Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Muitas desculpas e pouco futebol

Queda de rendimento do Cruzeiro tem justificativa? (Foto: Geraldo Bubniak/Cruzeiro)

A queda de produção do Cruzeiro – que já foi reconhecida pelo treinador e pelos próprios jogadores – tem sido justificada com inúmeras desculpas nos últimos tempos. Algumas delas não deveriam sequer ser aceitas pelo torcedor e, adiante, explicarei o porquê. Alguns argumentos chegam a ser bizarros, embora sirvam para iludir muita gente. Eu, sinceramente, nunca vi tanta desculpa como eu tenho visto nos últimos tempos.

Para cada resultado adverso, uma desculpa diferente. Você pode escolher a sua, mas vou alertá-los sobre algumas falácias que são capazes de iludir até o momento em que a situação fica insustentável. Vamos a elas:

1- Calendário

Em uma entrevista coletiva recente, o próprio técnico Mano Menezes disse que reclamar do calendário do futebol brasileiro não adianta. Nosso calendário tem problemas? Tem. Deve ser modificado? Deve. Mas enquanto ele não sofre alterações, não adianta reclamar. É preciso planejar em cima do calendário que temos hoje. Na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos a gente sempre teve jogos no meio e no final de semana. E antigamente nem se falava muito em rodízio e em poupar jogadores. Hoje é um pouco diferente, até porque o futebol muda, como tudo na vida. O calendário é esse. Vamos ter jogos do Mineiro, da Primeira Liga, da Sul-Americana, da Copa do Brasil e do Brasileiro. Os outros grandes clubes também vão jogar um monte de competições. E cada um vai ter que se virar do seu jeito. O que não pode é ficar usando o calendário pra justificar as más atuações.

2- Desgaste

Mano já chegou a justificar a pouca intensidade da equipe por causa do desgaste dos jogadores. E aí estamos diante da contradição, uma vez que temos um elenco considerado forte e que poderia ser mais “rodado”, principalmente agora no Campeonato Mineiro. E mesmo estando no início da temporada, no segundo mês de trabalho, falar em desgaste pega mal. Como será no decorrer da temporada, então? Difícil. A opção do técnico foi não rodar muito o elenco para que o time titular ganhe entrosamento. No entanto, o onze inicial de Mano Menezes não tem feito boas atuações. Será que a questão é mesmo o cansaço ou estamos diante de uma desculpa?

3- Mudanças na equipe e desfalques

O fato de o Cruzeiro jogar com algumas alterações em determinadas posições – para poupar alguns jogadores – também já foi motivo de desculpa. Aí eu começo a ficar preocupado, pois isso evidencia que ou não temos jogadores à altura no banco de reservas ou o treinamento do time reserva não tem sido bem feito. É até constrangedor pensar que não podemos mudar um ou dois atletas do time titular que a coisa desanda.

Bom, no último jogo a gente teve uma mudança drástica, pois perdemos Henrique e Robinho e o treinador resolveu poupar os dois laterais titulares. Aí sim há uma alteração muito profunda. O esquema também mudou antes e durante o jogo. Nesse caso, essas alterações bruscas no time e na maneira de jogar com certeza influenciam no comportamento do time em campo e é preciso ponderar.

4- Motivação

Uma das desculpas que eu não engulo e que parte da torcida – e não da diretoria e da comissão técnica – utiliza diz respeito à motivação dos atletas em jogos do Campeonato Mineiro. Bom, se o problema fosse motivacional, seria fácil resolver: bastaria colocar o time reserva ou o time sub-20 pra jogar o Estadual e deixar os titulares treinando na Toca da Raposa. Mas é ridículo pensar assim, não é mesmo? Os jogadores precisam desses “jogos menores” para pegarem ritmo de jogo, entrosamento, etc. E tem mais: quem veste a camisa do Cruzeiro tem que estar motivado para tudo. O salário está sempre em dia, a infraestrutura é excelente. Realmente, não dá para falar de falta de motivação para os pequenos jogos. Chega a ser uma afronta à nossa inteligência. É óbvio que jogar contra o São Paulo pela Copa do Brasil é mais empolgante que jogar contra a URT pela primeira fase do Mineiro, mas daí explicar o baixo rendimento da equipe por causa do nível do jogo?

5- Gramado e arbitragem

Gramado e arbitragem também são desculpas rotineiras para justificar derrotas. Mas não serei inocente de dizer que gramados ruins e a arbitragem não influenciam o resultado de um jogo. É claro que eles têm papel preponderante. No entanto, gramados e arbitragens ruins ainda fazem parte do futebol. Quem sabe um dia nós teremos gramados de qualidade em todos os cantos do país e um sistema de tecnologia que ajude os árbitros a minimizarem o máximo possível os erros que são cometidos por eles. Enquanto isso não acontece, o negócio é jogar bola e fazer as coisas acontecerem dentro de campo.

O que a gente quer do Cruzeiro agora é menos desculpas e mais futebol. O torcedor quer empenho, vontade, garra e um futebol de qualidade e que seja condizente com a história do Clube, com o DNA do Cruzeiro. Queremos futebol ofensivo. Queremos jogar os 90 minutos com intensidade, na medida do possível. É fazer um gol e buscar o segundo. É fazer o segundo e buscar o terceiro. Que fique o exemplo o jogo da Seleção Brasileira de ontem. O cruzeirense não tem estado satisfeito com o futebol que o time do Cruzeiro tem praticado. E isso fica nítido com o número de torcedores que tem ido ao Mineirão. Menos desculpas e bola na rede, moçada. Eu posso até ser jovem, mas em meus 23 anos de idade eu já vi o Cruzeiro jogando melhor com times tecnicamente inferiores ao que temos hoje. E volto a dizer: se a gente tá cobrando é porque acreditamos que esse time pode muito mais.

E calma: ninguém está implantando crise. Sabemos que estamos no início do trabalho e que o Mineiro não vale muita coisa, mas nós precisamos cobrar o investimento que a diretoria fez, precisamos cobrar um futebol melhor. A gente pode criticar e isso não quer dizer que está tudo desmoronando. O torcedor precisa entender isso. Crítica na hora de crítica, elogio na hora de elogio e apoio dentro de campo, sempre.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

102 thoughts to “Muitas desculpas e pouco futebol”

  1. O problema todo do Mano foi quando resolveu misturar time titular com time reserva. Aí não ficou nem uma coisa, nem outra. Uma coisa é dar oportunidade para os jogadores da equipe reserva, mas isso tem a dose certa. Meio time titular com meio time reserva só atrapalha o entrosamento. Quer poupar, poupe o time inteiro.

  2. Concordo plenamente!!! Porque nosso time esta atuando tão abaixo do que sabemos que pode?? Se fazemos um gol!! Pronto ta otimo! O time se fecha ecda por satisfeito. Foi assim com o America, foi assim com o Uberlandia, tomamos o empate por segurar o jogo. A nossa seleção ta dando show!! Não importa onde joga, impoe seu jeito de jogar. Bora CRUZEIRO!! Mirar os bons exemplos!!!

  3. O tecnico do Cruzeiro precisa passar tranquilidade aos comandados e pra o torcedor… grita muito e parece nervoso demais na beira do gramado… Ficar dependendo de Arrascaeta e Robinho pro time jogar bem, não pode… Cadê o futebol de ALisson que não acerta uma bola no gool? … Helber quando voltar a jogar o bom futebol? A defesa tomando gools por pura desatenção… enfim. O clássico como sempre dirá ao Mano e sua turma se o ano será o que esperamos ou mais um ano de decepção, sinal Amarelo na TOCA… Aviso vem SP por ai na COPA DO BRASIL…

  4. Uma solução que resolveria tudo de todos os times. Substituir dois tempos de 45 minutos para tres tempos de 30 minutos, com mais alterações permitidas nos intervalos, alem das 3 regulamentares. Diminuiria o numero de lesoes, justificaria o tamanho dos elencos (times tem 30 jogadores para jogar 11), haveria 2 espaços de publicidade, enfim. Futebol é arcaico como nenhum esporte no planeta.

      1. Peraí cara! Respeita o comentário do colega. Vc pode não concordar, mas todo mundo tem direito de dar suas opiniões e sugestões. O que pode parecem bobagem pra vc pode não ser para outros. Discorde mostrando seu ponto de vista e não ofendendo.

      2. O clássico argumento da mediocridade:”se a marioria gosta tá bom, não precisa melhorar”. É o maior esporte do planeta, nao precisa de arbitro de video, nao precisa de sensores na linha, etc. Enquanto nesse pensamento de dinossauro, vemos estadios vazios e crescimento do futebol americano, por ex.

      3. Bem, talvez a opinião do Dante possa não facilitar as coisas para o Cruzeiro, mas é um pensamento inteligente, que poderia melhorar o futebol. Outra sugestão seria ter 2 tempos de 30 minutos, porém, parando o cronômetro como no basquete e outros esportes. Não perderíamos tanto tempo com ceras, discussões, polêmicas etc.

    1. Eu sempre achei que deveria aumentar as substituições. 3 é muito pouco para um esporte puxado, desgastante e com time de 11 jogadores. Primeiramente acho que goleiro deveria ser uma substituição a parte. Fora isso acho que deveria ser permitido pelo menos umas 5 substituições.

      1. O problema é a cera que um grande numero de substituições levaria, Deveriam ser feitas nos intervalos. O cruzeiro já faz jogos treino de 3 tempos de 30 minutos.

  5. PH você escreveu tudo o que eu pensei ontem ao ver o jogo da Seleção Brasileira.
    A garra, a vontade de vencer e convencer. Mesmo estando com a vitória de 2 x 0 aos 42/43 minutos do segundo tempo, batalharam até conseguir o terceiro gol. 3 x 0, e não foi em cima de time de interior.
    O que está faltando ao Mano (não estou querendo queimá-lo) talvez seja incentivar, treinar, sei lá o que, ataque, gol, garra, confiança, tudo o que o Tite tem demonstrado.
    Mais uma vez, ontem, vendo a torcida gritar o nome do Tite e lembrando os últimos jogos do Cruzeiro, veio à mente o porque o Mano não continuou técnico da Seleção (mais uma vez, não estou querendo queimá-lo, mas assim como você, ver alterações em suas atitudes).
    Será que a equipe Celeste sabe que aquele local, com dois postes verticais e um horizontal, com uma rede atrás, é o local onde a bola tem que entrar? Brincadeiras à parte, estou com medo de 2017 ser ano de sofrimento igual 2015 e 2016. Tomara que eu esteja errado. Abraços.

  6. Valeu PH, você como sempre foi direto e objetivo ao ponto. Com qualquer time que o treinador colocar no campeonato mineiro, tem que entrar motivado e com gana para ganhar. No futebol de hoje, camisa e nome não ganha jogo. Portanto, nada de desculpas, temos um bom time e alguns bons reservas, se não correr, dividir não vai chegar na final do mineiro novamente. Vamos apoiar e continuar cobrando como todo bom cruzeirense sempre fez.

  7. Bolão P H , sempre comentando encima de bom senso . É impressionante a queda de rendimento do Cruzeiro , tem recuado diante de adversários que teoricamente deveriam temer o nosso time . Será que os gramados onde o Cruzeiro joga são diferentes de onde o Atlético joga ? Continuo pensando que quando o Robinho jogava mais centralizado eram criadas mais oportunidades de gols ,observem que até ele parou de fazer gols . Realmente o time está merecendo críticas .

  8. E a torcida? fez sua parte esse ano? Ou acham que só ficar aqui enfrente ao computador falando bobagem vai ajudar? Tá na hora de mostrar aos jogadores aonde eles estão, com quem estão lidando, estão no maior de minas hora que começar motivar esse time no grito, braço cruzados e corneta não vão ajudar em nada, antes de cornetar faça sua parte, mas vá pra apoiar, se for pra vaiar e só ficar tirando Selfie não precisa ir não.

      1. Bruno e Wendel
        Concordo com vocês plenamente. É muito fácil jogar pedras na adversidade e fazer oba oba após algumas vitórias. Mas o nosso papel como torcedor é ir à campo e apoiar o time os 90 minutos.
        E depois se for o caso, vaiar para demonstrar nossa insatisfação ou aplaudir em caso de vitória (de preferencia com show).

  9. Parabéns pelo texto Pedro Henrique, posso te dizer que tranquilamente que quase tudo que você disse estão gravados nos meus comentários ” claro que sem o seu brilhantismo, sabedoria e categoria”, mas é o que penso, são desculpas e tentativas de desculpar o indesculpável; campos ruins sempre houve, erros de arbitragem sempre houve, o que não está havendo é um futebol convincente e que traga confiança, penso que tem que haver mudanças de posturas já, os matas- matas que decidem estão as portas e não tem mais espaços para erros.

      1. Parabéns pelos seus comentários! Sempre diretos! Na sua opinião, porque o Romero e o Hudson não estão sendo tão bem aproveitados pelo técnico? Porque o Fabrício é aproveitado e outros são deixados no banco? Qual a coerência?

        1. Obrigado, José.
          Bom, a dupla titular de volantes era Ariel e Henrique. Mano utilizou, na maioria das vezes, o time titular (ou uma equipe mais próxima da titular) nos jogos até agora. Quando Henrique se lesionou, Lucas Romero tinha passado por um procedimento cirúrgico no dente e teve que ficar fora. Então, Hudson entrou no lugar de Henrique e isso se manteve. E, nas oportunidades que teve em 2017, Romero não foi tão bem como no ano passado. Em relação à lateral-esquerda, Mano nunca escondeu sua preferência por Fabrício. Ele pode jogar no meio, é bem mais ofensivo que o Bryan, etc. Sendo assim, Diogo é titular e Fabrício é o primeiro reserva. Expliquei as escolhas do Mano. Se elas são as melhores ou não, os jogos é que vão mostrar, rs. Um abraço!

  10. Somente para lembrar que a Primeira Liga foi criada recentemente pelos próprios dirigentes de clubes, não obstante o choro antigo quanto ao calendário.

    1. Apesar de não assunto deste blog eu enxergava a Primeira Liga (apesar da falta de criatividade na escolha do nome) como a redenção do futebol brasileiro.

      Era a chance dos clubes assumirem o comando, deixando a CBF somente com as seleções (masculina, feminina e de base).

      Entretanto a adesão dos cariocas veio pela metade (mais por briga interna no Rio do que por qualquer outra coisa) e os paulistas que se acham os reis da cocada preta e acham que o estadual deles é a melhor coisa do mundo.

      Hoje a primeira liga está ocupando que o ano quase que todo. Se não me engano a final será em Agosto.

      Além dos times do sul e sudeste, este ano tivemos a participação do Ceará.

      Infelizmente tenho ouvido muitos comentários, principalmente na imprensa mineira (talvez até mesmo porque o Gilvan deu uma banana para o Kalil) chamando de primeira Não liga e outros termos pejorativos.

      Se os 4 paulista e os 2 outros cariocas resolvessem entrar na liga seria difícil ela não se tornar um sucesso em pouco tempo desbancando os estaduais e até mesmo, a longo prazo, desbancando o brasileirão.

      Imaginem:
      Grêmio e Inter
      Atlético Paranaense e Coritiba
      Cruzeiro e Atlético Mineiro
      São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras
      Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo

      Mais: Vitória, Bahia, Santa Cruz, Nautico, Sport e Ceará
      Além de: Chapecoense, Avaí, America MG, Ponte Preta, Goias, Remo, Paisandu.

      Eu sei que relacionei bem mais que 20 clubes.
      Mas imaginem um campeonato com estes clubes.
      Os times com mais camisa e alguns com bilheteria garantida.

      Infelizmente os nossos dirigentes agem como torcedores, só querem tirar vantagem para os próprios times, além de interesses que nem posso imaginar.

      Eles devem entender que a luta deve ser travada dentro do campo e do lado de fora é promover o interesse do coletivo.

      Cotas divididas (parte igualmente e parte por desempenho).
      No futebol americano os melhores universitários são escolhidos pelos times com pior desempenho para nivelar a competição.
      No volei brasileiro (e o Sada sofre com isso) tem o sistema de pontuação dos atletas com o objetivo de nivelar a competição.

      Acho que é consenso que o campeonato mineiro não vale nada (tecnicamente falando) porque todo mundo sabe o que vai acontecer no final (Cruzeiro ou Atlético e uma vez por década o America). O mesmo no espanhol (sem querer comparar o nível técnico né gente) com Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid.

      No brasileirão temos sempre pelo menos uns 6 concorrentes ao títulos que mudam ano a ano naquela turminha do clube dos treze. Mas esta alternância tem mais haver com a incompetência dos nossos dirigentes em manter sempre o time em alto nível do que no nivelamento da competição.

      Para variar. Falei para k@4@1.

      Só mais um parenteses: deve ter sido o comentário que mais saiu a palavra atlético deste a fundação deste blog e creio que ninguém reparou. kkkk

  11. Bora encher a toca três , e largar de ouvir a aldeia, estão como sempre querendo desestabilizar o Maior de Minas. Quando depenar as felpudas mo sábado quero ver nego com essa papo!

        1. Exatamente esse o problema. Se não me engano são 6 jogos que não perdemos para eles é se tratando de clássico é.muito difícil manter uma hegemonia assim por muito tempo. Vale lembrar que dessa vez estaremos desfalcados e eles não, diferente dos outros jogos. Não vou me empolgar demais.

  12. Não é que o Mano seja um mal treinador, o problema é que ele não é treinador pro Cruzeiro . Mano é treinador da escola Gaucha , com características de jogo pegado e feio , que preza por futebol eficiente e de resultado, não ao jogo bonito . Dificilmente um time desse treinador jogará bonito , e caso esteja ganhando o jogo amigos , é retranca na certa pois 1 a 0 é goleada , os jogadores em campo automatizam essas características do treinador . Tenho percebido N´s explicações para as más atuações ,porém ele não percebeu ainda que está escalando mal e substituindo pior ainda . Acho muito difícil essa combinação CruzeiroxMano dar certo , por divergências de filosofia .

    1. CHIVAS GUADALAJARA, Pontos a considerar.
      Ser da escola gaucha.
      O segundo melhor treinador da vida do Cruzeiro foi um gaucho.
      Sr. Enio Andrade, a meu juizo este (Enio ) só perde o posto de 1º para ALFREDO MOREIRA JUNIOR ou seja Zeze Moreira.
      Entao dizer que é de escola gaucha não diz muito .
      O que está mais que na cara, é que o grupo é desequilibrado.
      Até pouco tempo tinhamos 6 lat.esquerdos, um monte de jogadores meia boca para o meio, nao temos um bom finalizador, nosso melhor jogador (Robinho) é bichado , contrataram um jogador de nome, (TN) que ao entrar no time, o time perdeu força.
      Junta-se a isso que o cabeça dura do treinador, insiste com jogadores que são pra lá de meia boca, tipo Leo, Cabral , Alissom e os que todos ja conhecem e não preciso ficar aqui gastando vela com eles.
      Quem suporta ELBER, ALEX BUNDUDO, BRYAN ,
      O X da questão mesmo amigos, é que o VICINTIM como formador de equipe é uma lástima, lembram-se no monte de argentinos que ele contratou? portanto a nossa sorte, é que o reinado dele e do seu mentor está chegando ao fim, e que se Deus quiser , que ele nunca mais apareça na vida do clube.
      Mas que o prob. é a escola gaucha. acho que não é não, é simplificar demais o nosso pesadelo.

  13. Gente, o que está acontecendo com o MAIOR DE MINAS, é o seguinte: Algumas peças não estão correspondendo que estava correspondendo no inicio, é caso do Alisson, Henrique e Ezequiel, e o Mano continua insistindo com Cabral, o time precisa de velocidade, coloca Cabral que é lento pra car*&¨¨%$#@ , Abila que não consegue dominar sequer uma bola, é um jogador muito pesado….tem que ser um time leve, o Leo que ja deu o que tinha que dá, então nós temos substitutos a alturas desses jogadores, só que o Mano é teimoso igual uma porta, e continua insistindo com esses caras, fazer a mer$%#@! das substituições corretas, e ele demora d++++++++++++ mexer.

    1. Ita, para mim você tocou na ferida e também tenho o mesmo pensamento. Henrique precisa ser mais regular. Em seus dois últimos jogos no mineiro, errou passes ridículos para jogadores que estavam praticamente ao seu lado, causando contra ataque perigosos que não resultou em gol devido a má qualidade técnica dos adversários. Cabral considero bom jogador mas, é muito lento, quebra a velocidade que precisa imprimir ao time. Henrique e Cabral são volantes medianos. Pelo menos Lucas Silva merecia ser titular pois, além de ter bom passe, com ritmo de jogo que já poderia ter tido, seria um poder a mais para o time em função do seu chute forte e sempre acertando o gol, seja goleiro, trave ou as redes internas. Alisson tem deficiência em chutes a gol. Cadê o técnico para MANDAR treinar uma hora todos os dias chutes a gol de média, longa distância e dentro da área? Elber demonstra estar sem “tesão” para jogar. Nunca vi tanta má vontade nas vezes que jogou este ano. Grande decepção pois, acreditava muito em seu potencial para este ano mas até agora…Bryan, me desculpem seus adeptos, não merece vestir a camisa azul estrelada. Me limito a dizer só isto dele. Leo, muita boa vontade, é cruzeirense de coração, mas fraquíssimo como jogador ainda mais zagueiro. não consegui antecipar uma bola que é lançada para o centroavante adversário. Deixa a bola chegar, ser dominada e depois fica a lamentar. O que me dizem o segundo gol do Uberlândia? Mayke não respeita mais o Cruzeiro, sem vontade, sem gana. Alguém lembra de uma jogada de linha de fundo nos jogos dele este ano? Fabrício, não tenho palavras. Em resumo: o time é limitado, não temos banco, muitos jogadores medíocres. E aí temos engolir desculpas esfarrapadas de cansaço, gramado, arbitragem, etc??? Estão subestimando minha inteligência e fazendo meu coração sofrer por ver jogos paupérrimos de futebol do meu Cruzeiro . Preocupado se não mostrarmos força, superação a partir do jogo contra o galo.

  14. parabens PH.O mano esta precisando mesmo de uns puxões de orelha, pois este deve ser o motivo de não ganhar brasileiro e título de expressão.Treinador retranqueiro sempre foi e sera pois tem medo de arriscar partir pra cima e deixar os jogadores praticarem um belo futebol como sempre mostraram ,rafael sobis,tiago neves arrascaeta e outros são jogadores que qualquer treinador brasileiro queriam em suas equipes.Toda vez que o time faz um gol recua o time todo e fica esperando o erro dos adverssários.Sao paulo e gaylo dificilmente errarão pois entrarão com vontade de ganhar e aí será aquele deus nos acuda.enquanto este tecnico permanecer com esta ideologia jamais o torcedor ficará tranquilo no estádio pois os advessários ja sabe que ele joga no erro deles e farão de tudo e mais um pouco para não errar.Acredito muito no time do cruzeiro mas no mano não.

  15. Pedro Henrique, você realmente não gosta do Mano, neh? Primeiro aquele texto do A corda Mano, agora esse…. vc continuam com tempestade em copo d’água…. queda de rendimento eh comum, time já está classificado no mineiro… Primeira Liga, ninguém liga… MOTIVACIONAL não é desculpa, é real… calma gente!

      1. Entendi sim, li com cuidado, como li com cuidado o outro post. As coisas não funcionam assim. Na verdade o excelente desempenho no inicio que foi surpresa, sendo um time super instável no final da temporada 2016. Todos os jogos que eram de expressão – Copa do Brasil e clássico o time se portou muito bem.
        Você fala que não está implantando crise, mas já é o segundo post em menos de 2 semanas. Seu último post, vc rodou, rodou mas apenas criticou a finalização da equipe, chegou até a elogiar o Cabral – sendo que finalização não pode ser prioridade de um treinador de equipe profissional. É uma das minhas prioridades como treinador de base, formador de atleta.

        Lucas Silva será titular, mas chegou no final da pré-temporada. Vai ganhar a posição na hora certa. Maneira mais fácil de perder o grupo é fazer essas modificações no time de qualquer jeito. E no Futebol, se vc perde o vestiário – já era. Não é criticando o Henrique que o Lucas vai virar titular.

        Você admite que gramado ruim influência no resultado, mas depois diz que é assim mesmo, no final também não basta de uma desculpa, certo?

        Desgaste tem a cada jogo, final da temporada apenas intensifica o desgaste devido ao acúmulo. E o calendário é horrível sim, adaptar quer dizer que fará o melhor possível, não o melhor.
        No momento, a única crítica que cabe é porque estamos disputando a Primeira Liga, contra equipes sub20, onde nenhuma das equipes demonstrou interesse na competição. Porque raios a diretoria bancou manter o clube numa competição delas, sendo até que CAP e Coritiba pularam fora quando viram onde o barco estava indo.

        O trabalho no campo – não vejo merecedor críticas no momento.

        Paciência amigo, o time está caminhando. Mas pode mudar a qualquer momento, futebol é interessante por causa disso.

        1. Rodrigo Brandão, respeito sua opinião , mas é apenas a sua opinião , se você está gostando do que o time está apresentando, tudo bem, só que os outros colegas e eu me incluso também temos o direito de pensar diferente e expor nossas opiniões, sem questionar o porque disso ou daquilo apenas discorda do colega e pronto, eu por exemplo acho que pelo elenco que temos que não é grandes coisas como muitos acham, já deveria estar apresentando um futebol mais vistoso e mostrando evolução, e não é o que está acontecendo, sobre finalizações: O Dadá pelo que sei nem em categorias de base passou, Nunes, Flávio sempre foram artilheiros onde passaram e vieram de times do interior que nem categoria de base tinham, então finalização é sangue frio e capricho dentro da área, e o que vejo no nosso ataque é preciosismo e falta de companheirismo, pois vejo que tem jogador nosso melhor colocado e não recebe a bola e quem está com a bola chuta sem direção, ou dá um peteleco em cima do goleiro ( famoso fominha ex: Alisson, Sóbis), o tempo para erros e testes acabou, de agora em diante começa os mata-mata e ai é 8 ou 80, pra mim o time está devendo e muito, mas tem aqueles que estão gostando e aplaude fazer o quê né, mas de uma coisa eu tenho certeza todos nós queremos o melhor para o nosso Cruzeiro.

    1. Esse negócio de não valer nada, não ter motivação… é uma grande balela! Se não vale nada e não tem motivação, isso serve pra todos. Quando joga mal, empata ou perde um jogo, vem logo alguém dizendo: Não vale nada, não tem motivação… engraçado que quem te venceu também não tinha motivação. Entre dois times desmotivados, vc saiu perdedor. Ah, Mineiro não vale nada. Isso é discurso de perdedor. Também não vale nada pro atlético e eles estão vencendo todas. Se forem campeões, terão sido superiores, terão sido melhores que a gente, também achando que não vale nada.

  16. Olá PH. Minhas opiniões sobre Mano Menezes você já conhece de outros posts, não vamos aqui chover no molhado.

    Sim, desculpas demais são sinal de futebol de menos. E quanto mais se aponta para uma falha — gramado ruim, juiz ladrão, cansaço, adversário pereba, “jogo que não vale nada”, etc. — mais fica claro que a retórica serve para encobrir o aspecto objetivo, e muitas vezes óbvio: o trabalho não é bom.

    Porque? Entre várias coisas — técnico fraco, elenco pouco comprometido, planejamento errado, etc. — é possível ver o aspecto palpável do trabalho, já que o time atua num estádio de futebol, com milhares de pessoas olhando e transmitido pela TV. Embora o futebol não seja ciência exata, não é preciso ser cientista para se ver que o time joga bem ou mal. Certamente a torcida quer espetáculo, por isso paga ingresso. Da mesma forma, paga-se ingresso para ver um show de música ou uma peça de teatro. Paga-se por ENTRETENIMENTO.

    Então, no estádio, o torcedor quer ver o time jogar. E mesmo na derrota, sabe reconhecer o esforço do time. Foi assim com a Portuguesa em 1996. O time precisava de 3 gols, só fez um, mas a torcida aplaudiu ao fim da partida. Se o time não joga, mesmo ganhando, a vaia é quase garantida. E é isso que está acontecendo.

    O time, quando é bom, quando joga pra vencer, GANHA DO ADVERSÁRIO, GANHA DO GRAMADO, GANHA DO JUIZ, passa por cima de tudo. Lembra de Cruzeiro e Ipatinga em 2010? O juiz ROUBOU descaradamente o Ipatinga, não deu um gol legítimo, não deu um pênalti legítimo (e ainda teve outro duvidoso). Mas o Ipatinga foi lá, fez 3 gols e despachou a gente. Derrotou TODOS OS ADVERSÁRIOS em uma única partida. Fora de casa.

    Assim, a tal “temporada que está começando” há 3 meses, o “desgaste” dos atletas que, além de viver unicamente para jogar futebol, tem uma super equipe de fisiologistas, nutricionistas e a estrutura mais formidável para se recuperar fisicamente, os “desfalques” do time que poderiam ser evitados se os mesmos jogadores não jogassem 7 partidas em 20 dias (algumas delas com longas viagens), a falta de “motivação” para jogar com adversários de menor expressão — que não faz o menor sentido quando se comemora efusivamente cair num grupo “fácil” numa copa, pois então o melhor seria car num grupo da morte pra ficar mais “motivadão” –, tudo isso não passa de desculpas para o óbvio:

    a) o treinador é um enganador, rejeitado na China, com aproveitamento abaixo do Dunga na seleção e que só ganhou série B, juntando-se às “potências” Paysandu, União São João de Araras, e Sampaio Correia (para não esquecer do nosso glorioso Vila Nova em 71). Não sabe armar, não sabe escalar, não sabe substituir, e não ganha nem experiência. A ruindade da transição do meio de campo pro ataque não pode ser apenas falta de jogador. O Arrascaeta entrou no jogo do Uruguai ontem e a bola passava por ele como um raio. Porque ele não faz isso no Cruzeiro? Porque não é orientado pra isso. As tais “linhas de 4 homens” que deveriam se “aproximar” e “compactar” ficam na maior parte do tempo com apenas 2 ou 3 homens e a 30 metros de distância — espaço no qual a Tombense tocou a bola com velocidade (coisa que o Cruzeiro NUNCA fez com Mano, salvo em algumas ocasiões em 2015, quando já fazia isso com o Marcelo Oliveira) e ali fez um gol com passes trabalhados e inteligência tática. Se alguém me apontar ONDE estão estas duas coisas no Cruzeiro eu calo a minha boca.

    b) eu também acho que as opções A do Cruzeiro são boas, na sua maioria. Algumas B também — taí o Rafael que não me deixa mentir, embora não seja infalível. Aliás, o Lucas França também não é fraco não: quando o Fábio machucou, Rafael estava lesionado e o rapaz é que teve que segurar a meta, coisa que fez muito bem para um estreante. Agora, lateral direita? Esquerda? Com Vitinho na base, não era para Fabrício sequer estar treinando com o time principal. E o Cruzeiro poderia ter pego o Fabiano de volta sem entrar em acordo com o Palmeiras por Robinho, mas em vez disso amoleceu e pegou aquela coisa inexplicável de volta. E, de mais a mais, Parreira também tinha um excelente elenco em 2004, e a seleção jogava horrivelmente mal. Ganhou mais por obra do acaso (jogar com Suécia 2 vezes e não encarar Argentina ou mesmo a Romênia de Hagi). Em 2010 foi o que se viu. A seleção de 1990 com Lazzaroni dava calo nos olhos. Ainda mais para quem viu a de 1982 com Telê – que, mesmo não tendo sido campeã, é considerada uma das melhores de toda a história. Então, se formos considerar apenas resultado, para que assistir jogo no estádio?

    Assim PH e demais leitores, agora é que vamos ver quem é quem. O técnico do Cruzeiro nós já sabemos quem é, mas estamos ainda para ver o que ele é capaz de fazer. “Salvar” time do rebaixamento é pouco para quem ganha meio milhão por mês — o auxiliar-técnico Hudson Coutinho fez isso pelo Figueirense em 2015, e deveria ganhar um vigésimo disso.

    Quem trabalha bem não precisa de desculpas. Quem é sério não precisa de atestado falso para faltar ao trabalho ou à aula. Quem sabe fazer não tem que dar explicações. Mecânico bom conserta seu carro, “mexânico” que não sabe fazer fica te dando desculpas. A pessoa que gosta de você te fala com seriedade, quem dá sorrisinho e fica citando os próprios valores e ideais para justificar o que está fazendo não é sério de verdade. Até onde se sabe, Jesus nunca falou pra multidão “deixa eu passar que eu sou filho do chefe”.

  17. Fala Pedrão! Ainda não tenho a opinião completa sobre o trabalho do Mano. Continuo achando que temos um bom treinador e um bom elenco. Mas confesso que já estive bem mais empolgado com o time do que hoje, a ponto de achar um absurdo alguns comentários pessimistas. Vejo algumas falhas que nosso treinador precisa corrigir. Esse último jogo fiquei pasmo pela escalação e modificações ao longo do Jogo. Minha dúvida é:
    Mano sabe que está errando, mas nunca vai admitir isso publicamente na imprensa e está correndo para corrigir (vide Abila Titular para sanar a escassez de Gol). Ou ele realmente acredita nas justificativas que está dando. Cenas dos próximo capítulo…. rsssss

    Acho que Lucas Silva, Dedé e Ábila vão entrar de titulares no time antes do Brasileiro e das fases finais da Copa do Brasil. Sim , acho que vamos passar do Sao Paulo…
    Grande Abraço e obrigado por mais um texto brilhante e em sintonia com o atual momento. Muito válido colocar esse assunto para gerar a discussão!

  18. A defesa tem que ter Dedé e Caicedo, a lateral direita tá complicada e o meio de campo pede LS. Na frente temos que ter Arrascaeta, Robinho, TN e Sóbis. Ábila e de vez em quando (de vez em quando porque não tá jogando nada) Álisson entrando aos 25 do segundo tempo. Mano é teimoso, fica querendo colocar jogador faltando 5 para terminar, fica retrancando time quando estamos ganhando de 1 a 0. Gaúcho, toma ciência sujeito, joga pra frente, mete gol, liquida com a peleja. Ainda acho que temos plantel pra fazer uma boa temporada, é só o Coerência se tocar. Saudações.

    1. Foi o que falei acima. Sr não vale nada, não vale nada pra todo mundo. Pro campeão também não vale. Se perder, vc foi incompetente e ruim entre todos os que achavam que não Vale nada.

  19. Gente, na reta final dos campeonatos de 2015/16 todos os jogadores se dedicaram ao máximo pois ninguém em sã consciência que ter no curriculo
    uma queda para segundona. Naquela oportunidade o “Comando Azul” fez
    bem em trazer um técnico , não sei por que, até já havia treinado a seleção.
    Os jogadores naquela situação acataram, fizeram sua parte e o técnico também. Foram “muito” bem pagos para isso e fizeram suas obrigação e até somos muito bem gratos por isso. ponto…Agora a situação é outra e o grupo já se conhecem mais, inclusive o “jeitão” prepotente e arrogante do MM. nada me tira da cabeça que tem cheiro de “boicote” no ar……….

  20. A verdade é que depois que o Thiago Neves entrou no time a produtividade caiu assustadoramente o mais prejudicado foi o Arrascaeta seu futebol simplesmente subiu,mas tem uma explicação,o cara chegou com nome e ainda por cima ganhando a bagatela de 800 mil reais mensais,sabe quando que a galera vai querer correr por um cara que ganha isso.NUNCA.

    1. Tem fontes pra afirmação que o TN recebe 800 mil mensais ou só inventou esse número mesmo?

      A culpa da produtividade cair é única e exclusivamente do técnico que modificou uma peça que muda o esquema (Alisson por TN) mas não mudou o esquema do time, quer que um jogador como TN se comporte como o Alisson em campo.

      1. JUAN, Tô sem entender, li, reli seu texto e fiquei mais encucado ainda.
        veja a frase:
        “modificou uma peça que muda o esquema, mas não mudou o esquema do time”
        Aí fiquei pensando, Pô este ALISSOM, é um jogadorzinho meiodcre, o TN não estão jogando nada, é verdade, mas um Alissom da vida, nao pode ser o causador de toda esta desgraça que virou o nosso time não.
        Se ainda estivessemos aqui a falar que estamos substituindo DIRCEU LOPES, mas gente, estamos falando no insosso do Alissom, o que uma praga desta soma em qualquer time , a ponto de vc. achar que a causa é a sua substituiçao por outro?
        Veja, nao estou aqui a defender o TN, que concordo com vc. também não está jogando nada
        Juan, eu particularmente, acho que a formação do elenco é que está atrapalhando a nossa vida.
        Mas o que se esperar da nossa dupla dinamica VINCITIM/GILVAN?
        Agora, rezar para o ano acabar logo, e que consigamos ficar na 1ª e que esta dupla nunca mais apareça na vida do clube
        Nao tenho muitas esperanças com este time este ano não.

        1. Alisson joga pelas pontas, é um jogador de velocidade e drible, com ele em campo a função do Arrascaeta e Robinho é diferente.

          TN é um jogador de meio, que tem que jogar centralizado, que deve ser responsável pela armação do jogo.

          Desde que entrou no time o TN vem sendo obrigado a jogar pela ponta, fazendo a mesma função que o Alisson fazia porem não tem a mesma velocidade, isso força Arrascaeta e Robinho a mudarem a sua função.

          Mano deveria mudar a formação do time para encaixar o TN porque manter a mesma formação queima o jogador, o Arrascaeta e o Robinho.

  21. P.H bela crônica, não tem mais desculpas. Temos que ganhar das frang6x1as. Nosso time está muito lento e medroso. Não podemos ter medo das galináceas, agora é ganhar ou ganhar, os tempos de treinamentos já passou, Agora é só jogo duro. Vamos lá Raposa.

  22. Enquanto tivermos jogadores como Henrique, Ariel e Léo na titularidade não almejaremos grandes títulos.

    Henrique é idolatrado por dar camisa pra gari. Não sabe marcar e não dá raça.

    Léo é exaltado por ser cruzeirense. Quase todos os gols sofridos tem a culpa direta ou indireta dele.

    Cabral é elogiado por ter alto % de acerto de passes, mas 95% desses passes são pro lado ou pra trás. Volante que não corre e não marca.

  23. Boa noite nação! Acho que todas as opiniões aqui são válidas…cada um tem a sua visão, mas essa semana é especial, semana de clássico…vamos para a Toca III apoiar e vencer mais uma vez os pequeninos de vespaziano…segunda feira estaremos mais tranquilos para analisar o trabalho do MM. O GIGANTE INCONTESTADO

  24. Meu caro, a verdade é única e simples: o nosso time é fraco. Vejamos alguns exemplos: lateral direito (fraco), dupla de zaga (fraca), segundo volante (fraco), atacante de lado (fraco). Não há bom time com 5 posições deficientes.

  25. Pra mim o grande problema do Mano é o conceito de jogo dele, pela seleção era o mesmo marasmo time atrás esperando o adversário, quando sai na frente então aí se abdica de jogar

  26. Há algo de errado com o Mano, que não tínhamos percebido. Penso que nossa carencia com o risco do rebaixamento nos cegou e achamos que tinhamos encontrado um salvador. Agora com mais calma começamos a enxergar de forma mais critica. O treinador estava uma pilha de nervos desde o inicio do jogo, coitado do Mayke, quem consegue jogar assim?
    Depois que substituiçao sem procedentes, na entrada do Brayn, era so voltar o Lucas para o meio e colocar um jogador de frente, tipo Welber. Mas preferiu o improvavel, tem problema ai!

  27. Bryan de volante, insistir com Alison, insistir com Fabrício, insistir com Helber, sinceramente não sei o que passa na cabeça do Mano.
    Desculpas e mais desculpas, futebol que é bom, nada. Ainda não consegui ver diferença no futebol desse ano em relação ao ano passado, continua a mesma miséria.
    Gente, espero que no sábado tenhamos homens sérios em campo, caso contrário corremos risco de sofrer uma derrota vexatória, isso em hipótese alguma pode acontecer.
    PH, diz uma coisa, será que o Mano é normal?

  28. Em janeiro o Mano deu entrevista dizendo que no final de fevereiro iria definir um time titular. Já estamos me abril e até agora não sabemos qual a zaga titular, qual o lateral direito titular, e ele ainda está fazendo testes no ataque. Treinador com muito cartaz pra pouco título. Eu iria de Dede no sábado, ele impõe respeito.

  29. Muito bom o seu artigo PH, na minha visão, quando time começa assim, acho que estão fazendo corpo mole para derrubar o técnico. Será que o Mano tem uma boa relação com eles? Porque elenco nós temos e os jogadores não desaprenderam de jogar futebol.

  30. Futebol, como qualquer atividade humana depende de resultados, se não ganhar o mineiro a raposa sobe no telhado, se for eliminado na copa Brasil cai do telhado e aí adeus Mano, seja como for eternamente zerooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

    1. Então acho bom o Mano ir preparando a malinha ou colocando um colchão debaixo do telhado, porque perder o Mineiro e ser eliminado na C. do Brasil já tá bem encaminhado…

  31. Não consigo entender o Mano que tem Lucas Silva no elenco e o cara é segundo reserva. O Dedé não pode ficar de fora desse time, o Murilo precisa de uma chance. O Cruzeiro forma bom zagueiros e vende cedo para depois ir buscar Caicedo, manter Manoel e Leo .
    Mano é técnico para treinar time de segunda divisão, apavora com tantos jogadores bons como é o plantel do Cruzeiro.
    Rafael ou Fabio, Maike, Dedé, Murilo e Diogo Barbosa.
    Lucas Silva, Hudson, Arrascaeta e Tiago Neves. Rafael Sobis e Abika.
    Henrique e Robinho voltando saem Hudson e Abila.

  32. Na minha opinião, MM deveria achar um esquema com Ábila mais centralizado, Sóbis e Arrascaeta caindo pelas beiradas com liberdade para entrar na area, e o Tiago ou Robinho no meio se aproximando e lançando os atacantes. Alisson não, pelo amor!

  33. Investimento a diretoria fez. Porém, a qualidade é duvidosa.
    Esperar mais futebol de jogadores como Rafinha, Ariel Cabral, Alisson, Elder, Brian, Leo, Henrique, aquele lateral esquerdo horroroso, que não deixa nem lembrar do nome dele, e outros, que devem compor o banco de reservas, é esperar milagres e acreditar em Papai Noel ou contos de Fadas.
    O time é fraco, os jogadores são de medianos para ruins e não oferecem nenhuma garantia de que um dia se tornarão excelentes jogadores de bola.

  34. Uma coisa é certa, o “clássico” serve de motivação para todo atleta. Daí minha motivação para o jogo de sábado contra os emplumados gagarejantes. Caso venhamos a vencer, que é o que mais quero neste momento que o time vem atravessando, fica provado por a + b que o plantel é bom e todo o mérito são dos jogadores……Não façam feio frente a torcida, eles serão mais de 50.000. Esqueçam o MM por 90 mim e ganhem o jogo…….Saudações Celeste

  35. Em caso de derrota, caso isto venha a acontecer, só não me venham com aquela desculpa esfarrapada de que o jogo não valia nada. Pois neste caso, terão a obrigação de ganhar o campeonato.
    A ordem é uma só: Carrascaneta, TN”T” e Cia……..detonem eles

  36. concordo em gênero,número e grau!
    é sempre as mesmas desculpas,mas nós torcedores sabemos filtrar.
    mano assim como nosso time em geral está longe do ideal,mas ainda penso e acredito que ele juntamente com nossos jogadores que são bons,feito algumas ressalvas é claro,ainda vamos melhorar e evoluir muita nessa temporada.
    é apenas uma fase ruim,mas já já as coisas voltam ao normal e nosso cruzeirão nos dará muitas alegrias ainda em 2017.

  37. PH, Voce falou quase tudo, porem, com panos quentes! Mano é um enganador, foi assim nos times que passou, exceto no Gremio. O time está triste, não possui padrão de jogo, Sobis e Tiago Neves achando que são craques… Devemos acordar por que com esse timinho e o treinador não vamos a lugar algum. Vamos disputar a parte de baixo da tabela.. O que salva no time é o sistema defensivo, mesmo assim olhe lá… Os jogadores são medianos e voces querem tratá-los como craques? Tiago Neves e Sobis já eram, ganharam muito grana e agora vão ver o mundo girar…Precisamos de um Fred mas o enganador do Dr. Gilvan é cabeça dura, acha que convence a torcida com aquela fala mole. O time precisa é parar de reclamar e jogar mais. Campo ruim é para os dois, muitos jogos, igualmente. E ainda temos o fato de que os juizes estão a favor do nosso time, na duvida pró Cruzeiro. Vamos acordar e exigir mudanças. CUIDADO COM O JOGO DE SABADO!!

  38. Gostei de alguns comentários. Realmente o excesso de desculpas serve apenas para tampar o sol com a peneira. E o Mano pode estar errando, mas o time dele joga muito mais que o do Deivid. Não tem como comparar. Assim como, na minha opinião, nenhum dos dois se compara ao PBento. Mas o time do Mano tem condição de mostrar mais, pois já mostrou. A entrada do TN30 realmente bagunçou um pouco pois ele não fez a pré temporada completa com o time, porém acredito que isso vai evoluir pois é um jogador de muita qualidade. O que realmente falta ao mano hoje é a tal coerência de escalar quem está melhor e não quem ele gosta mais, e isso é um problema com todos os treinadores. Acho que essa derrota psicológica no último jogo pode fazer o time acordar e buscar jogar um pouco mais, além de fazer o Mano rever algumas posições. Agora é esperar sábado e ver.

  39. PH relatou tudo que nós torcedores gostaríamos de falar. Pena que nem presidente, nem treinador e possivelmente nenhum jogador tenha acesso ao blog. São vergonhosas as desculpas. Trabalhadores comuns, como nós, os torcedores, aqueles que realmente pagam a conta, damos nosso melhor em nossas atividades profissionais e o ano inteiro, por sinal e ai de nós se perdermos a motivação, como alguns atletas e dirigentes pregam por aí. Recebem altos salários, têm toda a estrutura necessária e o mínimo esses atletas têm que fazer é correr e honrar a camisa do clube que paga seus altos salários. Temos que cobrar e exigir mesmo. Nos últimos dois anos tivemos que carregar esse time nas costas, se não estaríamos hoje onde está o Inter, de Porto Alegre. Espero que isso jamais se repita. Queremos um time forte como sempre foi em busca de títulos. Toma jeito Cruzeiro…

  40. Bom dia Pedro …mandar p o Palmeiras um jogador como Wilians artilheiro nos dois ultimos títulos campeonatos Brasileirios e ficar com Rafinha, Ariel Cabral, Alisson, Elder, Brian, Leo, Henrique ate quando . é atestado de burrice da diretoria . enquanto dependemos de Alisson no ataque ….eterna promessa kkkkk

    1. COMPLETANDO … creio que falta comprometimento dos jogadores com a camisa do cruzeiro ou seja raça dentro de campo,pois tempo p treinamento tem de sobra .vide TITE na seleção , competência profissional em administrar os treinamentos.parece que o Mano Menezes esta perdendo o comando da equipe .

  41. Acho que o problema todo é a tal filosofia de “valorização da posse de bola”. Aí fica um joguinho de toca aqui, toca ali, toca prá trás, que toca aqui, toca ali, toca prá trás…. e novamente toca prá lá, toca prá cá, toca prá trás e o jogo fica mais chato e inútil que este meu comentário.

  42. Essa matéria do jornalista do Tiago Mattar jornalista do Superesportes é inapropriada nesse momento,estranhei o título da matéria,é mais dentre vários jornalistas que estão tentando tumultuar e até arrumar uma crise política no Cruzeiro.Abaixo a galopress.
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2017/03/29/noticia_cruzeiro,392576/mudanca-do-estatuto-do-cruzeiro-divide-opiniao-de-benemeritos-do-clube.shtml

  43. COMO ENTENDER ALGUMAS ATITUDES DE MANO? ENTRADA DE FABRICIO E BRYAN, SAO COISAS DIFICIL DE DIGERIR E VOLTO A FALAR ESSES CARAS NAO DEVIAM NEM JOGAR MAIS PELO CRUZEIRO, TIRAR UM MEIA ATACANTE PARA COLOCAR UM VOLANTE CONTRA O UBERLANDIA NO SEGUNDO TEMPO TOMANDO SUFOCO. É SINAL DA FRAQUEZA E INSEGURANÇA DO TECNICO EM RELAÇÃO AO SEU ELENCO QUE TINHA CONDIÇÃO DE MUDAR TATICAMENTE O JOGO. A MAIORIA DOS TECNICOS BRASILEIROS, FICAM PASSIVOS COM RESULTADOS MAGROS E ATUAÇOES RUINS DO TIME E REZAM PRO JOGO ACABAR . SOMOS TORCEDORES QUEREMOS RESULTADO E FUTEBOL E O CRUZEIRO TEM ELENCO PARA ISSO. POR ISSO FICO ME PERGUNTANDO PQ DEMORA TANTO EM MECHER NO TIME SE JA ESTAVA NITIDO QUE NÃO ESTAVA DANDO CERTO, POR MIM NO ULTIMO JOGO RAFINHA JA ESTAVA EM CAMPO LOGO NO INICIO DO SEGUNDO TEMPO E SEI QUE IRIA DAR UMA MELHORARA E FAZER O JOGO FLUIR. SERMOS PRESSIONADOS PELO UBERLANDIA, E SO FICAMOS COM O EMPATE EM FUNÇÃO DE UM PENALTI QUE NAO EXISTIU. O CAMPO E TODAS AS CONDIÇÕES DE ROTINA DE JOGOS , ARBITRAGEM SÃO AS MESMAS PARA TODOS OS CLUBER E O GALO ESTÁ COM 100 % DE APROVEITAMENTO NO MINEIRO . SE CONTINUARMOS PROCURANDO DESCULPAS, VAMOS ESTAR SEMPRE ATRAS . NAO SE ACOVARDE MANO. JOGUE MARCANDO NO MEIO CAMPO E MANTENDO A BOLA NO ATAQUE. PRECISA FRIEZA E CALIBRAR TAMBÉM A PONTARIA. SOBRE O ELBER DESISTAM ESSE CARA JA TEVE CHANCE DEMAIS PARA NUNCA CORRESPONDER A ALTURA. ESPERO QUE A IMPRENSA TENHA CORAGEM DE FAZER OS QUESTIONAMENTOS CERTOS E CORRESPONDER A IMPRENSA JUNTO AO MANO MENEZES. MESMO ASSIM COMO TORCEDOR ESPERO QUE NOSSOS JOGADORES POSSAM SE SUPERAR E FAZER A DIFERENÇA, MAS ESSE JOGO IRÁ MOSTRAR COMO REALMENTE ESTÁ O CRUZEIRO

  44. Estava pensando aqui, me lembrando daquele Cruzeiro 1 a 0 no América. Nosso time começou ligado no jogo, querendo a bola, encurralando o América, criando oportunidades de gol até fazer o tento. Ponto final. O Cruzeiro a partir daí começou a administrar o placar, rolar bola pra lá e pra cá, ensebar, esperar o tempo acabar. Fomos dominados, tomamos sufoco no final. Jogo com a cara do Coerência. Espero ver coisa diferente contra o time 1º de abril no sábado dia º de abril.

  45. Bom dia a todos,
    Eu vejo alguns jogos, sempre leio os textos e os comentários aqui, e tenho notado que o cruzeiro quando joga com o Léo e Manoel a zaga fica perdida e o Rafael fica afoito, pois se forem analisar o ultimo jogo ele estava um pouco adiantado e tentou voltar na ultima hora, mas já era tarde, analisando os dois gols, e ai ao invés do técnico colocar Manoel e outro zagueiro ele insiste em tirá-lo e deixar o Léo, assim como é o caso do Ariel, não rendem o esperado. O cruzeiro tem zagueiros e volantes que podem contribuir e render muito mais dos que estão jogando, como é o caso do Dedé, Murilo, Caicedo, Lucas Silva, Lucas Romero, esses jogadores precisam de ritmo de jogo para serem testados de verdade agora, pois este é o momento certo e não no meio do ano onde só se tem jogos decisivos. Não adianta bater na mesma tecla de fazer substituições no intervalo colocando sempre os mesmo jogadores que todos nos sabemos que não vão resolver nada, ou trocar seja seis por meia duzia. Olha a seleção brasileira, são praticamente os mesmos jogadores que o técnico anterior convocava, e porque com o novo técnico o rendimento da seleção melhorou muito? Porque foram feitas algumas substituições pontuais e ajustes. Então, o cruzeiro tem um elenco qualificado, precisa apenas de alguns ajustes e utilizar jogadores que sabemos que são capazes, mas que não tem a devida oportunidade.

  46. a verdade é que com esse time que jogamos os três últimos jogos, corremos o risco de passar vergonha com as frangas, clássico é clássico? tudo bem, mas nosso time tem que entrar com esse espirito, senão… que mano não invente moda, que mano não coloque o time recuado caso faça um gol, que os jogadores possam dar sangue durante os 90 minutos mais acréscimos, que nos torcedores possamos apoiar ate o fim. que possamos sair vencedores porque mineiro é titulo e eu quero ver meu time é campeão não interessa de que

  47. BOM DIA PH
    GOSTEI DO SEU POST .
    O MANO E OS JOGADORES A CADA JOGO ELES ESTÃO INVENTANDO UMA DESCULPA COMO VC DISSE . MAS FALAR DE CALENDÁRIO O FUTEBOL BRASILEIRO SEMPRE FOI DESORGANIZADO SEMPRE FOI ASSIM ENTÃO NÃO SEI POR QUE ESTÃO RECLAMANDO, DESGASTE SE O TIME ESTIVER JA CANSADO PODE MANDAR TODO MUNDO EMBORA AGORA QUE ESTAMOS ACABANDO O 3 MÊS , MUDANÇAS NA EQUIPE SEMPRE TERÁ AINDA MAIS QUE TERÁ MUITAS PARTIDAS NO ANO SE O TIME ESTA QUALIFICADO COMO DISSE A DIRETORIA NÃO ERA PARA ESTAR RECLAMANDO , MOTIVAÇÃO MANO E JOGADORES TEM OBRIGAÇÃO DE ESTAREM MOTIVADOS POIS NO FINAL DO MÊS O SALÁRIO ESTÁ CAINDO NA CONTA DELES ENTÃO NÃO JUSTIFICA FALAR QUE NÃO ESTÃO MOTIVADOS QUALQUER CAMPEONATO O CRUZEIRO TEM QUE ENTRAR É PARA GANHAR . GRAMADO E ARBITRAGEM AI EU CONCORDO UM POUCO COM ELES POIS TEM CADA GRAMADO QUE PARECE MAIS PASTO E TEM MUITOS ARBRITOS RUINS , MAS ISSO NÃO É JUSTIFICATIVA PARA O TIME TER CAÍDO ASSIM DE PRODUÇÃO . O MANO E JOGADORES PODIAM ERAM DE FALAR DEMAIS E TREINAREM MAIS E A DIRETORIA TOMAR VERGONHA E FAZER UMA REUNIÃO COM TODA COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES E COBRAREM DELES MAIS COMPROMETIMENTO COM O CLUBE

  48. Sempre leio o Blog (Textos sempre coesos) e faço questão de ler os comentários. Sinceramente não me lembro de ver um ano em que a torcida do Cruzeiro estivesse tão Chata! Acredito que muito por conta dos 2 últimos anos.
    Neste momento devemos apoiar, lotar o Mineirão no Clássico, deixar as análises para depois do dia 10 de maio.
    Teremos provavelmente 8 jogos de mata-mata, além do clássico que abre o período.
    O treinador não vai mudar, o elenco não vai mudar antes de maio.
    Então vamos Apoiar e torcer pra que este time (Que realmente tem dado sono de ver) acorde com os gritos da Maior torcida de Minas Gerais. Como foi em 2015 e 2016.
    Este time é muito melhor que o dos anos que citei, então tá na hora da torcida parar de mimimi e de querer antever os resultados e apoiar.
    Se o time e o treinador são bons ou ruins saberemos dia 10/05.
    Proponho 40 dias de trégua e depois dia 10 avaliamos.

  49. Discordo, PH. Não vejo o Cruzeiro precisando se justificar. O que estamos acompanhando ansiosos é uma baixa de produtividade esperada. A Raposa começou a mil o ano, e agora está reencontrando a sua identidade. O ataque com um falso falso nove, com o sóbis abrindo espaço na marcação, ficou manjado rápido, e estamos a tempo de criar alternativas. No último jogo o time ficou com sono no fim, e tomou o empate; mesmo assim mostrou outro estilo de jogo, que logo estará consistente. Faz parte. Mesmo assim estamos num excelente início de ano. Que venha Abril pra mostrar que temos um dos melhores elencos e um dos melhores treinadores do Brasil.
    Abraços celestes!

    1. Sério mesmo que vc acha que é só chegar Abril que o time vai passar da água pro vinho? Todas essas desculpas podem engambelar os menos atentos ou os mais otimistas mas, para o torcedor mais atendo, nao existe nenhuma surpresa. O time continua medíocre. Trouxeram algumas peças um pouco melhores para algumas posições, mas nada que fará diferença. Doa a quem doer, o time é mais do mesmo. E não, não tem um dos melhores elencos. 2017 sem grandes expectativas. Aguarde que o tempo dirá.

  50. PH, acompanho sempre o blog e vejo algumas vezes o comentário “temos um bom elenco que nos permite rodar o time”.
    Me questiono sempre e divido esta pergunta a você: será que realmente temos? Temos um segundo volante que realmente preenche o meio de campo? temos laterais direito? Temos opção de velocidade no ataque?
    Acho que criamos um ilusão muito grande de que apenas uma pré temporada com a manutenção do técnico nos daria competitividade este ano.
    Sem contar que não podemos simplesmente apagar as “cagadas” da diretoria durante os dois últimos anos e achar que está tudo ótimo agora e já deu tempo de termos resultados dentro da nossa expectativa.

    1. Douglas, eu acho que nós temos sim. Se o time encaixar direitinho, qualquer um do banco que entrar pode jogar sem nos comprometer. Basta que a equipe esteja bem treinada e coesa. Todos os times queriam ter Dedé, Manoel, Sobis, Thiago Neves, Arrascaeta e um Ábila no elenco.

  51. É mesmo impressionante como boa parte das pessoas não se dispõe a ler o texto.

    Criticam o que o blogueiro não escreveu. Discordam do que ele não disse. Inventam objetivos que ele não tem e nem demonstrou ter no texto.

    O que o PH está falando é que o treinador está dando desculpas esfarrapadas. Nada mais do que isso.

    Em alguns casos, essas desculpas são tão esfarrapadas que chegam a ofender a inteligência de qualquer um minimamente inteligente, como é o caso do PH e o meu também. Fico muito irritado quando querem me enganar com desculpas esfarrapadas, muito bem apontadas no texto. O cara foi treinador do Corinthians e eu gostaria muito de acreditar que as desculpas que boa parte da torcida de lá aceitava não servem para um melhor nível do cruzeirense.

    Eu vou observar que nesse ponto o Paulo Bento deixou saudades porque era sincero e fazia análises corretas sobre os problemas. Não tirava o dele da reta como o MM faz o tempo todo, dentro da sua arrogância e estilo de que “estou sempre certo, sou o fodão, sei de tudo”.

    Quando eu falo isso não estou pedindo para o PB voltar e nem querendo a cabeça do MM ou dizendo que é um técnico ruim, só estou fazendo uma constatação, como fez o PH.

    Se criticar as falhas é interpretado como sinal de pessimismo, de campanha para querer instalar crise e derrubar o técnico, estamos mesmo precisando melhorar muito o nível. Pior, estamos dando a ele carta branca para continuar falando merda que a torcida aceita passivamente.

    1. Eis aí alguém que compreende que crítica não é ofensa pessoal, que crítica não é criar crise, que crítica não é querer derrubar alguém… Crítica, amigos, é apontar algo que não está certo (em nosso ponto de vista) para que o outro possa melhorar (pelo menos as críticas construtivas são assim). Se não fosse a gente aqui pedindo Ábila e Sobis juntos há alguns dias, não sei se a mudança teria ocorrido. Boa, Marcelo!!!

  52. A verdade é quase todo mundo superestimou o elenco do Cruzeiro.Tem titulares que dariam bons reservas,e tem reservas que jamais deveriam fazer parte do elenco.

  53. Mudando um pouco de assunto, li agora a pouco que o Cruzeiro teria procurado o Everton Ribeiro. Tinga teria entrado em contato com o jogador e o dirigente Klauss Câmara com o empresário. Mas as conversas não foram animadoras. Dizem que existe uma desavença entra o empresário e o clube, que não teria pago as luvas referentes a transferência do Coritiba para o Cruzeiro (a fama de mau pagador que essa diretoria arrumou já está prejudicando). Além disso, outro empecilho segundo o empresário é que o jogador ja está com negociação avançada com outro clube brasileiro. ÔLÉÉÉÉ!!!

  54. Pedro, concordo com o que você diz e ainda acrescento que tudo que você disse podia ser minimizado, se o time considerado reserva tivesse disputado os jogos de menor importância. Dou outro exemplo: ontem ouvi em uma rádio que o time não teve tempo para treinar este mês. Poxa, era só o time titular jogar nos fins de semana e o reserva durante a semana. Assim, os dois times teriam uma semana para treinos. Sinceramente, eu não consigo entender o que eles chamam de planejamento nos times de futebol…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.