Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Curtinhas Celestes #11

Éverton Ribeiro é assunto da 11ª edição das Curtinhas Celestes. (Foto: Divulgação/Cruzeiro)

Voltamos com as nossas tradicionais Curtinhas, já na sua décima primeira edição, para falamos sobre alguns dos principais assuntos que movimentaram os bastidores da Raposa nos últimos dias. Para hoje, selecionei seis temas que considero relevantes para analisarmos e debatermos e para fomentar nossa “roda de conversa” aqui no blog.

A invencibilidade que não ilude

O técnico Mano Menezes disse que não se ilude e nem se empolga com a invencibilidade do Cruzeiro. Ele sabe que a invencibilidade pode esconder algumas falhas da equipe e, por isso, ele se diz atento a essa questão. Quando questionado sobre seu jeito “nervoso” à beira do campo, o técnico gaúcho disse que quando as coisas não estão correndo bem, ele precisa jogar junto com a equipe, ajudando o time a enfrentar determinadas situações e a corrigir seus erros. Para mim, ficou claro que o comandante celeste sabe que ainda há bastante trabalho para ser feito. A invencibilidade neste momento só é boa porque nos permite trabalhar com calma, sem pressão.

Ábila começa jogando

Já está definido. Wanchope Ábila começará jogando contra o Uberlândia, na segunda-feira. Rafael Sobis vai jogar como se fosse um segundo atacante, só que mais recuado. Não devemos ver Sobis atuando pelas beiradas do campo. Ao Samuel Venâncio, setorista do Cruzeiro pela Rádio Itatiaia, perguntei como ele enxerga a configuração tática do Cruzeiro com a entrada de Ábila. Ele me disse que enxerga um 4-4-1-1 ou até um 4-2-3-1, mas a segunda hipótese ele descarta, pois Rafael Sobis está jogando mais recuado. Pode ser que durante o jogo a equipe varie a organização tática. Veremos em campo como vai se comportar o Cruzeiro. Espero que dê tudo certo e que Ábila, Sobis e companhia façam muitos gols com a camisa celeste.

Éverton Ribeiro de volta?

Após o empresário do meia Éverton Ribeiro afirmar que o jogador quer deixar seu clube nos Emirados Árabes e retornar ao Brasil, muito se tem falado sobre um possível retorno do jogador ao Cruzeiro. Seria, sem sombras de dúvida, uma excelente contratação que movimentaria o marketing, o programa de sócio-torcedor, o elenco celeste, os bastidores das eleições presidenciais e tantas outras coisas. Mas a verdade é que a gente conhece o pensamento da atual diretoria. Saúde financeira acima de tudo e sem loucuras no mercado. É bom não criar expectativas e já tentar ir se acostumando a ver o Éverton vestir outra camisa, ainda que algumas pessoas da mídia afirmem que o clube busca empresários para bancar o negócio. A culpa não é minha, minha gente. Se eu pudesse, o nosso ex camisa 17 já estaria aqui. Segue o jogo.

Clima de eleições já faz a primeira vítima no clube

O superintendente de futebol Sérgio Santos Rodrigues pediu demissão. Ele apoia abertamente a chapa de Zezé Perrela e decidiu deixar a atual gestão comandada pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares. Bom, muito ajuda quem não atrapalha. Durante o ano pode ser que vejamos situações similares acontecendo. Cada um vai definindo seus preferidos. Espero que toda essa gente não se esqueça do Cruzeiro, do atual time do Cruzeiro. Esse pessoal que tanto diz que ama o clube deveria contribuir para que 2017 seja um ano tranquilo dentro e fora de campo.

São Paulo contrata lateral-esquerdo Edimar, do Cruzeiro

Edimar foi para o São Paulo. Empréstimo até o final do ano. O lateral tem contrato com o Cruzeiro até a metade do ano que vem, mas se os paulistas quiserem comprar os direitos do jogador, deverão pagar ao Cruzeiro cerca de 1 milhão de reais. Agora, a Raposa tem em seu elenco os laterais Bryan, Diogo Barbosa e Fabrício. Diogo é o atual titular e tem correspondido. A reserva é que é um problema. Bryan é esforçado e Fabrício está numa preguiça danada de jogar futebol. Ainda penso que precisamos de um bom reserva para a posição. É um dos setores que o clube já precisa ver e investir, mas vai depender de um posicionamento do treinador.

Charge do Duke – Jornal O Tempo – 25/03/2017

25 de março: parabéns pra você!

25 de março é um dia contraditório para mim. É meu aniversário e também é aniversário do time do outro lado da lagoa. Ainda bem que eu sou muito abençoado e mesmo diante da contradição eu escolhi o lado certo, a camisa mais bonita, a cor mais bonita, o time mais vencedor, o Maior de Minas, o Maior do Mundo, o Maior do Planeta. Mas todo grande clube precisa de um rival e eis que o destino nos colocou o Btlético como principal oponente em Minas. Hoje eles fazem 109 anos, mas de cabeça para baixo dá 601, ou melhor, 6×1. Parabéns ao monotítulo de BH, ao que luta dia a dia para ser igual ao Cruzeiro, ao que nasceu em 2013 mas que mesmo assim diz fazer 109 anos hoje.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

55 comentários em “Curtinhas Celestes #11

  1. Aproveitando este espaço democrático, gostaria de tirar uma dúvida: Até que dia podem ser feitas inscrições de jogadores para o Campeonato Mineiro. Já estamos nas últimas rodadas e tem time inscrevendo atletas novos.

      1. ..♬.for he is a jolly good fellow♬,no one can deny!♬.Pedro Henrique,it`s never too late to say a wonderful happy birthday to you.God bless you and your loved ones.Always Cruzeiro!

      2. Parabéns Pedro Henrique, que DEUS te abençoe a cada dia, e que você continue sua caminhada com toda esta humildade e simplicidade que tem demonstrado até agora, que DEUS te dê muita saúde e muitos anos de vida. quanto as Curtinhas Celestes já é sucesso entre nós, e que Everton se vier que seja sempre bem vindo.

      3. Parabéns garoto, muitas felicidades, quanto ao cruzeirão realmente provavelmente a torcida não está iludida com esta invencibilidade, mas realmente é uma boa situação para começar o ano, mas precisa acertar o ataque, aí sim tudo melhora, um grande abraço, zeroooooooo.

  2. Um grande clube se faz por si mesmo, pela sua história, pela sua torcida e suas conquistas. Até pode haver um “rival” aqui ou acolá, mas isso é coisa que tanto 6alinho-MG e América-MG estão longe de ser do Maior de Minas. Dizer o contrário é chancelar a surrada lavagem cerebral da imprensa aldeã e provinciana, isto é, rádia Atletiaia e congêneres que no seu estrito interesse comercial vivem de alimentar uma pseudo rivalidade tosca que mais não faz do que prejudicar o Cruzeiro nivelando-nos por baixo !!!

  3. “Mas a verdade é que a gente conhece o pensamento da atual diretoria. Saúde financeira acima de tudo e sem loucuras no mercado.”

    PH, em vez de “pensamento da atual diretoria”, vc deveria ter usado “falacia da atual diretoria”! Meu embasamento para dizer isso é o ultimo balanço do clube, o de 2015. Nossa divida cresceu tanto que em 2016 nem teve balanço… tenso!

  4. Feliz aniversário PH, que vc continue dando alegrias a massa Celeste com seus textos, na verdade o dia de hoje é seu , esse clube minúsculo não representa nada comparado a um grande cruzeirense como vc .

  5. P.H. Happy Birthday to you! Parabéns, e que essa data se repita até mais de cem anos, indo ao estádio e quem sabe sendo o presidente um dia desse clube maravilhoso e com muitas conquistas. Inteligência e capacidade você tem. Deus te abençoe sempre.

  6. Parabéns Pedro Henrique. Feliz Aniversário. Deus te abençoe e que essa data se repita por décadas e décadas com saúde para continuar escrevendo com tanto talento e clareza. Parabéns ao Galim tambem pelos seus 6o1, ops, 109 anos quase sempre se destacando como o 2o melhor de Minas (as vezes ele é o terceiro kkkk). Felicidades. Até que enfim veremos Ábila atuando, espero que ele faça no mínimo 2 gols pra mostrar ao ante centro avante MM que é dele de quem precisamos. Temos elenco e nosso técnico não está sabendo aproveitá-lo. Felicidades PH

  7. P.H. o MM não se ilude com invencibilidade, e nem pode. Quero ver as invencibilidade com classificações é no mês de abril, contra Btlético, Nacional e São Paulo; aí sim. Só alegria. Vai cruzeirão.

  8. Parabéns PH….hoje não vai ter cornetagem…….apenas registrando meus votos de felicidades! Continue firme cobrindo e abordando as coisas do nosso amado Cruzeirão Cabuloso!

  9. Parabens PH. Não quero polemizar com você, no dia de seu aniversário, mas você escrever que já conhecemos o pensamento da Diretoria: saúde financeira acima de tudo, só você conhece, pois o que foi atestado pelas DF’s publicadas de 2015 é exatamente o contrário, como dito pelo Guilherme. Gestão temerária, péssimos contratos, dívidas crescendo absurdamente, prejuízos recorrentes e patrimônio liquido destruído. Se você tem argumentos e conhece melhor dados atestando a saúde financeira do clube apresente-as aos leitores.

  10. Nem vou falar de futebol nesse dia tão importante, PH. Só para elogiar a reprodução da charge do Duke. Muito boa.

    Você não escolheu o dia para nascer. Se pudesse, teria escolhido melhor companhia. Faz muito bem em levar na esportiva.

    Parabéns pela sua inteligência na escolha. Em vez de cor de velório, de morte e de energia ruim, escolheu a cor do céu, do mar e do nosso planeta azul. Escolheu o lado vencedor de Minas.

    Sorte nossa!

    1. Se eu pudesse, nasceria no dia 2 de janeiro. Mas tudo bem, a gente tem que saber lidar com as contradições da vida. A melhor escolha eu fiz e tô feliz com ela. O azul celeste me acompanhará para sempre. Zeeeeeeeeeeeeirooo!!!!

      1. Para que te sirva de consolo PH: Antes ter nascido na data de niver do galim e ser Cruzeirense do que nascer na data do cruzeiro e ser Atleticano. Deus nos livre kkkk

  11. Parabéns PH! Muito boa a curtinha de hoje, que mesmo destacando o que todos já sabem que não temos rivais direto, ainda sim é muito gostoso zoar a insignificância dos pateticanos! Paz e saúde pra você!

  12. Esse mlk é cabuloso, Parabéns mano.
    Curto muito seus textos, seja sempre assim que tu vai longe… Talento vc tem de sobra, pode lhe faltar um pouco de experiência mas tu é humilde pra caramba.
    Parabéns… TMJ!

  13. Com relação ao Everton Ribeiro, com certeza não farão esforços. O tom do discurso é totalmente diplomático. “As portas estão abertas, se houver possibilidade dele voltar podemos ir atrás…” Se já tem clubes correndo atrás e segundo o empresário tem conversas adiantadas e a volta está próxima. Além disso a imprensa ja da como certa o acerto com um time, provavelmente o Flamengo. O que então o Cruzeiro ta esperando e dizendo que se houver possibilidade da volta eles vão atrás? Resumindo: Não estão com interesse de tentar. Deram uma resposta diplomática pra jogar pra torcida.

  14. RECADO À DIRETORIA DO CRUZEIRO: não mate nossa torcida! Tem 1 milhão de torcedores na grande BH querendo conhecer o novo Mineirão e apoiar nosso time. NÃO SEJAM BURROS! O Brasil vem dois pibs negativos, uma grave crise econômica, a maior nos últimos 20 anos e vocês insistem com essa política dos ingressos. Liberem o acesso em todos os setores do estádio a R$ 20,00 e ponto. Infelizmente aqui não é Inglaterra! O Brasil é um país de maioria pobre, com economia instável, e o futebol ainda é a válvula de escape dos problemas sociais do dia a dia! Não mate nossa torcida, que levou mais de 100 contra o Bayern em 1976, que bateu os recordes em competições americanas na SUPERCOPA em 1991, 1992, que levou mais de 130 mil contra o Villa em 1997, que levou mais de 100 na final de liberta em 1997, mais de 100 mil contra a Lusa em 1998 na semifinal do Brasileirão, 85 mil na semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo em 1996, mais 80 mil contra o São Paulo em 2000….era tudo povão…..se a criança, o adolescente não frequentam ao Mineirão, quando adultos não também não frequentarão. Mineirão vazio tá feio!!!

  15. Fala PH! Parabéns camarada. Deus abençoe vc sempre. Quanto a data, realmente não tem problema, a melhor escolha vc fez: Cruzeirão Cabuloso, Maior do Brasil e do Mundo.
    Quanto ao E Ribeiro, eu não estava iludido com isso, sei que a Diretoria não vai esforçar para trazê-lo. E estou na esperança com o Ábila no próximo jogo, tomara que o Cruzeiro melhore na finalização. Agora, cá pra nós hein, jogo na segunda-feira é osso viu.
    Sucesso sempre PH.
    Zeeeeeiiiiirrrrroooooooo

  16. Everton Ribeiro é um ótimo jogador e o Cruzeiro deveria fazer um esforço para contratá-lo. Mas acredito que continuaríamos tendo muitos arcos para poucas flechas!

    Nosso time precisa de volantes que impõem respeito e de um grande matador, bom de bola, raçudo, que imponha respeito. Não sei se Ábila é este homem.

    PS: Mesmo considerando Everton Ribeiro um ótimo jogador, considero Ricardo Goulart o grande craque da campanha 2013/2014.

    Um abraço a todos!!!

  17. Fala Pedrão! Felicidades e sucesso hj e sempre meu amigo!
    Seu presente já está separado, vai ser pelo menos 3 canecos para nossa vasta sala de troféus! Pode escolher:
    Liga+Mineiro + brasileiro
    Liga+Mineiro + copa do Brasil
    Liga+Mineiro + sula
    Hehehehehe! Escolha bem, porque presente a gente não troca depois do prazo!
    Que Deus te abençoe!

    Abraço

  18. Parabéns e felicidades hoje e sempre. Aproveitando, fiz um comentário quanto uma tentativa de montar um meio campo próximo….. ao de 2003 e não obtive um pequeno parecer de sua parte, por um acaso não concorda com a sugestão?

  19. Pedro mesmo atrasado, deixo aqui o meu abraço e lhe desejo muitas felicidades ao longo de sua vida.
    Quanto ao nosso CRUZEIRO,na minha opinião, para fazer uma boa campanha no BR ainda precisa de um zagueiro mais rápido, um centro avante que faz gol regularmente e atacante veloz que jogue pelas pontas .
    Obs: Você tinha que nascer no dia do aniversário do coisa?
    Saudações celestes*****

  20. PARABÉNS, SAÚDE E PAZ.ACHO UM ABSURDO O CRUZEIRO DEIXAR O EVERTON IR PARA OUTRO TIME,CADE AS PARCERIAS,OS PATROCINADORES AGORA E HORA DO MARKETING CORRER ATRAS.MAS SABEMOS QUE NAO TEMOS PRESIDENTE.APOSTO QUE SE FOSSE PERRELA DARIA UM JEITO.CRUZEIRO SEMPRE

  21. Meus parabéns atrasados PH!! rsrs Não pude acompanhar o blog no fim de semana, mas fica aqui as saudações de um admirador do seu trabalho, que Deus te ilumine em mais um ano de sua vida!

  22. BOM DIA PH.
    PH VENHO AQUI PARA DUAS COISAS : 1° PARABÉNS E FELICIDADES AMIGO ME DESCULPA PELO ATRASO , 2° É DE PARABENIZAR POR ESSA CURTINHAS FICOU EXCELENTE UM ABRAÇO.

  23. PH,subi no terraço do prédio que o Ze Geraldo, ajudou a levantar e gritei pros quatro ventos:I`M OUT!!!!To fora da guerrinha entre o meio copo vazio x meio copo cheio,otimista x pessimista e corneta x nao corneta.Somos todos sortudos de ser cruzeirenses.A hora da Raposa beber agua ta chegando e eu desafio os colegas a beber uma Salinas por cada gol que o Cruzeiro fizer hoje.The nose of MG 0x3 The amazing and lovely Giant of MG.

  24. Parabéns pelo aniversário PH, desculpe o atraso também e que continue a publicar seus textos por muito tempo. Já disse por aqui algumas vezes que acho que a diretoria do clube tem que ter pé no chão e andar sempre com as contas no azul, só que o financeiro do Cruzeiro está tomando uma goleada do Flamengo (lucro de cerca de 110 milhões em 2016, Corínthians (100), SP (100) e Palmeiras (90). Nós? Ah, 12 milhões de lucro apenas, ótimo resultado para o GPT, só pra ele. A gente ver ER vestir outra camisa vai ser muito f… , mas esperar o quê dessa diretoria mixaria? Outra coisa, acho que o Btlético é mesmo do dia 1º de abril e não de 25 de março. Com relação à perda que você disse, o cara é advogado do Perrella, fala sério, não perdemos NADA. Vai tarde.

  25. Em 1º lugar – parabéns e muitas felicidades!
    Vms ao post:
    1 – ainda bem que o MM reconhece que essa invencibilidade não engana, não engana nem minha vó, pois, não jogamos contra ninguem até aqui;
    2 – Ábila como titular, bom é o que temos pro momento!melhor ver Ábila de centroavante com Sóbis pelos lados do que ver Sóbis como “falso 9” com Alisson enchendo a paciência pelos lados;
    3 – ER17 seria uma baita reforço, mas duvido muito da diretoria, mas aqui é melhor pagar: 800, 900 mil, 1 milhão/mês ao ER17 do que pagar 650mil/mês ao Fábio, sendo que Rafael com seus: 80 – 100 mil/mês ta fazendo igual ou melhor que ele;
    4 – eu até gostava do nome desse Sergio S. Rodrigues, mas só de saber que ele é “parceiro” do Perrela (que construiu sua fortuna as custas do Clube), já vai tarde;
    5 – Edmar no São Paulo??? futebol é “estranho”, esse Fabrício além de ser um péssimo jogador é um péssimo profissional (histórico de expulsões, polêmicas, uma atitude imperdoavel com a torcida do Inter) e está de novo pra dar dor de cabeça!Não que o Edmar seja um grande jogador, mas entre: Edmar, Fabricio e Bryan eu chamaria o lat.esq. do sub-20 mas nunca ficaria com o Fabrício;
    6 – eu nunca vi tanta babação qto a da imprensa de BH para com esse time que já frequento série_B e que não tem BI, é estranho, pois, dia 02 janeiro eles parecem nem lembrar do Maior de Minas!

  26. A vinda do ER17 seria a melhor coisa que o Cruzeiro poderia fazer em 2017. No entanto, quem vai levar será o Palmeiras. Tenho conhecidos Palmeirense que já dão como certo a contratação do ER17. O Cruzeiro não poderia ter deixado um profissional como o Alexandre Mattos ir embora, principalmente para um clube brasileiro.

    “Alexandre Mattos (Belo Horizonte, 7 de maio de 1976) é um diretor de futebol brasileiro. Em 2013 e 2014, no comando da equipe do Cruzeiro, foi eleito o melhor diretor de futebol do Brasil.[1] Em 2015, passou a atuar pelo Palmeiras[2], onde, no mesmo ano, ganhou o mesmo prêmio pela terceira vez consecutiva.” Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *