grêmio que ano passado terminaram melhor que o Cruzeiro e esse ano estão com vários problemas)
    A única crítica hoje que cabe é a dependência do Robinho para o time jogar ‘redondo’. Por isso a minha preocupação com a lesão dele. O Henrique faz falta, mas o time não mostra a mesma dependência. E temos substitutos mais a altura na posição.
    Mais uma vez, campeonato estadual é um parâmetro muito delicado para se avaliar um elenco – o América Campeão Mineiro 2016 foi rebaixado – o Cruzeiro vice-campeão Mineiro 2013 foi Campeão Brasileiro.
    E vou te confessar, me apaguei a seu blog por que temos visões distintas do jogo, por isso invisto 5min do meu tempo para responder. Acho importante o contraditório – quem sabe lá na frente podemos concordar em outro momento. Abraços PH –

  8. Desanimado prá baralho com as coisas dentro do Clube. O Mano Menezes conseguiu DESAPRENDER em 2017. Esperava que ele indicasse bons jogadores para o Clube…que ele trouxesse nomes que já jogaram com ele. Mesmice total. Repito: O Cruzeiro Esporte Clube NÃO TEM UM CENTROAVANTE a altura de sua história! E precisa de um atacante bom que jogue pelas pontas. A zaga com Caicedo, Manuel e Léo é mediana….Léo e Manuel não foram bem em 2016. E lá vão eles de novo para mais uma temporada titulares no time. O Dédé que é cracaço….tá meia bomba….não dá para confiar. Enfim….vamos repetindo 2015 e 2016! Essa diretoria de futebol do Cruzeiro NÃO RESPEITA MESMO o torcedor !!! Que falta de arrojo, de criatividade, de vontade de colocar o CRUZEIRO NO TOPO !!!!

  9. PH acredito que o Cruzeiro 2017 é um foguete molhado.Não vejo alma nesse time que ai está.Espero estar redondamente enganado e espero queimar minha língua mas depois de empatar com Tombense no mineirão, empatar com time sub 20 do Joinvile e empatar com o grandioso e poderoso Uberlândia não vejo muitas possibilidades de time competitivo não.

  10. Vencendo e nao convencendo, sente falta de 02 ou 03 jogadores, olha o ultimo jogo contra o Uberlandia, foi nitido a falta que o Henrique faz diante da defesa, Robinho tbm e o Arrascaneta, somente 03 desfalques ja fizeram um mal danado, time dependente.

  11. ACHO QUE ESTAMOS CAINDO POR CAUSA DE PROBLEMAS POLÍTICOS DENTRO DO CLUBE. ESTAMOS COMO O MINEIRO DE ALGUNS ANOS ATRÁS.. GENTE CHEGA DE POLÍTICA DEIXA O TIME EM PAZ, QUANDO CHEGAR EM DEZEMBRO FALAMOS DE POLÍTICA. PC VOCE NÃO SABE NADA DIASSO NÃO, SÃO 3 CHAPAS QUE VÃO ARREBENTAR O CRUZEIRO. CHEGA GENTE VAMOS EM PAZ , PERRELA DÁ SOSSEGO DEIXA O GILVAN TRABALHAR. RONALDO SAI FORA , DEIXA O NOSSO CRUZEIRO EM PAZ.

  12. MAIS ATITUDE – Sim e o que falta meu caro PH para o Cruzeiro e o Mano colocar pulso forte , não simplesmente ficar aos berros na beira do campo ou sempre brigando com o juiz, precisamos parar de querer justificar o infustificável, um jogo mal, um empate com um time desses ou até mesmo uma vitória mesmo com um futebol ruim, conseguimos aceitar, o que não da é todo dia ouvir que a rotina de jogos é grande, que o gramado é ruim, que o time precisa de entrosamento, falar o óbvio é desnecessário senhor Mano, e aprenda administrar 1 x 0 tomando sufoco o risco do fracasso é eminente. Espero raça e empenho de todos os jogadores e visão e coerência do MANO, se ele me escalar Fabrício ne assisto o jogo . Os números mesmo com percentual superior a 80% e invicto na temporada não são melhores que os do Atletico e não achem que será o mesmo Atlético que ganhamos na Primeira Liga não. A tarefa será mais árdua. Vamos com tudo . Que ainda acredito.

  13. Excelente texto, Pedro Henrique! Maduro, articulado, conectado e consciente. Prova de que você conhece profundamente o maior de Minas, que veste a camisa celeste e não tem receio de divulgar sua opinião, corretíssima! Você nos enche de orgulho, meu jovem! A todos nós: mineiros, cruzeirenses e apaixonados! Um forte abraço e que Deus o abençoe!

  14. P.H. gostei do tema. Time Invicto. Realmente ainda podemos nos gabar. Agora, as críticas sempre cabem, veja bem as falhas da nossa zaga, eu tenho comentado desde o início, a zaga com “Leo” fica por si mesma. Então o Mano precisa urgente mudar a zaga. No mais o time vai se encaixando. Abraços. E amanhã gostaria de ver sua crônica sobre o clássico.

  15. Porque estamos criticando um time que está invicto? Até que concordo, com essa afirmação. Mas até agora não me convenceu. Esta deixando muito a desejar, com esse Elenco que o Cruzeiro tem atualmente.

  16. Porque a estatística e os números no futebol não devem ser analisados de forma simples e direta, há um mundo de variáveis a ser analisados .Estamos invictos, porém o nível técnico do campeonato é baixo, comparado ao Camp. Paulista por ex . Um jogador que é o melhor passador de bola de um time, tem que ser considerado o nível de dificuldade dos seus passes .Tem equipes que chutam 458 bolas no gol durante a partida, porém em direção ao gol foram apenas 2 bolas , então esse time não foi eficiente .O time do Deivid tinha enorme posse de bola,mas não criava chances de gol .As estatísticas no futebol mentem muito, a até penso que o comodismo do treinador vem dessa invencibilidade, ele está debruçado nela .

  17. PH,que tal as Curtinhas amanha e um pre-jogo sabado? ♫ O meu pai eu sou Cruzeiro, ♫ O meu pai eu sou Cruzeirooooooo! E a invencibilidade vai continuar day after tomorrow.Kkkkk!

  18. EMPATAR representa meio caminho para a vitória ou para a derrota ???
    O problema mais evidente é a enorme dificuldade para manter a invencibilidade ” enganadora ” …
    PH , razão tem você quando afirma ” Será que é certo esperar a casa cair para depois criticar? ” …
    Oh Céus … dá Deus olhos a quem não quer ver …

  19. Acho 2 coisas: O time se acomoda em estar vencendo de 1×0, 2×1, ou seja, pela diferença mínima. Mas o time do Cruzeiro tem elenco suficiente p/ vencer de 3,4,5… A outra coisa é que tocam a bola demasiadamente para os lados. dá até sono. O Cruzeiro sempre foi e é um time que joga p/ frente, em vertical e não em horizontal como agora. O Cruzeiro conquistou os campeonatos brasileiros, jogando p/ cima do adversário. Time que toca a bola p/ trás ou de lado o tempo todo, é time Covarde e isso o Cruzeiro NUNCA FOI. Por isso Mano, temos que atacar sempre, independente do resultado. Por isso, o ditado que a melhor defesa é o Ataque. Prá cima deles Cruzeiro! Vamos mudar o jeito de jogar Mano!!!

  20. Porém, sem precipitações. Quem vai com muita sede ao pote acaba se engasgando. Vamos com calma, cadenciando a partida, para eles se cansarem. Agora, temos que ter qualidade para isso. O Alisson não pode jogar clássico, tem que aguardar o 2º Tempo, bem como o Élber. Quando as frang6x1as estiverem cansadas. A zaga precisda urgente de Dedé e Murilo. No mais um quadrado com Lucas Silva, Arrascaeta, T.Neves e Rafael Sobis, e Ábila finalizando na frente. Um grande time.

    1. GERSON -Vc.como técnico seria reprovado de cara.
      Achar que Alissom e Elber, iria te ajudar no jogo é no minimo nao ter acompanhado estes dois estrupícios no time.
      Só falta agora vc. querer ter no jogo o Fabricio, Mayke, Alex Bundudo e MVinicius,Bryan e insistir com Cabral e Leo.
      Aí , eu te chamaria não de Gerson mais sim de MM. tá legal assim?
      Ah e só para variar, vc. teria como dirigente o insosso do Vicintim , que está achando que tirar crianças do estadio, não deixar mascote e bandeiras no campo ganha jogo.
      Esquece este Palerma que o que ganha jogos ,e títulos, é um grande time, nao este arremedo que ele arrumou para nós nestes 2 anos.
      E para finalizar, ainda digo, este Imbecil ainda quer ser nosso presidente pode?

  21. O time está invicto não por suas próprias qualidades: plantel, reservas a altura, bem entrosado, os melhores estão sendo escalados, esquema tático eficiente,etc; mas pela debilidade flagrnte dos times do interior, que se apegam numa marcação alta e forte, não deixando o Cruzeiro sair jogando e confiando num êrro do nosso time. Nosso meio de campo não existe em termos de marcação (só tem cerca lourenços, só ficam olhando de longe, e ainda tem dois volantes péssimos.
    Em resumo, nosso time está jogando com um lateral direito, Ezequiel, de futebol primário, a dupla de zaga é fraca, sem recuperação, lenta. Os atacantes não ajudam na marcação (salvo o esforço desesperado do Alisson ou do Elber em tentar fechar o meio de campo, enfim, o time está mal escalado, mal treinado (só temos uma saída de bola pela esquerda e só com o Diogo) e com atacantes achando que vão decidir os jogos na hora que quiserem … cansam de perder gols.
    “MEU” time teria 3 (treis) volantes e haveria disputa de posição entre Robinho e Lucas Silva e entre Sobis e Ábila e assim, seria: Rafael, Mayke, Dedé, Caicedo e Diogo – Romero, Hudson, Lucas Silva e Thiago Neves – na frente, Arrasca e Ábila. Forte e equilibrado no meio de campo e defesa e criativo no ataque,

  22. Meu caro Pedro Henrique ,Me preocupa muito a postura de Mano,em todas as suas passagens pelos clubes brasileiros sempre tenta achar argumentos pra explicar as péssimas exibições .No Cruzeiro já começou colocar isso em prática como por exemplo criticas as arbitragens.
    Nosso time não vai ganhar nada com Fabrício e Ariel,jogadores pra jogarem em time de pouca expressão.
    Um time para ser campeão não precisa de um ótimo treinador e sim de um treinador humilde que aceita a sugestão da torcida e a humildade de aceitar que o time não está bem,exemplo Marcelo de Oliveira.
    Veremos os próximos capítulos mas pelo meu simples conhecimento um time com cara de campeão tem posse de bola,jogadas diferenciadas e principalmente sabe o que quer com a bola no pé.
    Mas problemas a partes,vamos confiar no Mano e nos jogadores e tomara que essa desconfiança de mineiro esteja errada.Vamos,vamos Cruzeirão!!!

  23. O Time pode até ganhar de “meio” a zero, mas o mais importante é convencer e isto não está acontecendo. Claro que todo elenco tem lá suas deficiências e nosso caso não é diferente, alguma coisa esta fora da ordem..
    Uma vez citei neste espaço de um jogo la no “maraca” da época do mosquitinho azul e cia nos anos 90. O jogo estava 2 x 0 com um domínio total do Maior de Minas, já no finalzinho escoraram um bolo e fizeram seu gol de honra…Mas aquele 2×1 foi com domínio total na casa do adversário, jogando contra todos para variar, foi uma “V”itória convincente..Isto é o que tá faltando neste “bom” elenco que temos……..Sou otimista dentro da realidade e temos plantel para encarar quem quer que seja dentro da atual situação do futebol brasileiro. Primeiro precisa de união e solidariedade de todo o grupo e isto depende muito do treinador…..TN”T” neles……..

  24. Gente, leio em muitos comentários o nome do David e P.Bento, o primeiro nem era trinador e o segundo nem falava “português”. O cara era de outro planeta e não sabia das artimanhas do futebol brasileiro. Chegar a estas comparações com o time que vem atuando ultimamente é por que o time tá mal treinado o que não é novidade para ninguém. Precisamos urgentemente de um “líder” dentro de campo para orientar o time. Tipo era o Romário em 94 no mundial. O reserva que entrava em campo ia direto no Romário receber suas orientações provavelmente contrárias as do “técnico” Parreira……Deu no que deu = Caneco…..Um líder já p sábado….

  25. Pedro Henrique, com relação ao meu comentário no texto anterior, sobre o Cruzeiro ter dívidas com o empresário do Everton Ribeiro e a afirmação dele de que o jogador já estaria em negociação adiantada com outro clube, não sei se procede, mas é o que vi noticiado na imprensa nas últimas horas. Alguns sites noticiaram. O UOL esportes por exemplo, pra citar um. Se é verdade não sei, mas foi a notícia.

  26. Pedro Henrique muito bom este seu texto, penso que o título ” Porque criticamos um time que está invicto ” da margem para várias opiniões, primeiro: O torcedor cruzeirense por si só já é exigente, segundo: Tem torcedor que não se contenta em ver o time vencendo ou empatando com times inferior tecnicamente sem convencer, terceiro : Tem aquele torcedor que se acha muito otimista e fica dizendo que o time está no caminho certo e o elenco é um dos melhores do Brasil e blá, blá, blá somente para depois que o time engrenar e começar a ganhar dizer que já sabia e que todo mundo só sabe criticar. Costumo dizer que sempre vou criticar e sempre serei o primeiro a aplaudir se o time, jogador, técnico, diretoria merecerem, já vi vários times do Cruzeiro e na maioria deles eu fiquei mal acostumado, pois quando entrava em campo não se omitia além de jogar bonito não fazia cerimônia em golear, hoje vemos um time que esta invicto mas tem que fazer cêra para segurar resultado e o pior nem isso consegue, não vou dizer que não gosto de ver o Cruzeiro invicto, mas prefiro que seja com merecimento para que eu possa estufar o peito erguer a cabeça e aplaudir de pé com orgulho ( não confundam, terei orgulho deste clube até o fim dos meus dias ) , mas esta invencibilidade de HOJE em dia não aplaudirei pois não me convence nem um pouco, sempre vejo os técnicos dizerem que precisam de pelo ao menos 10 jgs para aparecer o trabalho , já estamos com 16 e não vejo evolução alguma, mas espero ver este quadro evoluir e que o time realmente entre nos eixos. E por que digo isso ? Simples ; esperava muito mais do time, o elenco foi reforçado ( muitos que eram titulares foram para o banco ou saíram, e ainda tem mais que podem pedir o boné ), mantemos a comissão técnica, fizemos uma pré-temporada mais curta mas a maioria participou, creio que o Dedé acrescentará muita qualidade ao time, mas quando poderemos efetivamente contar com ele? Vamos aguardar e ter esperança nos próximos 8 meses porque 3 meses já foram e nada, ganhar do rival ? Sempre iremos ganhar deles, invencibilidade só serve e é boa quando não se perde o jogo que não se pode perder, eu sempre vou preferir um time jogando certinho ( não precisa ser perfeito ) e ganhando TÍTULOS.

  27. Pedro Henrique, excelente texto. Já venho criticando esse argumento da “invencibilidade” a muito tempo. Inclusive no texto passado ou retrasado até perdi um pouco a paciência e falei que esse discurso já está dando no saco. Contar vantagem de invencibilidade jogando apenas contra adversários fraquíssimos? Times do interior, times sub-20 e times que ninguém conhecia (São Francisco e Murici)? Chega ser patético alguém encher a boca pra dizer “ah, mas estamos invictos”. Mesmo se tivesse passado o rolo em todos eles, goleado e convencido, ainda sim o discurso seria inválido, pois batemos apenas em galinhas mortas. Mas não é o caso. Invicto vencendo apenas adversários fraquíssimos e, pra piorar, sofrendo, passando sufoco e vencendo apertado a maioria. Fora os empates contra times fraquíssimos e jogando mal. Ou seja, não convenceu ninguém. Portanto esse discurso de “invencibilidade” é tolo e não significa alguma evolução ou superioridade do time.

  28. Meus caros P.H e comentaristas: Já vem o Mano com treino fechado. Toda semana é a mesma coisa treino fechado, a imprensa não pode acompanhar e na hora do jogo ele vem com a mesma equipe com seus apadrinhados e jogando do mesmo jeito, ou seja: mal. Será que ele está escondendo treino pra ninguém ver que ele não está treinando coisa nenhuma. Abre esses treinos ai seu Mano, deixa todo mundo acompanhar e dar palpites pra ver se melhora. Abraços pessoal.

  29. O problema do Cruzeiro se chama Thiago Neves. Ele deveria ter sido colocado aos poucos, quando ele entrou o ataque estava entrosado. Agora é esperar o time se ajeitar com ele, mas deve demorar mais um tempo.

    1. Se o Mano insistir nesse esquema onde o TN não joga centralizado o ataque não vai se encaixar tão cedo e enquanto isso todo o sistema ofensivo vai ir se queimando com a torcida.

  30. PH sempre leio o blog e hj é a primeira vez q comento. Primeiramente parabéns pelos textos. O time caiu de produção a partir do momento q o Thiago Neves entrou na equipe, toda a mobilidade q vimos e q todos gostaram no início da temporada foram em jogos com Robinho, Alisson, Arrascaeta e Sóbis. Trocas rápidas de passes e posições, a partir do momento em que o TN entrou no time essas trocas rápidas de passes se perderam e não houve mais trocas de posição. O Robinho é o ponto de equilíbrio do meio campo pois além de organizar as jogadas faz muito bem a marcação pelo lado direito, o q ajuda muito o Ariel e o Henrique, quando o Robinho não está em campo ou está mal no jogo, sobrecarrega a marcação dos outros dois volantes. Não sou fã do Henrique mas quando ele não joga o time perde muito, acho q ele não marca forte mas é ele quem faz a saída de bola. O Ariel está bem mas é muito mas muito lento, pra mim só serve pra titular se for com esquema com três volantes sendo um dos volantes mais pegador como era o Williams em 2015, mesmo com Robinho como volante o Ariel não tem lugar no time titular pois o time fica sem alguém q marca forte, e penso q pelo menos um dos volantes tem q ter mais força sendo o esquema dois ou três volantes, atualmente seria Romero ou Hudson um dos volantes titulares para marcação mais forte. Sem força na marcação no meio a zaga sofre mesmo, o q tem acontecido, o Cruzeiro está bem servidos de zagueiros até mesmo o tão criticado Léo não é ruim, mas tem q ter proteção do meio. Muitos criticam o Alisson mas pra mim é um dos melhores do ataque, lógico q tem as suas deficiências como cruzamentos para a área e chutes a gol, mas o treinador ganha muito bem é para treinar e minimizar essas deficiências, o Alisson é quase sempre o q mais combate a frente e não tem medo de driblar e ir pra cima dos adversários, o time ganha muito em mobilidade com ele. Por último falo do MM que está me fazendo lembrar do Adilson Batista, se o time q entrar em campo não resolver não espere q seja resolvido nas alterações, não sabe fazer alterações. Só sabe recuar o time colocando volante e tirando meia armador ou atacante e inventando como foi o caso do Bryan, como dizia o Luxemburgo o medo de perder tira a vontade de ganhar. Detesto treinador q não pode fazer um gol q já retranca o time, casos de AB, Marcelo Oliveira tb tinha seus jogos de retranca e agora o MM. Elenco qualificado temos esse ano, mas o treinador tem q saber utilizar, se não colocar os melhores sempre vai perder o grupo e vai complicar o ano q a princípio tem tudo para ser vitorioso. Um abraço e continue escrevendo com muita clareza dos fatos e com sabedoria.

  31. Meu Deus, tem gente aqui pedindo para que o time jogue pelo meio e deixe as pontas. Não conhecem a essência do futebol, provavelmente nunca o jogaram, mas palpitam. Sim, o Cruzeiro não tem jogado bem nas últimas partidas, mas alguém se lembra da ausência de Arrascaeta, Robinho e Henrique? Ou revezamentos que excluem Diogo Barbosa? Acham que o time tem que jogar sempre bem com a ausência de titulares? Acham que somos a seleção brasileira? Temos bom plantel, mas nem todos os reservas estão à altura. Isto é diferente em outros times? Deixem o Mano trabalhar, por favor! Ele é, simplesmente, o melhor técnico em atividade no Brasil, além do Tite, e Tite está na seleção brasileira. Temos tudo para vivermos um ano excelente em todas as disputas. Deixem o homem em paz!

    1. Vitor respeito sua opinião, mas. o Mano já está no comando a quase 1 ano e já era para o time estar taticamente montado sendo que a maioria que joga hoje era titular e mesmo não sendo os reforços que queríamos os que vieram são melhores dos que saíram, e não irá adiantar nada a entrada do Dedé, Caicedo, Lucas Silva se não temos um esquema tático definido e com variações de jogadas, e isso já era para estarmos vendo neste período de jogos fracos, agora podemos ter um time mais qualificado mas em compensação praticamente vamos começar do zero em jogos decisivos, alguém por acaso notou algumas jogadas ensaiadas inclusive com bolas parada diferente, onde aumentou a qualidade com Diogo e Tiago Neves até agora? Ou pode ser que tenha e eu não estou conseguindo ver, mesmo com Arrascaeta, Robinho e Henrique o time já não estava rendendo o esperado, e estas desculpas de desfalque, campos ruins, e erros da arbitragem não cola mais, porque se o time estivesse bem treinado quem entra daria continuidade sem quebra de ritmo na equipe, portanto, não só os jogadores mas o Mano também tem sua parcela de culpa sim.

  32. Tomara que esse time encaixe e Mano explore o máximo de cada jogador, não consigo aceitar que esse plantel não vai evoluir e virar um time competitivo.

    Thiago Neves não pode virar um novo Diego Souza, acho que vai jogar bem ainda.

    A escolha é nossa? Então o Pré-Clássico e As Curtinhas , rssss

  33. Com esse futebol tá invicto porque só jogou contra babas,verdade seja dita.Ábila já mostrou que não pode ser banco,pode não ser o camisa 9 dos sonhos,mas é praticamente o único que incomoda o adversário lá na frente.

  34. eu particularmente não crítico o time,mas não por achar que está tudo bem que é claro que não está bem,mas sim por achar que ainda vamos melhorar e progredir muito em 2017,pois temos bons jogadores e bom técnico,acho apenas ser uma instabilidade de momento e que vamos superar tranquilo.
    amanhã realmente vai começar o ano pra valer,pois até agora foram apenas treinos de luxo,que podem ser divididos em 2 fases distintas:
    antes do carnaval o time super bem,criando bastante e jogando super bem e depois do carnaval jogando mal e sem criar nada e muito mal nas finalizações,mas enfim oscilações normais de um inicio de ano.
    amanhã colocaremos os gaylos no lugar que eles merecem.
    saudações nação azul.

  35. Excelente texto! Mas acredito que ainda é cedo. Vi um comentário ontem no Blog que achei muito coerente, dizia que o as falhas se evidenciaram mais quando MM começou a misturar time A e time B, enquanto era ou um ou outro estava melhor.
    Nenhum time do Brasil está voando .
    Como já disse é impossivel que se mude tudo agora no mês de Abril.
    Como torcedores devemos propor uma “tregua” e dar um voto de confiança, pois esses proximos 40 dias mostrarão a verdade!
    Vamos apoiar, pq vejo muitos críticos que tudo que querem é dizer aquela velha frase: “eu Avisei”
    Prefiro acreditar que sairemos destes 40 dias com 1 titulo e 2 classificações.
    VAMOOS CRUZEIROO!

  36. Pessoal calma, tirando o jogo contra o uberlandia, os outros jogos, o time jogou bem, contra o URT e Joinvile, foram times reservas, contra esses dois ultimos citados, o cruzeiro perdeu uma enxurrada de gols, tem dia que a bola nao entra e que o goleiro pega tudo…muita calma nessa hora, no ano passado o cruzeiro ganhava mas mostrava um futebol horroroso, este ano o futebol está infinitamente superior em relação ao ultimo ano…calma , amanhã é 3 naquelas frangas.

  37. KD o Lucas Romero jogador de raça com pegada acredito que ta faltando esse espírito no time e ninguém mais fala sobre ele que é de seleção Argentina!!!!!

  38. Caríssimo blogueiro,
    Invicto contra quem? Jogou contra quais times grandes do futebol brasileiro?
    Empatou com URT e Uberlândia e ganhou na bacia das almas de outros poderosos clubes do campeonato rural de Minas Gerais.
    Há algo para comemorar? Está a monte de pontos do primeiro colocado nesse difícil campeonato regional. Desse jeito será mais um ano sem nada. Esse time medíocre já está me fazendo usar o controle remoto da TV. Me falta paciência para ver tanto jogador ruim. Fracos que não teriam lugar nem como reserva em um time que almeja disputar algo grande. A diretoria está preocupada com outras coisas: vôlei e o popularíssimo no Brasil, futebol americano.

      1. Perdão. Não havia lido mesmo. Falha minha. É que tenho visto tanto jornalista entendido dizendo que o Cruzeiro está bem, que o elenco é bom, que pensei que você faria uma crítica a quem está criticando. Concordo com tudo que você escreveu. Da próxima lerei antes. Valeu.

  39. Esse negócio de jogador beijar o escudo da camisa do time em que está jogando é a maior mentira. São uns verdadeiros mercenários. Qdo vão para outro time, alegam que era um sonho jogar lá. No noticiário do Cruzeiro, o Vincintin diz que as portas estão abertas para o Everton Ribeiro, que ele é ídolo nosso, que o Tinga já fez contato com ele, etc. Todavia, no site de hoje na globo.com, diz que: “Com discurso cauteloso, como de hábito, o Flamengo se aproxima de acordo com Everton Ribeiro. O interesse é recíproco. O meia do Al-Ahli elegeu o Rubro-Negro como opção ideal. ” Ou seja, jogador não é ídolo de time nenhum, eles jogam no time que pagar mais, e depois beijam o escudo declarando amor eterno. Balela!!!

  40. Prezado PH, Acho que passou o momento dos times continuar com essa troca de farpas! futebol é dentro das quatro linhas. Vejo muita coisa errada entre as duas torcidas. Deveriam se preocupar em torcer mas preferem provocar uma a outra como se isso fosse o mais importante. Vejamos o que disse o comentarista do Atletico: No tocante à partida, quero comentar, para começar, sobre as proibições impostas pelo mandante. Não vale bandeira, não vale charanga, não vale mascote. Por pouco, graças à Federação Mineira de Futebol, o veto não se estendeu para as crianças, impossibilitando-as de entrar em campo com os jogadores do Galo. Será que vale gol de nosso time? Benecy já alinhou com a arbitragem e isso também será proibido? É gente pequena, de uma diretoria de clube que se julga grande.No tocante à partida, quero comentar, para começar, sobre as proibições impostas pelo mandante. Não vale bandeira, não vale charanga, não vale mascote. Por pouco, graças à Federação Mineira de Futebol, o veto não se estendeu para as crianças, impossibilitando-as de entrar em campo com os jogadores do Galo. Será que vale gol de nosso time? Benecy já alinhou com a arbitragem e isso também será proibido? É gente pequena, de uma diretoria de clube que se julga grande. Deveriam as torcidas, a imprensa e, principalmente os dirigentes acabar de vez com as acusações mutuas entre torcedores. quem vai a um estádio de futebol no brasil é obrigado a escutar xingamentos de toda natureza, xingam o juíz, xingas os bandeiras, xingam os jogadores… Ora, para que serve tudo isso? Onde está o respeito, a educação e as boas maneiras que deveriam ter aprendidos em casa? ao invés de se sentarem pisam nas cadeiras, sujam os banheiros, etc… será que em suas casas agem assim também?? Pensem um pouco a respeito. Deveriamos ir ao campo para assistir uma partida entre dois times em que um deles vais ganhar, não é possível os dois sairem vitoriosos.. Está errado essa forma de agir de torcer, de assistir, de provocar de falar e de escrever…

  41. No jogo de sábado o Cruzeiro precisa tomar cuidado c/ o jogador Danilo das frangas. Não adianta fazer uma forte marcação em cima do Fred e esquecer o Danilo, que acredito será utilizado como uma arma secreta nesse jogo. Danilo tem um bom chute e não se pode descuidar desse jogador. O Cruzeiro contratou o Bryan e não enxergou o Danilo, que é muito mais jogador que o Bryan. Infelizmente não temos um diretor que enxergue bem de futebol no Clube.

  42. Ph, concordo com você, o brasileiro não sabe ouvir críticas, compreender e fortalecer em cima delas. Vejo que o time teve queda de rendimento, porém essas situações aconteceram enquanto o time foi sendo mudado. Sobre o jogo de sábado iremos ter a volta de Arascaeta. Este jogador vem desequilibrando nos últimos clássicos e esperamos que nesse não seja diferente. Oportunidade para Thiago Neves, espero que faça grande exibição, pois diante das últimas não vem apresentando o futebol de qualidade que ele tem.

  43. Jogo que não vale nada, mas serve para testar os limites do time, se o teimoso do Mano continuar insistindo com o tal alisson, pode ter certeza que fazer gols vai ficar muito muito muito mais complicado, pq se a bola for nessse cara ja era..ou isola a bola ou chuta em cima de alguem ou perde o lance e olha para tos lados com a cara de abobado.. Ou seja esta na hora de testar outro

  44. PH, você não acha que a queda de produção está relacionada à entrada de Thiago Neves no time? Não tenho nada contra o jogador, mas talvez ele ainda precise de mais tempo para se tornar titular. Digo isso porque as apresentações anteriores à entrada dele no time titular foram as melhores ( talvez seja coincidência com outros fatores).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.